Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 17 de Setembro de 2009 - Nº 2140 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região
-

Caraguatatuba
Em projeto de lei, Silmara quer banheiros químicos em feiras
Aprovada pauta e Urgências do Executivo
Omar Kazon pede melhorias para o Casa Branca
Lobinho busca melhorias para o Jardim Gaivotas
Não se esqueça! Neste sábado (dia 19) todas as crianças de 0 a 5 anos devem tomar as gotinhas

Ilhabela
Campanha “Ilhabela é pra valer!” tem a adesão de 60% dos hotéis, pousadas e restaurantes
Colucci prestigia missa em ação de graças à nova diretoria do Centro de Convivência da Terceira Idade
Colucci recebe membros do Rotary Club e garante apoio a projetos sociais
Coordenador Estadual dos Conseg’s visita região e participa de inauguração da sede em Ilhabela
Agenda 21 Ilhabela
Ilhabela terá 140 escalas de navios de cruzeiro na temporada 2009-2010
Malha de Praia resgata cultura esportiva em Ilhabela

São Sebastião
Moradores se queixam de falta de acessibilidade no Centro de Saúde da Topolândia
Projeto que prevê aumento do prazo de licença maternidade é votado com emenda
São Sebastião poderá oficializar semana de mutirão de limpeza
Aprovado projeto que autoriza aberto de crédito especial para recuperação do acervo do Museu de Arte Sacra
Câmara e OAB homenageiam profissionais
Felipe Morais conquista mais um pódio para São Sebastião
Gripe suína é tema de teatro em escola de Maresias
Matrículas escolares continuam abertas pela Secretaria de Educação em São Sebastião
Sebastianense conquista medalha de prata na 1ª Maratona das Praias do Estado

Ubatuba
Aciu informa: Vagas de Emprego
Rotary promove jantar beneficente
Prefeitura convida população para audiência pública
Ubatuba participará do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias 2009
Segunda etapa da vacinação contra a Poliomielite acontece no próximo sábado

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

Litoral Norte
 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Em projeto de lei, Silmara quer banheiros químicos em feiras

Caraguatatuba - Foi protocolado na Câmara Municipal de Caraguatatuba um projeto de lei, de autoria da vereadora Silmara Selma Mattiazzo (professora Silmara), do DEM, que autoriza o Poder Executivo a instalar banheiros químicos em locais que são realizados feiras e eventos ao ar livre.
De acordo com a parlamentar, essas realizações nem sempre são providas de banheiros para atendimento as pessoas que trabalham no local. “Em se tratando de eventos de grande porte, a instalação de sanitários é obrigatória, porém, nem sempre o número de sanitários é suficiente para atender a demanda”, diz a vereadora, lembrando que as feiras livres e de artesanatos não são beneficiadas com essa instalação.
A professora Silmara lembra, que além dos feirantes e de todos os trabalhadores, os visitantes e consumidores também necessitam satisfazer suas necessidades fisiológicas e, devido à falta de um lugar adequado, são obrigados a usarem sanitários de outros comércios, e algumas vezes, até de residências particulares.
“A elaboração desse projeto visa contribuir com todos. É preciso um pouco de sensibilidade com aqueles que batalham por horas e às vezes precisam ir ao banheiro. É uma necessidade natural do ser humano”, comentou a professora Silmara, que ressalta que esse é um assunto relativo à saúde pública.
Em outra propositura, a vereadora busca a implantação da prática de acupuntura nas Unidades Básicas de Saúde de Caraguatatuba e hospitais mantidos ou vinculados ao poder público municipal.
O objetivo da professora Silmara é não só ajudar na cura dos problemas dos pacientes, mas também diminuir o uso de medicamentos e prevenir danos à saúde.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Aprovada pauta e Urgências do Executivo

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou a Ordem do Dia da 29ª Sessão Ordinária semanal na totalidade, além dos 3 (três) Projetos em Regime de Urgência, de autoria do Executivo. Pela segunda semana os internautas puderam acompanhar a sessão pela Internet – a Rede Mundial de Computadores.
Em Regime de Urgência foram aprovados as seguintes propostas: Convênio com o Fundo Estadual de Solidariedade; Doação de área para a Polícia Militar construir um posto no bairro do Poiares e autorização para Convênio com o CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), para a construção de Casas Populares.
Em primeiro turno foi aprovado Projeto de Emenda a Lei Orgânica que transfere a data limite para entrega do Orçamento de 30 de setembro para 30 de outubro. A votação em segundo turno deverá ocorrer em 15 dias.
Para discussão e votação em um único turno, foram aprovados Projeto do Vereador Aurimar Mansano (PTB) que autoriza o Executivo a disponibilizar Psicólogo para acompanhamento dos alunos da 1ª a 9ª séries do Ensino Fundamental da Rede Pública e do Vereador Omar Kazon (PR), que cria o Programa “Mulher – Sua Saúde – Seus Direitos”.
O Vereador Pedro Ivo (DEM) aprovou a criação da Semana de Prevenção a Lesões Medulares por Mergulho em Águas Rasas e o Vereador Neto Bota (PSDB) aprovou propositura que inclui no Calendário Oficial da cidade o Dia Municipal de Combate ao Trabalho Infantil.
Foram aprovados também os projetos dos Vereadores Lobinho (PSDB) que obriga os depósitos de Ferro Velho e Sucata a funcionar em área coberta e do Vereador Cristian Alves de Godoi – Baduca Filho (PDT) que regulamenta atividades e Esportes Radicais em Caraguatatuba.
Cerca de 20 pessoas acompanharam a sessão, que teve em seu Expediente a leitura de 9 (nove) projetos com conseqüente encaminhamento para as Comissões Permanentes e 7 (sete) Requerimentos, não havendo leitura ou votação de Indicações e Moções.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Omar Kazon pede melhorias para o Casa Branca

Caraguatatuba - Após visita ao bairro do Casa Branca, no Projeto ATENDA, realizado no mês de julho, o vereador Omar Kazon (PR) elaborou um requerimento, onde fez diversos pedidos para melhorar a situação da comunidade.
Entre as reivindicações está a continuidade da obra paralisada da UBS – Unidade Básica de Saúde. O parlamentar solicita informações e lembra que os moradores do Olaria também serão beneficiados.
“São dois bairros importantes do nosso município que necessita de atenção na área da saúde. Gostaria de ver a obra concluída, mas caso não seja possível, pedi em caráter emergencial a reforma da UBS do bairro, que se encontra em condições precárias”, falou.
Ainda na área da saúde, Omar Kazon quer o aumento do número de médicos na UBS do Casa Branca, que está sofrendo com o desfalque de profissionais.
Na propositura, o vereador e também atual presidente da Câmara de Caraguatatuba quer que seja feito o recapeamento das vias públicas.
“Os moradores do Casa Branca tem pedido para eu interceder junto à administração pública para que sejam feitas melhorias no bairro. Estive visitando o local e constatei que os pedidos tem fundamento e merece ser olhado com uma atenção maior pelas autoridades de nossa cidade”, comentou Omar Kazon.
Muitas das reivindicações da população foram feitas durante o Projeto ATENDA do vereador, que juntamente com sua equipe de assessores estão na última quinta-feira do mês em determinado bairro para ouvir os pedidos dos munícipes.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Lobinho busca melhorias para o Jardim Gaivotas

Caraguatatuba - Incansável na luta pelo bem dos munícipes de Caraguatatuba, o vereador Agostinho Lobo de Oliveira, do PSDB, esteve reunido na última semana com o prefeito da cidade, Antonio Carlos da Silva, e apresentou propostas para melhorar as condições dos moradores do bairro Jardim Gaivotas.
Na lista de pedido do parlamentar, que há quatro mandatos trabalha no Legislativo, estão à colocação de rede de esgoto, iluminação pública e obras de pavimentação.
“O Jardim Gaivotas é um bairro populoso que merece a nossa atenção. Acredito que os responsáveis competentes como são, vão procurar o quanto antes fazer algo em relação as minhas solicitações”, falou Lobinho.
O vereador explica também que vias importantes do bairro necessitam o quanto antes de reparações. “Infelizmente a comunidade do Gaivotas tem sofrido com a falta de melhorias no local. A implantação da rede de esgoto já é cobrado por mim há um bom tempo. Temos que pensar na saúde da população de nosso município”, disse.
A questão da segurança também foi lembrada por Lobinho, que mais uma vez mostra a preocupação com os moradores de Caraguá. “Por se tratar de um local com muitos munícipes, diversas pessoas retornam tarde de seu trabalho ou escola, por isso pedi a iluminação pública em todo o bairro, não se deve brincar com a segurança”, finalizou.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Não se esqueça! Neste sábado (dia 19) todas as crianças de 0 a 5 anos devem tomar as gotinhas

Caraguatatuba - A segunda etapa da Campanha Contra a Poliomielite acontece no próximo sábado (19). Em Caraguá, a vacina será distribuída em 19 escolas e unidades de saúde em todas as regiões, das 8h às 17h.
A primeira fase da campanha foi realizada dia 20 de junho e atingiu a meta de 95%, solicitada pelo Estado. A população infantil de Caraguá é estimada em 7.331 crianças.
Confira o local de vacinação mais próximo de sua casa e não se esqueça de levar a caderneta de vacinação:

Região Sul
Perequê-Mirim _ UBS Perequê-Mirim _ av. José da Costa Pinheiro Júnior, 1527 tel. 3887-8181
Perequê-Mirim _ E.E. Vereador Benedito Paes Sobrinho _ rua José da Costa Pinheiro Júnior, 2161 _ tel. 3887-1771
Pegorelli _ EMEF Masako Sone _ rua Aba de Dentro, s/n _ tel. 3887-2444
Porto Novo _ UBS Porto Novo _ av. José Herculano, 8550 _ tel. 3888-3001
Porto Novo _ CIEF Profa. Maria Aparecida Ujio _ av. Primeiro de Maio, 285 tel 3887-3836
Morro do Algodão _ UBS Morro do Algodão _ rua Antonio dos Santos, 27 tel. 3887-9100

Região Central
Centro _ UBS Centro _ av. Anchieta, 485 _ tel. 3882-2200
Estrela D`Alva _ CEI/EMEI Professora Santina Nardi Marques _ rua Antonio Nardi, 200 _ tel. 3883-3477
Jaraguazinho _ UBS Jaraguazinho _ Rua Benedito Silveira Santana, 57 tel. 3883-3500
Indaiá _ EMEF Dr. Carlos de A. Rodrigues _ av. Pernambuco, 1.101 _ tel. 3882-4679
Tinga _ UBS Tinga _ rua Antonio dos Santtos, s/n _ tel. 3883-3277
Poiares _ EMEF Profo. João Baptista Gardelin _ av. Joaquim da Silva Xavier, 180 tel. 3887-3101
Rio do Ouro _ CEI Prof. Aída A.C. Grazioli _ rua Francisco Ribeiro, 80 tel. 3882-2610
Ipiranga _ EMEI Messias Mendes de Souza _ av. Brasil, 1350 _ tel. 3883-9798

Região Norte
Massaguaçú _ UBS Massaguaçú _ rua Itália Basse Magni, s/n _ tel. 3884-1999
Casa Branca _ UBS Jd. Casa Branca _ rua José Pedro O. Barbosa, 07 tel. 3883-9077
Olaria _ UBS Olaria _ rua Marginal Ipiranga, 17 _ tel. 3883-7007
Jetuba _ UBS Jetuba _ rua Vinte e Quatro, s/n _ tel. 3884-4090
Tabatinga _ UBS Tabatinga _ rua Manoel Pereira dos Santos, s/n _ tel. 3884-5700(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Campanha “Ilhabela é pra valer!” tem a adesão de 60% dos hotéis, pousadas e restaurantes

Ilhabela - Lançada em 21 de agosto pela Prefeitura de Ilhabela em parceria com a iniciativa privada, a campanha “Ilhabela é pra valer!” tem atingido seu objetivo de movimentar a cidade na baixa temporada por meio de uma vasta programação de eventos e preços promocionais em hospedagem, restaurantes e gastronomia. Segundo a Secretaria de Turismo e Fomento, a adesão dos restaurantes, hotéis, pousadas e empresas ligadas ao setor turístico chega a 60%.
A campanha prossegue até o dia 18 de outubro. Desde agosto, Ilhabela oferece variadas atrações de gastronomia, esporte, cultura, shows musicais, exposições, entre outros eventos. A Prefeitura tem a parceria da Associação Comercial, Associação de Hotéis e Pousadas e prestadores de serviço.
Os descontos em relação à alta temporada foram definidos da seguinte maneira: hospedagem (40% a 50% de desconto), restaurante (12%) e passeios (10%).
“Pela primeira vez, poder público e iniciativa privada se uniram com objetivo de movimentar a cidade e estimular a vocação turística do município num período de baixa temporada e isso vem dando certo”, aponta o chefe de Gabinete da Prefeitura de Ilhabela, Julio Cezar De Tullio,
Os estabelecimentos participantes estão identificados pelo selo "Ilhabela é pra valer". “Desta maneira movimentamos a economia local, pois o turismo é o principal gerador de empregos do município”, ressalta a secretária de Turismo, Maria Inez Ferreira.
Entre os eventos já realizados na cidade, destaque para o 14º Festival do Camarão e Gastronômico, com shows de Beatles 4 Ever e The Gardeans, na Vila; os shows musicais do aniversário da cidade (Falamansa, Netinho, Maurício e Mauri, Nilva Lima), as inúmeras atividades esportivas nas praias e exposições como a “Faces de Ilhabela”, que continua aberta na sede do Parque Estadual, na Vila. Toda a programação pode ser vista no site www.ilhabela.sp.gov.br. As informações sobre os hotéis, pousadas, restaurantes e empresas responsáveis por passeios turísticos cadastradas na campanha podem ser obtidas na Secretaria de Turismo, que fica na Rotatória da Barra Velha ou pelo telefone (12) 3895-7220.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Colucci prestigia missa em ação de graças à nova diretoria do Centro de Convivência da Terceira Idade

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), acompanhado da presidente do Fundo de Solidariedade, Lúcia Reale Colucci, participou da missa em ação de graças à nova diretoria do Centro de Convivência da Terceira Idade Vila Bela, na sede do clube, na noite da última terça-feira (15/9).
Na ocasião, a presidente eleita Therezinha Leite Góes agradeceu a presença de todos e garantiu estar muito feliz com o voto de confiança que recebeu dos membros do clube. “Antes eu ficava em casa, desmotivada, sem querer fazer nada e agora com essa participação parece que minhas forças revigoraram”, contou.
Depois da missa, o prefeito parabenizou a nova diretoria e aproveitou o momento para ressaltar a importância de iniciativas como a do Centro de Convivência da Terceira Idade. “A Prefeitura sempre estará de portas abertas para o que vocês precisarem. Porque pessoas experientes como vocês só acrescentam sabedoria e coisas positivas para o desenvolvimento de Ilhabela”, declarou Colucci. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Colucci recebe membros do Rotary Club e garante apoio a projetos sociais

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), recebeu na manhã desta quarta-feira (16/9) em seu gabinete, o governador do Rotary Club Distrito 4600, Ettoro Dalboni da Cunha, acompanhado de sua esposa Euse Ferreira Dalboni. O casal foi declarado hospede oficial do município, por meio do decreto 1966/09.
A visita contou ainda com a presença do presidente do Rotary Club de Ilhabela, Jean Paul Bernard, e de outros membros. O grupo solicitou o apoio da Prefeitura na realização de projetos sociais que possibilitem a inserção dos jovens ilhabelenses no mercado de trabalho. Colucci se comprometeu em fazer o possível para ajudar no desenvolvimento do trabalho. O prefeito ressaltou ainda que os jovens merecem essa oportunidade. Também participaram da recepção ao governador do Rotary o chefe de Gabinete da Prefeitura, Julio Cezar De Tullio e os vereadores Erick Pinna e Jadiel Vieira.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Coordenador Estadual dos Conseg’s visita região e participa de inauguração da sede em Ilhabela

Ilhabela - O Coordenador Estadual dos Conseg’s (Conselhos Comunitários de Segurança), Dr. Orion Marques Riul, pessoa diretamente ligada ao Secretário Estadual de Segurança Pública, fará visita ao Litoral Norte nesta quinta (17/9). A agenda da visita inclui reunião com os conselhos de São Sebastião e Ilhabela. Na pauta o apoio ao trabalho dos Conseg’s, que vêm enfrentando com firmeza a onda de criminalidade da região.
Marques Riul participará da inauguração da sede do conselho em Ilhabela, cujo prédio foi cedido pela Prefeitura, na Av. Pedro Paula de Moraes, nº 1.181, no Engenho D’Água. A cerimônia será realizada às 20h.
Antes, o coordenador estadual será recebido em audiência fechada apenas para convidados na Câmara Municipal. Junto aos representantes do Conseg e de autoridades locais, ele tratará do andamento das ações no município e receberá um documento com as principais reivindicações da população a ser encaminhado para a Secretaria Estadual de Segurança.
A Coordenadoria Estadual dos CONSEG’s é o órgão responsável por fazer a interface entre os conselhos municipais e a Secretaria de Segurança Pública do Estado, garantindo que as reivindicações locais sejam analisadas e, na medida do possível, atendidas. Além disso, cabe à coordenadoria a fiscalização da atuação dos conselhos e o acompanhamento das ações desenvolvidas em cada cidade na busca por melhorias para o setor.
“A visita do Dr. Orion a nossa cidade nos possibilita transmitir diretamente à Secretaria de Segurança Pública do Estado as reais necessidades de Ilhabela e as principais providência a serem tomadas”, destaca o presidente do Conseg de Ilhabela, Sampaio Junior. Entre as solicitações encaminhadas “está o aumento de efetivo de nossa polícia, tanto civil, quanto militar, pois aos finais de semana temos pelo menos 50% de aumento na população do município”.
O Conseg de Ilhabela foi reativado em junho passado, após quatro anos de inatividade. O prefeito Toninho Colucci (PPS) não tem medido esforços para implementar políticas de Segurança Pública no município, mesmo sendo prerrogativa do Estado. Desde o início do ano foram inúmeras cobranças junto à Secretaria de Estado da Segurança para o aumento do efetivo, novas viaturas, inclusive com duas já circulando na cidade, rondas da Força Tática e operações da Polícia Civil, também já em funcionamento, além do trabalho para implantação de um posto do Corpo de Bombeiros e da Polícia Ambiental no município.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Agenda 21 Ilhabela

Ilhabela - O Fórum da Agenda 21 de Ilhabela está organizando uma Oficina de Integração entre as entidades sócio-ambientais, que deve ser realizado no próximo dia 25 de setembro, no Parque Municipal das Cachoeiras. No último dia 10 ocorreu mais uma reunião do Fórum, no auditório da Prefeitura, que contou com a presença de 13 participantes dentre eles, membros das Secretarias de Meio Ambiente, Educação, Saúde, Ong Viva Mar, Azimuth, Instituto Ilhabela Sustentável, Museu do Mar, Companhia Docas, Associação de Bairro do Reino e Escola Estadual Eva Esperança Silva. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Ilhabela terá 140 escalas de navios de cruzeiro na temporada 2009-2010

Ilhabela - O município de Ilhabela terá 140 escalas de navios de cruzeiro na temporada 2009-2010. A informação foi confirmada pela secretária municipal de Turismo e Fomento, Maria Inez Ferreira.
A primeira parada será no feriado de 15 de novembro, quando chega à cidade o navio Ópera, e a última em abril do ano que vem. “A parada de navios de cruzeiro é extremamente importante para o turismo de Ilhabela, pois o turista que aqui permanece durante seis horas e faz alguns passeios pela cidade, sempre quer voltar”, ressalta a secretária.
Este ano, o prefeito Toninho Colucci e a secretária de Turismo, Maria Inez Ferreira, estiveram reunidos com as principais companhias de cruzeiro mundiais, entre elas, a Royal Caribbean, durante a feira Seatrade em Miami. “Ilhabela é bem vista entre os operadores, principalmente por conta do seu receptivo”, declarou o prefeito.
O turismo da cidade ganha cada vez mais força. Em junho, o ministro do Turismo, Luiz Barreto, participou do 1º Fórum de Turismo do Litoral Norte e consolidou Ilhabela como uma das 65 cidades indutoras de turismo para a Copa de 2014.
Pelo menos R$ 3 milhões em investimentos são esperados para Ilhabela em recuperação de píeres e infraestrutura urbana, dentro do Plano Nacional de Turismo. Ilhabela recebeu na última temporada de verão 135 cruzeiros. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Malha de Praia resgata cultura esportiva em Ilhabela

Ilhabela - No intuito de resgatar a cultura esportiva da malha em Ilhabela, em especial a praiana, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, realizou no último domingo (13/9) o Torneio de Malha de Praia, na Praia do Perequê. Ao todo participaram oito duplas, sagrando-se campeão Nelsinho e Dinei; vice João Florestal e Paulinho Molinari; terceiro colocado Baúta e Dani e em quarto lugar, Dênio e Antônio.
O evento fez parte da programação esportiva do mês de aniversário de 204 anos de emancipação político-administrativa de Ilhabela e da campanha “Ilhabela é pra valer!”.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Pousada Bem Viver - Momentos Felizes

Moradores se queixam de falta de acessibilidade no Centro de Saúde da Topolândia

São Sebastião - O Centro de Saúde localizado no bairro Topolândia, região central de São Sebastião, que recebe entre seus usuários pessoas com mobilidade reduzida, deficiência física, gestantes, idosos e pacientes que enfrentam dificuldades para caminhar, está sendo criticado por moradores por não possuir meios que facilitem o acesso ao local.
Ainda de acordo com os moradores, os elevadores do prédio estão constantemente quebrados. Eles relataram ao vereador Paulo Henrique Ribeiro Santana (PDT), o “PH”, que os equipamentos não são adaptados ao tamanho das macas, o que estaria dificultando a remoção de pacientes para o andar superior. A falta de espaço nos elevadores também estaria oferecendo dificuldades para o trânsito de cadeirantes.
O parlamentar apresentou na sessão da Câmara Municipal na última terça-feira, 15, um requerimento endereçado ao prefeito Ernane Primazzi (PSC) solicitando informações a respeito das denúncias. “PH” afirmou que os moradores também se queixaram da falta de escoamento de água do piso superior.
O parlamentar disse que além dos problemas relatados pelos moradores, também está preocupado com o saneamento e o descarte do lixo hospitalar, além da segurança do prédio. No requerimento, aprovado por unanimidade, “PH” quer saber do prefeito se há a possibilidade de construir uma rampa interna de acesso ao piso superior.
“Caso essa possibilidade não existe, quero saber quais as providências a prefeitura pode adotar nesse sentido”, disse “PH”. Alem disso, ele quer saber do Executivo se existe alguma empresa contratada para realizar a manutenção dos elevadores. “Caso não tenha, quero saber como é feita a manutenção dos equipamentos”, frisou.
O vereador também questiona a prefeitura se o fato da água que vem do piso superior escoar escada abaixo seria por falta de ralos no local, se há extintores de incêndio no prédio e se existe alvará do Corpo de Bombeiros para funcionamento. “PH” ainda quer saber se o lixo hospitalar é devidamente acondicionado e para onde ele é descartado.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Projeto que prevê aumento do prazo de licença maternidade é votado com emenda

São Sebastião - O Projeto de Lei Complementar 11/09, que amplia o prazo da licença maternidade à servidora gestante, proposto pelo Poder Executivo, foi aprovado por unanimidade, ontem, dia 15, durante a sessão de Câmara de São Sebastião, com uma emenda modificativa.
A emenda apresentada pelo vereador e líder do governo Marcos Tenório (PMDB) alterou o tempo da licença maternidade que estava previsto para ser de 150 dias para 180 dias.
Atualmente, as servidoras gestantes de São Sebastião tem direito a 120 dias de licença maternidade.
A apresentação do Projeto de Lei Complementar 11/09 causou polêmica entre os vereadores.
Logo no início, o requerimento solicitando a votação em regime de urgência especial foi rejeitado por três parlamentares: Marcos Tenório (PMDB), Marcos Jorge (PV) e Artur Balut (PSDC).
Os vereadores argumentaram que o teor do projeto não havia sido discutido com a administração pública e a diretoria do Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos) antes de ser enviado à Câmara.
A decisão do vereador Marcos Tenório em apresentar a emenda alterando o projeto original e ampliando o prazo da licença maternidade para 180 dias, apensar do apoio de todos os vereadores, também causou polêmica com relação à legalidade da iniciativa.
“É um direito meu entrar com a emenda e o prefeito decide se deve vetar ou não. Na minha opinião, faltou habilidade do Sindicato e do Executivo para discutir o projeto com a Câmara. Sou líder do governo, mas tenho liberdade para me manifestar”, explicou.
O presidente da Câmara de São Sebastião, Luiz Antônio Santana Barroso (DEM), o Coringa, que foi o parlamentar a iniciar a discussão sobre o aumento de prazo da licença maternidade às servidoras gestantes, no final de 2008, ainda em sua primeira gestão, disse que a emenda modificativa era o sonho de todos os vereadores, mas ressaltou que o prazo inicial, estipulando 150 dias de licença, havia sido acordado entre a Prefeitura e o Sindserv.
“Sou a favor de 180 dias, apresentei o projeto contendo esta proposta e, além disso, a minha esposa é servidora pública, mas alerto que esta emenda do vereador Tenório é inconstitucional. A ampliação do prazo da licença é uma tendência nacional, mas desde que a proposta venha do Executivo”, disse Coringa.
O vereador Maurício Bardusco (PPS) se posicionou a favor dos 180 dias, mas demonstrou receio em aprovar o projeto com a emenda. “Todos queremos 180 dias, mas não podemos correr o risco de perder o projeto”, disse.
Por outro lado, na opinião do vereador e advogado Paulo Henrique Santana (PDT), o PH, não haverá vício de ilegalidade se o prefeito Ernane Primazzi sancionar o Projeto de Lei Complementar, sem vetar a emenda modificativa.
“Se o prefeito sancionar o projeto com a emenda, deixa de ser inconstitucional”, explicou.
PH também sugeriu que no mês de outubro, quando será comemorado o Dia do Servidor Público, caso o prefeito vete a emenda modificativa, seja feita uma comissão para analisar o Estatuto do Servidor e, na ocasião, fixar o prazo da licença maternidade em 180 dias”, disse.
No final da discussão, o parecer da comissão de justiça e o Projeto de Lei Complementar 11/09, com a emenda modificativa, foram aprovados por unanimidade. O projeto será encaminhado à sanção do prefeito. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

São Sebastião poderá oficializar semana de mutirão de limpeza

São Sebastião - Para tentar diminuir o grande número de materiais espalhados por todo o município, como entulhos, restos de móveis ou resíduos de qualquer natureza, o município de São Sebastião poderá lançar uma ofensiva com a comunidade e secretarias municipais para realizar mutirões de limpeza.
Projeto de lei nesse sentido foi apresentado pelo vereador Paulo Henrique Ribeiro Santana (PDT), o “PH”, na sessão do Legislativo municipal na sessão da última terça-feira, 15, que prevê, além dos trabalhos de coleta, a criação de campanhas educativas nas escolas públicas e particulares.
“O objetivo é criar uma mentalidade de higiene pública, necessária ao conforto e bem-estar da população, além de criarmos outros trabalhos promocionais referentes ao assunto”, explica o autor do projeto. Segundo “PH”, a Semana do Mutirão de Limpeza será realizada na semana que antecede o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado todo dia 5 de junho.
Para que a ação seja colocada em prática, de acordo com o projeto, haverá envolvimento das secretarias municipais do Meio Ambiente e das Administrações Regionais. “Para isso, essas secretarias deverão colocar à disposição todos os equipamentos essenciais à coleta de resíduos de toda natureza”, frisa o parlamentar.
O projeto prevê ainda que a prefeitura poderá firmar parcerias com as associações de moradores, entidades de classe, clubes sociais e iniciativa privada para executar as ações. Após ser lido em plenário, o projeto foi encaminhado às comissões permanentes da Câmara para avaliação e posterior votação.

Contratação de atletas
As mesmas comissões também irão analisar um projeto de lei de autoria de “PH” que prevê a proibição de contratação de atletas de outros municípios para representar São Sebastião em jogos oficiais. A propositura foi lida em plenário na última terça-feira, 15.
Nos últimos anos a prefeitura vem contratando esportistas de outras cidades para representar São Sebastião nos Jogos Regionais, Jogos Abertos do Interior e campeonatos específicos de algumas modalidades.
De acordo com o vereador, “São Sebastião tem se destacado na formação de grandes atletas que elevam o nome do município no cenário nacional e até mesmo internacional”. Para ele, contratar atletas de fora “desvaloriza o atleta da cidade”. Ele acredita que, com a aprovação do projeto, atletas da cidade se dedicarão com mais entusiasmo em prol da cidade.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Aprovado projeto que autoriza aberto de crédito especial para recuperação do acervo do Museu de Arte Sacra

São Sebastião - Os vereadores de São Sebastião aprovaram em regime de urgência especial, por unanimidade, o Projeto de Lei 87/09, que autoriza o Poder Executivo a promover a abertura de um crédito adicional no valor de R$ 56.806,10, com o fim específico de atender as despesas decorrentes da execução do convênio firmado com o BNDS (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para o projeto de adequação e recuperação de acervo do Museu de Arte Sacra de São Sebastião.
De acordo com o prefeito Ernane Primazzi, a aplicação desses recursos proporcionará a aquisição de equipamentos e a recuperação através de restauração de peças sacras de altíssimo valor histórico e cultural do município.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Câmara e OAB homenageiam profissionais

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião e a 136ª Subsecção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em São Sebastião/Ilhabela realizaram na sessão da última terça-feira, 15, uma homenagem aos advogados Geraldo Leopoldino da Silva e Mário de Souza Oliveira (in memoriam), pela passagem do Dia do Advogado, comemorado tradicionalmente no dia 11 de agosto de cada ano.
A homenagem é prevista pela lei municipal 1953/09, criada pelo vereador Paulo Henrique Ribeiro Santana (PDT), o “PH”, que prevê a comemoração da data no calendário de eventos do município. Os profissionais foram indicados pelo presidente da OAB São Sebastião/Ilhabela, Luiz Tadeu de Oliveira Prado, que fez, juntamente o com “PH”, a entrega da homenagem a Geraldo Silva e aos parentes de Mário de Oliveira, morto recentemente.
“Estou velho e cansado, mas sempre honrarei a minha profissão”, disse Geraldo Silva, em tom emocionado. “Estou emocionado também pela perda do meu colega, pois batalhamos muito tempo juntos, como irmãos. Agora ele está me esperando”, brincou. “Essa honra é que me faz viver mais um pouco”, frisou. Como a lei foi sancionada em 10 de agosto, um dia antes da data comemorativa, a homenagem somente foi possível ser feita na terça-feira.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Felipe Morais conquista mais um pódio para São Sebastião

São Sebastião - “Biker caiçara fica em segundo lugar e ofusca o top da modalidade no Brasil, Wallace Miranda”.
No último fim de semana o atleta sebastianense, Felipe Morais, trouxe mais um bom resultado para o município. Desta vez foi o vice-campeonato da categoria Elite durante a Terceira Etapa do Circuito Paulista de Down Hill. A competição aconteceu em Louveira, 80 quilômetros da capital, e teve um sabor especial para Morais, em virtude da vitória sobre o principal nome da modalidade no Brasil, Wallace Miranda.
Com o tempo bom e pista seca durante todo o campeonato, fato que proporcionou excelentes performances, o vencedor da categoria Elite foi Leandro “Cabelinho” Campovilla, atleta local que demonstrou intimidade com o percurso, ficando apenas um segundo à frente de Felipe. Mais uma vez o favorito para ganhar a competição era o atual campeão da Descida das Escadarias do Mont Serrat, Wallace Miranda, todavia, desta vez havia um sebastianense para roubar a cena.
O favoritismo e o equipamento de última geração específico para a pista, não foram suficientes para ofuscar o desempenho de Felipe. “Tentei não errar, ainda assim, cometi uma pequena distração, foi um segundo lugar com gosto de vitória, Wallace era o único de quem eu não havia ganhado ainda!”, afirmou.

Saracura
O próximo compromisso de Felipe será neste fim de semana, em Mairiporã, interior paulista, na Trilha da Saracura. A competição contará com praça de alimentação, tendas para comercialização de peças, área de hidratação e massagem para o atleta, assim como, premiação em dinheiro aos vencedores. “A expectativa é ótima, irei para estar entre os três primeiros, mas o que eu quero realmente é ganhar!” finalizou Felipe.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Gripe suína é tema de teatro em escola de Maresias

São Sebastião - Nesta quarta-feira, dia 16, cerca de 350 alunos dos períodos da manhã e tarde da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) “Arlete Nascimento de Moura”, mais conhecida como “Peixinho Dourado”, e da creche municipal “Gabriel Almeida Lobo”, ambas localizadas no bairro de Maresias, Costa Sul de São Sebastião, assistiram a uma peça de teatro sobre a gripe suína.
Com o tema “Gripe na mata não mata”, a encenação é uma adaptação feita pelas professoras Amélia Avelar, Geni Amaral, Celly Amorim, Erika de Souza e Sônia Gomes, além de Raquel Santana que utilizaram personagens folclóricos como o Saci-pererê, a Caipora, o Lobisomem e a Cuca para abordar o folclore brasileiro. “As educadoras não tiveram tempo de trabalhar o referido assunto no período certo, ou seja, no mês de agosto, devido ao prolongamento do recesso escolar em função da gripe suína”, explica a diretora Rita de Cássia.
A apresentação teatral, de aproximadamente 20 minutos de duração, divertiu bastante a criançada que riu muito e prestou atenção nas dicas passadas pelos “atores”. “Aprendi que devemos lavar as mãos a toda hora e cuidar bem da nossa limpeza para não pegar a gripe”, conta Daniel Silva Santos, 5 anos.
O evento também contou com a presença da primeira professora do pré em Maresias, a caiçara Arlete Nascimento de Moura, hoje com 75 anos e cujo nome foi dado à unidade escolar. “Achei ótimo o teatrinho, pois as crianças aprendem e veem as coisas com mais clareza”, avalia.
De acordo com a coordenadora Luiza Ribeiro de Mello, o grupo das educadoras está à disposição de outras escolas interessadas na apresentação da peça teatral. “A unidade que tiver interesse em transmitir informações aos seus alunos sobre a gripe suína, de uma forma descontraída, pode entrar em contato conosco”, avisa. Ela aproveita para informar que, desde o início do ano, a escola desenvolve um projeto chamado “Momento Dourado”, com o tema “Muita alegria, uma história todo dia”, aberto à comunidade.
Serviço – A Emei está localizada na Rua do Forno, 397. Mais informações pelo telefone (12) 3865-7005.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Matrículas escolares continuam abertas pela Secretaria de Educação em São Sebastião

São Sebastião - Continuam abertas as matrículas para o próximo ano letivo em São Sebastião. Destinado às crianças, jovens e adultos que estão fora da escola ou que não freqüentaram a rede pública neste ano letivo, o período de inscrição prosseguirá até o dia 30 de setembro.
Apesar da importância do assunto, o número de procura por parte dos pais de alunos é considerado aquém das expectativas até o momento. Conforme informações da Seduc (Secretaria de Educação), a baixa procura é reflexo cultural da população que espera o final do período letivo ou o início do próximo para providenciar a matrícula.
A medida – de acordo com a secretária de Educação, Ângela Couto – visa planejar um atendimento adequado à demanda escolar no município na educação infantil (creche e pré-escola), ensino fundamental e educação de jovens adultos, visto ser a projeção das salas de aulas feita mediante o número de matrículas.
Para se inscrever o responsável deverá comparecer à escola mais próxima à sua residência onde haja o tipo de ensino pretendido munido de documento pessoal do candidato à vaga, ou seja, certidão de nascimento ou RG civil, além de comprovante de residência.
A secretária ressalta o fato dos alunos que já são estudantes na rede pública serem isentos da nova inscrição e frisou a data do encerramento, 30 de setembro, para que os pais ou responsáveis não percam o prazo, visto ser esta – a matrícula – responsabilidade da família.
Serviço: As inscrições poderão ser feitas de segunda à sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Sebastianense conquista medalha de prata na 1ª Maratona das Praias do Estado

São Sebastião - O corredor Daril da Cruz, funcionário da Prefeitura de São Sebastião, conquistou a medalha de prata na 1ª Maratona das Praias do Estado de São Paulo realizada no domingo, dia 13, em Bertioga, na Baixada Santista.
Guarda patrimonial, Cruz percorreu os 42 quilômetros ao lado de outros 300 corredores provenientes de várias partes do País e terminou a prova, dentro de sua categoria (35 a 39 anos), com o tempo de 3h12m45s o que lhe rendeu, também, o 12º lugar na classificação geral. “Eu tinha condições de ficar entre os cinco primeiros colocados na geral, mas as fortes cãibras me atrapalharam muito faltando apenas dois quilômetros para acabar a prova”, disse o atleta.
Segundo informou, a cidade foi representada, ainda, por outro corredor de expressão no cenário local e regional, Antonio Domingos Ramos, seu parceiro de treinos e corridas. Ramos, terminou a disputa em nono lugar dentro de sua categoria com o tempo de 3h26m36s.
Em sua mais recente disputa, a 25ª Prova Pedestre da Independência realizada pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Seesp (Secretaria de Esportes), Daril da Cruz conquistou o ouro ao cruzar a linha de chegada com o tempo de 24m42s dentro de sua categoria. “Agradeço o apoio que a Seesp me deu ao ceder o transporte para que eu pudesse participar de mais este evento esportivo”, concluiu o corredor.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Aciu informa: Vagas de Emprego

Ubatuba - Pousada Vison está admitindo recepcionista (sexo masculino, maior de 25 anos, com habilitação e que tenha curso de computação).
Marcar entrevista com Elizabeth através do telefone: 3835 1822.

Prezado associado, se sua empresa também estiver admitindo entre em contato conosco.
(12) 3834 1449
E-mail: imprensa@aciubatuba.com.br
Para se informar sobre as outras vagas disponíveis na Aciu acesse: www.aciubatuba.com.br(Fonte: ACIU)

Rotary promove jantar beneficente

Ubatuba - O Rotary Club de Ubatuba promoverá no próximo dia 24 de setembro as 20h30 seu tradicional jantar beneficente em prol do banco de cadeiras de rodas.
O jantar contará com atrações especiais e toda a renda arrecadada será revertida para a compra de cadeiras de rodas que são emprestadas gratuitamente para a população.
Com este jantar espera-se adquirir uma cadeira especial para a Apae de Ubatuba

Local: Restaurante Raízes
Convite individual (prato individual): R$ 25,00.

Detalhes do projeto
O banco de cadeiras de rodas do Rotary Club de Ubatuba é um projeto surgido há aproximadamente 10 anos e que conta atualmente com cerca de 100 cadeiras de rodas.
Estas cadeiras são emprestadas às pessoas necessitadas, que não tem condições de adquirir uma unidade, ou aqueles que precisam usá-las por um curto espaço de tempo. Esse “banco” é um dos trabalhos sociais do Rotary Club de Ubatuba.
Para obter o empréstimo das cadeiras é necessário apenas firmar um contrato, sem custo nenhum, usar e devolver a cadeira após sua utilização. Atualmente o empréstimo pode ser realizado diretamente na associação dos aposentados de Ubatuba, longa parceira do rotary neste projeto.
Para ajudar neste projeto você pode realizar a doação de uma cadeira ou simplesmente comparecer aos nossos eventos. Colabore se divertindo, venha ao nosso jantar!!!(Fonte: ACIU)

Prefeitura convida população para audiência pública

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba convida a população para a audiência pública de prestação de contas do 2º quadrimestre de 2009. Além de cumprir uma determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a audiência tem como objetivo prestar contas de todas as receitas e despesas da Administração nos meses de maio, junho, julho e agosto deste ano. A explanação será feita por funcionários da Secretaria da Fazenda. A audiência será realizada no dia 28 de setembro, às 19 horas, na Câmara Municipal.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ubatuba participará do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias 2009

Ubatuba - No próximo sábado, 19, acontecem as atividades do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias 2009. Em Ubatuba, a coordenação local da ação é realizada pelas entidades Instituto Bicho Preguiça e ASSU - Ubatuba (Marcelo Palma – Engenheiro Ambiental/ Joana Lemos – Arte Educadora) contando com a parceria da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. As atividades ocorrerão nas praias do Itaguá, Sununga, Lazaro, Vermelha do Norte, Cais do Porto, Cruzeiro, Praia Grande, Ilha dos Pescadores, Vermelha do Centro, Felix, Rio Acaraú, Perequê-Açu, Barra Seca, Itamambuca, Prainha do Matarazzo e Prainha do Saco da Ribeira, mobilizando aproximadamente 700 voluntários.
Participarão da ação em Ubatuba: Colégio Objetivo, Projeto Tamar, Aquário de Ubatuba, Cooeduba, AUS, Centro Náutico Uba Uba, Instituto Argonauta, Escolinha Municipal de Surf , AUSKIM – Associação Ubatuba de Skimboard, Grupo Escoteiros Iperoig, Fundação Florestal, APA Marinha - LN, CBH-LN, Johnson&Johnson e Sociedade Amigos Itamambuca (SAI).
O evento, conhecido internacionalmente como International Coastal Clean Up (ICC) chega a sua 24ª edição como responsável pela maior mobilização de voluntários em todo o mundo pela causa ambiental. No Estado de São Paulo, sob coordenação estadual da ONG ASSU – Ubatuba (Associação Socioambientalista Somos Ubatuba), o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias 2009 terá a participação de aproximadamente 3900 pessoas, com atuação em praias, costeiras, mangues e rios. Serão ONGs, instituições públicas e privadas atuando juntas numa mesma metodologia, por um mesmo objetivo, efetivar mudanças na situação dos rios e mar. Até o momento são 16 municípios com previsão da atuação de aproximadamente 3900 voluntários.

Resultados
As 10 toneladas de resíduos encontrados em 2008, só em São Paulo, justificam os esforços dos voluntários. Todo o volume de lixo foi catalogado de acordo com sua composição e atividade geradora. Foram registrados 41.026 itens diversificados. Os destaques, por quantidade, foram as 6.905 bitucas de cigarro, as 12.171 sacolas plásticas e os 2.992 canudinhos. Os resultados obtidos com a atividade em todo o mundo são enviados para ONU, que é responsável pela IOC (Comissão Intergovernamental Oceanográfica). São esses resultados mundiais que permitem a IOC convencer os países a se tornarem signatários do “MARPOL Treaty” - Tratado Internacional de Controle de Poluição Marinha.
Todos os anos novos parceiros se integram aos trabalhos. De pequenas associações a empresas multinacionais. “Aproveite o próximo sábado para viver uma experiência diferente. Colete, ainda que só por 10 minutinhos, um pouco do lixo que se encontra em sua praia ou rio favorito e reflita sobre aquilo que encontrar”, convida Caio M Antonio da ASSU-Ubatuba, responsável pela coordenação estadual (SP). “Independente do vínculo com as equipes que estarão em ação, todos podem contribuir”, conclui.

O Dia Mundial
Desde 1986 a Ocean Conservancy, uma organização não governamental norte-americana, promove em todo o planeta o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (Internacional Coastal Clean up), uma das campanhas internacionais mais efetivas, amplas e contínuas do mundo. Durante este evento, que sempre ocorre no terceiro sábado de setembro, voluntários em todas as partes do mundo vão às praias e às margens dos rios coletar o lixo depositado, diretamente pelos usuários locais ou por descargas no mar originadas de embarcações ou dos próprios rios.
O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (DMLRP) tem uma participação crescente. Desde seu início, mais de 35 milhões de participantes de 120 países participaram da campanha. Além disso, mais de 1.000 mutirões subaquáticos aconteceram em 100 países, com aproximadamente 900.000 mergulhadores.
A Coca-Cola/FEMSA é a principal apoiadora do evento, com a doação de camisetas.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Segunda etapa da vacinação contra a Poliomielite acontece no próximo sábado

Ubatuba - Acontece no próximo sábado, 19, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite. Todas as crianças de 0 a 5 anos devem ser vacinadas. Mesmo as crianças que não foram vacinadas na primeira etapa da campanha, devem comparecer para serem imunizadas neste sábado.
A meta é conseguir vacinar 95% das crianças com esta faixa etária. Na primeira etapa, a meta não só foi atingida, como foi superada. Os pais devem levar consigo a carteirinha de vacinação da criança à Unidade de saúde mais próxima, das 8h às 17h.
Neste sábado, 15 postos estarão em funcionamento: as duas unidades do Perequê-Açu, Itaguá, Perequê-Mirim, Unidade Estratégica de Saúde (calçadão), Horto, Taquaral, Ipiranguinha, Sertão da Quina, Centro de Saúde, na Avenida Rio Grande do Sul, Marafunda, Maranduba, Sesmaria, Estufa II e Rio Escuro.

A doença
Conhecida popularmente como paralisia infantil, a poliomielite é uma doença causada por vírus. É contagiosa e, na forma mais grave, pode deixar sequelas permanentes. A facilidade de movimentação das pessoas de um lugar para outro no mundo favorece a disseminação desse vírus, que pode ser reintroduzido em um país que já não apresente mais casos.
Para impedir a presença da doença, é preciso criar um bloqueio por meio de campanhas de vacinação em massa da sua população alvo, além de altas coberturas vacinais de rotina. Por isso, mesmo a criança que esteja com a caderneta atualizada, deve tomar a vacina para a formação do bloqueio. Há 20 anos não se registram casos de poliomielite no Brasil. No país, os últimos casos ocorreram no ano de 1989, nos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba, devido à realização de campanhas, adotadas a partir de 1980.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Semana de 18/09 a 24/09/2009
Cine Porto – 3833 -2066

“FORÇA G”
Aventura infantil !!! Dublado!!!
Ás 16:00 hs - 17:40 hs.

"OS NORMAIS 2"
Comédia !!!
C/ Fernanda Torres,Luiz F.Guimarães,Cláudia Raia !!!
Ás 19:20 hs - 21:00 hs

Toda quarta feira é dia de “QUARTA MALUCA”. Todos pagam R$ 4,00
Nosso site : www.cinemasdolitoral.com.br
 

Poesia Topo

Anuncie

História de Maneco Almiro

Veja só minha rabeca
que comprei nos anos 70
e o padre a abençoou
com água benta.
Depois me casei com ela,
dou-lhe atenção algumas horas por dia
e ela em troca
me devolve as melodias.
É verdade que gente
fica com calos nos dedos,
mas não tem maiores segredos.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Retomando a harmonia e o amor através das Constelações Familiares

O Espaço Baguá iniciará em outubro um processo terapêutico em grupo através das Constelações Familares coordenado por Reno Bonzon.
A Constelação Familiar facilita a compreensão de padrões repetitivos com os quais atuamos em nossas vidas e que muitas vezes prejudicam relações que estabelecemos com o outro, seja este marido,esposa, namorado(a), mãe, pai, irmãos, companheiros de trabalho, chefe, funcionários, etc.
Segundo Bert Hellinger, criador do sistema, além dos traços genéticos que herdamos da família, herdamos também a memória inconsciente das experiências vividas por nossos ancestrais. Em função de desentendimentos e fatos conscientes ou não, ocorridos na família, bloqueia-se o fluxo de amor deste sistema, trazendo problemas de relacionamento, dificuldades profissionais, doenças, depressão, dificuldades no desenvolvimento pessoal e na força de vida.
O trabalho consiste em reconhecer o amor presente nos vínculos familiares e identificar quais são os fatores que podem afetar a harmonia desta conexão, gerando mudança, crescimento pessoal e solução às nossas questões.
Reno Bonzon volta da França onde participa de um Congresso europeu em Constelações Familiares, “do Caos à Ordem”, do Instituto LiensPsy.
No dia 1º de outubro, quinta-feira às 20h haverá uma palestra aberta e convidamos todos interessados e curiosos a participar. O grupo terá seu início na semana seguinte com encontros semanais e duração de dois meses. Em cada encontro serão propostas por Jayo técnicas de sensibilização, meditação e atenção que permitem descontração e presença trazendo maior abertura e qualidade para o trabalho.
Cada participante escolherá um tema para constelar e todos do grupo participam, sendo que realizaremos uma ou duas constelações por encontro. Quem constela escolhe uma pessoa para representar ela mesma e outras para representarem seus familiares. Após esse estágio entra a arte do terapeuta que facilita a comunicação e a relação destas pessoas.
Informações pelo telefone (12) 3835-1275. Você pode acessar o site www.renobonzon.com para obter mais informações sobre as constelações familiares.
 

HUMOR

Veja só que matemática interessante:

Maio de 2009, numa cidade litorânea do RS, muito frio e mar agitado, a cidade parece deserta.
Os habitantes, endividados e vivendo às custas de crédito. Por sorte chega um gringo rico e entra num pequeno hotel.
Ele saca uma nota de R$ 100,00, põe no balcão e pede para ver um quarto.
Enquanto o gringo vê o quarto, o gerente do hotel sai correndo com a nota de R$ 100,00 e vai até o açougue pagar suas dívidas com o açougueiro.
O açougueiro pega a nota e vai até um criador de suínos a quem deve e paga tudo.
O criador, por sua vez, pega também a nota e corre ao veterinário liquidar sua dívida.
O veterinário, com a nota em mãos, vai até a zona pagar o que devia a uma prostituta (em tempos de crise, essa classe também trabalha a crédito).
A prostituta sai com o dinheiro em direção ao hotel, lugar onde, às vezes, levava seus clientes e que ultimamente não havia pago pelas acomodações, e paga a conta.
Nesse momento, o gringo chega novamente ao balcão, pede a nota de volta, agradece, mas diz não ser o que esperava e sai do hotel e da cidade.
Ninguém ganhou um vintém, porém agora toda a cidade vive sem dívidas e começa a ver o futuro com confiança!

Moral da história: quando circula o dinheiro, não há crise!


Nossos Comerciais: Fenix Sport Bar



Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Lua e Floresta em Castelhanos  © Bruno Rochar

Lua e Floresta em Castelhanos
© Bruno Rocha

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editora: Emiliane Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor