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Quinta-feira, 22 de Outubro de 2009 - Nº 2155 Edições Anteriores

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Região
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Caraguatatuba
2ª etapa do projeto “Minha Árvore” ultrapassa 800 mudas plantadas
Guias são preparados para recepcionar atletas do Jori
Caraguatatuba sedia um dos maiores eventos da Renovação Carismática do Vale e Litoral

Ilhabela
Colucci anuncia mutirão emergencial na Estrada dos Castelhanos
Colucci dá início à obra de canalização da rua Gerson Peres Araújo na Barra Velha
Fundo de Solidariedade de lhabela oferece curso de informática gratuito
Ilhabela promove Campanha de Doação de Sangue
Prefeitura prepara ações de prevenção da hanseníase, dengue e tuberculose em Ilhabela
Projeto “Vira Amigo” promove feira de adoção de animais neste sábado
Secretaria de Educação realiza projeto ambiental “Água e Óleo não se misturam” em Ilhabela
Após 8 anos, Prefeitura de Ilhabela abre concurso público
Após quatro de abandono, Prefeitura inicia reforma na quadra da Praia Grande

São Sebastião
Glorifica Litoral mantém Praça de Eventos agitada durante a semana
Peça Teatral de Shakespeare lota o teatro de São Sebastião nas duas apresentações
Plenária esportiva da Prefeitura de São Sebastião é realizada em Boiçucanga
Prefeitura assina convênio para compra de microônibus escolar
Procon alerta comunidade para o “Golpe do book"
São Sebastião realiza I Conferência Municipal de Cultura
Corredores do Desafio dos 600 quilômetros chegam amanhã a São Sebastião
Falta de limpeza em valas gera aumento de pernilongos na Costa Norte
Amilton requer informações sobre projeto de reforma de imóvel no bairro São Francisco
Artur sugere utilização de área para estacionamento ao lado do atracadouro da balsa

Ubatuba
Prefeitura e Fundart Apresentam Cia. de Dança Folclórica da Ucrânia – “Kviten”
‘Dia das Crianças’ é comemorado em grande estilo pelo Programa Escola da Família da E.E. Sueli em Ubatuba
Aciu informa
Operação para coibir atividades irregulares em Ubatuba apresenta balanço positivo
Aciu informa: Vagas de emprego
ACIU participa de um dos encontros mais importantes da classe empresarial brasileira
Declaração presidente da Aciu e vagas
Chegamos ao ciclo de palestras do IV Festival de Observação de Aves de Ubatuba
Conselho Municipal de Assistência Social elege e empossa nova diretoria
Instituto de Previdência Municipal inaugura nova sede em Ubatuba
Parceria com Estado pode trazer melhorias para a Estrada da Casanga

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2ª etapa do projeto “Minha Árvore” ultrapassa 800 mudas plantadas

Caraguatatuba - Os alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Caraguatatuba (IF-SP) assistiram hoje (21) uma palestra sobre arborização urbana. O diretor de Urbanismo César Abboud falou sobre o “Minha Árvore”, dentro da 2ª Semana do Técnico da Construção Civil, organizada pelo Instituto.
A segunda etapa do projeto prevê arborizar as principais vias de todos os bairros da cidade. Até o momento, 808 árvores já foram plantadas e 900 doadas à população. “O objetivo não é atingir apenas as ruas do município, mas que os moradores plantem as árvores em suas casas”, diz Abboud.
Foi observado pela secretaria de Urbanismo que as grades de proteção das árvores, muitas vezes estão danificadas. O diretor de urbanismo explica que, o que realmente protege as mudas são as guias que as prendem, as grades são apenas um reforço. Ele informa também que está em andamento um projeto que vai substituir as atuais grades de proteção.
Abboud diz que muitas árvores plantadas pela prefeitura foram trocadas indevidamente pelos moradores. “As mudas foram escolhidas após um projeto, onde várias pesquisas foram realizadas, entre elas, o estudo da raiz. Não é qualquer árvore que pode ser plantada, quem quiser trocá-las deve ir à secretaria de Urbanismo para se informar sobre o assunto. É essencial a colaboração dos moradores para o andamento do projeto”, explica.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Guias são preparados para recepcionar atletas do Jori

Caraguatatuba - Unir esforços para acolher com carinho e qualidade os atletas que participarão dos 13° Jogos Regionais do Idoso. Essa foi a principal orientação que os 60 guias, responsáveis por acompanhar as delegações, receberam em reunião realizada hoje pela manhã na secretaria de Educação.
Equipe formada por membros das secretarias de Esporte, Educação e Turismo passaram informações para funcionários, estagiários, bolsistas e voluntários que acompanharão as 57 delegações que vão participar do Jori. O objetivo é fornecer apoio logístico aos atletas para que tudo transcorra da melhor maneira possível.
Além das orientações, os guias também fizeram uma visita técnica aos locais dos jogos e, durante o trajeto, puderam tirar suas dúvidas.
No receptivo, preparado pela secretaria de Turismo, os guias aguardarão os ônibus que transportam os atletas já no início da serra do mar (próximo ao Posto da Polícia Rodoviária, no Auto Posto Espigão). Neste local, os guias embarcarão com as delegações para acompanhá-las aos locais de disputa dos jogos e alojamentos.
Durante os dias de competição, quando a cidade recepciona mais de três mil atletas, a secretaria de Turismo terá um posto de informações turísticas móvel no Ginásio Municipal Ubaldo Gonçalves, além de plantão na secretaria, na Praça Diógenes Ribeiro de Lima.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguatatuba sedia um dos maiores eventos da Renovação Carismática do Vale e Litoral
16º Cenáculo será realizado no próximo dia 8 de Novembro.

Caraguatatuba - Caraguatatuba sedia no próximo dia 8 de novembro um dos maiores eventos do Movimento da Renovação Carismática Católica. O 16º Cenáculo do Vale e Litoral escolheu a cidade de Caraguatatuba, sede episcopal da Diocese, por ocasião da celebração dos 10 anos de sua criação.
Monsenhor Jonas Abib, fundador da Canção Nova e grande animador dos Cenáculos não deixa dúvidas sobre a importância do evento: “Esta região é o celeiro da RCC, de onde saiu a centelha inicial que levou o fogo de Pentecostes para todo o Brasil.”
O tema “Celebrando Pentecostes” foi uma inspiração do coordenador nacional, Reinaldo Beserra dos Reis, que já confirmou presença. Reinaldo Reis, pela Presidência do Conselho Estadual da RCC-SP, confirma através de um trecho do Documento de Aparecida, o papel da Renovação na evangelização de hoje: esse é o nosso compromisso: sermos instrumentos do Espírito, trabalhando “para que Jesus Cristo seja encontrado, seguido, amado, adorado, anunciado e comunicado a todos, não obstante todas as dificuldades e resistências (cf. Doc. Aparecida, 14).
O pregador, Roberto Tannus, é integrante da RCC desde 1978. Iniciou no ministério da pregação pelo Brasil em 1980, é autor de diversos livros e participa de inúmeros momentos de formação e aprofundamento por todo o Brasil.
O evento acontecerá no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves, em Caraguatatuba, das 8h as 17 e terá como animador um dos ícones do movimento carismático através da música, Eugênio Jorge, do Grupo Mensagem Brasil.
A expectativa dos organizadores de Caraguatatuba é de que 3 mil pessoas participem do evento. A região do Vale e Litoral conta com aproximadamente 600 Grupos de Oração da RCC. Toda a estrutura para o evento será montada a fim de oferecer aos participantes total segurança, com estacionamento, praça de alimentação, livraria e demais áreas necessárias ao bom aproveitamento de todos.

Histórico da Renovação Carismática no Brasil .
No Brasil a Renovação Carismática teve origem na cidade de Campinas, SP, através dos padres Haroldo Joseph Rahm e Eduardo Dougherty.
Em geral, pois, pode-se dizer que os grupos de oração surgidos em inúmeras cidades do Brasil tiveram sua origem seja nas “Experiências de Oração no Espírito Santo” do Pe. Haroldo Rahm, SJ, seja nos retiros dados pelos padres Eduardo Dougherty, SJ e George Kosicki, CSB.
Em vista da extensão que tomava a Renovação no Brasil, o Pe. Eduardo Dougherty, sentindo a necessidade de uma melhor organização, preparou com o Pe. Haroldo Rahm e Irmã Juliette Schuckenbrock, CSC, um encontro de fim de semana em Campinas, que foi o I Congresso Nacional da Renovação Carismática no Brasil em meados de 1973, ao qual compareceram cerca de 50 líderes, para discernir a obra do Espírito Santo no Brasil.
Pe. Jonas Abib assim relata como veio a conhecê-la, através do Pe. Haroldo, durante um período em que passava por dificuldades em seu ministério, em Lorena, São Paulo:
“Padre Haroldo veio no dia 2 de novembro de 1971. Falou-nos a respeito do que Deus estava fazendo no mundo por meio da Renovação Carismática Católica. Explicou-nos sobre a Efusão do Espírito Santo; o que eram os dons do Espírito Santo (...). Realmente não entendi bem o que era a Renovação Carismática Católica; também não entendi o que era Efusão do Espírito nem mesmo os Dons. Porém, desejei do fundo do coração. Entendi que era o que me faltava!”
A partir de 1980, a Renovação Carismática consolidou-se institucionalmente, espalhando-se por todo o território nacional, vindo a ocupar um espaço significativo na mídia, seja como objeto de notícias, seja como usuária dos meios de comunicação social(9).
Em 1980, Pe. Eduardo Dougherty fundou a Associação do Senhor Jesus (ASJ). Partindo da venda de material religioso, tal como livros de formação e de cânticos, tendo em vista atingir a realização de programas de TV. Logo em seguida foi criado o programa "Anunciamos Jesus", que em 1986, já cobria através de três redes de TV, 60% do território nacional. A partir de 1990, a ASJ fundou o Centro de Produções Século XXI, que possui três grandes estúdios de TV, na cidade de Valinhos, São Paulo. Atualmente, possui um sistema televisivo próprio com objetivo de, em médio prazo, estar com retransmissoras em todas as regiões do Brasil.
Também se destaca nos meios de comunicação a Comunidade Canção Nova. Iniciada em 1974 na cidade de Lorena, a Comunidade adquiriu em 1980, em Cachoeira Paulista, uma Rádio e mais adiante, em 1989, conseguiu uma concessão de TV. Através da Fundação João Paulo II, a Rede Canção Nova TV é o canal católico que mais cresce no Brasil, possui retransmissoras em todas as Regiões do país, estando também presente na Itália e Portugal.
É também a partir de 1990 que acontece a grande "explosão" da Renovação Carismática que atinge milhões de brasileiros e aqui também podemos destacar nomes como Pe. Marcelo Rossi que teve o apoio da mídia. Antônio F. Pierucci e Reginaldo Prandi, por ocasião das eleições de 1994, realizaram um levantamento quantitativo sobre a Renovação Carismática no Brasil Uma última estatística apresentada no portal oficial da RCC Brasil apresenta três milhões e oitocentos mil como o número de católicos carismáticos no conjunto da população brasileira adulta.

Histórico diocesano
A caminhada no Litoral Norte começou em 1979 com o Pe. João Ryan, pároco em São Sebastião. Em 1980 nasce o primeiro grupo, na Igreja Matriz em São Sebastião. Pe Ryan voltou para sua terra, mas deixou plantada a semente. Em1983 a RCC chega a Caraguatatuba e surge o primeiro grupo de oração na Igreja Matriz Sto. Antonio. Em 1984, o movimento chega a Ubatuba, na Paróquia Exaltação da Santa Cruz. Com a vinda do Pe. Miguel, vigário episcopal, foi criada uma estrutura de coordenação regional da RCC para o litoral norte e com ela o primeiro coordenador, seu Ditinho e diretor espiritual, Pe Nino Carta. Em meados de 1994, com a devida permissão, a RCC inicia seu 1º grupo de oração na Paróquia Nossa Senhora d’Ajuda, em Ilhabela, embora muitos já participassem em São Sebastião.
Atualmente Ubatuba conta com 12 grupos de oração. São Sebastião e Caraguatatuba, 10 grupos em cada uma das cidades.O movimento cresce e se expande pelo Litoral Norte. Preocupado com a capacitação de seus servos e integrantes, investe nos momento fortes de retiro espiritual, encontros e formações.
Além de outros momentos fortes e marcantes, realizou em 2008 o 1º Cenáculo diocesano com o tema: “Sede fortes, não temais: Eis o nosso Deus”, reunindo centenas de pessoas.
As Santas Missas para pedir a Cura e a Libertação, são fontes do Espírito Santo que renova todas as coisas e são celebradas mensalmente em quase todas as paróquias da Diocese de Caraguatatuba. Atualmente, responde pelo movimento na Diocese de Caraguatatuba a Srta. Carla Alves e cada um dos municípios possui o seu coordenador.

Considerações
Augusto Reis - Coord. Dioc. RCC Aparecida
"Viver mais um Cenáculo é manter a unidade da RCC do Vale do Paraíba e Litoral Norte, unânimes na oração juntamente com Maria, Mãe de Jesus e nossa.

Jorge Antonio - Coord. Dioc. RCC Lorena
O Cenáculo do Vale e Litoral Norte nos proporciona momento muito forte de oração, união e comunhão das dioceses desta província e este ano o diferencial é que pela primeira vez será realizado no Litoral, numa data muito especial para a Diocese de Caraguatatuba(Fonte: Diocese de Caraguatatuba)
 

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Colucci anuncia mutirão emergencial na Estrada dos Castelhanos

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), acompanhado do chefe de Gabinete da Prefeitura, Julio Cezar De Tullio, do vice-prefeito Nuno Gallo (PV) e do chefe da Divisão de Defesa Civil, Valter Faustino, recebeu na manhã desta quarta-feira (21/10) uma comissão formada por jipeiros, agentes de turismo e moradores da praia de Castelhanos para discutir a questão da interdição da estrada. Colucci anunciou um mutirão emergencial para o fim de semana com uso de uma máquina e dois caminhões a partir de sexta-feira (23/10), o que depende de autorização do Parque Estadual de Ilhabela por onde passa a Estrada de Castelhanos.
Ele ressaltou ainda as cobranças que têm feito junto ao DER (Departamento de Estradas e Rodagem), responsável pela manutenção da estrada que corta o Parque Estadual. “Nós sabemos da situação da estrada. Fizemos a ponte e cobramos do DER a obra, cuja avaliação prevista de investimento é de R$ 5 milhões. O que faremos agora é uma manutenção emergencial para atender a comunidade e as pessoas que necessitam trabalhar”, disse Colucci na reunião com a comissão.
De acordo com o prefeito, várias reuniões com o DER já foram feitas, entretanto, dois fatores têm atrasado o início desta obra definitiva, um deles o grande volume de chuva nos últimos meses e outro a dificuldade para liberação de órgãos ambientais. “Quero uma solução definitiva para a Estrada de Castelhanos e por isso temos cobrado constantemente o DER, que depende destas autorizações ambientais. Vamos agora juntos fazer uma obra paliativa e continuaremos cobrando o Estado para resolver esta questão”, concluiu. Ao todo, cerca de 40 pessoas participaram da reunião no Paço Municipal. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Colucci dá início à obra de canalização da rua Gerson Peres Araújo na Barra Velha

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), esteve nesta quarta-feira (21/10), na Rua Gerson Peres de Araújo, na Barra Velha, para conferir o início das obras de canalização da via. Além desta, a região das ruas Benedito dos Anjos Sampaio e Joaquim Sampaio de Oliveira estão passando por intervenção da Secretaria de Obras com nivelamento, pavimentação e canalização de águas pluviais.
As obras vão resolver um antigo problema de poças d’água e buracos, alvo de reivindicações e reclamações de munícipes. “Fizeram a pavimentação sem esse trabalho prévio. Por isso que a água empoçava. Tivemos o cuidado de realizar as obras de canalização, drenagem, construção de bueiros e até o nivelamento das ruas, que de acordo com os funcionários, ultrapassou 40 centímetros”, explica o prefeito.
Os logradouros são passagem de grande fluxo de munícipes e veículos, inclusive ônibus e caminhões. Estão localizadas na região, a Escola Municipal Eurípedes da Silva Ferreira, a sede da Associação Creche de Ilhabela e também a nova escola estadual do bairro. Futuramente, o local receberá o complexo esportivo, com quadras cobertas, ginásio de esportes e piscina pública. Após o término dessas obras, deve ter início a operação tapa-buracos em outras ruas da Barra Velha e adjacências.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Fundo de Solidariedade de lhabela oferece curso de informática gratuito

Ilhabela - O Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural de Ilhabela deu início nesta semana ao curso de informática, na Barra Velha. A iniciativa tem parceria com a Associação Creche de Ilhabela, que cedeu o espaço para que fosse montada a sala de aula. Cerca de 80 pessoas estão sendo beneficiadas e ainda há vagas em alguns horários. O prefeito Toninho Colucci (PPS) visitou o espaço na última quarta-feira (21/10) e foi recebido pela coordenadora pedagógica da ACRI, Catarina Roefero.
De acordo com o instrutor Robson Luis Macedo, o curso tem duração de três meses e todos receberão certificado. “É um curso de iniciação à informática, que pode ajudar na qualificação profissional para o mercado de trabalho.
Iraídes Cardoso Neto, 80 anos, é uma das alunas da turma da manhã. Ela conta que nunca havia tido contato com a informática e sentiu confiança na iniciativa do Fundo de Solidariedade, dando oportunidade a todas as pessoas de ter acesso gratuito ao curso. Já Fátima Silva Santos, 46, já tinha noções e viu no curso de informática a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos.
Os interessados em fazer o curso de informática do Fundo de Solidariedade devem ter no mínimo 16 anos e procurar a sala localizada à Rua Antônio Carlos Ayres da Fé, no antigo Centro Comunitário, na Barra Velha, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h. As aulas são ministradas de segunda à quinta-feira, sendo duas por semana, nos horários: 10h às 12h, 14h às 16h, 16h ás 18h30 e 18h30 às 20h30. Mais informações: (12) 3895.1271.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Ilhabela promove Campanha de Doação de Sangue

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, promove no próximo dia 11 de novembro a campanha “Doe Sangue: Salve Vidas”, que acontece no Hospital Mário Covas Júnior, das 10h às 14h. Estão aptos a fazer a doação de sangue pessoas com idade entre 18 e 65 anos, com peso acima de 50 quilos que não tenham tido alguma doença infecto contagiosa; que não tenham tomado vacinas a menos de um mês; mulheres que não estejam grávidas ou amamentando; que não teve diagnóstico de hepatite ou outra doença transmissível, como AIDS, sífilis, chagas e malária; que não utiliza medicamentos ou consuma drogas; e que não tenha feito tatuagem, piercings ou cirurgia nos últimos dois anos.
É recomendável que o doador não esteja em jejum, evite fumar 2h antes, faça repouso de no mínimo 6h na noite anterior, não ingira bebida alcoólica nem alimentos gordurosos nas 12 horas anteriores e, se almoçar, esperar 2h.
Cada pessoa pode doar até 500 mililitros, sendo que a quantidade varia de acordo com o peso. Dentro dessa quantidade são coletados quatro produtos diferentes do sangue. São eles: concentrado de hemácia, plasma fresco congelado, concentrado de plaquetas e fatores de coagulação. Assim cada bolsa de sangue pode salvar a vida de até quatro pessoas diferentes.
No dia da campanha o doador só precisa apresentar um documento com foto. As pessoas que quiserem esclarecer dúvidas podem entrar em contato com a equipe da Secretaria de Saúde pelo telefone 3895-1532 ou pelo e-mail saúde@ilhabela.sp.gov.br. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura prepara ações de prevenção da hanseníase, dengue e tuberculose em Ilhabela

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Saúde, inicia nesta sexta-feira (23/10) um curso sobre hanseníase no auditório da Secretaria de Turismo, das 14h às 17h. Para as próximas semanas estão programadas ainda ações de conscientização e cursos sobre tuberculose e dengue.
O curso sobre hanseníase é organizado pela equipe de vigilância epidemiológica e voltado para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. O treinamento tem duração até o próximo dia 30 deste mês. Os agentes comunitários de saúde devem receber as informações em novembro.
Já sobre a tuberculose, os agentes distribuirão panfletos explicativos e dando orientações relacionadas a doença durante as visitas domiciliares de rotina.
De acordo com a vigilância epidemiológica em novembro será ministrado curso com o tema “Sensibilização para a problemática da Dengue”, voltado para agentes e professores da Escola Municipal Salvador Arena, arrastão nos bairros e distribuição de panfletos em pontos estratégicos da cidade, além de inserção do tema “Dengue” no Programa Escola da Família. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Projeto “Vira Amigo” promove feira de adoção de animais neste sábado

Ilhabela - O projeto “Vira Amigo”, desenvolvido pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado (24/10), das 9h às 16h, no Estacionamento do Supermercado do Frade, mais uma feira de adoção de animais. A ação faz parte do programa de Posse Responsável que, entre outras ações, também prevê castração de animais e recolhimento de cães e cavalos das ruas da cidade.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Secretaria de Educação realiza projeto ambiental “Água e Óleo não se misturam” em Ilhabela

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, realizou a troca de óleo de cozinha por produtos de limpeza na última sexta-feira (16/10). A ação faz parte do projeto “Água e Óleo não se misturam” desenvolvido nas unidades escolares com o objetivo de conscientizar os alunos e suas famílias quanto à importância de não despejar o óleo no meio ambiente.
A coleta de óleo nas escolas é feita pela Empresa Giglio, que em troca deixa galões de produtos de limpeza como detergente, água sanitária e desinfetante (a cada 50 litros de óleo de cozinha troca-se por 15 litros de produtos de limpeza).
Neste ano já foram arrecadados 1.220 litros de óleo que deixaram de contaminar solos, manancias e o ambiente marinho de Ilhabela.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Após 8 anos, Prefeitura de Ilhabela abre concurso público

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Administração, abriu nesta quarta-feira (21/10) as inscrições para o concurso público que visa o preenchimento de 35 vagas nas seguintes funções: auxiliar de serviços gerais, vigia, fiscal municipal e motorista.
A elaboração e correção das provas ficarão a cargo de professores ligados à Vunesp. Além das inscrições, a Prefeitura também ficou responsável pela publicação oficial dos atos.
O edital completo está disponível no site oficial www.ilhabela.sp.gov.br e também no Paço Municipal, local das inscrições. O endereço da Prefeitura de Ilhabela é Rua Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho, nº 86, bairro do Perequê, e as inscrições podem ser feitas até o dia 27/10, das 10h às 17h. As taxas de inscrição variam entre R$ 35 e R$ 50. O último concurso público realizado na cidade foi em maio de 2000.
Para Edvaldo Silva de Jesus, 43 anos, morador do bairro Reino, esta é uma grande oportunidade. “Acho bom, até porque faz mais de oito anos que não tem concurso na cidade. Todo mundo merece uma chance e o concurso é a forma mais certa”, disse Jesus, que tentará uma vaga de motorista.
Já Raimunda da Conceição Santana, 43 anos, que mora no bairro Green Park, acredita estar preparada para o concurso, em que buscará uma das vagas de auxiliar de serviços gerais. “Não tenho nem palavras. Estou estudando desde 2006 à espera de uma oportunidade”.

As vagas
A Prefeitura oferece dez vagas para auxiliar de serviços gerais, com exigência de ensino fundamental incompleto. O salário é de R$ 680,85 para uma carga horária de 40 horas semanais. A taxa de inscrição para essa função é de R$ 35.
Já para o cargo de vigia há cinco vagas com salário de R$ 684,80 e carga horária de 40h semanais. O requisito mínimo exigido é ensino fundamental incompleto e a taxa de inscrição R$ 35.
Dez vagas também são oferecidas para o cargo de fiscal municipal, com exigência mínima de ensino médio completo. O salário é de R$ 1.838,79 e a carga horária também é de 40h por semana. A taxa de inscrição para esse cargo é de R$ 50.
Para motorista são oferecidas dez vagas, exigindo-se ensino fundamental incompleto (4ª série) e carteira de habilitação categoria D. O salário é de R$ 1.161,98, com carga horária de 40h semanais. A taxa de inscrição para o cargo também é de R$ 50.

Retificação
A Secretaria de Administração retificou o Anexo II do edital– acrescentando a lei 421/2006 no Conteúdo Programático para as vagas de fiscal municipal. A retificação inclui também na parte de conhecimentos específicos o livro Uma viagem pela História do Arquipélago de Ilhabela, de Nivaldo Simões. Também consta na retificação a mudança no requisito para o cargo de motorista, que exige agora ensino fundamental incompleto ao invés de completo.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Após quatro de abandono, Prefeitura inicia reforma na quadra da Praia Grande

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela deu inicio nesta semana às obras de reforma da quadra poliesportiva do bairro da Praia Grande, região sul do arquipélago. O local, encontrado em péssimas condições no inicio da administração dado à falta de manutenção por meia de quatro anos, receberá melhorias emergenciais, com a troca do alambrado, que corre o risco de cair, pois o ferrugem deteriorou as bases de sustentação. “Mesmo com as dificuldades financeiras que a administração enfrenta, conseguimos remanejar verba para as obras emergenciais”, ressalta o secretário de Esportes, Luiz Lobo. De acordo com o secretário, a intenção da Prefeitura é realizar melhorias definitivas após o carnaval, inclusive com a troca de pisos.
Segundo o diretor de Obras, Luiz Paladino, a intenção é terminar o serviço emergencial em 45 dias. A reforma da quadra da Praia Grande atende a reivindicações antigas da comunidade. Também estão previstas outras intervenções no bairro, como reforma e ampliação da praça, com troca de luminárias e dos brinquedos do parque infantil, bem como a construção do Centro Cultural, no prédio onde funcionava a escola estadual Ana Leite Julião Torres. A administração tem planos também de levar um pólo do projeto Navegar, com aulas de iniciação à vela para o bairro.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

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Pousada Bem Viver - Momentos Felizes

Glorifica Litoral mantém Praça de Eventos agitada durante a semana

São Sebastião - A primeira edição do Glorifica Litoral tem mantido um certo agito na Praça de Eventos durante todas as noites desde a sua abertura na sexta-feira 16. Realizado pela Prefeitura de São Sebastião com apoio do Conselho de Pastores, o evento continua a atrair bom público que, além de se entreter com as apresentações de bandas locais e convidadas, fica atenta às pregações do Evangelho a exemplo do que ocorreu nessa terça-feira 20, com o pastor Carvalho Júnior.
Aos 40 anos, 16 dos quais como ministro da Palavra de Deus, Carvalho Júnior é um dos preletores convidados pelo Conselho dos Pastores para abrilhantar a semana sócio-cultural evangélica prevista para encerrar no próximo domingo 25, com a ministração do pastor Marcos Feliciano e show com o Trazendo a Arca, um dos grandes nomes da música gospel no Brasil na atualidade.
Para proporcionar ao público maior comodidade, os organizadores da festa, pioneira no gênero em todo o País – levando-se em conta a infraestrutura armada para melhor acolher não somente a comunidade local, mas também os visitantes – foi erguida a “Tenda da Benção” onde todas as noites obreiros das mais variadas denominações eclesiásticas cuidam das crianças com atividades lúdicas especiais.
Além disso, o Glorifica Litoral conta com apoio do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Cacem (Central de Atendimento e Controle às Emergências Médicas), Defesa Civil, Guarda Comunitária Municipal e Ditraf responsáveis pela segurança local.
Em continuidade ao evento, sobem ao palco até domingo, os pastores Nerildo Accioly, Mike Shea, Silmar Coelho, Márcio Silva e Marcos Feliciano, além dos cantores Cassiane e Trazendo a Arca. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Peça Teatral de Shakespeare lota o teatro de São Sebastião nas duas apresentações

São Sebastião - A convite da secretária de Cultura e Turismo de São Sebastião, Marianita Bueno, o grupo Estrelart, da Fundacc (Fundação Cultural de Caraguatatuba), estreou nesta segunda-feira, dia 19, no Teatro Municipal de São Sebastião, a peça de William Shakespeare, “Sonho de uma noite de verão”, Adaptado por Rafael Sammarco Branco Júnior, e dirigido por Carlos Pallmer. A peça contou com duas apresentações, finalizando na terça, com a casa lotada.
O público da peça foi direcionado para equipes de escolas, como diretores, coordenadores, professores e alunos, além de autoridades locais, que foram prestigiar o evento.
Com duração de duas horas e dez minutos de espetáculo, a peça agradou a todos que assistiram, prendendo a atenção e atendendo as expectativas do grupo Estrelart. “Com a casa lotada pudemos perceber que o público ficou bastante satisfeito e, nós da equipe técnica ficamos muito gratos e felizes com a iniciativa da prefeitura, através da Sectur, de valorizar este tipo de trabalho”, comenta Pallmer.
Ator profissional, Carlos Pallmer – responsável pela direção de 40 peças e outras 20 encenadas na capital paulista – recentemente dirigiu o elenco da peça “Paixão de Cristo”, cuja direção geral ficou a cargo de Adibailson Cuba, da Fundacc, encenado por 120 atores e assistida por mais de 10 mil pessoas em Caraguatatuba.
O espetáculo conta ainda com os trabalhos de Sara Fernandes Matrigrani (assistente de direção), Ana Paula (produção), Rodolfo Sierra Sammarco e Natália Fernandes Pereira (trilha sonora).
Pallmer é o responsável pelo Fest Art, projeto de teatro desenvolvido pela Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), cujo objetivo é incentivar a inteiração de alunos com os professores e coordenadores e ao mesmo tempo criar laços de amizade entre os estudantes das redes municipal, estadual e particular de ensino.
Além de trabalhar na Sectur, Carlos Pallmer atua também na Fundacc (Fundação Cultural de Caraguatatuba). “Estou feliz, pois apresentaremos este mesmo espetáculo no Teatro Mário Covas, em Caraguá, nos dias 9 e 10 de novembro”, disse o diretor, observando que em São Sebastião, dez por cento da arrecadação da bilheteria será revertida ao Fundo Social de Solidariedade.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Plenária esportiva da Prefeitura de São Sebastião é realizada em Boiçucanga

São Sebastião - Em cumprimento ao calendário das plenárias esportivas desenvolvidas pela Prefeitura de São Sebastião, a Seesp (Secretaria de Esportes), realizou na noite de terça-feira 20, um encontro com a comunidade do bairro de Boiçucanga, na Costa Sul da cidade.
A reunião, que visa ouvir os anseios e necessidades dos moradores relacionados à prática desportiva, ocorreu na Escola Municipal “Antônio Luis Monteiro” e concentrou aproximadamente 100 pessoas.
Durante a plenária, a comunidade apresentou dez propostas e elegeu três modalidades esportivas a serem implantadas nos próximos dois anos pela atual Administração. As atividades escolhidas foram: aula de dança, escola de futsal/futebol e artes marciais, as quais serão desenvolvidas através de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). “A contribuição da população ajudará muito no planejamento da Secretaria de Esportes e a partir do próximo ano o nosso compromisso é cumprir o que foi deliberado pela comunidade”, disse o secretário de Esportes, Wladimir Rodrigues dos Santos, que participa de todos os encontros em companhia dos técnicos da pasta. De acordo com a Seesp, a escolha da Oscip será técnica e ocorrerá por meio de concurso.
O público presente também selecionou quatro pessoas da comunidade para representá-la no Conselho Municipal de Compromisso do Esporte. Em Boiçucanga foram escolhidas duas mulheres como titulares: a moradora Juliana do Nascimento e a professora de Educação Física, Simone Mercedes Weber, responsável pelo trabalho voluntário no bairro. Já a suplência ficou com o professor de Educação Física, Fábio José Moreira, e o marinheiro Julio César Fernandes dos Passos. “Achei a iniciativa muito boa, pois a Secretaria de Esportes veio nos ouvir. Fazia tempo que ninguém aparecia por aqui”, declara.

Ginásio de Esportes
Apesar de a plenária ser voltada à discussão da execução de modalidades esportivas, a Seesp abriu exceção para ouvir algumas reivindicações dos moradores. Uma delas foi apontada pelo professor de Ciências, Lucas Leite, e está relacionada ao ginásio de esportes, interditado por problemas estruturais. “A situação é antiga e os estudantes e a própria comunidade precisam do equipamento esportivo”, fala.
Na ocasião, ele também sugeriu a implantação de uma escola de Circo no bairro, que apesar de não ser uma modalidade esportiva e competitiva é uma alternativa para as crianças e jovens não ficarem ociosas. Segundo o secretário, a proposta circense foge da competência da Seesp por estar atrelada à cultura. No entanto, garantiu que a sugestão será encaminhada à Secretaria de Cultura e Turismo para análise.
Já com relação ao ginásio, a Prefeitura informa que dentro de dez dias a licitação para a reforma e/ou recuperação do equipamento esportivo, além de algumas adaptações na escola municipal, deverá ser aberta. O processo demandou certo tempo em função da realização de sondagem na fundação e cálculos necessários para que a obra não ofereça risco aos usuários do ginásio. O prefeito Enane Primazzi é solidário a reivindicação da comunidade e acredita que o serviço deve ser entregue no início do próximo ano.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura assina convênio para compra de microônibus escolar

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião receberá uma verba de R$ 130 mil do governo de São Paulo para a aquisição de um microônibus escolar. O prefeito Errnane Primazzi assinou o convênio para repasse do dinheiro na última terça-feira (20/10), em solenidade oficial no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. O deputado estadual Said Mourad, líder do PSC na Assembléia Legislativa, acompanhou o prefeito sebastianense no evento.
O veículo terá um custo total aproximado entre R$ 170 mil e R$ 180 mil e capacidade para 31 lugares. “A diferença entre a verba liberada pelo convênio e o custo real do microônibus será complementada pela administração”, explicou o prefeito.
O convênio assinado nesta semana deverás ser publicado no Diário Oficial do Estado nos próximos 15 dias. Somente a partir de então, a verba estará apta a ser liberada para a prefeitura, o que deve ocorrer em um prazo máximo de um mês.
Após a liberação do recurso, o chefe do Executivo sebastianense informou que a prefeitura abrirá a licitação para a compra do veículo, dentro dos parâmetros estabelecidos pela legislação. Ernane disse também que ainda não definiu onde o microônibus será utilizado, o que será alvo de acerto com a Secretaria Municipal de Educação. O certo é que na retomada das aulas, em 2010, o veículos já estará a disposição dos alunos.

Monitores Escolares
No mês de novembro a Prefeitura de São Sebastião começará a definir a contratação dos monitores escolares para atuação junto aos alunos da rede municipal de ensino que utilizam o transporte escolar. As vagas serão destinadas exclusivamente aos sebastianenses que estão ingressando ou já estão na chamada “melhor idade”, ou seja, a faixa acima de 45 anos.
Essa é mais uma promessa de campanha do prefeito Ernane que estará sendo cumprida. Deverão ser criadas no mínimo 50 vagas e os monitores começarão a trabalhar no próximo ano. “Temos inúmeras pessoas idosas que ainda têm muitas condições de trabalhar e, naturalmente, elas têm até mesmo mais paciência para cuidar dos alunos que, como é típico da idade, costumam dar um pouco de trabalho aos motoristas dos ônibus escolares. Com isso, resolvemos o problema do motorista e ainda damos a possibilidade de emprego, de uma nova fonte de renda para os idosos que necessitam”, disse o prefeito. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Procon alerta comunidade para o “Golpe do book"

São Sebastião - “O Procon de São Sebastião alerta a comunidade para o “golpe do book”, que já fez vítimas na cidade de Jacareí e está chegando ao Litoral”.
O alerta é principalmente como prevenção contra empresas de “fachada”, que aplicam golpes em pessoas simples e humildes - dentre estas, idosos e crianças com deficiência. Essas empresas usam do expediente da "conversa fiada", interceptando famílias que, ao perceberem que têm crianças em casa, dizem que estão "instalando loja de bebê" na cidade e estão tirando fotos para promoção da tal loja, que não existe e jamais existirá, e conseguem ludibriar dezenas, centenas de famílias forçando-as, de certo modo, a adquirir produtos e/ou serviços, mesmo contra a sua vontade, e neste caso, o álbum/book contendo 10 fotos com valores de R$ 370.
Todas as vítimas, indistintamente, lavraram boletim de ocorrência no Primeiro Distrito Policial da cidade de Jacareí, sob numeral: 1656/2007. Na manhã do dia 03 de julho, funcionárias da empresa W.A Photo Book Ltda estiveram em vários bairros da cidade de Jacareí (SP), batendo palmas e tocando campanhias. Conversavam com mães e familiares, e se apresentavam inicialmente como representantes da "loja do bebê". Ao perceberem que havia crianças nestas residências, solicitavam que pudessem tirar algumas fotos para promoção da tal loja, sem compromisso. Ao serem perguntadas da localização da tal loja, as mesmas não sabiam responder. Vagamente informavam que ficaria no centro da cidade, sem saber informar o endereço correto. E, quando conseguem a tal liberação para as fotos "sem compromisso", informam que dentro de 10 a 15 dias, uma outra equipe voltará para apresentar tais fotos, que, ao serem perguntadas sobre preços ou se eventualmente poderiam adquirir fotos individuais disseram que não sabiam os preços e que poderiam, sim, adquirir fotos individuais caso o cliente não gostasse de todas.
Após 10 dias, aparece um senhor muito simpático, simples, humilde, que se apresenta como "Francisco" e mostra o book contendo 10 fotos, ao valor de R$ 370. Quando há resposta negativa, insiste pacientemente e reduz o preço, em menos de 05 minutos, para R$ 300 e informa que não vende foto individual. Se após toda a persistência do Sr. Francisco, a vítima definitivamente não quiser o tal book, ele parte para outro plano (certamente orientado pela empresa): deixa o book com a pessoa e, como garantia, pede rapidamente para você assinar/rubricar e diz que voltará em 2 ou 3 dias, pois informa que precisará receber cheques pré-datados de "bastantes clientes" da região. “Percebe-se que usam o lado "psicológico" e, neste espaço de tempo, a família, principalmente a mãe do bebê, poderá mudar de idéia e quem sabe "adquirir" o tal book. Qual a mãe que não gostaria de ficar com as fotos de seu filho(a)?”, alerta.
No prazo, o Sr. Francisco não aparece, mas tem a preocupação de ligar e sugere pagar o tal album/book em prazo estendido com cheques pré datados. Diante da negativa, não aparece. E ainda, após mais ou menos 10 dias, a pessoa recebe em sua casa fichas de compensação bancária para pagamentos das tais fotos, e ao ligar para a empresa, percebe que o telefone indicado existe, mas ao tentar falar com alguém da devolução do book, repentinamente a linha "cai". Com insistência se consegue falar com a telefonista, e ao afirmar que estão cometendo crimes contra o Código do Consumidor e principalmente com pessoas com deficiência, a conversa fica mais leve e passam o nome do Sr. Wanderley como responsável pela empresa - muito embora na ficha de compensação bancária aparece o nome de favorecida (caso você pague): Iracema Pereira das Almas Lima.
A empresa W.A Photo Book Ltda. ainda usa 1/2 página de folha como "instrumento contratual de aquisição de álbum fotográfico" e faz as seguintes observações usando a lei do consumidor (8078), artigo 49 , contradizendo o que está escrito, ou seja, cometem crime previsto em lei.

Veja o que eles escrevem como intimidação ao cliente:
* A firma se reserva o direito de não aceitar devolução em hipótese alguma após efetuada a venda, de acordo com a lei do Código do Consumidor (8078), artigo 49.
* A empresa não se responsabiliza a não sacar ou depositar os cheques pré-datados, ou seja, se você emitir cheques pré-datados, eles depositam a hora que quiserem. Outro crime previsto também no Código de Defesa do Consumidor.
Observe que a W.A Photo Book Ltda. comete erro grosseiro ao registrar lei do Código do Consumidor como favorecendo direitos deles. Eles são prestadores de serviços e/ou fornecedores de produtos - portanto, a lei 8078 artigo 49 é de direito do cliente, e diz o seguinte:
Lei 8078, artigo 49: O consumidor pode desistir do contrato,no prazo de sete dias a contar de sua assinatura ou do ato do recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial,especialmente por telefone ou a domicílio. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo,os valores eventualmente pagos a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos de imediato, monetariamente atualizados.
O golpe é antigo e, infelizmente, existe em todo o país. Outras empresas que usam dos mesmos procedimentos precisam ser denunciadas através de lavração de boletins de ocorrências nas delegacias de polícia. Só assim os direitos serão respeitados e estas empresas serão responsabilizadas criminalmente.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

São Sebastião realiza I Conferência Municipal de Cultura

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião realizará, no próximo domingo, 25, das 10h às 17h, no teatro municipal, a I Conferência Municipal de Cultura, visando a adesão ao Sistema Nacional de Cultura, do Governo Federal, com representação em um avanço nas políticas públicas de cultura.
Desde 2003 o Ministério da Cultura tem atuado no sentido da criação de uma estrutura sistêmica que articule, em rede, os três entes federativos: União, Estado e Municípios, em três organismos: um fundo de cultura, um conselho de cultura e o Plano Plurianual de Cultura.
Portanto, para que São Sebastião faça a adesão ao Sistema Nacional de Cultura, é preciso realizar a conferência, onde serão discutidos os eixos pertinentes da política pública cultural, o plano plurianual de cultura, a criação do Conselho Municipal de Cultura, com 50% da sociedade civil em sua composição. Na ocasião, será aprovado os delegados que representarão a cidade na Conferência Estadual de Cultura, em novembro, e na Conferência Nacional de Cultura, em março de 2010, na capital Federal.
A Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião (Sectur) alerta que é muito importante a presença da comunidade interessada no desenvolvimento cultural da cidade, pois quanto mais presentes nesta I Conferência Municipal, mais delegados poderão ser escolhidos, com maior representação e voz nas conferências Estadual e Federal.
Serviço: Para os interessados, as inscrições estão abertas no site da prefeitura: www.prefeitura.sp.gov.br, para qualquer cidadão maior de 16 anos.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Corredores do Desafio dos 600 quilômetros chegam amanhã a São Sebastião

São Sebastião - Os atletas que disputam o Desafio dos 600 quilômetros – Corrida SP-RJ, chegam a São Sebastião na tarde desta quinta-feira 22. Com apoio logístico da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Seesp (Secretaria de Esportes), e Segov (Secretaria de Segurança Urbana), os competidores receberão atenção especial tão logo cheguem à Boracéia, na Costa Sul do município, onde viaturas do Ditraf (Divisão de Tráfego), estarão à disposição para controlar o trânsito para maior segurança dos corredores.
Considerada a maior prova de revezamento das Américas, cuja largada será do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, com chegada na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, a prova – disputada também em outros 30 países de três diferentes continentes – contará com 20 equipes. Cada uma delas será formada por 12 corredores, dos quais dez titulares (com no mínimo três mulheres, além de um atleta reserva para cada sexo).
De acordo com a Nike, organizadora do evento, os trechos a serem percorridos pelos corredores são diferenciados, ou seja, os atletas enfrentarão asfalto, areia, pedra e mato, além de relevos.
Um dos pontos de parada do roteiro conhecidos como “Nike Villages”, será armado pela Prefeitura na Praça de Eventos, no Centro Histórico da cidade, para receber os atletas a partir das 18h30. No local, a equipe da Nike colocará à disposição dos corredores um centro clínico coordenado pelo fisiologista Paulo Zogaib, um centro de recuperação de lesões e desgaste físico, além de alimentação e descanso adequados para a etapa seguinte do desafio, cuja largada ocorrerá às 4h30 de sexta-feira 23.
De acordo com a Nike, toda a cronometragem da prova, além de outras informações sobre a disputa, serão disponibilizadas por meio de tecnologia Nike Plus, sistema wireless (sem fio), desenvolvido em parceria com a Apple que fornece informações de tempo, ritmo, distância e calorias queimadas pelo corredor. A tecnologia, segundo os organizadores, permite um constante monitoramento do rendimento do atleta durante sua performance, através do iPod.
Além da parte desportiva, o Desafio dos 600 quilômetros, conforme informações da Nike, “também se solidariza com uma causa social ligada ao esporte”. Em parceria com a Rede Esporte pela Mudança Social, um programa da ONU (Organização das Nações Unidas), cada um dos 600 quilômetros do percurso será vendido para arrecadar fundos para os projetos que usam a atividade esportiva como combate à pobreza e à desigualdade.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Falta de limpeza em valas gera aumento de pernilongos na Costa Norte

São Sebastião - O vereador Maurício Bardusco da Silva (PPS) reclamou durante a última sessão ordinária do excesso de pernilongos na região Costa Norte, e da falta de circulação do caminhão “fumacê” para combater os insetos.
“Sabemos que no município todo temos esse tipo de problema, mas nos bairros da Costa Norte está pior por causa das valas que estão sujas, os moradores não estão agüentando conviver com isso”, critica.
Ele menciona a não conclusão dos trabalhos e a falta de tamponamento no canal da Avenida Netuno, considerado um dos maiores e cheio de sujeira.
Maurício quer saber do Executivo se existe a possibilidade da passagem do carro fumacê no local e os dias em que os bairros receberão a aplicação do veneno que combate os pernilongos.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Amilton requer informações sobre projeto de reforma de imóvel no bairro São Francisco

São Sebastião - Preocupado com indagações de munícipes sobre o pacote de obras no valor de R$ 32 milhões anunciado em junho pelo prefeito Ernane Bilotte Primazzi, o vereador Amilton Pacheco da Silva (PSB), encaminhou um requerimento cobrando informações sobre as benfeitorias, entre elas, a reforma do antigo hotel Vice-Rey, no bairro São Francisco.
“Recebemos diversas interpelações de moradores das ruas vizinhas, de que o local além de causar uma péssima imagem aos visitantes, também se tornou um criadouro de ratos”, afirma.
Na propositura, Amilton questiona sobre o andamento de cada um dos projetos que constam no pacote de obras.
Ele também quer saber a data para o início efetivo das obras em cada local, e a previsão para a conclusão e entrega dos serviços anunciados no valor de R$ 32 milhões.
“Entendemos que houve queda na arrecadação, mas desde fevereiro enviamos vários requerimentos e não obtivemos realização na prática, há muito a ser feito, precisamos cobrar e fiscalizar mais,” sugere.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Artur sugere utilização de área para estacionamento ao lado do atracadouro da balsa

São Sebastião - Na maioria das sessões ordinárias, o vereador Artur Balut (PSDC) tem cobrado providências sobre a falta de área para estacionamento no centro da cidade.
Ele afirma que é cada vez maior o número de veículos que circulam no município e o espaço para estacionar está ficando escasso, principalmente na região central e rua da praia.
“Nos dias de shows e apresentações fica impossível atender a demanda de automóveis por falta de locais para estacionamento”, critica.
Artur disse que a tendência é piorar na época da temporada, ocasião em que o município recebe muitos turistas, além dos que vão para Ilhabela e deixam os carros estacionados em São Sebastião.
Na opinião dele, uma das soluções para amenizar o problema seria a utilização da área localizada no aterro da rua da praia, ao lado do atracadouro da balsa.
Diante da sugestão apresentada, Artur quer informações da prefeitura se há possibilidade da ocupação do local para o estacionamento de veículos.
A resposta sendo positiva, o parlamentar quer a data da implantação dos serviços e sendo negativa, o motivo.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Prefeitura e Fundart Apresentam Cia. de Dança Folclórica da Ucrânia – “Kviten”

Ubatuba - A Cia. de Música e Dança da Ucrânia “Kviten” é o cartão de visitas da região de Donbass, terra da amizade internacional de um povo corajoso e alegre. É a região mais populosa da Ucrânia e com o maior potencial industrial do país.
No auge de seu sucesso o grupo visita Ubatuba para brindar o nosso público com o real prazer de uma arte elevada e altamente estética. A variedade, o ardor juvenil, a emoção da música, a identidade nacional, o gosto artístico, a habilidade, os tesouros da arte folclórica são eternos e inesgotáveis e têm agregado sensibilidade ao “Kviten”.

Apresentação: 10 de novembro
Hora: 20h00
Local: Ginásio de Esportes “ Benedito Pinho” – (Tubão)
Ingressos: já à venda na Fundart – Praça Nóbrega, 54 – Centro.
Preço: R$ 10,00
Informações pelos telefones: 3833-7000/7001.(Fonte: Fundart)

‘Dia das Crianças’ é comemorado em grande estilo pelo Programa Escola da Família da E.E. Sueli em Ubatuba

Ubatuba - No sábado, dia 17 de outubro foi realizada a tradicional festa do Dia das Crianças do Programa Escola da Família (PEF) da E.E. Profa. Sueli Aparecida Figueira dos Santos, em Ubatuba.
Este ano, com o tema Sítio do Pica-pau Amarelo, quatro atrizes vestidas de ‘boneca Emília’, e os palhaços Risco e Rabisco alegraram um público de aproximadamente mil pessoas, além das diversas brincadeiras e das camas elásticas, houve também sorteio de brindes e distribuição de algodão doce, pipoca, sorvete, cachorro-quente, suco e saquinho de doces para as crianças.
Para a educadora profissional do PEF, Roberta Felipe de Jesus, a festa foi um sucesso graças à participação de todos os envolvidos, voluntários, gestores, educadores e universitários. Destaca também, a importância dos estabelecimentos comerciais e da fabrica de sorvete Fruitverão pelas doações, como também, a voluntária Dejacir pela decoração da festa.(Fonte: DRE-Caraguatatuba)

Aciu informa:

Ubatuba - O Consultório Odontológico Dra. Lucia Lio e Dra. Jussara Martins agora também faz parte da Rede de Descontos da Associação Comercial de Ubatuba.
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Operação para coibir atividades irregulares em Ubatuba apresenta balanço positivo

Ubatuba - Foi considerada positiva a operação conjunta feita no chamado “corredor turístico de Ubatuba” no último feriado do dia 12 para coibir as diversas atividades irregulares no município, como som alto em carros e imóveis, flanelinhas, trabalho infantil, vendedores ambulantes e demais ações que vão contra a ordem social da cidade.
O plano piloto que envolveu as polícias civil e militar, Guarda Municipal, órgãos da prefeitura, Associação Comercial e demais entidades ligadas ao comércio e setor de serviços concluiu seu balanço na última sexta-feira, 16. Reunidos em um encontro, os órgãos envolvidos puderam debater os números de ocorrências no município e ajustar as possíveis falhas do projeto para realizar uma operação ainda mais completa nos próximos feriados deste ano, acelerando o estabelecimento de um plano de segurança definitivo para a temporada de verão.
Segundo os participantes do encontro, a divulgação feita através de toda a mídia antes do feriado colaborou significativamente na conscientização das pessoas, inibindo assim futuros problemas.
Durante o feriado, a Associação Comercial realizou uma pesquisa com 100 empresários que possuem estabelecimentos comerciais na Rua Guarani e Avenida Leovigildo Dias Vieira (locais focados pelo projeto piloto) e os empresários demonstraram grande satisfação retribuída com elogios aos resultados conseguidos durante o final de semana prolongado.

Queda significativa
De acordo com o delegado da Policia Civil de Ubatuba, Fausto Moro Cardoso, a cidade registrou uma queda significativa em relação ao feriado de 7 de setembro. “Neste feriado não tivemos registros considerados graves. Foram apenas três roubos no município inteiro e não houve furtos de automóveis. O que mais nos preocupou foi o grande número de acidentes de trânsito registrados: 16 no total. Este é um item que devemos focar nas próximas ações”.
Outro setor que teve um ótimo resultado foi o social, que teve como foco o combate ao trabalho infantil e aos “flanelões”. Segundo o secretário de Cidadania e Desenvolvimento Social, Claudinei Salgado, a divulgação da ação reduziu em 75% o número de crianças trabalhando nas praias. “Afastamos também 12 pessoas que estavam cuidando de carros, que não faziam parte da Associação de Guardadores de Automóveis da cidade”.
Um dos problemas que ainda merece a atenção das entidades envolvidas é o dos veículos e residências que não respeitam os limites de som. A Guarda Municipal informou que só de autuações aos veículos com som em volume excessivo, foram cerca de 20 em três dias. Segundo a fiscalização a quantidade de decibelímetros (equipamentos para medir o som) ainda não é suficiente.
Nos casos de excesso de ruídos em residências, quem deve ser acionada é a Polícia Militar. Nesses casos, é imprescindível que ocorra a denúncia. Ao chamar a polícia, o solicitante necessita acompanhar o policial até a delegacia, juntamente com o infrator, onde será lavrado o boletim de ocorrência que irá, depois, se transformar em processo com penalidades aplicadas a quem infringiu a lei, que vão desde multa, pagamento de cesta básica, trabalho em entidades, até prisão.
O diretor da Associação Comercial de Ubatuba, Marcos Velloso está satisfeito com esta primeira ação. “Temos que pensar que esta foi uma ação inédita e que começamos do zero. Como é apenas um ponto de partida, iniciamos pelo corredor turístico da cidade para que possamos contemplar futuramente Ubatuba como um todo. Esses saldos são positivos. Nesta reunião, pudemos checar se todas as ocorrências foram atendidas pelos órgãos responsáveis e se essa receita de organização pode ser adotada não apenas nos feriados e temporadas, mas no dia-a-dia do município”, enfatizou Marcos.
O diretor acrescentou que muita coisa ainda há de ser feita, mas que estão no caminho certo e que os envolvidos contam com a colaboração de todos, tanto de turistas quanto de munícipes.

Fiscalização
De acordo com o balanço referente ao setor de fiscalização da prefeitura, foram apreendidos 20 painéis de óculos de sol e 3 volumes com óculos diversos, somando aproximadamente 800 unidades de óculos de sol, 93 chapéus/bonés, aproximadamente 500 Cd’s e Dvd’s sem procedência, painel com mais de 100 peças de bijuterias, 120 latas de cervejas diversas, 24 unidades de redes, 2 carrinhos ambulantes completos, cada um com mais de 20 volumes de mercadorias diversas e 10 placas de publicidade sem autorização. (Fonte: ACIU)

Aciu informa: Vagas de emprego

Ubatuba - Restaurante Donana está contratando:
- Cozinheiro (com experiência);
- Barman
Os interessados deverão comparecer para entrevista entre as 18h00 e 19h00 à Rua Guarani, 359- Itaguá. Falar com Rosangela.

Restaurante e Pizzaria Bucaneiros está admitindo:
Para horário diurno:
- Cozinheira(o);
- Ajudante de cozinha (sexo masculino, maior de 18 anos);
- Ajudante geral (sexo masculino, maior de 18 anos);
Para horário noturno:
- Ajudantes de garçom. (Ensina-se a profissão.Idade entre 18 e 28 anos)
Os interessados deverão levar curriculum com telefone e nome do responsável dos últimos empregos no Restaurante e Pizzaria Bucaneiros.
Rua Conceição, 61- Centro. 3832 7175.

CSR som e acessórios de veículos está admitindo instalador de som, insulfilm com experiência e que tenha noções de marcenaria.
Os interessados deverão entrar em contato com Clayton ou Teru.
Rua: Vasco da Gama, 170- Estufa II.

Restaurante Peixe da Terra está admitindo cozinheira(o) e pizzaiolo com experiência e que morem em Ubatuba. Levar currículo com referências de segunda à sexta feira, às 15h00 na Av. Leovigildo Dias Vieira, 300- Itaguá. Falar com Wilson ou Maria Vianna.

Restaurante Arabí está admitindo cozinheira (o) entre 25 a 45 anos com experiência e ajudante de cozinha (mínimo 1 ano de experiência). Os interessados deverão entrar em contato pelo telefone: 3833 4810. Falar com Airan Abreu.

Hotel Giprita está admitindo recepcionista (sexo feminino, entre 25 e 35 anos, com experiência). As interessadas deverão levar currículo no hotel das 8h00 às 14h00. Falar com Afrânio. Rua João Ramalho, 201 Pq Vivamar.

Picanha na Tábua está admitindo cozinheiro e ajudante de cozinha (sexo masculino, idade entre 25 e 40 anos).
Os interessados deverão ir pessoalmente à Av. Leovigildo Dias Vieira, 562- Itaguá. Falar com Wesley, Rudy ou Sueli.

Empresa contrata vendedora externa (idade entre 18 e 25 anos).
As interessadas deverão levar currículo com foto à Rua Coronel Domiciano, 316- sala 3- Centro. (acima da loja Biju Baby).

Aquário de Ubatuba está contratando:
- Auxiliar de Cozinha com Escolaridade: 1º Grau de ambos o sexo com um ano de experiencia
- Balconista Loja/Lanchonete com escolaridade : 2° Garu de ambos o Sexo com um ano de experiencia
- Mecânico de Bicicletas com escolaridade : 2° Grau do sexo masculino com um Ano de experiencia
- Serviços gerais - limpeza com escolaridade: 1° Grau de ambos o sexo com um ano de experiencia
Os interessados deverão enviar currículo com foto para o email: staff@aquariodeubatuba.com.br

Vaga para Secretária com conhecimento de informática (Word,Excel), e desejável conhecimento em administração de condomínios. Interessadas enviar currículo para análise com telefones para retorno para: millenium-adm@uol.com.br

Empresa admite urgentemente garçom, camareira e copeira. (todos com experiência)
Tratar com Enedina na Camargo Irmãos- Rua Capitão Felipe, 40- Itaguá (somente na parte da tarde)

Mar Hotéis está admitindo garçom, camareira e recepcionista (com experiência).
Os interessados deverão encaminhar currículo para o e-mail: jfcapelossi@ig.com.br. Aos cuidados de Regina.

Pousada Don Diego está admitindo recepcionista (2º grau completo), arrumadeira e balconista (para a sorveteria).
Os interessados deverão ir pessoalmente até a pousada das 10h00 as 13h00. Falar com Cristina ou Júlio.
Rua Guarani, 782 – Itaguá.

Restaurante Sabor do Mar está admitindo atendente de mesa (sexo masculino, entre 18 e 23 anos, boa aparência).
Apresentar currículo à Av. Leovigildo Dias Vieira, 326- Itaguá, somente no horário entre 15h30 e 16h00. Falar com Ana.

Mercado Maná está admitindo padeiro e confeiteiro (sexo masculino, com experiência).
Levar currículo com foto aos cuidados de Diego.
Rua: Ari Vieira, 542- Estufa 2.

Centro Náutico Uba Uba está admitindo chapeiro para a temporada.
Entrar em contato com Talita 3832 5440 ou 9744 3592.
Av. Leovigildo Dias Vieira, 1854- Itaguá.

Quiosque Golfinho´s está admitindo garçom, ajudante de garçom, cozinheira e ajudante de cozinha.
O quiosque está localizado na Praia Grande, módulo nº 19. Falar com Elza ou Valdir (apenas pessoalmente)

Restaurante e Pizzaria Orégano está precisando de garçom (com experiência em restaurante e pizzaria). Comparecer ao local de 4ª feira a domingo depois das 18h30.
AV. Leovigildo Dias Vieira, 1116. Itaguá. Falar com Armando.

Itamambuca Eco Resort está admitindo recepcionista e telemarketing (ambos os sexos, nível superior completo ou cursando. Inglês fluente). Tratar com Sirleine 3834-3000.

Loja Trash Board Shop está admitindo caixa e vendedor(a).
Levar currículo com foto à Av. Prof. Thomaz Galhardo, 454- Centro. Aos cuidados de Tânia ou Kadu.

Walli Imóveis está admitindo corretor(a), credenciado ou em fase de credenciamento.
Entrar em contato: 3835.4200
Av. Atlântica, 174 – Praia Grande. Falar com Lilian.

Prezado associado, se sua empresa também estiver admitindo, entre em contato conosco.
(12) 3834 1449
E-mail: imprensa@aciubatuba.com.br
Para se informar sobre as outras vagas disponíveis na Aciu acesse: www.aciubatuba.com.br (Fonte: ACIU)

ACIU participa de um dos encontros mais importantes da classe empresarial brasileira

Ubatuba - A Associação Comercial de Ubatuba representada pelo seu presidente, Alfredo Correa Filho e pelo gerente executivo, Célio Moraes Stefani, participou nos dias 14, 15 e 16 de outubro, no Guarujá (SP), de um dos encontros mais importantes da classe empresarial brasileira, o 19º Congresso da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e 10º Congresso da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).
A CACB é o sistema empresarial mais antigo do país, sendo fundada em 1811. A entidade hoje é integrada por 27 federações, totalizando mais de 2.038 Associações Comerciais e Empresariais e seus quadros associados são mantidos por adesão voluntária. Os congressos da CACB têm grande relevância, pois têm sido o cenário de importantes debates entre a classe política e os empresários.
Com a presença do governador José Serra, do presidente da Facesp e vice-presidente da CACB, Alencar Burti, do secretário do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, do vice-presidente da Facesp, Marco Aurélio Bertaiolli, de José Paulo Dornelles Cairoli que foi empossado o novo presidente da CACB na ocasião, do diretor da OAB Nacional, Luiz Flávio Borges D'urso e demais representatividades, o Congresso reuniu cerca de 2.000 pessoas.
Durante seu discurso de abertura no Congresso, o governador José Serra afirmou que “as associações comerciais representam o Brasil real, voltado para a produção, comércio, finanças e geração de empregos. Elas enxergam a realidade do País e apontam soluções”.
Serra apresentou ainda o desempenho do governo paulista, que conta com parcerias com a iniciativa privada em várias áreas, como saúde, educação e cultura, entre outras, e lembrou que as associações comerciais são parceiras do Estado em alguns desses projetos bem-sucedidos.
Para o presidente da Aciu, Alfredo Correa Filho, constatou-se o avanço do setor empresarial no Brasil, expressos em painéis e palestras que segundo ele, “realmente foram memoráveis”. “As mudanças ocorrem muito rapidamente. É preciso estar informado e, mais que isso, capacitado. O evento foi rico em informações para a classe empresarial e participar desse Congresso é ter acesso a toda essa capacitação”.
Nos três dias de evento, integraram a programação, seminários técnicos, com relatos de cases de sucesso que serviram como troca de experiências e informações entre as associações comerciais de todo o Brasil, debates sobre temas importantes para o setor, como “Cenário Econômico e Perspectivas para o Brasil – pós-crise”, “Ação da Mulher no Contexto Político, Empresarial e Social”, “Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios” e “Brasil 2010 – Valores e Expectativas para o Futuro”. Nomes de relevância no cenário nacional participaram das atividades e levaram suas percepções e contribuições para os debates, como Eduardo Gianetti, economista e cientista social; Kátia Abreu, senadora da República; Luiz Otávio Costa, secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado de Alagoas; Guilherme Afif Domingos, secretário do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo e Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza, entre muitos outros.(Fonte: ACIU)

Declaração presidente da Aciu e vagas

Ubatuba - Estamos em um processo de transição, onde nossa cidade é duramente castigada com o mau tempo e baixa nos turistas por seguidos meses (maio, junho, julho, agosto e setembro).
Setembro só se salvou financeiramente por conta do feriadão e constatando um problema que se arrasta por anos:"falta de educação".
Sabemos que este é um tema unânime, mas o que estamos fazendo para melhorar esta triste realidade?????

Agora em outubro, estivemos presentes em um dos encontros mais importantes da classe empresarial brasileira, o 19º Congresso da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e 10º Congresso da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e lá coletei as seguintes informações: segundo o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) nossas escolas estão com as seguinte notas:
anos iniciais- 3,8 (reprovado)
anos finais- 4,2 (reprovado)
ensino médio- 3,5 (reprovado)
Agora pasmem, o piso salarial do Distrito Federal é de R$ 4.800 (professor)
E seus números 3,5, 4,8, 3,0.
Em São Paulo: 4,7, 4,8, 3,4.
Rio de Janeiro: 3,8, 2,9, 3,5
O que isso significa? Um problemão, pois nossos alunos estão na escola, mas a qualidade é que é muito ruim...Temos que aproveitar esses alunos e dar uma boa educação à eles, pois é na escola que eles aprendem muitas coisas para a vida.
Voltando ao nosso município...
A falta de educação com os nossos turistas, depende da população local se organizar para que enganos não confundam a opinião publica. Não precisamos de quantidade e sim de qualidade.
Não é privilégio de nossa cidade ter problemas infra-estruturais, mas não podemos deixar que tantas pessoas que escolhem seus destinos como Ubatuba sejam importunados por meia dúzia de bagunceiros que insistem em vir para nossa cidade. Temos que ter respeito pelos nossos munícipes trabalhadores, crianças e idosos que precisam de seu descanso mínimo diário para se recompor, e principalmente aqueles que nos visitam com o intuito de descansar.
Nossos turistas têm muitas opções para se divertir e eles têm todo esse direito, desde que saibam quando e onde.
Vamos proteger nossa cidade com dignidade, vamos exigir daqueles que nos visitam um pouco mais de educação!!!
Gostaria também de dizer que estamos investindo, já não é de hoje em ESPORTE. A Aciu não ficará de fora de projetos consistentes no que diz respeito a este item.
É esperar para ver!!!
Alfredo Correa Filho (Presidente da Aciu)(Fonte: ACIU)

Chegamos ao ciclo de palestras do IV Festival de Observação de Aves de Ubatuba

Ubatuba - Este ano com mais novidades. Alguns problemas alheios à nossa vontade impuseram alterações na programação. Confira e participe:

dia 22 de outubro quinta-feira 19 horas
Aves - conservação e educação ambiental
Paula Baldassin - Aves marinhas - recuperação e reintrodução
Thiago C. Leite - Renctas - tráfico de animais
Fernando Novaes - Arborização urbana como atrativo de aves
Andrea M. Giannini Santana- Aves na educação

dia 23 de outubro - sexta-feira
das 14 às 17 horas

encontro de professores que trabalham com o tema aves em sala de aula
com Martha Argel
19 horas
Aves - pesquisa e turismo
Rolf Grantsau - Pesquisa de Campo (veja nota abaixo)
Rick Simpson - Turista estrangeiro em Ubatuba
Martha Argel - Educação Ambiental com o tema Aves
Dimitri Matoszko - O receptivo em Ubatuba
NOTA - Infelizmente, por problemas de saúde, agravados pela idade, Rolf Grantsau teve que cancelar
a sua participação, lamentamos e fazemos votos de rápida recuperação

dia 24 de outubro - sábado - 16 horas
observação de aves na região
Beatriz Lopes - São Sebastião
Marcelo Dutra - Ilha Bela
Sylvia Jungnhanel - Paraty
Carlos Rizzo - Ubatuba
Patrícia Maciel - Agenda 21
Geny Paioletti - Turismo Rural

dia 24 de outubro - sábado - 18 horas
A atividade de observação de aves nas Unidades de Conservação da região
Edson Lobato (Fredê) PESM núcleo São Sebastião
Carolina Bio Poletto PE da Ilha Bela
Viviane Buchianeri PE da Ilha Anchieta
PESM nucleo Picinguaba - a confirmar
Silvia Silva Peixoto - ICMbio Estação Tamoios

dia 24 de outubro - sábado - 20 horas
aves divulgação e resultados
Guto Carvalho - Avistar Brasil
Ciro Porto - EPTV e Revista Terra da Gente
Ricardo Martins - Editora Congo
(Divulgação)

Conselho Municipal de Assistência Social elege e empossa nova diretoria

Ubatuba - O Conselho Municipal de Assistência Social (Comas) de Ubatuba empossou, na última semana, os novos diretores e conselheiros para o biênio 2009/2011. A solenidade aconteceu na Casa dos Conselhos. A próxima reunião do Conselho será realizada no próximo dia 12, às 15h. A reunião é aberta e os interessados podem comparecer. A Casa dos Conselhos está situada na Rua Paraná, 257
O Comas é um órgão deliberativo, que tem o objetivo de coordenar e controlar as ações de política e assistência social no município. Representando o poder público, foi empossada a presidente Mercedes Pícolo Gomes. Representando as entidades sociais do município, foi escolhida a vice-presidente, Edna Alves Lacerda. Adriana de Grammont e Maria Luíza Caschera foram eleitas secretária e vice-secretária, respectivamente, representando as associações de bairro. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Instituto de Previdência Municipal inaugura nova sede em Ubatuba

Ubatuba - O Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba (IPMU) inaugura, na próxima terça-feira, 27, às 9h30, sua nova sede, na Rua Paraná, 408, esquina com a Rua Minas Gerais. A solenidade contará com a presença de autoridades e será aberta ao público.
O IPMU é uma autarquia, dotada de autonomia administrativa, patrimonial e financeira, que tem a finalidade de gerenciar e operacionalizar o regime próprio de Previdência Social do Município. Os segurados são os servidores públicos titulares de cargos efetivos e beneficiários pensionistas de órgãos dos poderes executivo e legislativo e suas autarquias. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Parceria com Estado pode trazer melhorias para a Estrada da Casanga

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve reunido nesta terça, 20, com representantes da Codasp (Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo) que vieram a Ubatuba propor a inclusão do município no Programa Melhor Caminho. Trata-se de um programa da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, que visa a recuperação de trechos degradados em estradas rurais, com prioridade no escoamento de safras e melhoria nas condições de transporte para a população, contribuindo na conservação do solo e na diminuição dos custos futuros na manutenção dos trechos trabalhados.
Durante a reunião, foi acordado que o bairro a receber a melhoria será a Casanga, um dos bairros cuja estrada de acesso necessita de melhores condições de tráfego. O trecho a ser melhorado receberá solo e brita compactada, o que já melhora bastante a situação das vias sem asfalto.
“Sabemos que existem muitos bairros precisando de melhorias, principalmente no que diz respeito ao estado das ruas. Por isso temos que agradecer ao Governo do Estado que tem nos ajudado muito neste sentido, já que a prefeitura não tem dado conta de atender as necessidades dos bairros, em decorrência da crise financeira que estamos passando, devido à queda nos repasses federais”, explica o prefeito.
“A Casanga é um bairro importante tanto turisticamente, por ser a rota do artesanato, quanto estrategicamente, pois é também uma opção de acesso. No momento só temos a agradecer por esta melhoria, mas o ideal seria conseguirmos o asfalto, que vamos continuar tentando junto ao Estado. Nós não temos medo de desafios e sabendo que podemos contar com o governo estadual, com a população e com uma equipe com tanta vontade de acertar. Desse jeito podemos enfrentar qualquer problema”, acrescentou Eduardo Cesar.

Primeiro passo
De acordo com o engenheiro da Codasp, Glauco Faria de Almeida Junior, esta reunião foi o primeiro passo para dar andamento ao estabelecimento do convênio entre município e Estado para inclusão no Programa Melhor Caminho. “Agora será realizado um levantamento, posteriormente um plano de trabalho e análise para que seja dada a continuidade no processo, com a assinatura do convênio por parte do prefeito”, explica o engenheiro.
Também participaram da reunião o técnico operacional da Codasp, Alan Reginato, o vice-prefeito de Ubatuba , Rui Teixeira Leite, o chefe de gabiente, Délcio José Sato, o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, João Paulo Rolim e o engenheiro agrônomo Farid Nassar, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Semana de 23/10 a 29/10/2009
Cine Porto – 3833 -2066

“UP-ALTAS AVENTURAS”
Animação !!!!Dublado !!!!
Ás 15:30 hs - 17:20 hs

“SE BEBER , NÃO CASE !”
Comédia!!!!
Ás 19:10 hs - 21:20 hs

Toda quarta feira é dia de “QUARTA MALUCA”. Todos pagam R$ 4,00 Nosso site : www.cinemasdolitoral.com.br
 

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Ubatuba participa da 1ª Conferência Regional de Comunicação

Com a participação de mais de 50 pessoas, vindas de sete cidades, a 1ª Conferência Regional de Comunicação – Confecom Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, sediada em Jacareí, definiu cerca de 20 propostas a serem apresentadas na etapa estadual e, posteriormente, na nacional. A Confecom contou com representantes de Jacareí, Taubaté, Ubatuba, Pindamonhangaba, São José dos Campos, Cachoeira Paulista e São Paulo.
Realizada no sábado, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, a Confecom teve como tema geral “Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital”. Após uma breve apresentação dos subtemas -- “Mídia e Educação”, “Mídias Comunitárias e Populares”, “Democratização da Comunicação” e “Controle Público” --, os participantes foram divididos em grupos para discutir e formular as propostas.
Entre os destaques, foi aprovada por unanimidade uma moção de repúdio ao governo estadual, por não ter convocado a Conferência – coube à Assembleia Legislativa fazer a convocação. “Os atuais governos do Estado e da capital demonstram total falta de compromisso para com a conferência nacional, convocada pelo presidente Lula”, comentou Ed Trawtmam, integrante da comissão organizadora da Confecom, por parte do Sindicato dos Jornalistas – Regional Vale do Paraíba.
O secretário de Comunicação da Prefeitura de Jacareí, José Donizeti Pires de Albuquerque, ressaltou a implantação do Jacareí Digital em sua explanação sobre democratização da comunicação. “Já iniciamos a democratização do acesso à internet e iremos dar início à expansão do serviço para mais regiões da cidade”, explicou o secretário -- o projeto Jacareí Digital também foi motivo de uma moção de congratulação aprovada na Confecom, com o intuito de que a iniciativa de Jacareí seja replicada em outros municípios. Para o presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, José Augusto Camargo, este debate é fundamental para que o cidadão seja o agente da comunicação, e não o objeto.
Todas as propostas convergem, basicamente, para a elaboração de políticas públicas de comunicação. Referindo-se à Lei de Imprensa e à regulamentação da profissão de jornalismo, a estudante de Jornalismo da Unitau (Universidade de Taubaté), Júlia Martin da Cruz, comentou sobre a importância da discussão de se rever a legislação, que é originária da ditadura militar. “É importante que as leis sejam trazidas para a realidade de hoje, e também que os acadêmicos participem mais, porque seremos nós que viveremos a consequência dessa discussão.” Já a moradora do Jardim Paraíso, Avani Julia da Silva, destacou a importância da participação da comunidade nesse debate. “A gente fica por dentro de assuntos novos e tem mais informação para ajudar as outras pessoas”, explicou Avani.
“A Confecom é importante para abrir o debate sobre que tipo de comunicação o cidadão espera ter, e dessa forma levaremos essa discussão para a Conferência Nacional”, ressalta Elisabeth Carlos da Motta, de São José dos Campos. Ela ainda ressaltou que Jacareí é um exemplo de cidadania no Vale do Paraíba por conta da implantação da internet gratuita aos moradores. Para Adriano Sestaria, da Fundação João Paulo II de Cachoeira Paulista, a Confecom é uma oportunidade de a sociedade expor suas ideias sobre comunicação.
O evento foi realizado pela Comissão Pró-Conferência de Comunicação do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, com apoio da Prefeitura de Jacareí, Sindicato dos Jornalistas - Regional Vale do Paraíba e do Departamento de Comunicação da Unitau.
Vale destacar que um dos participantes da mesa de abertura, o professor da UNITAU, Marcelo Pimentel, foi aluno da EE. Deolindo de Oliveira Santos, fato este que nos dá muita satisfação por saber que ex-alunos de nossas escolas tem relevante participação em movimentos sociais como esse.

Rui Grilo
Ubatuba - SP

A REPRESENTATIVIDADE DA DEMOCRACIA BRASILEIRA
Por Ernesto F. Cardoso Jr.

Quando todos representam todos, ninguém representará qualquer um de nós.
Pilar fundamental de uma democracia é sua representação popular. A legitimidade dessa representação é que lhe transmitirá vigor, dinamismo, eficácia e não menos importante, sólida estabilidade. Sem boa representatividade a democracia, por si só, não promoverá o bem-estar geral da população e ficará refém dos grupos organizados – a minoria, em detrimento do maior contingente sem organização formal – a maior parte da população. Prestar-se-á mais a promover os interesses dessas minorias, ou os interesses exclusivos com forte poder de pressão, estabelecendo-se vínculos mais ao modo de um regime fascista (representativo de classes e determinados grupos sociais) e menos democrático liberal (representativo de toda sociedade).
Por outro lado, a legítima representatividade popular é que estimularia essa maioria do povo, dita não organizada, a organizar-se, pois, estabeleceria vínculo formal entre o eleitor e seus representantes.
Para entender, de forma prática, o que é a legítima e eficaz representatividade numa democracia plena (a nossa não é), procure dar resposta à seguinte pergunta: qual é o seu representante em qualquer das três assembléias legislativas criadas para a representação popular? De forma mais objetiva, qual o Vereador que o representa; qual o seu Deputado Estadual e quem é o seu Deputado Federal?
É tão notória nossa desvinculação de nossos eleitos que dificilmente alguém se lembrará em quem votou para essas assembléias, seis meses após a eleição. E por quê? Porque não temos um sistema de representação que vincule o eleitor aos seus eleitos. Todos os eleitos representam-nos a todos e consequentemente nenhum representa, individualmente, qualquer eleitor.
Esta representatividade falha é a razão fundamental da crônica crise de credibilidade do Legislativo brasileiro, em seus três níveis, evidenciada, entre outras coisas, pelo que segue:

-compromissos vagos, incobráveis, entre o eleito e os eleitores
-candidaturas que surgem por interesse dos partidos e não dos eleitores;
-atos legislativos até contrários aos interesses da sociedade;
-eleitos livres para mudar dos partidos que os elegeram assumindo novas tendências político-partidárias;
-eleitos assumem compromissos políticos indiferentes à opinião de seus eleitores;
-predomínio do poder econômico no processo político-eleitoral;
-persistente corrupção nas assembléias legislativas;
-o candidato tem de ciscar votos por todo o município e/ou estado, tornando caras as campanhas e artificiais as propostas;
-candidatos surgem sem justificativa à vista do currículo e/ou do desempenho na comunidade.

O que estamos advogando, pois, seria a urgente e imprescindível necessidade de uma reforma político-eleitoral que estabeleça, entre outras coisas, o VOTO DISTRITAL, circunscrevendo os candidatos a seus distritos eleitorais.
Há alguma inovação nisto? Muito ao contrário. Todas as grandes e sólidas democracias possuem sistema de representação autêntica. Por acaso nossos legisladores não sabem disto? Ao contrário, dormem na Câmara de Deputados e no Senado, há anos, diversos projetos de instituição do VOTO DISTRITAL. Só que isto não é do interesse da maioria dos legisladores, os quais, por esse sistema nunca chegariam a ser, sequer, candidatos.
Entendeu caro leitor, a necessidade da implantação urgente do VOTO DISTRITAL que transformaria, profundamente, a composição de nossos Legislativos e os transformaria “à nossa imagem e semelhança"?
O VOTO DISTRITAL estimula a participação popular na política, responsabiliza o eleito e induz o eleitor a acompanhá-lo, fiscalizá-lo, avaliá-lo e responsabilizá-lo por seus atos e feitos.
Com o VOTO DISTRITAL poderíamos ter menos representantes, porém, mais autênticos e responsáveis perante seus eleitores.
Concluindo, avalie, como exemplo, a recente aprovação do aumento do número de vereadores em todo o país, aprovado por nossos “representantes” que, ao que consta, contraditaram a grande maioria do povo. Existisse o VOTO DISTRITAL, exemplos como esse dificilmente ocorreriam
Esta luta merece ser vencida, porém, só o será pela iniciativa da sociedade.

 

ARTIGO

 


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