Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 13 de Agosto de 2009 - Nº 2121 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região
-

Caraguatatuba
Aulas nas creches e escolas municipais recomeçam dia 17
Comunicado
Planejamento realiza audiência pública sobre o PPA
Empresário recebe Título de Cidadão
Parlamentares aprovam maioria da pauta
Fundacc realiza Folclore em Festa com programação intensa em Caraguá
I Love Neide - Manual de Sobrevivência de uma Cinquentona Atrevida acontece dia 14 no Teatro Mario Covas
Circuito Cultural Paulista apresenta o espetáculo de dança Speranza!

Ilhabela
Movimento Nossa Ilha Mais Bela promoveu encontro em São Paulo para debater ampliação do porto de São Sebastião
7.200 alunos voltam às aulas nesta segunda em Ilhabela
Fórum de Trabalho “Planejamento Ambiental Estratégico do Litoral Paulista” em Ilhabela debate impacto da ampliação do porto
INFORMATIVO DA GRIPE SUÍNA EM ILHABELA
Miss Ilhabela é atração nas comemorações do aniversário da cidade
Prefeitura de Ilhabela e Polícia Militar realizam fiscalização em bares da Barra Velha
Prefeitura de Ilhabela lança programação especial para movimentar a cidade na baixa temporada
Prefeitura de Ilhabela promove curso aos estagiários e premiará os melhores
Prefeitura homenageia Dr. Mário de Oliveira na 2ª etapa do Circuito Ilhabela de Monotipos

São Sebastião
Câmara de São Sebastião aprova projeto sobre concessão de serviço funerário
Município vai receber recursos do Fundo de Melhorias das Estâncias
Projeto torna obrigatório vagas de estacionamento para portadores de deficiência
Segurança é tema de discussão durante sessão ordinária
Marcos Tenório inaugura gabinete na Enseada
Equipes de Handebol participam de disputa pela Liga Paulista
Mudança de Tráfego:
Sebastianenses recebem diploma de dispensa do serviço militar

Ubatuba
Aciu informa: Vagas de Emprego
Agenda Aciu: Cursos, oficinas e palestras
Audiência pública debate a criação de entidades de incentivo ao turismo
Aciu traz para Ubatuba palestras do Sebrae sobre Iniciação Empresarial
Dicas da Polícia Militar: Cuidado deve ser redobrado à noite
Turismo Sustentável da região é discutido em Ubatuba
Lions Clube de Ubatuba empossa nova diretoria
N.U.V.E.M., através da OSC Celebreiros Ubatuba, tem o imenso prazer de convidar à todos para o show Simbiose, com o grupo Axial,
Prefeitura de Ubatuba cria o Calendário Ecológico Municipal
Organizadores recebem Moção pelo 1º Congresso Nacional de Educação

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Aulas nas creches e escolas municipais recomeçam dia 17

Caraguatatuba - As atividades nas creches e escolas municipais reiniciam na próxima segunda-feira (17). A prorrogação do período das férias foi determinada pela secretaria estadual de Saúde com a finalidade de reduzir a transmissão do vírus influenza A H1N1 no estado de São Paulo.
Os alunos, já na primeira semana da volta às aulas, receberão orientações sobre os cuidados que devem tomar para evitar o vírus da gripe. Segundo a supervisão de ensino da secretaria da Educação, as crianças receberão folhetos explicativos sobre as medidas de higiene, como lavar as mãos com frequência e cobrir o nariz e a boca quando tossir ou espirrar. É fundamental ainda que tanto as crianças quanto os professores e funcionários das escolas com sintoma de gripe fiquem em casa, repousando.
Enfermeiros da secretaria de Saúde devem percorrer as escolas a partir da próxima semana para dar explicações e esclarecer dúvidas sobre a doença. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Maria Helena Cattani, disse que pais e professores devem salientar a importância também de não se compartilhar copos e lanches.
Em Caraguá há três notificações de suspeitas da gripe suína, todos em tratamento e reagindo bem.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Comunicado

Caraguatatuba - A Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde de Caraguá informa que a cidade tem seis casos notificados como suspeitos, que constam inclusive no site do Ministério da Saúde. A secretaria de Saúde já tem os resultados dos exames de dois desses pacientes:
- positivo para uma criança de um ano e dois meses
- negativo para menino de 7 anos
Todos estão sendo medicados em suas residências e passam bem. A secretaria de Saúde aguarda o resultado dos exames dos outros quatro pacientes.
A Vigilância Epidemiológica de Caraguá até o momento recebeu 28 notificações de suspeitas da gripe suína, que foram encaminhadas tanto por médicos da rede municipal quanto particular. No entanto, nem todos os casos atendiam os pré-requisitos do protocolo do Ministério da Saúde.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Planejamento realiza audiência pública sobre o PPA

Caraguatatuba - A videoteca Lúcio Braun, no Pólo Cultural Adaly Coelho Passos, recebeu na manhã dessa quarta-feira (12) a primeira audiência pública que discutiu o Plano Plurianual do município com a comunidade. A ideia é colocar os moradores participantes de forma ativa no processo de gestão pública. O próximo encontro está marcado para dia 19, às 10h, também na videoteca.
Na última semana, representantes das secretarias municipais reuniram-se para receber orientações sobre a elaboração do Plano Plurianual da cidade. Eles tem até dia 14 para apresentar suas contribuições ao PPA. Essas passarão pela organização e aprovação do prefeito. “Cada um sabe de suas necessidades, por isso queremos garantir que o Plano tenha esse caráter coletivo”, explicou a diretora da secretaria municipal de Planejamento, Luz Marina.
Além de apresentar as diretrizes, missão e visão propostas pelo prefeito em seu compromisso de governo, a diretora, que presidiu a audiência, abriu espaço para discussão e apresentação de sugestões para fazer parte do PPA. Entre as ideias propostas, estavam reestruturação do transporte coletivo urbano, programas educacionais de trânsito e aumento na segurança.
Estima-se que o Plano esteja pronto e entregue à Câmara no final do mês de agosto. O PPA irá guiar as ações do Poder Executivo nos próximos quatro anos. “Assim é fundamental esse envolvimento”, afirmou Luz Marina. Ela lembrou que todos devem pensar em economia. “Essa é a tendência de qualquer prefeitura, ainda mais em tempos de crise”, ressaltou.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Empresário recebe Título de Cidadão

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba entrega nesta quinta-feira – 13 de agosto, às 19h30 em seu plenário Benedito Zacarias Arouca o primeiro Título de Cidadão Caraguatatubense do ano para o empresário Hélio José Melo Gomes, do conhecido “Bar do Hélio”. A iniciativa é do Vereador José Mendes de Souza Neto – Neto Bota (PSDB).
O empresário Hélio José Melo Gomes nasceu em Penedo, no Estado de Alagoas em novembro de 1948 e chegou a São Paulo para ganhar a vida, assim como muitos nordestinos, na década de 60, iniciando como Office-Boy, passando para braçal de Indústria Metalúrgica, Faturista e Gerente Comercial.
Após muito esforço formou-se em Administração de Empresas pela FAAP – Faculdades Armando Álvares Penteado. Desde 71 está casado com Sônia Domingos Ribeiro Gomes e dessa união nasceram 2 (dois) filhos; Eduardo Henrique e Hélio Júnior, este já falecido.
Seu primeiro comércio foi uma Rotisserie e uma Avícola, montada na década de 70 e logo depois, mais precisamente em 1978, mudou-se para São José dos Campos, onde lançou o “Frangão”.
Mudou de ares entre 1991 e 1996 e na roça, mais precisamente na região dos Freitas, foi criar “galinhas” e montou a “Toca do Coelho e Cabrito”, Restaurante Caipira dos mais famosos. Em maio de 2002 fundou o “Bar do Hélio”, em Caraguatatuba, especializado em Chopp e Comida Alemã, tendo o mesmo sucesso que conquistou em São José dos Campos com o mesmo tipo de comércio.
Para o autor da honraria, Hélio Gomes já deveria ter sido homenageado há mais tempo. “Tudo que ele fez até hoje pelo comércio, pelo atendimento e Turismo já o gabaritam para esta comenda”, disse Neto Bota.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Parlamentares aprovam maioria da pauta

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou a totalidade dos Projetos em Votação e Discussão única, durante a 24ª Sessão Ordinária semanal, transcorrida de forma pacífica nesta terça-feira – 11 de agosto – Dia do Advogado, no período noturno em seu plenário Benedito Zacarias Arouca.
Apenas a proposta em segundo turno não foi votada, o que vem ocorrendo há pelo menos 5 semanas.
Foram aprovados todos os projetos com discussão e votação única da Ordem do Dia, num total de 7 (sete) propostas.
Projeto do Vereador Omar Kazon (PR) – atual Presidente do Legislativo autoriza o Executivo a instituir Campanha de Prevenção à Gravidez Precoce; Do Vereador Cristian Alves de Godoi – Baduca Filho (PDT), obriga a inclusão de cláusula informando a previsão ou rescisão contratual nos Editais para contratação de obras e Serviços Públicos.
O Vereador Wilson Gobetti (PDT) aprovou projeto sobre Política Municipal de Apoio ao Cooperativismo e o Vereador Aurimar Mansano (PTB) conseguiu aprovação de autorização a Prefeitura de isentar taxa de manutenção de jazigos do Cemitério Municipal local.
Celso Pereira – Vereador Celsinho (DEM) aprovou Projeto de Lei que obriga a Prefeitura a doar urnas funerárias às famílias carentes e o Vereador Neto Bota – José Mendes de Souza Neto (PSDB) aprovou implantação de Programa Social para erradicar o trabalho infantil em Caraguatatuba.
O Vereador Pedro Ivo de Sousa Tau – Pedro Ivo (DEM) foi o único a ter 2 propostas na Ordem do Dia e apenas aquela com votação em segundo turno não foi votada. Em votação única foi aprovada a criação de campanha municipal para prevenção de acidentes domésticos.
Cerca de 30 pessoas assistiram a Sessão, que terminou por volta das 22h30 e teve no seu Expediente a leitura de 2 ofícios e 2 projetos, endereçados as Comissões Permanentes e a aprovação de 4 Requerimentos, bem como a leitura de 65 Indicações durante o intervalo.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Fundacc realiza Folclore em Festa com programação intensa em Caraguá

Caraguatatuba - A Fundacc e a Prefeitura Municipal realizam entre os dias 19 e 23 de agosto o Folclore em Festa, um evento voltado para discussão e apresentações de manifestações folclóricas em Caraguatatuba.
Com a abertura marcada para acontecer no dia 19, quarta-feira, no Auditório das Faculdades Módulo, com uma Mesa Redonda com o Tema: “Folclore e Educação: As Tradições Populares adentram os muros da escola” com a presença do Prof. Dr. Antonio Carlos Diegues (USP) e do Prof. Dr. Toninho Macedo, da Abaçai Cultura e Arte.
O evento contará também com uma série de apresentações em bairros, e uma festa folclórica na Praça Dr. Cândido Motta com barracas de comidas típicas brasileiras, shows musicais, apresentações folclóricas e exposições.
Confira a programação e participe!

Dia 19 De Agosto - Quarta-Feira
19h - Mesa Redonda. Tema: “Folclore e Educação: as tradições populares adentram os muros da escola”
Auditório Do Centro Universitário Módulo

Dia 20 De Agosto - Quinta-Feira
Praça Dr. Cândido Motta
19h - Exposição de artesanato identitário, literatura, brincadeiras e brinquedos populares e barracas de comidas típicas.
20h - Abertura oficial do Folclore em Festa,
lançamento do Núcleo Regional “Canoa de Voga” da Comissão Paulista de Folclore.
20h15 - Apresentação do Grupo de Dança da Fita de Ubatuba.
20h30 - Show com o “Trio Luar” de Ilha Bela

Dia 21 De Agosto - Sexta-Feira
Contação de Histórias – Causos e Contos de Caraguatatuba
Apresentação de Grupo de Dança Parafolclórico
do Bairro Jardim Santa Rosa
9 e 16h - EMEF Professora Maria Thereza de Souza Castro - Bairro Jetuba
11 e 14h - EMEF Benedito Inácio Soares – Bairro Massaguaçu
Praça Dr. Cândido Motta
15h - Cirandas, brincadeiras folclóricas, literatura, artesanato identitário e rodas de capoeira
19h - Exposição de artesanato identitário, literatura, brincadeiras e brinquedos populares e barracas de comidas típicas.
20h - Apresentação da Folia de Reis de Santo
Antonio do bairro do Tinga e Quadrilha Junina
do Centro de Convivência da Terceira Idade – Estrela do Mar
21h - Apresentação da Orquestra de Viola Caipira de Caraguatatuba

Dia 22 De Agosto - Sábado
Praça Dr. Cândido Motta
15h - Rodas de capoeira e brincadeiras folclóricas
19h - Exposição de artesanato identitário, literatura, brincadeiras e brinquedos populares e barracas de comidas típicas.
Desfile de bonecões, boizinhos, Banda Municipal Carlos Gomes e companhias de moçambique e congada da região pelas RUAS DO CENTRO.
Apresentações de Moçambique e Congada
21h - Show musical e performático “Peneirei Fubá” e casamento de bonecões

Dia 23 De Agosto - Domingo
10h - Praça De Eventos
Campeonato de Pipas e rodas de capoeira
PRAÇA DR. CÂNDIDO MOTTA
19h - Exposição de artesanato identitário, literatura, brincadeiras e brinquedos populares e barracas de comidas típicas.
20h - Apresentação de Marabaxo
20h30 - Espetáculo: “Caiçaríssimo” – canções, poemas e causos da cultura caiçara.(Fonte: Fundacc)

I Love Neide - Manual de Sobrevivência de uma Cinquentona Atrevida acontece dia 14 no Teatro Mario Covas

Caraguatatuba - Abordando temas atuais e divertidos, Neide Boa Sorte 'destila' todo o seu (mau) humor em assuntos como a sinceridade feminina, maus casamentos entre outros. A peça acompanha a trajetória de Neide, desde o encontro com seu futuro marido Waldisney (batizado assim em homenagem a Walt Disney), suas consultas como psicóloga, sua hilária viagem a Salvador, onde por acidente vai parar no trio elétrico de Carlinhos Brown até a descoberta de seus talentos como radialista e "conselheira", além de sua experiência surreal em uma rave. A duração do espetáculo é 90minutos e a classificação etária é 12 anos. Os ingressos custam R$ 40,00 e R$ 20,00 a meia entrada.
Segundo Eduardo Martini, a personagem Neide Boa Sorte surgiu após uma apresentação no programa de Hebe Camargo, que abriu espaço para que o ator pudesse interpretar um personagem cômico.
A partir daí, sem ter um personagem pronto, Martini baseou-se em algumas características marcantes (como o 'bom' mau humor e os conselhos de pessoas mal intencionadas) de alguns conhecidos, para finalmente dar vida à Neide Boa Sorte.
O sucesso de Neide Boa Sorte é tão grande, que a "psicóloga" ganhou inúmeras comunidades criadas por fãs no Orkut, além de diversos vídeos postados no site YouTube.
O ator e bailarino paulistano Eduardo Martini tem sido visto, desde os 16 anos, atuando, dançando, cantando, dirigindo e produzindo, principalmente nos palcos cariocas. Depois de 10 anos, quando fez o musical 'Não Fuja da Raia', Martini esteve voltou a São Paulo com a comédia 'Na Medida do Possível' que também foi sucesso.
Depois de cursar a Actor's Studio e a prestigiada Alvin Ailey American Dance Theater de Nova York, o ator se destacou por aqui nos espetáculos 'Tango, Bolero e Chá, Chá, Chá' e 'Quem tem medo de Itália Fausta', entre muitos outros. Na TV, fez o apresentador da Gafieira da novela 'O Clone' além de participações na 'Escolinha do Professor Raimundo' e 'Os Normais', entre muitos outros.(Fonte: Fundacc)

Circuito Cultural Paulista apresenta o espetáculo de dança Speranza!

Caraguatatuba - Neste sábado, 15 de agosto, às 21h no Teatro Mario Covas acontece o espetáculo de dança Speranza! Dona Esperança da Cia Teatro e Dança Mariana Muniz. A entrada é franca. A direção é de José Possi Neto e a duração do espetáculo é de 45 minutos e a indicação etária é livre.
O projeto, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Prefeitura de Caraguá e a Fundacc, mistura teatro e dança, e faz uma releitura da personagem Dona Esperança, criada por Ruth Rachou e José Possi Neto no final dos anos 70.
Interpretada por Mariana Muniz, Esperança é uma dona de casa comum, que vive limitada ao seu universo doméstico até descobrir a força da sua capacidade de sonhar, transformando sua visão do mundo.
Vá e convide os amigos. Prestigie a cultura!(Fonte: Fundacc)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Movimento Nossa Ilha Mais Bela promoveu encontro em São Paulo para debater ampliação do porto de São Sebastião

Ilhabela - Realizou-se, no último dia 06 de agosto, no Instituto Oceanográfico da USP, em São Paulo, encontro sobre a ampliação do Porto de São Sebastião e o aterramento do manguezal do Araçá, ultimo da região. Estiveram presentes cerca de 270 pessoas, incluindo o prefeito de Ilhabela, entre outras figuras públicas da região do litoral norte paulista, representantes de diversos setores da sociedade civil, ambientalistas, empresários, professores universitários, veranistas de Ilhabela e demais interessados no tema.
O evento foi organizado pelo Instituto Ilhabela Sustentável, organização não-governamental criada por voluntários, cidadãos e amantes de Ilhabela, que dá suporte ao movimento Nossa Ilha Mais Bela e acredita que a sociedade civil mobilizada e organizada pode influenciar decisivamente junto aos gestores públicos e transformar a cidade em modelo de qualidade de vida e de sustentabilidade. A atuação do IIS é pautada nos seguintes pilares: ética, democracia, justiça, sustentabilidade, vida e excelência.
Após a apresentação de um vídeo produzido pelo IIS, que mostra como Ilhabela pode ser degradada com o impacto dos grandes empreendimentos do litoral norte, e que pode ser visto no link: http://www.youtube.com/watch?v=MmJyEQWmd74, o professor, advogado e ex-secretário do Meio Ambiente de São Sebastião, Eduardo Hipólito do Rego, e o jornalista Ricardo Anderáos, ambos ambientalistas que atuam na região e suplentes do CONSEMA - Conselho Estadual do Meio Ambiente – apresentaram dados e documentos mostrando que a tentativa de ampliação do Porto de São Sebastião já havia ocorrido no passado, sem sucesso. Mostraram também em que status se encontra o processo de licenciamento ambiental do projeto e de que formas a sociedade pode atuar para conseguir modificar os atuais moldes propostos pela Cia. Docas de São Sebastião, que prevê
a utilização de containeres.
Ainda se apresentaram José Nolasco, consultor portuário com mais de 25 anos de atuação em diversos portos do Brasil, em especial no Porto de Santos, que mostrou dados alarmantes de como as estradas se tornarão intransitáveis com um fluxo médio de mais de 1.000 containeres por hora, além de que, com o Projeto Barnabé-Bagres, que prevê a ampliação do Porto de Santos para mais 40 a 50 berços para recebimento de navios, o “novo” Porto de São Sebastião já nasceria obsoleto. Sugeriu que o Porto de São Sebastião seguisse sua vocação natural, que é o recebimento de cargas de granel líquido, com transporte por dutovias, atendimento ao Pré-sal, serviço de grande relevância e impacto positivo na economia local e regional e recebimento de navios de passageiros.
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, mostrou-se preocupado com os rumos tomados pelo projeto e afirmou que além de ações técnicas, é muito importante que se realizem ações políticas.
O interesse dos presentes foi comprovado no debate que sucedeu as apresentações, com muitas indagações de como a sociedade pode atuar para influenciar na modificação do projeto de ampliação do Porto de São Sebastião.
O Instituto Ilhabela Sustentável continuará mobilizando a sociedade civil visando sensibilizar o Governo a modificar o projeto de ampliação do porto nos moldes propostos. Entre outras ações, promove na Internet um abaixo-assinado contra a ampliação do Porto de São Sebastião para recebimento de containeres, que já conta com mais de 2 mil assinaturas: www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/4705.
(Divulgação)

7.200 alunos voltam às aulas nesta segunda em Ilhabela

Ilhabela - A Secretaria de Educação de Ilhabela prepara a volta às aulas, na próxima segunda-feira (17/08), de 7.200 alunos da rede municipal, escolas conveniadas e da rede estadual. Retornam do recesso 3.504 estudantes da rede municipal pertencentes às 13 escolas e nove creches, além dos 3.700 da rede estadual das cinco escolas estaduais.
O início das aulas, previsto para o dia 03 de agosto, foi modificado em função da determinação da Secretaria Estadual da Saúde por conta dos casos de gripe suína.
Segundo a secretária de Educação de Ilhabela, Lídia Sarmento, as crianças que apresentarem os sintomas, mesmo com o início das aulas devem permanecer em casa.

Medidas
Com o início das aulas, de acordo com a secretária, serão adotadas medidas como aplicação de álcool gel nas mãos dos alunos, limpeza das mãos com água e sabão, limpeza com álcool nas salas de aula na troca de uma turma para outra, entre outras medidas preventivas.
“O objetivo é unificar as medidas de prevenção em todos os ambientes escolares. Apenas as entidades como a Associação Creche que não interromperam as atividades no período de férias continuarão, mas as crianças que foram viajar nesse período permanecerão em casa”, comentou.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Fórum de Trabalho “Planejamento Ambiental Estratégico do Litoral Paulista” em Ilhabela debate impacto da ampliação do porto

Ilhabela - O 1º Fórum de Trabalho para apresentação Planejamento Ambiental do Litoral Paulista /Porto, Indústria, Naval e Offshore (PINO), organizado pela secretarias estaduais de Desenvolvimento, de Meio Ambiente e de Economia e Planejamento, foi realizado nesta quarta-feira (12/8), no Hotel Itapemar, em Ilhabela, e contou com a presença de aproximadamente 100 pessoas, entre representantes do poder público e sociedade civil organizada.
O principal tema debatido foi o impacto que a ampliação do Porto de São Sebastião nos moldes do projeto apresentado pela Companhia Docas poderá trazer para os municípios da região. Entre os presentes, o vice-prefeito de Ilhabela, Nuno Gallo (PV), representando o prefeito Toninho Colucci (PPS), que na ocasião participava de um encontro com o ministro dos Esportes, Orlando Silva, em São Paulo; o prefeito em exercício de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva Junior (PSDB); o presidente da Câmara de Ilhabela, Valdir Veríssimo, e o vereador Marcelo Santos; além dos secretários municipais Cristobal Parraga (Administração), Cristina Hirakawa (Meio Ambiente), Kátia Kornetoff (Obras) e Rogério Ribeiro de Sá – Professor Catolé (Cultura). Pelo Governo do Estado participaram do fórum Maria Angélica Portela (Secretaria Estadual de Economia e Planejamento), José Roberto dos Santos (Secretaria de Desenvolvimento) e Casemiro Tércio (Secretaria de Meio Ambiente).
“Temos uma preocupação muito grande com os moldes em que se apresenta a ampliação do porto hoje, pois nossa indústria do turismo poderá ser muito afetada”, disse o vice-prefeito de Ilhabela, Nuno Gallo.
Casemiro Tércio, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, fez a apresentação do Planejamento Ambiental do Litoral Paulista, tendo em vista o pacote de empreendimentos de grande porte previstos para a região, como ampliação do Porto de São Sebastião, exploração do gás natural, novas vias de acesso, entre outros. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

INFORMATIVO DA GRIPE SUÍNA EM ILHABELA

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, através da Assessoria de Imprensa, informa que a cidade está com sete notificações do Vírus AHN1, a gripe suína ou gripe A.
Já foram confirmados quatro casos na cidade, sendo uma delas com morte. Destes, três casos foram positivados nesta terça-feira (11/08), depois da coleta de exames e confirmação do Instituto Adolpho Lutz, em São Paulo.
São três mulheres, com idades de 18, 36 e 56 anos, moradoras da Barra Velha, Perequê e Siriúba. Todas elas foram internadas no Hospital Mário Covas Júnior, mas já foram liberadas para tratamento em casa. Elas são acompanhadas diariamente pelas equipes das Unidades de Saúde e estão sob medicamentos.
Vale lembrar que o primeiro caso confirmado e único com morte ocorreu na última sexta-feira (07/08). Uma mulher de 31 anos, grávida de 31 semanas (quase oito meses), faleceu na madrugada do dia 02 de agosto, em Taubaté, depois de ser atendida no Hospital Mário Covas Júnior.

Suspeitos
Ilhabela tem ainda três casos de pacientes com suspeita de gripe suína: uma criança e dois adultos.
Por se tratar ainda de suspeitos, a Secretaria de Saúde de Ilhabela não pode divulgar idade, sexo e em qual bairro moram.
Todos os pacientes estão internados no Hospital Mário Covas Júnior em salas isoladas e a base de medicamentos. Foram colhidos exames que serão encaminhados hoje para o Instituto Adolpho Lutz, em São Paulo.

Medidas
As seis Unidades de Saúde da Família estão priorizando o atendimento dos casos com sintomas da doença e readequam suas atividades para garantir o devido atendimento à população.
A Secretaria de Saúde de Ilhabela só encaminhará um paciente para internação no Hospital Mário Covas que fizer parte do grupo de risco (cardiopatas, portadores de HIV e câncer, grávidas e crianças menores de dois anos) e que estejam com tosse, problemas respiratórios e febre acima dos 38º.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Miss Ilhabela é atração nas comemorações do aniversário da cidade

Ilhabela - Dentro da programação que vai comemorar os 204 anos da cidade será realizado o concurso Miss Ilhabela. O evento que é promovido pelas Amigas do Fundo Social, com apoio da Prefeitura de Ilhabela, acontece no próximo dia 29 de agosto, às 21h, no Esporte Clube.
Os convites para o desfile e baile de aniversário, que contará com a animação da Banda Show Faixa Nobre, já estão à venda e podem ser adquiridos no Fundo Social de Solidariedade, Esporte Clube Ilhabela, Salão Beleza e Cia, Viração, Cartório e locadora Star News. O valor antecipado será de R$ 15.
As inscrições para o concurso que escolherá a Miss Ilhabela 2009 vão até o dia 20 de agosto. As interessadas podem se inscrever no Esporte Clube Ilhabela, localizado à Av. Força Expedicionária Brasileira, n° 75, Centro, das 10h às 12h e das 14h às 17h, exceto nos fins de semana. A única exigência é que as candidatas tenham 16 anos completos e no máximo 22 anos. Ilhabela completa 204 anos de emancipação político-administrativa no dia 3 de setembro.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura de Ilhabela e Polícia Militar realizam fiscalização em bares da Barra Velha

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela realizou na noite da última terça-feira (11/8) uma fiscalização nos estabelecimentos comerciais (bares) do bairro Barra Velha depois de receber denúncia anônima que relatou o uso de máquinas caça níqueis nesses bares.
Participaram da ação a Polícia Militar, os fiscais da Prefeitura e também a Divisão de Trânsito. Segundo o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, nenhuma máquina foi encontrada, mas a fiscalização deve continuar. “A Prefeitura está atenta e existe uma lei que deve ser cumprida. Se encontrarmos alguma máquina caça níquel o estabelecimento será fechado”, garantiu.
A lei municipal 713/09 prevê a cassação de alvará de funcionamento de estabelecimentos que mantenham máquinas caça níqueis ou outras máquinas eletrônicas programadas para a exploração de jogos de azar, mesmo que desativadas.
Constatada a infração, será instaurado um processo administrativo, que deverá ser concluído no prazo de sessenta dias, assegurando a defesa ao acusado.
Os responsáveis pelo estabelecimento comercial que tiver o alvará cassado ficam proibidos, pelo período de cinco anos, de obter novo alvará para o mesmo ramo de atividade.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura de Ilhabela lança programação especial para movimentar a cidade na baixa temporada

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela lança este mês uma programação especial de eventos para movimentar a cidade na baixa temporada. Gastronomia, esporte, cultura, shows musicais e exposições são algumas das atrações, dentro da campanha “Ilhabela é pra valer”, que também prevê no período de 21 de agosto e 18 de outubro tarifas diferenciadas em hospedagem, restaurante e passeios, numa parceria com Associação Comercial, Associação de Hotéis e Pousadas e prestadores de serviço.
“Pela primeira vez, poder público e iniciativa privada se unem com objetivo de movimentar a cidade e estimular a vocação turística do município num período de baixa temporada”, destaca o chefe de Gabinete da Prefeitura de Ilhabela, Julio Cezar De Tullio, que junto com a secretária de Turismo, Maria Inez Ferreira, se reuniu com os representantes das classes envolvidas na campanha.
Os descontos em relação à alta temporada foram definidos da seguinte maneira: hospedagem (40% a 50% de desconto), restaurante (12%) e passeios (10%). Os estabelecimentos participantes estarão identificados pelo selo "Ilhabela é pra valer". “Assim buscamos movimentar a economia local, pois o turismo é o principal gerador de empregos do município”, salienta a secretária de Turismo, Maria Inez Ferreira.
A comemoração dos 204 anos de emancipação político-administrativa de Ilhabela (3 de setembro) também estará inserida na programação e prevê shows musicais. Moradores e turistas terão diversas opções de entretenimento e lazer durante aproximadamente 60 dias na campanha "Ilhabela é pra valer".
Já no dia 22 de agosto, às 11h, a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação promove a 2ª Etapa do Circuito Ilhabela de Monotipos, na praia do Pequeá. No mesmo dia, a partir das 16h, a cidade recebe o espetáculo “Filho das Águas”, que faz parte do Circuito Cultural Paulista, da Secretaria de Estado da Cultura.
No dia 29 de agosto, às 20h, na Vila, será aberto o 14º Festival do Camarão e Gastronômico, lançando oficialmente a campanha “Ilhabela é pra valer”. A programação será divulgada semanalmente com os eventos a serem realizados aos finais de semana e estará no site (www.ilhabela.sp.gov.br).

Confira os primeiros eventos da programação
22 de agosto 11h - 2ª Etapa do Circuito Ilhabela de Monotipo (Centro de Regatas - Pequeá)
16h - Circuito Cultural Paulista com a peça teatral “Filho das Águas” (Galpão das Artes - Cocaia)
17h30 – Circuito Cultural Paulista - Workshop sobre Cultura Caipira Paulista (Galpão das Artes - Cocaia)

28 de agosto
9h - Agita Galera (Escolas Municipais)
17h - Lançamento Livro sobre a África (Secretaria de Turismo – Barra Velha)

29 de agosto
11h – Largada da Regata Santos-Ilhabela (Santos/SP)
20h – Abertura do 14ª Festival do Camarão – De 29/8 a 7/9 (Vila)
21h - Miss Ilhabela 2009 (Esporte Clube)

30 de agosto
9h – Inauguração Arena de Rugby de Areia - Torneio da Escolinha de Rugby c/ presença da Seleção da França de Rugby (Praia do Itaquanduba)
13h – Premiação da Regata Santos-Ilhabela (Vila)(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura de Ilhabela promove curso aos estagiários e premiará os melhores

Ilhabela - Os estagiários de Ilhabela participam nesta quinta-feira (13/08), no auditório da Secretaria de Turismo, de uma capacitação promovida pelo CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), em parceria com a Prefeitura de Ilhabela.
Uma palestra com o tema “Gestão e tempo” será ministrada pela assistente de estágio do CIEE, Vanderléia Ronconi.
Os 75 estagiários dos ensinos médio e superior serão divididos em duas turmas. Pela manhã, o curso será ministrado das 9h às 12h. A segunda turma será das 13h às 16h.
A Secretaria de Administração fará uma premiação especial aos melhores estagiários da Prefeitura, depois de receberam avaliação dos diretores e secretários das pastas que trabalham. Parceiros da Prefeitura de Ilhabela disponibilizarão prêmios como relógio, celular, pen drive e brindes.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura homenageia Dr. Mário de Oliveira na 2ª etapa do Circuito Ilhabela de Monotipos

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Diretoria Náutica da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, promoverá nos dias 22 e 23 de agosto a 2ª Etapa do Circuito Ilhabela de Monotipos. As classes convidadas são Optimist, Snipe, Holder, Hobie Cat 16, Lazer Byte, 420 e 470. O evento homenageará o maior incentivador da vela na região, Dr. Mário de Oliveira, que faleceu aos 73 anos no último dia 5. Ele criou as escolas de vela de Ilhabela e São Sebastião.
A cerimônia de abertura da 2ª etapa do Circuito Ilhabela de Monotipos “Trófeu Dr. Mário de Oliveira” será no dia 22 de agosto, às 11h, no Centro de Regatas, na Secretaria de Esportes, na praia do Pequeá. A regata será regida pelas regras da ISAF (International Sailing Federation) 2009 - 2012.
Os barcos e competidores poderão se inscrever enviando o formulário por e-mail (esportes@ilhabela.sp.gov.br), por fax (12) 3896-6737/5330 ou entregando pessoalmente no local até às 11h do primeiro dia do evento. A taxa de inscrição é de R$ 20.
O aviso de regata está disponível no site: (www.ilhabela.sp.gov.br). Estão programadas oito regatas, podendo haver até quatro por dia. A sede da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação coloca a disposição de todos os competidores a área de estacionamento para barcos e botes.

PROGRAMAÇÃO:
22/8 (sábado)
8h às 11h - Recepção e inscrições
11h - Cerimônia de Abertura
11:30h - Reunião de Comandantes
13h - Regatas do dia

23/8 (domingo)
12h - Regatas do dia
17h - Premiação(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Pousada Bem Viver - Momentos Felizes

Câmara de São Sebastião aprova projeto sobre concessão de serviço funerário

 São Sebastião - A Câmara de São Sebastião aprovou por unanimidade de votos, na sessão ordinária de ontem, 11/08, o Projeto de Lei Complementar 07/09, de autoria do Poder Executivo, que trata sobre concessão de serviço funerário.
De acordo com o Projeto, a concessão vai ser dada mediante licitação, na modalidade concorrência, obedecendo ao princípio de isonomia.
Também consta que a duração do contrato de concessão não poderá exceder o prazo de 10 anos e será destinado a atender a região central, a Costa Norte e a Costa Sul, sem exclusividade, podendo mais de uma empresa atuar como concessionária.
Conforme o texto do projeto: são considerados serviços funerários o fornecimento de caixões e urnas mortuárias; remoção e transporte de cadáveres, ossadas e membros; ornamentação e instalação mortuária de qualquer espécie; transportes de esquifes, urnas ou caixões em carros funerários e transportes de coroas e flores nos cortejos fúnebres
A intermediação dos serviços nas repartições públicas municipais, cartórios de registro civil, órgãos previdenciários, hospitais, clínicas e IML (Instituto Médico Legal) visando à liberação de corpos e registros de óbitos também são de responsabilidade da empresa.
Cabe ainda à prestadora de serviços, a manutenção das salas de velórios, o fornecimento de serviços assistenciais de sepultamente gratuitos a indigentes e pessoas carentes sem recursos financeiros comprovados junto à municipalidade.
O fornecimento de aparelho de ozônio para purificação e desinfecção do ar também é uma exigência do Poder Executivo.
Os demais serviços são fornecimento de notícias dos óbitos ocorridos para a imprensa, quando solicitado pela família do falecido.
Cuidar da manutenção da câmara fria no cemitério municipal e arcar com as despesas de energia, o consumo de água e serviços de esgoto e toda administração e manutenção do velório municipal são de responsabilidade da concessionária.
No caso de não cumprimento às determinações impostas na lei, à empresa poderá incorrer em penalidades como: advertência, multa, intervenção, caducidade e rescisão do contrato.
O Poder Executivo vai regulamentar a Lei Complementar no prazo de 90 dias a partir de sua publicação.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Município vai receber recursos do Fundo de Melhorias das Estâncias

 São Sebastião - Os vereadores aprovaram em regime de urgência especial, durante a sessão ordinária de ontem, 11/08, dois projetos de lei, de autoria do Poder Executivo.
Um deles refere-se à autorização de celebração de convênios entre a prefeitura e a Secretaria de Economia e Planejamento/DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), visando o recebimento de recursos oriundos do Fundo de Melhorias das Estâncias.
A proposta prevê a abertura de crédito especial para despesas com aquisição ou execução de obras.
De acordo com o projeto, os convênios, termos aditivos ou retificações têm como objetivo atender o programa anual de trabalho do Fundo de Melhorias das Estâncias, e os recursos financeiros serão destinados exclusivamente aos respectivos programas.
Projeto de restauro de imagens sacras – Outro projeto que prevê a celebração de convênio, é o 53/09 que autoriza o prefeito a realizar convênio com a Secretaria Estadual de Cultura, visando o desenvolvimento e preservação da cultura caiçara.
O objetivo é a elaboração do projeto de restauro de imagens sacras do Museu de São Sebastião.
O valor a ser repassado pelo governo estadual é de R$ 50 mil reais.
As duas proposituras foram encaminhadas ao Poder Executivo para serem sancionadas.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Projeto torna obrigatório vagas de estacionamento para portadores de deficiência

 São Sebastião - Um projeto de lei aprovado na sessão ordinária de ontem, 11/08, torna obrigatório à disponibilidade de vagas de estacionamento exclusivo às pessoas portadoras de deficiência física, visual e de mobilidade reduzida.
A proposta de autoria do vereador Marcos Jorge dos Santos (PV), visa facilitar, por meio de sinalização, o acesso das pessoas com deficiência a pólos de atração e locais onde a oferta de vagas seja menor que a demanda existente.
O projeto foi encaminhado ao prefeito para ser sancionado.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Segurança é tema de discussão durante sessão ordinária

 São Sebastião - O vereador José Reis de Jesus Silva (PSB) criticou a falta de segurança no bairro de Boracéia, ele informou que têm acontecido muitos assaltos à mão armada, principalmente nos finais de semana.
“Não sabemos quem será a próxima vítima, é uma quadrilha que atua no bairro, eles invadem a residência, fazem às pessoas reféns e levam ao caixa eletrônico para retirar o dinheiro”, explica.
Na opinião do vereador, é preciso cobrar do governo do estado à implantação de plantão da base comunitária no bairro, nos finais de semana. “Já fiz essa solicitação ao Conseg, temos duas viaturas para atender todos os bairros da Costa Sul, além do pouco efetivo de policiais, vamos lutar pelo pró-labore para esses profissionais com urgência”, sugere.
Toque de recolher – Aproveitando o que foi mencionado por Reis, o parlamentar Amilton voltou a frisar a importância da implantação do toque de recolher no município.
Ele informou que 32 cidades do Brasil já adotaram a medida. “Sabemos que existe uma polêmica entre jovens e adolescentes, mas 83% da população são favoráveis, apesar de alguns juízes e promotores se posicionarem contrário à medida”, alerta.
Audiências - Amilton sugeriu a formação de um grupo de discussão sobre o assunto e já marcou a data das audiências públicas, a primeira será no dias 10 de setembro às 18 h, na escola Walkir Vergani, em Boiçucanga.
As demais serão nos dias 17 de setembro às 18 h, no bairro da Enseada e a última no dia 24 de setembro, no Teatro Municipal.
O intuito das audiências, segundo Amilton, é que durante as discussões surjam alternativas para serem implantadas e que amenizem a questão da criminalidade.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Marcos Tenório inaugura gabinete na Enseada

 São Sebastião - Prefeito, vereadores, lideranças políticas e moradores de vários bairros sebastianenses prestigiaram a inauguração do gabinete do vereador Marcos Tenório (PMDB), na noite de ontem, no bairro da Enseada.
“Os sebastianenses podem contar com o nosso gabinete que é uma extensão da Câmara Municipal, nossa equipe e estrutura física estão à disposição para receber e encaminhar as reivindicações de interesse coletivo da comunidade”, disse Tenório durante a inauguração.
A obra é um compromisso de campanha do vereador Marcos Ferreira Tenório, que oferece aos munícipes como uma ferramenta de cidadania. “A participação popular é fundamental para a condução do mandato, e esse gabinete representa o meu compromisso com o desenvolvimento social e econômico de São Sebastião”, assegura.
O novo espaço pretende aproximar ainda mais a população das ações do mandato do vereador.
Despesas – Toda a reforma e ampliação do gabinete foram pagas pelo proprietário do imóvel, a partir do dia 01 de agosto, as despesas passam a ser da Câmara Municipal.
O parlamentar divulgou o site www.vereadormarcostenorio.com.br  onde constarão todas as informações sobre o seu trabalho, inclusive prestação de contas e as notas fiscais que comprovam as despesas.
“O meu trabalho é voltado para a transparência, seriedade, compromisso, respeito, dignidade e honestidade”, reforça o vereador.
Marcos Tenório finaliza agradecendo a todos e reforça uma frase sempre utilizada “o cargo de vereador é passageiro, mas a amizade continua, por isso que valorizo muito mais a sua amizade”.
Coringa – O presidente da Câmara, Luiz Antonio Santana Barroso “Coringa” (DEM) disse que a iniciativa é o mínimo de condições que a Câmara pode oferecer ao vereador e munícipes. “Marcos Tenório é um vereador atuante e a comunidade dessa região será beneficiada com esse serviço”, conclui.
Prefeito – O prefeito Ernane Bilotte Primazzi parabenizou à comunidade pela obra, que em sua opinião, vai descentralizar os serviços e facilitar o contato com a população da região Costa Norte.
Ele destacou a importância dos trabalhos para a região e informou sobre a queda de arrecadação da receita, em cerca de 20 milhões no primeiro semestre.
Ernane informou também sobre o início do calçamento de algumas ruas na região Norte e a construção de escola, centro esportivo e os serviços de recuperação da Avenida Dario Leite Carrijo, na Enseada.
“Em breve a comunidade vai ver os resultados também na área da saúde, maior número de médicos e os serviços fluindo ainda melhor”, garante.
Atendimento – O gabinete fica na Avenida Emílio Granato, 5636 – fone (12) 3861.3030.
O horário de funcionamento é de segunda à sexta, das 8 h às 18 h, o vereador atenderá nos dias de segunda, quarta e sexta, a partir das 18 horas.
A equipe de trabalho esta à disposição dos munícipes todos os dias.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Equipes de Handebol participam de disputa pela Liga Paulista

 São Sebastião - As equipes feminina e masculina de handebol da secretaria de Esportes de São Sebastião (Seesp) disputaram, no último final de semana, jogos válidos pela Liga Paulista da modalidade.
A cidade de Santos foi a oponente do time feminino de São Sebastião, que competiu na categoria sub-18. Já a equipe masculina enfrentou Atibaia na categoria livre, com jogadores entre 15 e 46 anos.
O placar feminino ficou em 38 a 17 para Santos. De acordo com a técnica sebastianense, Denise Barbosa, além da equipe santista já possuir um histórico forte no handebol, a falta de treinos do time sebastianense também foi um agravante para a derrota no resultado. No masculino, alguns desfalques também atingiram o desempenho no jogo e Atibaia levou a melhor.
“Os treinos foram suspensos devido à pandemia da nova gripe, para a segurança de nossos atletas. Assim que retomarmos, a preparação certamente será maior, já que todos os jogadores apresentam um ótimo nível de rendimento em jogo”, finalizou a treinadora Denise.
Serviço: Os treinos das equipes de handebol ocorrem no CAE do Pontal da Cruz às segundas e terças-feiras, das 18h às 21h, e no Ginásio de Esportes José de Souza Gringo, o “Gringão”, no Topovaradouro, às sextas, das 18h às 21h.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Mudança de Tráfego:

 São Sebastião - Com intuito de desviar o fluxo dos veículos da região semafórica na Avenida Guarda Mor Lobo Viana, na região central de São Sebastião, a Ditraf (Divisão de Tráfego), informa que haverá mudança no sentido da rua Domingos Tavolaro a partir da próxima sábado, dia 22 de agosto. A alteração será feita entre as ruas Mansueto Pierotti e Armando Salles de Oliveira.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Sebastianenses recebem diploma de dispensa do serviço militar

 São Sebastião - Cerca de 200 jovens sebastianenses receberam na manhã desta quinta-feira (13/07) o certificado de dispensa de incorporação do serviço militar, em solenidade cívico-militar realizada no Ginásio Municipal de Esportes José de Souza “Gringo”, no Topovaradouro. O evento foi prestigiado pelo prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, que também preside a JSM – Junta do Serviço Militar no município, além dos secretários municipais Coronel Vicente Perine Junior (Segurança Pública), Roberto Santos (Habitação), Traud Rossi (Meio Ambiente) e do vereador Ernaninho. A solenidade foi presidida pelo Segundo-Tenente Antonio Claret de Figueiredo, comandante da 7ª Delegacia do Serviço Militar.
Na mensagem deixada aos jovens, o prefeito Ernane destacou que aquele era um momento de extrema importância pelo comprometimento que, a partir daquele momento, estavam assumindo não só com o município mas para com a nação. “As Forças Armadas não são para a guerra, mas para manter a paz”, destacou o chefe do Executivo.
O prefeito também declarou que espera já no ano que vem contar com uma unidade do tiro de Guerra em São Sebastião. Ele lembrou que já enviou ofício fazendo a solicitação ao comando militar e considera o Tiro de Guerra, unidade que ele serviu quando jovem, importante para a valorização e preparação dos jovens. “Tenham certeza que esse juramento de amor à pátria não foi em vão. Sintam-se homenageados por toda São Sebastião”, concluiu Ernane.
O tenente Claret leu mensagem da Junta Militar e destacou o comprometimento dos jovens com a pátria, a quem servirão até a morte se preciso for, de acordo com o juramento. “Esse certificado é para lembrar do sagrado juramento à pátria e o comprometimento em manter a independência e a soberania do país”, disse ele,
O militar também destacou a nobre missão do setor no que se refere a garantia da liberdade e da ordem no país, e frisou o enriquecimento moral de todos que servem à Nação.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Aciu informa: Vagas de Emprego

Ubatuba - CCAA está admitindo professor (a) de inglês.
Falar com Silvia.
Rua: Dr. Esteves da Silva, 51 – Centro.

Point do Japa está admitindo cozinheira e chapeiro (com experiência).
Tratar com Eliana ou Alex.
Tel: (12) 3671 1784 (12) 9128 1647 (12) 8190 1663
Rua: Coronel Domingues de Castro, 64 – Centro. São Luiz do Paraitinga.

Prezado associado, se sua empresa também estiver admitindo entre em contato conosco.
(12) 3834 1449
E-mail: imprensa@aciubatuba.com.br
Para se informar sobre as outras vagas disponíveis na Aciu acesse: www.aciubatuba.com.br
(Fonte: ACIU)

Agenda Aciu: Cursos, oficinas e palestras

Ubatuba - Todos os eventos a seguir serão ministrados gratuitamente pelo Sebrae na Associação Comercial de Ubatuba (Rua. Dr. Esteves da Silva, 51- Centro).
Inscrições e mais informações: 3834 1445.

17 de agosto- 16h00- Palestra- Entendendo custos, despesas e preços de venda;
24 à 26 de agosto- 19h00- Oficina de Iniciação Empresarial
02 de setembro- 16h00- Palestra- Aumentando suas vendas com criatividade
04 de setembro- 16h00- Palestra- Gerenciando o fluxo de caixa com eficiência
21 à 26 de setembro- 19h00- Curso- Boas vendas: venda mais e melhor no varejo
28 de setembro- 16h00- Palestra- Merchandising: detalhes que valem ouro.
05 à 07 de outubro- 19h00- Oficina de Iniciação Empresarial
19 de outubro- 16h00- Palestra- Motivando sua empresa para o sucesso
26 de outubro- 16h00- Palestra- Administrando o capital de giro
09 de novembro- 19h00- Palestra- Administração Competitiva
11 de novembro- 19h00- Palestra- Lucratividade, crescer, sobreviver ou morrer
16 à 21 de novembro- 19h00- Curso: Qualidade máxima de atendimento ao cliente (verificar se este também é gratuito)
23 à 28 de novembro- 19h00- Curso- aprender a Empreender
01 à 03 de dezembro- 19h00- Curso- Venda mais Natal
07 de dezembro- 16h00- Palestra: Administrando estoques e processos adequadamente.(Fonte: ACIU)

Audiência pública debate a criação de entidades de incentivo ao turismo

Ubatuba - A criação do Serviço Social do Turismo (Sestur) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Turismo (Senatur) foi tema de debate nesta quarta-feira (12), em audiência pública conjunta das Comissões de Assuntos Econômicos (CAE), de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) e de Assuntos Sociais (CAS).
O requerimento para a realização do debate é de autoria dos senadores Adelmir Santana (DEM-DF), Francisco Dornelles (PP-RJ) e Leomar Quintanilha (PMDB-TO), que é o autor do projeto de lei propõe a criação das duas entidades (PLS 174/09).
A proposta conta com o voto favorável do senador César Borges (PR-BA), que também assina o requerimento para a discussão da matéria e é o seu relator na CAE, onde tramita atualmente o projeto, que será analisado em decisão terminativa na CAS.
Para a audiência pública foram convidados os presidentes da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Antônio Oliveira Santos; da Confederação Nacional do Turismo (CNTur), Nelson de Abreu Pinto; da Federação Nacional de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (FNHRBS), Norton Luiz Lenhart; da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Contratuh), Moacyr Roberto Tesch Auersvald; e ainda o professor da Universidade de São Paulo (USP), Mário Beni, e o consultor na área sindical e trabalhista, Plínio Sarti.

Atribuições
O projeto prevê que a Confederação Nacional do Turismo ficará incumbida de criar, organizar e administrar o Serviço Social do Turismo (Sestur) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Turismo (Senatur).
O Sestur deverá desenvolver, executar e apoiar programas voltados à promoção social e humana dos trabalhadores em turismo, hotelaria, apart-hotéis e demais meios de hospedagem, restaurantes comerciais e coletivos, bares, casas de diversões e lazer, empresas organizadoras de eventos, parques temáticos e demais entidades, empresariais ou não, que desenvolvem atividades turísticas. O Senatur deverá apoiar, gerenciar, desenvolver e executar, direta ou indiretamente, os programas voltados à aprendizagem do trabalhador desses setores.
Aos Conselhos Nacionais do Sestur e do Senatur caberão o planejamento geral, a função normativa e a fiscalização da administração dessas entidades, bem como a decisão sobre a conveniência e a oportunidade de instalação de Conselhos Regionais, aprovação de suas regras de funcionamento e a definição das respectivas áreas de atuação.
As contribuições atualmente devidas pelos estabelecimentos de turismo ao Serviço Social do Comércio (SESC) e ao Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (SENAC) passarão a ser recolhidas, nas mesmas alíquotas e prazos e pelo mesmo sistema, a favor do Sestur e do Senatur, respectivamente. Os profissionais autônomos que desenvolvem atividades no setor de turismo também deverão contribuir para o Sestur e para o Senatur.
Ainda de acordo com o projeto, a partir de 1º de janeiro de 2010 cessarão a vinculação e a obrigatoriedade do recolhimento aos Sesc e ao Senac das contribuições das empresas de turismo, hotelaria, apart-hotéis, e demais meios de hospedagem, restaurantes comerciais e coletivos, bares, casas de diversões e lazer, empresas organizadoras de eventos, parques temáticos e demais entidades, empresariais ou não, que desenvolvem atividades turísticas.
O Sestur e o Senatur poderão celebrar convênios para assegurar, transitoriamente, o atendimento dos trabalhadores das empresas de turismo em unidades do Sesc e do Senac, mediante ressarcimento ajustado de comum acordo entre os convenientes.

Turismo e Economia
Em seu relatório, César Borges informa que as Atividades Características do Turismo (ACTs) registraram R$ 73,87 bilhões de valor adicionado (valor criado por um agente econômico no Produto Interno Bruto - PIB) em 2006, levando naquele ano a participação do setor de turismo na economia brasileira para 3,63%, ante 3,61% em 2003.
Os dados foram extraídos do estudo Economia do Turismo: Uma Perspectiva Macroeconômica 2003-2006, divulgado em junho deste ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fruto de um acordo de cooperação técnica entre o Ministério do Turismo e o instituto.
O senador destaca ainda que a importância do desenvolvimento do turismo no Brasil é evidenciada pela Constituição que, em seu artigo 180, determina que a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios promoverão e incentivarão o turismo como fator de desenvolvimento social e econômico.
César Borges ressalta ainda que no atual contexto de crescente especialização foram criados o Serviço Social da Agricultura (Senar) e, mais recentemente, o Serviço Social do Cooperativismo (Sescoop) e o sistema Serviço Social do Transporte (Sest/Senat).
O parlamentar enfatiza ainda que o projeto não gera novos encargos, quer para o setor privado, quer para o setor público e tampouco para os estabelecimentos vinculados ao setor de turismo, mas apenas redireciona os recursos hoje canalizados à área do comércio (Sesc/Senac), para entidades específicas do setor de turismo, a fim de serem aplicados na assistência, formação e qualificação dos trabalhadores que desenvolvem atividades vinculadas ao setor, não importando seu local de trabalho ou vínculo empregatício. (Fonte: ACIU)

Aciu traz para Ubatuba palestras do Sebrae sobre Iniciação Empresarial

Ubatuba - A Associação Comercial de Ubatuba em parceria com o Sebrae traz mais vez para a cidade, um programa específico sobre “Iniciação Empresarial”.
Serão três palestras com os seguintes temas: “Planeje sua Empresa”, “Desenvolva sua Empresa” e “Habilidades para Gerenciar um Empreendimento”.
Todas as palestras terão início às 19h00, serão ministradas na sede da Aciu, situada à Rua Dr. Esteves da Silva, 51 - Centro, e terão aproximadamente três horas de duração.
As palestras são gratuitas e podem participar todas as pessoas acima de 16 anos interessadas no assunto. A Aciu ressalta que para obter um melhor aproveitamento é interessante participar das três, já que uma é continuação da outra.

As palestras:
- Planeje sua empresa- 24 de agosto- 2ª feira- 19h00
Objetivo Geral: Sensibilizar os participantes para identificar e analisar as oportunidades de negócio e iniciar o processo de Planejamento de uma empresa.
Principais Indicadores: Levantar idéias e oportunidades de negócio e identificar informações para o planejamento de uma empresa.

- Desenvolva sua empresa – 25 de agosto- 3ª feira- 19h00
Objetivo Geral: Sensibilizar os participantes para conhecer o mercado em que atua e integra a empresa e seus setores.
Principais Indicadores: Conhecer o ciclo de vida das empresas, reconhecer a integração dos setores da empresa e agir estrategicamente com foco no mercado.

- Habilidades para gerenciar um empreendimento – 26 de agosto- 4ª feira- 19h00
Objetivo geral: Sensibilizar os participantes para identificar as principais habilidades para a boa condução na gestão de uma empresa.
Principais Indicadores: Identificar as habilidades para uma boa conduta gerencial, estimular o comportamento e as principais características gerenciais e conhecer dicas para uma boa gestão de negócios.
Para obter mais informações entre em contato com o Posto de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba através do telefone (12) 3834 1445. As vagas são limitadas.(Fonte: ACIU)

Dicas da Polícia Militar: Cuidado deve ser redobrado à noite

Ubatuba - Para evitar sequestros relâmpagos e assaltos, a Polícia Militar orienta que a população tome medidas de prevenção para evitar que sejam vítimas dos criminosos.
Uma das orientações é não estacionar o carro em locais sem muita movimentação e evitar permanecer no interior do veículo, principalmente à noite.
Ao dirigir, a polícia aconselha que os motoristas --quando parar em um semáforo--, sempre deixem a primeira marcha engatada e estejam alertas.
Ao chegar em casa, o ideal é passar devagar na frente do portão para verificar se não existem pessoas estranhas próximas ao local. Em caso de suspeitas, a orientação é acionar o 190.
Ao utilizar caixas eletrônicos a polícia recomenda que as pessoas procurem caixas em áreas centrais e evitem contar dinheiro na frente de outras pessoas.
Ainda de acordo com a Polícia Militar, estas dicas são medidas de prevenção. Em caso de assalto, o mais importante é que a vítima mantenha a calma e não reaja.(Fonte: ValeParaibano)

Turismo Sustentável da região é discutido em Ubatuba

Ubatuba - O Seminário sobre “Turismo Sustentável no Litoral”, integrado ao Festival Gastronômico, ocorrerá em Ubatuba, de 27 a 29 de agosto, e conta com o apoio da AREUBA/ABRASEL e ABIH-SP.
Trata-se de uma atividade promovida pelo Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável (CEDS), uma parceria que reúne a Universidade Católica de Santos, as Ongs ambientalistas do colegiado ReaLNorte e a Petrobras.
A ideia central do Seminário é apresentar conceitos e práticas de turismo sustentável, focando a discussão nos elementos necessários para desenvolvimento e promoção de produtos sustentáveis de turismo da região, abrangendo as cidades de Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba, e Ubatuba.
Em paralelo, pretende fornecer bases para a promoção de redes locais das experiências em turismo sustentável – integrando vários atores sociais e agentes econômicos.
Em cada período (manhã e tarde), dos três dias do evento, será priorizado um tema especifico. Tais temas serão expostos por palestrantes, comentados por um moderador, com destaque para Horácio Ocariz (Asociacíon Arte y Parte / Conicet – Conselho de Pesquisa Científica e Técnica da Argentina) com base em sua experiência sobre o desenvolvimento territorial de importante área costeira da Patagônia Argentina.
Os principais temas que serão tratados procuram dar um panorama amplo para o desenvolvimento participativo de produtos turísticos sustentáveis regionais. São eles: Turismo Sustentável – Conceitos e Políticas Públicas para Formulação de Produtos Sustentáveis; Atrativos e Patrimônios; Infraestrutura e Serviços Básicos; Infraestrutura e Serviços Turísticos - hotéis, restaurantes, marinas etc; Arranjo Institucional e Gestão.
Com o evento, espera-se dar um passo decisivo para construir a integração dos parceiros que podem contribuir para o desenvolvimento do turismo sustentável na região. O seminário será realizado no Hotel Recanto das Toninhas, localizado na avenida Marginal Toninhas (Rio- Santos) s/n, Praia das Toninhas, Ubatuba.(Fonte: Imprensa Livre)

Lions Clube de Ubatuba empossa nova diretoria

Ubatuba - Aconteceu, no último dia 7, a posse da nova diretoria do Lions Clube de Ubatuba para a gestão 2009/2010. O prefeito Eduardo Cesar foi reeleito presidente do clube. O evento aconteceu nas dependências do Restaurante “Oasis” e contou com a presença de autoridades civis e militares, além de diversas delegações de Lions Clube de outras cidades e representantes da sociedade ubatubense.
Lions Clube é uma das maiores organizações de clubes de serviço do mundo, voltada para serviços humanitários. Seu lema é ajudar ao próximo consolando o aflito, fortalecendo o débil e socorrendo o necessitado. Em Ubatuba, este clube foi criado no ano passado e, desde então, vem realizando diversos eventos, doações de cadeiras de rodas e bazares beneficentes.
Para Eduardo Cesar, é uma grande satisfação ser reconduzido e presidir novamente os trabalhos do Lions Clube. “Assim como na prefeitura, a experiência adquirida no primeiro mandato, servirá para atuar de forma melhor no segundo. Ambas as atividades exigem dedicação e amor ao próximo, para contribuir com a melhoria da sociedade. Esperamos que o Lions cresça e ganhe cada vez mais adeptos em Ubatuba, para formarmos uma grande corrente de solidariedade em prol dos menos favorecidos.”
(Divulgação)

N.U.V.E.M., através da OSC Celebreiros Ubatuba, tem o imenso prazer de convidar à todos para o show Simbiose, com o grupo Axial,

Ubatuba - O Axial, grupo musical de São Paulo, retorna à Ubatuba, após um ano, trazendo seu novo trabalho, Simbiose. O show apresentará canções do novo disco (ainda em fase de produção), com composições do grupo e parcerias com os músicos Kiko Dinucci e Chico Corrêa. Músicas dos álbuns anteriores, Axial e Senóide, também fazem parte do repertório. Seguindo a proposta do diálogo entre linguagens artísticas diversas, o show ainda contará com uma instalação cenográfica da artista plástica Vânia Medeiros. Tudo isso para comemorar com Ubatuba o 1º Aniversário da OSC Celebreiros Ubatuba. O projeto conta com o apoio do ProAC – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, e Governo do Estado de São Paulo.
Conheça o Axial: www.axialvirtual.com  / http://www.myspace.com/projectaxial

Serviço:

Grupo AXIAL
Show: Simbiose
Local: Sala ArtAud Nas Nuvens - Passeio Santa Fé
Data: 15 de agosto
Horário: 21hs
Endereço: Rua Conceição, 180 – Centro – Ubatuba/SP
Preço único: R$ 5,00
Classificação: Livre
Informações e ingressos antecipados: (12) 9178.8452 – Patrícia / 9769.7575 – Marilena
celebreirosubatuba@gmail.com

Apoio local: Pousada Recanto das Palmeiras / Design no Trópico / Papillon Buffet e Eventos / Rádio Gaivota FM / Ubatuba em Revista
Realização São Paulo - Múltipla Produção Cultural
Realização Ubatuba: OSC Celebreiros Ubatuba

A Celebreiros Ubatuba agora tem Twitter, siga-nos: http://twitter.com/celebreirosuba

Dia 16 de Agosto, a partir das 16hs, Celebração às Artes, no Pátio do Passeio Santa Fé. Traga sua arte e venha CELEBRAR conosco!!!(Fonte: OSC Celebreiros Ubatuba)

Prefeitura de Ubatuba cria o Calendário Ecológico Municipal

Ubatuba - Ubatuba terá o Calendário Ecológico Municipal, a partir de 2010. O projeto do prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, foi aprovado na sessão de Câmara da última terça-feira, 11. As ações ambientais ocorrerão de março a outubro, destacando datas como Dia Nacional da Mata Atlântica, em maio e Festival de Observação de Aves de Ubatuba, em outubro, entre outros. A criação do calendário, elaborado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, faz parte da política municipal voltada à preservação ambiental.
A secretária de Meio Ambiente do município, Cristiane Gil, avalia como importante essa regulamentação do calendário. “Esse calendário veio oficializar as ações que já desenvolvemos no município. As datas servirão como base para desenvolvermos ações de uma política municipal ambiental junto à população e as escolas de Ubatuba, despertando em todos a consciência ambiental”, disse a secretária.

Confira o calendário:

Março

Dia 21 – Dia Internacional da Floresta
Dia 22 – Dia Mundial da Água

Abril
Dia 22 – Dia da Terra

Maio
Dia 22 – Dia Internacional da Biodiversidade
Dia 27 – Dia Nacional da Mata Atlântica

Junho
Dia 31/05 ao Dia 05 – Semana Nacional do Meio Ambiente
Dia 05 – Dia Mundial do Meio Ambiente
Dia 08 – Dia Mundial dos Oceanos e Dia Mundial do Microlixo
Dia 17 – Dia Municipal da Contagem de Bem-te-vi (Pitangus Sulfuratus)

Setembro
Dia 16 – Dia Internacional para a Preservação de Desastres Naturais e Proteção da Camada de Ozônio
Dia 18 – Dia Mundial pela Limpeza do Litoral
Dia 19 – Dia Mundial pela Limpeza de Água
Dia 21 – Dia da Árvore
Dia 22 – Dia da Jornada na Cidade sem Meu Carro

Outubro
Dia 04 – Festival de Observação de Aves de Ubatuba e Dia Mundial do Tangará-Dançador (Chyroxiphia Caudata)
Dia 04 ao Dia 10 – Semana da Proteção à Fauna
Dia 05 – Dia da Ave
Dia 12 – Dia do Mar
Dia 15 – Dia do Educador Ambiental (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Organizadores recebem Moção pelo 1º Congresso Nacional de Educação

Ubatuba - A sessão de Câmara da última terça-feira, 11, foi especial para a Secretaria Municipal de Educação de Ubatuba. O vereador Mauro Barros concedeu uma Moção de Congratulação pela realização do 1º Congresso Nacional de Educação - que aconteceu entre os dias 28 e 31 de julho em Ubatuba - aos organizadores do evento: Secretaria de Educação e Grupo Educacional Uninter.
A entrega da Moção, que foi aprovada por unanimidade pelos vereadores presentes, foi concedida ao secretário de Educação, Arnaldo da Silva Alves e à sua assessora, Rozemara Cabral Mendes de Carvalho e também aos representantes do Grupo Educacional Uninter, Denise Paranhos, gestora do pólo presencial de Ubatuba, e aos diretores do Grupo, Prof. Dr. José Raimundo Facion e Prof. Dra. Shiderlene de Almeida.

Pela formação dos cidadãos do futuro
Durante a solenidade, o vereador Mauro Barros afirmou que o Congresso superou as expectativas quanto à qualidade dos profissionais envolvidos e das oficinas e palestras oferecidas aos professores da rede municipal de ensino de Ubatuba. Mauro ainda ressaltou o empenho da Secretaria Municipal de Educação e da Prefeitura, em viabilizar junto ao Grupo Educacional Uninter a realização de um evento dessa proporção.
Sobre a repercussão dos trabalhos realizados durante o evento, o vereador Mauro falou ainda sobre os muitos elogios que ouviu de professores e diretores da rede municipal, que trouxe nomes reconhecidos no meio educacional, como o psiquiatra Içami Tiba, o professor Dr. Lino de Macedo e o professor José Pacheco. “Espero que as mensagens passadas pelos doutores e mestres durante o evento, tenham servido para lapidar ainda mais os educadores de nossa cidade. E que este conhecimento seja aplicado nas salas de aula, pois é o trabalho desses profissionais que irá criar cidadãos melhores.”, finalizou o vereador.

Unanimidade
Os vereadores Claudinei Bastos Xavier, Adilson Lopes e o presidente da Câmara, Ricardo Cortes também parabenizaram a Secretaria de Educação e o Grupo Educacional Uninter pela iniciativa e pela excelência no trabalho apresentado durante todo o Congresso. O vereador Claudinei Bastos manifestou seu apoio para que a Secretaria de Educação continue investindo em seus profissionais, como foi visto neste Congresso. O vereador Adilson aproveitou o momento para parabenizar o prefeito Eduardo Cesar pela escolha certa das pessoas que dirigem atualmente a Secretaria Municipal de Educação. Já o presidente da Câmara, Ricardo Cortes parabenizou o secretário de Educação, Arnaldo Alves, pela “firmeza do seu trabalho que vem sendo realizado, mesmo com todas as dificuldades e as mudanças que ocorrem na educação.”

Reconhecimento
Após a entrega das Moções, o secretário de Educação, Arnaldo Alves, subiu à tribuna e agradeceu, muito emocionado, ao apoio que aquela casa manifestou desde o início para a realização do Congresso. “Apoiar uma iniciativa como essa e premiá-la com uma moção de congratulação significa que a Câmara entendeu a importância da construção intelectual, que vem norteando o trabalho da equipe da Secretaria de Educação durante esses anos.”
Arnaldo agradeceu também os esforços dispensados pela equipe da Secretaria, para que esse evento ocorresse, “ao prefeito Eduardo Cesar, por ter apoiado esse desafio e a todos os professores que merecem muito mais para poderem continuar realizando o grande trabalho que acontece nas escolas municipais de Ubatuba.”, e para finalizar agradeceu ao Grupo Educacional Uninter e a Wilson Picler, presidente do Grupo que não mediu esforços para que Ubatuba recebesse esse Congresso.
Para finalizar esse momento solene, o Prof. Dr. José Raimundo Facion também subiu à tribuna e não apenas agradeceu pelo apoio incondicional recebido em Ubatuba, como revelou que apesar do Grupo Educacional Uninter realizar eventos parecidos como esse em várias cidades do país, Ubatuba superou todas as melhores expectativas, com a participação de aproximadamente 900 professores da rede municipal e outros 200 das redes particular e estadual, e ainda de outros municípios.
Ainda segundo o Dr. Facion, “o resultado foi tão bom, que já estamos planejando um segundo Congresso para o ano de 2010, ainda melhor do que esse que acabou de acontecer, e por isso, não apenas agradecemos a homenagem como já pedimos o apoio desta casa para a realização deste novo evento.”, finalizando assim sua fala.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Cine Porto - 3833 -2066
Semana de 14/8 a 20/8 de 2009

Harry Potter e o Enigma do Príncipe
Ação!!!! Dublado!!!!
Ás 21:00hs

A Propósta.
Comédia Romantica !!!!com Sandra Bullock!!!!
Ás 17:00hs e 19:00hs

Toda 4ª feira,"4ªfeira maluca"
Todos pagam R$ 4,00

Nosso site : www.cinemasdolitoral.com.br
 


Clique para acessar o site

Em algum lugar do passado

Ubatuba - Releitura da musica tema do filme "Em algum lugar do passado" com imagens de Luiz Tolosa e edição e Emilio Campi:


 

Poesia Topo

Anuncie

-

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

-

HUMOR

Nossos Comerciais!

Um dia na S.O.S. Cão Caraguá


Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Praia do Sapé  © Luciano Cancelier

Praia do Sapé
© Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editora: Emiliane Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor