Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 04 de Setembro de 2009 - Nº 2134 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região
Movimento surpreende e ocupação chega a mais de 80% no feriado
Região tem 32 casos confirmados de gripe suína
Região é responsável por 312,6 mil ligações ao 190

Caraguatatuba
Bandidos armados invadem Teatro Mario Covas e levam em torno de R$ 10 mil da bilheteria
Gobetti quer informações sobre Poupatempo
Gobetti quer Redutor e Sinalização
Omar Kazon visita a Santa Casa
Para se aproximar do munícipe, Neto Bota lança blog

Ilhabela
Câmara concede título de Cidadão Honorário de Ilhabela a tenente da PM e professor de Educação Física

São Sebastião
“É obrigatória a presença de um acompanhante junto a pacientes internados”, institui o vereador PH em Projeto de Lei que passará pela próxima sessão de Câmara
Polícia Militar intensifica blitz na Costa Sul e já identifica 3 veículos de transporte clandestino
Reis solicita informações à Ecobus sobre a falta de cobradores nos ônibus
PH solicita à Petrobras informações sobre Projetos Sociais
Área verde em Barra do Una receberá melhorias da Prefeitura de São Sebastião
Bons ventos encerram 6ª Semana de Vela em São Sebastião
Ciama entrega certificados para formandos da 2ª Turma do Curso Noturno
Começa a 6ª Semana de Vela de São Sebastião em homenagem ao Dr. Mário de Oliveira
Ernane ressalta a liberdade de expressão no 7 de setembro
Festival Infantil e Batizado de Capoeira serão realizados em Boiçucanga
Handebol e esportes radicais fecham ciclo de palestras da 1ª Semana de Educação Física em São Sebastião
Prefeitura de São Sebastião realiza captação de água pluvial em Barra do Una

Ubatuba
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
Evento da Amprogás em Ubatuba tem novo horário
Aciu informa: Vagas de Emprego
Vereador Mico agradece a presença do Prefeito Eduardo César no Bairro do Perequê-Mirim
Banco do Povo anuncia novas facilidades para empréstimo ao microempreendedor
Fundart abre inscrições para Concurso Literário no próximo dia 10
Abertas inscrições para escolas municipais a partir do dia 8
Pescadores ubatubenses iniciam atividades no Mercado Municipal de Peixes
Prefeitura penhora imóveis inadimplentes para futuro leilão
Avançam negociações para instalação de ponto de operações do Exército em Ubatuba
Produtores rurais serão beneficiados com entrega de produtos para merenda escolar
Evento da Amprogás em Ubatuba tem novo horário
Comunidade do Recanto Itamambuca se reúne com Prefeitura para buscar melhorias
Vacinação antirrábica chega ao extremo sul de Ubatuba


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

Movimento surpreende e ocupação chega a mais de 80% no feriado

Litoral Norte -  A previsão do setor turístico do Litoral Norte era positiva, entretanto, o movimento na região durante o feriado da Independência, surpreendeu mesmo os mais otimistas.
A expectativa de tempo ruim durante a folga prolongada também chegou a colocar em dúvida um movimento tão intenso. Porém, os turistas certamente não confiaram nos boletins climáticos divulgados e marcaram presença no Litoral Norte nos últimos dias.
De acordo com o Sindicato de Hotéis e Pousadas da região, a ocupação nas quatro cidades chegou a 80%. O presidente da entidade, José Carlos de Souza, acredita que os turistas do interior de São Paulo e do Sul de Minas, foram os principais públicos visitantes da região. Ele acredita que a previsão do tempo não determina mais a vinda ou não do turista para o Litoral Paulista.
“Antigamente , o turista não vinha à praia pelas condições das estradas, que apresentava maior risco de tráfego sob mau tempo e chuva. Hoje, as famílias já se programam mais nos feriados e sabem que as estradas estão muito melhores, podendo chegar ao litoral com segurança”, acrescenta José Carlos.
As previsões e opiniões do presidente do Sindicato de Hotéis e Pousadas da região foram confirmadas pela reportagem do Imprensa Livre, em entrevista com o turista Douglas Campos.
O músico reside em Varginha, no Sul de Minas, também tinha visto as previsões de chuva e tempo nublado na internet. Mesmo assim, o visitante arriscou e cumpriu o que havia programado: uma viagem com a namorada. “Eu decidi que vinha para Ubatuba no começo da semana. Mesmo vendo a previsão de chuva, não desanimei, pois lá em Minas também estava um tempo feio. Além disso, não é todo dia que dá pra tirar uma folga”, comentou o visitante.
Para os turistas como Douglas Campos, que ficaram em Ubatuba, foi possível ver um pouco de tudo em relação ao clima. No sábado, um misto de nuvens e raios de Sol, no domingo, céu fechado e chuvas esporádicas e, ontem, um Sol forte com tempo aberto durante todo o dia. Além disso, a região ainda deve permanecer com algum movimento hoje, já que as cidades de Lindóia, no interior paulista e Bom Sucesso, no Sul Mineiro, e Santos, na Baixada Santista, contam com feriados municipais, na sequência ao Dia da Independência.
(Fonte: Imprensa Livre)

Região tem 32 casos confirmados de gripe suína


Litoral Norte -  Desde o início da pandemia de gripe suína – Influenza A (H1N1) – a região registrou 32 casos confirmados da doença, com duas mortes, ambas de gestantes. O número de casos suspeitos é de 501, dos quais apenas 116 realizaram exames.
De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, somente os casos mais graves, chamados (Doença Respiratória Aguda Grave (Drags), são submetidos aos exames laboratoriais para confirmação da doença.
Os demais casos suspeitos recebem medicação, principalmente se o paciente pertence aos grupos de risco, e fazem o tratamento em isolamento domiciliar, evitando internação. Aguardam resultado dos exames 29 pacientes. A maioria já terminou o tratamento e recebeu alta.
São Sebastião tem 90 casos suspeitos, dos quais dez estão confirmados, dois deles residentes em outro município. Realizaram os exames 54 pacientes, dos quais 30 foram descartados como negativos e outros 15 ainda aguardam o resultado dos exames. Entre os 90 casos suspeitos, 50 são mulheres, das quais 8 eram gestantes, e 40 são homens.
A maioria destes pacientes – 17 – eram adolescentes na faixa etária dos 15 aos 19 anos. Outros 15 pacientes pertenciam à faixa etária dos 20 aos 29; 13 estavam entre 30 e 39; e 12 entre 10 e 14 anos. Apenas um caso referia-se a uma criança abaixo de um ano de idade.
Maresias é o bairro que concentra o maior número de casos suspeitos – 14. Depois vem o município de Caraguatatuba, com 12 casos de moradores que foram atendidos em São Sebastião, dos quais dois são casos confirmados da doença. O Pontal da Cruz vem em terceiro lugar, com 11 casos suspeitos. Todos os demais bairros da cidade registraram número inferior a seis casos suspeitos.
Caraguatatuba tem 135 casos notificados como suspeitos, dos quais 22 foram submetidos a exame e nove revelaram-se positivos – oito adolescentes e uma criança. Outros cinco pacientes aguardam resultado.
Ilhabela também tem nove casos po
sitivos num total de 23 pessoas que realizaram o exame. Apenas um paciente aguarda o resultado. O município tem 56 casos notificados da doença, número que inclui todos os casos de Drags, todas as gestantes e os demais pacientes de grupos de risco.
Ubatuba tem quatro casos confirmados da doença e oito pacientes aguardam o resultado do exame. Do total de 220 casos notificados como suspeitos, a maioria está concentrada na região central do município, em especial nos bairros do Ipiranguinha e Estufa 2.
(Fonte: Imprensa Livre)

Região é responsável por 312,6 mil ligações ao 190
Central de operações da PM registra crescimento de atendimentos nos últimos anos

Litoral Norte -  Ocorrências que vão desde roubos, furtos e homicídios até simples orientações à população. Tudo o que se possa imaginar chega à Central de Operações da Polícia Militar (Copom), órgão que fica situado dentro do Comando de Policiamento do Interior-1 (CPI-1), em São José dos Campos.
No Copom são atendidas todas as ligações efetuadas por moradores de 39 municípios do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira, Região Bragantina e Vale Histórico.
Das 2,1 milhões de ligações recebidas no ano passado, 312,6 mil vieram de São Sebastião, Ubatuba, Caraguatatuba e Ilhabela, o equivalente a 14,8% do total.
Os números foram apresentados na última semana, quando a reportagem do Imprensa Livre foi conferir de perto o funcionamento do serviço na sede do órgão.
A média de atendimento diário é de 6,5 mil ligações que também podem ser direcionadas à Defesa Civil, Guarda Civil, Trânsito, Corpo de Bombeiros e ambulâncias. “Em São José, a Polícia Militar possui convênios e, por isso, o 190 também é utilizado para outros tipos de ações. No litoral, apenas São Sebastião não possui essa parceria”, conta o capitão Sadi Fernando Stamborowski, chefe do Copom.
Segundo ele, o número de atendimentos tem aumentado nos últimos anos: de 1,9 milhões de ligações recebidas em 2006 para 2,1 milhões em 2008. Outubro do ano passado foi o mês mais movimentado, com 205 mil atendimentos e 45 mil ocorrências geradas.
Vale ressaltar que nem todas as ligações geram ocorrências. De acordo com o capitão, de todas as chamadas atendidas em 2008, apenas 23,6% necessitaram de atendimento da Polícia Militar ou de outros tipos de serviços. “Também temos os problemas das brincadeiras que são feitas com o 190. Vinte por cento das ligações em São José são trotes”, revela Stamborowski.
Para esse trabalho, que é desenvolvido 24 horas por dia, o Copom conta 121 funcionários, entre chefes, supervisores, atendentes, despachadores e técnicos administrativos. Só os atendentes somam 66 trabalhadores, a maioria soldados temporários.
Segundo o chefe do órgão, apesar de reclamações de demora, o tempo de espera médio para o atendimento de toda a ocorrência (entre a chamada e a ação dos policiais) atualmente gira em torno de 11 minutos, e que estaria próximo ao tempo esperado em outros países. “É lógico que existem cidades que o atendimento demora um pouco mais, assim como existem outras que é mais rápido. Mesmo assim temos uma média muito boa e queremos chegar aos 10 minutos”, afirma Stamborowski.
O tempo máximo que o atendente deve ter para pegar todas as informações sobre a ocorrência é de um minuto. “Esse é um padrão de callcenter”, comenta. Por conta desse padrão, os atendentes também possuem índices de qualidade. Outra ferramenta utilizada pela PM para que o trabalho fique dentro da normalidade é a disponibilização de uma área de descanso para o funcionário, com sofá e televisor, que podem ser usadas durante 20 minutos. “Essa é uma forma de fazer com que o atendente não fique tão sobrecarregado”, acrescenta o capitão.
A visita ao Copom também foi acompanhada por representantes dos Conselhos de Segurança (Conseg’s) de Ilhabela e Caraguatatuba, além de profissionais da imprensa do Litoral Norte.
Central de Operações da Polícia Militar (Copom)
Onde fica: dentro do Comando de Policiamento do Interior-1 (CPI-1), em São José dos Campos;
Abrangência: 39 municípios do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira, Região Bragantina e Vale Histórico;
Ligações: 2,1 milhões, em 2008, e 6,5 mil por dia (média); 14,8% só do Litoral Norte;
Tempo médio para atendimento das ocorrências: 11 minutos;
Funcionários: 121 (sendo 66 atendentes).
“Sombras” prejudicam atendimento de ocorrências na região
Segundo o chefe do Copom, problema é mais grave no Sul de São Sebastião - A demora no atendimento das ocorrências em alguns municípios, entre eles, os que compõem o Litoral Norte, foi justificada por áreas onde há problemas de transmissão do sinal para as viaturas.
Denominadas pelo chefe do órgão como “sombras”, as áreas foram responsabilizadas como principal dificuldade para a rápida intervenção da Polícia Militar.
De acordo com o capitão Sadi Fernando Stamborowski, na região o maior problema é detectado nos bairros da Costa Sul de São Sebastião, onde a vegetação é mais fechada. A PM está tentando viabilizar o uso de uma torre de uma emissora de televisão em Ilhabela para que a cobertura seja ampliada. “Ubatuba também tem problemas assim, mas estamos tentando melhorar”, diz Stamborowski.
Esse problema foi alvo de diversas reclamações. Em junho, por exemplo, a vereadora sebastianense Solange Ramos (PPS), questionou a demora e atendimento da corporação na Costa Sul.
Na época, a vereadora afirmou que a região necessitaria de uma nova torre para fazer a transmissão dos dados provenientes de São José dos Campos. “Segundo os policiais, seria necessário uma torre de sinalização no Montão de Trigo, em São Sebastião, e em Ilhabela. Porém, não se constrói porque o Estado não investe”, informou Solange. Ela ainda solicitou apoio das prefeituras na construção dessas torres.
(Fonte: Imprensa Livre)
 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Bandidos armados invadem Teatro Mario Covas e levam em torno de R$ 10 mil da bilheteria
Assaltantes chegaram a colocar uma arma na cabeça do produtor de teatro enquanto levavam toda féria das suas sessões

Caraguatatuba - Dois homens armados e encapuzados invadiram na noite de domingo o Teatro Mario Covas (TMC), localizado no bairro Indaiá, em Caraguatatuba, e levaram cerca de R$ 10 mil que estavam na bilheteria.
O produtor teatral Fernando Moreno chegou a ser rendido por um dos bandidos, que colocou a arma em sua cabeça, para levar a féria referente às duas sessões do espetáculo “Deznecessários”, em cartaz na cidade. Essa foi a primeira vez que a casa, com capacidade para 600 pessoas, foi assaltada desde a sua inauguração, em dezembro de 2004.
A ação dos bandidos assustou as pessoas que no momento se encontravam no hall do teatro. O grande público já havia subido para assistir ao espetáculo quando os assaltantes entraram pelo fundo, indo direto à bilheteria e já anunciando o assalto.
Fernando, que fazia o borderô (planilha) da venda dos ingressos, teve a arma colocada na sua cabeça para que entregasse a sacola com o dinheiro. “A ação não durou um minuto, levaram tudo que tinha ali”, conta o produtor que ainda está assustado com a ação dos bandidos. “Em 14 anos de trabalho como produtor, em todo o Brasil, é a primeira vez que passo por uma situação dessa”, relata.
Para ele, o fato dos assaltantes não terem feito nada mais grave foi um alívio. “Agradeci porque eles não perderam o juízo e não fizeram nada comigo”, diz e acrescenta: “O dinheiro a gente ganha, mas a vida é uma só e estou aqui com a minha mulher e meu filho”.
Os bandidos fugiram em uma moto e até o fechamento desta edição a polícia não tinha pistas dos assaltantes.
Segurança - A presidente da Fundação Educacional e Cultural de Caraguá (Fundacc), Eloíza Antunes, responsável pela administração do Teatro Mario Covas, também está chocada com o ocorrido. “Graças a Deus não houve nenhum incidente maior e o público já havia entrado. Não havia acontecido algo semelhante. Amanhã mesmo (hoje), já tenho uma reunião marcada com o comando da Polícia Militar na cidade para ver o que podemos fazer”, adianta.
Segundo ela, sempre que há alguma peça agendada para o teatro a PM é informada, via ofício, e há policiamento no local. No domingo, em virtude do feriado prolongado e do movimento intenso em Caraguá, as viaturas levaram cerca de meia hora para chegar ao prédio. “Não posso reclamar da polícia, porque sempre fomos bem atendidos”, esclarece. Ontem mesmo, ela disse que o prefeito Antonio Carlos determinou que se buscasse medidas para tornar o local mais seguro. Instalações de câmeras e mesmo colocar guardas armados ao lado da bilheteria podem ser alternativas.
“Vamos escolher a melhor alternativa para o teatro”, diz Eloíza. Para o produtor Fernando Moreno, o uso de dispositivos eletrônicos para a compra de ingressos é um meio viável de evitar que grandes quantias fiquem nas instalações como alvo para bandidos. “O dinheiro plástico é uma saída e vamos apresentar essa ideia para a presidente da Fundação”, adianta.(Fonte: Imprensa Livre)

Gobetti quer informações sobre Poupatempo

Caraguatatuba - O Vereador da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Wilson Agnaldo Gobetti (PDT), encaminhou Requerimento ao Prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB), pedindo informações sobre a vinda do Poupatempo para a cidade. O Vereador quer saber se a vinda é realidade ou apenas promessa de campanha.
O Poupatempo é um sistema que agiliza os serviços mais comuns do nosso dia-a-dia. Através do Poupatempo você pode resolver questões com a Bandeirante, Sabesp, CDHU, Ciretran, Segurança Pública, Comgás dentre outros em poucos minutos.
A solicitação do Poupatempo foi o primeiro trabalho realizado pelo Vereador Wilson Gobetti quando se elegeu, em 2001. Como Presidente em 2004 o Parlamentar descobriu que a burocracia estatal impedia que o serviço viesse para Caraguatatuba.
No Requerimento, de número 606 o Vereador pergunta se o Poupatempo virá mesmo para Caraguatatuba ou se foi fruto de campanha eleitoral por parte do atual Prefeito, bem como qual o prazo de funcionamento, no caso da sua vinda ser uma realidade.
Para Gobetti o Poupatempo será importantíssimo para Caraguatatuba e região. “Se o Poupatempo vier não precisaremos mais nos locomover para São José dos Campos quando precisarmos de um documento ou revalidar a Habilitação ou os documentos do carro. Só esta facilidade trará um enorme ganho e benefícios aos moradores de nossa região”, frisou.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Gobetti quer Redutor e Sinalização

Caraguatatuba - O Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PDT), da Câmara Municipal de Caraguatatuba elaborou Requerimento de número 567, onde solicita informações sobre sinalização na faixa de pedestres e redutores de velocidade na Rodovia Rio Santos (BR-101) entre os bairros do Indaiá e Poiares. Este trecho é considerado muito perigoso pelos pedestres.
A Rodovia Federal BR-101, denominada de Rio-Santos se utiliza em vários trechos das estradas pelos estados que corta, no caso Rio de Janeiro e São Paulo. No Litoral Norte do estado a BR-101 recebe o nome de SP-55 – Rodovia Prestes Maia, no trecho que vai de Ubatuba a São Sebastião, passando por Caraguatatuba.
O trecho em questão teve aumento de periculosidade depois da reforma e ampliação executadas pelo Governo Estadual, com aumento significativo de acidentes, envolvendo carros, pedestres e ciclistas. O trecho mais perigoso tem início na Secretaria Municipal de Saúde, no bairro do Indaiá e termina em frente a Padaria Estrela, no bairro do Poiares, numa distância que não ultrapassa os 4 mil metros.
O Vereador Gobetti, preocupado com o aumento de acidentes pede informações ao Prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB) sobre a possibilidade de aumento e melhoria da sinalização nas faixas de pedestre, além de redutores de velocidade no trecho já descrito. O Parlamentar pergunta também se o trabalho já estaria programado, pois, em caso negativo, solicita que seja feito o quanto antes.
Para Gobetti a SP-55 é uma via problemática devido ao seu traçado. “Uma Rodovia que liga 3 cidades de uma mesma região, de âmbito turístico e que por ser Federal também rasga cerca de 25 bairros é algo extremamente problemático e deve ser tratado com muito tato e delicadeza. Para muitos moradores a rua defronte a sua casa é a rodovia. Espero que o Executivo possa resolver ou pelo menos intermediar uma solução para este problema”, relatou.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Omar Kazon visita a Santa Casa

Caraguatatuba - Na manhã da última quinta-feira, o vereador Omar Kazon esteve reunido com os diretores da Casa de Saúde Stella Maris de Caraguatatuba. O encontro serviu para o atual presidente da Câmara expor algumas dúvidas e saber das dificuldades enfrentadas.
Omar Kazon foi recebido pela diretora administrativa da Santa Casa, Irmã Maria Silvia, pelo diretor clínico, Dr. Márcio Rios de Medeiros e pela Irmã Rosemeire. Além de bastante conversa, o parlamentar teve a oportunidade de conhecer as reformas feitas e as que estão em andamento no hospital.
De acordo com o vereador, a imagem que teve após esse encontro foi totalmente diferente da que tinha antes da visita. “Foi muito bom ter vindo até aqui. Tive uma noção maior da realidade da atual administração da Santa Casa”, contou.
A Irmã Maria Silvia não poupou elogios à atitude do parlamentar. “É de suma importância essa visita que estamos recebendo. Espero que ele acompanhe sempre nosso trabalho, seja nosso porta voz de tudo que vem sendo feito aqui”, falou. “Conto com a ajuda dele para o avanço do hospital e que ele nos fale o que precisa ser feito para ser melhorado”, completou.
O diretor clínico da Santa Casa também comentou sobre a presença de Omar Kazon. “Toda autoridade deve participar do processo. A visita do presidente da Câmara faz com que tenhamos um parceiro e a idéia é essa”, disse.
Há um ano na Casa de Saúde Stella Maris de Caraguá, a Irmã Maria Silvia tem mostrado trabalho. Nesse período foi construída uma nova ala para o Pronto Socorro, reforma na UTI, conquista de verba para a finalização da maternidade, que deverá ser entregue até o mês de outubro; trocas de equipamentos da UTI, novo gerador automatizado, entre outros.
“A atual administração vem mostrando capacidade profissional. É claro que os problemas existem, mas a Irmã está se preocupando, vem fazendo uma preparação dos funcionários e muitas outras coisas”, disse.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Para se aproximar do munícipe, Neto Bota lança blog

Caraguatatuba - O vereador José Mendes de Souza Neto – Neto Bota, do PSDB, achou uma forma de estar mais perto da população de Caraguatatuba. A internet, por meio de um blog, foi a forma encontrada pelo parlamentar.
Há cerca de um mês, o blog www.netobota.blogspot.com está no ar, com fotos e notícias referentes ao trabalho do vereador na cidade. “Essa foi uma maneira legal que encontramos de passar aos moradores de Caraguá o que está sendo feito. Uma forma de mostrarmos que eu estou e sempre estarei batalhando por esse município”, comentou Neto Bota.
Todas as matérias postadas no blog podem ser comentadas. “As pessoas que visitarem o blog terão a oportunidade de deixar suas reivindicações, opiniões e até de reclamar”, diz.
“Não tenho nenhuma duvida que estarei mais perto dos munícipes. Esse contato é muito importante e sabemos da dificuldade de muitos em vir até o nosso gabinete”, explicou o vereador um dos motivos que o fez criar essa ferramenta da internet.
Algumas notícias sobre a luta de Neto Bota em trazer o Hospital Regional para Caraguá, a carreta do Câncer, que esteve em abril na cidade, espaço para os pescadores da zona sul, entre outros, poderão ser lidas no blog.
O vereador deu mais uma prova de seu carinho com a população. “Convido a todos para o meu casamento, que será realizado neste sábado, 5 de setembro, às 18h, na Paróquia Santo Antônio. Não quero cometer injustiça de esquecer de convidar todas as pessoas que me apóiam. É muito importante a presença de todos”, finalizou.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Câmara concede título de Cidadão Honorário de Ilhabela a tenente da PM e professor de Educação Física

Ilhabela - A Câmara de Ilhabela homenageou o tenente reformado Salvador Palmejane e o professor de Educação Física Mário Bello com o título de Cidadão Honorário de Ilhabela na sessão solene que comemorou os 204 anos de Emancipação Político-Administrativa do município na última quinta-feira (3/9). Na ocasião, o prefeito Toninho Colucci (PPS), destacou as principais realizações de sua administração nos primeiros oito meses de governo, ressaltando os investimentos em Esportes, já que os homenageados têm trajetórias de destaque nessa área.Tenente reformado da Polícia Militar, atualmente Salvador Palmejane dedica-se ao único time oficial de veteranos no município: o RealMatismo Futebol Clube, no qual jogam grande parte dos vereadores da cidade. Já o professor Mário Bello pautou sua trajetória na cidade por seus projetos sociais e esportivos, voltados a portadores de deficiência e pacientes em recuperação de AVC (Acidente Vascular Cerebral), como o Projeto Natação Utilitária e a talassoterapia. Os títulos foram propostos respectivamente pelos vereadores Jadiel Vieira, o Keko (PTB) e Carlos Alberto, Carlinhos (PMDB). Em seu pronunciamento, o prefeito Toninho Colucci parabenizou os homenageados, ressaltou a parceria com a Câmara, que dentro da independência de cada poder, trabalha com o objetivo maior e comum que é a melhoria da qualidade de vida dos munícipes e o desenvolvimento da cidade. O prefeito também destacou os investimentos no Esporte, com a construção da primeira piscina semiolímpica da Ilha, que será parte integrante do também primeiro complexo esportivo a ser construído na Barra Velha. A intenção de Colucci é conseguir parceria com a iniciativa privada para construir complexo semelhante na região do campo do Galera, na Água Branca e levar centros esportivos e de lazer para as Costas Norte e Sul da cidade. “O investimento no Esporte vai proporcionar ocupação e lazer para nossas crianças e jovens, tirando-os das ruas”, frisou.

Consolidação das Leis
A sessão solene contou ainda com a participação do Coral Municipal Celina Pelizzari e a inauguração da Sala da Consolidação das Leis Municipais, projeto de iniciativa do presidente do Legislativo, Valdir Verissimo (PPS), que em parceria com o Executivo, pretende compilar todas as Leis de forma organizada e concisa, para facilitar o acesso dos interessados bem como otimizar o trabalho dos vereadores.
Participaram da Sessão Solene os vereadores Valdir Veríssimo (presidente), Márcio Garcia, Luiz Mário (Marinho), Carlos Alberto (Carlinhos), Érick Pinna, Jadiel Vieira (Keko), Jove Brito e Marcelo Santos. O vice-presidente, Roberto Timbada, não compareceu por motivos de saúde. Na plateia, secretários e diretores municipais, o vice-prefeito Nuno Gallo, familiares dos homenageados e representantes de entidades de classe.
Sessão Ordinária
Em virtude do feriado de 7 de Setembro, na próxima segunda-feira, a sessão ordinária do Legislativo Ilhéu será realizada na terça-feira (8/9), às 18h. Na pauta, apenas um projeto de Resolução, de autoria do presidente da Casa, vereador Valdir Veríssimo, que “Suprime o inciso I, do artigo 180 da Resolução 2/91, que dispõe sobre o Regimento Interno da Câmara, renumerando os demais incisos”.
A sessão será transmitida ao vivo pela internet através do site www.camarailhabela.sp.gov.br. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Pousada Bem Viver - Momentos Felizes

“É obrigatória a presença de um acompanhante junto a pacientes internados”, institui o vereador PH em Projeto de Lei que passará pela próxima sessão de Câmara

São Sebastião - O vereador Paulo Henrique Ribeiro Santana, PH, PDT, prevê em Projeto de Lei que é obrigatória a presença de acompanhante, durante todo o período de internação, ao lado do leito hospitalar de enfermos internados em hospitais, casas de saúde e maternidades públicas. O Projeto está previsto para passar pela próxima sessão de Câmara, dia 08 de setembro de 2009.
“Várias pesquisas realizadas por estudiosos da área de saúde no mundo todo demonstram que a presença de um familiar amigo junto ao paciente internado reduz o tempo de internação, melhora seu estado de ânimo e abrevia o tempo da doença, alcançando-se mais rápido a cura”, afirma o vereador. Além do que, ainda de acordo com PH, o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n. 8069 de 13 de julho de 1990), prevê como direito fundamental a permanência em tempo integral de um dos pais ou responsável em casos de internação de criança ou adolescente em estabelecimentos de atendimento à saúde.
Segundo o projeto, “a unidade de saúde deverá providenciar acomodação digna, que propicie ao acompanhante as condições de conforto necessárias a sua permanência durante todo o período de internação; além disso, esta acomodação não poderá ser disponibilizada em cadeiras simples; devendo ser, no mínimo, em cadeiras reclináveis que permitam ao acompanhante o repouso necessário”.
Ao ser aprovado, o projeto prevê que o descumprimento desta Lei sujeitará os infratores à multa de 100 UFIR, equivalente, no mês de setembro de 2009 a R$ 193,72 (cento e noventa e três reais e setenta e dois centavos). Valor que será revertido a favor do paciente prejudicado.
Além deste projeto, a sessão desta terça-feira prevê a leitura de mais três Projetos de Lei do vereador PH: dois voltados à área da educação que sugerem a criação de um Sistema de Avaliação Escolar e Programa de Informação sobre demanda de alunos na rede pública) e um terceiro que declara como utilidade pública as Associações de Pais e Mestres (APMs) das seguintes escolas de Barra do Una: Escola Municipal de Educação Infantil Pirlim-Pim-Pim; Escola Municipal Professora Sebastiana Costa Bittencourt e a da Escola Municipal Professora Maria Virgínia Silva.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Polícia Militar intensifica blitz na Costa Sul e já identifica 3 veículos de transporte clandestino

São Sebastião - A Polícia Militar intensificou a blitz contra o transporte clandestino na costa sul de São Sebastião e já apreendeu três veículos.
No dia 2 de setembro, foram apreendidos dois veículos, um Corsa Prata e um Fiat Idea (táxi), que estavam fazendo transporte clandestino de passageiros, ambos sofreram multas pelo Departamento de Fiscalização da Prefeitura.
No final do mês de agosto, a Operação Transporte Ilegal conseguiu barrar um veículo em Boiçucanga. “O veículo estava com passageiros, que confirmaram à polícia a viagem clandestina”, contou o capitão da Polícia Militar, Alexandre Cândido, responsável pela 1° Companhia em São Sebastião.
Como resultado, o veículo foi apreendido pela Polícia Rodoviária, por documentação irregular e outras pendências de trânsito. O motorista também sofreu autuação por agentes da fiscalização de trânsito da prefeitura, pelos serviços de transporte ilegal.
Segundo a Polícia Rodoviária, as multas poderão acarretar na perda da documentação do motorista e, se as autuações impostas somarem 21 pontos, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) automaticamente bloqueará a documentação do motorista.
A Unitrans (União dos Transportadores por Ônibus do Litoral Norte) agradece o empenho da polícia no combate ao transporte clandestino.
“Os clandestinos não pagam impostos, não têm veículos adaptados, não geram empregos e às vezes cobram até o mesmo preço do transporte comum. Além disso, não tem seguro em caso de acidentes”, explica a presidente da União dos Transportadores em Ônibus do Litoral Norte (Unitrans), Fábia Barbosa Alves.
O interessado em contribuir para o combate ao transporte clandestino na região pode fazer a denúncia pelo telefone gratuito da Polícia Militar, o número é 0800 190 555 ou procurar à sede do 20º Batalhão, localizado no Centro Histórico, de São Sebastião.
A denúncia deve conter a placa do veículo que está sendo utilizado em ação ilegal, o tipo de público que está utilizando o transporte e o itinerário percorrido.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Reis solicita informações à Ecobus sobre a falta de cobradores nos ônibus

São Sebastião - O vereador de São Sebastião, José Reis (PSB), questiona à empresa de ônibus Ecobus sobre a falta de cobradores no transporte coletivo.
De acordo com o vereador, a falta deste profissional causa transtorno ao motorista, atrasa as viagens e também contribui para o desemprego no município.
O vereador Artur Balut (PSDC) argumenta que a falta de cobrador também interfere na segurança do transporte e sugeriu que seja discutido na cidade se é viável o transporte alternativo.
“Temos um município extenso e o motorista que exerce também a função de cobrador fica sobrecarregado e isso pode refletir no seu desempenho”, disse.
O vereador e líder do governo, Marcos Tenório (PMDB), afirma que outro problema ocasionado pela falta de cobrador é o atraso das viagens. “Acho que a Ecobus deve repensar esta atitude”, disse.
O vereador Maurício Bardusco (PPS) explicou que a concessão da empresa Ecobus vai terminar no próximo ano. “Para que a empresa continue a investir no município é preciso que tenha segurança de que vai continuar operando na cidade, por isso, precisamos antecipar esta discussão, talvez promovendo audiências públicas”, disse.
O presidente da Câmara de São Sebastião, Luiz Antônio Santana Barroso (DEM), o Coringa, elogiou os serviços prestados pela Ecobus e adiantou que, caso haja audiência pública, deve ser organizada pelo Poder Executivo.
A vereadora Solange Ramos (PPS) afirmou que a Ecobus é parceira do prefeito e dos vereadores e se posicionou contra o transporte alternativo.
“Sou contra o alternativo que mata um monte de gente por aí, se a empresa não está bem, devemos conversar. Eu ando de ônibus e vejo que os veículos não estão ruins. Precisamos considerar que estamos em período de crise e não sabemos as condições financeiras da empresa”, disse. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Reis solicita informações à Ecobus sobre a falta de cobradores nos ônibus

São Sebastião - O vereador de São Sebastião, José Reis (PSB), questiona à empresa de ônibus Ecobus sobre a falta de cobradores no transporte coletivo.
De acordo com o vereador, a falta deste profissional causa transtorno ao motorista, atrasa as viagens e também contribui para o desemprego no município.
O vereador Artur Balut (PSDC) argumenta que a falta de cobrador também interfere na segurança do transporte e sugeriu que seja discutido na cidade se é viável o transporte alternativo.
“Temos um município extenso e o motorista que exerce também a função de cobrador fica sobrecarregado e isso pode refletir no seu desempenho”, disse.
O vereador e líder do governo, Marcos Tenório (PMDB), afirma que outro problema ocasionado pela falta de cobrador é o atraso das viagens. “Acho que a Ecobus deve repensar esta atitude”, disse.
O vereador Maurício Bardusco (PPS) explicou que a concessão da empresa Ecobus vai terminar no próximo ano. “Para que a empresa continue a investir no município é preciso que tenha segurança de que vai continuar operando na cidade, por isso, precisamos antecipar esta discussão, talvez promovendo audiências públicas”, disse.
O presidente da Câmara de São Sebastião, Luiz Antônio Santana Barroso (DEM), o Coringa, elogiou os serviços prestados pela Ecobus e adiantou que, caso haja audiência pública, deve ser organizada pelo Poder Executivo.
A vereadora Solange Ramos (PPS) afirmou que a Ecobus é parceira do prefeito e dos vereadores e se posicionou contra o transporte alternativo.
“Sou contra o alternativo que mata um monte de gente por aí, se a empresa não está bem, devemos conversar. Eu ando de ônibus e vejo que os veículos não estão ruins. Precisamos considerar que estamos em período de crise e não sabemos as condições financeiras da empresa”, disse.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

PH solicita à Petrobras informações sobre Projetos Sociais

São Sebastião - O vereador de São Sebastião, Paulo Henrique Santana (PDT), o PH, solicitou à Transpetro/ Petrobras informações sobre os projetos sociais e esportivos que estão sendo desenvolvidos na cidade com o patrocínio da empresa.
“A Petrobras realiza em vários municípios do país projetos sociais e o nosso município é extenso e também carece deste apoio”, explica o vereador.
PH também questiona se a Transpetro/ Petrobras disponibiliza cursos de capacitação para os moradores de São Sebastião.
De acordo com o parlamentar, é necessário qualificar a mão-de-obra local para evitar o crescimento desordenado, que poderá ocorrer com a obra do alcooduto, que entrará em produção até o final do ano.
O alcooduto vai ser construído para escolar a produção de etanol e vai passar pela região centro-oeste, na cidade mineira de Uberaba e as paulistas Ribeirão Preto e Guararema. Desta última, de acordo com o vereador, o duto seguirá para São Sebastião até chegar ao Rio de Janeiro.
“Eu já estive com o ministro do trabalho, Carlos Roberto Lupi, que se mostrou solícito para fazer uma parceria com o município com a proposta de qualificar a mão-de-obra local e evitar o crescimento desordenado”, explicou PH. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Área verde em Barra do Una receberá melhorias da Prefeitura de São Sebastião

São Sebastião - Uma área verde situada no bairro de Barra do Una, na Costa Sul de São Sebastião, deve receber melhorias da Prefeitura, por meio da Secretaria das Administrações Regionais (Seadre). A iniciativa, no entanto, depende de autorização do prefeito Ernane Primazzi, e visa coibir o depósito de entulho, podas de árvores, lixo, além de impedir a posse e a má utilização do espaço público por terceiros.
A ideia partiu da Sociedade Amigos de Barra do Una (Sabu), com apoio da Regional de Juquehy, divisão ligada ao Departamento das Administrações Regionais da Costa Sul, que já colocou, provisoriamente, estacas no local até que a permissão seja concedida.
Para a diretora executiva da Sabu, Rosana Lobo, o ideal seria a construção de uma praça na área verde, já que o bairro não tem nenhuma. Entretanto, a transformação do lugar em um espaço agradável será de extrema importância à comunidade. “Mesmo com a placa proibindo o depósito de resíduos, as pessoas vão lá e jogam tudo quanto é tipo de lixo”, reclama. Em sua opinião, a medida também poderá ajudar a conscientizar os cidadãos com relação à preservação do meio ambiente.
O terreno fica em uma “gamboa” (termo usado pelos caiçaras antigos) ou, em outras palavras, em um braço do rio Una, na esquina das ruas Itatiaia com Petrópolis, e possui aproximadamente 500 metros quadrados em curva.
Segundo o chefe da Regional de Juquehy, Jorge Paulo Pereira, as melhorias serão executadas em parceria com a Sabu e a iniciativa privada. A Prefeitura, explica ele, fica responsável pela mão de obra como: instalação de postes com luminárias, construção de um muro baixo e dois portões, colocação de mourões e cerca de 100 metros lineares de alambrado, que será doado pela associação de amigos do bairro.
O espaço também deve receber bancos e um playground, a exemplo do que foi feito no bairro de Juquehy, com brinquedos confeccionados em madeira (escorregador, balanço, barra de ginástica, entre outros) pela empresa Construgar, que atua no ramo da construção civil no município.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Bons ventos encerram 6ª Semana de Vela em São Sebastião

São Sebastião - Muito sol, céu azul e ventos fortes deram o tom do encerramento da 6ª Semana de Vela de São Sebastião. O evento, promovido pela Prefeitura, por meio da Seesp (Secretaria de Esportes), contou com a participação de várias cidades, entre elas São Paulo, Praia Grande, São Vicente, Ilha Comprida, Rio de Janeiro e Ilhabela, além, é claro, de representantes da cidade anfitrião através do projeto Ventos & Velas.
Com 115 inscritos nas nove classes de competição, dos quais 29 na Laser, 22 no Optimist, 18 no Kitesurf, 16 no Singue, oito no 420, seis no Fórmula Windsurf, seis no Byte e quatro no Hobie Cat 16, as provas tiveram inicio no dia 5 de setembro com ventos de moderado a fraco, condição semelhante no dia seguinte. Já no último dia de disputa, os ventos chegaram a 20 nós e proporcionaram um espetáculo no Canal de São Sebastião e uma descontraída festa na Praça da Vela onde familiares e amigos permaneciam à espera da premiação que contou com a presença dos secretários de Esportes, Wladimir Rodrigues do Santos, da Cultura e Turismo, Marianita Bueno, da Habitação e Planejamento, Roberto dos Santos, e da Administração e Governo, Urandy Rocha Leite, o qual representou o prefeito Ernane Primazzi homenageado ao final da solenidade com uma placa de agradecimento pelo incentivo e apoio ao esporte.
Totalmente restaurada, a Praça da Vela agradou aos participantes que teceram elogios aos trabalhos da atual Administração. Elogiaram, igualmente, a receptividade promovida pela equipe da Seesp. “Realmente percebemos nos atletas uma satisfação em poder desfrutar deste lugar que poderá ser usado, com certeza, por outras modalidades esportivas”, disse Rogério Cozendey, chefe de divisão de projetos da Juventude. Segundo Rodrigo Fontana Ventura Alves, chefe de divisão de Esportes Náuticos o apoio recebido das Secretarias de Administrações Regionais, Cultura e Turismo, Saúde, Educação e Segurança Urbana, por meio da Ditraf (Divisão de Trânsito), Defesa Civil e Guarda Municipal foi de suma importância para o êxito da Semana de Vela. “Tudo deu certo; não houve incidentes ou acidentes. Esta competição foi excelente; a equipe – como um todo – está de parabéns”, comentou Ventura, observando que no dia 5 de dezembro deve ocorrer a Regata da Marinha.
A 6ª Semana de Vela contou com o patrocínio da Marinha do Brasil, Mobil, Unibanco, Sorveteria Rocha, Kite Point São Sebá, Octupus Solution, Hotel Porto Grande, Associação de Vela de São Sebastião e Federação de Vela do Estado de São Paulo.

Tabela de Classificação

Optimist Iniciante

1º lugar: Matheus Nunes, de São Sebastião
2º lugar: Sofia Gil, de São Paulo
3º lugar: Hélio Neto, de Ilhabela

Optimist Veterano Infantil
1º lugar: Vitor Gonzáles, de São Paulo

Optimist Feminino
1º lugar: Sofia Gil, de São Paulo
2º lugar: Larissy Leandro, de São Sebastião
3º lugar: Kauanne Rodrigues, de São Vicente

Optimist Geral
1º lugar: Victor Gil, de São Paulo
2º lugar: Matheus Nunes, de Ilhabela
3º lugar: Sofia Gil, de São Paulo

Holder Iniciante
1º lugar: Erick Vinicius, de Praia Grande
2º lugar: Thiago Rios, de Praia Grande
3º lugar: Jefferson Bastos, de Ilhabela

Holder Feminino
1º lugar: Mariana Matheus, de Ilhabela
2º lugar: Daniella Fagiane, de Praia Grande
3º lugar: Carolina Santos, de São Vicente

Holder Pré-Master
1º lugar: José Carlos de Souza, de Praia Grande

Holder Geral
1º lugar: Max Gondo, de Praia Grande
2º lugar: Rafael Silva, de Praia Grande
3º lugar: Thiago Rios, de Praia Grande

Byte Júnior
1º lugar: Roberto Pontes Filho, de São Sebastião
2º lugar: Samuel Solano, de São Sebastião
3º lugar: Venino Mattos, de São Sebastião

Byte Feminino
1º lugar: Laleska, de São Sebastião
2º lugar: Cristina Dehn, de São Paulo

Byte Geral – Válido pelo Campeonato Paulista
1º lugar: Roberto Pontes Filho, de São Sebastião
2º lugar: Samuel Solano, de São Sebastião
3º Venino Mattos, de São Sebastião

Dingue Geral
1º lugar: Thiago Santana e Keila Menezes, de Praia Grande
2º lugar: Ivan Silva e Larissa Fernandes, de Praia Grande
3º lugar: Paulo Silva e Davi Rocha, de São Sebastião

Dingue Iniciante
1º lugar: Juan Silva e Larissa Fernandes, de São Sebastião
2º lugar: Paulo Silva e Davi Rocha, de São Sebastião
3º lugar: Diego Santos e João dos Santos, de São Vicente

420 Feminino
1º lugar: Daniele Cardial e Daniele Adler, de São Paulo
2º lugar: Isabelle Caldeira e Lara Piquet, de São Paulo

420 Geral
1º lugar: Felipe Caldeira e Allan Dale, de São Paulo
2º lugar: Danielle Cardial e Daniele Adler, de São Paulo
3º lugar: Ricardo Pellicciotta e Antonio Kaspar, de São Paulo

Laser Standard Geral
1º lugar: Rafael Mendes, de Ilhabela
2º lugar: Carlos Bolina, de Ilhabela

Laser Radial Geral
1º lugar: Rafael Massis, São Sebastião
2º lugar: Stefano Mazzaferro, de São Paulo

Laser 4.7 Geral
1º lugar: Givago Pontes, de São Sebastião
2º lugar: Marina Pellicciotta, de São Paulo

Hobie Cat 16 Geral
1º lugar: Luís Silva e Gabriel Trama, de São Sebastião
2º lugar: Drauzio Morgante e Adriana Overgoor, de Ilhabela

Fórmula Júnior (Windsurf)
1º lugar: Guilherme dos Reis, de Ilhabela
2º lugar: Luca Faler, São Paulo
3º lugar: Sebastian Erd, São Paulo

Fórmula Sport Open (Windsurf)
1º lugar: Paulo dos Reis, de Ilhabela
2º lugar: João Kleber, de São Paulo
3º lugar: Fábio Bangeiove, de Ilhabela

Titesurf Open
1º lugar: Deicola de Oliveira, de Ilhabela
2º lugar: Raoni Souza, de Ilhabela
3º lugar: Ricardo Coil, de São Sebastião(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Ciama entrega certificados para formandos da 2ª Turma do Curso Noturno

São Sebastião - Dois casais e duas mães (gestantes), receberam certificados de conclusão do curso noturno para gestantes promovido pelo Ciama (Centro de Aleitamento Materno), com apoio da Prefeitura de São Sebastião, através da Sesau (Secretaria de Saúde), na noite de quinta-feira, dia 3.
As aulas, que tiveram início no dia 6 de agosto, foram incisivas ao apresentarem às futuras mães – algumas vezes acompanhadas por familiares – todo o trabalho desenvolvido pelo próprio Ciama nas dependências do Centro de Saúde da Topolândia, na região central da cidade.
Palestras sobre a importância do pré-natal, as modificações gravídicas, a anatomia e fisiologia da lactação e do parto, desmistificando o parto e o poder da mulher que dá à lulz, além da realização de dinâmicas de grupo – com a participação de alguns familiares – foram ministrados por profissionais da área a exemplo da própria coordenadora do Ciama, enfermeira Carla Bruço. Seguindo o cronograma do curso, foram proferidas, ainda, palestras sobre os cuidados com o recém-nascido e com a puérpera.
Na noite do encerramento, ocorreu uma aula descontraída com massagens e exercícios corporais como a shantala e o yoga, pouco antes da entrega dos certificados às participantes. “Os pais que participaram ficaram meio receosos de fazer a shantala por levarem em consideração terem as mãos grandes, mas foram esclarecidos que isso não tem importância; o importante é o toque firme, porém suave, o que transmite carinho à criança”, disse Carla acrescentando ter sido positiva a participação dos pais e familiares às aulas.
Uma nova turma está prevista para começar no dia 10 de setembro com aulas semanais às quintas-feiras, das 19h às 20h.
Serviço: O Ciama fica na rua Antonio Pereira da Silva, 280. Outras informações pelo telefone (12) 3892-5381.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Começa a 6ª Semana de Vela de São Sebastião em homenagem ao Dr. Mário de Oliveira

São Sebastião - Com cerca de 80 participantes de nove diferentes categorias foi aberta neste sábado (05/09) a 6ª Semana de Vela de São Sebastião. Neste ano, o evento é desenvolvido em homenagem póstuma ao advogado Dr. Mário de Oliveira, um dos maiores incentivadores dos esportes náuticos do Litoral Norte e fundador das Escolas de Vela de São Sebastião e Ilhabela. Na abertura do evento, o prefeito Ernane Primazzi recordou uma célebre frase do Dr.Mário, à época em que comandava o Departamento de Vela do município e o prefeito era secretário municipal: “Nunca me esqueci desta frase do Dr. Mário, dita aqui mesmo na inauguração desta Praça da Vela, alertando que São Sebastião ficava de costas para o mar, quando deveria estar sempre de frente para o mar”.
O chefe do Executivo afirmou também que todas as homenagens que forem feitas ao Dr. Mário “sempre ficarão aquém do que ele realmente merece”. Ernane enfatizou que a luta do fundador da Escola de Vela de São Sebastião sempre foi no sentido de superar as imensas dificuldades para que o iatismo deixasse de ser um esporte de elite para ser praticado por aqueles de menor poder aquisitivo. “Cabe agora a vocês, da nova geração, dar prosseguimento a esse importantíssimo trabalho do saudoso Dr. Mário”, afirmou o prefeito.
Antes do prefeito, o velejador Fernando Freitas Oliveira, em nome dos demais atletas, também homenageou o Dr. Mario de Oliveira. Ele disse que esse ano foi marcado também por outras duas importantes perdas do esporte: os velejadores Renato Frenkental e Edval “Dega”.A seguir, Fernando leu uma emocionante carta de despedida escrita por um dos filhos do Dr. Mário de Oliveira.
O evento foi prestigiado por dezenas de admiradores do esporte que lotaram a Praça da Vela, no bairro do Porto Grande. A Banda Municipal Maestro Ladislau de Mattos, sob o comando do maestro Almir Clemente abrilhantou a abertura do evento, que contou também com os secretários municipais Wladmir Rodrigues dos Santos (Esportes), Urandy Rocha Leite (Administração) e Marianita Bueno (Cultura e Turismo), além dos vereadores Ernaninho e Artur Balut. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Ernane ressalta a liberdade de expressão no 7 de setembro

São Sebastião - O prefeito Ernane Primazzi, vereadores, secretários municipais e autoridades militares participaram na manhã desta segunda-feira (07/09) da solenidade cívica de hasteamento das bandeiras, em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. O evento foi realizado na Praça da Marinha, na Rua da Praia.
O chefe do Executivo lembrou da importância da data, ressaltando o clima de liberdade que hoje impera no município e no país. “Esse é o bem mais precioso que temos. Não podemos nos esquecer nunca desta data e daqueles que lutaram para que pudéssemos estar neste momento de liberdade democrática e liberdade de expressão”.
Mais uma vez Ernane lamentou não poder promover o desfile escolar em comemoração à data cívica em função da epidemia da gripe H1N1. “Acatamos a determinação da Secretaria da Saúde por prevenção. A vida é mais importante do que tudo e não poderíamos colocar nossas crianças em risco, pois a aglomeração de pessoas facilita a disseminação da doença. Mesmo assim, no final deste mês ou início de outubro, vamos promover um concurso de fanfarras para que o treinamento que os alunos fizeram para esta data possa ser mostrado para a população”, finalizou o prefeito. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Festival Infantil e Batizado de Capoeira serão realizados em Boiçucanga

São Sebastião - No próximo dia 13, o projeto Lenda Viva realizará dois eventos no bairro de Boiçucanga, situado na Costa Sul de São Sebastião. Trata-se do 1º Festival Infantil e do 2º Batizado de Capoeira, incluindo a troca de cordão.
Segundo o professor de capoeira Élson Souza dos Santos, a iniciativa visa resgatar e preservar os fundamentos e a tradição da arte, além de estimular as crianças e adolescentes à prática da capoeira.
De acordo com ele, 20 crianças carentes que residem na comunidade do Areião (núcleo congelado pela Prefeitura) serão batizadas. “O projeto social está no local há seis anos”, conta Santos.
Durante o festival, os participantes assistirão a um vídeo sobre a vida do mestre Bimba, criador da capoeira regional (golpes rápidos), além de palestras relacionadas à capoeira de angola (golpes lentos), apresentação de toques e seqüência da capoeira regional, entre outras atrações.
Aproximadamente 100 capoeiristas são esperados ao evento a ser realizado a partir das 9h30 em um dos pavilhões localizados na praça Pôr-do-Sol, com a presença dos grupos Senzala, de Caraguatatuba, e Raiz Negra, do Centro da cidade.
O acontecimento tem o apoio da Prefeitura, por meio das Secretarias de Esportes (Seesp), de Cultura e Turismo (Sectur) e das Administrações Regionais (Seadre), através do Departamento da Administração Regional Costa Sul.
Serviço – A praça Pôr-do-Sol fica na avenida Walkir Vergani, quase em frente ao Pronto Socorro de Boiçucanga.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Handebol e esportes radicais fecham ciclo de palestras da 1ª Semana de Educação Física em São Sebastião

São Sebastião - Um tradicional, outro nem tanto. Mas ambos com algo em comum: qualidade de vida. Foi com o handebol e a dupla skate/bicicross que a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Seesp (Secretaria de Esportes), encerrou o ciclo de palestras da 1ª Semana de Educação Física na noite de sexta-feira, dia 4, no Teatro Municipal.
Presentes ao evento, Wladimir Rodrigues dos Santos e David Camargo Júnior, respectivamente secretário e diretor de Esportes, falaram para aproximadamente 80 pessoas sobre a importância do evento, dos convidados e das experiências transmitidas durante os últimos dias a exemplo da história de vida do campeão sulamericano de handebol Carlos Augusto Del Matto e Lacerda, o Carlito, e da ânsia do professor de Educação Física pós graduado em Jogos Cooperativos; Gestão, Orientação e Supervisão Escolar e em Psicomotricidade, Alberto Lourenço Júnior, autor ainda do livro “Avaliação em Educação Física Escolar: Instrumentos e Processos para o Ensino Fundamental”, em proporcionar, através dos esportes radicais melhor qualidade de vida à comunidade local.
Além do título de campeão sulamericano, Carlito, pentacampeão brasileiro (invicto) e por 13 vezes campeão paulista, falou sobre sua vida no esporte: o início, apogeu, queda (por causa das drogas e do álcool) e reinício com a ajuda de amigos. “Comecei cedo; em 1987 já havia ganho muitos campeonatos; havia me tornado o “super-homem”, nada podia me impedir, no ano seguinte minha queda começou, porém não percebi, quando me dei conta já era um dependente químico e, se existe um inferno, este é o uso compulsivo das drogas. Passei por sete clínicas de recuperação e então, um dia, olhei para trás para ver o que havia conquistado e vi isto (quadro de medalhas). Elas não pagam contas, não constroem família; entretanto o que vivenciei com elas, constrói e passei a lembrar-me daqueles que andaram comigo e que não entraram para o mundo das drogas, do álcool e me encontrei. Perdi dez anos de minha vida. Hoje vivo o dia de como se ele fosse o último e agradeço por tudo; mesmo se estou com dor, agradeço. E digo que estar aqui, neste momento, é um presente que recebi desta cidade a qual escolhi como minha casa”, revelou. “Vim para somar”, acrescentou o ex-atleta atualmente lotado na Seesp e no comando da seleção sebastianense de handebol.
Com a palestra sobre “Iniciação aos esportes radicais: Desenvolvendo uma metodologia para o ensino das modalidades skate e bicicross”, Alberto Lourenço Dias, professor efetivo das Prefeituras de São Sebastião e Caraguatatuba, falou sobre o contexto e a relevância socioculturais para a evolução dos esportes, ressaltando alguns fatores a exemplo de ser, o esporte em si, “patrimônio da humanidade”. Mencionou o bicicross e o skate como opções para melhorar a qualidade de vida da população sebastianense. “Se você tem disposição, pode praticar esportes radicais; o que não se pode fazer é esperar para acontecer. Eu não espero, faço!”, frisou o palestrante que apresentou ainda ao público o vídeo documentário “The Ultimate X”, mostrando a origem do skate no cenário esportivo.
A 1ª Semana de Educação Física foi encerrada com chave de ouro tendo direito à festa (com música eletrônica) e coquetel.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura de São Sebastião realiza captação de água pluvial em Barra do Una

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria das Administrações Regionais (Seadre), realiza a captação de água pluvial na avenida Magno dos Passos Bittencourt, uma das principais vias públicas do bairro de Barra do Una, situado na região sul da cidade.
O serviço é executado pelos servidores lotados na Regional de Juquehy, ligada ao Departamento das Administrações Regionais da Costa Sul, com o objetivo de drenar a água das chuvas.
De acordo com o chefe da divisão, Jorge Paulo Pereira, na época em que o calçamento da avenida foi implantado não houve a realização da drenagem no local, em frente ao largo da igreja católica “Nossa Senhora do Carmo”. Em função disso, a água das chuvas não tinha vazão para o rio Una e empoçava no terreno da igreja.
Em breve outras ações, como a retirada de vegetação dos passeios públicos (calçadas), serão efetuadas pela Regional de Juquehy para facilitar a locomoção e oferecer mais segurança aos pedestres. No bairro existem vários pontos onde há muitas plantas que impedem a passagem de pedestres obrigando-os a circular pela via pública.
Na próxima semana, a Divisão de Tráfego (Ditraf), ligada à Secretaria da Segurança Urbana (Segur), também colocará placas de sinalização no principal acesso à praia de Barra do Una com o objetivo de impedir o estacionamento de motocicletas.
A reivindicação é um pedido da Sociedade Amigos de Barra do Una (Sabu), que informou à Prefeitura ser o local utilizado por motoqueiros para estacionar seus veículos. Recentemente, em uma parceira celebrada entre a Regional de Juquehy e a Sabu, o acesso foi adaptado para oferecer condições de acessibilidade às pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

 EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Ubatuba -A Associação Comercial de Ubatuba convoca os seus Associados para participarem da Assembléia Geral Extraordinária, que será realizada no próximo dia 10 de setembro, em sua sede, à Rua Dr. Esteves da Silva, 51, centro, em primeira convocação às 16h30min ou em segunda convocação 30 minutos após, para deliberar sobre as seguintes alterações no estatuto social:
- Acrescentar no artigo 2º, inciso d) a palavra esportiva; “criar, manter, extinguir ou patrocinar, por si ou mediante convênios e parcerias, atividades de natureza cultural, esportiva, social, científica e filantrópica”.
Objetivo – permitir a elaboração de projetos esportivos visando obter verbas para investimento na área do Clube da ACIU.
- Alterar o número mínimo de presença para realização de assembléia geral, artigo 24, parágrafo 1º, que está com texto exigido pelo Código Civil Brasileiro de 2002, que foi revogado, voltando a utilizar o texto anterior.
Objetivo – fazer a readaptação às mudanças no Código Civil Brasileiro.
Para participar da Assembléia é necessária a presença de um representante legal da empresa associada ou de um preposto devidamente documentado, principalmente com a prova do vinculo com a empresa.
Contamos com a presença de todos os associados.(Fonte: ACIU)

Evento da Amprogás em Ubatuba tem novo horário

Ubatuba -A primeira reunião ordinária da Amprogás (Associação dos Municípios Produtores de Gás Natural da Bacia de Santos) que será realizada em Ubatuba na próxima sexta-feira, 11, tem novo horário. A programação terá início a partir das 14 horas, na sede da Associação Comercial de Ubatuba (e não mais no período da manhã, conforme havia sido divulgado anteriormente). Prefeitos e vereadores de Ubatuba, Ilhabela, Caraguatatuba, São Sebastião, Peruíbe, Iguape, Paraibuna, Jambeiro, Caçapava, Praia Grande, além de deputados federais e estaduais da região participarão do encontro.
A reunião terá como objetivo a entrega de documentos da regularização da Amprogás aos municípios participantes, a explicação sobre medidas administrativas e o funcionamento da Associação.

Questões em debate
Prefeitos, vereadores e deputados farão uso da palavra para se manifestar quanto a exploração do gás. Técnicos da Petrobras informarão sobre a situação atual da Plataforma de Exploração do Campo de Mexilhão.
A Associação foi criada em junho desse ano e o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, que será o anfitrião dessa primeira reunião ordinária, é o secretário da Amprogás e o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, o presidente.
Para o prefeito de Ubatuba, “a questão da exploração de gás em nossa região é algo que tem que ser tratado de forma séria, comprometida e com a união dos municípios envolvidos. “Precisamos trabalhar para minimizar os impactos e conquistar o desenvolvimento sustentável que buscamos para a região”, afirmou Eduardo Cesar.(Fonte: ACIU)

Aciu informa: Vagas de Emprego

Ubatuba -Restaurante Porto do Cais está admitindo garçom e garçonete (entre 18 e 25 anos) e cozinheira (o), (não é necessário ter experiência)
Av: Plinio França, 45 – Saco da Ribeira (ao lado do mercadinho do Pier). Tel: 3842 3113.
Falar com Joana.

Padaria abre vagas para:
Caixa (com noções de informática);
Atendente de balcão;
Chapeiro;
Ajudante geral;
Copeiro;
Garçom;
Pizzaiolo;
Hostess (boa aparência) .
Agendar entrevista por telefone: 3836 2333 tratar com Jéssica.

Mercado Pacaembu dispõe de 1 vaga para açougueiro com experiência.
Favor levar currículo e carta de referencia no ato da entrevista.
Falar com Glece.
Horário para entrega dos currículos: das 8:30 a 13:30 e das 14:30 as 18:30.
Av. Pacaembu, 90- Estufa 1.

Prezado associado, se sua empresa também estiver admitindo entre em contato conosco.
(12) 3834 1449
E-mail: imprensa@aciubatuba.com.br

Para se informar sobre as outras vagas disponíveis na Aciu acesse: www.aciubatuba.com.br (Fonte: ACIU)

Vereador Mico agradece a presença do Prefeito Eduardo César no Bairro do Perequê-Mirim

Ubatuba -Na 5ª feira dia 03, o Prefeito Eduardo César acompanhado dos Senhores Mauro de Freitas, Geraldo Rofino e do Secretário de Esporte e Lazer Luiz Roberto, se reuniram com o Vereador Mico para tratarem de assuntos do Bairro do Perequê-Mirim.
Entre os vários assuntos tratados na reunião, Mico enfatizou a urgência na manutenção de várias ruas do bairro, situação que tem encaminhado ao Prefeito inúmeras Indicações apontando as necessidades mais emergenciais da comunidade.
“Quanto às melhorias nas ruas do bairro, nas últimas semanas solicitei ao Prefeito que enviasse ao Perequê-Mirim pessoal para realizar alguns serviços urgentes solicitados pela comunidade, tais como limpeza e nivelamento de ruas, pintura de postes e retirada de entulho, serviços estes, que a Prefeitura enviou ao bairro na 5ª feira pessoal da Secretaria de Obras e durante todo o dia realizaram serviços na comunidade”, comenta Mico.
O Vereador Mico também discutiu com o Prefeito Eduardo César, a necessidade de manutenção na tubulação de algumas ruas, situação que o Prefeito solicitou do Srº. Mauro que estude cada caso e atenda esta demanda do bairro.
Outro assunto da pauta foi a urbanização da Avenida Marginal, onde o Prefeito falou do Projeto e serviços que ainda estão em andamento, como a ponte que será construída sobre o rio em frente a casa de materiais, desta forma, os carros não precisarão circular pela Rodovia e o trajeto do Perequê-Mirim a Enseada poderá ser feito pelas marginais.
O término da quadra do bairro mereceu do Vereador importância na reunião. Mico disse que tem realizado junto com amigos e com a Associação em Defesa do Perequê-Mirim, algumas melhorias na quadra, como limpeza da área e serviços de pedreiro, onde estão chapiscando as paredes para diminuir o desgaste das bolas.
Nesse assunto, o Prefeito Eduardo César se comprometeu com o Vereador em terminar estes pequenos serviços e que na próxima semana irá enviar ao bairro materiais necessários, onde Mico colocou-se a disposição para acompanhar e realizar os trabalhos se for preciso. O Prefeito concluiu dizendo que está quase certo a inauguração da quadra para o próximo dia 17.
Mico acertou com o Beto, Secretário de Esportes, detalhes sobre a “Escolinha de Futebol” que a Secretaria irá manter no bairro. O Vereador enfatizou sobre as reuniões que tem feito com a Associação em realizar este trabalho com crianças e adolescentes, criando assim, uma parceria da Associação com a Prefeitura Municipal, que para o Secretário, este trabalho conjunto será um grande ganho para a comunidade.
A quadra do Rio Escuro também mereceu a atenção do Vereador Mico, que inclusive fez uma Emenda no orçamento de 2010 para que a Prefeitura destine verba para o seu término e melhorias. Mico disse que entende os aspectos negativos da crise Mundial e a redução dos recursos do Município, e que o Prefeito Eduardo César tem tido uma grande responsabilidade em equacionar a receita pública, mas salientou que entregar a quadra do Rio Escuro devidamente terminada, é um importante compromisso com a comunidade.
“Agradeço em nome da comunidade a atenção do Prefeito Eduardo César com o Bairro do Perequê-Mirim e dizer da importância destas reuniões de trabalho para discutir as necessidades e expectativas da comunidade. Tratamos de serviços em andamento e os que merecem uma maior atenção, e juntos buscamos um entendimento do que é melhor para os moradores e a forma mais rápida de poder resolvê-los. Obrigado Prefeito e a sua Assessoria por esta reunião e mais uma vez agradeço em nome do bairro por atender minhas solicitações de melhorias à comunidade”, finaliza Mico.
(Divulgação)

Banco do Povo anuncia novas facilidades para empréstimo ao microempreendedor

Ubatuba -O Governo do Estado de São Paulo divulgou nesta quarta, 2, a redução da taxa de juros para empréstimos do Banco do Povo Paulista (BPP). O índice, que era de 1% ao mês, passou para 0,7%. Outra novidade é a desburocratização dos empréstimos. Para os empréstimos até mil reais, as concessões serão agilizadas. Para pagar a primeira parcela, o cidadão terá 60 dias de carência, ao invés dos 30 habituais. Para quem fizer o segundo empréstimo, haverá 90 dias para quitar a primeira parcela.
Além disso, será dispensada a comprovação de renda do avalista no primeiro empréstimo e a partir do segundo, não será mais necessária a apresentação do fiador. A garantia poderá ser aceita por meio dos Fundos de Aval criados pelos próprios municípios.
A facilitação também ocorrerá na internet. A partir de dezembro de 2009, o cidadão poderá solicitar e ter o crédito aprovado acessando o site www.bancodopovo.sp.gov.br. Esse serviço vai possibilitar maior transparência e agilidade dos recursos. Hoje, pela internet, é possível apenas fazer uma pré-solicitação de crédito e simular o valor total que o empreendedor pagará pelo empréstimo.
Em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (SEBRAE-SP), o BPP ainda disponibilizará cursos de capacitação empreendedora para todos os agentes de crédito, membros dos comitês de crédito e clientes.

O que é Banco do Povo
O Banco do Povo Paulista é um programa de crédito, fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Ubatuba e visa atender os pequenos empreendedores que desejam aumentar seus empreendimentos.
Costureiras, vendedores ambulantes, pescadores, profissionais autônomos, proprietários de carrinhos de lanches, revendedores de cosméticos, entre outros, podem adquirir financiamentos de equipamentos e mercadorias, de R$ 200 a R$ 5 mil. Cooperativas também podem pedir financiamento de R$ 200 a R$ 25 mil.
O Banco do Povo Paulista atende em Ubatuba no Paço Municipal das 9h às 12h e das 14h às 17h. Mais informações pelo telefone 3833-7880 e pelo e-mail bpp@ubatuba.sp.gov.br . (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Fundart abre inscrições para Concurso Literário no próximo dia 10

Ubatuba -As inscrições para o tradicional Concurso Literário de Ubatuba, promovido pela Fundação de Arte e Cultura (Fundart) têm início no próximo dia 10. O lançamento do Concurso Literário de Ubatuba será no Restaurante Bucaneiros no próximo dia 9, a partir das 20h, com uma atração especial, vinda de São Sebastião: o grupo “Samba e Choro”.
O concurso engloba poesias, contos e textos teatrais. Cada categoria do concurso homenageia uma personalidade ubatubense, sendo assim, o Concurso de Poesias leva o nome de “Idalina Graça”; o Concurso de Contos, de “Washington de Oliveira” e Concurso de Texto Teatral, “Tia Helô”, em homenagem à professora Heloísa Salles de Oliveira.
Poderão participar os escritores amadores ou profissionais, residentes em todo Litoral Norte e Vale do Paraíba, exceto funcionários da Fundart e componentes da Comissão Organizadora do Concurso. A temática é livre e os trabalhos deverão ser inéditos. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas na sede da Fundart, situada na Praça Nóbrega, antigo Fórum, até o dia 2 de outubro. O regulamento completo está disponível no site da Fundart: www.fundart.com.br . Mais informações pelos telefones: (12) 3833 7000/7001.
Segundo o presidente da Fundart, Pedro Paulo Teixeira Pinto, estes concursos já se tornaram tradição na história de Ubatuba e nos dois últimos anos, vêm superando as expectativas. O número de inscrições tem aumentado, assim como a qualidade das obras. “É uma forma de envolver a comunidade, despertar vocações e homenagear gente que fez e faz a história de nossa cidade. Ao longo dos anos, nossos concursos têm revelado respeitados autores que abordam os mais variados temas com muita criatividade.”(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Abertas inscrições para escolas municipais a partir do dia 8

As inscrições para novos alunos que queiram estudar na rede municipal de ensino, desde a creche até o ensino fundamental, estarão abertas a partir do dia 8 de setembro.
Pais ou responsáveis devem comparecer a escola municipal mais próxima de sua residência, com o seu RG, um comprovante de endereço e os documentos da criança, como certidão de nascimento e carteira de vacinação.
Todas as escolas municipais estarão preparadas para receber sua inscrição, no horário de funcionamento das secretarias das escolas, das 8 às 11h30 e das 13 às 17 horas.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Pescadores ubatubenses iniciam atividades no Mercado Municipal de Peixes

Ubatuba -Após dois meses e meio de inscrições e um total de 82 inscritos, os pescadores ubatubenses iniciaram suas atividades no Mercado Municipal de Peixes nesta quinta-feira, 3. No dia anterior, técnicos da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento, realizam uma reunião com os pescadores com o objetivo de informar sobre o funcionamento do mercado e o monitoramento que será feito mensalmente, visando a qualidade do pescado.
Em seu discurso, a secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, afirmou que a democracia foi estabelecida. “Antes, somente pessoas vinculadas à Associação dos Pescadores de Ubatuba podiam comercializar no local. A possibilidade para que todos os pequenos pescadores possam, igualmente, utilizar o Mercado foi conquistada através de um decreto do Executivo. Muitas vezes, medidas que parecem dolorosas visam o bem da coletividade. O governo municipal quer que os pescadores tenham o retorno financeiro de seu trabalho.”
A gerente de Abastecimento da Smapa, Luana Tozaki, explicou que o monitoramento semanal do pescado terá o objetivo de agregar valores aos produtos, devolvendo credibilidade ao Mercado de Peixes. “Nosso objetivo é fomentar o escoamento da produção. Neste sentido, iremos realizar cursos de capacitação e dar todo o respaldo técnico necessário. Como conseqüência, o consumidor terá mais segurança para comprar, sabendo que está consumindo um bom produto.”
Representando os pescadores, o presidente da Colônia Z-10, Joedes Teixeira da Silva, mais conhecido como Chacrinha, afirmou que é um novo momento na história do mercado. “É hora de nos unirmos para que o Mercado fique melhor a cada dia. Esse espaço é nosso, é de lá que tiramos o sustento de nossas famílias, por isso, temos que zelar por ele.”
Além dos cursos promovidos pela Vigilância Sanitária, estão previstas capacitações diversas, de acordo com a necessidade do setor pesqueiro. Também está prevista a reforma do Mercado, com o objetivo de oferecer melhor infraestrutura aos comerciantes e consumidores. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Prefeitura penhora imóveis inadimplentes para futuro leilão

Ubatuba -A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Consultoria Jurídica de Execução Fiscal está realizando a penhora de 49 imóveis que integram o primeiro lote de leilões, que acontecerão ainda este ano. Além deste lote, está prevista a penhora de mais 200 imóveis até o fim de 2009. Os imóveis penhorados estão localizados nos mais diversos bairros, de norte a sul do município. A inadimplência nos processos de execução fiscal soma hoje um valor superior a R$ 100 milhões.
Outra medida que vem sendo tomada desde o ano passado é o bloqueio da conta bancária do executado. Somente este ano, já foram realizadas mais de 300 penhoras online, que significa o bloqueio judicial das contas bancárias através do Banco Central.

Anexo fiscal
Em maio deste ano, foi instalado no Fórum de Ubatuba, o Cartório das Fazendas Públicas, chamado Anexo Fiscal, o que agilizou o andamento dos processos de execução fiscal. Antes disso, as execuções fiscais corriam na 1ª e 2ª varas, concorrendo com processos de toda natureza. Agora, o setor de execução fiscal possui um cartório e um juiz corregedor para dar andamento a esses processos. O anexo fiscal acumula hoje cerca de 90 mil processos. Destes, 80 mil são municipais e apenas 10 mil correspondem a dívidas com o Estado e União.
A consultora jurídica de Execução Fiscal da prefeitura, Sandra Lopes, explica que a instalação do anexo foi positiva para a municipalidade. “Além de permitir maior celeridade ao andamento processual, o anexo conta com procedimentos especializados, como o andamento dos processos em blocos, o que agilizará a satisfação das execuções. Esse processo como um todo equilibra as relações entre os contribuintes, uma vez que os devedores frequentes sofrerão as penas legais de suas inadimplências. A idéia não é prejudicar ninguém e sim fazer o certo. A prefeitura precisa arrecadar esse dinheiro para trazer benefícios à coletividade.”(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Avançam negociações para instalação de ponto de operações do Exército em Ubatuba

Ubatuba -O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, recebeu nesta quinta-feira, 3, representantes do Exército e do Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) para discutir sobre a possível instalação de um ponto de operações do Exército no aeroporto de Ubatuba.
De acordo com o prefeito, as negociações avançaram e já foi firmado um acordo verbal com os presentes no encontro para que seja dado andamento aos procedimentos necessários. “O fato de termos uma base do Exército beneficiaria toda a população, permitindo inclusive a chegada de helicópteros durante a noite. Para nós, como cidade turística, seria um avanço considerável”, avalia o prefeito Eduardo Cesar.
Para o General-de-Brigada do Exército, Roberto Sebastião Peternelli Junior, “o ponto de operações permitirá que se tenha também um heliponto, que operará por instrumentos. Mesmo à noite será possível a decolagem e pouso de aeronaves, inclusive em casos de emergências, como uma UTI”.
O General ressaltou também a questão turística que envolve as negociações: “outro fato importante é o desenvolvimento do turismo que a instalação deste ponto de operações vai trazer para Ubatuba. A área apresentada atende os requisitos técnicos, mas ainda temos que verificar as licenças com os devidos órgãos”.
Além do General Peternelli, estavam presentes na reunião o Superintendente do Daesp, Sérgio Augusto de Arruda Camargo; o engenheiro do Daesp, Jamil Abukater;, o Diretor da Administração Regional de Itanhaém, José Antonio da Fonseca; o diretor da Divisão de Aeroportos do Interior, José Mauro de Figueiredo Garcia e a administradora do aeroporto de Ubatuba, Cleonice B. da Silva Andrade.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Produtores rurais serão beneficiados com entrega de produtos para merenda escolar

Ubatuba -Produtores rurais do Sertão do Ubatumirim estiveram reunidos na última semana na sede da Administração Regional Norte da Prefeitura de Ubatuba discutindo os mecanismos para a entrega de mercadorias para a merenda escolar municipal. Isso se deve a possibilidade de aquisição direta do produtor, da polpa de juçara, através da empresa terceirizada incumbida do abastecimento da alimentação escolar.
Segundo o administrador da Regional Norte, José Roberto Júnior, “a Prefeitura estará através da empresa terceirizada adquirindo diretamente do produtor para atender as escolas, ou seja, sem atravessadores. O prefeito Eduardo César deixou bem claro que além da criança ser beneficiada com uma merenda de qualidade, é importantíssimo que as verbas destinadas às compras de produtos cheguem também aos nossos produtores rurais”, enfatizou Júnior.

Banana ouro e polpa de juçara
Para este semestre as entregas inicialmente englobarão principalmente banana ouro, uma espécie adequada para a alimentação infantil nas escolas e de grande produção na região. Com a atuação do IPEMA (Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica) foram capacitados alguns produtores que hoje também trabalham com a produção da polpa de juçara, uma atividade de exploração de cunho sustentável, que vem dando resultado muito positivo. “Este produto também fará parte dos alimentos entregues à merenda escolar, sendo a valorização de uma nova atividade muito promissora em nosso município, detentor de uma vasta área de Mata Atlântica conservada. Este patrimônio deve ser aproveitado em benefício do bem estar social e econômico”, declarou José Roberto Júnior. “Os recursos investidos na alimentação escolar, sendo repassados à produção local, geram melhores condições de renda para nossos agricultores, que oferecem produtos de excelente qualidade e devem ser valorizados”, finaliza o Administrador da Regional Norte .(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Evento da Amprogás em Ubatuba tem novo horário

Ubatuba -A primeira reunião ordinária da Amprogás (Associação dos Municípios Produtores de Gás Natural da Bacia de Santos) que será realizada em Ubatuba na próxima sexta-feira, 11, tem novo horário. A programação terá início a partir das 14 horas, na sede da Associação Comercial de Ubatuba (e não mais no período da manhã, conforme havia sido divulgado anteriormente). Prefeitos e vereadores de Ubatuba, Ilhabela, Caraguatatuba, São Sebastião, Peruíbe, Iguape, Paraibuna, Jambeiro, Caçapava, Praia Grande, além de deputados federais e estaduais da região participarão do encontro.
A reunião terá como objetivo a entrega de documentos da regularização da Amprogás aos municípios participantes, a explicação sobre medidas administrativas e o funcionamento da Associação.

Questões em debate
Prefeitos, vereadores e deputados farão uso da palavra para se manifestar quanto a exploração do gás. Técnicos da Petrobras informarão sobre a situação atual da Plataforma de Exploração do Campo de Mexilhão.
A Associação foi criada em junho desse ano e o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, que será o anfitrião dessa primeira reunião ordinária, é o secretário da Amprogás e o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, o presidente.
Para o prefeito de Ubatuba, “a questão da exploração de gás em nossa região é algo que tem que ser tratado de forma séria, comprometida e com a união dos municípios envolvidos. “Precisamos trabalhar para minimizar os impactos e conquistar o desenvolvimento sustentável que buscamos para a região”, afirmou Eduardo Cesar. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Comunidade do Recanto Itamambuca se reúne com Prefeitura para buscar melhorias

Ubatuba -O administrador da Regional Norte, José Roberto Júnior, esteve na última semana reunido com a SAMITA (Sociedade de Amigos e Moradores do Itamambuca), juntamente com Secretário de Educação, Arnaldo Alves e o Secretário de Obras, João Paulo Rolin, e também com moradores do bairro Recanto Itamambuca.
A reunião abordou vários assuntos, como a discussão referente à área que a comunidade está pleiteando junto à justiça em favor do Esporte Clube Itamambuca. Neste caso, não houve até o momento um pronunciamento final quanto aos trâmites na justiça. O desejo da comunidade assim que transcorridos os trâmites, é de doar esta área para a municipalidade, e em troca, a Prefeitura faria benfeitorias em prol da população local, como a criação de uma área esportiva, com playground e demais opções de lazer.

Creche e escolinha de futebol
Outra reivindicação importante foi tratada no sentido de realizar o sonho de uma creche entre o loteamento Itamambuca e o Recanto. O administrador da Regional Norte aproveitou a oportunidade para dar uma boa notícia para a comunidade, anunciando a criação da escolinha de futebol de Itamambuca em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, para o início de 2010, no campo do Itamambuca Futebol Clube. Para José Roberto Junior, a criação da escolinha é uma forma de apoiar o trabalho social que a SAMITA desenvolve no bairro, e a preocupação em prover entretenimento aos jovens.
Paralelamente à reunião, ocorreu uma vistoria em conjunto com o Secretário de Obras onde foram verificados serviços de manutenção das vias, como a pavimentação de mais um trecho da via principal do bairro, a rua Manoel Soares da Silva e a colocação de tubulações em locais de difícil escoamento de águas pluviais. A reunião foi encerrada com a possibilidade de manutenção de algumas demais vias do bairro. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Vacinação antirrábica chega ao extremo sul de Ubatuba

Ubatuba -Depois de percorrer todo o município, a equipe do Centro de Controle de Zoonoses chega ao extremo sul de Ubatuba neste sábado, dia 5. Até o momento, foram vacinados 8.073 cães e 1.283 gatos. A meta é atingir 80 % da população destes animais, ou seja, 13.262 cães e 4.234 gatos. No sábado seguinte, dia 12, a equipe retorna ao extremo norte, para percorrer os bairros que não foram atingidos pela vacinação, devido às chuvas que ocorreram no dia programado. Nas vilas e praias em que o acesso é feito somente de barco, o agendamento da vacinação será feito diretamente com as comunidades.
Para quem perdeu a oportunidade de vacinar os animais em seu bairro, esta é a última oportunidade de fazê-lo, comparecendo à Superintendência de Proteção à Saúde, situada na rua Alfredo Araújo, 34, próximo à Prefeitura, das 8h às 16h30.

Orientações
Os animais devem ser conduzidos aos postos de vacinação com coleira e guia, acompanhados por um adulto, portando a carteirinha de vacinação do animal. No caso de raças consideradas agressivas, é obrigatório o uso de focinheira. Os postos fixos funcionam das 8h às 16h30. Os volantes iniciam suas atividades nos bairros mais distantes às 8h, percorrendo todas as ruas. Portanto, é preciso que uma pessoa responsável fique aguardando os agentes.

Confira os bairros desta semana:
Postos volantes: Vila Mariana, Vila do Sossego, Recanto Lagoinha; Lagoinha; Rio Escuro (da Emei Carpinetti até Sertão das Cotias); Monte Valério (sentido Sertão das Cotias); Caçandoquinha; Praia do Pulso
Postos Fixos: Maranduba (Unidade Mista e Polícia Militar); Sertão da Quina (Unidade de Saúde); Rio Escuro (Unidade de Saúde)(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)


Semana de 04/09 a 10/09/2009
Cine Porto – 3833 -2066

“FORÇA G”
Aventura infantil !!! Dublado!!!
Ás 15:30 hs - 17:20 hs.

“MARIDO POR ACASO”
Comédia romântica !!!
C/ Uma Thurman !!!
Ás 19:10 hs - 21:00 hs

Toda quarta feira é dia de “QUARTA MALUCA”. Todos pagam R$ 4,00
Nosso site : www.cinemasdolitoral.com.br
 

Em algum lugar do passado

Ubatuba - Releitura da musica tema do filme "Em algum lugar do passado" com imagens de Luiz Tolosa e edição e Emilio Campi:


 

Poesia Topo

Anuncie

Feliz aniversário, Flavinha

Quando a gente nasce
recebemos uma página em branco
pra escrever e desenhar a vida.
Quando a gente morre
tem que mostrar pra Deus
tudo o que a gente fez.
E aí vamos perceber
que entre nossas garatujas
há rabiscos de crianças,
desenhos de flores,
corações desenhados,
belas palavras rimadas
ou sem rimar
e é isso que vai nos salvar.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Faltas e Excessos

Quem se arriscou a sair por aí neste feriadão (1/2 boca) pode constatar a cada passo o descompasso da falta do cumprimento das leis, digamos (ao menos) as da boa convivência e civilidade (imagine que é preciso leis para tanto) e aplicações de posturas municipais, principalmente para parte daqueles que nos visitam e tratam a nossa cidade (deles também) como a casa da mãe Joana. A permissividade latente e escancarada de tudo para tudo promove, incentiva e, praticamente apóia a ZORRA TOTAL. Cômico se não fosse trágico! Lugar comum? Não somos um lugar comum. Aqui temos até ambientalóides!!! Imaginem! Onde se abrigam destes temas tão não menos “ambientais”?
Outro dia um amigo reclamou (muito) porque que foi multado, pela Guarda Municipal, por estar dirigindo e falando no celular. O que ele queria afinal? Que o policial fizesse “vista grossa”? Se ao menos ele estivesse de bicicleta, na contramão, levando crianças na cestinha da frente, outra na cadeirinha de trás, passando na contra mão (ou no sinal fechado) e aí, também falando no celular... aí sim! Sim? Não! Seria perdoável. Afinal tratar-se-ia de um ciclista, em sua inofensiva “máquina” sem causar nenhum risco a circulação de veículos de diferentes tipos e portes. Muito menos trazendo riscos aos pobres pedestres que “pererecam” nas e pelas (estreitas e esburacadas) calçadas repletas de ferros-seguranças-contra-roubos para as “bices”. Os idosos? FD-SE. Nem é bom lembrar.
Agora, se ele (o tal meu amigo) também fosse um, dos muitos “turistas” dirigindo seu carro discoteca, com o som tão alto, no “Úrtimo” extrapolando meteoricamente (imagine) os decibéis permitidos e aceitos pela silenciosa CETESB (aqueles índices sônicos, que por muito menos fecharam até discoteca de verdade) aí sim!!! Também não. Também não seria incomodado em seu “divertimento”. Seria novamente “perdoado”! Mesmo que ele e os seus passageiros (sentados nas janelas) estivessem com latinhas de cerveja nas mãos (explodindo com seus bafos qualquer bafômetro), destratando aos urros transeuntes... Sim...! Perdoar é divino!
A cidade afinal, precisa realmente do dinheirinho destes turistas, digamos “acidentais”? De altíssimo risco? Ainda bem que temos uma boa infra, na Santa Casa santa, para enfrentar esta verdadeira loucura que acomete estes vândalos. O cenário com traços quase iraquianos ao contrário do que muitos não acreditam, espanta (para longe) a clientela veranista, aquela de alto poder aquisitivo (que paga as nossas contas) que se incomoda com este teatro de guerra e quase já não voltam. Cegos, cremos e investimos em navios. Ficaremos muito em breve a vê-los. Bem ao longe, na linha do horizonte.
Os “tapetes” estão ondulados de sujeira, descasos e, incompetência. Falta zelo. Em excesso. Responsabilidade então... Nem se fale.
Ronado Dias

Crônica

Estado mórbido da cultura local
Julinho Mendes – Ubatuba,01/09/09

Aconteceu mais uma Caiçarada – V festival de cultura popular de Ubatuba.
Vou aqui parabenizar e também desparabenizar. Parabenizar pelo esforço de seus organizadores de nos proporcionar um pouco de cultura, entretenimento e alegria. De tentar intercambiar informações e conhecimentos. De tentar mostrar a turistas e locais um tiquinho do que temos aqui. Sabemos que não é fácil promover um evento cultural diante de um estado mórbido em que se encontra a educação e a cultura na atual geração de jovens. Não é fácil enfrentar a estupidez e a inutilidade de um realyt show(cultura da ignorância e desinformação) apresentado pelas tv’s brasileiras, e sem contar ainda com a desaprovação de certas instituições religiosas a respeito do folclore, das lendas e de outros costumes culturais.
Somado a isso, agora desparabenizando(se é que existe a palavra), observa-se a inércia de nossos diretores culturais, secretários e assessores educacionais e secretários e dirigentes turísticos em não promoverem discussões, projetos e execuções, sobre a questão cultural da cidade. Como resgatar, como ensinar, como promover, como valorizar, como sustentabilizar a cultura local e como transformar um jovem estudante em artista(músico, ator, cantor, cenógrafo, locutor...)???
Em que ações resultaram ou resultarão a Semana da Educação que tivemos aqui em Ubatuba, mês passado? Sei que foi gasto muito e muito dinheiro!
Falo isso porque é vergonhoso ver um município como Ubatuba, com tantas histórias, tantas lendas, musicas, danças, e não termos nos dias da Caiçarada um grupo se quer de jovens estudantes de nossas escolas, de nossas associações de bairros, de nossas entidades filantrópicas, de nossas igrejas,... se apresentando e dando orgulho para a cidade, no referido festival de cultura popular. É lamentável! Foi vergonhoso!
Senhor presidente da Fundart, senhor secretário de Turismo, senhor secretário de Educação, senhores vereadores, senhor prefeito. Foi e lamentável a atuação de Ubatuba no V Festival de Cultura Popular – Caiçarada, em nossa própria terra. Não tivemos uma representação escolar da cidade. Não tivemos a dança da fita, não tivemos congada, não tivemos a tradicional dança do boi, não tivemos xiba, não tivemos culinária, artesanato. Cadê os grandes grupos de capoeira de Ubatuba? Cadê as academias de danças? Cadê os índios guaranis com suas canções? Foram convidados os cirandeiros de Paraty, os congadeiros de São Sebastião, o reisado e a cavalhada de São Luiz, os fandangueiros de Iguape e Cananéia? Que festa popular foi essa? Não me lembro de ter visto um vereador, o secretário de educação, o secretário de turismo, o presidente da ACIU, passando por lá para dar um apoio. Ta falido! Ta tudo as mínguas minha gente! Lembram do tal RESGATE? Tudo balela!
Me desculpem senhores, não estou falando como político partidário e muito menos como inimigo ou opositor político(coisa que nem isso atualmente temos nessa cidade), estou falando como caiçara, cidadão que tem orgulho dessa terra, estou falando como educador, como cristão que não vive enfiado em igreja e que sabe que a coisa ta feia em termos culturais e sociais em nossa terra. A criminalidade, a droga e a falta do que fazer entre os jovens está aumentando; e de seminário de educação, de passeios ao exterior, de falar bonito nas rádios e jornais, nada se vê de ação em prol dessa geração que está crescendo sem conhecimento das raízes, dos seus valores, de seus potenciais, sem perspectivas profissionais.
É senhores, quero eu estar errado, mas a política de vocês esta equivocada! A política de vocês não está servindo pra quase nada! Vocês não poderão falar que levaram e deram a essa geração jovem que está crescendo, a cultura de nossa terra! Não! É só apadrinhamentos, zona azul, moções, orelhões, luminárias, ... Fala sério hem!
Espero que não fiquem bravos comigo, e sim que entendam as minhas palavras. Espero que haja uma transformação nessa morbidez e que no próximo Festival de Cultura Popular de minha cidade, grupos de jovens estudantes de nossas escolas (municipal e estadual) participem da festa: dançando de baixo do boi, rodando fita, batendo bastões na congada, tamanqueando xiba, cirandando, contando causos, sorrindo,... e alguns dizendo: - A beleza da arte me tirou das drogas! E outros ainda falando: - Sou profissional da arte graças ao que me transmitiram sobre a cultura de minha terra!
Ééééé! Jesus quer que marchemos para uma educação de qualidade. Jesus quer que marchemos contra a corrupção e bandalheira. Enfim.
 

Nossos Comerciais!

Um dia na S.O.S. Cão Caraguá


Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Praia do Sapé  © Luciano Cancelier

Praia do Sapé
© Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editora: Emiliane Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor