Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 14 de Agosto de 2009 - Nº 2122 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região
-

Caraguatatuba
Baduca faz questionamento ao PAT
Vereadora Vilma quer melhorias no Porto Novo
Vereadores da Saúde visitam Santa Casa
Neto Bota tem audiência com líder do governador em busca do Hospital Regional
Aurimar consegue isenção da Taxa de Jazigo
Baduca Filho consegue Pró-Labore
Omar Kazon solicita melhor funcionamento de UBSs na zona Sul e Norte
Diocese Realiza Pró-vocação no Proximo Final de Semana
Diretores voltam à escola para aprender gestão

Ilhabela
2ª etapa do Circuito Ilhabela de Truco será neste domingo
Biblioteca promove a VI Semana do Folclore a partir da próxima segunda em Ilhabela
Inscrições para o XXXII Salão de Artes Plásticas Waldemar Belisário terminam nesta segunda
Prefeitura de Ilhabela faz entrega de prêmios para estagiários destaques
Ilhabela participa de feira de turismo em Brasília
Programação “Ilhabela é pra valer” será aberta na próxima semana com regata e espetáculo cultural
Secretaria de Esportes de Ilhabela participa do Sports Business em São Paulo
Frente Parlamentar pede apoio a líder do Governo na Assembleia para Hospital Regional

São Sebastião
Sectur e Comtur participam de discussão sobre turismo sustentável no LN
Prorrogadas as inscrições para a I Copa Sebastianense de Futebol
Associação Cultural Areia Canta realiza 7º Batizado de Capoeira em Juquehy
Cruzeiros em São Sebastião
Secretário dos Transportes estudará projeto sobre construção de portais em São Sebastião

Ubatuba
Cursos Fundart
Aciu informa: Vagas de Emprego
Comissão de Valores Imobiliários
Prorrogado período de matrículas para a EJA
Prefeitura de Ubatuba desmonta “ferro-velho” pela terceira vez
Escola Municipal Marina Salete realizará II Mini Olimpíadas
Projetos sobre Educação Fiscal serão desenvolvidos por escolas em Ubatuba
Aulas em escolas municipais de Ubatuba retornam na próxima segunda-feira, 17

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Baduca faz questionamento ao PAT

Caraguatatuba - Atender as necessidades da população de Caraguatatuba é um esforço rotineiro do vereador Cristian Alves de Godói (Baduca Filho), do PDT. Na luta pelo que é justo, o parlamentar fez uma série de questionamento ao PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador.
Por meio de requerimento, Baduca Filho solicita respostas como a de que se existe algum regulamento que disciplina os trabalhos desenvolvidos no âmbito do posto de atendimento.
O vereador também busca informações mais detalhadas sobre como é feito o cadastro. “Gostaria de saber, se tanto o candidato a uma vaga de emprego, como de empresas empregadoras, se obedecem a uma ordem de chegada”, questionou Baduca, que também quer informações referentes ao critério utilizado para o preenchimento das vagas oferecidas.
O parlamentar apresentou mais questionamentos. “Existe no PAT algum funcionário responsável pela entrevista e descrição das características e perfil dos candidatos à vaga de emprego? Tem alguma exigência característica para que a empresa empregadora seja cadastrada no programa?”, prosseguiu perguntando em sua propositura.
Baduca Filho também solicita saber se os funcionários responsáveis pela execução dos trabalhos no PAT são todos da municipalidade ou se há a participação de servidores do Estado.
Por fim, o vereador pergunta quantas vagas foram preenchidas pelos candidatos inscritos no programa no primeiro semestre deste ano. “Temos que estar atento a todas essas questões. É obrigação das autoridades de nossa cidade defender o interesse de nossa população. Seguirei fazendo isso”, afirmou Baduca.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Vereadora Vilma quer melhorias no Porto Novo

Caraguatatuba - Para atendimento aos munícipes, a parlamentar abriu na última semana um escritório no Travessão
Sempre em busca do melhor para Caraguá, Vilma Teixeira de Oliveira Santos fez diversos pedidos, visando o bem da cidade e dos moradores do bairro do Porto Novo. Urbanização, iluminação, construções, entre outros, estão na pauta da parlamentar.
Um muro de contenção na Avenida Marginal Esquerda do Rio Juqueriquerê está sendo cobrado por Vilma, preocupada com o calçamento da rua, que está comprometido, já que com as constantes chuvas, a encosta do rio está cedendo.
Por meio de requerimento, a parlamentar solicita a urbanização da Praça Santa Edwirges. O objetivo do pedido, segundo a vereadora, é preservar o hábito interiorano de Caraguá. Plantios de árvores, flores e colocação de bancos são desejos da vereadora para o local. O pedido já foi encaminhado a Secretaria de Urbanismo.
A Praça São Paulo, no Jardim Porto Novo, também despertou a atenção de Vilma, que quer a pavimentação, urbanização e iluminação do local. “Espero providências em relação a esse meu pedido, pois a comunidade e os veranistas solicitam essas benfeitorias. O local atualmente está em péssimo estado de conservação, alagando quando temos chuva e isso incomoda aqueles que possuem casas na redondeza”, revelou a vereadora.
Ainda no Porto Novo, Vilma luta pela construção de um CIASE no bairro. “Temos que ressaltar que o Centro Esportivo mais próximo fica no bairro do Travessão, ou seja, os moradores do Porto Novo precisam se deslocar até o bairro vizinho para a prática de esportes, que temos sempre que incentivar”, justificou Vilma.
Preocupada com as necessidades dos caraguatatubenses, a vereadora que trabalha em seu primeiro mandato inaugurou na última semana seu escritório no Travessão para atender os munícipes.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Vereadores da Saúde visitam Santa Casa

Caraguatatuba - A Comissão de Assuntos Relevantes da Saúde da Câmara Municipal de Caraguatatuba, visitou na manhã de hoje – 12 de agosto – quarta-feira, as dependências da Casa de Saúde Stella Maris. Os “Vereadores da Saúde”, como estão sendo chamados nas ruas, perceberam melhorias e receberam lista com solicitações e prioridades.
Estiveram presentes pela Comissão os Vereadores Aurimar Mansano (PTB) – Presidente; Agostinho Lobo de Oliveira – Lobinho (PSDB) – Relator e Vilma Teixeira de Oliveira Santos – Vilma do Posto (PSDB) – Membro, além da equipe de apoio da Câmara Municipal.
Os Vereadores da Saúde foram recebidos pelo Diretor Técnico e Vice-Diretor do Corpo Clínico, Hélio Batista, além da Psicóloga Janelee Oliveira, a vice-diretora Rosemary e a Diretora Geral da Santa Casa na cidade Irmã Maria Silva.
Durante o encontro tanto os Vereadores da Saúde como a Direção da Santa Casa puderam esboçar suas solicitações, orientações e reclamações, buscando um entendimento comum para os mais variados problemas do seu dia-a-dia.
Para a Irmã Maria Sílvia, Diretora da Santa Casa, mesmo a cidade não tendo e lutando para ter, ela considera a Santa Casa como o Hospital Regional, pela sua posição e importância em Caraguatatuba e no Litoral Norte.
A Diretora da Santa Casa achou muito boa a visita. “Acho muito bom que os Vereadores venham nos visitar, ao invés de ficarem nos malhando sem saber”, disse. A religiosa acha que estes problemas acontecem devido a atual situação da Saúde na região. “Somos a linha de frente da Saúde no Litoral Norte. Fazemos cirurgias de alta complexidade, num sistema ainda desestruturado, frisou.
Segundo o Diretor Técnico, Dr. Hélio Batista a Santa Casa realiza cerca de 200 cirurgias eletivas e 250 cirurgias de emergência mensalmente e tendo como base estes números, quer saber do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) quais são seus números mensais e limites para atendimento e tratamento.
Para o Presidente da Comissão um jogo de xadrez está sendo montado. “Cada visita que fazemos, cada informação que obtemos, cada resultado que conseguimos é mais uma peça de um jogo de xadrez, onde o objetivo final é o de vencer os problemas da Saúde”, disse Aurimar Mansano.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Neto Bota tem audiência com líder do governador em busca do Hospital Regional
Vereador também quer trazer a Carreta da Saúde ao município

Caraguatatuba - O diretor regional da frente parlamentar do Litoral Norte de São Paulo, José Mendes de Souza Neto (Neto Bota), se reunirá na tarde desta quarta-feira com o deputado estadual do PSDB Vaz de Lima, na Assembléia Legislativa.
Em pauta, segundo o vereador, estará a construção de um Hospital Regional no município, que beneficiaria todo o Litoral. A escolha da Frente Parlamentar por Caraguá, se dá pelo fato da cidade ser a mais centralizada das quatro (Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela).
Sempre trabalhando pela política pública, Neto Bota está confiante em contar com o apoio do deputado e líder do governador José Serra. “O Vaz de Lima se mostrou totalmente solidário a esta causa, e com sua influência nos ajudará nessa grande conquista para a região”, comentou o vereador, que contou com a ajuda de vice-coordenador regional Ortiz Junior, que intermediou o contato com o parlamentar.

Carreta da Saúde
Neto Bota, vereador do PSDB, aproveitará a audiência para tentar trazer a Carreta da Saúde ao município, e lembrou de sua conquista no primeiro semestre, quando centenas de pessoas foram se consultar na Carreta do Câncer.
De acordo com o parlamentar, especialidades como, oftalmologia, cardiologia e mamografia fazem parte da carreta e contribuirá para a saúde da população.
“Já fizemos três reuniões com o grupo que administra a Carreta da Saúde. Temos também o consentimento do prefeito Antonio Carlos. Tudo conspira para que mais uma vez, possamos trazer algo de muito bom para Caraguá”, disse.

Luto
O vereador Neto Bota manda um abraço respeitoso a senhora Gema Trombini e toda a família do ex-prefeito José Sidney Trombini, que com dignidade e respeito, contribuiu para o desenvolvimento dessa cidade.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Aurimar consegue isenção da Taxa de Jazigo

Caraguatatuba - O Vereador Aurimar Mansano (PTB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, aprovou Projeto de Lei de sua autoria na Sessão Ordinária de 11 de agosto, autorizando o Executivo a isentar os contribuintes da taxa de manutenção de jazigo do Cemitério Municipal. A isenção obedecerá alguns requisitos propostos pelo Parlamentar no texto do projeto.
A Taxa de Manutenção de Jazigo é uma idéia do Executivo, colocada em prática desde 1997, como forma de angariar maiores verbas para a manutenção diária do Cemitério Municipal localizado no bairro do Indaiá. A Taxa é cobrada de todos os proprietários de campas ou terrenos eternos no Cemitério Municipal de forma anual, não sendo válido para aqueles que fazem uso temporário do local.
Para o Vereador Aurimar Mansano (PTB) a cobrança de certas taxas destrói o orçamento mensal do trabalhador brasileiro e a união de todas as taxas, tributos e impostos é a ruína da classe média nacional, que na maioria das vezes, torna-se inadimplente, devido a falta de pagamento.
Para o Parlamentar, assim como conseguiu extinguir a Taxa do Lixo, a Taxa de Manutenção de Jazigo do Cemitério Municipal é outro valor que afeta consideravelmente o bolso do mais carente, necessitando ser reduzida ou de preferência, isenta entre as camadas mais baixas da população.
A proposta de isenção, feita por Aurimar, está diretamente vinculada aos que recebem de forma comprovada e tenham renda familiar de até 3 (três) salários mínimos, são eleitores em Caraguatatuba e moram no município há pelo menos 3 (três) anos. O Vereador espera com isso beneficiar boa parte da população local.
O Vereador espera com isso dar maior sustentação financeira as famílias de baixa renda. “Apoiar com ações políticas as famílias carentes, que recebem pouco e podem se beneficiar é um dos mais louváveis atos que um Agente Político deve fazer para melhorar a qualidade de vida de seu povo”, frisou.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Baduca Filho consegue Pró-Labore

Caraguatatuba - O Vereador Cristian Alves de Godoi – Baduca Filho (PDT), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, atual 2º Secretário da Mesa Diretora para o Biênio 2009/2011 confirmou que os Policiais Militares receberão o tão esperado Pró-Labore no próximo ano. A confirmação foi dada pelo Prefeito em exercício Antonio Carlos da Silva Júnior (PSDB).
A cidade de Caraguatatuba, bem como o Litoral Norte como um todo, já foram incluídos na lista das cidades mais perigosas pela Secretaria Estadual da Segurança Pública. Dentre as várias razões para figurar nesta lista está a falta de efetivo na Polícia Militar. Uma das formas de resolver a falta de efetivo, visto que o comando da PM não abre concurso regional e não transfere o número correto de policiais para a segurança de nossa cidade é o de fazer o que outros municípios tem feito. O pagamento de um Pró-Labore aos policiais.
Com este pagamento o policial ganha um incentivo maior para permanecer na cidade e trabalhar com mais afinco, beneficiando a população local, turistas e veranistas.
O Vereador Baduca Filho conseguiu a confirmação através do Prefeito em exercício, Antonio Carlos da Silva Júnior (PSDB) e do Procurador Municipal, Dr. Luis Gustavo Matos de Oliveira que irá colocar o valor correspondente no Orçamento para 2010.
Com este benefício espera-se um aumento de 15 a 25% no tamanho do efetivo, para que dentro de alguns anos este número possa dobrar, estendendo-se aos policiais civis, bombeiros e salva-vidas.
Baduca Filho sente-se honrado com mais esta conquista. “Trazer um benefício legítimo a uma categoria é um grande feito, agora, trazer um benefício, que beneficia uma categoria e toda uma cidade por conseqüência, é realmente algo memorável. Estou muito feliz com isso”, exclama o Vereador.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Omar Kazon solicita melhor funcionamento de UBSs na zona Sul e Norte

Caraguatatuba - O vereador Omar Kazon, do PR, elaborou um requerimento na Câmara Municipal, em que requer ao Executivo, informações e providências quanto o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde dos bairros do Porto Novo, na região Sul e do Massaguaçu, na região Norte de Caraguatatuba.
Atual presidente do Legislativo, Omar Kazon relembra que após cobranças da comunidade e de solicitações feitas pela casa de leis, foi construída na UBS do Porto Novo uma sala destinada à realização de pequenas cirurgias. “Infelizmente esse ganho, que iria beneficiar os munícipes, que muitas vezes enfrentam filas de espera, aguardam longas datas para fazerem suas cirurgias, ainda não está sendo usado, não tem nenhum equipamento ou aparelho necessário”, alertou o parlamentar.
Omar Kazon também ressaltou a não continuidade no projeto que aumentava o horário de trabalho das UBSs do Porto Novo e Massaguaçu para às 22h, além de melhorar o andamento dos postos, com atendimentos de urgência, como: raio x, fratura mobilizada com gesso e serviço de ambulância para transporte de pacientes.
“Infelizmente, tal iniciativa teve um curto prazo de duração, pois logo as UBSs pararam de realizar os atendimentos até às 22h”, lamentou o vereador, que falou dos planos para as unidades de saúde.
“Nossa intenção é transformar as duas UBSs em pequenos prontos socorros, com pronto atendimento para pequenas cirurgias e pequenas fraturas. Além disso, queremos ambulâncias de plantão no local”, diz.
“Cabe ressaltar que, o investimento feito com a ampliação do pronto socorro e da Santa Casa não resolve o problema da população da zona Sul e Norte, pois 30 km de distância é muito para quem precisa ser atendido com urgência, sem contar nos gastos com transporte”.
“Quero ressaltar que acredito e confio muito nessa administração e sei que atitudes que beneficiam Caraguá já estão sendo tomadas. Caraguá continuará crescendo cada vez mais”, finalizou.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Diocese Realiza Pró-vocação no Proximo Final de Semana

Caraguatatuba - Vem aí um dos mais tradicionais e alegres eventos da Diocese de Caraguatatuba.
O Pró-Vocação deste ano pretende reunir um número significativo de participantes.
Além de celebrar o mês vocacional comemora a sua 10ª edição com os 10 anos de da Diocese. Um evento dedicado a família organizado pelo Serviço de Animação Vocacional com o apoio das Pastorais do Esporte, Comunicação, Familiar e CRB
Local: Praça Ton Ferreira - Caraguatatuba

Programação
Dia 22 às 13h Cerimônia de Abertura
14h30 Início das atividades esportivas, apresentações culturais e feira vocacional
18h Shows musicais

Dia 23 às 9h30 Missa presidida por Dom Altieri
11h30 início das atividades esportivas e culturais
14h30 início do Festival de Dança e Música
16h30 premiação e encerramento. (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

Diretores voltam à escola para aprender gestão

Caraguatatuba - Após o prolongado recesso escolar, não só os estudantes da rede voltam às aulas. Nessa quinta-feira (13), os 24 diretores das escolas municipais de Caraguá ocuparam os bancos da sala de aula para o curso de pós-graduação Gestão Para o Sucesso Escolar. A aula inaugural foi no centro de capacitação Carlos Drummond de Andrade, no prédio da secretaria de Educação. Também participam do curso os diretores da rede estadual de todo o Litoral Norte e da rede municipal das vizinhas Ilhabela e São Sebastião.
A pós, na modalidade lato sensu, é certificada pela Universidade Anhembi-Morumbi e reconhecida pelo Ministério da Educação. O curso, à distância e com seis encontros presenciais, tem duração de 11 meses, totalizando 390 horas. A atividade é oferecido gratuitamente aos profissionais pela Fundação Lemann, em parceria com a Diretoria Regional de Ensino e com as secretarias de Educação dos municípios envolvidos.
Criada em 2003, a pós já especializou cerca de 900 gestores nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Tocantins Ceará e Minas Gerais. O objetivo é melhorar o desempenho dos alunos. “Ao final do curso, os diretores terão que apresentar uma monografia que, nada mais é que um plano prático de intervenção em suas escolas”, explicou o representante da Fundação Lemann, André Capela.
O prefeito em exercício, Antonio Carlos Jr., esteve presente na aula inaugural. Ele conta que sempre ouviu seu pai falar com entusiasmo sobre os assuntos relacionados à educação e que, talvez por isso, tenha o mesmo carinho com a área. “Vejo vocês com muito respeito, pois acredito fielmente que um país se faz com homens e livros”, afirmou.
A Fundação Lemann acredita que promover a qualidade da educação brasileira é a única maneira de construir um ambiente mais produtivo e mais feliz. Estimulando o aperfeiçoamento da gestão escolar, a Fundação espera contribuir efetivamente para a melhoria da qualidade de ensino. Em atividade desde o ano de 2002, financia projetos de instituições parceiras e desenvolve os seus próprios, todos na área de educação pública.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

2ª etapa do Circuito Ilhabela de Truco será neste domingo

Ilhabela - A 2ª etapa do Circuito Ilhabela de Truco será neste domIngo (16/8), na quadra de malha, na Barra Velha. Na última etapa, mais de 17 duplas participaram do circuito promovido pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (Selar).
As inscrições para o evento podem ser feitas no local e assim como na primeira etapa reúne os melhores jogadores de truco da cidade, que se enfrentarão por eliminatórias. A cada etapa, os quatro primeiros colocados recebem medalhas de premiação. Na última etapa, o vencedor do circuito, além do troféu de campeão do ano, representará o município no Campeonato Estadual de Truco, em novembro, com direito a hospedagem, transporte e alimentação. Ao final do circuito, a primeira, segunda e terceira dupla receberão cestas básicas e troféus.
A competição de truco faz parte de uma série de circuitos que a Selar realiza para movimentar o cenário esportivo da cidade nas suas mais diversas modalidades. “Em setembro será dado início aos circuitos de xadrez e dama, visando atender às mais diversas formas de lazer e recreação”, finalizou Luiz Lobo.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas na Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação que fica na Av. Bartolomeu de Gusmão, 140 – Pequeá ou pelo telefone 12 3896 1765 / 12 3896 6737.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Biblioteca promove a VI Semana do Folclore a partir da próxima segunda em Ilhabela


Ilhabela - A VI Semana do Folclore, promovida pela Biblioteca Pública Municipal de Ilhabela, começa na próxima segunda-feira (17/8) e contará com uma programação repleta de atividades. O objetivo do evento é retratar o cotidiano das famílias caiçaras das comunidades tradicionais de Ilhabela. A realização da exposição “Tradição Caiçara” é o resultado de uma parceria entre a Biblioteca Pública Municipal e a Secretaria Municipal da Educação de Ilhabela.
Coordenada pelo professor Adriano Leite, a exposição será aberta oficialmente na segunda, às 10h, e trará um acervo de fotos e objetos típicos da cultura caiçara. Nos dias 18, 19 e 21 de agosto, sempre às 10h, a “Hora do Conto” trará diversas histórias e lendas caiçaras contadas Professor Adriano, na Biblioteca, na Vila.
No dia 20, quinta-feira, das 9h30 às 10h30 e das 14h às 15h, o Núcleo Caboclinhas da Secretaria do Estado da Cultura apresentará o “Caldeirão de Poemas”, com textos da poetisa Tatiana Belinky, como parte do projeto “Viagem Literária”, no Galpão das Artes – que fica na Rua da Cocaia, 720 – Cocaia.

Confira a programação:

17 de agosto

10h: Abertura da Exposição: “Tradição Caiçara”
Local: Biblioteca Pública Municipal
Rua Dr. Carvalho, 234 - Vila

18, 19 e 21 de agosto
10h: “Hora do Conto” (Histórias e lendas caiçaras, contadas pelo Professor Adriano Leite)
Local: Biblioteca Pública Municipal

20 de agosto
Das 9h30 às 10h30 e das 14h às 15h
“Caldeirão de Poemas”, de Tatiana Belinky, com o Núcleo Caboclinhas da Secretaria do Estado da Cultura – Projeto Viagem Literária
Local: Galpão das Artes
Rua da Cocaia, 720 - Cocaia(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Inscrições para o XXXII Salão de Artes Plásticas Waldemar Belisário terminam nesta segunda

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela encerra na próxima segunda-feira (17/8) as inscrições para o XXXII Salão de Artes Plásticas Waldemar Belisário. O evento é realizado por meio da Secretaria da Cultura, e da Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela).
A exposição das obras dos artistas plásticos participantes acontece entre 31 de agosto e 30 de setembro, no prédio do Parque Estadual de Ilhabela, na Vila. O evento faz parte da programação do Aniversário da Cidade, comemorado no dia 3 de setembro.
Os interessados podem se inscrever com obras em diversas categorias: pintura (acadêmica e contemporânea), escultura, desenho, aquarela e fotografia.
A inscrição para o Salão deverá ser feita na Secretaria da Cultura, à Rua Dr. Carvalho, 80, na Vila, em horário comercial.
O troféu Waldemar Belisário é único e vai para a melhor obra do salão, independente da categoria, sendo que o prêmio será determinado e tornado público pela Comissão Organizadora, no dia da abertura do Salão.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura de Ilhabela faz entrega de prêmios para estagiários destaques

Ilhabela - Os estagiários de Ilhabela participaram nesta quinta-feira (13/08) de uma capacitação promovida pelo CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), em parceria com a Prefeitura de Ilhabela. Os destaques foram premiados como forma de reconhecimento e incentivo.
Os 75 estudantes de ensino médio e superior foram divididos em turmas no período da manhã e tarde, na sede da Secretaria de Turismo. Eles assistiram uma palestra com o tema “Gestão e tempo” que foi ministrada pela assistente de estágio do CIEE, Vanderléia Ronconi.
O encontro foi marcado pelas atividades em grupo, que além de servir como interação também incentivaram os estagiários a encontrarem soluções de problemas em conjunto.
O secretário de Administração ao final da capacitação fez a entrega dos prêmios e de certificados. A escolha dos melhores estagiários da Prefeitura foi realizada com base em uma avaliação dos diretores e secretários das respectivas pastas em que cada umdeles trabalha. Os estagiários receberam prêmios como relógio, celular, pen drive, fone de ouvido, sandálias, porta CD e passeios de escuna, doados pelas empresas Léo Calçados, Tuki Informática, Colégio Objetivo e Faculdades São Sebastião (FASS), Convergência Informática, Boa Vista Informática, Secretaria de Cultura, Dr. Alexandre, Terra e Mar, e Ilha Adventure Turismo.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Ilhabela participa de feira de turismo em Brasília

Ilhabela - O município de Ilhabela esteve presente na 17ª Centro Oeste Tur, feira de turismo realizada no último dia 6 de agosto, em Brasília (DF). Representando a cidade, a coordenadora de eventos da Secretaria de Turismo e Fomento, Eunice Bourroul.
“É um dos principais eventos profissionais da região direcionado exclusivamente aos agentes de viagem e órgãos oficiais de turismo. Tem como objetivo integrar expositores e agentes, melhorando as relações e as vendas, proporcionando oportunidades de negócios com bases sólidas para a formação profissional do turismo, explorando o público potencial da região Centro-Oeste, levando até ele, através do agente de viagem, o melhor da próxima temporada em turismo nacional e internacional”, explica Eunice.
A edição de 2009 contou com a presença de 400 expositores e 900 agentes de viagem do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Distrito Federal, Goiás e Triângulo Mineiro, consolidando o crescente sucesso do salão e ratificando sua posição de maior evento profissional de turismo da região, com aprovação de 93% dos expositores e 95% dos agentes de viagem.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Programação “Ilhabela é pra valer” será aberta na próxima semana com regata e espetáculo cultural

Ilhabela - A programação da campanha “Ilhabela é pra valer”, uma parceria entre a Prefeitura e a iniciativa privada, será aberta no próximo dia 22 de julho, às 11h, com a 2ª Etapa do Circuito Ilhabela de Monotipos, na praia do Pequeá. No mesmo dia, a partir das 16h, a cidade recebe o espetáculo “Filho das Águas”, que faz parte do Circuito Cultural Paulista, da Secretaria de Estado da Cultura.
A idéia é movimentar a cidade na baixa temporada com gastronomia, esporte, cultura, shows musicais e exposições. Além disso, no período de 21 de agosto e 18 de outubro, o município terá tarifas diferenciadas em hospedagem, restaurante e passeios, numa parceria com Associação Comercial, Associação de Hotéis e Pousadas e prestadores de serviço. “É um projeto pioneiro e tem tudo para dar certo, pois poder público e iniciativa privada estão unidos para movimentar nossa cidade e estimular a vocação turística neste período de baixa temporada”, explica o chefe de Gabinete, Julio Cezar De Tullio.
Os descontos em relação à alta temporada foram definidos da seguinte maneira: hospedagem (40% a 50% de desconto), restaurante (12%) e passeios (10%). Os estabelecimentos participantes estarão identificados pelo selo "Ilhabela é pra valer".
Nesta terça-feira (18/8), os postos de combustíveis de Ilhabela abrem a temporada de preços especiais. Os postos oferecerão desconto de 5% na gasolina e 10% no álcool toda terça durante 60 dias, atendendo a um pedido da Prefeitura para aderirem à campanha.
Segundo a secretária de Turismo e Fomento, Maria Inez Ferreira, a expectativa é movimentar a economia local e fortalecer o principal gerador de empregos do município: o turismo.
A comemoração dos 204 anos de emancipação político-administrativa de Ilhabela (3 de setembro) também estará inserida na programação. Moradores e turistas terão diversas opções de entretenimento e lazer durante aproximadamente 60 dias.
No dia 29 de agosto será aberto o 14º Festival do Camarão e Gastronômico. A programação será divulgada semanalmente com os eventos dos finais de semana e estará no site ( www.ilhabela.sp.gov.br ).

Programação

22 de agosto (sábado)

11h - 2ª Etapa do Circuito Ilhabela de Monotipo (Centro de Regatas - Pequeá)
16h - Circuito Cultural Paulista com a peça teatral “Filho das Águas” (Galpão das Artes - Cocaia)
17h30 – Circuito Cultural Paulista - Workshop sobre Cultura Caipira Paulista (Galpão das Artes - Cocaia)

28 de agosto (sexta)
9h - Agita Galera (Escolas Municipais)
17h - Lançamento Livro sobre a África (Secretaria de Turismo – Barra Velha)

29 de agosto (sábado)
11h – Largada da Regata Santos-Ilhabela (Santos/SP)
20h – Abertura do 14ª Festival do Camarão (Vila) De 29/8 a 7/9
21h - Miss Ilhabela 2009 (Esporte Clube)(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Secretaria de Esportes de Ilhabela participa do Sports Business em São Paulo

Ilhabela - Representantes da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação de Ilhabela (Selar) participaram na última quarta-feira (12/08) do Sports Business, evento nacional de capacitação para gestores públicos e privados, no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo. A cidade esteve representada pelo diretor de Esportes, Flávio Cesar da Silva, e a chefe de Promoção de Eventos, Beatriz Bello, que acompanharam a palestra sobre “A Intersetorialidade nos projetos de esporte e lazer sócio-educativos”, com Sheila dos Santos Silva, da Secretaria de Esportes da Prefeitura de São Paulo. Em seguida estiveram na palestra sobre “Esporte de Alto Rendimento”, com a ex-jogadora de basquete da Seleção Brasileira, Maria Paula Silva, a “Magic Paula”, que atualmente integra o quadro de profissionais da Secretaria de Esportes de São Paulo.
Finalizando as atividades do dia, os representantes da Selar assistiram à palestra sobre “Esportes Radicais e Virada Esportiva”, com Thiago Lobo. “Foi uma experiência muito boa, principalmente para conhecer novos projetos e acrescentar idéias e sugestões para os projetos esportivos que temos na Selar”, declarou o diretor de Esportes, Flávio César.
Para Beatriz Bello, a experiência foi muito produtiva, pois além das palestras, o contato com representantes dos Governos Estadual e Federal possibilita a busca de parcerias para os projetos da Prefeitura de Ilhabela no âmbito esportivo.
O secretário de Esportes, Lazer e Recreação, Luiz Lobo, não participou da abertura do Congresso, pois acompanhava o prefeito Toninho Colucci (PPS) no encontro com o ministro dos Esportes, Orlando Silva, em Guarulhos. Eles reivindicaram verbas para a construção de um Complexo Esportivo em Ilhabela.
O secretário dará seqüência à participação de Ilhabela na Sports Bussines nas palestras desta quinta e sexta-feira (13 e 14/08). (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Drops: Indicações Sessão 10/8
Confira as principais indicações apresentadas pelos vereadores de Ilhabela na sessão ordinária da última segunda-feira (10/8):

Ilhabela - Realização de melhorias: O vereador Jadiel Vieira, Keko (PTB), solicita ao Executivo a realização de melhorias na Rua Jaguatirica, bairro São Pedro, região sul de Ilhabela. Em justificativa, as precárias condições de tráfego em que a rua se encontra. Segundo Keko, a solicitação objetiva possibilitar melhores condições aos condutores que utilizam a via e evitar possíveis acidentes com pedestres.
Guard-rail: O vereador Roberto Timbada (PDT), solicita ao Executivo a colocação de guard-rail na ponte localizada próximo à quadra do bairro Borrifos. Em justificativa, Timbada afirma que a ponte encontra-se sem proteção, o que pode acarretar em acidentes.
Linha com micro-ônibus: O vereador Carlos Alberto, Carlinhos (PMDB), solicita ao Executivo que verifique junto à empresa Auto Viação, a possibilidade de ser criada uma linha com micro-ônibus que atenda aos moradores do Morro dos Mineiros, nos bairros Itaquanduba e Engenho D’água I e II. Em justificativa, o vereador afirma que os moradores cobram esta reivindicação há anos.
Praça com estacionamento: O vereador Carlinhos, indica ao Executivo a necessidade da construção de uma praça com estacionamento em frente à Câmara Municipal. Em justificativa, o parlamentar afirma que o local encontra-se como depósito de lixo. “A construção de uma praça tiraria o odor provocado e ajudaria a melhorar o fluxo dos carros”, finaliza.
Convênios com Senai e Senac: O vereador Carlinhos, solicita ao Executivo que determine à secretaria de Educação a necessidade de novos convênios com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), a fim de oferecer formação aos jovens de Ilhabela. “Cada dia mais os jovens ficam sem opções no mercado de trabalho em busca de uma profissão, e isso é vital principalmente para aqueles que buscam o primeiro emprego”, justifica Carlinhos.
Pavimentação: Também de autoria do vereador Carlinhos, solicita ao Executivo a pavimentação da Rua Chico Gravi, bairro Green Park, e trecho da Avenida Brigadeiro Faria Lima, bairro Água Branca. Como justificativa, o vereador apresenta os diversos transtornos às pessoas que necessitam passar pelas vias. Estiveram presentes na sessão ordinária, moradores dos referidos bairros, e o vereador Carlinhos mostrou fotos da precariedade dos locais.
Praça em terreno público: O vereador Erick Pinna (PR), solicita ao Executivo a construção de uma praça em terreno público localizado no bairro Água Branca. Em justificativa, o vereador afirma ter sido cobrado pelos moradores, pois o terreno está gerando a proliferação de ratos e outros bichos. “Além disso, há também a falta de iluminação que propicia a circulação de pessoas estranhas, com atitudes suspeitas, deste modo, a praça sanará todos os problemas”, diz Erick.
Redutores de velocidade: o vereador Marcelo Santos (PPS), indica ao Executivo a instalação redutores de velocidade na Avenida Brasil, em frente à Ilha das Cabras. Em justificativa, a única via que dá acesso à região sul do município, que coloca em risco de acidentes as pessoas que transitam pelo local.(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Frente Parlamentar pede apoio a líder do Governo na Assembleia para Hospital Regional

Ilhabela - Cinco membros da diretoria da Frepap-LN (Frente Parlamentar do Litoral Norte Paulista), formada por vereadores das quatro cidades, estiveram na Assembleia Legislativa, na Capital, na última quarta-feira (12/8), para reunião com o deputado Vaz de Lima (PSDB), líder do Governo na Assembleia. O assunto foi o Hospital Regional, mais precisamente, a solicitação, por intermédio do parlamentar, de uma reunião com a Secretaria de Estado da Saúde, para mostrar a necessidade da implantação de uma referência para as quatro cidades, já que atualmente todos recorrem a Taubaté.
O encontro foi agendado pelo vereador Neto Bota, diretor regional de Caraguatatuba e contou com a presença dos também diretores Marcelo Santos (Ilhabela), Claudinei Xavier (Ubatuba) e Ernane Primazzi, o Ernaninho (São Sebastião), além do presidente Valdir Veríssimo. Participou ainda, o vice-coordenador regional do PSDB, Ortiz Junior.
O presidente da Frepap-LN fez um breve relato da realidade litorânea, citando os investimentos anunciados para a região, como ampliação do porto e instalação da Base de Gás, o que, consequentemente traz crescimento populacional e diversos problemas, entre os mais agravantes, a saúde.
Nesse sentido, Claudinei Xavier falou ao deputado sobre a estimativa populacional do Litoral, que hoje beira os 400 mil habitantes, número que triplica em época de temporada, e aliado aos leitos de UTI disponíveis para as 39 cidades que compõem a Diretoria Regional de Saúde, é “praticamente nada”, sendo de extrema importância um Hospital Regional para a região, que também atenderia as vizinhas Paraibuna, Pouso Alto e até mesmo Parati, dado a prática freqüente do atendimento a pacientes oriundos desses municípios em Caraguá e Ubatuba.
Ernane Primazzi e Marcelo Santos reforçaram a união e força das quatro cidades para a conquista do Hospital, tendo inclusive áreas pré-destinadas para a construção. O vereador Neto Bota ressaltou que há ainda a possibilidade de parcerias público-privadas, citando o interesse de três empresas em investir no empreendimento. “A nossa principal dificuldade é a autorização do Estado para implementar o Hospital Regional”.
Vaz de Lima parabenizou a iniciativa dos vereadores, orientando os presentes a reunirem dados técnicos dos quatro municípios para embasar o pedido à Secretaria de Estado da Saúde. O deputado se dispôs a agendar uma reunião com o Secretário de Estado, para que de posse dessas informações, que devem ser compiladas já na próxima reunião da Frepap-LN, no dia 26/8 em Ubatuba, os quatro prefeitos e a diretoria da Frente possam reivindicar o Hospital para a região.
O diretor regional Marcelo Santos, avaliou o encontro como extremamente positivo, já que foi dado o primeiro passo em busca do objetivo. “Há um sábio ditado que diz: Nem todos que tentaram conseguiram, mas todos aqueles que conseguiram, um dia tentaram. Assim, estamos fazendo a nossa parte”.

AME
Outra questão levantada pelo vereador Neto Bota e corroborada pelos demais na reunião, foi o atendimento do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Caraguatatuba. De acordo com o edil, há queixas nas quatro cidades que vão desde a demora para o agendamento da consulta até o retorno dos resultados dos exames para as Unidades Básicas nos municípios. “Não há dúvidas de que o AME foi uma grande conquista, mas há falhas no funcionamento que precisam ser revistas com urgência”, declarou. Vaz de Lima comprometeu-se a levar a situação ao Governo ainda esta semana.

COSTA SUL
Aproveitando a oportunidade também, o vereador Ernaninho solicitou ao deputado que o Governo olhe com mais atenção para a situação dos moradores da Costa Sul de São Sebastião. “Mesmo com o Hospital Regional em Caraguatatuba, há que se atentar para a realidade daquelas 35 mil pessoas que sofrem com a geografia de nossa cidade. São mais de 60 km de distância do Centro, sem contar nos custos com passagem. Muitos preferem procurar atendimento em Bertioga e há vários casos de nascimentos e mortes na estrada”, lembrou.
Ernaninho disse ainda que a prefeitura sebastianense está construindo um hospital em Boiçucanga para servir a essa comunidade, no entanto, a ajuda do Estado com a implantação de algumas especialidades seria de extrema valia. A reivindicação também foi anotada pelo parlamentar.
A próxima reunião da Frente Parlamentar do Litoral Norte Paulista será no dia 26/8 às 14h na Câmara de Ubatuba.(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Pousada Bem Viver - Momentos Felizes

Sectur e Comtur participam de discussão sobre turismo sustentável no LN

São Sebastião - A Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), de São Sebastião, por meio do departamento de Turismo, com a presença do assessor Péppe de Paula, do presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), Adrian Fuhrhausser e do empresário e conselheiro Paulo Costa, participou da 3ª Oficina de Capacitação do Mitur (Ministério do Turismo), em Caraguatatuba, na quarta-feira, dia 12.
Gerenciada pelo consultor Ricardo Cerqueira do IADH (Instituto de Desenvolvimento Humano), contratado pelo Ministério do Turismo, a oficina foi centrada no direcionamento estratégico da instância de governança do Litoral Norte Paulista, com a missão de apoiar e impulsionar o desenvolvimento do turismo sustentável do Litoral Norte Paulista, por meio da proposição, análise e integração de programas e projetos e, da articulação do empresariado, Poder Público e terceiro setor com vistas à consolidação da região como destino turístico nacional e internacional.
Vale observar que atualmente as políticas do Mitur para os municípios de potencial turístico estão integralmente embasadas na intersecção desses potenciais numa macro região para o fomento e liberação de recursos, também com vistas à Copa do Mundo em 2014.
Participaram da oficina, representantes das quatro cidades da região, entre eles os secretários de Turismo de Caraguatuba George Hilf, e de Ilhabela, Maria Inez Ferreira. De acordo com Péppe, nessa oficina o trabalho ficou específico na formatação dos indicadores dos resultados esperados nas ações para o desenvolvimento do turismo regional, onde todos em consenso finalizaram o documento. “Durante toda manhã os GT's (Grupos de Trabalho) reuniram-se para discutir as questões envolvidas no direcionamento estratégico. O consultor explanou que de posse desse direcionamento, a governança deverá agilizar a constituição do programa no máximo em dois meses, através de um Fórum de Desenvolvimento ou Conselho Regional, e que agora é mais do que hora de seguir em frente com força total”, disse o assessor de divisão sebastianense.
Ele acrescentou que antes do encerramento houve uma reunião do G9 da governança, um representante do setor privado e um representante do setor público de cada cidade, mais um representante do Sebrae (Serviço de Apoio às Pequenas e Micro Empresas), para decidir a instituição proponente ao projeto GEOR (Gestão Estratégica Orientada para Resultados) do Sebrae em fase de finalização e assinatura do contrato. “Entre as opções estão: o Litoral Norte Convention & Visitors Bureau e Senhores (Sindicato Hoteleiros e Restaurantes); a princípio será contatado o Sindicato, porém a reativação do LNC&VB é de vital importância para a região e também será incentivada essa ação”.
Segundo Péppe, a Sectur trabalha incessantemente, porém é necessário enfatizar que as ações não têm um efeito imediato. “Os mecanismos que estão sendo criados, serão duradouros e consistentes no desenvolvimento turístico do Município; é tempo de paciência e esperança”, concluiu o assessor.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prorrogadas as inscrições para a I Copa Sebastianense de Futebol

São Sebastião - A Secretaria Municipal de Esportes de São Sebastião prorrogou para o dia 21 de agosto as inscrições para a I Copa Sebastianense de Futebol nas categorias Principal e Veteranos.
Segundo informações Carlos Eduardo Teixeira, o Zullu, chefe da divisão de Eventos Esportivos, poderão se inscrever na Principal jogadores nascidos em 1990 (idade mínima), podendo participar do time três atletas nascidos de 1990 em diante. Já no Veteranos-35, os interessados devem ter nascido entre 1970 e 1974.
Segundo afirmou Zullu, as inscrições serão feitas, inicialmente, pela internet e para validá-la a equipe deverá entregar na Secretaria de Esportes três kits solicitados como taxa de inscrição e o impresso até às 17h do próximo dia 21.
Cada kit é composto por dois quilos de macarrão, dois quilos de feijão e dois pacotes de leite em pó. “Todo mantimento arrecadado será doado ao Fundo Social de Solidariedade do Município”, frisou o chefe de divisão que espera, até o encerramento das inscrições, um acréscimo no número de times participantes no campeonato.
Serviço: O e-mail para efetuar a inscrição é: eduzullu.seesp@saosebastiao.sp.gov.br Outras informações pelos telefones: 3892-2062, 3892-6257, 3892-3338 ou 3892-2116. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Associação Cultural Areia Canta realiza 7º Batizado de Capoeira em Juquehy

São Sebastião - Com apoio da Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Esportes (Seesp), a Associação Cultural Areia Canta realizará no próximo sábado, dia 15, a partir das 14h, o 7º Batizado de Capoeira no bairro de Juquehy, na Costa Sul do município.
De acordo com o mestre do grupo, Edimilson Garrossini Prado, o batizado ocorre anualmente e significa o momento em que o aluno entra oficialmente na capoeira. “É quando ele recebe o primeiro cordão”, explica. Ao todo, 70 pessoas devem participar do evento, sendo 40 crianças que serão batizadas e 25 adultos entre batismo e troca de cordão.
Segundo Prado, a festa contará com a presença de capoeiristas vindos das cidades de Santos, Guarujá, Campinas, Indaiatuba e Sumaré, além do centro de São Sebastião. Adeptos da modalidade oriundos da Itália também estarão presentes no evento.
Sob orientação do instrutor Jocimar Jesus da Silva, a Associação Cultural Areia Canta, que é ligada a Capoeira Coquinho Baiano – entidade que neste ano comemora 35 anos de fundação – desenvolve trabalhos com crianças carentes nos bairros de Juquehy e Barra do Una.
Serviço – O evento será realizado na quadra poliesportiva de Juquehy, localizada na avenida Gerôncio Bento Pereira, s/nº, em frente à Delegacia da Polícia Civil. Outras informações pelo telefone (12) 3863-1568.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Cruzeiros em São Sebastião

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, reuniu-se com representantes de diversas agências que exploram o turismo de cruzeiro no litoral brasileiro, entre eles a Costa Cruzeiro.
O encontro aconteceu na última quarta-feira, na capital paulista. Na oportunidade, o chefe do Executivo recebeu dos empresários a garantia que São Sebastião estará na rota de escalas dos cruzeiros na temporada 2010/2011. “Mesmo assim, já no próximo ano a nossa cidade será alvo de visitas de alguns navios, em quantidade ainda não especificada”, disse Ernane. Os navios que irão atracar em São Sebastião têm capacidade de transporte entre 800 e 3000 passageiros.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Secretário dos Transportes estudará projeto sobre construção de portais em São Sebastião

São Sebastião - O secretário estadual dos Transportes, Mauro Arce, pediu à secretária de Meio Ambiente de São Sebastião, Waltraud Rennert Rossi, para enviar projeto sobre a construção de portais no município para avaliação. A declaração foi feita durante reunião em seu gabinete na tarde desta quarta-feira, dia 12 de agosto, na presença do diretor da Fundação Cultural de São Sebastião, Wagner Bornal e da presidente do Instituto Verde Escola, Maria Antonia Civita.
Segundo a secretária, a iniciativa tem por objetivo proporcionar maior segurança ao Município, visto haver no mesmo duas linhas de acesso, pela Tamoios, na divisa com Caraguatatuba,e pela Rio-Santos, na divisa com Bertioga. De acordo com o secretário estadual, a medida é válida e citou como exemplo os portais de Campos do Jordão. “Ali obtemos, em tempo real, imagens das câmeras filmadoras e é possível ver o número das placas de todos os veículos que passam por ali”.
Arce solicitou à secretária de Meio Ambiente que providenciasse o projeto de construção e o enviasse diretamente a ele para avaliação.
Outro assunto abordado no encontro foi a alça de acesso viário ao município que prevê a abertura de túneis na região central da cidade, a exemplo do que passaria pelo Sítio Arqueológico, situado no bairro São Francisco. “Eles (Governo do Estado), desconheciam a existência do sítio, daí nossa preocupação em explicar ao secretário sua importância histórica, cultural e turística com ajuda do arqueólogo Wagner Bornal e pedir alteração no projeto”, disse Traud Rossi. Em resposta, Arce mencionou que o projeto, de fato, está pronto, mas salientou que o mesmo só será concretizado após emissão do relatório do EIA/Rima (Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental).
Doutor em Arqueologia pela USP (Universidade de São Paulo), Bornal, coordenador do projeto arqueológico do sítio São Francisco, apresentou ao secretário dos Transportes um vídeo sobre os trabalhos desenvolvidos na área e falou sobre a importância do que é, atualmente, o maior sítio arqueológico do Brasil com um milhão e duzentos mil metros quadrados de extensão onde foi identificado um complexo de senzalas e estradas que remontam a história da colonização nos séculos 18 e 19, e resgatados – até o momento – 83 mil peças entre fragmentos de faiança inglesa, vidro, metal e cerâmicas neo-brasileiras (que misturam características das culturas negra, branca e indígena).
Diante da explanação, o secretário demonstrou interesse em conhecer o local para uma avaliação e possível mudança no projeto original da secretaria. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Cursos Fundart

Ubatuba - Volta às aulas será no próximo dia 17
Na próxima segunda-feira, dia 17, serão reiniciadas as aulas dos cursos Fundart, após adiamento devido a gripe A(H1N1). Portanto, os alunos dos cursos de Violão, Pintura em Tela, Desenho, Pintura Infantil, Teatro, Contação de Causos, Dança de Rua, Ballet, Desenho Artístico, Aquarela, Circo, Capoeira, Sapateado Iniciante, Sapateado Preparatório, Dança do Ventre, Jazz, Piano, Cerâmica, Ballet, Canto Coral, Rabeca e Macheto, de acordo com os dias e horários de suas aulas, deverão comparecer, normalmente. A Fundart deseja boa volta às aulas!

Ubatuba e o Sobradão do Porto Hoje
A inquestionável importância arquitetônica e histórica do Sobradão do Porto justifica uma intervenção de grande porte, levando-se em consideração o restauro e consolidação de elementos estruturais, o restauro de elementos artísticos, bem como adaptações e modernização de equipamentos necessários para o uso pertinente do prédio.
Em 2007, março, a Fundart se reuniu com a superintendência do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, através do arquiteto José Saia Neto e com a presidência do CONDEPHAAT - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico, Sr. Aldo Carvalho, então responsável pela região do Litoral Norte, para tratar do projeto de restauro do Sobradão do Porto, principal patrimônio arquitetônico de Ubatuba e um dos mais importantes do Litoral Norte. Esse encontro foi acompanhado pelas arquitetas Isabela Galvez e Fernando Palumbo, da empresa Palumbo Galvez – Arquitetura e Restauro. Em seguida foram iniciados os trabalhos relativos ao projeto de restauração do importante patrimônio, cuja construção data de 1.846.
Depois de exaustivas ações, em meados de 2008 o projeto foi encaminhado ao IPHAN, que após algumas intervenções aprovou-o, oficialmente, em fevereiro de 2009. Cabe agora ao CONDEPHAAT, já de posse do documento, sua aprovação, que está para ocorrer. Em seguida caberá ao MinC – Ministério da Cultura a liberação final para a captação de recursos objetivando a execução da obra orçada em dois milhões e quinhentos mil reais.

HISTÓRICO
Em 1846 a economia de Ubatuba suplantava até mesmo a da Vila de Santos. Nessa época, um de seus ricos comerciantes, um fazendeiro plantador de café e armador, o português Manoel Balthazar da Cunha Fortes, construiu, para sua residência, um imponente Sobrado nas proximidades do porto, nas cercanias da foz do rio Grande. Benedito, Caetano, José Pequeno, Tobias, Matheus, José “Moreira”, Thimóteo e Gregório teriam sido alguns dos escravos que trabalharam na construção do Sobradão do Porto. Suas paredes de alvenaria européia (tijolo e pedra) alternada com a técnica brasileira da taipa de pilão lembra uma versão litorânea da arquitetura urbana dos países europeus.
Foi o primeiro prédio da Vila a ter um terceiro pavimento. O térreo servia de armazém e os superiores de moradia para a família de Balthazar. O Sobradão tornou-se um símbolo daquele período de prosperidade, de poder e de riqueza irradiadas de seus gradis, das vigas imensas, das varandas voltadas para o mar, de seus salões decorados por artistas franceses. Um monumento que iria resistir à passagem de dois séculos.
Manoel Balthazar da Cunha Fortes faleceu por volta de 1874, provavelmente durante uma de suas viagens de negócios ao Rio de Janeiro. Das seis filhas, Dona Benedita Fortes Costa herdou o Sobradão mantendo a majestade do prédio até mesmo durante o período de decadência econômica de Ubatuba, que teve início com a construção das ferrovias São Paulo – Railway e a D. Pedro II.
Essas ferrovias fizeram com que a antiga estrada Imperial da Serra do Mar e o porto de Ubatuba fossem abandonados. Houve até mesmo uma tentativa frustrada de construção de uma ferrovia entre Ubatuba e Taubaté. O município não mais viveria aqueles dias de progresso e riqueza. Muitos moradores partiram, casarões e sobrados foram abandonados e esquecidos, muitos deles ruíram ou, décadas mais tarde, foram demolidos dando espaço a outro tipo de arquitetura.
Com o falecimento de Dona Benedita Fortes Costa, seu neto e herdeiro Oscar Batista da Costa, para manter o Sobradão do Porto teve de alugá-lo. Em 1926, no prédio histórico instalou-se o hotel Budapest. Posteriormente, em 1934, Oscar vendeu-o à Cia. Taubaté Industrial – CTI, de Félix Guisard. A partir de então o Sobradão do Porto, de residência tornou-se casa de veraneio.
Em 1959, o Sobradão do Porto foi tombado pelo Serviço do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Arquitetônico Nacional – IPHAN. Mais tarde o valor Histórico e Arquitetônico do Sobradão do Porto, e de outros edifícios como os da antiga Câmara Municipal, na Av. Iperoig, e as ruínas da sede da Fazenda Bom Retiro, no bairro da Lagoinha, seriam reconhecidos com o tombamento pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico e Turístico do Estado de São Paulo – CONDEPHAAT. Em 1981, o Sobradão do Porto foi desapropriado pela Prefeitura Municipal e, em 1987, tornou-se a sede da recém-criada Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – Fundart, em 07 de novembro de 1987.

Você pode se inscrever para o Prêmio Culturas Populares – 2009 do Ministério da Cultura
O Prêmio Culturas Populares – 2009, homenageia a Mestra Dona Izabel, Artesã Ceramista do Vale do Jequitinhonha e o Ministério da Cultura assim se manifesta em sua carta de Apresentação, da qual extraímos o seguinte trecho:
“ É com grande satisfação que o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural, vem a Público para divulgar mais uma edição do Prêmio Culturas Populares”....
Serão premiadas 195 iniciativas em todo o Brasil, sendo 60 para Mestres, 135 para Grupos/Comunidades. As inscrições estão abertas de 15 de julho a 28 de agosto e podem ser feitas ORALMENTE ou por ESCRITO. Participe.
Informações: www.cultura.gov.br/editais , pcp2009@cultura.gov.br e (61) 3316-2350

7º Salão Nacional de Belas Artes de Ubatuba (um evento muito importante)
No próximo mês de outubro, dia 23, como parte das comemorações do aniversário da cidade, a Fundart abre o importante Salão Nacional de Belas Artes no Sobradão do Porto. Promoção da Prefeitura de Ubatuba o Salão tem a realização da Fundart, em parceria com o Grupo Setorial de Artes Plásticas.
No evento do ano passado, 75 artistas de várias localidades de S. Paulo e Rio de Janeiro inscreveram 375 obras e 2.704 Pessoas assinaram o livro de presenças.
As artes plásticas em Ubatuba ganharam ainda mais incentivo e importância a partir da criação do Salão Nacional. Por isso a Fundart, consciente desse feito, valoriza sua realização, com o apoio fundamental da Prefeitura Municipal. O 7º Salão de Belas Artes de Ubatuba deverá ser ainda melhor, considerando os sucessivos sucessos apresentados a cada ano.

7º Salão de Belas Artes de Ubatuba de 23 de outubro à 15 de novembro/2009

Inscrições:

1ª fase: obras ou fotos das obras 15x21
de 17/08 à 18/09
2ª fase: entrega das obras - de 22/09 à 04/10
praça anchieta nº 38 – sobradão do porto
centro – ubatuba-sp – cep: 11.680-000
Regulamento e Ficha de Inscrição no site: www.fundart.com.br
e-mail : eventosecursos@fundart.com.br
tels: 3833-7000 // 9191-3796

Promoção: Prefeitura Municipal de Ubatuba
Realização: Fundart

(Grupo Setorial de Artes Plásticas)
CD “Dias de Caiçara - Música” Já à venda na Fundart

Os CDs do projeto multimídia Dias de Caiçara, da Dialeto Latin American Documentary, cujo lançamento se deu na Fundart recentemente, já se encontra à venda na Fundart – Praça Nóbrega, 54. O trabalho é o registro da música caiçara tradicional bem como de suas influências, pela primeira vez gravada profissionalmente. O álbum duplo vem acompanhado de livreto sobre o assunto e se reveste de grande importância, para apreciadores e estudiosos da nossa cultura tradicional.

Vem aí o V Festival da Cultura Popular Caiçarada começa – Abertura em 21/agosto
O V Festival de Cultura Popular – Caiçarada, terá sua abertura no próximo dia 21 deste mês. Veja programação abaixo:

21 Sexta Feira - Auditório e Salão de Exposições Fundart
20h00 Abertura da Exposição de Folclore
20h30 Homenagens Caiçaras - Tradição

25 Terça-feira – Auditório Fundart
20h00 Palestra

27 Quinta-feira – Auditório Fundart
20h00 Palestra

28 Sexta-feira – Praça de Eventos – Av. Iperoig
20h00 2º Encontro de Contadores de Causo “João de Souza”
21h00 - Apresentação do Grupo “O Guaruça”

29 Sábado
14h00 1º Encontro de Dança de Bois de Ubatuba
21h00 2º Festival de Viola “João Alegre”

30 Domingo
10h00 Encontro de Grupos Folclóricos(Fonte: Fundart)

Aciu informa: Vagas de Emprego

Ubatuba - Polo Uninter em Ubatuba abriu vagas para:
- Coordenadora de Instituição de Ensino Superior (com experiência em Coordenação e Docência Superior. Formação: Pedagogia com pós graduação ou Mestrado. Valor: R$1.600,00. Disponibilidade para viagens.)
- Secretária Acadêmica: rotinas administrativas, matrículas, atendimento ao público. (horário: 13h até 22h disponibilidade para viagens. Valor: R$ 700,00).
Falar com: Denise Paranhos ou Adriana Vigneron
Tele: 3832-7051 / 3832-5387

Prezado associado, se sua empresa também estiver admitindo entre em contato conosco.
(12) 3834 1449
E-mail: imprensa@aciubatuba.com.br
Para se informar sobre as outras vagas disponíveis na Aciu acesse: www.aciubatuba.com.br (Fonte: ACIU)

Comissão de Valores Imobiliários

Ubatuba - Consulte, verifique e repasse para seus amigos e parentes.
Simples e fácil.
Quem pagou IR (imposto de renda) entre 1967 e 1983, teve a opção de investir parte do valor a recolher no chamado Fundo 157 de várias instituições financeiras. Há um saldo não reclamado de 500 milhões.
Se for seu caso:
1- Acesse www.cvm.gov.br
2- Role a tela até 'Acesso Rápido'
3- Clique em 'Consulta Fundo 157'
4- Digite seu CPF
5- Veja em que Banco está o seu dinheiro.

Quem tem mais de 40 anos com certeza tem dinheiro retido caso não tenha retirado.
Se não for seu caso, avise seus parentes e amigos.(Fonte: ACIU)

Prorrogado período de matrículas para a EJA

Ubatuba - Foram prorrogadas até o dia 31 de agosto as matrículas para os alunos interessados em cursar a Educação para Jovens e Adultos (EJA). As vagas são oferecidas para as pessoas que não tiveram oportunidade de concluir os primeiros anos de escolaridade, ou seja, do 1° ao 4° ano.
As aulas terão início na próxima segunda-feira, 17, mas até o dia 31 de agosto as matrículas permanecerão abertas. Quem estiver interessado deve procurar uma escola municipal mais próxima de sua residência, levando um documento de identidade e um comprovante de residência.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Prefeitura de Ubatuba desmonta “ferro-velho” pela terceira vez

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba retirou, pela terceira vez, as sucatas que estavam sendo comercializadas em um ferro-velho na Avenida Rio Grande do Sul, bairro Vila Guarani. O proprietário foi notificado e uma placa foi colocada, proibindo qualquer tipo de comércio ou construção no local.
A ação contou com o trabalho conjunto entre a Coordenadoria de Trânsito, Guarda Municipal, Polícia Ambiental e Secretaria de Obras, que disponibilizou cerca de 30 braçais. Foram retirados do local, cinco caminhões caçamba, um caminhão container e dois caminhões de carroceria repletos de sucatas e entulhos.
O coordenador de Manutenção e Obras Públicas, Welson Nunes Paraíba, afirmou que, por ordem judicial, a área será constantemente fiscalizada. “Se o comércio de sucatas e ferros velhos voltarem a acontecer, nós retiraremos novamente, para que a determinação do Ministério Público seja cumprida.”(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Escola Municipal Marina Salete realizará II Mini Olimpíadas

No próximo dia 21 de agosto, a partir das 19 horas, a escola municipal Marina Salete Nepomuceno do Amaral, no bairro do Perequê-Açu, fará a cerimônia de abertura da sua II Mini Olimpíadas. As provas acontecerão durante a semana de 24 a 28 de agosto, nas dependências da própria escola que estará aberta para pais ou visitantes que queiram acompanhar as competições
Estão programadas para a noite de abertura várias apresentações desportivas, musicais e de danças, como as do grupo musical Ubatuque, um projeto trabalhado pelo monitor Antonio Celso Dutra, e do grupo de dança Ritmo e Movimento, da monitora Joseane Cristina Machado, ambos da EM João Alexandre. Os hinos Nacional e de Ubatuba serão executados pela Lira Padre Anchieta.
Além destas apresentações, várias academias de dança e esportes do município também participarão, bem como os alunos da própria escola que exibirão uma coreografia especial para o evento. Encerrando a cerimônia será acesa a tocha olímpica.
O evento é uma iniciativa da EM Marina Salete, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Projetos sobre Educação Fiscal serão desenvolvidos por escolas em Ubatuba

Ubatuba - A secretaria de Educação da Prefeitura de Ubatuba vem desenvolvendo projetos dentro da área de Educação Fiscal. A escola escolhida para ser o piloto do trabalho “Escola Incubadora de Projeto” foi a EMEF Maria Josefina Giglio, no bairro da Estufa II. As primeiras duas oficinas ocorreram no dia 29 de julho, durante o 1° Congresso Internacional de Educação de Ubatuba, realização da UNINTER com apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba.
A oficina chamada de “A Festa da Vida” contou com a mobilização total do corpo docente e direção da escola Maria Josefina e com a mediação dos componentes do grupo, Carlos Nacif, Telma Raiz, Maria Aparecida Amantêa e Edison Soler, que apresentaram questões para reflexão e posterior debate sobre ética, cidadania e uso responsável de espaços e bens públicos.
Em consonância com o sucesso do 1° Congresso Internacional de Educação de Ubatuba, pelo entusiasmo e a efetiva atuação dos participantes da oficina do GEF, os responsáveis pelo projeto no município consideraram excelente o inicio dos trabalhos, sendo que para este segundo semestre além da continuidade que será dada às oficinas será iniciado o Curso de Disseminador Fiscal a Distância, para o qual os professores da escola municipal Maria Josefina já fizeram as inscrições

Grupo de Educação Fiscal
Ao longo dos últimos seis anos, a secretaria de Educação de Ubatuba tem integrado o Grupo de Educação Fiscal (GEF) do Litoral Norte, junto com as secretarias de Educação de Ilhabela, Caraguatatuba e São Sebastião, além da Receita Federal de São Sebastião e da Diretoria de Ensino Estadual de São Paulo. Essa integração proporciona a oportunidade de participar de importantes projetos de educação na referida área, abordando temas como: meio ambiente, ética, cidadania, gestão de bens públicos, alimentação entre outros.
No ano de 2005, foi lançado, em todas as cidades do Litoral Norte, um livro de Educação Fiscal contendo a abordagem de relevantes assuntos nas áreas trabalhadas, com a colaboração efetiva de vários professores da rede municipal e estadual do Litoral Norte. Este livro constitui uma importante ferramenta de apoio para o desenvolvimento de projetos, como os trabalhados na rede municipal de ensino de Ubatuba, quando a EMEF Maria da Cruz Oliveira, do bairro do Perequê-Mirim, venceu o 1° Concurso de Educação Fiscal, com tema que abordava a pirataria de obras musicais.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Aulas em escolas municipais de Ubatuba retornam na próxima segunda-feira, 17

Ubatuba - A Rede Municipal de Educação de Ubatuba retorna às aulas na próxima segunda-feira, 17. O retorno que estava programado para o dia 3 de agosto, mas foi adiado, atendendo uma recomendação da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo que suspendeu o reinício das aulas escolares como medida preventiva da transmissão do vírus A (H1N1). Na segunda-feira, 17, também serão retomadas as aulas das escolinhas municipais de esporte e os cursos da Fundart.
A suspensão do reinício das aulas foi determinada por meio de um decreto municipal assinado no dia 29 de agosto pelo prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar. Segundo o decreto, a direção das unidades escolares e também das creches, deverão planejar a reposição dos dias letivos e atividades, de forma a atender à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. As reposições terão a supervisão da Secretaria Municipal de Educação.
A Secretaria da Educação de São Paulo confirmou o retorno às aulas nas escolas da rede estadual, na próxima segunda-feira, dia 17, após a prorrogação de quinze dias das férias escolares.

Capacitação
No último dia 7, cerca de 200 profissionais da secretaria municipal de Educação, entre professores, diretores, monitores de creche e orientadores, entre outros, receberam instruções e informações relativas à gripe A (H1N1). As orientações foram fornecidas pelo secretário de Saúde, Clingel Frota, pelo coordenador do Programa de Saúde da Família, Alessandro Cacciatore e pela coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Ariele de Oliveira. Os educadores foram orientados a ficarem atentos aos sintomas, que são muito parecidos com resfriados comuns e outras síndromes gripais típicas de inverno. Também foram informados que, por medida de precaução, é preciso orientar os pais a procurarem as unidades de saúde e deixarem as crianças em casa, se houver sintomas.
Medidas preventivas orientadas pelo Ministério da Saúde
- Higienizar as mãos com água e sabonete antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz e após tossir, espirrar ou usar o banheiro
- Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies;
- Proteger com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de aerossóis;
- Indivíduos com síndrome gripal devem evitar entrar em contato com outras pessoas, aglomerações e ambientes fechados. Se possível, permanecer em domicílio durante os 7 dias após o início dos sintomas.
- Manter os ambientes ventilados;
- Indivíduos que sejam casos suspeitos ou confirmados devem ficar em repouso, utilizar alimentação balanceada e aumentar a ingestão de líquidos.

Cuidados em Creches
- Encorajar cuidadores e crianças a lavar as mãos e os brinquedos com água e sabonete quando estiverem visivelmente sujas;
- Encorajar os cuidadores a lavar as mãos após contato com secreções nasais e orais das crianças, principalmente quando a criança está com suspeita de síndrome gripal;
- Orientar os cuidadores a observar se há crianças com tosse, febre e dor de garganta, principalmente quando há notificação de surto de síndrome gripal na cidade; os cuidadores devem notificar os pais quando a criança apresentar os sintomas citados acima;
- Evitar o contato da criança doente com as demais. Recomenda-se que a criança doente fique em casa, a fim de evitar a transmissão da doença;
- Orientar os cuidadores e responsáveis pela creche que notifiquem a secretaria de saúde municipal caso observem um aumento do número de crianças doentes com síndrome gripal ou com absenteísmo pela mesma causa.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Cine Porto - 3833 -2066
Semana de 14/8 a 20/8 de 2009

Harry Potter e o Enigma do Príncipe
Ação!!!! Dublado!!!!
Ás 21:00hs

A Propósta.
Comédia Romantica !!!!com Sandra Bullock!!!!
Ás 17:00hs e 19:00hs

Toda 4ª feira,"4ªfeira maluca"
Todos pagam R$ 4,00

Nosso site : www.cinemasdolitoral.com.br
 


Clique para acessar o site

Em algum lugar do passado

Ubatuba - Releitura da musica tema do filme "Em algum lugar do passado" com imagens de Luiz Tolosa e edição e Emilio Campi:


 

Poesia Topo

Anuncie

-

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

A CPI e os boatos...

Mais uma vez venho fazer alguns esclarecimentos sobre a CPI, pois os “boatos” são muitos, ora que ela acabou, ora que a “pizza” foi grande etc...
Pois bem, a CPI não acabou, ela foi suspensa como todos sabem, por liminar impetrada (pedida), pelo Sr. vereador José Pinto de Souza Americano que votou contra a instalação da CPI, ele sim deseja que a mesma acabe em “pizza” ou algo semelhante.
Devo informar a população que a Presidência da Câmara Municipal de Ubatuba, entrará com Agravo contra a liminar do Sr. vereador Americano, e temos que obrigatoriamente obedecer a ordem judicial, nada mais natural cumprir com o dever de respeito ao Poder Judiciário, senão estaríamos incorrendo em crime de desobediência com o mesmo, portanto sugiro que todos façam o que estamos fazendo, aguardando a decisão da justiça, para a continuação da CPI.
O povo e a cidade de Ubatuba aguarda e agradece.

Rogério Frediani
Vereador
Ubatuba - SP

HUMOR

Nossos Comerciais!

Um dia na S.O.S. Cão Caraguá


Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Praia do Sapé  © Luciano Cancelier

Praia do Sapé
© Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editora: Emiliane Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor