Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 01 de Setembro de 2009 - Nº 2149 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região
Fórum reúne representantes de diversos setores em busca de negócios sustentáveis no Litoral Norte paulista

Caraguatatuba
Caraguá prorroga anistia de multas e juros
Festa de comemoração dos resultados do projeto “Água de Beber” tem apoio da comunidade, autoridades e empresas.
1º Seminário de Engenharia e Arquitetura Sustentável do Litoral Norte começa nesta quinta-feira em Caraguá
Vereadores aprovam 16 Propostas
Apenas um Projeto não é votado

Ilhabela
Posto Sebrae de Ilhabela oferece ciclo “Educar para o Futuro” aos profissionais da Educação
Agenda 21 promove Oficina de Integração e Enraizamento de Educação Ambiental em Ilhabela
Campeonatos de Futebol seguem a todo vapor em Ilhabela
Saúde da Melhor Idade é tema de palestra na Semana Internacional do Idoso em Ilhabela
Semana Internacional do Idoso traz aula de artesanato para a Terceira Idade de Ilhabela
Prefeitura promove III Festival Ilhabela em Canto no próximo sábado

São Sebastião
Projeto que institui programa “Câmara Municipal nas escolas” é aprovado
Promotores de eventos poderão ser obrigados a compensar emissões de gases em locais públicos
Câmara aprova aumento de base de cálculo de IPTU cobrado da Petrobras/Transpetro
Para evitar acidentes, tráfego de bicicletas poderá ser proibido no calçadão da Cândido Mota
Colucci quer iniciar este ano construção do Centro de Convenções e Teatro Municipal de Ilhabela
Secretaria de Segurança Urbana de São Sebastião convida voluntários para integrarem à Defesa Civil
Glorifica Litoral: dez dias que agitarão São Sebastião em outubro
Prefeitura promove cursos técnicos com apoio do Senai em São Sebastião
Defesa Civil de São Sebastião remove cerca de 40 pessoas em Juquehy
Inscrições para o Vestibulinho da Etec começam na próxima semana

Ubatuba
Prefeitura, ACIU e demais entidades preparam ação para feriado de 12 de outubro
Aciu informa: Vagas de Emprego
Alerta: Tenha cuidado nos bares e restaurantes
Aciu traz para Ubatuba a Bolsa de Valores
Programa Escola da Família comemora seu 6º. Aniversário com um grande evento
Rui Teixeira Leite assume interinamente a Prefeitura de Ubatuba
IBGE abre processo seletivo para contratação de agentes censitários
Secretaria de Educação de Ubatuba oferece capacitações para professores e funcionários
Conselheiros municipais de Educação são empossados em Ubatuba
O N.U.V.E.M, através da OSC Celebreiros Ubatuba,convida à todos para o show Papaya, com o violonista Rick Udler.

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

Fórum reúne representantes de diversos setores em busca de negócios sustentáveis no Litoral Norte paulista

Litoral Norte - O Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável do Litoral Norte (CEDS), através da parceria entre a Universidade Católica de Santos, o ReaLNorte (colegiado com 12 entidades ambientalistas) e a Petrobras, promoveu nos dias 25 e 26 de setembro o I Fórum Litoral Norte Sustentável, no Ilha Flat Hotel, em Ilhabela.
Com o intuito de buscar formas de promover e multiplicar negócios e empreendimentos sustentáveis no Litoral Norte paulista, o evento reuniu aproximadamente 200 pessoas entre empresários, representantes do governo, de instituições de ensino, entidades ambientalistas e alunos do curso MBA Negócios Sustentáveis, oferecido pelo CEDS.
Durante o encontro buscou-se formas de divulgar e valorizar a imagem da região, de suas belezas e patrimônios culturais e naturais, e também a imagem dos atores engajados na proposta, estimulando outros segmentos a aderirem a um pacto de sustentabilidade e com isso ampliar o acesso a financiamentos e patrocínios, com base na associação mutuamente positiva de imagem.
O Fórum contou com quatro mesas de debates. A primeira com a presença de empresários da região, entre eles representantes de duas empresas de energia elétrica, Alcino Vilela, da Elektro e Tatiana Lopes, da EDP Bandeirante, o Gerente de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Petrobras - Regional de São Paulo, Marcos Vinícius de Mello, a assessora do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Patrícia Vianna, o representante da Associação Comercial de São Sebastião, Marco Rego, o representante da Associação de Construtores de Barcos (ACOBAR), Klaus Peter, e a proprietária do Sebastião Restaurante, Telma Della Mônica.
Já na segunda mesa de debates, formada por representantes do governo, participaram Osmar Correa, do Instituto Chico Mendes - Estação Ecológica Tupinambás, Harry Finger, Secretário de Meio Ambiente de Ilhabela, Maria Inês Ferreira, Secretária de Turismo de Ilhabela, Carlos Aymar, da Agenda 21 regional, e Paul Dale, da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.
Além destes, estavam presentes no evento a Diretora do Departamento de Planejamento Ambiental Estratégico da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Rafaela Di Fonzo Oliveira, a Diretora de Turismo da Prefeitura de São Sebastião, Ana Maria Bueno, e a Secretária de Meio Ambiente de São Sebastião, Waltraud Rossi.
Já a mesa de representantes de organizações não governamentais, contou com Glaucia Terreo, da Global Reporting Iniciative (GRI), Carlos Nunes, do Instituto Ilhabela Sustentável, Roberto Francine Jr., do ReaLNorte, Antonio Eduardo Poleti, da Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro, e José Henrique Becker, da Fundação Pró Tamar.
O encontro teve ainda uma mesa com representantes de instituições de ensino, entre eles os professores Ícaro Cunha e Erika Gaudeoso, ambos da Universidade Católica de Santos, Rossano Lopes Bastos, do Instituto Politécnico Tomar e da Universidade de Trás-os-Montes, José Barbieri, da Fundação Getulio Vargas, Eduardo Hipólito do Rego, da Faculdade de São Sebastião, e Marcelo Alves, da Unimódulo.
Durante o evento também foram apresentadas estratégias de comunicação e casos que podem servir de base para redes de negócios sustentáveis como o Festival Gastronômico de Ubatuba, o Parque Estadual da Ilhabela, o Roteiro da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e os Ecoprojetos e Projetos de Gestão do CEDS.
Estiveram ainda presentes no Fórum Litoral Norte Sustentável, representantes do SEBRAE, Petrobras (CENPES, UN-BS), UNESP, Centro de Biologia Marinha da USP (CEBIMAR), Parque Estadual de Ilhabela (PEIB), Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Picinguaba, Agenda 21 do Litoral Norte, Agenda 21 de Ilhabela e de Ubatuba, Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ilhabela, Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública (ABLP), Federação das Reservas Ecológicas Particulares do Estado de SP (FREPESP), Conselho de Meio Ambiente de Ilhabela, Fundação de Arte e Cultura de Ilhabela (FUNDACI), Associação Sementes do Futuro (ASF), Associação dos Pescadores de Ubatuba (APU), Associação Mangue do Araçá (AMA), Instituto Educa Brasil, Instituto Ilhabela Sustentável, Associação Elementos da Natureza, Ambiental Litoral Norte (ALNorte), Instituto Terra e Mar, Instituto Onda Verde, Espaço Cultural Pés no Chão, Sala Verde Ilhabela, Action Consulting, Instituto Ecovilas, Associação C
unhambebe da Ilha Anchieta e Instituto Gondawana.

Diálogo para a Sustentabilidade do Litoral Norte paulista
Com o objetivo de debater as principais questões ambientais do litoral norte de São Paulo, a Universidade Católica de Santos, o ReaLNorte (colegiado com 12 entidades ambientalistas) e a Petrobras assinaram um convênio de cooperação técnico-científica. A parceria inédita no país surgiu devido a preocupação de ambientalistas da região sobre a instalação do Campo de Mexilhão, o maior projeto de produção de gás natural na Bacia de Santos.
Depois de algumas audiências públicas conturbadas e sem acordo, na fase do licenciamento ambiental do projeto de exploração de gás, as instituições decidiram firmar o convênio, no qual a Universidade Católica de Santos tem a função de mediadora do diálogo entre a Petrobras e as entidades ambientalistas.
O convênio tem duração total de dois anos e propõe um conjunto de estratégias para gestão, agregando atividades empresariais, trabalhos de órgãos governamentais, participação de entidades não governamentais, e atividades de ensino e pesquisa.
A parceria funciona através do Comitê de Promoção do Diálogo para a Sustentabilidade do Litoral Norte do Estado de São Paulo que tem como objetivo promover seminários, palestras e debates, levando informações à comunidade.
Além do comitê, a parceria criou também o Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável do Litoral Norte (CEDS), com sede no município de São Sebastião e que tem a função de facilitar o processo de comunicação entre os setores envolvidos e a criação de trabalhos de formação e capacitação. Para isso, o CEDS oferece cursos e oficinas, com o intuito de ampliar a mão-de-obra qualificada na região e construir modelos de eco-negócios abrigando o trabalho de pesquisadores de projetos experimentais com temas específicos.
Neste primeiro ano do projeto foram realizados quatro seminários com os seguintes temas: "Avaliação Ambiental Estratégica", "Aquecimento Global e suas consequências nas regiões litorâneas", "Unidades de Conservação da Natureza: oportunidades para o desenvolvimento sustentável do Litoral Norte paulista" e "Turismo Sustentável no Litoral Norte de São Paulo", contando com a presença de cerca de 200 pessoas por evento.
Cumprindo um dos objetivos do Diálogo para a Sustentabilidade que é trazer ao debate público os projetos de grande porte previstos para a região, buscando contribuir para ampliar resultados positivos para a qualidade ambiental local e também evitar danos, foram promovidos dois debates sobre o plano de ampliação do porto de São Sebastião.
Aconteceram também 15 oficinas, entre elas: Comunicação Ambiental; Patrimônio Cultural; Permacultura; Gestão de projetos em Patrimônio Cultural; Formatação de projetos; Ciclovias; Monitoramento das áreas entorno do Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo São Sebastião; Turismo Sustentável; Recuperação de Vegetação em Áreas Degradadas e Neutralização de Emissão de Carbono; Relacionamento; Pintura de canecas; Cidades sustentáveis; Tela Verde - sessões de vídeos educativos; Educação ambiental por meio de performances teatrais, com o grupo Cultural Pés no Chão; Ações de Interesse Socioambiental na Bacia do Juqueriquerê.
Além disso, o projeto Diálogo para a Sustentabilidade está realizando o curso MBA Negócios da Sustentabilidade: ambiente, cultura e turismo, que capacitará gratuitamente 104 alunos de toda região.
Ainda neste primeiro ano, o projeto forneceu apoio para a realização de projetos de acordo com a proposta do ecodesenvolvimento, ou seja, iniciativas que combinem melhor a geração de oportunidades econômicas, respeito ao meio ambiente e inclusão social pelo trabalho.
Até junho de 2010 serão implantados 21 Ecoprojetos e 2 Projetos Gestão, que irão abordar os seguintes temas: Projeto Semeando Viveiros: neutralização de CO2 e geração de renda pela recomposição da Mata Atlântica; Centro de documentação do Litoral Norte de São Paulo (CD/LN); Projeto coleta do óleo de cozinha usado; APELL - A necessidade e o direito de saber da comunidade; Turismo de base comunitária; Estação modelo de tratamento de esgoto alternativa de baixo custo; Capacitação da mão de obra da construção civil; Escola sustentável de ensino médio do Litoral Norte: concepção político-pedagogica; Aquecedor solar com PET; Projeto oficina de tecelagem e fiação com ênfase na fibra de bananeira; Projeto de ECOLAVANDERIA; Centro Experimental de Tecnologias Sustentáveis e Vivências Comunitárias; Plano de manejo do Camburi; Permacultura na Escola Municipal do Corcovado; Projeto de Gestão Participação social; Projeto de Gestão Participação Ativa; e Projeto Rádio Diálogo.
(www.cedslitoralnorte.org.br)


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Caraguá prorroga anistia de multas e juros

Caraguatatuba - A secretaria da Fazenda tem registrado movimento intenso nas últimas semanas. Mais de cem pessoas são atendidas diariamente no setor da Dívida Ativa. A prorrogação do prazo, até 16 de outubro, para pagamento dos débitos, com a isenção de multas e juros, permitirá que um número maior de contribuintes coloque suas contas em dia.
Até 25 de setembro, a prefeitura já havia acordado mais de R$ 7 milhões, dos quais R$ 2,7 milhões já foram depositados nos cofres públicos até o último dia 24 de setembro. De acordo com a Procuradoria Fiscal, são cerca de 43 mil inadimplentes e um total de R$ 135 milhões em dívidas. A lei da anistia, que permite acordo com o Fisco Municipal, vigora desde julho.
O contribuinte que escolher a quitação da dívida em parcela única fica isento dos juros e multas. Esse valor pode ser pago em três parcelas. Pagamentos em seis parcelas tem desconto de 80% do total; em oito parcelas desconto de 60%; e em até 10 parcelas desconto de 50%. O contribuinte que deixar de quitar três parcelas do acordo firmado perde todos os benefícios da lei.
Para o pagamento à vista, o contribuinte pode preencher o requerimento, que ficará disponível no site (www.caraguatatuba.sp.gov.br) até 9 de outubro e enviar para o e-mail dividaativa.fazenda@caraguatatuba.sp.gov.br. Para as demais opções, o contribuinte deve comparecer com o requerimento preenchido, ao setor de Dívida Ativa, e com os seguintes documentos: carnê de IPTU ou a inscrição municipal do imóvel; RG e CPF do proprietário do imóvel.
Central de Atendimento: Dívida Ativa: (12) 3882-5451 ou 3897-8182(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Festa de comemoração dos resultados do projeto “Água de Beber” tem apoio da comunidade, autoridades e empresas.

Caraguatatuba - A festa de apresentação dos resultados do projeto “Água de Beber, de comer, de usar e conservar... ciclos contínuos” que aconteceu na APAE de Caraguatatuba no dia 26 de setembro contou com a presença de 300 pessoas entre elas alunos da APAE que foram transportados pelo ônibus cedido pela PraiaMar Transportes para celebrar com o Instituto Supereco mais uma etapa da mobilização pela recuperação do Rio Juqueriquerê, principal responsável pelo abastecimento de água de parte dos municípios de Caraguatatuba e São Sebastião.
Entre as principais conquistas apresentadas no evento estão: 5 biomapas produzidos com os problemas e as potencialidades da bacia hidrográfica do Juqueriquerê que servirão para aprimorar a gestão compartilhada da região, a recuperação de matas ciliares nas margens do rio, a produção pela comunidade local de 120 programas de rádio de informação e mobilização veiculados na Rádio Oceânica, a produção de uma linha de ecoprodutos caiçaras “Farinha de Meia” do Grupo Arte Caiçara, e envolvimento do Grupo Ciclos Contínuos formado pela comunidade na continuidade do projeto, entre outros.
Durante as 6 horas de duração da festa, ambientada com o trabalho dos alunos da APAE, o público presente conheceu na prática o que foi realizado pelo projeto e os seus resultados, apresentado de forma sensibilizadora pelo vídeo “Água de Beber” e pela exposição num corredor temático, além de se divertir com as brincadeiras, apresentações e sorteios de brindes doados pelos comerciantes e prestadores de serviços da Caraguá e pelos parceiros do projeto.
O evento teve como mestre de cerimônia e animação o radialista Carlinhos Paes. Estiveram presentes autoridades que destacaram a importância do trabalho conjunto entre ONG’s, poder público e empresas. Entre elas, Rachel Trajber da coordenadoria geral de educação ambiental do Ministério da Educação - MEC, Maria Angélica Gonçalves, da Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretária de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, representando o Secretário Xico Graziano, Marilena Molina da Diretoria do Núcleo de Avaliação e Supervisão da Drads- Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
Eugenio Campos Junior, Secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca do município de Caraguatatuba, representando o prefeito Antonio Carlos da Silva. A Petrobras, patrocinadora do projeto por meio do programa Petrobras Ambiental, foi representada por Ailton Laurentino da comunicação da UTGCA- Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba. A mesa de autoridades foi conduzida pela Coordenadora Geral do Instituto Supereco – Andrée de Ridder Vieira, que destacou a importância das alianças entre os vários setores com a comunidade local para colocar em prática a recuperação ambiental do rio Juqueriquerê. “Nenhuma gota é mais importante que a outra, mas todas são essenciais para tornar este sonho realidade”, destacou Andrée.
Todos puderam apreciar e comprar os artesanatos produzidos por diversos grupos de artesãos de Caraguatatuba fortalecidos pelo Curso Melhore o Seu Negócio, oferecido pelo projeto Água de Beber, entre eles Grupo Arte Caiçara, APAE Grupo de Mães, Casa da Agricultura, Arte Sul Artesanato. As crianças tiveram divertimento garantido com as brincadeiras de palhaços, pintura facial, escultura de massinhas e com a apresentação da peça A Lenda do Arco-Íris uma forma lúdica de se falar da importância da água, encenada pelo Grupo Teatral Cia Genérico.
O evento foi ainda abrilhantado pelas apresentações culturais de dança de rua dos Grupos SOS Resgate da Cidadania e Grupo RT e pela exposição itinerante sobre o Rio Juqueriquerê do Pólo Cultural - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba/Fundacc.(Fonte: Supereco)

1º Seminário de Engenharia e Arquitetura Sustentável do Litoral Norte começa nesta quinta-feira em Caraguá

Caraguatatuba - A Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Caraguatatuba – AEAA promove de quinta a sábado, o 1º Seminário de Engenharia e Arquitetura Sustentável do Litoral Norte, em parceria com o CREA-SP (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de São Paulo) e apoio do Centro Universitário Módulo. São esperados 200 profissionais, técnicos e estudantes de engenharia e arquitetura da região.
A abertura do Seminário será no Espaço Mandhala, na Av. Rio Branco, 623, Indaiá, a partir das 19h00 de quinta(1), com a presença do engenheiro José Tadeu da Silva, presidente do CREA - São Paulo. Ele fará palestra do Sistema CONFEA/CREA – A importância dos profissionais da área tecnológica para o Desenvolvimento com Sustentabilidade.
O objetivo do 1º Seminário de Engenharia e Arquitetura Sustentável é atualizar os profissionais das quatro cidades do Litoral Norte, referente à autorização, controle e fiscalização das novas tecnologias alternativas de tratamentos de esgoto, de água, de resíduos, fornecimento de energia e metodologia de construções sustentáveis. O evento também mostrará as novidades tecnológicas e convencionais ligadas à engenharia e arquitetura.
Na sexta-feira(2) e no sábado(3), as palestras acontecem no Auditório do Centro Universitário Módulo, na Av. Frei Pacífico Wagner, 653, com inscrições gratuitas que já estão sendo feitas no www.modulo.edu.br, pelo telefone (12) 3882.4663 ou aeaa-c@uol.com.br.
Na manhã de sexta, haverá palestra com o engenheiro Plínio Thomaz do CREA-SP sobre “Reuso da água de chuva” e com o técnico sanitarista da Sabesp, Dirceu Pigatto, sobre “Saneamento Básico – Soluções Alternativas”.
No período da noite, estão na pauta mais três palestras: “Ecovilas e construções sustentáveis”, pelo arquiteto Marcelo Bueno do IPEMA-SP (Instituto de Permacultura da Mata Atlântica); “Energias Renováveis – Novas tecnologias”, com o administrador e técnico da Petrobras, Fabio de Andrade, do CONPET - Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural, vinculado ao Ministério das Minas e Energia; e, “A formação dos profissionais da Área Tecnológica e o futuro da região”, com o pró-reitor do Centro Universitário Módulo/Unicsul, o arquiteto Maurício Ribeiro da Silva.
No sábado (2), o arquiteto Paulo André Cunha Ribeiro, vice-presidente Comitê Bacias Hidrográficas do Litoral Norte, faz uma apresentação das grandes obras em andamento na região e media a mesa-redonda “A Importância dos profissionais de engenharia e arquitetura para o desenvolvimento sustentável frente as grandes obras de intervenção na região do Litoral Norte”. O evento é encerrado com um coquetel de confraternização

Programação
Dia 01 de outubro de 2009
18h30 as 19h00 - Inscrição
19h00 as 19h30 - Abertura com autoridades
19h30 as 21h00 - Sistema CONFEA/CREA – A importância dos profissionais da área tecnológica para o Desenvolvimento com Sustentabilidade.
Presidente do CREA-SP – Eng. José Tadeu da Silva.
Coquetel

Dia 02 de outubro de 2009
9h00 as 10h30 - Reuso da água de chuva – GT Bacias hidrográficas CREA-SP Engenheiro Plínio Thomaz
10h30 as 12h00 - Saneamento Básico – Soluções Alternativas – Sabesp – Técnico Sanitarista Dirceu Pigatto
18h00 as 19h30 - Ecovilas e construções sustentáveis – IPEMA-SP (Instituto de Permacultura da Mata Atlântica – SP) Arquiteto Marcelo Bueno
19h30 as 21h30 - Energias Renováveis – Novas tecnologias – COMPET - Petrobras – Téc. Fabio de Andrade
21h00 as 22h30 - A formação dos profissionais da Área Tecnológica e o futuro da região. – Pró - Reitor do Centro Universitário Modulo (Unicsul) Arquiteto Mauricio Ribeiro da Silva

Dia 03 de outubro de 2009
9h00 as 10h00 - Apresentação – Grandes obras no Litoral Norte – Arq. Paulo André Cunha Ribeiro (Vice-Presidente Comitê Bacias Hidrográficas do LN )
10h00 as 12h00 - Mesa Redonda - A Importância dos profissionais de engenharia e arquitetura para o desenvolvimento sustentável frente as grandes obras de intervenção na região do Litoral Norte.(Divulgação)

Vereadores aprovam 16 Propostas

Caraguatatuba - Mesmo com a interrupção de aproximadamente 1 hora para assistir a plenária do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em Brasília, que apreciou Recurso Especial Eleitoral contra o Prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB), os Parlamentares ainda tiveram tempo de discutir e aprovar 2 Moções e 14 Requerimentos. Desta vez a aprovação foi unitária e não por bloco.
Das Moções a autoria pertence aos Vereadores Omar Kazon (PR) e Vilma Teixeira de Oliveira Santos - Vilma do Posto (PSDB). Quanto aos Requerimentos, Aurimar Mansano (PTB) e José Mendes de Souza Neto - Neto Bota (PSDB) figuram com a maior quantidade - 3 (três) Requerimentos cada um, seguido do Vereador Pedro Ivo de Sousa Tau - Pedro Ivo (DEM), com 2 Requerimentos.
Os temas abordados foram diversos, e vão de infra-estrutura a Saúde, passando por Meio Ambiente, Segurança, Esportes e Cotidiano.
Leia a seguir as Moções e Requerimentos aprovados na sessão.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Apenas um Projeto não é votado

Caraguatatuba - Apenas um Projeto não foi votado durante a 31ª Sessão Ordinária semanal da Câmara Municipal de Caraguatatuba. A sessão foi rápida e tranqüila e houve tempo até para assistir a Sessão Ordinária do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que está julgando o caso do Prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB).
Na pauta da sessão haviam 11 (onze) Projetos em discussão e votação única e apenas uma proposta com votação em segundo turno. Não houve apresentação de proposituras em Regime de Urgência.
A sessão foi interrompida logo após o seu início, por aproximadamente 1 hora, para que os Vereadores pudessem assistir, direto de Brasília, do Salão de Júri do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a Sessão Ordinária para a apreciação do Recurso Especial Eleitoral, que julga Captação de Sufrágio do atual Prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB).
O julgamento foi interrompido após o pedido de vistas da Ministra Carmem Lúcia sobre o processo. Devido a interrupção não houve a Tribuna dos Vereadores e nem a leitura de Indicações e apenas parte do Expediente, quando foram lidos e encaminhados 7 Projetos de Lei e aprovados 14 Requerimentos e 2 Moções.
O Projeto de Emenda à Lei Orgânica, de autoria do Executivo, que altera a data de entrega do Orçamento 2010, de 30 de setembro, para 30 de outubro foi aprovado em segundo turno.
Dos projetos em discussão e votação única, foram aprovadas as 9 (nove) propostas do Vereador Aurimar Mansano (PTB), datadas de 2005. Não houve discussão dos projetos e muito menos fala do Autor ou de qualquer outro Vereador, apenas a votação e a leitura dos Pareceres.
Foram aprovados, de autoria do Vereador Aurimar Mansano (PTB): Criação do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego; Sobre o Estágio de Servidor Público quando o horário de estágio coincidir com o horário de trabalho; Implanta o Projeto Estaleiro Escola; Autoriza os comerciantes que patrocinam o Ciefi (Centro Integrado de Educação Fundamental e Infantil) a fazer publicidade em local público.
Foram aprovados também Projeto que institui os Comandos Ecológicos, a Papelaria do Povo, o Programa de Saúde Auditiva para crianças; Sobre a Responsabilidade Social do Município e sobre a execução de Pisos Drenantes em Prédios Públicos.
O Vereador Omar Kazon (PR) teve também aprovado projeto de sua autoria cria a Semana Expo Gospel na cidade. O único projeto que não foi votado tem a autoria do Vereador Cristian Alves de Godoi - Baduca Filho (PDT).(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)
 

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

 Posto Sebrae de Ilhabela oferece ciclo “Educar para o Futuro” aos profissionais da Educação

Ilhabela -O posto Sebrae de Ilhabela (Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas) convida professores, diretores de escola, secretários de educação e profissionais da área para participar do ciclo de palestras “Educar para o Futuro”, que será realizado no próximo dia 19 de outubro, em São José dos Campos, com o tema “Empreendedorismo e Inovação”.
O objetivo do encontro é sensibilizar os educadores de todos os níveis, do infantil ao superior, sobre a importância de preparar a criança e o jovem para uma atitude empreendedora, ampliando a visão sobre carreira e futuro profissional.
O posto do Sebrae de Ilhabela oferece transporte gratuito e os participantes terão direito a certificado. Para participar é necessário confirmar presença até o dia 9/10 (sexta-feira), pelo e-mail pae@ilhabela.sp.gov.br ou pelo telefone (12) 3895.7220. O Posto do Sebrae está localizado na sede da Secretaria Municipal de Turismo e Fomento, na Praça Vereador José Leite dos Passos, nº 14, na Barra Velha.

O Ciclo
O ciclo “Educar para o Futuro” é constituído por quatro fóruns, realizados em cidades diferentes. Os dois primeiros foram realizados em Mogi das Cruzes e Mairiporã, com os temas “Educação empreendedora nas novas gerações” e “As diversas faces do empreendimento” O último encontro está previsto para o mês de novembro, na cidade de Guaratinguetá.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Agenda 21 promove Oficina de Integração e Enraizamento de Educação Ambiental em Ilhabela

Ilhabela -A Agenda 21 do Litoral Norte promove no próximo dia 9 de outubro, em Ilhabela, uma oficina de Integração e Enraizamento da Educação Ambiental. O encontro será realizado no Parque das Cachoeiras, na antiga usina da Cesp, localizada no bairro da Água Branca, a partir das 9h.
O objetivo é estabelecer as diretrizes da política regional e municipal de educação ambiental para elaboração de projetos e acompanhamento de projetos financiados com recursos públicos ou privados no âmbito do município.
A programação prevê dinâmica e explanação de entidades convidadas, grupos de trabalho, aplicação de questionários e almoço comunitário, onde cada participante deve levar frutas e alimentos para compartilhar com os demais. Na ocasião também serão apresentadas as diretrizes necessárias para elaboração dos projetos.
Para participar é necessário realizar inscrição prévia com a funcionária Ariela, na Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone (12) 3896-9200, ramal 9268.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Campeonatos de Futebol seguem a todo vapor em Ilhabela

Ilhabela -Verdadeiros shows de bola. Assim tem sido as partidas dos campeonatos de futebol em Ilhabela, que têm levado grande público aos centros esportivos da cidade. Com a realização simultânea de três campeonatos, o arquipélago respira futebol.
No momento são realizados o Campeonato Municipal de Futebol - 1ª Divisão, com 12 equipes; Campeonato Municipal de Futebol – Veteranos, com oito equipes e o Campeonato Municipal de Futsal, com 33 equipes.
No último final de semana, os centros esportivos ficaram lotados com as partidas realizadas pelas competições. Pelo Campeonato de Futsal, na quadra do Ginásio de Esportes, o Santa Luz perdeu para o Mareado por 5 a 3; o Unidos do Litoral venceu por 5 a 4 o 21 Caiçara B e o Perequê empatou em 5 a 5 com o Unidos da Barra.
Na quadra do Perequê, o Força jovem venceu o Vitória por 3 a 0; o Cocaia enfrentou a equipe da Esquadrilha da Fumaça e venceu o jogo por 4 a 1 e por fim, o The Black’s venceu o time do Garotos do Morro por 4 a 3.
Os jogos de futsal são realizados sempre às segundas e sextas-feiras, a partir das 19h, no Ginásio de Esportes (Itaquanduba) e na Quadra do Perequê.
No futebol de campo, pelo Veteranos, a Prainha venceu a equipe da Portuguesa por 5 a 2; o KEntrenós perdeu de 2 a 1 para o Portinho; O Engenho D’Agua aplicou uma goleada de 5 a 1 no Garrafão e o Vasquinho venceu o Beira-Mar por 5 a 3.
Pela disputa da 1ª Divisão do Campeonato, a equipe da Estrela do Morro venceu o Grêmio por 3 a 0; O São Paulo empatou em 0 a 0 com o Santa Luz; a equipe do Estrada do Camarão venceu o Novo Horizonte por 3 a 1 e o Garrafão enfrentou a equipe do Nacional vencendo por 3 a 2.
Os campeonatos de futebol do município são promovidos pela Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Saúde da Melhor Idade é tema de palestra na Semana Internacional do Idoso em Ilhabela

Ilhabela -A saúde da Melhor Idade foi o tema da palestra proferida pelo médico José Antônio Simões nesta quarta-feira (30/9), no Clube de Malha da Barra Velha, em Ilhabela, durante as comemorações da Semana Internacional do Idoso, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade e Prefeitura. O prefeito Toninho Colucci (PPS), prestigiou o evento, acompanhado da presidente do Fundo, Lúcia Reale Colucci, e da secretária de Saúde, Glória de Fátima Alves.
Cerca de 100 idosos receberam as informações e dicas do profissional sobre a prevenção da osteoporose, uma das principais doenças que afeta a 3ª idade. Os presentes também participaram de uma atividade de alongamento com a fisioterapeuta Patrícia Barbosa Molinari, além de conferir a pressão arterial e realizar teste de glicemia.

Caderneta da Saúde
A coordenadora do Programa de Saúde da Família, Sonia Monteiro, apresentou a nova caderneta de saúde, que será entregue a todos os idosos para acompanhamento do atendimento. A caderneta poderá substituir todos os documentos, facilitando a vida dos idosos.
A carteira é parte integrante de um projeto do Ministério da Saúde. O acompanhamento será medido pelo registro de fraturas de fêmur. “Em nosso município temos um índice alto, que pretendemos diminuir”, explica Sônia.
Os idosos que não receberam a caderneta da saúde durante o evento podem retirá-las nas Unidades de Saúde da Família mais próxima de suas casas.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Semana Internacional do Idoso traz aula de artesanato para a Terceira Idade de Ilhabela

Ilhabela -A Prefeitura de Ilhabela realizou na última terça-feira (29/9) uma aula de artesanato para cerca de 50 idosos, no Centro de Convivência da 3ª Idade, no bairro Barra Velha. A atividade faz parte da programação da Semana Internacional do Idoso.
Na oficina, os alunos aprenderam a fazer sacolinhas de presente, visando às festas de final de ano. Para dona Leonilda Ramos Hanisch, a iniciativa foi muito boa. “Eu estou gostando muito, deveria acontecer sempre”, comenta.
Já dona Helena Isabel dos Santos Conceição gostaria que as atividades para os idosos fossem oficializadas durante o ano inteiro. “É muito bom ter um grupo de idosos para a gente fazer amizades e também todas as atividades que temos capacidade para fazer”, ressalta.
O evento que vai até o dia 3 de outubro é organizado por uma equipe formada por profissionais das secretarias de Assistência Social, Esporte, Saúde, Educação, Cultura, Divisão de Trânsito, Meio Ambiente e também pelo vice-prefeito Nuno Gallo. Os idosos estão participando de atividades como ginástica postural, palestras sobre saúde, visita ao Viveiro Municipal, aula de hidroginástica, cinema na praça e para fechar com chave de ouro um baile na Praça Coronel Julião de Moura Negrão, na Vila, com o tema “Chega de Saudade”, às 20h. Caso esteja chovendo o baile será transferido para o Esporte Clube Ilhabela. No sábado (3/10), às 10h está marcado o Jogo Amistoso entre os times “RealMatismo” (Ilhabela) e “Orabolas” (Amigos do Gilmar),no Estádio Municipal, “Ferreirão”.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura promove III Festival Ilhabela em Canto no próximo sábado

Ilhabela -A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Turismo, promove neste sábado (3/10), às 21h, na Igreja Matriz, localizada no Centro, o “III Festival Ilhabela em Canto” – Encontro de Canto Coral. O evento terá como tema “meio ambiente” e reunirá coralistas do município e convidados das cidades de São Sebastião (SP), Bertioga (SP), Poços de Caldas (MG), São José dos Campos (SP) e Alumínio (SP).
O destaque ficará com a música “Amor à Natureza”, de Paulinho da Viola, que será cantada num grande coro com todos os participantes.Participam do evento: Coral Infantil Municipal Pichochó (Ilhabela), Grupo Vocal “Vento Leste” (São Sebastião - SP), Coral Allegro (Bertioga - SP), Coral “Nó na Goela” (Poços de Caldas – MG), Coral da Faculdade de Odontologia da Unesp (São José dos Campos - SP), Coral Masculino CBA (Alumínio – SP), Coral Municipal Celina Pelizzari (Ilhabela).(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Pousada Bem Viver - Momentos Felizes

Projeto que institui programa “Câmara Municipal nas escolas” é aprovado

São Sebastião - Foi aprovado por unanimidade de votos, na última sessão ordinária, 29/09, o projeto de lei que institui o “programa Câmara Municipal nas escolas da rede pública”, a proposta atenderá alunos do ensino fundamental da rede pública municipal e o objetivo é criar uma interação entre o Poder Legislativo e a classe estudantil.
A iniciativa é do vereador Paulo Henrique Santana “PH” (PDT) e destaca a importância em desenvolver a conscientização política, esclarecendo as funções da Câmara e de seus integrantes, além de estimular à participação popular na abordagem dos assuntos discutidos no âmbito legislativo.
“Coletar sugestões e aplicá-las nas atividades do parlamento é uma forma de dar publicidade e transparência nas ações, o programa também é uma ação que visa à formação de cidadãos e o desenvolvimento da conscientização política numa demonstração de democracia institucional,” acredita o autor.
De acordo com o parlamentar, o programa será implantado por intermédio de um ciclo de palestras e atividades desenvolvidas pela secretaria da Câmara com o apoio e participação dos vereadores e da Secretaria Municipal de Educação.
As palestras serão focadas em informações que orientem os estudantes sobre a importância das funções legislativas como fiscalizadora e deliberativa, dando noções de que a representatividade política fundamenta o sistema democrático.
Destacar o papel do vereador como elo entre a sociedade e o governo para o estabelecimento da agenda política e adoção de políticas públicas; desenvolver o conceito de cidadania e discutir a importância do voto nas sociedades democráticas, são itens inseridos no projeto.
O autor da proposta lembra que antigamente nas escolas, os alunos tinham noções sobre cidadania, através das matérias de Educação Moral e Cívica e OSPB (Organização Social e Política Brasileira). “Esse projeto quer atingir os estudantes visando informar sobre o verdadeiro papel do Poder Legislativo, para isso peço o apoio do Executivo e da OAB, que já trabalha com algo nesse sentido, vamos juntas os projetos e elaborar apostilas de orientação para os alunos da rede pública de ensino”, salienta.
A vice-presidente da Câmara, Solange Rodrigues de Araújo Ramos (PPS) também destacou a importância da propositura, lembrando que em uma das questões da prova do CIEE (Centro Integrado Empresa Escola), foi questionado o nome do presidente da Câmara e do vice-prefeito.
Já o líder do governo na Câmara, Marcos Ferreira Tenório (PMDB) solicitou a volta do projeto parlamento jovem, sendo colocado em prática juntamente com a propositura de Paulo Henrique.
O presidente da Casa, Luiz Antonio Barroso Santana "Coringa" (DEM) informou que constantemente alunos das escolas municipais, estaduais e particulares visitam o prédio do Poder Legislativo e recebem orientação sobre os trabalhos desenvolvidos. "Qualquer diretor ou coordenador dos estabelecimentos de ensino poderá agendar a visita," acrescenta.
O projeto foi encaminhado ao prefeito para ser sancionado.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Promotores de eventos poderão ser obrigados a compensar emissões de gases em locais públicos

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião estará analisando a partir desta semana um projeto de lei que obriga empresas organizadoras de eventos a realizar compensação de possíveis emissões de gases de efeito estufa para possibilitar a neutralização de gás carbônico produzido durante shows, práticas esportivas, concertos, exposições, desfiles, entre outros eventos realizados em locais públicos. O projeto surge às vésperas da temporada de verão, época em que são realizadas dezenas de eventos com grande concentração de moradores e turistas.
Segundo o vereador Paulo Henrique Ribeiro Santana (PDT), o “PH”, autor do projeto, as empresas terão que realizar o plantio de árvores, a doação de mudas para viveiros públicos ou uma taxa correspondente aos possíveis danos que os eventos possam causar ao meio ambiente. “Esse valor será destinado ao Fundo de Recuperação, Manutenção e Preservação do Meio Ambiente, do Comdurb – Conselho Municipal do Meio Ambiente”, explica o parlamentar. “A estimativa técnica deverá ser formalizada em laudo emitido por profissional, instituição pública ou privada, com experiência comprovada, e deverá acompanhar a documentação prévia necessária à autorização do evento”, ressalta “PH”.
Um laudo, porém, não será garantia de que as empresas poderão produzir seus eventos. O projeto prevê que a prefeitura poderá aceitar, rejeitar ou sugerir alterações nos laudos. Ainda segundo a propositura, a compensação ambiental deverá ocorrer em um prazo máximo de 30 dias após o evento, comprovada documentalmente. No caso dos organizadores optarem por fazer a compensação financeiramente, o valor a ser calculado pela prefeitura deverá ser efetuado até dez dias após o evento.
O vereador Paulo Henrique explica que a compensação em dinheiro poderá ser oficializada pela prefeitura por meio de decreto. A contrapartida será calculada em cima do valor de mercado de mudas de árvores. “Se num evento a empresa utilizar três caminhões de terra, vamos supor que essa quantidade seria equivalente a 500 mudas de árvores. A taxa a ser paga seria o valor das mudas”, exemplifica. Os laudos técnicos levarão em consideração a energia consumida, os resíduos gerados e o deslocamento do público e de veículos em consequência do evento.
O projeto prevê que no caso do descumprimento das regras estabelecidas, a pessoa física ou jurídica, organizadora do evento, pagará o dobro o custo da compensação ambiental. Além disso, a empresa ficará proibida de realizar novos eventos no município em que seja necessária a compensação ambiental enquanto persistir a inadimplência.
A propositura foi apresentada na sessão da Câmara na noite da última terça-feira, 29, e será encaminhada para análise das comissões permanentes antes de ser remetida a plenário para votação.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Câmara aprova aumento de base de cálculo de IPTU cobrado da Petrobras/Transpetro

São Sebastião - Os vereadores de São Sebastião aprovaram, em regime de urgência especial, na sessão realizada ontem, dia 29, o Projeto de Lei Complementar 12/09, de autoria do Poder Executivo, alterando a Lei 1317/98, que estabelece a base de cálculo do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) quando se tratar de edificação destinada ao armazenamento de hidrocarbonetos líquidos ou gasosos.
Neste caso, a empresa que opera os produtos citados em São Sebastião é o Terminal Marítimo Almirante Barroso, da Petrobras/ Transpetro. Com a aprovação do Projeto de Lei, a alíquota do IPTU cobrada pelo município que era de 1% passou a ser de 2%.
De acordo com o prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, a propositura visa a adequar a realidade vivenciada no município, em relação à tipicidade da atividade empresarial ou industrial.
“Deve o legislador considerar de igual modo a natureza nociva das atividades abrangidas, ambiental, física, logística e geograficamente, em relação ao contexto e conformação de nosso município, somados aos riscos incontestáveis da atividade”, justifica o prefeito.
Segundo Primazzi, o aumento da alíquota não se trata apenas de contrapartida econômico-financeira, mas está relacionada à manutenção das condições sustentáveis as atividades cujo imposto será incidente, aos riscos das atividades e, sobretudo, a capacidade contributiva conseqüente do seu fato gerador.
O vereador Paulo Henrique Santana (PDT) afirmou que a alteração da alíquota veio em boa hora. “A empresa tem causado muitos danos ambientais e o ressarcimento disso não tem acontecido, a discussão vai para a esfera judicial e a Petrobras não se dispõe a conciliar os fatos”, disse.
Como exemplo, PH citou a Colônia de Pescadores que ingressou com ação indenizatória contra a Petrobras por ocasião do derramamento de óleo no mar e o caso dos moradores atingidos pela contaminação do solo no bairro do Itatinga.
“O município tem que se posicionar melhor sobre essa questão, esse projeto é justo”, concluiu.
O vereador Marcos Tenório (PMDB) afirmou que o município de São Sebastião contribui com o Brasil através da Petrobras. “Ganhamos com isso, mas ao mesmo tempo perdemos na questão de benefícios da Petrobras. O espaço na região central está apertado e é hora de questionarmos o que ganhamos de retorno por termos a Petrobras situada na cidade”, acrescentou. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Para evitar acidentes, tráfego de bicicletas poderá ser proibido no calçadão da Cândido Mota

São Sebastião - O trânsito de bicicletas no calçadão da rua Cândido Mota, no Centro Histórico de São Sebastião, poderá ser proibido para evitar acidentes entre os próprios ciclistas, pedestres e veículos. Grande parte dos condutores trafega em velocidade acima do normal na via, oferecendo riscos aos pedestres que utilizam a rua para acessar a Rua da Praia ou às dezenas de pessoas que trabalham na localidade.
O vereador Paulo Henrique Ribeiro Santana (PDT), o “PH”, até encaminhou um requerimento endereçado ao prefeito Ernane Primazzi (PSC) para saber se a prefeitura pode fiscalizar o trânsito de bicicletas por intermédio da Ditraf (Divisão de Tráfego) ou da Guarda Municipal. O requerimento foi aprovado por unanimidade na sessão da última terça-feira, 29.
Segundo o vereador, além da rua fazer parte do Centro Histórico, várias pessoas, entre elas idosos e crianças, utilizam a via para lazer. Ele afirma que não há viabilidade técnica para a implantação de ciclovias nas redondezas, o que amenizaria o problema. “Muitos ciclistas não respeitam os pedestres e atravessam a Rua 3 Bandeirantes em alta velocidade usando a rampa de acessibilidade sem se preocupar com o trânsito”, frisa. Ele diz que medidas simples podem evitar uma fatalidade no local.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Colucci quer iniciar este ano construção do Centro de Convenções e Teatro Municipal de Ilhabela

São Sebastião - Projeto que autoriza convênio para recebimento de verba do Estado foi aprovado pela Câmara na semana passada. “Vamos fomentar o turismo de negócios e assim movimentar a cidade na baixa temporada, gerando empregos permanentes em nossa cidade”
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), afirmou nesta quarta-feira (30/9) que pretende iniciar ainda este ano a construção do Centro de Convenções e Teatro Municipal. Na semana passada, a Câmara Municipal aprovou o projeto de lei 065/2009, de autoria do Executivo, que autoriza a Prefeitura a celebrar convênio para recebimento de verba do Governo do Estado. “Estamos com o projeto pronto e o investimento estimado é de R$ 5 milhões. Essa obra deverá receber verbas estadual e federal”, informou Colucci.
Segundo ele, o Centro de Convenções e Eventos, que inclui o Teatro Municipal, terá aproximadamente 3 mil metros quadrados. “Com este Centro de Convenções, vamos fomentar o turismo de negócios e assim movimentar a cidade na baixa temporada, gerando empregos permanentes, de carteira assinada, em nossa cidade. Além disso teremos um Teatro Municipal para oferecer eventos culturais para nossa população”, enfatizou o prefeito de Ilhabela.
O projeto aprovado na Câmara permite o município receber repasse efetuado pelo Governo do Estado a fundo perdido para investimento na obra. O convênio deverá ser assinado junto à Secretaria de Economia e Planejamento.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Secretaria de Segurança Urbana de São Sebastião convida voluntários para integrarem à Defesa Civil

São Sebastião - A Secretaria de Segurança Urbana de São Sebastião (Segur), através da Defesa Civil, está convidando moradores dos bairros Porto Grande e Vila Amélia, situados no entorno da Petrobras – Transpetro, a compor o Núcleo de Defesa Civil, tratando-se de um trabalho voluntário, visando à solidariedade e à cidadania, sem vínculo empregatício, para atuarem em caso de calamidade, ajudando aos desabrigados.
Para se um voluntário, basta ser maior de 18 anos e estar exercendo outra função remunerada, com exceção das donas de casa, que também podem participar.
Para se inscrever, basta enviar os dados pessoais (nome, RG, endereço e telefone para contato) no e-mail: segur@saosebastiao.sp.gov.br, ou entrar em contato pelo telefone (12) 3893 2477, “nessa oportunidade será agendada uma entrevista pessoal com o candidato”, afirma o coordenador Municipal de Defesa Civil e secretário da Segur, Vicente Perine Junior.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Glorifica Litoral: dez dias que agitarão São Sebastião em outubro

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), realizará em breve o Glorifica Litoral. O evento, primeiro de uma série a ser realizada no município, promete agitar a Rua da Praia de 16 a 25 de outubro com shows gospel e pregações bíblicas.
Voltado para um segmento que cresce no Brasil, o Glorifica Litoral é uma antiga reivindicação da comunidade evangélica e o cumprimento da promessa eleitoral do prefeito Ernane Primazzi que, neste primeiro momento, traz cantores de renome no cenário gospel.
Para abrir a programação se apresentará no palco a ser armado na Praça de Eventos, no Centro Histórico da cidade, a cantora Aline Barros que dividirá o espaço com o pregador da noite, pastor Jorge Linhares na noite de 16 de outubro. No dia 17, além de Nívea Soares o público poderá ouvir a pregação do pastor Deivison Carvalho. No dia 18, entrará em cena uma das mais conhecidas bandas do mundo gospel nacional, o Oficina G-3 e em seguida, o bispo Edson Cajueiro ministrará a Palavra.
De 19 a 23 será dada oportunidade para as bandas locais se apresentarem no palco onde subirão os pastores Takayama, Carvalho Júnior, Nerildo Accioly, MIke Shea e Silmar Coelho. No dia 24, o Glorifica Litoral receberá a cantora Cassiane e o pastor Márcio Silva e no dia 25, o Trazendo a Arca e o pastor Marcos Feliciano.
Além das apresentações musicais o evento ainda contará com uma praça de alimentação constituída por 60 barracas destinadas às igrejas locais, nos mesmos moldes do Arraiá Caiçara, realizado de 9 a 19 de julho igualmente pela Sectur. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura promove cursos técnicos com apoio do Senai em São Sebastião

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, realizará com apoio do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), dois cursos técnicos no CIP (Centro Integrado Profissionalizante), com previsão de início para outubro.
Por meio da Setradh (Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano), os cursos são oferecidos aos maiores de 16 anos com ensino fundamental completo que tenham interesse em mecânica e eletricidade.
Ao todo serão 120 horas de aulas teóricas em preparação básica para mecânica e eletricidade geral (não haverá carga horária para a prática das disciplinas), com aulas no próprio CIP situado na Topolândia, região central da cidade.
As inscrições serão abertas na próxima quarta-feira, 7, e prosseguirá até o dia 9 de outubro das 9h às 12h e das 14h às 17h, e segundo informações da Setradh, será dada prioridade ao cidadão que estiver desempregado.
Serviço: Os interessados devem comparecer ao Centro Integrado Profissionalizante, sito à rua Antonio Pereira da Silva, 56, na Topolândia, munidos de RG e Carteira Profissional. Outras informações pelo telefone do CIP (12) 3892-5535.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Defesa Civil de São Sebastião remove cerca de 40 pessoas em Juquehy

São Sebastião - A Defesa Civil de São Sebastião, divisão ligada à Secretaria de Segurança Urbana (Segur) da Prefeitura, removeu nesta quarta-feira, dia 30, cerca de 40 pessoas que residem no Morro do Esquimó, uma área irregular situada no km 178 + 200 da Rodovia Rio-Santos, no bairro de Juquehy, Costa Sul do município. Os moradores foram obrigados a ir para casa de parentes e conhecidos.
De acordo com os agentes da Defesa Civil, no local ocorreram três deslizamentos de terra em função da chuva intensa que cai na região. Um deles abriu uma clareira de aproximadamente 500 metros quadrados na mata e atingiu uma casa de alvenaria, onde fez “muito estrago”. Os outros dois deslocamentos foram menores e acabaram contidos por dois barracos de madeira, que estão com risco de cair a qualquer momento. “Todas as pessoas foram orientadas a deixarem suas moradias e nós monitoramos constantemente a área”, declara o assessor da Defesa Civil, Carlos Eduardo dos Santos, o Carlão.
A ação contou com o apoio de servidores lotados na Regional de Juquehy, setor ligado ao Departamento das Administrações Regionais da Costa Sul, da Secretaria das Administrações Regionais (Seadre).(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Inscrições para o Vestibulinho da Etec começam na próxima semana

São Sebastião - As inscrições para o vestibulinho da Etec – Centro Paula Souza em São Sebastião terão início na próxima segunda-feira, dia 5 de outubro.
Em parceria com a Prefeitura, os cursos do ensino médio e técnico são gratuitos e proporcionam à comunidade estudantil uma excelente oportunidade para se preparar visando o ingresso no mercado de trabalho.
Para o ano letivo de 2010 a Etec oferece 120 vagas para o ensino médio no período da manhã e outras 160 vagas para os cursos técnicos; destes, 40 para o curso de administração no período da tarde; 40 para o turismo receptivo, também à tarde; 40 para logística e mais 40 para meio ambiente, ambos no período noturno.
O prazo para se inscrever será encerrado às 15h do dia 26 de outubro com previsão das provas serem realizadas no dia 29 de novembro, às 13h30.
Os interessados podem obter outras informações diretamente com a Central de Atendimento ao Candidato por meio dos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo), 0800-772-2829 (demais localidades), ou (12) 3892-2577.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Prefeitura, ACIU e demais entidades preparam ação para feriado de 12 de outubro

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, em parceria com várias entidades, fará no próximo feriado de 12 de outubro, uma ação visando a preparação da cidade para a próxima temporada. O projeto piloto, que vem sendo discutido por uma comissão formada por representantes da prefeitura, Associação Comercial, Sindicato de Hotéis e Pousadas, Associação de Engenheiros, entre outras entidades, quer coibir uma série de problemas registrados na cidade em feriados recentes. Entre eles, o aumento no número de furtos e roubos, o excesso de barulho e baderna por parte de alguns motoristas e a poluição visual que acaba provocando no turista uma confusão diante do excesso de faixas, placas e letreiros.
Nesse esforço conjunto, se pretende num primeiro momento, segundo o assessor de Planejamento da Prefeitura, René Nakaya, a conscientização dos comerciantes e empresários para a necessidade de organizar melhor a cidade do ponto de vista turístico. “O turista vem a Ubatuba em busca de lazer, descanso e principalmente tranqüilidade. Portanto, precisamos garantir aos nossos visitantes uma estada tranqüila, segura, sem poluição sonora e visual. E aos nossos empresários e comerciantes, precisamos garantir condições de igualdade na sua forma de fazer publicidade”, reforça o assessor, que também faz parte da comissão do Cadan – Cadastro de Anúncios.

Parceria
A Associação Comercial está adquirindo dois decibelímetros para colocar à disposição dos fiscais da prefeitura para agilizar o controle da poluição sonora na cidade. “Vamos também disponibilizar uma pessoa para ficar de plantão, especialmente à noite, para auxiliar o trabalho dos fiscais e dos guardas municipais”, garantiu o diretor da entidade, Marcos Velloso.
A meta, segundo Velloso, é treinar 38 pessoas, entre funcionários do trânsito, da fiscalização e da guarda, para atuar com os decibelímetros. “Também queremos trabalhar junto com a Promotoria da Infância e Adolescência e com o Conselho Tutelar para sanar os problemas com os flanelinhas”, reforçou.
Segundo o chefe da fiscalização da Prefeitura, Jonildo de Jesus, ficou estabelecido também que o trânsito colocará um caminhão do setor para realizar o transporte de grandes apreensões de mercadorias, caso elas ocorram. Também será realizado um trabalho mais intensivo de coibir a panfletagem clandestina e de fiscalização junto aos quiosques que vendem passeios náuticos, visando a sua padronização.(Fonte: ACIU)

Aciu informa: Vagas de Emprego

Ubatuba - Assai distribuidora de água e gás está admitindo ajudante geral (sexo masculino, entre 22 e 30 anos, com carteira de habilitação A/B- que tenha experiência com moto).
Os interessados deverão entrar em contato com Claudia na empresa. Av. Thomas Galhardo, 1166- Centro.

Restaurante Donana está contratando:
- Garçom e garçonete;
- Cozinheira (o)
- Ajudante de cozinha (ambos os sexos)
- Pizzaiolo
O restaurante voltará a suas atividades no dia 08 de outubro. Os interessados deverão ter experiência, apresentar documentos pessoais e carteira profissional à Rua Guarani, 359- Itaguá. Falar com Rosangela ou Rose.

Restaurante e Pizzaria Bucaneiros está admitindo:
Para horário diurno:
- Cozinheira (o);
- Ajudante de Cozinha (sexo masculino maior de 18 anos)
- Ajudante Geral (sexo masculino, maior de 18 anos)
Para horário noturno:
- Ajudantes de Garçom (Ensina-se a profissão. Idade entre 18 e 28 anos).
Os interessados deverão entregar curriculum, com telefone e nome do responsável dos últimos empregos na Pizzaria e Restaurante Bucaneiros.
Rua Conceição, 61 - Centro - 3832-7175

Prezado associado, se sua empresa também estiver admitindo entre em contato conosco.
(12) 3834 1449
E-mail: imprensa@aciubatuba.com.br
Para se informar sobre as outras vagas disponíveis na Aciu acesse: www.aciubatuba.com.br (Fonte: ACIU)

Alerta: Tenha cuidado nos bares e restaurantes

Ubatuba - Bandidos estão dando de 10 x 0, em criatividade, em nós e na Polícia. Vejam como o ladrão brasileiro é criativo: Você e seus amigos ou familiares estão num bar ou restaurante, batendo papo e se divertindo. De repente, chega um indivíduo e pergunta de quem é o carro tal, com placa tal, estacionado na rua tal, solicitando que o proprietário dê um pulinho lá fora para manobrar o carro, que está dificultando a saída de outro carro. Você, bastante solícito, vai e, ao chegar até o seu carro, anunciam o assalto e levam seu carro e seus pertences. E ainda terá sorte se não levar um tiro... Numa mesma noite, o resgate da Polícia Militar atendeu a três pessoas baleadas, todas envolvidas no mesmo tipo de história.
Repasse esta notícia para alertar seus amigos... Não custa nada prevenir. O jeito, em caso semelhante é não ir sozinho, chame alguns amigos para ir junto, e de longe verifique se é verdade. Isto também pode acontecer quando se está na igreja ou em outros locais de encontros coletivos. (Mensagem transmitida pelo atendimento 190).(Fonte: ACIU)

Aciu traz para Ubatuba a Bolsa de Valores

Ubatuba - Desmitificando a Bolsa de Valores. Descubra como ser sócio das maiores empresas do Brasil: Ambev, Vale, Petrobrás, Bradesco.
Data: 04 de novembro (4ª feira)
Horário: 19h00
Local: Associação Comercial de Ubatuba (Rua. Dr. Esteves da Silva, 51- Centro)
Palestra gratuita somente para associados da Aciu
Não associados: R$ 20,00 em prol da Fundação Alavanca- Ubatuba.

VAGAS LIMITADAS
Informações/ inscrições: 3834 1449- Cristiane
Realização: Associação Comercial de Ubatuba
D&F Profits- www.xpi.com.br
XP educação- www.xpe.com.br (Fonte: ACIU)

Programa Escola da Família comemora seu 6º. Aniversário com um grande evento

Ubatuba - O Programa Escola da Família (PEF) festejou seu 6º. Aniversário, no dia 27/09 das 10h às 15h, na Praça de Eventos de Ubatuba, com uma grande festa para aproximadamente 3000 pessoas. Voluntários, educadores e universitários do PEF ofereceram várias atividades gratuitas ligadas à cultura, esporte, lazer, saúde e beleza.
O evento foi aberto oficialmente pela coordenadora do PEF no Litoral Norte Janette Mara Ferraz Procópio, pela supervisora Maria de Lourdes Pace de Barros, e por dois organizadores das atividades – Manuel Chagas do Nascimento, responsável pelo PEF da E.E. Capitão Deolindo, e pela Roberta Felipe de Jesus, da E.E. Sueli. Durante a cerimônia valorizou-se a participação de todos os envolvidos, e em especial dos 22 parceiros/patrocinadores ligados a intuições públicas e privadas locais. Foi destacada também, a importância do PEF para a difusão da cultura de paz e a da cidadania.
Dentre os voluntários estavam presentes os alunos e professores da Escola ‘Vôo de Águia’ que ofereceram corte de cabelo, escovas e chapinha aos participantes. Representantes do curso técnico da enfermagem da Escola Tableau que aferiram pressão e glicemia dos interessados. O Dr. Alessandro Cacciatore, voluntário do PEF da E.E. Sueli, que coordenou a análise do IMC – Índice de Massa Corpórea durante a festa.
Enormes filas se formaram nas barracas das manicures, da tatuagem de Henna e do desenho infantil. No palco passaram o Grupo Guaruça – Folclórico e Alegórico, Magic Clown (palhaços), Kung Fú do Grupo do Dragão, Hip Hop da E.E. Áurea e da E.E. Idalina, entre muitos outros, que animaram a platéia. Simultaneamente jovens e crianças jogaram futebol, voleibol, tênis de mesa, etc.
Também envolvidas na organização estavam os 05 coordenadores do PEF Ubatuba - , Alan Gomes Pinto da E.E. Celestino Aranha , Gláucia Cavalcante Dias da E.E. Áurea Rachou, José Roberto da Silva da E.E. Idalina, além do Chagas da E.E. Capitão Deolindo, e da Roberta da E.E. Sueli. Todos demonstraram contentamento com o desenrolar da atividade que necessitou de muito planejamento e organização, numa iniciativa inédita de integrar essas cinco Escolas num evento único em prol da comemoração do 6º. Aniversário do PEF.
Segundo a coordenadora do PEF no Litoral Norte - Janette Mara Ferraz Procópio o evento foi um sucesso, graças aos educadores, universitários, gestores e voluntários do PEF. Agradece ainda cada um dos 22 apoiadores da festa.
Instituições que apoiaram o 6º. Aniversário do PEF: a Prefeitura de Ubatuba, Secretarias de Turismo, de Esporte, de Transporte; Welb – Escola de Educação Profissional, Sincovat, AICRAM, ASSAI, Esquina das Modas, Center Tudo, INÉC, SKY Vídeos, Supermercado Supimpa e Aquárius, Camping Clube do Brasil, Padaria Ubapão, Restaurante O Executivo, Seller, Pernambucana, Com Carinho Presentes, Silva Flores, Flor de Liz, Rádio Beira Mar FM, Polícia Militar, Guarda Municipal, entre outros.(Fonte: DRE-Caraguatatuba)

Rui Teixeira Leite assume interinamente a Prefeitura de Ubatuba

Ubatuba - Em razão da viagem oficial que o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, fará à África do Sul; o vice-prefeito, Rui Teixeira Leite, assumiu interinamente, desde esta quarta-feira, 30, a Prefeitura de Ubatuba. Durante dez dias, o vice-prefeito responderá pela prefeitura, atenderá o público e tomará as principais decisões, em substituição ao prefeito.
Na tarde da terça-feira, 29, o prefeito Eduardo Cesar comunicou à imprensa a transmissão do cargo. “Vou viajar tranqüilo, pois sei que estou deixando a prefeitura em ótimas mãos. O Rui sempre demonstrou muita disposição em atender os munícipes e tenho certeza que fará o possível para resolver tudo da melhor forma”, disse o prefeito. “Na verdade, tenho muita sorte em ter um companheiro como o Rui ao meu lado, uma pessoa em quem sei que posso confiar plenamente”.
Para o vice-prefeito, Rui Teixeira Leite, assumir a prefeitura nestes dias faz parte do trabalho de equipe. “Eu sempre gostei de trabalhar em equipe e é justamente isto que venho fazendo aqui na prefeitura. Quero que o prefeito viaje sossegado, pois farei de tudo para que as coisas caminhem normalmente durante sua ausência”, afirmou Rui.

Comitiva na África do Sul
O prefeito Eduardo Cesar parte com destino ao condado de Kouga, na África do Sul, na tarde desta quarta-feira, 30. Acompanhado pelo secretário de Turismo, Bittencurt Jr. e pelo chefe de gabinete, Délcio José Sato, o prefeito permanece em viagem oficial durante dez dias.
A comitiva ubatubense viaja a convite do prefeito de Kouga, Robert Dennis, que esteve em Ubatuba em julho para conhecer a cidade. As despesas ficarão por conta das autoridades africanas, salvo as passagens, que foram pagas de forma particular.
A viagem para Kouga sela o intercâmbio que se iniciou com a oficialização da irmandade entre as cidades de Ubatuba e Jeffrey´s Bay (localizada no condado de Kouga). Jeffrey´s Bay é mundialmente reconhecida por possuir uma das melhores ondas para a prática do surfe em todo mundo, característica esta que Ubatuba também desfruta.
Além da qualidade das ondas para o surfe, as duas cidades possuem outras semelhanças, que, segundo o prefeito, contribuirão para a troca de experiências e para aproveitar em Ubatuba o que aprenderem no país africano.
“Inicialmente nossa intenção é o intercambio cultural, mas lutaremos para trazer investimentos e outros benefícios para nossa cidade através deste contato internacional”, concluiu o prefeito. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

IBGE abre processo seletivo para contratação de agentes censitários

Ubatuba - O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - abriu processo seletivo para contratação temporária de pessoal para realização do Censo Demográfico 2010. Para Ubatuba foram destinadas 16 vagas, sendo três para a região sul do município e 13 para a central.
As vagas são para agentes censitários supervisores e agentes censitários municipais. Os salários variam de R$ 900,00 a R$ 1.150,00, ambos com auxílio transporte e alimentação e todas as garantias trabalhistas correspondentes ao período trabalhado, que será de oito a nove meses. A carga horária é de oito horas. Para o Litoral Norte foram destinadas 61 vagas.

Inscrições
As inscrições podem ser feitas pela internet, através do site www.cesgranrio.org.br, no período de 21/09 a 06/10/09. A taxa é de R$ 18,22 para agentes supervisores e R$ 22,00 para agentes censitários municipais. É necessário ter o segundo grau completo e ter idade superior a 18 anos.
A prova ocorrerá no dia 6 de dezembro e a contratação a partir da segunda quinzena de fevereiro, com previsão dos inícios dos trabalhos para março. Antes do início do censo, os agentes aprovados receberão treinamentos e serão capacitados. O censo ocorrerá de 1º de agosto a 30 de outubro de 2010.

Comissão de trabalhos
A Comissão Municipal de Geografia e Estatística do IBGE, que responde pelos quatro municípios do Litoral Norte, esteve reunida na última terça-feira, 29, em Ubatuba, tratando questões relativas ao censo 2010.
Em Ubatuba, a Comissão possui representantes da sociedade civil e dos poderes legislativo, judiciário e executivo, este representado por vários setores da prefeitura, como nas áreas de Saúde, Educação, Planejamento e Cidadania e Desenvolvimento Social. Os coordenadores de sub-área do IBGE de São Sebastião que participaram da reunião foram: Valdemar da Cruz Rodrigues, Fernanda Francisca Pacheco e Sônia Regina da Silva Callefi. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Secretaria de Educação de Ubatuba oferece capacitações para professores e funcionários

Ubatuba - A tarde da última terça-feira, 29, foi de capacitações na Secretaria Municipal de Educação. Os professores de Educação Física da rede municipal puderam aprofundar um pouco mais seus conhecimentos em Psicomotricidade, com a aula ministrada pela professora Josi Cipriano.
Professora de Educação Física e especialista em Psicomotricidade, Josi trouxe para os professores conceitos de psicomotricidade e neurologia para destacar a importância da estimulação psicomotora do ser humano desde os primeiros dias de vida. A professora ainda aproveitou para falar sobre atividades práticas e muito simples que podem ser aplicadas com as crianças da educação infantil e do ensino fundamental, mas que geram grandes resultados psicomotores.
Ao mesmo tempo, a supervisora de ensino Flávia Comitte do Nascimento falava para as monitoras de bibliotecas que trabalham nas escolas da rede municipal de ensino sobre a leitura e linguagem utilizada com os alunos do ensino fundamental.
Ubatuba é uma das cidades pioneiras no Estado de São Paulo a incentivar o trabalho pedagógico dirigido dos monitores de biblioteca com os alunos das unidades escolares.
Flávia leu textos, fez análises com os monitores presentes e deu algumas sugestões de atividades para serem realizadas nas bibliotecas escolares, além de reforçar a importância do trabalho conjunto da monitoria de biblioteca com os professores de classe.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Conselheiros municipais de Educação são empossados em Ubatuba

Ubatuba - Na última terça-feira, 29, foram diplomados e empossados sete conselheiros, eleitos no último dia 2 de julho, para comporem o Conselho Municipal de Educação.
A diplomação aconteceu durante uma reunião do Conselho, na Secretaria Municipal de Educação, quando foram diplomados os conselheiros presentes: Flávia Comitte do Nascimento, Rose Salete de Oliveira, Elizabeth Teixeira Leite Isnard Santos, Lourdes Moreira, Manoel Nunes da Costa, Ivan Castilho e José Carlos de Oliveira.
No total são 24 pessoas que participam do CME, sendo 12 titulares e 12 suplentes. O tempo de mandato deste Conselho é de dois anos.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

O N.U.V.E.M, através da OSC Celebreiros Ubatuba,convida à todos para o show Papaya, com o violonista Rick Udler.
Dia 03 de outubro, as 21hs, na Sala ArtAud Nas Nuvens.

Ubatuba - Nascido em Santiago, no Chile, iniciou-se no violão aos 11 anos de idade em São Paulo, onde começou a tocar profissionalmente ainda na adolescência. Morou nos Estados Unidos, onde ganhou reputação como músico versátil com notável domínio da Bossa Nova. Em 1990 uniu-se à extraordinária intérprete Maria Alvim, com quem desenvolve trabalhos até hoje; esta união rendeu o CD "Rhythm and Romance", lançado em 1996 nos Estados Unidos. Em 1999 produziu o CD "Reflexões", primeiro CD do mestre violonista Paulinho Nogueira destinado exclusivamente ao mercado norte-americano e europeu. Em 2006, "Papaya", seu primeiro CD inteiramente instrumental, foi lançado no Brasil. O disco foi gravado, mixado e co-produzido pelo criterioso veterano Eduardo Gebara e concebido como uma homenagem ao violão.

Para saber mais sobre Rick Udler: http://www.rickudler.com  /   http://www.myspace.com/rickudler

Serviço:
show - Papaya, com o o violonista Rick Udler
data - 03 de outubro de 2009
horário - 21hs
local - Sala ArtAud Nas Nuvens
capacidade - 150 lugares
endereço - Passeio Santa Fé - Rua Conceição, 180 - Centro - Ubatuba
ingressos - R$ 10,00 (inteira) / R$ 5,00 (meia)
informações e reservas - (12) 9144.9690 - Vittorio / 9178.8452 - Patrícia

Apoio: Pousada Recanto das Palmeiras / Restaurante Picanha Brasil / Restaurante Peixe com Banana / Restaurante O Marinheiro / Restaurante Bardolino / Papillon Buffet e Eventos / Design no Trópico / Zanotto Digital / Ubatuba em Revista / Rádio Gaivota FM / Imobiliária Gobbo

Realização: OSC Celebreiros Ubatuba
Veja nosso vídeo comemorativo de aniversário de 1 ano: http://www.youtube.com/watch?v=I_PmJOxvlbk
A Celebreiros agora tem Twitter, siga-nos: http://twitter.com/celebreirosuba (Fonte: OSC Celebreiros Ubatuba)

Poesia Topo

Anuncie

O caso das bananeiras meio-pé

Mané Bento
desistiu de trabalhar na roça,
largou mão de capinar
e resolveu plantar árvores,
que crescem e matam pragas
e ainda dão 'muitas fruitas',
boas de fazer pirão,
boas de se lambuzar,
baixinhas de pegar na mão.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

-

HUMOR



 


Nossos Comerciais: Fenix Sport Bar



Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Lua e Floresta em Castelhanos  © Bruno Rochar

Lua e Floresta em Castelhanos
© Bruno Rocha

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editora: Emiliane Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor