Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 17 de Agosto de 2009 - Nº 2123 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região
-

Caraguatatuba
Não se esqueça de vacinar seu mascote!
Venha saborear as delícias do Caraguá a Gosto!
Oito bairros ganham obras a partir da próxima semana

Ilhabela
Colucci solicita verba ao Ministro dos Esportes para construção de Centro Esportivo na Barra Velha
Prefeito de Ilhabela assina convênio com Estado e garante aplicação do Saresp nas escolas municipais
Prefeitura de Ilhabela promove audiências públicas do PPA a partir da próxima terça
Programação “Ilhabela é pra valer” será aberta na próxima semana com regata e espetáculo cultural

São Sebastião
Rede municipal de ensino está preparada para a volta às aulas em São Sebastião
Monitores ecológicos se formam em São Sebastião
Primeira semana da Campanha Contra Raiva vacina mais de 3 mil animais em São Sebastião

Ubatuba
Mobilização Pela Educação No Litoral Norte
Prorrogadas inscrições para pescadores comercializarem no Mercado de Peixes
Funcionários da Prefeitura de Ubatuba recebem informações sobre a nova gripe
CCZ atende denúncias de abandono de animais e pune responsáveis
Campanha de vacinação contra poliomielite será adiada, devido à gripe A

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Não se esqueça de vacinar seu mascote!

Caraguatatuba - Equipes do centro de controle de Zoonoses percorrem os bairros da cidade para vacinar cães e gatos. Até a manhã da última sexta-feira (14), 7.478 cães e 1.125 gatos haviam sido vacinados.
Para agilizar o atendimento, o proprietário deve apresentar a carteira de vacinação do animal e levá-lo com coleira e guia. Os gatos devem estar em gaiolas e os animais ferozes com focinheira.
Na próxima semana a vacinação prossegue nos seguintes bairros: Poiares, Jardim Gaivotas, Jardim Aruã, Serramar, Praia da Lagoa, Pontal Santa Marina, Golfinho, Praia das Palmeiras, Jardim Britânia, Morro do Algodão, Porto Novo, Jardim Sindicato, Barranco Alto.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Venha saborear as delícias do Caraguá a Gosto!

Caraguatatuba - A 4ª edição do Caraguá a Gosto, que acontece até 30 de agosto, oferece mais de 40 tipos de pratos e petiscos diferenciados. Além de degustar as delícias que os 22 restaurantes e bares prepararam, o público é que vai votar as seguintes categorias: Sabor do Prato, Apresentação do Prato, Sabor Petisco, Apresentação Petisco, Ambiente da Casa e Serviço da Casa. E concorre ainda a vários prêmios.
Participe e bom apetite!!!!(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Oito bairros ganham obras a partir da próxima semana

Caraguatatuba - Vários bairros e a avenida da praia de Caraguá recebem, a partir da próxima semana, obras de pavimentação e repavimentação asfáltica. O prefeito em exercício, Antonio Carlos Jr., assinou nesta sexta-feira (14) contrato, no valor de R$ 5.006.929,28, com a empresa Soebe Construção e Pavimentação Ltda, responsável pela execução dos trabalhos. 37km de vias vão receber pavimentação e repavimentação asfáltica, o equivalente à metade da distância entre Caraguá e São José dos Campos.
Os bairros que receberão as melhorias são: Recanto Casa Branca, Olaria, Tinga, Poiares, Morro do Algodão, Barranco Alto, Travessão, Perequê-Mirim e a avenida Arthur Costa Filho (no trecho que vai do Camaroeiro até a ponte do rio Santo Antonio). “Essas obras certamente vão mudar pra melhor a vida dos moradores de nossa cidade. Estamos atendendo a uma antiga reivindicação e, com isso, vamos proporcionar ainda mais desenvolvimento e qualidade de vida para a comunidade”, afirmou Antonio Carlos Jr.
O prefeito em exercício também assinou, na última quinta-feira (13), o edital de concorrência pública para a pavimentação, com blocos sextavados de cimento, de 70 mil metros de ruas na Martin de Sá, Prainha e Forest.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Colucci solicita verba ao Ministro dos Esportes para construção de Centro Esportivo na Barra Velha

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), entregou o projeto de um Centro Esportivo na Barra Velha para o Ministro dos Esportes, Orlando Silva, no evento que marcou o início das comemorações de 40 anos da Universidade de Guarulhos, na última quarta-feira (12/8). De acordo com Colucci, a ajuda do ministério é de grande importância, principalmente, porque Ilhabela é cidade indutora de turismo e deverá receber investimentos visando acolher estrangeiros que chegarão ao Brasil para prestigiar a Copa do Mundo de Futebol, em 2014. “Nós já temos recursos próprios conquistados junto a emendas parlamentares e agora queremos apoio do Ministério”, completa o prefeito.
Em abril deste ano, Colucci já esteve reunido com Orlando Silva que se mostrou favorável ao projeto que ainda era uma idéia. No Estado de São Paulo, apenas a capital São Paulo e Ilhabela estão na lista de municípios prioritários para receber investimentos do governo federal e da iniciativa privada. O estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi, localizado na capital, deverá ser palco de jogos de um dos grupos para a Copa 2014. São apenas 65 cidades em todo o país. Alguns fatores foram primordiais para escolha da cidade como destino: bons hotéis, a qualidade do hospital e um bom Centro de Informações Turísticas, além da vocação esportiva. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeito de Ilhabela assina convênio com Estado e garante aplicação do Saresp nas escolas municipais

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), assinou na última quinta-feira (13/8), em São Paulo, um convênio com o Governo do Estado, na presença do vice-governador Alberto Goldman e do secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza, que permitirá a aplicação do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) na rede municipal de ensino da cidade.
O ato também foi aderido pelos prefeitos de 515 municípios. Dessa forma, cerca de 600 mil estudantes de 3.082 escolas municipais de todo o Estado se somarão aos 5,5 milhões de alunos da rede estadual na aplicação da prova, que é um importante instrumento para avaliar e melhorar a qualidade do aprendizado.
Pela primeira vez, o governo do Estado vai pagar todos os custos da adesão dos municípios à avaliação estadual. Para isso, estão reservados R$ 7,1 milhões.
Para o prefeito de Ilhabela, a avaliação do Saresp é importante para medir a evolução na qualidade do ensino. “O Saresp vem para nos dar um diagnóstico e assim melhorar o trabalho desenvolvido”, explica Toninho Colucci.
O Saresp é uma avaliação externa realizada desde 1996 pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. As provas que devem ser realizadas no mês de novembro têm como finalidade fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade na rede pública de ensino paulista.
Os componentes curriculares a serem avaliados são língua portuguesa, redação, matemática e ciências humanas (geografia e história). (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura de Ilhabela promove audiências públicas do PPA a partir da próxima terça

Ilhabela - Depois de entregar no primeiro semestre o projeto de lei da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) com projetos para o município em 2010, a Prefeitura de Ilhabela prepara quatro encontros temáticos para discutir o PPA (Plano Plurianual) 2010/2013. O primeiro será nesta terça-feira (18/8), às 19h, na Escola Municipal José Antonio Verzegnassi, no bairro Água Branca, com o tema “Educação e Política de Emprego”.
Para os encontros, a Prefeitura vai colher todos os dados para padronização dos programas e ações da municipalidade pelos próximos quatro anos. Em cada reunião, um único tema será abordado.
Educação, política de emprego, segurança, saúde, lixo, saneamento básico, turismo e esportes são alguns dos eixos temáticos dos quatro encontros. A intenção é que a população apresente suas propostas e sugestões para o planejamento do município nos próximos quatro anos. A Prefeitura espera contar com a participação dos moradores nas reuniões nos bairros.
Tanto o projeto de lei do Plano Plurianual 2010/2013 como a Lei Orçamentária Anual para 2010 devem ser protocolados até o dia 30 de setembro na Câmara de Ilhabela.

Confira a agenda de reuniões

18/8 (terça)

19h – E.M. José Antonio Verzegnassi (Água Branca)
Tema: Educação e Política de Emprego

20/8 (quinta)
19h – E.M. Dercy de Andrade (Portinho)
Tema: Segurança e Políticas Social

25/8 (terça)
19h – Centro Comunitário (Barra Velha)
Tema: Saúde, Lixo e Saneamento

27/8 (quinta)
19h - Câmara Municipal (Vila)
Tema: Turismo e Esporte (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Programação “Ilhabela é pra valer” será aberta na próxima semana com regata e espetáculo cultural
Campanha prevê tarifas diferenciadas na hospedagem, restaurantes e passeios entre 21 de agosto e 18 de outubro, além de uma série de eventos promovidos pela Prefeitura. Postos de combustíveis abrem temporada de preços especiais na próxima terça (18/8)

Ilhabela - A programação da campanha “Ilhabela é pra valer”, uma parceria entre a Prefeitura e a iniciativa privada, será aberta no próximo dia 22 de agosto, às 11h, com a 2ª Etapa do Circuito Ilhabela de Monotipos, na praia do Pequeá. No mesmo dia, a partir das 16h, a cidade recebe o espetáculo “Filho das Águas”, que faz parte do Circuito Cultural Paulista, da Secretaria de Estado da Cultura.
A idéia é movimentar a cidade na baixa temporada com gastronomia, esporte, cultura, shows musicais e exposições. Além disso, no período de 21 de agosto e 18 de outubro, o município terá tarifas diferenciadas em hospedagem, restaurante e passeios, numa parceria com Associação Comercial, Associação de Hotéis e Pousadas e prestadores de serviço. “É um projeto pioneiro e tem tudo para dar certo, pois poder público e iniciativa privada estão unidos para movimentar nossa cidade e estimular a vocação turística neste período de baixa temporada”, explica o chefe de Gabinete, Julio Cezar De Tullio.
Os descontos em relação à alta temporada foram definidos da seguinte maneira: hospedagem (40% a 50% de desconto), restaurante (12%) e passeios (10%). Os estabelecimentos participantes estarão identificados pelo selo "Ilhabela é pra valer".
Nesta terça-feira (18/8), os postos de combustíveis de Ilhabela abrem a temporada de preços especiais. Os postos oferecerão desconto de 5% na gasolina e 10% no álcool toda terça durante 60 dias, atendendo a um pedido da Prefeitura para aderirem à campanha.
Segundo a secretária de Turismo e Fomento, Maria Inez Ferreira, a expectativa é movimentar a economia local e fortalecer o principal gerador de empregos do município: o turismo.
A comemoração dos 204 anos de emancipação político-administrativa de Ilhabela (3 de setembro) também estará inserida na programação. Moradores e turistas terão diversas opções de entretenimento e lazer durante aproximadamente 60 dias.
No dia 29 de agosto será aberto o 14º Festival do Camarão e Gastronômico. A programação será divulgada semanalmente com os eventos dos finais de semana e estará no site ( www.ilhabela.sp.gov.br ).

Programação

22 de agosto (sábado)

11h - 2ª Etapa do Circuito Ilhabela de Monotipo (Centro de Regatas - Pequeá)
16h - Circuito Cultural Paulista com a peça teatral “Filho das Águas” (Galpão das Artes - Cocaia)
17h30 – Circuito Cultural Paulista - Workshop sobre Cultura Caipira Paulista (Galpão das Artes - Cocaia)

28 de agosto (sexta)
9h - Agita Galera (Escolas Municipais)
17h - Lançamento Livro sobre a África (Secretaria de Turismo – Barra Velha)

29 de agosto (sábado)
11h – Largada da Regata Santos-Ilhabela (Santos/SP)
20h – Abertura do 14ª Festival do Camarão (Vila) De 29/8 a 7/9
21h - Miss Ilhabela 2009 (Esporte Clube)(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Pousada Bem Viver - Momentos Felizes

Rede municipal de ensino está preparada para a volta às aulas em São Sebastião

São Sebastião - A rede municipal de ensino de São Sebastião está preparada para o retorno às aulas. Nesta sexta-feira, dia 14 de agosto, a secretária da Educação, Ângela Couto, percorreu as escolas para checar os últimos detalhes antes dos alunos regressarem às unidades escolares hoje, dia 17.
Segundo informou, os professores retornaram à atividade – também nesta sexta-feira - com o intuito de prepararem materiais informativos sobre o H1N1, a exemplo de cartazes e painéis a serem afixados em pontos estratégicos das escolas. “Tivemos recentemente uma reunião com os diretores e decidimos, igualmente, que nossos funcionários não usarão máscaras na receptividade dos estudantes; porém estaremos atentos no que tange aos procedimentos preventivos, como manter total ventilação nas salas de aulas, por exemplo”, salientou Ângela Couto.
De acordo com ela, os professores foram instruídos, ainda, a observarem às condições físicas das crianças e orientados a deixar as salas de aulas periodicamente com os alunos para proceder a higienização das mãos. “O álcool em gel está em falta, o ideal seria que cada escola tivesse um estoque para atender a demanda”, comentou a secretária que observou serem 17 mil os estudantes matriculados na rede. “Entretanto, teremos um reforço em alguns materiais como sabonetes, papéis toalhas e copos descartáveis”, acrescentou.
A secretária frisou que todas as gestantes da rede municipal de ensino não retornarão ao trabalho até segunda ordem da Secretaria de Saúde. “Trabalhamos no sentido de providenciar os substitutos necessários para não atrapalhar o andamento das atividades escolares”, declarou Ângela Couto lembrando que em um primeiro momento, já na próxima semana, os pais serão convocados para uma reunião nas escolas com o propósito de serem orientados sobre os procedimentos a serem adotados como medidas de prevenção à Gripe A. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Monitores ecológicos se formam em São Sebastião

São Sebastião - Os 11 alunos do curso de Formação de Monitores Ecológicos Culturais, promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), de São Sebastião, em parceria com a Fundação Cultural São Sebastião e Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo São Sebastião, receberam na noite desta sexta-feira, dia 14, seus certificados de conclusão.
Durante um ano e meio, aproximadamente, os formandos participaram de aulas teóricas e práticas sobre conceitos de ecoturismo, patrimônio cultural, arqueologia, construções entre outras disciplinas, com o objetivo de fortalecer parcerias do projeto arqueológico do Sítio de São Francisco junto à comunidade da região.
A idéia de estreitar laços está diretamente ligada à participação de Ongs que trabalham com o fortalecimento da cultura africana e caiçara, como a Cooperativa de Artesanato de São Sebastião (Cooperartes), a Congada de São Benedito, o movimento negro Zambô, de Caraguatatuba, e o Conselho da Consciência Negra de São Sebastião.
O intuito é que todos os monitores e Ongs façam parte de um projeto permanente na realização de eventos culturais, produção e proteção conjunta ao patrimônio cultural dos municípios.
Para a secretária Marianita Bueno, da Cultura e Turismo, este – com total apoio do prefeito Ernane Primazzi – é o tempo de São Sebastião despontar no segmento turístico. “Temos um potencial enorme que nunca foi trabalhado; queremos mudar – e já estamos mudando – esse quadro”, disse referindo-se a inclusão recente do município na rota de cruzeiros marítimos no litoral brasileiro.
Traud Rossi, secretária do Meio Ambiente, disponibilizou a pasta aos monitores naquilo que necessitarem. “Vocês são privilegiados em poderem atuar “in loco” nos locais mais bonitos de nossa região e a Semam está à disposição, pois contamos com vocês no ecoturismo local”
O diretor do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo São Sebastião, Edson Lobato, falou sobre a importância dos monitores dentro de trabalhos no segmento turístico. “Temos um tesouro natural, uma equipe competente e agora vocês, formandos que passaram todo este tempo aprendendo com esta mesma equipe, e a atual Administração que está engajada neste contexto”, declarou Frede. “Temos tudo para dar certo”, finalizou.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Primeira semana da Campanha Contra Raiva vacina mais de 3 mil animais em São Sebastião

São Sebastião - A Campanha de Vacinação Contra Raiva em cães e gatos, que teve início em São Sebastião nesta segunda-feira (10), retomará na semana que vem em todo o município.
Hoje, dia 14, as equipes de vacinação encerraram a semana no bairro das Cigarras, na costa Norte da cidade, e em Juquehy, na costa Sul.
De acordo com a chefe de Divisão de Zoonoses da Sesau, a veterinária Wania de Araújo Moreira, nesta primeira semana foram vacinados 2.647 cães e 494 gatos.
Na próxima segunda-feira, dia 17, a equipe de vacinação estará no bairro de Cambury, na costa Sul, em dois pontos. No Areião (8 às 12h) e na praça localizada próxima ao campo de futebol (13 às 17h). Na costa Norte, será a vez do bairro de São Francisco, no Convento (8h às 12h) e na quadra (13h às 17h).
A meta da Campanha de Vacinação Contra Raiva em cães e gatos de São Sebastião é vacinar aproximadamente 12 mil animais, entre cães e gatos. A vacinação é gratuita e não apresenta efeitos colaterais.
A Campanha é realizada pela secretaria municipal de Saúde (Sesau) e se estende até o dia 28 de agosto.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Mobilização Pela Educação No Litoral Norte

Ubatuba - Após o encontro nacional dos mobilizadores do Plano Nacional em Defesa da Educação, realizado em junho, em Brasília, foi formado um comitê coordenador de cada estado, com representantes das várias regiões onde o trabalho já foi iniciado.
No comitê estadual paulista, o professor . Rui Alves Grilo ficou responsável pelo Litoral Norte.
Dando continuidade aos contatos com lideranças e autoridades da região, no dia 12/08, o Sr. Rui foi recebido pela Secretária de Educação de São Sebastião, Sra. Ângela Couto, juntamente com a equipe pedagógica.  Após uma rápida apresentação do Plano, a Sra. Secretária manifestou o interesse do município participar porque, tendo as condições atuais de infraestrutura e recursos humanos não é possível continuar com o mesmo IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Embora o índice do litoral norte esteja dentro da média nacional (4,2), está abaixo da média estadual (4,5).
Na parte da tarde, o professor Rui foi recebido pelo Sr. Daniel Carreira, reitor da Universidade Módulo, acompanhado pela Sra. Maria Antonia e Aracelia, coordenadoras dos cursos de Pedagogia, Matemática, História e Ciências Físicas e Biológicas.
Os dirigentes da Universidade Módulo se comprometeram a tomar conhecimento do Plano para depois se posicionarem sobre a forma de participação.
O Sr. Daniel se posicionou dizendo do interesse da Universidade Módulo se inserir na definição do desenvolvimento da região, tendo se colocado à disposição dos governos municipais da região.
A partir dos dados do IDEB, o MEC elaborou o PDE – Plano de Desenvolvimento da Educação, subdividido em 40 subplanos, um dos quais é o Plano de Mobilização das Igrejas Cristãs pela Educação, elaborado em parceria com representações das igrejas e a UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. À medida que começaram as primeiras apresentações do plano, começou a haver adesões de outras igrejas, ongs, representações da sociedade civil e empresários.
Esse trabalho de mobilização será facilitado no município de São Sebastião devido ao esforço do Sr. Prefeito em se articular com representantes das várias confissões religiosas para a definição de um calendário de eventos do município, de forma a compatibilizar com o interesse de todos.
O objetivo do plano é criar a consciência de que a educação é um direito do cidadão e um dever, não só do estado, mas também da família e da sociedade. Para isso é necessário o esforço articulado de todas as instâncias de governo (federal, estadual e municipal), da sociedade civil e, principalmente da família, que é o principal foco deste Plano.

Para o desenvolvimento e articulação das ações estão sendo realizadas oficinas de formação de mobilizadores. Também foram criados diferentes tipos de materiais de apoio - impressos, em áudio e vídeo - os quais estão disponíveis para reprodução e consulta no Blog da Mobilização, bastando apenas clicar em
http://familiaeducadora.blogspot.com/
Através do Blog, podemos trocar informações e acompanhar o desenvolvimento em todo o Brasil.
Em Ubatuba, a Associação Comercial ofereceu importante contribuição patrocinando cartazes de divulgação do Plano, os quais começarão a ser distribuídos e afixados em locais de maior afluência de público. Essa colaboração recebeu um destaque durante o encontro realizado em Brasília.
(Divulgação: Rui Grilo)

Prorrogadas inscrições para pescadores comercializarem no Mercado de Peixes

Ubatuba - A Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa) da Prefeitura de Ubatuba prorrogou até o dia 28 de agosto as inscrições para os pescadores interessados em comercializar seus pescados no Mercado Municipal de Peixes. Até esta sexta-feira, 14, 73 pescadores realizaram suas inscrições. A expectativa da Secretaria é que cerca de 110 pescadores sejam inscritos até o final do mês.
Para se cadastrar, o pescador deve possuir até duas embarcações motorizadas de, no máximo, 12 metros ou canoas. É preciso comprovar residência em Ubatuba e estar disposto a participar das capacitações que serão oferecidas pela prefeitura. Os documentos necessários são as cópias de: carteira de pescador (Seap/PR), da licença de pesca, RG, CPF, título de eleitor do município, carteira de saúde ou atestado de saúde ocupacional, além de uma foto 3X4. É preciso ter em mãos os documentos originais para conferência. As inscrições deverão ser feitas na Smapa, localizada à avenida Dona Maria Alves, 882, no centro, em horário comercial. Para mais informações os telefones são (12) 3833-3500/3833-2528.
A possibilidade para que todos os pequenos pescadores possam, igualmente, utilizar o Mercado foi conquistada através de um decreto do Executivo. Antes, somente pessoas vinculadas à Associação dos Pescadores de Ubatuba podiam comercializar no local.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Funcionários da Prefeitura de Ubatuba recebem informações sobre a nova gripe

Ubatuba - Depois das palestras de esclarecimentos direcionadas para funcionários das secretarias de Saúde e de Educação, foi a vez dos demais funcionários da prefeitura receberem informações sobre a Gripe A (H1N1), também conhecida como “gripe suína”. Os funcionários se reuniram no Paço Municipal, para ouvir as orientações do superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira e da coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Ariele de Oliveira.

Dúvidas recorrentes
Na ocasião, os servidores puderam também tirar suas dúvidas sobre o assunto, fazendo perguntas aos especialistas. Entre as questões, estava a dúvida sobre o uso da máscara como método de prevenção. Ariele explica que esse método é contraindicado. “A máscara deve ser usada somente por pessoas que apresentam os sintomas. As máscaras cirúrgicas tendem a umedecer, o que facilita a disseminação do vírus, em vez de prevenir a doença.”
Outra pergunta recorrente foi em relação ao uso do álcool gel. Neilton explica que o uso do álcool é importante, mas não substitui a lavagem frequente das mãos, com água e sabão. “O álcool só funciona se as mãos estiverem limpas. Ele é indicado em situações em que não há como lavar a mão no momento.” Neilton afirmou ainda, que faz-se necessária uma mudança de comportamento. “Lavar as mãos é um hábito que foi sendo deixado de lado, mas é indispensável, porque evita várias outras doenças. Temos que nos adaptar às situações que vão surgindo. Daqui a pouco, o tempo esquenta e a transmissão da gripe tende a diminuir”.
A questão da medicação chamada “Tamiflu”, um medicamento distribuído pelo Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado aos municípios também foi esclarecida na palestra. Ariele afirma que muitas pessoas estão procurando a medicação, mesmo sem apresentar os sintomas da nova gripe. “Nós temos um protocolo do Ministério da Saúde a seguir e só podemos ministrar esse medicamento em caso de pessoas com fatores de risco que apresentam os sintomas ou pacientes em estado grave. Esse remédio não funciona como um tratamento preventivo.”(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

CCZ atende denúncias de abandono de animais e pune responsáveis

Ubatuba - O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) atendeu, na tarde desta quinta-feira, 13, uma denúncia de abandono de cães no bairro Perequê-Açu. Eram dois cães, que foram deixados em uma casa de veraneio, pelos proprietários que, segundo informações dos vizinhos, residem no Rio de Janeiro. Os animais resistiram à apreensão e precisaram ser sedados. Eles foram encaminhados para o canil, onde aguardarão que alguém os adote. A ação contou com o apoio da Polícia Ambiental, que registrou Boletim de Ocorrência (B.O.), por maus tratos. O proprietário será autuado e responderá inquérito na justiça.
Denúncias como essa, são cada vez mais comuns no CCZ de Ubatuba e preocupam as autoridades. Os maus tratos e abandono correspondem a 60% das denúncias que o CCZ recebe. Em 2008, foram cerca de 250. Neste ano, até o momento, foram 90.

Imprudência
Na opinião da veterinária responsável pelo CCZ, Claudia Ferraz, esse tipo de atitude sempre existiu, mas agora, as pessoas estão se importando mais e denunciando mais.
“As pessoas estão se indignando com o descaso de alguns proprietários e exigindo punição. Quem maltrata e abandona sempre conta com a impunidade, mas quando alguém denuncia, a punição acontece. Ninguém obriga uma família a adotar um cão ou gato. É preciso pensar muito bem antes de fazê-lo, porque eles terão vida longa e necessitarão de cuidados. Caso a pessoa não esteja disposta a arcar com essa responsabilidade, adotar é uma imprudência que trará sofrimento ao animal e transtornos à sociedade”, enfatiza a veterinária.
A fiscal de Saúde Pública, Mônica Domaradzki, afirma que abandono e maus tratos de animais são passíveis de punição, com pena de um a dois anos. “Além disso, a multa do CCZ pode variar de R$100 a R$ 100 mil. Quem alega não ter dinheiro, é punido da mesma forma, com prestação de serviços à comunidade”, explica.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Campanha de vacinação contra poliomielite será adiada, devido à gripe A

Ubatuba - O Dia Nacional de Vacinação contra Poliomielite, que seria no próximo sábado, 22, foi suspenso em Ubatuba, por determinação do Ministério da Saúde, como medida preventiva, em relação à gripe A(H1N1), também conhecida como gripe suína. A idéia é evitar as aglomerações geradas pela campanha nas unidades de saúde. Há uma previsão para que a nova data seja marcada para o dia 19 de setembro, mas ainda não há certeza.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Ariele de Oliveira, “seria um contrassenso realizar a Campanha de Vacinação num momento em que as autoridades pedem para evitar aglomerações. Vamos seguir as determinações e esperar passar esse momento de apreensão. A data correta para a vacinação será devidamente divulgada quando tivermos essa definição.” (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Cine Porto - 3833 -2066
Semana de 14/8 a 20/8 de 2009

Harry Potter e o Enigma do Príncipe
Ação!!!! Dublado!!!!
Ás 21:00hs

A Propósta.
Comédia Romantica !!!!com Sandra Bullock!!!!
Ás 17:00hs e 19:00hs

Toda 4ª feira,"4ªfeira maluca"
Todos pagam R$ 4,00

Nosso site : www.cinemasdolitoral.com.br
 


Clique para acessar o site

Em algum lugar do passado

Ubatuba - Releitura da musica tema do filme "Em algum lugar do passado" com imagens de Luiz Tolosa e edição e Emilio Campi:


 

Poesia Topo

Anuncie

Festa em dia de vento

Lá no jardim
as árvores estão
atirando confetes na gente..
É esse vento desvairado
comemorando
o carnaval adiantado

Caçada em dia santo

No sétimo dia
não se trabalha
não se trabalha
em dia santo.
Mesmo assim
o Zeca do Zacarias
resolveu caçar
em dia de preceito
não sei o bicho que avistou
ou por que sua arma falhou
ou que sombra que o assombrou,
mas daquela data em diante
o Zeca do Zacarias
nunca mais caçou.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

-

HUMOR

-

Nossos Comerciais!

Um dia na S.O.S. Cão Caraguá


Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Praia do Sapé  © Luciano Cancelier

Praia do Sapé
© Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editora: Emiliane Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor