Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 26 de Agosto de 2009 - Nº 2130 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região
-

Caraguatatuba
Caraguá discute melhorias no transporte coletivo
Entrevista com o prefeito
Jornal mural chega às secretarias municipais
Mutirão de limpeza encerra projeto ‘Plataforma Educativa’
Ruas do Tinga começam a ser repavimentadas
Mozart Russomanno declara ser contra a instalação de pedágios
Curso De Formação Inicial E Continuada -Gratuito
Festa de encerramento do projeto Água de Beber reúne diversas atrações e atividades em Caraguatatuba
Nhoque da Sorte

Ilhabela
Banda Faixa Nobre anima concurso de miss Ilhabela 2009 e baile de aniversário da cidade
Flotilha do arquipélago garante presença marcante na Regata Santos-Ilhabela
Ilhabela comemora Dia do Hip Hop no próximo sábado
Câmara aprova Criação da Orquestra Popular e Repasse de Verbas em Sessão Extraordinária
Câmara propõe Programa de Qualidade Ambiental e homenagem a Mário de Oliveira
Vereador propõe Moção de Apelo ao Congresso pela rejeição da Minirreforma Eleitoral

São Sebastião
Basquete cadete masculino de São Sebastião participa de jogos da Liga Paulista
Inscrições para a 25ª Prova Pedestre da Independência já estão abertas
São Sebastião recebe Sócrates e Magic Paula para a 1ª Semana de Educação Física
Curso Noturno do Ciama para gestantes forma nova turma na próxima semana em São Sebastião
Escola Municipal realiza 3º Campeonato de Surf Estudantil em Juquehy
Prefeitura de São Sebastião recupera ponte de madeira em Juquehy

Ubatuba
Confira o Vídeo da 1ª Etapa do DUNKELVOLK UBATUBA PRO SURF
Aciu informa: Vagas de Emprego
Entidades fantasmas assombram empresários
Festa no Ipiranguinha!!!
Guarda Mirim de Ubatuba promove o 1º Fandango Caiçara
Parque Guarani receberá do Fehidro R$186 mil para sistema de drenagem
Prefeito Eduardo Cesar reúne-se com representantes da vila de Itamambuca


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

-


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Caraguá discute melhorias no transporte coletivo

Caraguatatuba - Diretores da Praiamar se reúnem com prefeito e apresentam soluções para principais problemas do setor
Diretores da Praiamar estiveram na manhã dessa terça-feira (25) no gabinete do prefeito de Caraguá para discutir novas propostas para o transporte público coletivo da cidade. Empresa e poder público estão preocupados com o crescimento populacional do município e em como melhor atender às necessidades dos moradores.
Além do prefeito Antonio Carlos e dos diretores Carlos Eduardo Martins e Humberto Pereira, participaram da reunião o vice-prefeito Antonio Carlos Jr. e os secretários municipais de Urbanismo e Habitação e Planejamento, Laércio Andrade e Silvio Tavares, respectivamente.
Tavares explicou que as perspectivas de desenvolvimento para Caraguá tem mudado o perfil da cidade. “De uma pacata estância turística, o município passou a ser pólo receptor de empresas e instituições de importância para toda a região”, disse. “Tal fato atrai, também, famílias inteiras em busca de melhores condições de vida, elevando rapidamente os índices populacionais”.
Segundo ele, garantir que essas pessoas, além dos antigos moradores, tenham acesso à políticas públicas de qualidade é um dever do governo em todas as esferas. “Entre esses serviços está o transporte urbano coletivo, que deve atender todos os bairros”, afirmou.
Entre as discussões, alguns pontos em comum devem entrar em prática ainda no segundo semestre. São eles: a padronização da frota, hoje com aproximadamente 40 carros; o cumprimento dos horários e a divulgação dos itinerários; a implantação de novas linhas; e o serviço de integração, no qual o passageiro que precisa pegar mais de um ônibus em seu trajeto paga o preço de apenas uma passagem.
Além disso, deve entrar em circulação nas próximas semanas uma linha que atenda aos dias de visita do Centro de Detenção Provisória, instalado no Rio Claro, região sul da cidade. “Há também a previsão de uma linha turística, com ônibus diferenciado, que contemple toda a orla”, afirmou o secretário.
Sobre os pontos de ônibus, Tavares explicou que é um compromisso da prefeitura com a empresa, dentro de um cronograma preestabelecido, fazer os recuos na pista para embarque e desembarque, de modo a garantir a fluidez do trânsito e a segurança dos passageiros. “Quanto aos abrigos, todos serão padronizados seguindo esse mesmo cronograma”, afirmou. “Novos pontos serão construídos à medida que as linhas forem implantadas”.
Para o prefeito Antonio Carlos, o intuito da conversa foi de aproximação. “A Praiamar tem concessão para administrar o transporte coletivo na cidade por 15 anos. Aquilo que fizermos hoje certamente interfere nos resultados do futuro, por isso precisamos garantir sempre o melhor para os munícipes”, apontou.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Entrevista com o prefeito

Caraguatatuba - Para antecipar a prestação de contas na Câmara dos 200 dias de governo, o prefeito Antonio Carlos participou nessa manhã (25) do programa de rádio A Cidade se Comunica. Transmitida pela Nova Oceânica Jovem Pan, a entrevista tratou das principais ações do poder Executivo nesse primeiro período de mandato. AC ainda respondeu ao vivo aos questionamentos dos ouvintes e apresentou quais serão os próximos passos da administração municipal.
Para o prefeito, em apenas oito meses de mandato a cidade já pode sentir o impacto das ações. “A verdade é que pegamos uma prefeitura totalmente desestruturada e foi necessário um período de adequação da casa para, hoje, termos resultados palpáveis como a construção de duas novas escolas, uma no Casa Branca e outra no Perequê-Mirim, e a aquisição de uma frota completa para a prefeitura, incluindo maquinário pesado, tudo propriedade do povo”, disse.
O chefe do Executivo falou também do ponto nevrálgico das reclamações da população na maioria dos municípios do país: o sistema de saúde. “A área também teve avanços significativos”, afirmou. “Contratamos novos médicos, o que permitiu dobrarmos o número mensal de consultas, além da aquisição das viaturas para transporte de passageiros e das novas ambulâncias, incluindo uma UTI”.
Para os próximos meses, Antonio Carlos afirmou que a população pode continuar contando com esse ritmo de trabalho. “Começamos hoje a pavimentação de 144 ruas em nove bairros da cidade e o desenvolvimento tende apenas a crescer”, garantiu. “Temos a construção da nova secretaria da Saúde, com o Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas, a nova prefeitura, o novo Pronto Socorro e a reforma e ampliação da Santa Casa. Tudo o que trabalhamos esse ano que já está em andamento para o benefício da população”.
Logo mais, a partir das 19h, o prefeito participa da sessão de Câmara onde retomará esses assuntos. De volta ao município depois de 10 dias afastado, ele prestará contas de sua administração no primeiro semestre.
PMC

Jornal mural chega às secretarias municipais

Caraguatatuba - O jornal mural ‘Espaço entre Amigos’ é uma produção da Assessoria de Comunicação Social de Caraguá. Foram elaborados 11 jornais diferentes, específicos para cada secretaria municipal, com assuntos de interesses relacionados ao perfil dos funcionários de cada uma delas. A primeira edição saiu nessa segunda-feira (24).
A Assessoria de Comunicação conta com a colaboração de todo público-alvo do jornal. Eles participam da produção com sugestões de conteúdo, comentários e críticas. A publicação é mensal e a próxima edição está prevista para a segunda quinzena de setembro.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Mutirão de limpeza encerra projeto ‘Plataforma Educativa’

Caraguatatuba - Termina nesta sexta-feira (28) a programação do projeto ‘Plataforma Educativa’, da Repsol. Um mutirão de limpeza envolvendo a comunidade, secretarias da prefeitura de Caraguá, pescadores e comerciantes da região encerra as atividades na praia do Camaroeiro, a partir das 10h.
O programa, que tem apoio da prefeitura, promove palestras aos pescadores que abordam assuntos como saúde, assistência social e meio ambiente. Após o período que estiver no município, a unidade móvel segue para São Sebastião e Ilhabela.
O secretário de Meio Ambiente de Caraguá, Eugênio de Campos Júnior, explica que a ideia é a carreta da Repsol voltar mais vezes à cidade para beneficiar outras comunidades pesqueiras, como os bairros Cocanha e Porto Novo. “As palestras e cursos são uma oportunidade de crescimento para os moradores”, completa.
Confira as atividades do programa Plataforma Educativa

26/08
9h30 às 16h Curso de Motores popa HONDA

27/08
9h Saúde da Mulher – Gravidez precoce DST/AIDS
15h Câncer de Pele – Riscos aos trabalhadores

28/08
10h Mutirão de limpeza na praia do camaroeiro envolvendo secretarias municipais, pescadores e comerciantes da região.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Ruas do Tinga começam a ser repavimentadas

Caraguatatuba - Os moradores do Tinga, área central de Caraguá, já podem comemorar. Começaram hoje os serviços de repavimentação de 27 ruas do bairro, o equivalente a 5Km de extensão, com uma área de 24 mil m².
Esse é o primeiro dos nove bairros que receberão melhorias. No último dia 14, o prefeito em exercício Antonio Carlos Jr. assinou o contrato com a empresa Soebe Construção e Pavimentação Ltda no valor de R$ 5.006.929,28, para a execução de obras de pavimentação e repavimentação em 37km de vias. O número é equivalente à metade da distância entre Caraguá e São José dos Campos.
Em visita ao Tinga, ontem pela manhã, Júnior afirmou que as obras anunciadas para os bairros é o resultado do trabalho do prefeito, que está empenhado em garantir aos moradores da cidade melhor qualidade de vida.
Os próximos bairros que receberão as melhorias são: Perequê-Mirim, Travessão, Recanto Casa Branca, Olaria, Poiares, Morro do Algodão, Barranco Alto e a avenida Arthur Costa Filho (no trecho que vai do Camaroeiro até a ponte do rio Santo Antonio), num total de 144 ruas, com uma área de 221 mil m².(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Mozart Russomanno declara ser contra a instalação de pedágios

Caraguatatuba - O Deputado Estadual Mozart Russomanno, idealizador e integrante da Frente Parlamentar de apoio aos municípios do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, posicionou-se na tarde de hoje (20) contra a instalação das praças de pedágio proposta pela Secretaria dos Transportes para o novo pacote de privatizações.
Preocupado com o desenvolvimento do Litoral Norte o parlamentar apresentou ao longo de seu mandato inúmeras reivindicações para as estradas da região, principalmente para as Rodovias Oswaldo Cruz e Tamoios, principais acessos.
Entende o parlamentar que esta proposta só deveria ser feita após o estado ter concluído as reformas prometidas como as rodovias de contorno e a duplicação da rodovia dos Tamoios.
“A Rio-Santos é na verdade hoje, uma via municipal, pois corta as cidades da região e por onde passam milhares de pessoas todos os dias. Não podemos aceitar que o morador do Litoral Norte tenha que pagar pedágio para ir trabalhar, ir ao supermercado ou a farmácia. Tenho certeza que o Governador José Serra irá nos ouvir e repensar esta proposta.” disse o deputado.
(Divulgação)

Curso De Formação Inicial E Continuada -Gratuito

Caraguatatuba - Segurança Básica para Windows
(aulas, acompanhamentos e exercícios serão feitos através do ECAD)


Profa.: Nelson Alves
Pré-requisito: conhecimento intermediário do sistema Windows. O participante deve ter noções do que seja processo, serviço e kernel. Também deve ter noções sobre registro e prompt de comandos Windows.
Público alvo: alunos do terceiro módulo dos cursos de informática e ex-alunos do Instituto Federal
Carga Horária: 40 horas
Número de vagas: 40
Período do Curso: 14/09/2009 a 30/11/2009
Dia da Semana: segunda à sexta
Horário: definido com o aluno
Resumo: Entender o contexto e a vulnerabilidade de sistemas. Conhecer as técnicas de segurança de dados em computadores pessoais.

INSCRIÇÕES

De 21 de agosto a 11 de setembro de 2009
Das 9:00h às 21:00h.
Critério de seleção: ordem de inscrição
Local: Secretaria do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia – Campus Caraguatatuba
Av. Rio Grande do Norte, 450 – Indaiá.
(Divulgação)

Festa de encerramento do projeto Água de Beber reúne diversas atrações e atividades em Caraguatatuba

Caraguatatuba - No dia 26 de Setembro, das 16hs às 22hs, acontecerá na EMEF Maria Aparecida Ujio, no bairro do Porto Novo, a festa de encerramento do projeto Água de Beber, de Comer, de Usar e Conservar... Ciclos Contínuos, realizado desde maio de 2007 em Caraguatatuba e responsável pela mobilização de cerca de 5000 pessoas em prol do rio Juqueriquerê, um dos principais abastecedores de água de Caraguatatuba.
O evento é aberto ao público, conta com a participação de algumas autoridades e tem como principal objetivo celebrar os resultados positivos do projeto. Para isso, uma intensa programação gratuita é oferecida e inclui feira de artesanato, apresentação musical, exposição de fotos, desenhos e biomapas feitos ao longo dos dois anos do projeto, atividades de recreação com crianças, apresentações culturais das escolas participantes do projeto e da FUNDACC - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, dança de rua, dança folclórica e veiculação do vídeo relatório do “Água de Beber”.
A estrutura do evento conta também com uma mini - estação de rádio onde haverá oficinas específicas sobre o assunto e serão veiculados os programas “Na rede do Juqueriquerê”, produzidos pelos alunos de Educomunicação ao longo do projeto.
A equipe do “Água de Beber” trabalha desde o lançamento do projeto com o intuito de sensibilizar e mobilizar para que haja um comprometimento de toda a população em prol do rio Juqueriquerê. “Durante todo o desenvolvimento do projeto, houve o estímulo da participação da comunidade da região sul, ora por meio de oficinas de sensibilização, capacitação, cursos, mutirões de limpeza e de plantio, ora por meio da participação dos grupos Ciclos Contínuos, Arte Caiçara e Educomunicação”, afirma a coordenadora do projeto, Márcia Nunes.
O projeto Água de beber é desenvolvido pelo Instituto Supereco - ONG de educação ambiental e responsabilidade socioambiental, com o patrocínio da Petrobras por meio do programa Petrobras Ambiental. Rede de parceiros: Instituto General Motors, Grupo Bandeirantes de Comunicação do Vale do Paraíba (Band Vale), Car Promotion, SABESP, Veibras, Secretaria de Educação do Município de Caraguatatuba (SEDUC), Centro de Referência e Assistência Social do Porto Novo (CRAS-Sul).

Agenda
Data do evento: 26/09/2009
Horário: Das 16hs às 22hs
Local: EMEF Maria Aparecida Ujio no bairro do Porto Novo. Endereço: Rua 1º de Maio, 285.
Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone (12) 3883-2978 ou marcia@supereco.org.br  / rp@supereco.org.br
Programação

16h00 - 16h30 Início das atividades de encerramento do Projeto com as Boas Vindas a todos os convidados
Apresentação cultural das escolas municipais

16h00 - 18h00 Atividade para crianças com mais de 10 anos, jovens e adultos: oficina de dança de rua com Prof. Thiago Silva dos Santos

16h00 - 18h00 Oficina de rádio com Carlinhos Paes e grupo de Educomunicação do Instituto Supereco

16h00 - 19h00 Apresentação de reportagens sobre o Projeto Água de Beber veiculadas na televisão

16h00 - 20h00 Atividades de recreação com crianças de 3 a 10 anos (massinha, pintura em rosto, desenhos, palhaços) –
Cia Teatral Genérico

16h00 - 22h00 Feira de artesanato e tendas de alimentação/bebidas

16h00 - 22h00 Exposição de fotos, desenhos, biomapas realizados ao longo dos 2 anos do projeto

16h00 - 22h00 Veiculação dos Programas de Rádio: Na Rede do Juqueriquerê

16h00 - 22h00 Exposição Itinerante - Rio Juqueriquerê - FUNDACC/Arquivo Público

17h30 Apresentação peça teatral - A Lenda do Arco Iris - Cia Teatral Genérico

18h00 Cerimônia oficial de encerramento do Projeto "Água de Beber, de Comer, de Usar e de Conservar...Ciclos Contínuos" - Composição da mesa e execução dos hinos nacional e municipal

18h20 Pronunciamento dos participantes da mesa

19h00 Apresentação Zé da Viola (autor do hino em homenagem ao Rio Juqueriquerê)

19h10 Apresentação da Dança de Rua - Projeto SOS Resgate da Cidadania

19h20 Apresentação de dança de rua Grupo RT - Nova Geração (Infantil) e Raça (juvenil)

20H00 Apresentação do vídeo relatório ÁGUA DE BEBER

20h30 Roda das homenagens

21h00 Apresentação da Puxada de Rede - Grupo de Danças Folclóricas de Caraguatatuba

21h15 Rede de Saberes

22h00 Encerramento
(Divulgação)

Nhoque da Sorte

Caraguatatuba - Por magia ou superstição cada vez mais pessoas procuram restaurantes especializados em massas, todo dia 29, em busca do nhoque. Saboreando esse prato, acreditam ter sorte por 30 dias seguidos. O Nhoque da Sorte ou Nhoque da Fortuna teria surgido na Itália, terra natal do prato.
Diz a lenda que um frade anadarilho chegou a uma pequena localidade italiana e bateu à porta de um casal de velhinhos, num dia 29, pedindo um prato de comida. Ele recebeu o único alimento que havia: um prato de nhoque. Tempos depois, o frade retornou ao local e contou aos velhinhos que, após comer aquele prato, sua vida mudara para melhor. Desde então, comer nhoque no dia 29 de cada mês tornou tradição na Itália.
Os adeptos do Nhoque da Sorte garantem que comer este tipo de massa, no dia 29 de cada mês, ajuda a concretizar projetos, sonhos e até a favorecer reconcialiações. Algumas pessoas depositam um moeda ou um nota sob o prato e após comer o nhoque, guardam a moeda ou a nota durante um mês.
No Brasil, principalmente, em São Paulo, muitos restaurantes italianos servem o nhoque no dia 29 e a tradição chegou ao Valentin Restaurante&Bar, Caraguá, em julho último, transformando-se num grande sucesso. No sábado, dia 29, a casa oferecerá novamente, o Nhoque da Sorte.
O Valentin ofecerá nhoques de mandioquinha e batata asterix, que poderão ser saboreados com tomates frescos, com tiras de mignhon, com frango e champignon, a bolonhesa, a putanesca, três queijos e com brócolis, bacon e alho. Os preços variam de R$ 13,90 a R$ 17. Como entrada, os clientes poderão apareciar as bruschetas feitas em pão italiano, queijos, alcaparras, alixe, tomate e azeitonas. A confecção dos pratos é de responsabilidade do chef Clóvis Galdino.
O Valentin Restaurante&Bar fica na avenida Castelo Branco, 151, no bairro do Sumaré, e, estará aberto das 11 às 16 horas e das 18 às 23 horas. Reservas podem ser feitas através do telefone 3882-1200.
(Divulgação)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Banda Faixa Nobre anima concurso de miss Ilhabela 2009 e baile de aniversário da cidade

Ilhabela - Os convites para o baile de aniversário e concurso de Miss Ilhabela 2009 já estão a venda. O evento que acontece no próximo sábado (29/8) no Esporte Clube vai contar com a animação da Banda Faixa Nobre. O valor antecipado será de R$15, e as mesas com quatro lugares saem por R$ 120.
Os interessados podem adquirir os convites no Fundo Social de Solidariedade, Esporte Clube Ilhabela, Salão Beleza e Cia, Viração, Cartório e locadora Star News.
O concurso que conta com apoio da Prefeitura de Ilhabela está dentro da programação que vai comemorar os 204 anos da cidade. As 10 candidatas que participarão do Miss Ilhabela 2009 foram escolhidas, no último dia 20 de agosto, na pré-seleção realizada pelas Amigas do Fundo Social, no Esporte Clube.
Toda a renda arrecadada pelas Amigas do Fundo Social com a realização do evento será revertida para o Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela.
O concurso escolherá a Miss Ilhabela 2009, a 1ª Princesa e a Miss Simpatia. Serão levados em consideração quesitos como postura, personalidade, charme e beleza de formas e rosto. O prêmio será em dinheiro, além de presentes.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Flotilha do arquipélago garante presença marcante na Regata Santos-Ilhabela

Ilhabela - A flotilha de Ilhabela deve comparecer com mais de 15 barcos na Regata Santos-Ilhabela, que terá largada no próximo sábado (29/8), às 10h30, no Canal de Santos. A cerimônia de premiação está marcada para o domingo (30/8), às 12h, no Espaço Gastronômico, na praça Coronel Julião, na Vila.
Outro destaque da regata será a participação da classe Nacra, que até o momento tem a confirmação da participação de três barcos, incluindo a embarcação do experiente velejador Beto Pandiani.
Outra equipe que confirmou presença na regata foi a do veleiro Saruê, um skipper 21. “Esta regata oceânica é excelente para os velejadores que buscam
experiência em regatas oceânicas de longo percurso, seja em dupla ou solitário”, declarou o diretor náutico da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação de Ilhabela, Edmar Alves, um dos organizadores do evento.
A organização do evento é das prefeituras de Santos e Ilhabela, Marinha do Brasil e Yacht Clube de Santos (YCI). A chegada dos velejadores coincidirá com o 14º Festival do Camarão, que terá a parceria entre Prefeitura e Associação Comercial, dentro da programação da campanha “Ilhabela é pra valer”, que prevê ainda preços especiais em hospedagem, restaurantes e passeios turísticos. "A previsão é muito boa para a regata, com vento de leste, velocidade do
vento de 10 a 15 nós e sol, para brindar a todos os participantes da regata", afirma Edmar Alves. A regata é aberta aos barcos das classes ORC Internacional 500 e 600, ORC Club 500 e 600, Bico de Proa A e B, RGS A e B, Dupla e Solitário. Os barcos e competidores poderão se inscrever pelo formulário que consta no aviso de regata, devendo enviar por email (regata@ilhabela.sp.gov.br) ou pelo fax (12) 3896 – 6737. A inscrição e pagamento das taxas poderá ser feita no Iate
Clube de Santos, na Secretaria Náutica.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Ilhabela comemora Dia do Hip Hop no próximo sábado

Ilhabela - O Dia Municipal do Hip Hop em Ilhabela será comemorado com o show do grupo “Expressão Ativa”, no próximo sábado (29/8), às 23h, no Campo do Galera, bairro Água Branca. Antes, às 21h, começam os shows com os grupos “Espírito de Rua”, “Apartheid”, “Êxodo”, “Ponto 40” e “A Sinfonia Du Guetto”.
Na sexta-feira (28/9) haverá a Oficina dos 4 Elementos do Hip Hop, às 14h, na Secretaria da Assistência Social, na Rua Antonio Carlos Aires da Fé, nº 55, na Barra Velha.
Além da banda paulistana “Expressão Ativa”, os shows musicais são de bandas locais, dentro da proposta de valorização dos artistas da cidade, e também de convidados como grupos de São Sebastião. Os shows do Dia do Hip Hop fazem parte das comemorações dos 204 anos de Ilhabela.
O hip hop é um movimento cultural que iniciou no final da década de 70, nos Estados Unidos, como forma de reação aos conflitos sociais e à violência sofrida pelas classes menos favorecidas da sociedade urbana.
Como movimento cultural, o hip hop é composto por quatro manifestações artísticas principais: MC que anima a festa com suas rimas improvisadas, a instrumentação dos DJs, o break e o grafite.
Expressão Ativa – O grupo existe desde 1994, originários da periferia da Zona Oeste da cidade de São Paulo e é o resultado da fusão com o grupo Força Alternativa. Suas músicas têm estilo misto entre Rap de conscientização com a intenção gospel e mensagens pacifistas.
O Dia Municipal do Hip Hop é uma realização da Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria da Cultura e da Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela).
Ilhabela Pra Valer – O Dia Municipal do Hip Hop faz parte da campanha “Ilhabela Pra Valer que conta com uma extensa programação de eventos ligados à gastronomia, esporte, cultura, shows musicais e exposições. A campanha prosseguirá até o dia 18 de outubro com tarifas diferenciadas em hospedagens, restaurantes e passeios, numa parceria da Prefeitura de Ilhabela com Associação Comercial, Associação de Hotéis e Pousadas e prestadores de serviço.

Serviço:
Dia Municipal do Hip Hop
Oficina dos 4 Elementos do Hip Hop (MC, DJ, Break e Grafite)
Data: 28/08/09
Horário: 14h00
Local: Secretaria da Assistência Social
(Rua Antonio Carlos Aires da Fé, 55 - B. Velha)

Apresentação dos Grupos: “Espírito de Rua”, “Apartheid”, “Êxodo”, “Ponto 40” e “A Sinfonia Du Guetto”
Data: 29/08/09
Horário: 21h00
Local: Campo do Galera

-Show com Expressão Ativa.
Data: 29/08/09
Horário: 23h00
Local: Campo do Galera(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Câmara aprova Criação da Orquestra Popular e Repasse de Verbas em Sessão Extraordinária

Ilhabela - A Câmara de Ilhabela aprovou, em sessão Extraordinária na última segunda-feira (24/8), duas proposituras do Executivo: Os PLs 58 e 59/2009. O primeiro cria oficialmente a Orquestra Popular de Ilhabela – OPI e o outro autoriza a Prefeitura a celebrar convênio coma Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Turismo. As matérias foram aprovadas por unanimidade e a sessão realizada após o término da ordinária.
De acordo com o ofício encaminhado aos vereadores pelo prefeito Toninho Colucci, a OPI existe de fato há oito anos, tendo representado o município em eventos locais, regionais e internacionais, tendo inclusive, gravado um CD, no entanto, por falta de amparo legal, houve problemas relacionados aos Órgãos de fiscalização das contas púbicas. Com a Lei, o problema será sanado e a OPI passará a existir oficialmente como um instrumento cultural do município, sendo administrada pela Fundaci (Fundação de Arte e Cultura de Ilhabela).
Já o PL 59/2009, é necessário para atender a solicitação da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Turismo, uma vez que os recursos a serem liberados por meio de convênio serão destinados à construção de piscina semiolímpica e não à reforma do Complexo Esportivo da Barra Velha, como constou na Lei 704/2009, aprovada no mês de maio.
A verba, estimada em R$ 100 mil, é proveniente de uma emenda parlamentar da deputada estadual Haifa Madi (PDT), conquistada por iniciativa do secretário de Esportes, Luiz Lobo.
A piscina pública é uma antiga reivindicação da comunidade e foi alvo de requerimentos e indicações de vários parlamentares que já passaram pela Câmara Municipal. Na discussão do projeto, os vereadores elogiaram a postura do prefeito Toninho Colucci em não se acomodar pela falta de recursos causada pelos reflexos da crise financeira mundial e sair em busca de recursos para tornar realidade anseios antigos da população. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Câmara propõe Programa de Qualidade Ambiental e homenagem a Mário de Oliveira

Ilhabela - A Câmara de Ilhabela recebeu dois projetos de Lei durante a sessão ordinária da última segunda-feira (24/8): o PL 56/2009, de autoria do vereador Luiz Mário, Marinho (PV), que institui o Programa Municipal de Qualidade Ambiental no município e dá outras providências e o PL 57/2009, assinado por Érick Pinna (PR), que denomina “Mario de Souza Oliveira” a competição náutica de monotipos da cidade. Ambas as matérias foram encaminhadas às Comissões Permanentes para análise.
Na ordem do dia, os pares aprovaram 27 requerimentos e 42 indicações, além do PL 28/2009, de autoria do vereador Jadiel Vieira, Keko (PTB), que “institui o Título de Embaixador da Vela no município e dá outras providências”.

Vetos
Os vereadores derrubaram cinco dos oito vetos do Executivo que constavam na pauta de discussões. Os vetos aos PLs 36, 41 e 44/2009, que dispunham sobre denominação de via pública, ou modificação nos artigos de Leis que denominam vias públicas, assinados respectivamente pelos parlamentares Márcio Garcia (PTB) e Carlos Alberto, Carlinhos (PMDB), foram rejeitados por 6 a 3. Em todas as discussões, votaram favoráveis ao veto apenas os pares Marcelo Santos (PPS), Luiz Mário, Marinho (PV) e o presidente Valdir Veríssimo (PPS).
Já os vetos aos projetos 18 e 20/2009, obtiveram o voto favorável apenas do presidente, sendo que os demais se posicionaram contra, culminando na rejeição das matérias. O primeiro, proposto por Roberto Timbada (PDT), proíbe a plantação por particulares de coqueiros e de outras espécies vegetais nas praias do município e o outro, assinado por Carlinhos, cria o Programa “Envelhecimento Ativo e dá outras providências”.
Por unanimidade, foram acatados os vetos aos PLs 27,35 e 43/2009. As matérias tratavam respectivamente de denominação de via pública, criação do mês da Cultura Caiçara (esta matéria foi a única a receber veto parcial) e da proibição de concessão de alvará de funcionamento para instalação de farmácias, drogarias, supermercados e comércio em geral nos bairros que já possuem mais de dois estabelecimentos do mesmo gênero.

Acessos
De acordo com o departamento de informática da Casa de Leis, foram registrados 83 acessos ao site oficial da Câmara, que transmite as sessões ao vivo. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Vereador propõe Moção de Apelo ao Congresso pela rejeição da Minirreforma Eleitoral

Ilhabela - Os vereadores de Ilhabela aprovaram na sessão ordinária da última segunda-feira (24/8), uma Moção de Apelo ao Congresso Nacional, proposta pelo vereador Jadiel Vieira, Keko (PTB), no sentido de não aprovarem o Projeto de Lei 5498/2009, conhecido popularmente por “Minirreforma Eleitoral”, no qual estabelece, além das regulamentações de campanhas políticas na internet, que políticos com algum tipo de condenação na Justiça Eleitoral (“ficha suja”, contas eleitorais reprovadas e outros) possam obter o registro para candidatar-se a algum cargo eletivo, desde que consigam, até as vésperas do pleito eleitoral, autorização judicial que ateste seu ingresso na campanha.
A matéria foi aprovada na Câmara dos Deputados no início de julho, mas para virar Lei deve ter o aval também do Senado. Nesse sentido, a moção proposta por Keko e corroborada pelos demais vereadores ilhéus tem o intuito de sensibilizar os senadores pela rejeição da matéria, além de sugerir uma nova reforma política, que “privilegie a decência, a moral e a ética”, conforme consta no texto do documento. “Vamos inserir a ética na política o mais rápido possível, para o bem do nosso povo e desta nação que sofre de vergonha”, pede o parlamentar, numa referência aos constantes escândalos da classe em diversos pontos do país.
O vereador solicita ainda que seja dado conhecimento a políticos da região e do Estado, para que se solidarizem à causa e se engajem na campanha.(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)
 

Notícias de São Sebastião Topo

Pousada Bem Viver - Momentos Felizes

Basquete cadete masculino de São Sebastião participa de jogos da Liga Paulista

São Sebastião - No último final de semana, dias 22 e 23 de agosto, a equipe sebastianense de basquete cadete masculino (16 e 17 anos) disputou duas partidas pela Liga Paulista de Basquetebol, que tem jogos de turno e returno.
No sábado (22), o time competiu em Diadema com a anfitriã, que levou a melhor sobre São Sebastião por 56 a 48. Segundo o técnico Ricardo Rosa, os atletas começaram muito bem e com boas jogadas, mas se perderam no final. “Tivemos alguns erros nos lances livres e a temperatura local também atrapalhou um pouco. Lá fez muito frio, o que interfere no aquecimento”, comentou.
Mesmo com a derrota, Ricardo avaliou o desempenho de seu time como superior ao dos últimos jogos, o que ficou comprovado no jogo de domingo (23) em casa, contra a equipe da Hebraica. “Atuamos bem e estivemos o tempo inteiro na frente no placar. Erramos menos e o aproveitamento foi melhor nos contra-ataques, que resultaram em uma vitória de 67 a 58”, comemorou.
O time masculino de basquete cadete de São Sebastião está na sexta posição na Liga Paulista de Basquetebol. Os próximos confrontos serão no sábado (29), às 15h, contra Cubatão, e no domingo (30), contra São Caetano, a partir das 11h. Os dois jogos acontecem na quadra do Tebar Praia Clube, no centro da cidade.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Inscrições para a 25ª Prova Pedestre da Independência já estão abertas

São Sebastião - Já estão abertas as inscrições para a 25ª Prova Pedestre da Independência em São Sebastião. O evento promovido pela Prefeitura por meio da Seesp (Secretaria de Esportes), com freqüência atrai centenas de atletas locais e também da região durante as comemorações da Semana da Pátria.
Neste ano a prova será realizada no domingo, dia 6 de setembro, em três horários distintos: às 9h, para a categoria Infantil; às 9h50, para o Feminino e às 10h, para o Masculino. Para os jovens atletas o percurso adotado pela Secretaria de Esportes é de dois quilômetros com saída em frente ao Clube do Portal da Olaria e chegada no Convento Nossa Senhora do Amparo, no bairro São Francisco. Já os corredores das outras duas categorias percorrerão sete quilômetros e meio com largada defronte à Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), na Rua da Praia, e chegada no Convento Nossa Senhora do Amparo.
Segundo informações da Seesp, a prova de pedestrianismo contará com apoio das equipes da Segur (Segurança Urbana), através da Ditraf (Divisão de Trânsito), Defesa Civil e Guarda Civil Municipal; duas ambulâncias estarão a postos e haverá quatro postos para distribuição de água aos participantes durante todo o percurso.
Em relação à premiação, os corredores que se classificarem do primeiro ao quinto lugares, receberão troféus e medalhas; medalhas de participação também serão entregues a todos os corredores. “Nossa estimativa é que 500 atletas participem da prova”, disse Rogério Conzendey, chefe de divisão de projetos da juventude da Seesp.
As inscrições poderão ser feitas até o dia 4 de setembro via internet ou pessoalmente, e serão confirmadas mediante doação de um quilo de alimento não perecível: arroz, açúcar ou óleo. Os mantimentos serão entregues ao Fundo Social de Solidariedade.
Serviço: As inscrições poderão ser feitas via internet, pelo site da Prefeitura (www.saosebastiao.sp.gov.br), ou pessoalmente na Secretaria de Esportes, no Topovaradouro, das 8h às 17h. Outras informações pelo telefone (12) 3892-2062.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

São Sebastião recebe Sócrates e Magic Paula para a 1ª Semana de Educação Física

São Sebastião - A 1ª Semana de Educação Física organizada pela Prefeitura de São Sebastião, através da Seesp (Secretaria de Esportes), contará com a presença de dois palestrantes ilustres e de renome internacional: Sócrates e Paula Magic, ex-jogadores da Seleção Brasileira de Futebol e de Basquete, respectivamente.
O evento, a ser realizado no Teatro Municipal de 31 de agosto a 4 de setembro, será aberto oficialmente às 18h30, na presença das autoridades municipais e em seguida a professora de Educação Física, Ciça Nogueira, palestrará sobre “O yoga: suas aplicações no esporte”; na seqüência, a nutricionista Luciene Mara Rodrigues Rego abordará o tema “Nutrição esportiva”, de aproximadamente uma hora de duração.
Na terça-feira, dia 1º de setembro, a atleta Magic Paula palestrará, das 19h às 21h30, sobre a “Convivência em equipe”, e no dia seguinte, outro ilustre convidado, Sócrates, fará sua explanação aos profissionais da área.
Na quinta-feira, dia 3, às 19h, professor de Educação Física Marcos Alberto Fortes, levará ao público o tema “Karatê-Do e o esporte educacional”; em seguida será a vez da cardiologista Letícia Freire Marcondes explanar sobre “Ação do exercício físico no sistema cardiovascular”, a partir das 20hh30.
O campeão sulamericano de handebol, Carlos Augusto Del Matto e Lacerda explanará sobre “A superação através do esporte”, das 19h às 20h, e o professor de Educação Física Alberto Lourenço Júnior, sobre a “Iniciação aos esportes radicais: Desenvolvendo uma metodologia para o ensino do skate e do bicicross”, fecharão a Semana.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Curso Noturno do Ciama para gestantes forma nova turma na próxima semana em São Sebastião

São Sebastião - As gestantes que participam do curso noturno promovido pela Prefeitura de São Sebastião, através da Sesau (Secretaria de Saúde), com atividades desenvolvidas pelo Ciama (Centro de Aleitamento Materno), terão apenas mais duas aulas semanais até a formatura, no dia 3 de setembro.
As aulas, que tiveram início no dia 6 de agosto, foram incisivas ao apresentarem às futuras mães todo o trabalho desenvolvido pelo próprio Ciama nas dependências do Centro de Saúde da Topolândia, na região central da cidade. Palestras sobre a importância do pré-natal, as modificações gravídicas, a anatomia e fisiologia da lactação e do parto, desmistificando o parto e o poder da mulher que dá à lulz, além da realização de dinâmicas de grupo – com a participação de alguns familiares – foram ministrados por profissionais da área a exemplo da própria coordenadora do Ciama, enfermeira Carla Bruço.
Seguindo o cronograma do curso, para a próxima aula, prevista para esta quinta-feira, dia 27, foram preparadas palestras sobre os cuidados com o recém-nascido e com a puérpera. Na noite do encerramento, uma aula descontraída espera pelas alunas com massagens e exercícios corporais como a shantala e o yoga, pouco antes da entrega dos certificados às participantes.
Serviço: O curso noturno é ministrado semanalmente às quintas-feiras, das 19h às 20h. O Ciama fica na rua Antonio Pereira da Silva, 280. Outras informações pelo telefone (12) 3892-5381.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Escola Municipal realiza 3º Campeonato de Surf Estudantil em Juquehy

São Sebastião - A Escola Municipal “Plínio Gonçalves de Oliveira Santos” realizará de 11 a 13 de setembro, a partir das 8h, em Juquehy, na Costa Sul de São Sebastião, o 3º Campeonato de Surf Estudantil.
O evento tem o apoio da Prefeitura, por meio das Secretarias de Educação (Seduc) e de Esportes (Seesp), além das Associações de Surf de São Sebastião (ASSS) e de Juquehy e comerciantes do município.
De acordo com a professora de Educação Física, Kitty Castelli, a etapa é válida para o circuito sebastianense e todos os alunos da rede municipal de ensino podem participar da competição mediante a entrega de dois quilos de alimentos não perecíveis. Já aqueles que não forem estudantes devem pagar uma taxa de R$ 30,00.
Kitty diz ainda que todo o alimento arrecadado será destinado ao projeto social “Família Feliz, Surfista Solidário”, uma iniciativa da ASSS, que será responsável pela distribuição dos produtos às famílias carentes da cidade.
A organização da competição, que terá nove categorias (petit, estreante, iniciante, mirim, júnior, surf feminino, long-board, open e master), estima a participação de aproximadamente 150 surfistas.
A premiação será a entrega de troféu do 1º ao 4º colocados de cada categoria, além de outros brindes.
Serviço – O campeonato será realizado em frente ao ilhote Cambaquara, sempre a partir das 8h. Informações pelo telefone (12) 3863-2004.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura de São Sebastião recupera ponte de madeira em Juquehy

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria das Administrações Regionais (Seadre), realiza a recuperação de ponte de madeira localizada na avenida Gerôncio Bento Pereira, uma das principais vias do bairro de Juquehy, na Costa Sul da cidade.
Segundo o chefe da Divisão Regional de Juquehy (Dijuq), Jorge Paulo Pereira, todo o madeiramento foi trocado por novas madeiras, inclusive as vigas longitudinais de sustentação, já que o equipamento, de aproximadamente seis metros, estava totalmente “podre” e oferecia risco de queda aos ciclistas, motociclistas e pedestres.
Desde a última quinta-feira, dia 20, o trânsito no local está impedido. O serviço ainda não foi terminado em função da chuva que cai na região. A obra, que também receberá corrimão, deve ser concluída nesta quarta-feira, dia 26, caso o tempo esteja bom.
Até o fim do ano, a ponte da Barrinha, situada no canto sul da praia, na avenida Mãe Bernarda, também será reformada pelos servidores da Regional de Juquehy.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura vai acionar Pró Saúde na Justiça por causa de atraso salarial dos médicos

São Sebastião - A Secretaria de Assuntos Jurídicos da Prefeitura Municipal de São Sebastião está analisando e apontará para o Executivo qual a forma legal para resolver a questão dos médicos do Hospital de Clínicas que reclamam atraso no pagamento de salários referente ao mês de julho. O prefeito Ernane Primazzi garantiu que o município quitou todos os débitos pendentes com a empresa Pró-Saúde, antiga administradora do hospital, inclusive os valores referentes à folha salarial do corpo clínico. A prefeitura analisa a possibilidade de pagar os vencimentos dos médicos e, posteriormente, fazer a cobrança judicial da ex-administradora do hospital.
“Os médicos podem ficar tranquilos. Não achamos justo e não queremos que ninguém trabalhe de graça. Achamos a situação estranha porque sempre os profissionais receberam em dia e o problema aconteceu exatamente no mês que a Pró Saúde deixou a administração. Não sei se foi intencional ou não. Mas, é por essas e outras que resolvemos trocar o modelo de direção do hospital, que agora conta com uma co-gestão, ou seja, com a prefeitura participando diretamente do processo”, acrescentou o prefeito Ernane.
Por conta do atraso salarial, os médicos acenaram com a possibilidade de uma paralisação nos serviços. Mas, o prefeito entende que isso é desnecessário pois a situação será resolvida a contento. O mês de agosto, o primeiro gerido pelo novo sistema, segundo o prefeito será pago normalmente. Vamos ver se podemos pagar (julho) e acionar a ex-administradora. A prefeitura está empenhada em resolver a situação”, reforçou o chefe do Executivo.
O secretário municipal de Assuntos Jurídicos, Dr. Francisco de Assis, informou que a medida judicial que a prefeitura tomará neste caso é uma ação de execução do contrato e obrigação de fazer contra a Pró Saúde. “Tudo o que foi contratado com a Pró Saúde, através do contrato 118/2007 foi pago inteiramente”, disse ele.
O secretário garantiu que a prefeitura tem toda a documentação dos pagamentos efetuados à Pró Saúde e também lamentou o fato de não ter havido o repasse da folha salarial dos médicos. O histórico da empresa no que se refere ao campo jurídico, recordou o secretário, realmente não era favorável e que foi por problemas com esse e outros que a administração decidiu pela sua substituição.

Greve dos médicos
O secretário municipal de Saúde, Aldo Conellian, passou a tarde desta terça-feira (25/08) no Hospital de Clínicas de São Sebastião acompanhando os trabalhos no local, após o anúncio de que os médicos iriam cruzar os braços em função do não recebimento dos vencimentos de julho. “As atividades essenciais estão sendo mantidas e não registramos qualquer caso mais grave em função da paralisação. É lógico que gostaríamos que o hospital estivesse operando com todos os profissionais. Isso não está acontecendo e não é por nossa culpa. Contudo, a administração está agindo juridicamente, estamos negociando com os médicos e esperamos resolver essa questão o mais rapidamente possível”, comentou o secretário. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Confira o Vídeo da 1ª Etapa do DUNKELVOLK UBATUBA PRO SURF

Ubatuba - Quem esteve na Praia Grande entre os dias 26 e 28 de Junho pôde assistir a um dos grandes eventos de surf do país, o DUNKELVOLK UBATUBA PRO SURF 2009. Mais de 120 atletas deram show de surf nas altas ondas que rolaram no canto do Baguari, na Praia Grande.
Na primeira etapa na Categoria Profissional foi Edgley Santos que faturou a primeira colocação, o atleta que possui muitos títulos entre eles o de campeão Brasileiro Amador está na busca por uma das passagens para o Peru. Na Categoria Junior, onde o campeão leva a outra passagem o destaque foi Marco Aurélio que surfou muito e ainda levou a primeira colocação da Open.
Rick Lopes, que há 11 anos faz locução dos principais campeonatos do país, trabalhou no evento e elogiou o nível técnico dos atletas e o trabalho de base realizado pela AUS: "Uma prova disso é o grande número de representantes de Ubatuba na divisão de elite do Circuito Brasileiro".
Em 2009, o tradicional circuito municipal contou com o patrocínio da DUNKELVOLK (www.dunkelvolk.com.br), marca internacional que está presente nos maiores picos do surf mundial, como: Austrália, Estados Unidos, Peru, Chile, Espanha e agora, com força total no Brasil.
O vídeo da primeira etapa, produzido pela Boliche Filmes já pode ser visto no Youtube http://www.youtube.com/watch?v=IxBdPMwpnpc
Com altas ondas e grandes atletas o vídeo consegue transmitir um pouco do que é o evento e do que está por vir nas próximas etapas.
Vale lembrar ainda que a 2ª Etapa do Dunkelvolk Ubatuba Pro Surf acontece na Praia de Itamambuca, entre os dias 28 e 30 de Agosto.
A Dunkelvolk apresenta o Ubatuba Pro Surf 2009 que tem o co-patrocínio da Mar e Serra Turismo, Marmot, Restaurante Senzala, Tobo Ocean, Trickster, X-flex, e tem o apoio da Smartcaps, Jomar Sorvetes, Modena, Updrop, Terral, Rhynofoam, Waves Star, FNS Surfboards, Emporio Cerealista, Varejão Santa Rita, hotel São Charbel, Revista Vitti, Itamambuca Ecoresort e Ubatubasurfcam. Divulgação: Waves. Realização: AUS e PMU. Supervisão: Federação Paulista de Surf.
Inscrições e mais informações no site da Associação Ubatuba de Surf ( www.aus.org.br ).
(Divulgação)

Aciu informa: Vagas de Emprego

Ubatuba - Quiosque Cantão está admitindo barman com experiência.
Os interessados deverão levar currículo com referencias ao local a partir do dia 25 de agosto/2009 (na parte da manhã).
Av. Armando de Barros Pereira, 1071- Praia Grande. Falar com Hicham ou Anuar.

Prezado associado, se sua empresa também estiver admitindo entre em contato conosco.
(12) 3834 1449
E-mail: imprensa@aciubatuba.com.br
Para se informar sobre as outras vagas disponíveis na Aciu acesse: www.aciubatuba.com.br
(Fonte: ACIU)

Entidades fantasmas assombram empresários

Ubatuba - Uma suposta entidade empresarial volta à carga com o envio de boletos de cobrança para quem acabou de obter CNPJ. Dessa vez, os alvos são também os empreendedores individuais (MEI), que acabaram de se formalizar a um custo tributário inferior a R$ 60 mensais. Os valores dos boletos, que variam de R$ 300 a R$ 400, são emitidos pela Associação a Autônomos, Comércio e Indústria do Estado de São Paulo (AACIESP), com prazo apertado de vencimento. Em geral, o empresário tem dois dias após o recebimento da cobrança para efetuar o pagamento. Muitos pagaram mesmo não possuindo qualquer vínculo com a entidade.
Dois empresários do interior de São Paulo, que preferiram não se identificar, pagaram um boleto no valor de R$ 350. Indignados, e ousados, resolveram criar um site de alerta com o nome da própria entidade (www.aaciesp.com.br).
Na home de abertura, uma surpresa: AACIESP – Emitindo boletos sem você requisitar. A estratégia de alertar empresários de primeira viagem parece ter funcionado. Desde a criação, neste mês de agosto, o site já recebeu 70 queixas de pessoas que receberam o boleto de cobrança, incluindo microempreendedores individuais que acabaram de se formalizar. Há relatos de pessoas que, após consultarem o nome da empresa na internet, descobriram a fraude. "Recebi a cobrança dia 12/08/09. Sorte a minha foi que entrei na net e li a mensagem de nosso amigo que foi lesado. Vou fazer um boletim de ocorrência", diz uma das mensagens, assinada por Angela
A Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), tem recebido uma média de sete reclamações de associados por semana. Sendo que muitos desses empresários efetuaram o pagamento por considerá-lo obrigatório. "Essas entidades se aproveitam da inexperiência e falta de informação dos empresários. E supõe-se que colocam prazo exíguo justamente para pegá-lo de surpresa", diz o assessor jurídico da Fecomercio, Reinaldo Mendes.
A recomendação para quem caiu no golpe é procurar a agência bancária que aparece no boleto e registrar uma reclamação. A entidade já emitiu cobranças originárias de agências do Itaú e, mais recentemente, da Caixa Econômica Federal. Outro conselho do advogado é registrar queixa em delegacias de polícia.
Desde o ano passado, a Fecomercio registrou cerca de 80 reclamações de associados. De acordo com Mendes, a Federação pretende acumular o maior número possível de queixas para acionar o Ministério Público e tentar impedir a atuação da AACIESP.
O advogado também afirmou que os dirigentes da entidade são os mesmos da Associação Comercial do Estado de São Paulo (ACESP), que já tentou se passar pela centenária Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e também emitia boletos de cobrança. Numa longa disputa judicial, a ACESP foi impedida de usar esse nome.
Com esse impedimento, insistem na prática do estelionato por meio da adição de outras letras no nome comercial, o que não modifica a essência da irregularidade", diz o superintendente do Instituto Jurídico da ACSP, Carlos Celso Orcesi da Costa. O Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis no Estado de São Paulo (Sescon-SP) é outra organização que está alertando seus associados sobre a nova onda de boletos fraudulentos.(Fonte: ACIU)

Festa no Ipiranguinha!!!

Ubatuba - A comunidade do Bairro Alto do Ipiranguinha em Ubatuba, litoral Norte de São Paulo, e o Comitê de Mobilização das Igrejas Cristãs pela Educação convida a todos os moradores do Ipiranguinha e adjacências, ONGs, Sindicatos, igrejas, para discutir a realização de uma Festa chamada “GRITO DO IPIRANGUINHA” como forma descontraída de mobilização para dialogar com a comunidade a questão da qualidade da educação e a importância dos pais acompanharem a educação dos filhos.
O bairro, um dos mais carentes e populosos da cidade, apresenta o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - mais baixo de todo o município.
A Festa acontecerá nos dias 19 e 20 de Setembro no final da Rua da Cascata, principal rua do bairro, contará com várias atrações : musicais, venda de comidas típicas e artesanato.
O evento servirá também para divulgar e fomentar o desenvolvimento local.
No dia 19, às 21:00h haverá uma parada para a leitura do manifesto “O GRITO DO IPIRANGUINHA”, exibição do vídeo “ Os Oito Objetivos do Milênio” com a participação de autoridades locais e dos atores envolvidos em educação nos diversos níveis.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Guarda Mirim de Ubatuba promove o 1º Fandango Caiçara

A Guarda Mirim de Ubatuba realiza no dia 19 de setembro o 1º Fandango Caiçara. O evento tem como finalidade o resgate e a valorização da cultura caiçara no município. Para a realização do evento, os guardas mirins participarão antes de duas oficinas produzidas pelos grupos Guaruçá e Fandango Caiçara, onde conhecerão o trabalho de resgate popular desenvolvido pelos integrantes. As oficinas serão realizadas na sede da Guarda Mirim nos dias 6 e 13 de setembro. A programação contará com um grande baile caiçara com apresentações de danças do chapéu, xiba, ciranda, cana verde, canoa e a dança do caranguejo, além de barracas de doces e salgados.
O 1º Fandango Caiçara acontecerá na sede social da Guarda Mirim, localizada na rua Pinheiro, 120, Estufa II, a partir das 18 horas. O evento tem o apoio da Prefeitura de Ubatuba. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Parque Guarani receberá do Fehidro R$186 mil para sistema de drenagem

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba teve aprovado o projeto de sistema de drenagem do Parque Guarani pela SECOFEHIDRO (Secretaria Executiva do Conselho de Orientação do Fundo Estadual de Recursos Hídricos). O comunicado foi enviado nessa semana para a Emdurb (Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano) de Ubatuba autorizando a liberação da verba para o orçamento de 2010. O projeto, desenvolvido pela Emdurb, foi encaminhado em junho deste ano para o Fehidro.
Orçado em R$ 186.417,80, o projeto prevê nivelamento, colocação de guias, sarjetas e preparação das ruas para receber pavimentação asfáltica. A Emdurb terá uma contrapartida de cerca de R$ 50 mil nas obras.
“O sistema de drenagem do Parque Guarani é um dos projetos fundamentais para garantir a segurança e a qualidade de moradia daquela comunidade. Por isso, a aprovação do projeto pela SECOFEHIDRO foi recebida pela Prefeitura com grande satisfação”, disse o presidente da Emdurb, Claudinei Salgado.

Regularização fundiária
A Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Ubatuba desenvolve no Parque Guarani um projeto de regularização fundiária e urbanística, que prevê além do sistema de drenagem, a construção de 48 unidades habitacionais para reassentamento das famílias que moram às margens do rio Tavares. Oito apartamentos já foram construídos com verbas da Prefeitura e mais oito já foram licitados para construção com verba do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e contrapartida da Prefeitura. Após a remoção dessas famílias das margens do rio Tavares, a Prefeitura já tem projeto para a recuperação das áreas de preservação de mananciais e arborização de todo o loteamento do Parque Guarani.
Para o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, as parcerias com os governos estadual e federal são fundamentais nos processos de regularização fundiária. “Esse recurso do Fehidro e os destinados pelo PAC são muito importantes para a efetivação dos projetos de regularização, não só do Parque Guarani, como para os demais bairros de Ubatuba que passam pelos mesmos processos de regularização”, afirmou o prefeito. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Prefeito Eduardo Cesar reúne-se com representantes da vila de Itamambuca

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve reunido na última segunda-feira, 24, com representantes da Samita (Sociedade de Amigos e Moradores do Itamambuca). A reunião, no Gabinete da Prefeitura, tratou de assuntos da Vila de Itamambuca, como a conclusão do asfalto da rua Manoel Soares da Silva e da regularização fundiária da Vila. O Administrador da Regional Norte, José Roberto Júnior, também participou da reunião e elogiou o trabalho da atual diretoria, na pessoa do presidente Benedito Gerônimo dos Santos, o Berico.
Outro assunto debatido durante a reunião foi o trabalho de reforma e ampliação do reservatório de água do bairro. “A partir de 1 de setembro, por meio de uma parceria entre Prefeitura e comunidade, terá início a reforma e a ampliação do reservatório. A Prefeitura fornecerá o material e a mão-de-obra ficará a cargo da comunidade. Com relação a questão fundiária a comunidade deverá reunir-se em breve com Claudinei Salgado, secretário de Cidadania do município, responsável pelas regularizações”, explicou o Administrador da Regional Norte.
“É uma satisfação receber a comunidade e ouvir suas propostas. Em muitos casos só podemos executar obras nos bairros graças às parcerias entre Prefeitura e comunidades, como no caso da Samita que será nossa parceira na reforma do reservatório de água”, afirmou o prefeito de Ubatuba. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Semana de 28/08 a 03/09/09
Cine Porto

"G.I.JOE-A ORIGEM COBRA"
Aventura !!!!! Ação !!!!!!
Ás 16:30 hs -19:00 hs - 21:30 hs.
 


Clique para acessar o site

Em algum lugar do passado

Ubatuba - Releitura da musica tema do filme "Em algum lugar do passado" com imagens de Luiz Tolosa e edição e Emilio Campi:


 

Poesia Topo

Anuncie

Vôo de anjo

Nestes tempos de violência
Os anjos do Senhor
Não fazem mais vôos rasantes
Como faziam antes.
Vai que tem uma alma perdida,
Vai que tem uma bala perdida...

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

-

HUMOR

-

Nossos Comerciais!

Um dia na S.O.S. Cão Caraguá


Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Praia do Sapé  © Luciano Cancelier

Praia do Sapé
© Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editora: Emiliane Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor