Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 08 de Outubro de 2009 - Nº 2152 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região
-

Caraguatatuba
Quebra de Protocolo predomina durante Sessão
São 14 os Requerimentos aprovados
Pauta tem apenas 2 Projetos Adiados
RENASCER é declarado de utilidade pública
Caraguá tem espetáculos de Teatro e Circo em comemoração ao Dia da Criança
Educação profissionalizante e de qualidade
Alunos das Escolas Estaduais visitam pólos culturais no Litoral Norte
Semana da Criança: Caraguá proporciona lazer e brincadeiras para população
Outubro é mês de comemoração na Saúde Bucal
Oficina Literária integra atividade da semana da criança
Município tem representantes na Conferência Nacional de Educação

Ilhabela
Atletas de Ilhabela sagram-se campeões da etapa do XTerra Regional Series Estrada Real em Ouro Preto
Campanha “Adote um amigo” resulta em adoção de 15 animais
Comissão Organizadora define temas para 1ª Conferência Municipal da Cultura em Ilhabela
Espetáculo de vela em Ilhabela: Sul-Americano da Classe Finn e etapa do circuito de monotipos
Futebol é o grande destaque no cenário esportivo em Ilhabela
Sábado é dia de “Outubro Rosa” para prevenir câncer de mama em Ilhabela
Vencedores do concurso de desenho em quadrinhos sobre posse responsável são premiados nesta sexta

São Sebastião
Nomes de praça e via pública são alterados para homenagear incentivadores do esporte
“PH nos bairros”
Calendário de eventos de São Sebastião pode passar a ter a Semana do Jovem Empreendedor
Projeto aprovado institui sistema de avaliação de aproveitamento escolar
Câmara de São Sebastião analisa criação de unidade móvel de oftamologia
Destinação final de pneus pode ser regulamentada por lei em São Sebastião
Lei pode incentivar doação ao Fundo Municipal para Criança e Adolescente
Lei poderá proibir venda e armazenamento de fogos de artifício em São Sebastião
Escolas Municipais de São Sebastião podem passar a celebrar a Semana da Família
Ciclista de São Sebastião conquista o ouro no Mato Grosso do Sul
Dia da Criança antecipado agita Centro Comunitário da Topolândia
Escola Municipal realiza palestra de psicomotricidade para educadores e auxiliares
São Sebastião recebe unidade móvel de alimentação do Sesi

Ubatuba
Operação especial irá combater poluição sonora em Ubatuba
IV Festival de Observação de Aves oferece diversas atividades em Ubatuba
Futsal feminino vence Olimpíada Colegial do Estado de São Paulo

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

Litoral Norte -
 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Quebra de Protocolo predomina durante Sessão

Caraguatatuba - A 32ª Sessão Ordinária semanal da Câmara Municipal de Caraguatatuba realizada nesta terça-feira – 6 de outubro, a partir das 19h30 no seu plenário Benedito Zacarias Arouca teve a quebra de Protocolo como fator predominante. Houve estouro de tempo, antecipação de votação e uso da Tribuna sem agendamento, tudo isso apenas no Expediente. A Sessão Ordinária semanal tem transmissão ao vivo por Rádio, TV a Cabo e Internet.
Como esta foi a primeira Sessão Ordinária do mês, aconteceu a Tribuna Livre Vereador Pérsio Brasil Arruda, que teve como palestrante a Deficiente Visual Maria Rosa Pelmasso Rodrigues, que falou sobre as Políticas Públicas para a categoria, na cidade e região. Maria Rosa é membro da Aponec (Associação dos Portadores de Necessidades Especiais de Caraguatatuba). O Estouro de Tempo ocorreu após o discurso de Maria Rosa, quando todos os Vereadores fizeram comentários sobre o problema.
No total foram 18 Projetos de Lei, sendo 17 de autoria dos Vereadores e apenas um do Executivo ou 17 propostas com discussão e votação única e somente um com votação em segundo turno e destes, 9 são de autoria do atual Presidente do Legislativo, Vereador Omar Kazon (PR), 2 de Cristian Alves de Godoi – Baduca Filho (PDT), 1 do Vereador Pedro Ivo (DEM), 1 do Vereador Lobinho (PSDB), 1 do Vereador Wilson Gobetti (PDT), 1 do Vereador Neto Bota (PSDB), além de 1 da Parlamentar Silmara Mattiazzo – Professora Silmara (DEM) e o último de Vilma do Posto (PSDB).
A antecipação de votação ocorreu devido a presença do Padre Alfredo Molina, de Mogi das Cruzes e da Comunidade do Asilo Pró + Vida, que aqui estiveram para acompanhar votação do projeto de autoria do Vereador Cristian Alves de Godoi – Baduca Filho (PDT), que autoriza o Executivo a doar terreno em área urbana. Esta doação tem destinação para a construção de uma nova unidade do Asilo Pró + Vida na cidade. O projeto foi votado durante o Expediente e aprovado por unanimidade.
No restante todas as propostas apresentadas foram votadas e aprovadas, com exceção ao Projeto de Lei do Vereador Omar Kazon (PR), que permite o parcelamento do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) – “Inter-Vivos” e do Vereador Agostinho Lobo de Oliveira – Lobinho (PSDB), que altera Lei Municipal que concede Licença de Funcionamento para Estabelecimentos Comerciais de Pequeno Porte. Estes Projetos foram adiados por 1 (uma) Sessão.
Para finalizar a quebra de Protocolo, a pedido do Presidente do Legislativo, Vereador Omar Kazon (PR) e com o consentimento dos Parlamentares presentes, a Professora aposentada e Diretora do CPP (Centro do Professorado Paulista), Antonia Ribeiro foi a Tribuna e dentre tantas notícias, agradeceu aos Vereadores e ao Prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB), pela doação do terreno para a construção de um Clube no Pontal Santa Marina, na zona sul da cidade.
Finalizando o Expediente, foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 3 Projetos de Lei. Foram aprovados 14 Requerimentos e lidas durante o intervalo 84 Indicações. Não houve aprovação de Moção durante o Expediente. Cerca de 50 pessoas assistiram a sessão.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

São 14 os Requerimentos aprovados

Caraguatatuba - Os Vereadores da Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovaram durante a última Sessão Ordinária semanal, transcorrida em 6 de outubro, durante o Expediente, 14 Requerimentos. Os assuntos tratadosequipamentos impossibilitaram uma melhor transmissão, que será reparada quando da próxima Sessão Ordinária, marcada para 13 de outubro.
No total foram 6 Requerimentos do Vereador Neto Bota (PSDB), 4 da Professora Silmara (DEM), 2 do Vereador Pedro Ivo (DEM) e 2 do atual Presidente do Legislativo, Vereador Omar Kazon (PR).
Os assuntos tratados foram os mais variados e dizem respeito a real situação da cidade no momento.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Pauta tem apenas 2 Projetos Adiados

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou nesta terça-feira – 6 de outubro, a partir das 19h30 no seu plenário Benedito Zacarias Arouca a 32ª Sessão Ordinária semanal do ano, com a presença dos seus 10 (dez) Vereadores e transmissão ao vivo por Rádio, TV a Cabo e Internet. Apenas 2 (dois) Projetos foram Adiados por 1 (uma) Sessão e o restante aprovado por unanimidade.
No total foram 18 Projetos de Lei, sendo 17 de autoria dos Vereadores e apenas um do Executivo ou 17 propostas com discussão e votação única e somente um com votação em segundo turno e destes, 9 são de autoria do atual Presidente do Legislativo, Vereador Omar Kazon (PR), 2 de Cristian Alves de Godoi – Baduca Filho (PDT), 1 do Vereador Pedro Ivo (DEM), 1 do Vereador Lobinho (PSDB), 1 do Vereador Wilson Gobetti (PDT), 1 do Vereador Neto Bota (PSDB), além de 1 da Parlamentar Silmara Mattiazzo - Professora Silmara (DEM) e o último da Vereadora Vilma do Posto (PSDB).
Através de um Acordo Prévio, onde o autor não falaria sobre a proposta e nenhum outro Parlamentar pediria uso da palavra e apenas com a leitura da Ementa e dos Pareceres, foram aprovados os seguintes Projetos: Do Executivo a única proposta reestrutura o Quadro de Pessoal do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba – CaraguaPrev. Da parte dos Vereadores o Vereador Baduca Filho autoriza o Executivo a doar área de terreno urbano. Do Vereador Wilson Gobetti a proposta proíbe o tráfego de caminhões de transbordo de lixo de outros municípios na cidade.
Do Vereador Omar Kazon a sequência de 9 (nove) projetos se apresenta da seguinte maneira: Obrigando Creches a terem alimentação diferenciada para portadores de Diabetes, sobre a exposição de Fotos de Pessoas Desaparecidas em prédios públicos e no site oficial da Câmara na Internet, sobre a proibição da publicidade de Cigarros e Bebidas Alcoólicas em Ônibus e Táxis da cidade, sobre a restrição para instalação de Casas de Massagem, que autoriza o Executivo a criar um Centro de Atendimento Público – CAP, para legalizar Associação de Moradores na cidade, sobre a destinação de resíduos e materiais retirados das vias públicas, sobre o Executivo criar um Sistema de Identificação das Vilas e Jardins nos bairros e finalizando, sobre a obrigatoriedade da Bandeirantes de manter luminárias em parte da extensão de seu posteamento.
O Vereador Neto Bota apresenta denominação de Rua Mário Hermes Trigo de Loureiro a atual Rua A, no bairro de Massaguaçu. A Vereadora Professora Silmara dispõe sobre a prática de acupuntura nas UBS e Hospitais mantidos ou vinculados junto ao Poder Público Municipal. Já a Vereadora Vilma do Posto denomina de Praça Rogério Silva Pinto a praça pública existente na rua circular no bairro do Travessão e o Vereador Baduca Filho concede Título de Cidadão Caraguatatubense ao Jornalista Antonio Oscar de Oliveira Neto da FM 104 – Integração.
O último projeto da noite e o único em Votação em 1º turno tem a autoria do Vereador Pedro Ivo (DEM) e trata-se de um Projeto de Emenda à Lei Orgânica que altera o artigo 49 da referida lei, dando ao prefeito o direito de apresentar o Relatório dos 100 dias na sua primeira Sessão de Prestação de Contas.
Os Projetos adiados por 1 (uma) Sessão tem a autoria do Vereador Omar Kazon (PR) e versa sobre o parcelamento no pagamento do ITBI – o chamado “Inter-Vivos” e do Vereador Agostinho Lobo de Oliveira – Lobinho (PSDB), que altera Lei Municipal que concede Licença Especial para Estabelecimentos de Pequeno Porte.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

RENASCER é declarado de utilidade pública

Caraguatatuba - Há mais de quatorze anos o Centro de Recuperação Humana Renascer de Caraguatatuba, também denominado Comunidade Terapêutica Luz do Caminho, que é filantrópico, tem fornecido gratuitamente às pessoas economicamente carentes serviços de assistência social.
Criado em 27 de julho de 1995, tem batalhado para alcançar a plenitude do desenvolvimento de seus assistidos e respectivos familiares, restaurando-lhes a dignidade e a cidadania, realizando trabalho de inestimável valor social por meio de atividades voltadas às pessoas com transtornos decorrentes do uso e abuso de substâncias psicoativas.
O trabalho realizado pelo Centro foi reconhecido, no âmbito municipal, como de utilidade pública, conforme a Lei nº 500, de 05 de setembro de 1995.
Reconhecendo a importância do trabalho realizado e objetivando ajudar a entidade com recursos estaduais o Deputado Mozart Russomano apresentou Projeto de Lei nº 13.740, aprovado em publicado no último dia seis de outubro, que declara de utilidade publica a instituição.
Mozart salienta, “A execução de projetos de relevância social desenvolvido pela RENASCER, se deve a méritos próprios da Comunidade Terapêutica Luz do Caminho e em face a esta realidade não poderia deixar de prestar minha contribuição para que este trabalho possa crescer ainda mais, destacou.

Caraguá tem espetáculos de Teatro e Circo em comemoração ao Dia da Criança

Caraguatatuba - Em comemoração ao Dia das Crianças, (12), a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e a Prefeitura Municipal oferecem três espetáculos para crianças no Teatro Mario Covas e na Praça Dr. Cândido Motta.
No dia 10, sábado, às 21h00, abrindo a programação, acontece o espetáculo infanto-juvenil “O Colecionador de Crepúsculos”, direção de Vladimir Capella, com entrada franca.
O Colecionador de Crepúsculos baseia-se nos contos de Luís da Câmara Cascudo, considerado um dos homens mais importantes do século para a cultura popular brasileira, revelando as raízes do Brasil para as crianças e adolescentes por meio de lendas e histórias de seu povo.
Religião, crenças, costumes, mitos, tradições e aspectos característicos da gente brasileira são mostrados por meio de contos recolhidos do famoso historiador, folclorista, antropólogo, advogado, jornalista e autor de mais de 150 livros. História e memória, amor e separação, solidão e velhice, vida e morte e o papel da arte são alguns dos temas discutidos.
No dia 11, domingo, às 16h, na Praça Dr. Cândido Mota, é a vez de Cabaret do Mercosul, do Grupo Circo Delírio. Entre a ironia e o humor, um argentino, um brasileiro e um uruguaio apresentam um original espetáculo de variedades circenses. Enriquecido por efeitos sonoros e música ao vivo, o trio traz à cena o formato dos grandes cabarés. Os habilidosos e divertidos artistas garantem o entretenimento e o riso pra toda a família. A duração é de 50 min. e a classificação indicativa é livre. Esse espetáculo faz parte do Circuito Cultural Paulista, projeto de difusão cultural do Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria de Cultura com programação de teatro, dança e música.
Fechando a programação, o Espetáculo Khalatan - Em Busca da Jóia da Fantasia - da Cia. Popatapataio, de Caraguá, apresenta-se no dia 13, terça-feira, no Teatro Mario Covas. As sessões acontecem às 10h e às 15h a preços populares (R$3,00 para escolas e R$ 10,00 e R$ 5,00 (a meia-entrada) para público em geral). Às 20h é voltado ao público em geral, com ingressos também a R$ 10,00 e R$ 5,00.
A direção é de Daniel Forjaz.
Duas crianças encontram um livro muito velho e estranho e a partir daí, um mundo inteiro cria vida, cria seres do mundo imaginário. O maravilhoso Reino de Khalatan leva as crianças a uma história misteriosa e cheia de aventuras. (Fonte: Fundacc)

Educação profissionalizante e de qualidade

Caraguatatuba - Estão abertas as inscrições dos cursos da ETEC Caraguatatuba, Centro Paula Souza na área Técnica e Ensino Médio, no período de 05 a 26 de outubro. As inscrições podem ser feitas através do site: www.vestibulinhoetec.com.br
Vagas oferecidas: Curso 1º Ano do Ensino Médio: 80 vagas no período da manhã, Técnico em Contabilidade: 40 vagas no período noturno, Curso Técnico em Logística: 40 vagas no período noturno.
Informações:
Av. Rio Grande do Norte, 480, Indaiá – Caraguatatuba/SP - Tel: (12)3888-1387 eteccaraguatatuba@gmail.com  (Fonte: Fundacc)

Alunos das Escolas Estaduais visitam pólos culturais no Litoral Norte

Caraguatatuba - Durante os meses de outubro e novembro, treze escolas estaduais da região visitarão os pólos culturais do Litoral Norte, em especial o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba - MACC, por meio do Projeto ‘Lugares de Aprender: a Escola sai da Escola’, da Secretaria Estadual de Educação.
Este projeto está oportunizando alunos e professores a conhecerem e interagirem com a cultura regional, tendo todo o apoio logístico (transporte, alimentação e ingresso) necessário. A turma da 7ª. série da E.E. Wlademar Belisário, da Ilhabela, esteve nesta 4ª.feira, 7/10, no MACC e no Teatro Mário Covas.
O aluno Helio Santos, 13 anos, gostou muito da visita monitorada. Identificou-se com o tema apresentado no MACC, “pois a história do povo caiçara é comum aos quatro municípios”. Os estudantes demonstraram muito entusiasmo e curiosidade pela atividade, em especial, pela mostra de artes plásticas (fotos, esculturas, pinturas etc.) do Mapa Cultural Paulista, no saguão do Teatro.
Acompanharam a turma, o coordenador pedagógico Nilton C. S. Garcez, os professores de história Gustavo Cavalcanti e Fernanda Padilha. Todos se mostraram satisfeitos com a atividade, pois proporciona contato dos alunos com a cultura, e oportuniza que conheçam outro município. Para Luzia Toledo Diretora do MACC, “esse projeto é importante, pois traz as escolas estaduais ao museu; e ainda com a abertura do MACC às quartas-feiras a noite temos chance de atender aquele aluno trabalhador que tinha pouca oportunidade de nos visitar”, destacou a diretora.(Fonte: DRE-Caraguatatuba)

Semana da Criança: Caraguá proporciona lazer e brincadeiras para população

Caraguatatuba - As crianças de Caraguá terão motivos de sobra para aproveitar o feriado na cidade. Uma extensa programação, com eventos gratuitos e diversas atividades, foi agendada pela prefeitura e começa a partir desta sexta-feira (09), com recreação e muitas atrações.
As crianças e jovens que participam dos programas da secretaria de Assistência Social também estão com a agenda cheia. Desde o início de outubro eles foram à peças de teatro e lancharam no Mc Donalds. Nessa semana visitaram o projeto Tamar e o Aquário, em Ubatuba.
A coordenadora do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Cyntia de Freitas Vassão, afirmou que cerca de 200 crianças e jovens de Caraguá devem participar, até sexta-feira (9) dos passeios na cidade vizinha. "É a oportunidade que eles têm de ampliar os conhecimentos e de fazer novos amigos, além de se divertir bastante", disse.

Muito esporte, recreação e diversão para a criançada
Atrações imperdíveis esperam pelas crianças nesta semana. A programação da secretaria de Esportes para comemorar a data está recheada de eventos nos bairros da cidade.
A festa inicia nesta sexta-feira (09), com recreação infantil, dança, corte de cabelo e muita música na Praça Jorge de Castro, bairro Travessão, das 13h às 16h. O evento conta com a parceria do Programa de Saúde da Família e secretaria de Educação.
No campo de futebol do Golfinho, a Sociedade Amigos do bairro, com apoio da secretaria de Esportes, realiza apresentações de crianças montadas em cavalos. O encontro será no domingo (11), das 9h às 13h.
No dia 12 de outubro (segunda-feira), o Barranco Alto terá a festa do Dia da Criança, das 14 às 17h. A secretaria de Esportes levará recreação para as crianças juntamente com a Associação Amigos do bairro.
Ainda no dia 12, as crianças terão diversão também na piscina do Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves. A prefeitura prepara recreação aquática das 9h às 13h com os alunos do Programa Esporte Social.

Educação aposta em merenda diferenciada
A secretaria municipal de Educação vai oferecer nos dias 13 e 14 de outubro (terça e quarta-feira) uma merenda especial para agradar os paladares mais exigentes com: iogurte, bolinhos recheados, pipoca e pirulito.
A Educação também fornecerá às escolas os ingredientes para preparar cachorro quente e um bolo confeitado. Em todas as unidades haverá festa para as crianças e programação própria que vai desde passeios às praias, como piqueniques e gincanas.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Outubro é mês de comemoração na Saúde Bucal

Caraguatatuba - A secretaria de Saúde de Caraguá, em homenagem ao dia do cirurgião-dentista, lembrado no dia 25 de outubro, preparou um mês inteiro repleto de atividades. Algumas das ações são direcionadas aos munícipes, com atendimento preventivo e orientação às crianças.
Na quarta-feira (07) houve o encerramento do Curso Introdutório do Programa de Saúde da Família (PSF), direcionado ao processo de inclusão da equipe de Saúde Bucal no programa a partir de janeiro de 2010.
Acompanhe a programação para o mês:

09/10
Ações de prevenção em parceria com as equipes do PSF
Local: sub-prefeitura – 12h
Reunião técnica da Divisão de Saúde Bucal: ‘Estabelecimento das novas diretrizes de atendimento odontológico’
Local: secretaria de Saúde – 9h

13/10
Ações de prevenção em parceria com as equipes do PSF
Local: Unidade Básica de Saúde do Travessão – 16h

14/10
Capacitação dos profissionais de Saúde Bucal
Palestra Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal
Dr. Erico Vasconcelos da Associação Paulista para o desenvolvimento da Medicina – SPDM/Unifesp

19/10
Palestra ‘Riscos à Saúde Bucal’
Dra. Maria Aparecida de Assis Siqueira - dentista
Local: Consórcio Caraguatatuba

23/10
Implantação de projeto piloto. As crianças receberão kits com escova e creme dental e serão orientadas a como escovar os dentes corretamente.
Local: Escola Municipal Professor Geraldo de Lima – bairro Perequê-Mirim

26 a 30/10
Campanha nas Unidades Básicas de Saúde, com avaliação bucal e diagnóstico precoce.
Local: Perequê-Mirim, Porto Novo, Tinga, Centro e Massaguaçu.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Oficina Literária integra atividade da semana da criança

Caraguatatuba - Na próxima quarta-feira (14), cerca de 1mil alunos da rede municipal de ensino, recebem a visita da escritora e poetisa Christina Fernandes. A oficina literária será realizada no período da manhã na EMEF Profº. Benedito Inácio Soares, no Massaguaçú, e a tarde na EMEF Profº Geraldo de Lima, no Perequê-Mirim.
“Hora do Conto”, como é denominada a oficina, faz parte do projeto, da secretaria da Cultura do Estado, “A pena e o Papel”, um concurso de apoio a projetos de difusão da literatura no Estado de São Paulo.
Christina Fernandes nasceu em Paraisópolis (MG) e reside em São José dos Campos. Trabalha como assistente social na área de saúde mental da rede pública municipal. Pós-graduada em Terapia de Família e Aperfeiçoamento e Extensão de Terapia Comunitária Familiar (PUC-SP). É poeta e se dedica há alguns anos a produção literária-juvenil. Tem 15 livros infantis publicados, sendo quatro em Braille e baixa visão. Participou de 10 livros coletivos no Brasil e cinco coletâneas no Uruguai, sendo duas para o público infantil e três para o adulto. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Município tem representantes na Conferência Nacional de Educação

Caraguatatuba - Após participar das fases municipal, intermunicipal e estadual da Conferência Nacional de Educação (Conae), Caraguá terá três representantes na etapa federal, em Brasília, em abril de 2010. Os participantes vão discutir propostas para definir os rumos da educação brasileira desde o nível infantil à pós-graduação.
O tema da Conae, definido por sua Comissão Organizadora Nacional, é ‘Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação’. As discussões envolvem toda a sociedade como prefeituras, pais de alunos, professores, estudantes e gestores municipais.
Os delegados eleitos de Caraguá são: Solange de Fátima Cabana Facina, como representante dos gestores municipais, Gilceli de Oliveira Ubiña, pelo Conselho Municipal de Educação e Jaqueline Antunes Soares do Prado, em nome dos movimentos de afirmação da diversidade.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)
 

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Atletas de Ilhabela sagram-se campeões da etapa do XTerra Regional Series Estrada Real em Ouro Preto

Ilhabela - Os atletas ilhabelenses Evaldo de Jesus Souza e Edvando Souza Cruz participaram, no último final de semana (3 e 4/10), da etapa do XTerra Regional Series 2009 Estrada Real, disputada na cidade de Ouro Preto, MG. Evaldo e Edvando conquistaram a 1ª colocação na categoria Duathlon Revezamento com o tempo de 2h12m26s. Já pela categoria MTB Cup – Elite Masculino, Edvando Cruz terminou a prova em 2º lugar, atrás do ciclista Rubens Donizete, que fechou a prova em 1º lugar com o tempo de 01h58min40s.
Na prova Night Trail Run – Geral Masculino, Evaldo mais uma vez foi destaque, conquistando o 3º lugar com o excelente tempo de 22min02s. Ernani de Souza (21min36s) e Alberto Horta terminaram a prova em 1º e 2º lugar, respectivamente.
Ao todo, participaram da competição cerca de 700 atletas, que tiveram que percorrer ladeiras e trilhas de Ouro Preto. Foram distribuídos R$ 20 mil em premiação. Evaldo de Jesus Souza é atleta da Academia de Atletismo de Ilhabela e competiu com o apoio da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação. Edvando, o “Vando”, como é conhecido, faz parte da equipe Astro e é medalhista de Prata nos Jogos Pan americanos de Santo Domingo.
Os atletas se preparam agora para disputar a segunda etapa do XTerra Regional Estrada Real, que terá os mesmos moldes da primeira (Duathlon, Night Trail Run e MTB Cup). A competição está marcada para os dias 28 e 29 de novembro, em Tiradentes e São João Del Rei, novamente em Minas Gerais.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Campanha “Adote um amigo” resulta em adoção de 15 animais

Ilhabela - A campanha “Adote um Amigo”, promovida pela Secretaria de Saúde no último sábado (3/10), resultou na adoção de 15 animais, sendo 10 cães do Projeto Vira Amigo. Além destes, outros três cachorros e dois gatos foram adotados após terem sido doados por moradores.
A ação teve apoio do Supermercado do Frade, Lanchonete Perequê, dos funcionários públicos Maguila (Garagem), Flavinho (Esportes) e Luizinho (Obras), Sabesp, e das médicas veterinárias Celina, Valerie, Marcela (Ilhapet) e Bianca.
“Aos novos proprietários desses animais não se esqueçam do que mais eles precisam, carinho e eternos cuidados”, destacou a médica veterinária da Prefeitura, Olga Loureiro. Outras informações na Secretaria de Saúde (3895-1532). (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Comissão Organizadora define temas para 1ª Conferência Municipal da Cultura em Ilhabela

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Cultura, realizou na última segunda-feira (5/10) a terceira reunião para organizar a 1ª Conferência Municipal de Cultura, marcada para o dia 24 de outubro, na Escola Municipal “Eurípedes da Silva Ferreira”, na Barra Velha. O encontro definiu os temas que serão abordados pelos grupos de trabalho.
Os cinco assuntos serão: Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cultura, Cidade e Cidadania; Cultura e Desenvolvimento Sustentável; Cultura e Economia Criativa e Gestão Participativa.
A primeira Conferência Municipal de Cultura de Ilhabela deve contar ainda com representantes do Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, secretários de Cultura do Litoral Norte, sociedade civil organizada e outros.
A comissão organizadora é formada representantes da Associação Amigos das Bibliotecas, Projeto Semear, Associação dos Músicos de Ilhabela, Elementos da Natureza, Pés No Chão, Instituto Ilhabela Sustentável e Secretaria de Cultura, representada pelo secretário Rogério Ribeiro de Sá, Professor Catolé.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Espetáculo de vela em Ilhabela: Sul-Americano da Classe Finn e etapa do circuito de monotipos

Ilhabela - Ilhabela será palco neste fim de semana prolongado de um verdadeiro espetáculo de velas. Isso porque a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Diretoria Náutica da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, realizará entre os dias 10, 11 e 12 de outubro o Campeonato Sul-Americano da Classe Finn e a 3ª etapa do Circuito Ilhabela de Monotipos, comprovando assim, mais uma vez, a vocação e a importância que Ilhabela tem para a vela.
Após vários anos sem realizar uma competição sul-americana de monotipos, este ano a Prefeitura promove o campeonato da classe Finn, que terá sua abertura no sábado (10/10), às 11h, com a cerimônia oficial, sendo que em seguida, ao meio-dia, será realizada a reunião de comandantes. Às 13h começam as primeiras regatas da competição. No dia 11, a partir do meio-dia começam as regatas do dia, lembrando que sempre após o término das regatas será realizada a tradicional canoa de cerveja e refrigerantes.
No dia 12, ao meio-dia, começam as últimas regatas da competição e às 17h a Diretoria Náutica realiza uma grande festa de encerramento e premiação da competição.
Paralelamente ao evento, a Diretoria Náutica realiza a 3ª etapa do Circuito Ilhabela de Monotipos, que reúne as classes Optimist, Holder, Snipe, 420, 470, Hobie Cat 14, Hobie Cat 16, Byte, Nacra, Tornado e Laser.
A sede dos eventos será o Centro de Regatas, localizado na praia do Pequeá, na Diretoria Náutica da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação.
De acordo com o diretor náutico, Edmar Alves, o prefeito Toninho Colucci, tem demonstrado total apoio ao desenvolvimento náutico da cidade, apoiando e incentivando a vela no município. “Este ano, conseguimos realizar diversos eventos náuticos na cidade no objetivo de reforçar a vocação que Ilhabela tem para esta modalidade esportiva”, frisa Edmar.
Para o Sul-Americano de Finn são esperados mais de 20 barcos, com representantes de renome da vela brasileira e internacional. Ilhabela será representada no Campeonato pelo velejador Ubiratan Matos de Oliveira, o “Bira”, que está confiante e com uma boa expectativa para o evento.
As inscrições para o evento podem ser feitas na sede da Diretoria Náutica da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, localizada à Av. Bartolomeu de Gusmão, 140 - Pequeá, Ilhabela. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (12) 3896-1765 ou 3896-6737. O valor de inscrições é de R$ 100 por tripulante.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Futebol é o grande destaque no cenário esportivo em Ilhabela

Ilhabela - O futebol tem sido o grande destaque esportivo do arquipélago. Ao todo são realizados três campeonatos de futebol simultaneamente: Campeonato Municipal de Futebol – 1ª Divisão e Veteranos e o Campeonato Municipal de Futsal – Principal.
Nesta quinta-feira e sexta-feira (8 e 9/10) acontecem os jogos da 1ª Divisão de Futebol de Campo e os jogos do Campeonato Municipal de Futsal. Pelo Campeonato Municipal de Futebol – 1ª Divisão, o Campo do Portinho recebe a partir das 19h, a 4ª rodada da competição, com os jogos de Engenho D’Água contra Novo Horizonte e o entre Garrafão e Perequê.
Na sexta, as quadras do Perequê e Ginásio Municipal recebem a terceira rodada do Campeonato Municipal de Futsal – Principal. Os jogos serão realizados a partir das 19h, sendo que no Ginásio Municipal jogam Brooklin contra o Mareado, o Unidos do Futsal enfrenta o Perequê e a equipe do Vitória encerra a noite jogando contra o time da Cocaia.
Na quadra do Perequê, os duelos serão entre: Camarões e Santa Luz, Play To Win e 21 Caiçara B e o último jogo será entre Esquadrilha da Fumaça e Força Jovem.
Na última quarta-feira foi realizada a quarta rodada do Campeonato Municipal de Futebol – Veteranos, no Campo do Portinho. Os campeonatos de futebol em Ilhabela são realizados pela Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Sábado é dia de “Outubro Rosa” para prevenir câncer de mama em Ilhabela

Ilhabela - Ilhabela vai ficar “cor-de-rosa” no próximo sábado (10/10) para chamar a atenção de todas as mulheres quanto à prevenção do câncer de mama. Trata-se da campanha “Outubro Rosa”, que está sendo realizada em vários países, com o objetivo de sensibilizar as mulheres sobre a importância de se autoexaminar para prevenir a doença.
Em Ilhabela, a iniciativa é do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social em parceria com a ONG Orienta Vida, da cidade de Potim e a ONG Amigas do Peito, do arquipélago. O lema escolhido foi “A informação salva!”.
Durante todo o dia, em frente à Secretaria de Turismo, na rotatória da Barra Velha, as Amigas do Fundo Social, voluntários e integrantes da guarda mirim e escoteiros vão distribuir folhetos explicativos aos visitantes que entrarem na Ilha. Nas praias, todos os quiosques vão receber bandeirolas cor-de-rosa para que os banhistas também lembrem da data.
Para que a campanha atinja os moradores, o Fundo de Solidariedade firmou parceria com os supermercados da cidade, onde todos os operadores de caixa vão trabalhar com rosas cor-de-rosa presas ao uniforme e distribuir folhetos explicativos aos clientes.
“Nossa intenção é mobilizar e sensibilizar o maior número de pessoas, por isso o lema a informação salva. Queremos que as mulheres se informem cada vez mais e se previnam, pois essa doença mata e os números infelizmente ainda são muito altos”, ressalta a presidente do Fundo de Solidariedade, Lúcia Heidorn Reale Colucci, que sugere ainda, que no sábado, as pessoas usem alguma peça de roupa ou assessório cor-de-rosa para lembrar a campanha.
Para participar do “Outubro Rosa” é só comparecer à rotatória da Barra Velha, próximo à Secretaria de Turismo, às 9h, ou entrar em contato com o Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social pelo telefone (12) 3896-9200. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Vencedores do concurso de desenho em quadrinhos sobre posse responsável são premiados nesta sexta

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela premiará nesta sexta-feira (9/10), às 18h, na Escola Municipal Profª Ophélia Reale, no Itaquanduba, os alunos vencedores do “Concurso Municipal de Personagens” que escolheu cinco desenhos de animais para fazer parte da história em quadrinhos que abordará o tema “Posse Responsável”. O concurso contou com a participação de alunos de escolas municipais da cidade do 1º ao 5º ano, que produziram o desenho do cão (Nico), da ave (Madame), da gata (Bela), do cavalo (Caiçara) e do golfinho (Tião). Os desenhos foram escolhidos por uma comissão multidisplinar formada por técnicos das Secretarias de Saúde e Educação. Cada um dos cinco alunos vencedores receberá como prêmio uma bicicleta. Os prêmios serão doados pela Associação Comercial e Industrial de Ilhabela, Associação de Hotéis e Pousadas de Ilhabela, Henrique Bike Shop, Zoo Pharma e vereadores de Ilhabela.
Projeto Vira Amigo
A iniciativa faz parte do “Projeto Vira Amigo”, que realiza ações direcionadas a cães e gatos com o objetivo de diminuir maus tratos, acidentes (mordeduras/trânsito), impacto visual (lixo e fezes nas ruas) e doenças. Prevê ainda a identificação eletrônica através de implante de microchip, castração de fêmeas (cadelas e gatas) que serão indicadas pelos Agentes Comunitários de Saúde. Uma das primeiras regras da posse responsável é lembrar-se ao adquirir um animal de estimação que ele será seu companheiro por 15 a 20 anos.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Pousada Bem Viver - Momentos Felizes

 Nomes de praça e via pública são alterados para homenagear incentivadores do esporte

São Sebastião -Os vereadores de São Sebastião aprovaram, por unanimidade de votos, dois Projetos de Lei, que alteram nomes de praça e via pública no bairro Porto Grande, região central.
Uma das propostas concede o nome de Mário de Souza Oliveira ao local conhecido como Praça da Vela.
“A homenagem é justa, de acordo com o autor do projeto já que o senhor Mário, falecido no dia 5 de agosto, foi um grande incentivador do esporte náutico, e formou muitos velejadores”, explicou o vereador José Reis de Jesus Silva (PSB).
A via pública conhecida por Viela I, com a proposta do vereador Artur Balut (PSDC), também foi alterada para Viela Capitão Bezerra, em homenagem a Francisco Alvez Bezerra, esportista e incentivador dos jogos de futebol.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

“PH nos bairros”

São Sebastião -O vereador Paulo Henrique Ribeiro Santana (PDT), o “PH”, estará durante toda esta quinta-feira, 8, visitando os bairros Topolândia, Itatinga e Olaria. Durante a visita, o parlamentar estará em contato direto com os moradores para ouvir queixas, sugestões e vistoriar o funcionamento de órgãos públicos municipais existentes naquela região. O programa “PH nos Bairros” estará sendo realizado todas as quintas e sextas-feiras, ocasião em que o vereador estará percorrendo determinados bairros ao longo do município com o mesmo objetivo, estar próximo das comunidades, anotar as reivindicações e, consequentemente, cobrar providências do poder público por meio de requerimentos e indicações. A visita desta quinta-feira terá início às 9h.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Calendário de eventos de São Sebastião pode passar a ter a Semana do Jovem Empreendedor

São Sebastião -Os vereadores de São Sebastião, Artur Balut (PSDC) e Marcos Tenório (PMDB), apresentaram na sessão de terça-feira, dia 6, o Projeto de Lei 115/09, que institui a Semana do Jovem Empreendedor no calendário oficial do município, a ser comemorada, anualmente, na segunda semana do mês de março.
O projeto está sendo analisado pelas comissões parlamentares e, caso seja aprovado, consta que o Poder Executivo desenvolverá ações conjuntas com empresas, escolas de ensino fundamental e médio, sindicatos, associações, bem como organizações de apoio à micro e pequena empresa com o objetivo de promover e valorizar o jovem empreendedor.
A “Semana do Jovem Empreendedor” tem por objetivo mostrar a importância da micro e pequena empresa para a economia, emprego e geração de renda, prestar serviços de apoio e orientação aos futuros empreendedores e estimular a cultura empreendedora.
“Buscamos na apresentação do referido projeto de lei criar canais que tenham como objetivo linhas prioritárias de atuação que beneficiem a juventude. O empreendedorismo é hoje uma dinâmica que vem ganhando espaço no mundo inteiro, empreender é ousar, transformar, sonhar”, explica o vereador Artur Balut.
“Muitos jovens hoje sentem-se motivados a terem seu próprio negócio, entretanto além da vocação, necessita de apoio e orientação para que suas idéias sejam aplicadas de maneira racional e eficiente. Lembramos sempre que todo negócio deve estar comprometido com a ética, a cidadania, buscando o aprimoramento pessoal e de toda a sociedade envolvida”, conclui o vereador Marcos Tenório.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Projeto aprovado institui sistema de avaliação de aproveitamento escolar

São Sebastião -Um Projeto de Lei, de autoria do vereador Paulo Henrique Santana, “PH” (PDT), que institui o sistema de avaliação de aproveitamento escolar dos alunos da rede municipal foi aprovado durante a sessão ordinária de ontem, dia 6.
De acordo com o parlamentar, o objetivo da proposta é avaliar o desempenho escolar dos alunos do ensino fundamental e médio da rede municipal, verificando os componentes curriculares e oferecendo às coordenadorias e unidades educacionais informações que ajudem na política de formação continuada dos recursos humanos do magistério.
O aprimoramento e reorientação da proposta pedagógica são itens apontados no documento, além da viabilização da articulação dos resultados de avaliação com o planejamento escolar, a formação dos professores e o estabelecimento de metas para o projeto pedagógico de cada escola.
O processo de avaliação acontecerá uma vez por ano, na segunda quinzena de junho, e os resultados serão repassados aos pais, alunos e todos educadores de cada unidade escolar.
A responsabilidade por coordenar esta iniciativa ficará por conta da Secretaria Municipal de Educação.
O autor do projeto, vereador PH, justifica que o SAEB (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Básico) foi criado em 1990 e na época era diferente do atual, por isso, surgiu à necessidade de ser aprimorado.
“Preocupo-me com o futuro dos cidadãos sebastianenses e acredito que com a avaliação periódica do desempenho de cada aluno dará pra fazermos uma comparação entre o ensino das redes pública e privada,” reforça.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Câmara de São Sebastião analisa criação de unidade móvel de oftamologia

São Sebastião -O vereador de São Sebastião, Marcos Tenório (PMDB), apresentou o Projeto de Lei 120/09, que autoriza a criação de unidade móvel de saúde para prestar atendimento médico à população na área de oftalmologia.
O projeto foi encaminhado para análise das comissões parlamentares, caso a iniciativa seja aprovada, autoriza o Poder Executivo a firmar convênio com instituições de ensino superior, visando o aproveitamento de estagiários do curso de medicina para auxiliar no desempenho das atividades previstas.
Consta ainda que o atendimento será ofertado em todos os bairros da cidade, obedecendo o agendamento, previamente elaborado pelos órgãos competentes da Administração Municipal.
As despesas decorrentes com a execução desta Lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, consignadas no orçamento vigente e suplementadas se necessário.
“Os especialistas orientam que, antes de mais nada, é preciso visitar o oftalmologista regularmente. Para as pessoas que têm problemas de visão ou que já passaram dos 40 anos, o ideal é que a consulta seja feita a cada seis meses. Entretanto, na maioria das vezes, por precariedade de recursos e falta de informação, as orientações dos oftalmologistas não são observadas, causando problemas sérios de visão. Este projeto de lei visa prestar auxílio à população mais carente, em especial, adotando programas preventivos de doenças da visão”, explica o vereador Marcos Tenório.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Destinação final de pneus pode ser regulamentada por lei em São Sebastião

São Sebastião -O vereador de São Sebastião, Amilton Pacheco (PSB), apresentou na sessão de terça-feira, dia 6, o Projeto de Lei 116/09, que dispõe sobre a destinação correta de pneus inservíveis existentes no município.
O projeto, que está sendo analisado pelas comissões parlamentares, determina que os estabelecimentos comerciais do município, compreendidos por distribuidores, revendedores de pneumáticos novos, usados e/ou recauchutados, borracharias, sucateiros, prestadores de serviço e demais segmentos que manuseiam pneus inservíveis, serão obrigados a acondicioná-los em local seguro até a destinação final dos mesmos, atendendo as normas técnicas e legislação em vigor no país.
Para isso, os estabelecimentos ficarão obrigados a afixar placas alertando os consumidores sobre o perigo do descarte de tais produtos em locais inadequados e colocando-se prontos a receber o produto usado no estabelecimento.
As placas, conforme consta no projeto, deverão ser afixadas em local visível com os seguintes dizeres: "Os pneus depois de utilizados podem transformar-se em focos de mosquitos transmissores de doenças como dengue. Se jogados em rios ou córregos provocam enchentes. Se queimados a céu aberto liberam enxofre. Cuide do meio ambiente e da saúde de todos".
Consta ainda na proposta que os locais de armazenamento ou Ecopontos deverão ser compatíveis com o volume, segurança do material e a área disponível; cobertos e fechados, de maneira a impedir a acumulação de água e sinalizados corretamente, alertando para os riscos do material ali armazenado.
A proposta também determina que os locais de armazenamento não poderão ter sistema de escoamento de água ligado à rede de águas pluviais e que os pneus inservíveis deverão ser armazenados no estabelecimento de maneira ordenada e classificada de acordo com suas dimensões.
Ainda consta que todos os estabelecimentos elencados no art. 1º desta lei ficam obrigados a comprovarem, a cada 60 (sessenta dias), a destinação final do passivo gerado e ou adquirido.
Como penalidade, os estabelecimentos que não cumprirem o disciplinado nesta lei ficarão sujeitos à notificação por escrito; multa de R$ 1 mil e, em caso de reincidência, multa de R$ 2 mil e cassação da licença do estabelecimento.
A atualização monetária das multas dar-se-á com base na variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA, medido pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, ou outro que venha ser instituído pelo Governo Federal.

Ecoponto - De acordo com o projeto, o município de São Sebastião incentivará a implantação de unidades de recolhimento e reciclagem de pneus e inservíveis, local este que terá a denominação de Ecoponto, bem como a utilização alternativa de maneira ambientalmente correta dos referidos pneus.
Para isso, o município poderá credenciar e autorizar, mediante termo de parceria e/ou convênio, organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIPs), fundações ou entidades associativas comunitárias de coletores de recicláveis e congêneres, a executar programas de recolhimento e reciclagem de pneus e seus rejeitos, observada a legislação em vigor.
“Entre os resíduos sólidos produzidos pela sociedade, os pneus usados ocupam lugar de destaque na discussão dos impactos ambientais por serem manufaturados com a intenção de ter vida longa e sofrer impactos severos no dia a dia. Tornam-se assim, estruturas difíceis de serem eliminadas, podendo se transformar em criadouros de insetos e outros vetores causadores de doenças letais ou oferecendo risco de incêndio, produz fumaça altamente tóxica”, explica o vereador Amilton Pacheco, autor do projeto.
De acordo com Pacheco, vários municípios do país já implantaram os Ecopontos como forma de eliminar os problemas relatados e facilitar a sua captação para reciclagem.
Após análise das comissões parlamentares, o projeto ainda poderá sofrer alteração.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Lei pode incentivar doação ao Fundo Municipal para Criança e Adolescente

São Sebastião -O vereador de São Sebastião, Paulo Henrique Santana (PDT), apresentou na sessão de terça-feira, dia 6, o Projeto de Lei 119/09, que institui a Semana de Incentivo a doação ao fundo municipal para criança e o adolescente.
O projeto foi encaminhado para análise das comissões parlamentares, mas caso seja aprovado, a Semana terá como finalidade incentivar doações ao Fundo Municipal para a Criança e o Adolescente, como forma de garantir às crianças e aos adolescentes do município de São Sebastião uma vida harmoniosa, saudável e um futuro melhor.
Consta ainda que a Semana de Incentivo à Doação ao Fundo Municipal para a Criança e o Adolescente terá inicio no Dia Municipal do Fundo Municipal para a Criança e o Adolescente, celebrado em 05 de outubro.
“ A Semana de Incentivo à Doação ao Fundo Municipal para a Criança e o Adolescente tem como finalidade incentivar doações ao referido Fundo, como forma de garantir às crianças e aos adolescentes do município de São Sebastião os direitos assegurados na Constituição Federal de 1988”, explica o vereador.
De acordo com PH, o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é administrado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e foi criado para apoiar e dar suporte financeiro aos programas públicos sociais de atendimento à criança e ao adolescente. (art. 9º da Lei nº 874/92).

Semana do Congadeiro - O vereador Paulo Henrique (PDT) também apresentou o Projeto de Lei 118/09, que institui no calendário oficial de eventos do município a Semana do Congadeiro, a ser comemorada, anualmente, entre os dias 1º a 08 de outubro, tendo o dia 1º de outubro, como a data principal de sua programação.
De acordo com o projeto, que foi encaminhado para análise das comissões parlamentares, os principais objetivos da Semana do Congadeiro é promover I - palestras educativas nas E.M. e E.M.E.I. S do município, enriquecendo o conteúdo programático também com apresentações dos grupos, resgatar e propagar o folclore e a história da Congada no nosso município e contribuir para a valorização da cultura negra.
“A Congada do Bairro de São Francisco, alinha-se à de Ilhabela ainda ativa, e à de Caraguatatuba, esta extinta, como os únicos grupos no Brasil que conservam a marimba, de aculturação bantu, o que por si só, dá-nos a dimensão de sua importância para a cultura paulista e brasileira. Afora isto está entre as três congadas que em nosso estado conservam as embaixadas”, explica PH.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Lei poderá proibir venda e armazenamento de fogos de artifício em São Sebastião

São Sebastião -O vereador de São Sebastião, Maurício Bardusco (PPS), apresentou na sessão de terça-feira, dia 6, o Projeto de Lei 117/09, que dispõe sobre proibição de venda e armazenamento de fogos de artifício no município.
O projeto foi encaminhado para análise das comissões parlamentares e, caso seja aprovado, os fogos de artifício citado no artigo primeiro, referem-se a fogos da classe B (entre 21 e 25 centigramas de pólvora), da classe C (entre 25 centigramas e 2,5 gramas de pólvora) e Classe D (acima de 2,5 gramas de pólvora).
Ao infrator do disposto na lei, serão impostas as seguintes penalidades: Advertência por escrito com prazo para regularização de 30 dias corridos; Em caso de não regularização, multa de meio salário mínimo vigente e mais multa de 20% em caso de reincidência.
“A iniciativa tem por objetivo único e exclusivo de manter a população em segurança uma vez que podemos acompanhar vários acidentes com fogos de artifício e em alguns recentes acontecimentos, sendo tragédias. Lembrando que nossa cidade é sede de uma base de transporte de petróleo e derivados – Petrobrás, elevando ainda mais o risco em caso de acidentes”, explica o vereador. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Escolas Municipais de São Sebastião podem passar a celebrar a Semana da Família

São Sebastião -O vereador de São Sebastião, Ernane Primazzi (PSC), o Ernaninho, apresentou na sessão de Câmara, realizada na terça-feira, dia 6, o Projeto de Lei 113/09, que institui nas atividades programadas das escolas municipais a Semana da Família na Escola.
O projeto está sendo analisado pelas comissões parlamentares, mas caso seja aprovado, ficará instituído no calendário das atividades programadas nas Escolas Municipais de São Sebastião a “Semana da Família na Escola”, autorizado pelo Poder Executivo, em parceria com a Secretaria de Educação.
Consta que a Semana da família nas escolas municipais ocorrerá anualmente, respeitando o cumprimento da carga horária no ano letivo.
A Secretaria Municipal de Educação ficará responsável por elaborar no calendário da rede de ensino o cronograma de eventos, palestras, oficinas e jogos para promover a integração entre pais, filhos e irmãos.
“O objetivo é levar a comunidade para dentro das escolas para que alunos, educadores e familiares possam interagir e compartilhar momentos de alegria e descontração, mostrando a importância da participação familiar com a educação. São poucas famílias que procuram saber como está o funcionamento da escola, o rendimento de seu filho, há pouco interesse dos pais, por isso a presente iniciativa na rede municipal de ensino visa incentivar a família a estar mais próximo da escola”, explica o vereador autor do projeto.
Após análise das comissões, o projeto ainda poderá sofrer alteração.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Ciclista de São Sebastião conquista o ouro no Mato Grosso do Sul

São Sebastião -O ciclismo da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Seesp (Secretaria de Esportes), obteve ótimo resultado em mais uma etapa válida pelo Ranking Brasileiro realizada em Campo Grande (MS), no domingo 4. Com a medalha de ouro conquistada pelo biker Rafael Alves dos Santos, na categoria Juvenil, a equipe subiu duas colocações no ranking nacional.
De acordo com o técnico José Joaquim, o evento contou com um número expressivo de ciclistas de várias localidades do País, os quais tiveram como grande adversário o forte calor predominante de região nessa época do ano.
Realizada em um circuito de mais de cinco quilômetros, a prova exigiu dos ciclistas muita garra para percorrer os 80 quilômetros previstos em cerca de 15 voltas. “Mais uma vez o nosso atleta Rafael Alves dos Santos se destacou no campeonato, venceu com autoridade a prova e conquistou o ouro para São Sebastião”, comentou Neno.
Segundo o técnico, Santos, aos 13 anos de idade, é apontado como grande promessa do ciclismo nacional e tem grandes chances de representar o Brasil nas Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro.
Além do adolescente, a equipe também obteve bons resultados com Ricardo Correia do Amaral, que depois de uma briga intensa com ciclistas locais e de Assis (SP), finalizou em sétimo lugar; Ricardo Lorente finalizou em 16° lugar e Tadeu Alves Claro na 20° posição, todos na Elite.
Segundo José Joaquim, os resultados foram de extrema importância para a equipe, pois subiu duas posições no ranking nacional e já na próxima atualização aparecerá como a 17ª melhor equipe do País. “Nossa grande meta é avançar outras duas posições e terminar o ano como a 15ª melhor equipe do Brasil, para isso precisamos somar pontos nas três etapas restantes”, disse Neno.
O próximo compromisso dos ciclistas será em Cuiabá (MT) “Aproveito a oportunidade para agradecer o prefeito Ernane Primazzi e o secretário de esportes Wladimir Rodrigues dos Santos e toda sua equipe pelo apoio que nos tem dado”, observou o técnico, ressaltando, igualmente o patrocínio da Acss, Big Bike, Geomater, Ponto Motos, JPR Auto Peças, Body Fit, Beach Energy e Mareli.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Dia da Criança antecipado agita Centro Comunitário da Topolândia

São Sebastião -O Centro Comunitário da Topolândia recebeu nesta quarta-feira (07/10) aproximadamente 250 menores para uma festa antecipada do Dia das Crianças. Os meninos e meninas são alunos do Projeto Viração que atende a crianças de famílias residentes nos bairros da Topolândia, Itatinga e Olaria.
A festa das crianças foi prestigiada pelo prefeito Ernane Primazzi e pela secretária de Trabalho e Desenvolvimento Humano, a primeira-dama Roseli Trevisan. “Esse tipo de atividade é de fundamental importância porque, além de lazer, é fator de sociabilização dos menores”, comentaram as autoridades.
A titular da Setradh informou que, na próxima sexta-feira, a festa vai se repetir no Projeto Garoçá, que fica na Rua Camões Couto de Magalhães, no bairro da Enseada, Costa Norte do Município. “A próxima festa estará mais animada ainda, pois iremos unir as crianças dos dois projetos”, disse Roseli. No projeto sócio-educativo Garoçá, o início da festa antecipada do Dia das Crianças está previsto para 09h00.
Durante o evento, os menores têm a disposição os mais variados brinquedos infláveis para o seu divertimento. As crianças também receberam à vontade picolés, pipoca e algodão-doce. As brincadeiras das crianças são acompanhadas de perto pelos vários monitores contratados pela prefeitura municipal.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Escola Municipal realiza palestra de psicomotricidade para educadores e auxiliares

São Sebastião -Visando proporcionar mais conhecimento sobre a importância de se desenvolver a psicomotricidade das crianças, educadores e auxiliares de educação da Escola Municipal de Ensino Infantil Chapeuzinho Vermelho, participaram de uma palestra ministrada pelo terapeuta ocupacional do Centro de Reabilitação da Secretaria da Saúde (Sesau), Isaac Elias Filho, no final da tarde desta terça-feira, dia 06.
Durante a palestra o profissional coloca todas as fases do desenvolvimento da criança, desde feto, até seu nascimento e desenvolvimento, durante os meses de vida, enfatizando a importância dos estímulos em cada movimento, porém respeitando cada fase. “Não é interessante e nem saudável querer antecipar o aprendizado da criança, proporcionando muito estímulo, deixando a criança, em alguns casos, muito agitada; em contrapartida também não é saudável não estimular a criança, com atividades e descobrimento dos movimentos manuais, porém tudo a seu tempo”, enfatiza o terapeuta.
Segundo a diretora da EMEI Chapeuzinho Vermelho, Ana Paula Bertini, algumas educadoras já vinham pedindo esta palestra do Isaac, que com seu conhecimento passa aos educadores toda a importância de desenvolver a psicomotricidade nas crianças dentro do âmbito escolar.
Para a professora do ensino infantil, Ana Cláudia dos Santos Olyntho, esta palestra foi muito positiva, principalmente porque nesta faixa etária infantil é fundamental o estímulo no desenvolvimento das crianças dentro da realidade escolar.
“Através da ação, a criança vai descobrindo as suas preferências e adquirindo a consciência do seu esquema corporal. Para isso é necessário que ela vivencie diversas situações durante o seu desenvolvimento, nunca esquecendo que a afetividade é a base de todo o processo de desenvolvimento, principalmente de ensino-aprendizagem”, cita a fonoaudióloga e psicomotricista, Bárbara Otoni. “Uma das principais propostas deste trabalho na educação infantil é o de criar espaços e oportunidades onde as crianças se vejam podendo realizar várias atividades, sempre experimentando, pois acreditamos que só assim elas podem, de fato, se tornarem cada vez mais saudáveis, confiantes e autônomas”, finaliza.

Psicomotricidade
A Psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança. Por meio das atividades, as crianças, além de se divertirem, criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem. Por isso, cada vez mais os educadores recomendam que os jogos e as brincadeiras ocupem um lugar de destaque no programa escolar desde a Educação Infantil.
A Psicomotricidade nada mais é que se relacionar através da ação, como um meio de tomada de consciência que une o ser corpo, o ser mente, o ser espírito, o ser natureza e o ser sociedade. A Psicomotricidade está associada à afetividade e à personalidade, porque o indivíduo utiliza seu corpo para demonstrar o que sente.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

São Sebastião recebe unidade móvel de alimentação do Sesi

São Sebastião -A Prefeitura de São Sebastião, por meio de parceria entre o Sesi (Serviço Social da Indústria) de São Paulo e as secretarias de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Cultura e Turismo e Fundo Social de Solidariedade, promoverá de 13 de outubro a 7 de novembro, o programa educativo “Alimente-se bem”, a ser executado na rua das Mangueiras, na Topolândia, região central da cidade.
A previsão inicial é atender, gratuitamente, 390 pessoas ministrando-lhes aulas em uma das sete unidades móveis da instituição, ou seja, em carretas especialmente estruturadas para tais atividades cuja programação para São Sebastião prevê comportar até 30 alunos por classe.
Segundo informações, os cursos têm carga horária de dez horas, dividas em quatro aulas de duas horas e meia cada, durante as quais serão transmitidas aos alunos receitas criadas pela própria equipe do Sesi-SP a exemplo da panqueca de aveia com soja, carne havaiana, arroz natalino, salada de batatas com cascas de laranja, gelado de café entre outras. Tais preparações poderão ser conferidas em um livro composto por 200 receitas especialmente elaboradas para a disseminação do programa a ser colocado à venda aos alunos ao final dos cursos.
Construídas no Centro de Treinamento Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), de Lençóis Paulista (SP), as sete unidades móveis Sesi têm capacidade para que 30 participantes acompanhem, em cada uma, as aulas ministradas em seu interior por até quatro horas/dia. De acordo com os organizadores, isso é viável graças a um sistema retrátil que faz surgir uma sala integrada à estrutura do caminhão quando o mesmo encontra-se estacionado.
As aulas têm caráter prático, ou seja, os participantes podem acompanhar a preparação das receitas no próprio local, numa cozinha completa montada especialmente para esse determinado fim e conforme informações todas as aulas contam com nutricionistas próprias do Sesi-SP. “Além de econômicas, as receitas têm de cumprir os requisitos de serem saudáveis, balanceadas e nutritivas, e ainda, conter ingredientes fáceis de serem encontrados”, argumentam as profissionais.
O programa, no período de 2001 a junho de 2009, beneficiou mais de um milhão de pessoas que participaram dos cursos e palestras ministrados nos CATs (Centros de Atividades do Sesi e nas Unidades Móveis) e quem quiser fazer parte desse grupo pode se inscrever a partir da próxima sexta-feira 9, no Centro Comunitário do Topo, em horário comercial, das 9h às 17h. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Operação especial irá combater poluição sonora em Ubatuba

Ubatuba - Carros com som acima de 80 decibéis; veículos e motos com emissão de ruídos além do permitido; som alto em residências e em bares e restaurantes que não tenham alvará de funcionamento para música, serão reprimidos com mais rigor em Ubatuba a partir desse próximo feriado. A decisão foi tomada por vários órgãos e entidades do município que estiveram reunidos na última sexta-feira, dia 2, depois de várias queixas registradas no último feriado. Além da poluição sonora, também serão fiscalizadas com mais intensidade, questões como exploração do trabalho infantil; comércio irregular; poluição visual; ações de flanelinhas, mendigos e trânsito.
A Associação Comercial adquiriu dois decibelímetros (equipamentos para medir o som) que somados aos já existentes na Prefeitura, serão utilizados pelos guardas municipais e funcionários da Secretaria de Arquitetura e Planejamento Urbano na operação do feriado. Durante a semana que passou, guardas municipais participaram de palestras onde receberam treinamento para operarem os decibelímetros. O trabalho deles será fiscalizar o som automotivo. Quem for flagrado cometendo a infração será multado em R$ 127,69 e terá cinco pontos na sua carteira de habilitação.
Já em caso de excesso de ruídos em residências, quem deve ser acionada é a Polícia Militar. Nesse caso, o solicitante necessita acompanhar o policial até a delegacia, juntamente com o infrator, onde será lavrado o boletim de ocorrência que irá, depois, se transformar em processo com penalidades aplicadas ao infrator, que vão desde multa, pagamento de cesta básica, trabalho em entidades, até prisão.

Som em bares e restaurantes
Já o excesso de som em ambientes comerciais que não têm alvará de funcionamento para música será fiscalizado por funcionários da Secretaria de Planejamento Urbano. Após receber denúncia, fiscais medirão o som e se comprovada a irregularidade, será realizado procedimento administrativo e jurídico junto a Prefeitura, que pode culminar, posteriormente, com fechamento do estabelecimento caso seja reincidente.
Todas as denúncias devem ser feitas através do telefone 3834-1005, no período das 8 às 18 h e das 21 às 3 da manhã.

Outras ações
Também foram definidas várias outras ações visando a temporada e que serão implementadas nesse feriado. Entre elas, serão executadas operações visando coibir a presença de ambulantes clandestinos nas praias e de flanelinhas e flanelões nas ruas da cidade; ações para impedir o trabalho infantil e o perambular de mendigos pelas ruas e praças do município, além de fiscalização mais intensa sobre as propagandas irregulares com o objetivo de eliminar a poluição visual de vários pontos da cidade.

Mais segurança
Segundo a Secretaria de Segurança da Prefeitura, a Polícia Militar estará participando ativamente de toda a operação, inclusive aumentando em 25 por cento o seu efetivo durante o feriado. “Estarão com todas as viaturas circulando pelas ruas e também estarão combatendo a poluição sonora, atuando com dois decibelímetros. A Polícia Rodovia Federal também está apoiando a operação, atuando com três viaturas e a Polícia Rodoviária Estadual com quatro viaturas”, informou o secretário de Segurança, Andrade Henrique.

Balanço da operação
Ao final do feriado, todos os órgãos envolvidos nessa operação especial farão um balanço para avaliar os resultados obtidos. “Queremos checar se todas as ocorrências foram atendidas pelos órgãos responsáveis e se essa receita de organização pode ser adotada não apenas nos feriados e temporadas, mas no dia-a-dia do município”, enfatizou o diretor da Associação Comercial, Marcos Velloso.
Segundo René Nakaya, a idéia desse piloto surgiu dentro da comissão do Cadan – Cadastro de Anúncios, quando se discutia as medidas que precisam ser implementadas para acabar com a poluição visual da cidade. “Eliminar a poluição visual e sonora de Ubatuba são condições importantes para a sustentabilidade do município. Portanto, faz parte do Plano Ubatuba Sustentável solucionar essas questões que atrapalham não só o turismo mas também a qualidade de vida dos nossos moradores”, enfatiza René.

Envolvidos na operação
Um grande número de entidades e órgãos participam dessa operação especial. Além da Prefeitura de Ubatuba, através de várias secretarias, assessorias, coordenadoria de trânsito, gerência de tributos e guardas municipais, e da Associação Comercial e Industrial de Ubatuba, irão atuar no projeto piloto do feriado, as Polícias Civil e Militar, as Polícias Rodoviárias Estadual e Federal, o Corpo de Bombeiros, a Areuba, o Conseg, o Conselho Tutelar, a Associação dos Engenheiros, a Comtur , o SinHores – Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares e o CMT – Conselho Municipal de Turismo. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

IV Festival de Observação de Aves oferece diversas atividades em Ubatuba

Ubatuba - Ubatuba sedia até o dia 3 de novembro o IV Festival de Observação de Aves, realizado pela Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, com parceria e apoio da iniciativa privada. A programação, que teve início no último dia 3, conta com cursos de observação de aves, palestras, safáris fotográficos, exposições e o Wiki Aves, o primeiro encontro de fotógrafos de aves em Ubatuba, além da “captura” da imagem da Calyptura, uma pesquisa avançada em busca da ave de Ubatuba que está entre as 50 mais raras do mundo.
Nesta quarta-feira, 7, a programação conta com a exposição das fotos premiadas no concurso do Avistar/ ItauBBA no calçadão da Rua Maria Alves, no centro. Já na Avenida Iperoig, na Praça de Eventos, pode ser vista até o dia 11 de outubro a exposição itinerante “A Mata Atlântica é aqui” da SOS Mata Atlântica.
Na quinta-feira, 8, a partir das 11 horas, a exposição itinerante das fotos vencedoras do Avistar/Itau BBA, estará no Shopping Porto Itaguá. Ainda na quinta-feira, às 19 horas, acontece a noite de autógrafos do lançamento do livro “O encanto das aves”, no Anchieta Café. O livro traz fotos de Ricardo Martins e textos de Carlos Rizzo. O livro foi produzido com apoio da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Ubatuba.

Confira as demais atividades do festival:
10/out - sábado - Curso de fotografia - J.Quental
11/out - domingo - Curso de fotografia - J.Quental - Roteiro das aves de Ubatuba - conhecendo as melhores trilhas da cidade
12/out - segunda-feira - safári fotográfico “A captura da Calyptura”
22 a 24/out - ciclo de palestras
24/out - sábado - Curso filmagem de aves - Luciano Breves
- curso de observação e identificação de aves CEO/USP
- saída “a captura da Calyptura”
25/out - domingo - curso de observação e identificação de aves CEO/USP
(prática). Saída on-line com Luciano Breves
27/out - terça-feira - exposição itinerante das fotos vencedoras do Avistar/Itau
BBA, no Centro de Informações Turísticas, na avenida Iperoig
28/out - quarta-feira -Desfile da cidade - carro alegórico escola Madre Glória
30 - sexta-feira - I Encontro nacional dos fotógrafos de aves - Wikiaves
de 30 de outubro a 02 de novembro
31/out - sábado - safari fotográfico “A captura da Calyptura”
01/nov - domingo - atividades Wiki Aves
02/nov -segunda-feira –encerramento
Mais informação sobre o IV Festival de Observação de Aves podem ser obtidas acessando o site www.ubatubabirds.com.br  (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Futsal feminino vence Olimpíada Colegial do Estado de São Paulo

Ubatuba - A equipe de futsal feminino da E.E. Profª. Aurelina Ferreira, de Ubatuba, categoria Infantil (estudantes com idade média entre 15 a 17 anos), conquistou o primeiro lugar na final da Olimpíada Colegial do Estado de São Paulo, realizada na cidade de Jaboticabal –SP, de 28/09 a 02/10/2009.
O professor de educação física Wagner Luis Camargo de Castro, treinador da equipe, e as atletas: Thamara Souza de Oliveira, Carleilane Costa da Silva, Maria Caroline de Souza Oliveira, Flavia Dionísia Lima, Caroline Gouvêa dos Santos, Franciele de Matos Gomes, Silmeia Dayane l. dos Santos, Fabiola Cristina Lopes e Ingrid Cristine de O. Rodrigues estão de parabéns pela conquista. (Fonte: DRE-Caraguatatuba)




Semana de 09/10 a 15/10/2009
Cine Porto – 3833 -2066

“UP-ALTAS AVENTURAS”
Animação !!!!Dublado !!!!
Ás 15:30 hs - 17:20 hs

"O SEQUESTRO DO METRÔ 123”
Suspense!!!!! C/ Denzel Washington ,John Travolta !!!!
Ás 19:10 hs - 21:30 hs

Toda quarta feira é dia de “QUARTA MALUCA”. Todos pagam R$ 4,00 Nosso site : www.cinemasdolitoral.com.br
 

Poesia Topo

Anuncie

Carta a El Rey

Uma coisa maravilhosa aconteceu
a uma árvores recém chegada
a esta nação:
a primavera tocou fogo
no flamboião.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

--

ARTIGO
Dia Mundial da Visão

Em 08 de outubro será comemorado o Dia Mundial da Visão, que em 2009 tem como tema principal "Gênero e Saúde dos Olhos: Acesso Igual à Visão."
A Comemoração envolverá milhares de pessoas ligadas à saúde ocular em todo mundo e tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a problemática da cegueira e das ações realizadas para promover a sua prevenção e a reabilitação das pessoas afetadas pela deficiência visual passíveis de serem submetidas a tratamentos para recuperar plenamente o sentido da visão.
O Dia Mundial da Visão vem sendo comemorado desde 2000 e faz parte do Programa 2020: O Direito à Visão.
Programa 2020
Pesquisas feitas pela Organização Mundial da Saúde no final do século passado indicaram que em 2000, existiriam cerca de 45 milhões de pessoas cegas no mundo e o triplo deste número de pessoas com baixa visão, isto é, incapazes de desempenhar grande número de tarefas cotidianas devido a deficiência visual.
Os mesmos cálculos da OMS indicaram que, se iniciativas de alcance mundial e regional não fossem tomada, em 2020 existiriam no mundo 75 milhões de pessoas cegas e mais de 225 milhões de portadores de baixa visão.
Os mesmos estudos indicaram que 90% dessas pessoas cegas e portadoras de baixa visão seriam habitantes dos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento e que os custos diretos e indiretos da deficiência visual para as sociedades atingidas somariam vários bilhões de dólares em prejuízos, investimentos não realizados e recursos desperdiçados.
Por fim, o dado mais importante, que entre 60% e 75% destes casos de cegueira e baixa visão seriam evitáveis e/ou curáveis.
Dia Mundial da Visão
O Programa Visão 2020: O Direito à Visão é uma iniciativa conjunta da Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB), com a participação de entidades internacionais, instituições de atenção oftalmológica, organizações não governamentais (ONGs) e corporações.
Tem a finalidade eliminar a cegueira evitável em todo o mundo até o ano 2020, para dar a todos e em particular, aos desnecessariamente cegos, o direito à Visão.
O Dia Mundial da Visão é a ocasião internacional para uma celebração dos esforços das organizações e instituições no mundo todo que se dedicam ao assunto da cegueira evitável.
Celebrado anualmente na segunda quinta-feira de Outubro, o Dia Mundial da Visão enfoca a atenção no problema da cegueira global - "a cada cinco segundos uma pessoa fica cega no nosso mundo, e uma criança fica cega a cada minuto".
Seu objetivo é contribuir para conscientizar as pessoas de que até 75% da cegueira no mundo resulta de causas previsíveis e/ou tratáveis, e encorajar governos, corporações e outras fontes fornecedoras de fundos a investirem na prevenção da cegueira mundial.
O custo econômico da cegueira global é estimado em US$28 bilhões por ano.

Situação no Brasil
O Brasil detém hoje cerca de 2,83% da população mundial. Cálculos apontam para a existência de 1,1 milhões de cegos no Brasil (0,6% da população estimada) e cerca de 4 milhões de deficientes visuais sérios. As duas principais causas de cegueira evitável ou curável na América Latina em geral e no Brasil em particular são: catarata, glaucoma e falta de óculos.
A catarata, ou a opacificação do cristalino, afeta principalmente a população com mais de 60 anos, sendo curável pela realização de cirurgia.
Já no glaucoma, a cegueira é irreversível e ocorre de forma silenciosa e assintomática nos estágios iniciais. Um estudo no Brasil, mostrou uma prevalência de 3,4% em indivíduos com mais de 40 anos. O mais assustador é que apenas 12% apresentaram diagnóstico prévio. Em Ubatuba, mais de 2 mil pessoas podem apresentar esta doença.
Quanto aos erros refrativos ou ametropias, a miopia, o astigmatismo, a hipermetropia e a presbiopia, embora raramente evoluam para a cegueira, se não tratados provocam a redução considerável da qualidade de vida da pessoa e, em caso das crianças em idade escolar, podem afetar de modo significativo seu rendimento e limitar drasticamente suas perspectivas sociais, culturais e profissionais.
Com isso, reforça-se a importância do exame ocular ser realizado exclusivamente pelo profissional médico oftalmologista, único capaz de diagnosticar, prevenir ou tratar as causas de cegueira evitáveis ou curáveis.

Dr Marcelo Fumagalli



 


Nossos Comerciais: Fenix Sport Bar



Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Lua e Floresta em Castelhanos  © Bruno Rochar

Lua e Floresta em Castelhanos
© Bruno Rocha

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editora: Emiliane Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor