Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 23 de Outubro de 2009 - Nº 2154 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região
SP-55 é interditada na madrugada de terça-feira para transporte de equipamento da Petrobras

Caraguatatuba
13º JORI: Experiência e dedicação ao esporte fazem atleta vencer desafios
Caraguá participa do 13º JORI com 59 atletas
28 de outubro, último dia para agendar mamografia
Audiência pública da Saúde será dia 29
Campanha da Tuberculose atingiu 120 atendimentos
Oficina da Memória tem inscrições abertas no CREMI
Olimpíada de Matemática será neste sábado (24)
Pais e mestres se unem para melhorar a Educação
Vereadores aprovam 25 Propostas no Expediente
Pauta longa é aprovada na totalidade em Caraguá

Ilhabela
Prefeitura prepara ações de prevenção da hanseníase, dengue e tuberculose em Ilhabela
Prefeito Toninho Colucci já atendeu mais de 600 pessoas no “Gabinete do Povo” toda segunda-feira
Campanha Voluntária destina 300 cestas básicas a entidades e pessoas carentes em Ilhabela
Secretaria de Educação está com matrículas abertas para o ano letivo de 2010
Campeonato de futebol tem rodada neste final de semana em Ilhabela
Esporte: eventos de norte a sul e mais de 1,3 mil
Ilhabela, a Capital da Vela: final da 2ª etapa do Paulista de Optimist e início do Paulista de 420
Mundial de Windsurf em Ilhabela: velejador inglês lidera a disputa
Secretaria de Saúde realiza audiência pública para prestação de contas nesta segunda
CONSEG DE ILHABELA FAZ REUNIÃO NO REINO
Vereador Valdir pede tombamento das capelas do sul de Ilhabela

São Sebastião
Alunos da rede municipal terão conhecimentos sobre trabalhos legislativos
Câmaras de São Sebastião e Madri estão conectadas através do Twitter
Prefeitura responde a requerimentos de “PH” sobre Estatuto dos Servidores e Plano de Cargos e Salários
2ª Regata de Canoa agita o fim de semana no mangue do Araçá
Ernane e Alckmin acertam cessão de área do antigo Cene
Glorifica Litoral tem apresentações diárias de bandas locais
Pastor Nerildo Accioly prende atenção de público ao falar sobre o apocalipse

Ubatuba
Feira das Nações tem início nesta sexta-feira, dia 23
Unitau realiza primeira aula de ensino à distancia no pólo de Ubatuba
Escola Municipal de Ubatuba premia vencedores de concurso de desenhos
Escala em Ubatuba na próxima semana abre a temporada de navios de cruzeiros 2009/2010
Secretaria de Educação decide não realizar desfile cívico de aniversário da cidade
Abertas inscrições para o Vestibulinho dos cursos técnicos da Escola Tancredo Neves
Ubatuba conquista o 3º lugar no Festival de Judô em Caraguatatuba
Guarda Municipal prende menor portando 12 pedras de crack
Projeto para prevenção da Aids percorre bairros de Ubatuba
Desafio 600 km da Nike passou por Ubatuba na última sexta-feira, 23

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

SP-55 é interditada na madrugada de terça-feira para transporte de equipamento da Petrobras

Litoral Norte - A Petrobras irá realizar, entre os dias 26 de outubro e 12 de novembro, o transporte de equipamento pesado do Porto de São Sebastião à Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), em Caraguatatuba. A primeira operação ocorrerá nesta segunda (26), a partir das 22 horas. Durante esse percurso, a SP-55 estará interditada até as 6 horas da terça-feira (27).
Uma carreta transportará o equipamento que vai compor o Motocompressor de Gás de Venda, a ser instalado na UTGCA. Trata-se de uma ação semelhante a outras realizadas neste ano. Estão previstas mais quatro intervenções iguais a esta, sendo comunicadas com antecedência.
A empresa responsável pela movimentação da carga é a Transdata. Após a saída do Porto de São Sebastião, a carreta seguirá cerca de 500 metros pela contramão da Avenida Engenheiro Remo Correia da Silva até ingressar na Avenida Guarda Mor Lobo Vianna.
É importante destacar que, em razão da altura e largura do veículo, haverá interdição da pista até o bairro Enseada, quando o equipamento entrará na faixa única, sentido Caraguatatuba.
A operação ocorre durante a madrugada para evitar maiores transtornos aos usuários da SP-55. Para mais informações, a Petrobras disponibiliza um canal de comunicação direto com a população por meio do telefone gratuito 0800 77 00 112 ou através do e-mail comunica.unbs@petrobras.com.br
(Fontes: Petrobrás)
 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

13º JORI: Experiência e dedicação ao esporte fazem atleta vencer desafios

Caraguatatuba - Dos 59 atletas que compõem a delegação de Caraguá no 13º JORI, uma esportista se destaca entre os participantes. Cainara de Souza Pedro, 83 anos, é a jogadora mais velha da delegação. Ela já jogou peteca, malha e bocha, mas encontrou no vôlei sua verdadeira paixão.
Residente em Caraguá há mais de 50 anos, Cainara conta que quando morava em São Paulo não fazia esportes e, por isso, tinha constantes problemas cardíacos. A solução, ao chegar no litoral, foi procurar o Centro de Convivência Estrela do Mar e fazer atividades físicas.
Cainara diz que, atualmente, é outra pessoa após participar de 12 edições dos Jogos do Idoso. “Hoje em dia tenho mais disposição e alegria para jogar fora do município. O evento é a chance que temos de fazer novas amizades, buscar mais saúde e também se divertir”, afirma.
Quanto aos treinos de vôlei, a atleta destaca que só folga aos domingos. “Jogo no Centro de Convivência Estrela do Mar e também no Centro Esportivo. O vôlei é minha vida”, finalizou Cainara.
A 13ª edição do JORI inicia na próxima terça-feira (23) terá participação de 3.265 atletas de 57 delegações do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Santos e Grande São Paulo.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá participa do 13º JORI com 59 atletas

Caraguatatuba - Desenvolver esportes, melhorar a qualidade de vida e promover a manutenção do corpo e da mente. Esses são os objetivos dos 59 atletas que compõem a delegação de Caraguá na 13ª Edição dos Jogos Regionais do Idoso (JORI). O evento inicia na próxima terça-feira (27), às 15h, com a abertura oficial no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves.
Os esportistas vão participar das 13 modalidades: atletismo; bocha; buraco; coreografia; damas; dança de salão; dominó; malha; natação; truco; voleibol; xadrez e tênis de mesa. Segundo o chefe da delegação de Caraguá, Dagoberto Oliveira Azevedo, a novidade é o retorno da cidade em ‘coreografia’ após seis anos sem participação no JORI.
Azevedo diz também que, mesmo com a proximidade dos jogos, o ritmo de treinamento dos atletas não foi intensificado e sim adaptado à cada faixa etária. O coordenador lembra que o critério de seleção para o JORI foi os 3º Jogos Recreativos e Esportivos Municipal do Idoso (Joremi).
A 13ª edição do JORI terá participação de 3.265 atletas de 57 delegações do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Santos e Grande São Paulo. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

28 de outubro, último dia para agendar mamografia

Caraguatatuba - A secretaria de Saúde de Caraguá, informa que o agendamento para o mutirão de mamografia termina na quarta-feira (28). Para agendar uma data, basta ir até uma das Unidades Básicas de Saúde da cidade.
O mutirão, uma parceria das secretarias municipal e estadual de Saúde, será realizado em novembro, na clínica Digital, através de pedidos do SUS, particular e convênio. A previsão da secretaria de Saúde é realizar 750 exames preventivos do câncer de mama. É indicado que mulheres com idade acima de 40 anos e que fizeram a última mamografia há mais de um ano, realizem o exame novamente.

O que é a Mamografia ?
A mamografia é um tipo de radiografia especial, realizada em aparelhos específicos para avaliação das mamas. Homens e mulheres podem desenvolver câncer de mama. A mamografia de rotina é a melhor oportunidade de detectar precocemente qualquer alteração nas mamas antes até que o paciente ou médico possam notá-las ou apalpá-las. De acordo com o FDA, órgão americano de vigilância sanitária, a mamografia pode detectar um câncer de mama até dois anos antes de ele ser palpável. A mamografia é, ainda, o mais eficaz método de diagnóstico para a detecção de câncer de mama, que pode ser curado em até 90% das incidências, caso seja tratado na fase inicial.
Dúvidas e esclarecimentos no telefone 3897-2106(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Audiência pública da Saúde será dia 29

Caraguatatuba - A secretaria de Saúde de Caraguá realiza, na próxima quinta-feira (29), a audiência pública referente ao terceiro semestre de 2009. A reunião pública acontece, às 15h, na Câmara Municipal.
A secretária de Saúde, Maria Inez Fazzini, explica que a audiência pública é a prestação de contas à população dos serviços prestados pela Saúde e também uma oportunidade de mostrar a realidade do setor.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Campanha da Tuberculose atingiu 120 atendimentos

Caraguatatuba - A Campanha de Combate a Tuberculose termina hoje (23) mas o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) continua. O objetivo foi investigar e localizar novos casos da doença no município, além de alertar sobre os riscos da doença. Durante o ano, cerca de 60 pessoas procuram as unidades mensalmente. A campanha, em uma semana, realizou 120 exames e detectou um caso positivo.
A coordenadora do Programa de Hanseníase e Tuberculose da secretaria de Saúde, enfermeira Alexandra M. Fonseca do Nascimento, reforça que apesar da campanha encerrar hoje, as pessoas que apresentarem os sintomas da doença devem procurar a UBS. Ela explica que o exame é simples e não é necessário passar pelo médico. O paciente recebe um frasco para coleta e volta para casa. No dia seguinte, escarra no coletor e leva à unidade de saúde para que seja feita a análise. O resultado sai em poucos dias. Nos casos positivos o paciente é indicado ao tratamento, que é gratuito e tem duração de até seis meses.

Palestras nas escolas
Em parceria com a secretaria de Saúde, cerca de 60 alunos do curso de Enfermagem, do Centro Universitário Módulo, ministraram palestras sobre o tema, nas escolas municipais e estaduais, além do Ambulatório Médico de Especialidades (AME). A aluna e palestrante Iara do Carmo Valente explica que as palestras foram elaboradas com linguagem simples e desenhos didáticos para facilitar a compreensão das crianças sobre o tema.
Na escola municipal Professora Adolfina Leonor Soares dos Santos, do bairro Sumaré, a palestrante Marta Faria explicou aos alunos do 5º para que divulguem para a família e amigos quais são os principais sintomas e a importância do exame.
O aluno Lucas Santos Romoaldo, de 10 anos, conta que aprendeu como a tuberculose é transmitida, que ela tem cura e tratamento. Para a aluna Rebeca Castilho Camargo, 10 anos, o que mais marcou foram os cuidados que devemos ter com a alimentação. “Vou falar para todo mundo que conheço para que procurem o posto de saúde e que devem fazer o tratamento até o final para não agravar a doença”, explicou.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Oficina da Memória tem inscrições abertas no CREMI

Caraguatatuba - Estimular a memória com atividades e exercícios que exigem atenção e concentração. Este é o objetivo da Oficina da Memória, oferecida pelo Centro de Referência da Melhor Idade (CREMI). Os encontros acontecem às terças e quintas-feiras, das 9h às 10h.
A terapeuta ocupacional Maria Elizabeth Soares G. Escano, responsável por aplicar a oficina, explica que é comum as pessoas acharem que estão perdendo a memória por não se lembrarem de informações ou acontecimentos recentes, mas na maioria dos casos é apenas falta de atenção. “Durante as aulas trabalhamos com estímulos à atenção, concentração e percepção”, disse Maria Elizabeth.
Na oficina, os alunos fazem atividades de noções espaciais; habilidades lógicas e verbais; e recebem estímulos aos cinco sentidos: tato; paladar; audição; olfato e visão; além de exercitar a memória recente e antiga.
Maria Elizabeth orienta que atividades mentais devem ser feitas todos os dias. “O idoso deixa de se exercitar mentalmente, o que acarreta um declínio mental, que pode ser evitado com estímulo à memória”, afirma a terapeuta.
O projeto está em fase de crescimento. O objetivo agora é capacitar os funcionários das instituições destinadas ao público idoso para que eles não tenham que se locomover até o espaço do CREMI.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Olimpíada de Matemática será neste sábado (24)

Caraguatatuba - Os alunos do ensino fundamental das redes municipal e estadual disputam amanhã (24) a 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática. Essa é a quarta vez que estudantes de Caraguá participam. Nessa etapa, os alunos da cidade concorrerão com jovens de todo o país.
A Olimpíada é organizada pela Sociedade Brasileira de Matemática. Participam alunos das escolas públicas a partir do 5º ano. O desafio é embasado num projeto de incentivo ao estudo das ciências exatas.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Pais e mestres se unem para melhorar a Educação

Caraguatatuba - As escolas municipais de Caraguá convidam a comunidade para as reuniões da Associação de Pais e Mestres (APM). Durante este mês de outubro, serão desenvolvidos projetos que têm por objetivo valorizar a participação dos pais na gestão democrática da escola.
Os encontros são abertos a todos os interessados em contribuir com sugestões de melhorias, tanto para a escola como em relação aos índices de aprovação dos alunos. As ideias apresentadas serão organizadas em forma de projeto e encaminhadas à secretaria municipal de Educação.
No dia 17 de novembro será realizado um Fórum de Educação no Teatro Mário Covas e dois dos projetos enviados pelas APMs serão apresentados para aplicação em toda rede estadual de ensino.
As reuniões de APM acontecem mensalmente e a secretaria da escola oferece o dia e horário que serão realizadas. Os pais dos alunos têm direito de participar ativamente dos projetos e eventos organizados pelas escolas.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Vereadores aprovam 25 Propostas no Expediente

Caraguatatuba - Os Vereadores da Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovaram durante a 34ª Sessão Ordinária semanal, transcorrida sem qualquer problema nesta terça-feira a noite – 20 de outubro, no plenário Benedito Zacarias Arouca, 5 (cinco) Moções e 20 (vinte) Requerimentos. A votação acompanhou o mesmo sistema que vem adotado há várias sessões na cidade.
Enquanto as Moções tem como tema falecimentos e performances de moradores locais, os Requerimentos citam problemas de Infra-Estrutura, Educação, Segurança, dentre outros.
Nas Moções, Wilson Gobetti (PDT) e Omar Kazon (PR) empataram com 2 propostas cada um e José Mendes de Souza Neto - Neto Bota (PSDB) elaborou uma única Moção. Nos Requerimentos a Professora Silmara Mattiazzo (DEM) apresentou 12, seguido de Pedro Ivo de Sousa Tau – Pedro Ivo (DEM), José Mendes de Souza Neto – Neto Bota (PSDB e Vilma Teixeira de Oliveira Santos – Vereadora Vilma do Posto (PSDB), cada um com 2 Requerimentos e finalizando, Wilson Gobetti (PDT) com um Requerimento aprovado.
Leia em seguida as Moções e os Requerimentos da 34ª Sessão Ordinária semanal.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Pauta longa é aprovada na totalidade em Caraguá

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou nesta terça-feira – 20 de outubro, a partir das 19h30 no seu plenário Benedito Zacarias Arouca, a 34ª Sessão Ordinária semanal para a discussão e votação de projetos. Mesmo com uma pauta longa e a nova dinâmica adotada pela atual gestão legislativa, toda pauta foi aprovada.
No total foram 13 (treze) Projetos, sendo 12 em Discussão e Votação única e 1 com votação em Segundo turno, ou ainda, 12 de autoria dos Vereadores e apenas 1 do Executivo.
Do Executivo foi aprovado o único Projeto da noite que versa sobre a aplicação da Lei 1627/08 aos Agentes Administrativos do CaraguáPrev e Fundacc.
O Vereador Agostinho Lobo de Oliveira – Lobinho (PSDB) aprovou a sua propositura que obriga as entidades que recebem repasse da Prefeitura de tornar público o fato de forma mensal nos jornais locais.
O Vereador Aurimar Mansano (PTB) apresentou e aprovou Projetos que dispõe sobre a parceria do Executivo com a Casa de Saúde Stella Maris na construção do Pronto-Socorro Infantil e que institui a isonomia entre os funcionários efetivos da Secretaria Municipal de Saúde, resultando em salário igual aos trabalhadores do Programa de Saúde da Família na cidade.
O atual Presidente da Câmara, Vereador Omar Kazon (PR) apresentou propositura que inclui no Calendário Oficial da cidade a “Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Down” e a “Semana de Estudos e Debates sobre a Lei Orgânica”, obtendo aprovação em ambos.
O Vereador Pedro Ivo de Sousa Tau – Pedro Ivo (DEM), colocou em votação e aprovou a obrigatoriedade da aplicação do programa de Educação Específica contra os males do Fumo, Álcool e Drogas em todas as Escolas Públicas de Ensino Fundamental na cidade, determina a obrigatoriedade do Receituário do SUS e da Rede Municipal Pública de Saúde conter o nome genérico do medicamento prescrito. Outro projeto dispõe sobre a destinação final dos pneus em desuso e a responsabilidade da destinação de pilhas, baterias e lâmpadas usadas.
O Vereador Omar Kazon apresentou ainda proposta que autoriza o Executivo a doar entulhos de obras públicas a famílias carentes, proprietárias de terrenos baldios na cidade e que cria o Programa Bolsa Esporte Olímpico.
Na discussão e votação em segundo turno, projeto do Vereador Pedro Ivo, que versa sobre a Prestação de Contas do Prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB). Estes projetos foram aprovados.
No Expediente o Vereador Celso Pereira – Celsinho (DEM), apresentou pedido de Licença Médica de 3 (três) dias e o Vereador Pedro Ivo (DEM) solicitou por Requerimento que a Câmara realize uma Sessão Solene em comemoração aos 10 anos da Diocese de Caraguatatuba.
Foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 8 Projetos de Lei, bem como foram aprovados 20 Requerimentos e 5 Moções, além da leitura de 87 Indicações.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)
 

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Prefeitura prepara ações de prevenção da hanseníase, dengue e tuberculose em Ilhabela

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Saúde, inicia nesta sexta-feira (23/10) um curso sobre hanseníase no auditório da Secretaria de Turismo, das 14h às 17h. Para as próximas semanas estão programadas ainda ações de conscientização e cursos sobre tuberculose e dengue.
O curso sobre hanseníase é organizado pela equipe de vigilância epidemiológica e voltado para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. O treinamento tem duração até o próximo dia 30 deste mês. Os agentes comunitários de saúde devem receber as informações em novembro.
Já sobre a tuberculose, os agentes distribuirão panfletos explicativos e dando orientações relacionadas a doença durante as visitas domiciliares de rotina.
De acordo com a vigilância epidemiológica em novembro será ministrado curso com o tema “Sensibilização para a problemática da Dengue”, voltado para agentes e professores da Escola Municipal Salvador Arena, arrastão nos bairros e distribuição de panfletos em pontos estratégicos da cidade, além de inserção do tema “Dengue” no Programa Escola da Família.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeito Toninho Colucci já atendeu mais de 600 pessoas no “Gabinete do Povo” toda segunda-feira

Ilhabela - De janeiro a setembro, o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), já atendeu mais de 600 pessoas pelo projeto que ele mesmo denomina “Gabinete do Povo”. Segundo o prefeito, desde que assumiu a administração municipal buscou democratizar o atendimento à população. “Não é preciso marcar. Basta comparecer ao gabinete toda segunda-feira a partir das 14h para ser atendido. Ouvimos as reivindicações e procuramos atendê-las. Dizemos sim quando dá para dizer sim. Todos tem o atendimento garantido”, salienta Colucci.
De acordo com Toninho Colucci, com essa medida o gabinete do prefeito tornou-se um lugar popular. “Durante a semana temos uma série de compromissos, dentro e fora do município, mas reservei a segunda-feira para esse atendimento direto, sem agendamento e isso vem dando certo, pois já resolvemos problemas simples que antes ficavam engavetados, com decisões rápidas e certeiras”, destacou o prefeito de Ilhabela.
Colucci lembra que este ano a cidade sofreu uma significativa queda no orçamento, em razão da diminuição dos valores dos royalties. “A queda no orçamento chega a R$ 11 milhões devido à queda do valor do barril de petróleo, o que refletiu no repasse de royalties para Ilhabela. Criamos a Amprogás para lutar pelos royalties provenientes do gás natural. Mesmo com estas dificuldades, temos melhorias na educação, saúde e infra-estrutura urbana. Iniciamos a construção de uma nova escola, começaram pavimentações e drenagens de ruas e conseguimos as obras de saneamento, que elevarão o índice de rede de esgoto de 4% para 50%, entre outras melhorias. O gabinete está de portas abertas para receber a população de Ilhabela”, concluiu. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Campanha Voluntária destina 300 cestas básicas a entidades e pessoas carentes em Ilhabela

Ilhabela - Entidades assistenciais e pessoas carentes de Ilhabela tiveram um motivo a mais para sorrir nesta sexta-feira (23/10): foram beneficiadas com uma das 300 cestas básicas arrecadadas na campanha anual realizada há mais de 30 anos por Maria da Conceição, popularmente conhecida como “Maria do Frade” em comemoração ao “Dia da Criança”.
Ela, que foi agraciada com o título de “Cidadã Honorária de Ilhabela” em 2008 e é reconhecida por moradores e turistas por suas palavras de motivação e pela “sonora” gargalhada, também é considerada um ícone do trabalho assistencial no município. Inicialmente, a campanha era feita anualmente com a doação de brinquedos, mas este ano, ela resolveu inovar. “Percebi que muitas dessas crianças recebiam o brinquedo, mas continuavam de barriga vazia. Decidi mudar e pedir alimentos”, conta.
Durante três meses, Maria do Frade recebia todos os clientes no supermercado que dá nome ao seu apelido com o sorriso rotineiro e pedia um quilo de alimento para ajudar crianças carentes. O resultado foram 300 cestas, doadas por munícipes, amigos, veranistas e visitantes.
Na manhã desta sexta-feira, Maria estava “a mil” pelos corredores do supermercado organizando a saída do caminhão cedido por seus patrões para realizar a entrega em diversos bairros do arquipélago. Aos poucos, foram chegando outras pessoas e perguntado por ela. Eram os voluntários que ajudariam na distribuição. Elza Costa e Jaine Pereira acompanham Maria desde os primeiros anos da campanha. Ambas realizam ações paralelas em prol das pessoas carentes, seja na Capela São João, seja no bairro do Itaquanduba, mas em outubro, o compromisso é sagrado: ajudar na campanha da Maria do Frade. “A gente se sente realizada com a alegria e disposição dela”, conta Elza. Maria Lúcia, a Nega Malu, também é companheira “das antigas”, como ela mesma diz. “É uma satisfação muito grande ajudar numa causa tão justa”.
Esta edição da campanha contou ainda com a ajuda de novos voluntários: Mauricio Marques, da ação de desenvolvimento social da Igreja Adventistas do 7º Dia, Benedito Carlos, do Profic, Maria Olinda, Danilo Augusto e Artur Suter. “Se todos pensassem como ela, muita gente não passaria necessidade”, ressalta a voluntária Maria Olinda, justificando seu ingresso na turma de voluntários.
Além de famílias identificadas pela própria Maria do Frade, as entidades Associação Creche de Ilhabela, Casa do Caiçara, Casa da Criança, Grupo VIC, Espaço Amigo, Profic, Pastoral da Criança, Grupo Timoneiros e Apae foram beneficiadas com as cestas.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Secretaria de Educação está com matrículas abertas para o ano letivo de 2010

Ilhabela - A Secretaria de Educação de Ilhabela abre matrículas e renovações para o ano letivo de 2010 a partir desta segunda-feira (26/10). O período de inscrição vai até o dia 30 deste mês.
Podem se matricular na fase I da educação infantil crianças que completam quatro anos e na fase II os que completam cinco anos até janeiro de 2010.
Já no 1º ano do Ensino Fundamental os alunos devem ter seis anos completos também até janeiro.
As matrículas deverão ser efetivadas na escola mais próxima da residência da criança. No ato da matrícula para o ensino infantil os responsáveis devem apresentar xerox de certidão de nascimento, comprovante de endereço e carteira de vacina.
Para o ensino fundamental as exigências são xerox da certidão de nascimento e de comprovante de endereço. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Campeonato de futebol tem rodada neste final de semana em Ilhabela

Ilhabela - Os campeonatos de futebol de campo da 1ª Divisão e Veteranos realizam neste domingo (25/10 mais uma rodada. Os jogos serão realizados no Campo do Portinho e no Estádio Municipal, a partir das 9h.
No campo do Portinho, pelo Campeonato Municipal de Futebol – Veteranos, o time do Portinho enfrenta o Garrafão, e às 10h30, o Engenho D’Agua enfrenta o Vasquinho.
Ainda pelo Veterano, no Estádio Municipal, às 9h, o Beira-Mar joga contra a Portuguesa e às 10h30, a equipe da Prainha enfrenta o K Entre Nois.
Pelo Campeonato Municipal de Futebol – 1ª Divisão, a partir das 14h, no Estádio Municipal, a equipe do Novo Horizonte enfrenta o Garrafão e em seguida, às 15h30, o Nacional joga contra o Perequê. No campo do Portinho, às 14h, a equipe do Estrela do Morro joga contra o São Paulo e o Estrada do Camarão enfrenta o Engenho D’Agua, ás 15h30.
Na segunda-feira (26/10) é a vez dos jogos do Campeonato Municipal de Futsal, com os jogos de Água Branca e Garotos do Morro, às 19h, e o The Black’s contra o Juventude, às 19h30, ambos no Ginásio Municipal de Esportes.

Futsal Feminino
Na última quarta-feira (21/10), no Ginásio Municipal de Esportes, foram realizados três jogos dando abertura ao Campeonato Municipal de Futsal Feminino. O Itaquanduba venceu por 3 a 1 a Barra Velha; a Praia Grande perdeu de 7 a 6 para o Norte da Ilha e a equipe da Água Branca aplicou uma goleada de 9 a 1 no Borrifos. A próxima rodada do campeonato será na quarta-feira (28/10), no Ginásio Municipal de Esportes, no Itaquanduba.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Esporte: eventos de norte a sul e mais de 1,3 mil

Ilhabela - Assim como a Educação, um novo modelo de gestão também foi aplicado ao esporte em Ilhabela. A prioridade, segundo o prefeito Toninho Colucci (PPS), é descentralizar os eventos e assim atender o maior número de pessoas possível, seja com eventos ou atividades esportivas. Em dez meses de administração municipal, inúmeros projetos nas mais variadas modalidades foram desenvolvidos pela Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, que tem a frente o ex-vereador Luiz Antonio dos Santos, o Luiz Lobo. As escolinhas esportivas são um exemplo. Hoje são atendidas mais de 1,3 mil crianças e adolescentes com futebol, vôlei, basquete, futsal, handebol, rugby, taekwondo, jiu-jitsu, capoeira, ginástica, atletismo, natação e vela.
As aulas são ministradas por monitores profissionais de Educação Física com seus auxiliares. Os locais das aulas são: quadra do Borrifos, campo de areia e quadra da Praia Grande, campo do Portinho, quadra e campo da Barra Velha, quadra e praia do Perequê, ginásio e estádio do Itaquanduba, campo da Aviação, quadra do Esporte Clube e quadra e praia da Armação.

Agora sim, a Capital da Vela
Ilhabela, conhecida como a “Capital da Vela”, agora faz jus ao título. De janeiro a outubro foram seis competições internacionais, além de campeonatos paulistas e nacionais. Foi criado ainda o Circuito Ilhabela de Monotipos. A Semana Internacional de Vela bateu recorde de participantes e, dentro da política proposta pelo prefeito Toninho Colucci, também levou atividades aos bairros, como os shows musicais no campo do Galera, na Água Branca. Ilhabela ainda foi palco da Regata Volta ao Mundo Portimão Global Ocean Race, Sul-Americano de Finn, Brasileiro de Holder, Regata Vila-Jabaquara, Regata Santos – Ilhabela, entre outras competições. Na próxima semana começa o Mundial de Windsurf, na praia da Armação.
No mesmo setor, a Diretoria Náutica coordenada por Edmar Alves organizou cursos profissionalizantes, como o de Capitão Amador, que servirá como preparação para a prova oficial da Marinha do Brasil. Outro curso é o de Costura Náutica, no qual o aluno terá noções de capotaria, veleria e tapeçaria.

Futebol e outros eventos
Novos campeonatos de futebol foram organizados pela Secretaria de Esportes, entre eles, 1ª e 2ª Divisões, Sub-21 e Veteranos. Dos eventos de praia, destaque para o Verão Ilhabela Viva 2009, Copa Verão Beach Rugby e Circuito Ilhabela de Natação.
A cidade promoveu o Agita Ilha, marcando a Semana Mundial da Atividade Física. E também criou o Circuito Ilhabela de Corrida de Rua, envolvendo os principais atletas da região.
Grandes eventos também fizeram parte do calendário esportivo nos últimos dez meses, como o Corpore Terra e Mar, X Terra e a escala da Regata Volta ao Mundo Portimão Global Ocean Race.
Em maio, a Prefeitura resgatou os Jogos Estudantis, que envolveu 17 escolas do município. “Nossa idéia é envolver as crianças, os adolescentes e assim levar os pais para a prática da atividade física”, frisou Luiz Lobo. No Dia do Desafio, Ilhabela venceu a cidade mexicana de Vilagran.
Outro destaque foi a participação nos Jogos Regionais, em que Ilhabela terminou na 15ª colocação. “Através do esporte queremos integrar nossa comunidade. Mais do que formar grandes atletas, com as escolinhas esportivas formamos cidadãos preparados para enfrentar os desafios”, conclui o prefeito.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Ilhabela, a Capital da Vela: final da 2ª etapa do Paulista de Optimist e início do Paulista de 420

Ilhabela - Além do Mundial de Windsurf, na praia da Armação, o final de semana será de acirradas disputas no mar de Ilhabela, com a realização das últimas regatas do Campeonato Paulista de Optimist e o início das regatas do Campeonato Paulista de 420.
Promovida pela Federação de Vela do Estado de São Paulo e Prefeitura de Ilhabela, por meio da Diretoria Náutica da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, o Paulista de Optimist reúne cerca de 40 barcos com os velejadores que representarão o país no futuro, visto que é a classe iniciante na vela.
No último domingo (18/10) foram realizadas quatro regatas. Os destaques ficaram por conta dos jovens velejadores do Yacht Club Santo Amaro, Lucas da Costa Castellari, Luis Antonio Dotta, Pedro Furtado Costa Rodrigues e Victor Gonzalez Gil dominaram as regatas do dia, mostrando um excelente desempenho na raia ilhabelense.
Por Ilhabela, os destaques ficaram para Hélio Barreto, Matheus do Amaral, San Silva e Alex Darwin, melhores colocados de Ilhabela, por enquanto, na competição.
Paralelo à competição de Optimist, será realizada a segunda etapa do Campeonato Paulista de 420, reunindo os melhores velejadores da classe do Estado de São Paulo.
No domingo (25/10), após as regatas do dia, será realizada a Cerimônia de Premiação do Optimist, às 17h, no Centro de Regatas, localizado à Av. Bartolomeu de Gusmão, 140 – Pequeá. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Mundial de Windsurf em Ilhabela: velejador inglês lidera a disputa

Ilhabela - Em dia perfeito para a prática do esporte, o inglês Ross Williams venceu duas das quatro regatas disputadas na abertura do Brasil Ilhabela 2009 – Mundial de Fórmula Windsurf, na tarde de quinta-feira (22/10), na praia da Armação, norte de Ilhabela. A competição prossegue nesta sexta (23/10) e durante todo o final de semana.
A previsão é que sejam realizadas um total de 15 regatas. O inglês aproveitou um dia perfeito para a prática do windsurf, com sol e vento superior a 40km/h.
Velejadores da Itália, Inglaterra, Dinamarca, Argentina, França e Brasil participam do evento organizado pela empresa cearense Arrows Marketing e válido pelos rankings da International Sailing Federation (ISAF), da International Windsurfing Association (IWA) e da International Formula Windsurfing Class (IFWC). "O dia foi fantástico. Muito vento, sol, perfeitas condições de velejo se juntaram à paisagem exuberante deste lugar”, disse o italiano Alberto Menegatti, empatado em pontos perdidos (quatro) com Ross Williams, e segundo colocado na classificação da competição, já que o inglês venceu duas regatas, ficou em segundo em outra e descartou, conforme determina o regulamento, o pior resultado: um terceiro. "Estou muito feliz com meu desempenho. Espero manter o ritmo até domingo”, avaliou o inglês, oitavo lugar no ranking mundial.
Paulão, o melhor do Brasil - O brasileiro com melhor performance neste primeiro dia de provas foi o baiano radicado em Ilhabela Paulão dos Reis. Com dois quarto lugares e um segundo – descartou um sétimo -, ele está na terceira posição na classificação geral, com dez pontos perdidos. "Ainda só está começando. Dá perfeitamente para buscar os líderes e entrar na briga direta pela vitória. Garra para ganhar não vai me faltar.””, declarou o tetracampeão brasileiro da classe Fórmula.
Nesta sexta-feira, de acordo com Ceri Williams, vice-presidente da IWA e presidente da IWFC, estão programadas a realização de mais quatro regatas. O mesmo número deve ocorrer no sábado e as três últimas no domingo.
A etapa de Ilhabela do Wind Brasil – Mundial de Fórmula Windsurf 2009 tem o apoio do Ministério do Turismo, Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura Municipal de Ilhabela.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Secretaria de Saúde realiza audiência pública para prestação de contas nesta segunda

Ilhabela - A Secretaria de Saúde de Ilhabela realiza na próxima segunda-feira (26/10) uma Audiência Pública para apresentar as ações realizadas no 3º trimestre de 2009. A reunião está marcada para às 16h30 na Câmara Municipal.
De acordo com a secretária de Saúde de Ilhabela, Glória de Fátima Alves, as audiências são exigidas legalmente e são importantes para que a população participe e conheça o tipo de atendimento que a Secretaria oferece, além da quantidade de procedimentos que oferece. “Queremos dar transparência à administração e essa é uma maneira de prestar contas à população em relação ao dinheiro investido na rede pública de saúde”, explica.
Nas duas audiências realizadas este ano a equipe da Secretaria de Saúde apresentou dados sobre atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, no Hospital Governador Mário Covas Júnior, ações desenvolvidas pela Vigilância Epidemiológica e pela Sanitária, Programa Saúde da Família, além das atividades do Conselho Municipal de Saúde (Comus), que tem poder deliberativo.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

CONSEG DE ILHABELA FAZ REUNIÃO NO REINO

Ilhabela - O CONSEG faz reunião itinerante no bairro do Reino para identificar os problemas e necessidades da região.
O CONSEG – Conselho Comunitário de Segurança – de Ilhabela realizará no próximo dia 27 de outubro, terça feira, às 19h sua reunião ordinária mensal no prédio da escola municipal Dr. Salvador Arena, no bairro da Barra Velha.
A diretoria do conselho tem seguido a orientação inicial de realizar reuniões itinerantes em todos os bairros da cidade a fim de ter um panorama real das diversas necessidades de segurança e identificar as lideranças locais que podem colaborar no processo de melhoria da qualidade de vida da população.
A participação da comunidade nas reuniões é de fundamental importância para impulsionar as iniciativas do CONSEG e fortalecer o vinculo das forças de segurança com a sociedade em busca de melhorias para o setor.
(Divulgação)

Vereador Valdir pede tombamento das capelas do sul de Ilhabela

Ilhabela - O presidente da Câmara Municipal de Ilhabela, Valdir Veríssimo (PPS), pretende apresentar na próxima sessão um requerimento ao Executivo solicitando que os prédios das capelas São Pedro e São Miguel Arcanjo – localizadas respectivamente nos bairros São Pedro e Borrifos, ao sul do arquipélago - sejam tombados como patrimônio histórico do município.
Valdir destaca que o tombamento seria importante não só pela preservação arquitetônica e sua consequente contribuição para que os locais se tornem atrativos turísticos como também para que a comunidade mantenha a tradição de realizar festas religiosas em homenagem aos santos que denominam as capelas.
O requerimento deverá ser apresentado na próxima sessão ordinária (28/10), às 14h.(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Pousada Bem Viver - Momentos Felizes

 Alunos da rede municipal terão conhecimentos sobre trabalhos legislativos

São Sebastião -São Sebastião – Periodicamente alunos da rede municipal de ensino de São Sebastião poderão conhecer como funcionam os trabalhos do Poder Legislativo sem precisar sair da sala de aula. Esta ação de cidadania agora é lei. O Executivo sebastianense sancionou projeto de lei de autoria do vereador Paulo Henrique Ribeiro Santana (PDT), o “PH”, que institui o programa “Câmara nas Escolas”. O objetivo principal da lei, segundo o autor, é criar uma interação entre o Poder Legislativo e a classe estudantil municipal.
“Com isso queremos desenvolver a conscientização política, esclarecer as funções do Legislativo e dos parlamentares, além de desenvolver a participação popular na abordagem dos assuntos tratados na Câmara Municipal”, explica.
Agora transformado em lei, o programa prevê a coleta de sugestões a serem aplicadas nas atividades legislativas. Entre outras questões que poderão ser abordadas entre os alunos, explica “PH”, estão a difusão do sistema democrático e discussões sobre a importância do voto na sociedade.
O programa será implantado por intermédio de um ciclo de palestras e programa a ser desenvolvido pela Secretaria Parlamentar da Câmara Municipal, contando com a participação dos vereadores, em colaboração com a Secretaria de Educação. “Assim o vereador poderá destacar seu papel e seu elo com a sociedade e o governo para estabelecimento da agenda política e adoção de políticas públicas”, conclui “PH”.

Utilidade pública
O Executivo municipal também promulgou essa semana um projeto de lei, de autoria de “PH”, que declara de utilidade pública as APMs (Associações de Pais e Mestres) de 18 escolas municipais. Com a lei, as entidades, inclusive creches, agora podem receber auxílio financeiro da prefeitura, mas para isso deverá apresentar relatórios sobre os serviços prestados.
As escolas municipais são: “Mundo Encantado”, creche “Diva Bernardino”, “Maria Alice Rangel”, da Enseada, “Maria Leonarda da Costa”, “Pônei Azul”, “Walfrido Maciel Monteiro”, “Pingo de Gente”, “Chapeuzinho Vermelho”, “José Machado Rosa”, “Peteleco”, “Verena de Oliveira Doria”, “Adriana Vasques Fernandes”, “Meire Vasques dos Santos”, “Bolinha de Sabão”, “Professor João Gabriel de Sant’ana”, “Alegria das Crianças” e “Cavalinho de Pau”.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Câmaras de São Sebastião e Madri estão conectadas através do Twitter

São Sebastião -Os parlamentos de Madri, na Espanha, e de São Sebastião estão conectados através do twitter, rede social e servidor para microblogging, que permite aos usuários enviar e ler atualizações pessoais de outros contatos, em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets".
Além da Câmara de Madri, outros parlamentos acompanham os projetos apresentados pelos vereadores sebastianenses como da cidade de Caraguá, Caçapava, Americana (SP), Brusque (SC), a Associação Mineira de Município, de Minas Gerais, entre outros.
Também estão conectados ao twitter da Câmara de São Sebastião prefeituras, ongs, partidos políticos e deputados, como Beto Mansur, Paulo Maluf.
A Câmara de São Sebastião passou a fazer parte do Twitter com o objetivo de dar transparência aos atos dos vereadores e abrir um canal direto de comunicação com a população.
Para acessar acompanhar as notícias publicadas no twitter da Câmara de São Sebastião, basta acessar o site www.camarasaosebastiao.com.br, onde tem um link para o TWITTER.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Prefeitura responde a requerimentos de “PH” sobre Estatuto dos Servidores e Plano de Cargos e Salários

São Sebastião - O Executivo sebastianense encaminhou nesta semana respostas a dois requerimentos de autoria do vereador Paulo Henrique Ribeiro Santana (PDT), o “PH”, referentes a solicitações de informações relacionadas ao Estatuto dos Servidores Municipais e ao Plano de Cargo, Carreira e Salários da categoria.
Sobre o estatuto, o vereador considera que há necessidade de uma ampla revisão, pois há pontos divergentes e polêmicos e que a adequação da lei às necessidades do funcionalismo público tem alta relevância. Ele questionou a prefeitura se existe alguma comissão criada para discutir a revisão e, caso negativo, se haveria possibilidade de criação da comissão por meio de portaria, de forma urgente.
O prefeito Ernane Primazzi (PSC), em ofício, disse que atualmente existe um grupo de trabalho paritário congregando a prefeitura e o Sindiserv (Sindicato dos Servidores Públicos) de São Sebastião, destinado à revisão da lei complementar 76/05, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores estatutários municipais.
Acrescentou que o grupo, composto por servidores da Administração, vinculados aos departamentos de Recursos Humanos, Administrativo e Jurídico, começou a se reunir em julho deste ano. Porém, o prefeito declarou que não há previsão para conclusão dos estudos.
Com relação ao Plano de Cargos, Carreiras e Salários, o vereador “PH” quis saber da prefeitura se há interesse em criar uma comissão para estudos de elaboração do plano e quais critérios adotados durante sua criação. Também por meio de ofício, o prefeito reafirmou que a administração vem realizando, desde julho, a revisão do “Estatuto dos Servidores”, mas que a comissão não foi formada, já que “a administração não verifica necessidade momentânea”, pois alguns servidores já foram indicados para o trabalho.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

2ª Regata de Canoa agita o fim de semana no mangue do Araçá

São Sebastião -O final de semana promete ser agitado no mangue do Araçá, região central de São Sebastião. Isto porque, com apoio da Prefeitura será realizada a 2ª Regata de Canoa com a participação de canoístas locais (São Francisco, Boiçucanga, Toque-toque etc) e também de Ilhabela.
Com início às 9h deste sábado 24, a disputa contará com competidores a partir de quatro anos de idade nas categorias um remo (masculino e feminino), e dois remos (misto e masculino).
Segundo informações do professor Neemias Nobre Borges, da Seesp (Secretaria de Esportes), serão realizadas oito regatas, das quais três em caiaques e cinco em canoas típicas. As provas no caiaque serão nas categorias masculino, feminino e infantil (um remo) e na canoa típica no infantil, feminino e masculino (um remo), misto e duplas (dois remos).
De acordo com Borges, os canoístas infantis contarão com coletes salva-vidas. “Embora saibamos que quem compete sabe nadar, tomaremos as devidas precauções com as crianças”, disse o organizador do evento.
Ele acrescentou ter sido contatado o Corpo de Bombeiros, o Cacem (Central de Atendimento e Controle às Emergências Médicas), e a Defesa Civil para prestar auxílio em caso de acidentes. “Também pedimos autorização da Marinha do Brasil para não haver problemas”, concluiu.
Haverá premiação em troféus e medalhas para os vencedores de cada categoria.
Serviço: As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até instantes antes das provas.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Ernane e Alckmin acertam cessão de área do antigo Cene

São Sebastião -A Prefeitura de São Sebastião vai encaminhar ao governo do estado um levantamento topográfico e memorial descritivo da área que engloba o antigo campo de futebol do Cene (hoje Escola Municipal Henrique Botelho e Fatec/Etec), no bairro do Porto Grande. O Objetivo é a obtenção da cessão do terreno para que a prefeitura possa implantar um equipamento esportivo no local para uso da comunidade. O assunto foi tratado pelo prefeito Ernane Primazzi em reunião com o ex-governador e atual secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, na noite da última quinta-feira (22/10). Participaram do encontro também a secretária municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Roseli Trevisan e o ex-deputado estadual Marcelo Bueno.
O chefe do Executivo acertou ainda com o secretário a cessão da rua aberta irregularmente pela administração anterior entre o prédio da escola e o campo de futebol. Já a secretária Roseli solicitou apoio de Alckmin para obtenção de cursos profissionalizantes para jovens atendidos pela assistência social de São Sebastião.
O prefeito Ernane expôs a Geraldo Alckmin a estranha “cessão” do município ao Estado do prédio que abrigava o antigo Cene pela administração passada. Na negociação para trazer a Fatec/Etec para São Sebastião, o ex-prefeito teria que repassar um prédio público municipal para a entidade educacional do estado. Fez então a troca do nome das escolas e levou a municipal Henrique Botelho para o prédio do Cene (atual Escola Maisa Teodoro da Silva).
A seguir, o ex-prefeito cedeu ao Estado um prédio que já era do próprio Estado.. Não bastasse isso, a administração anterior separou o campo de futebol do prédio da escola e implantou entre os dois uma rua em terreno estadual. Alckmin ficou surpreso com a irregularidade e se propôs a resolver o imbróglio junto com o prefeito Ernane.
O prefeito de São Sebastião também acertou com o secretário a pendência envolvendo a construção de um laboratório para o curso de Petróleo e Gás na Fatec, outra exigência assinada em contrato pela administração anterior. Ernane explicou que estava abrindo mão deste curso por duas importantes razões: primeiro, o custo de implantação do laboratório (R$ 3,5 Milhões) era elevado e, segundo, porque, em conversas com a Petrobras soube que no período entre três e quatro anos, o equipamento estaria ocioso, uma vez que a demanda da mão-de-obra do curso já estaria suprida.
Na negociação com a direção da Fatec, o prefeito Ernane concordou que esse curso fosse destinado ao município vizinho de Caraguatatuba e, em contrapartida, solicitou a implantação na Fatec sebastianense de outros cursos ligados às áreas de administração, gestão portuária, e receptivos turísticos. Esses novos cursos serão implantados no próximo ano e são mais interessantes para os sebastianenses por causa da demanda por mão-de-obra qualificada para atuação no porto de São Sebastião e no mercado que será ampliado com os incentivos ao turismo no município.

Cursos gratuitos
A secretária Roseli Trevisan também ficou satisfeita com a possibilidade trazer para São Sebastião cursos gratuitos destinados a jovens de até 14 anos que enfrentam problemas sociais. O secretário Alckmin informou que através da Secretaria de Trabalho, o Estado atende a esse público com verbas oriundas do FAT – Fundo de Assistência ao Trabalhador.
“Esse programa é desenvolvido com a contração de professores junto ao Sesi, Senai e Sesc, Centro Paula Souza e Cefet (órgãos públicos e mantidos pela iniciativa privada), disse o secretário, Os cursos são específicos para qualificação de mão-de-obra de pessoas que não concluíram o ensino fundamental e voltados para áreas da construção civil e comércio de alimentos.
“O Litoral Norte tem que ser prioridade. Há muitos investimentos chegando na região e a mão-de-obra local precisa estar preparada, o que é fator para impedir também o crescimento demográfico desordenado”, comentou o ex-governador. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Glorifica Litoral tem apresentações diárias de bandas locais

São Sebastião -O Glorifica Litoral, realizado pela Prefeitura de São Sebastião com apoio do Conselho de Pastores da cidade, tem contado diariamente – desde sua abertura em 16 de outubro – com apresentações de bandas locais.
Dezenas de cantores entram em cena momentos antes da ministração da Palavra por pregadores convidados, a exemplo do pastor baiano Nerildo Accioly que ministrou na noite desta quarta-feira 21. E fecham o dia de celebração em louvor a Deus.
A participação dos levitas no Glorifica Litoral é a grande oportunidade das bandas, grupos, corais e solistas da cidade mostrarem seus talentos dentro da semana sócio-cultural evangélica promovido com apoio da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo).
São mais de 30 os ministérios de louvores que abrilhantam o Glorifica Litoral, entre elas as bandas Primícias, Cetrus, Chama de Adoração, Elion, G-7, The Brothers, Ônix, Sinais, Dilson e Banda, Marina e Banda, Alexandre e Banda, Isaac e Banda; dos grupos Êxodo, Ki Louva e Palavra de Vida; do Coral Bles; das duplas Pedro e Aline, Kelvin e Keivin; dos cantores Daniel Davis, Denise Furly, Iranes, Nancy, Angélica, Cristiane Araújo, Tatiane Fernandes, Mary Rocha, GND, Ariane Cristina, Bianca Toledo, So Praise e dos Ministérios Luz e Vida, Elin e Intimidade com Deus, além da Igreja Metodista do Brasil.
Além da música e da ministração, o público que tem prestigiado o evento desfruta ainda da praça de alimentação formada por 60 barracas das mais variadas denominações evangélicas de São Sebastião. Todos contam, ainda, com o trabalho voluntário de obreiros na Tenda da Benção, destinado a entreter e cuidar das crianças mediante atividades lúdicas especiais, com canto, dança e teatrinhos, enquanto os pais ou responsáveis assistem os trabalhos evangelísticos no palco armado na Praça de Eventos.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Pastor Nerildo Accioly prende atenção de público ao falar sobre o apocalipse

São Sebastião -O pastor Nerildo Accioly prendeu a atenção do público do início ao fim do Glorifica Litoral na noite desta quinta-feira 21, ao falar sobre o apocalipse.
Baiano e com uma memória surpreendente, o pregador abordou vários dados da ONU (Organização das Nações Unidas), do Ministério da Saúde entre outros órgãos governamentais para exemplificar os “sinais do fim do tempo” e dar credibilidade à sua pregação.
Há 15 anos como ministro da Palavra de Deus, Accioly durante a sexta noite da semana sócio-cultural evangélica, realizada pela Prefeitura com apoio do Conselho de Pastores local, como fatos apontados, observou e citou algumas das 32 guerras em andamento atualmente no planeta, a exemplo da Rússia e Geórgia; mencionou, ainda, a guerra civil desencadeada no Brasil por facções criminosas, mais precisamente no Rio de Janeiro e comparou as mortes em atentados terroristas no Oriente com o índice de homicídios na capital paulista. “Vocês ficam horrorizados quando são informados de que um carro bomba matou 20 ou 30 pessoas no Iraque, mas em São Paulo de zero hora de sexta-feira (16), até zero hora de domingo (18), foram assassinados mais de cem pessoas”, disse.
O pastor também mencionou os índices de miséria no mundo e enfatizou os dados no Brasil onde somente no Nordeste mais de 10 milhões passam fome. Abordou, também, as pestes e pragas que assolam a humanidade na atualidade a exemplo da Aids, do H1N1 (gripe suína), que vitimou milhares de brasileiros e da recente invasão de gafanhotos em Ribeiro Preto. Citou ainda a onda de terremotos, maremotos, tsunamis, enfim, catástrofes naturais e lembrou o tremor de terra que abalou São Paulo e algumas cidades da região sudeste no ano passado. Tudo para chamar à realidade os fatos apocalípticos descritos nas Escrituras Sagradas.
Avivalista, com trabalhos não apenas no Brasil, mas também no exterior, tal qual os demais pregadores que já passaram pelo Glorifica Litoral, elogiou a iniciativa do prefeito Ernane Primazzi e dos vereadores em instituir no calendário oficial do município um evento voltado à comunidade evangélica, porém aberto à população em geral com outras crenças religiosas; também teceu elogios aos pastores por darem respaldo aos trabalhos desenvolvidos diariamente na Praça de Eventos, no Centro Histórico da cidade. “É uma honra participar de um evento desta magnitude e oro para que continue sempre assim. Quão bom seria se os demais municípios brasileiros seguissem este exemplo”, concluiu o pastor.
Ainda passarão pelo Glorifica Litoral os pastores Mike Shea, Silmar Coelho, Márcio Silva e Marcos Feliciano, além da cantora Cassiane e da banda Trazendo a Arca. A presença do secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, está confirmada para o encerramento na noite do próximo domingo 25, a partir das 20h.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Feira das Nações tem início nesta sexta-feira, dia 23

Ubatuba - Como parte das comemorações do aniversário de Ubatuba, acontece de 23 de outubro a 2 de novembro, a 21ª edição da Feira das Nações, um evento gastronômico que traz para Ubatuba as delícias típicas de diversos países. O evento é promovido pelo Rotary Club, com o apoio da Prefeitura de Ubatuba e comércio local. O objetivo é arrecadar fundos para diversas entidades assistencialistas do município. Além da gastronomia, a Feira das Nações será recheada de atrações culturais, com apresentações de teatro, jazz, sapateado e dança do ventre, entre outras. O horário do evento é das 19h às 24h.
A presidente do Rotary Club, Gabriela Pavani Daltro, afirma que participar dessa festa é alimentar o corpo e a alma. “A Feira das Nações é um evento tradicional, totalmente beneficente. Quem visita e consome tem a certeza de estar ajudando a comunidade, porque a arrecadação é revertida para entidades idôneas. Esta é uma forma que o Rotary Club encontrou de promover as entidades, divulgando seus trabalhos e também estimular o turismo local no mês de outubro, que antecede a temporada”.
Neste ano, serão nove entidades participantes, representando nove países: A Seicho No Ie será responsável pelas delícias do Japão; o Lar Vicentino representará Portugal; a Apae tomará conta da barraca da China; a Itália ficará por conta da Paróquia; o Rotary cuidará da barraca da Alemanha; o Lions, da Espanha; a Santa Casa, do Brasil, o Lar Avivalista, dos Estados Unidos; e a Associação de Apoio aos Soropositivos de Ubatuba, da Arábia.

Os apoiadores:
Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Turismo e Fundart; Associação de Comércio e Industrias de Ubatuba (Aciu), Amberv Guaraná Antactica, Jornal Agito; as madeireiras: Madeiro Getuba e Magalhães Madeiras, Rádio Costa Azul, Quiosque Maré Alta e Ford Econorte.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Unitau realiza primeira aula de ensino à distancia no pólo de Ubatuba

Ubatuba - Na noite de terça-feira, 19 de outubro, aconteceu no auditório da Universidade de Taubaté a aula inaugural do curso de Pedagogia, na modalidade à distância. A primeira turma de ensino à distância (EaD) na Unitau de Ubatuba conta com 32 alunos que terão 40% de suas aulas na modalidade presencial e o restante em aulas via Web (virtual com acompanhamento de professores).
A Unitau abriu as inscrições no pólo de Ubatuba a partir do último dia 19 para o processo seletivo de Educação a Distância (EAD) em 2010. A prova acontecerá no dia 12 de dezembro. Serão nove cursos de licenciaturas, quatro cursos tecnológicos e oito cursos de segundas licenciaturas. Para mais informações, acesse: www.unitau.br .
Presentes à solenidade, estavam a reitora da Universidade, Maria Lucila Junqueira Barbosa, o vice-prefeito de Ubatuba, Rui Teixeira Leite, o secretário municipal de Educação, Arnaldo da Silva Alves, a coordenadora pedagógica do Núcleo de Educação a Distância, Edna Maria Chamon, a coordenadora do pólo de Ubatuba, Patrícia Ortiz e o professor palestrante da noite, Nilbo Nogueira.
Para o secretário de Educação, Arnaldo Alves, a profissionalização dos docentes de Ubatuba vem sendo altamente valorizada no município. “Tanto, que a previsão é que dentro de pouco tempo, todos os professores que lecionam em Ubatuba possuam formação superior. O secretário manifestou também o seu entusiasmo pela permanência da Unitau em Ubatuba, sendo esta mais uma instituição de ensino superior que tem investido na valorização da educação da cidade.
A reitora da Unitau, Maria Lucila Junqueira Barbosa, além de manifestar sua satisfação em permanecer com o pólo de Ubatuba em funcionamento nessa nova modalidade de ensino, aproveitou para entregar uma Moção de Congratulação (Mérito) e uma bolsa de estudo à aluna Flávia Varella, por ter sido a aluna que atingiu a nota máxima no exame vestibular, ficando em primeiro lugar em sua classificação.
Após a solenidade de abertura, o palestrante Nilbo Nogueira falou sobre a modalidade de ensino a distância, que já possui mais de cem anos de atividade e também sobre as diferentes abordagens de Educação à Distância que existem hoje. Segundo ele, “apesar do grande tempo de existência, o ensino em EaD vem sendo aperfeiçoado a cada dia, chegando às salas de aula do ensino superior por meio do desenvolvimento da tecnologia de informação e comunicação. O professor falou ainda(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Escola Municipal de Ubatuba premia vencedores de concurso de desenhos

Ubatuba - Na tarde de terça-feira, dia 20 de outubro, a Escola Municipal Maria Josefina Giglio, do bairro da Estufa II, realizou a entrega de prêmios e respectivos certificados aos participantes e vencedores do concurso de desenho e redação, promovido pelo Grupo de Educação Fiscal, jurisdição da Receita Federal de São Sebastião, a que pertencem as cidades de Ilhabela, São Sebastião e Caraguatatuba e a jurisdição da Receita Federal de Taubaté na qual está incluída a cidade de Ubatuba.
No concurso promovido na EM Maria Josefina Giglio, foram abordados temas relativos à cidadania, tais como: cuidado com bens ou dinheiro público, natureza, respeito mútuo, dentre outros. Os trabalhos poderiam ser apresentados em duas modalidades, redação ou desenho. No caso dos alunos da EM Maria Josefina Giglio, somente foram apresentados trabalhos pertencentes à modalidade desenho.
A qualidade da produção dos alunos daquela escola foi tão alta que criou uma grande dificuldade para pais, direção da escola, professores e funcionários, membros que formaram o júri para escolher os desenhos que iriam representar a escola, no concurso que será realizado pela Educação Fiscal em Brasília, em âmbito nacional. Foram escolhidos os desenhos dos seguintes alunos:

1.º ano: Edevania da Silva Santos
2.º ano: Francielle de Oliveira Sousa
3.º ano: Stefany Pereira Perdono
4.º ano: Talita Moura dos Santos
5.º ano: Caroline de Oliveira Carneiro. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Escala em Ubatuba na próxima semana abre a temporada de navios de cruzeiros 2009/2010

Ubatuba - Ubatuba começa a receber na próxima semana os primeiros passageiros de navios de cruzeiros da temporada 2009/2010. O navio MSC Lírica, da conceituada empresa MSC Cruzeiros, chega a Ubatuba na próxima segunda-feira, dia 26. Estima-se que cerca de 1.500 passageiros desembarquem no município para realizar os mais diversos passeios que serão oferecidos aos visitantes. A chegada do MSC Lírica em Ubatuba abre a temporada de navios no Brasil, que neste ano começa mais cedo, em outubro.
Além da parada no dia 26, a MSC Cruzeiros já confirmou mais duas datas para 2009, uma no dia 30 de outubro e outra no dia 3 de novembro, todas com o mesmo navio. Para o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esta temporada de navios é emblemática. “Todos sabem o quanto lutamos para conseguir trazer o primeiro navio em 2008. Agora vemos nitidamente a evolução que Ubatuba teve neste sentido, o que nos deixa muito satisfeitos. Destaco agora a nossa recente parceria com a MSC, pois é um sonho que estamos vendo se tornar realidade e com perspectivas de crescimento a cada ano”, afirma o prefeito.
Além destas três escalas do navio MSC Lírica, há a possibilidade de Ubatuba receber mais 30 paradas em 2010. O secretário municipal de Turismo, Bittencurt Jr., afirma que a prefeitura está se empenhando muito para conseguir que estas outras escalas também sejam confirmadas. “Ubatuba já pode se considerar inserida na rota dos navios de cruzeiros, mas sabemos que ainda há muito que fazer neste sentido. Por isso estamos trabalhando bastante para oferecer aos nossos visitantes o que há de melhor, no sentido de evoluirmos neste mercado tão promissor”, considera o secretário.

Novidades
Neste ano, a Prefeitura de Ubatuba inovou, oferecendo uma parceria inédita com a MSC Cruzeiros. Os mais de 5 mil hóspedes que a empresa estima levar ao novo destino durante a temporada 2009/2010, contarão com uma ação municipal que incentivará tanto o turismo local como o segmento de cruzeiros. Todos os hóspedes que comprarem uma excursão durante as escalas em Ubatuba, concorrerão ao sorteio de dois pacotes turísticos na cidade.
A parceria entre o departamento de excursões da MSC Cruzeiros e a Prefeitura Municipal de Ubatuba, contou com o apoio da Associação Comercial, Associação dos Restaurantes de Ubatuba, e Associação de Hotéis e Conselho Municipal de Turismo. O prêmio para os sorteados inclui duas diárias com café da manhã para casal; duas refeições em restaurantes selecionados; city tour; passeio de escuna; ingressos para entretenimentos na cidade; vouchers de desconto na rede afiliada da Associação Comercial, entre outros brindes.
“A proposta, além de criativa e inovadora, demonstra o grau de envolvimento que a cidade de Ubatuba tem com a MSC Cruzeiros e este segmento em geral. É gratificante vermos este empenho para a promoção do destino, principalmente, pelas dificuldades de infraestrutura que enfrentamos nos portos brasileiros”, afirma o diretor geral para América do Sul da companhia, Roberto Fusaro. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
PMU

Secretaria de Educação decide não realizar desfile cívico de aniversário da cidade

Ubatuba - A Secretaria de Educação de Ubatuba optou por não realizar este ano o tradicional desfile cívico que marca as comemorações do aniversário da cidade, no dia 28 de outubro. A decisão se justifica, principalmente, pela perda de vários dias letivos no segundo semestre, devido à suspensão de aulas ocasionada pela gripe suína.
“Para organizar o desfile, cada escola teria que dedicar ainda mais tempo para o ensaio das crianças e demais preparativos, o que acarretaria em maior perda de carga horária, que já foi bastante prejudicada. A preparação do evento nas escolas prejudicaria ainda mais a programação de ensino para este ano. Sendo assim, no dia 28 cada unidade escolar realizará uma comemoração cívica e o aniversário da cidade será lembrado sem que se perca mais um dia de aula”, justifica o secretário municipal de Educação, Arnaldo da Silva Alves.
“O desfile envolve uma logística de preparação muito grande, o que acaba deslocando a atenção e trabalho de alunos e professores para o evento. Infelizmente, este é um ano atípico e não podemos mais abrir mão de dias de aulas, pois já haverá déficit no conteúdo a ser repassado para os alunos”, acrescenta Arnaldo.
Além disso, há também a necessidade de se preservar a saúde das crianças que participariam do desfile, já que ainda existe preocupação com relação à gripe suína, que, apesar de ter apresentado diminuição na incidência, ainda demanda cuidados.
“Com a chegada da primavera, houve uma maior redução no número de casos de gripe suína, mas a recomendação é para que continuemos atentos, mantendo os mesmos cuidados”, explica o secretário municipal de Saúde, Clingel Frota. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
PMU

Abertas inscrições para o Vestibulinho dos cursos técnicos da Escola Tancredo Neves

Ubatuba - A Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves abrirá as inscrições para o Vestibulinho 2010 na próxima segunda-feira, 26. Serão oferecidas 40 vagas para cada curso de Ensino Médio integrado ao Técnico, sendo: Contabilidade, Administração e Guia de Turismo.
O período de inscrições vai até o dia 18 de novembro, pelo site www.ubatuba.sp.gov.br, onde também está à disposição dos candidatos o edital completo. Para efetivar a inscrição o candidato deverá pagar uma taxa de R$ 10,00 em qualquer agência bancária, por meio do boleto gerado no ato da inscrição. Entretanto o pagamento deverá ser efetuado diretamente nos caixas internos do banco.
A prova será realizada no dia 21 de novembro, na própria escola. A Secretaria Municipal de Educação disponibilizará durante seu expediente, um terminal de computador para os candidatos que não tem acesso à internet efetuarem suas inscrições. A Secretaria de Educação fica à Rua Gastão Madeira, 101, no centro, e o horário de atendimento é das 8 às 12h e das 14 às 18h.
Também serão realizadas inscrições na Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, que está localizada na Avenida Rio Grande do Sul, 600. Mais informações na secretaria da própria escola ou pelos telefones: (12) 3832-6221 ou 3832-4971. (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)
PMU

Ubatuba conquista o 3º lugar no Festival de Judô em Caraguatatuba

Ubatuba - A Associação Esportiva de Ubatuba conquistou o 3º lugar no “Festival de Judô – 6 ª Etapa do Circuito Shihan”, realizado em Caraguatatuba no último domingo, 18. Além da Associação Esportiva, a Associação Dojô Kano de Ubatuba também participou do evento. O presidente da Associação Esportiva, Tuta Castilho Jr., informou que a equipe de Ubatuba é composta por vários alunos de diversos núcleos espalhados pela cidade como da Escola Mario Covas, Escola Madre Glória, Centro Educacional do Lázaro, Leão de Judá, Associação Moradores do Perequê-Mirim, entre outros, que compõe a equipe de Ubatuba quando a competição é fora da cidade. “E o projeto segue em frente com o próximo desafio que será de São José dos Campos no dia 25 de outubro na I Copa Hirakawa de Judô”, explica Tuta Castilho.
O último evento de competições do calendário da Federação Paulista de Judô será o V Festival de Judô de Ubatuba, que será realizado no ginásio de Esportes Tubão, no dia 8 de novembro a partir das 9 horas. “Este evento de grande porte irá movimentar o comércio e o turismo de nossa cidade, tendo em vista que muitas cidades estão se programando para chegar antes do evento para curtir nossas praias”, comentou Tuta Castilho. Deverão participar representantes das cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte reunindo aproximadamente cerca de 400 atletas.
O presidente da Associação Esportiva agradece a Prefeitura de Ubatuba pelo apoio logístico que tem dado, aos pais que acompanham seus filhos nos eventos, aos auxiliares Celso e Domingos e a todos os outros colaboradores em geral. (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)
PMU

Guarda Municipal prende menor portando 12 pedras de crack

Ubatuba - A Guarda Municipal de Ubatuba realizou, na madrugada do último dia 22, a detenção do adolescente L.H.P., de 16 anos que estava portando doze pedras de crack. O menor foi conduzido à delegacia de polícia, ficando à disposição da vara da infância e juventude do município.
Quatro dias antes, no dia 18, o mesmo adolescente foi abordado em local suspeito, por ter feito um gesto brusco, que chamou a atenção dos guardas municipais. Ele estava portando a quantia de R$ 642,00 em dinheiro e não soube explicar sua procedência. Na ocasião, o conselho tutelar foi acionado e o garoto foi entregue aos seus pais. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
PMU

Projeto para prevenção da Aids percorre bairros de Ubatuba

Ubatuba - A escritora Silmara Retti, autora do livro “Flash – Você sabe o que eu tenho?”, está desenvolvendo o projeto Blablablá Positivo, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Ubatuba. O objetivo é levar informações sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e Aids a escolas e comunidades, de uma maneira alegre e descontraída. Geralmente, o projeto é levado aos bairros por meio das escolas, unidades de saúde da família e associações de bairro. Até o momento, já foram visitadas mais de 20 comunidades.
O projeto consiste em realizar bate-papos em grupo ou palestras, com o auxílio de materiais educativos, próteses de órgãos sexuais femininos e masculinos, bem como preservativos para demonstração, fotos de doenças sexualmente transmissíveis e vídeos que falam sobre a prevenção. Durante a palestra, Silmara abre espaço para as dúvidas do público e conta um pouco de sua história como portadora do vírus HIV.
Silmara explica que o evento é diferente em cada lugar. “Nós procuramos trabalhar de acordo com a realidade de cada bairro. Para mim é importante ir ao encontro das pessoas e falar a língua delas. Se vou a uma comunidade evangélica, costumo levar hinos para finalizar a palestra. Se formamos um grupo de adolescentes, finalizamos com um som mais pesado. Muitas vezes, a própria comunidade prepara uma peça de teatro ou uma apresentação musical. As pessoas ouvem, questionam, mexem no material, dão risada e se emocionam com a minha história.”

Reconhecimento
O projeto já está repercutindo positivamente e ganhando adeptos que querem trabalhar como voluntários. O diretor nacional do Programa de DST/Aids, Eduardo Barbosa, tomou conhecimento do trabalho desenvolvido em Ubatuba e enviou uma mensagem, dizendo que quer vir a Ubatuba para participar e conhecer de perto o projeto. Para o início de 2010, o projeto Blábláblá será apresentado em Minas Gerais, pelo jornalista Guto Tavares, fundador da prestigiada revista Camarim.

Para receber a palestra
Como parte do projeto, foi criado o blog blablablapositivo.blogspot.com . Nele, as pessoas se informam, postam suas dúvidas sobre DST/Aids e também podem agendar palestras. Os interessados também podem ligar para a escritora, pelo número 9150-3448. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Desafio 600 km da Nike passou por Ubatuba na última sexta-feira, 23

Ubatuba - Os atletas que estão participando da maior prova de revezamento do continente, promovido pela Nike, passaram por Ubatuba na última sexta-feira, 23. São 20 equipes com 12 corredores cada uma, se revezando para conseguir percorrer, em três dias, uma distância de 590 km, que separam São Paulo do Rio de Janeiro. Os competidores saíram do Obelisco de Ibirapuera, em São Paulo na quinta-feira, 22 e chegarão à Praia do Pepê, no Rio de Janeiro neste sábado, 24.
A cidade de Ubatuba está sendo representada nesta prova, pelo atleta Marcos Mourão. “A passagem por Ubatuba tem um gosto especial pra mim, pois cresci em Ubatuba e minha família ainda mora aqui”, disse Marcos. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Semana de 23/10 a 29/10/2009
Cine Porto – 3833 -2066

“UP-ALTAS AVENTURAS”
Animação !!!!Dublado !!!!
Ás 15:30 hs - 17:20 hs

“SE BEBER , NÃO CASE !”
Comédia!!!!
Ás 19:10 hs - 21:20 hs

Toda quarta feira é dia de “QUARTA MALUCA”. Todos pagam R$ 4,00 Nosso site : www.cinemasdolitoral.com.br
 

Poesia Topo

Anuncie


-

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

--- 

ARTIGO

 


Nossos Comerciais: Fenix Sport Bar



Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Lua e Floresta em Castelhanos  © Bruno Rochar

Lua e Floresta em Castelhanos
© Bruno Rocha

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editora: Emiliane Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor