Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 10 de Setembro de 2009 - Nº 2135 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região
-

Caraguatatuba
Módulo Participa do Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios
PAT de Caraguá anuncia novas vagas de emprego
Fundo Social assina convênio para curso do Senai
Tuberculose na mira da Saúde
Câmara aprova Pauta e Urgências

Ilhabela
Prefeito Toninho Colucci conquista agência da Caixa Federal para Ilhabela
Toninho Colucci preside a 1ª Reunião da Amprogás nesta sexta em Ubatuba
9ª Regata do Camarão será neste sábado em Ilhabela
X Travessia do Canal agita Ilhabela no próximo fim de semana
Prefeitura de Ilhabela inicia coleta de dados para implantar “Luz para todos” nas comunidades tradicionais

São Sebastião
Secretaria de Educação abre matrículas para o próximo ano letivo em São Sebastião
Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião e Samju entregam certificados em Juquehy
Segur realiza treinamento de formação de socorristas aos Agentes de Trânsito
Aline Barros vai abrir a primeira festa evangélica de São Sebastião
Moradores do bairro Saveiro são atendidos pela Ecobus com novo itinerário de ônibus

Ubatuba
Ubatuba recebe encontro internacional de geógrafos em outubro
Santa Casa inaugura nova capela e elevador para macas
Reunião da Amprogás em Ubatuba acontecerá na próxima sexta-feira

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

Litoral Norte


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Módulo Participa do Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios

Caraguatatuba - O Centro Universitário Módulo participará do Dia Mundial de Limpeza das Praias e Rios, em Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo, que acontece em 19 de setembro. A iniciativa faz parte do Clean Up World, campanha mundial que reúne pessoas interessadas em ações de preservação do planeta, como plantio de árvores e limpeza das águas.
Realizado simultaneamente em mais 120 países, o movimento conta com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Google. O Módulo fará a doação de sacos de lixo e luvas para apoiar a iniciativa.(Fonte: UniMódulo)

PAT de Caraguá anuncia novas vagas de emprego

Caraguatatuba - O PAT de Caraguá informa que hoje, 10 de setembro, às 8h30, serão selecionados candidatos para 40 vagas de pedreiro e 30 de ajudante. É necessário ter seis meses de experiência na carteira de trabalho na área da construção civil.
O PAT está localizado na rua Taubaté, nº 520, no bairro do Sumaré, telefone para contato (12) 3882-3237.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Fundo Social assina convênio para curso do Senai

Caraguatatuba - O Fundo Social de Solidariedade assinou na última semana convênio com o governo do Estado para o curso de Montagem, Manutenção e Reparos em Bicicletas, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A capacitação profissional integra o programa “Pedalando e Aprendendo”.
A assinatura ocorreu durante um encontro de primeiras-damas e prefeitos no Palácio do Governo. O evento contou com a presença da primeira dama do Estado, Monica Serra.
O curso está previsto para ocorrer entre 26 de outubro e 1º de dezembro no município. Serão 24 vagas destinadas a alunos da rede estadual de ensino, com idades acima de 16 anos. Apenas 17 municípios do Estado foram beneficiados com o programa.
A presidente do Fundo Social de Caraguá, Eloiza Antunes, disse que o projeto apresentado pelo município para obtenção do curso teve propostas voltadas para a segurança dos ciclistas, além de ideias para manutenção e expansão das ciclovias. “A capacitação será muito importante para nossos estudantes. Vamos nos reunir com a Delegacia Regional de Ensino para definir os próximos passos”, ressaltou. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Tuberculose na mira da Saúde

Caraguatatuba - A secretaria de Saúde de Caraguá realiza, de 19 a 23 de setembro, a Campanha de Combate à Tuberculose. O município é considerado prioritário devido ao grande número de casos. No último mês de julho foram registrados sete casos novos. Outros 35 pacientes estão em tratamento.
O objetivo da campanha é investigar e localizar novos casos de tuberculose. Até o final do ano, a secretaria tem que diagnosticar 920 pessoas, cerca de 1% da população, estimada em aproximadamente 92 mil pessoas, de acordo com a Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados).
A coordenadora do Programa de Hanseníase e Tuberculose da secretaria de Saúde, enfermeira Alexandra M. Fonseca do Nascimento, explica que as pessoas que apresentam tosse persistente, principal sintoma da doença, devem procurar a enfermeira do posto de saúde mais próximo de sua casa. “Não há necessidade de passar pelo médico. O exame do escarro é realizado pela própria enfermeira e caso o resultado seja positivo, o tratamento é rápido (cerca de seis meses) e gratuito”, explica Alexandra.
A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa e a contaminação é de pessoa a pessoa. A cidade já registrou um óbito este ano. Em 2008, houve três óbitos e em 2007, sete.

Serviço:
De 19 a 23 de setembro, nas Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 16h(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Câmara aprova Pauta e Urgências

Caraguatatuba - A 28ª Sessão Ordinária semanal da Câmara Municipal de Caraguatatuba registrou apenas um adiamento entre os 9 (nove) Projetos constantes na Ordem do Dia e a aprovação de 2 proposituras em Regime de Urgência. Esta foi a primeira Sessão de Câmara a ser transmitida pela Internet na cidade.
O único projeto adiado tem a autoria do Vereador Aurimar Mansano (PTB) e trata de disponibilizar Psicólogo para os alunos da 1ª a 4ª séries da Rede Municipal de Ensino.
Foram aprovados em Regime de Urgência 2 propostas do Executivo. A primeira abre Crédito Especial de R$ 100 mil para o JORI (Jogos da Melhor Idade) e o segundo e último projeto abre Crédito Especial ao Orçamento de 2009 no valor de R$ 41.672,20 .
Os Parlamentares aprovaram Título de Cidadão Caraguatatubense para o Deputado Aloysio Nunes Ferreira Filho (PSDB), de autoria da Vereadora Vilma Teixeira de Oliveira Santos - Vilma do Posto (PSDB); Do Vereador Omar Kazon (PR) sobre afixação do quadro de identificação dos Funcionários da Rede Pública de Saúde e sobre a Comissão Mista para estudos e revisão de Valores Imobiliários.
Do Vereador Aurimar Mansano (PTB) foi aprovado Projeto que cria Programa Municipal de Segurança a Banhistas e do Vereador Pedro Ivo (DEM), a inclusão no Calendário Oficial da Semana de Luta contra a Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e a proposta que institui a Política Municipal de Prevenção e Atendimento à Gravidez na Adolescência.
O Vereador José Mendes de Souza Neto - Neto Bota (PSDB) aprovou autorização ao Executivo para a colocação de lixeiras para a coleta de derivados de tabaco, em frente aos estabelecimentos públicos e do Vereador Cristian Alves de Godoi - Baduca Filho (PDT) que obriga a manter nas bibliotecas das unidades da Rede Municipal de Ensino, exemplares das Constituições Federal, Estadual e Municipal, Estatuto dos Servidores e Plano de Cargos e Carreiras do Magistério.
No Expediente foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 6 Projetos de Lei, bem como discutidos, votados e aprovados 3 Moções e 53 Requerimentos, além da leitura de 80 Indicações durante o intervalo.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Prefeito Toninho Colucci conquista agência da Caixa Federal para Ilhabela

Ilhabela - Ilhabela ganha ainda este ano uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF). O anúncio foi feito pela Gerente Geral da CEF, Cláudia Ramos de Oliveira, durante o desfile cívico-militar que comemorou os 204 anos de Emancipação Político-Administrativa do município na última quinta-feira (3/9).
“Atendendo uma reivindicação do prefeito Toninho Colucci e da população de Ilhabela, a Caixa Federal instalará sua agência aqui no arquipélago, beneficiando turistas e moradores, que terão acesso aos mais variados serviços”, salientou a gerente.
A agência será instalada no Centro da cidade. A iniciativa de Colucci faz parte do projeto de revitalização da Vila, que perdeu grande parte do movimento com a mudança de todas as agências bancárias para o bairro do Perequê. O banco vai contar com serviço de câmbio, benefício que será de grande valia para os visitantes que chegam nos cruzeiros. “É de extrema importância a chegada de mais um banco federal para nossa cidade e com certeza trará grandes benefícios para nossos moradores e turistas”, finalizou Colucci. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Toninho Colucci preside a 1ª Reunião da Amprogás nesta sexta em Ubatuba

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), presidirá nesta sexta-feira (11/9), às 13h30, em Ubatuba, a primeira reunião ordinária da Amprogás – Associação dos Municípios Produtores de Gás Natural da Bacia de Santos. O encontro será realizado na sede da Associação Comercial e Industrial de Ubatuba.
Além do presidente da Amprogás, prefeito Toninho Colucci, também participam da reunião os prefeitos Eduardo César (Ubatuba), Antonio Carlos da Silva (Caraguatatuba), Ernane Primazzi (São Sebastião), Milene Bargieri (Peruíbe), Roberto Francisco dos Santos (Praia Grande), Maria Elisabeth Negrão (Iguape), Antonio Marcos de Barros (Paraibuna), Carlos Roberto de Souza (Jambeiro) e Carlos Antonio Vilela (Caçapava). Também foram convidados os presidentes de Câmara dos municípios associados à Amprogás e por onde passa o Gasoduto Caraguatatuba-Taubaté (Gastau), bem como os deputados federais Arnaldo Jardim (PPS), Aldo Rebello (PC do B) e Marcelo Ortiz (PV) e ainda os deputados estaduais Carlinhos de Almeida (PT), Mozart Russomano (PP), David Zaia (PPS), Fausto Figueira (PT), Luciano Batista (PSB) e Samuel (PSDB). Participa ainda da reunião ordinária o coordenador geral de fiscalização do Escritório da ANP em São Paulo, Alcides Amazonas.
O presidente apresentará o estatuto da Amprogás e minuta de projeto de lei autorizando a filiar-se e contribuir para associação. Também está prevista a apresentação da situação atual da plataforma de exploração do Campo de Mexilhão, implantação do gasoduto até a Unidade de Tratamento em Caraguatatuba a Obra da UTGCA – Monteiro Lobato e implantação do GASTAU pela equipe da Petrobrás liderada pelo engº. José Luiz Marcusso, gerente geral da Unidade de Negócio de Exploração e Produção de Petróleo da Bacia de Santos. A última reunião da Amprogás foi realizada em junho, na cidade de Peruíbe (SP).(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

9ª Regata do Camarão será neste sábado em Ilhabela

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Diretoria Náutica da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, e o Pindá Iate Clube promovem neste sábado (12/9) a 9ª Regata do Camarão. As classes convidadas são Oceano, ORC Club, ORC Internacional, RGS, Nacra, 420, 470, Holder, Hobie Cat 14, Hobie Cat 16, Optimist e Snipe.
Os velejadores participam da largada, às 13h, em frente ao Píer da Vila, e seguem até a bóia na Praia do Perequê por Boreste e uma bóia na Praia da Armação por Boreste, com chegada em frente ao Píer da Vila. A comissão pode modificar conforme o vento antes ou durante a regata.
Após o término da regata haverá coquetel de camarão e a tradicional Canoa de cerveja e refrigerantes, além da confraternização e premiação no Pindá Iate Clube.
As inscrições podem ser feitas na sede da Diretoria Náutica da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, localizada na avenida Bartolomeu de Gusmão, 140, na praia do Pequeá. Informações pelo telefone (12) 3896- 1765 ou 3896-6737. O valor das inscrições é de R$ 20 por tripulante.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

X Travessia do Canal agita Ilhabela no próximo fim de semana

Ilhabela - A Associação dos Esportistas de Ilhabela (AEI) promove no próximo fim de semana (12 e 13/9), com o apoio da Prefeitura, Sabesp, Governo do Estado e comércio local, a “Sabesp Maratona Aquática - X Travessia do Canal Ilhabela 2009”. A prova integra as comemorações dos 204 anos de emancipação político-administrativa do município e faz parte da campanha “Ilhabela é pra valer”, que prevê ainda descontos em hospedagem, restaurantes e passeios turísticos. A travessia do canal é uma prova tradicional em Ilhabela e está sendo resgatada após quatro anos de interrupção.
Este ano o percurso será de 3,5 km e as vagas são limitadas a 200 participantes, que vão se dividir em diversas categorias (masculino e feminino por idades, militar e portadores de deficiência). Os atletas concorrem a premiações em dinheiro e troféus para os três primeiros colocados de cada categoria. Os interessados em participar devem acessar o site da Associação dos Esportistas: www.aei.esp.br.

Programação
No sábado (12/9), a Academia Loa, no Perequê, recebe a Clínica de Natação de Águas Abertas com o atleta, técnico e palestrante Christian de Almeida Carvalho, em dois horários: 10h às 12h e das 14h às 17h. Em seguida, às 18h, será feita a entrega dos kits com camiseta e touca de silicone da ProSwim. Na sequência está previsto um bate papo com Glauco Rangel, professor de Educação Física, que vai falar sobre suas experiências com natação em águas abertas e dar dicas para a travessia.
No domingo (13/9), dia da prova, a concentração começa às 7h30 na Praça de Eventos Roberto Fazzini (antigo campo de aviação) no Saco da Capela, onde os atletas embarcam numa escuna rumo a São Sebastião, para a largada. Após duas horas a prova será encerrada. Durante todo o percurso haverá embarcações de apoio aos participantes.

Troféu Mario Bello
O grande destaque da X edição da Travessia do Canal de São Sebastião é o troféu Mário Bello, honraria que será destinada ao primeiro colocado de Ilhabela que esteja no ranking do circuito Ilhabela de Natação, provas que vêm sendo realizadas desde o início do ano. A proposta da AEI é fazer com que a homenagem seja transitória, ou seja, o troféu Mário Bello passará para as mãos do vencedor ilhéu de cada edição.
O troféu Mario Bello leva o nome e pertenceu ao atleta e professor de Educação Física que iniciou muitos munícipes na modalidade, além de pautar sua trajetória na Ilha em projetos sociais e esportivos, voltados a portadores de deficiência e pacientes em recuperação de AVC (Acidente Vascular Cerebral), como o Projeto Natação Utilitária e a talassoterapia. Recentemente, Mário Bello foi agraciado com o Título de Cidadão Honorário de Ilhabela, num reconhecimento pelos serviços relevantes prestados à cidade.

Ação Educativa Ambiental
Como parte do evento, a Prefeitura de Ilhabela realiza ainda a “Campanha Pró Balneabilidade do Mar”, expondo trabalhos dos alunos da EM Profª Mércia do Nascimento Dias, desenvolvidos em ações educativas ambientais que visam a promoção de educação ambiental, com ênfase na conscientização para a disposição correta dos resíduos e esgoto domiciliares, buscando melhoria na qualidade de vida. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura de Ilhabela inicia coleta de dados para implantar “Luz para todos” nas comunidades tradicionais

Ilhabela - Uma comissão formada por membros da Prefeitura de Ilhabela, Ministério das Minas e Energia, Secretaria Estadual de Saneamento e Energia e empresa Elektro visitou na última semana a comunidade tradicional do Jabaquara, ao lado Norte da Ilha, com o objetivo de colher dados estatísticos para implantar o Programa Luz Para Todos (PLPT), do Governo Federal.
De acordo com o diretor de modernização administrativa da prefeitura, Sérgio Roberto do Vale, as informações dos moradores vão servir de base para a proposta de implantação do programa, através de uma possível matriz energética alternativa.
O serviço de energia elétrica é direito do cidadão e há muito faz parte das reivindicações dos moradores de comunidades tradicionais como o Bonete, Castelhanos e Ilha de Búzios. A intenção do prefeito Toninho Colucci é levar o programa a todas essas localidades, melhorando assim de forma substancial a qualidade de vida dos munícipes.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Pousada Bem Viver - Momentos Felizes

Secretaria de Educação abre matrículas para o próximo ano letivo em São Sebastião

São Sebastião - Continuam abertas as matrículas para o próximo ano letivo em São Sebastião. Destinada às crianças, jovens e adultos que estão fora da escola ou que não freqüentaram a rede pública neste ano letivo.
A medida – de acordo com a secretária de Educação, Ângela Couto – visa planejar um atendimento adequado à demanda escolar no município na educação infantil (creche e pré-escola), ensino fundamental e educação de jovens adultos.
Para se inscrever o responsável deverá comparecer à escola mais próxima à sua residência onde haja o tipo de ensino pretendido munido de documento pessoal do candidato à vaga, ou seja, certidão de nascimento ou RG civil, além de comprovante de residência.
A secretária ressalta o fato dos alunos que já são estudantes na rede pública serem isentos da nova inscrição e frisou a data do encerramento, 30 de setembro, para que os pais ou responsáveis não percam o prazo, visto ser esta – a matrícula – responsabilidade da família.
Serviço: As inscrições poderão ser feitas de segunda à sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião e Samju entregam certificados em Juquehy

São Sebastião - O Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião, órgão ligado à Secretaria de Governo (Segov) da Prefeitura, e a Sociedade Amigos de Juquehy (Samju) entregaram na noite de 4 de agosto, certificados de conclusão para aproximadamente 30 mulheres que participaram do curso de copeira e camareira.
A iniciativa visa capacitar à mão de obra local e tentar diminuir o desemprego no bairro e, consequentemente, na região. “É um meio de fazer com que os comerciantes não busquem trabalhadores de fora e aproveitem os que residem na cidade”, fala a professora graduada pelo Senac/SP, Juliana Diniz Berlinck, responsável pelo curso que tem duração de 42 horas.
De acordo com ela, esta é a segunda turma que se forma no bairro. A primeira registrou a participação de quase 40 mulheres.
Para a formanda Simone Marques dos Santos, 25 anos, que estava desempregada e foi contratada em função do aprendizado, o curso foi uma maravilha. “Achei muito bom participar das aulas porque fica bem mais fácil conseguir emprego. Os empresários querem pessoas qualificadas. Agora todo curso que tiver pretendo fazer”, afirma.
Para a chefe de Divisão do Fundo Social, Vera Alonso, que representou a primeira dama e presidente do órgão na solenidade, Roseli Trevisan Primazzi, a intenção da Samju em colaborar na questão social é ótima. “A iniciativa serve de exemplo para outras associações e é uma forma de promover a integração entre comunidade e comerciantes locais”, avalia. Segundo ela, em breve o Fundo Social de Solidariedade ministrará, no mesmo espaço, o curso de panificação artesanal em parceria com a associação. A entrega dos certificados também contou com a presença da diretora do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Paula Gato.
Segundo o presidente da Samju, Luiz Carlos David, um outro curso, cuja coordenadoria está sob a responsabilidade da professora Juliana, já começou em Juquehy e é ministrado gratuitamente às pessoas interessadas. Trata-se da Zeladoria Residencial, que envolve vários profissionais ligados a área, e tem duração de 60 horas.
Ao todo, 20 vagas foram colocadas à disposição. “Já temos cinco pessoas na fila de espera”, informa. No decorrer do curso, os alunos terão noções de hidrelétrica e elétrica; como realizar o tratamento de piscina e a conservação predial; jardinagem; relações interpessoais, além de treinamento com o Corpo de Bombeiros para combater incêndio.
O presidente informa, ainda, que na próxima semana 22 alunos da Escola Municipal de Juquehy começarão a ter aulas de reforço em relação às disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Segur realiza treinamento de formação de socorristas aos Agentes de Trânsito

São Sebastião - No período de 22 à 26 de Setembro, a Segur realizará, através do Cepatre- Centro Paulista de Treinamento e Emergências, o Curso de Formação de Socorristas para os Agentes de Trânsito, com a carga horária de 40 horas, sendo 20% teórica e 80% prática, com ênfase em liderança e motivação profissional.
De acordo com o instrutor do Cepatre, Sidney Tavares, a cidade de São Sebastião será a primeira, a nível nacional, a ter Agentes de Trânsito Socorristas, treinados para dar um pré-atendimento à população em casos de emergência, mudando, assim, a concepção de que os Agentes de Trânsito foram criados apenas para a fiscalização, mas também, como
Orientadores e Socorristas.
Além do Curso de Socorros e Resgate Urbano, os Agentes terão, também, Palestras sobre Motivação Pessoal/Profissional e Liderança, para melhor atuarem junto à comunidade.
Segundo o Secretário de Segurança Urbana, Coronel Vicente Perine Junior, muitas vezes os Agentes de Trânsito se deparam com acidentes graves, e com este treinamento, as vítimas poderão ter o pré-atendimento, objetivando proporcionar esses primeiros socorros até que o resgate ou a ambulância chegue ao local.

Cepatre
Localizado na cidade de São Paulo, o Cepatre é uma empresa Brasileira que presta serviços de Treinamentos e Cursos no setor de Emergências Médicas, Bombeiro Civil, Serviços de Ambulâncias e diversos tipos de serviços na área de Emergências e Medicina do Trabalho. Com atuações realizadas em todo o Estado de São Paulo e todo território nacional, com ênfase no segmento de Saúde e Engenharia de Segurança do Trabalho.
O Cepatre ministra, também, Palestras de Motivação Pessoal/Profissional e de Prevenção de Acidentes.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Aline Barros vai abrir a primeira festa evangélica de São Sebastião

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião já fechou a contratação de cinco dos maiores expoentes da música gospel nacional que irão se apresentar na primeira grande festa evangélica do município, que acontecerá entre os dias 16 e 25 de outubro, na Praça de Eventos da Rua da Praia. Também participarão do evento 10 renomados pregadores de diferentes denominações, indicados pelo Copass – Conselho de Pastores de São Sebastião. As informações foram passadas aos evangélicos pelo prefeito Ernane Primaszzi, em reunião ocorrida na noite da última segunda-feira, no teatro Municipal.
A abertura da Festa Evangélica (sexta-feira, 16/10), cujo nome será definido através de concurso no próximo dia 15, será abrilhantada pela cantora Aline Barros, considerada atualmente a maior estrela gospel brasileira. No dia seguinte (17/10), haverá a apresentação de Nívea Soares. No domingo (18/10), será a vez do Grupo Oficina G3, de muito popularidade notadamente entre os jovens evangélicos. A festa será concluída com os shows da cantora Cassiane (24/10) e do excelente grupo Trazendo a Arca, no domingo (25/10).
Nos demais dias, o evento terá a apresentação dos pregadores e também das bandas musicais das igrejas locais. São os seguintes os pastores pregadores que já confirmaram presença na primeira festa evangélica de São Sebastião: Davidson Carvalho, Jorge Linhares, Edson Cajueiro, Takayama, Carvalho Júnior, Nerildo Acioli, Silmar Coelho, Mike Shea, Márcio e Marcos Feliciano.
“Providenciamos as contratações após sugestões apresentadas pelos próprios evangélicos. Procuramos trazer para o evento realmente o que há de melhor na música gospel, pois queremos marcar esse primeiro evento de forma positiva e incluir a festa no calendário oficial do município. Ou seja, anualmente, no mês de outubro, os evangélicos terão um evento inteiro dedicado a eles”, disse o prefeito Ernane que, desta forma, cumpre uma promessa de palanque.
A realização do evento está inserida na Semana Sócio Cultural Evangélica, que será comemorada sempre na segunda quinzena de outubro, cuja oficialização se deu através de aprovação de um projeto de lei instituindo o evento na última sessão da Câmara Municipal.
O evento evangélico contará com uma estrutura semelhante à montada no último Arraiá Caiçara, na Rua da Praia. As diferentes denominações terão à sua disposição 60 barracas para explorar da melhor forma que desejarem durante o evento. O espaço vai abrigar também uma grande tenda para realização de eventos religiosos paralelos às apresentações musicais no palco principal.
O prefeito Ernane aposta no crescimento do evento com o decorrer dos anos. “Nesta primeira edição, não sabemos exatamente como as coisas vão acontecer por causa do pioneirismo. Nos anos seguintes, poderemos corrigir eventuais falhas e fazer com que o evento ganhe projeção regional, estadual e também nacional. Além do reconhecimento do Poder Público ao importantíssimo trabalho também social desenvolvido pelos evangélicos, o evento certamente também vai movimentar a economia local em um momento oportuno para os comerciantes”, enfatizou o chefe do Executivo.
O Conselho de Pastores informou que o nome da festa evangélica será definido no próximo dia 15. Para tanto, está em desenvolvimento um concurso que premiará o vencedor com um aparelho de TV de 42 polegadas. Podem participar evangélicos membros de igrejas instaladas no município. As sugestões de nomes têm de ser avalizadas pelo pastor de cada igreja que poderá indicar até três sugestões de nomes da festa. As indicações devem ser encaminhadas à Igreja Metodista da Paz, que fica na Rua Expedicionários Brasileiros, 212, centro de São Sebastião, ou através do e-mail cnpapini@uol.com.br até o próximo dia 14. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Moradores do bairro Saveiro são atendidos pela Ecobus com novo itinerário de ônibus

São Sebastião - Para atender ao pedido da Sabaja (Sociedade Amigos do Jaraguá), a empresa de ônibus de São Sebastião, Ecobus, a partir de amanhã, dia 10, vai desviar o itinerário do ônibus via Escolinha, no bairro do Jaraguá, na costa norte.
Com a mudança, o ônibus vai passar pelas Ruas Onuma e Japão, beneficiando os moradores do bairro Saveiro.
Para comemorar esta conquista, a Sociedade Amigos do Jaraguá convidou a gerência da Ecobus e o prefeito Ernane Primazzi para participarem de um evento, amanhã, às 17h30, que visa marcar a inauguração do novo itinerário.
“Com essa iniciativa a Ecobus atende a reivindicação da sociedade amigos e beneficia centenas de pessoas, que utilizam o ônibus para ir ao trabalho, fazer compras nos supermercados, além das crianças, idosos e cadeirantes. É uma grande conquista e, por isso, vamos comemorar”, explicou o presidente da Sabaja, pastor Risério Lacerda.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Ubatuba recebe encontro internacional de geógrafos em outubro

Ubatuba - O secretário de Turismo da Prefeitura de Ubatuba, José Bittencurt Jr., esteve reunido com representantes da Universidade de Taubaté (Unitau), para acertar detalhes do “11º Encontro Internacional Humboldt - Crise Sistêmica: Regulação ou Ruptura? ”, evento que acontecerá entre os dias 26 e 30 de outubro, no Campus Ubatuba. O principal objetivo deste encontro é discutir a dimensão da crise econômica mundial nos países da América do Sul.
O “11º Encontro Internacional Humboldt”, vai reunir mais de 200 participantes, entre pesquisadores, docentes e profissionais de Geografia, e demais ciências afins, como Sociologia, Antropologia, Ciência Política, Economia, Arquitetura e Urbanismo, Direito e alunos de instituições brasileiras e latino-americanas.
“É com prazer que a cidade recebe este importante evento internacional, promovido por instituições renomadas, que abordará um tema tão marcante para todos. Já nos colocamos à disposição para que tudo transcorra da melhor forma possível”, declarou o secretário.
A coordenação do encontro está a cargo da geógrafa Telma Souza Chaves, e serão abordados os seguintes eixos temáticos: Humboldt e América Latina, Ambiente, Economia e Sociedade, Problemáticas Urbanas e Rurais, Turismo e Exclusão Social, Geografia e Tecnologia.

Origens do encontro
Há dez anos sendo promovido em diferentes países, o evento, que teve origem na Argentina, será realizado pela segunda vez no Brasil e tem como objetivo promover debates sobre os aspectos geográficos e a promoção de interação de pesquisa e conhecimento científico nos países da América Latina.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Santa Casa inaugura nova capela e elevador para macas

Ubatuba - Acontece nesta sexta-feira, 11, a partir das 9h, a inauguração de um elevador de macas e da Capela Ecumênica da Santa Casa de Ubatuba. Neste dia, também será lançado um vídeo institucional e o site do hospital, com o primeiro acesso oficial durante a solenidade. O evento contará com a presença de autoridades, como o prefeito Eduardo Cesar, vereadores e deputados da Frente Parlamentar de Saúde: Mozart Russomano, Padre Afonso, Carlinhos de Almeida, Helio Nishimoto Goldin e Said Mourad.
O elevador de macas que será inaugurado dá acesso à Unidade de Cuidados Especiais, que fica na ala nova e superior do prédio. Essa mesma ala abrigará, em breve, a Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital. A Capela Ecumênica é um espaço na ala inferior, que dá aos pacientes e acompanhantes a oportunidade de fazer suas orações, independente da religião que pratiquem.
O site da Santa Casa terá um amplo conteúdo, que vai desde a história da instituição, serviços, estrutura, dicas de saúde, notícias, ouvidoria, cronograma do Banco de Sangue, escala médica, entre outras informações relevantes. O vídeo institucional mostrará a importância do hospital para a cidade e os avanços conquistados nos últimos anos. O objetivo deste vídeo é estimular a arrecadação de fundos através de um selo de responsabilidade social que está sendo criado pelo hospital.
A diretora administrativa da Santa Casa, Mara Franhani, afirma que essas são novas conquistas do hospital, que refletem no bom atendimento aos usuários. “São novos passos de uma longa caminhada, rumo a uma Santa Casa mais organizada, eficiente e moderna. Neste sentido, a Frente Parlamentar de Saúde tem um grande mérito. Muitas de nossas conquistas só foram possíveis com a ajuda deles. Nossos próximos passos serão: a inauguração da maternidade e pediatria, totalmente reformadas e a instalação da UTI.” (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Reunião da Amprogás em Ubatuba acontecerá na próxima sexta-feira

Ubatuba - Na próxima sexta-feira, 11, Ubatuba sediará a primeira reunião ordinária da Amprogás (Associação dos Municípios Produtores de Gás Natural da Bacia de Santos). O evento acontecerá a partir das 14 horas, na sede da Associação Comercial de Ubatuba. Prefeitos e vereadores de Ubatuba, Ilhabela, Caraguatatuba, São Sebastião, Peruíbe, Iguape, Paraibuna, Jambeiro, Caçapava, Praia Grande, além de deputados federais e estaduais da região participarão do encontro debatendo questões quanto à exploração do gás.
Técnicos da Petrobras informarão sobre a situação atual da Plataforma de Exploração do Campo de Mexilhão.

Recém criada
A Associação foi criada em junho desse ano e o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, que será o anfitrião dessa primeira reunião ordinária, é o secretário da Amprogás e o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, o presidente. A reunião terá como objetivo a entrega de documentos da regularização da Amprogás aos municípios participantes, a explicação sobre medidas administrativas e o funcionamento da Associação.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)


Semana de 11/09 a 17/09/2009
Cine Porto – 3833 -2066

“FORÇA G”
Aventura infantil !!! Dublado!!!
Ás 16:00 hs - 17:40 hs.

"OS NORMAIS 2"
Comédia !!!
C/ Fernanda Torres,Luiz F.Guimarães,Cláudia Raia !!!
Ás 19:20 hs - 21:00 hs

Toda quarta feira é dia de “QUARTA MALUCA”. Todos pagam R$ 4,00
Nosso site : www.cinemasdolitoral.com.br
 

Em algum lugar do passado

Ubatuba - Releitura da musica tema do filme "Em algum lugar do passado" com imagens de Luiz Tolosa e edição e Emilio Campi:


 

Poesia Topo

Anuncie


Artes do Menino Jesus

Goiabeiras, laranjeiras,
coqueiros, parreiras,
foram obras de Deus criador.
Já a jabuticabeira
com frutos em toda a extensão,
desde os galhos mais altos
até ao caule ao rés do chão,
foi arte do menino Jesus
na Terra da Santa Cruz.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Banheiros em Quiosques

É lamentável a cobrança do banheiro na praia de maranduba que cobra um real por uso do banheiro que é um verdadeiro chiqueiro e ao menos os dos homens tem um assento usável, sendo que, das duas latrinas somente uma tem assento e todo quebrada, ora Prefeitura quem sabe o valor (absurdamente alto) não seja o suficiente para bancar o uso do turista né! E sem falar que é somente 1 banheiro para milhares de turistas diários
Atenciosamente,

Eduardo Macedo


Nossos Comerciais!

Um dia na S.O.S. Cão Caraguá


Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Praia do Sapé  © Luciano Cancelier

Praia do Sapé
© Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editora: Emiliane Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor