Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 15 de Setembro de 2009 - Nº 2138 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região
-

Caraguatatuba
APAE de Caraguatatuba sedia evento de educação ambiental
Cidade tem cinco campeões brasileiros de Kung Fu
Procon esclarece direitos do consumidor Neste ano, mais de 2 mil reclamações foram atendidas
Equipe de beach soccer busca título no Paulista
Vereadores são maioria na pauta
Módulo Recebe Visita de Representantes do Unisol

Ilhabela
Acadêmicos Leões do Ita elege madrinha de bateria para carnaval 2010
Amprogás quer Frente Parlamentar específica para Petróleo e Gás e participação de municípios do Gastau
Campanha de Vacinação Anti-Rábica 2009 em Ilhabela percorre Reino, Green Park, Toca e Barra Velha
Campo de Aviação foi palco de Beach Soccer no último domingo
Começam os campeonatos de futebol da 1ª Divisão e Veteranos em Ilhabela
Postos de combustíveis darão desconto no diesel a partir desta terça-feira na campanha “Ilhabela é pra valer!”
Regata do Camarão une festividade ao prazer de velejar em Ilhabela
Prefeitura e Sebrae promovem Oficinas de Indicação Empresarial a partir da próxima semana

São Sebastião
Projeto de Lei do vereador PH que institui o Conselho Municipal de Inclusão Digital será votado na sessão desta terça-feira
Projeto voltado a prevenir a obesidade de autoria do vereador PH será lido na sessão de Câmara desta terça-feira
Projeto de Lei que proibi a contratação de esportistas de outras cidades de autoria do vereador PH será lido na próxima sessão de Câmara
“Pretas por ter” é sucesso de público no Teatro Municipal de São Sebastião
Ernane defende interesses de São Sebastião e da ABRAMT no pré-sal
Expresso Caiçara reúne diversas manifestações culturais em Boracéia
Festa de Santa Rosa de Lima agita comunidade do Jaraguá
Oficina de Artes para deficientes físicos é ministrada em Boiçucanga
Prefeitura de São Sebastião realiza o tamponamento da Vala do Ipiranga
Taekwondistas sebastianenses conquistam ouro, prata e bronze no Vale Open em São José
Teatro de São Sebastião será palco do espetáculo “Mão na Luva”

Ubatuba
Convite reunião Ipiranguinha

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

Litoral Norte
 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

APAE de Caraguatatuba sedia evento de educação ambiental

Caraguatatuba - A APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Caraguatatuba vai sediar no dia 26 de setembro a festa de encerramento do projeto “Água de Beber, de Comer, de Usar e Conservar...Ciclos Contínuos”, desenvolvido pelo Instituto Supereco com o patrocínio da Petrobras por meio do programa Petrobras Ambiental. Um dos objetivos é proporcionar a participação das crianças da APAE e suas famílias no evento que terá atividades para o público de todas as idades.
A programação, que se estende das 16hs às 22hs, inclui atividades de recreação para as crianças de 3 a 10 anos, tais como pintura em rosto, desenhos, atividades com massinhas e palhaços.
O Instituto Supereco já desenvolveu algumas atividades de educação ambiental com os alunos da APAE, dentre elas a peça teatral “A turma em defesa do planeta, pois ele é nosso único lar”, encenada pelas crianças no teatro Mario Covas. A peça contou com o apoio do Instituto que ofereceu oficinas para reforçar o conhecimento sobre questões ambientais, com foco especial no lixo.
A APAE de Caraguatatuba foi fundada em 1997 e desde então realiza um trabalho continuo de inclusão social com os excepcionais e suas famílias. Neste contexto, o clube de artesanato das mães dentro da instituição capacita as famílias a produzirem suas próprias rendas. Segundo a psicóloga da APAE, Simone Melette, dentre os projetos pedagógicos trabalhados, a educação ambiental se faz muito presente e é sempre bem aceita pelos alunos.
O projeto Água de Beber é desenvolvido no entorno do Rio Juqueriquerê pelo Instituto Supereco com o patrocínio da Petrobras por meio do programa Petrobras Ambiental. Rede de parceiros: Instituto General Motors, Grupo Bandeirantes de Comunicação do Vale do Paraíba (Band Vale), Car Promotion, SABESP, Veibras, Secretaria de Educação do Município de Caraguatatuba (SEDUC), Centro de Referência e Assistência Social do Porto Novo (CRAS-Sul). (Fonte: Supereco)

Cidade tem cinco campeões brasileiros de Kung Fu

A viagem foi longa, mas os atletas da Associação Long Teh de Kung Fu e Tai Chi Chuan voltaram de Cuiabá (MS) com 100% de aproveitamento no 20º Campeonato Brasileiro da modalidade. Composta por oito atletas, a comitiva representou o município, que agora conta com sete campeões brasileiros, um vice e um terceiro lugar. Feito inédito para a região.
Parte dos esportistas agora se concentra para o sulamericano. Trouxeram medalha para casa Benedito Fernandes, o Ditinho, Valdirene Bibiano dos Santos, Hemerson, Camila, Murilo e Victoria Oliveira (ouro), Vilomar Novis (prata) e Renan Fernandes (bronze).
Para o Ditinho, a conquista tem sabor especial. “São muitos os desafios que enfrentamos diariamente para conseguirmos chegar até uma competição como essa. Só temos que agradecer”, disse o professor, que há seis anos transmite os ensinamentos do mestre Tsao em Caraguá.

Sobre o Kung Fu
Milenar arte marcial chinesa, o Kung Fu consiste em movimentos leves e precisos, inspirados na natureza e nos animais. Além das lutas com mãos livres, utiliza ainda armas como facão, lança e espada. Mais informações na Associação Long Teh. (12) 3881-2079.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Procon esclarece direitos do consumidor Neste ano, mais de 2 mil reclamações foram atendidas

Caraguatatuba - Nesta terça-feira (15) é comemorado o Dia do Cliente. Uma data que, ao contrário das outras, não atinge um público específico, mas sim, todos, sem exceção. Para celebrá-la o Procon de Caraguá explica à população seus direitos e deveres, amparados pelo Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon).
A advogada Maria José Kogake, coordenadora do Procon da cidade, em entrevista à Rádio Oceânica nessa sexta-feira (11), apontou quais os procedimentos necessários que o cliente deve tomar antes de efetuar uma transação. “É importante o consumidor ter consciência dos seus direitos na hora de formalizar algum contrato. O primeiro passo é procurar o órgão para ter uma orientação jurídica”, disse Maria José.
O Procon tem o objetivo de levar ao consumidor todas as informações sobre os problemas e dúvidas apresentados. É um amparo à comunidade, seja antes ou depois de alguma compra ou contratação de serviços.
Em Caraguá são realizados, em média, 102 atendimentos por dia. “Se comparar com a população da cidade, esse número é elevado”, afirma a coordenadora do Procon. “Para diminuir esse número, precisa ter uma harmonização e educação entre reclamante e reclamado”, completa.
Nesse ano já foram realizados 2.124 atendimentos, sendo 1.954 resolvidos e 150 em andamento. Apenas 10 não tiveram conclusão. O Procon também disponibiliza à população Códigos de Defesa ao Consumidor para mais orientações.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Equipe de beach soccer busca título no Paulista

Caraguatatuba - A seleção de futebol de areia masculino de Caraguá participa entre os dias 18 e 23 de setembro do campeonato paulista da modalidade, realizado na arena “Horácio Baby Barioni”, em São Paulo. O time busca o título na competição com o apoio da secretaria municipal de Esportes.
A equipe é formada por 12 jogadores que treinam há duas semanas para que o município seja bem representado na competição. Os mesmos atletas integram o time de futsal, classificado para os 67º Jogos Abertos do Interior.
O técnico de beach soccer, Vitor Manoel, destaca que atletas até 17 anos também compõem a seleção. A ideia é passar aos jovens alguns conhecimentos sobre como funciona o preparo físico e técnico da equipe para grandes competições. “Temos um trabalho antigo com o futebol de areia em Caraguá e os novos talentos chegam para somar esforços”, explica.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Vereadores são maioria na pauta

Caraguatatuba - Os Vereadores da Câmara Municipal de Caraguatatuba são maioria na apresentação de proposituras para votação na 29ª Sessão Ordinária semanal, que acontece nesta terça-feira – 15 de setembro, a partir das 19h30. Esta será também a segunda Sessão Ordinária a ser transmitida via Internet.
O único Projeto de Lei de autoria do Executivo é uma Emenda à Lei Orgânica, com votação em 2 turnos, que altera as Disposições Transitórias da Lei Orgânica Municipal (LOM), nos incisos 1 e 2 do artigo 3º, passando a data limite para entrega do Orçamento de 30 de setembro para 30 de outubro.
As propostas em discussão e votação única tem projetos como o do Vereador Aurimar Mansano (PTB), que autoriza disponibilizar Psicólogo para acompanhamento dos alunos de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental na Rede Pública Municipal de Educação.
O Presidente Omar Kazon (PR) apresenta proposta instituindo na cidade o Programa “Mulher – Sua Saúde – Seus Direitos”. De maneira similar o Vereador Pedro Ivo de Sousa Tau – Pedro Ivo (DEM) apresenta proposta para a criação da Semana de Prevenção a Lesões Medulares por Mergulho em Águas Rasas.
O Vereador Neto Bota (PSDB) – José Mendes de Souza Neto coloca em votação propositura para inclusão no Calendário Oficial do município o Dia Municipal de Combate ao Trabalho Infantil e o Vereador Agostinho Lobo de Oliveira – Lobinho (PSDB) discute projeto que obriga os depósitos de Sucata e Ferro Velho a funcionarem em área coberta. Finalizando, projeto do Vereador Cristian Alves de Godoi – Baduca Filho (PDT) regulamenta atividades e Esportes Radicais em Caraguatatuba.
As Sessões Ordinárias semanais acontecem toda terça-feira a partir das 19h30 e podem ser acompanhadas de diversas formas: Das galerias do plenário Benedito Zacarias Arouca, pela Rádio Nova Oceânica/Jovem Pan em 670 Khz ou pelo site da emissora na Internet em www.radiooceanicaam.com.br,  bastando clicar em Rádio On Line, pela NET – TV a Cabo no seu canal 72 ou pelo site do Legislativo em www.camaracaragua.sp.gov.br,  bastando para isso clicar em Câmara ao Vivo.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Módulo Recebe Visita de Representantes do Unisol

Caraguatatuba - Projeto em parceria entre centro universitário e organização social foi um dos vencedores do Prêmio Nike Esporte pela Mudança Social
O Centro Universitário Módulo, maior instituição de ensino do litoral norte de São Paulo, recebeu, no dia 11 de setembro, a visita de Luiz Fernando Coelho e Alline Sirdeira, representantes da Universidade Solidária (UNISOL). Eles foram acompanhados pelo professor Flavio Marques, interlocutor do projeto Futebolando, um dos vencedores do Prêmio Nike Esporte pela Mudança Social.
Os representantes do UNISOL vieram conhecer a infraestrutura utilizada e os alunos do centro universitário que participaram ativamente do projeto que atende 45 crianças carentes entre 7 a 12 anos, na cidade de Caraguatatuba. O Futebolando oferece apoio escolar, inclusão digital, educação ambiental, atividades culturais e esportivas após o período de aulas. A ação firma o compromisso do Módulo em promover ações sociais voltadas à comunidade do litoral norte.
“O projeto tem um futuro muito promissor, pois o prof. Flávio e os alunos do Módulo estão muito entusiasmados e comprometidos com toda a ação. O sucesso do Futebolando começa com pequenas ações de cidadania”, afirma Luiz Fernando Coelho, co-fundador da Universidade Solidária.
Um dos próximos desafios é ampliar o atendimento aos familiares dos participantes. Os coordenadores do projeto ainda encontram resistência das famílias em realizar o cadastro. Também está prevista a criação de um viveiro, onde os alunos serão auxiliados pelos alunos do curso de Biologia.(Fonte: UniMódulo)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Acadêmicos Leões do Ita elege madrinha de bateria para carnaval 2010

Ilhabela - A escola de samba Acadêmicos Leões do Ita, de Ilhabela, escolheu no fim de semana a sua madrinha de bateria, num evento que reuniu cerca de 850 pessoas no ginásio de esportes Gilson Gomes Pinna, no bairro do Itaquanduba. A mais nova agremiação do arquipélago fará sua estreia como escola em 2010.
O evento contou com a presença de membros da diretoria das escolas co-irmãs Padre Anchieta, Mocidade Independente de Ilhabela e Água na Boca, além das sebastianenses Ki-Fogo, X-9 do Canto do Mar e Mocidade Independente da Topolândia. Participaram ainda, representantes da LECI (Liga das Entidades Carnavalescas de Ilhabela) e a atual rainha do carnaval ilhéu, Fabiana Ramos. O palco de shows foi dividido pelas bandas Ilha Samba, Laura do Cavaco, Pronúncia no Olhar e Hérus.
A passista sebastianense Mariana Sanches, 21 anos, conhecida como “Mariana Bombom”, terminou como vencedora, seguida por Rosângela Vieira, 28, de Ilhabela, como primeira princesa e Yoná Ferreira Sampaio, 19, em 3º lugar. No total, foram seis concorrentes, sendo três de Ilhabela e três de São Sebastião.
O júri foi composto pelos sambistas João Dias, o Joãozinho do Pagode, Helena Conceição, a D. Helena, pelo secretário de Cultura, Rogério Ribeiro de Sá, Prof. Catolé, pelo secretário executivo da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela, Nivaldo Simões, pelo vocalista do Grupo Cadência (Santos), Tiliê Velozo, pelo empresário e diretor de Teatro Rui Sitta e pelo empresário Ademir Persch.
O casal de mestre-sala e porta-bandeira Adilson Costa e Lucimara de Jesus fez a apresentação do pavilhão da nova escola, ciceroneados pelo tradicional casal Joãozinho do Pagode e Antônia Dias.
História
A Acadêmicos Leões do Ita tem base nos bairros Itaquanduba e Itaguassú, dois dos mais populosos da Ilha e nasceu originalmente do Bloco do Ditinho, também dos mesmos bairros, que conquistou quatro títulos consecutivos entre 2006 e 2009. “Nos tornamos escola atendendo ao pedido dos mais de trezentos foliões que acompanham o nosso bloco todos esses anos”, conta o presidente, Ditinho Elegância.
A nova escola tem como cores predominantes o verde, o branco e o amarelo, que, segundo a diretoria, representam a esperança, a paz e o brilho do carnaval. O enredo para 2010 também já foi escolhido: “Sou Leão; O Rei da Selva”, escrito por Joãozinho do Pagode e o samba de enredo “Eu sou leão e vou cravar no seu coração o meu samba guerreiro” é assinado por Ditinho Elegância, JJ, Oswaldo de Filinho e João 10 da Gaviões.
De acordo com o presidente, o próximo passo da agremiação é a formação de novos ritmistas para compor a bateria. “Queremos dar oportunidade para aquelas pessoas que nunca pisaram na avenida e têm vontade de tocar”, destaca Elegância, lembrando que a bateria também será composta por músicos experientes.
Para isso, deve ter início nos próximos dias, as aulas de bateria com o mestre Baggio todo sábado na escola estadual Waldemar Belizário, dentro do programa Escola da Família. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (12) 9144.9007 e (12) 8131.8527.
O presidente agradece o apoio da Prefeitura de Ilhabela para a realização do evento, em especial à Secretaria de Esportes, que cedeu o espaço.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Amprogás quer Frente Parlamentar específica para Petróleo e Gás e participação de municípios do Gastau

Ilhabela - A Associação Comercial e Industrial de Ubatuba recebeu, na última sexta-feira (11/9), a primeira reunião ordinária da Amprogás (Associação dos Municípios Produtores de Gás Natural da Bacia de Santos), composta por Ilhabela, Ubatuba, Caraguatatuba, Peruíbe e Iguape. Presidida pelo prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, a reunião contou com presença dos deputados Mozart Russomano, Hélio Nishimoto, Pe. Afonso Lobato e Carlinhos de Almeida, todos que integram a Frente Parlamentar em Defesa do Litoral Norte Paulista na Assembleia Legislativa. Também compareceram os prefeitos Carlos Antônio Vilela (Caçapava), Eduardo Cesar (Ubatuba), Antônio Marcos de Barros (Paraibuna) e Ernane Primazzi (São Sebastião), além dos vice-prefeitos Nelson Gonçalves (Peruíbe), Regina Maria Santana (Jambeiro), Rui Teixeira (Ubatuba) e do secretário de Meio Ambiente de Caraguatatuba, Eugênio de Campos Junior, que no ato representou o prefeito Antônio Carlos da Silva.
As Câmaras Municipais também marcaram presença, com os presidentes Luis Santana Barroso – Coringa (São Sebastião), Valdir Veríssimo (Ilhabela), José Ferreira Cunha (Caçapava), além dos vereadores ubatubenses Mauro Barros, Adilson Lopes, Claudinei Xavier e José Americano, o ilhéu Marcelo Santos e da diretora legislativa da Câmara de Paraibuna, Daniella Paulista. Participaram ainda o assessor especial para assuntos de gás e petróleo da Prefeitura de Ilhabela e coordenador da Amprogás, Luiz Alberto de Faria - Luizinho, o chefe de Gabinete da Prefeitura do arquipélago, Julio Cezar de Tullio, o secretário de Assuntos Jurídicos, Luis Homem Alves, e a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela, Lucia Heidorn Reale Colucci.
O coordenador geral da Fiscalização de Petróleo da ANP (Agência Nacional do Petróleo) em São Paulo, Alcides Santos, afirmou que a agência está à disposição da entidade e ressaltou a importância da mobilização dos municípios na luta por seus interesses. "A Amprogás tem papel fundamental no desenvolvimento da região", destacou.
Toninho Colucci reforçou o principal objetivo da associação, que é garantir repasses de royalties em percentuais justos aos municípios produtores além das cidades que tenham algum tipo de impacto, como por exemplo, os municípios que recebem o gasoduto. O prefeito defendeu a participação desses municípios na entidade. "Queremos todos como associados, pois a participação fortalece nossa entidade e dá peso nas reivindicações", ressaltou. Colucci falou ainda sobre a importância da participação das câmaras municipais no processo de aprovação de leis específicas que autorizem o repasse de verbas para manter os custos da associação. O presidente distribuiu aos presentes a minuta do projeto de Lei e apresentou o estatuto da entidade e reforçou aos deputados presentes, o pedido de formação de uma frente parlamentar específica para debater o assunto na Assembleia.
A palestra de apresentação da Petrobras, que seria proferida pelo gerente geral da Unidade de Negócios e Exploração e Produção de Petróleo da Bacia de Santos, José Luiz Marcusso, foi adiada em virtude da mudança de horário da reunião. A apresentação deve ser realizada na reunião ordinária de novembro, que será na cidade de Caraguatatuba em data a ser definida. A prefeita de Iguape, Maria Elizabeth Negrão Silva justificou a ausência em virtude dos vários problemas que assolaram seu município com as fortes chuvas da última semana.
Ernane Primazzi falou como presidente da Abramt, (Associação Brasileira de Municípios possuidores de Terminais de Embarque e Desembarque de Petróleo e Gás Natural) e reiterou o apoio da entidade à Amprogás. O prefeito sebastianense acredita que a união dos municípios que compõem as duas associações demonstrará mais força junto às esferas maiores, aumentando assim, as chances de conquistas positivas. "Temos que defender nossos interesses. Não sou contra a redistribuição de royalties para todos os municípios, sou contra a proposta do mesmo percentual para todos".(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Campanha de Vacinação Anti-Rábica 2009 em Ilhabela percorre Reino, Green Park, Toca e Barra Velha

Ilhabela - Nesta terça-feira (15/9) é a vez dos moradores do Reino receberem a Campanha de Vacinação Anti-Rábica 2009, promovida pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Saúde. A ação nos bairros vai até o dia 9 de outubro. Ao todo serão dois meses de aplicação das doses em cães e gatos.
A ideia este ano é chegar a marca de 7,1 mil animais vacinados, ou seja, 5.380 cães e 1.270 gatos, segundo meta estabelecida pelo instituto Pasteur, de São Paulo.
Os proprietários devem apresentar a carteirinha de vacinação do animal em algum dos postos fixos ou volantes. Caso não tenha, poderá solicitar na hora. Basta apresentar endereço completo.
A vacina é gratuita e todos os animais a partir dos quatros meses devem ser vacinados. Podem receber a dose também as fêmeas no cio, as prenhas e as que estão amamentando, pois a vacina não oferece riscos. Informações pelo telefone (12) 3895-1532.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Campo de Aviação foi palco de Beach Soccer no último domingo

Ilhabela - Foi grande a festa no último domingo (13/9), no antigo Campo de Aviação, no Pequeá, em Ilhabela. Isso em função do movimentado Torneio de Beach Soccer, que teve diversas categorias mirins e infantis, reunindo várias famílias que fizeram questão de prestigiar o evento. Realizado pela Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, o evento contou com as categorias 2000/2002, 1998/1999, 1996/1997, 1994/1995, 1992/1993 e Feminino Sub-15 em 18 jogos.
A categoria 2000/2002 realizou sua grande final já no domingo, onde a equipe do Flamengo enfrentou a equipe da Escola da Barra. O jogador João Pedro Monterio foi o destaque da partida, marcando dois gols para o Flamengo e colocando seu time como campeão do Torneio em sua categoria.
“Realizar torneios como este movimenta o cenário esportivo da cidade e atende a todas as faixas etárias, além de promover lazer e entretenimento, pois toda a família comparece para ver seus filhos participando do evento”, declarou Luiz Lobo, secretário de Esportes, Lazer e Recreação, que fez questão de salientar que em outubro, no mês da criança, a Selar realizara evento semelhante na cidade.
Agora, os próximos jogos serão realizados no próximo domingo (20/9), também no Campo da Aviação, a partir das 8h30, onde acontecerão as grandes finais.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Começam os campeonatos de futebol da 1ª Divisão e Veteranos em Ilhabela

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (Selar), deu início na tarde do último domingo (13/9), aos campeonatos municipais de futebol da 1ª Divisão e da categoria Veteranos, nos campos do Portinho e Estádio Municipal, respectivamente. No jogo de abertura da 1ª Divisão, a equipe do Garrafão venceu o Estrada do Camarão por 2 a 1. O jogo foi marcado por lances polêmicos, além da falta de ritmo de jogo das equipes.
No primeiro tempo, numa jogada de grande perigo do Camarão, a zaga do Garrafão acabou cometendo pênalti, que acabou sendo desperdiçado pelo camisa 99 Reinaldo dos Santos. Já no final do primeiro tempo, numa bobeada da zaga adversária, a equipe do Camarão marcou o primeiro gol da partida com o camisa 10 Isaías Barreto, que não desperdiçou a oportunidade, driblando o zagueiro e marcando no canto esquerdo do goleiro. Já no segundo tempo, o time do Garrafão entrou decidido a virar o jogo e conseguiu, marcando dois gols, sendo um de pênalti, com o jogador Wellington Amorim, e de cabeça com o camisa 9 Edvaldo dos Santos.
Os próximos jogos da 1ª Divisão serão realizados nesta quinta-feira (17/9) e no próximo domingo (20/9).

Veteranos
Abrindo o Campeonato Municipal de Futebol – Veteranos, as equipes Prainha e Portinho se enfrentaram no Estádio Municipal, em jogo realizado às 15h. O início do campeonato contou com a presença do prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), do vice-prefeito Nuno Gallo (PV) e do secretário de Esportes, Lazer e Recreação, Luiz Lobo. O jogo terminou empatado em 2 a 2 com gols de Rubens Santos e Alvacir Roberto (Prainha) e por Silvio Luiz (Portinho) e gol contra (Portinho). (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Postos de combustíveis darão desconto no diesel a partir desta terça-feira na campanha “Ilhabela é pra valer!”

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela conseguiu com que os postos de combustíveis da cidade, que já haviam aderido à campanha “Ilhabela é pra valer!” com descontos de 5% na gasolina e 10% no álcool toda terça-feira, incluíssem o diesel na promoção. E o primeiro dia do diesel com valor promocional será nesta terça-feira (15/9).
A medida foi estabelecida em reunião realizada na semana passada entre
o chefe de Gabinete da Prefeitura, Julio Cezar De Tullio, e os proprietários dos estabelecimentos. Com o desconto de 5%, o preço do diesel às terças-feiras cai de R$ 2,20 para R$ 2,09.
A gasolina que hoje custa entre R$ 2,73 e R$ 2,74 sai por R$ 2,59 no dia da promoção, enquanto que o preço do álcool baixa de R$ 1,64 em média para R$ 1,49. “Nos reunimos com os empresários e a partir desta terça-feira teremos o mesmo preço pago no continente também no diesel”, salientou o chefe de Gabinete.
A “Ilhabela é Pra Valer”, iniciada em 21 de agosto, também prevê preços especiais em hospedagem, restaurantes e passeios turísticos, além de uma vasta programação de eventos até 18 de outubro.
Com a medida, os postos de combustíveis já registraram um crescimento nas vendas de 60% no álcool e 40% na gasolina às terças-feiras, dia da promoção. Nos outros setores, os descontos com relação à alta temporada, previstos na campanha “Ilhabela é pra valer” ficaram definidos da seguinte maneira: hospedagem (40% a 50% de desconto), restaurante (12%) e passeios (10%). Além de preços promocionais, a campanha prevê ainda uma série de eventos promovidos pela Prefeitura de Ilhabela, cuja programação pode ser vista no site: www.ilhabela.sp.gov.br(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Regata do Camarão une festividade ao prazer de velejar em Ilhabela

Ilhabela - A tradicional Regata do Camarão, realizada no último sábado (12/9), reuniu os amantes da vela em Ilhabela num clima de confraternização e amizade. A regata, que este ano chegou à sua nona edição, mais uma vez cumpriu o seu papel: proporcionar além do prazer de velejar, uma grande festa aos velejadores.
Realizada pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Diretoria Náutica da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, com apoio do Pindá Iate Clube e BL3, a competição teve a participação de 39 embarcações das classes Oceano e Monotipos. A largada da regata foi feita em frente ao píer da Vila, às 13h, onde partiram primeiramente os barcos da classe Oceano, e em seguida, os de Monotipos.
Os barcos de Oceano tiveram que contornar uma bóia localizada em frente à Praia do Perequê e em seguida, contornar outra bóia, desta vez em frente à Praia do Sino, retornando para o local de chegada, em frente ao píer da Vila. O vento durante a regata era constante, entre 10 e 15 nós, o que aumentou a competitividade entre os barcos.
A classe de Monotipos teve que cumprir somente parte do percurso, contornando somente a bóia da Praia do Perequê e retornando ao local de chegada. Nesta classe, a maioria dos velejadores era composta pelos alunos da Escola de Vela, que aprovaram a regata.
"Esta foi a minha primeira regata e gostei muito. Ilhabela, pela primeira vez, está dando a oportunidade para nós, adultos, de poder aprender a velejar e participar desta modalidade tão fascinante que é a vela”, declarou o fotógrafo Luis Daniel, aluno da Escola de Vela para Adultos.
Edmar Alves, que está à frente da Diretoria Náutica da Prefeitura de Ilhabela declara que o objetivo principal é popularizar a vela, e cita como exemplo que as aulas de Vela são compostas por funcionários públicos, recepcionistas de hotel, médicos, aposentados, fotógrafos, secretárias e outras profissões, que enxergam na vela, uma modalidade a ser explorada.
"Nossa idéia é cada vez mais incentivar a vela no município, popularizando-a, dando apoio e suporte às pessoas que querem iniciar na vela e proporcionar eventos como este para que barcos saiam de suas poitas e possam participar de regatas”, declarou o diretor náutico, Edmar Alves.
Estiveram presentes na regata, a bordo do veleiro Orson, o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, e o ex-prefeito de São Sebastião, o médico e advogado Juan Garcia. “Foi uma bela regata, onde mais uma vez, pudemos reforçar a vocação náutica que Ilhabela tem para a vela”, declarou o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.
Após a regata foi feita a cerimônia de premiação no Pindá Iate Clube, reunindo os velejadores numa grande festa de confraternização entre os participantes com a tradicional Canoa de Cerveja e como o nome da regata já diz: um belo “Coquetel de Camarão”.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura e Sebrae promovem Oficinas de Indicação Empresarial a partir da próxima semana

Ilhabela - O Sebrae (Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas), em parceria com a Prefeitura de Ilhabela, promove entre os dias 14, 15 e 16 de setembro, uma série de Oficinas de Indicação Empresarial destinadas a atuais e futuros empresários. Os encontros serão realizados das 18 às 21h, na Secretaria de Turismo, localizada na Barra Velha, próximo à rotatória da Balsa.
Segundo a agente de desenvolvimento do posto Sebrae na Ilha, Ivana Davidoff, os participantes terão acesso a informações importantes para abertura de empresas, como por exemplo, qual o capital necessário para fazer tal investimento, o tipo de negócio e o panorama de crescimento no setor de comércio, indústria, serviços ou agroindústria.
As inscrições são gratuitas e precisam ser efetuadas com antecedência no posto do Sebrae, que fica localizado nas dependências da Secretaria de Turismo. É necessário apresentar dados pessoais, de escolaridade e endereço. Informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3895.7220 ou pelo e-mail pae@ilhabela.sp.gov.br.

Programação
14/9 (segunda-feira)
“Planeje sua empresa”: A palestra vai mostrar como identificar e analisar as oportunidades de negócios e também como iniciar o processo de planejamento de uma empresa.

15/9 (terça-feira) “Desenvolva sua empresa”: Os participantes vão conhecer o ciclo de vida das empresas e reconhecer a integração entre os setores.

16/9 (quarta-feira) “Habilidade para gerenciar um empreendimento”: Dirigido a quem busca informações sobre a abertura de um negócio. A palestra se propõe a identificar as principais habilidades para a boa condução e gestão de uma empresa.
Sebrae
O Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor tem como objetivo expandir presencialmente o seu atendimento, agilizando o acesso de empreendedores das mais diversas localidades aos produtos, serviços e projetos por meio de parcerias locais, solidárias à missão do Sebrae, fomentando o desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores do país.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Pousada Bem Viver - Momentos Felizes

Projeto de Lei do vereador PH que institui o Conselho Municipal de Inclusão Digital será votado na sessão desta terça-feira

São Sebastião - Para estimular a política de Inclusão Digital em setores municipais e apoiar a inclusão digital nas Regionais Administrativas, Secretarias e demais órgãos da administração pública, o vereador Paulo Henrique Ribeiro Santana, PH, PDT, cria Projeto de Lei para implantação do Conselho Municipal de Inclusão Digital. O projeto, de acordo com a pauta da Câmara Municipal de São Sebastião, está previsto para ser votado nesta terça-feira, 15 de setembro de 2009.
Segundo o vereador PH, o documento prevê a participação de nove representantes da sociedade civil, garantindo a representação das três regionais do município: Costa Sul, Centro e Costa Norte, todos com mandato de um ano. “Considera-se política municipal de inclusão digital o conjunto de ações, programas e políticas públicas de inclusão digital aquelas que têm como objetivo o acesso público a meios, ferramentas, conteúdos e saberes, por meio das tecnologias da informação e da comunicação, através de computadores conectados à rede mundial”, explica o vereador.
Gratuidade e universalidade do acesso; participação social no planejamento; implementação; gestão; avaliação e fiscalização das atividades; incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento constante de novos mecanismos de acessibilidade são alguns dos princípios da política municipal de inclusão digital. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Projeto voltado a prevenir a obesidade de autoria do vereador PH será lido na sessão de Câmara desta terça-feira

São Sebastião - Projeto que institui a Semana de orientação e conscientização da saúde alimentar e prevenção à obesidade nas escolas municipais de São Sebastião, criado pelo vereador Paulo Henrique de Ribeiro Santana, PH, está previsto para ser lido na sessão de Câmara desta terça-feira, 15 de setembro de 2009.
Esta semana de orientações, segundo o vereador, será comemorada em todas as unidades escolares de ensino fundamental, anualmente, na primeira quinzena do mês de março. “Farão parte desta semana: palestras ministradas por especialistas no assunto e profissionais qualificados como nutricionistas, médicos, psicólogos e pedagogos também executarão outras atividades”, destaca PH.
Ressaltando que a obesidade tem diversas implicações para a saúde, o vereador destaca algumas das principais razões para a promoção desta semana de prevenção: “A obesidade caracteriza-se também como um problema de natureza estética e psicológica, além de ser um grande risco para a saúde. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera a obesidade um dos dez principais problemas de saúde pública do mundo, sendo classificada inclusive como epidemia”, justifica PH.
No Brasil, de acordo com estudos do IBGE, o número de pessoas obesas vêm aumentando. Pesquisas indicam que há cerca de 17 milhões de obesos no Brasil, o que representa 9,6% da população. Segundo a OMS, há 300 milhões de obesos no mundo e, destes, um terço está nos países em desenvolvimento.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Projeto de Lei que proibi a contratação de esportistas de outras cidades de autoria do vereador PH será lido na próxima sessão de Câmara

São Sebastião - A pauta da sessão de Câmara desta terça-feira, 15 de setembro de 2009, prevê a leitura do Projeto de Lei que proíbe a contratação de atletas de outros municípios para representar São Sebastião em jogos oficiais. De autoria do vereador Paulo Henrique Ribeiro Santana, PH, PDT, o projeto institui a proibição de atletas de outros municípios para representar a cidade em jogos oficiais. Assim, a representação nestes jogos deverá ser feita apenas por atletas residentes e domiciliados na cidade de São Sebastião.
“São Sebastião tem se destacado na formação de grandes atletas que elevam o nome do município no cenário nacional e até mesmo internacional. Chamar atletas de outros municípios para participarem de competições oficiais desvaloriza o atleta da cidade”, argumenta o vereador. PH acredita que, com a aprovação do projeto, atletas da cidade se dedicarão com mais entusiasmo em prol do município.
O professor de Educação Física, Ricardo Schier Heitor, 43 anos, proprietário de uma academia de musculação no município, é a favor do projeto. Ricardo afirma que esta é uma forma de oficializar o atleta local; para que, a partir daí, ele receba apoio da iniciativa privada. “Com a Secretaria de Esportes oficializando este atleta, eu, como iniciativa privada, posso entrar como uma espécie de ‘Empresa Amiga do Atleta’”, avalia o professor. Para facilitar este processo, Ricardo acredita que o ideal é que a Secretaria de Esportes cadastre anualmente cada um dos atletas que poderão competir em determinadas categorias. Ele acredita também que a melhor forma de comprovar a residência destes atletas é através do título de eleitor.
Para o atleta profissional Francisco Valdian, 33 anos, o projeto chega para valorizar e incentivar a categoria: “Eu fazia atletismo, mas quando chegava a hora das competições, a Prefeitura de São Sebastião chamava o pessoal de Santos. Isto era muito frustrante e desanimador”, avalia Francisco que conta com a participação dos outros vereadores para que o projeto seja aprovado. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

“Pretas por ter” é sucesso de público no Teatro Municipal de São Sebastião

São Sebastião - A Companhia Baiana de Risos, trouxe pela primeira vez a São Sebastião, por meio da secretaria de Cultura e Turismo, Sectur, a peça teatral “Pretas por ter”, uma comédia que divertiu jovens e adultos em duas apresentações lotadas, no sábado (12) e no domingo (13)
No sábado, o prefeito Ernane Primazzi esteve no Teatro e conferiu a história de três personagens responsáveis pela diversão no palco, cujo cenário ilustra uma sala de aula no dia em que uma professora adoece e precisa ser substituída. A professora Altair é designada para o trabalho quando Marlene, a auxiliar pedagógica, decide atrapalhar os planos da professora, interferindo o andamento da aula a todo o momento.
Piadas, música e dança garantiram risadas e aceitação imediata do público, que interagiu com os atores em mais de uma hora de apresentação, na qual alguns dados locais de São Sebastião como bairros, escolas e personalidades políticas deram um tom mais particular à peça, prestigiada pelo vereador Ernaninho e a primeira dama Roseli Primazzi no domingo.
Apesar de muito irreverente e despojado, o texto, cheio de referências aos costumes e tipos baianos, foi construído a partir de pesquisas sobre o comportamento preconceituoso. Os atores Marco Antonio Lucas, Alberto Damit e Marcos Magno, que dão vida às personagens Altair, Mari e Marlene, mostraram sua preocupação em falar do preconceito com o negro e a mulher, ainda muito presentes na vida dos brasileiros.
Marcos Magno, que interpreta a personagem Marlene, comentou sobre o trabalho feito em cada lugar que passam, que já dura cerca de dez anos. “Fazemos pesquisas, conversamos com as pessoas nas ruas, nas lojas e perguntamos sobre personalidades conhecidas, para aproximar a peça do público e criar identidade”.
Magno diz ter realizado um sonho antigo ao trazer o “Pretas por ter” para São Sebastião. “Temos planos de voltar no ano que vem, pois a receptividade e a troca de energias foi muito boa”, finalizou.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Ernane defende interesses de São Sebastião e da ABRAMT no pré-sal

São Sebastião - “A regra, no mínimo, tem que continuar como está. Daqui para frente, com o pré-sal, também concordo que todos os municípios brasileiros tenham acesso à partilha dos royalties do petróleo. Contudo, o governo federal deve fazer essa divisão com a sua parte nos royalties, que, aliás, é a maior parte, já que fica com 70% da tributação”. A afirmação é do prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, também presidente da ABRAMT – Associação Brasileira de Municípios com Terminais Marítimos e Fluviais de Petróleo e Gás Natural, a respeito das informações de que o governo federal quer partilhar com os mais de 5.600 municípios brasileiros os dividendos tributários que virão com a exploração de petróleo na camada do pré-sal.
O prefeito de São Sebastião, falou sobre o tema a outros chefes de Executivo, vereadores e deputados presentes à primeira reunião ordinária da AMPROGAS – Associação dos Municípios Produtores de Gás Natural da Bacia de Santos, realizada em Ubatuba. Ernane, aliás, alertou ao presidente da recém criada entidade, que ela precisa sempre ficar alerta, a exemplo da ABRAMT para evitar perdas financeiras a que seus filiados têm direito.
“Quem paga a conta é sempre o município. As cidades diretamente ligadas à produção petrolífera têm que ser mais privilegiadas. Somos nós que corremos riscos de impactos ambientais e impactos de vizinhança negativos. São Sebastião, por exemplo, tem um terço do seu centro urbano tomado pela Petrobras. Com todo respeito aos municípios mais distantes, não é justo que eles recebam a mesma percentagem dos royalties. O governo federal não pode bater continência com o chapéu alheio”, disse Ernane Primazzi.
O presidente da ABRAMT reafirmou que concorda com a criação de fundos especiais para a educação e saúde propostos pelo presidente Lula, a serem formados com recursos da tributação da indústria petrolífera. Ernane acha a medida justa, “desde que os recursos para esses fundos sem formados a partir da cota federal na tributação”.
O prefeito sebastianense reclamou também da formação do ICMS a partir do valor agregado do petróleo e que não beneficia todos os municípios envolvidos na produção. “O valor agregado está presente somente nos municípios com refinaria. Alegam que em São Sebastião chega petróleo e sai petróleo. Mas, se não tiver o porto e a tubulação, o óleo não chega à refinaria”, explicou.
Como presidente da ABRAMT, Ernane Primazzi tem intensificado a luta para evitar a evasão de divisas dos municípios associados. “Não vamos admitir mais isso. Afinal, sempre jogam a conta para nós prefeitos. Vivem nos empurrando obrigações como a municipalização da Educação. Se não é a prefeitura para arcar com aluguéis, gasolina, telefones e outras contas, por exemplo, fica difícil o trabalho das polícias civil e militar”, afirmou Ernane.
O prefeito sebastianense também reclamou na reunião que a unidade da ANP – Agência Nacional de Petróleo, há cerca de 90 dias não recebe a representação da ABRAMT. Segundo ele, “temos assuntos importantíssimos a discutir como a estranha informação de que São Sebastião estaria de fora do polígono produtivo da camada pré-sal, o que seria um absurdo, uma vez que estamos geograficamente bem na frente do campo onde as jazidas foram descobertas”. No final da reunião, o coordenador da ANP em São Paulo, Alcides Araújo dos Santos, também presente ao encontro da AMPROGÁS, afirmou que intermediará um novo encontro entre a ABRAMT e a ANP no Rio de Janeiro. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Expresso Caiçara reúne diversas manifestações culturais em Boracéia

São Sebastião - O 1º Expresso Caiçara reuniu diversas manifestações culturais na tarde de domingo, dia 13, no bairro de Boracéia, na Costa Sul de São Sebastião.
Organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), a iniciativa aconteceu na Escola Municipal e recebeu vários elogios da comunidade, monitores e alunos das oficinas culturais. “É legal e importante para o crescimento cultural das crianças e jovens pois abre a cabeça deles, forma o intelecto, além de ser um atrativo no bairro”, avalia o morador e arquiteto Gabriel Nubiato Rocha. “O projeto é bem legal porque diverte a gente”, acrescentou Yan Cristhofer, morador em Boracéia e aluno da oficina de violão.
Para o monitor Alexandre Cesar Poveda, o evento é uma forma das pessoas adquirirem conhecimento. “O povo quase não tem acesso à cultura”, diz Poveda, que ministra aulas de violão para cerca de 30 alunos nos bairros de Boracéia, Juquehy, Barra do Sahy e Boiçucanga. “Isso é uma oportunidade de mostrar nosso trabalho visto que muita gente não conhece a cultura indígena”, acrescentou Ermenegildo Samuel dos Santos, residente na aldeia do Rio Silveira, em Boracéia, professor de artesanato indígena.
Durante toda à tarde, o público presente assistiu a várias apresentações como a Capoeira da Associação Serra do Mar, que trabalha com aproximadamente 40 crianças sob a responsabilidade do contramestre Morf; a Dança Indígena, com os índios da aldeia Rio Silveira; a Oficina de Ballet; a Dança do Balaio e das Fitas, com “senhoras” do projeto “Valorizando a Pessoa Idosa”; a performance da Oficia de Teatro; a encenação de poemas de Cora Coralina; a apresentação do Coral Municipal; além da exposição do artesanato local, das oficinas culturais e dos índios.
Uma das atrações mais aplaudidas foi a apresentação do grupo de Dança de Rua das Oficinas Culturais da Sectur, o “Descendentes de Rua”, cujos integrantes são do bairro de Juquehy e no mês passado conquistaram no XII New Fest Dance, realizado Campos do Jordão, e sete prêmios para São Sebastião. O grupo é formado por cerca de 40 meninos e meninas entre 13 e 25 anos. “Me emocionei quando vi as crianças pedir para o grupo dançar novamente”, conta a secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, que prestigiou o evento e conhece quase todos os dançarinos desde a infância deles. De acordo com ela, a intenção da Sectur é fazer com que as crianças e os adolescentes não tenham contato com o mundo das drogas e, consequentemente, a marginalidade. “O nosso principal objetivo é ocupar o tempo ocioso deles e oferecer um atrativo aos moradores do bairro”, afirma.
O “1º Expresso Caiçara” também contou com a presença do diretor e do assessor da Administração Regional da Costa Sul, Hiram Danese e João Amâncio dos Santos, o Noca, respectivamente, além dos vereadores José Reis e Paulo Henrique, o PH. “Acompanho os eventos da Sectur e esse projeto é um belo trabalho desenvolvido pela equipe”, declara PH. O parlamentar Reis também parabenizou a iniciativa e elogiou a atual Administração pelo fato de ter começado pelo bairro de Boracéia. “É um atrativo para os moradores”.
Antes do encerramento ocorreu o sorteio de uma canoa, cujo vencedor foi o pescador e caiçara mais conhecido pelo apelido de “Pilico”. Em breve, segundo os assessores Tânia Lagada e Ercílio de Souza, será realizada a próxima edição do “Expresso Caiçara”, cujo local será definido pela Sectur.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Festa de Santa Rosa de Lima agita comunidade do Jaraguá

São Sebastião - A Festa da Padroeira do Jaraguá, na costa Norte de São Sebastião, reuniu centenas de pessoas neste final de semana no campo de futebol do Centro de Apoio Educacional (CAE) do Jaraguá.
Na sexta-feira, dia 11, apesar da chuva, a dupla Romeu e Rogério abriu as atrações com muito sertanejo e animou os presentes. A banda Buzão do Forró tomou a frente do palco no sábado (12) e o encerramento ficou por conta do forró do Muleke Praieiro no domingo, dia 13, que contou com grande público.
Além dos shows e apresentações artísticas da secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), também havia dez barracas de comes, bebes e brincadeiras, que fizeram a alegria da comunidade local.
O bingo, que reuniu jovens e adultos em um clima bem familiar, presenteou uma bicicleta, um tanquinho e uma TV 29”, nos dias 11, 12 e 13, respectivamente.
A festa da padroeira Santa Rosa de Lima, cujo dia santo é o de 23 de agosto, foi realizada pela equipe da Capela de mesmo nome, com total apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Sectur. Tal apoio permitiu que o evento fosse realizado pela primeira vez no espaço conhecido como “Estrela”, campo de futebol aberto do bairro.
“Esta foi a melhor festa que aconteceu até hoje. Tudo correu muito bem, as pessoas ficaram mais à vontade neste espaço e todos participaram bastante, se divertiram com boas vibrações e a renda será revertida para a reforma do telhado da Capela Santa Rosa de Lima”, comemorou a coordenadora responsável da Capela, Regina Maria Leite de Santana.
A coordenadora seguiu com os agradecimentos: “Agradeço a todos da Regional Costa Norte e principalmente ao prefeito Ernane Primazzi e a secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, pois, sem a colaboração deles, nós não estaríamos aqui”, completou.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Oficina de Artes para deficientes físicos é ministrada em Boiçucanga

São Sebastião - Com o objetivo de melhorar a auto-estima e promover a integração social dos deficientes físicos, o Centro de Reabilitação “José Teixeira”, localizado no bairro de Boiçucanga, na Costa Sul de São Sebastião, iniciou em maio uma Oficina de Artes (pintura e restauro em madeira) com os pacientes que realizam tratamento na unidade.
Coordenado pela enfermeira Isa Correa, a iniciativa, que também envolve os familiares, visa ainda a inserção no mercado de trabalho, além de apontar uma maneira dos deficientes obterem uma renda extra com os produtos confeccionados. “A reabilitação envolve o físico, o psicológico e o social dos pacientes e nós também estamos tentando atingir o lado profissional deles”, fala Isa. “A atividade pode ser um meio de gerar renda para aquela mãe que precisa cuidar de seu filho o tempo todo”, acrescenta.
Segundo a enfermeira, a oficina só foi iniciada em função da Secretaria de Saúde (Sesau), através do secretário Aldo Conellian, ter cedido um veículo para realizar o transporte dos reabilitandos. “Sempre quisemos desenvolver esse trabalho, mas não tínhamos condições de buscar os pacientes e levá-los de volta as suas casas”, revela Isa.
O espaço onde as aulas são aplicadas, na Praça Pôr-do-Sol, foi cedido pela Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur). Mais de 25 pacientes que residem nos bairros de Maresias, Boiçucanga, Cambury e Juquehy participam da oficina ministrada toda sexta-feira, das 15 às 18 horas.
Na sexta-feira, dia 11, o secretário de Saúde conheceu de perto o trabalho desenvolvido pelos deficientes e seus familiares. “Vocês estão de parabéns. É um trabalho maravilhoso este desenvolvido aqui na Costa Sul. Se depender da secretaria de Saúde a iniciativa tem tudo para melhorar porque isso é uma necessidade”, disse Conellian.

Iniciativa tem o apoio da família e deficientes
Para a família dos deficientes envolvidos, a iniciativa tem surtido resultados positivos. “A oficina é ótima, pois ajuda a capacidade deles, que saem de casa e ocupam a mente. O meu filho começou a se interessar pela arte e vem aprendendo bastante. Ele mudou muito depois de entrar no projeto. Espero que esse trabalho continue porque nós também nos divertimos e fazemos novas amizades”, declara Maria Lúcia da Silva, mãe do cadeirante Paulo Cesar da Silva, que também considera “legal” a iniciativa. “È interessante, já que ocupo a mente. Antes ficava em casa sem fazer nada”, conta Silva, residente em Juquehy; ela pretende ganhar um “dinheirinho” com o quadro que está pintando. “Vai sair um quadro bem bonito”, garante.
O morador do Sertão do Cacau, situado em Cambury, Demilton Silva Santos, deixou de trabalhar na sua profissão há quatro meses em decorrência de um AVC (Acidente Vascular Cerebral), afirma que o seu envolvimento na atividade (restauro em madeira) melhora os seus movimentos. “Eu não mexia a mão e com esse trabalho voltei a movimentar”, comemora.
“Me sinto feliz quando pinto”, afirma Vivian Vitória Santana de Jesus, de apenas nove anos e que nunca andou desde o seu nascimento. O pai dela, Martins Jesus, que atuava na construção civil e deixou de trabalhar porque perdeu uma das pernas em função de um acidente entre a sua moto e um carro, também participa da oficina. “O projeto é bom, pois esquecemos os problemas e descarregamos todos os nossos sentimentos na tela”, diz ele, que mora em Maresias e recebe um salário mínimo do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
“Gosto muito de fazer isso. Acho legal ocupar o tempo de uma maneira positiva”, avalia a cadeirante Maria de Lourdes Viveiros Pontual, moradora em Boiçucanga há três anos. O aposentado e marido dela, Jianfranco Solamito, 58 anos, disse que sua esposa teve um tumor no cérebro e precisou passar por duas cirurgias, cujas sequelas a deixaram numa cadeira de rodas. “Ela era executiva de uma empresa multinacional em São Paulo e tudo acabou de uma hora para outra. Com o tratamento está melhorando aos poucos e esse trabalho com artes é excepcional. Minha esposa está muito feliz com isso”, declara.
O projeto ajudou, ainda, uma das professoras da Oficina a superar sua própria barreira. “Eu tinha uma limitação muito grande em relação aos deficientes. Tinha dó, pena. O trabalho com eles foi um presente de Deus porque me ajuda a vencer esses sentimentos”, desabafa Tarcisa de Souza, do projeto “Reciclar e Reconstruir”.
Serviço – O Centro de Reabilitação “José Teixeira” fica na Estrada do Cascalho, ao lado do Ginásio de Esportes. Informações pelo telefone (12) 3865-4008.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura de São Sebastião realiza o tamponamento da Vala do Ipiranga

São Sebastião A Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Administrações Regionais, preocupada com o bem estar de sua população, está realizando o tamponamento da Vala do Ipiranga, Região Central da Cidade, onde, futuramente, será feito um projeto de reurbanização, com a instalação de gramas, flores e iluminação, proporcionando à comunidade um ambiente mais harmonioso, além de embelezar a cidade.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Taekwondistas sebastianenses conquistam ouro, prata e bronze no Vale Open em São José

São Sebastião - Ouro, prata e bronze foram as medalhas conquistadas pela equipe Jun Sin Tebar Praia Clube de Taekwondo – com apoio da Prefeitura de São Sebastião – no 12º Vale Open realizado no domingo, dia 13 de setembro, em São José dos Campos.
Sob o comando do Sa Bo Nim Márcio Santos, os taekwondistas disputaram o kyorugui (combate) e também o poom-se (movimentos), na competição promovida pelo mestre Fabiano Morciane, da academia Power Training Taekwondo, autorizada pela Fetesp (Federação de Taekwondo do Estado de São Paulo), válida pelo ranking 2009 e que concentrou centenas de atletas no Tênis Clube.
No kyorugui, categoria Infantil Iniciante o faixa amarela Aleph Pires Galeano (até 39 quilos) ficou com o bronze; o ponta azul Henrique Martins Souza (até 32 quilos), perdeu por W.O. No Intermediário os ponta-vermelha Vinicius Paes Lippi (até 34 quilos) conquistou a prata e Guilherme Klinke (até 52 quilos), perdeu igualmente por W.O.
Na categoria Adulto, o ponta azul Tiago Justiniano (até 68 quilos), ganhou o ouro no Iniciante, na mesma categoria o faixa amarela Renato Teixeira ficou com a prata; o ponta-preta Thiago Oliveira (até 62 quilos), não lutou por ter atuado como auxiliar técnico e o vermelha Paulo Henrique da Silva (até 57 quilos), por estar a trabalho, também não disputou no Avançado.
Já os faixa amarela Ariane Pacheco Acácio; ponta vermelha Renata Fernanda de Azevedo Oliveira e o faixa preta Felipe Moraes, conquistaram no poom-se nas categorias Iniciante, Intermediário e Avançado, respectivamente, as medalhas de prata, bronze e ouro.
Para Márcio Santos, o resultado foi excelente. “Parabenizo todos os atletas do TPC, em sua maioria iniciantes, os quais representaram o Município com muito brio”, disse o Sa Bo Nim que agradeceu ao apoio da atual Administração, através da Seesp (Secretaria de Esportes).(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Teatro de São Sebastião será palco do espetáculo “Mão na Luva”

São Sebastião - O espetáculo “Mão na Luva”, de Oduvaldo Vianna Filho, o mesmo criador de “A Grande Família”, sucesso no Brasil há décadas, será apresentado no Teatro Municipal de São Sebastião no próximo sábado, dia 19.
Dentro do projeto “São Sebastião Encena”, desenvolvido pela Prefeitura por meio da Sectur (Secretaria de Turismo), a peça em parceria com a M2 Produtores, de São Paulo, traz no elenco os atores Marcelo Pacífico e Isabella Lemos, do Núcleo de Estudos do Grupo Tapa que co-produz e faz a supervisão artística do espetáculo que enfoca a noite de separação de um casal, chamados pelo autor de Ele e Ela, depois de nove anos de casamento.
Nunca apresentada ao público pelo autor em vida, a peça – escrita em 1966 – foi arquivada e descoberta 18 anos depois em uma composição de seus trabalhos. A primeira encenação deste texto foi feita em 1984, por Marco Nanine e Juliana Carneiro da Cunha; tem duração de 80 minutos e é imprópria para menores de 16 anos.
Assim como “Enfim, nós” e “Play”, apresentações que lotaram o Teatro Municipal, “Mão na Luva”, é mais uma etapa do “São Sebastião Encena” iniciado em junho e que até novembro trará à comunidade bons espetáculos. “Em Mão na Luva atores exibem preparo técnico incomum (...), entregue aos papéis, atores criam belas imagens para transitar entre tempo e espaço”, escreveu Mariângela Alves de Lima, crítica para o Estado de São Paulo, em fevereiro deste ano.

Serviço
Os ingressos serão trocados por um pacote de leite em pó. O Teatro Municipal de São Sebastião fica à Dr Altino Arantes, 02 – Centro. Outras informações: (12) 3892-4489. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Convite reunião Ipiranguinha

Ubatuba - A Comissão organizadora do Movimento “Grito do Ipiranguinha” convida para reunião no próximo dia 16/09/09, às 19h30, no Restaurante da Jaqueira, Rua da Cascata, nº 1300, no bairro do Ipiranguinha.
Na pauta constam a definição oficial do horário da programação do sábado e domingo e discussão do Manifesto "O Grito do Ipiranguinha".



Semana de 11/09 a 17/09/2009
Cine Porto – 3833 -2066

“FORÇA G”
Aventura infantil !!! Dublado!!!
Ás 16:00 hs - 17:40 hs.

"OS NORMAIS 2"
Comédia !!!
C/ Fernanda Torres,Luiz F.Guimarães,Cláudia Raia !!!
Ás 19:20 hs - 21:00 hs

Toda quarta feira é dia de “QUARTA MALUCA”. Todos pagam R$ 4,00
Nosso site : www.cinemasdolitoral.com.br
 

Poesia Topo

Anuncie


Crônica da casa em ruínas

Sei da história
de uma casa que morreu,
mas não de repente,
primeiro as crianças cresceram
e foram para longe,
depois os adultos envelheceram
e ficaram sem companhia,
sem risos, sem artes,
ficaram contagiados
pela doença da tristeza
e assim findou-se a casa
do canto da Praia da Fortaleza.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Diário do Lixo: o negócio está preto!

Como vocês podem ver pelo foto destaque desta segunda-feira, dia 14 de setembro, o negócio está cada vez mais preto. Por isso insisto em divulgar o "Diário do Lixo". Vejam, comentem, divulguem. Ajudem a fazer com que a LEI seja cumprida. Não podemos aceitar esse celeiro de vetores na entrada dos restaurantes. Se isso é o que a gente vê, imagine o que a gente não vê. Mosquitos, moscas, baratas e ratos, normalmente encontrados nos locais com lixo, são transmissores de doenças como febre tifoide, cólera, giardíase, leptospirose, diarréias, entre muitas outras. É a nossa saúde que está em jogo.
Indignem-se: http://ingforme.blogspot.com. Abraços,

Regina
Ubatuba - SP

Descaso no Atendimento da Santa Casa

Sábado dia 12, por volta das 23:30 horas, levei meu filho Giliard Mariano de 9 anos à Santa Casa de nossa cidade, pois o mesmo se encontrava com febre muito alta, fui prontamente atendida pelo médico de plantão. O mesmo me questionou sobre o que havia acontecido, relatei que o menino estava com febre alta e até mesmo delirando, ele sequer mediu a febre do menino, nem mesmo constatou com as mãos, nos dispensou dizendo que deveria ficar em casa e ser observado durante os próximos cinco dias, se a febre não abaixasse, para voltar ao hospital. Será que isso é norma? ou será porque não era ninguém conhecido, importante, essa é uma bela forma de diminuir a população mais pobre, não é atoa que são constatados tantos óbitos em nossa Santa Casa. Gostaria que a Direção desta Santa Casa informasse o nome do médico, pois o mesmo não me deu nenhuma receita ou qualquer papel com o nome dele e eu nervosa sequer pedi o nome dele. Até quando o povo será tratado com esse descaso, não adianta reformar a Santa Casa, deixá-la bonita, inaugurar novas alas, elevador para maca se o tratamento dispensado à população deixa muito a desejar e a incompetência e o descaso médico muitas vezes resultam em morte.

Beatriz Mariano
Ubatuba - SP

Votação CONTRA o porto de São Sebastião
Prezados Moradores, Turistas, Veranistas, Esportistas e Amantes do Litoral Norte

O Jornal Imprensa Livre, importante órgão de imprensa do Litoral Norte, está fazendo uma pesquisa de Opinião sobre a Expansão do Porto de São Sebastião.
Infelizmente a pesquisa não contempla a opção de “Porto sem Contêineres” que é a luta de todos nós.
De qualquer forma, vamos mostrar nosso descontentamento com o projeto da forma apresentada (com terminal de containeres e aterramento ou lageamento do mangue do Araçá) votando na opção “Contra”.
Caso queira mais informações antes de votar, acesse o site www.nossailhamaisbela.org.br
Faça sua votação no site do Jornal www.imprensalivre.com

Instituto Ilhabela Sustentável
Movimento “Nossa Ilha Mais Bela”
secretaria@nossailhamaisbela.org.br
012 3896-3015

BRINDE SINDICAL

Na condição de Vice-Presidente do “Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública de Ubatuba” – SINDTAPU – tenho detectado heranças da “ADMINISTRAÇÃO ANTERIOR” que já prejudicaram e continuam prejudicando as finanças, o andamento das atividades, a educação cívica e o respeito às pessoas e à ética administrativa.
Provados alguns erros graves e os prejuízos causados ao erário do Sindicato, solicitamos providências, da DIRETORIA, e aplicação dos artigos 77 e 69, do Estatuto do Sindicato, que determinam o afastamento, da Diretoria, dos responsáveis pelos erros. Outros sindicalizados também tiveram idêntica atitude.
Grupo de Diretores, do Sindicato, comandados pelos implicados nas irregularidades, adotaram processo de ocultação no qual não faltaram grosserias, agressões verbais, interferências indevidas nas atividades dos profissionais que assessoram tecnicamente o Sindicato e falta ao respeito a Sra. Presidente e a todos que solicitamos providências éticas e racionais.
A Sra. Presidente não suporta mais esses comportamentos. Outros acompanhamos seu desespero e já solicitamos providências.
Em documento protocolado, aos 13-08-09, assim pressionam, à Sra. Presidente, os sete supostos causídicos da legislação sindical.
“Aproveitamos o momento para solicitar que a Sra. Presidente tome as devidas providências em relação a pessoa do Vice-Presidente deste Sindicato que vem ofendendo esta Diretoria através de documentos protocolados neste Sindicato, e-mails enviados a jornais virtuais causando a dilapidação da credibilidade da Entidade. A continuidade de tal comportamento é de única responsabilidade da Presidente conforme Regimento Interno”(SIC).
Como o leitor pode observar não são citados os artigos que teriam sido transgredidos pelo Vice-Presidente e, nem aqueles que dariam amparo à Sra. Presidente para justificar punições. É atitude própria de quem desconhece a legislação que cita e que, supostamente, não entendeu o alcance dos documentos protocolados.
De minha parte os desafio a encontrar uma única “ofensa à Diretoria do Sindicato”, nos documentos protocolados no próprio Sindicato ou nas publicações na imprensa virtual.
Não podem confundir “OFENSAS Á DIRETORIA” com o apontamento de erros graves de alguns de seus membros ou com as faltas de respeito e educação por outros praticados.
Documentos protocolados, no Sindicato, foram elaborados para atender “direito concedido pelo artigo 4º, letra d), e dever imposto pelo artigo 5° , letra d)”. Ambos do Estatuto do Sindicato. Já sobre as publicações, na imprensa virtual, espero não ofender ninguém lembrando:
“É livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato” (CF 5° IV)
“A manifestação de pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição”.
$ 1° “Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social observando o disposto no art 5°, IV, V, X, XIII e XIV”. (CF art. 220).
A situação da Diretoria do Sindicato, neste momento, é grave e extrema. Filiados salvemos o Sindicato. Fiquem atentos e compareçam às convocações que deverão acontecer.
No mundo sindical, quem se dispõe a implantar a ética recebe esse tipo de brinde.
VIVA UBATUBA!.

Corsino Aliste Mezquita.
Ubatuba, 15 – 09 – 09.

HUMOR

Veja só que matemática interessante:

Maio de 2009, numa cidade litorânea do RS, muito frio e mar agitado, a cidade parece deserta.
Os habitantes, endividados e vivendo às custas de crédito. Por sorte chega um gringo rico e entra num pequeno hotel.
Ele saca uma nota de R$ 100,00, põe no balcão e pede para ver um quarto.
Enquanto o gringo vê o quarto, o gerente do hotel sai correndo com a nota de R$ 100,00 e vai até o açougue pagar suas dívidas com o açougueiro.
O açougueiro pega a nota e vai até um criador de suínos a quem deve e paga tudo.
O criador, por sua vez, pega também a nota e corre ao veterinário liquidar sua dívida.
O veterinário, com a nota em mãos, vai até a zona pagar o que devia a uma prostituta (em tempos de crise, essa classe também trabalha a crédito).
A prostituta sai com o dinheiro em direção ao hotel, lugar onde, às vezes, levava seus clientes e que ultimamente não havia pago pelas acomodações, e paga a conta.
Nesse momento, o gringo chega novamente ao balcão, pede a nota de volta, agradece, mas diz não ser o que esperava e sai do hotel e da cidade.
Ninguém ganhou um vintém, porém agora toda a cidade vive sem dívidas e começa a ver o futuro com confiança!

Moral da história: quando circula o dinheiro, não há crise!


Nossos Comerciais: Fenix Sport Bar



Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Lua e Floresta em Castelhanos  © Bruno Rochar

Lua e Floresta em Castelhanos
© Bruno Rocha

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editora: Emiliane Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor