Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 11 de Setembro de 2009 - Nº 2136 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região
Evento Regional de Educação Ambiental será realizado em maio de 2010

Caraguatatuba
CCZ dá apoio aos animais da cidade
Tuberculose na mira da Saúde
Golfinho Azul e Bela Vista vencem principais categorias do Caraguá a Gosto
Inscrições abertas para Copa da Criança
Em desfile, M. Officer de Caraguá mostrou a Coleção Primavera
Silmara faz projeto pedindo acupuntura para os munícipes
Vilma marca presença em reunião no Pegorelli

Ilhabela
Balcão de Empregos de Ilhabela oferece 25 vagas e divulga balanço do último mês
Circuito Cultural Paulista apresenta Berlam Belozo & a Banda Larga neste sábado em Ilhabela
Postos de combustíveis incluem diesel nos descontos de terça-feira da campanha “Ilhabela é pra valer!”
Prefeitura e Sebrae promovem Oficinas de Indicação Empresarial a partir da próxima semana
Escolas Estaduais da Ilhabela participam do 204º. aniversário do município
Próxima sessão da Câmara de Ilhabela acontece no dia 23 de setembro
Vereador propõe atendimento preferencial para doadores de sangue em Ilhabela

São Sebastião
Câmara de São Sebastião homenageia profissionais da imprensa do Litoral Norte
Vereadores homenageiam moradores com a entrega de moção de aplauso
Berçário do Morro do Abrigo terá evento beneficente na quadra do São Francisco
Começa o 11º Torneio de Sinuca de São Sebastião
Obras de pavimentação no Centro Histórico estão em fase final
Prefeitura de São Sebastião leiloa máquinas, equipamentos e veículos da frota municipal
Prefeitura de São Sebastião realizará “1º Expresso Caiçara” em Boracéia
Sebastianense é o sexto melhor velejador do mundo
Vereador PH questiona Secretaria do Meio Ambiente sobre lixo queimado no Varadouro
Atendimento oftalmológico na rede municipal é questionado pelo vereador PH
Vereador PH pede informações sobre caixa eletrônico na Rua da Praia

Ubatuba
Foi ontem a abertura do Concurso Literário Ubatuba – 2009
Feriado em Ubatuba supera expectativas, mas encontra problemas
Aluna da E.E. Aurelina é a artilheira do Litoral Norte na Olimpíada Colegial do Estado de SP
Projeto Dentista do Bem oferece tratamento bucal a alunos da E.E. Sueli
O N.U.V.E.M. através da OSC Celebreiros Ubatuba,convida à todos para o show Padê,dia 19 de setembro, as 21hs, na Sala ArtAud Nas Nuvens.
Ninhada de cadela abandonada aguarda família que os adote
Eleição da CIPA será realizada neste Mês, na Prefeitura de Ubatuba
Operadores de turismo europeu visitam Ubatuba

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

Evento Regional de Educação Ambiental será realizado em maio de 2010

Litoral Norte -  Na última reunião do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental (EA) do Comitê de Bacias do Litoral Norte de SP - GTEA/CBHLN, realizada no dia 08/09, na D.E. – Região Caraguatatuba foi definido que o Evento Regional de EA ocorrerá nos dias 27, 28 e 29 de maio de 2010, antecedendo as comemorações da Semana do Meio Ambiente.
Na realidade, o Evento Regional de EA é composto 03 eventos que se inter-relacionam: I Fórum Regional de EA; II Encontro de EA e Recursos Hídricos/CBH-LN; e o Seminário de Educação para a Sustentabilidade do Litoral Norte/CEDS. Estão previstas mesas-redondas com especialistas na área, apresentações de trabalhos (de escolas, ONGs, Órgãos públicos e privados etc.), oficinas, debates, entre outros. O evento será gratuito e aberto a todos os interessados.
Diversas instituições participam da organização do evento, tais como: Comitê de Bacias do Litoral Norte, Diretoria de Ensino – Região Litoral Norte, Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável, Agenda 21 do Litoral Norte, Secretarias Municipais de Educação de Ilhabela, São Sebastião, Ubatuba e Caraguatatuba; Secretarias Municipais de Meio Ambiente de Ubatuba e São Sebastião; Instituto Florestal, APA- Marinha, ASSU- Ubatuba, Associação Cunhambebe, Instituto SuperEco, Instituto Costa Brasilis, SABIÁ, Sabesp, entre outros.

Mais informações:

CBHLN
(12)3832-3816

D.E Caraguatatuba
(12) 3882-2107
(Fonte: DRE-Caraguatatuba)


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

CCZ dá apoio aos animais da cidade

Caraguatatuba - Cuidar dos animais é uma função de todos, e em Caraguá o Centro de Controle de Zoonoses possui um setor especifico para esse tratamento. Nele, os profissionais em veterinária dão suporte aos proprietários de pequenos e grandes animais, considerados de grande porte, como os cavalos.
Em entrevista à rádio Nova Oceânica Jovem Pan sobre o dia do veterinário (09/09), o profissional do CCZ, Guilherme Garrido, explicou à população todos os cuidados que os profissionais tem com esses animais e a ampla área de atuação no mercado. Entre elas, a de produção de alimentos e de medicamentos.
Segundo Garrido, Caraguá possui cerca de 25 mil cães e gatos, o equivalente a um para cada quatro habitantes. O veterinário lembra ainda que a cidade está em período de vacinação antirrábica. Caso o morador não tenha vacinado o seu animal ainda, basta entrar em contato com o CCZ pelo telefone (12) 3887-6085 e marcar um dia para a vacina.

CCZ pede cuidado com a Dengue
O Centro de Controle de Zoonoses, registrou 23 casos de dengue este ano. A preocupação é que, com a chegada do verão, esse número possa aumentar. “A população deve ficar atenta a possíveis criadouros”, ressaltou o veterinário.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Tuberculose na mira da Saúde

Caraguatatuba - A secretaria de Saúde de Caraguá realiza, de 19 a 23 de outubro, a Campanha de Combate à Tuberculose. O município é considerado prioritário devido ao grande número de casos. No último mês de julho foram registrados sete casos novos. Outros 35 pacientes estão em tratamento.
O objetivo da campanha é investigar e localizar novos casos de tuberculose. Até o final do ano, a secretaria tem que diagnosticar 920 pessoas, cerca de 1por cento da população, estimada em aproximadamente 92 mil pessoas, de acordo com a Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados).
A coordenadora do Programa de Hanseníase e Tuberculose da secretaria de Saúde, enfermeira Alexandra M. Fonseca do Nascimento, explica que as pessoas que apresentam tosse persistente, principal sintoma da doença, devem procurar a enfermeira do posto de saúde mais próximo de sua casa. “Não há necessidade de passar pelo médico. O exame do escarro é realizado pela própria enfermeira e caso o resultado seja positivo, o tratamento é rápido (cerca de seis meses) e gratuito”, explica Alexandra.
A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa e a contaminação é de pessoa a pessoa. A cidade já registrou um óbito este ano. Em 2008, houve três óbitos e em 2007, sete.

Serviço:
De 19 a 23 de outubro, nas Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 16h(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Golfinho Azul e Bela Vista vencem principais categorias do Caraguá a Gosto

Caraguatatuba - Robalo, pimentão, dendê, leite de coco, tomate e temperos especiais são os ingredientes do melhor prato da gastronomia de Caraguatatuba. A escolha, feita pelos mais de 6 mil clientes que participaram do Caraguá a Gosto 2009, foi divulgada em uma cerimônia realizada ontem (09) no Teatro Mario Covas. O prato é do Restaurante Golfinho Azul, que também venceu na categoria ‘Apresentação’.
O evento reuniu proprietários dos estabelecimentos, seus amigos e familiares, além da imprensa, para celebrar os resultados do maior festival de gastronomia do Litoral Norte. Neste ano, 22 estabelecimentos participaram com seus pratos e petiscos; ao todo, foram preenchidas 3.365 cédulas, das quais 1.135 de consumidores de Caraguá e o restante de outros municípios.
São Paulo e São José dos Campos foram as duas cidades seguintes com mais cédulas preenchidas. Outros 12 estados brasileiros e quatro países diferentes também saborearam as delícias do festival. O Bar do Hélio foi quem teve maior número de participantes: 25% do total. “Isso só nos dá motivos para ano que vem fazermos mais e melhor”, disse o secretário municipal de Turismo, George Hilf.
Para o vice-prefeito Antonio Carlos Jr., que representou o prefeito Antonio Carlos no encerramento, o Caraguá a Gosto é um evento importante, pois gera emprego e renda para o município. “Parabenizo não só os donos de restaurantes, mas toda a cozinha, os garçons e funcionários que fizeram o possível para que suas casas se destacasses”, disse.
Além da divulgação dos vencedores, foram sorteados 22 jantares e duas TVs para os clientes dos restaurantes inscritos e um notebook para os melhores garçons das casas. Quem participou também pôde assistir a um desfile de moda. Após a cerimônia, houve coquetel com apresentação da banda Mute e do grupo vocal Querubim.

A premiação ficou da seguinte forma:
- Melhor ambiente: Parodi Pizza Bar
- Melhor serviço: Bar do Japa
- Apresentação do petisco: Neno’s Pizza Bar
- Apresentação do prato: Restaurante Golfinho Azul
- Sabor do petisco: Bela Vista Restaurante
- Sabor do prato: Restaurante Golfinho Azul

Para a proprietária do Bela Vista Restaurante, Kellen Dubau, o Caraguá a Gosto movimentou o ambiente em um mês que raramente daria retorno financeiro tão intenso. Ela, que preparou o petisco especialmente para o evento, participou do festival pela primeira vez. “Estaremos lá em 2010 e em todas as outras edições que tiverem”, garantiu.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Inscrições abertas para Copa da Criança

Caraguatatuba - A secretaria de Esportes de Caraguá está com inscrições abertas até o dia 15 de setembro para a Copa da Criança de futebol. O campeonato envolverá atletas nas categorias sub-10, sub-12 e sub-14. Os professores e técnicos responsáveis pelas equipes devem comparecer no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves, no Jardim Britânia, e retirar a ficha de inscrição.
A expectativa da prefeitura é reunir mais de 500 esportistas nos jogos aos fins de semana em vários campos da cidade. A previsão de término do evento é para 12 de outubro, quando é comemorado o dia das crianças.
O secretário de Esportes, Mário Luiz da Silva, disse que o torneio é importante para que os jovens entrem em contato com atividades esportivas e sejam incentivados ao exercício da cidadania. “Queremos promover um grande campeonato e esperamos que faça sucesso como foi a o Festival de Inverno”, finaliza.

Serviço
Copa da Criança
Inscrições até 15 de setembro
Local: Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves
Informações: (12) 3888-4110(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Em desfile, M. Officer de Caraguá mostrou a Coleção Primavera

Caraguatatuba - O encerramento do Caraguá A Gosto, realizado no Teatro Mário Covas, na última quarta-feira, foi abrilhantado com o desfile da Coleção Primavera da M. Officer.
A M. Officer de Caraguá, junto com a agência de modelos Márcia Figueiredo, organizou o desfile, que mostraram calçados, acessórios e roupas da marca, que pode ser encontrado na loja, no Caraguá Praia Shopping.
Inaugurada em fevereiro deste ano, a única loja da M. Officer do Litoral Norte foi pela primeira vez parceira do maior evento gastronômico da região, que em sua quarta edição, seguiu fazendo sucesso e recebendo pessoas de toda parte do Brasil.
(Fonte: M. Officer)

Silmara faz projeto pedindo acupuntura para os munícipes

Caraguatatuba - Com o objetivo de minimizar o uso de remédios, além de prevenir e curar, a vereadora do DEM Silmara Mattiazzo elaborou um projeto de lei que dispõe sobre a implantação da prática de acupuntura nas UBS – Unidades Básicas de Saúde e hospitais mantidos ou vinculados ao poder público municipal.
“Sei que a rede pública já tem um profissional preparado para fazer esse trabalho, que sem dúvida nenhuma será de grande valia a população de Caraguá”, falou a parlamentar, que citou alguns benefícios que acontecerão se a sua propositura for aprovada e sancionada.
“O uso de remédio diminuirá consideravelmente. A acupuntura resolve e cura diversos problemas de saúde e, mais do que isso, serve como prevenção. Estaremos contribuindo com a saúde das pessoas e também com o bolso, já que não haverá necessidade de medicamentos”, falou a vereadora sobre o método que surgiu na China há mais de 3 mil anos e que veio ao Brasil há cerca de 100 anos, trazido por imigrantes japoneses.
Silmara lembra que em muitos países desenvolvidos, como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Alemanha, a acupuntura já foi regulamentada como terapêutica multiprofissional.
“Temos que copiar o que existe de bom em outros lugares. Além de grandes paises, a cidade de Guarulhos em São Paulo colocou a acupuntura na rede pública. Caraguá ganhará muito com isso”, disse Silmara, que é usuária do método chinês.
“Já tive alguns problemas que foram solucionados perfeitamente com essa prática. E não só eu, conheço outras pessoas que quando tem alguma dor, principalmente muscular, procuram esses profissionais”, comentou a parlamentar.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Vilma marca presença em reunião no Pegorelli

Caraguatatuba - No último mês, junto com o vice-prefeito Antonio Carlos da Silva Junior, prefeito em exercício na ocasião, Vilma Teixeira de Oliveira Santos (PSDB) participou de um encontro com a comunidade do bairro do Pegorelli, região sul de Caraguatatuba.
Durante a reunião, ao lado do Sr. Alex da AMBAP – Associação dos Moradores e Amigos do Bairro do Pegorelli, a vereadora ouviu atentamente várias reivindicações dos moradores.
Incansável na busca por melhorias para os munícipes, Vilma comentou algumas de suas conquistas. “Conseguimos para a população desse bairro (Pegorelli) a colocação de dois postes no terminal das Ruas 2 e 3, já com iluminação; a pintura da sede, além de um trailer para atendimento odontológico gratuito à comunidade”, destacou.
Segundo a parlamentar, limpeza de valas, desassoreamento dos córregos, recapeamento, entre outras benfeitorias, já foram conseguidas por ela junto ao Poder Executivo e deve iniciar as obras nas próximas semanas.
Na parte da saúde, Vilma apontou outros resultados obtidos, frutos de seu trabalho. “Fui informada recentemente que teremos médicos de plantão na Santa Casa, que ficarão a disposição da população de nossa cidade. Vamos ter também médicos oftalmologistas nos finais de semana para atender toda demanda reprimida no AME (Ambulatório Médico de Especialidades)”, revelou.
“Fui eleita para representar os moradores do Perequê-mirim a Tabatinga, toda a cidade e, por isso, com muita garra, estou fazendo o meu trabalho, pois o povo merece o melhor. O que for bom para a população, será bom para mim”, disse.
Vilma ressaltou sobre sua produção no Legislativo. De acordo com a vereadora, mais de 160 requerimentos já foram feitos, sendo que mais de 20% deles já foram atendidos. “Os números estão aí mostrando minha luta por essa cidade que tanto amo”, finalizou.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Balcão de Empregos de Ilhabela oferece 25 vagas e divulga balanço do último mês

Ilhabela - O Balcão de Empregos de Ilhabela divulgou o balanço do mês de agosto nesta quinta-feira (10/9). Só neste período foram realizadas 21 contratações, o cadastramento de 8 novas empresas, o registro de 94 candidatos, 61 vagas de ofertas e 217 encaminhamentos.
Atualmente, o Balcão oferece 25 vagas para ajudante geral (masculino), balconista, camareira,caseiros, chapeiro (a), confeiteiro (a), costureira p/ costura reta, cozinheiro (a), cumim, doceira, estagiário p/ jornalismo, farmacêutico, garçon, garçonete, gerente (Fem), menicure, marceneiro, mecânico de autos, motoboy, motorista (CNH/AD), pintor de autos, pizzaiolo, professor (a) de química, triador, vendedor (a).
Os interessados devem ter mais de 18 anos, residir a mais de dois anos no município e comparecer munido de documento com foto na sede do Balcão, localizado na Prefeitura de Ilhabela, na Rua Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho, nº 86, no Perequê.(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Circuito Cultural Paulista apresenta Berlam Belozo & a Banda Larga neste sábado em Ilhabela

Ilhabela - O Circuito Cultural Paulista, em parceria com a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Cultura de Ilhabela e da Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela), traz para Ilhabela Berlam Belozo & a Banda Larga neste sábado (12/09), às 20h, na Praça Coronel Julião, na Vila. A performance promete fazer o público se divertir com o cantor e ator Pedro Granato, que interpreta Berlam Belozo, com seus acessos de estrelismo e seu ego descabido. Valendo-se de uma voz potente e de um humor refinado, Berlam improvisa e seduz a platéia com desenvoltura, sempre ao lema de “pense e dance”.
Pedro Granato, performer e diretor de teatro, dirigiu Gero Camilo, Gustavo Machado e Paula Cohen em Navalha na Carne - de Plínio Marcos - e seu grupo IVO 60 já foi contemplado três vezes pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro. Suas letras provocantes foram musicadas em parceria com Amilcar Farina, compositor e guitarrista. Completam a banda o baixista Pedro Felicio e o baterista Caio Juliano.
A banda já circulou por diferentes espaços do circuito cultural paulistano como o Grazie a Dio, Club Vegas, o cabaré Café Concerto Uranus, Café Piu Piu, Teatro Oficina, MIS – Museu da Imagem e Som; Studio SP, além de participar do festival “Cena Musical Independente 2008”, “Virada Cultural Paulista 2009”, programa Proart e Circuito Cultural Paulista 2009.
Em sua história a banda traz também interessantes parcerias com a cantora Tiê, com a banda Trash Pour 4, Danilo Moraes, Miranda Kassin, Giu e Jonas Sá.
Atualmente Berlam tem um espaço semanal de internet no portal iG (www.ig.com.br). O programa “Show do Berlam” é visto por mais de 6 mil pessoas a cada semana.
O grupo lançou no final de 2008 seu primeiro EP, com produção de Fil Pinheiro (Ambulante Discos) incluindo as músicas Futebol Bemol, Carnaval Baixo-Astral, Discolorado e Bichamarga – que já é um hit em baladas alternativas da cidade.
Mesclando referências Berlam Belozo & a Banda Larga conquistaram rapidamente espaço no circuito cultural paulistano. Um show criativo que apresenta um debochado crooner em rápida ascensão.
O Circuito Cultural Paulista é um programa da Secretaria do Estado da Cultura realizado em parceria com as prefeituras de 55 municípios que recebem atrações que vão do erudito ao popular, para adultos e crianças.

Serviço:
Atração: Berlam Belozo e a Banda Larga
Data: 12/09/09
Horário: 20h
Local: Praça Coronel Julião – Vila - Ilhabela-SP(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Postos de combustíveis incluem diesel nos descontos de terça-feira da campanha “Ilhabela é pra valer!”

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela conseguiu com que os postos de combustíveis da cidade, que já haviam aderido à campanha “Ilhabela é pra valer!” com descontos de 5% na gasolina e 10% no álcool toda terça-feira, incluíssem o diesel na promoção. Na manhã desta quinta-feira (10/9), o chefe de Gabinete da Prefeitura, Julio Cezar De Tullio, esteve reunido com os proprietários dos estabelecimentos, que anunciaram 5% de desconto no diesel às terças-feiras, ou seja, redução de R$ 2,20 para R$ 2,09.
A gasolina que hoje custa entre R$ 2,73 e R$ 2,74 cai para R$ 2,59 no dia da promoção, enquanto que o preço do álcool baixa de R$ 1,64 em média para R$ 1,49. “Desde que a campanha foi iniciada recebemos reivindicações de moradores para que o diesel também fosse incluído na promoção. Nos reunimos com os empresários e assim toda terça-feira teremos o mesmo preço pago no continente também no diesel”, salientou o chefe de Gabinete.
A “Ilhabela é Pra Valer”, iniciada em 21 de agosto, também prevê preços especiais em hospedagem, restaurantes e passeios turísticos, além de uma vasta programação de eventos até 18 de outubro.
Com a medida, os postos de combustíveis já registraram um crescimento nas vendas de 60% no álcool e 40% na gasolina às terças-feiras, dia da promoção. Nos outros setores, os descontos com relação à alta temporada, previstos na campanha “Ilhabela é pra valer” ficaram definidos da seguinte maneira: hospedagem (40% a 50% de desconto), restaurante (12%) e passeios (10%). A programação de eventos promovidos pela Prefeitura de Ilhabela pode ser vista no site: www.ilhabela.sp.gov.br. Moradores e turistas têm diversas opções de entretenimento e lazer durante aproximadamente 60 dias.(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Prefeitura e Sebrae promovem Oficinas de Indicação Empresarial a partir da próxima semana

Ilhabela - O Sebrae (Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas), em parceria com a Prefeitura de Ilhabela, promove entre os dias 15, 16 e 17 de setembro, uma série de Oficinas de Indicação Empresarial destinadas a atuais e futuros empresários. Os encontros serão realizados das 18h às 21h, na Secretaria de Turismo, localizada na Barra Velha, próximo à rotatória da Balsa.
Segundo a agente de desenvolvimento do posto Sebrae, Ivana Davidoff, os participantes terão acesso a informações importantes para abertura de empresas, como por exemplo, qual o capital necessário para fazer tal investimento, o tipo de negócio e o panorama de crescimento no setor de comércio, indústria, serviços ou agroindústria.
As inscrições são gratuitas e precisam ser efetuadas com antecedência no posto do Sebrae, que fica localizado nas dependências da Secretaria de Turismo. É necessário apresentar dados pessoais, de escolaridade e endereço. Informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3895.7220 ou pelo e-mail pae@ilhabela.sp.gov.br.

Programação
14/9 (segunda-feira) “Planeje sua empresa”: A palestra vai mostrar como identificar e analisar as oportunidades de negócios e também como iniciar o processo de planejamento de uma empresa.
15/9 (terça-feira) “Desenvolva sua empresa”: Os participantes vão conhecer o ciclo de vida das empresas e reconhecer a integração entre os setores.
16/9 (quarta-feira) “Habilidade para gerenciar um empreendimento”: Dirigido a quem busca informações sobre a abertura de um negócio. A palestra se propõe a identificar as principais habilidades para a boa condução e gestão de uma empresa.

Sebrae
O Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor tem como objetivo expandir presencialmente o seu atendimento, agilizando o acesso de empreendedores das mais diversas localidades aos produtos, serviços e projetos por meio de parcerias locais, solidárias à missão do Sebrae, fomentando o desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores do país.(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Escolas Estaduais da Ilhabela participam do 204º. aniversário do município

Ilhabela - Para festejar o 204º aniversário do município de Ilhabela foram realizadas diversas atividades, entre elas o tradicional desfile cívico-militar, no dia 03, na Vila. Nesse ano a proposta integrou as 05 escolas estaduais da Ilha – E.E Ana Leite, E.E Eva Esperança, E.E. Dr. Gabriel, E.E. Maria Gemma, E.E. Waldemar Belisário, num único agrupamento
Para formar o agrupamento das Escolas Estaduais, participaram pelo menos 15 pessoas de cada uma delas (funcionários, professores etc.), e as faixas e as bandeiras foram levadas pelos alunos. Como destaque a EE Profª Maria Gemma de Souza Oliveira levou seu grupo de ‘balizas’, e a EE Anna Leite a sua premiada fanfarra.
Segundo Carmen Seibel, vice-diretora da E.E. Maria Gemma, juntamente com outros integrantes do trio-gestor da escola destacaram que este ano o desfile foi diferenciado tendo em vista as orientações da Secretaria de Saúde em evitar aglomerações devido a gripe A, porém foi uma experiência interessante o processo de integração entre as escolas. (Fonte: DRE-Caraguatatuba)

Próxima sessão da Câmara de Ilhabela acontece no dia 23 de setembro

Ilhabela - A Câmara Municipal de Ilhabela aprovou, na sessão extraordinária realizada na noite da última terça-feira (08/09), o Projeto de Resolução nº 5/2009 que altera o Regimento Interno da Câmara, para que as sessões ordinárias sejam realizadas nas primeiras, segundas e quartas quartas-feiras do mês, a partir das 14 horas.
As sessões ordinárias semanais eram realizadas às terças-feiras, sempre a partir das 18 horas. O novo horário das sessões passará a valer a partir do próximo dia 23 de setembro, com transmissão ao vivo pela internet.
Ainda de acordo com a resolução aprovada só serão incluídas no expediente das sessões as proposituras que derem entrada na Secretaria da Câmara até as 17h45 da sexta-feira que antecede a respectiva sessão e nenhuma proposição poderá ser colocada em discussão sem que tenha sido incluída na pauta da Ordem do Dia.
A Resolução é de autoria do vice-presidente da Câmara, o Vereador Roberto Lourdes do Nascimento (Timbada-PDT), e foi aprovada com os votos contrários do Presidente da Casa, o Vereador Valdir Veríssimo de Assunção (PPS), e do Vereador Marcelo dos Santos (PPS).(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Vereador propõe atendimento preferencial para doadores de sangue em Ilhabela

Ilhabela - O vereador ilhéu, Érick Pinna (PR), apresentou na última sessão ordinária da Câmara de Ilhabela (8/9), Projeto de Lei que concede atendimento preferencial aos doadores de sangue em eventos culturais, estabelecimentos comerciais, bancos e casas lotéricas do município. A ideia do parlamentar é fomentar aumento do número de doadores e ao mesmo tempo valorizar as pessoas que já praticam a ação.
O projeto de Lei segue o princípio das legislações vigentes que concedem atendimento prioritário a portadores de deficiência, idosos, gestantes e lactantes. Na justificativa, o vereador ressalta a importância do ato de doar sangue, que em apenas um procedimento pode salvar até três vidas, e lembra a grande dificuldade dos bancos de sangue em manter os estoques para os atendimentos necessários. O parlamentar vê em sua matéria uma alternativa para esse problema, já que benefício seria um atrativo considerável para aumentar o número de doadores.
No uso da Tribuna, Érick Pinna defendeu sua proposta e pediu o apoio dos demais parlamentares para que o projeto seja aprovado. “Conto com o apoio dos meus nobres colegas, pois a causa é justa e de grande importância para a população”, frisou.
Dispositivos:
O texto do projeto especifica que os estabelecimentos devem manter cartazes de divulgação em lugares visíveis, se possível próximo aos caixas. O descumprimento será passível de multa no valor de R$ 350, podendo ser cobrada em dobro no caso de reincidência.
Ainda de acordo com o documento, será considerado doador a pessoa que fizer o procedimento pelo menos uma vez a cada seis meses e o banco coletor deve emitir uma carteirinha que vai servir como documento comprobatório para os efeitos da Lei.
Amatéria foi enviada para análise das Comissões Permanentes, que têm cada uma, até quinze dias de prazo para exarar parecer. Após esse período, o projeto deve voltar a plenário para discussão e votação.(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Pousada Bem Viver - Momentos Felizes

Câmara de São Sebastião homenageia profissionais da imprensa do Litoral Norte

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião reuniu nesta quinta-feira, 10, os profissionais da imprensa do Litoral Norte para um café da manhã, no Porto Grande Hotel, em comemoração ao dia que marca o início da circulação do 1º jornal no Brasil – o JORNAL GAZETA DO RIO DE JANEIRO. Durante 191 anos, nesta data era celebrado também o DIA DA IMPRENSA.
“O objetivo de estarmos reunido hoje vai além da formalidade de qualquer data, seja 10 de setembro ou 1º de junho, o importante é que há exatos 201 anos a imprensa chegou ao Brasil. Nossa imprensa chegou tardiamente, quando a família real portuguesa se deslocou para cá e procurou transplantar a dinâmica da corte. No entanto, graças ao esforço, dedicação e a incansável busca pela verdade, a imprensa brasileira se consolidou”, explicou o presidente da Câmara, Luiz Antônio Santana Barroso.
Além dos profissionais da imprensa, estiveram presentes no evento diversas autoridades, entre elas, o prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi; o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil, Luiz Tadeu; o diretor da Aciss (Associação Comercial e Industrial de São Sebastião), Eduardo Cimino, além do presidente da Câmara de Ilhabela, Waldir Veríssimo e diversos vereadores. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Vereadores homenageiam moradores com a entrega de moção de aplauso

São Sebastião - Na sessão de Câmara de terça-feira, dia 8, o vereador José Reis de Jesus Silva (PSB) entregou uma moção de aplauso e reconhecimento ao criador do Projeto “Aluno Nota Dez”, e técnico do Esperança Futebol Clube de Cambury, José Raimundo dos Santos.
O homenageado trabalha como pedreiro, quando não está realizando um trabalho voluntário.
Atualmente, o Esperança Futebol Clube, onde atua como técnico, é formado por 50 crianças, com idade a partir de 8 anos e adolescentes. A maioria é carente de recursos e vive no Sertão de Camburi e nas vilas Débora, Barreira e Areião.
O projeto “Aluno Nota Dez”, desenvolvido por Raimundo, incentiva o jogador a ter notas boas na escola e freqüência assídua nas aulas de futebol. Todo final de ano, são sorteadas três bicicletas para os que têm maior pontuação.
“O esporte é indispensável para a boa formação do cidadão, tornando-os justos e respeitados por toda a sociedade, além disso, é aliado fundamental na formação do indivíduo, oferecendo desenvolvimento saudável. Atitudes como a do senhor Raimundo resgatam o espírito de solidariedade e são exemplos de cidadania”, disse o vereador.
O vereador Marcos Jorge dos Santos (PV) entregou a moção de aplausos e reconhecimento a soldado Feminino Terezinha Aparecida Pinheiro Lima, que faz parte da Corporação da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Dentre as suas funções, a soldado desenvolve voluntariamente o Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência – PROERD, desde 1999, que já formou quase 5 mil alunos.
“A soldado tem atuado na boa formação de jovens, adolescentes, contribuindo assim para o fortalecimento da cultura, da Paz e a construção de uma sociedade mais saudável e feliz”, afirma o vereador. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Berçário do Morro do Abrigo terá evento beneficente na quadra do São Francisco

São Sebastião - O Berçário Amigos da Criança, do Morro do Abrigo, vai promover neste domingo (13/09) um evento beneficente na quadra do bairro São Francisco, ao lado da Praça da Figueira. O objetivo é a arrecadação de fundos para a manutenção do berçário que atende a 35 crianças carentes de quatro meses a dois anos de idade. A festa contará com uma barraquinha de doces e salgados e um bingo que terá como prêmios principais rodadas em dinheiro que totalizarão R$ 1 mil.
A festa terá início às 16h00. A direção do Berçário Amigos da Criança, que atende a filhos de mães trabalhadoras do Morro do Abrigo e bairros vizinhos, informa que toda renda obtida com o evento será revertida na compra de equipamentos da entidade, além de brinquedos para as crianças.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Começa o 11º Torneio de Sinuca de São Sebastião

São Sebastião - Teve início na noite da última quarta-feira (09/09) o já tradicional torneio de snooker promovido pelo Clube Amigos da Malha de São Sebastião. O evento, que conta com apoio da Prefeitura Municipal, está na sua 11ª edição. O secretário municipal de Esportes, Wladmir Rodrigues dos Santos, representou o prefeito Ernane Primazzi (que estava em Brasília) na abertura do torneio. O torneio de sinuca está reunindo mais de 30 participantes, com as partidas disputadas sempre à partir das 19h00, na sede do clube que fica no bairro do Porto grande, região central da cidade.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Obras de pavimentação no Centro Histórico estão em fase final

São Sebastião - As obras de pavimentação de duas ruas situadas no Centro Histórico de São Sebastião, inclusas no pacote apresentado pelo prefeito Ernane Primazzi no mês de junho para este ano, já estão na fase final.
Segundo informações da Secretaria de Obras, a rua São Gonçalo antes da pavimentação foi devidamente preparada para receber tubulação elétrica e passou, ainda, por serviços de drenagem num custo total de R$ 221.684,78. Já a obra de pavimentação, drenagem e tubulação elétrica da rua Manuel Ladislau de Mattos foi orçada em R$ 127.533,97 e brevemente será igualmente entregue à comunidade.
Tais obras permaneceram embargadas na Administração anterior por determinação do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura de São Sebastião leiloa máquinas, equipamentos e veículos da frota municipal

São Sebastião - Mais de 1,8 mil itens da Prefeitura de São Sebastião, divididos em 44 lotes e avaliados pelo perito avaliador de São Paulo Febo Giannotti, foram a leilão na tarde desta quinta-feira, dia 10.
Cerca de cem pessoas participaram da venda pública sob o comando do leiloeiro Antonio Sato Júnior, da Sato Leilões. Entre os objetos, máquinas pesadas, caminhões, carros, motos, equipamentos médicos e de informática, além de aparelhos elétricos e eletrônicos avaliados, em um valor mínimo, de R$ 174.800,00.
Diferentemente de outros leilões, os lotes foram apresentados aos interessados por slides projetados no telão do Teatro Municipal a partir das 14h e em pouco mais de uma hora foram leiloados quase a totalidade dos produtos oferecidos.
Entre os veículos da frota disponibilizados para o leilão estavam 15 Kombis, sete Gols, seis caminhões, dois Fiats Uno, duas S-10, um corsa, uma Parati, um Fusca e um Santana, além de uma moto, uma retroescavadeira, uma motoniveladora e um trator. Destes, o lance mais disputado foi para o trator Massey Ferguson Honimet, avaliado em R$ 5 mil e vendido a R$ 6,2 mil. Antes disso, porém, a disputa ficou por conta do lote 34, uma S-10 (sem motor) com lance mínimo de R$ 1,7 mil e arrematada – num primeiro momento – por R$ 5,5 mil; lance este retirado posteriormente antes do encerramento do leilão e colocado novamente à venda sendo arrematado por R$ 2,6 mil.
Em termos de valores, o lote mais apreciado com lances foi o de número 41, composto por equipamentos de informática com 448 monitores, 472 CPU’s, 360 teclados, 220 impressoras, 185 leitores de DVD e CD, 171 estabilizadores, 40 fontes, 14 switchs, oito no breaks e seis scanners
Para o leiloeiro oficial, Sato Júnior, o primeiro leilão da atual Administração foi excelente, chegou a superar as expectativas. Ele parabenizou o prefeito Ernane Primazzi pela iniciativa e elogiou a organização do evento. Além disso, acrescentou que em breve uma nova venda pública deverá ser realizada. “Talvez façamos num sábado, pois a participação popular é mais expressiva, principalmente, se contarmos os moradores da cidade que terão tempo de prestigiar o leilão com seus lances”, comentou
Segundo informações os lances foram cobertos no ato da compra com 10% de seu valor; o restante deverá ser depositado em 48 horas, caso contrário, o mesmo será invalidado e o comprador não ressarcido. Ainda de acordo com os organizadores, a verba angariada com o leilão só poderá ser investida na compra de bens permanentes. O valor de tal verba deverá ser divulgado nos próximos dias, quando os depósitos forem compensados.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura de São Sebastião realizará “1º Expresso Caiçara” em Boracéia

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), realizará no próximo domingo, dia 13, em Boracéia, na Costa Sul da cidade, o “1º Expresso Caiçara”.
Trata-se de uma evento cultural para que o público, em geral, conheça os trabalhos desenvolvidos pelos alunos das Oficinas Culturais que desenvolve cursos diversificados, como teatro, dança de rua, street jazz, ballet, caxeta, taboa, artesanato em madeira, desenho artístico, pintura em tela, violão, flauta, cunhagem de canoa, confecção de rede, congada, capoeira e folia de reis, em todo o município.
A ideia também é promover encontros culturais nos bairros, através de seus artistas e portadores da cultural tradicional. “Este é um compromisso da atual Administração descentralizar a cultura, ou seja, levar todas as manifestações culturais desenvolvidas pelas Oficinas Culturais aos bairros das Costas Norte e Sul e também do Centro”, declara a secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno.
A exposição viabiliza um corredor cultural, além de estimular trocas, debates e democratizar o acesso à produção cultural sebastianense aos moradores das regiões Sul e Norte, historicamente destituídos deste direito pelas políticas públicas vigentes nas Gestões anteriores.
De acordo com o cronograma, o evento será realizado na Escola Municipal (EM) de Boracéia, a partir das 14h, com a abertura da feira de artesanato local, indígena e das Oficinas Culturais, além da cunhagem de canoa. O Expresso Caiçara também terá outras atrações como apresentação de dança de rua, capoeira, dança indígena, dança do balaio, ballet, teatro, coral, banda municipal dentre outras.
Prevista para terminar às 19h, a atividade contará com uma cantina da unidade escolar onde serão comercializados pastéis e refrigerantes para ajudar na compra de uniforme aos alunos envolvidos no projeto de capoeira desenvolvido por voluntários no local há mais de três anos.
Serviço – Informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3865-4335.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Sebastianense é o sexto melhor velejador do mundo

São Sebastião - O sebastianense Michael Louzada, velejador e instrutor de vela da Associação de Vela de São Sebastião foi o brasileiro melhor colocado no Campeonato Mundial da classe Byte CII. A disputa, realizada de 22 a 27 de agosto em Kingiston, no Canadá, deu ao atleta a sexta colocação no ranking geral.
Segundo informou, o campeonato foi marcado por ventos fracos e também pelo alto índice técnico dos 42 velejadores representantes de seis países: Brasil, Estados Unidos, Grã Bretanha, Canadá, Singapura e Bermudas.
Outros brasileiros de destaque no Mundial foram Denise Chagas, que conquistou a 15ª posição; Fábio Ramos que ficou em 18º lugar e Roberto Pontes Filho, também de São Sebastião, com a 24ª classificação
Os velejadores sebastianenses, atletas da Prefeitura, por meio da Seesp (Secretaria de Esportes), contaram com o apoio irrestrito dos comerciantes locais.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Vereador PH questiona Secretaria do Meio Ambiente sobre lixo queimado no Varadouro

São Sebastião - O vereador Paulo Henrique Ribeiro Santana, PH, PDT, questiona se a Secretaria de Meio Ambiente tem conhecimento oficial da queima de lixo que ocorre ao lado do Fórum da cidade, na rua Emídio Orselli. De acordo com o requerimento,
lido durante a última sessão da Câmara de São sebastião, no local há depósito de entulho e queimada de resíduos, ocasionando mal estar e malefícios à saúde.
“Além de problemas com a queima de lixo, tem ocorrido desmatamento, venda de lotes e derramamento de óleo na galeria de água que desemboca no mar”, explica o vereador PH. No mesmo documento, o vereador também lembra que o desmatamento de área de preservação com a venda de lotes e a formação de loteamento ao lado do Fórum de São Sebastião tem sido ostensivo.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Atendimento oftalmológico na rede municipal é questionado pelo vereador PH

São Sebastião - “Todas as condutas médicas oftalmológicas são feitas de maneira extra-oficial,o que acaba por sobrecarregar o atendimento diário dos que trabalham com consultas pré-agendadas”, explica o vereador Paulo Henrique Ribeiro Santana, PH, PDT. De acordo com o requerimento criado pelo vereador e lido durante a última sessão da Câmara Municipal de São Sebastião, o serviço de oftalmologia do Hospital de Clínicas da cidade enviou uma proposta para implantação de um Serviço de Oftalmologia de Urgência no município de São Sebastião. Segundo a proposta, haveria um consultório oftalmológico no interior do Hospital para atendimento dos casos para reduzir o tempo de espera.
Diante disso, o vereador PH questiona se a Secretaria de Saúde ou a Prefeitura de São sebastião já tem algum projeto para solucionar o acúmulo no atendimento que já vem ocorrendo. “Em caso positivo, quais providências estão sendo tomadas e, em caso negativo, gostaria de saber se há previsão para que sejam adotadas providências ao bom andamento do serviço de atendimento dos oftalmologistas”, afirma PH.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Vereador PH pede informações sobre caixa eletrônico na Rua da Praia

São Sebastião - Com a chegada da temporada, o vereador Paulo Henrique Ribeiro Santana, PH, PDT, encaminhou um requerimento solicitando informações a Tecnologia Bancária S.A. (TecBan) para saber da possibilidade de instalação de um caixa eletrônico na Rua da Praia de São Sebastião. “ Gostaria de saber se esta instalação é viável. Em caso positivo, qual seria o prazo para instalação”, afirma o vereador.
Outro questionamento é voltado para a infraestrutura do local. No caso de não ser totalmente fornecida pela TecBan, o vereador solicita mais detalhes sobre a infraestrutura necessária para que a instalação seja feita em tempo hábil. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Foi ontem a abertura do Concurso Literário Ubatuba – 2009

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por intermédio da Fundart, fez o lançamento, ontem, no Salão da Pizzaria e Restaurante Bucaneiros, o Concurso Literário Ubatuba/2009 congregando o Concurso de Poesia “Idalina Graça”, Conto “Washigton de Oliveira”, Texto de Teatro “Tia Helô”. Na oportunidade foi homenageada a professora Heloisa Salles Teixeira, que dá nome ao Concurso de Texto Teatral, agora em seu oitavo ano de realização. Completou dez anos como fotógrafo na Fundart e foi homenageado Paulo Zumbi.
Diretores, conselheiros e funcionários da Fundart estiveram presentes ao lançamento que contou também com professores da rede municipal e estadual de ensino ; com a presença do vereador, professor Adilson Lopes, bem como o representante do Secretário de Turismo, Marcos Foller.
O evento foi abrilhantado pelo aplaudido grupo musical Sexteto Caiçara.
A Fundart, pelo seu presidente interino, Luiz Carlos Frade agradece a todos e aos proprietários do Bucaneiros.
As inscrições para o concurso literário estão abertas na Fundart, à Praça Nóbrega, 54. O regulamento pode ser acessado pelo site www.fundart.com.br em editais. Informações pelos telefones: (12) 3833-7000/7001. Poderão participar pessoas residentes no Litoral Norte e Vale do Paraíba.

Tradição
O Concurso “Idalina Graça” de Poesia Estudantil, alcança este ano sua vigésima segunda realização , seguido pelos vinte e um anos do “Idalina Graça” categoria adulto. Depois vem o décimo quinto Concurso de Conto “Washington de Oliveira” e por fim o Concurso de texto teatral “Tia Helô”, um seu oitavo ano.
Em sua história de vinte e dois anos, criada que foi em 1987, a Fundart vem assegurando a realização destes concursos que homenageiam personalidades importantes que marcaram e marcam a nossa História. Idalina Graça, primeira escritora de Ubatuba; Washington de Oliveira, ex-prefeito, vereador, farmacêutico, escritor e a professora Heloisa Salles Teixeira, “Tia Helô”, professora emérita e próxima escritora, são as figuras ilustres que a Fundart tem a honra de homenagear. Idalina Graça foi a vencedora do 1º concurso de poesias realizados em Ubatuba.

Folia do Divino Prossegue Romaria
Nos próximos, sábado e domingo, a Folia do Divino Espírito Santo estará visitando o Promirim e Itamambuca-Sertão, respectivamente, a partir das 8 horas, até as cinco da tarde. Com isso a Fundart mantém seu trabalho de valorização da nossa cultura tradicional. A receptividade por parte dessas populações têm retribuído às expectativas dos “foliões” que têm comunicado suas satisfações pelo fato.

Visite o Memorial Ciccillo Matarazzo
Inaugurado em 2008, Memorial Ciccillo Matarazzo tem atraído a atenção de vários tipos de público. Instalado junto à biblioteca, onde funcionou o gabinete do ex-prefeito Ciccillo, o Memorial apresenta uma galeria dos ex-prefeitos eleitos, bem como histórico da vida política e administrativa de Ubatuba. De janeiro à agosto 1.270 pessoas visitaram o Memorial Ciccillo Matarazzo, neste ano.(Fonte: Fundart)

Feriado em Ubatuba supera expectativas, mas encontra problemas

Ubatuba - A previsão do tempo para o feriado prolongado de 7 de setembro não era nada animadora. Com a expectativa de tempo ruim, os comerciantes da cidade chegaram a se questionar se teriam um movimento mais intenso. Surpreendentemente os turistas não confiaram nos boletins climáticos divulgados anteriormente, arrumaram as malas e marcaram presença no Litoral Norte nos últimos dias.
Conforme informações do controle operacional do DER, no período das 12h00 do dia 04 de setembro, às 07h00 do dia 07 de setembro, Ubatuba recebeu só no trecho Taubaté- Ubatuba, 20.788 veículos. Já no trecho Caraguatatuba- Ubatuba, não puderam precisar o número, pois o controle operacional do DER não tem a câmera on line- VBM, neste trecho.
Para se ter uma idéia, somente de São José dos Campos foram 61.320 veículos com destino à Caraguatatuba, (264 veículos a mais em relação ao ano passado).
Segundo José Carlos de Souza, representante do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Litoral Norte (Sinhores), a ocupação nas quatro cidades chegou tranquilamente a 80%. Souza acredita que a previsão do tempo não seja mais um fator determinante para a vinda do turista ao Litoral Paulista.
De acordo com o presidente da Associação Comercial de Ubatuba (Aciu), Alfredo Correa Filho, o grande movimento de turistas foi uma agradável surpresa para o comércio da cidade. “O feriado foi muito bom financeiramente sim, mas não podemos ter o foco apenas neste aspecto”, diz o presidente se referindo á vários problemas encontrados na cidade. “A segurança e o nível de alguns turistas que visitaram Ubatuba neste feriado sobrecarregaram nosso pequeno efetivo de policiais. Por conta disso, muitos comércios foram assaltados, veículos com o som alto gerando reclamações, enfim, a polícia da cidade se esforçou para atender o município, mas é impossível fazer milagres”.
O presidente ressaltou que vários ofícios já foram encaminhados para deputados estaduais e federais solicitando um aumento no efetivo policial de Ubatuba, mas ainda não foram atendidos. Alfredo teme que a falta de segurança seja mais uma tragédia anunciada que só se resolve quando ganha as páginas dos jornais.
Outro aspecto desagradável é a falta de civilidade de alguns turistas que vêm para Ubatuba apenas para fazer baderna, como estes que instalam potentes caixas de som em seus carros e se acham no direito de impor seu gosto musical para as pessoas a sua volta. Para Alfredo está mais do que na hora de serem tomadas medidas drásticas coibindo esses baderneiros e mostrando que aqui existe lei e ordem. “Mas isso só poderá ser feito com a fiscalização e policiamento ostensivo e isso esbarra novamente no contingente muito pequeno de nossa polícia”.
O delegado da Policia Civil de Ubatuba, Fausto Geraldo Moro Cardoso, informou que ainda não tem um número exato sobre as ocorrências relativas a furtos e assaltos neste feriado, mas afirmou que foram pequenas em relação ao fluxo de pessoas que estavam no município. A assessoria da Aciu entrou em contato com o cartório central para obter dados estatísticos referentes a ocorrências policiais durante o feriado, mas o órgão informou que esses dados são fechados mensalmente e que não teriam uma pessoa disponível para passar essas informações. O que mais preocupou o delegado neste feriado foi o grande número de acidentes de trânsito e afogamentos. “A Santa Casa por exemplo, realizou inúmeros atendimentos relativos a pessoas embriagadas. A maioria dos acidentes de transito e afogamentos ocorridos neste feriado foi devido ao abuso de álcool”, diz.
A Aciu afirma que está fazendo a sua parte ao relatar, debater com a comunidade, entregar ofícios para os que se dizem capazes de resolver o problema, mas acredita que apenas essas ações não sejam suficientes. A entidade acredita que o que está em jogo é muito mais que lucro, é o bom nome que a cidade possui como destino. “O turista vem para cá esperando encontrar segurança e civilidade como sempre. Se não encontrar, vai procurar outros destinos que possam oferecer isso. E trazê-lo de volta não será tarefa fácil. Outras cidades do Litoral Paulista já passaram por esse problema e amargaram durante anos a má fama e ainda hoje sofrem preconceito por conta do péssimo perfil de seus turistas”, diz Alfredo indignado.
O presidente ressalta que os órgãos competentes como a Secretaria de Turismo e a Guarda Municipal também precisam tomar as devidas providências, pois é preciso ter um código de postura municipal a ser seguido por todos os moradores e turistas que frequentam Ubatuba. “Aqui está sem lei, ordem, coibição e fiscalização a estes baderneiros que insistem em invadir nossa cidade com seus carros-discotecas. Em Ubatuba acontecem coisas estranhas, som ambiente em lugares adequados não pode, agora carro-discoteca pode?”, questiona.
“Ao meu ver, a guarda municipal não está dando conta de proteger nosso maior patrimônio que é o turista.. Fiquei o tempo todo nas ruas trabalhando, observando, e confesso: Fiquei com vergonha da nossa cidade neste feriado”, concluiu o presidente da Aciu. (Fonte: ACIU)

Aluna da E.E. Aurelina é a artilheira do Litoral Norte na Olimpíada Colegial do Estado de SP

Ubatuba - A aluna Tâmara Sousa de Oliveira, de 17 anos, da 2ª. série do Ensino Médio da E.E. Profa. Aurelina Ferreira recebe o troféu de artilheira do futsal feminimo, do Litoral Norte, na fase ‘Sub-Regional’ da Olimpíada Colegial do Estado de SP (OCESP)– Categoria Infantil. O Coordenador dos Jogos do Litoral Norte - Nabil Awad, e o Inspetor Regional da Secretaria de Esporte – Paulo Luiz Vantini premiaram a Atleta durante a fase Regional da OCESP que ocorreu, no último dia 09, em Caraguatatuba. (Fonte: DRE-Caraguatatuba)

Projeto Dentista do Bem oferece tratamento bucal a alunos da E.E. Sueli

Ubatuba - Um grupo de alunos da E.E. Profa. Sueli Figueira dos Santos, de Ubatuba, foi agraciado com tratamento odontológico gratuito até completar 18 anos de idade. Essa ação partiu de cirurgiões-dentistas voluntários participantes do Projeto Dentista do Bem.
No primeiro semestre deste ano foi firmada a parceria, e iniciou-se a triagem junto a 300 alunos de 5ª a 8ª séries da escola. Foram selecionadas 60 crianças com problemas bucais graves e sem condições de pagar o tratamento.
Hoje, participam do projeto 35 a 40 alunos, todos com autorização dos pais, segundo os professores coordenadores (PC) da escola, Emerson Rojas de Aquino (do Fundamental) e Rosaura Maria de A. Moura (do Ensino Médio). Ambos ressaltam com muito entusiasmo a parceria, reforçando assim que este tipo de serviço voluntário e de qualidade junto à comunidade carente é de grande importância.
A PC Rosaura destacou o caso de uma aluna do ensino médio com baixa estima por causa de graves problemas dentários, que ia mal na escola e a se excluía do grupo para não mostrar os dentes. Depois de passar pelo tratamento oferecido excepcionalmente pelo projeto, hoje a aluna parece outra pessoa, freqüenta normalmente a escola e consegue sorrir.
Durante este semestre, os alunos selecionados passarão pelo tratamento. E as consultas já começaram a ser agendadas. Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no site: http://www.turmadobem.org.br/novo/turma_bem.asp (Fonte: DRE-Caraguatatuba)

O N.U.V.E.M. através da OSC Celebreiros Ubatuba,convida à todos para o show Padê,dia 19 de setembro, as 21hs, na Sala ArtAud Nas Nuvens.

Ubatuba - Em língua iorubana, a palavra Padê significa ENCONTRAR.
O show Padê celebra o encontro de Juçara Marçal (A Barca / Vésper Vocal) e Kiko Dinucci (Bando Afromacarrônico / Moviola, é considerado um dos principais nomes da nova escola de bambas de São Paulo). Conta ainda com a participação de Rafael y Castro e Samba Sam na percussão e Thiago França nos saxofone.
No repertório serão apresentadas músicas do CD Padê, compostas por Kiko, além de canções de grandes nomes do cenário musical brasileiro como Luiz Tatit, Candeia e Batatinha, e cantigas aprendidas da cultura popular tradicional brasileira.

Para saber mais: http://www.myspace.com/jucaramarcal  / http://www.myspace.com/afromacarronico

Serviço:
show - Padê
dia - 19 de setembro
hora - 21hs
onde - Sala ArtAud Nas Nuvens
endereço - Passeio Santa Fé - Rua Conceição, 180 - Centro - Ubatuba
ingressos - preço único R$ 5,00
informações e reservas - (12) 9178.8452 - Patrícia

Apoio: Pousada Recanto das Palmeiras / Barone Pizzaria / Design No Trópico / Zanotto Digital / Papillon Buffet e Eventos / Rádio Gaivota FM / Ubatuba em Revista
Realização: ProAC - Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo / Governo do Estado de São Paulo / Circus Produções / OSC Celebreiros Ubatuba
A Celebreiros Ubatuba agora tem Twitter, siga-nos: http://twitter.com/celebreirosuba
Veja nosso vídeo comemorativo de 1º ano da Celebreiros Ubatuba: http://www.youtube.com/watch?v=I_PmJOxvlbk (Fonte: OSC Celebreiros Ubatuba)

Ninhada de cadela abandonada aguarda família que os adote

Ubatuba - A cachorrinha que foi abandonada com seu irmão em uma casa de veraneio no Bairro Perequê-Açu e resgatada pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura no mês de agosto, deu à luz seis filhotes. Agora, a família toda - pai, mãe e filhotes – aguardam por adoção. Assim como eles, cerca de 64 cães e 9 gatos abandonados esperam que alguém se sensibilize e opte por adotá-los, em vez de comprar um animal de estimação.
O Centro de Controle do Zoonoses vem desenvolvendo diversas ações, tanto para incentivar a adoção, quanto para estimular a posse responsável e controlar a população de animais no município. Através de parcerias com casas de rações, associações de defesa dos animais, realização de feirinhas de adoção, publicação de fotos e perfil dos animais no site da prefeitura, muitos animais encontram um novo lar.
A veterinária do Centro de controle de Zoonoses, Claudia Ferraz, explica que a luta maior é fazer com que a população tenha uma atitude responsável em relação aos seus animais. “Ao adotar um bichinho de estimação, é preciso ter consciência de que ele necessitará de cuidados e viverá uma média de 15 anos ou mais. Muitas pessoas não pensam nisso e quando surgem os problemas, acabam por abandonar seus cães e gatos nas ruas ou casas. Isso é uma atitude desumana, porque os animais passam frio, fome, sede, contraem doenças e acabam por causar transtornos à própria sociedade.”

Aos interessados
Os interessados em adotar algum filhote desta ninhada, ou seus pais, ou até mesmo outro animal do CCZ, podem consultar o site da prefeitura (www.ubatuba.sp.gov.br) para visualizar fotos e perfis dos animais, ou ligar para 3833-4563. Também é possível ir ao CCZ pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h. O CCZ fica na Rua Pedro Lucindo da Silva, próximo ao Posto da Polícia Rodoviária, na Rodovia Oswaldo Cruz.
A fiscal de Saúde Pública, Mônica Domaradzki conta que os filhotes nasceram saudáveis, apesar dos maus tratos e do abandono que sofreram dos antigos donos. “Estão todos bem. Quem quiser, pode visitá-los, mas só poderá levá-los para a casa a partir do dia 30 setembro, quando desmamarem. Quem ficar com eles, tem a garantia de castração gratuita, quando completarem seis meses. Os pais também são dóceis e carinhosos, apesar dos traumas que sofreram. Quem quiser adota-los deverá ter um pouco de paciência e muito amor. Com certeza, eles irão retribuir esse cuidado.”

Relembrando o caso
No dia 13 de agosto, o CCZ atendeu uma denúncia de abandono de cães no bairro Perequê-Açu. Eram dois cães, que foram deixados em uma casa de veraneio, pelos proprietários que, segundo informações dos vizinhos, residem no Rio de Janeiro. Os animais resistiram à apreensão e precisaram ser sedados. Eles foram encaminhados para o canil do CCZ. A ação contou com o apoio da Polícia Ambiental, que registrou Boletim de Ocorrência (B.O.), por maus tratos. O proprietário foi autuado e responderá inquérito na justiça.
Denúncias como essa, são cada vez mais comuns no CCZ de Ubatuba e preocupam as autoridades. Os maus tratos e abandono correspondem a 60% das denúncias que o CCZ recebe. Em 2008, foram cerca de 250. Neste ano, até o momento, foram 90.
Mônica Domaradzki afirma que abandono e maus tratos de animais são passíveis de punição, com pena de um a dois anos. “Além disso, a multa do CCZ pode variar de R$ 100 a R$ 100 mil. Quem alega não ter dinheiro, é punido da mesma forma, com prestação de serviços à comunidade”, explica.(Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Eleição da CIPA será realizada neste Mês, na Prefeitura de Ubatuba

Ubatuba - A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Prefeitura de Ubatuba, realizará, no próximo dia 22, sua eleição. Todos os servidores tem direito ao voto. A CIPA é formada por quatro representantes do empregador, por meio de indicação, e quatro representantes dos empregados da Prefeitura, por meio de eleição. Existem ainda quatro vagas para os suplentes eleitos e quatro para os indicados.
A CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. A CIPA também aborda as relações entre o servidor e o trabalho, objetivando a constante melhoria das condições de trabalho para prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho.

Como votar
A Comissão Eleitoral disponibilizará urnas fixas no Paço Anchieta, Pátio da Secretaria de Obras (antiga Elektro), e nas secretarias de Educação e Saúde. Seis urnas volantes percorrerão o município, sendo duas na região norte, duas na região sul, uma na região central e uma na região leste de Ubatuba. A eleição acontecerá das 8h às 18h e o resultado será divulgado no dia 25 de setembro.

Candidatos
Os candidatos que estão concorrendo às vagas de membros da CIPA são:
Josiani Neves (SMAJ), Flávia da Dengue (SMS), Vitalina (SMA), Chico Eletricista (SMOSP), Odisséia (SME), Hélio Castro (SMOSP), Sheila Sindicato (SME), Inah (SME), Eduardo (SMS), Vânia Professora (SMS), Cláudia Romana (SME), Adailse (SME), Milton Santos (SME), Ricardo R. Coelho Sindicato (SME). (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Operadores de turismo europeu visitam Ubatuba

Ubatuba - O secretário de Turismo de Ubatuba Bittencurt Jr., participou de um encontro com operadores de turismo europeus que estiveram em Ubatuba na última semana.
O objetivo da visita de Irene Ploeg (Holanda), Sandra Range (Alemanhha) e Hui Zhu (Inglaterra), ao Litoral Norte Paulista e Sul Fluminense, foi conhecer a região para apresentar este roteiro ao mercado internacional de Ecoturismo e Turismo de Aventura.
“Os visitantes conheceram a cidade de um extremo a outro e ficaram hospedados em Picinguaba. Em todo o nosso encontro fizeram questão de ressaltar as belezas naturais, o estado de conservação e a limpeza da cidade”, conta Bittencurt. “Creio que, como formadores de opinião, eles terão bons motivos para divulgar os encantos de Ubatuba aos meios de comunicação especializados na Europa”, disse o secretário.
O presidente do Conselho Municipal de Turismo de Ubatuba, Pedro Paulo Orabona, também presente ao evento conta como foi a estada dos visitantes: “Eles passaram horas intensas em Ubatuba. Puderam mergulhar, e disseram que a temperatura da água e a fauna marinha são fantásticas. Apreciaram a natureza, conheceram nossa culinária e nosso potencial receptivo e hoteleiro, enfim poderão divulgar, como conhecedores de causa, o melhor que Ubatuba tem a oferecer".

Ubatuba na Adventure Sports Fair
O secretário de Turismo, Bittencurt Jr. comandará a delegação de Ubatuba, que participará da Adventure Sports Fair, que acontece em São Paulo, a partir desta quinta-feira, 10. “Este é o maior encontro do segmento da América Latina, e Ubatuba não poderia ficar de fora. Temos recebido turistas, que procuram a cidade para diversos esportes de aventura e creio que esse filão ainda tem muito a ser explorado, não apenas em Ubatuba, mas em toda a região”, declarou Bittencurt.
Paralelamente acontece o ABETA Summit 2009 (o Encontro Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura). “Apresentaremos Ubatuba aos operadores de países como Alemanha, França, Rússia, Holanda, Reino Unido, Canadá, além de receptivos locais, agentes de viagens, consultores em ecoturismo e turismo de aventura, que participarão deste evento. Continuaremos nossa proposta de trazer o turista durante todo ano para Ubatuba”, finalizou o secretário.(Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)


Semana de 11/09 a 17/09/2009
Cine Porto – 3833 -2066

“FORÇA G”
Aventura infantil !!! Dublado!!!
Ás 16:00 hs - 17:40 hs.

"OS NORMAIS 2"
Comédia !!!
C/ Fernanda Torres,Luiz F.Guimarães,Cláudia Raia !!!
Ás 19:20 hs - 21:00 hs

Toda quarta feira é dia de “QUARTA MALUCA”. Todos pagam R$ 4,00
Nosso site : www.cinemasdolitoral.com.br
 

Poesia Topo

Anuncie


-

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

-


Nossos Comerciais: Fenix Sport Bar



Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Praia do Sapé  © Luciano Cancelier

Praia do Sapé
© Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editora: Emiliane Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor