Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 29 de Setembro de 2009 - Nº 2147 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região
-

Caraguatatuba
Caraguá sedia fase regional de Teatro e Artes Visuais do Mapa Cultural Paulista e público assiste espetáculos com entrada franca
Curso de Pedagogia do Módulo Recebe Três Estrelas do Guia do Estudante 2009
Aurimar domina Pauta da Sessão
Educação Ambiental é valorizada por ONG em Caraguá

Ilhabela
O CONSEG faz reunião itinerante no bairro do Reino para identificar os problemas e necessidades da região.
Comunidade Santa Terezinha festeja a padroeira em Ilhabela
Prefeitura de Ilhabela abre Semana Internacional do Idoso com debate “Cidadania Ativa”
Prefeitura de Ilhabela apresenta “Circuito Litoral Norte” em Fórum Sustentável
Prefeitura e IIS premiam vencedores do concurso “Dia Mundial sem Carro”
Taça Ilhabela de Monotipo reúne 45 velejadores em cinco regatas

São Sebastião
Teatro Municipal de São Sebastião recebe “Vergonha dos Pés”
Alunos da “Pingo de Gente” plantam pau-brasil e confeccionam brinquedos com sucata
Basquete: meninas do Juvenil de São Sebastião conquistam o bicampeonato no Coneleste Paulista
Projeto sobre orientação sexual será apresentado na próxima sexta-feira em Maresias
Prefeitura realiza exposição itinerante ambiental
Moradores de rua ocupam imóvel onde prefeitura quer construir hospital na Costa Sul
Projeto Atividade comemora com primeira dama de São Sebastião o Dia do Idoso
Redução no preço do óleo diesel beneficia pescadores
Ernaninho questiona empresa responsável pela merenda escolar de São Sebastião
Moradores da Ilha Montão de Trigo querem novo prédio escolar, saneamento e energia

Ubatuba
Voluntário da Santa Casa de Ubatuba é homenageado em confraternização estadual
Congresso técnico define adversário de Ubatuba nos Jogos Abertos do Interior
Pesquisadores da Universidade de Osaka visitam escolas de Ubatuba
Fundart promove workshop de percussão “Batuque de Cozinha”
Aciu informa
Vaga de Emprego
Aciu traz para Ubatuba palestras do Sebrae sobre Iniciação Empresarial
Quilombolas de SP criarão Federação para defender direitos


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

Litoral Norte -
 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Caraguá sedia fase regional de Teatro e Artes Visuais do Mapa Cultural Paulista e público assiste espetáculos com entrada franca

Caraguatatuba - Caraguá sedia a fase regional de Teatro e Artes Visuais do Mapa Cultural Paulista, uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - 2009/2010, compreendendo os municípios da região de São José dos Campos.
Os espetáculos teatrais acontecem de 30 de setembro a 9 de outubro. São 19 espetáculos entre Teatro de Rua, Teatro para Crianças e Adulto. A premiação acontece no dia 31 de outubro a partir das 21 horas no Teatro Mário Covas.
Caraguatatuba está concorrendo em duas categorias: Teatro para Crianças com o espetáculo O Palhacinho Triste e a Rosa, da Cia. Genérico e Teatro de Rua com o espetáculo Zé Jacuné: Um homem azarado, porém, com muita fé, da Cia. Popatapataio.
Já em Artes Visuais, o saguão do Teatro Mário Covas recebe a exposição das obras, de 1 a 31 de outubro. A abertura da Exposição e a premiação acontecem dia 1º de Outubro às 20 horas.(Fonte: Fundacc)

Curso de Pedagogia do Módulo Recebe Três Estrelas do Guia do Estudante 2009

Caraguatatuba - O curso de Pedagogia do Centro Universitário Módulo, maior instituição de ensino do litoral norte de São Paulo, foi novamente reconhecido na avaliação de cursos superiores promovida pelo Guia do Estudante. A publicação da Editora Abril é uma das mais importantes do segmento educacional.
Avaliado com três estrelas, o curso do Módulo constará no Guia das Melhores Universidades 2009, um especial que relaciona as melhores instituições de ensino superior brasileiras. Com duração de seis semestres, o curso é coordenado pela professora e mestre Maria Antônia de Lima Ribeiro Furgeri. O profissional formado em Pedagogia, além de poder atuar na docência das séries iniciais do Ensino Fundamental e da educação infantil, é habilitado para trabalhar na organização e gestão de sistemas de ensino e projetos educacionais. (Fonte: UniMódulo)

Aurimar domina Pauta da Sessão

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba se reúne nesta terça-feira – 29 de setembro, para a sua Sessão Ordinária semanal, no período noturno – a partir das 19h30, no plenário Benedito Zacarias Arouca. Na Pauta 9 Projetos do Vereador Aurimar Mansano (PTB), que haviam sido agendados na semana anterior, além de outras proposituras.
A Ordem do Dia tem início com a votação em segundo turno, de Projeto de Emenda à Lei Orgânica, de autoria do Executivo, que altera os incisos 1 e 2 do artigo 3º das Disposições Transitórias, prorrogando a data de entrega do Orçamento de 30 de setembro para 30 de outubro. Em seguida o Vereador Aurimar Mansano apresenta 9 (nove) propostas de sua autoria: Dispondo sobre Estágio de Servidor quando o horário de estágio for compatível com o horário de trabalho; Autorizando a criação de Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego; sobre a implantação do Projeto Estaleiro Escola; que autoriza comerciantes a patrocinar Centro Integrado de Educação Infantil com publicidade em local público; a instituir os Comandos Ecológicos , a Papelaria do Povo, o Programa de Saúde Auditiva, a Responsabilidade Social do município e a execução dos pisos drenantes em prédios públicos.
Há também proposta do Vereador Omar Kazon (PR) que cria a Semana Expo Gospel na cidade e do Vereador Baduca Filho (PDT), que autoriza o Executivo a fazer doação de área de terreno urbano.
As Sessões Ordinárias da Câmara de Caraguatatuba podem ser apreciadas de diversas formas: Nas galerias do Legislativo, na sede da Casa de Leis, no centro da cidade, ao lado da Prefeitura. Pelo Rádio através da Nova Oceânica/Jovem Pan – 670 Khz em AM ou em www.radiooceanicaam.com.br , clicando na janela “Rádio On Line”; pela NET – TV a Cabo no seu canal 72 ou pela Internet, digitando www.camaracaragua.sp.gov.br e acionando a janela “Câmara ao Vivo”. As sessões acontecem toda terça-feira a partir das 19h30.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Educação Ambiental é valorizada por ONG em Caraguá

Caraguatatuba - Nesse sábado (26), aconteceu na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), um encontro de valorização e aprendizado sobre a utilização correta da água e do rio Juqueriquerê, localizado na região sul de Caraguá. A festa encerrou o projeto ‘Água de Beber, de Comer, de Usar e Conservar...Ciclos Contínuos’, desenvolvido pelo Instituto Supereco, ONG de educação e responsabilidade socioambiental.
Na programação foram oferecidas atividades de recreação para as crianças e apresentações culturais, além da feira de artesanato e exibição do vídeo relatório do projeto. Estiveram presentes o secretario de Meio Ambiente de Caraguá, Eugênio de Campos Júnior, a coordenadora de educação ambiental do Ministério da Educação, Rachel Trajer, e o representante da Petrobras, Ailton Laurentino.
O projeto ‘Água de Beber’ trabalha com o propósito de sensibilizar e mobilizar a população a favor da preservação do rio Juqueriquerê, de forma que exista comprometimento de todos.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)
 

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

O CONSEG faz reunião itinerante no bairro do Reino para identificar os problemas e necessidades da região.

Ilhabela - O CONSEG – Conselho Comunitário de Segurança – de Ilhabela realizará no próximo dia 29 de setembro, terça feira, às 19h sua reunião ordinária mensal no prédio da escola municipal Prof. José Benedito de Moraes, no bairro do Reino.
A diretoria do conselho tem seguido a orientação inicial de realizar reuniões itinerantes em todos os bairros da cidade a fim de ter um panorama real das diversas necessidades de segurança e identificar as lideranças locais que podem colaborar no processo de melhoria da qualidade de vida da população.
A participação da comunidade nas reuniões é de fundamental importância para impulsionar as iniciativas do CONSEG e fortalecer o vinculo das forças de segurança com a sociedade em busca de melhorias para o setor.

Local: Escola Municipal Prof. José Benedito de Moraes
Bairro do Reino
Data: 29/09/09 – terça feira
Horário: 19:00h
Tel: 3896-3066
(Fonte: CONSEG Ilhabela)

Comunidade Santa Terezinha festeja a padroeira em Ilhabela

Ilhabela - A comunidade católica de Santa Terezinha, localizada na parte alta da Barra Velha, em Ilhabela, promove a partir desta segunda-feira (28/9), a festa em louvor à padroeira. Tríduos, missas e quermesses integram a programação.

Confira:
28/9 às 19h30 – segunda-feira: Tríduo e missa, com animação das comunidades Nossa Senhora Aparecida (Barra Velha) e Santa Madalena de Canossa (Água Branca).
29/9 às 19h30 – terça-feira: Tríduo e missa, com animação das comunidades Nossa Senhora das Dores (Itaquanduba) e São João Batista (Perequê).
30/9 às 19h30 – quarta-feira: Tríduo e missa, com animação das comunidades Igreja Matriz (Vila) e São José (Reino).
No dia 1º/10, às 19h30, haverá missa solene.
Ainda de acordo com a programação, todas as noites, após as missas, haverá quermesse e no sábado (3/10), o destaque é o sorteio especial de uma TV 21’ e um DVD.
A capela Santa Terezinha fica localizada na Rua do Leandro, próximo à EM Salvador Arena, na parte alta da Barra Velha.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura de Ilhabela abre Semana Internacional do Idoso com debate “Cidadania Ativa”

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), acompanhado da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lúcia Reale, abriu as comemorações da Semana Internacional do Idoso na manhã desta segunda-feira (28/9), na Câmara Municipal. Na ocasião o grupo de idosos pôde reivindicar suas necessidades e também participar do debate com o tema da Semana “Cidadania Ativa”. O evento contou com a participação dos secretários Rogério Ribeiro de Sá – Professor Catolé (Cultura), Luiz Lobo (Esportes), Glória de Fátima Alves (Saúde) e Lídia Sarmento (Educação), além do vice-prefeito Nuno Gallo (PV).
As atividades que contemplarão a parcela da população que atingiu a melhor idade serão realizadas até o próximo dia 3 de outubro com o tema “Cidadania Ativa”. Essa é a primeira vez que a cidade adere às comemorações incentivadas pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Colucci aproveitou o momento para ressaltar a importância de sempre lembrar dos idosos. Para ele, esse trabalho deve ser realizado no dia a dia e não só em datas específicas. “Nosso objetivo é atendê-los da melhor maneira possível, proporcionando uma boa qualidade de vida aos idosos de Ilhabela”, declarou.
Já a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lúcia Reale, lembrou da porcentagem de idosos que nasceram ou escolheram a cidade para viver. Atualmente, Ilhabela conta com 17% de idosos em sua população, o maior índice do Litoral Norte. “Queremos nos empenhar para que essas atividades continuem acontecendo e proporcionando lazer e cultura. A idade está apenas na cabeça, vocês são mais jovens do que imaginam”, completa Lúcia.
A equipe organizadora da Semana do Idoso é formada por profissionais das secretarias de Assistência Social, Esporte, Saúde, Educação, Cultura, Divisão de Trânsito, Meio Ambiente e também pelo vice-prefeito Nuno Gallo. Os idosos participarão de atividades como aula de panificação, debates sobre cidadania, ginástica postural, palestras sobre saúde, visita ao Viveiro Municipal, sarau “litero-musical”, aula de hidroginástica, cinema na praça e para fechar com chave de ouro um baile na Praça Coronel Julião de Moura Negrão, na Vila, com o tema “Chega de Saudade”.
Logo após a abertura, o secretário da Cultura, Rogério Ribeiro de Sá, o professor Catolé, abriu o debate falando sobre a relação entre cidadania e democracia, apontando o papel de cada cidadão na estrutura de uma cidade.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura de Ilhabela apresenta “Circuito Litoral Norte” em Fórum Sustentável

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Turismo e Fomento, participou no último fim de semana (25 e 26/9) do Fórum do Litoral Norte Sustentável, realizado no Ilha Flat Hotel, no bairro do Perequê.
A secretária de Turismo e Fomento de Ilhabela, Maria Inez Ferreira, apresentou o projeto “Circuito Litoral Norte do Estado de São Paulo” – projeto GEOR, que está sendo realizado em parceria com o Sebrae (Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas).
O Circuito se propõe a organizar e fomentar o turismo das quatro cidades do Litoral Norte. A apresentação despertou a atenção dos participantes, gerando interesse em algumas entidades de serem proponentes do projeto.
Na avaliação da secretária, o fórum foi o momento mais adequado à apresentação do projeto. “Este foi o momento mais adequado para a apresentação deste projeto, indo na mesma direção do principal objetivo do fórum, desenvolvimento com sustentabilidade”, conclui.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura e IIS premiam vencedores do concurso “Dia Mundial sem Carro”

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, e o Instituto Ilhabela Sustentável (IIS) premiaram no último sábado (26/9), na Escola Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos, na Vila, os alunos vencedores do concurso “Dia Mundial sem Carro”, que envolveu todas as unidades municipais e a escola estadual Maria Gemma de Souza Oliveira, na Barra Velha.
Desenhos, poesias, maquetes, painéis e histórias em quadrinhos traduziram nas mais diversas formas, todo conhecimento assimilado sobre a importância de adotar meios alternativos de transporte.
A secretária de Educação, Lídia Sarmento representou o prefeito Toninho Colucci na solenidade, que também contou com a presença do secretário de Cultura, Rogério Ribeiro de Sá, o professor Catolé, e da coordenadora de projetos do IIS, Gisele Lucena.
O grande destaque do evento foi a apresentação do calendário 2010, que contempla os trabalhos vencedores e os melhores de cada escola. A obra de arte ficará exposta na sede da Secretaria de Educação e será transformado em calendário de mesa, para ser usado em cada instituição de ensino.
A divisão de trânsito municipal também participou do evento, apresentando o circuito usado nas aulas de educação no trânsito, onde os alunos aprendem noções básicas de cidadania, cuidados e ações para um trânsito seguro.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Taça Ilhabela de Monotipo reúne 45 velejadores em cinco regatas

Ilhabela - A Taça Ilhabela de Monotipos reuniu no último final de semana um total de 45 barcos para a disputa de cinco regatas nas classes 420 e Optimist. E os dias de competição foram propícios para a prática da vela, muito sol e vento leste de 10 a 15 nós. “Foi um sucesso, fim de semana de sol e tivemos cinco de seis regatas programadas. Agora já nos preparamos para o sul-americano da Classe Finn”, destacou o diretor náutico Edmar Alves.
O evento foi promovido pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Diretoria Náutica da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação. A cerimônia de premiação contou com a presença do prefeito Toninho Colucci (PPS).
Só este ano a cidade já foi palco da 36ª Semana Internacional de Vela (Oceano e Monotipos), Campeonato Brasileiro de Holder, Regata do Camarão, Caipirinhas Cup, provas do Circuito Ilhabela de Monotipo, além de ter recebido pela primeira vez uma regata volta ao mundo, a Portimão Global Ocean Race. Ilhabela também investe na escolinha de vela para crianças, jovens e adultos, bem como em cursos profissionalizantes na área náutica. Outras informações sobre a vela na Secretaria de Esportes pelo telefone 3896-1765.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Pousada Bem Viver - Momentos Felizes

Teatro Municipal de São Sebastião recebe “Vergonha dos Pés”

São Sebastião - Nos dias 03 e 04 de outubro São Sebastião recebe mais uma atração do Projeto São Sebastião Encena. Com direção de Alexandre Reinecke, “Vergonha dos Pés” teve estréia nacional em setembro de 2008 no Teatro Folha, em São Paulo, e é o primeiro romance da autora Fernanda Young, publicado em 1996. O elenco original contava com Danton Mello e Priscila Fantin.
A peça chega agora ao Litoral Norte com Danton Mello e Juliana Knust nos papéis centrais. As apresentações acontecerão no sábado, às 22h00 e domingo, às 19h00, no Teatro Municipal de São Sebastião – a primeira cidade que receberá o espetáculo em sua nova turnê.
Os ingressos já estão disponíveis a R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia entrada), mediante a doação de um litro de leite de caixinha. Na compra até amanhã, 30 de setembro, os ingressos passarão a custar R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia entrada). A doação dos leites será feita para o Fundo Social e parte da arrecadação será sorteada entre as entidades cadastradas na Setradh.
O Projeto é uma realização da Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com a M2 Produtores e tem como principal objetivo levar peças do Circuito Nacional a preços populares à comunidade.

Sobre o Espetáculo
Solitária, lírica, imprevisível. Ana, a personagem central, alimenta o sonho de ser escritora. Ela cria histórias fantásticas, imagina tramas sórdidas, elabora diálogos. Mas tudo se passa somente em sua cabeça. Sua luta é para que suas histórias cheguem ao papel. E aí reside o grande conflito da peça. Com direção de Alexandre Reinecke, “Vergonha dos Pés” é uma atordoante viagem aos pensamentos de Ana (Juliana Knust), uma jovem que, por calçar 33, envergonha-se dos próprios pés.
O encontro com Jaime (Danton Mello), a paixão fulminante entre os dois, o tédio que lhe provoca a vida universitária, o aparecimento de personagens que existem somente em sua imaginação e que vivem emoções extremadas, fazem com que Ana confunda realidade com fantasia, vivendo conflitos psicológicos. “Vergonha dos Pés” vai materializar o ringue de lutas de dois jovens em busca de suas identidades.
Parte importante dessa encenação reside no trabalho dos atores, na construção de diversos personagens que lutam desesperadamente para não se “machucarem”, tentando envolvimentos sem se envolver. Com muita agilidade de trocas de roupas, manipulação de bonecos e vídeos, o diretor Alexandre Reinecke costura a história com os atores quase que o tempo todo em cena, em um cenário que aos poucos vai se revelando.

SERVIÇO:
Teatro Municipal de São Sebastião: Av. Dr Altino Arantes, 02 – Centro
Informações e ingressos: 12 3892.4489
Bilheteria: de segunda a domingo, das 10h às 19h.
Preços: R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia entrada)
Desconto até 30/09: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia entrada) (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Alunos da “Pingo de Gente” plantam pau-brasil e confeccionam brinquedos com sucata

São Sebastião - Em Comemoração ao início da Primavera, a Emei “Pingo de Gente”, Morro do Abrigo, região central de São Sebastião, realizou com os alunos o plantio de uma muda de pau-brasil no dia 25 de setembro.
A direção da escola aproveitou a ocasião para incentivar os pequenos estudantes a preservar o meio ambiente e no mesmo dia trabalhou com o grupo uma oficina de brinquedos feitos a partir de sucatas com a participação de pais, professores e funcionários; ao lado dos pequenos, o grupo confeccionou vários bilboquês.
A diretora Maria Aparecida do Carmo Sampaio enfatizou a importância deste tipo de atividade em que os pais, envolvidos com os filhos, podem perceber que de uma simples brincadeira sairá o mecanismo de resgate de materiais lançados aleatoriamente em matas, rios, valas, ruas etc em total prejuízo ao meio ambiente, amenizando este dano. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Basquete: meninas do Juvenil de São Sebastião conquistam o bicampeonato no Coneleste Paulista

São Sebastião - As meninas da categoria Juvenil de Basquete da Prefeitura de São Sebastião, Elisângela, Nathália, Shaine, Bruna, Jennifer, Rayssa, Pauline, Danise, Karol, Michele, Mirielle e Ana Sabrina, conquistaram neste fim de semana o título de bicampeãs invictas da Liga do Coneleste Paulista.
O time se classificou invicto em 1º lugar na chave composta por São Sebastião, Ubatuba, Caraguatatuba e Taubaté e as finais foram disputadas em melhor de três partidas, ou seja, por ter se classificado em 1º na chave ganhou o direito da 2ª e 3ª partidas, se necessário, em casa.
As finais das sebastianenses contra Caraguatatuba ocorreram no sábado, 26, em Caraguá e no domingo, 27, em casa. No primeiro jogo, as meninas venceram as adversárias por 56 a 36, e na segunda partida, a vitória foi por 56 a 48.
O primeiro confronto foi tranqüilo, as atletas sebastianenses colocaram seu ritmo de jogo e permaneceram à frente no placar até o fim; porém, a segunda partida da final foi bem diferente e atípico na temporada 2009 conforme informações das técnicas Helza Helena Hartog e Hanna Helena Hartog Gimenes. “Caraguatatuba impôs seu ritmo, acertaram todos os arremessos e venceram o primeiro quarto por 15 a 8; nossas meninas erraram demais inclusive os arremessos de pivô, aqueles debaixo da cesta”, disseram .
Com muita conversa a equipe começou a reagir a partir do segundo quarto, mas os erros continuaram durante a partida toda. Mesmo assim, as atletas venceram os três quartos seguintes por 18 a 15, 9 a 4 e 21 a 14, conquistando a vitória com o placar final de 56 a 28 e com ela o título de campeã invicta da temporada 2009 e de bicampeã invicta nas temporadas 2008/2009. “Acredito que o time tenha entrado em quadra muito tranqüilo pelo fato da vitória no primeiro jogo ter sido por 20 pontos de diferença, mas isso foi bom ter acontecido, pois lhes garantiu mais um ponto de aprendizagem”, disse Helza Helena, “jogo só se ganha jogando certo, com inteligência e muita garra e vontade”, concluiu a técnica que agradeceu a presença da torcida no ginásio de esportes José de Souza Gringo, bem como dos representantes da Seesp (Secretaria de Esportes), pelo total apoio e presença nas partidas, e principalmente os familiares. “Acredito muito no poder desta instituição que é a família e fiquei feliz ao ver pais e amigos de nossas atletas no Gringão na tarde de domingo para nos incentivar e prestigiar a disputa”, comentou.
Ainda pela Liga houve a distribuição de mais quatro premiações, das quais três foram para São Sebastião: melhor técnico da temporada na categoria Juvenil: Helza Helena Hartog, melhor atleta da final do Juvenil: Rayssa Prado Santos e cestinha Juvenil da temporada 2009: Pauline Gonzáles Tomazetti com 90 pontos marcados. A premiação cestinha da final foi para Carla da Silva, de Caraguatatuba, com um ponto a mais sobre a jogadora sebastianense Rayssa Prado Santos, que marcou 15 pontos. Participaram da premiação o chefe de gabinete Sérgio Felix, como representante do prefeito Ernane Primazzi, o vereador Marcos Tenório e os diretores de Esportes Davi Camargo Júnior e de Recreação e Lazer Emerson César.
De acordo com as técnicas, no próximo fim de semana serão realizados dois jogos contra Nova Iguaçu, time carioca, que virá a São Sebastião participar dos amistosos no Gringão às 18h de sábado, 3, e às 9h de domingo, 4. Em novembro, as equipes Mirim e Juvenil farão amistosos no Corinthians, na capital paulista. O convite para esses jogos foi feito em função da ótima apresentação de São Sebastião, com a equipe Juvenil até 19 anos jogando na categoria Sub-21 da primeira divisão nos Jogos Regionais 2009, que garantiu a conquista da 4ª colocação.
Serviço: A escolinha de basquete da Seesp continua a receber inscrições; basta aos interessados comparecerem à Vila Amélia às terças e quintas-feiras, das 8h às 12h, e de terça à sexta-feira, das 16h às 19h. No Pontal da Cruz o atendimento ao público ocorre às sextas-feiras, das 8h30 às 10h e no bairro São Francisco, às segundas e quartas-feiras, das 14h30 às 16h30. Outros locais e horários podem ser confirmados diretamente na secretaria pelo telefone: 3892-2116(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Projeto sobre orientação sexual será apresentado na próxima sexta-feira em Maresias

São Sebastião - Na próxima sexta-feira, dia 2, a comunidade do bairro de Maresias, na Costa Sul de São Sebastião, conhecerá o Projeto de Orientação Sexual que foi ministrado para alunos do Ensino Médio.
O evento será realizado a partir das 10h na Escola Municipal (EM) Dulce César Tavares, com a apresentação de peças teatrais das Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), além da entrega de certificados aos participantes da iniciativa, que foi desenvolvida pelo Programa de Saúde da Família (PSF) de Maresias, setor ligado à Secretaria de Saúde, em parceria com o Serviço Social e a Diretoria de Ensino do Litoral Norte.
De acordo com a assistente social e técnica responsável Vanina Dias Teixeira, o projeto teve como objetivo promover atividades educativas na prevenção da gravidez e DST/Aids.
Serviço – A EM Dulce César Tavares fica na Avenida Francisco Loup, 1.140, ao lado da Regional de Maresias. Informações pelo telefone (12) 3865-7879, com a assistente social Vanina.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura realiza exposição itinerante ambiental

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de meio Ambiente, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, realizará de 30 de setembro a 4 de outubro, na Praça de Eventos, a exposição itinerante “A Mata Atlântica é aqui”.
A abertura acontecerá na próxima quarta-feira, 30, às 11h, com coleta de água e atividades abertas ao público, cujas atividades se estenderão até às 16h. Ainda neste dia, o evento receberá a visita das Escolas Municipais Iraydes Lobo Vianna do Rego, do bairro Itatinga e Guiomar Aparecida, de Boiçucanga; além das visitas, haverá também, às 15h, a palestra: “A Mata Atlântica é aqui em São Sebastião”, ministrada por Anderson Palmeira e convidados.
Na quinta-feira, dia 1 de outubro, o evento inicia às 10h, com visitas monitoradas das Escolas Municipais Walfrido Maciel Monteiro, do Morro do Abrigo e Maria José da Penha Frúgoli, da Enseada. Às 14h deste dia acontecerá a roda de conversa sobre a construção do Porto de São Sebastião, com a participação especial do programa “Território Eldorado”.
No dia 2 de outubro, as visitas monitoradas continuam, das 10h às 14h, com as Escolas Municipais Solange de Paula, da Enseada, Canto do Mar e Maria da Conceição de Deus, do Sertão de Canbury. Das 14h30 às 16h, acontece a oficina de sementeiras, com o Instituto Terra e Mar.
No dia 3 de outubro, das 10h às 16h acontecem atividades abertas ao público, e às 15h haverá a apresentação do espetáculo “Amigos da Mata”, com o grupo de voluntários da SOS Mata Atlântica.
Finalizando, no domingo, dia 4 de outubro, às 10h será aberta atividades ao público, com divulgação dos resultados do monitoramento das águas. Às 14h30 oficina de sementeira, com o Instituto Terra e Mar, e às 16h encerramento do evento.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Moradores de rua ocupam imóvel onde prefeitura quer construir hospital na Costa Sul

São Sebastião - Não é verdadeira a informação divulgada por um jornal local e atribuída à advogada Sonia Aparecida dos Santos, dando conta que o terreno em Boiçucanga desapropriado pela Prefeitura de São Sebastião para erguer no local o Hospital de Clínicas da Costa Sul, esteja ocupado por caseiros. A residência existente no terreno é ocupada atualmente por cinco moradores de rua que não têm qualquer vinculo empregatício com a construtora Vértice, que briga na Justiça contra a Prefeitura para impedir a desapropriação do terreno e o início das obras do hospital.
Mauro Henrique, que veio do Piauí, Tarcisio Rocha, oriundo de Minas Gerais e o caiçara Álvaro da Silva, que diz ter nascido em Boiçucanga, confirmaram que residem no local junto com outros dois moradores de rua. Eles informaram que ocupam o imóvel há aproximadamente dois anos, sem saberem, até recentemente, a quem pertencia o terreno.
“Somente na semana passada apareceu por aqui um advogado, dizendo pra gente manter o terreno limpo e avisando que alguém da prefeitura poderia vir aqui”, disseram Mauro e Tarcísio. Eles confirmaram que não são caseiros, nem tampouco empregados da Vértice. “Nunca vimos esse advogado antes e não recebemos nada para ficar aqui. Não temos carteira assinada e nem vínculo empregatício com o dono do terreno que, aliás, nem sabemos quem é”, completaram.
Eles disseram também que não conhecem a advogada Sonia Aparecida Santos. Indagados se aprovariam a construção de um hospital naquele local, eles disseram que “isso sería muito bom para todo mundo que mora na Costa (Sul)”, pois não precisariam mais se deslocar até o centro da cidade para cuidar da saúde.
A Prefeitura de São Sebastião chegou a conseguir a imissão de posse do terreno, após depositar em juízo o valor venal do imóvel, um pouco mais de R$ 200 mil. A intenção do município é pagar um valor real de mercado pelo terreno de cerca de 3,5 mil metros quadrados, mas, não houve acordo com o proprietário da área.
Um perito avaliou o terreno em quase R$ 3 milhões, valor considerado fora da realidade de mercado pelo município. O juiz que acompanha o caso aceitou a argumentação municipal e determinou que uma nova perícia fosse feita, o que, segundo o procurador municipal, Luiz Fernando Figueira, deve ficar pronto em duas ou três semanas. O prefeito Ernane Primazzi aguarda a solução da pendenga judicial para iniciar as obras do novo hospital. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Projeto Atividade comemora com primeira dama de São Sebastião o Dia do Idoso

São Sebastião - O projeto Atividade, desenvolvido pelo Fundo Social de Solidariedade com apoio da Seesp (Secretaria de Esportes) de São Sebastião, esteve durante toda esta segunda-feira, 28, em comemoração ao Dia Nacional do Idoso, 27 de setembro.
Na presença da primeira-dama e presidente do Fundo, Roseli Primazzi, do secretário de Esportes, Wladimir Rodrigues dos Santos e do diretor de Recreação e Lazer Emerson César, o grupo participou de um café da manhã no Tebar Praia Clube onde praticam uma série de atividades esportivas como natação, vôlei adaptado, musculação entre outras modalidades. “Devemos preparar, se não para este ano, uma comemoração bem maior em 2010”, disse Roseli. Ela aproveitou o a ocasião para informar que os uniformes da delegação a representar São Sebastião no Jori (Jogos Regionais dos Idosos), em Caraguatatuba, de 27 a 31 de outubro, já estão prontos e em breve serão distribuídos aos atletas. Afirmou também que as camisetas de verão serão igualmente entregues dentro em breve ao grupo.
Para Walter Paula Violante, 71, o projeto da Terceira Idade é de vital importância não apenas para a manutenção da saúde física, mas também a mental. “Nos divertimos muito enquanto estamos aqui, além disso, temos palestras que nos mantém a par de vários assuntos pertinentes à terceira idade”, disse ele que representará a cidade no Jori na natação. Otávio Freitas, 74, que participa das atividades desenvolvidas para a Terceira Idade há muitos anos, disse se sentir muito bem no projeto Atividade. “Pratico o tênis de campo há muito tempo e um dia espero participar do Jori nesta modalidade”, confessou.
O grupo, que é assistido por uma equipe multidisciplinar médica, com cardiologista, fisioterapeuta e auxiliar de enfermagem, semanalmente – às segunda-feiras – passam por rápidos exames médicos como aferição de pressão arterial, diabetes e hipertensão. “No dia 5 de outubro, quando da assinatura dos atestados médicos aos atletas que seguirão para o Jori, novos exames serão realizados para mantermos um controle durante todo o período dos jogos. É preciso estar sempre atento ao time e estamos preparados para prestar os primeiros-socorros e atender em caso de algum trauma”, comentou o auxiliar de enfermagem Charles Moreira da Silva.
Entre as modalidades a serem disputadas pelos sebastianenses no Jori, estão: atletismo, buraco, damas, dominó, malha, truco, xadrez, bocha, tênis de mesa, vôlei adaptado e natação.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Redução no preço do óleo diesel beneficia pescadores

São Sebastião - Na semana passada, foi protocolado no setor tributário da Petrobras, na capital, o primeiro processo para repasse do subsídio do óleo diesel para os pescadores artesanais de São Sebastião. O documento foi entregue pelo representante da secretaria municipal de Meio Ambiente (Semam), Antonio Sergio Fernandes, e pelo tesoureiro da Colônia dos Pescadores Z-14 "Almirante Tamandaré", Julio César Manoel Cerpa.
De acordo com o presidente da Colônia dos Pescadores, Acácio Waldemiro da Luz, a contribuição no valor do óleo diesel havia sido implantada pelo Governo Federal e inaugurada no município no final do ano passado, com a presença do ministro de Pesca e Aqüicultura, Altemir Gregolin, mas somente agora com a nova diretoria da Colônia foi possível juntar todos os documentos necessários para montar o processo.
Ainda segundo o presidente, o valor do óleo diesel para os pescadores será subsidiado pelo Governo do Estado em cerca de 12% e pelo Governo Federal em cerca de 25%, podendo chegar ao pescador pelo valor de R$ 1,52.
Acácio aproveita ainda para convocar os pescadores. “Os interessados em fazer o recadastramento para o subsídio do combustível devem comparecer à sede da entidade, onde serão orientados sobre como proceder e qual documentação necessária”, finalizou.
Serviço: A Colônia dos Pescadores Z-14 “Almirante Tamandaré” fica na Rua Mato Grosso, nº 12, no bairro de São Francisco. O telefone é 3862-2687.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Ernaninho questiona empresa responsável pela merenda escolar de São Sebastião

São Sebastião - O vereador de São Sebastião, Ernane Primazzi, apresentou um requerimento à gerência da empresa Coan, responsável pela merenda escolar no município, questionando quais os critérios adotados para decidir sobre a destinação das sobras das refeições.
“A quem compete essa decisão e quais os critérios são adotados na hora de decidir que um alimento deve ser destinado ao lixo?”, questiona.
O vereador explica que decidiu apresentar o requerimento após ser procurado por diversos funcionários e professores de escolas, creches e berçários instalados em todo o município, questionando o corte da merenda escolar fornecida a professores e funcionários.
“Muitas escolas estão instaladas em locais de difícil acesso a restaurantes ou lanchonetes, além disso, muitos professores estão divididos em cargas horárias por conta de estarem lecionando em mais de uma escola, ficando assim como pouco tempo para se alimentar”, afirma Ernaninho.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Moradores da Ilha Montão de Trigo querem novo prédio escolar, saneamento e energia

São Sebastião - 44 moradores da Ilha Montão de Trigo, situada a seis milhas náuticas da Costa Sul de São Sebastião, entre Juquehy e Barra do Sahy, fizeram na manhã de hoje uma série de reivindicações ao vereador Paulo Henrique Ribeiro Santana (PDT), o “PH”, que esteve em visita na comunidade com sua equipe para saber em que situação as famílias de pescadores estão vivendo naquela localidade.
Entre as reivindicações, os moradores querem a construção de um novo prédio para a escola local, já que a última reforma foi feita quando o vereador era secretário municipal da Educação, em 2005. A solicitação é baseada em um projeto técnico pronto desde 2007, mas que até o momento não foi executado.
Além do prédio, as famílias querem a implantação do saneamento básico, que também já tem projeto pronto desde março de 2006. Elas desejam também a chegada da energia solar, por intermédio do programa “Luz Para Todos”, do Governo Federal.
“A comunidade também necessita de visitas periódicas de equipes do PSF (Programa de Saúde da Família) e a instalação de banheiros químicos. Existe um banheiro masculino, mas ele está desativado devido à existência de materiais. Eles querem a retirada desses materiais para que o local possa ser utilizado”, explica “PH”. Ainda segundo o parlamentar, há necessidade de instalação de encanamento para abastecimento de água na escola.
Enquanto esses projetos não são executados, os moradores solicitaram ao vereador seu empenho para a tomada de medidas emergenciais, como a reposição dos vidros das janelas da escola, cobertura para o telhado para conter vazamentos, manutenção da rede elétrica com dispositivos para evitar acidentes com as crianças, aplicação de veneno para cupim, pois o prédio todo está infectado.
O vereador “PH” verificou que os extintores de incêndio do local estão vencidos há mais de dois anos. Uma TV e um aparelho de DVD também foram solicitados pelos moradores para exibição de programas pedagógicos, assim como a manutenção do computador. Nos próximos dias o vereador deverá elaborar algumas indicações à prefeitura para que o Executivo possa atender às reivindicações dos moradores.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Voluntário da Santa Casa de Ubatuba é homenageado em confraternização estadual

Ubatuba - O voluntário da Santa Casa de Ubatuba, Valdemar Augusto dos Santos, de 91 anos, foi homenageado no 1º Encontro de Confraternização das Voluntárias da Saúde, realizado no último dia 23, no Palácio dos Bandeirantes. O evento contou com a participação do governador José Serra e do secretário adjunto da Saúde, Nilson Paschoa, de quem Valdemar recebeu uma placa de homenagem.
Além da homenagem prestada a Valdemar, que tem 41 anos de serviços prestados voluntariamente na Santa Casa de Ubatuba, Talita Nazareth Garces, de 19 anos, também de Ubatuba, foi citada na confraternização como a voluntária mais nova do Estado de São Paulo.
Geruza Ribeiro da Rocha, que trabalha na captação de recursos e na coordenação dos trabalhos voluntários na Santa Casa de Ubatuba, disse que foi muito gratificante ver a Santa Casa de Ubatuba ser homenageada. “Fiquei muito emocionada de ver “seo” Valdemar ser homenageado, afinal são 41 anos de dedicação ao próximo, de solidariedade. Fruto desse trabalho é o ingresso da Talita, de 19 anos, a nossa mais nova voluntária. Fico maravilhada de ver o trabalho de todos os voluntários na Santa Casa. Quero aproveitar e agradecer ao apoio do Dr. Enos, que não mediu esforços para nossa ida até São Paulo”, disse Geruza. Treze voluntários de Ubatuba participaram da confraternização.

Voluntários
Hoje a Santa Casa de Ubatuba tem 67 voluntários, entre homens e mulheres de 19 a 91 anos. Eles desenvolvem dentro da unidade trabalhos de visitas religiosas, coordenação de visitas, atuam no arquivo, prestam orientações de atendimento no Pronto Socorro, atuam como doulas, na cantina, em campanhas de doação e nos eventos promovidos pela Santa Casa.
Os voluntários trabalham devidamente uniformizados e identificados com crachás e antes de ingressar nessa função passam por um curso na Santa Casa sobre segurança no trabalho. Trabalham no máximo quatro horas por dia, duas vezes por semana. “Todos tem uma dedicação e satisfação muito grande no que fazem, porque fazem com amor, sem cobranças, o que valoriza ainda mais o seu trabalho”, comenta a coordenadora Geruza Ribeiro.
Além dos 67 voluntários, a Santa Casa ainda com conta com outro de grupo de voluntários, que são os próprios funcionários Santa Casa, que fora do expediente também fazem o trabalho de voluntariado. Hoje esse grupo conta com aproximadamente 40 funcionários.
Quem se interessar em ser um voluntário na Santa Casa de Ubatuba poderá ter mais informações pelo telefone (12) 3832-7262, ramal 217, e falar com Geruza. Para conhecer um pouco mais da Santa Casa basta acessar o site www.santacasaubatuba.org.br.

Trabalhos atuais
Hoje os voluntários também estão empenhados na preparação da barraca da Santa Casa na Feira das Nações, que neste ano ocorrerá de 23 de outubro a 2 de novembro. A Santa Casa será a responsável pela barraca do Brasil. A captação de recursos da Santa Casa, também com a ajuda do voluntariado, está organizado um bazar da pechincha para o próximo dia 10 de outubro, na escola Mário Covas Jr., no bairro do Ipiranguinha. O bazar terá início a partir das 9 horas e serão comercializados, roupas, calçados e produtos que serão doados pelo Fundo Social de Solidariedade. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Congresso técnico define adversário de Ubatuba nos Jogos Abertos do Interior

Ubatuba - O congresso técnico dos 73º Jogos Abertos do Interior, realizado no último sábado, 26, na Universidade Municipal de São Caetano, definiu os adversários das equipes de Ubatuba na competição, que terá a cerimônia de abertura dia 6, no estádio Anacleto Campanella.
A reunião definiu as chaves da maior competição intercidades da América Latina, com aproximadamente 18 mil participantes. O esporte de Ubatuba estreia dia 7, com as meninas da ginástica artística, que se apresentam no CER Gisela, no bairro Boa Vista. O xadrez feminino livre também começa sua participação dia 7, na ADC GM.
O vôlei masculino estreia no grupo D contra Santa Cruz do Rio Pardo, no dia 8, às 8h, na quadra do Escola Leandro Klein, no bairro Nova Gente. Na sequencia enfrenta Ribeirão Pires e Lençóis Paulista.
O vôlei de praia feminino faz sua primeira partida na sexta-feira, 9, contra Guaira, às 9h30, no CRE Vila Prosperidade; a dupla volta a jogar contra São Roque, às 15h30 . No dia 10 enfrenta Pirassununga, em horário a ser definido.
A ginástica rítmica estreia no domingo, dia 11, no São Caetano EC; a equipe de damas sub 21, também faz sua estreia no domingo na ADC GM. Na segunda-feira dia 12, acontece a estreia do Karatê. O Biribol vai jogar no grupo C, a partir do dia 14, contra Araras, Votuporanga e Itanhaém e a capoeira terá atividades no SERC Santa Maria, nos dias 15 e 16.
Natação e atletismo ficam fora da disputa
Devido a uma alteração no regulamento, apenas os melhores tempos entre a primeira e a segunda divisão dos Jogos Regionais poderão disputar as modalidades nos Jogos Abertos. “Isso praticamente acaba com qualquer chance das cidades menores disputarem os abertos nessas modalidades”, declarou o chefe da delegação de Ubatuba, Nicrano Gomes Jr.. Os representantes das cidades se mobilizaram durante o congresso técnico, tentando incluir os representantes por divisão, mas não obtiveram sucesso em suas reivindicações. “Protestamos e até fizemos um abaixo assinado, mas não conseguimos convencer a organização dos Jogos. Infelizmente atletas que subiram ao pódio nos Regionais, não poderão participar deste grande evento que são os Jogos Abertos. Algumas esperanças de medalha de Ubatuba estavam justamente nessas modalidades”, finalizou Nicrano.

Expectativa
O prefeito de São Caetano, José Auricchio Jr., fez a recepção dos dirigentes esportivos das cidades participantes. "Nossa cidade está apta para receber os atletas e delegações de forma muito calorosa", declarou Auricchio.
Para o coordenador de Esporte e Lazer do Estado de São Paulo, Nelson Gil de Oliveira, o evento deve ficar para a história. "Tenho certeza que esta edição será um marco na história dos Jogos, pois desde o primeiro momento a Prefeitura de São Caetano se colocou à disposição para fazer deste um grande evento.”
“Sabemos que a competição será difícil. As medalhas não estão descartadas, temos chances em algumas modalidades, mas não poderemos repetir o desempenho dos Jogos Regionais, devido ao alto nível de nossos adversários”, declarou o secretário de Esporte e Lazer de Ubatuba Luiz Roberto Sant’Anna de Paula. A delegação de Ubatuba ficará alojada na EMEI Octávio Tegão, no bairro Nova Gerti.

Jogos 2011
Três cidades confirmaram intenção de sediar a competição em 2011: Araraquara, Barueri e Mogi das Cruzes. A escolha será dia 11 de outubro. Em 2010, a competição acontecerá em Santos. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Pesquisadores da Universidade de Osaka visitam escolas de Ubatuba

Ubatuba - Na manhã desta segunda-feira, 28, o secretário municipal de Educação, Arnaldo da Silva Alves, recebeu em seu gabinete o Prof. Dr. Isamu Suzuki, professor assistente da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade de Osaka, no Japão, e seus alunos de doutorado em Educação, Yamamoto Kousuke e a brasileira Jaqueline Kimura Nakaya.
Os três representantes da Universidade de Osaka estão visitando o Brasil para uma pesquisa de campo sobre as políticas educacionais adotadas no país, já tendo passado pelas cidades de Brasília, Londrina e São Paulo, sendo Ubatuba a última cidade visitada no Brasil.
Essa pesquisa faz parte de um projeto que está sendo desenvolvido pela Universidade de Osaka. Os alunos de Doutorado em Educação foram divididos em grupos e cada um desses grupos ficou responsável por visitar e coletar as informações dos oito países escolhidos para essa pesquisa, sendo eles: França, Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha, Finlândia, Austrália, Escócia e Brasil.

Estrutura da rede municipal
Na conversa com o secretário de Educação de Ubatuba, os pesquisadores mostraram-se muito interessados em saber mais sobre a estrutura educacional da rede municipal de ensino, citando os resultados positivos que o município apresentou na última avaliação divulgada do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, realizado pelo Ministério da Educação.
Perguntado pelos pesquisadores sobre o que achava sobre sua impressão sobre o Ideb, o secretário de Educação respondeu que o Ideb serve como um parâmetro da escola com ela própria, sobre o desenvolvimento pedagógico da unidade escolar.
O grupo de pesquisadores mostrou-se bastante interessado nas políticas públicas adotadas pelo município de Ubatuba como o investimento na primeira formação acadêmica do professor e na formação continuada deste, uma vez que Ubatuba possui há vários anos uma parceria com universidades na qual são ofertadas bolsas de 50% aos professores da rede para realização do curso de Pedagogia.
Outro destaque para os pesquisadores foi a estrutura física que várias escolas da rede municipal apresentam com quadras poli-esportivas, em especial nas escolas dos bairros como Picinguaba, Taquaral, Perequê-Mirim, e Sertão da Quina, dentre outras unidades escolares. No bairro do Sertão da Quina, bem como no Perequê-Açu, além das quadras as escolas também possuem piscina, onde alunos e comunidade podem aprender a nadar.

Professores coordenadores e equipe multidisciplinar
Outra boa surpresa para os pesquisadores de Osaka é a presença de professores coordenadores e de uma equipe multidisciplinar com psicólogas, fonoaudióloga e psicopedagogas, já que no Japão, segundo o professor Isamu Suzuki, essa estrutura ainda não é utilizada.
Os pesquisadores estão em Ubatuba desde a última sexta-feira, 25, e visitaram as escolas municipais Olga Ribas de Andrade Gil, no centro, José Belarmino Sobrinho, no Poruba, e a escola da Aldeia Boa Vista, no Promirim. A visita desta equipe à Ubatuba está prevista para durar por volta de uma semana.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Fundart promove workshop de percussão “Batuque de Cozinha”

Ubatuba - A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (FUNDART) está com inscrições abertas para o workshop de percussão “Batuque de Cozinha”, que será ministrado por Vitor Menezes. Os interessados poderão se inscrever até o dia 2 de outubro, na Fundart, em horário comercial. As oficinas serão realizadas nos dias 3 e 4 de outubro, das 14 às 18 horas na própria Fundart e serão disponibilizadas 30 vagas.
No ato das inscrições, que são gratuitas, já serão solicitados os seguintes materiais para o workshop: uma frigideira, um ralador, três colheres de pau, uma lixeira grande (1000 litros), uma lixeira média (ou balde), um jogo de talheres (colheres, garfos e facas), um jogo de panelas, um pote de alumínio, oito garrafas de cerveja (ou outra de vidro), oito copos de vidro e quatro pratos.
Após a apresentação de como usar os utensílios disponíveis no lugar dos tradicionais tamborim, surdo, reco-reco, xilofone, flauta de pan, xequerê e outros, os participantes colocarão a mão na massa para batê-la dentro do ritmo. A proposta é ter um ambiente descontraído e divertido em que todos contribuirão com uma criação musical
espontânea, misturando vários ritmos sem uma receita determinada, temperando uma verdadeira salada sonora.

“Batuque na Cozinha”
Vitor Menezes é agente e produtor cultural, compositor e produtor de trilhas sonoras para vídeos, editor de áudio e vídeo, diretor e roteirista. No workshop de percussão “Batuque na Cozinha”, Vitor tem como proposta oferecer aos participantes um novo meio de desenvolvimento da música, substituindo instrumentos musicais por utensílios de cozinha. De acordo com Vitor, é uma proposta inovadora que busca levar para aqueles que já tenham conhecimento na área musical um novo meio de produzir e reproduzir a música, com criatividade rítmica. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Aciu informa:

Restaurante Refúgio da Louca agora também faz parte da Rede de Descontos da Associação Comercial de Ubatuba.
A empresa oferece:
- 10% de desconto nas refeições.

Para obter os descontos, basta apresentar a carteirinha da Aciu.

Sua empresa também está disposta a conceder descontos em seus produtos aos demais associados?
Então faça contato conosco pelo telefone 3834 1449 ou no balcão de atendimento da ACIU.(Fonte: ACIU)

Vaga de Emprego

Ubatuba - Pousada Sol Lazer está admitindo recepcionista (sexo masculino, entre 20 e 30 anos, para cumprir horário das 13h00 às 19h00).
Os interessados deverão deixar um currículo com foto na pousada aos cuidados de Mariana ou Priscila.
Av. Padre Manoel da Nobrega, 1263 – Perequê- Açu.

Prezado associado, se sua empresa também estiver admitindo entre em contato conosco.
(12) 3834 1449
E-mail: imprensa@aciubatuba.com.br
Para se informar sobre as outras vagas disponíveis na Aciu acesse: www.aciubatuba.com.br(Fonte: ACIU)

Aciu traz para Ubatuba palestras do Sebrae sobre Iniciação Empresarial

A Associação Comercial de Ubatuba em parceria com o Sebrae traz mais vez para a cidade, um programa específico sobre “Iniciação Empresarial”.
Serão três palestras com os seguintes temas: “Planeje sua Empresa”, “Desenvolva sua Empresa” e “Habilidades para Gerenciar um Empreendimento”.
Todas as palestras terão início às 19h00, serão ministradas na sede da Aciu, situada à Rua Dr. Esteves da Silva, 51 - Centro, e terão aproximadamente três horas de duração.
As palestras são gratuitas e podem participar todas as pessoas acima de 16 anos interessadas no assunto. A Aciu ressalta que para obter um melhor aproveitamento é interessante participar das três, já que uma é continuação da outra.

As palestras:
- Planeje sua empresa- 05 de outubro- 2ª feira- 19h00
-Objetivo Geral: Sensibilizar os participantes para identificar e analisar as oportunidades de negócio e iniciar o processo de Planejamento de uma empresa.--Principais Indicadores: Levantar idéias e oportunidades de negócio e identificar informações para o planejamento de uma empresa.
- Desenvolva sua empresa – 06 de outubro- 3ª feira- 19h00
-Objetivo Geral: Sensibilizar os participantes para conhecer o mercado em que atua e integra a empresa e seus setores.
-Principais Indicadores: Conhecer o ciclo de vida das empresas, reconhecer a integração dos setores da empresa e agir estrategicamente com foco no mercado.
- Habilidades para gerenciar um empreendimento – 07 de outubro- 4ª feira- 19h00
-Objetivo geral: Sensibilizar os participantes para identificar as principais habilidades para a boa condução na gestão de uma empresa.
-Principais Indicadores: Identificar as habilidades para uma boa conduta gerencial, estimular o comportamento e as principais características gerenciais e conhecer dicas para uma boa gestão de negócios.
Para obter mais informações entre em contato com o Posto de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba através do telefone (12) 3834 1445. As vagas são limitadas.(Fonte: ACIU)

Quilombolas de SP criarão Federação para defender direitos

Ubatuba - Representantes de sete comunidades remanescentes de Quilombos paulistas, reunidas em Seminário promovido pelo Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CONDEPE) e pelo Instituto Luiz Gama, na Faculdade de Direito da USP, no Largo de S. Francisco, lançaram a proposta de criação da Federação dos Quilombolas do Estado de S. Paulo.
A proposta foi defendida pelo líder do Quilombo do Carmo, em S. Roque, Luiz Mariano Santos, que pediu a união das 44 comunidades paulistas, que enfrentam problemas desde a falta de títulos das terras até a pressão contínua de grandes proprietários e grileiros.
“Não temos que ter medo daqueles que dizem ser os donos do poder. Se nós unirmos as nossas forças, sairemos mais fortalecidos. O problema deles é o problema nosso. O problema nosso é o problema deles”, afirmou Mariano, sendo aplaudido pelos presentes.
O Seminário reuniu alguns dos principais líderes quilombolas de S. Paulo, entre os quais, Mário Gabriel do Prado, presidente da Associação dos Remanescentes de Quilombos de Caçandoquinha, em Ubatuba, Litoral Norte de S. Paulo, que luta em defesa das 20 famílias que ocupam áreas desde 1.837, ameaçadas por grileiros.
O deputado Simão Pedro, coordenador da Frente Parlamentar em Defesa das Comunidades de Quilombos, Indígenas e Caiçaras do Estado, participou da mesa de abertura.
Durante o Seminário, que lotou parcialmente a Sala dos Estudantes da Faculdade de Direito, o advogado Camilo Caldas, relatou a prisão de Prado, mantido por seis horas algemado numa viatura da Polícia Miltar, em junho passado, durante a ação de reintegração de posse movida pelo médico Silvio Laganá.
O caso está sendo investigado após a denúncia feita pelos advogados Silvio Luiz de Almeida e Renato Gomes, do Instituto Luiz Gama, que denunciaram abuso de autoridade na ação e violação dos direitos humanos.
Almeida e Gomes ganharam o apoio na denúncia do jornalista Ivan Seixas, o presidente da Condepe.

Luta antiga
O líder quilombola Antonio dos Santos (foto), de Caçandoca, também de Ubatuba, no Litoral Norte, disse que as condições de moradia e habitação da comunidade são muito precárias. Ele citou um Relatório de 72 páginas feito pela Defesa Civil de Ubatuba, em que é feito alerta para as condições precárias em que estão as casas, por causa da proibição de reformas, constante de decisão judicial. “Quando agente pensa que terminou, começa tudo outra vez. Os latifundiários não se conformam dos negros estarem na terra“, afirmou.
Segundo Santos, as famílias ocupam a área desde 1.855 e já provaram isso com os documentos que “escaparam de ser queimados”, afirmou, numa alusão a decisão do primeiro ministro da Fazenda na República, Rui Barbosa, que determinou, em 1.891, a queima de todos os arquivos do período da escravidão.
Ele disse que das cinco praias da área, são poucas as que já não foram loteadas. “A praia é de vocês, aquele problema é de vocês”, acrescentou.

Quilombos presentes
Carlos Henrique, consultor técnico do Instituto de Terras do Estado (ITESP), órgão do Estado que trata das áreas reivindicadas pelas comunidades quilombolas, participou do Seminário e explicou as medidas que vem sendo adotadas pelo Estado visando a regularização da posse das áreas.
Segundo o jornalista Ivan Seixas, a criação da Federação será um importante instrumento para unificar a luta dos quilombolas em todo o Estado.
Para o coordenador do Movimento Brasil Afirmativo, João Bosco Coelho, o Seminário serviu para dar visibilidade a questão quilombola no Estado, que enfrentam uma situações de penúria e grandes dificuldades em razão da pressão de grileiros e posseiros, que é agravada pela ausência do Estado para garantir direitos fundamentais previstos na Constituição brasileira.
Participaram do Seminário lideranças dos quilombos Sertão de Itambuca, Fazenda, Caçandoca e Caçandoquinha, em Ubatuba, e dos Quilombos do Carmo, em S. Roque, Cafundó, em Salto de Pirapora, Ivoporanduva, no Vale do Ribeira, e o Espírito Santo da Fortaleza, em Agudos, interior de S. Paulo.
(Divulgação)

Poesia Topo

Anuncie

Sem-vergonhice

Aos doze anos de idade,
na estrada para Aparecida,
após transpor a Serra do Mar,
fiquei muito impressionado
ao ver, pela primeira vez,
um monte todo pelado.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Formalização Da Renúncia

Em Assembléia Geral convocada para a noite da passada quinta feira, mais de um terço da Diretoria do SINDTAPU apresentou a renúncia aos cargos que ocupava. Foi lido o texto abaixo após apresentar as contas e longo relatório justificando a tomada de decisão.
“Levamos a conhecimento desta NOBRE ASSEMBLEIA, da Diretoria e de todos os filiados ao Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública de Ubatuba – SINDTAPU – que estamos deixando os cargos de Presidente, Vice Presidente, Diretor de Imprensa e Comunicação, Suplente de Diretor de Imprensa e Comunicação, Suplente de Formação, Suplente de Assuntos Administrativos e Jurídicos, Suplente de Diretor de Cultura, Esportes e Lazer e Primeira Conselheira do Conselho Fiscal, face à impossibilidade de conduzir nossa gestão dentro dos princípios e metas que nos conduziram a tão honrosos cargos. As lições aprendidas ao longo da vida e nossos conceitos de ética e moral administrativa nos impedem compactuar com a continuidade das inúmeras irregularidades provadas no relatório anteriormente apresentado”.
“A permanente discordância de pontos de vista de parte da Diretoria, as faltas de educação cívica de alguns, as agressões verbais de outros, o absurdo pagamento da manutenção e da inadimplência dos cartões de crédito tornaram incontornáveis o relacionamento interno e a transparência de nossos atos junto aos filiados”.
“A frustração por não conseguir atingir nossos objetivos é evidente, mas a desunião da Diretoria e a não aceitação de uma administração aberta, incluindo a prestação de contas mensais, não estão de acordo com o que pensamos e admitimos como regras para o uso correto do dinheiro de nossos filiados”.
“Afastamo-nos voluntariamente da Diretoria, mas continuaremos abertos a colaborar com aqueles que esta NOBRE ASSEMBLEIA designe para resolver o impasse agora criado”. (Seguem os nomes e assinaturas dos oito renunciantes).
Nestes termos formalizamos nossa renúncia aos cargos, acima relacionados, na Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública de Ubatuba”.
Ubatuba, 24 de setembro de 2009.
Após a formulação da renúncia dos oito cargos acima relacionados, conhecedores de renúncia anterior do Diretor de Assuntos Administrativos e Jurídicos e considerando os artigos 21, 23 e Parágrafo Único e 52 e Parágrafo Único, do Estatuto do Sindicato, que não autorizam a homologação de chapas para concorrer à administração do Sindicato ou a permanência da Diretoria sem Presidente, Vice-Presidente ou menos de dois terços, dos diretores, a NOBRE ASSEMBLEIA decidiu destituir toda a Diretoria, elegeu três filiados para gerir os destinos do Sindicato e convocar nova eleição no prazo de trinta dias.
Fazemos votos para que a sábia decisão seja por todos acatada, restabeleça-se a harmonia, a transparência e a ética na administração do Sindicato e os filiados permaneçam mobilizados e atentos às atividades do seu Sindicato.
O Sindicato é patrimônio dos filiados. Os diretores não podem considerar-se seus donos nem procurar vantagens no seu interior. Ser diretor é um cargo honroso e deve ser praticado, com dedicação aos interesses de todos os filiados, fina educação com eles e generosidade, principalmente, por aqueles que a Prefeitura dispensa de seus serviços, na Administração, para cuidar dos interesses da comunidade sindical.
Neste momento de transição, para dias melhores, auguramos sucesso às três nomeadas, pela Assembléia, para realizar tão nobre tarefa e lhes prometemos nossa sincera colaboração.
VIVA UBATUBA! Construamos um SINDICATO forte!

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba, 26 de setembro de 2009.

HUMOR

Senhor, tende piedade de nós!

Pelo projeto político do deputado Clodovil
Pelo "espetáculo do crescimento" que até hoje ninguém viu
Pelas explicações sucintas do ministro Gilberto Gil
Senhor, tende piedade de nós!


Pelo jeitinho brejeiro da nossa juíza
Pelo perigo constante quando Lula improvisa
Pelas toneladas de botox da Dona Marisa
Senhor, tende piedade de nós!


Pelo Marcos Valério e o Banco Rural
Pela casa de praia do Sérgio Cabral
Pelo dia em que Lula usará o plural
Senhor, tende piedade de nós!


Pelo nosso Delúbio e Valdomiro Diniz
Pelo "nunca antes nesse país"
Pelo povo brasileiro que acabou pedindo bis
Senhor, tende piedade de nós!


Pela Cicarelli na praia namorando sem vergonha
Pela Dilma Rousseff sempre tão risonha
Pelo Gabeira que jurou que não fuma mais maconha
Senhor, tende piedade de nós!


Pela importante missão do astronauta brasileiro
Pelos tempos que Lorenzetti era só marca de chuveiro
Pelo Freud que "não explica" a origem do dinheiro
Senhor, tende piedade de nós!


Pelo casal Garotinho e sua cria
Pelos pijamas de seda do "nosso guia"
Pela desculpa de que "o presidente não sabia"
Senhor, tende piedade de nós!


Pela jogada milionária do Lulinha com a Telemar
Pelo espírito pacato e conciliador do Itamar
Pelo dia em que finalmente Dona Marisa vai falar
Senhor, tende piedade de nós!


Pela "queima do arquivo" Celso Daniel
Pela compra do dossiê no quarto de hotel
Pelos "hermanos compañeros" Evo, Chaves e Fidel
Senhor, tende piedade de nós!


Pelas opiniões do prefeito César Maia
Pela turma de Ribeirão que caía na gandaia
Pela primeira dama catando conchinha na praia
Senhor, tende piedade de nós!


Pelo escândalo na compra de ambulâncias da Planam
Pelos aplausos "roubados" do Kofi Annan
Pelo lindo amor do "sapo barbudo" por sua "rã"
Senhor, tende piedade de nós!


Pela Heloisa Helena nua em pêlo
Pela Jandira Feghali e seu cabelo
Pelo charme irresistível do Aldo Rebelo
Senhor, tende piedade de nós!


Pela greve de fome que engordou o Garotinho
Pela Denise Frossard de colar e terninho
Pelas aulas de subtração do professor Luizinho
Senhor, tende piedade de nós!


Pela volta triunfal do "caçador de marajás"
Pelo Duda Mendonça e os paraísos fiscais
Pelo Galvão Bueno que ninguém agüenta mais
Senhor, tende piedade de nós!


Pela eterna farra dos nossos banqueiros
Pela quebra do sigilo do pobre caseiro
Pelo Jader Barbalho que virou "conselheiro"
Senhor, tende piedade de nós!


Pela máfia dos "vampiros" e "sanguessugas"
Pelas malas de dinheiro do Suassuna
Pelo Lula na praia com sua sunga
Senhor, tende piedade de nós!


Pelos "meninos aloprados" envolvidos na lambança
Pelo plenário do Congresso que virou pista de dança
Pelo compadre Okamotto que empresta sem cobrança
Senhor, tende piedade de nós!


Pela família Maluf e suas contas secretas
Pelo dólar na cueca e pela máfia da Loteca
Pela mãe do presidente que nasceu analfabeta
Senhor, tende piedade de nós!


Pela invejável "cultura" da Adriana Galisteu
Pelo "picolé de xuxu" que esquentou e derreteu
Pela infinita bondade do comandante Zé Dirceu
Senhor, tende piedade de nós!


Pela eterna desculpa da "herança maldita"
Pelo "chefe" abusar da birita
Pelo novo penteado da companheira Benedita
Senhor, tende piedade de nós!


Pela refinaria brasileira que hoje é boliviana
Pelo "compañero" Evo Morales que nos deu uma banana
Pela mulher do presidente que virou italiana
Senhor, tende piedade de nós!


Pelo MST e pela volta da Sudene
Pelo filho do prefeito e pelo neto do ACM
Pelo político brasileiro que coloca a mão na "m"
Senhor, tende piedade de nós!

Pelo Ali Babá e sua quadrilha
Pelo Gushiken e sua cartilha
Pelo Zé Sarney e sua filha
Senhor, tende piedade de nós!


Pelas balas perdidas na Linha Amarela
Pela conta bancária do bispo Crivella
Pela cafetina de Brasília e sua clientela
Senhor, tende piedade de nós!


Pelo crescimento do PIB igual do Haití
Pelo Doutor Enéas e pela senhorita Suely
Pela décima plástica da Marta Suplicy
Senhor, tende piedade de nós!


Para que possamos ter muita paciência
Para que o povo perca a inocência
E proteste contra essa indecência
Senhor, dai-nos a paz!

(Autor desconhecido)

O tema da redação do Enem 2009 foi Aquecimento Global, e como acontece todo ano, não faltaram preciosidades para nosso deleite.
Lá vão:


1) "o problema da amazônia tem uma percussão mundial. Várias Ongs já se estalaram na floresta." (percussão e estalos. Vai ficar animado o negócio)
2) "A amazônia é explorada de forma piedosa." (boa)
3) "Vamos nos unir juntos de mãos dadas para salvar planeta." (tamo junto nessa, companheiro. Mais juntos, impossível)
4) "A floresta tá ali paradinha no lugar dela e vem o homem e créu." (e na velocidade 5!)
5) "Tem que destruir os destruidores por que o destruimento salva a floresta." (pra deixar bem claro o tamanho da destruição)
6) "O grande excesso de desmatamento exagerado é a causa da devastação." (pleonasmo é a lei)
7) "Espero que o desmatamento seja instinto." (selvagem)
8) "A floresta está cheia de animais já extintos. Tem que parar de desmatar para que os animais que estão extintos possam se reproduzirem e aumentarem seu número respirando um ar mais limpo." (o verdadeiro milagre da vida)
9) "A emoção de poluentes atmosféricos aquece a floresta." (também fiquei emocionado com essa)
10) "Tem empresas que contribui para a realização de árvores renováveis." (todo mundo na vida tem que ter um filho, escrever um livro, e realizar uma árvore renovável)
11) "Animais ficam sem comida e sem dormida por causa das
queimadas." (esqueceu que também ficam sem o home theater e os dvd's da coleção do Chaves)
12) "Precisamos de oxigênio para nossa vida eterna." (amém)
13) "Os desmatadores cortam árvores naturais da natureza." (e as renováveis?)
14) "A principal vítima do desmatamento é a vida ecológica." (deve ser culpa da morte ecológica)
15) "A amazônia tem valor ambiental ilastimável." (ignorem, por favor)
16) "Explorar sem atingir árvores sedentárias." (peguem só as que estiverem fazendo caminhadas e flexões)
17) "Os estrangeiros já demonstraram diversas fezes enteresse pela amazônia." (o quê?)
18) "Paremos e reflitemos." (beleza)
19) "A floresta amazônica não pode ser destruída por pessoas não autorizadas." (onde está o Guarda Belo nessas horas?)
20) "Retirada claudestina de árvores." (caraulio)
21) "Temos que criar leis legais contra isso." (bacana)
22) "A camada de ozonel." (Chris O'Zonnell?)
23) "a amazônia está sendo devastada por pessoas que não tem senso de humor.." (a solução é colocar lá o pessoal da Zorra Total pra cortar árvores)
24) "A cada hora, muitas árvores são derrubadas por mãos poluídas, sem coração." (para fabricar o papel que ele fica escrevendo asneiras)
25) "A amazônia está sofrendo um grande, enorme e profundíssimo desmatamento devastador, intenso e imperdoável." (campeão da categoria "maior enchedor de lingüiça)
26) "Vamos gritar não à devastação e sim à reflorestação." (NÃO!)
27) "Uma vez que se paga uma punição xis, se ganha depois vários xises." (gênio da matemática)
28) "A natureza está cobrando uma atitude mais energética dos
governantes” (red bull neles - dizem as árvores)
29) "O povo amazônico está sendo usado como bote xpiatório" (ótima)
30) "O aumento da temperatura na terra está cada vez mais aumentando." (subindo!)
31) "Na floresta amazônica tem muitos animais: passarinhos, leões, ursos, etc." (deve ser a globalização)
32) "Convivemos com a merchendagem e a politicagem." (gzus)
33) "Na cama dos deputados foram votadas muitas leis." (imaginem as que foram votadas no banheiro deles)
34) "Os dismatamentos é a fonte de inlegalidade e distruição da froresta Amazônia” (oh god)
35) "O que vamos deixar para nossos antecedentes?" (dicionários)


Nossos Comerciais: Fenix Sport Bar



Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Lua e Floresta em Castelhanos  © Bruno Rochar

Lua e Floresta em Castelhanos
© Bruno Rocha

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editora: Emiliane Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor