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Quara-feira, 23 de Setembro de 2009 - Nº 2143 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região
Programa Escola da Família promove grande evento no seu 6º. aniversário

Caraguatatuba
Anistia de multas termina dia 30
Caraguá atinge meta na campanha de vacinação
CaraguaPrev altera data de eleição para membros de Conselho
Passeio ciclístico comemora Semana do Trânsito

Ilhabela
Alunos da rede municipal recebem certificado do projeto Futurágua da Sabesp
Alvo de vandalismo, canoa de voga será restaurada pela Prefeitura e ganha rancho no Museu do Mar
Reforma e revitalização da Praça
Box "A Canoa Caiçara”
Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ilhabela certifica entidades e programas do município
Ilhabela dá o primeiro passo para a Conferência Municipal da Cultura
Prefeitura recadastra moradores do Bonete no Programa Luz Para Todos
Taxa de Preservação Ambiental financia “Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias” em Ilhabela

São Sebastião
Vereador Paulo Henrique “PH” que informações sobre loteamento clandestino
Primeiros colocados do Processo Seletivo para estagiários da Prefeitura de São Sebastião são alunos FASS
Agentes de Trânsito e Defesa Civil são treinados nas técnicas de socorrismo
Continuam abertas as inscrições para o 9º Fest Art em São Sebastião
Equipe de ciclismo da Seesp conquista mais quatro medalhas para São Sebastião
Prefeitura participa do projeto amamentação e municípios do Governo do Estado
Prefeitura vai informatizar sistema de saúde em 2010

Ubatuba
Aciu traz para Ubatuba palestras do Sebrae sobre Iniciação Empresarial
Aciu informa: Vagas de Emprego
Autônomos poderão sair da informalidade
O N.U.V.E.M.,através da OSC Celebreiros Ubatuba,convida à todos para o show Papaya
Placas trarão informações sobre os personagens que deram nome às ruas de Ubatuba
Natação de Ubatuba no alto do pódio mais uma vez


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Notícias da Região Topo

Programa Escola da Família promove grande evento no seu 6º. aniversário

Litoral Norte - A comemoração do 6º. Aniversário do Programa Escola da Família (PEF), da Diretoria de Ensino – Região Caraguatatuba - SEE, será realizado no dia 27 de Setembro (domingo), das 09 às 15 horas, na Praça de Eventos em Ubatuba.
Com o tema – Dia da Família, está sendo programado um grande evento com diversas atrações gratuitas, entre elas: shows musicais e artísticos, atividades esportivas, exposição de artesanato, sorteio de brindes, dicas de saúde, corte de cabelo, tatuagem de Henna, entre muitas outras atividades.
O evento organizado por educadores, gestores e voluntários ligados ao PEF das Escolas Estaduais: Sueli (estufa I), Áurea (Sertão da Quina), Deolindo (centro), Celestino (Horto Florestal) e Idalina (Ipiranguinha); tem apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, empresários do comércio local, e Sincovat de Ubatuba.
“A organização convida a população e seus familiares a participar do evento, e a prestigiar o Programa, que é realizado aos finais de semana nas escolas estaduais”, destaca Janette Mara Ferraz Procópio, PCOP responsável pelo Programa Escola da Família.

Saiba mais:
O Programa Escola da Família foi criado no dia 23 de agosto de 2003 pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.
Ele proporciona a abertura de escolas da Rede Estadual de Ensino aos finais de semana, com o objetivo de criar uma cultura da paz, despertar potencialidades e ampliar os horizontes culturais de seus participantes.
Reunindo profissionais da Educação, voluntários e universitários, o Programa oferece às comunidades paulistas atividades voltadas para a inclusão social, o respeito à pluralidade e a qualidade de vida.
Cada escola organiza as atividades dentro de quatro eixos: esporte, cultura, saúde e trabalho.
Para obter mais informações acesse o site: http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br/
(Fonte: DRE-Caraguatatuba)
 


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 Anistia de multas termina dia 30

Caraguatatuba -Os contribuintes em débito com a prefeitura de Caraguá tem até 30 de setembro para colocarem as contas em dia. Se a opção for o pagamento à vista, o prazo para preencher o requerimento na site encerra nesta sexta-feira (25). Após essa data, a solicitação deverá ser feita pessoalmente no setor de Dívida Ativa.
O link do requerimento será retirado do site às 16h30 do dia 25. A medida tem como objetivo atender todas as solicitações dentro do prazo estipulado. O setor de Dívida Ativa recebe diariamente uma média de 50 requerimentos.
Até 17 de setembro, a prefeitura já havia negociado mais de R$ 6 milhões, dos quais R$ 2,6 milhões já foram depositados nos cofres públicos. De acordo com a Procuradoria Fiscal, são cerca de 43 mil inadimplentes e um total de R$ 135 milhões em dívidas. A lei da anistia, que permite acordo com o Fisco Municipal, vigora desde julho.
Quem optar pela quitação da dívida em parcela única fica isento dos juros e multas. Esse valor pode ser pago em três parcelas. Pagamentos em seis parcelas tem desconto de 80% do total; em oito parcelas desconto de 60%; e em até 10 parcelas desconto de 50%. O contribuinte que deixar de quitar três parcelas do acordo firmado perde todos os benefícios da lei.
Para o pagamento à vista, o contribuinte pode preencher o requerimento disponível no site www.caraguatatuba.sp.gov.br  e enviar para o e-mail dividaativa.fazenda@caraguatatuba.sp.gov.br.  Para as demais opções, o contribuinte deve comparecer com o requerimento preenchido, ao setor de Dívida Ativa, e com os seguintes documentos: carnê de IPTU ou a inscrição municipal do imóvel; RG e CPF do proprietário do imóvel.
Central de Atendimento: Dívida Ativa: (12) 3882-5451 ou 3897-8182(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá atinge meta na campanha de vacinação

Caraguatatuba -No último sábado (19), a secretaria de Saúde realizou a 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite para crianças menores de 5 anos. A meta de 95%, solicitada pelo Estado, foi atingida, mas o município pretende atingir 100% até sexta-feira (25).
Durante a campanha foram imunizadas 7.169 crianças, ou seja, 97,79% da população infantil de 0 a 5 anos. De acordo com dados da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE), Caraguá conta com 7.331 nessa faixa de idade.
A vacinação continua até sexta-feira (25) nas UBS. A atualização da carteira de vacinação também ocorre normalmente nesta semana. É importante que todas as crianças sejam vacinadas.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

CaraguaPrev altera data de eleição para membros de Conselho

Caraguatatuba -A eleição para candidatos a membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal de Caraguá, foi alterada para o dia 29 de outubro, das 10h às 16h. A medida foi adotada para que não coincida com as comemorações do dia do Servidor Público, 30 de outubro.
A resolução 02/2009, que altera a data da eleição, será publicada nesta quinta-feira (24) na mídia local.
Os interessados em compor as vagas devem comparecer na sede do CaraguaPrev, entre os dias 28 de setembro à 09 de outubro, das 10h às 16h. A lista dos candidatos inscritos será fixada no dia 13 de outubro, no Paço Municipal, em local próprio.
O CaraguaPrev está localizado na rua São Benedito, 530, centro. Informações pelo telefone (12) 3883-3252.
Confira os locais de votação:

Paço Municipal (centro);
Secretaria de Serviços Públicos(centro);
Secretaria de Serviços Públicos (norte);
Secretaria de Serviços Públicos (sul);
Secretaria Municipal de Saúde;
Secretaria Municipal de Educação e
Secretaria de Esporte e Recreação.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Passeio ciclístico comemora Semana do Trânsito

Caraguatatuba -Para comemorar a Semana do Trânsito, a prefeitura de Caraguá realiza no próximo dia 27, das 9h às 12h, Passeio Ciclístico e Caminhada. O objetivo é integrar pedestres, ciclistas e motoristas em um trânsito consciente e mais humano. Haverá sorteio de uma bicicleta. A inscrição, que pode ser feita no dia, é um quilo de alimento não perecível.
Os participantes, que receberão orientações sobre o trânsito, devem se reunir na Praça de Eventos e seguir até a Praia do Camaroeiro. Haverá distribuição de folhetos com explicações sobre como se comportar na condução dos veículos (motos, carros e bicicletas) ou como pedestre.
A atividade também faz parte do projeto Cidadania no Trânsito, que visa instruir todos os participantes do trânsito, onde cada um faz a sua parte para tornar o trânsito mais seguro.

Passeio Ciclístico e Caminhada
Dia: 27 (domingo), das 9h às 12 h
Saída: Praça de Eventos
Inscrição: um quilo de alimentos não perecível (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Alunos da rede municipal recebem certificado do projeto Futurágua da Sabesp

Ilhabela -Alunos do quinto ano das escolas municipais Prefeito Leonardo Reale (Armação) e Mércia do Nascimento Dias (Saco da Capela), em Ilhabela, participaram na segunda-feira (21/9), da cerimônia de certificação do projeto Futurágua – promovido pela Sabesp. O prefeito Toninho Colucci (PPS) esteve na Estação de Tratamento da Água Branca, acompanhado da presidente do Fundo Social, Lúcia Reale, do vice-prefeito Nuno Gallo, da secretária de Educação, Lídia Sarmento e das gestoras, coordenadoras e professoras das unidades escolares participantes.
O superintendente da Sabesp, José Bosco Fernandes de Castro e o gerente da empresa em Ilhabela, Pedro Ponce, também compareceram ao evento. Castro ressaltou a importância da preservação dos recursos naturais e a secretária de Educação lembrou da responsabilidade das crianças em atuar como multiplicadoras mirins deste conhecimento. “Nós, adultos, dependemos de vocês, crianças, para que conscientizem aqueles adultos que ainda não tomaram consciência”, completou o vice-prefeito Nuno Gallo.
Durante o encontro, os alunos conheceram o ciclo do tratamento da água, como são feitas as análises e os processos finais de filtragem. Com uma bola em forma de planeta, os pequenos pontuaram os exemplos do que é preciso fazer para que os mananciais sejam preservados. Pelo menos oito das 13 escolas públicas do município estão inseridas no projeto, que aponta a importância do recurso água às gerações atuais formando agentes mirins multiplicadores. Atualmente, 52 voluntários treinados, que se revezam semanalmente, atuam durante os quatro encontros de uma hora/aula.
A aluna da EM Prefeito Leonardo Reale, Ana Laura Monteiro dos Santos, 10 anos saiu satisfeita do evento. “Aprendi que não posso jogar lixo nas águas e vou passar isso a todos que conheço”.
Adrielle Macedo dos Santos, 10 anos, aluna da EM Mércia do Nascimento Dias, tem na “ponta da língua” o recado: “A gente aprendeu a preservar a natureza. De agora em diante vou separar o lixo e usar melhor a água”, disse ela em relação às várias formas de uso racional.

O projeto
O Futurágua foi criado no ano de 2000 por uma equipe multidisplinar com pedagogos especializados. Aplicado na região metropolitana e parte do interior, está vinculado a Responsabilidade Social da Sabesp, pautado na disseminação de conceitos sobre abastecimento público, uso racional de água, preservação de mananciais e educação ambiental. Mais de 70 mil crianças já foram certificadas em todo o Estado e, no Litoral Norte, a meta é capacitar 12 mil alunos da rede pública municipal até 2012.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Alvo de vandalismo, canoa de voga será restaurada pela Prefeitura e ganha rancho no Museu do Mar

Ilhabela -A Prefeitura de Ilhabela e a Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci) trabalham na restauração da canoa de voga denominada “Vencedora”, que integra o cenário da Praça Coronel Julião de Moura Negrão, no Centro da cidade, agora em novo local. Já está em fase de conclusão a obra de cobertura da embarcação, ao lado direito do prédio da antiga Cadeia e Fórum, onde integrará o acervo do futuro Museu do Mar, que será instalado no local, sede do Parque Estadual de Ilhabela.
A nova cobertura foi feita em policarbonato, material que protege a canoa da chuva e elimina a umidade. A antiga cobertura, feita com telhas não protegeu a embarcação da umidade, favorecendo sua deterioração.
A canoa foi doada para o município por um morador do bairro da Armação, senhor Renato Kengo Imakawa, e restaurada pelo mestre canoeiro Antônio Rafael, em 1998, quando passou a integrar o cenário da praça, e, desde então, nunca mais passou por manutenção. “Mesmo estando protegida por um rancho coberto, o que encontramos no início do ano foi uma canoa com vários e grandes pontos de podridão no casco, além da pintura danificada por pichações com inúmeros nomes e palavras de baixo calão, sem contar na utilização totalmente inadequada por andarilhos, bêbados e drogados”, conta o secretário executivo da Fundaci, Nivaldo Simões.
“Mesmo com a instalação de holofotes de alta potência no local, a canoa continuou a ser depredada, além de ser usada frequentemente como ponto de encontro de estudantes e freqüentadores da noite”, conta o secretário.
Nivaldo Simões acredita que estando nas dependências do antigo prédio da Cadeia e Fórum, a canoa ficará livre dos atos de vandalismo, pois o Parque Estadual mantém ali vigilância constante e diuturna. “Depois que fizemos a pintura da canoa, fomos procurados por familiares do doador dizendo que ele chegou a arrepender-se de ter doado a embarcação, tamanho era o abandono”, ressalta o secretário da Fundaci.
“Não bastasse, no passado, o espelho d’água onde estava localizada a canoa já teve plantas aquáticas e peixes, mas no início da década de 80, um acidente que culminou na morte de uma criança deixou o local triste e nunca mais nem água foi colocada ali”, lembra Nivaldo Simões.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Reforma e revitalização da Praça

Ilhabela -A retirada da canoa para restauro envolve ainda o projeto de reforma e revitalização da Praça Coronel Julião de Moura Negrão, que prevê construção de áreas para apresentações culturais, fonte luminosa e duas grandes novidades: um museu de rua e a instalação da futura oficinaescola de fabricação de embarcações artesanais caiçaras.
A iniciativa da Prefeitura e da Fundaci tem como principal objetivo perpetuar a tradição caiçara da arte de navegar, que está em vias de extinção, “pois conta-se nos dedos os artesãos de canoas hoje existentes no arquipélago, a começar pela enorme dificuldade da obtenção da matéria-prima, algo que tentaremos reverter junto ao Ibama, que tem um programa de destinação de madeira apreendida para construção de embarcações artesanais”, explica Nivaldo.
A revitalização da Praça integra as iniciativas do prefeito Toninho Colucci para, entre outras coisas, resgatar o movimento econômico na Vila. Outra medida já anunciada pela municipalidade nesse sentido é a vinda de uma agência da Caixa Econômica Federal, com serviço de câmbio, para atender moradores e também turistas, incluindo os vindos através dos navios cruzeiros. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Box "A Canoa Caiçara”

Ilhabela -No linguajar caiçara “tirar” uma canoa, significa fabricar, esculpir uma canoa em um tronco de árvore, a canoa de um pau só. Duas são as ferramentas básicas para se “tirar” uma canoa: o machado e a enxó, duas ferramentas medievais.
As grandes canoas de um pau só são denominadas “canoas de voga”, ou “canoas bordadas”.
Voga é a ação de remar; remada; ou a cadência da remada. Voga também designa o remador, pelo qual os demais seguiam para remar na mesma cadência.
As canoas maiores, fabricadas com madeiras mais resistentes, ganham alongamento nas laterais, proa (frente) e na popa (ré), produzidos através de pranchas adaptadas, atingindo cerca de um metro de boca (largura) e até 12 metros de comprimento. Essas pranchas que “alongam” a canoa, recebem o nome de “bordas”, daí a nomenclatura “Canoa-bordada” (do artigo “A arte de tirar canoa de um pau só” – Nivaldo Simões).

Memória
A canoa foi colocada na Praça Cel. Julião de Moura Negrão, na Vila, em 1998, pela então prefeita, profa. Nilce Signorini, que, à época, providenciou sua restauração.
José Nogueira Neto, radialista e frequentador assíduo de Ilhabela, fez a intermediação da doação, junto ao proprietário, senhor Renato Imakawa, dono de uma salga de peixes no bairro da Armação.
“Zé Nogueira”, como é conhecido na Ilha, conta que sua mãe, no passado, viajava de Ilhabela a Santos em canoas iguais à “Vencedora”. “Por isso tenho muito amor por aquela canoa da praça e estava triste com o estado de abandono em que ela se encontrava”, finaliza.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ilhabela certifica entidades e programas do município

Ilhabela -O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ilhabela (CMDCAI), realizou nesta terça-feira (22/9), na sede da Associação Creche de Ilhabela (Acri), a cerimônia de entrega de registro a quatro entidades e três programas assistenciais do município. A certificação é condição primária para o funcionamento de qualquer projeto que envolva crianças e adolescentes e também é necessária para requerer verbas municipais, estaduais e federais.
De acordo com a presidente do Conselho, Rosângela de Oliveira Cardeal, todas as entidades e programas foram visitados por membros do conselho e estão em tratativa desde o mês de maio para apresentar a documentação exigida para conseguir a certificação.
Além da Associação Creche de Ilhabela e suas sete unidades de prestação de serviços (UPS), receberam o certificado de registro a Associação Amigos da Criança de Ilhabela (Saci), Instituto Véritas de Ilhabela e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Já os programas Associação Amigos do Projeto Guri, Casa da Criança – representada pela secretária de Assistência Social, Nanci Zanato – e o Projeto Pequeno Tobias, tiveram as respectivas inscrições aprovadas no Conselho.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Ilhabela dá o primeiro passo para a Conferência Municipal da Cultura

Ilhabela -O secretário da Cultura de Ilhabela e presidente da Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela), Rogério Ribeiro de Sá, o professor Catolé, recebeu na última segunda-feira (21/9), representantes da sociedade civil organizada, para discutir a aplicação da Conferencia Municipal da Cultura que terá como tema “Gestão Participativa da Cultura em Ilhabela”. O evento será realizado no próximo dia 24 de outubro, na Escola Municipal Pref. Eurípedes da Silva Ferreira.
Alem dos representantes da Secretaria da Cultura e Fundaci, participaram da reunião representantes do Espaço Cultural Pés no Chão, Instituto Ilhabela Sustentável e Associação dos Músicos de Ilhabela, entre outros.
O Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) aprovou no dia 14 de abril, em reunião extraordinária ocorrida em Brasília, o regimento interno da II Conferência Nacional de Cultura (II CNC), que tem data marcada para os dias 11, 12, 13 e 14 de março de 2010, na capital federal.
Os municípios terão até 31 de outubro para realizar suas conferências e os estados têm prazo até 15 de dezembro. A conferência terá a coordenação da Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (SAI/MinC) e contará com apoio de uma Comissão Organizadora Nacional e um Comitê Executivo, que serão instituídos e terão como membros representantes das secretarias e vinculadas do MinC, CNPC, órgãos e instituições parceiros convidados.
Os principais temas a serem desenvolvidos estão apoiados em cinco eixos: Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cultura, Cidade e Cidadania; Cultura e Desenvolvimento Sustentável; Cultura e Economia Criativa; Gestão e Institucionalidade da Cultura.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura recadastra moradores do Bonete no Programa Luz Para Todos

A Prefeitura de Ilhabela esteve na comunidade tradicional do Bonete, região sul, no último fim de semana (18 a 20/9), para fazer o recadastramento dos moradores para integrar o projeto “Luz Para Todos” e realizar reparos no telefone público da comunidade.
De acordo com o diretor de modernização administrativa da Prefeitura, Sergio Roberto do Vale, o técnico da empresa telefônica efetuou o reparo do orelhão ainda na sexta-feira. “Eu permaneci durante o fim de semana para recadastrar os moradores”, explica.
As informações já foram remetidas à empresa Elektro, que de posse dos dados vai traçar um diagnóstico da comunidade e levantar os custos para aplicação do programa.
O serviço de energia elétrica é direito do cidadão e há muito faz parte das reivindicações dos moradores de comunidades tradicionais como o Bonete, praia do Jabaquara e Ilha de Búzios. A intenção do prefeito Toninho Colucci é levar o programa a todas essas localidades, melhorando assim de forma substancial a qualidade de vida dos munícipes.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Taxa de Preservação Ambiental financia “Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias” em Ilhabela

Ilhabela -A Ilha da Vitória, comunidade tradicional do arquipélago de Ilhabela, foi a escolhida para receber a ação ambiental em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, realizada no último sábado (19/9). A ação custeada pela Taxa de Preservação Ambiental foi organizada pela ong Sementes do Futuro e contou com apoio logístico da Prefeitura de Ilhabela e Parque Estadual. Foram recolhidos 95 Kg de lixo numa extensão de um quilômetro.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Harry Finger, a ong apresentou um projeto ao Conselho Municipal do Meio Ambiente, que tem poder deliberativo para liberar verba do Fundo do Meio Ambiente. Depois de aprovado o projeto recebeu recurso de R$ 5 mil para viabilizar transporte, alimentação, equipamentos entre outras providências.
Essa foi a segunda iniciativa visando a preservação ambiental que recebeu recursos da TPA. A primeira foi a Semana do Meio Ambiente.
Os recursos da taxa também foram investidos na aquisição de dois caminhões destinados à coleta seletiva, com capacidade de 4,7 toneladas, e um caminhão de 12 toneladas para instalação de compactador, o qual é utilizado no recolhimento do lixo, além de 40 contêineres de lixo.
Atualmente o Fundo do Meio Ambiente recebe mensalmente R$ 80 mil, vindos da arrecadação da Taxa de Preservação Ambiental. Segundo Harry, a taxa tem sido de suma importância, principalmente depois da queda de arrecadação dos royalties. “A TPA está dando chance para que as entidades em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente continue nos auxiliando em projetos ambientais”, garante.
De acordo com o presidente da ong Sementes do Futuro, Marcos Aurélio Nascimento a ação foi importante para fortalecer as políticas públicas em relação à preservação ambiental do município. “A ação foi muito legal porque muitos voluntários que não conheciam o local tiveram essa oportunidade, porque a gente só preserva aquilo que conhecemos”, explica. Para ele, a visita serviu também como estímulo para a professora da E.M.E.F Ilha de Vitória e também para os alunos.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)
 

Notícias de São Sebastião Topo

Pousada Bem Viver - Momentos Felizes

Vereador Paulo Henrique “PH” que informações sobre loteamento clandestino

São Sebastião - Alegando que recebeu denúncias referentes à formação de um loteamento clandestino no bairro do Itatinga, o vereador Paulo Henrique Santana “PH” (PDT) enviou um requerimento ao prefeito questionando a procedência da informação.
De acordo com o vereador, o referido loteamento avança na mata nativa, inclusive com cortes de árvores, queimadas e construções que impedem a passagem de águas pluviais pela encosta.
Para ele, a medida além de infringir a lei federal que dispõe sobre parcelamento do uso do solo, também provoca desmatamento incompatível com a área de proteção ambiental, já que as invasões e movimentações de terra atingem as áreas de mananciais e preservação permanente.
Paulo Henrique destaca também a preocupação com risco de vidas, por causa da erosão e os deslizamentos de terra.
Diante dos argumentos apresentados, o parlamentar quer saber se o Poder Executivo tem conhecimento da existência do loteamento.
A resposta sendo positiva, ele indaga se a denúncia procede, e se algo foi feito para coibir o avanço da possível invasão.
O parlamentar também questiona se a Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem conhecimento do fato.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Primeiros colocados do Processo Seletivo para estagiários da Prefeitura de São Sebastião são alunos FASS

São Sebastião - A FASS – Faculdade de São Sebastião busca transmitir aos seus alunos conhecimento de forma adequada e com qualidade. A capacitação de cada um deles se torna a cada ano uma obrigação para a faculdade que a três anos insere no mercado de trabalho profissionais de várias áreas.
Prova de que a Fass esta no caminho certo é a aprovação de muitos de seus alunos no ultimo processo seletivo para estagiários da Prefeitura de São Sebastião. Nas áreas de administração, pedagogia e direito o numero de aprovados foram surpreendentes.
Só em administração 85% dos aprovados são alunos da Faculdade São Sebastião, entre eles os 10 primeiros colocados. Já no curso de Direito somente 9 dos 30 aprovados não cursam o terceiro grau na FASS. No curso de Pedagogia também os alunos da Fass são a maioria nas primeiras colocações.
Vale lembrar que sem o esforço do aluno isso não seria possível, mas, a base que a FASS lhes proporcionaram dentro das salas de aula foram fundamentais para que acumulassem conhecimento suficiente para que obtivessem a aprovação.
O processo seletivo tem a validade para os anos de 2009 e 2010, e os alunos já estão sendo recrutados desde o último dia 1º de setembro.
As tarefas previstas para os convocados serão de apoio aos profissionais que já atuam no serviço público, para que possam colocar em prática as teorias que aprendem dentro de sala de aula.
O auxílio financeiro recebido será de R$ 565,00 e este processo foi realizado pela prefeitura em parceria com o CIEE - Centro de Integração Empresa Escola.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Agentes de Trânsito e Defesa Civil são treinados nas técnicas de socorrismo

São Sebastião - Até o dia 26 de Setembro, a Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de segurança Urbana (Segur), realizará, pelo Cepatre (Centro Paulista de Treinamento e Emergências), o Curso de Formação de Socorristas para os Agentes de Trânsito e Defesa Civil, com a carga horária de 40 horas, sendo 20% teórica e 80% prática, com ênfase em liderança e motivação profissional.
O primeiro dia de aula, segunda-feira, dia 21, foi apenas de teoria, com ênfase em motivação, liderança e equilíbrio psicológico. Já nos demais dias, de terça-feira à sábado, os alunos receberão conhecimentos práticos em salvaguardar vidas, com alguns temas como o atendimento inicial no caso de mal súbito, biomecânica de trauma, que é a identificação de lesões, conforme deformidade do veículo, além de treinamento de rapel, entre outros.
Finalizando o curso, a Cepatre realizará um simulado, a partir das 10h, no sábado, com a participação de cerca de 100 pessoas, atuando no resgate e sendo também vítimas, que em simulado, sofrerão acidente de trânsito, envolvendo ônibus e carros.
De acordo com o instrutor do Cepatre, Sidney Tavares, a cidade de São Sebastião será a primeira, a nível nacional, a ter Agentes de Trânsito Socorristas, treinados para dar um pré-atendimento à população em casos de emergência, mudando, assim, a concepção de que os Agentes de Trânsito foram criados apenas para a fiscalização, mas também, como Orientadores e Socorristas, auxiliando o Corpo de Bombeiros e Pronto Socorro. “Poderemos dizer que os Agentes serão os Anjos do Trânsito”, enfatiza Tavares.
Segundo o Secretário de Segurança Urbana, Coronel Vicente Perine Junior, muitas vezes os Agentes de Trânsito se deparam com acidentes graves, e com este treinamento, as vítimas poderão ter o pré-atendimento, objetivando proporcionar esses primeiros socorros até que o resgate ou a ambulância chegue ao local, visando salvaguardar vidas.

Cepatre
Localizado na cidade de São Paulo, o Cepatre é uma empresa Brasileira que presta serviços de Treinamentos e Cursos no setor de Emergências Médicas, Bombeiro Civil, Serviços de Ambulâncias e diversos tipos de serviços na área de Emergências e Medicina do Trabalho. Com atuações realizadas em todo o Estado de São Paulo e todo território nacional, com ênfase no segmento de Saúde e Engenharia de Segurança do Trabalho.
O Cepatre ministra, também, Palestras de Motivação Pessoal/Profissional e de Prevenção de Acidentes.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Continuam abertas as inscrições para o 9º Fest Art em São Sebastião

São Sebastião - Continuam abertas as inscrições para o 9º Fest Art em São Sebastião. Com objetivo de incentivar a inteiração de alunos com os professores e coordenadores, e ao mesmo tempo criar laços de amizade entre os estudantes das redes municipal, estadual e particular de ensino, o evento está previsto para ser realizado dentro de dois meses no Teatro Municipal.
Segundo informações do idealizador do Fest Art, Carlos Pallmer, o festival que normalmente ocorre em outubro, devido aos problemas provocados pela disseminação do H1N1, a exemplo da suspensão das aulas, foi transferido para o período de 16 a 19 de novembro. “Este trabalho também tem por meta resgatar a auto-estima dos alunos e despertar o interesse pela pesquisa no campo cultural, artístico, educacional por meio da própria arte”, explicou o jornalista e professor.
Diretor e ator profissional, Pallmer – responsável pela direção de 40 peças e outras 20 encenadas na capital paulista – enfatizou já ter tido grandes nomes do teatro nacional nas bancas de júri, como Ester Góes, Sérgio Mambert e Lígia de Paula Souza, presidente do Sindicato dos Artistas do Estado de São Paulo. “Na época de sua criação, São Sebastião não contava com projetos deste porte e acabamos por desenvolver com apoio da Secretaria de Educação o curso de teatro para professores por sentir a necessidade de ampliar os grupos teatrais nas escolas; foi assim que nasceu o Fest Art, aberto também para escolas convidadas”, acrescentou.
De acordo com ele, a edição do festival para este ano ocorrerá em uma única etapa. “Nos anos anteriores a média de participação girou em torno de 58 escolas, cerca de 80 peças e aproximadamente 6 mil alunos entre público e atores propriamente dito”, disse Pallmer, observando ser o espetáculo aberto somente às escolas.
Para participar do Fest Art, as escolas devem escolher o texto e o elenco para a encenação de uma peça com duração de 25 minutos a 35 minutos. Os grupos serão divididos em quatro categorias: Mirim, Infantil, Infanto Juvenil e Adulto. “De cada categoria serão escolhidos os melhores atores e estes, premiados com uma viagem para a capital paulista com intuito de assistirem a uma peça teatral”, salientou Carlos Pallmer.
Ele, que recentemente dirigiu a peça “Paixão de Cristo”, encenado por 120 atores e assistida por mais de 10 mil pessoas em Caraguatatuba, trabalha atualmente em outro projeto na Fundacc (Fundação Cultural de Caraguatatuba), à frente da direção da peça “Uma noite de verão”, de William Shakespeare. Trabalho este que foi convidado a apresentar no Teatro Municipal de São Sebastião pela secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, nos dias 19 e 20 de outubro. “Uma noite de verão”, uma adaptação de Rafael Sammarco Branco Júnior (também na produção), conta ainda com os trabalhos de Sara Fernandes Matrigrani (assistente de direção), Ana Paula (produção), Rodolfo Sierra Sammarco e Natália Fernandes Pereira (trilha sonora), e deve estrear no Teatro Mário Covas, no dia 9 de novembro, com reprise no dia 10. “Em São Sebastião, dez por cento da arrecadação da bilheteria será revertida ao Fundo Social de Solidariedade”, lembrou o diretor.
Serviço: As inscrições para o Fest Art encerram no dia 30 de setembro. As escolas interessadas devem se inscrever no Teatro Municipal. Os ingressos poderão ser trocados por um litro de leite longa vida, a ser revertido para o Fundo Social de Solidariedade. Outras informações pelo telefone (12) 3892-4462 com Carlos Pallmer, coordenador do Festival de Teatro Estudantil. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Equipe de ciclismo da Seesp conquista mais quatro medalhas para São Sebastião

São Sebastião - A equipe de ciclismo da Seesp (Secretaria de Esportes), conquistou mais quatro medalhas para o Município, duas válidas pelo ranking brasileiro. Com apoio da Prefeitura, os atletas estiveram no domingo, dia 20, em disputa em Anchieta (ES), e também em Santo Amaro (SP).
No Espírito Santo, os sebastianenses participaram de mais uma etapa do Ranking Brasileiro de Ciclismo em competição realizada pela Federação local num circuito com aproximadamente dois quilômetros na região central da cidade onde estiveram representantes de várias cidades do País.
Nesta prova o destaque ficou para o ciclista Maicke René Monteiro que conquistou o bronze. O companheiro de equipe, Izael Nunes da Silva, ficou com a quarta posição e também subiu ao pódio. “Temos muito o que comemorar, pois na semana anterior, Silva conquistou o título de campeão e Monteiro a medalha de bronze, em prova realizada no Rio de Janeiro”, lembrou o técnico da equipe, José Joaquim da Silva Neto, o Neno.
A segunda disputa ocorreu em Santo Amaro em comemoração a virada esportiva, “uma competição de ciclismo” segundo informou Neno acrescentando ter sido o destaque da prova o biker Marcel Cereser, do Paraolímpico que ficou com a prata. A ciclista Nayra Yacy Walentin, da Elite Feminino, subiu no pódio na quinta colocação e Ricardo Lorente, da Elite, finalizou em 10° lugar.
De acordo com o técnico esses resultados proporcionam à equipe da Seesp um respeito a mais dentro do ciclismo, “Com os últimos resultados já figuramos entre as 20 melhores do Brasil, um feito de grande importância para a cidade”, comentou. Neno disse ainda, ser a meta da equipe terminar o ranking entre as 15 melhores e ganhar a condição de participar das provas televisionadas por emissoras de renome nacional. “Isso facilita a busca de patrocínio com as empresas privadas”, frisou.
O próximo compromisso dos atletas sebastianenses está marcado para o próximo domingo, dia 27, em Jacareí onde será disputada uma nova etapa do Campeonato Valeparaibano.
Além do apoio da Prefeitura, por meio da Seesp, a equipe conta patrocínio da Aciss, Big Bike, Geomater, Pont Motos, JPR Auto Peças, Body Fit, Beach Energy e Mareli.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura participa do projeto amamentação e municípios do Governo do Estado

São Sebastião - “Projeto é voltado para a pesquisa de alimentação do primeiro ano de vida da criança, visando manter a qualidade de vida do bebê, através da alimentação adequada”
Durante todo o domingo, dia 20, a Prefeitura, Através do Ciama (Centro de Aleitamento Materno), participou do projeto amamentação e municípios, com a IV Avaliação de Práticas Alimentares no Primeiro ano de Vida em Dias Nacionais de Vacinação, desenvolvida pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
De acordo com a coordenadora do Ciama, Carla Bruço, foram distribuídos, nos 24 Postos de Vacinação 60 entrevistadores, que realizaram a pesquisa com mães que tenham filhos menores de um ano, visando conhecer melhor os hábitos de alimentação e situação de aleitamento dessas crianças. “Realizamos esta iniciativa em conjunto com a Campanha de Vacinação, em parceria com a Secretaria de Saúde do Município”, conta Carla.
Segundo o Ciama, a alimentação adequada no primeiro ano de vida da criança é de extrema importância. Tanto o leite materno, como os demais alimentos precisam ser dados de forma, em quantidade e no momento apropriados. Com isso, essa pesquisa ajuda a conhecer melhor os hábitos e situação de aleitamento de crianças menores de um ano.
Já com os resultados em mãos, os profissionais de saúde poderão organizar programas pertinentes à comunidade onde trabalham, e orientar as mães sobre as formas de alimentação mais adequadas para o crescimento saudável de suas crianças.
Este projeto acontece a cada dois anos, em conjunto com Campanhas de Vacinação.
Com relação aos dados colhidos neste ano, em São Sebastião, os mesmos estão em fase de tabulação.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura vai informatizar sistema de saúde em 2010

São Sebastião - A rotina de visitas de surpresa a unidades do setor de saúde, iniciadas há cerca de 10 dias pelo prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, foi retomada nesta terça-feira (22/09). Desta vez, o alvo foi a Costa Norte. Assim como nas unidades da Topolândia e Costa Sul o prefeito conversou com pacientes e funcionários e não ouviu queixas quanto a falta de médicos, remédios ou demora no atendimento. Ele informou que a partir de janeiro do próximo ano a prefeitura vai iniciar o cadastramento de todos os pacientes do município, medida que será seguida pela informatização de todas as unidades de saúde. “O cadastro começa em janeiro e até final de 2010 vamos digitalizar todas as informações que serão interligadas em uma rede. Isso vai agilizar o atendimento e evitará que um mesmo paciente procure atendimento fora de sua região”, frisou.
A novidade dessa vez é que Ernane incluiu no seu roteiro algumas unidades do setor educacional, alem de visitar a nova escola municipal da Enseada, cuja construção encontra-se na fase de acabamento. O prefeito foi acompanhado pelo administrador regional da Costa Norte, Milton Costa, o “Costinha”, pelo chefe de Gabinete, Sérgio Félix e pelo diretor de obras públicas, José Teixeira Filho.
A vistoria começou no prédio que abriga a UBS – Unidade Básica de Saúde e o posto do PSF – Programa de Saúde da Família, no bairro da Enseada. O prefeito conversou com vários pacientes que aguardavam atendimento. Uma mãe que estava com um bebê no colo esboçou uma crítica quanto ao tempo de atendimento e, em um primeiro momento disse que aguardava “há 10 anos pelo atendimento”. Diante do notório exagero, o prefeito pediu uma informação segura, já que estava ali exatamente para corrigir eventuais falhas no sistema. A mãe afirmou então que na verdade havia marcado a consulta para o bebê no mesmo dia, e estava aguardando somente há cerca de 30 minutos.
“Compreendemos os pacientes que desejam um atendimento rápido, afinal, se alguém procura um médico é porque tem problema sério para resolver. Mas, posso afirmar que nem mesmo os planos de saúde contam com um atendimento tão ágil, muito embora a gente pague uma fortuna por eles”, afirmou o prefeito.
Após conversar com funcionários e se certificar que não faltavam médicos ou remédios no local, o prefeito fez algumas determinações aos auxiliares que o acompanhavam. Entre outras medidas, o prefeito ordenou a inclusão da unidade no rol dos prédios que receberão nova pintura até final do ano; listou a necessidade de compra de alguns móveis e indicou ao administrador regional da Costa Norte, que resolvesse de vez um problema de infiltração de água pelo telhado, bem acima da recepção da unidade, decorrente de uma antena de TV instalada em local inadequado.
No Posto de Saúde do Jaraguá, o prefeito novamente ouviu queixas dos funcionários dando conta que, apesar do prédio ser novo (inaugurado no final da administração passada), persistem alguns problemas estruturais como vazamentos e trincas nas paredes, além da pintura sem acabamento. “A obra ainda está na garantia e vamos acionar a empresa responsável para resolver os problemas. Aqueles que prestaram serviços no passado e não resolverem problemas como esse serão acionados na Justiça e ficarão impedidos de participar de novas licitações municipais”, garantiu o prefeito.
Ainda no Jaraguá, Ernane voltou a conversar com pacientes. Soube que as consultas são marcadas com apenas um dia de antecedência, o que tem agradado os usuários.
A segui, perto dali, o prefeito vistoriou a obra da nova escola municipal da Enseada. O diretor José Teixeira Filho mostrou um dossiê com vários problemas detectados na obra e cujas soluções estão sendo cobradas pela prefeitura. A nova escola deve ficar pronta brevemente e entrará em operação no próximo ano letivo. Ernane determinou ao diretor de Obras para, se houver espaço, incluir três lances de arquibancadas na quadra da escola, transformando o local em um mini-ginásio esportivo.
O próximo local visitado foi o Posto de Saúde do Canto do Mar. De novo o prefeito não ouviu queixas dos pacientes. Dois médicos atendem no local com agendamento de consultas sempre às quartas-feiras. “Não vamos tolerar mau atendimento no serviço de saúde”, comentou o chefe do Executivo que já determinou ao secretário de Saúde que providencie a troca de profissionais que não atenderem bem a população. No Canto do Mar, o prefeito foi perguntado sobre quando começam a trabalhar os novos agentes de saúde. Ele respondeu que os contratados estão em fase de admissão, realizando exames médicos e estarão a disposição em muito pouco tempo.
A vistoria do prefeito foi encerrada no prédio que abriga a EMEI Mundo encantado e a Creche Diva Bernardino. Ele demonstrou especial interesse quanto à alimentação servida às crianças e determinou o imediato reparo em equipamentos do parque infantil que estão deteriorados, além de mandar a regional consertar a campainha do prédio que apresentava defeito.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Aciu traz para Ubatuba palestras do Sebrae sobre Iniciação Empresarial

Ubatuba - A Associação Comercial de Ubatuba em parceria com o Sebrae traz mais vez para a cidade, um programa específico sobre “Iniciação Empresarial”.
Serão três palestras com os seguintes temas: “Planeje sua Empresa”, “Desenvolva sua Empresa” e “Habilidades para Gerenciar um Empreendimento”.
Todas as palestras terão início às 19h00, serão ministradas na sede da Aciu, situada à Rua Dr. Esteves da Silva, 51 - Centro, e terão aproximadamente três horas de duração.
As palestras são gratuitas e podem participar todas as pessoas acima de 16 anos interessadas no assunto. A Aciu ressalta que para obter um melhor aproveitamento é interessante participar das três, já que uma é continuação da outra.

As palestras:
- Planeje sua empresa- 05 de outubro- 2ª feira- 19h00
-Objetivo Geral: Sensibilizar os participantes para identificar e analisar as oportunidades de negócio e iniciar o processo de Planejamento de uma empresa.--Principais Indicadores: Levantar idéias e oportunidades de negócio e identificar informações para o planejamento de uma empresa.

- Desenvolva sua empresa – 06 de outubro- 3ª feira- 19h00
-Objetivo Geral: Sensibilizar os participantes para conhecer o mercado em que atua e integra a empresa e seus setores.
-Principais Indicadores: Conhecer o ciclo de vida das empresas, reconhecer a integração dos setores da empresa e agir estrategicamente com foco no mercado.

- Habilidades para gerenciar um empreendimento – 07 de outubro- 4ª feira- 19h00
-Objetivo geral: Sensibilizar os participantes para identificar as principais habilidades para a boa condução na gestão de uma empresa.
-Principais Indicadores: Identificar as habilidades para uma boa conduta gerencial, estimular o comportamento e as principais características gerenciais e conhecer dicas para uma boa gestão de negócios.

Para obter mais informações entre em contato com o Posto de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba através do telefone (12) 3834 1445. As vagas são limitadas.(Fonte: ACIU)

Aciu informa: Vagas de Emprego

Ubatuba - Empresa Transportes Cidade de Ubatuba está admitindo motoristas.
Os interessados deverão entregar o currículo no terminal urbano aos cuidados de Lia ou Mike.
Pré-requisitos:
- categoria habilitação A/D;
- experiências profissionais;
- idade mínima de 24 anos;

Quiosque Catavento está admitindo copeiro, garçom e cozinheira.
Os interessados deverão entregar currículo com foto durante a semana na parte da manhã (exceto as quartas-feiras, pois o estabelecimento é fechado)
Rua Ruth, 196- Tenório.

Quiosque Cantão está admitindo copeiro e auxiliar de cozinha com experiência.
Os interessados deverão levar currículo com foto referencias ao local (na parte da manhã).
Av. Armando de Barros Pereira, 1071- Praia Grande. Falar com Hicham ou Anuar.

Prezado associado, se sua empresa também estiver admitindo entre em contato conosco.
(12) 3834 1449
E-mail: imprensa@aciubatuba.com.br
Para se informar sobre as outras vagas disponíveis na Aciu acesse: www.aciubatuba.com.br (Fonte: ACIU)

Autônomos poderão sair da informalidade

Ubatuba - Trabalhadores autônomos de 260 profissões podem, a partir de agora, regularizar sua situação e pagar impostos de forma simplificada e mais barata. O Comitê Gestor do Simples Nacional, vinculado à Receita Federal, incluiu novas ocupações na lista das atividades que podem ser cadastradas na figura do microempreendedor individual (MEI).
Profissionais de todos os setores da economia, de funções simples às mais sofisticadas, foram incluídos no Simples Nacional. Comerciantes, fabricantes de produtos, e até os baleiros, pipoqueiros, sorveteiros, verdureiros, pizzaiolos e mototaxistas foram contemplados.
Com a criação da figura do microempreendedor individual, os trabalhadores autônomos poderão sair da informalidade ao recolherem, de forma simplificada, contribuições para a Previdência Social e impostos para estados e municípios. O valor da contribuição mensal está estimado em R$ 60, sendo a maior parte destinada à Previdência.
Ao fazer o recolhimento simplificado, o microempreendedor individual ganha direitos trabalhistas e previdenciários que não tinha como trabalhador autônomo. E passa a receber aposentadoria por idade, licença-maternidade e auxílio-doença. O empresário está dispensado, ainda, de prestar contabilidade e poderá contratar um empregado.
Para especialistas, a inclusão de autônomos no Simples vai aumentar o número de contribuintes e, consequentemente, a arrecadação do governo.(Fonte: ACIU)

O N.U.V.E.M.,através da OSC Celebreiros Ubatuba,convida à todos para o show Papaya
com o violonista Rick Udler. Dia 03 de outubro, as 21hs, na Sala ArtAud Nas Nuvens.

Ubatuba - Nascido em Santiago, no Chile, iniciou-se no violão aos 11 anos de idade em São Paulo, onde começou a tocar profissionalmente ainda na adolescência. Morou nos Estados Unidos, onde ganhou reputação como músico versátil com notável domínio da Bossa Nova. Em 1990 uniu-se à extraordinária intérprete Maria Alvim, com quem desenvolve trabalhos até hoje; esta união rendeu o CD "Rhythm and Romance", lançado em 1996 nos Estados Unidos. Em 1999 produziu o CD "Reflexões", primeiro CD do mestre violonista Paulinho Nogueira destinado exclusivamente ao mercado norte-americano e europeu. Em 2006, "Papaya", seu primeiro CD inteiramente instrumental, foi lançado no Brasil. O disco foi gravado, mixado e co-produzido pelo criterioso veterano Eduardo Gebara e concebido como uma homenagem ao violão.
Para saber mais sobre Rick Udler: http://www.rickudler.com  /   http://www.myspace.com/rickudler

Serviço:
show - Papaya, com o o violonista Rick Udler
data - 03 de outubro de 2009
horário - 21hs
local - Sala ArtAud Nas Nuvens
capacidade - 150 lugares
endereço - Passeio Santa Fé - Rua Conceição, 180 - Centro - Ubatuba
ingressos - R$ 10,00 (inteira) / R$ 5,00 (meia)
informações e reservas - (12) 9144.9690 - Vittorio / 9178.8452 - Patrícia

Apoio: Pousada Recanto das Palmeiras / Restaurante Picanha Brasil / Restaurante Peixe com Banana / Restaurante O Marinheiro / Restaurante Bardolino / Papillon Buffet e Eventos / Design no Trópico / Zanotto Digital / Ubatuba em Revista / Rádio Gaivota FM / Imobiliária Gobbo
Realização: OSC Celebreiros Ubatuba

Veja nosso vídeo comemorativo de aniversário de 1 ano: http://www.youtube.com/watch?v=I_PmJOxvlbk
A Celebreiros agora tem Twitter, siga-nos: http://twitter.com/celebreirosuba (Fonte: OSC Celebreiros Ubatuba)

Placas trarão informações sobre os personagens que deram nome às ruas de Ubatuba

Ubatuba - A Secretaria de Turismo de Ubatuba deu início a um trabalho de pesquisa para implantação de placas informativas sobre os personagens que dão os nomes às ruas de Ubatuba. “Nossa idéia é apresentar, não só ao turista, mas também aos ubatubenses, um breve relato dos principais personagens de nossa história”, disse o secretário de turismo Bittencurt Jr. As ruas do centro serão as primeiras a receber as placas, que serão afixadas em bases de concreto e ficarão a cerca de 1,5m do solo, facilitando a visualização de todos. “Em um primeiro momento colocaremos as placas nas principais ruas do centro, e esperamos que em breve possamos estender esse projeto a outras localidades”.

Mudança em 1937
A mudança na nomenclatura das ruas do centro de Ubatuba aconteceu em 1937, quando das comemorações do terceiro centenário de emancipação político-administrativa da cidade.
O Instituto Geográfico e Histórico de São Paulo sugeriu que as ruas do centro recebessem nomes de pessoas ligadas à história da cidade e foi preparada, na ocasião, uma grande festa para marcar o evento.
No final da tarde do dia 29 de outubro, as autoridades, capitaneadas pelo então prefeito Washington de Oliveira e pelo presidente do Instituto Geográfico juntamente com a população, iniciaram um cortejo que foi inaugurando, uma a uma, as placas com a nova nomenclatura das ruas. As placas foram doadas pelo então prefeito de São Paulo, Fábio Prado e o ponto de partida da comitiva foi na Rua do Comércio, que passou a se chamar Dona Maria Alves. Ali aconteceu o discurso de José Torres de Oliveira, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, que enalteceu a doadora das terras onde se ergueu a Vila de Ubatuba.
O cortejo prosseguiu pelas ruas da cidade até a última inauguração, que aconteceu no Largo da Matriz, que passou, naquela data, a se chamar Exaltação da Santa Cruz, em homenagem ao nome dado por Jordão Homem da Costa ao pequeno povoado que nascia trezentos anos antes: Vila da Exaltação à Santa Cruz do Salvador de Ubatuba. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Natação de Ubatuba no alto do pódio mais uma vez

Ubatuba - A equipe de Ubatuba conquistou o título da segunda etapa do “13º Circuito Ubatuba de Águas Abertas”, disputado no último domingo, 20 na Praia da Maranduba. A prova trouxe à Ubatuba mais de 200 nadadores de maratonas aquáticas da região do Litoral Norte, Vale do Paraíba e Grande São Paulo. O pódio das equipes foi uma reedição do pódio da primeira etapa, disputada em março, na Praia da Almada: 1º - Ubatuba; 2º - Thermas do Vale/S.J.C; 3º – APAN/Taubaté. Com o resultado Ubatuba soma 20 pontos e lidera o ranking, seis pontos à frente da equipe de São José dos Campos (14 pts.) e a oito de distância da APAN (12).
A prova principal de 3000 metros foi vencida por Bruno Yamamoto, da APAN/Taubaté, no masculino e Ariane Santiago, da Thermas do Vale/SJC, no feminino. O melhor atleta de Ubatuba foi Kauê de Mattos, que recebeu o troféu Delmar Soares Correa, concedido ao melhor atleta da cidade.
Confira os cinco melhores em cada categoria da prova principal. Masculino: 1º Bruno Yamamoto (APAN/Taubaté); 2º Wesley Schimth (Ferroviários/Pinda); 3º Anderson Camargo (Anjos D’água/Jacareí); 4º Marcos Rodrigues (APAN/Taubaté); 5º Flavio Leite (APAN/Taubaté). Feminino: Ariane Santiago (Thermas do Vale/SJC); 2º Natalia Albino (Thermas do Vale/SJC); 3º Aila Pedroso (Noctiluca/SJC); 4º Ana B. Guimarães (Caraguá); 5º Letícia de Góis Costa (Ubatuba/Kamomê/Do Vale?Cimenthuba)
A segunda etapa do “13º Circuito Ubatuba de Águas Abertas” foi realizada pela Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer e contou com apoio do Supermercado Rosado, Sabesp, Quiosque Valerine, Marina porto Vitória, Ubatuba Iate Clube, Valtera Caiaques, Associação dos Pescadores da Barra da Maranduba, Associação Aquática do Litoral Paulista, Marinheiro Rafael, Quiosque Aconchego da Baiana, Corpo de Bombeiros, Policia Militar, Policia Ambiental, Secretarias de Obras, Saúde, Educação e Guarda Municipal.
A próxima etapa do “13º Circuito Ubatuba de Águas Abertas” está marcada para o dia 18 de outubro na Praia do Lázaro.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Semana de 18/09 a 24/09/2009
Cine Porto – 3833 -2066

“FORÇA G”
Aventura infantil !!! Dublado!!!
Ás 16:00 hs - 17:40 hs.

"OS NORMAIS 2"
Comédia !!!
C/ Fernanda Torres,Luiz F.Guimarães,Cláudia Raia !!!
Ás 19:20 hs - 21:00 hs

Toda quarta feira é dia de “QUARTA MALUCA”. Todos pagam R$ 4,00
Nosso site : www.cinemasdolitoral.com.br
 

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História da arte

Se no começo da carreira
Cézanne tivesse dinheiro
Para comprar óculos fundo de garrafa
Para ver as paisagens como elas são...
Mas sequer podia pagar o oculista
E continuou vendo borrões
E foi assim que surgiu
A pintura impressionista.

Félix Cabral

Carta do Leitor
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Topo

Aos caros amigos da praia de Itamambuca,
À Prefeitura de Ubatuba,
À SAI - Associação Amigos de Itamambuca


Para que todos tenham uma idéia de como está o acesso à praia de Itamambuca, pelas ruas 28 e 30, queiram acessar os links abaixo.
Espero que estes dois filmes, feitos há uma semana (a situação agora está um pouco pior), possam contribuir para alguma providência efetiva, objetivando a solução do que considero um problema, principalmente para os moradores das Ruas 28 e 30 que desejam ir à praia. Nós, moradores destas duas ruas, esperamos que o riozinho volte ao curso que habitualmente fez nestes últimos 21 anos que o conheço. Pode até ser que ele volte sozinho, pela ação do mar. Porém, para abreviar este processo de retorno ao seu antigo leito, antes que o nosso próximo verão chegue, penso que algo deve ser feito, quer pela Prefeitura de Ubatuba, quer em parceria com a SAI (Associação Amigos de Itamambuca). Para isso, espero que as autoridades do meio ambiente colaborem na solução do problema.
Analisando o local, tudo indica que haverá necessidade de abrir um estreito canal, com draga, para reconduzir a água do riacho ao curso desejado. Não será necessário um canal largo, pois bastará que a água comece a descer pelo canal para que o riacho cuide do resto. O segundo passo, após o retorno do riacho, será a construção de escada com sacos de areia, tanto na Rua 28 quanto na Rua 30, para que os freqüentadores da praia possam ter acesso através destas duas ruas.
Fica a sugestão, para que a Prefeitura nos preste este serviço, à qual agradeço antecipadamente, em nome principalmente dos moradores das duas ruas citadas.
( http://www.youtube.com/watch?v=WUFjxruhvto   
http://www.youtube.com/watch?v=sXd0iMRITGQ&NR=1 )

Márcio de Oliveira Naves
Morador e eleitor de Itamambuca

HUMOR

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Nossos Comerciais: Fenix Sport Bar



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Editora: Emiliane Campi

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