Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 02 de Setembro de 2009 - Nº 2150 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região
ENEM Adiado – Nota Oficial

Caraguatatuba
1º Seminário de Engenharia e Arquitetura Sustentável do Litoral Norte começa nesta quinta-feira em Caraguá
Após luta, Vilma consegue SAMU para Caraguá
Gobetti incentiva a prática de esportes na orla marítima
Pacientes do CAPS visitam prédio do Legislativo

Ilhabela
Frepap se reúne com Deputado Capez
Vereador Keko homenageia Polícia Civil, Delegacias Seccional e de Investigações
Pastor João Bosco recebe Moção de Aplausos e Louvor
Mês de outubro será recheado de atrações culturais em Ilhabela
Prefeitura de Ilhabela apresenta dados financeiros do segundo quadrimestre de 2009
Toninho Colucci entrega Orçamento 2010 na Câmara de Ilhabela
Prefeitura de Ilhabela apresenta dados financeiros do segundo quadrimestre de 2009
Danças e atividades lúdicas movimentam a Melhor Idade na Semana Internacional do Idoso em Ilhabela
Dia do idoso é comemorado em Ilhabela com visita ao Parque das Cachoeiras e muita animação
Atletismo de Ilhabela conquista 3º lugar na “Corpore Campos do Jordão Corrida e Bike na Montanha”

São Sebastião
Câmara de São Sebastião aprova pagamento de meia entrada para idosos em eventos
Ampliação do porto de São Sebastião será norteada por plano ambiental estratégico
Prefeitura e DER iniciam instalação de lombadas na Avenida Dario Leite Carrijo na Costa Norte
Prefeitura realiza poda de coqueiros
Projeto “A Mata Atlântica é aqui” recebe visitas monitoradas e realiza roda de conversa ambiental
Glorifica Litoral: abertas as inscrições para seleção das bandas locais

Ubatuba
Festival de observação das aves de Ubatuba começa na sua casa
Prorrogadas as inscrições do Concurso Literário Ubatuba/2009
Fundart promove workshop de percussão “Batuque de Cozinha”
Teatro – Estréia “A Formiguinha e a Neve” Auditório Fundart – Domingo 04
2º Festival do Clássico ao Pop 09, 10 e 11 de outubro
Aniversário de Ubatuba - 372 anos
Guia de Ubatuba terá segunda edição lançada em 2010
Aciu informa: Vagas de emprego
Guia de Ubatuba terá segunda edição lançada em 2010
Treinamento / palestra sobre manipulação e uso correto de produtos limpeza na lavanderia e cozinha

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

ENEM Adiado – Nota Oficial

Litoral Norte - O Ministério da Educação informa que as provas do Enem marcadas para este final de semana foram adiadas por motivos de segurança.
O Inep já possui uma segunda prova e deve anunciar a nova data nos próximos dias, depois de reorganizar a logística.
O Ministério da Educação já tomou providências junto ao Ministério da Justiça e a Polícia Federal no sentido de apurar eventuais responsabilidades criminais relativas ao vazamento.
Os estudantes inscritos serão comunicados oportunamente pelos meios habituais da confirmação da nova data e do local das provas.
Em razão do adiamento, o resultado final das provas, inicialmente previsto para o dia 8 de janeiro, deve atrasar em cerca de um mês.
O Ministério da Educação trabalha para minimizar os efeitos do atraso.
(Assessoria de Imprensa Inep/MEC)
 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

1º Seminário de Engenharia e Arquitetura Sustentável do Litoral Norte começa nesta quinta-feira em Caraguá

Caraguatatuba - A Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Caraguatatuba – AEAA promove de quinta a sábado, o 1º Seminário de Engenharia e Arquitetura Sustentável do Litoral Norte, em parceria com o CREA-SP (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de São Paulo) e apoio do Centro Universitário Módulo. São esperados 200 profissionais, técnicos e estudantes de engenharia e arquitetura da região.
A abertura do Seminário será no Espaço Mandhala, na Av. Rio Branco, 623, Indaiá, a partir das 19h00 de quinta(1), com a presença do engenheiro José Tadeu da Silva, presidente do CREA - São Paulo. Ele fará palestra do Sistema CONFEA/CREA – A importância dos profissionais da área tecnológica para o Desenvolvimento com Sustentabilidade.
O objetivo do 1º Seminário de Engenharia e Arquitetura Sustentável é atualizar os profissionais das quatro cidades do Litoral Norte, referente à autorização, controle e fiscalização das novas tecnologias alternativas de tratamentos de esgoto, de água, de resíduos, fornecimento de energia e metodologia de construções sustentáveis. O evento também mostrará as novidades tecnológicas e convencionais ligadas à engenharia e arquitetura.
Na sexta-feira(2) e no sábado(3), as palestras acontecem no Auditório do Centro Universitário Módulo, na Av. Frei Pacífico Wagner, 653, com inscrições gratuitas que já estão sendo feitas no www.modulo.edu.br, pelo telefone (12) 3882.4663 ou aeaa-c@uol.com.br.
Na manhã de sexta, haverá palestra com o engenheiro Plínio Thomaz do CREA-SP sobre “Reuso da água de chuva” e com o técnico sanitarista da Sabesp, Dirceu Pigatto, sobre “Saneamento Básico – Soluções Alternativas”.
No período da noite, estão na pauta mais três palestras: “Ecovilas e construções sustentáveis”, pelo arquiteto Marcelo Bueno do IPEMA-SP (Instituto de Permacultura da Mata Atlântica); “Energias Renováveis – Novas tecnologias”, com o administrador e técnico da Petrobras, Fabio de Andrade, do CONPET - Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural, vinculado ao Ministério das Minas e Energia; e, “A formação dos profissionais da Área Tecnológica e o futuro da região”, com o pró-reitor do Centro Universitário Módulo/Unicsul, o arquiteto Maurício Ribeiro da Silva.
No sábado (2), o arquiteto Paulo André Cunha Ribeiro, vice-presidente Comitê Bacias Hidrográficas do Litoral Norte, faz uma apresentação das grandes obras em andamento na região e media a mesa-redonda “A Importância dos profissionais de engenharia e arquitetura para o desenvolvimento sustentável frente as grandes obras de intervenção na região do Litoral Norte”. O evento é encerrado com um coquetel de confraternização
(Divulgação)

Após luta, Vilma consegue SAMU para Caraguá

Caraguatatuba - Em nove meses de mandato, a vereadora Vilma Teixeira de Oliveira Santos (PSDB) já está mostrando a que veio com a realização de alguns de seus projetos.
Sempre levantando a bandeira da saúde, área que conhece bem, sendo formada em técnica de enfermagem, Vilma, após algumas reuniões, conseguiu um convenio com o governo do Estado de São Paulo, para que seja instalado em Caraguatatuba o Projeto SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.
Em fevereiro deste ano, a parlamentar solicitou por meio de requerimento, um profissional da saúde dentro de cada ambulância. "Trabalhando dessa forma, poderemos salvar vidas em questões de minuto", comentou na época a vereadora.
O Projeto SAMU consistirá em uma rede integralizada no Litoral Norte. "Se o paciente, vítima de um trauma grave não tiver sua especialidade na área da ocorrência, ele poderá ir para a referência mais próxima, aumentando a chance de sobrevivência", falou Vilma, informando que o PS do Porto Novo será o local que terá instalado um UPA (Unidade de Pronto Atendimento).
Os munícipes de Caraguá contarão com quatro unidades de suporte básico, com ambulância, motorista e auxiliar técnico de enfermagem treinado em emergências médicas. Vilma ainda lembra que o UPA dará suporte à Casa de Saúde Stella Maris.
De acordo com a parlamentar, as UBSs do Porto Novo, Tinga, Centro e Massaguaçu terão uma ambulância de plantão. "São lugares estratégicos. Dependendo de onde tiver uma ocorrência, o veículo mais próximo sai para prestar atendimento, e com certeza, um atendimento de qualidade. Me preocupo, pois a cada dia a população cresce, precisamos cuidar dos nossos moradores. Fui eleita para trabalhar do norte ao sul de Caraguá. Por isso, toda a cidade pode contar comigo", diz.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Gobetti incentiva a prática de esportes na orla marítima

Caraguatatuba - Não é segredo que Wilson Agnaldo Gobetti (PDT) apóia o esporte em Caraguatatuba. Diversas proposituras já foram elaboradas por ele nos mais de oito anos que trabalha como vereador na cidade.
Considerando que Caraguá é uma Estância Balneária com paisagens, belas praias e ampla orla marítima, o parlamentar, por meio de requerimento, requer ao Executivo informações sobre a implantação de aparelhos para prática de esportes na orla marítima.
"Caraguatatuba é uma cidade que recebe turistas de todas as regiões do Brasil. A cidade conta com muitos veranistas e tem também um enorme número de jovens, que com certeza, ficariam satisfeitos se a idéia for aceita", comentou Gobetti, que já foi por duas vezes presidente da Câmara.
Segundo o vereador, é de grande importância oferecer a população e aos visitantes do município, uma forma de entretenimento e lazer. "A implantação de aparelhos fixos para fazer as atividades individuais, distribuídos por toda a orla será sem dúvida nenhuma uma forma adequada para atrair pessoas", diz.
Na sua propositura, já protocolada no Legislativo, Gobetti questiona as autoridades do Executivo quanto à possibilidade e quando poderá ser implantado. "Caso não seja viável, gostaria de saber o motivo por isso. Creio que a cidade ganharia muito com isso", argumentou o parlamentar.
Gobetti, que é um praticante de atividades esportivas, explicou porque apóia tanto os esportistas. "Esporte é saúde, é disciplina. Ao invés de ter crianças nas ruas, fazendo coisas erradas, precisamos incentivar para que elas procurem jogar bola, vôlei, basquete, lutar judô, caratê, qualquer coisa, mas se ocupar com coisas que farão o bem", finalizou.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Pacientes do CAPS visitam prédio do Legislativo

Caraguatatuba - Um grupo de pacientes do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de Caraguatatuba esteve na tarde desta terça-feira na Câmara Municipal da cidade, onde conheceram o trabalho feito na casa.
Os visitantes foram recebidos pelo presidente do Legislativo, Omar Kazon, e tiveram a oportunidade de percorrer todo o prédio, tomando conhecimento e esclarecendo dúvidas de como funciona cada setor.
Durante o encontro, o Omar Kazon ressaltou a importância da participação dos munícipes no trabalho feito pelos vereadores e convidou a todos a acompanhar as sessões ordinárias, que acontecem todas as terças.
Os pacientes vieram acompanhados pela fisioterapeuta Janaina Andréia da Silva e pelo auxiliar de enfermagem Tiago Jakob. A visita faz parte do projeto Oficina Cultural, que tem como objetivo inserir novamente essas pessoas na sociedade após o transtorno, com trabalho não só psicológico, mas também físico.
O CAPS presta ajuda a pacientes com transtorno mental severo e persistente e é um programa do Governo Federal, que como intuito oferecer atendimento à população, com acompanhamento diário.
Em Caraguatatuba, o CAPS atende aproximadamente 200 pacientes. O prédio fica na Avenida Minas Gerais, número 1391, bairro do Indaiá.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)
 

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Frepap se reúne com Deputado Capez

Ilhabela - O Deputado Estadual Fernando Capez (PSDB) recebeu os vereadores da Frente Parlamentar Paulista do Litoral Norte (Frepap-LN) em seu gabinete na Assembléia Legislativa, no último dia 28 de setembro.
Estiveram presentes no encontro o presidente da Frepap, o Vereador e Presidente da Câmara de Ilhabela, Valdir Veríssimo (PPS), e os vereadores Neto Bota (PSDB), diretor regional de Caraguatatuba; Marcelo Santos (PPS), diretor regional de Ilhabela, e Rogério Frediani (PSDB), de Ubatuba.
Além de apresentar os objetivos da Frepap, o principal assunto discutido na reunião foi a reivindicação de um Hospital Regional. A ampliação do Porto em São Sebastião e a possível implantação de praças de pedágios nas rodovias da região também constaram na pauta.
Em relação ao Hospital Regional, o deputado se prontificou a enviar todas as informações sobre a demanda na área da saúde das quatro cidades da região para que a Secretaria da Saúde do Estado inicie os estudos para a implantação do hospital.(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Vereador Keko homenageia Polícia Civil, Delegacias Seccional e de Investigações

Ilhabela - O vereador Jadiel Vieira (Keko-PTB) entregou, na última sessão (23/09), a Moção de Louvor à Polícia Civil de Ilhabela, à Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e à Delegacia Seccional.
Foram homenageados a Delegada Joseli Campos, o Delegado Assistente Jairo Garcia, a Chefe de Investigação da Polícia Civil Carla Toledo, o Delegado Seccional Múcio Alvarenga e o Delegado Chefe da DIG Vanderlei Pagliarini.
Na justificativa, Keko aponta o desempenho dos profissionais que dia 25 de agosto elaboraram uma operação e conseguiram esclarecer os crimes acontecidos na região sul da cidade, onde cinco bandidos encapuzados assaltaram três mercados.(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Pastor João Bosco recebe Moção de Aplausos e Louvor

Ilhabela - O pastor evangélico João Bosco de Almeida recebeu uma Moção de Aplausos e Louvor, na última sessão ordinária (23/9).
O Pastor João Bosco, como é conhecido pela região, faz parte do Evangelho há 16 anos e há 13 exerce seu chamado eclesiástico no município. João Bosco ainda é fundador e vice-presidente do Ministério “Celebrai”, com uma congregação no bairro Topolândia, em São Sebastião, e uma sede na divisa com Caraguatatuba, e, em Ilhabela, no bairro da Água Branca, que tem como congregados 600 membros.
A moção é de autoria do Vereador Jadiel Vieira (Keko-PTB) e tem como objetivo expressar a gratidão aos trabalhos que João Bosco desempenha entre a população.
A homenagem contou com a presença do vereador de São Sebastião, Mauricio Bardusco Silva (PPS).(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Mês de outubro será recheado de atrações culturais em Ilhabela

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, e a Fundação de Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci) prepararam uma série de atrações culturais para o mês de outubro. A começar pelo próximo sábado (3/10), às 21h, na Igreja Matriz, na Vila, que será palco do 3º Festival “Ilhabela em Canto” – Encontro de Canto Coral. O evento terá como tema “meio ambiente” e reunirá coralistas do município e convidados das cidades de São Sebastião (SP), Bertioga (SP), Poços de Caldas (MG), São José dos Campos (SP) e Alumínio (SP).
O destaque ficará com a música “Amor à Natureza”, de Paulinho da Viola, que será cantada num grande coro com todos os participantes. Participam do evento: Coral Infantil Municipal Pichochó (Ilhabela), Grupo Vocal “Vento Leste” (São Sebastião - SP), Coral Allegro (Bertioga - SP), Coral “Nó na Goela” (Poços de Caldas – MG), Coral da Faculdade de Odontologia da Unesp (São José dos Campos - SP), Coral Masculino CBA (Alumínio – SP), Coral Municipal Celina Pelizzari (Ilhabela).

Próximos eventos
No domingo (4/10) será realizado o projeto “Dança de Rua é Arte”, que reunirá 11 professores com atividades de ginástica, dança, basquete de rua e recreação, às 10h, no Ginásio Municipal. Dia 16 de outubro será a data limite para inscrições do workshop de teatro da Assaoc, na Secretaria de Cultura (Vila). Também no dia 16 será realizada a “Viagem Literária”, com a escritora Márcia Tiburi, às 14h, na Câmara.
Já no dia 17 de outubro, às 20h, o Circuito Cultural Paulista traz a Ilhabela, no Espaço Pés no Chão, localizado na rua Macapá, na Barra Velha, a apresentação do “Ballet Stagium”.
O workshop de teatro da Assaoc será realizado nos dia 18 e 25 de outubro, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 18h30, no Galpão das Artes (Cocaia). Fechando a programação cultural, no dia 28 de outubro, às 19h30, na sede do Parque Estadual, será realizada a Mostra de Animação. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura de Ilhabela apresenta dados financeiros do segundo quadrimestre de 2009

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela apresentou o balanço do segundo quadrimestre de 2009 em Audiência Pública, na última terça-feira (29/9), na Câmara Municipal, com objetivo de demonstrar para a população onde foi aplicado o dinheiro público em cumprimento à lei de responsabilidade fiscal que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, mediante ações em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, destacando-se o planejamento, o controle, a transparência e a responsabilização como ideias básicas.
De acordo com o secretário de Finanças, Maurício Calil, o orçamento do Executivo previsto para este ano foi fechado em pouco mais de R$ 75 milhões. Até o último quadrimestre foi arrecadado cerca de R$ 48 milhões com receitas tributária (IPTU, ISS, ITBI e taxas), de contribuição (funcionários), patrimonial (empregadores) e de serviços, além de transferências, receitas correntes e dos royalties que somaram R$ 8 milhões no orçamento até agosto, cerca de 40% a menos que em 2008.
Com os repasses de R$ 48 milhões, vindos das receitas, a Prefeitura liquidou R$ 43 milhões em despesas, o que gerou um superávit orçamentário de 10,72%, ou seja, R$ 5 milhões.
Até o segundo quadrimestre a Prefeitura investiu mais de R$ 20 milhões em Saúde (35,32%) e Educação (39,86%) calculados sobre R$ 26 milhões, resultante de cobranças de impostos.
Para Calil, a população tem que estar informada do que acontece nos poderes públicos. “Essas ações, demonstram a transparência que a administração tem com o dinheiro público, em consonância com a lei de responsabilidade fiscal”, ressalta.
O próximo passo será colocar os dados disponíveis no site da Prefeitura, pelo endereço www.ilhabela.sp.gov.br (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Toninho Colucci entrega Orçamento 2010 na Câmara de Ilhabela

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), entregou o Projeto de Lei que estima o orçamento para o ano de 2010 na última quarta-feira (30/9), na Câmara Municipal, acompanhado do secretário de Finanças, Maurício Kalil e do assessor de Gabinete, Beto Campos.
O projeto estima a receita em R$ 99,2 milhões, sendo que deste valor, R$ 2,5 milhões será destinado à Câmara, R$ 6,6 milhões ao Instituto de Previdência Social dos Servidores e R$ 1 milhão para a Fundação de Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci).
O orçamento foi elaborado pelos servidores municipais, com base nas prioridades apontadas pela população durante as audiências públicas da Lei de Diretrizes Orçamentárias. O Plano Plurianual do município para o quadriênio 2010/2013 também foi protocolado e entregue às mãos do presidente do Legislativo, vereador Valdir Veríssimo (PPS). O documento destaca os investimentos propostos para todas as áreas da municipalidade, com ênfase na saúde, educação, segurança, turismo, esporte, cultura e assistência social. “A continuidade de pavimentação das ruas e serviços de infraestrutura também serão contemplados, sempre no intuito de cumprir nosso plano de governo e dar qualidade de vida à nossa população”, conclui o prefeito. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura de Ilhabela apresenta dados financeiros do segundo quadrimestre de 2009

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela apresentou o balanço do segundo quadrimestre de 2009 em Audiência Pública, na última terça-feira (29/9), na Câmara Municipal, com objetivo de demonstrar para a população onde foi aplicado o dinheiro público em cumprimento à lei de responsabilidade fiscal que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, mediante ações em que se previnam riscos e corrijam desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, destacando-se o planejamento, o controle, a transparência e a responsabilização como ideias básicas.
De acordo com o secretário de Finanças, Maurício Calil, o orçamento do Executivo previsto para este ano foi fechado em pouco mais de R$ 75 milhões. Até o último quadrimestre foi arrecadado cerca de R$ 48 milhões com receitas tributária (IPTU, ISS, ITBI e taxas), de contribuição (funcionários), patrimonial (empregadores) e de serviços, além de transferências, receitas correntes e dos royalties que somaram R$ 8 milhões no orçamento até agosto, cerca de 40% a menos que em 2008.
Com os repasses de R$ 48 milhões, vindos das receitas, a Prefeitura liquidou R$ 43 milhões em despesas, o que gerou um superávit orçamentário de 10,72%, ou seja, R$ 5 milhões.
Até o segundo quadrimestre a Prefeitura investiu mais de R$ 20 milhões em Saúde (35,32%) e Educação (39,86%) calculados sobre R$ 26 milhões, resultante de cobranças de impostos.
Para Calil, a população tem que estar informada do que acontece nos poderes públicos. “Essas ações, demonstram a transparência que a administração tem com o dinheiro público, em consonância com a lei de responsabilidade fiscal”, ressalta.
O próximo passo será colocar os dados disponíveis no site da Prefeitura, pelo endereço www.ilhabela.sp.gov.br (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Danças e atividades lúdicas movimentam a Melhor Idade na Semana Internacional do Idoso em Ilhabela

Ilhabela - Alegria, descontração e muita energia traduzem as atividades realizadas na Semana Internacional do Idoso, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade e Prefeitura de Ilhabela. Na última quarta-feira (30/9), a Melhor Idade foi submetida a uma série de brincadeiras, atividades lúdicas e aulas de dança, com a equipe de professores da Secretaria de Esportes e o professor convidado da Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela) Kleber Moreira.
A programação prossegue até o dia 3 de outubro. A Semana Internacional do Idoso é uma realização do Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela em parceria com a Prefeitura, por meio das secretarias de Esportes, Saúde, Educação, Cultura, Assistência Social, Meio Ambiente e Divisão de Trânsito.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Dia do idoso é comemorado em Ilhabela com visita ao Parque das Cachoeiras e muita animação

Ilhabela - No Dia do Idoso, comemorado nesta quinta-feira (1/10), a Prefeitura de Ilhabela programou atividades especiais para essa parcela da população que chegou à melhor idade. No período da manhã uma caravana com mais de 60 pessoas foi recebida pelo secretário de Meio Ambiente, Harry Finger, e equipe da secretaria no Parque das Cachoeiras, no bairro Água Branca.
No local o grupo também aproveitou para conhecer a antiga usina hidrelétrica, o viveiro e passear pela trilha, proporcionando um contato direto com a natureza. As atividades com os vovôs e vovós foram iniciadas na última segunda-feira (28/9) com o tema “Cidadania Ativa” e estão proporcionando momentos únicos de lazer para os idosos que já pediram bis. A ideia é organizar um calendário de atividades que contemple a terceira idade durante o ano inteiro.
Os idosos ainda conferiram uma apresentação sobre a Mata Atlântica, participaram de atividades recreativas e saborearam um lanche natural com frutas e sucos.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Atletismo de Ilhabela conquista 3º lugar na “Corpore Campos do Jordão Corrida e Bike na Montanha”

Ilhabela - A equipe Terral/Doox/Ilhabela conquistou, no último sábado (26/9), a terceira colocação na 7ª Corpore Campos do Jordão Corrida e Bike na Montanha, comprovando seu excelente desempenho na prova. A competição foi realizada em Campos do Jordão e trata-se de uma prova de revezamento que mescla mais de 100km de corrida e cerca de 40km de bike, disputados em equipes de 5 corredores, 1 ciclista e 2 reservas opcionais.
Ilhabela já é bi-campeã da prova, com os títulos de campeão em 2006 e 2008, acumulando ainda um vice-campeonato em 2007. A equipe, comandada pelo técnico e atleta Wilson Gomes de Jesus, conquistou nesta edição a terceiro lugar com os atletas: Luzia Aluiro, Deissomar Ferreira Santos, Wilson Gomes de Jesus, Juliano Vicente da Silva, Erick Cardoso Silva, Odilon de Jesus Leandro, Adailton dos Santos e Guilherme Augusto Molinari.
Além da prova de revezamento, paralelamente ao evento foi realizado o Desafio Topo Itapeva, que contou com a participação dos atletas ilhabelenses José Geraldo Rodrigues (33º colocado na geral), Jones Vieira (7º colocado na classificação geral) e o grande destaque da competição, Evaldo de Jesus Souza, que terminou a prova em 1º lugar na categoria até 39 anos - Masculino e 2º lugar na classificação geral.
A equipe Terral/Doox/Ilhabela contou com o apoio da Terral Maresias, Doox, Prefeitura de Ilhabela (Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação), Academia de Atletismo Ilhabela e Corpore.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Pousada Bem Viver - Momentos Felizes

Câmara de São Sebastião aprova pagamento de meia entrada para idosos em eventos

São Sebastião -A Câmara de São Sebastião aprovou o Projeto de lei 56/09, de autoria do vereador Paulo Henrique (PDT), o PH, que garante ao idoso o pagamento de meia entrada nos locais onde se realizam eventos esportivos, culturais e de lazer, o que inclui cinemas, teatros, casas de espetáculos, de música, dança, ou circo, praças de esporte, estádios, parques e feira no município.
Para efeito desta lei, serão consideradas idosas as pessoas com mais de 60 anos. Os estabelecimentos que não cobram ingresso na entrada, mas cobram “couvert artístico” também ficarão obrigados a reduzir o valor em 50% para os idosos.
Os responsáveis pelos eventos deverão colocar cartazes ou placas nas bilheterias, em locais de boa visibilidade, contendo a informação sobre o desconto aos idosos.
Também consta no projeto que o não cumprimento desta lei acarretará advertência, multa de R$ 2 mil, suspensão por 30 dias e até cassação do alvará.
Pais e Mestres – A Câmara de São Sebastião também aprovou o Projeto de Lei 65 /09, que declara de Utilidade Pública as Associações de Pais e Mestres-APMs de 18escolas municipais.
As entidades deverão apresentar até 30 dias após o término do convênio, ao órgão competente da Prefeitura Municipal de São Sebastião, um relatório circunstanciado dos serviços prestados à coletividade no ano precedente.
Consta no projeto que cessarão os efeitos de declaração de Utilidade Pública caso as Associações deixem de apresentar relatório de prestação de contas por 3 anos consecutivos, substitua os fins estatutários ou negue-se a prestar os serviços nestes compreendidos ou altere a sua denominação e dentro de 90 dias contados da averbação no registro público, não comunique a ocorrência ao departamento competente da Prefeitura Municipal de São Sebastião.
As escolas municipais declaradas de utilidade pública são:

- Educação Infantil “Mundo Encantado”;
- Educação Infantil e Creche “Diva Bernardino”;
- Escola Municipal “Maria Alice Rangel”;
- Escola Municipal da Enseada;
- Escola Municipal de Educação Infantil “Maria Leonarda da Costa”;
- Escola Municipal de Educação Infantil “Pônei Azul”;
- Escola Municipal Professor Walfrido Maciel Monteiro”;
- Escola Municipal de Educação Infantil “Pingo de Gente”;
- Escola Municipal de Educação Infantil “Chapeuzinho Vermelho”;
- Escola Municipal Professor Doutor José Machado Rosa”;
- Escola de Educação Infantil Emília Pinder – “Peteleco”;
- Escola Municipal Professora Verena de Oliveira Doria”;
- Escola Municipal de Educação Infantil “Adriana Vasques Fernandes”;
- Escola Municipal de Educação Infantil “Meire Vasques dos Santos”;
- Escola Municipal de Educação Infantil “Bolinha de Sabão”;
- Escola Municipal de Educação Infantil “Professor João Gabriel de Sant’ana”;
- Escola Municipal de Educação Infantil “Alegria das Crianças”, e
- Escola Municipal de Educação Infantil “Cavalinho de Pau”.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Câmara de São Sebastião cria o Dia Municipal de Preservação da Praia Brava de Boiçucanga

São Sebastião -A Câmara de São Sebastião aprovou o Projeto de Lei 45/09, de autoria do vereador Marcos Jorge (PV), que institui no calendário oficial do município o Dia de Preservação da Praia Brava de Boiçucanga, localizada na costa sul.
De acordo com a proposta, o Dia Municipal de Preservação da Praia Brava de Boiçucanga será comemorado no dia 25 de abril de cada ano, mas de acordo com o calendário a data poderá ser antecipada ou adiantada.
O projeto autoriza a Secretária Municipal do Meio Ambiente, no dia acima mencionado, realizar eventos e palestras com o intuito de conscientizar a população sobre a preservação da referida Praia.
A Praia Brava de Boiçucanga fica a 29 km do centro de São Sebastião, possui mar agitado e areia clara, e o acesso se dá por trilha ou de barco. Fica entre as praias de Boiçucanga e Maresias e é mais freqüentada por praticantes de ecoturismo e surfistas.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Ampliação do porto de São Sebastião será norteada por plano ambiental estratégico

São Sebastião -O técnico da secretaria estadual de Meio Ambiente, Casemiro Tércio Carvalho, apresentou nesta quinta-feira (01/10) um projeto de avaliação ambiental estratégica que está sendo desenvolvido por sua pasta, em conjunto com as secretarias de estado de Desenvolvimento e de Planejamento, que tem como alvo o potencial de investimento econômico de todo o litoral paulista. A apresentação aconteceu na reunião do CAP – Conselho da Autoridade Portuária, no escritório da Companhia Docas de São Sebastião e foi ainda mais direcionada para o plano de ampliação do porto sebastianense. O prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, que também é membro do CAP, participou da reunião e comentou que a exposição vai ao encontro da tese que defende em conjunto com a CDSS de que a expansão portuária deve vir acompanhada de soluções para todos os impactos positivos e negativos do empreendimento, como são os casos dos impactos ambientais e de vizinhança.
O estudo apresentado pelo técnico estadual projeta um crescimento demográfico da ordem de 25% no Litoral Norte até o ano de 2020 em função dos vários empreendimentos previstos para a região, que incluem não só a ampliação do Porto de São Sebastião, como também a instalação da Base de Gás em Caraguatatuba e de todos os outros investimentos que virão futuramente com a exploração de petróleo na região do pré-sal, que fica muito próxima ao LN.
“Essa previsão de crescimento da população não nos assusta, porque ela não está fugindo muito da nossa média de aumento da população nas últimas duas décadas. O que temos que ficar atentos é quanto a contra partida do Estado e também da União para com a necessária infra-estrutura para que os municípios possam ordenadamente absorver esse contingente maior de pessoas, principalmente no que se refere a prestação de serviços essenciais como moradia popular, saneamento básico, educação e saúde”, comentou o prefeito Ernane.
Ainda nessa linha de pensamento, o prefeito sebastianense voltou a defender a luta que trava, também como presidente da ABRAMT (Associação Brasileira de Municípios com Terminais Marítimos e Fluviais de Petróleo e Gás Natural) contra a evasão de divisas oriundas dos royalties do setor. Segundo ele, no que se refere ao pré-sal, não se pode permitir que a União queira dividir o bolo da tributação com todos os municípios brasileiros retirando da fatia tributária dos municípios da entidade. “O discurso bonito de repartir igualitariamente os recursos dos royalties não nos agrada porque é na nossa região que estão os problemas decorrentes da indústria petrolífera. Somos nós que arcamos com os riscos ambientais; somos nós também que temos que nos virar com mais hospitais, escolas, creches e resolver os problemas de invasão de áreas protegidas”, exemplificou o chefe do Executivo.
Ernane aproveitou o encontro também para alertar que São Sebastião não está sendo devidamente remunerada com a maior fatia do setor que engloba o chamado valor agregado do petróleo. Segundo ele, “a nossa fatia é muito pequena, pois, 95% dessa tributação fica para os municípios com refinarias enquanto o impacto aqui é muito maior. Além do mais, a refinaria não existiria sem nós. É como no caso de uma padaria, se não tiver o depósito da farinha não sai o pãozinho lá na frente, no balcão. Uma distribuição mais justa não oneraria em nada a Petrobras”.

Objetivos do estudo
O planejamento ambiental estratégico do litoral paulista apresentado pelo técnico estadual tem, entre outros, os seguintes objetivos: identificação das áreas para os investimentos; produção da avaliação ambiental estratégica; análise da viabilidade econômica e ambiental; e articulação das ações comuns entre os poderes públicos para incentivar os setores de petróleo, construção naval e portuário.
Segundo a apresentação o litoral paulista tem potencial, até em função das descobertas do pré-sal, para receber um estaleiro de grande porte e dois de pequeno porte; três bases de apoio marítimo, e três aeroportos/heliportos. Tércio Carvalho detalhou as várias etapas para obtenção do licenciamento ambiental dos empreendimentos e pregou a necessidade de que o processo seja o mais transparente possível.
O presidente da Companhia Docas de São Sebastião, Frederrico Bussinger, classificou a reunião como “histórica”. Segundo ele, “estamos diante de um instrumento moderno, muito pouco utilizado no país. Não conheço outra avaliação tão plural quanto esta. O Litoral Norte está sendo pioneiro e podemos ser o berço de um planejamento inovador no Brasil”. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura e DER iniciam instalação de lombadas na Avenida Dario Leite Carrijo na Costa Norte

São Sebastião -A Prefeitura de São Sebastião, através da Administração Regional da Costa Norte, iniciou nesta quinta-feira (01/10) a implantação de lombadas ao longo da Avenida Dario Leite Carrijo, que corta os bairros da Enseada, Canto do Mar e Jaraguá. Ao todo, serão instalados nove redutores de velocidade no trecho entre o início da avenida e a “escolinha”, no Jaraguá.
O trabalho foi iniciado com funcionários que prestam serviço para a prefeitura e também servidores do DER – Departamento de Estrada de Rodagem, já que a via se trata de uma estrada vicinal. Além de braçais, a administração municipal mobilizou para o local máquinas e caminhões.
A instalação de lombadas atende aos apelos de moradores dos três bairros da Costa Norte. É que após o recapeamento da avenida, motoristas imprudentes com freqüência excediam o limite de velocidade na via, colocando em risco a segurança dos inúmeros moradores que circulam ao longo da vicinal a pé ou de bicicleta. A avenida é também muito utilizada por estudantes da rede de ensino.
A queixa dos moradores, recentemente, foi alvo de muitas manifestações na Câmara Municipal. Vereadores se posicionaram ao lado de munícipes que defendiam medidas mais drásticas para forçar o DER a instalar as lombadas na via, antes que fossem registrados atropelamentos com vítimas fatais. Diante das manifestações, a prefeitura sensibilizou o órgão estadual para a instalação dos redutores de velocidade o mais rapidamente possível, aproveitando material que já estava disponível para o município, no depósito do DER em Taubaté.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura realiza poda de coqueiros

São Sebastião -Durante esta quinta-feira, dia 01 de outubro, funcionários da Ecopav, empresa responsável pela coleta do lixo na cidade, fizeram a poda dos coqueiros à frente do Paço Municipal.
O trabalho está sendo feito em virtude da possibilidade dos frutos, ao caírem, provocarem algum acidente atingindo pessoas e veículos.
De acordo com o presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, a CIPA, Célio Silveira, foi enviado à prefeitura um ofício solicitando a retirada dos cocos, devido ao início da época de fortes ventos. “A administração está de parabéns, pois tivemos praticamente um pronto atendimento. Fizemos o pedido e logo vimos a equipe em atividade”, elogiou Célio.
Segundo o técnico de segurança do trabalho da Ecopav, Willian de Oliveira, o trabalho continua em outras partes do Centro Histórico, tais como a Rua da Praia e a frente do Teatro Municipal.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Projeto “A Mata Atlântica é aqui” recebe visitas monitoradas e realiza roda de conversa ambiental

São Sebastião -No seu segundo dia de trabalhos, o projeto “A Mata Atlântica é aqui”, desenvolvido pela Fundação SOS Mata Atlântica, em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Meio Ambiente, recebeu a visita monitorada de duas escolas municipais, além de, no período da tarde, ter realizado uma roda de conversa, abordando o assunto sobre a ampliação do Porto.
As escolas municipais visitantes, neste dia 1 de outubro, foram a Walfrido Manoel Monteiro, do bairro Morro do Abrigo e a Maria José da Penha Frúgoli, da Enseada. Os alunos dessas escolas foram divididos em turmas, que assistiram a um filme ecológico, depois tiveram uma palestra, com uma maquete, explicando sobre as conseqüências do desmatamento e, por fim, um jogo de cidadania, onde as peças do tabuleiro eram os próprios alunos.
De acordo com o educador ambiental da Fundação SOS Mata Atlântica, Lemuel Santos, as escolas trazem o público que melhor recebem as informações, mesmo sendo uma iniciativa aberta a todas as idades. “É muito importante as pessoas se informarem, principalmente os jovens que estão em formação, pois a absorção é muito maior, fora que aqui, neste evento, o aprendizado é dinâmico, além de didático, pois eles aprendem na prática, usando exemplos da nossa realidade ambiental”, conta.
Para a inspetora de alunos, Estela Cristina da Silva, é importante essa iniciativa, principalmente quando se trata de meio ambiente e a Mata Atlântica, que já está pedindo socorro não é de hoje. “Por mais que a pessoa diga que sabe de com o prevenir, sempre falta alguma informação, e com este tipo de vento aprendemos cada vez mais”, afirma.
Segundo o aluno de ensino fundamental, Daniel Ribeiro da Silva, 12 anos, este é um evento muito bom e importante para a sociedade, principalmente porque ensinam como se preservar a Mata Atlântica, além de informar sobre toda sua importância para a população. “Eles ensinam divertindo, o que ajuda ainda mais no aprendizado”, comenta.
A chefe de divisão de Educação Ambiental, Christiane Cruz Silva de Moraes, conta que as crianças vivenciam, na prática, toda essa questão de preservação ambiental. “Pretendemos plantar uma sementinha em cada criança, para que germinem, e no futuro possam ter boas práticas ambientais”, enfatiza.
De acordo com a bióloga, Cíntia Castro de Freitas, da Divisão de Agricultura e Abastecimento, a idéia de viabilização deste projeto no município partiu de uma visita que a bióloga fez no evento “Viva Mata”, no mês de maio, em São Paulo. “Percebemos a importância de realizarmos um evento como este aqui, e com o apoio da prefeitura e a boa vontade de trazer o projeto, por parte do diretor de viabilização da Fundação SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani, conseguimos, e hoje estamos recebendo visitas monitoradas, além de palestras com profissionais da área”, comenta.
Após as visitas das escolas, teve início a roda de conversa, sob o tema “ampliação do porto de São Sebastião”, com apontamentos de pontos positivos e negativos. Esta roda contou com a participação de pessoas, envolvidas com o meio ambiente, das cidades de Caraguatatuba, Ilhabela, além da cidade de São Sebastião. Vários pontos de vista foram colocados em discussão. Havia quem fosse radicalmente contra, outros a favor e ainda tinha quem estava para ouvir e concluir depois. Para este projeto, que tem como principal parceira em São Sebastião, a prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, toda discussão em prol do desenvolvimento da cidade é bem vindo, principalmente quando há assuntos abordando as questões ambientais e sua preservação.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Glorifica Litoral: abertas as inscrições para seleção das bandas locais

São Sebastião -As inscrições para as bandas locais que queiram participar do Glorifica Litoral a ser realizado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), na Rua da Praia de 16 a 25 de outubro com shows gospel e pregações bíblicas, já estão abertas.
As bandas interessadas precisam se inscrever até o próximo dia 5, pois dia 6 de outubro serão realizadas as audições para a seleção daquelas que se apresentarão durante o evento. Segundo informações dos organizadores, serão escolhidas 15 bandas locais, número este sujeito à alterações, além de um número ilimitado de cantores.
Voltado para o segmento que mais cresce no Brasil, o Glorifica Litoral é uma antiga reivindicação da comunidade evangélica e o cumprimento da promessa eleitoral do prefeito Ernane Primazzi que num primeiro momento trará cantores de renome no cenário gospel a exemplo de Alline Barros, Nívea Soares, Oficina G3, Cassiane e Trazendo a Arca.
Paralelo aos shows, o palco a ser armado na Praça de Eventos, no Centro Histórico da cidade, com aproveitamento da mesma estrutura do Arraia Caiçara, realizado em julho também pela Sectur, servirá às ministrações da Palavra com os pastores Jorge Linhares, Deivison Carvalho, Takayama, Carvalho Júnior, Nerildo Accioly, Mike Shea, Silmar Coelho, Márcio Silva e Marcos Feliciano, além do bispo Edson Cajueiro.
O público que for prestigiar o Glorifica Litoral ainda poderá desfrutar da praça de alimentação a ser composta por 60 barracas formadas por membros das igrejas evangélicas de São Sebastião.
Serviço: As inscrições das bandas devem ser feitas pelos telefones (12) 9151-1276 com o pastor Davison; 7811-0009 com o pastor Fábio ou pelo 8125-5161 com Paulo Vitor. A seleção será realizada no dia 6 de outubro, às 19h, no Teatro Municipal.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Festival de observação das aves de Ubatuba começa na sua casa

Ubatuba - A abertura do Festival se inicia neste sábado, dia 03 de outubro, com atividades logo pela manhã e na sua casa, via internet, com o lançamento ás 08 horas da “live bird cam” do Itamambuca Eco Resort. Assista no www.itamambuca.com.br
A “live cam” permite ao internauta observar a movimentação das aves atraídas pelas frutas colocadas no comedouro instalado no Eco Resort. Esta é a primeira câmera on-line a funcionar com este objetivo em todo estado de São Paulo e permitirá às pessoas em qualquer parte do mundo observar, via internet, as aves de Ubatuba.
O Itamambuca Eco Resort é um dos primeiros estabelecimentos a acreditar no potencial do turismo de observação em Ubatuba e desde 2005 vem oferecendo produtos e serviços a este importante segmento do turismo internacional.
A trilha suspensa e interpretada já é referencia internacional e o levantamento fotográfico das aves do local atingiu 202 espécies diferentes atraindo os mais importantes fotógrafos brasileiros que consideram o local como excelente, seja pela quantidade de espécies possíveis, seja pelo conforto das instalações, receptividade dos funcionários, ou tranqüilidade e segurança do local.
Na capital o Correios estará lançando a série de selos “Aves exuberantes” com fotos de Edson Endrigo que inclui uma ave de Ubatuba, a saíra-militar. (veja mini folha no anexo)
Às 10 horas haverá a inauguração do Ubatuba Birdwatching Centre – UBC- no Rancho do pica-pau no bairro da Casanga. O UBC prestará serviço de informações e orientações ao turista estrangeiro e deverá se transformar em ponto de encontro para troca de informações sobre as melhores oportunidades de observação de aves em nossa cidade.
Além disso, haverá uma biblioteca aberta para pesquisa escolar e espaço para a Educação Ambiental para toda a comunidade.
Às 16 horas acontece no Ubatuba Palace Hotel a solenidade oficial com a abertura da exposição de fotos organizada pelo Ubatuba Foto Clube e trabalhos com o tema aves de artistas, artesãos e alunos das escolas da cidade.
No domingo, às 19 horas no Anchieta Café (Rua Tamoios, 64 – próximo ao Aquário) acontece o abertura da exposição de parte das fotos do levantamento fotográfico feito por Dimitri Matoszko do Itamambuca Eco Resort que deverá compor a decoração do espaço durante todo o Festival..
Segunda-feira, dia 05, na Livraria Cultura do Shopping Villa Lobos em São Paulo teremos o lançamento e noite de autógrafos do livro “O Encanto das aves” com fotos de Ricardo Martins e textos de Carlos Rizzo.
Na próxima quarta-feira, dia 07, teremos a exposição das fotos premiadas no concurso do Avistar/ ItauBBA no calçadão da Rua Maria Alves e na Praça de Eventos da Av. Iperoig acontecerá a abertura da exposição itinerante “A Mata Atlântica é aqui” da SOS Mata Atlântica, conferira no anexo a programação completa. ( de 07 a 11 de outubro)
(Divulgação)

Prorrogadas as inscrições do Concurso Literário Ubatuba/2009

As inscrições para o Concurso Literário Ubatuba/2009 cujo encerramento estava marcado para dia 02 de outubro (sexta-feira) teve o prazo prorrogado para o dia 09 próximo, sexta-feira. O regulamento pode ser acessado pelo site www.fundart.com.br em editais. As inscrições deverão ser feitas na sede da Fundart, à Praça Nóbrega, 54 – centro, Ubatuba ou via postal.Podem participar do concurso pessoas residentes no Litoral Norte e Vale do Paraíba. Informações pelos telefones: (12) 3833-7000/7001.(Fonte: Fundart)

Fundart promove workshop de percussão “Batuque de Cozinha”

Ubatuba - Workshop oferecerá 30 vagas e as inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas até o próximo dia 2 de outubro. Ao invés dos tradicionais instrumentos, o workshop trabalhará com utensílios de cozinha.
A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (FUNDART) está com inscrições abertas para o workshop de percussão “Batuque de Cozinha”, que será ministrado por Vitor Menezes. Os interessados poderão se inscrever até o dia 2 de outubro, na Fundart, em horário comercial. As oficinas serão realizadas nos dias 3 e 4 de outubro, das 14 às 18 horas na própria Fundart e serão disponibilizadas 30 vagas.
No ato das inscrições, que são gratuitas, já serão solicitados os seguintes materiais para o workshop: uma frigideira, um ralador, três colheres de pau, uma lixeira grande (1000 litros), uma lixeira média (ou balde), um jogo de talheres (colheres, garfos e facas), um jogo de panelas, um pote de alumínio, oito garrafas de cerveja (ou outra de vidro), oito copos de vidro e quatro pratos.
Após a apresentação de como usar os utensílios disponíveis no lugar dos tradicionais tamborim, surdo, reco-reco, xilofone, flauta de pan, xequerê e outros, os participantes colocarão a mão na massa para batê-la dentro do ritmo. A proposta é ter um ambiente descontraído e divertido em que todos contribuirão com uma criação musical
espontânea, misturando vários ritmos sem uma receita determinada, temperando uma verdadeira salada sonora.

“Batuque na Cozinha”
Vitor Menezes é agente e produtor cultural, compositor e produtor de trilhas sonoras para vídeos, editor de áudio e vídeo, diretor e roteirista. No workshop de percussão “Batuque na Cozinha”, Vitor tem como proposta oferecer aos participantes um novo meio de desenvolvimento da música, substituindo instrumentos musicais por utensílios de cozinha. De acordo com Vitor, é uma proposta inovadora que busca levar para aqueles que já tenham conhecimento na área musical um novo meio de produzir e reproduzir a música, com criatividade rítmica. (Fonte: Fundart)

Teatro – Estréia “A Formiguinha e a Neve” Auditório Fundart – Domingo 04

Depois do êxito do espetáculo “A Flor da Roça”, o Grupo Abençoados por Cunhambebe” estréia no próximo domingo, dia 04, a peça infantil “A Formiguinha e a Neve”, no Auditório Fundart, às 17 horas. Ingresso a R$ 5,00.
O texto é de dominio público, com versão de João de Barro o famoso compositor Braguinha. Adaptação de Michele Mozena. Direção Heyttor Barsalini. No elenco: Alex Sander, Isabele Inglese, Igor Martins e Michele Mozena.(Fonte: Fundart)

2º Festival do Clássico ao Pop 09, 10 e 11 de outubro

Ubatuba - Com três dias de música, dança e muito mais, vem aí o 2º Festival do Clássico ao Pop, na Praça de Eventos da Avenida Iperoig.
No dia 09 sexta-feira teremos, a partir das 19h00: Banda Sinfônica “Lira Pe. Anchieta” , Banda Blackout, D’Jhaga, Sexteto Caiçara, Exóticos, Grupo Concertada, Gabriel Santos e Banda, Lênin Terra, Conduta Rasta, Inspiração Nativa.
Dia 10, sábado, a partir das 14h00: Anti Danos, Rock Nímio, Psycos Jam, Cirrose Hepática, Vulto, Q.I Abaixo de Zero, Alanis na Cadeia, Complexo B, Conexão BJ, Plano 4, Level 5.
Dia 11, domingo, a partir das 18h00: Dança do Ventre, Sapateado, Dança de Rua, Jazz, Ballet(Fonte: Fundart)

Aniversário de Ubatuba - 372 anos

Ubatuba - Ubatuba comemora no próximo 28 de outubro mais um aniversário, data cuja importância é composta por uma História de inúmeros fatos que construíram, não sem dificuldades, até aqui, nossa trajetória política e administrativa, com altos e baixos, sempre com uma economia ditada de fora para dentro pelos altos poderes nacionais constituídos, que se sucederam.
Há que se destacar as pessoas positivas e ilustres, construtoras responsáveis pelo desenvolvimento que Ubatuba experimenta, bem como o bom nome de que desfrutamos, sempre buscando alcançar êxitos ainda maiores. Lembrando que “Cidades são pessoas”, citando-se o filósofo grego, Sócrates, são 372 anos que comemoramos com orgulho.(Fonte: Fundart)

Guia de Ubatuba terá segunda edição lançada em 2010

Ubatuba - A partir de janeiro de 2010, os turistas e interessados em geral vão contar com mais uma importante ferramenta de pesquisa: o Guia de Ubatuba 2010, a segunda edição da publicação, que foi sucesso garantido em sua primeira tiragem. O primeiro guia foi distribuído em todo o Estado de São Paulo e teve suas vendas esgotadas, o que gerou ainda maior interesse em lançar uma segunda edição.
O Guia de Ubatuba possui mapeamento exclusivo de todas as praias do continente da cidade de Ubatuba, totalizando 92 praias. O leitor poderá conferi-las em detalhes no guia, com fotos e descrições das características de cada uma delas.
A cada ano, o guia aborda um tema, na edição anterior foi o surfe e nessa edição trará informações sobre a prática do mergulho, desde o início de sua história até sua chegada em Ubatuba. Além disso, o leitor encontrará toda a informação necessária para melhor usufruir sua visita a Ubatuba.
Se você é empresário e quer divulgar o seu estabelecimento, entre em contato com Everton, pelo telefone (12) 9741-5160. Mais informações no site www.ubatubabrasil.com.br. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Aciu informa: Vagas de emprego

Centro Náutico Timoneiro abriu uma vaga para trabalhar no restaurante/loja da empresa.
As exigências são:
Sexo feminino, ter entre 18 e 25 anos.
Conhecimento de informática
Conhecimento e experiência como garçonete.
As interessadas deverão entrar em contato com Gilberto Dias- 3842 1122.

CSR som e acessórios de veículos está admitindo instalador de som, insulfilm com experiência e que tenha noções de marcenaria.
Os interessados deverão entrar em contato com Clayton ou Teru.
Rua: Vasco da Gama, 170- Estufa II.

Prezado associado, se sua empresa também estiver admitindo, entre em contato conosco.
(12) 3834 1449
E-mail: imprensa@aciubatuba.com.br
Para se informar sobre as outras vagas disponíveis na Aciu acesse: www.aciubatuba.com.br (Fonte: ACIU)

Treinamento / palestra sobre manipulação e uso correto de produtos limpeza na lavanderia e cozinha

Ubatuba - Data: 21/10/2009
Horário: 09hs00 as 12hs00 e 14hs00 as 17hs00
Empresa: LIDER VALE
Público Alvo: Hotéis e Restaurantes de Ubatuba
Local: Recanto das Toninhas Hotel (Sala de Eventos Tupi Guarani)
Valor: R$ 10,00 por pessoa
Obs.: Treinamento com certificado e incluso coffee break manhã e tarde
Importante: Os interessados deverão fazer a inscrição antecipada por e-mail (arnaldo@toninhas.com.br  ou jailson@toninhas.com.br  ) enviando o nome completo e RG para impressão do certificado.
Em caso de dúvidas por favor entrar com Sr. Jailson fone 3242-1410 no ramal 733 das 09hs00 as 16hs00.(Fonte: ACIU)

Poesia Topo

Anuncie

Pergunta para o Bado

Olha lá fora,
repara bem,
cadê o restante dos passarinhos
que deviam estar
na festa que é renovada
em toda alvorada?

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

-

HUMOR



 


Nossos Comerciais: Fenix Sport Bar



Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Lua e Floresta em Castelhanos  © Bruno Rochar

Lua e Floresta em Castelhanos
© Bruno Rocha

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editora: Emiliane Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor