Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 03 de Novembro de 2009 - Nº 2158 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região
-

Caraguatatuba
Módulo Recebe Selo de Instituição Socialmente Responsável

Ilhabela
Paulista de 420 termina e encerra com chave de ouro eventos náuticos do mês de outubro

São Sebastião
Prefeitura de São Sebastião realiza pintura na ponte de Cambury
Ponte de Barra do Una é recuperada pela Prefeitura de São Sebastião


Ubatuba
Palestras gratuitas do Sebrae na Aciu:
Lucratividade, crescer, sobreviver ou morrer
Curso: Qualidade máxima no atendimento ao cliente

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

-


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Módulo Recebe Selo de Instituição Socialmente Responsável

Caraguatatuba - O Centro Universitário Módulo, maior instituição de ensino do litoral norte paulista, recebe mais um reconhecimento de sua constante atuação em ações voltadas à população da região. A Associação Brasileira dos Mantenedores do Ensino Superior (ABMES) concedeu o selo “Instituição Socialmente Responsável 2009/2010”, certificando o Módulo como uma Instituição de ensino comprometida com a educação e com a sociedade.
O selo foi fruto de dois projetos desenvolvidos continuamente pelo Módulo. O programa “De Olho no Futuro” que capacita alunos do Ensino Médio das escolas públicas para que possam ingressar no mercado de trabalho e dar continuidade aos estudos. A atividade envolve alunos dos cursos de Pedagogia, Letras, Matemática e Sistemas de Informação. Já o programa “Educação Continuada” conta com a participação dos alunos de Pedagogia e tem como objetivo a erradicação do analfabetismo e a universalização do ensino, alfabetizando jovens e adultos que não tiveram oportunidades de acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental. (Fonte: UniMódulo)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Paulista de 420 termina e encerra com chave de ouro eventos náuticos do mês de outubro

Ilhabela - Terminou no último domingo, 1, a segunda etapa do Campeonato Paulista de 420, realizado em Ilhabela, no Centro de Regatas, numa parceria da Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação – Diretoria Náutica e a Federação de Vela do Estado de São Paulo.
Ao todo, participaram da competição cinco embarcações em acirradas 12 regatas realizadas no canal ilhabelense. Os velejadores do Yacht Club Santo Amaro conseguiram bons resultados, tendo em primeiro a dupla Felipe Caldeira e Alan Dale, seguidos de Alexander Elstnodt e Patrick Essele e em terceiro lugar, Ricardo Pellicciotto e Antonin Kaspar. No feminino, a primeira colocação ficou para a dupla Isabela Caldeira e Lara Piquet seguida das ilhabelenses Júlia Pessini e Maura Tassone, da Escola de Vela de Ilhabela.
O Paulista de 420 fechou a série de eventos náuticos realizados no mês de outubro em Ilhabela, como a etapa do Mundial de Windsurf, Paulista de Optimist e 420, Circuito Ilhabela de Monotipos e o Campeonato Sulamericano da Classe Finn.
“Ilhabela respira a vela. Temos tido como proposta desenvolver uma série de ações voltadas ao desenvolvimento náutico do município. Com tais ações, esperamos que a consciência náutica, ambiental, as oportunidades esportivas, a educação e a questão da formação profissional dos jovens e adultos seja aprimorada e continuada”, destaca o diretor náutico, Edmar Alves, que aproveita a ocasião para agradecer a presença de todos os velejadores nos eventos realizados em Ilhabela.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Pousada Bem Viver - Momentos Felizes

Prefeitura de São Sebastião realiza pintura na ponte de Cambury

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião realizou no último fim de semana a pintura da ponte localizada na Estrada do Cambury, no bairro de Cambury, Costa Sul do município.
O serviço foi realizado pela Secretaria das Administrações Regionais (Seadre), por meio da Regional de Boiçucanga, que também efetuou a recuperação de uma passarela de aproximadamente dez metros de comprimento sobre um córrego situado no Sertão do Cacau, também em Cambury. Além disso, a divisão executou o nivelamento de algumas ruas de terra entre os bairros de Barra do Sahy e Boiçucanga.
De acordo com a Regional de Boiçucanga, a chegada de material como bica corrida e de novos equipamentos (caminhões e máquinas), além do bom tempo, possibilitou a realização dos trabalhos, ou seja, agilizou o atendimento das reivindicações feitas pela comunidade. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Ponte de Barra do Una é recuperada pela Prefeitura de São Sebastião

São Sebastião - No último fim de semana, a Prefeitura de São Sebastião recuperou a ponte de madeira localizada no bairro de Barra do Una, na Costa Sul da cidade.
O trabalho foi desenvolvido pela Secretaria das Administrações Regionais (Seadre), por meio da Regional de Juquehy, e contou com o apoio da marina Ondas do Una, que cedeu embarcações com marinheiro para fazer a travessia de pedestres.
Com quase 60 metros de comprimento, o acesso de veículos na ponte foi interditado porque duas vigas transversais (20x40) quebraram em dois pontos. Além disso, os servidores da Regional substituíram dois pilares de eucalipto com oito metros de comprimento por 35mm de diâmetro. O trânsito foi liberado no domingo à tarde. Até a próxima sexta-feira 6, o corrimão existente nas laterais da ponte que visa oferecer segurança aos pedestres será concluído.
A equipe também realizou a troca de tubulação instalada na Estrada da Fazenda São Paulo, que dá acesso à rodovia Manoel Hipólyto do Rego ou a Rio-Santos (BR-101). Segundo a Regional de Juquehy, na via pública se formavam vários pontos de alagamentos quando chovia forte, uma vez que os tubos não permitiam a vazão da água.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)
 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Palestras gratuitas do Sebrae na Aciu:

Ubatuba - Administração Competitiva
Data: 09 de novembro (2ª Feira)
Horário: 19h00
Local: ACIU (Rua Dr. Esteves da Silva, 51- Centro)

Objetivo: Capacitar empresários das micro e pequenas empresas quanto ao planejamento, organização e controle de seus negócios, no sentido da busca constante pela excelência.
Conteúdo programático: Apresentar a importância de uma administração competitiva; conceitos sobre competitividade; papel do empresário; gestão empresarial; gestão competitiva; tipos de planejamento; plano de negócio e sua estrutura; estágio do planejamento estratégico; controles e informações gerenciais básicas; organização; sistemas; métodos e administração de recursos humanos.
Duração: aproximadamente 2 horas.
Público-alvo: empreendedores e empresários em geral.(Fonte: ACIU)

Lucratividade, crescer, sobreviver ou morrer

Ubatuba - Data: 11 de novembro (4ª feira)
Horário: 19h00
Local: ACIU (Rua Dr. Esteves da Silva, 51- Centro)

Objetivo: Orientar ações para análise e planejamento da lucratividade em função das necessidades da empresa e contribuir para desenvolver habilidades gerenciais com ênfase em resultados para a sobrevivência e crescimento do empreendimento.
Conteúdo programático: conceitos de lucratividade e a importância para a existência do sucesso das empresas; apuração, avaliação e planejamento do lucro e da lucratividade; a gestão dos elementos econômicos e financeiros que influenciam a lucratividade.
Duração: aproximadamente 2 horas.
Público-alvo: empreendedores em geral.
Inscrição: As palestras são gratuitas e os interessados devem entrar em contato com o Posto de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba através do telefone (12) 3834 1445. (Fonte: ACIU)

Curso: Qualidade máxima no atendimento ao cliente

Ubatuba - Datas: de 16 à 21 de novembro (2ª feira à sábado)
Horário: 19h00 às 22h00 Local: ACIU (Rua Dr. Esteves da Silva, 51- Centro)
Objetivo: A partir da análise de situações reais de atendimento, abordar estratégias que contribuam para o aumento da qualidade do atendimento ao cliente.
Conteúdo programático: - identificar situações críticas de atendimento;
- conhecer técnicas de atendimento;
- conhecer o perfil do profissional de atendimento;
- avaliar o atendimento prestado;
- atender e entender o cliente.
Público-alvo: Empresários e profissionais que mantêm contato direto com clientes.
Inscrição: O curso tem o valor de R$ 50,00 e os interessados devem entrar em contato com o Posto de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba através do telefone (12) 3834 1445. (Fonte: ACIU)
 

Poesia Topo

Anuncie


A ciência explica tudo, exceto:

a origem da vida,
o vazio do átomo,
a metafísica do amor,
as profecias que acontecem,
os destinos que se cruzam,
a incertezas do fato,
o pulo do gato.

Mar e céu

Eu queria ser tão livre
quanto um pescador
com sua canoa
com sua casinha
à beira mar
que se benze
e parte para pescar
segundo o rumo
do pássaro guarapirá.

Félix Cabral
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Manifesto Maranduba

Boa tarde,
Litoral Virtual.
É de grande importância utilizarmos dos mais variados recursos de comunicação, para que nossas mensagens chegue até as pessoas que devem recebe-las, não devemos ficar parados diantes dos problemas oriundos de uma administração pública ruim.

Venho aqui manifestar o meu grande desgosto com os banhistas e administradores públicos da praia de Maranduba.
Turistas e/ ou moradores com um baixíssimo nível de informação, educação e consciência ambiental.
Poder público não marcante e tão pouco presente.
Resultado?
Um lixo, literalmente.
Latas de cerveja, pacotes, sacolas, bitucas de cigarro, cigarros, pacotes de cigarro, espigas de milho, etc... Sorte para alguns pombos, cachorros e urubus, a nova fauna marcante da costa de Maranduba.

Uma vergonha não ver ações para uma região cuja principal fonte (se não única) de renda e empregos pauta-se na atividade turística.

Não muito diferente de outros meios economicos, a demanda turística depende da oferta de um recurso turístico. E, como já diz Cerro (1993), "um recurso turístico não se define apenas pela sua própria existência, mas sim pela sua capacidade para satisfazer as necessidades humanas."
Uma praia imunda, não fará com os turistas abondonem seu domicílio habitual para gastar seus respectivos salários no destino turístico. Seja com artesanato, em um restaurante, quisque ou muito menos com pousada.

Lembrando,
A Resolução 001/86 do Conama - Conselho Nacional do Meio Ambiente, em seu artigo 1o considera impacto ambiental:
"Qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam: a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; a qualidade dos recursos ambientais."

Me preocupo com o verão...
Conscientizemos!

Renan Garcia,
frequentador, turista e amante de Ubatuba.

 

Nossos Comerciais: Fenix Sport Bar



Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Lua e Floresta em Castelhanos  © Bruno Rochar

Lua e Floresta em Castelhanos
© Bruno Rocha

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editora: Emiliane Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor