Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 28 de Setembro de 2009 - Nº 2146 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região
-

Caraguatatuba
Audiência inicia e termina sem quórum
M. Officer sorteia pratos de restaurantes vencedores do Caraguá A Gosto
Operação conjunta da Polícia Militar e Ditran apreende transporte clandestino em Caraguatatuba

Ilhabela
Fórum Litoral Norte Sustentável acontece em Ilhabela
Passeio ciclístico entre São Sebastião e Ilhabela marca a volta da primavera

São Sebastião
Esportes e cultura no fim de semana em São Sebastião
Alunos de Barequeçaba visitam Paço Municipal
Audiência pública apresenta demonstrativo quadrimestral
Emoção marca assinatura de convênio entre Prefeitura e 7 de Setembro
Meninas do basquete de São Sebastião são vice-campeãs do Coneleste Paulista
Prefeitura realiza desfile de moda em comemoração ao dia do idoso
Relação com MP e queda de arrecadação dominam discussões na reunião do Codivap
Seduc apresenta técnicas e procedimentos na Educação Especial
Prefeitura recupera ruas do Centro Histórico em São Sebastião

Ubatuba
Espaço Baguá
Ubatuba participará da VII Conferência Nacional de Assistência Social
Equipe multidisciplinar da Secretaria de Educação já está atendendo aos professores
Escola municipal arrecadou mais de duas toneladas de sucata em gincana ecológica
Saneamento na região é discutido por prefeitos e Sabesp na 8ª reunião ordinária do Codivap


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

Litoral Norte -
 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Audiência inicia e termina sem quórum

Caraguatatuba - A segunda sessão da segunda série de Audiências Públicas realizadas este ano, com o intuito de discutir alterações na Lei de Uso do Solo e Zoneamento na Câmara Municipal de Caraguatatuba durou, como a sessão anterior, exatos 5 (cinco) minutos. Foi o tempo necessário para abrir e imediatamente fechar o evento devido a falta de quórum.
Compareceram ao plenário Benedito Zacarias Arouca, da Câmara Municipal de Caraguatatuba apenas o Vereador José Mendes de Souza Neto – Neto Bota (PSDB), que abriu e encerrou a sessão automaticamente.
São 3 (três) os projetos a discutir. Do Vereador Wilson Gobetti (PDT), que permite o desdobro de lotes no Jardim Califórnia e do Vereador Cristian Alves de Godoi – Baduca Filho (PDT), que acrescenta Comércio Varejista no bairro da Prainha e Comércios e Serviços na rua Antonio Henrique Mesquita, no bairro Casa Branca.
Com o fim das Audiências Públicas os Projetos de Lei deverão ser encaminhados pelo Expediente do Legislativo, para votação e discussão em plenário, obedecendo o trâmite normal de processos na Casa de Leis, podendo até ter a inclusão de uma emenda, se assim achar necessário. Não há prazo específico para o projeto ir a plenário.
Esta é a segunda série de Audiências Públicas que ocorre este ano na Câmara Municipal. Para que ocorra uma Audiência Pública, é necessário que se tenha a necessidade de alterar o Código Sanitário, Tributário, Orçamento, Lei Orgânica Municipal, Lei de Uso do Solo e Zoneamento, conforme Subseção 3 – Leis – Artigo 36 da Lei Orgânica Municipal (LOM) tendo obrigatoriamente a realização de no mínimo 2 (duas) Audiências Públicas com diferença de pelo menos 48 horas uma da outra, para discussão, juntamente com a Comunidade sobre a proposta de alteração.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

M. Officer sorteia pratos de restaurantes vencedores do Caraguá A Gosto

Caraguatatuba - Quem comprar na M. Officer do Caraguá Praia Shopping entre os dias 22 de setembro a 2 de outubro concorrerá dois pratos de estabelecimentos premiados do Caraguá A Gosto de 2009.
Feito com filé de badejo, camarão, palmito, batata doce, abobrinha e arroz, o prato campeão do evento gastronômico pertence ao restaurante Golfinho Azul, localizado na Martim de Sá, que também venceu na categoria apresentação de prato.
Além disso, a M. Officer também sorteará o prato Medalhões do Rei Arthur, do Neno´s Pizza Bar, que concorreu no evento gastronômico. O estabelecimento ganhou na categoria apresentação de petisco, com o caldinho de mandioca com carne seca. O Neno´s Pizza Bar fica na Estrada do Canta Galo, no bairro Cidade Jardim.
Parceira pela primeira vez do Caraguá A Gosto, a M. Officer de Caraguá oferecerá esse presente como forma de consolidar o sucesso da parceria.
(M. Officer)

Operação conjunta da Polícia Militar e Ditran apreende transporte clandestino em Caraguatatuba

Caraguatatuba - Na manhã de hoje, sexta-feira, dia 25, foi apreendido na Avenida Prestes Maia, em Caraguatatuba, um veículo tipo van, que realizava o transporte clandestino de passageiros.
A van estava com passageiros que, no momento da apreensão, foram obrigados a desembarcarem sem direito ao reembolso da passagem.
A ação policial ocorreu graças a parceria entre o Capitão César Eduardo, da Polícia Militar, e também do Coronel Milton Pousa Júnior, diretor da divisão de trânsito de Caraguatatuba – Ditran.
O veículo foi autuado em R$ 1.250,00 e, caso seja flagrado novamente realizando transporte clandestino, poderá receber uma nova multa, desta vez no valor de R$ 2.500,00.
A polícia Militar, em conjunto com o Ditran, realiza constantemente operações para inibir o transporte clandestino de passageiros na região e, na semana passada, já havia apreendido um veículo Escort.
“Nós estamos muito gratos com o empenho da polícia militar no combate ao clandestino”, disse a presidente da Unitrans (União dos Transportadores por ônibus do Litoral Norte do Estado de São Paulo), Fábia Barbosa Alves.
A Unitrans é uma entidade que reúne os representantes das empresas de ônibus das cidades litorâneas, a Ecobus e a União do Litoral (São Sebastião); Praiamar (Caraguatatuba), Transporte Ubatuba e Auto Viação Ilhabela, criada no final do ano passado, com o objetivo de combater o transporte clandestino no Litoral Norte do Estado de São Paulo que, além de ilegal, não oferece segurança aos passageiros, não cumpre deveres trabalhistas e sociais, não respeita os direitos dos idosos, estudantes e deficientes físicos, burlando, também, a legislação municipal.
Atualmente, a entidade envia, a cada 15 dias, ao comando policial um dossiê com dados e imagens dos veículos usados para o transporte ilegal de passageiros.
O interessado em contribuir para o combate ao transporte clandestino na região pode fazer a denúncia pelo telefone gratuito da Polícia Militar, o número é 0800 190 555. A denúncia deve conter a placa do veículo que está sendo utilizado em ação ilegal, o tipo de público que está utilizando o transporte e o itinerário percorrido.
(Divulgação)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Fórum Litoral Norte Sustentável acontece em Ilhabela

Ilhabela - Evento reúne empresários, lideranças governamentais, entidades ambientalistas e universidades em prol de negócios sustentáveis na região
Com o intuito de promover, demonstrar e multiplicar negócios e empreendimentos sustentáveis no Litoral Norte paulista, ampliando as oportunidades de trabalho associadas, foi realizado nesta sexta feira, dia 25, a primeira parte do Fórum Litoral Norte Sustentável.
Durante o evento, buscaram-se formas de divulgar e valorizar a imagem da região, de suas belezas e patrimônios culturais e naturais, e também a imagem dos seus atores engajados na proposta, estimulando outros segmentos a aderirem a um pacto de Sustentabilidade e com isso ampliar o acesso a financiamentos e patrocínios, com base na associação mutuamente positiva de imagem.
O Fórum contou com a presença de cerca de 100 pessoas entre empresários, representantes do governo, entidades ambientalistas, representantes de instituições de ensino e alunos do curso MBA Negócios Sustentáveis, realizado pelo Diálogo para a Sustentabilidade do Litoral Norte Paulista.
Entre os presentes estavam a Diretora do Departamento de Planejamento Ambiental Estratégico da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Rafaela Di Fonzo Oliveira, a Secretária de Turismo de Ilhabela, Maria Inês Ferreira e a Diretora de Turismo da Prefeitura de São Sebastião, Ana Maria Bueno, além de representantes de duas empresas de energia elétrica, Alcino Vilela, da Elektro e Tatiana Lopes, da Bandeirante.
A segunda parte do Fórum, que contará com debate sobre estratégias de comunicação para a parceria Litoral Norte Sustentável e também apresentações de casos que podem servir de base para redes de negócios sustentáveis, acontecerá amanhã, dia 26 de setembro, no Ilha Flat Hotel, localizado na Av. Princesa Isabel, 747, Praia do Perequê, em Ilhabela.
O Fórum Litoral Norte Sustentável é uma iniciativa do projeto Diálogo para a Sustentabilidade do Litoral Norte paulista, uma parceria entre a Universidade Católica de Santos, o ReaLNorte (colegiado com 12 entidades ambientalistas) e a Petrobras, e consiste em um processo de construção de entendimentos, aberto aos interlocutores mais relevantes dos segmentos empresariais, governamentais e não governamentais, que se disponham a realizar ações voluntárias orientadas pelo conceito de Desenvolvimento Sustentável, tal como estabelecido pelo relatório Nosso Futuro Comum.

Contexto
O Litoral Norte paulista vem recebendo grandes investimentos em projetos de infra-estrutura para o desenvolvimento. Nesse contexto, emerge como desafio a possibilidade de convivência harmônica entre essas vocações do território marinho e costeiro e os aproveitamentos econômicos de todo um outro campo de potenciais da região, ligado aos valores ambientais e culturais, onde os negócios do turismo e da recreação aparecem como a forma mais visível e imediata de geração de usos econômicos sustentáveis.
Diálogo para a Sustentabilidade do Litoral Norte paulista
Com o objetivo de debater as principais questões ambientais do litoral norte de São Paulo, a Universidade Católica de Santos, o ReaLNorte (colegiado com 12 entidades ambientalistas) e a Petrobras assinaram um convênio de cooperação técnico-científica. A parceria inédita no país surgiu devido a preocupação de ambientalistas da região sobre a instalação do Campo de Mexilhão, o maior projeto de produção de gás natural na Bacia de Santos.
Depois de algumas audiências públicas conturbadas e sem acordo, na fase do licenciamento ambiental do projeto de exploração de gás, as instituições decidiram firmar o convênio, no qual a Universidade Católica de Santos tem a função de mediadora do diálogo entre a Petrobras e as entidades ambientalistas.
O convênio tem duração total de dois anos e propõe um conjunto de estratégias para gestão, agregando atividades empresariais, trabalhos de órgãos governamentais, participação de entidades não governamentais, e atividades de ensino e pesquisa.
A parceria funciona através do Comitê de Promoção do Diálogo para a Sustentabilidade do Litoral Norte do Estado de São Paulo que tem como objetivo promover seminários, palestras e debates, levando informações à comunidade. Além disso, o Comitê vai realizar avaliações ambientais sobre projetos desenvolvidos na região que possam causar grandes transformações locais e também definir ações para promover o desenvolvimento sustentável no litoral norte paulista.
Além do comitê, a parceria criou também o Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável do Litoral Norte que está instalado no município de São Sebastião e que tem a função de facilitar o processo de comunicação entre os setores envolvidos e a criação de trabalhos de formação e capacitação. Para isso, o Centro oferece cursos e oficinas, com o intuito de ampliar a mão-de-obra qualificada na região e construir modelos de eco-negócios abrigando o trabalho de pesquisadores de projetos experimentais com temas específicos. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Passeio ciclístico entre São Sebastião e Ilhabela marca a volta da primavera

Ilhabela - As Prefeituras de São Sebastião e Ilhabela promovem neste sábado, 26, por meio de suas Secretarias de Esporte, um passeio ciclístico em comemoração à volta da primavera.
Com inscrições gratuitas, o Passeio Ciclístico da Primavera terá como ponto de concentração a Praça de Eventos, no Centro Histórico de São Sebastião, município que contará ainda com apoio da Semam (Secretaria de Meio Ambiente) neste evento que promete agitar o dia daqueles que curtem pedalar.
Sem limite de idade para participar, espera-se a presença de um bom público que deverá pedalar, num primeiro momento, até à balsa onde uma embarcação especialmente cedida pela Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A), transportará os ciclistas para a ilha.
Do outro lado do Canal, os biker ilhéus estarão à espera dos visitantes para iniciar o passeio com destino à Vila, local a ser realizado uma série de atividades esportivas bem como o sorteio de moutain bikes. “Este será o tempo para os participantes se divertirem com os amigos e familiares e descansarem para então retornarem a São Sebastião”, disse Rogério Cozendey, chefe de divisão de Projetos da Juventude.
De acordo com ele, em solo sebastianense os biker seguirão de volta à Praça de Eventos onde outras atrações serão desenvolvidas pela Seesp (Secretaria de Esportes), inclusas aí sorteios de bicicletas e i-Pods. “As bikes foram doadas pelos comerciantes das duas cidades participantes, e os i-Pods pela rádio Beira Mar”, observou Cozendey que agradeceu ao apoio.
As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no Supermercado Garça, na Aspem, Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo) ou na própria Seesp (Secretaria de Esportes). Cada inscrição dá direito a um ticket que será trocado no dia do Passeio Ciclístico por uma camiseta promocional do evento.
Serviço: O passeio terá início às 8h e terminará por volta das 15h(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Pousada Bem Viver - Momentos Felizes

Esportes e cultura no fim de semana em São Sebastião

São Sebastião - O fim de semana em São Sebastião proporcionará à comunidade um leque de atividades que incluem competições esportivas, apresentações de capoeira e um passeio ciclístico entre o continente e o arquipélago.
A programação, desenvolvida pela Prefeitura por meio das Secretarias de Esportes, Meio Ambiente, Cultura e Turismo, teve início na noite desta sexta-feira, 25, com a homenagem póstuma ao seresteiro Ítalo Nascimento, dentro do “... sonoridade que acabou”, com o músico Celso Miguel, apresentado no pátio interno da Sectur.
No sábado e domingo, dias 26 e 27, na Costa Sul haverá na Escola de Capoeira Angola “Raiz Negra”, o 3º Encontro de Capoeira Angola nos bairros de Boiçucanga e Barra do Sahy, ambos localizados na Costa Sul do município. No sábado, o evento será promovido a partir das 14h na Praça Pôr-do-Sol, em Boiçucanga, e no domingo, às 10h, na Vila Sahy.
Com apoio da Secretaria de Meio Ambiente, a Secretaria de Esportes realizará – em parceria com a Prefeitura de Ilhabela, o Passeio Ciclístico da Primavera que sairá da Rua da Praia, no Centro de São Sebastião, às 9h, com destino à Vila, no arquipélago. Haverá sorteio de bicicletas e i-Pods, além de muita atividade física. Para participar, basta inscrever-se – gratuitamente – na própria Seesp, no Supermercado Garça ou ainda na Sectur.
Para quem gosta de futebol, a sugestão é acompanhar, de perto, uma das partidas válidas pelo Campeonato Sebastianense de Futebol no domingo 27. Pela categoria Principal – Costa Norte e Centro, as disputas serão entre o Caiçara e Cruzeirinho (às 11h, no Sete de Setembro), Sindserv e Unidos do Sindserv (13h30, no Guarani), A.Amigos de Barê e Tabajara (13h30, no Guaecá), Porto Grande e União do Itatinga (13h30, no Sete de Setembro), Nova Guará e Colinas (às 13h30, no Otoniel Santos), Naja e Portal (15h30, no Guarani), Guaecá e Corintinha (às 15h30, no Guaecá) e Somdobarê e Unidos do Olaria (15h30, no Guaecá). Pelos Veteranos-35, às 9h, também Costa Norte e Centro, jogarão Sato e Sebastianense, no Sete de Setembro); Guarani e Brasiliense, no Guarani.
Na Costa Sul, disputarão a Principal o Pau Brasil “B” e Vila Baiana “A” (às 11h, em Boiçucanga), Barra do Sahy e Maresias “B” (às 13h30, em Barra do Una), Revelação e União de Maresias (às 13h30, em Maresias), Barra do Una “A” e Vila Baiana “A” (15h30, em Barra do Una), Boiçucanga “B” e Boiçucanga “A” (às 15h30, em Boiçucanga). Todos pela Principal. E pela categoria Veteranos-35, no campo do Barra do Una, jogarão o Pau Brasil x União de Maresias (às 9h), e Barra do Una x Vila Baiana (às 11h).(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Alunos de Barequeçaba visitam Paço Municipal

São Sebastião - Na tarde desta quinta-feira, dia 24, alunos do 6º ano da Escola Municipal Profª. Luiza Helena de Barros, de Barequeçaba, região Central de São Sebastião, foram recebidos pelo prefeito Ernane Primazzi no Paço Municipal.
A visita faz parte do projeto escolar “São Sebastião, minha cidade, meu lugar. Te conhecer é o meu prazer”, que tem o intuito de levar os alunos para outras partes do município além do bairro em que estudam.
Segundo a professora Marisa de Jesus Januário, esta é uma oportunidade dos estudantes estarem a par de outras realidades e se tornarem multiplicadores. No dia 17 de setembro, os alunos visitaram a Costa Norte e no dia 30 deste mês, será a vez da Costa Sul.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Audiência pública apresenta demonstrativo quadrimestral

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião promoveu na tarde desta sexta-feira, dia 25, no plenário da Câmara Municipal, uma audiência pública de Gestão Fiscal, que apresentou o demonstrativo orçamentário dos últimos quatro meses.
Fizeram parte da mesa dos trabalhos o auditor de controladoria interna da secretaria municipal da Fazenda (Sefaz), Samir Toledo, o secretário da pasta, Antonio Carlos dos Santos e o vereador Paulo Henrique Santana, o PH.
O evento contou ainda com a presença de vereadores e com a participação do público. Foram apresentados pelo assessor do departamento da Sefaz, Osvaldo Julião, os comportamentos da receita e da despesa do município, além de outros balanços.
E assim como foi apontado na audiência pública da Lei Orçamentária Anual (LOA) na última quarta-feira, os números mostram uma redução na arrecadação na ordem de cerca de R$ 50 milhões neste ano em relação ao ano passado. “Por conta desta realidade, a atual administração tem tomado medidas de redução de gastos, para que segmentos como educação e saúde não sejam comprometidos”, comentou Osvaldo.
Segundo o secretário da Fazenda, Antonio Carlos dos Santos, a demonstração quadrimestral é uma obrigação legal perante a população, conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal (Art. 9º, parágrafo 4º). “Dar o parecer do que já aconteceu até o presente momento traz transparência e a população pode acompanhar de perto o que tem sido feito”, finalizou.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Emoção marca assinatura de convênio entre Prefeitura e 7 de Setembro

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião e a Associação Esportiva 7 de Setembro, do bairro São Francisco, assinaram um convênio na noite da última quinta-feira (24/09). O documento prevê a locação para o município da sede social e também do campo de futebol da entidade. A solicitação do convênio partiu da diretoria do clube que, com sérios problemas financeiros, corria o risco de desativação. Ao mesmo tempo, a locação veio em bom momento para a administração que necessitava de espaços no bairro para o desenvolvimento de diversas atividades esportivas e sociais.
A cerimônia de assinatura do convênio, firmado entre o prefeito Ernane Primazzi e o presidente da A.E. 7 de Setembro, Fabrício Cardim, foi marcada por forte emoção. O evento foi acompanhado por diversos ex-presidente e diretores do clube e praticamente por todo o secretariado municipal, além de dezenas de moradores do bairro.
“A grande obra dessa administração será a união das pessoas”. Com essa frase, o prefeito Ernane Primazzi definiu aquele momento da assinatura do convênio com o Sete. Ele ressaltou que estava fazendo muito mais que ajudar um clube esportivo ou resolvendo um problema administrativo. “Queremos com esse ato é ver a comunidade do bairro São Francisco unida e ao mesmo tempo preservar essa bonita história do 7 de Setembro”, disse.
No local onde hoje funciona a sede social, na Rua Martins do Val, Ernane informou que será reaberta a agência dos Correios para a comunidade do bairro, entre outras atividades. Já o campo de futebol, ao lado da Avenida Manoel Hipólito do Rego, passará a ser uti8lizado também pelas escolinhas da Secretaria Municipal de Esportes. Na semana que vem, segundo informou o prefeito, deverá ser aberta a licitação para a recuperação do Recanto Batuíra, também no bairro São Francisco.

Lágrimas
Ex-dirigentes e integrantes da família do ex-vereador José Cardim de Souza, não conseguiram conter as lágrimas durante a cerimônia que para todos eles significou a salvação da A.E. 7 de Setembro. Todos fizeram questão de agradecer o prefeito pelo ato e não esconderam mágoa com a administração passada do ex-prefeito Juan Garcia, segundo os diretores, a única, nos últimos 30 anos que se negou a prestar qualquer auxílio à entidade esportiva.
O ex-presidente “Carlinhos Português” foi o responsável pela aproximação da diretoria do clube com a prefeitura. “Solicitamos essa ajuda ao prefeito para o 7 não morrer. Fomos imediatamente atendidos já na realização do nosso festival em comemoração ao aniversário do clube”, salientou.
O ex-vereador José Cardim de Souza aproveitou a oportunidade para fazer um brilhante relato de toda a história do clube, iniciada segundo suas pesquisas em 1922. Cardim emocionou-se ao lembrar todo o histórico de trabalho de sua família e outras tradicionais do bairro para erguer o clube, citando com precisão fatos sobre o surgimento da sede, como a doação de uma área de cerca de 600 metros quadrados ao clube pelo ex-prefeito Gil Pacini, na década de 60.
O secretário de esportes e ex-craque do Corinthians, Wladmir, disse que os espaços alugados do clube continuarão sendo utilizados para fazer a felicidade das pessoas e formar cidadãos. O vereador Ernaninho, representando a Câmara, disse que aquele ato era importante por causa do não menos importante papel do clube para a unidade do bairro, onde ele também reside.
O atual presidente do clube, Fabrício Cardim, também foi às lágrimas recordando as muitas dificuldades que teve desde que assumiu o posto, inclusive colocando dinheiro do próprio bolso para a sobrevivência da entidade. Desgostoso com a administração passada, Fabrício lembrou da realização da etapa do Arena Cross no campo do clube. “Não recebemos nada em troca, além de dois convites VIPs e ficamos com um monte de terra e lixo no local. A comunidade precisa saber disso. Agora temos um prefeito que pensa no social e também está nos ajudando. A comunidade também precisa saber disso”, finalizou Cardim.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Meninas do basquete de São Sebastião são vice-campeãs do Coneleste Paulista

São Sebastião - As meninas do basquete da Seesp (Secretaria de Esportes) de São Sebastião, conquistaram neste final de semana o título de vice-campeãs da Liga Coneleste Paulista na categoria Mirim. A equipe Juvenil disputará, neste fim de semana a final contra Caraguatatuba.
A partida entre as sebastianenses foi realizada no sábado, 19, em casa, numa disputa considerada difícil pelas técnicas Helza Helena Hartog e Ana Helena Hartog Gimenes. “Nossas atletas estavam nitidamente nervosas e erraram muito os contra-ataques em fundamento que não costumam errar, ou seja, a ‘bandeja’. Daí a dificuldade do jogo”, comentou. No domingo, 20, em Jacareí, apesar de estarem mais preparadas e terem demonstrado muita garra, as meninas não conseguiram vencer as adversárias. “São Sebastião se mostrou mais confiante, porém a derrota no primeiro jogo por 23 pontos de diferença, fez com que nos distanciássemos mais da liderança, pois precisávamos da vitória por 24 pontos de diferença. Jacareí jogou muito bem também não permitindo nossa reação”.
As técnicas ressaltaram que a Liga, além da premiação dos três primeiros lugares, premiou mais quatro itens e São Sebastião conquistou, além da medalha de prata, o título de “Cestinha do Campeonato” dado à ala/lateral Shaine Silva Maciel, destaque desde o ano passado quando, ainda da categoria Mini, jogou como titular da categoria acima a Mirim na temporada 2008. “Nossa equipe composta por 16 meninas entre 14 e 15 anos, está de parabéns, pois souberam jogar e o fizeram cientes de que a força vem do trabalho em conjunto”, frisou Helza Helena.
Já a categoria Juvenil, que se classificou invicta em primeiro lugar na chave composta por São Sebastião, Ubatuba, Caraguatatuba e Taubaté, fará seus jogos das finais nesse fim de semana: no sábado, 26, em Caraguatatuba e no domingo, 27, em São Sebastião. De acordo com as técnicas, nos jogos classificatórios São Sebastião venceu Caraguatatuba no primeiro confronto por 51 a 34 e no segundo por 71 a 30. “Por mais que a diferença de pontos tenha sido significante não os jogos não foram fáceis. Nos três primeiros quartos em ambas as partidas, nossa equipe teve que suar a camisa para permanecer à frente das adversárias e conseguir, no último quarto, impor o seu ritmo de jogo com marcação forte; isto resultou na ampliação no placar”, comentou Helza Helena. Para os jogos das finais, ela espera novamente do time uma marcação forte, mas desde o começo do jogo para possibilitar contra ataques, ponto forte da equipe. “Vamos precisar muito da presença da torcida sebastianense no domingo no Gringão para incentivar nossas atletas”, disseram as técnicas.
Serviço: A partida no “Gringão”, situado no Topovaradouro, está previsto para começar às 15h de domingo, 27.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura realiza desfile de moda em comemoração ao dia do idoso

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, através do Posto de Saúde da Família (PSF) da Enseada, realizou na tarde desta sexta-feira, dia 25, um desfile de moda, com mulheres da terceira idade, em comemoração ao dia do idoso.
De acordo com a enfermeira, Isabelle Cristina Gonçalves, todo ano é realizada uma festividade nesta data, para comemorar o dia do idoso. Neste ano, o PSF decidiu, por ter um número maior de mulheres, realizar o desfile de moda, valorizando cada vez mais a auto-estima dessas mulheres.
Já a enfermeira Sandra Araújo, afirma que é importante lembrar, dentre tantas conquistas, que, no país, existem mais de 60 milhões de idosos, sendo necessário, desta forma, fazer valer o Estatuto do Idoso, valorizando sempre este público.
Dom grupo da terceira idade, 11 idosas participaram do desfile, com muita pompa e esbanjando alegria.
Para a idosa, Rosita de Souza, 68 anos, o mais importante é o amor a vida.
Já a idosa, Maria Medeiro de Lima, 68 anos, diante de todas as dificuldades e luta na sociedade, o que vale é amar ao próximo como a si mesmo.
Segundo a idosa, Julieta Pinto, 64 anos, o essencial é levar a vida com bastante alegria e otimismo.
Para a administração, é de suma importância a valorização dessas pessoas, que muitas vezes são discriminadas pela sociedade. Com isso, ações como essas são desenvolvidas para reconhecer e valorizar esse público.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Relação com MP e queda de arrecadação dominam discussões na reunião do Codivap

São Sebastião - Os municípios integrantes do Codivap – Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira irão pleitear mudanças no relacionamento do Ministério Público com as Administrações Municipais. Esse foi um dos principais assuntos tratados na reunião da entidade ocorrida nesta sexta-feira (25/09), no município de Campos do Jordão. O prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, presente ao encontro, informou que os executivos públicos estão preocupados com determinadas ações do MP classificadas por alguns como ingerência na administração.
“Há muitos casos de denúncias anônimas acolhidas pelo MP e que após a devida apuração o próprio Ministério Público define os casos como infundados. Nesses casos, os municípios gostariam que o MP revelasse o nome de quem fez a denúncia. Há também casos, por exemplo, de falta de algum medicamento difícil de se obter na rede, por exemplo remédios importados, que a pessoa aciona a administração e o promotor dá prazo de 48 horas para a prefeitura comprar, o que é impossível”, informou Ernane que acha que o MP, em muitos desses casos, deve acionar também o Estado e a União, os maiores responsáveis pelo gerenciamento da saúde no país.
A queda brusca no repasse do FPM – Fundo de Participação dos Municípios por parte do governo federal foi outro assunto debatido acaloradamente na reunião do Codivap. Do bolo tributário nacional, a maior parcela (60%) fica com a União; os estados têm 25% do total; e os municípios 15%. “Pode reparar que sempre há redução nos repasses dos impostos estaduais e municipais nunca nos federais, como por exemplo o imposto de renda”, explicou o prefeito de São Sebastião.
Os municípios integrantes do Codivap pretendem externar esse descontentamento com a redução do repasse do FPM. Para tanto, a entidade já convocou uma grande mobilização de protesto que vai acontecer no próximo dia 05 de outubro, no município de Aparecida do Norte, no Vale do Paraíba.
Na reunião dos secretários municipais de Turismo, ocorrida paralelamente ao encontro dos prefeitos do Codivap, a principal discussão girou em torno da formação de uma macro região do setor, envolvendo o Vale do Paraíba, o chamado Vale Histórico e o Litoral Norte. O prefeito Ernane é da opinião que a venda da macro região em um só pacote precisa ser alvo de novas discussões entre os municípios e os técnicos do Ministério do Turismo.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Seduc apresenta técnicas e procedimentos na Educação Especial

São Sebastião - Nesta sexta-feira, dia 25 de setembro, foi realizado pela secretaria da Educação de São Sebastião, a Seduc, em parceria com a Associação de Pais e Amigos da cidade (Apae), o ciclo de palestras “Falando de inclusão – somos iguais nas diferenças”, no auditório Ilhabela das Faculdades São Sebastião, a Fass.
Participaram cerca de 70 pessoas, entre professores da recuperação paralela, professores do Espaço de Apoio Pedagógico Especializado, o EAPE, estagiários de pedagogia que atuam nas salas de aula com alunos inclusos, além de fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e psicólogos.
O ciclo abordou questões de inclusão social e respeito às diferenças. Na parte da manhã, o fisioterapeuta Nelson Francisco Serrão Júnior explanou a respeito das terapias combinadas, quando dois ou mais profissionais de áreas distintas atuam em benefício dos alunos portadores de necessidades especiais.
Nelson falou ainda sobre diversas características destas crianças, reações e movimentos do corpo, além de dar dicas aos docentes de como trabalhar com alterações de humor e limitações físicas. “A participação dos pedagogos na reabilitação destes alunos é essencial”, comentou.
Na parte da tarde, a equipe técnica da APAE mostrou estruturas e procedimentos do dia a dia para alunos incluídos.
Segundo a responsável pela educação especial do município, Solange Cristina Silva, do setor pedagógico da Seduc, a procura pelo evento foi muito grande, inclusive de profissionais de Caraguatatuba, Ubatuba e Ilhabela.
Solange conta ainda que o ciclo de palestras foi elaborado, em um primeiro momento, somente para profissionais especializados na educação especial, para evitar aglomerações devido ao enfrentamento da pandemia da gripe A (H1N1). “Todavia, nosso intuito é o de estender o encontro a toda rede educacional”, afirmou.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura recupera ruas do Centro Histórico em São Sebastião

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião depois de ter iniciado e estar quase na conclusão da pavimentação das ruas históricas São Gonçalo e Maestro Ladislau de Mattos, como parte do pacote de obras lançado em meados do ano pelo prefeito Ernane Primazzi, através da SEO (Secretaria de Obras), trabalha agora na manutenção de outras vias do Centro Histórico.
Por meio da Seadre (Secretaria de Administrações Regionais), nesta sexta-feira, 25, uma equipe de braçais passou o dia na manutenção da rua General Osório, muito usada por motoristas que deixam a Rua da Praia em sentido à Avenida Guarda Mor Lobo Vianna.
De acordo com o diretor da Regional Centro, Anthero Ventura, os trabalhos consistem em retirada dos paralelepípedos, preenchimento com areia e posterior alinhamento das pedras. “O tempo bom colaborou com os trabalhos, os quais continuarão por outras ruas da região central, num esforço da atual Administração em melhorar as condições de tráfego nessa área”, comentou.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Espaço Baguá

Ubatuba - Dias 22 e 23 de outubro teremos iniciaçao ao Reiki I no Espaço Baguá com o mestre Dwaro (Cláudio Rangel).
Caso já tenha a iniciação divulgue aos amigos ou venha fazer uma reciclagem.
Se já tiver feito o Reiki I e tiver interesse no Reiki II ou Reiki III entre em contato para que possamos agendar.
Nos dias 24 e 25 acontecerá o Dhyan, uma vivência que usa técnicas de expansão da consciência e auto observação como meditações ativas e passivas, movimentos sagrados, exercícios taoistas, bioenergética, também facilitado por Dwaro.

REIKI I
com Dwaro


Data - 22 e 23 de outubro, qui e sex
Horário - 19h às 22h30
Local - Espaço Baguá.
Endereço - Rua Caixa D' Água 441, Praia Vermelha do Centro
Investimento - R$ 160 ( facilitamos em até 3 X de R$ 55)
Reciclagem - R$ 35 (para quem fez o Reiki com Dwaro)
R$ 80 (para quem fez o Reiki com outro mestre)
Informações e inscrições - 12 - 3835-1275 / 9144-5744 com Jayo
(Divulgação)

Ubatuba participará da VII Conferência Nacional de Assistência Social

Ubatuba - Ubatuba participou da VII Conferência Estadual de Assistência Social, realizada nos últimos dias 22 e 23, no Memorial da América Latina, em São Paulo, onde a cidade ganhou o direito de participar da VII Conferência Nacional de Assistência Social, que será realizada em novembro, em Brasília.
A legitimidade da participação foi garantida através dos votos da DRADS – Divisão Regional de Assistência e Desenvolvimento Social. A conferência contou com a participação da Secretária Estadual de Assistência Social, Rita Passos.
O município de Ubatuba está inserido na DRADS do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte e Vale Histórico. Essas regiões elegeram 14 delegados e seus suplentes, sendo seis de gestão plena, sete de gestão básica e uma de gestão inicial, na qual Ubatuba foi intitulado e representará 25 municípios das regiões do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte e Vale Histórico, na gestão inicial.

Bom relacionamento
A articulação e o bom relacionamento com outros municípios e na visão dos delegados, levando em consideração a importância do Litoral Norte como região dentro do Estado e a necessidade do seu fortalecimento nas políticas sociais, foram fatores determinantes para o município conquistar a disputada vaga.
Para conseguir sua representatividade na VII Conferência Nacional, Ubatuba concorreu com 259 municípios na gestão inicial em todo o Estado de São Paulo, na qual somente oito municípios nesta gestão irão até Brasília. “Isso mostra a importância e o respeito que Ubatuba tem junto ao Estado de São Paulo”, disse Rogério Rodrigues de Souza, delegado titular, representante do poder público que participou da Conferência Estadual. Joede da Silva Feijó, delegado suplente da sociedade civil também participou da fase estadual da Conferência. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Equipe multidisciplinar da Secretaria de Educação já está atendendo aos professores

Ubatuba - A equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Educação iniciou suas atividades com os professores e escolas da rede municipal de ensino nesta semana. Ainda em caráter experimental, as psicólogas Andréa Saltini e Beatriz de Moura Correa realizaram uma palestra na EMEI Maria Alice, no Perequê-Açu, na última segunda-feira, 21, para pais e educadores sobre como trabalhar os limites com as crianças.
Por ser uma unidade onde estão locadas creche e pré-escola, a palestra foi direcionada a todos os que têm relação direta com crianças de 0 a 6 anos, explicando, de forma didática, como estabelecer limites para filhos, netos e alunos desde muito cedo.
Já na quarta-feira, 23, as psicólogas Andréa, Etelvina Mara da Silva Cacciatore e Erika Almeida de Souza realizaram uma capacitação com professores auxiliares da rede municipal. As professoras auxiliares trabalham em classes que receberam alunos portadores de necessidades especiais. Nesta capacitação, todas trabalharam a auto-estima e a valorização do profissional, além da atenção e cuidados que as crianças necessitam receber dos educadores.

Raio-x da rede municipal
Além das quatro psicólogas, a equipe multidisciplinar conta também com a fonoaudióloga Graziela dos Santos Alves, que participa deste trabalho há muitos anos.
As palestras nas escolas para pais e professores deverão começar efetivamente a partir de outubro deste ano e as capacitações estão sendo agendadas de acordo com as necessidades apontadas no levantamento realizado nos últimos três meses pelas profissionais que compõem a equipe.
Elas visitaram as escolas municipais e conversaram com diretores e professores das unidades fazendo um raio-x da rede municipal no que tange aos problemas que as escolas enfrentam e com qual freqüência.
Agora, após essa primeira etapa de levantamento, as ações estão sendo estabelecidas gradativamente. Além da palestra e da capacitação realizadas essa semana, a equipe já vem atendendo, na Secretaria Municipal de Educação, os professores para auxiliá-los nas dúvidas e problemas enfrentados em sala de aula. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Escola municipal arrecadou mais de duas toneladas de sucata em gincana ecológica

Ubatuba - Durante a semana de 21 a 25 de setembro, direção, professores e funcionários da EMEI Idalina Graça realizaram uma gincana ecológica com o intuito de arrecadar material reciclável. Nestes cinco dias de gincana foram arrecadados 166 quilos de plástico, 593 quilos de papelão, 883 quilos de metal, 523 quilos de vidros e mais de duas mil pilhas e baterias.
No ano passado, apesar da escola contar com cinco classes a mais, o resultado foi praticamente a metade do arrecadado nesta semana. Em 2008 foram 150 quilos de plástico, 530 quilos de papelão, 350 quilos de metal, 226 quilos de vidro e 2.533 pilhas e baterias recarregáveis.
Todo esse material foi vendido e o dinheiro será revertido em um passeio para cada sala que mais arrecadou sucata. A gincana é parte integrante do projeto de coleta seletiva e reciclagem de lixo que a escola vem desenvolvendo desde o ano passado. Dentro deste projeto já foram desenvolvidas outras atividades anuais como a “Caminhada Ecológica” e a distribuição de sacolas de compras confeccionadas em algodão cru, para evitar a utilização das sacolinhas plásticas descartáveis, distribuídas nos supermercados e feiras, e a de sabão confeccionado com o óleo de cozinha já usado.

Plantio de mudas
Além disso, alunos de três classes do período da manhã, estiveram nesta sexta-feira, 25, participando de um plantio de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica na até a margem do Rio Grande, no sítio Ressaca. Essa ação foi promovida pela Polícia Militar Ambiental, que através do Soldado PM Vieira e Soldado PM Donizete, proporcionou uma manhã de contato intenso e conscientização sobre a preservação ambiental. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Saneamento na região é discutido por prefeitos e Sabesp na 8ª reunião ordinária do Codivap

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba e vice-presidente do Codivap (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba), Eduardo Cesar, esteve presente nesta sexta-feira, 25, na 8ª reunião ordinária do consórcio, realizada em Campos do Jordão.
O principal tema discutido desta vez foi “Políticas de Saneamento e Energia para o Vale do Paraíba” contando com a participação do presidente da Sabesp, Gesner de Oliveira. Os prefeitos participantes cobraram uma postura da Sabesp, quanto a uma maior cobertura de rede de esgoto nas cidades da região.
“Para Ubatuba, será vantajoso renovar o contrato com a Sabesp se a empresa cumprir com a palavra de ao menos dobrar a abrangência dos serviços prestados no município. Esta discussão é muito importante junto aos demais prefeitos, pois unidos temos mais força para lutar por um melhor saneamento básico em nossas cidades”, afirmou o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar.
Antes de abrir a discussão para os demais presentes, os prefeitos da região estiveram reunidos em encontro fechado durante quase duas horas. Outro assunto bastante discutido foi com relação à regularização do repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Os prefeitos sinalizaram a possibilidade de realizar um protesto contra a diminuição do repasse federal.
Uma palestra sobre Previdência Social e Empreendimentos Individuais também fez parte da pauta da reunião. Participaram ainda da reunião o senador Romeu Tuma e deputados da região.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Poesia Topo

Anuncie

Pescador de água doce

Num cantinho do Brasil,
numa curva do Paraibuna,
mora um pescador,
que apanha no covo
um peixe por dia,
presente de Nosso Senhor.
Nas ocasiões quando
de uma só vez, vem dois,
ele acha um exagero
e doa pra quem precisa, ora pois!

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Formalização Da Renúncia

Em Assembléia Geral convocada para a noite da passada quinta feira, mais de um terço da Diretoria do SINDTAPU apresentou a renúncia aos cargos que ocupava. Foi lido o texto abaixo após apresentar as contas e longo relatório justificando a tomada de decisão.
“Levamos a conhecimento desta NOBRE ASSEMBLEIA, da Diretoria e de todos os filiados ao Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública de Ubatuba – SINDTAPU – que estamos deixando os cargos de Presidente, Vice Presidente, Diretor de Imprensa e Comunicação, Suplente de Diretor de Imprensa e Comunicação, Suplente de Formação, Suplente de Assuntos Administrativos e Jurídicos, Suplente de Diretor de Cultura, Esportes e Lazer e Primeira Conselheira do Conselho Fiscal, face à impossibilidade de conduzir nossa gestão dentro dos princípios e metas que nos conduziram a tão honrosos cargos. As lições aprendidas ao longo da vida e nossos conceitos de ética e moral administrativa nos impedem compactuar com a continuidade das inúmeras irregularidades provadas no relatório anteriormente apresentado”.
“A permanente discordância de pontos de vista de parte da Diretoria, as faltas de educação cívica de alguns, as agressões verbais de outros, o absurdo pagamento da manutenção e da inadimplência dos cartões de crédito tornaram incontornáveis o relacionamento interno e a transparência de nossos atos junto aos filiados”.
“A frustração por não conseguir atingir nossos objetivos é evidente, mas a desunião da Diretoria e a não aceitação de uma administração aberta, incluindo a prestação de contas mensais, não estão de acordo com o que pensamos e admitimos como regras para o uso correto do dinheiro de nossos filiados”.
“Afastamo-nos voluntariamente da Diretoria, mas continuaremos abertos a colaborar com aqueles que esta NOBRE ASSEMBLEIA designe para resolver o impasse agora criado”. (Seguem os nomes e assinaturas dos oito renunciantes).
Nestes termos formalizamos nossa renúncia aos cargos, acima relacionados, na Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública de Ubatuba”.
Ubatuba, 24 de setembro de 2009.
Após a formulação da renúncia dos oito cargos acima relacionados, conhecedores de renúncia anterior do Diretor de Assuntos Administrativos e Jurídicos e considerando os artigos 21, 23 e Parágrafo Único e 52 e Parágrafo Único, do Estatuto do Sindicato, que não autorizam a homologação de chapas para concorrer à administração do Sindicato ou a permanência da Diretoria sem Presidente, Vice-Presidente ou menos de dois terços, dos diretores, a NOBRE ASSEMBLEIA decidiu destituir toda a Diretoria, elegeu três filiados para gerir os destinos do Sindicato e convocar nova eleição no prazo de trinta dias.
Fazemos votos para que a sábia decisão seja por todos acatada, restabeleça-se a harmonia, a transparência e a ética na administração do Sindicato e os filiados permaneçam mobilizados e atentos às atividades do seu Sindicato.
O Sindicato é patrimônio dos filiados. Os diretores não podem considerar-se seus donos nem procurar vantagens no seu interior. Ser diretor é um cargo honroso e deve ser praticado, com dedicação aos interesses de todos os filiados, fina educação com eles e generosidade, principalmente, por aqueles que a Prefeitura dispensa de seus serviços, na Administração, para cuidar dos interesses da comunidade sindical.
Neste momento de transição, para dias melhores, auguramos sucesso às três nomeadas, pela Assembléia, para realizar tão nobre tarefa e lhes prometemos nossa sincera colaboração.
VIVA UBATUBA! Construamos um SINDICATO forte!

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba, 26 de setembro de 2009.

HUMOR

Senhor, tende piedade de nós!

Pelo projeto político do deputado Clodovil
Pelo "espetáculo do crescimento" que até hoje ninguém viu
Pelas explicações sucintas do ministro Gilberto Gil
Senhor, tende piedade de nós!


Pelo jeitinho brejeiro da nossa juíza
Pelo perigo constante quando Lula improvisa
Pelas toneladas de botox da Dona Marisa
Senhor, tende piedade de nós!


Pelo Marcos Valério e o Banco Rural
Pela casa de praia do Sérgio Cabral
Pelo dia em que Lula usará o plural
Senhor, tende piedade de nós!


Pelo nosso Delúbio e Valdomiro Diniz
Pelo "nunca antes nesse país"
Pelo povo brasileiro que acabou pedindo bis
Senhor, tende piedade de nós!


Pela Cicarelli na praia namorando sem vergonha
Pela Dilma Rousseff sempre tão risonha
Pelo Gabeira que jurou que não fuma mais maconha
Senhor, tende piedade de nós!


Pela importante missão do astronauta brasileiro
Pelos tempos que Lorenzetti era só marca de chuveiro
Pelo Freud que "não explica" a origem do dinheiro
Senhor, tende piedade de nós!


Pelo casal Garotinho e sua cria
Pelos pijamas de seda do "nosso guia"
Pela desculpa de que "o presidente não sabia"
Senhor, tende piedade de nós!


Pela jogada milionária do Lulinha com a Telemar
Pelo espírito pacato e conciliador do Itamar
Pelo dia em que finalmente Dona Marisa vai falar
Senhor, tende piedade de nós!


Pela "queima do arquivo" Celso Daniel
Pela compra do dossiê no quarto de hotel
Pelos "hermanos compañeros" Evo, Chaves e Fidel
Senhor, tende piedade de nós!


Pelas opiniões do prefeito César Maia
Pela turma de Ribeirão que caía na gandaia
Pela primeira dama catando conchinha na praia
Senhor, tende piedade de nós!


Pelo escândalo na compra de ambulâncias da Planam
Pelos aplausos "roubados" do Kofi Annan
Pelo lindo amor do "sapo barbudo" por sua "rã"
Senhor, tende piedade de nós!


Pela Heloisa Helena nua em pêlo
Pela Jandira Feghali e seu cabelo
Pelo charme irresistível do Aldo Rebelo
Senhor, tende piedade de nós!


Pela greve de fome que engordou o Garotinho
Pela Denise Frossard de colar e terninho
Pelas aulas de subtração do professor Luizinho
Senhor, tende piedade de nós!


Pela volta triunfal do "caçador de marajás"
Pelo Duda Mendonça e os paraísos fiscais
Pelo Galvão Bueno que ninguém agüenta mais
Senhor, tende piedade de nós!


Pela eterna farra dos nossos banqueiros
Pela quebra do sigilo do pobre caseiro
Pelo Jader Barbalho que virou "conselheiro"
Senhor, tende piedade de nós!


Pela máfia dos "vampiros" e "sanguessugas"
Pelas malas de dinheiro do Suassuna
Pelo Lula na praia com sua sunga
Senhor, tende piedade de nós!


Pelos "meninos aloprados" envolvidos na lambança
Pelo plenário do Congresso que virou pista de dança
Pelo compadre Okamotto que empresta sem cobrança
Senhor, tende piedade de nós!


Pela família Maluf e suas contas secretas
Pelo dólar na cueca e pela máfia da Loteca
Pela mãe do presidente que nasceu analfabeta
Senhor, tende piedade de nós!


Pela invejável "cultura" da Adriana Galisteu
Pelo "picolé de xuxu" que esquentou e derreteu
Pela infinita bondade do comandante Zé Dirceu
Senhor, tende piedade de nós!


Pela eterna desculpa da "herança maldita"
Pelo "chefe" abusar da birita
Pelo novo penteado da companheira Benedita
Senhor, tende piedade de nós!


Pela refinaria brasileira que hoje é boliviana
Pelo "compañero" Evo Morales que nos deu uma banana
Pela mulher do presidente que virou italiana
Senhor, tende piedade de nós!


Pelo MST e pela volta da Sudene
Pelo filho do prefeito e pelo neto do ACM
Pelo político brasileiro que coloca a mão na "m"
Senhor, tende piedade de nós!

Pelo Ali Babá e sua quadrilha
Pelo Gushiken e sua cartilha
Pelo Zé Sarney e sua filha
Senhor, tende piedade de nós!


Pelas balas perdidas na Linha Amarela
Pela conta bancária do bispo Crivella
Pela cafetina de Brasília e sua clientela
Senhor, tende piedade de nós!


Pelo crescimento do PIB igual do Haití
Pelo Doutor Enéas e pela senhorita Suely
Pela décima plástica da Marta Suplicy
Senhor, tende piedade de nós!


Para que possamos ter muita paciência
Para que o povo perca a inocência
E proteste contra essa indecência
Senhor, dai-nos a paz!

(Autor desconhecido)

O tema da redação do Enem 2009 foi Aquecimento Global, e como acontece todo ano, não faltaram preciosidades para nosso deleite.
Lá vão:


1) "o problema da amazônia tem uma percussão mundial. Várias Ongs já se estalaram na floresta." (percussão e estalos. Vai ficar animado o negócio)
2) "A amazônia é explorada de forma piedosa." (boa)
3) "Vamos nos unir juntos de mãos dadas para salvar planeta." (tamo junto nessa, companheiro. Mais juntos, impossível)
4) "A floresta tá ali paradinha no lugar dela e vem o homem e créu." (e na velocidade 5!)
5) "Tem que destruir os destruidores por que o destruimento salva a floresta." (pra deixar bem claro o tamanho da destruição)
6) "O grande excesso de desmatamento exagerado é a causa da devastação." (pleonasmo é a lei)
7) "Espero que o desmatamento seja instinto." (selvagem)
8) "A floresta está cheia de animais já extintos. Tem que parar de desmatar para que os animais que estão extintos possam se reproduzirem e aumentarem seu número respirando um ar mais limpo." (o verdadeiro milagre da vida)
9) "A emoção de poluentes atmosféricos aquece a floresta." (também fiquei emocionado com essa)
10) "Tem empresas que contribui para a realização de árvores renováveis." (todo mundo na vida tem que ter um filho, escrever um livro, e realizar uma árvore renovável)
11) "Animais ficam sem comida e sem dormida por causa das
queimadas." (esqueceu que também ficam sem o home theater e os dvd's da coleção do Chaves)
12) "Precisamos de oxigênio para nossa vida eterna." (amém)
13) "Os desmatadores cortam árvores naturais da natureza." (e as renováveis?)
14) "A principal vítima do desmatamento é a vida ecológica." (deve ser culpa da morte ecológica)
15) "A amazônia tem valor ambiental ilastimável." (ignorem, por favor)
16) "Explorar sem atingir árvores sedentárias." (peguem só as que estiverem fazendo caminhadas e flexões)
17) "Os estrangeiros já demonstraram diversas fezes enteresse pela amazônia." (o quê?)
18) "Paremos e reflitemos." (beleza)
19) "A floresta amazônica não pode ser destruída por pessoas não autorizadas." (onde está o Guarda Belo nessas horas?)
20) "Retirada claudestina de árvores." (caraulio)
21) "Temos que criar leis legais contra isso." (bacana)
22) "A camada de ozonel." (Chris O'Zonnell?)
23) "a amazônia está sendo devastada por pessoas que não tem senso de humor.." (a solução é colocar lá o pessoal da Zorra Total pra cortar árvores)
24) "A cada hora, muitas árvores são derrubadas por mãos poluídas, sem coração." (para fabricar o papel que ele fica escrevendo asneiras)
25) "A amazônia está sofrendo um grande, enorme e profundíssimo desmatamento devastador, intenso e imperdoável." (campeão da categoria "maior enchedor de lingüiça)
26) "Vamos gritar não à devastação e sim à reflorestação." (NÃO!)
27) "Uma vez que se paga uma punição xis, se ganha depois vários xises." (gênio da matemática)
28) "A natureza está cobrando uma atitude mais energética dos
governantes” (red bull neles - dizem as árvores)
29) "O povo amazônico está sendo usado como bote xpiatório" (ótima)
30) "O aumento da temperatura na terra está cada vez mais aumentando." (subindo!)
31) "Na floresta amazônica tem muitos animais: passarinhos, leões, ursos, etc." (deve ser a globalização)
32) "Convivemos com a merchendagem e a politicagem." (gzus)
33) "Na cama dos deputados foram votadas muitas leis." (imaginem as que foram votadas no banheiro deles)
34) "Os dismatamentos é a fonte de inlegalidade e distruição da froresta Amazônia” (oh god)
35) "O que vamos deixar para nossos antecedentes?" (dicionários)


Nossos Comerciais: Fenix Sport Bar



Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Lua e Floresta em Castelhanos  © Bruno Rochar

Lua e Floresta em Castelhanos
© Bruno Rocha

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editora: Emiliane Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor