Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 03 de Setembro de 2009 - Nº 2133 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região
Cerca de 350 mil veículos devem utilizar o corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto no feriado
Petrobras informa alteração na data de transporte de equipamento pesado no Litoral Norte

Caraguatatuba
Lei de Aurimar dará desconto em Escolas Particulares
A Câmara e os números de Agosto
Secretária recebe Comissão de Saúde da Câmara
Câmara aprova metade da pauta
Livro ‘Racismo - se você não fala quem vai falar’ é lançado em Caraguatatuba

Ilhabela
“Amigas do Fundo Social” repassam verba arrecadada no Miss Ilhabela 2009
Colucci destaca “50 anos em 4 no saneamento básico” como grande presente de aniversário para Ilhabela
Estádio Municipal recebe final da 2ª divisão nesta quinta no Aniversário de 204 anos de Ilhabela
Faces de Ilhabela expõe história, cultura e meio ambiente a partir de sábado
Netinho da Bahia e Falamansa comemoram 204 anos de Ilhabela
Prefeitura de Ilhabela realiza premiação de vencedores do VI Concurso de Poesia neste domingo

São Sebastião
Dois portadores de necessidades especiais e Rotary Club são homenageados em sessão de Câmara desta terça-feira
Em acordo com a Administração Municipal, médicos encerram paralisações
Magic Paula abrilhanta a I Semana da Educação Física com palestra motivacional
São Sebastião participa de discussão sobre turismo sustentável no Litoral Norte
São Sebastião suspende desfiles cívicos
Semana da Pátria é comemorada com prova pedestre em São Sebastião


Ubatuba
Novo horário de funcionamento:
Evento da Amprogás reunirá prefeitos da região em Ubatuba
Palestra gratuita na Aciu: Lidando com a inadimplência
Aciu informa: Vaga de Emprego
Palestra gratuita na Aciu: Gerenciando o fluxo de caixa com eficiência
Sob pressão, Estado adia pedágio no Vale
Concurso Literário Ubatuba 2009 - Lançamento dia 09 de setembro às 20h00 no Bucaneiros – Restaurante e Pizzaria
Caiçarada terminou domingo com a Orquestra de Viola Caipira da Fundação Cultural “Cassiano Ricardo”
Memorial Ciccillo Matarazzo desperta interesse de estudantes da cidade
O Memorial Ciccillo Matarazzo
A Biblioteca Municipal terá seu acervo
O Auto do Boi de Conchas Terá lançamento em setembro
2º Festival do Clássico ao Pop
Programação desse final de semana


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

Cerca de 350 mil veículos devem utilizar o corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto no feriado

A Ecopistas, concessionária que administra o corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto, estima que entre 270 e 350 mil veículos utilizarão o corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto durante o feriado de comemoração da Independência do Brasil. A contagem terá início à zero hora de sexta-feira (04/09) e será concluída na segunda-feira (07/09), à meia-noite. A projeção leva em conta os motoristas que utilizarem os dois sentidos das rodovias.
Nesse período, a Ecopistas disponibilizará 25 viaturas para atender os usuários: seis rotas de inspeção de tráfego, duas viaturas de apoio, dez guinchos leves e um guincho pesado, um caminhão para apreensão de animais na pista, uma UTI móvel e quatro ambulâncias de resgate.
Para garantir o bom fluxo de veículos e o conforto dos usuários, a concessionária implementará a operação papa-fila nas praças de pedágio do Corredor, de acordo com a demanda, para carros de passeio e motos. Em caso de fila de veículos nas praças na hora de efetuar o pagamento do pedágio, funcionários da empresa estarão à disposição dos usuários para realizar cobrança nas faixas de rolamento.
A concessionária recomenda aos usuários que revisem os itens básicos dos veículos, como combustível, óleo, água e parte elétrica; respeitem os limites de velocidade, não trafeguem no acostamento e tenham atenção ao fazer ultrapassagens.
Em caso de emergência, os usuários devem solicitar o auxílio da concessionária por meio do telefone gratuito 0800-7770070. Na Ayrton Senna, os motoristas também podem utilizar os telefones de emergência, localizados a cada quilômetro da rodovia.
(Fonte: Ecopista )

Petrobras informa alteração na data de transporte de equipamento pesado no Litoral Norte

O transporte dos equipamentos pesados, anteriormente programado para ocorrer na madrugada do dia 1º para o dia 2 de setembro, por problemas administrativos foi reprogramado para ocorrer na madrugada do dia 3 para o dia 4 de setembro.
A empresa responsável pelo transporte das cargas é a Transmagno. A partir da 0h30, será realizado o transporte de cargas pesadas, para as quais serão utilizadas três carretas de tamanho especial. Para realizar o transporte, será interditado um trecho de 500 metros entre o Porto de São Sebastião e a Avenida Guarda Mor Lobo Vianna, além de dois trechos de serra da SP-55. A previsão de chegada à Unidade de Tratamento de Gás é às 4 horas. O objetivo é que o trabalho seja finalizado nessa mesma noite mas, caso seja necessário, a operação será repetida na madrugada seguinte.
Entre os equipamentos a serem transportados está o Turbogerador, responsável pela geração de energia elétrica para a UTGCA.
Para mais informações a Petrobras disponibiliza um canal de comunicação direto com a população por meio do telefone gratuito 0800 77 00 112 ou pelo e-mail comunica.unbs@petrobras.com.br
(Petrobras)


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Lei de Aurimar dará desconto em Escolas Particulares

Caraguatatuba - O Vereador Aurimar Mansano (PTB), da Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou na Sessão Ordinária desta semana, Projeto de Lei de sua autoria que concede desconto de no mínimo 30% aos Portadores de Necessidades Especiais nas Escolas Particulares do município. A lei entra em vigor ainda este ano.
Segundo o Projeto de Lei 57/2009, de autoria do Vereador Aurimar Mansano, as Escolas Particulares sediadas no município de Caraguatatuba ficam obrigadas a conceder, no mínimo, desconto de 30% aos estudantes portadores de Necessidades Especiais.
No caso das instituições que não seguirem a regra, é estipulada uma multa de 1 mil VRMs (Valor de Referência do Município) e de 3 mil VRMs em caso de reincidência, finalizando com a perda do Álvara de Funcionamento no terceiro descumprimento da lei.
Para o Vereador são várias as famílias que tem um Portador de Necessidade Especial e devido aos cuidados que se deve ter, os gastos mensais se tornam altos e onerosos, fazendo com que muitos deles percam a chance de cursar uma escola, um curso técnico ou até uma Universidade.
Foi pensando neste sentido que o Vereador elaborou a referida lei. “Muitas famílias perdem a chance de colocar seus filhos nas melhores escolas devido aos altos gastos mensais. Com este benefício as crianças terão mais chances de um melhor ensino”, disse.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

A Câmara e os números de Agosto

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba através de sua Assessoria de Comunicação, divulga os números de sua Produção Legislativa para o mês de Agosto deste ano. Seguindo a praxe o retorno do Recesso sempre apresenta uma pequena alta relativo aos meses anteriores.
Foram produzidos e protocolados no setor correspondente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, um total de 202 documentos assim distribuídos: 77 Indicações, 3 Projetos de Decreto Legislativo, 20 Projetos de Lei, 1 Projeto de Resolução, 10 Moções, 88 Requerimentos, 1 Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal e 2 documentos diversos. O número de documentos protocolizados não está relacionado a quantidade de propostas aprovadas ou rejeitadas pelos Parlamentares.
Não há registro de Presenças diárias nos gabinetes dos Vereadores, porém estima-se que cerca de 200 pessoas aqui estiveram para as 4 Sessões Ordinárias semanais e uma única Sessão Solene, que honrou um empresário da cidade com o Título de Cidadão Caraguatatubense. Em Agosto foram registrados 21 dias úteis.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Secretária recebe Comissão de Saúde da Câmara

Caraguatatuba - Os Vereadores da Comissão de Assuntos Relevantes da Saúde da Câmara Municipal de Caraguatatuba, foram recebidos na manhã desta quarta-feira – 2 de setembro pela Secretária Municipal de Saúde, Maria Inês Fazzini, na sede da Secretaria. O encontro serviu para dirimir dúvidas entre a Secretaria e os Vereadores da Saúde, como estão sendo chamados nas ruas.
Estiveram presentes, além da Secretária Maria Inês Fazzini os Vereadores Aurimar Mansano (PTB), Presidente da Comissão; Agostinho Lobo de Oliveira – Lobinho (PSDB), Relator e Vilma Teixeira de Oliveira Santos – Vilma do Posto (PSDB), membro, além da equipe de apoio da Câmara que assessora a comissão.
No encontro que durou cerca de 2 horas foram discutidos diversos assuntos e sanadas dúvidas relativas as várias visitas da Comissão de Assuntos Relevantes da Saúde (CAR) às várias subdivisões da pasta existentes no município.
Dentre os destaques está um melhor relacionamento entre o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) e a Casa de Saúde Stella Maris (Santa Casa) para o bom andamento da Saúde no município e a marcação de Cirurgias Eletivas na Santa Casa.
Ao mesmo tempo, para encerrar a demanda reprimida de Oftalmologia, o AME irá marcar 2 sábados e 2 domingos por mês para o atendimento dos moradores de Caraguatatuba. A Secretária Inês Fazzini citou e ressaltou os problemas comuns que atrapalham o andamento do dia-a-dia da Secretaria.
Entre os problemas está o desajuste da empresa Biofest, que realiza Exames Laboratoriais para a Secretaria Municipal de Saúde. Um novo certame licitatório será aberto para a escolha de uma nova empresa.
As maiores novidades são a verba para a criação da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 horas na UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro do Porto Novo e a vinda da SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) com 5 (cinco) unidades para o próximo ano.
Outra novidade é o aumento no número de profissionais de sobreaviso em diversas especialidades, entre elas a Oftalmologia, Psiquiatria e Otorrinolaringologia, dentre outros e os problemas mais atuais da área mental. Ao final a Secretária pediu para manter canal de relacionamento constante com a Câmara Municipal.
Para o Presidente da Comissão, o Vereador Aurimar Mansano (PTB) a visita encerrou dúvidas, trouxe novidades e fechou com chave de ouro a elaboração do Relatório Final. “Conhecemos o sistema de trabalho da Secretaria e os planos e intenções desta Secretária. Vamos encerrar os trabalhos e preparar o Relatório Final, com várias sugestões ao Prefeito Municipal”, disse.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara aprova metade da pauta

Caraguatatuba - Os Vereadores da Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovaram metade da Ordem do Dia da 27ª Sessão Ordinária semanal, realizada em 1º de setembro – terça-feira, no período noturno. Esta foi a primeira sessão do mês e a quinta do segundo semestre deste ano.
E como foi a primeira Sessão Ordinária semanal do mês, acontece a Tribuna Livre Vereador Pérsio Brasil Arruda, que teve como orador o senhor Carlos Eduardo Viana, mais conhecido como “Papudo”, que falou sobre Segurança Pública.
Foram adiados os projetos de autoria do Executivo, que altera disposições da lei 1647/09 que modifica o status das áreas da Prefeitura, passando-as de Bem Comum para Bem Patrimonial e do Vereador Cristian Alves de Godoi – Baduca Filho (PDT), que obriga as bibliotecas das escolas da Rede Pública Municipal de Ensino a manter exemplares da Constituição Federal, Estadual, Lei Orgânica Municipal, Estatuto dos Servidores e Plano de Cargos e Carreiras do Magistério de Caraguatatuba. Respectivamente os projetos foram adiados por Tempo Indeterminado e por 1 sessão.
Foram aprovados os projetos do Vereador Aurimar Mansano (PTB), que obriga Escolas Particulares a conceder desconto de 30% aos estudantes portadores de necessidades especiais; Do Vereador Omar Kazon (PR) que cria o Sistema de Informação de Mortalidade na cidade e do Vereador Pedro Ivo de Sousa Tau – Pedro Ivo (DEM) que cria a Biblioteca Itinerante em Caraguatatuba.
O Vice-Prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva Júnior (PSDB) acompanhou a Sessão Ordinária semanal das galerias. No Expediente foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 7 Projetos de Lei, além da aprovação de 2 Requerimentos e 2 Moções e a leitura de 36 Indicações durante o intervalo. Cerca de 15 pessoas estiveram presentes a sessão.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Livro ‘Racismo - se você não fala quem vai falar’ é lançado em Caraguatatuba

Caraguatatuba - Foi lançado nesta sexta, 28, no município de Caraguatatuba, o livro “Racismo - se você não fala quem vai falar”, uma iniciativa conjunta da Secretaria Estadual da Justiça, da Secretaria Estadual da Cultura, e do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de São Paulo.
O livro faz parte de um projeto desenvolvido no ano de 2008, que estimulou pessoas interessadas na temática a escreverem sobre os “120 anos da abolição da escravatura”. Para compor a publicação, foram selecionados 120 textos, dos 15.000 enviados, entre eles, o da professora Teresinha de Oliveira Mariano Costa, uma importante liderança do movimento de valorização da cultura negra do Litoral Norte de SP.
O evento que foi organizado pela Zambô - Movimento de Consciência Negra de Caraguatatuba -, e contou com o apoio da FUNDACC - Fundação Cultural de Caraguatatuba e da Diretoria de Ensino da Região de Caraguatatuba.
A Abertura ficou a cargo do Professor Coordenador - Amador Marcondes, que enfatizou a importância da Secretaria Estadual de Educação acompanhar de perto a cultura afro-brasileira em todos os seus seguimentos. Segundo Marcondes “não podemos negar a nossa origem, a África é a nossa grande mãe”.
O Secretario Municipal de Educação de Caraguatatuba, Laércio Albarici, participou da mesa de abertura, onde parabenizou o projeto e fez a leitura de uma das poesias do livro; a escritora Teresinha, ao longo de seu discurso exaltou a importância da educação apoiar o movimento de cultura negra.
Todas as escolas estaduais do município de Caraguá estavam representadas, como também, entidades religiosas, organizações não governamentais, entre elas, a Associação Matinata.
Durante o evento foi lançado simbolicamente a campanha fotográfica “ África em Nós”, que está com as inscrições abertas até 15 de setembro pelo site: www.africaemnos.com.br
(Divulgação)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

“Amigas do Fundo Social” repassam verba arrecadada no Miss Ilhabela 2009

Ilhabela - A presidente do Fundo de Solidariedade de Ilhabela, Lúcia Colucci, recebeu na tarde da última terça-feira (1/9), no Paço Municipal, o grupo voluntário “Amigas do Fundo”, representado por Mara Regina Machado de O. Silva e Sandra Amaral dos Santos Alves, que fez a entrega de toda a renda arrecadada com o concurso de Miss Ilhabela 2009 e baile em comemoração aos 204 anos da cidade que aconteceu no último sábado (29/8).
O concurso que escolheu a Miss Ilhabela 2009, a 1ª Princesa e a Miss Simpatia, contou com a presença de cerca de 800 pessoas, que dançaram ao som da Banda Faixa Nobre.
As “Amigas do Fundo” aproveitaram o momento para agradecer o apoio de todos os patrocinadores: Ancoradouro e Diário do Litoral Norte, Antena 1, Daqui Doces e Sorvetes, Badejo & Cia, Cheiro Verde, Barraca do Samba, Ultragás, 1 conto, Dinho Som, Viração Boutique, Beleza & Cia, Fundo Social Mãos de fadas, Sampaio Contabilidade, Nélsimo Contabilidade, João Ilha, Restaurante Cura, Shopping da Construção, Loja das tintas, Supermercado Ilha da Princesa, Bom Custo, Armarinho Água Branca, Pindá Yacht Clube, Floricultura Azaléia, Juliana jóias em prata, Zé Antônio produções e eventos, além dos colaboradores Maria Nice, Zizi, Lucimara, Suely, Fátima, Eliana, Deise, Rosália, Iris , Carlito, Zinho e todos que direta ou indiretamente ajudaram o evento acontecer.
A universitária Denise Cristina Souza Prado, 18 anos, foi eleita “Miss Ilhabela 2009” em concurso realizado pelas Amigas do Fundo Social, na noite de sábado (29/8), no Esporte Clube. O título de 1ª Princesa ficou com sua irmã Ângela Prado, 20 anos. Já a Miss Simpatia eleita foi Rayni Prates Souza, 16 anos. Ao todo, dez candidatas participaram da disputa.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Colucci destaca “50 anos em 4 no saneamento básico” como grande presente de aniversário para Ilhabela

Ilhabela - Em entrevista à Rádio Morada do Sol FM na manhã desta quarta-feira (2/9), o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), declarou que, apesar das dificuldades enfrentadas neste primeiro ano de administração, a cidade já tem bons motivos para comemorar, como as obras de saneamento, construção de nova escola, renovação da frota, entre outras melhorias. “Nossa principal conquista foi o início das obras de saneamento básico pela Sabesp, pois a cidade tem apenas 4% de esgoto coletado e tratado, o pior índice do Litoral Norte. Nossa proposta é fazer 50 anos em 4, ou seja, vamos saltar este índice para pelo menos 50%”, comemorou Colucci. As obras da Sabesp estão em vários pontos da cidade e, além de estações de tratamento e rede coletora, incluem um novo emissário submarino.
Outras conquistas são pontuadas, como a construção de nova escola na Água Branca, com investimento de R$ 1 milhão, renovação da frota, abertura de 21 novas salas de aula, inclusão do inglês no ensino regular, programa para retirada de animais das ruas, nova estação de transbordo de lixo, entre outras. Além disso, a Prefeitura criou novos programas sociais e ampliou o atendimento das escolinhas esportivas, que hoje recebem mais de 1,3 mil crianças e jovens.
Outra prioridade apontada pelo prefeito é a questão saúde. Mais de 16 mil consultas e 27 mil visitas domiciliares realizadas pelo PSF (Programa de Saúde da Família). Uma das conquistas é a obtenção de verba para instalação de dois leitos semi-UTI no Hospital Mário Covas.
Na entrevista, Colucci também destacou os eventos previstos no aniversário da cidade e falou sobre a campanha “Ilhabela é pra valer!”, que prevê descontos em hospedagem, restaurantes e passeios turísticos, numa parceria com a iniciativa privada. “Temos uma grande programação de eventos no campo do Galera, na Água Branca, com grandes shows musicais de renome nacional e valorização das bandas locais, e também programação na Vila, onde acontece até o próximo dia 7 o 14º Festival Gastronômico, com shows do The Guardians e o melhor cover dos Beatles”. Ele ainda frisou que o desfile este ano será mais rápido e iniciado pontualmente. “Esperamos todos nesta grande festa em comemoração aos 204 anos desta nossa linda cidade. Parabéns a população de Ilhabela”, concluiu. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Estádio Municipal recebe final da 2ª divisão nesta quinta no Aniversário de 204 anos de Ilhabela

Ilhabela - Em comemoração aos 204 anos de emancipação político-administrativa, a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação realiza nesta quinta-feira, 3 de setembro, a grande final do Campeonato Municipal de Futebol da 2ª Divisão, às 15h, no Estádio Municipal, no Itaquanduba. A grande final será entre os times Unidos do Maranhão e M.D.M num jogo bem equilibrado, onde as duas equipes mostraram sua força durante toda a competição.
De acordo com o secretário de Esportes, Lazer e Recreação, Luiz Lobo, a competição movimentou todo o cenário esportivo da cidade, com equipes de todos os bairros da cidade participando da competição. “Esta competição envolveu todos os amantes do futebol amador de toda a cidade. Espero que o fair play seja a linha-guia desta grande final”, declarou Luiz Lobo.
Participaram da competição 21 equipes: Strike, Tigres, Novo Pequeá, Flamengo, Novo Itaguaçu, M.D.M, Estrela da Ilha, Unidos do Maranhão, Dicley, Tradição, Palmopolitano, Águia do Morro, Chelsea, J.A.C, Meninos do Sul, Portuguesa, Zabumba, Santa Luz, 21 Caiçara, Ponte Preta e Força Jovem.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Faces de Ilhabela expõe história, cultura e meio ambiente a partir de sábado

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela e o Parque Estadual dão início à Mostra “Faces de Ilhabela” no próximo sábado (5/9), às 20h, na sede do Parque, no antigo Fórum (Vila). O evento, que integra a campanha “Ilhabela é pra Valer”, também faz parte das comemorações de aniversário de 204 anos de Emancipação Político-Administrativa do município, será composto com cinco salas com exposições que retratam a história, cultura e o meio ambiente do município.
A sala “Fragmentos do Tempo” expõe uma parte do acervo do Instituto Histórico, Geográfico e Arqueológico de Ilhabela. A exposição contará a história da ocupação de Ilhabela como uma linha do tempo que une o passado remoto das primeiras populações sambaquieiras, passando pela ocupação dos índios ceramistas, ao período colonial das produções nos engenhos e grandes fazendas.
A sala “Caminhos da Mata” apresenta os atrativos naturais do Parque Estadual de Ilhabela e a Sala “Povo e Tradição” mostra as Comunidades Tradicionais Caiçaras inseridas no interior do Parque, seus costumes e suas tradições. A curadoria deste trabalho fica a cargo da Ong Elementos da Natureza.
A sala “Bichos do Arquipélago” traz uma mostra da fauna existente no município e foi organizada pela Associação Mantenedora do Aquário de Ilhabela. Já a sala “A Mata” dará ao visitante uma viagem lúdica pela biodiversidade que compõe a Mata Atlântica da Ilha.

Ilhabela é pra valer
A semana de aniversário do município conta ainda com uma extensa programação e integra a campanha “Ilhabela é pra Valer”, que prossegue até o dia 18 de outubro com tarifas diferenciadas em hospedagens, restaurantes e passeios, numa parceria da Prefeitura de Ilhabela com Associação Comercial, Associação de Hoteis e Pousadas e prestadores de serviço. Confira todos os eventos no site www.ilhabela.sp.gov.br(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Netinho da Bahia e Falamansa comemoram 204 anos de Ilhabela

Ilhabela - Ilhabela recebe shows de renome nacional no fim de semana de aniversário de 204 anos de Emancipação Político-Administrativa do município. Nesta quinta-feira e sexta-feira (3 e 4/9), o campo do Galera recebe muito axé e forró universitário com Netinho da Bahia e Falamansa, sempre a partir das 23h.
No dia 3/9, quinta-feira, aniversário da cidade, Netinho da Bahia traz para Ilhabela os sucessos do CD Minha Praia, com os hits “Na Capoeira” e “Impossível”, além de hits consagrados como Milla, Fim de Semana e Capricho dos Deuses, entre outros. Atualmente, o cantor divide os palcos com os ensaios para a gravação do segundo DVD de sua carreira, que deve ser gravado em Aracaju – Sergipe, até o fim do mês.
Na sexta-feira (4/3) é a vez de Tato, Alemão, Dezinho e Valdir levarem o som do forró universitário com hits consagrados como Rindo à Toa e Avisa, além das faixas “O Sol de Hiroshima”, e “Segue a Vida” do álbum homônimo, primeira produção independente do grupo. Há pouco mais de um mês, Falamansa gravou o primeiro DVD ao vivo em Caraguatatuba, onde puderam mostrar a preocupação com a preservação ambiental, que vai desde o encarte em papel reciclado ao cenário do palco em garrafas pet.
A pedido da Prefeitura de Ilhabela, haverá ônibus extras com saída ao término dos shows para as costas Norte e Sul.

Ilhabela é pra valer
No feriado da Independência (7/9), a dupla sertaneja Maurício e Mauri fará sua apresentação no Campo do Galera também a partir das 23h.
Na Vila Gastronômica, montada no Centro, para receber a 14ª edição do Festival do Camarão e Gastronômico, a programação reserva show com “The Guardians”, na sexta-feira (4/9), às 21h e “Beatles Forever”, no sábado (4/9) às 22h.
Todos os shows integram a programação “Ilhabela é pra valer”, que conta com uma extensa programação de eventos ligados à gastronomia, esporte, cultura, shows musicais e exposições. A campanha prosseguirá até o dia 18 de outubro com tarifas diferenciadas em hospedagens, restaurantes e passeios, numa parceria da Prefeitura de Ilhabela com Associação Comercial, Associação de Hoteis e Pousadas e prestadores de serviço. A programação completa está disponível no site www.ilhabela.sp.gov.br(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura de Ilhabela realiza premiação de vencedores do VI Concurso de Poesia neste domingo

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela realiza neste domingo (6/9), às 19h, na Câmara Municipal, a premiação do VI Concurso de Poesia “Navegando na arte da poesia” organizado pela Biblioteca Pública Municipal. O evento faz parte das comemorações dos 204 anos de emancipação político - administrativa da cidade.
O concurso que foi viabilizado em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura abrange três categorias, sendo: Infantil (até 12 anos), Juvenil (13 a 17 anos) e Adulto (acima de 18 anos).
Os vencedores de cada categoria serão premiados na seguinte ordem: primeiro colocado prêmio de R$ 500, segundo colocado prêmio R$ 300 e terceiro colocado prêmio de R$ 200.
Todos os participantes farão parte de uma Antologia Poética, publicada no formato de Cartilha da Secretaria da Cultura de Ilhabela.
O resultado do concurso e a cerimônia de premiação ocorrerão dia 6 de setembro em comemoração aos 204 anos de emancipação político-administrativa do município de Ilhabela.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Pousada Bem Viver - Momentos Felizes

Dois portadores de necessidades especiais e Rotary Club são homenageados em sessão de Câmara desta terça-feira

São Sebastião - Rodrigo Tude Santana, 32 anos, policial militar e Marcelo Cardim, 26 anos, jogador de tênis de mesa têm em comum uma vida marcada por episódios quase fatais no ano de 2006. Há três anos, no dia 01 maio, Rodrigo foi atingido por uma bala na nuca e ficou paraplégico; quase seis meses depois, Marcelo é vítima de um acidente automobilístico e, em conseqüência, tem sua perna esquerda amputada. Agora, denominados deficientes físicos, portadores de necessidades especiais ou portadores de deficiência, receberam moções de aplausos na Câmara Municipal de São Sebastião na sessão desta terça-feira, 01 de setembro de 2009; por terem demonstrado, desde cada acidente, suas eficiências e habilidades, indo contra qualquer nomenclatura que passaram a receber desde então.
As moções foram indicadas pelo vereador Paulo Henrique Ribeiro Santana, PH (PDT) a Rodrigo Tude por sua recuperação e recente contratação para ser integrante da Secretaria de Segurança Urbana e a Marcelo Cardim por suas conquistas na modalidade tênis de mesa: favorito na Copa do Brasil de Tênis de Mesa, conquistou medalha de prata em Natal – RN, que lhe deu o passaporte para os jogos Panamericanos em Bogotá, na Colômbia.
Além de agradecer ao vereador PH pela homenagem, Rodrigo ressaltou em sua fala a importância da participação do Rotary Club durante sua recuperação. “Agradeço a homenagem do vereador, ao apoio da minha família e ao Rotary Club pela doação da minha cadeira de rodas”, enfatiza Rodrigo em seu discurso. Marcelo também aproveitou a ocasião para agradecer a todos os familiares e a homenagem vinda da Câmara após indicação de PH.
O Rotary Club de São Sebastião também foi homenageado com uma moção de aplausos na sessão desta semana por iniciativa do vereador. O presidente Elias Cecílio usou a tribuna e falou um pouco sobre o trabalho desenvolvido pela entidade: “Os projetos aprovados pelo Rotary são aqueles baseados na justiça, boa vontade e benefício ao próximo. Uma das nossas principais obras aqui no município foi devolver ao Rodrigo condições de voltar a ser um cidadão”, destacou Elias.
Para a próxima sessão, está prevista uma moção de aplausos ao jovem Gabriel Eurípedes Oliveira Heitor de Mendonça por sua atuação no protesto contra o píer construído ilegalmente na Praia da Figueira. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Em acordo com a Administração Municipal, médicos encerram paralisações

São Sebastião - Na noite de ontem, dia 31 de agosto, o corpo clínico do Hospital das Clínicas de São Sebastião, junto a médicos do Pronto Socorro Central e Pronto Atendimento de Boiçucanga, se reuniram à Administração Municipal em assembléia, na videoteca da cidade. Os debates, que se estenderam até as 22h, levaram à decisão, por unanimidade, pelo fim da paralisação iniciada na semana passada.
Parte do documento redigido posteriormente ilustra a decisão dos profissionais: “(...) O movimento iniciado em função do não pagamento dos honorários referentes ao mês de julho foi encerrado em apoio aos esforços envidados pelo atual secretário municipal da Saúde, Aldo Conelian, com atuação junto ao prefeito Ernane Primazzi (...). Agradecemos sobremaneira ao secretário, reforçando nosso apoio aos seus anseios de buscar o melhor para a saúde dos cidadãos sebastianenses, sem descuidar de sua ilibada ética em relação aos colegas”.
De acordo com a diretora técnica e clínica do Hospital de São Sebastião, Lucile Esther Bishop, o alto nível nas negociações em conjunto com a administração resultou em sucesso nas tratativas, independente das medidas judiciais. “Apresentamos apoio incondicional ao secretário, pelo trabalho realizado junto ao prefeito Ernane Primazzi em valorizar o corpo clínico, com uma conduta ética no processo de crise. Antes éramos reles empregados e hoje somos ouvidos”, comentou.
No que chamou de “processo de amadurecimento”, a médica reforça o nível do corpo clínico municipal como de alto padrão, cuja capacidade poderá ser utilizada em meio a mudanças nas estruturas administrativas do Hospital. “É um processo de paciência, de mudança de interesses individuais para interesses coletivos. Sabemos da nossa grande responsabilidade em não criarmos problemas à população”.
O não cumprimento do repasse dos honorários médicos referentes ao mês de julho deste ano, de responsabilidade da Pró Saúde, antiga administradora do Hospital, fez com que a Prefeitura buscasse todas as possibilidades legais com responsabilidade, por estar alinhada aos interesses dos profissionais médicos e, principalmente, aos da população, que seria prejudicada caso os atendimentos fossem comprometidos.
A Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, a Pró Saúde, foi notificada extra-judicialmente na semana passada pela Prefeitura, para tomar providências sobre o caso. Porém, não apresentou qualquer manifestação a respeito.
Neste período, a paralisação dos médicos foi considerada simbólica, já que apenas as cirurgias eletivas (agendamentos) foram interrompidas. “Todos os procedimentos funcionaram normalmente. Os pacientes que deram entrada pelo Pronto Socorro Central ou Pronto Atendimento de Boiçucanga foram atendidos, cuidados e, mediante a necessidade, internados e com intervenção cirúrgica, quando preciso”, finalizou a diretora Lucile Bishop.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Magic Paula abrilhanta a I Semana da Educação Física com palestra motivacional

São Sebastião - Na noite desta terça-feira, dia 1 de setembro, a Secretaria de Esportes de São Sebastião (Seesp) deu continuidade à 1ª Semana de Educação Física, no Teatro Municipal, com a participação da atleta Magic Paula, que ministrou a palestra com o tema “A convivência em equipe”.
Abrindo a noite, o secretário de Esportes, Wladimir Rodrigues, agradeceu a presença de todos e enfatizou a importância dos profissionais em participar do evento. “É um momento muito importante para os profissionais de Educação física, pois só adquirem mais conhecimento”.
Durante sua palestra, a atleta e ex-jogadora de basquete, Paula da Silva, mais conhecida como Magic Paula, conta que seu interesse pelo esporte surgiu, ainda quando criança, nas aulas de Educação Física, e que seu primeiro desafio foi acreditar em si mesma e depois entender o próximo, o que favoreceu no trabalho em equipe. “Não podemos perder a essência e devemos ser sempre bons no que fazemos, porém com disciplina e comprometimento”, explana a atleta. Ainda durante a explanação, Paula exibiu filmes de reportagens para fazer alusão do trabalho em equipe e da união que todos devem ter, tanto no ambiente de trabalho, quanto na vida pessoal, sendo arrojados, criativos, disciplinados e comprometidos. “O medo de errar tira a chance de vencer”, finaliza a atleta.
Fechando o evento, o prefeito Ernane Primazzi parabenizou a palestra ministrada por Paula e confirmou que todas suas informações são válidas. “Azar daquele que fica invejando seu concorrente, pois na realidade, para o concorrente isso se torna um estímulo. E com essas dicas, espero que todos os atletas de São Sebastião trabalhem em equipe”, enfatiza.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

São Sebastião participa de discussão sobre turismo sustentável no Litoral Norte

São Sebastião - O município de São Sebastião, por meio da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), participou do seminário sobre Turismo Sustentável, com vistas para o Litoral Norte, organizado pelo Ced’s (Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável), em Ubatuba no último final de semana.
Convidada para participar como palestrante no evento, a secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, devido a compromissos já agendados, não pode comparecer sendo representada pelo assessor de Turismo José Iran Péppe de Paula que palestrou em seu lugar no sábado, 29 de agosto. A diretora do departamento, Ana Maria Araújo, compareceu nos dias 27 e 28, mas não pôde permanecer ao encerramento por motivo de doença.
Para um público aproximado de 40 pessoas, Péppe falou sobre “Políticas Públicas para um turismo Sustentável”. De acordo com ele, estabelecer um novo paradigma de calendário turístico (sazonalidade), participar de feiras e eventos para promover o turismo, criar políticas e ações para a educação ao turismo em todos os segmentos são alguns dos mecanismos que auxiliarão significativamente o setor. Pois, conforme explicou, “o turismo sustentável é um condutor ao gerenciamento de todos os recursos de tal forma que as necessidades econômicas, sociais e ambientais possam ser satisfeitas sem desprezar a manutenção da integridade cultural, dos processos ecológicos essenciais, da diversidade biológica e dos sistemas que garantem a vida”.
Em sua opinião, o foco principal é alcançar resultados efetivos na demanda turística anual, que produzam geração de trabalho e renda para a população local e sustentabilidade no desenvolvimento socioeconômico e cultural da região. “O planejamento e prática do turismo sustentável é a mais eficaz forma de evitar a ocorrência de danos irreversíveis nos meios turísticos, de minimizar os custos sociais, econômicos e ambientais que afetam os moradores da região, e de otimizar os benefícios do desenvolvimento turístico”, informou Péppe de Paula.
Segundo o assessor de Turismo, estudos e práticas vigentes comprovam que “o efetivo desenvolvimento do turismo não acontece sem que as comunidades locais e profissionais de turismo, estejam sensibilizados e dispostos a cooperar com a melhoria da prestação de serviços aos turistas, a preservação do patrimônio histórico-cultural e do meio ambiente, e a promoção do turismo regional”. Em sua opinião, a principal política pública está em sensibilizar a comunidade, o trade, empresários e terceiro setor a estarem motivados e conscientes para a cooperação mútua, com um único compromisso: “mitigar as responsabilidades para melhorar continuamente a prestação dos serviços e a promoção do turismo regional, no intuito de promover o efetivo desenvolvimento local de maneira sustentável”, concluiu.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

São Sebastião suspende desfiles cívicos

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da secretaria da Educação (Seduc), comunica aos munícipes que os desfiles cívicos, que seriam realizados nos dias 3 de setembro em Boiçucanga, na costa Sul, e no dia 7 de setembro, na Rua da Praia (Centro), foram cancelados.
Tal medida foi adotada em função do atual quadro da gripe A (H1N1) na região, visando o não comprometimento da saúde das crianças.
A previsão de chuvas para o período também foi outro fator que colaborou para a suspensão dos desfiles. Apesar de já terem sido realizados em outros anos com mau tempo, nesta ocasião, a previsão meteorológica contribuiria para um aumento no risco de se contrair a nova gripe.
Todavia, a solenidade de hasteamento do Pavilhão Nacional ocorrerá normalmente no dia 3, na Praça Elpídio Romão Teixeira, em Boiçucanga, e no dia 7, na Praça da Marinha, no Centro, ambas às 8h da manhã. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Semana da Pátria é comemorada com prova pedestre em São Sebastião

São Sebastião - A 25ª Prova Pedestre da Independência, em comemoração à Semana da Pátria, será realizada no próximo domingo, dia 6. Promovido pela Prefeitura por meio da Seesp (Secretaria de Esportes), e que atrai centenas de atletas da região, o evento continua com as inscrições abertas.
Neste ano a prova ocorrerá em três horários distintos: às 9h, para a categoria Infantil; às 9h50, para o Feminino e às 10h, para o Masculino. Para os jovens atletas o percurso adotado pela Secretaria de Esportes é de dois quilômetros com saída em frente ao Clube do Portal da Olaria e chegada no Convento Nossa Senhora do Amparo, no bairro São Francisco. Já os corredores das outras duas categorias percorrerão sete quilômetros e meio com largada defronte à Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), na Rua da Praia, e chegada no Convento Nossa Senhora do Amparo.
Segundo informações da Seesp, a prova de pedestrianismo contará com apoio das equipes da Segur (Segurança Urbana), através da Ditraf (Divisão de Trânsito), Defesa Civil e Guarda Civil Municipal; duas ambulâncias estarão a postos e haverá quatro postos para distribuição de água aos participantes durante todo o percurso.
Em relação à premiação, os corredores que se classificarem do primeiro ao quinto lugares, receberão troféus e medalhas; medalhas de participação também serão entregues a todos os corredores. “Nossa estimativa é que 500 atletas participem da prova”, disse Rogério Conzendey, chefe de divisão de projetos da juventude da Seesp.
As inscrições poderão ser feitas até o dia 4 de setembro via internet ou pessoalmente, e serão confirmadas mediante doação de um quilo de alimento não perecível: arroz, açúcar ou óleo. Os mantimentos serão entregues ao Fundo Social de Solidariedade.
Serviço: As inscrições poderão ser feitas via internet, pelo site da Prefeitura (www.saosebastiao.sp.gov.br), ou pessoalmente na Secretaria de Esportes, no Topovaradouro, das 8h às 17h. Outras informações pelo telefone (12) 3892-2062.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Novo horário de funcionamento:

Ubatuba - A empresa Rossi Calçados informa mudança no horário de atendimento:
A partir desta semana o expediente da loja será das 9h00 às 18h00 horas e não mais até as 19h00 como era anteriormente. (Fonte: ACIU)

Evento da Amprogás reunirá prefeitos da região em Ubatuba
Prefeitos e vereadores de dez cidades deverão participar da primeira reunião ordinária da recém-criada Associação dos Municípios Produtores de Gás Natural da Bacia de Santos

Ubatuba - Ubatuba sediará na próxima semana, dia 11 de setembro, a primeira reunião ordinária da Amprogás (Associação dos Municípios Produtores de Gás Natural da Bacia de Santos). O evento será realizado na sede da Associação Comercial de Ubatuba e deverá contar com a presença dos prefeitos e vereadores de Ubatuba, Ilhabela, Caraguatatuba, São Sebastião, Peruíbe, Iguape, Paraibuna, Jambeiro, Caçapava, Praia Grande, além de deputados federais e estaduais da região.
A reunião terá como objetivo a entrega de documentos da regularização da Amprogás aos municípios participantes, a explicação sobre medidas administrativas e o funcionamento da Associação. A Associação foi criada em junho desse ano e o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, que será o anfitrião dessa primeira reunião ordinária, é o secretário da Amprogás e o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, o presidente.
Para o prefeito de Ubatuba, “a questão da exploração de gás em nossa região é algo que tem que ser tratado de forma séria, comprometida e com a união dos municípios envolvidos. “Precisamos trabalhar para minimizar os impactos e conquistar o desenvolvimento sustentável que buscamos para a região”, afirmou Eduardo Cesar.
Além das manifestações dos prefeitos, vereadores e deputados presentes à reunião, o evento contará com uma explanação, por parte da Petrobras, da situação atual da Plataforma de Exploração do Campo de Mexilhão.

Pauta da reunião
Confira abaixo, a pauta detalhada da primeira reunião ordinária da Amprogás:

10 horas – Recepção dos prefeitos, vereadores, deputados e autoridades convidados na sede da Associação Comercial de Ubatuba
10h30 – Formação da mesa de trabalho da I Reunião Associação dos Municípios Produtores de Gás Natural da Bacia de Santos
10h40 – Abertura da reunião pelo prefeito de Ilhabela e presidente da Amprogás, Antonio Luiz Colucci
10h45 – Saudação de boas vindas pelos chefes do Executivo e Legislativo de Ubatuba, prefeito Eduardo Cesar e vereador Ricardo Cortes
11h05 – Manifestação dos prefeitos e presidentes de Câmaras dos municípios produtores de gás natural – GASTAU
11h30 – Manifestação do prefeito de São Sebastião e presidente da ABRAMT, Ernane Bilotte Primazzi
11h45 – Manifestação dos deputados federal e estadual presentes e outros convidados
12h20 – Apresentação e distribuição pelo presidente da Amprogás, do Estatuto da Associação registrado, inscrição no CNPJ, minuta de projeto de lei autorizando a filiar-se e contribuir para associação, relatório de atividades e as escolhas do banco para abertura da conta e o município para sediar a segunda reunião ordinária da associação no mês de novembro.
12h30 – Apresentação da situação atual da Plataforma de Exploração do Campo de Mexilhão, implantação do gasoduto até a Unidade de Tratamento em Caraguatatuba da Obra da UTGA – Monteiro Lobato e implantação do GASTAU, pela equipe liderada pelo engenheiro José Luiz Marcusso, gerente geral da Unidade de Negócios de Exploração e Produção de Petróleo da Bacia de Santos.
13h30 – Manifestação do presidente da Associação Comercial de Ubatuba, Alfredo Correa Filho.
13h40 – Saudação final do prefeito de Ubatuba Eduardo Cesar.
13h50 – Encerramento da reunião ordinária pelo presidente da Amprogás.(Fonte: ACIU)

Palestra gratuita na Aciu: Lidando com a inadimplência

Ubatuba - Explanação geral sobre aspectos jurídicos e comerciais relacionados à inadimplência. O que é inadimplência; qual a situação atual das micro e pequenas empresas em relação ao tema; formas de prevenção; planejamento da empresa; procedimentos corretos na cobrança de dívidas.
Data: 02 de setembro (4ª feira)
Horário: 16h00
Local: Associação Comercial de Ubatuba (Rua Dr. Esteves da Silva, 51- Centro)
Duração: aproximadamente 2h30.
Inscrição: A palestra é gratuita e os interessados devem entrar em contato com o Posto de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba através do telefone (12) 3834 1445. (Fonte: ACIU)

Aciu informa: Vaga de Emprego

Ubatuba - Fátima Cabeleireira está admitindo manicure.
Rua Jordão Homem da Costa nº 67, sala 4- Centro.
Tel: 3833 2155 ou 9148 6469. Falar com Fátima.

Sanets abriu vaga para vendedor interno e externo.
- Sexo masculino, entre 20 e 30 anos;
- Computação;
- Habilitação de carro e moto (que tenha carro ou moto, a empresa custeia combustível);
- Seja comucativo e que goste de vendas;
- Salário fixo mais comissão;
- Os interessados deverão levar currículo na Rua Taubaté, 408 – Itaguá.

Prezado associado, se sua empresa também estiver admitindo entre em contato conosco.
(12) 3834 1449
E-mail: imprensa@aciubatuba.com.br
Para se informar sobre as outras vagas disponíveis na Aciu acesse: www.aciubatuba.com.br (Fonte: ACIU)

Palestra gratuita na Aciu: Gerenciando o fluxo de caixa com eficiência

Ubatuba - Indicar ações para o planejamento e a análise do fluxo financeiro, de acordo com as necessidades da empresa, e contribuir para desenvolver habilidades gerenciais com ênfase na gestão do caixa, do ponto de vista operacional e estratégico.
Data: 04 de setembro (6ª feira)
Horário: 16h00
Local: Associação Comercial de Ubatuba (Rua Dr. Esteves da Silva, 51- Centro)

Conteúdo programático: gestão financeira da empresa; controles de contas a pagar, contas a receber e de bancos; fluxo de caixa: fechamento e projeção de caixa; fechamento de caixa; variáveis e influências no fluxo de caixa; ciclo financeiro e operacional; caixa operacional mínimo; estratégias para situações percebidas na movimentação de caixa.

Público-alvo: empreendedores em geral.
Duração: aproximadamente 2 horas.
Inscrição: A palestra é gratuita e os interessados devem entrar em contato com o Posto de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba através do telefone (12) 3834 1445. (Fonte: ACIU)

Sob pressão, Estado adia pedágio no Vale

Ubatuba - A Secretaria Estadual dos Transportes adiou para 2010 a decisão final sobre a instalação de novas praças de pedágio nas rodovias do Vale do Paraíba. Segundo o titular da pasta, Mauro Arce, não será possível concluir todos os estudos de viabilidade do projeto até dezembro, como previa o governo.
A revisão do cronograma ocorre após protestos de políticos e empresários da região contra a possível taxação de veículos em estradas hoje livres de cobrança.(Fonte: ACIU)

Concurso Literário Ubatuba 2009 - Lançamento dia 09 de setembro às 20h00 no Bucaneiros – Restaurante e Pizzaria

Ubatuba - O Concurso Literário Ubatuba – 2009 terá inscrições abertas no próximo dia 10 de setembro na Fundart – Praça Nóbrega, 54, onde você encontra o regulamento do concurso em suas categorias: Concurso de Poesia “Idalina Graça”; Concurso de Conto “Washington de Oliveira”; Concurso de Texto Teatral “ Tia Helô” - Profª Heloisa Salles.
As respostas ao chamamento do Concurso Literário, superaram as expectativas mais otimistas não só pelo número de obras inscritas mas, principalmente, pela qualidade de grande parte dos trabalhos apresentados.
Poderão se inscrever moradores do Litoral norte e Vale do Paraíba. O regulamento estará no site www.fundart.com.br, a partir de sexta-feira, dia 04 de setembro. Maiores informações pelos telefones: (12) 3833-7000/7001.(Fonte: Fundart)

Caiçarada terminou domingo com a Orquestra de Viola Caipira da Fundação Cultural “Cassiano Ricardo”

Ubatuba - Com a consagrada Orquestra de Viola Caipira da Fundação Cultural “Cassiano Ricardo”, de S. José dos Campos, foi encerrada o V Festival de Cultura Popular de Ubatuba – Caiçarada, após cumprir uma programação de muitas atrações.
O evento foi aberto com a Exposição do Folclore, dia 21, seguido de palestra, na última sexta-feira, dia 27, com sequência nos dias 28, 29 e 30, na Praça de Eventos, apresentando o II Festival de Viola “João Alegre”, o Grupo Parafolclórico “Frutos da Terra”, de Olímpia-SP, o Auto do Boi de Conchas; Encontro de Dança do Boi; Grupo de Choro de S. Sebastião, Grupo Orgulho Caipira (Lagoinha), grupos de Capoeira (Ubatuba), Oficina de Contação de Causos da Fundart.
A Caiçarada, mais uma vez, reeditou seu objetivo de valorizar as manifestações da cultura popular exaltando os valores da cultura de raiz.(Fonte: Fundart)

Memorial Ciccillo Matarazzo desperta interesse de estudantes da cidade

Ubatuba - O Memorial Ciccillo Matarazzo, inaugurado pela Prefeitura de Ubatuba em junho do ano passado, já registra cerca de 3200 visitas desde sua fundação. A maioria dos visitantes, 80%, são de Ubatuba, sendo 70% do público composto por estudantes. O Memorial recebe uma média de seis visitas de escolas por mês, com alunos na faixa etária de 7 a 16 anos e uma pequena parcela de universitários, cerca de 15%.
Administrado pela Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), o Memorial Ciccillo Matarazzo funciona nas dependências da Biblioteca Municipal, na Praça 13 de Maio.
Para abrigar o memorial o local foi totalmente reformado. Toda a estrutura do telhado foi trocada, os banheiros, masculino e feminino, foram adaptados para portadores de necessidades especiais, o saguão de entrada ganhou uma iluminação diferenciada e o piso original, de taco de peroba, foi revitalizado. As obras foram executadas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdurb).
O prédio que hoje abriga o Memorial foi construído em 1967 pelo renomado arquiteto Oswaldo Arthur Bratke para ser a sede da Prefeitura de Ubatuba.(Fonte: Fundart)

O Memorial Ciccillo Matarazzo

Ubatuba - O memorial é composto por uma galeria de 12 ex-prefeitos eleitos de Ubatuba, a partir de 1948. Na galeria estão retratos desses ex-prefeitos que foram produzidos pelo pintor Rogério Contrera Ramos, vencedor do 5ª Salão Nacional de Belas Artes de Ubatuba. Fotos inéditas de Ciccillo Matarazzo foram cedidas pelo Arquivo Histórico Wanda Svevo, da Fundação Bienal de São Paulo. O memorial também abriga as mesas de gabinete e de reuniões de Ciccillo enquanto prefeito. Documentos da época como decreto, leis, jornais e outros também podem ser vistos no memorial. Ciccillo Matarazzo foi prefeito de Ubatuba de 1964 a 1969.

Agendando visitas
Escolas interessadas em visitar o Memorial Ciccillo Matarazzo devem ligar para a Biblioteca Municipal e agendar a visitação com Marcos ou Ana pelo telefone (12) 3832-4584. As visitas podem ser feitas de terça a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas e aos sábados das 9 às 13 horas.(Fonte: Fundart)

A Biblioteca Municipal terá seu acervo Em base de dados informatizado

Ubatuba - A Prefeitura, por intermédio da Fundart, está negociando a instalação de seu acervo em base de dados informatizada. Todo o acervo ficará centralizado em um único banco de dados, viabilizando velocidade nas tarefas internas e de pesquisas.
A Fundart está contratando empresa especializada em “software” de gerenciamento de bibliotecas que contará, entre outras funcionalidades: cadastro do leitor com emissão de carteira de sócio; controle de empréstimo, de devolução e de renovação.
O leitor também contará com uma página para pesquisa do acervo através de “link” no site da Fundart e um campo específico para cadastro de sugestão de aquisição; poderá ver seus empréstimos e suas pendências.
A Biblioteca Municipal Ateneu Ubatubense, de janeiro à agosto deste ano registrou o número de 9.410 usuários. (Fonte: Fundart)

O Auto do Boi de Conchas Terá lançamento em setembro

Ubatuba - A revista e o CD Auto do Boi de Conchas, do Grupo Folclórico Alegórico O Guaruçá serão lançados dia 19 de setembro no Sobradão do Porto. O trabalho já está à venda na Fundart, entre outros pontos da cidade.
O grupo, que nasceu dia 29 de junho, dia de S. Pedro Pescador, vem desenvolvendo seu trabalho a partir de lendas e outras manifestações populares a partir da cultura caiçara e caipira, em atividade criativa sempre ascendente.(Fonte: Fundart)

2º Festival do Clássico ao Pop
25,26 e 27 de setembro 24 Horas de Música, Dança e muito mais

Ubatuba - Nos próximos dias 25, 26 e 27 a Prefeitura, por intermédio da Fundart, estará promovendo o “2º Festival do Clássico ao Pop”. Serão 24 horas de muita música, dança e outras manifestações. A idéia é apresentar o maior número possível de expressões artísticas com grupos locais que vão desde a música sinfônica pela Lira Pe. Anchieta, como bandas locais de rock, samba, pagode e também oficinas culturais da Fundart.
Dia 25 serão apresentados ritmos variados, o rock terá palco dia 26 e domingo será a vez do clássico. Informações pelos telefones (12) 3833-7000/7001, com Luiz Carlos Frade (Pixoxó).

À venda na Fundart - Cultura Caiçara
Praça Nóbrega, 54 – Centro
Tels. (12) 3833-7000/7001(Fonte: Fundart)

Programação desse final de semana:

Ubatuba - 04 – Sexta-feira
19h30 - Início da Festa de Nossa Sra. Das Dores
Capela do Itaguá

06 – Domingo
20h30 – Retreta Maestro Pedrinho
Praça da Matriz

09 – Quarta-feira
20h00 – Lançamento do Concurso Literário Ubatuba – 2009
Restaurante e Pizzaria Bucaneiros(Fonte: Fundart)


Semana de 04/09 a 10/09/2009
Cine Porto – 3833 -2066

“FORÇA G”
Aventura infantil !!! Dublado!!!
Ás 15:30 hs - 17:20 hs.

“MARIDO POR ACASO”
Comédia romântica !!!
C/ Uma Thurman !!!
Ás 19:10 hs - 21:00 hs

Toda quarta feira é dia de “QUARTA MALUCA”. Todos pagam R$ 4,00
Nosso site : www.cinemasdolitoral.com.br
 


Clique para acessar o site

Em algum lugar do passado

Ubatuba - Releitura da musica tema do filme "Em algum lugar do passado" com imagens de Luiz Tolosa e edição e Emilio Campi:


 

Poesia Topo

Anuncie

Tempo pra tudo

Entre uma aula e outra,
nos intervalos para os comerciais,
na paisagem iluminada
pelo rápido flash do relâmpago,
na rapidez dos compromissos
que tornam curto o dia,
dá pra fazer poesia?

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

-

HUMOR

 

Nossos Comerciais!

Um dia na S.O.S. Cão Caraguá


Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Praia do Sapé  © Luciano Cancelier

Praia do Sapé
© Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editora: Emiliane Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor