Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 25 de Agosto de 2009 - Nº 2129 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região
-

Caraguatatuba
Atleta do Módulo Participa de Etapa Brasil do X-Terra Championship
Atletas de karatê conquistam seis medalhas no Campeonato Paulista
CCZ divulga nova data de vacinação antirrábica no Barranco Alto
Dia da Infância destaca prioridade em projetos preventivos
Estudantes participam da Olimpíada de Matemática
Funcionários da prefeitura são treinados pelo Estado
Não perca esta oportunidade! Leilão de carros antigos será dia 29 de agosto
Anistia de multas e juros
Paraty recebe flautistas mirins de Caraguá
Prefeito presta contas dos 200 dias
Antonio Carlos presta contas de sua Administração

Ilhabela
Circuito Ilhabela de Monotipos é marcado por homenagem a Dr. Mário de Oliveira
Equipes confirmam participação na Regata Santos-Ilhabela
Prefeitura de Ilhabela realiza 3ª Audiência Pública para o planejamento do PPA na Barra Velha
Terça é dia de desconto de 5% na gasolina e 10% no álcool na campanha “Ilhabela é pra valer!”
Ilhabela comemora 204 anos com desfile cívico-militar, concurso de miss, baile e grandes shows musicais
Peça teatral “Filho das Águas” marca comemorações do Dia do Folclore em Ilhabela

São Sebastião
“Marcha para Jesus” atrai centenas de evangélicos na Costa Sul de São Sebastião
Arce diz em São Sebastião que imprensa se precipitou em informações sobre pedágio e ampliação do porto
Atletismo sebastianense conquista medalhas de ouro e bronze em Minas Gerais
Ciclismo de São Sebastião conquista duas medalhas de ouro e uma de prata em São José dos Campos.
Malha sebastianense empata com Assem de São José dos Campos
Defesa Civil de São Sebastião participa de Workshop de emergência
Moto Clube Esquadrão Selvagem comemora seu primeiro aniversário em São Sebastião
Prefeito cancela atendimento ao público nesta semana
Professores da Rede Municipal de Ensino se preparam para o Saresp
São Sebastião comemora o Dia Municipal do Hip-Hop
Lixo hospitalar é embalado em recipiente próprio e incinerado em Suzano

Ubatuba
A Officina ArtAud, através da OSC Celebreiros Ubatuba,trás para a cidade mais uma vez, atendendo a pedidos, Jonas Ribeiro.
Rio Indaiá recebe o Cuidágua
Aciu informa: Vagas de Emprego
NOVÍSSIMO GOLPE DO TELEFONE
Palestras gratuitas do Sebrae na Aciu:
Gerenciando o fluxo de caixa com eficiência
Resultado da Promoção “MEU PAI VIRTUAL”
Ministro visita quilombolas de Ubatuba e pede união das comunidades


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

-


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Atleta do Módulo Participa de Etapa Brasil do X-Terra Championship

Caraguatatuba - Angelo Arantes, atleta do Bolsa Esporte do Centro Universitário Módulo, participará do X-Terra Brasil 2009, etapa brasileira do maior festival de esportes outdoor do mundo. O campeonato será realizado durante os dias 29 e 30 de agosto, na cidade de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.
Angelo disputará o título da modalidade Triathlon, na categoria 30 a 35 anos. A prova será classificatória para a etapa final do campeonato, o X-Terra Havaí, que acontecerá na ilha de Maui. Experiente, o atleta espera conseguir neste ano a classificação, assim como na edição passada do torneio.
Criado há 17 anos, o X-Terra se espalhou pelo planeta e realiza eliminatórias no Brasil desde 2005. Em 2009, o X-Terra Brasil espera reunir mais de dois mil competidores entre mulheres, crianças e homens, em cinco provas diferentes: Triathlon, Swim Challenge, Trail Run, Kids Triathlon e Kids Running. (Fonte: UniMódulo)

Atletas de karatê conquistam seis medalhas no Campeonato Paulista

Caraguatatuba - A equipe de karatê de Caraguá participou no último sábado (22) do Campeonato Paulista da modalidade, realizado em São Carlos. Os atletas caiçaras ganharam seis medalhas: uma de ouro, quatro de prata e uma de bronze. A competição reuniu mais de 300 esportistas de todo o Estado.
O destaque foi para Sindneia de Macedo, 48 anos, que garantiu o primeiro lugar em sua categoria para a cidade. Ela, que pratica o esporte há cinco anos, afirma que o karatê é qualidade de vida. “Cada aula é preparatória para os campeonatos. Divido os treinamentos com as atividades do lar”, destacou.
Os outros atletas que conseguiram medalhas foram Valdenir dos Santos, Maria do Carmo, Arnaldo Hamaguti e Gustavo Fielder (prata) e Maria do Carmo (bronze).
O técnico da equipe, Ângelo Augusto, afirmou estar satisfeito com os resultados. Segundo ele, diante do alto nível técnico que as outras cidades apresentaram, com atletas que tem o karatê como profissão, Caraguá mostrou superioridade. “O esporte está em evolução na qualidade e vemos resultados do infantil ao sênior”, explica. Com o resultado, os seis medalhistas conseguiram vagas para o Campeonato Brasileiro de Karatê que será disputado em Natal ainda neste semestre. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

CCZ divulga nova data de vacinação antirrábica no Barranco Alto

Caraguatatuba - O Centro de Controle de Zoonoses informa aos moradores do Barranco Alto que estará no bairro para a vacinação dos animais contra a raiva dia 31 de agosto. A visita estava agendada para a última sexta (21), mas por conta da chuva teve que ser adiada. Até o momento mais de 15 mil cachorros e gatos já foram vacinados. A meta é chegar a 22.700 animais. Desses, cerca de mil estão no Barranco.
Confira os novos horários e locais do Barranco Alto:
Dia 31 de agosto, segunda-feira
Das 8h às 12h e das 13h30 às 17h: Próximo ao CIEFI João Benedito Marcondes
Próximo à avenida Ismael Iglesias, esquina com a avenida Severino de Castro(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Dia da Infância destaca prioridade em projetos preventivos

Caraguatatuba - As necessidades da criança e do adolescente estão entre as principais preocupações da Assistência Social
Nesta segunda-feira (24), comemora-se o Dia da Infância. Em Caraguá, a data é celebrada com reflexão acerca das necessidades dos jovens. A secretaria municipal de Assistência Social realiza projetos preventivos que atendem não só crianças e adolescentes, mas toda a família que necessite de auxílio.
Em entrevista à rádio Jovem Pan, a secretária de Assistência Social de Caraguá, Zenaide de Souza Bicudo Vernizzi, falou sobre os trabalhos que a secretaria desenvolve com as famílias e ressaltou o valor da estrutura familiar para os infantes. “Acredito que a questão afetiva pode transformar as pessoas. Os jovens necessitam saber que são amados pelos seus pais”, disse.
Uma das funções da secretaria de Assistência Social é cuidar da criança que está construindo sua personalidade. “Formar adultos conscientes, maduros e preparados para a vida”, esclarece Zenaide. O foco do trabalho desenvolvido pelos profissionais é orientar e prevenir o mau comportamento e infrações, para que o jovem não tenha que passar por situações punitivas. Também é desenvolvido um suporte aos adolescentes na busca de emprego.
As famílias com renda menor que um salário mínimo e as crianças e adolescentes que sejam vítimas de violência devem procurar um dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), das regiões norte, centro ou sul. Será feito um cadastro da família e as necessidades serão avaliadas por profissionais especializados, para atendê-la da melhor forma possível. Os jovens vitimados, são encaminhados à Casa do Menor ou do Adolescente.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Estudantes participam da Olimpíada de Matemática
Cerca de 5 mil crianças farão a prova da 1ª fase

Caraguatatuba - Estudantes do Ensino Fundamental testarão amanhã seus conhecimentos em ciências exatas na primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática. Essa será a quarta vez que os alunos de Caraguá participarão da atividade. Cerca de 5 mil estudantes das redes municipal e estadual farão a prova.
O professor de matemática e integrante do Grupo de Apoio Pedagógico da secretaria de Educação de Caraguá, Vlamir Martins, explica que já nessa etapa as crianças da cidade concorrerão com as do restante do país. “Após passar por uma prova de múltipla escolha, os melhores serão selecionados e concorrerão a prêmios como bolsas de estudo”, disse.
A Olimpíada é uma competição organizada pela Sociedade Brasileira de Matemática e aberta a todos os estudantes dos Ensinos Fundamental (a partir da 5ª série), Médio e Universitário das escolas públicas e privadas de todo o Brasil.
Em torno desta competição foi elaborado um projeto que visa melhoria do ensino de Matemática no país, além de contribuir para a descoberta precoce de talentos para as Ciências em geral.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Funcionários da prefeitura são treinados pelo Estado

Caraguatatuba - A secretaria estadual do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) iniciou hoje (24) uma capacitação para quatro funcionários da prefeitura de Caraguá. Eles vão atuar no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) a partir da próxima segunda-feira (31) para atender usuários do Banco do Povo Paulista e Sutaco (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades).
O Banco do Povo é um programa que objetiva gerar emprego e renda, por meio da concessão de microcrédito para o desenvolvimento de pequenos negócios, sejam eles formais ou informais. Já a Sutaco desenvolve e preserva o artesanato paulista quanto ao reconhecimento profissional dos usuários e comercialização dos produtos.
A secretária de Assistência Social, Zenaide de Souza Vernizzi, disse que a expectativa é melhorar o atendimento à população. Segundo ela, após a capacitação do governo estadual será possível fazer a atualização de dados cadastrais, tanto do Banco do Povo quanto da Sutaco.
O treinamento dos funcionários segue até sexta-feira (28) em São Paulo.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Não perca esta oportunidade! Leilão de carros antigos será dia 29 de agosto

Caraguatatuba - Veículos da antiga frota da prefeitura de Caraguá serão leiloados dia 29 de agosto, sábado, no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves. As atividades começam às 10h30 e se estendem ao longo do dia. Os interessados podem verificar as condições dos carros na quinta (27) e na sexta (28), das 9h às 12h e das 13h às 16h.
- Qualquer pessoa, de qualquer cidade ou estado, pode arrematar os lotes.
- As regras serão lidas na abertura do leilão e incluem que os participantes deixem um cheque caução para garantir a seriedade e a veracidade do participante.
- Na efetivação do pagamento, que pode ser feita até 15 dias após a compra, o cheque é devolvido; o mesmo também acontece com os participantes que não arrematarem nada.
O edital completo pode ser obtido no site www.caraguatatuba.sp.gov.br. O Centro Esportivo fica na avenida José Herculano, n.º 50, no Jardim Britânia.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Anistia de multas e juros

Caraguatatuba - É a sua chance de ficar em dia com a prefeitura de Caraguá!
Mais de 3.300 contribuintes já procuraram a prefeitura para pagar suas dívidas. Os inadimplentes podem renegociar débitos vencidos até dezembro de 2008. Os interessados devem preencher requerimento na secretaria da Fazenda até 31 de agosto.

Formas de pagamento:
100% de desconto sob juros e multa: à vista ou em até 3 vezes
80% de desconto sob juros e multa: parcelamento em até 6 vezes
60% de desconto sob juros e multa: parcelamento em até 8 vezes
50% de desconto sob juros e multa: parcelamento em até 10 vezes
Mais informações no site: www.caraguatatuba.sp.gov.br
Central de Atendimento: Dívida Ativa: (12) 3882-5451 ou 3897-8182 (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Paraty recebe flautistas mirins de Caraguá

Caraguatatuba - Projeto Doces Flautas ao Som do Mar encanta moradores e turistas da cidade carioca
Crianças do projeto Doces Flautas ao Som do Mar, de Caraguá, estiveram no último final de semana em Paraty (RJ) para intercâmbio cultural. Elas se apresentaram pelas ruas da cidade histórica, encantando moradores e turistas.
Fazem parte do projeto os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Aparecida Ujio, do bairro Porto Novo. Formado há 6 anos pelo professor de música Lourival, é composto por 15 crianças entre 7 e 11 anos. Além de Paraty, os alunos já se apresentaram em outras localidades como São Sebastião e Quiririm.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Prefeito presta contas dos 200 dias

Caraguatatuba - O prefeito Antonio Carlos estará amanhã (25) na rádio Nova Oceânica Jovem Pan (AM 670), às 9h, para fazer um balanço dos 200 dias de sua administração. AC também vai comentar sobre o concurso público, a base de gás e responderá perguntas dos ouvintes.
À noite, a partir das 19h, o prefeito participa da sessão de Câmara onde prestará contas de sua administração no primeiro semestre.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Antonio Carlos presta contas de sua Administração

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba abre oficialmente o segundo semestre de 2009, na sua 15ª Legislatura e no seu 1º ano na noite desta terça-feira – 24 de agosto – às 19h30, para a Sessão Especial de Prestação de Contas, realizada pelo Prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB), com base nas atividades do primeiro semestre deste ano. O convite ao Prefeito está embasado na Lei Orgânica Municipal (LOM).
A vinda do Prefeito na sede do Legislativo para prestar contas do semestre anterior é uma obrigação constante na Lei Orgânica Municipal (LOM), na Seção 2 – Atribuições do Prefeito – artigo 49, inciso 7º, nos meses de fevereiro e agosto. Na gestão 2001/2004 uma alteração na LOM determinou que o Prefeito viesse para a segunda Sessão de Prestação de Contas logo após as eleições municipais, apenas em ano eleitoral.
De acordo com a Lei Orgânica Municipal o Prefeito deverá comparecer a sede do Legislativo 2 (duas) vezes por ano – em fevereiro e agosto - sempre na abertura de cada semestre Legislativo, para prestar contas do semestre anterior.
Esta será a 2ª visita de Antonio Carlos da Silva desde que assumiu o cargo de Prefeito Municipal em janeiro de 2009 e a 18ª vez que visita a Câmara como Chefe do Executivo para prestar contas e a 39ª de um Prefeito desde que a Prestação de Contas foi incluída na Lei Orgânica Municipal, em abril de 1990. Antonio Carlos é o 6º Prefeito a cumprir prerrogativa da Prestação de Contas.
Conforme o Protocolo, o Presidente da Câmara, Vereador Omar Kazon (PR), abre a Sessão Especial de Prestação de Contas, para em seguida, passar a palavra ao Prefeito Municipal, que fará uma introdução dos trabalhos, com um discurso de 30 (trinta) minutos. Logo após, cada Vereador que desejar perguntar algo ao Chefe do Executivo, poderá fazê-lo com um prazo de 5 (cinco) minutos para a pergunta, seguido da resposta do Prefeito ou algum Secretário Municipal destacado para tal com um período de 5 (cinco) minutos. A pergunta finaliza com a tréplica do Vereador, de 3 (três) minutos.
A Sessão finaliza com um discurso do Prefeito Antonio Carlos da Silva por um período que não ultrapassa os 5 (cinco) minutos.
A Sessão Especial de Prestação de Contas deveria ter ocorrido no dia 4 de Agosto, mas ofícios assinados pelo Prefeito, solicitando a transferência da Sessão Especial para uma data posterior a 17 de agosto, com base no artigo 49 – Inciso 7 da Lei Orgânica Municipal (LOM) e ausência do cargo no período de 5 a 17 de agosto, com base nos artigos 40 e 45 da LOM e 221 – Inciso 3 do Regimento Interno do Legislativo, motivaram a troca da data.
Com base nesta Sessão Especial, não haverá Expediente, Tribuna dos Vereadores e Ordem do Dia, retornando a Sessão Ordinária semanal de praxe na próxima semana.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Circuito Ilhabela de Monotipos é marcado por homenagem a Dr. Mário de Oliveira

Ilhabela - A 2ª Etapa do Circuito Ilhabela de Monotipos, realizada no último final de semana pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Diretoria Náutica da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, foi marcada por homenagens ao maior incentivador da vela na região, Dr. Mário de Oliveira, que faleceu aos 73 anos no último dia 5. A cerimônia de abertura, na manhã de sábado (22/8), no Centro de Regatas, na praia do Pequeá, contou com a presença do prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), acompanhado do secretário municipal de Esportes, Luiz Lobo, e do diretor náutico Edmar Alves. Também participaram da solenidade o secretário de Esportes de Santos, Paulo Medeiros, o presidente nacional da Classe Holder, Rafael Mendes, e a filha de Dr. Mário Oliveira, a professora Maria Cecília Martins Oliveira.
O prefeito Toninho Colucci falou da importância de Dr. Mário Oliveira para o desenvolvimento da vela no Litoral Norte. “Foi ele quem fundou o Grêmio de Vela de Ilhabela e também criou a escola de vela de São Sebastião. Se o esporte se desenvolveu tanto na região, muito se deve ao empenho e dedicação do Dr. Mário”.
O presidente nacional da Classe Holder, Rafael Mendes, que começou na vela nas aulas de Dr. Mário, leu uma mensagem enviada pelo velejador Lars Grael. “O trabalho dele é reconhecido em todo o país”, enfatizou.
A 2ª etapa do Circuito Ilhabela de Monotipos contou com a participação de 35 velejadores. Ao todo foram disputadas quatro regatas. As classes participantes foram Optimist, Holder, Hobie Cat 14, Hobie Cat 16, Lazer. Confira abaixo os resultados gerais da competição. A competição integra a campanha “Ilhabela Pra Valer!”, que conta com uma extensa programação de eventos ligados à gastronomia, esporte, cultura, shows musicais e exposições. A campanha prosseguirá até o dia 18 de outubro com tarifas diferenciadas em hospedagens, restaurantes e passeios turísticos, numa parceria da Prefeitura de Ilhabela com Associação Comercial, Associação de Hotéis e Pousadas e prestadores de serviço. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Equipes confirmam participação na Regata Santos-Ilhabela

Ilhabela - A Regata Santos-Ilhabela, que terá largada no próximo sábado (29/8), no Yacht Clube de Santos, já começa a movimentar o cenário da vela na região. São esperados mais de 30 barcos nesta regata oceânica que terá a cerimônia de premiação no domingo (30/8), às 13h, na Vila.
Já estão confirmados os veleiros Handycam/Sony, Orson e a BL3/Diretoria Náutica, este último comandado pelo Coordenador de Vela da Prefeitura de Ilhabela, Marcos Cardial e tripulação de funcionários da Diretoria Náutica – Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação.
A programação do evento terá início às 19h30 de sexta-feira (28/8), onde será realizada a Reunião de Comandantes, no Iate Clube de Santos e, em seguida, às 20h, haverá a recepção para os velejadores na sede do iate. No sábado (29/8), ao meio-dia, será dada a largada da regata, no Canal de Santos.
Para a largada também está confirmada a presença do belíssimo veleiro Atrevida tendo a bordo os prefeitos de Ilhabela e Santos, Toninho Colucci e João Paulo Tavares Papa, além de outras autoridades da região.
A chegada dos velejadores coincidirá com o Festival Gastronômico, que terá a parceria entre Prefeitura e Associação Comercial. A premiação deverá ser realizada no espaço destinado ao festival, na Vila. No evento estão convidadas as classes ORC Club, ORC Internacional, RGS, Bico de Proa, Dupla e Solitário.
Após a Regata Santos-Ilhabela, a Diretoria Náutica da Prefeitura de Ilhabela dará início à Regata do Camarão, no dia 12 de setembro. Mais informações serão divulgadas futuramente no site www.ilhabela.sp.gov.br. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura de Ilhabela realiza 3ª Audiência Pública para o planejamento do PPA na Barra Velha

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela realiza nesta terça-feira (25/8), às 19h, a 3ª Audiência Pública para discutir o PPA (Plano Plurianual) 2010/2013, no Centro Comunitário, na Barra Velha com o tema “Saúde, Lixo e Saneamento”. Nos encontros anteriores, a equipe da Prefeitura já abordou temas como “Educação e Política de Emprego” e “Segurança e Políticas Social”, onde foram colhidos dados para padronização dos programas e ações no município.
A intenção é que a população apresente suas propostas e sugestões para o planejamento do município nos próximos quatro anos. Tanto o projeto de lei do Plano Plurianual 2010/2013 como a Lei Orçamentária Anual para 2010 devem ser protocolados até o dia 30 de setembro na Câmara de Ilhabela.
A última audiência está marcada para o dia 27 de agosto, às 19h, na Câmara Municipal (Vila), com o tema “Turismo e Esporte”.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Terça é dia de desconto de 5% na gasolina e 10% no álcool na campanha “Ilhabela é pra valer!”

Ilhabela - Toda terça-feira os postos de combustíveis de Ilhabela estão com desconto de 5% na gasolina e 10% no álcool. A pedido da Prefeitura, as empresas aderiram à campanha “Ilhabela é Pra Valer”, que também prevê preços especiais em hospedagem, restaurantes e passeios, além de uma vasta programação de eventos entre os dias 21 de agosto e 18 de outubro.
De acordo com o chefe de Gabinete da Prefeitura, Julio Cezar De Tullio, com a medida muitos motoristas deixarão de abastecer o carro em outras cidades para utilizar o serviço em Ilhabela. Com os descontos previstos, a gasolina que hoje custa entre R$ 2,73 e R$ 2,74 deve cair para R$ 2,59 às terças-feiras. Já o preço do álcool baixa de R$ 1,64 em média para R$ 1,49.
“Nossa idéia com esta medida é beneficiar principalmente o morador e também o turista que visita nossa cidade”, salientou o prefeito Toninho Colucci, que cita este tipo de campanha em outras cidades, como na região de Campinas.
Nos outros setores, os descontos com relação à alta temporada, previstos na campanha “Ilhabela é pra valer” ficaram definidos da seguinte maneira: hospedagem (40% a 50% de desconto), restaurante (12%) e passeios (10%). Segundo o chefe de Gabinete, os selos da campanha podem ser retirados pelos estabelecimentos participantes na sede da Associação Comercial (tel: 3895-7102).
A programação de eventos promovidos pela Prefeitura de Ilhabela pode ser vista no site: www.ilhabela.sp.gov.br e inclui a comemoração dos 204 anos de emancipação político-administrativa de Ilhabela (3 de setembro). Moradores e turistas terão diversas opções de entretenimento e lazer durante aproximadamente 60 dias.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Ilhabela comemora 204 anos com desfile cívico-militar, concurso de miss, baile e grandes shows musicais

Ilhabela - O município de Ilhabela completa 204 anos de emancipação político-administrativa no próximo dia 3 de setembro e a comemoração terá o tradicional desfile cívico-militar, na Vila, e grandes shows musicais no Campo do Galera, na Água Branca. A programação integra a campanha “Ilhabela é pra valer!”, lançada no dia 21 de agosto, que prevê uma série de eventos ligados à gastronomia, esporte, cultura, shows musicais e exposições até o dia 18 de outubro. Além dos eventos, a cidade está com tarifas diferenciadas em hospedagens, restaurantes e passeios, numa parceria da Prefeitura com Associação Comercial, Associação de Hotéis e Pousadas e prestadores de serviço.
Entre os shows musicais de renome nacional programados estão: Nilva Lima (gospel - 1º/9), Cupim na Mesa (pagode - 2/9), Netinho da Bahia (axé – 3/9), Falamansa (forró – 4/9) e Maurício & Mauri (7/9), todos no campo do Galera, onde também serão realizadas apresentações de artistas e bandas locais.
A festa começa já na próxima sexta-feira (28/8), às 23h, com o show da Banda 40 Graus, de Ilhabela, no Campo do Galera. No mesmo dia, porém, às 17h, na sede da Secretaria de Turismo, haverá o lançamento do livro “Racismo: São Paulo Fala”, do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo.
No sábado (29/8) tem a largada da Regata Santos-Ilhabela, às 11h, no Yacht Clube de Santos. Às 20h acontece a abertura do 14º Festival do Camarão, na Praça Coronel Julião, na Vila, e às 21h, o Concurso Miss Ilhabela 2009, no Esporte Clube. Também na noite de sábado, às 23h, no Campo do Galera, haverá o Dia do Hip-Hop, com o show Expressão Ativa.
Para o próximo domingo (30/8) está prevista a premiação da Regata Santos-Ilhabela, às 13h, na Vila, e o show de Fernando Punk, às 23h, no Campo do Galera, na Água Branca. Confira abaixo a programação comemorativa ao aniversário da cidade e que integra a campanha “Ilhabela é pra valer!”.

PROGRAMAÇÃO “ILHABELA É PRA VALER!”

28 de agosto (sexta)

9h - Agita Galera (Escolas Municipais)
17h - Lançamento Livro sobre a África (Secretaria de Turismo – Barra Velha)
23h – Show Banda 40 Graus (Campo do Galera – Água Branca)

29 de agosto (sábado)
11h – Largada da Regata Santos-Ilhabela (Santos/SP)
20h – Abertura do 14ª Festival do Camarão – De 29/8 a 7/9 ( Espaço Veja - Vila)
21h - Miss Ilhabela 2009 (Esporte Clube)
23h – Dia do Hip-Hop – Show Expressão Ativa (Campo do Galera – Água Branca)

30 de agosto (domingo)
9h – Inauguração Arena de Rugby de Areia - Torneio da Escolinha de Rugby c/ presença da Seleção da França de Rugby (Praia do Itaquanduba)
13h – Premiação da Regata Santos-Ilhabela (Espaço Veja – Vila)
23h – Show Fernando Punk (Campo do Galera – Água Branca)

31 de agosto (segunda)
18h – Dia de Ação de Graças do Movimento Evangélico (Campo do Galera)
20h – Abertura do XXXII Salão de Artes Plásticas Waldemar Belisário (31/8 a 30/9 Sede do Parque Estadual - Vila)
21h – Show Gospel Local (Campo do Galera – Água Branca)

1º de setembro (terça)
8h – Hasteamento da Bandeira (Engenho D’Água)
18h - Culto de Ação de Graças pelo Aniversário de 204 anos de Ilhabela (Campo do Galera – Água Branca)
21h – Show Gospel Nilva Lima – irmã de Chitãozinho e Xororó (Campo do Galera – Água Branca)

2 de setembro (quarta)
19h – Torneio de Beach Soccer – Categoria Livre (Antigo Campo de Aviação - Pequeá)
23h – Show Cupim na Mesa (Campo do Galera – Água Branca)

3 de setembro (quinta) - ANIVERSÁRIO DA CIDADE - 204 ANOS
8h – Hasteamento das Bandeiras (Vila)
9h – Desfile Cívico-Militar (Vila)
15h – Amistoso de Futebol – Seleção de Ilhabela x Convidados (Estádio Municipal)
18h- Sessão Solene (Câmara Municipal)
23h – Show Netinho da Bahia (Campo do Galera – Água Branca)

4 de setembro (sexta)
21h - Show “The Guardians”/“Gastronomia da Rota Cambuci” (Vila)
23h – Show Falamansa (Campo do Galera – Água Branca)

5 de setembro (sábado)
9h – Aberto de Tênis “Ilhabela 204 anos” (Ilha Máster Tênis/Água Branca)
10h – XXI Prova de Canoa Caiçara “Antonio Carlos dos Reis” (Perequê-Vila)
18h – Torneio de Malha (Barra Velha)
20h – Abertura da Mostra Faces de Ilhabela – (Prédio Parque Estadual –Vila)
23h – Show Pronúncia no Olhar (Campo do Galera – Água Branca)

6 de setembro (domingo)
9h – Aberto de Tênis “Ilhabela 204 anos” (Ilha Máster Tênis/Água Branca)
10h – Final do Campeonato Municipal da 2ª Divisão (Estádio “Ferreirão)
19h – Premiação VI Concurso de Poesia (Esporte Clube - Vila)
23h – Show Marcelo Totó e Balaco Doce (Campo do Galera – Água Branca)

7 de setembro (segunda) – Feriado Dia da Independência
23h – Show Maurício & Mauri (Campo do Galera – Água Branca)(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Peça teatral “Filho das Águas” marca comemorações do Dia do Folclore em Ilhabela

Ilhabela - A peça teatral “Filho das Águas”, encenada no último sábado (22/08), no Galpão das Artes, em Ilhabela, marcou as comemorações do Dia do Folclore. A peça integra a programação da campanha “Ilhabela é pra valer”, que prevê uma série de eventos até outubro e também promoções especiais em hospedagem, restaurantes e passeios, numa parceria Prefeitura e iniciativa privada.
Encenado literalmente sobre uma grande colcha de retalhos, o espetáculo busca o lúdico na vida através das tradições caipiras, Festa do Divino e Cururu, ricas expressões culturais encontradas em todo o Vale do Médio Tietê. Em cena quatro atores se revezaram em mais de 20 personagens, em um dinâmico jogo cênico.
O Circuito Cultural Paulista da Secretaria do Estado da Cultura é realizado em Ilhabela em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Cultura e da Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela).(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Pousada Bem Viver - Momentos Felizes

“Marcha para Jesus” atrai centenas de evangélicos na Costa Sul de São Sebastião

São Sebastião - Cerca de 600 fiéis de diversas denominações evangélicas participaram, no último sábado (22/08), da “Marcha Para Jesus”, organizada por pastores da Costa Sul do município. Os religiosos, que durante a manhã fizeram um trabalho de evangelização na região, reuniram-se por volta das 17h00 em frente ao Ginásio de Esportes de Boiçucanga. Tendo a frente um carro de som, onde eram entoados louvores evangélicos, os participantes do evento caminharam até a Praça da Alegria, onde foi realizado um show gospel no período noturno.
A “Marcha para Jesus” contou com a participação também de diversas igrejas convidadas da capital paulista. Embora o mau tempo tenha prejudicado um pouco o evento, os organizadores ficaram satisfeitos com o trabalho desenvolvido em São Sebastião.
O chefe de Gabinete da Prefeitura de São Sebastião, Sérgio Felix, representou o prefeito Ernane Primazzi no evento. “A Administração Municipal tem uma preocupação especial em atender e apoiar todos os eventos dos mais variados segmentos religiosos. Essa é a nossa forma de reconhecer e valorizar o importantíssimo trabalho não só religioso, mas também social desenvolvido em São Sebastião por todos os segmentos e que resulta, por exemplo, numa melhor estruturação da família, retirando as crianças das ruas e do mundo das drogas”, disse ele.
Sérgio Felix ressaltou também a grande festa evangélica que a prefeitura vai promover entre os próximos dias 16 e 25 de outubro, na área de eventos Rua da Praia. Para essa festa, a prefeitura montará no local uma estrutura semelhante à do último “Arraiá Caiçara”, com 60 barracas que serão colocadas à disposição das igrejas que atuam em nossa cidade. O evento também contará com cantores gospel de renome da atualidade, cujos contatos já estão sendo definidos pela prefeitura, além da participação de renomados pregadores que serão indicados pelos evangélicos, através de uma comissão organizadora que auxilia a administração na realização da festa.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Arce diz em São Sebastião que imprensa se precipitou em informações sobre pedágio e ampliação do porto

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, reuniu-se nesta segunda-feira (24/08) em seu gabinete com o secretário estadual dos Transportes, Mauro Arce. No encontro, o chefe do Executivo informou ao secretário que irá oficialmente reivindicar do governo paulista a implantação de portais de entrada nos dois extremos do município (Boracéia, na Costa Sul e Canto do Mar, na Costa Norte). Ernane foi ainda informado por Arce que as notícias sobre a implantação de pedágios no município divulgadas pela imprensa “foram precipitadas” e que os estudos sobre a questão apenas começaram, não havendo, portanto, nada definido sobre a implantação da cobrança. Participaram também da reunião a secretária de Meio Ambiente de São Sebastião, Traud Rossi e o presidente da Companhia Docas de São Sebastião, Frederico Bussinger.
O secretário Mauro Arce disse a Ernane a respeito da possibilidade de cobrança de pedágios nas estradas do Litoral Norte (dois deles em São Sebastião), que os estudos estão somente na fase inicial. “Ninguém pensa em pedágio na região sem oferecer nada em troca. Ainda é muito cedo para se falar nisso. O tema será objeto ainda de audiências públicas futuramente”, esclareceu ele.
O prefeito Ernane concordou com o secretário no que tange a polêmica do tema criada pela imprensa, como também considerou exagerada a cobertura jornalística abordando a questão da expansão do porto sebastianense. O prefeito, Arce e Bussinger, apontaram como pontos falhos nas reportagens trechos em que menciona-se a entrada de navios pelo lado norte do canal (numa referência a que os mesmos passariam em frente ao Yacht Clube de Ilhabela e no traçado de competições náuticas) e ainda fotos de navios atracados no Porto de Santos para ilustrar eventual visual do porto sebastianense com o porto ampliado.
“Todo mundo sabe que os navios só entram no canal pelo lado sul, portanto, está é uma inverdade da imprensa. Sobre o impacto visual para Ilhabela com o porto ampliado, fizemos inúmeras simulações com fotos reais, provando que, por exemplo, da Vila (centro de Ilhabela) quase não se enxerga o porto e do ponto mais próximo a visualização dos containeres é pequena. Quanto a navios ancorados no porto, também não há impacto visual negativo e, na economia moderna, sabe-se que navio parado em porto é prejuízo. Portanto, isso não acontecerá”, ponderou Bussinger.
O prefeito Ernane novamente reforçou solicitação para que a construção da nova estrada entre Caraguatatuba e São Sebastião, chamada de alça de acesso entre os dois municípios ocorra antes da expansão portuária. “Essa foi uma reivindicação nossa quando ainda eram iniciados os projetos para ampliação do porto. Recebemos a garantia que a nova estrada vai sair e a consideramos condição essencial nesse projeto. Não adianta ter porto ampliado se não tiver acesso planejado”, afirmou Ernane.
Ainda sobre essa nova estrada, basicamente formada por túneis e viadutos, a secretária Traud Rossi levou a Arce a preocupação de que o seu traçado incluía limites do sitio arqueológico do Bairro São Francisco. O secretário informou que os técnicos de sua pasta, encarregados das avaliações ambientais, já têm conhecimento desse fato e estão levando-o em conta no projeto.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Atletismo sebastianense conquista medalhas de ouro e bronze em Minas Gerais

São Sebastião - A equipe de atletismo da Prefeitura Municipal de São Sebastião, por meio da Seesp (Secretaria de Esportes), venceu a 5ª Corrida Rústica e Caminhada de Sapucaí (MG), no domingo, dia 23 de agosto. A prova contou com a participação de aproximadamente 700 atletas, e os sebastianenses subiram ao pódio três vezes ao conquistarem uma medalha de ouro e duas de bronze.
Aos vencedores foram oferecidos prêmios em dinheiro, em um total aproximado de R$ 5 mil, ofertados pela própria organização do evento dividida em corrida e caminhada.
Na corrida, cuja largada foi dada às 9h, os atletas percorreram dez quilômetros pelas ruas cidade, bem como uma parte da rodovia MG-295 (cerca de dois quilômetros dentro de uma fazenda em trechos que alternavam grama, pasto, terra batida e lama)
As atletas Ana Cláudia Antônio, ficou com o ouro, na categoria 35-39 anos; e Andréa Fernandes da Costa, o bronze, na mesma categoria, a qual contou com aproximadamente 20 competidoras de várias cidades, o que tornou a prova bem disputada. Em depoimento após a prova, as corredoras ressaltaram que além de completarem a prova e conquistarem excelentes colocações, o maior orgulho foi terem levantado a bandeira de São Sebastião no pódio, e terem dominado a prova em outro Estado.
O atleta Edson Belarmino também conquistou o bronze na categoria 20-24 anos. Já Antonio Domingos Ramos, ficou em sexto lugar na categoria 40-44 anos; Jones Vieira, em 16º na categoria 30-34 anos; Daril Cruz, em 10º na categoria 35-39 anos e Giulianno Lúcio, em 29º na categoria 30-34 anos. Charles Silva não completou a prova devido a uma contusão.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Ciclismo de São Sebastião conquista duas medalhas de ouro e uma de prata em São José dos Campos.

São Sebastião - A equipe de ciclismo da Prefeitura de São Sebastião se destacou no domingo, dia 23 de agosto, em mais uma etapa do ranking Valeparaibano disputada em São José dos Campos e trouxe na bagagem quatro medalhas, entre elas, duas de ouro e uma de prata.
Presente com dez ciclistas, a Seesp (Secretaria de Esportes), conquistou o ouro com Cleonice Faustino, na categoria Elite Feminino e com Marcel Cereser, na categoria Paraolimopico; a prata foi para Ricardo Lorente Camargo, na Elite, que igualmente se destacou na prova realizada no bairro do Urbanova, onde estiveram concentrados cerca de 300 atletas representantes do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Grande São Paulo.
Outra medalha foi conquistada pelo biker Rafael Alves, no Juvenil, que ficou em quinto lugar; Ivair Alves dos Santos, chegou em oitavo.
Segundo o técnico José Joaquim, essas colocações proporciona à equipe um salto para a segunda colocação do ranking geral e alimenta o sonho da equipe ser campeã faltando três etapas para finalizar.
A próxima competição está marcada para dia 6 de setembro, em Guararema, válida, também, pelo ranking Valeparaibano.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Malha sebastianense empata com Assem de São José dos Campos

São Sebastião - A equipe sebastianense de malha empatou com a Assem de São José dos Campo no domingo, dia 23 de agosto,em partida válida pelo Campeonato Paulista. A primeira partida terminou em 146 a 108 para São Sebastião e segunda, em 172 a 190 para o time adversário.
O destaque foi para o atleta sebastianense João Victor de Souza que conquistou 78 pontos da partida para a equipe da Seesp (Secretaria de Esportes), no Clube Amigos da Malha, no Porto Grande, região central de São Sebastião.
Com os recentes resultados a classificação geral está assim: Assem de São José dos Campos está na liderança como nove pontos, o União de Taubaté empatado com o Caçapava, com seis pontos, aparecem em segundo e em terceiro, São Sebastião com três pontos ganhos.
No próximo domingo, dia 30, São Sebastião enfrentará o União de Taubaté na casa do adversário.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Defesa Civil de São Sebastião participa de Workshop de emergência

São Sebastião - Integrantes da Defesa Civil de São Sebastião participarão nesta quarta-feira, dia 26 de Agosto, do Workshop de Emergência e Proteção – Elaboração de Planos de Emergência e Contingência, que será realizado do Expo Center Norte, em São Paulo.
Este Workshop tem como objetivo instruir aos integrantes de Defesa Civil em como elaborar planos de emergência e contingência a partir da definição de cenários e de sua análise através de metodologia de análise de risco.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Moto Clube Esquadrão Selvagem comemora seu primeiro aniversário em São Sebastião

São Sebastião - Neste final de semana, dias 22 e 23 de agosto, o Moto Clube Esquadrão Selvagem, com total apoio da prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, comemorou seu primeiro aniversário, com bandas apresentando os clássicos do Rock, no Balneário dos trabalhadores, em São Sebastião.
Fundado em meados de agosto de 2008, o MC Esquadrão Selvagem une integrantes de São Paulo capital e São Sebastião, tendo como presidente Cléber Kiss, de São Paulo e vice-presidente, Lívio Piva, de São Sebastião. “O que podemos dizer ser bem sólido neste grupo é a irmandade entre os integrantes e o respeito com integrantes de outros Motos Clubes, que neste evento virão nos prestigiar”, conta Piva.
Iniciada a festa às 16h de sábado, as atrações forma quatro bandas de Rock, sendo a última apresentação, na madrugada de domingo, o cover de Raul Seixas, Penna Seixas, que trouxe aos presentes lembranças e memórias do saudoso artista Raul. Cerca de 300 pessoas passaram pela festividade, que finalizou às 18h de domingo.
Afirmando o amor pelo Moto Clube, Lívio Piva desabafa que este tipo de iniciativa, e mesmo do grupo, é uma união de pessoas que gostam de moto e viagem, preservando a sensação de liberdade. “Claro que não é nada desorganizado, temos estatuto e regimento interno, além de selecionar bem as pessoas que farão parte de nosso grupo, pois a pessoa tem que ter caráter, responsabilidade e irmandade”, finaliza.
Além da Secretaria de Cultura e Turismo, a Secretaria de Segurança Urbana também deu seu apoio, com a presença de Guardas Municipais, proporcionando a segurança no evento, que do início ao fim organizou-se muito bem.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeito cancela atendimento ao público nesta semana

São Sebastião - A Prefeitura Municipal de São Sebastião informa que, nesta semana, o prefeito Ernane Primazzi, não realizará atendimento ao público. Na terça e quarta-feira, o chefe do Executivo tem diversas reuniões de trabalho no gabinete. Já na sexta-feira, o prefeito irá recepcionar outros chefes de Executivo que estarão no município participando da reunião do Codivap – Conselho de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba. O atendimento ao público será retomado normalmente na próxima semana.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Professores da Rede Municipal de Ensino se preparam para o Saresp

São Sebastião - Na última quinta-feira, dia 20, professores da rede municipal de ensino de São Sebastião participaram de uma capacitação preparatória para a aplicação do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, o Saresp.
A capacitação, abordada em oficinas, foi ministrada pelo setor pedagógico da Diretoria de Ensino de Caraguatatuba e tratou da matriz de referência das disciplinas que serão avaliadas na prova (Português, Matemática, Ciências, História e Geografia).
Cerca de 50 professores agora se tornam multiplicadores da oficina realizada e utilizarão os mesmos conhecimentos para prepararem seus alunos de acordo com o sistema simulado, modelo para o Saresp.
Depois da capacitação dos professores, os supervisores do departamento pedagógico da secretaria da Educação de São Sebastião (Seduc) farão visitas de reforço a esses educadores e a outros que porventura não tenham conseguido participar das oficinas.
Por meio de aplicação de provas cognitivas e questionários de alunos e de gestão, o Saresp avalia o sistema de ensino paulista para monitorar as políticas públicas de educação. Participarão da prova cerca de 4.830 alunos do ensino fundamental de São Sebastião.
O Saresp 2009 será aplicado entre os dias 10 e 12 de novembro deste ano.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

São Sebastião comemora o Dia Municipal do Hip-Hop

São Sebastião - Na tarde deste domingo, dia 23 de agosto, a frente da Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião (Sectur) se transformou em um verdadeiro palco da cultura Hip-Hop.
Comemorado na cidade no dia 10 de agosto pela primeira Lei Municipal do Brasil (nº.1557/2002) o Dia do Hip-Hop em São Sebastião reuniu simpatizantes deste movimento, que passaram a tarde reforçando seus ideais através do break dance, da grafitagem e das músicas, comandadas pelo DJ Marlon.
A partir das 14h, crianças das Oficinas Culturais de breakdance da Sectur vieram da costa Norte do município e se apresentaram como verdadeiros “B-boys” e “B-girls”, abreviações para “break boys”, dançarinos deste estilo. Vários movimentos radicais chamaram a atenção de todos que passavam pela Rua da Praia; famílias locais e turistas.
Às 16h, o rapper MVBill, atração principal do dia pela luta em favor do Hip-Hop e defesa das comunidades carentes em projetos sociais e culturais, concedeu entrevista sobre as comemorações em São Sebastião. “Já vi iniciativas parecidas, mas São Sebastião é a primeira cidade que conheço com uma Lei Municipal que apóie o movimento”, disse o rapper.
MV Bill, que é um dos fundadores da Ong Central Única das Favelas, a CUFA, no Rio de Janeiro, consagrado com diversos prêmios de cunho social, falou ainda de questões como preconceito e violência, muito presentes na realidade de favelas e periferias.
“Temos que desvincular este pensamento de violência às comunidades, pois o movimento tem ganhado bastante espaço e muitas crianças foram tiradas das ruas e inseridas em um novo contexto de vida, com esperança, cultura e conhecimento”, explicou Bill, que deixou um incentivo aos artistas e grupos de Hip-Hop locais: “Apesar do preconceito, não podemos desanimar. Somos exemplo de que podemos, sim, mudar a nossa realidade”, completou.
Na parte da noite, porém, o esperado show do rapper que aconteceria na Praça de Eventos da Rua da Praia, região Central da cidade, foi cancelado devido ao mau tempo. A secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião (Sectur) divulgará nova data posteriormente. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Lixo hospitalar é embalado em recipiente próprio e incinerado em Suzano

São Sebastião - Em resposta a um requerimento do vereador Artur Balut (PSDC) sobre o procedimento adotado na destinação do lixo hospitalar, o Hospital de Clínicas de São Sebastião informa que os resíduos de serviço de saúde são embalados em recipientes próprios e incinerados na cidade de Suzano.
A responsabilidade na locomoção do lixo é da Ecopav e a incineração dos resíduos fica por conta da empresa Pioneira, situada em Suzano.
Quanto aos cuidados tomados para evitar falhas no procedimento, a administração do Hospital informa que há acompanhamento durante a coleta, segregação e depósito temporário, além de controle e arquivo dos manifestos de transporte dos resíduos.
Os resíduos sólidos de serviço de saúde são gerados em clínicas e consultórios odontológicos distribuídos por todo o município, nas unidades básicas de saúde.
De acordo com o ofício, as farmácias também podem gerar alguns resíduos, o hospital, Pronto-Socorro e Pronto-Atendimento de Boiçucanga, além de alguns lares que possuem pacientes em cuidados médicos.
A administração do hospital também afirma que nas unidades em que eles atuam são descartados materiais perfuro-cortantes, lixo infectante, frascos de soros, de dietas para pacientes da UTI e outros.
Os demais são embalados em sacos brancos com símbolo de infectante, com exceção dos perfuro-cortantes que são acondicionados em caixas próprias, devidamente protegidos e lacrados.
Os resíduos de escritório, copa e cozinha são acondicionados em sacos pretos comum.
Ala para queimados – Sobre a indagação da implantação de uma possível ala para queimados feita por Artur, a prefeitura esclarece que a referência desse tipo de serviço para atender os moradores de São Sebastião, fica em Guaratinguetá.
Na cidade de São José dos Campos também há vagas disponíveis pagas pela Petrobrás para casos de emergência.
A prefeitura informa que o hospital atual não comporta uma nova ala.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

A Officina ArtAud, através da OSC Celebreiros Ubatuba,trás para a cidade mais uma vez, atendendo a pedidos, Jonas Ribeiro.

Ubatuba - O escritor de literatura infanto-juvenil, poeta, contador de histórias e ator,
estará se apresentando no próximo dia 27 de agosto na Sala ArtAud Nas Nuvens, no Passeio Santa Fé.
Com mais de 70 títulos voltados ao público infanto-juvenil, publicados em grandes editoras, Jonas conta histórias de uma maneira a fazer os adultos voltarem à infancia, e as crianças a voarem no imaginário.
Serão três apresentações durante o dia voltadas ao público escolar e uma a noite, aberta ao público em geral. As escolas interessadas deverão fazer o agendamento prévio, comunicando número de alunos e professores acompanhantes.
Conheça mais sobre o escritor: http://www.jonasescritor.com.br/

Serviço:
Jonas Ribeiro e Sua Contação de Histórias
Dia 27 de Agosto de 2009
Horários: Manhã - 9hs - 10 a 14 anos
Tarde - 14hs e 16 hs - 5 a 10 anos
Noite - 21hs - público em geral

Ingressos - R$ 6,00 (inteira) / R$ 3,00 (meia entrada)
OBS: professores acompanhantes de salas de aula são convidados do Jonas Ribeiro e da Celebreiros Ubatuba
Capacidade: 150 espectadores por apresentação
Sala ArtAud Nas Nuvens - Passeio Santa Fé - Rua Conceição, 180 - Centro - Ubatuba
Informações e reservas: (12) 9178.8452 - Patrícia / 9769.7575 - Marilena - celebreirosubatuba@gmail.com 
Apoio: Hotel São Nicolau / Restaurante AlhÓleo / Restaurante Peixe com Banana / Pizzaria São Paulo / Design no Trópico / Zanotto Digital / Papillon Buffet e Eventos / Ubatuba em Revista / Rádio Gaivota FM
Realização: OSC Celebreiros Ubatuba
A Celebreiros Ubatuba agora tem Twitter, siga-nos: http://twitter.com/celebreirosuba (Fonte: OSC Celebreiros Ubatuba)

Rio Indaiá recebe o Cuidágua
Projeto visa articular e mobilizar pessoas e instituições para o cuidado com as águas

Ubatuba - Uma equipe multidisciplinar da Associação Socioambientalista Somos Ubatuba (ASSU-Ubatuba) prepara-se para descer o Rio Indaiá e o Ribeirão Capim Melado, a fim de conhecer as comunidades locais e convidá-las a participar do projeto Cuidágua, cuidando das Águas de Ubatuba.
Em sua terceira edição, o Cuidágua começou percorrendo os rios Tavares, Acaraú e Grande, em 2006, quando mais de mil moradores foram sensibilizados sobre a importância do uso racional e da preservação dos recursos hídricos. Em 2007, o projeto chegou às escolas municipais, onde é desenvolvido até hoje. Agora, abrangerá os cinco bairros por onde passam o Rio Indaiá e o Ribeirão Capim Melado, que formam a segunda bacia hidrográfica em densidade populacional de Ubatuba: Perequê-açu, Barra Seca, Taquaral, Casanga e Sumidouro.
Embora grande parte da mata no entorno desses bairros ainda esteja preservada, o mapa de uso e ocupação do solo mostra grande concentração urbana próxima à orla marítima, o que concorre para que esta seja a terceira maior área desmatada do município de Ubatuba. A foz do rio Indaiá apresenta índices elevados de contaminação, devido ao despejo de esgoto doméstico e ao uso de defensivos e fertilizantes químicos nas áreas agrícolas ribeirinhas.
A ausência de maiores informações sobre a bacia levou a equipe da ASSU-Ubatuba a iniciar o projeto com um diagnóstico socioambiental da região, cuja conclusão está prevista para o final do mês de agosto.
Além do levantamento dos dados preexistentes, a ASSU-Ubatuba fará expedições documentais pelos bairros, para medir a importância que a população atribui aos recursos hídricos e resgatar lembranças do Indaiá e do Capim Melado cheios de vida, quando se podia pescar e nadar por toda a sua extensão, sem riscos à saúde.
O resgate dos rios como personagens principais da história de vida das comunidades será o início de um trabalho de sensibilização e capacitação da população para o cuidado e a gestão compartilhada das águas, estimulando a ação comunitária para a melhoria da qualidade de vida.
Para esta segunda fase do projeto, estão previstos cursos e oficinas de saneamento ambiental e agroecologia, além de mutirões de limpeza e plantio de mudas, entre outras ações ambientais.
O Cuidágua Indaiá é uma realização da ASSU-Ubatuba, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, de Meio Ambiente e de Agricultura, Pesca e Abastecimento, da Prefeitura Municipal de Ubatuba; com financiamento do FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo).
(Fonte:Regina Teixeira – Comunicação Cuidágua Indaiá)

Aciu informa: Vagas de Emprego

Ubatuba - Pousada Vivenda do Flamboyant, na praia do Lázaro, está admitindo moças para serviços gerais (café da manhã ou camareira). Preferência para moradores do bairro do Lázaro. Enviar currículo por email (pflamboyant1@uol.com.br) ou ir pessoalmente á Rua João Glorioso da Cruz 1122 (antiga estrada Saco da Ribeira) Praia do Lázaro.
Falar com Graça Regina.
Tel: (12) 3842-0836/Fax:(12)3842-3612

Restaurante Peixe da Terra está admitindo cozinheira(o) com experiência.
Os interessados deverão levar currículo com referencias ao local a partir do dia 28 de agosto. (sempre após as 15h00)
Av. Leovigildo Dias Vieira, 300- Itaguá. Falar com Wilson ou Maria Vianna.

Prezado associado, se sua empresa também estiver admitindo entre em contato conosco.
(12) 3834 1449
E-mail: imprensa@aciubatuba.com.br
Para se informar sobre as outras vagas disponíveis na Aciu acesse: www.aciubatuba.com.br (Fonte: ACIU)

NOVÍSSIMO GOLPE DO TELEFONE

Ubatuba - Um sujeito liga para sua casa e se identifica como Policial (delegado). Alega estar recebendo ameaças por telefone e que o número registrado na bina é o seu. Ele, então, sugere que sua linha foi clonada, e ACONSELHA você a solicitar um reparo à sua operadora. E diz que vai ligar mais tarde, para saber se você fez a solicitação. Em caso afirmativo (se você fez a reclamação à operadora), no dia seguinte ele estará na sua casa com uniforme e crachá da firma operadora. Daí em diante você será presa fácil para ele. Se receber essa ligação, não solicite o reparo e dê queixa imediatamente à Polícia.
Se ele voltar a ligar, diga que já comunicou à polícia. - Repasse a todos os seus amigos (Fonte: ACIU)

Palestras gratuitas do Sebrae na Aciu:

Ubatuba - Aumentando suas vendas com criatividade
Esta palestra tem como objetivo oferecer subsídios para ampliar as oportunidades de comercialização de produtos e serviços através de ações de marketing criativas e inovadoras.
Data: 02 de setembro (4ª feira)
Horário: 16h00
Local: Associação Comercial de Ubatuba (Rua Dr. Esteves da Silva, 51- Centro)
Conteúdo programático: apresentar aos participantes que simples e criativas ações de vendas são capazes de proporcionar excelentes resultados para a empresa; o cliente obrigando o empreendedor a repensar o seu negócio diariamente para ser mais competitivo e garantir sua sobrevivência no mercado; os erros mais comuns cometidos pelos vendedores e sua repercussão e conseqüências junto aos clientes; a importância do fator preço e o que as pequenas empresas podem fazer em marketing e vendas para serem mais competitivas.
Público-alvo: empresários de micro e pequenas empresas e empreendedores interessados em geral.
Duração: aproximadamente 2 horas.
Inscrição: A palestra é gratuita e os interessados devem entrar em contato com o Posto de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba através do telefone (12) 3834 1445. (Fonte: ACIU)

Gerenciando o fluxo de caixa com eficiência

Ubatuba - Indicar ações para o planejamento e a análise do fluxo financeiro, de acordo com as necessidades da empresa, e contribuir para desenvolver habilidades gerenciais com ênfase na gestão do caixa, do ponto de vista operacional e estratégico.
Data: 04 de setembro (6ª feira)
Horário: 16h00
Local: Associação Comercial de Ubatuba (Rua Dr. Esteves da Silva, 51- Centro)
Conteúdo programático: gestão financeira da empresa; controles de contas a pagar, contas a receber e de bancos; fluxo de caixa: fechamento e projeção de caixa; fechamento de caixa; variáveis e influências no fluxo de caixa; ciclo financeiro e operacional; caixa operacional mínimo; estratégias para situações percebidas na movimentação de caixa.
Público-alvo: empreendedores em geral.
Duração: aproximadamente 2 horas.
Inscrição: A palestra é gratuita e os interessados devem entrar em contato com o Posto de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba através do telefone (12) 3834 1445. (Fonte: ACIU)

Resultado da Promoção “MEU PAI VIRTUAL”

Ubatuba - O ganhador da promoção do Jornal Agito Ubatuba, em parceria com a ACIU, realizado no dia 10/08 na sede Associação Comercial de Ubatuba, auditada pelo gerente da mesma Célio Stefani, foi Giovani Rezende, que presenteou seu pai Ivan Galvão Resende com um NotBook.
Giovani é morador das Toninhas e efetuou sua compra no Mercado Dom Vital.(Fonte: ACIU)

Ministro visita quilombolas de Ubatuba e pede união das comunidades

Ubatuba - As comunidades dos quilombos dos bairros Caçandoca e Caçandoquinha, na região sul de Ubatuba, receberam no último sábado, 22, a importante visita do ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos.
A visita do ministro a Ubatuba faz parte de uma agenda de viagens com o objetivo de acelerar a implantação da Agenda Social Quilombola, programa do Governo Federal que pretende promover o acesso a terra, saúde, educação, moradias, eletrificação, recuperação ambiental, incentivo ao desenvolvimento sustentável e assistência social.
O ministro foi recebido pelo vice-prefeito de Ubatuba, Rui Teixeira Leite e pelos secretários municipais de Cidadania e Desenvolvimento Social, Claudinei Salgado e da Administração Regional Sul, César Góes.
O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, que não pode comparecer devido a compromisso previamente agendado, agradeceu a presença do ministro. “Sempre fomos parceiros dos quilombolas, buscando promover melhorias e apoiá-los desde os primeiros conflitos envolvendo estas comunidades. Mas a presença do ministro é ainda mais importante, já que se trata de um representante do Presidente da República olhando pelos quilombolas de Ubatuba, uma comunidade que merece todo respeito e precisa da ajuda do Governo Federal para alcançar seus objetivos. Temos que agradecer muito a atenção e o tempo dispensados pelo ministro em ajudar as estas pessoas”.

Histórico
As comunidades remanescentes de quilombos na Caçandoca sofrem há anos problemas territoriais e pressão para deixarem a região. Hoje, cerca de 30 famílias formam a comunidade quilombola, que está no local desde o século XIX, quando ex-escravos já residiam na região da Caçandoca.
Desde os anos 70, a comunidade luta por seus direitos e permanência no local, que é alvo de especulações imobiliárias por ser muito valorizado turisticamente. Conflitos judiciais e ocorrências policiais vêm preocupando os quilombolas desde então.
No último sábado, as lideranças quilombolas aproveitaram a visita do ministro para fazer suas reivindicações. De acordo com o ministro Edson Santos, é necessário que haja união entre as comunidades para que estas se fortaleçam na busca de seus direitos. Segundo ele, as disputas internas dificultam a evolução de uma política que os beneficie e atrapalham os contatos com as esferas governamentais.
Entre as principais reivindicações estão a regularização fundiária e a energia elétrica, que foi apontada pelo ministro como a que tem mais chances de se concretizar rapidamente. Neste sentido, um representante do programa Luz para Todos também esteve presente no encontro. Com relação à regularização fundiária, os processos que envolvem a área ainda tramitam no Incra.
Além do ministro, estiveram presentes representantes do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), e Assembléia Legislativa. Representando o Legislativo ubatubense, compareceram os vereadores Rogério Frediani e Claudinei Bastos.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)
 


Clique para acessar o site

Em algum lugar do passado

Ubatuba - Releitura da musica tema do filme "Em algum lugar do passado" com imagens de Luiz Tolosa e edição e Emilio Campi:


 

Poesia Topo

Anuncie

Vôo de anjo

Nestes tempos de violência
Os anjos do Senhor
Não fazem mais vôos rasantes
Como faziam antes.
Vai que tem uma alma perdida,
Vai que tem uma bala perdida...

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Incidentes de Segurança Ocorridos em Ilhabela e Reunião do Conseg

Prezados Cidadãos
Temos recebido através de nosso site www.nossailhamaisbela.org.br e pelos nossos canais de comunicação, algumas manifestações provindas de moradores, veranistas e turistas admiradores de Ilhabela.
Recebemos um email enviado por uma moradora, que em seguida enviamos às autoridades competentes, e tivemos pronta resposta de nosso delegado de Polícia Civil Dr. Jairo Pereira, e achamos importante repassar à Sociedade Civil. Leia abaixo as duas manifestações.
Lembramos a todos que a reunião mensal do CONSEG – Conselho Comunitário de Segurança – acontecerá amanhã, 25 de agosto, às 19 horas na Escola Valdemar Belizário, Itaquanduba .
Reiteramos o pedido do Sr. Delegado para que a sociedade civil também faça sua parte e denuncie.
O Disque Denúncia é uma central telefônica para onde qualquer pessoa poderá ligar e fornecer informações sobre crimes e problemas de segurança pública.
A denúncia possui garantia de sigilo absoluto e anonimato, e o denunciante poderá acompanhar as providências adotadas e os resultados obtidos pelas Polícias Civil e Militar a partir de senha recebida após a denúncia.
As ligações são gratuitas e o serviço funciona 24 horas por dia inclusive, feriados.

Nossa Ilha mais bela!
Ilhabela - SP

HUMOR

-

Nossos Comerciais!

Um dia na S.O.S. Cão Caraguá


Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Praia do Sapé  © Luciano Cancelier

Praia do Sapé
© Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editora: Emiliane Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor