Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 31 de Agosto de 2009 - Nº 2131 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região


Caraguatatuba
Crianças ajudam a cuidar do meio ambiente
Estradas do litoral estão na mira do Codivap
Nutricionistas comemoram reconhecimento no mercado
Alunos da rede pública de ensino participam da 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática

Ilhabela
Abertura do Festival do Camarão e Gastronômico acontece neste sábado em Ilhabela
Balcão de Empregos de Ilhabela oferece 25 vagas
Meio Ambiente dá continuidade ao projeto futuro com responsabilidade em palestras para grupos específicos
Prefeitura de Ilhabela deve abrir licitação para transporte público urbano no próximo mês

São Sebastião
7º Ecoadventur será em São José dos Campos de 24 a 27 de setembro próximo
Câmara analisa projetos que instituem serviços sociais
Marcos Tenório solicita manutenção em equipamento de ortopedia
Projeto institui Programa de educação e monitoria ambiental no município.
Vereador Paulo Henrique “PH” cobra informações da Petrobrás sobre áreas contaminadas
Vereadores autorizam repasse financeiro para associação que fiscaliza a distribuição dos royalties de petróleo
“Agita São Paulo” mobiliza alunos escola “Solange de Paula” em São Sebastião
Alunos da Escola Municipal “Antônio Luiz Monteiro” realizam pesquisa sobre folclore
Codivap Mulher tem palestra sobre Previdência Social no Porto Grande Hotel
Ditraf instala lombadas educativas para redução de velocidade
Prefeito Ernane recebe homenagem do Exército Brasileiro
Projeto Passaporte Azul é apresentado ao Conselho Municipal de Turismo
Secretária de Educação diz que São Sebastião terá disciplina sobre Cultura Afro-brasileira

Ubatuba
Ubatuba no I Seminário de Extensão Rural e Pesqueira do litoral paulista
Caiçarada prossegue até o próximo domingo, 30, em Ubatuba
Ubatuba recebe treinamento para atuar em vazamento de petróleo
Prefeito de Ubatuba recebe homenagem do Comando de Aviação do Exército
Esporte de Ubatuba se prepara para Jogos Abertos do Interior
Escola Altimira realiza palestra para pais e alunos sobre Gripe A
Escola Olga Gil inicia parceria com escola de idiomas CCAA
Programa “Plantando na Escola” incentiva pais a cultivarem hortas em casa
Eduardo Cesar agradece frente parlamentar por emenda para Santa Casa
Ubatuba participará do Revelando São Paulo
Aciu informa: Vagas de Emprego


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Crianças ajudam a cuidar do meio ambiente

Caraguatatuba - A manhã ensolarada dessa sexta-feira (28) compôs o cenário ideal para que cerca de 150 crianças da rede municipal de ensino aprendessem, na prática, sobre os cuidados com o meio ambiente. Elas integraram um mutirão de limpeza, realizado na praia do Camaroeiro, como encerramento do projeto ‘Plataforma Educativa’, da Repsol. A ação também envolveu os funcionários da Frente de Trabalho.
Participaram alunos da Escola de Ensino Fundamental Prof.ª Adolfina Leonor Soares dos Santos e da Escola de Educação Infantil Messias Mendes de Souza. O objetivo foi levar os alunos à reflexão sobre a necessidade de intervir nos problemas cotidianos, além de avaliar a amplitude que um problema ambiental pode alcançar, principalmente, no ambiente costeiro.
Na areia, as crianças acharam isopor, ponta de cigarro, sacolas plásticas e espuma. A pequena Isabela, de apenas cinco anos, entendeu o recado. “Os peixinhos podem morrer se a gente deixar lixo na praia e no mar”, disse a menina, que teve a fala endossada pelos amiguinhos que a rodeavam.

‘Plataforma Educativa’ levou palestras para pescadores
O projeto de responsabilidade social ‘Plataforma Educativa’, da empresa Repsol, ofereceu gratuitamente orientação à comunidade pesqueira do Camaroeiro palestras sobre saúde, assistência social e meio ambiente. A programação ocorreu dentro de uma carreta montada no entreposto de pesca da praia.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Estradas do litoral estão na mira do Codivap

Caraguatatuba - Os prefeitos que participam do Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba (Codivap) irão na próxima quarta-feira (02), às 10h, na sede da secretaria estadual dos Transportes. Eles pretendem discutir assuntos como a duplicação da rodovia dos Tamoios e a possível implantação de praças de pedágio na região.
O anúncio foi feito nesta sexta-feira (28), durante a 7ª reunião ordinária do Codivap, que aconteceu no Porto Grande Hotel, em São Sebastião. Representaram o município de Caraguá, o vice-prefeito, Antonio Carlos Jr., o assessor parlamentar, Nivaldo Alves e o assessor de Comunicação, André Procópio. O evento reuniu também secretários, deputados e demais autoridades do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Alto Tietê.
A Frente Parlamentar de apoio aos municípios da região convidou os prefeitos que forem a São Paulo para que no mesmo dia, a partir das 14h30, participem de outra reunião com representantes da secretaria estadual dos Transportes na Assembleia Legislativa.
O evento em São Sebastião contou ainda com as reuniões simultâneas do Codivap Mulher, Codivap Turismo e Codivap Câmara.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Nutricionistas comemoram reconhecimento no mercado

Caraguatatuba - Na próxima segunda-feira (31) é comemorado o Dia do Nutricionista. Em Caraguá, a data é celebrada com reflexão sobre a importância do profissional de nutrição, principalmente na área educacional.
Em entrevista nessa quinta-feira (27) à Rádio Oceânica, o diretor de alimentação escolar de Caraguá, Manuel Vicente da Silva, o Manu, e duas nutricionistas da rede, Andréia Teste Medeiros e Bruna Guerreiro Paulo, abordaram a preocupação de oferecer uma boa alimentação às crianças. O programa irá ao ar dia 31.
Hoje em muitos segmentos é lei ter o profissional de nutrição, como no ambiente escolar. Manu explica que essa era uma atividade que estava esquecida no mercado, pois havia outros profissionais, exercendo o mesmo trabalho. “Observamos muitas crianças obesas. Em função disso e da má alimentação, desenvolvem patologias”, explica.
Segundo Andréia, pela falta de tempo os pais buscam os alimentos rápidos, como congelados e fast–foods, e é aí que as crianças não absorvem os devidos nutrientes. “Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que mais de 40% das doenças são causadas pela má alimentação”, disse a nutricionista.
Para a nutricionista Bruna, pode-se comer de tudo. “Sabendo balancear a alimentação e sem exageros, tornaremos o simples sofisticado”, disse.

Alimentação escolar. Não é merenda.
Para Manu, não se pode confundir merenda com alimentação. Merenda é algo rápido, um lanche com suco e biscoito. Já a alimentação escolar é uma refeição balanceada rica em nutrientes necessários ao aluno. “Meu objetivo é tornar Caraguá referência em nutrição escolar”, afirmou o diretor de alimentação.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Alunos da rede pública de ensino participam da 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática

Caraguatatuba - A primeira fase da 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) ocorreu na última 3ª.feira, dia 25 de agosto, envolvendo alunos de 5ª série ensino fundamental ao 3º. ano do ensino médio das escolas estaduais e municipais, do Litoral Norte de São Paulo.
A OBMEP ocorre em todo o país, buscando promover o estudo da matemática entre alunos das escolas públicas, como também, identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.
Os melhores alunos em matemática concorrem a medalhas de ouro, prata, bronze, certificados de Menção Honrosa, e bolsas de estudo do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) da OBMEP.
A Olimpíada é realizada em duas fases. A 1ª. consiste na resolução da prova de múltipla escolha. Dessa fase, participam todos os alunos inscritos, e são classificados os 5% melhores por escola. Na 2ª. fase, a ser realizada dia 05 de outubro, ocorrerá a prova discursiva para o grupo classificado. Por fim, no dia11 de dezembro, serão divulgados os premiados.
Segundo Julia Litvinoff Justus, aluna da E.E. Alcides de Castro Galvão, de Caraguatatuba, ganhadora da medalha de bronze em 2008, e participante da OBMEP2009, acha esse tipo de prova muito importante, pois incentiva o estudo da matemática por todos os alunos, principalmente os colegas da mesma escola, que sentem vontade de ganhar também. “Com a minha colocação na Olimpíada do ano passado, participo do curso de iniciação científica na UNIFESP, em São José dos Campos, uma vez por mês, junto com outros alunos medalhistas.”
Para o PCOP de Matemática Ivan Castilho, a Olimpíada é uma forma de valorizar o conhecimento da área de matemática, como também os alunos que tem grande potencial, pois as provas exigem um alto grau de conhecimento.
A 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é uma promoção do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Ministério da Educação, com realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e da Sociedade Brasileira de Matemática, responsáveis pela Direção Acadêmica. Tem apoio da Diretoria de Ensino - Região Caraguatatuba e das Secretarias Municipais de Educação dos municípios do Litoral Norte de SP.(Fonte: DRE-Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Abertura do Festival do Camarão e Gastronômico acontece neste sábado em Ilhabela

Ilhabela - Ilhabela realiza no próximo sábado (29/8), às 20h, a abertura da Vila da Gastronomia do 14º Festival do Camarão e Gastronômico, localizada no Centro. O evento promovido pela Associação Comercial com apoio da Prefeitura de Ilhabela integra o calendário da campanha “Ilhabela é pra valer” e também pode ser conferido nos principais restaurantes da cidade que apresentam em seus cardápios pratos especiais e com valores convidativos.
Neste sábado a Vila da Gastronomia traz a apresentação de um workshop de cachaça, comandado pelo bartender David e pelos chefs de cozinha Carlos Soares e Ailton Piovan.
Já no domingo (30/8) acontecerá a premiação da regata Santos-Ilhabela e o chef de cozinha Alex Caputo fará uma apresentação. Durante toda a semana, os profissionais darão um show de gastronomia, com culinária infantil, concurso de chef amador, palestras, cursos e workshop.
Do dia 4 ao dia 7 de setembro é a vez do chef de cozinha Bruno Stippe fazer sua apresentação na Vila da Gastronomia. Além da culinária o espaço conta ainda com boa música e com o encerramento da rota do Cambuci. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Balcão de Empregos de Ilhabela oferece 25 vagas

Ilhabela - O Balcão de Empregos de Ilhabela está com vagas disponíveis para ajudante de cozinha, ajudante de pizzaiolo, atendente (fem-Noturno), atendente (masc), balconista, chapeiro, confeiteiro (a), costureira p/ costura reta, cumim, doméstica, estagiário p/ jornalismo, farmacêutico, garçon, gerente (fem), manicure, marceneiro, mecânico de autos, motoboy, motorista (CNH – AD), Pintor de Autos, Pizzaiolo, Professor de química, recepcionista, vendedor (a), vigia (noturno).
Os interessados devem ter mais de 18 anos, residir a mais de dois anos no município e comparecer munido de documento com foto na sede do Balcão, localizado na Prefeitura de Ilhabela, na Rua Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho, nº 86, no Perequê.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Meio Ambiente dá continuidade ao projeto futuro com responsabilidade em palestras para grupos específicos

Ilhabela - A equipe de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente de Ilhabela realizou, na manhã desta sexta-feira (28/8), uma reunião com o grupo de hipertensos e diabéticos da Barra Velha, no salão da igreja Nossa Senhora Aparecida. O encontro faz parte do projeto futuro com responsabilidade, desenvolvido em parceria com a Secretaria da Saúde, que visa a conscientização a respeito do lixo e da reciclagem.
De acordo com a equipe formada pelos funcionários Anne Santana, Monique Dias e Marcelo Teixeira, o grupo recebeu as informações com grande interesse e a ação foi um sucesso.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura de Ilhabela deve abrir licitação para transporte público urbano no próximo mês

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela vai abrir licitação para concessão do serviço de transporte público urbano no próximo mês. De acordo com o secretário de Assuntos Jurídicos, Dr. Luis Henrique Homem Alves, o edital já está em processo de elaboração e a previsão é que seja publicado no final de setembro. O atual contrato com a empresa que realiza o transporte público será encerrado no dia 30 de abril de 2010. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Pousada Bem Viver - Momentos Felizes

7º Ecoadventur será em São José dos Campos de 24 a 27 de setembro próximo

São Sebastião - Instalada numa posição estratégica entre o Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira, a cidade de São José dos Campos reafirma sua vocação para com o desenvolvimento sustentável, e repete à dose ao sediar a 7ª edição do Ecoadventur, de 24 a 27 de setembro, no Parque “Roberto Burle Marx”.
Considerado o maior evento regional de responsabilidade sócio-ambiental e ecoturismo do país, o ECOADVENTUR caracteriza-se por ser um projeto continuado de educação ecológica e de estímulo ao desenvolvimento sustentável de regiões que têm no turismo uma de suas principais fontes de recursos econômicos, e cujos ecossistemas encontrem-se ameaçados.
As cinco primeiras edições do “Ecoadventur Litoral Norte” tiveram como palco a cidade de Caraguatatuba e registraram um público médio de 20 mil pessoas. A próxima edição no Litoral Norte será em janeiro de 2010.
O ano passado, o Ecoadventur chegou a São José dos Campos na primeira versão do “Ecoadventur Mantiqueira & Vale do Paraíba”. As regiões do Vale do Paraíba e Mantiqueira também se justificam como palco do evento, por apresentarem um relevante quadro de degradação ambiental.
Apesar de ser responsável pelo abastecimento de 20 milhões de pessoas, o rio Paraíba é considerado um grande “lixão” devido à quantidade de dejetos despejados em suas águas diariamente, o que torna o rio altamente poluído. Por sua vez, a Serra da Mantiqueira que tem uma economia fortemente atrelada ao turismo sazonal de inverno, precisa profissionalizar esta vocação, a fim de contribuir para o desenvolvimento sustentável da região.
O cenário descrito será debatido na 7ª edição do Ecoadventur M&VP que tem como tema principal “As mudanças climáticas e a sustentabilidade: pense globalmente, aja regionalmente”. Para tornar o evento possível, foi celebrada uma inusitada parceria com a Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos – ACISJC, e apoios da Prefeitura de São José dos Campos, FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e CIESP (Centro de Indústrias do Estado de São Paulo) e Portal de Notícias VNews.
A 1ª Feira Regional do Comércio e Indústria Sustentáveis – a FRECIS é a novidade desta edição do Ecoadventur M&VP e promete movimentar a economia da região. O evento é uma realização do Instituto Onda Verde, idealizado pela CBCavalcanti Marketing e Comunicação.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara analisa projetos que instituem serviços sociais

São Sebastião - Na última sessão ordinária realizada no dia 25/08, três projetos foram lidos e encaminhados às comissões permanentes para análise, as proposituras instituem campanha de orientação e prevenção da gripe suína; criação do selo social e do serviço voluntário no município.
As propostas são de autoria do vereador José Reis de Jesus Silva (PSB).
Serviço Voluntário – De acordo com o parlamentar o objetivo é buscar pessoas e capacitá-las para a prestação de serviços sociais e comunitários, sem ônus para o Poder Executivo Municipal.
O recrutamento será feito anualmente com ampla divulgação e terá validade de um ano, podendo ser renovável por mais um ano.
No final do trabalho prestado, a pessoa receberá um certificado de Trabalho Voluntário, que servirá como um título para concursos públicos no Município e contará pontos para a ascensão funcional dos que venham a fazer parte do Quadro Permanente do Município.
Os inscritos atuarão nas áreas voltadas aos cuidados com a gestante e o recém-nascido; prevenção ao uso de drogas e alcoolismo; alfabetização de adultos; preservação e conservação do meio ambiente.
Outras atividades que também serão abordadas são: defesa civil, planejamento familiar, educação para a paz, trânsito e inserção social, cidadania e direitos humanos.
A idade mínima exigida é de 16 anos.
Selo Social – O projeto que pretende instituir o selo social em São Sebastião visa certificar às empresas e órgãos não governamentais do município que atuam cumprindo suas obrigações fiscais e praticam os serviços de responsabilidades sociais dentro e fora da instituição.
A empresa deve desenvolver internamente projetos de controle que beneficiem o quadro de funcionários e incentivar externamente a realização de propostas de cunho social direcionadas à comunidade em geral.
As áreas de atuação quanto aos procedimentos em Responsabilidade Social Interna são: Educação, Saúde, Criança e Adolescente e Meio Ambiente.
A empresa deve manter todos os dependentes de funcionários com idade entre 06 e 14 anos, matriculados e freqüentando o ensino fundamental e apresentar programa de escolarização até 4ª série para funcionários sem essa formação.
Já na área de saúde são exigidos os serviços de manutenção de controle pré-natal para funcionárias, divulgação de programa de incentivo ao aleitamento materno até os seis meses de idade do bebê e controle das carteiras de vacinação para dependentes até sete anos de idade.
A realização de um programa de prevenção e promoção de saúde é outro item que consta no projeto.
O projeto proíbe a utilização de mão de obra infanto-juvenil atendendo o Estatuto da Criança e do Adolescente, e na área ambiental propõe a manutenção da coleta seletiva de lixo em suas dependências.
Os procedimentos de responsabilidade social externa são: Educação, Saúde, Assistência Social, Meio Ambiente, Cultura, Esporte e Lazer, Geração de Renda, Voluntariado Empresarial.
As empresas participarão disponibilizando bens ou serviços com projetos registrados nos Conselhos Municipais das referidas áreas de atuação.
Conforme o vereador a obtenção do Selo Social poderá ser condicionada à destinação do Imposto de Renda, conforme percentual previsto pela legislação tributária, em favor do FMDCA (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).
O acolhimento para a participação no programa deve ser feito por um Comitê Avaliador com representantes do Poder Público e da Sociedade.
Os componentes da Prefeitura Municipal serão funcionários das secretarias de Saúde, Trabalho e Desenvolvimento Humano, Educação, Meio Ambiente, Turismo e Cultura, Administração.
Já a sociedade civil envolve quatro representantes das Instituições de Ensino Superior, um da Saúde, da Receita Federal, um da imprensa, quatro representantes da classe empresarial e cinco dos conselhos municipais das áreas da Saúde, Educação, Criança e Adolescente, Assistência Social e Meio Ambiente.
Campanha de orientação e prevenção gripe suína – Em outra propositura também de autoria do parlamentar, pretende instituir campanha de orientação e prevenção da gripe suína - influenza A (H1N1), em São Sebastião.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Marcos Tenório solicita manutenção em equipamento de ortopedia

São Sebastião - O vereador Marcos Ferreira Tenório (PMDB) está solicitando ao prefeito, a recuperação do equipamento de ortopedia, intensificador de imagem (arco-cirúrgico) que está danificado desde o ano passado.
Ele disse que a empresa que administrou o hospital não realizou o conserto do aparelho e está prejudicando a utilização, sendo que muitas pessoas têm reclamado sobre o problema.
Tenório pergunta ao prefeito se existe a possibilidade da aquisição de um novo equipamento e o que está impedindo a manutenção do qual está quebrado.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Projeto institui Programa de educação e monitoria ambiental no município.

São Sebastião - De autoria do vereador Paulo Henrique Santana “PH” (PDT), projeto aprovado na última sessão ordinária institui no município o programa de educação e monitoria ambiental (PEMA).
O programa tem caráter sócio-educativo e será coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente com a participação da sociedade, cujo objetivo é promover e apoiar ações de educação ambiental, através de atividades de lazer e recreação com munícipes, trabalhadores e turistas.
Segundo o autor da proposta, a intenção é estimular o exercício da cidadania, melhorar a qualidade de vida e preservar o meio ambiente.
Paulo Henrique “PH” (PDT) informa que o município tem áreas próximas aos mananciais; encostas íngremes; assentamentos urbanos irregulares, áreas de riscos e núcleos congelados ocupados pela população de baixa renda.
“O objetivo do PEMA é desenvolver projetos formativos e de esclarecimentos nas questões apontadas.”
Dentre as abrangências citadas na propositura estão à atuação em parques municipais, praças, trilhas, cachoeiras, praias, ilhas e unidades de conservação como museus, roteiros histórico-culturais e outros de ação educativa.
As ações serão desenvolvidas por um monitor cultural com qualificação necessária para atender as atividades que constam no PEMA, e que resida na região onde os trabalhos forem executados.
O parlamentar menciona no projeto que a prefeitura poderá firmar parcerias com as OSCIPs (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público).(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Vereador Paulo Henrique “PH” cobra informações da Petrobrás sobre áreas contaminadas

São Sebastião - Embasado em trabalho de investigação e análise feito pela Cetesb e Ministério Público em julho do ano passado que concluiu contaminação de alta periculosidade no bairro Itatinga, o vereador Paulo Henrique Santana “PH” (PDT) quer informações da Petrobrás sobre o assunto.
O pedido foi feito através de requerimento aprovado na última sessão legislativa, o parlamentar afirma que entre a década de 1970 e 1980, o referido bairro era utilizado para descarte dos resíduos de petróleo retirados durante a limpeza nos tanques.
De acordo com Paulo Henrique, o material foi coberto com aterro a cerca de 20 cm de profundidade, e com o tempo se infiltrou no solo e escoou pelas redes de águas pluviais.
Diante das informações mencionadas, o vereador questiona sobre a situação das famílias que residem nas áreas contaminadas e se existe algum tipo de acompanhamento e/ou avaliação da saúde dos moradores.
Ele também quer saber o número de famílias que foram indenizadas, se há perspectivas de novos pagamentos e o critério adotado para as indenizações.
Paulo Henrique requer dados sobre estudo de impacto ambiental e as providências já efetivadas na solução do problema.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Vereadores autorizam repasse financeiro para associação que fiscaliza a distribuição dos royalties de petróleo

São Sebastião - Um projeto de lei aprovado na última sessão legislativa, autoriza o Poder Executivo a repassar recursos financeiros para a Abramt (Associação Brasileira dos Municípios com terminais marítimos, fluviais e terrestres para embarque e desembarque de petróleo e gás natural).
Na justificativa da proposta, o prefeito afirma que a referida empresa defende os interesses do município na questão da fiscalização e distribuição dos royalties de petróleo.
O valor a ser repassado é de até 100 mil reais e será pago em 12 parcelas consecutivas, a verba se destina à contratação de assessores jurídicos e peritos técnicos para atuarem em mais de 90 ações judiciais que tramitam nos cinco Tribunais Regionais Federais de todo o país.
A contribuição é paga em igual valor para os demais municípios.
O projeto foi encaminhado para ser sancionado.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

“Agita São Paulo” mobiliza alunos escola “Solange de Paula” em São Sebastião

São Sebastião - A EM (Escola Municipal) “Solange de Paula”, realizou nesta sexta-feira, dia 28 de agosto, em parceria com a Secretaria da Saúde, a atividade do Programa Agita São Paulo.
De acordo com a diretora da unidade escolar, professora Daniella Tessariol, cerca 235 alunos, além dos educadores e funcionários, sob o comando do professor Hipólito Carvalho Santana desenvolveram atividades físicas com muita música, alegria e entusiasmo.
O Programa Agita São Paulo foi criado para combater o sedentarismo no estado de São Paulo, promovendo o nível de atividade física e o conhecimento dos benefícios de um estilo de vida ativa.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Alunos da Escola Municipal “Antônio Luiz Monteiro” realizam pesquisa sobre folclore

São Sebastião - Com o objetivo de mostrar a cultura tradicional regional e local, a Escola Municipal “Antônio Luís Monteiro”, localizada no bairro de Boiçucanga, na Costa Sul de São Sebastião, aplicou, nesta semana, uma pesquisa sobre o folclore aos alunos do ensino fundamental (6º ao 9º ano).
Segundo o professor de Ciências, Lucas Leite, o trabalho, que foi desenvolvido na Biblioteca Municipal de Boiçucanga, será utilizado no 1º Festival de Folclore, a ser realizado no dia 31 de outubro nas dependências da unidade escolar, data em que é comemorado o Dia do Saci. “A ideia é sensibilizar o aluno sobre a importância da cultura na construção de sua identidade. Como quase todos os estudantes são filhos de migrantes, queremos que eles conheçam os costumes locais e também tragam a cultura de sua origem, através da família”, fala Leite.
Antes do evento, porém, explica o professor, os alunos vão participar de um concurso de desenho da escola, que também faz parte do 1º Festival de Folclore, com base nos temas pesquisados: Congada, Festa do Divino, Bumba-meu-Boi e a Capoeira.
Para a aluna Juliana Dantas da Silva, 14 anos, que mora no bairro de Barra do Sahy e os pais são naturais de Coaraci, na Bahia, a pesquisa é bem interessante. “Nunca tinha pesquisado nada sobre o folclore e achei legal porque aprendemos como era a vida e a cultura deles”, diz ela, se referindo aos costumes regionais.
Os estudantes Lucas Santos, 11 anos, e Nailton Rodrigues, 13 anos, que escolheram a Festa do Divino para desenvolver o trabalho, também gostaram da iniciativa da escola. “Achamos bom porque conhecemos muitas coisas como, por exemplo, a maneira das pessoas realizarem as festas em cada região”, analisam. Rodrigues diz que vai conversar com seus pais, que são nascidos em Minas Gerais, com o objetivo de saber como a festa é realizada naquele Estado e assim utilizar as informações no trabalho.

Festival
Segundo o coordenador pedagógico, João Luíz Alves de Oliveira, o 1º Festival do Folclore será realizado devido à “desculturação” pelo qual passa a população da região em função da grande percentagem de migrantes, além do processo de ocupação/urbanização do Litoral Norte do Estado de São Paulo, que foi iniciado há menos de 30 anos. “É notória a falta de sentimento de pertencimento dos cidadãos das comunidades escolar e local”.
De acordo com o projeto, a escola, como espaço privilegiado para a produção cultural, pode realizar ações sistematizadas para intervir no processo de construção de uma identidade cultural que possa identificar, entre si, os cidadãos de uma comunidade, além de contribuir para a valorização, por parte dos adolescentes, do conhecimento produzido e/ou acumulado por seus familiares.
Ao todo, a unidade escolar possui 32 salas do 6º ao 9º ano, totalizando quase mil estudantes, daí a razão do evento se estender até a próxima semana.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Codivap Mulher tem palestra sobre Previdência Social no Porto Grande Hotel

São Sebastião - O Codivap Mulher, que ocorre paralelamente às reuniões do Codivap (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Mantiqueira), reuniu primeiras damas, presidentes de Fundo Social de Solidariedade, secretárias, vereadoras e assessoras municipais no Porto Grande Hotel nessa sexta-feira, dia 29.
Antes dos trabalhos oficiais, o grupo – acompanhado por Marianita Bueno, secretária de Cultura e Turismo, e Vera Alonso, assessora da primeira dama Roseli Primazzi, (ausente por motivos de doença) – conheceu parte do Centro Histórico de São Sebastião num passeio com quase duas horas de duração.
Durante o trajeto, o assessor de Turismo José Iran Péppe de Paula, e a monitora cultural Aline Mazza Salles, passaram várias informações históricas aos convidados que visitaram a Igreja Matriz, o Museu de Arte Sacra e a sede da Sectur, onde assistiram ao show “Caiçaríssimo”, com Neide Palumbo, Iara Moraes, Luís Fernando e Nicássio, antes de retornarem ao Porto Grande Hotel para o início das atividades.
Presidida por Rosenilia Cristina de Castro Siqueira, primeira-dama e presidente do Fundo Social de Aparecida, a reunião do Codivap Mulher teve por tema os trabalhos desenvolvidos pela Previdência Social com objetivo de formar parcerias para o desenvolvimento de trabalhos futuros de Educação Previdenciária em cada um dos municípios consorciados.
A palestra – que entre outros assuntos abordou os benefícios do INSS, as formas de aposentadoria oferecida à população, bem como os direitos e deveres de cada cidadão – foi conduzida por William Maximiliano Carvalho de Mello, coordenador de Educação Previdenciária e chamou a atenção das representantes de Aparecida, Bananal, Caraguatatuba, Guaratinguetá, Jambeiro, Monteiro Lobato, Paraibuna, Salesópolis e Roseira, além de São Sebastião.
Segundo a vice-presidente do Codivap Mulher, a Terceira Idade deve ser o alvo das orientações dadas por Carvalho de Mello, pois muitos desconhecem os benefícios do INSS ou como obtê-los. “Transmitiremos essas informações o quanto antes ao grupo da Terceira Idade em nossa cidade, visto ser de suma importância”, disse Rosenilia. Para Vera Alonso, o assunto deve ser estendido, igualmente, aos jovens. “A palestra foi excelente, pois nos deu condições para orientarmos todos os cidadãos, do adolescente ao idoso”, completou.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Ditraf instala lombadas educativas para redução de velocidade

São Sebastião - A Divisão de Tráfego (Ditraf) de São Sebastião instalou na tarde desta sexta-feira, dia 28 de agosto, uma lombada eletrônica educativa na Rua da Praia, região Central da cidade.
O equipamento, localizado em frente à Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), tem por objetivo, conforme explicou o chefe de divisão de Projetos de Sinalização e da divisão de Trânsito, Claudio Ruiz, minimizar a velocidade dos carros que utilizam o trajeto. “Apesar de não ter intuito punitivo, esperamos que a iniciativa faça com que os motoristas se conscientizem da importância na redução da velocidade”.
As lombadas educativas serão instaladas na Rua da Praia durante todos os finais de semana, das 17h às 22h, por tempo indeterminado.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Ditraf instala lombadas educativas para redução de velocidade

São Sebastião - A Divisão de Tráfego (Ditraf) de São Sebastião instalou na tarde desta sexta-feira, dia 28 de agosto, uma lombada eletrônica educativa na Rua da Praia, região Central da cidade.
O equipamento, localizado em frente à Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), tem por objetivo, conforme explicou o chefe de divisão de Projetos de Sinalização e da divisão de Trânsito, Claudio Ruiz, minimizar a velocidade dos carros que utilizam o trajeto. “Apesar de não ter intuito punitivo, esperamos que a iniciativa faça com que os motoristas se conscientizem da importância na redução da velocidade”.
As lombadas educativas serão instaladas na Rua da Praia durante todos os finais de semana, das 17h às 22h, por tempo indeterminado.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeito Ernane recebe homenagem do Exército Brasileiro

São Sebastião - Na manhã desta sexta-feira, dia 28, o prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, recebeu uma homenagem, na cidade de Guarujá, como Colaborador Emérito do Exército Brasileiro. Na ocasião, Ernane foi representado pelo secretário de Segurança Urbana (Segur), Vicente Perine Junior.
O evento aconteceu no Forte dos Andradas, no Guarujá, às 11h, com a presença do secretário da Segur, coronel da PM, Perine, que recebeu a homenagem feita ao prefeito, em reconhecimento à esta gestão e aos excelentes serviços prestados ao Exército Brasileiro, nas ações realizadas no mês de junho; além do ato de civismo na região, bem como a luta para a proposta para o tiro de guerra em São Sebastião.
De acordo com o prefeito o Exército Brasileiro pode contar sempre com o apoio desta administração, que defende todos os atos de civismo. “Me sinto muito honrado em receber uma homenagem tão valiosa, de uma entidade tão séria, como o Exército Brasileiro”, desabafa Ernane, agradecendo seu representante coronel Perine, pois sua ausência se deu pelo motivo da participação na reunião do Codivap (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Mantiqueira), que aconteceu durante toda a manhã desta sexta-feira, no hotel Porto Grande, em São Sebastião. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Projeto Passaporte Azul é apresentado ao Conselho Municipal de Turismo

São Sebastião - Nesta semana, os integrantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de São Sebastião conheceram o projeto “Passaporte Azul” durante reunião ordinária realizada no bairro de Boiçucanga, na Costa Sul da cidade. A secretária de Cultura e Turismo (Sectur), Marianita Bueno, também participou do encontro.
O projeto é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, por meio da Fundação Florestal (FF), e consiste no levantamento e sistematização de informações referentes aos pontos de mergulho operados comercialmente no âmbito do mosaico das Unidades de Conservação Marinhas de São Paulo.
A proposta é parecida com o programa “Trilhas de São Paulo”, que é parte integrante do Projeto Estratégico de Ecoturismo da Secretaria do Meio Ambiente, cujo objetivo principal é a indução de boas práticas em termos de manutenção do equilíbrio do meio ambiente nos processos de desenvolvimento sócioeconômico do Estado, através de atividades turísticas.
De acordo com o representante do Comtur, Péppe de Paula, em São Sebastião existe dificuldade relacionada ao turismo náutico, que é um pouco amador pelo fato de não haver um controle da demanda de fluxo. “De maneira geral, falta organização”, afirma.
“Em resumo, o Passaporte Azul é um guia dos pontos de mergulho no Estado de São Paulo”, diz o instrutor de mergulho João Alfredo Andreoli, que prestou serviços de consultoria à FF e foi o responsável pela apresentação da proposta. “A ideia é incentivar o turismo náutico sustentável”, declara.
Ele conta que o documento deve ser lançado, provavelmente, na maior feira de esportes e turismo da América Latina, a Adventure Sports Fair, que será realizada em São Paulo, capital, entre os dias 10 e 13 de setembro, cujo assunto também foi debatido entre os conselheiros.
O evento terá a participação de São Sebastião, que será representada por técnicos da Sectur em um stander adquirido pelo governo estadual. “A feira é uma das mais importantes do ecoturismo no país, com projeção internacional. A participação é de fundamental importância para fomentar o turismo na cidade e de mostrar o potencial turístico de São Sebastião”, afirma Péppe de Paula.
A estratégia de divulgação será a entrega de folhetos e CD’s com imagens da cidade para agências de viagens, empresários, entre outros interessados.
Segundo Péppe, até o final do ano haverá outras feiras interessantes. Entretanto, São Sebastião não participará em função da queda na arrecadação do município.
Durante a reunião, os conselheiros ainda debateram temas relacionados ao Projeto GEOR (Gestão Estratégica Orientada para Resultados) do Sebrae, em fase de finalização, e a substituição de conselheiros com três faltas consecutivas, entre outras questões ligadas ao turismo.

Projeto GEOR
Representantes do setor público e privado das quatro cidades do Litoral Norte de São Paulo estiveram, recentemente, reunidos em São Paulo, na capital, com o presidente do Sindicato dos Hoteleiros e Restaurantes (Sinhores), Claudino Velloso Borges Neto.
O objetivo do encontro foi convidar o Sinhores para ser o interveniente do Projeto GEOR e assim consolidar o Programa de Regionalização e a criação do Circuito Litoral Norte Paulista como um destino turístico de grande potencial, uma vez que a política do Ministério do Turismo em todo o Brasil é a regionalização do turismo, com vistas ao desenvolvimento e a profissionalização dos envolvidos na área e também a Copa do Mundo de 2014.
Durante a reunião, a comitiva entregou alguns documentos ao presidente do sindicato, os quais foram encaminhados ao setor jurídico para análise. De acordo com o grupo, a audiência foi positiva com grande possibilidade de a parceria ser firmada.
A cidade de São Sebastião foi representada pelo presidente do Comtur, Adrian Fuhrhausser, e assessor da Sectur, Péppe de Paula, além de outros empresários.
“O Comtur tem trabalhado seriamente, participando de maneira ativa em conjunto com a Secretaria de Cultura e Turismo, para que o nosso município atue profissionalmente no desenvolvimento do turismo através de ações de médio e longo prazo, mas que certamente trará resultados perenes e progressistas”, avalia Fuhrhausser.
Serviço – A próxima reunião do Comtur será realizada no dia 1º de outubro, na sede da Associação Comercial e Industrial de São Sebastião, localizada no Centro.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Secretária de Educação diz que São Sebastião terá disciplina sobre Cultura Afro-brasileira

São Sebastião - As secretarias municipais de Cultura e Educação de São Sebastião promoveram, na noite da última quinta-feira (27/08), o lançamento do livro“Racismo: São Paulo Fala. O evento teve como palco as dependências da Casa Grande da Fazenda Santana, no Pontal da Cruz, local onde viveram centenas de escravos na época do Brasil Colônia. Participaram do evento diversas entidades ligadas ao movimento negro na região. Na oportunidade, a secretária de Educação, Angela Couto, informou que irá incluir na grade curricular das escolas municipais uma disciplina que trata da cultura afro-brasileira.
O evento foi abrilhantado com diversas apresentações de dança afro por parte de alunos das oficinas culturais mantidas pela Prefeitura de São Sebastião. Dezenas de convidados puderam apreciar as apresentações de grupo Caiapó do Pontal da Cruz, da bailarina Mariana Paula da Silva (dança solo afro), de maculelê, de jongo com a ONG Acubalin e do manifesto poético Zumbi.
A secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, agradeceu à família Santana pela cessão do espaço, ideal para o evento, em função do triste histórico escravocrata sebastianense nos anos do Brasil Colônia. “Uma de nossas funções enquanto figura pública é a de criar mecanismos para banirmos de vez o racismo que infelizmente ainda faz parte de nossa realidade social. São com eventos dessa natureza que conseguiremos alcançar esse objetivo”, disse ela.
A secretária de Educação, Angela Couto, ressaltou que esse é um dos muitos eventos que pretende levar adiante junto com a Secretaria de Cultura e Turismo. “Quero informar que iremos inserir nas escolas do município a disciplina tratando da cultural afro-brasileira. Mas, devo lamentar que para que isso fosse possível, uma lei teve que ser criada nesse sentido”, disse ela. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Ubatuba no I Seminário de Extensão Rural e Pesqueira do litoral paulista

Ubatuba - Com cerca de 150 representantes de pescadores artesanais, produtores rurais, artesãos rurais, indígenas, quilombolas, extensionistas, pesquisadores, Ongs e universitários, o evento foi considerado um marco para o setor no litoral paulista que possui um trato diferenciado por conta dos impedimentos ambientais. O objetivo do seminário foi a elaboração de um plano para atuação da extensão rural e pesqueira no litoral paulista, cujo documento será elaborado por um equipe multidisciplinar e encaminhado aos representantes que lá estiveram para a continuidade dos projetos. Para os representantes do Ministério da Pesca e do Desenvolvimento Agrário, Maria Judite, “a qualidade do evento é indiscutível e este modelo de discussão será levado as outras regiões do Brasil”, comenta. Nos dias de seminário, 25 e 26 de agosto, em Mongaguá, o evento também apresentou projetos que já estão em andamento e foram aprovados pela comunidade. As prefeituras da Baixada Santista, Litoral Centro e Litoral Sul têm mostrado resultados positivos através dos trabalhados em parcerias com os órgãos técnicos estaduais e federais. Dentre os participantes foi unânime a posição contrária a municipalização da Cati e do Instituto de Pesca, também se estabeleceu trabalhar projetos de produção com base agroecológica. Esta posição chamou a atenção de especialistas em meio ambiente pela qualidade dos projetos que podem ser implantados dentro de Unidades de Conservação como forma de preservação, geração de emprego e renda e fim dos conflitos entre setor produtivo e ambiental, tanto em terra quanto em mar e rios. Discutiu-se a questão de legislação de proteção ao pequeno produtor e o papel do município na elaboração de projetos que visem o apoio, o aprimoramento e os investimentos para o setor. De Ubatuba estiveram representantes do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, das Aldeias, dos Quilombos Caçandoquinha e Caçandoca, da Colônia de Pesca, da Associação de Pescadores de Ubatuba, da Associação Pólo Produtivo de Ubatuba, assessoria do gabinete do vereador Rogério Frediani e CATI-Ubatuba. (Divulgação)

Caiçarada prossegue até o próximo domingo, 30, em Ubatuba

Ubatuba - Está acontecendo em Ubatuba, a quinta edição do Festival de Cultura Popular “Caiçarada”. O evento teve início na última sexta-feira, 21, com a abertura de uma Exposição do Folclore, que continuará aberta ao público no Sobradão do Porto até o próximo dia 7.
Nesta sexta-feira, 28, a partir das 20 h, acontece o 2º Encontro de Contadores de Causos “João de Souza, na Praça de Eventos da Avenida Iperoig. Às 22h, o grupo folclórico “O Guaruçá se apresenta. No sábado, 29, a partir das 14h, acontece o Encontro de “Grupos de Dança do Boi” e às 21h, tem início o 2º Festival de Viola “João Alegre”.
No domingo, 30, encerra-se o evento, com um encontro de diversos grupos folclóricos, a partir das 10h e apresentação da Orquestra de Viola de São José dos Campos
da Fundação Cultural “Cassiano Ricardo”. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ubatuba recebe treinamento para atuar em vazamento de petróleo

Ubatuba - Acontece em Ubatuba, um treinamento para cidadãos interessados em atuar nas situações de emergência, em caso de derrames de petróleo. Intitulada “Ações para Salvar Animais Marinhos em Derrames de Petróleo”, a capacitação será ministrada pelo biólogo Wendell Estol, que é diretor técnico do Instituto Sea Shepherd Brasil, que vem atuando desde 2001 em 9 estados do litoral brasileiro. O evento acontecerá na Câmara Municipal, nos dias 21 e 22 de setembro, das 11h às 20h e das 9 às 18h e o número de vagas é limitado.
Os interessados devem enviar um e-mail para o endereço: apamarinhaln@gmail.com . Devido ao número limitado de vagas, as inscrições passarão por análise. As que forem aceitas receberão e-mail de confirmação e deverão contribuir com R$ 15,00. o valor será utilizado para custear, além da participação no curso, material didático, blocos de papel e caneta; coffee-breaks e certificado de conclusão.
O evento é resultado de uma parceria entre a APA Marinha Litoral Norte, o Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte e o Instituto Sea Shepherd. Entre os temas abordados, estão: as principais áreas de risco no Brasil; Ecossistemas do Brasil; A importância de um programa de educação ambiental para as comunidades das áreas de risco; Estrutura de um plano de ação; A estruturação de um programa de voluntário; Segurança da equipe e dos animais atendidos; Exercícios de simulação de derrame de óleo e estudos de caso, entre outros.
Segundo os organizadores do evento, a intensa e crescente exploração pelo petróleo traz benefícios econômicos, porém ao mesmo tempo, torna-se uma grande ameaça a vida marinha. “Em situações de emergência, como derrames de petróleo, a população local é a primeira vivenciar e sofrer os horrores causados pelas tais catástrofes. Porém, se estiver adequadamente preparado, o cidadão poderá servir como um importante membro de equipes treinadas para salvar animais marinhos petrolizados.” (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Prefeito de Ubatuba recebe homenagem do Comando de Aviação do Exército

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve em Taubaté no início desta semana, onde recebeu o Diploma de Colaborador da Aviação do Exército, certificado que marca o reconhecimento a pessoas que prestaram, de alguma forma, relevante serviço à instituição. A solenidade realizada pelo Cavex (Comando de Aviação do Exército) fez parte das comemorações do Dia do Soldado.
De acordo com o prefeito, no caso de Ubatuba, a homenagem se deu devido à sua luta pessoal para trazer para o município uma base de apoio de aviação, que possa receber helicópteros e facilitar, pela proximidade, a chegada de aeronaves que vem de todo o Brasil para o Comando de Taubaté.
O prefeito Eduardo Cesar disse sentir-se honrado com a homenagem, mas afirma que o reconhecimento é de toda a cidade de Ubatuba. “A razão de toda minha luta para trazer base do Exército para cá é oferecer maior segurança e conforto para nossa população e a todos que possam se beneficiar com isso. E também é sempre bom saber que em momentos difíceis podemos contar com o Exército perto de nós”, diz o prefeito. “Ubatuba só tem a ganhar com esta base, pois seria mais um órgão de segurança participando das nossas ações do dia-a-dia”, completou Eduardo Cesar.
Fizeram parte da solenidade diversas autoridades, entre elas o presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza e o General Roberto Sebastião Peternelli Júnior. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Esporte de Ubatuba se prepara para Jogos Abertos do Interior

Ubatuba - O esporte de Ubatuba, em suas diversas categorias, intensifica os treinamentos, visando a participação da cidade nos “73º Jogos Abertos do Interior” (JAI), que acontecerão no próximo mês de outubro, em São Caetano do Sul. A Cerimônia de Abertura do JAI 2009, que reunirá aproximadamente 230 municípios acontecerá no dia 6 de outubro, a partir das 19h, no Estádio Municipal Anacleto Campanella.
A cidade estará representada nas modalidades atletismo, biribol, capoeira, damas (sub 21), ginástica artística (sub 14), ginástica rítmica, karatê, natação, natação PCD, vôlei masculino (sub 21), vôlei de praia feminino e xadrez feminino.
“As equipes voltaram e treinar firme, no intuito de voltar com bons resultados da competição. Honraremos a tradição esportiva da cidade, com esforço e dedicação de nossos atletas. Já estamos preparando toda a logística e, nos próximos dias, deveremos visitar os alojamentos para escolher o que oferece melhor condições a nossa delegação”,
disse Luiz Roberto Sant’Anna de Paula, secretário de Esporte e lazer de Ubatuba.

Congresso Técnico virtual
O Congresso Técnico dos Jogos Abertos está marcado para o próximo dia 26 de setembro. Uma novidade para este ano é a informatização do atendimento às delegações e isso já começa no Congresso Técnico. Pela primeira vez, acontecerá o “Congresso Técnico virtual”. Os representantes das delegações poderão acompanhar o encontro que define os sistemas de disputas e o chaveamento das 24 modalidades através do site oficial dos Jogos Abertos de São Caetano do Sul e enviar perguntas em tempo real.
“É um grande avanço, mas prefiro conferir tudo pessoalmente. Como ainda é a primeira vez, pode acontecer alguma falha no sistema e não haverá como recorrer, mas acho que, para os próximos anos, isso vai gerar economia para os municípios distantes da cidade-sede”, comentou o chefe da delegação de Ubatuba, Nicrano Gomes Jr..
O boletim diário também será informatizado. O Comitê Organizador disponibilizará pen drives a todas as delegações participantes. Diariamente, os dados dos boletins informativos serão inseridos nos pen drives e encaminhados aos alojamentos. A medida gera uma economia de aproximadamente 80 mil folhas de papel, que deixarão de ser impressas.

Definidos os locais de competição
A Secretaria de Esporte e Turismo da Prefeitura de São Caetano do Sul já definiu os locais de competição da 73ª edição dos Jogos Abertos do Interior. Ao todo, 26 praças esportivas receberão as disputas da chamada Olimpíada Caipira, que será realizada na cidade, entre os dias 6 e 17 de outubro.
Os esportes individuais serão disputados em locais que são referência no Brasil. As provas do atletismo estão programadas para a pista do CERV São José, local de treinamento de atletas como Fabiana Murer (salto com vara) e Lucimar Moura (velocista). O Conjunto Aquático Leonardo Sperate será o local das provas de natação; o local abriga uma piscina olímpica (50 metros) aquecida e outras duas de apoio. O Complexo Poliesportivo Lauro Gomes de Almeida, que encampa o Estádio Municipal Anacleto Campanella e o Ginásio Milton Feijão, receberá as seguintes modalidades: basquete, futebol, futsal e vôlei, além das cerimônias de abertura e de encerramento.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Escola Altimira realiza palestra para pais e alunos sobre Gripe A

Ubatuba - A escola municipal Altimira Abirached realizou na última quinta-feira, 27, uma palestra para os pais e alunos da escola sobre a gripe Influenza A H1N1. A palestra foi proferida pela Dra. Monica Chahad Binotto, pela enfermeira Eliane Karine Mequelino e pelos agentes de saúde Alan Rodrigues, Ana Cláudia Quirino e Ailton Monteiros, todos membros do Programa de Saúde da Família do posto de saúde do bairro do Itaguá.
Os profissionais da saúde falaram sobre as formas de contágio da doença e como preveni-la, reiterando a importância de manter hábitos de higiene como lavar as mãos, passar álcool gel 70 nas mãos e superfícies e não compartilhar copos ou outros objetos pessoais.
Além disso, a equipe falou também sobre o tratamento realizado com um medicamento específico e quais os procedimentos realizados com a família de alguém infectado, além de responder a perguntas dos pequenos como qual foi o primeiro país a ter um caso identificado e quais os Estados brasileiros que possuem mais pessoas infectadas. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Escola Olga Gil inicia parceria com escola de idiomas CCAA

Ubatuba - Os alunos do segundo ano da escola municipal de ensino fundamental Olga Ribas de Andrade Gil tiveram na última quinta-feira, 27, a primeira aula de inglês realizada em parceria com a escola de idiomas CCAA. Quinze crianças com idade média de 7 anos terão dois semestres de aulas, que ocorrerão duas vezes por semana na própria escola.
Para a professora de inglês, Maria da Penha Santos, que irá ministrar o curso, essa iniciativa é uma grande oportunidade para que esses alunos tenham a possibilidade de aprender efetivamente uma segunda língua, algo indispensável para o bom desenvolvimento escolar e profissional dessas crianças no futuro.
Quem também demonstrava muita satisfação com o início das aulas para essa turma é a diretora da escola Maria Aparecida Vanzella. Segundo a diretora da escola, que oferece também aulas de música e uma biblioteca devidamente organizada para uso dos alunos, essas aulas de inglês deverão não apenas ser um complemento na vida escolar dessas crianças, como será o diferencial para elas no futuro, referindo-se às dificuldades que um universitário ou um profissional enfrenta por não entender bem o inglês.
Para a realização deste convênio a escola de idiomas CCAA está cedendo gratuitamente o profissional que ministrará as aulas para as crianças, e os pais dos alunos estão pagando pelo material didático. O supervisor municipal de ensino Paulo Celso de Oliveira Coelho acompanhou de perto o início deste curso na EM Olga Gil.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Programa “Plantando na Escola” incentiva pais a cultivarem hortas em casa

Ubatuba - Depois da capacitação sobre o cultivo de hortaliças realizada para alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil Maria da Cruz Barreto, no Perequê-Mirim, a equipe da
Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento da Prefeitura voltou ao bairro, desta vez, para ensinar aos pais.
O objetivo da capacitação é reforçar os conhecimentos dos pais sobre uma boa alimentação para o desenvolvimento de seus filhos. Os pais aprenderam noções de aproveitamento de alimentos, com diversas receitas, ensinadas pela nutricionista Luana Tozaki. Na prática, os técnicos da Smapa, Aparecido Cardoso e Jefferson Castilho, ensinaram técnicas passo a passo para o desenvolvimento de uma horta caseira, desde a escolha do local, preparo, cultivo e manejo da terra.
Segundo Castilho, ao incentivar os pais a desenvolver sua própria horta, a alimentação saudável também é estimulada. “Pais e filhos podem produzir juntos, alimentos saudáveis, isentos de produtos químicos, Assim, cria-se um vínculo que promove o consumo das hortaliças. O programa “Plantando na Escola”, quer incentivar o consumo de um alimento saudável, não apenas na merenda, mas também em casa. Os cursos são gratuitos e quem tiver interesse, pode solicitar pelo telefone da Smapa, 3833-2528.” (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Eduardo Cesar agradece frente parlamentar por emenda para Santa Casa

Ubatuba - A Santa Casa de Misericórdia Irmandade do Senhor dos Passos de Ubatub recebeu nesta semana, a notícia da liberação de uma verba de R$ 400 mil, conseguidas através de emendas do deputado Padre Afonso Lobato e da Frente Parlamentar em Defesa do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, destinados ao setor de saúde. O valor será utilizado para a melhoria no atendimento do hospital. Deste total, R$ 100 mil se referem a uma emenda conjunta da frente parlamentar, remanescente de 2008, destinada à compra de equipamentos.
O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, que esteve em Taubaté na última segunda-feira, 24, para assinar o termo aditivo da emenda, agradeceu mais essa contribuição para o município. “Estamos imensamente felizes e agradecidos à Frente Parlamentar, que tem olhado para Ubatuba com sensibilidade, contribuindo para que a nossa Santa Casa fique a cada dia melhor. Destaco o empenho de deputados como Padre Afonso e Mozart Russomano, que têm lutado incansavelmente conosco para oferecer um atendimento melhor a cada dia aos cidadãos ubatubenses e aos visitantes que, por ventura, precisem do nosso hospital.” (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ubatuba participará do Revelando São Paulo

Ubatuba - A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) já garantiu a participação do município na 13ª edição do Revelando São Paulo – Festival da Cultura Paulista Tradicional, promovido pelo Governo do estado de São Paulo. Ubatuba levará ao evento, sua culinária e artesanato, num stand com decoração tipicamente caiçara, enfeitado com canoas e redes. O evento reunirá participantes de 200 municípios paulistas e contará com 80 estandes de culinária, 155 de artesanato e ainda a participação de 300 grupos de manifestações artísticas. O Revelando acontecerá de 11 a 20 de setembro no Parque da Água Branca, na grande São Paulo.
O artesanato de Ubatuba será representando no Revelando São Paulo pelos artesãos da Casanga, que levarão uma grande variedade de peças produzidas em madeira, como gamelas, flores, peixes, vasos, entre outros, que também se destacam por suas variedades de cores. Já na culinária os quitutes serão preparados à base de peixe, camarão, mandioca e banana.
Para o presidente da FUNDART, Pedro Paulo Teixeira Pinto, a participação de Ubatuba no Revelando São Paulo é importante na medida em que contribui para a divulgação de nossos valores culturais. “O Revelando São Paulo é um evento muito rico, que tem a propriedade de exaltar e valorizar a cultura tradicional e de raiz no estado de São Paulo”, avaliou Pedro Paulo.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Aciu informa: Vagas de Emprego

Ubatuba - Restaurante Raízes está admitindo pizzaiolo (com experiência).
Tratar com Erisson das 11h00 às 15h00 de segunda à sábado.
Av. Leovigildo Dias Vieira, 1280- Itagua.

Center Tudo está admitindo funcionárias para atendente/balconista (com experiência)
Sexo Feminino, maior de 18 anos e que more nas proximidades do centro.
Levar curriculum com foto na Av. Dona Maria Alves 494 – Centro. Tratar com Daniel.

CCAA está admitindo professor (a) de inglês.
Falar com Silvia.
Rua: Dr. Esteves da Silva, 51 – Centro.

Point do Japa está admitindo cozinheira e chapeiro (com experiência).
Tratar com Eliana ou Alex.
Tel: (12) 3671 1784 (12) 9128 1647 (12) 8190 1663
Rua: Coronel Domingues de Castro, 64 – Centro. São Luiz do Paraitinga.

Polo Uninter em Ubatuba abriu vagas para:
- Coordenadora de Instituição de Ensino Superior (com experiência em Coordenação e Docência Superior. Formação: Pedagogia com pós graduação ou Mestrado. Valor: R$1.600,00. Disponibilidade para viagens.)
- Secretária Acadêmica: rotinas administrativas, matrículas, atendimento ao público. (horário: 13h até 22h disponibilidade para viagens. Valor: R$ 700,00).
Falar com: Denise Paranhos ou Adriana Vigneron
Tel: 3832-7051 / 3832-5387

Instalmax engenharia admite estagiário(a) cursando engenharia civil ou arquitetura
(3° ano em diante, conhecimento em AUTOCAD, para trabalhar em Ubatuba e que não seja fumante)
Tel: 3833-5696 falar com Karen Simond

Quiosque Golfinho´s está admitindo garçom.
O quiosque está localizado na Praia Grande, nº 19.
Falar com Elza ou Valdir.

Walli Imóveis está admitindo corretora credenciada (ou que já esteja fazendo o curso)
Marcar entrevista 3835.4200 com Walter ou Lilian.

Empresa Ferreira Ubatuba está disponibilizando uma vaga para vendedor.
Requisitos:
- condução própria;
- curso de vendas ou experiência na área;
- sexo masculino;
- acima de 25 anos;
- disponibilidade de horário;
- 2º grau completo.
Os currículos deverão ser enviados á Rua Wilson Abirached, nº 60- Centro a partir das 14h00 do dia 21/08. Procurar por Carla ou Giovana.

Mercado Pacaembu dispõe de 2 vagas para repositor.
- sexo masculino, acima de 21 anos, com experiência de pelo menos 1 ano, preferência para aqueles que possuam carta de habilitação A/B, embora não seja obrigatório para a vaga.
Levar currículo com carta de referência para a entrevista (das 9h00 as 13h00 e das 15h00 as 19h00)
Av. Pacaembu, 90- Estufa 1
Falar com Glece.

LEHA - Distribuidora de Produtos Profissionais de Salão de Beleza e Higiene Pessoal da S'ollier na região do Litoral Norte está admitindo representantes com regiões definidas para as cidades de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Bertioga.
É necessário que tenha 2° grau, veículo próprio (moto ou automóvel) e disponibilidade de trabalhar de terças as sextas feiras e sábados em plantões mensais.
Ganho compatível ao mercado (com boa porcentagem sobre as vendas e metas fáceis de serem atingidas).
Os interessados deverão mandar currículo para o email: aga_hamilton@msn.com ou agendar entrevistas pelo telefone (12) 3883 5469 tratar com Hamilton.

Pousada Vivenda do Flamboyant, na praia do Lázaro, está admitindo moças para serviços gerais (café da manhã ou camareira). Preferência para moradores do bairro do Lázaro. Enviar currículo por email (pflamboyant1@uol.com.br) ou ir pessoalmente á Rua João Glorioso da Cruz 1122 (antiga estrada Saco da Ribeira) Praia do Lázaro.
Falar com Graça Regina.
Tel: (12) 3842-0836/Fax:(12)3842-3612

Restaurante Peixe da Terra está admitindo cozinheira(o) com experiência.
Os interessados deverão levar currículo com referencias ao local a partir do dia 28 de agosto. (sempre após as 15h00)
Av. Leovigildo Dias Vieira, 300- Itaguá. Falar com Wilson ou Maria Vianna.

Quiosque Cantão está admitindo barman com experiência.
Os interessados deverão levar currículo com referencias ao local a partir do dia 25 de agosto/2009 (na parte da manhã).
Av. Armando de Barros Pereira, 1071- Praia Grande. Falar com Hicham ou Anuar.

Skill- escola de idiomas admite professores de: Francês, Italiano, Japonês, Alemão e Chinês.
Levar currículo no estabelecimento.
Rua: Paraná, 511- Centro.

Prezado associado, se sua empresa também estiver admitindo entre em contato conosco.
(12) 3834 1449
E-mail: imprensa@aciubatuba.com.br
Para se informar sobre as outras vagas disponíveis na Aciu acesse: www.aciubatuba.com.br (Fonte: ACIU)


Semana de 28/08 a 03/09/09
Cine Porto

"G.I.JOE-A ORIGEM COBRA"
Aventura !!!!! Ação !!!!!!
Ás 16:30 hs -19:00 hs - 21:30 hs.
 


Clique para acessar o site

Em algum lugar do passado

Ubatuba - Releitura da musica tema do filme "Em algum lugar do passado" com imagens de Luiz Tolosa e edição e Emilio Campi:


 

Poesia Topo

Anuncie

Caiçara olhando o mar

Quando o pescador
olha o mar
vê além da superfície:
a cor das águas,
as correntes oceânicas,
a direção do vento
e a agitação do cardume.
Está tudo lá
pra quem puder ver.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Educação no Transito

Estive em caraguatatuba, no dia 27/08/09, pra levar meu carro para a revisão na chevrolet, e enquanto aguardava o serviço, (por sinal fui muito bem atendido na concessionaria) fui dar uma volta na cidade, e quando fui atravessar a rua em frente a santa casa, o movimento era grande de carros nos dois sentidos, ai eu pensei, "vou ficar umas duas horas pra conseguir atravessar pro outro lado" , mas qual não foi minha surpresa quando eu parei na beira da calçada e os carros tanto os que vinham quando os que iam, pararam imediatamente para que eu passasse, e isso aconteceu varias vezes durante o passeio pela cidade, é claro que isso deveria acontecer normalmente em qualquer cidade, mas não é o que acontece em Ubatuba, onde os motoristas mal educados não param para o pedestre atravessar, chegando as vezes até a atropelar o pedestre que tenta atravessar na faixa, parece que Caragua é primeiro mundo e Ubatuba terceiro mundo, como pode isso? Sendo as duas cidades tão proximas uma da outra.

Francisco Bueno de Aguiar

CARTA ABERTA À IMPRENSA E À SOCIEDADE

O CONSEG de Ilhabela, reativado com nova diretoria no último mês de junho de 2009, sendo o representante da sociedade civil tem desenvolvido um papel de articulação entre os poderes executivo, legislativo e judiciário para dar apoio ao trabalho das polícias.
Depois de vários anos sem nenhuma iniciativa voltada à discussão das questões de segurança em nossa cidade e tendo este tema ficado, muitas vezes, relegado ao segundo plano, situações bastante difíceis têm sido recorrentes em nossa cidade. Uma infinidade de inquéritos policiais estão na delegacia para serem solucionados, milhares de processo se acumulam no Fórum e a cidade, carente nos últimos anos de planejamento e gestão, não tem em sua configuração espacial elementos que garantam a segurança urbana, nem tampouco projetos de ordem econômica e social que auxiliem a formação adequada da sociedade e afastem a criminalidade. Foram mais de quatro anos sem CONSEG, o que significou o afastamento da população do processo de melhoria da segurança pública, mas acreditamos que neste curto espaço de tempo em que os trabalhos foram retomados, os resultados obtidos têm sido positivos.
A prefeitura abriu suas portas para receber a assessora especial deste conselho para assuntos de assistência social, Vera Freire. Nesta dinâmica de trabalho o CONSEG está elaborando um amplo projeto de assistência aos jovens de 15 a 24 anos visando prepará-los com cidadania e capacitação para enfrentar a vida adulta longe do mundo das drogas e da criminalidade. Temos visto também por parte da prefeitura maior preocupação com o urbanismo e com o planejamento da cidade com a adoção dos indicadores da qualidade dos serviços públicos, sugerida e transformado em lei pelo Movimento Nossa Ilha Mais Bela.
A Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela e o Instituto Ilhabela Sustentável, como legítimos representantes da sociedade civil organizada, têm apoiado as iniciativas deste conselho, auxiliando na formação das associações de moradores nos diversos bairros da cidade e integrando o empresariado no processo de melhoria das condições de segurança.
Junto ao poder judiciário, o CONSEG tem auxiliado o Excelentíssimo Dr. Juiz de Direito Sandro Rollo na exposição ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo das necessidades urgentes de nossa cidade quanto à infra-estrutura deficiente do Fórum. Busca-se com essa iniciativa que Ilhabela seja elevada à categoria de Comarca, melhorando às condições de trabalho do judiciário com mais pessoal e melhor infra-estrutura, garantindo maior celeridade aos mais de 20 mil processos hoje existentes.
Já à Câmara Municipal foi remetido um ofício solicitando que seja apresentado um projeto de lei que institua a obrigatoriedade da instalação de adesivos da campanha do Disque Denúncia 181 em todos os prédios e automóveis públicos da cidade, bem como nos ônibus que fazem o transporte urbano. Vale ressaltar que a Autoviação Ilhabela, se antecipando ao projeto de lei, já adesivou todos os ônibus de sua frota, gratuitamente. Além disso, é firme a participação dos vereadores nas reuniões do conselho e seu apoio as iniciativas pela melhoria das condições de segurança.
As polícias civil e militar têm dispensado imensa atenção às solicitações do CONSEG, bem como seus comandantes têm realizado reuniões constantes com a diretoria deste conselho para definição em conjunto com a sociedade das principais medidas que devam ser tomadas.
A lhabela é uma cidade turística e, como todas as outras três cidades do litoral norte, tem problemas de segurança e muita coisa tem de ser feita para a melhoria deste setor e conseqüente melhoria da qualidade de vida da população. Mas Ilhabela é peculiar, aqui todos estão preocupados e engajados na busca por solução aos problemas, além disso podemos contar com uma polícia forte e motivada para o combate ao crime.
Temos que, ao invés de dar ênfase ao crime, divulgar que aqui temos uma polícia atuante e uma sociedade organizada, forte e pronta para enfrentar os desafios que o desenvolvimento das cidades impõe.

Em Ilhabela tem CONSEG, tem polícia, tem comando, tem LEI.
Crime aqui não tem vez!
PARTICIPE, COLABORE, DENUNCIE, FAÇA SUA PARTE.

Com protesto de estima e consideração a todos,

Onofre Sampaio Jr.
Presidente do CONSEG Ilhabela

APROVAÇÃO DA PEC DOS VEREADORES

É preciso ser cauteloso, quanto às posições populistas e conservadoras ao fazer certos comentários. A PEC não é assim como estão falando, por mais que seja uma jogada política. E política não deixa de ser um jogo de disputa de poder, foi assim a vida toda e não vai ser agora que vai mudar. O que interessa que a PEC não aumenta o numero de vereadores, recompõe e corrige uma atitude do Judiciário que em 2004, se intrometeu em assunto do Legislativo, reduziu o nº de vereadores e não diminuiu os repasses. O que aconteceu? Centralizou o poder, enfraqueceu os debates e o nível político do Legislativo, favoreceu o fisiologismo e aumentou a quantidade de assessores como cabide de empregos, devido ao excesso de recursos orçamentários.
Mais vereadores é mais democracia, a política mais próxima da população, melhor representatividade e a chance de empossa mento daqueles políticos honestos que vê a política de outra forma e concorrem as eleições sem muito poder econômico, aqueles que não compram votos.
E a proposta que vai ser votada a semana que vem já vem corrigindo diversos erros, teve um amplo debate, esta mais que mastigada e pronta para se aprovada pelos parlamentares. Vem com redução de gastos e contribui para uma economia de R$ 1,8 bilhão do custo Brasil. As Câmaras municipais vão ter que rever a farra de assessores contratados que fizeram e serão obrigados a trabalhar com escassez de recursos, o que acontece com qualquer departamento, empresas ou pessoas físicas que constantemente usam a criatividade para se manter com poucos recursos.
Quanto aposse dos Vereadores Suplentes, deve ser imediato, tendo em vista que o suplente é para assumir em caso de substituição e complemento em qualquer época em que precede aquele mandato.
Não tenho vergonha de defender a PEC porque tenho razões solidas para tanto. Há 20 anos que me considero um Vereador sem mandato, participo das eleições como mais um momento das minhas atuações políticas, mas confesso que se aprovada a PEC chega em boa hora, pois vai colaborar para que eu possa ajudar o nosso município, até porque não vejo os atuais vereadores defendendo uma alternativa à política ambiental envolvendo Governos municipal, Estadual e federal, como estamos fazendo na desafetação das áreas de Proteção integral, em que já estamos caminhando para o projeto de lei na Assembléia Legislativa. Não vejo os vereadores também abraçando a luta da pesca, por uma melhor política pesqueira, ao contrario do que o Prefeito Eduardo Cesar vem fazendo, elitizando o mercado de Peixe. Na área da Educação, faz-se necessário alguém apeitar este problema de frente, não é possível que a Escola Idalina do Ipiranguinha seja uma das piores do Estado de São Paulo e ninguém fala nada, como se fosse à coisa mais normal do mundo.
Não podemos ser a favor do que ai está, apoiando esses Vereadores que estão no poder que acham que os suplentes serão uma ameaça para eles, vão mexer na estrutura que eles montaram para a continuidade da situação em que se encontra a nossa cidade, na política do quanto pior melhor. É isso!

Gerson Florindo de Souza
Vice Presidente do PT de Ubatuba, Diretor do Sindicato dos Bancários da CUT e Coordenador da ONG CIDADE & CIDADAO em Ubatuba.

HUMOR

 

Nossos Comerciais!

Um dia na S.O.S. Cão Caraguá


Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Praia do Sapé  © Luciano Cancelier

Praia do Sapé
© Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editora: Emiliane Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor