Litoral Virtual últimas notícias do litoral
quarta-feira, 04 de Novembro de 2009 - Nº 2158 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região
8ª edição do Ecoadventur será em Caraguatatuba, entre 22 e 31 de janeiro

Caraguatatuba
Desfile da Primavera resgata autoestima na terceira idade
Câmara discute Pauta reduzida
A Câmara e os números de Outubro
Prorrogado Período De Isenção De Taxa De Inscrição Para O Processo Seletivo Do Instituto Federal
Projeto Criança Ecológica apresenta peça teatral para 2 mil alunos
Amprogás realiza segunda reunião ordinária em Caraguatatuba
Pegorelli terá programa Recicla Litoral


Ilhabela
Paradas de navios crescem 45% para esta temporada em Ilhabela
Campanha “Ilhabela é pra valer!” chega ao último mês e cidade já se prepara para a temporada de verão
Alunos da rede municipal recebem prêmios do projeto “Preservando o Sorriso de Ilhabela”
Paulista de 420 encerra com chave de ouro eventos náuticos do mês de outubro em Ilhabela
Campeonatos de futebol têm rodada nesta semana em Ilhabela
Vereadores pedem prorrogação de prazo de redução de honorários advocatícios na cobrança do IPTU em atraso

São Sebastião
Filme, teatro, música e exposição de arte marcam final de semana em São Sebastião
Prefeitura de São Sebastião promove 1ª Feira Intermunicipal de Artesanato
Desfile da Primavera resgata autoestima na terceira idade
Guarani é o campeão da Copa Sebastianense de Futebol pela Costa Norte
Prefeitura e Petrobras realizam Seminário sobre o Plano Apell
Abertas inscrições para agentes mirins de Defesa Civil em São Sebastião
Alunos da escola Tia Marisa visitam a Câmara de São Sebastião


Ubatuba
Feriado de Finados anima setor de turismo em Ubatuba
Ubatuba marca presença na maior feira de turismo da América Latina
Quarta edição do Granfondo deve trazer 800 ciclistas a Ubatuba
Andréia Dias se apresentará no palco da Sala ArtAud Nas Nuvens, em Ubatuba, no próximo dia 07 de novembro, as 21hs.

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

8ª edição do Ecoadventur será em Caraguatatuba, entre 22 e 31 de janeiro
O ECOADVENTUR Litoral Norte/2010 é o evento ideal para quem ama a natureza, gosta de sentir a adrenalina da prática dos esportes e do turismo de aventura e para quem quer saber mais sobre sustentabilidade socioambiental e empresarial.

Região - O ECOADVENTUR Litoral Norte/2010 será realizado entre os dias 22 a 31 de janeiro de 2010, na Praia do Centro, em Caraguatatuba, que é um dos mais belos cartões postais da região, a 80 quilômetros de São José dos Campos. No evento ensina-se, expõe-se e discutem-se propostas relacionadas à sustentabilidade socioambiental, à sustentabilidade empresarial e ao ecoturismo, esportes e turismo de aventura, que são vistos como fontes geradoras de renda, com baixo impacto ambiental.
Os visitantes podem participar de palestras, painéis, oficinas, e estreitar contato com a cultura regional e a Mata Atlântica, em trilhas no Parque Estadual da Serra do Mar. Há também a possibilidade, no local do evento, de escalar uma parede de 12 metros de altura, descer pendurado numa corda tirolesa, praticar canoagem oceânica, assistir uma revoada de asas delta e parapentes e participar da Ginkana da Aventura e de jogos de praia. Nos diversos Espaços Temáticos, o visitante tomará conhecimento das ações pró ativas de empresas e instituições, que estarão expondo projetos em seus estandes, durante os dez dias de evento.
Prevê-se um público de 7 mil pessoas por dia, visitando e participando das inúmeras atrações, numa área de 8.500m² localizada entre o mar e o calçadão da Avenida da Praia. A área, além de 2.500m² de piso de concreto, está em um terreno com dezenas de palmeiras, entrecortado por aléias, que chegam até à areia da praia e recebe a brisa do mar. A estrutura do ECOADVENTUR LN-SP/2010 prevê mais de 100 estandes, tendas, área de alimentação, auditórios para palestras e oficinas e até pista para test-drive.

Por que o Litoral Norte?
O ECOADVENTUR LN-SP/2010 foca a problemática socioambiental do Litoral Norte e regiões limítrofes, que compõem um verdadeiro santuário ambiental com sua reserva de Mata Atlântica a ser preservada a qualquer custo e uma belíssima seqüência de praias, muitas das quais, infelizmente, por causas da poluição estão constantemente interditadas pela CETESB para o banho de mar.
A região, entretanto, ainda oferece excepcionais condições para o ecoturismo e a prática do turismo de aventura. Por isso, o evento estimula o empreendedorismo com sustentabilidade, que gera renda e empregos para a população local, com baixo impacto no meio ambiente.
O evento está em sua 8ª edição, seis das quais realizaram-se em Caraguatatuba. Outras duas edições aconteceram em São José dos Campos em 2008 e 2009.
Os eventos ECOADVENTUR Regionais se definem como sendo um processo continuado de educação ecológica e estímulo ao desenvolvimento sustentável com atuação em regiões que apresentam problemas ambientais, sociais e econômico-sazonais.

Três eixos que se complementam
O ECOADVENTUR LN-SP/2010 é composto por três eixos integrados: ENPRO-ECO, FRECES e FERA.

O ciclo de palestras do ENPRO-ECO - Encontro Regional Pró-Sustentabilidade Socioambiental debaterá os grandes impactos e temas que estão sendo enfrentados atualmente pelo Litoral Norte e regiões vizinhas: a exploração do Pré-Sal; a ampliação do Porto de São Sebastião; o tráfego rodoviário e urbano com projetos e obras de duplicação da Rodovia dos Tamoios e dos contornos na Rio-Santos; a base de gás em Caraguá, gasoduto e oleoduto no mar e serra acima; crescimento populacional explosivo versus saneamento básico; planos diretores municipais e a vontade política; e a gestão de resíduos sólidos.
O Encontro deve atrair um público bastante diversificado, formado por dirigentes das áreas de sustentabilidade - meio ambiente e social - de empresas e entidades públicas. Estudantes universitários, ambientalistas, educadores, funcionários públicos que atuam em meio ambiente, saúde, turismo e urbanismo, líderes comunitários e os alunos das escolas de ensino básico e médio também são esperados.
A FRECES - Feira Regional do Comércio e Empreendimentos Sustentáveis é uma exposição aberta a empresas comerciais, industriais e de serviços - privadas, mistas ou públicas - que praticam ou apóiam métodos e ações sintonizadas com os conceitos de sustentabilidade, em prol da melhor qualidade de vida das atuais e futuras gerações. Seus públicos-alvo são os moradores de Caraguá, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba; os turistas e veranistas que visitam o Litoral Norte em janeiro, vindos prioritariamente de São José dos Campos, Jacareí, Taubaté, São Paulo, Guarulhos, Campinas e Minas Gerais.
As palestras e oficinas do FERA - Festival Regional de Ecoturismo, Esportes e Turismo de Aventura estimularão o debate de temas como o empreendedorismo em turismo sustentável, a organização e normatização das especialidades, os circuitos turísticos, a sazonalidade turístico-econômica e a certificação de operadoras. Os expositores do Espaço dos FERAS mostrarão as atividades de turismo de aventura e ecoturismo encontradas no Litoral Norte e regiões próximas como Vale do Paraíba, Vale Histórico, Serra da Mantiqueira e Serra da Bocaina, além de estimularem os esportes e turismo de aventura na terra, na praia, no mar e no ar. Este eixo do evento atrai um público jovem repleto de esportistas, estudantes e profissionais de turismo. Os visitantes poderão participar da Ginkana de Aventura, ampliar o conhecimento e até fazer “clínicas” de esportes como canoagem oceânica, vôo livre, caminhadas e trilhas, arvorismo, escalada, tirolesa, vela, windsurf, kitesurf, surf, mergulho, jogos de praia e outros.
 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Desfile da Primavera resgata autoestima na terceira idade

Caraguatatuba - Na próxima quinta-feira, dia 5 de novembro, a Fraternidade de Assistência Cultural à Terceira Idade, a Faculti, juntamente com os alunos da ginástica terapêutica da Secretaria de Esportes de São Sebastião, organiza o tradicional Desfile da Primavera. O evento acontece no Hotel Porto Grande, região central da cidade, às 15h.
A 9ª edição do desfile tem como tema ‘Declaração de amor a São Sebastião’, e contará com aproximadamente 30 “modelos” entre homens e mulheres, todos com mais de 50 anos.
De acordo com a professora da Faculti e da Seesp, Tatiana Zamith, a festividade é importante para estimular a autoestima dos alunos, já que grande parte apresenta problemas de saúde. “É uma grande motivação para novas experiências”, completou.
Na ocasião do desfile, também haverá exposição e venda de quadros produzidos pelos alunos da Faculti nas aulas de pintura, com verba revertida à manutenção da escola. A entrada é franca.(Fonte: DRE-Caraguatatuba)

Câmara discute Pauta reduzida

Caraguatatuba - Depois de pelo menos 5 (cinco) Sessões Ordinárias semanais com pautas extensas, a Câmara Municipal de Caraguatatuba agenda Ordem do Dia com apenas 8 (oito) projetos. Todos os projetos em questão tem a autoria de Vereadores e apenas 2 Parlamentares dividem a pauta da sessão.
A 36ª Sessão Ordinária semanal apresenta depois de 5 sessões uma pauta reduzida, com apenas 8 projetos, diferente das sessões anteriores onde o mínimo a discutir e votar eram 13 (treze) proposituras. Mesmo com a Ordem do Dia reduzida os Parlamentares manterão a dinâmica adotada neste segundo semestre, com sessões mais rápidas e produtivas.
Nesta sessão prevalecem os projetos de autoria dos Vereadores, sendo 1 (hum) de autoria do Parlamentar Cristian Alves de Godoi - Baduca Filho (PDT) e 7 (sete) do Vereador Pedro Ivo de Sousa Tau - Pedro Ivo (DEM).
Baduca Filho apresenta proposta oriunda da sessão anterior, quando pediu adiamento da criação do Fundo Municipal de Defesa ao Meio Ambiente. Já o Vereador Pedro Ivo apresenta os seguintes projetos: Permite parada de ônibus, circular ou intermunicipal, fora do ponto, desde que solicitado por portador de necessidade especial; Discute as sacolinhas plásticas utilizadas pelo comércio na cidade e institui no Calendário Oficial o Dia das Vítimas da Catástrofe de 67.
Ainda sobre os projetos apresentados pelo Vereador Pedro Ivo, está o que concede benefício ao contribuinte adimplente, sobre o que obriga a realização de cursos de capacitação aos Servidores Públicos, sobre a utilização de papel reciclado nas repartições públicas e que implanta a Escola de Governo de Caraguatatuba.
As Sessões Ordinárias semanais acontecem toda terça-feira a partir das 19h30 e podem ser acompanhadas de várias maneiras: Ao vivo, nas galerias do plenário Benedito Zacarias Arouca; pela Rádio Nova Oceânica/Jovem Pan, em 670 Khz ou pelo site da emissora, clicando em www.radiooceanicaam.com.br na janela Rádio On Line ou ainda pela NET - TV a Cabo no canal 72 ou pelo site da Câmara na Internet, em www.camaracaragua.sp.gov.br clicando em Câmara ao Vivo.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

A Câmara e os números de Outubro

Caraguatatuba - A Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Caraguatatuba divulga os números da Produção Legislativa no mês de Outubro, baseados em dados de Protocolo e Expediente. Os números vêm mantendo a média dos anos anteriores.
Foram protocolados no mês anterior 257 documentos dos mais variados, como 94 Requerimentos, 121 Indicações, 13 Moções, 32 Projetos de Lei, 2 Projetos de Resolução e 5 Projetos de Decreto Legislativo. Não houve protocolo de Projeto de Emenda à Lei Orgânica (Pelom) e de Projeto de Lei Complementar (PLC).
Não há números exatos, mas estima-se que cerca de 150 pessoas assistiram as 4 (quatro) Sessões Ordinárias semanais de outubro e que mais de mil pessoas estiveram nos gabinetes dos Vereadores para audiências. O pequeno número de pessoas assistindo as sessões nas galerias da Câmara se deve ao grande número de mídias existentes para a transmissão da sessão.
Os números referentes ao mês de Outubro estão dentro dos padrões, tanto para o mês como para o primeiro ano de gestão.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Prorrogado Período De Isenção De Taxa De Inscrição Para O Processo Seletivo Do Instituto Federal

Caraguatatuba - O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição para o processo seletivo do 1º semestre de 2010 do Campus Caraguatatuba do Instituto Federal, foi prorrogado até sábado, 07/11. Após este período, só será possível inscrever-se mediante o pagamento da taxa, que é de R$ 45,00. O campus oferece 240 vagas para cursos técnicos gratuitos.
Os pedidos de isenção da taxa de inscrição devem ser realizados pela Internet, pelo site www.conesul.org.br ou no campus, onde há atendimento eletrônico ao candidato.
Para solicitar a isenção é necessário preencher um formulário no endereço eletrônico www.conesul.org, responder um questionário socioeconômico, imprimir o "requerimento de isenção" e entregar no campus, assinado pelo interessado ou responsável legal, no caso do candidato menor de idade. A solicitação de isenção só será efetivada após a entrega do requerimento no campus, até o dia 07 de novembro, de segunda a sexta das 13:00 às 21:00 e no sábado, 07/11, das 09:00 às 13:00 horas.
(Divulgação)

Projeto Criança Ecológica apresenta peça teatral para 2 mil alunos

Caraguatatuba - Cerca de 2 mil alunos da rede municipal de Caraguá vão aprender de forma divertida como preservar o planeta. Será apresentada nesta sexta-feira (6), às 10h e 15h, no Centro Integrado de Ações Sociais (Ciase) do Travessão, uma peça teatral do projeto Criança Ecológica, desenvolvido pela secretaria estadual de Meio Ambiente.
O evento, que conta com parceria das secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente, vai reunir estudantes das escolas Alaor Xavier Junqueira, Geraldo de Lima e João Benedito Marcondes. O “Criança Ecológica” tem por objetivo preparar as crianças para assumirem atitudes ambientais corretas e formar cidadãos capazes de construir uma sociedade sustentável.
Mais informações sobre o projeto Criança Ecológica no site www.criancaecologica.sp.gov.br. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Amprogás realiza segunda reunião ordinária em Caraguatatuba

Caraguatatuba - A Associação dos Municípios Produtores de Gás Natural da Bacia de Santos (Amprogás) realiza a segunda reunião ordinária no próximo dia 13 de novembro (sexta-feira), às 10h, no Pólo Cultural Adaly Coelho Passos, localizado no Centro de Caraguatatuba. A entidade é presidida por Toninho Colucci, prefeito de Ilhabela, e conta ainda com as cidades de Ubatuba, Caraguatatuba, Peruíbe e Iguape como associadas.
Entre os destaques do encontro está a participação já confirmada do deputado federal Arnaldo Jardim (PPS) e do engenheiro do escritório de negócios da Petrobras em Santos, José Luiz Marcusso.
Ambos terão espaço para uso da palavra. O deputado deve falar sobre os novos marcos regulatórios do Pré-Sal. Já o engenheiro Marcusso vai discorrer sobre o Projeto Mexilhão: implantação da plataforma, Unidade de Tratamento de Gás em Caraguatatuba e o gasoduto.
De acordo com o assessor especial para assuntos de Royalties de Petróleo e Gás Natural, Luizinho Faria, a Amprogás espera ainda a confirmação da presença do diretor geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP) do Rio de Janeiro, Haroldo Lima.
Na última reunião, o prefeito Toninho Colucci (PPS) sugeriu aos deputados presentes a formação de uma Frente Parlamentar específica para defender os municípios na Assembleia e convidou as cidades que vão receber o gasoduto (Paraibuna, Jambeiro e Caçapava) para associar-se à Amprogás. "Queremos todos como associados, pois a participação fortalece nossa entidade e dá peso nas reivindicações", ressaltou, na ocasião. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Pegorelli terá programa Recicla Litoral

Caraguatatuba - O Grupo de Auxílio Civil (GAC) Albatroz, em parceria com a prefeitura de Caraguá, Fundacc, Petrobras e Associação dos Moradores do Bairro Pegorelli (Ambap) lança no próximo sábado (07), às 14h30, o projeto Recicla Litoral. O programa terá duração de um ano e visa a inclusão social e geração de renda de moradores do bairro Pegorelli, por meio de capacitação profissional de jovens com idades entre 18 e 28 anos.
O lançamento será na sede da Ambap. A comunidade poderá conhecer e tirar dúvidas sobre a estrutura do projeto, que compreende aulas com atividades manuais e artesanais, utilização de cascas de coqueiros, palmeiras, coco e até materiais recicláveis como papel, plásticos, garrafas pet e alumínio.
O projeto terá duração de um ano e vai contar com um blog, que terá o registro de todas as atividades e suas etapas.
As inscrições poderão ser feitas no domingo (08), a partir das 10h, na Ambap. A aula inaugural do projeto está prevista para o dia 12.

Programação de lançamento do Recicla Litoral

14h30- Abertura
Vídeo institucional (GAC)
16h- Show musical de viola caipira
17h- Apresentação de Dança
18h- Encerramento(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Paradas de navios crescem 45% para esta temporada em Ilhabela

Ilhabela - O município de Ilhabela terá 144 escalas de navios de cruzeiro na temporada 2009-2010. A informação foi confirmada nesta terça-feira (3/11) pela secretária municipal de Turismo e Fomento, Maria Inez Ferreira.
Conforme ressaltou, isto significa um aumento de 45,4% em relação ao número de escalas da temporada passada, que registrou 99 paradas (2008-2009).
Para esta temporada, a Secretaria de Turismo conseguiu estender o período até abril, atingindo as 144 paradas confirmadas. O primeiro será no feriado de 15 de novembro, quando chega à cidade o navio Ópera, e a última em abril do ano que vem (8/4 – Orchestra). “A parada de navios de cruzeiro é extremamente importante para o turismo de Ilhabela, pois o turista que aqui permanece e faz alguns passeios pela cidade, sempre quer voltar”, ressalta a secretária.
Ela salienta que a Ilhabela não perdeu escalas para outras cidades. “Pelo contrário, tivemos este aumento de 45,4%”. Este ano, o prefeito Toninho Colucci e a secretária de Turismo, Maria Inez Ferreira, estiveram reunidos com as principais companhias de cruzeiro mundiais, entre elas, a Royal Caribbean, durante a feira Seatrade em Miami. “Ilhabela é bem vista entre os operadores, principalmente por conta do seu receptivo”, declarou o prefeito.
O turismo da cidade ganha cada vez mais força. Em junho, o ministro do Turismo, Luiz Barreto, participou do 1º Fórum de Turismo do Litoral Norte e ressaltou a vocação turística de Ilhabela, escolhida como uma das 65 cidades indutoras de turismo para a Copa de 2014. Pelo menos R$ 3 milhões em investimentos são esperados para Ilhabela em recuperação de píeres e infraestrutura urbana, dentro do Plano Nacional de Turismo. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Campanha “Ilhabela é pra valer!” chega ao último mês e cidade já se prepara para a temporada de verão

Ilhabela - Prorrogada até o final de novembro, a campanha “Ilhabela é pra valer!” - uma parceria da Prefeitura de Ilhabela e iniciativa privada – entra agora em seu último mês. A cidade já se prepara para a temporada de verão a partir de dezembro.
Iniciada em agosto desde ano, a campanha que tem como objetivo movimentar a economia local na baixa temporada e oferecer eventos de qualidade para turistas e moradores, tem atendido a expectativa tanto dos visitantes quanto da comunidade local. Isto porque, além de eventos e descontos em pousadas e hotéis (40% a 50%), restaurantes (12%) e passeios turísticos (10%), a campanha trouxe para a comunidade preços promocionais em postos de combustíveis toda terça-feira e em farmácias na quarta-feira.
A Prefeitura tem a parceria da Associação Comercial, Associação de Hotéis e Pousadas e prestadores de serviço. Nos postos de combustíveis, a promoção é realizada às terças-feiras com descontos de 10% no álcool e 5% no diesel e gasolina. Nas farmácias, os descontos são de 10% às quartas-feiras.
Para saber quem faz parte da campanha, a Prefeitura informa que os estabelecimentos participantes estão identificados pelo selo "Ilhabela é pra valer". Mais informações no site: (www.ilhabela.sp.gov.br). A lista dos hotéis, pousadas, restaurantes e empresas responsáveis por passeios turísticos cadastradas na campanha pode ser obtida na Secretaria de Turismo, que fica na Rotatória da Barra Velha ou pelo telefone (12) 3895-7220. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Alunos da rede municipal recebem prêmios do projeto “Preservando o Sorriso de Ilhabela”

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), premiou os alunos da Escola Municipal “José Benedito Moraes”, bairro do Reino, na última sexta-feira (30/10), pela participação no projeto de saúde bucal “Preservando o Sorriso de Ilhabela”, desenvolvido pela parceria entre as secretarias de Saúde e Educação.
Durante todo o projeto os alunos pesquisaram assuntos relacionados com a saúde bucal e transformaram as informações em trabalhos criativos que foram expostos na própria escola.
Para o prefeito, investir em prevenção é uma obrigação do município. “É muito bom ver esse trabalho desenvolvido pelos profissionais da saúde e educação e perceber que essa criançada está feliz. Esse programa de saúde está investindo na qualidade de vida das crianças e também de seus familiares”, declarou Colucci.
Na ocasião, as crianças apresentaram números musicais com paródias de canções infantis e famosas como “Fada” da dupla sertaneja Vitor e Léo.
Já a secretária de Educação, Lídia Sarmento, ressaltou a parceria entre as duas secretarias. “Nós percebemos a melhora na saúde bucal das crianças a partir do momento em que os doutores entram nas escolas. Além do sorriso mais bonito fica ainda a mensagem de conscientização”, comenta.
De acordo com o coordenador da Saúde Bucal do município, Dr. Henrique Cavalli Torres, essa ação faz parte de um projeto maior realizado com mais de 7 mil crianças de 0 a 14 anos e que já atingiu mais de 70% de alunos sem cárie. Os alunos são encaminhados para exames duas vezes ao ano, recebem aplicação de flúor na própria escola, orientação sobre como escovar os dentes corretamente entre outras realizações. “Educação e Saúde precisam trabalhar juntas para diminuir o índice de doenças. Nós dentistas somos técnicos e precisamos dos professores para expandir as informações”, ressalta Torres.
O coordenador da Saúde Bucal explica ainda que todos os anos a equipe de Saúde Bucal em parceria com a secretaria de Educação desenvolve algo diferente para trabalhar com as crianças. O ano passado uma peça de teatro sobre o assunto foi o diferencial, já este ano a pesquisa e o desenho foram as ferramentas escolhidas para fixar as orientações sobre higiene bucal.
A premiação contou ainda com a presença da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lúcia Reale Colucci, da coordenadora do PSF, Sonia Monteiro, da diretora da escola, Marrie Zeitler Desmonts da Silva, das enfermeiras do projeto, dos agentes comunitários de saúde, e dos professores da escola.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Paulista de 420 encerra com chave de ouro eventos náuticos do mês de outubro em Ilhabela

Ilhabela - Terminou no último domingo (1º/11) a 2ª Etapa do Campeonato Paulista de 420, realizada no Centro de Regatas do Pequeá, numa parceria da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação – Diretoria Náutica e a Federação de Vela do Estado de São Paulo. Ao todo participaram da competição cinco embarcações em 12 regatas realizadas no canal.
Os velejadores do Yacht Club Santo Amaro conseguiram bons resultados, tendo em 1º a dupla Felipe Caldeira e Alan Dale, seguidos de Alexander Elstnodt e Patrick Essele e em 3º lugar, Ricardo Pellicciotto e Antonin Kaspar. No feminino, a 1ª colocação ficou para a dupla Isabela Caldeira e Lara Piquet, seguida das ilhabelenses Júlia Pessini e Maura Tassone, da Escola de Vela de Ilhabela.
O Paulista de 420 fechou a série de eventos náuticos realizados no mês de outubro em Ilhabela, como a etapa do Mundial de Windsurf, Paulista de Optimist e 420, Circuito Ilhabela de Monotipos e o Campeonato Sulamericano da Classe Finn. “Ilhabela respira a vela. Temos tido como proposta desenvolver uma série de ações voltadas ao desenvolvimento náutico do município. Com tais ações, esperamos que a consciência náutica, ambiental, as oportunidades esportivas, a educação e a questão da formação profissional dos jovens e adultos sejam aprimoradas e continuadas”, destaca o diretor náutico, Edmar Alves, que aproveita a ocasião para agradecer a presença de todos os velejadores nos eventos realizados em Ilhabela.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Campeonatos de futebol têm rodada nesta semana em Ilhabela

Ilhabela - O Campo do Portinho recebe nesta quarta e quinta-feira (4 e 5/11) jogos válidos pelos campeonatos municipais de futebol Veteranos e da 1ª Divisão, promovidos pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (Selar).
Nesta quarta, às 19h, o Garrafão enfrenta o K Entre Nós pela competição de veteranos. Já na quinta, no mesmo horário, o Estudante enfrenta o Beco e, em seguida, às 20h30, o Perequê enfrenta o Engenho D’Água.

Futsal
Já foi divulgada a lista das equipes classificadas para a segunda fase do Campeonato Municipal de Futsal – Livre. Confira a lista de classificação:

Chave A: Cocaia e Força Jovem;
Chave B: Perequê e Unidos da Barra;
Chave C: Mareado e Santa Luz;
Chave D: Center Par e Engenho Novo;
Chave E: Olimpique e Ilha da Princesa A;
Chave F: Pavilhão e Dicley;
Chave G: Brahma e Jaraguá
Chave H: D’Blacks e Juventude.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Vereadores pedem prorrogação de prazo de redução de honorários advocatícios na cobrança do IPTU em atraso

Ilhabela - Por meio do Programa de Recuperação Fiscal Municipal (Refim), a Prefeitura de Ilhabela reduziu juros e multas para que os contribuintes com dívidas de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) quitassem suas dívidas. Os descontos de juros ficaram entre 40% e 100% nas multas e juros, podendo parcelar o pagamento em até 60 meses, até o dia 31 de dezembro de 2009.
Outra facilidade do Refim foi a redução para 1% da taxa das custas processuais e honorários advocatícios, regulamentados por legislações estaduais e federais, que estipulam a taxa de 10% a 20% sob o valor total do débito. Conforme o programa a redução seria válida apenas para os parcelamentos feitos até o dia 31 de outubro deste ano.
No último dia 29 de outubro, o presidente da Câmara Valdir Veríssimo (PPS), e os vereadores Roberto Timbada (PDT), Erick Pinna (PR), Jove Brito (PR) e Luiz Mário de Almeida (Marinho-PV) enviaram um ofício ao Executivo solicitando a prorrogação do prazo de redução destes honorários advocatícios cobrados.
Segundo os vereadores ilhabelenses, a prorrogação é uma reivindicação dos próprios munícipes que pretendem quitar o débito, mas encontram-se com dificuldades financeiras e, assim como a maioria dos brasileiros, aguardam o pagamento do 13º salário para quitar suas dívidas.(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Pousada Bem Viver - Momentos Felizes

Filme, teatro, música e exposição de arte marcam final de semana em São Sebastião

São Sebastião -O final de semana em São Sebastião foi movimentado. Além da praia, atração natural, os visitantes puderam aproveitar as atividades programadas pela Prefeitura como peças teatrais, exibição de filme, recital de poesias e exposições de artes e artesanato na região central da cidade.
A Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), iniciou a agenda do feriado com a abertura de uma exposição de arte na praça do antigo Fórum. O artesanato local também atraiu a atenção dos veranistas nas dependências da secretaria, onde três salas foram completamente tomadas pelos expositores e muito freqüentadas pelos visitantes durante o feriado prolongado.
O recital com poemas de Cora Coralina com alunos das Oficinas Culturais antecipou a exibição da película “O ano em que meus pais saíram de férias”, dentro do projeto Cine Arte Sarau, patrocinado pela Petrobras com apoio do Ministério da Cultura.
Duas peças teatrais, “Ptolomeu e sua viagem de circum – navegação” e “O eterno analista”, no Teatro Municipal, completaram a programação artístico-cultural ao lado da apresentação da banda “Maestro Manoel Ladislau de Mattos”, em frente à Sectur.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura de São Sebastião promove 1ª Feira Intermunicipal de Artesanato

São Sebastião -A Prefeitura de São Sebastião promoverá de 12 a 15 de novembro, a 1ª Feira Intermunicipal de Artesanato com a participação de aproximadamente 150 artistas da região.
O evento, promovido pela Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), conta com apoio da Sutaco (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades), e da Prefeitura de Caraguatatuba que participará com 50 artesãos locais. Também serão 50 os artistas sebastianenses a exporem na tenda a ser armada na Rua da Praia, além de outros 100 convidados.
A abertura da feira está prevista para às 10h com apresentações artísticas e culturais, a partir de então diversas peças entre pinturas em tela, esculturas e bijuterias, permanecerá expostas das 14h à meia-noite.
O artesanato indígena e tradicional terão espaço reservado neste que promete ser um evento bem movimentado.
De acordo com os organizadores, uma praça de alimentação, com os mais variados quitutes, completará o cenário em frente a Sectur.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Desfile da Primavera resgata autoestima na terceira idade

São Sebastião -Na próxima quinta-feira, dia 5 de novembro, a Fraternidade de Assistência Cultural à Terceira Idade, a Faculti, juntamente com os alunos da ginástica terapêutica da Secretaria de Esportes de São Sebastião, organiza o tradicional Desfile da Primavera. O evento acontece no Hotel Porto Grande, região central da cidade, às 15h.
A 9ª edição do desfile tem como tema ‘Declaração de amor a São Sebastião’, e contará com aproximadamente 30 “modelos” entre homens e mulheres, todos com mais de 50 anos.
De acordo com a professora da Faculti e da Seesp, Tatiana Zamith, a festividade é importante para estimular a autoestima dos alunos, já que grande parte apresenta problemas de saúde. “É uma grande motivação para novas experiências”, completou.
Na ocasião do desfile, também haverá exposição e venda de quadros produzidos pelos alunos da Faculti nas aulas de pintura, com verba revertida à manutenção da escola. A entrada é franca.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Guarani é o campeão da Copa Sebastianense de Futebol pela Costa Norte

São Sebastião -Em jogo realizado no domingo 1, o C. A. Guarani sagrou-se campeão da regional Costa Norte. Após vencer o Grêmio Barequeçaba por 2 x 0, o campeão regional aguarda agora seu adversário na final geral do município a ser disputada contra o campeão da regional Costa Sul, ainda a ser definido. Os gols do campeão foram marcados por Felipe Granato e Deivid Santos “Quinha”.
Já na Costa Sul, o Pau Brasil “A” garantiu um lugar na final regional. Com dois gols de Genivaldo Souza, a equipe venceu o União de Camburi por 2 x 1. Alexandre Silva diminuiu para o Camburi. O outro finalista sairá do jogo entre União de Maresias e Maresias “A”, previsto para ocorrer nesta quarta-feira 4, às 20h, no campo do Boiçucanga. A final do chaveamento da Costa Sul está marcada para sexta-feira 6, também no campo do Boiçucanga.
Pela categoria Veteranos, Brasiliense e Sebastianense decidirão o título em dois jogos: dias 8 e 15. O Brasiliense passou pelo Vila Baiana por 2 x 0, gols de Robertinho e Wilson Rocha. Já o Sebastianense, sofreu para garantir seu lugar na finalíssima. Após o placar de 1 x 0 no tempo normal, gol de Luiz Cláudio, a decisão foi para os pênaltis, visto que no último confronto entre as duas equipes, o Pau Brasil tinha vencido por um placar de 2 x 1. Após dez cobranças anotadas pelo Sebastianense, na disputa alternada, o Pau Brasil desperdiçou a chance de chegar à final, errando sua décima cobrança. Pau Brasil e Vila Baiana disputarão o terceiro lugar no próximo dia 8, no campo do Maresias.
Na rodada foram distribuídos 20 cartões amarelos e dois vermelhos. A equipe punida deverá entregar os alimentos referentes aos cartões até quarta-feira, antes da próxima partida de cada equipe, ou seja, dois e quatro pacotes de leite em pó para cada cartão amarelo e vermelho, respectivamente.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura e Petrobras realizam Seminário sobre o Plano Apell

São Sebastião -A Prefeitura de São Sebastião, em conjunto com o Terminal Marítimo Almirante Barroso, da Transpetro, subsidiária da Petrobras, em São Sebastião, realizará nesta quarta-feira, 04, às 19h, no Teatro Municipal, um Seminário sobre o Plano Apell (Alerta e Preparação da Comunidade para Emergências Locais), visando apresentar à comunidade a importância de se estar preparado para uma situação de emergência.
Este Seminário reunirá representantes da Petrobras, comunidade e Defesa Civil, que participarão discussão de três temas: Estrutura da Defesa Civil no Apoio à Comunidade, Riscos das Atividades do Terminal, e Remoção de Acidentados por Leigos.
O processo Apell tem como objetivo prevenir a perda de vidas humanas e os prejuízos para a saúde, bem como manter o bem social, evitando danos e garantindo a segurança a nível local.
Por conta dos serviços realizados pela Petrobras, no município, o Plano Apell, em conjunto com a Defesa Civil, visa preparar a comunidade para fazer frente às emergências que possam ocorrer, objetivando a evacuação, o apoio às pessoas enfermas e minimizar os danos.
Ao término de cada palestra será aberta à população perguntas sobre o assunto, por tanto é muito importante a participação da comunidade de São Sebastião.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Abertas inscrições para agentes mirins de Defesa Civil em São Sebastião

São Sebastião -A Prefeitura de São Sebastião abriu as inscrições para o programa de agentes mirins de Defesa Civil. O objetivo é desenvolver nos adolescentes os princípios de civismo, respeito e disciplina aliado aos conhecimentos desta divisão pertencente a Segur (Secretaria de Segurança Urbana).
O curso, destinado à faixa etária de 13 a 15 anos, será ministrado aos sábados, durante o período da manhã, durante três meses a partir de 9 de janeiro de 2010. Nesse tempo, os alunos terão palestras e visitarão outras áreas de Defesa Civil. A turma, segundo os organizadores do programa, deverá se dedicar aos estudos e ter grande interesse às matérias, pois serão aplicados exames de cunho eliminatório. Também serão excluídos do curso aqueles que tiverem mais de três faltas injustificáveis; as ausências só serão justificadas mediante apresentação de atestado médico.
Após o encerramento das inscrições, previsto para o dia 13 de novembro, será realizado o exame de seleção para as 30 vagas oferecidas; esta seleção será feita através de duas redações a serem elaboradas pelos inscritos com os temas: "Defesa Civil na defesa do nosso município" e " Por que devo ajudar o próximo", com texto superior a dez linhas.
A seleção dos candidatos será feita com base em três situações: análise das redações, análise do boletim de notas e faltas na escola e entrevista com o candidato.
Os interessados devem comparecer à Segur (Secretaria de Segurança Urbana), munidos da autorização devidamente preenchida e assinada pelos pais ou responsável e das cópias do boletim escolar com controle de notas e faltas, da carteira escolar, do RG do aluno e dos pais ou responsáveis.

Serviço: A inscrição poderá ser feita até o dia 13 de novembro, das 9h às 17h, na sede da Segur, sito à avenida Guarda Mor Lobo Viana, 1.064, região central da cidade. O horário e local do exame de seleção será afixado na própria secretaria até o dia 20 de novembro.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Alunos da escola Tia Marisa visitam a Câmara de São Sebastião

São Sebastião -Cerca de 10 alunos da Educação Infantil, da escola Tia Marisa, localizada na Vila Amélia, centro de São Sebastião, visitaram hoje, dia 4, às 10h00, a sede do Poder Legislativo, a convite do vereador Paulo Henrique (PDT).
Na ocasião, os alunos entregaram ao vereador diversas cartas, com sugestões como iluminação de rua, além de apontaram a necessidade de melhorias com o aumento do número de ônibus na cidade, reforço na coleta de lixo e a implantação de esgoto, entre outros.
De acordo com o vereador, as sugestões dos alunos deverão ser transformadas em requerimentos ao prefeito. “Eu me comprometo a informar vocês sobre o andamento das suas reivindicações”, garantiu PH.
Além de entregarem as cartas, os alunos fizeram perguntas ao vereador, esclareceram dúvidas e assistiram a um vídeo sobre a importância da Câmara no desenvolvimento do município.
Câmara na Escola – O vereador PH é autor da proposta, que se transformou em Lei Municipal, e instituiu “Programa Câmara Municipal nas escolas da rede pública”, com a proposta de criar uma interação entre o Poder Legislativo e a classe estudantil.
A iniciativa também visa desenvolver a conscientização política, esclarecendo as funções da Câmara e de seus integrantes, além de estimular à participação popular na abordagem dos assuntos discutidos no âmbito legislativo.
“Coletar sugestões e aplicá-las nas atividades do parlamento é uma forma de dar publicidade e transparência nas ações, o programa também é uma ação que visa à formação de cidadãos e o desenvolvimento da conscientização política numa demonstração de democracia institucional,” acredita o autor.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)
 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Feriado de Finados anima setor de turismo em Ubatuba

Ubatuba - O feriado de finados serviu como termômetro para Ubatuba se preparar para o verão. Mais de 150 mil turistas aproveitaram o bom tempo para curtir as praias, ilhas e cachoeiras da cidade. O fluxo de pessoas era grande também no comércio e na rede hoteleira, que registrou 80% de ocupação de seus leitos. “O feriado foi um termômetro que indicou o prenúncio de uma ótima temporada de verão. A cidade estava cheia e tirando os alguns pontos de congestionamento, causados pelo número excessivo de veículos, podemos avaliar que estamos prontos para a temporada de verão”, comentou o secretário municipal de Turismo, Bittencurt Jr.
O Centro de Informações Turísticas também esteve bem movimentado, chegando a atender no domingo, dia 1, mas de 300 pessoas. “Isso nos mostra que o turista busca mais do que nossas praias. Os pontos turísticos de Ubatuba puderam satisfazer a todos que buscaram informações no CIT”, comentou Bittencurt.

Público ainda maior é esperado no próximo feriado
Para o secretário, o próximo feriado em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, a tendência é de um movimento ainda maior. “É o último feriado prolongado antes da temporada de verão e muita gente quer aproveitar. Creio que a ocupação de leitos chegue entre 90% a 100%, portanto, quem pretende ficar hospedado em nossa rede hoteleira, já deve efetuar suas reservas”. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ubatuba marca presença na maior feira de turismo da América Latina

Ubatuba - O turismo de Ubatuba marcou presença no 37º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas, no Rio de Janeiro. O evento, realizado no Riocentro, recebeu 12.552 visitantes, além de 7.328 profissionais, entre expositores de 42 países e prestadores de serviços. Neste ano, o tema abordado foi “Mercado de viagens: direcionamento estratégico das agências de turismo”. O secretário de Turismo de Ubatuba, Bittencurt Jr, enfatizou a importância dos contatos mantidos na feira. “Não poderíamos ficar de fora deste, que é o maior encontro de turismo da América Latina. Fizemos contato com diversos agentes de turismo, que se interessaram por nossos roteiros de baixa temporada, que apresentam aos turistas uma outra visão de Ubatuba. A Ubatuba dos esportes de aventura, uma cidade que pode ser visitada o ano inteiro”, declarou o secretário.

Promoção
Os agentes que manifestaram interesse em incluir a cidade em seus roteiros concorreram ao sorteio de diárias no Hotel Saveiros. “O Hotel Saveiros se mostrou um grande parceiro, pois entendeu que precisamos trazer agentes de turismo, para que eles possam oferecer a cidade, com conhecimento de suas belezas. Precisamos de mais empresários com essa visão”, finalizou Bittencurt.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Quarta edição do Granfondo deve trazer 800 ciclistas a Ubatuba

Ubatuba - Ubatuba recebe no próximo domingo, 8, a quarta edição do Granfondo do Brasil de Ciclismo, prova que reúne ciclistas renomados do Brasil e exterior. Disputada nas categorias Mediofondo (106 Km) e Granfondo (160 Km), a prova tem como principais características a beleza do circuito e a oportunidade de reunir profissionais e amadores em um só evento. Para a edição de 2009 são esperados aproximadamente 800 ciclistas.
“O evento vem crescendo a cada ano e a edição de 2009 tem tudo para ser a melhor prova até agora. O Granfondo do Brasil é uma prova totalmente diferente das outras que são realizadas no Brasil. Não é uma competição apenas para os atletas profissionais, mas também para os ciclistas que pedalam aos finais de semana, que pedalam porque gostam de andar bike”, disse o vice-presidente da Federação Paulista de Ciclismo (FPC), Marcos Mazzaron. “É a única competição de ciclismo do país que é realizada na estrada para todas as categorias, o que já é um grande atrativo”, acrescenta Mazzaron.
A Mediofonto terá treze categorias enquanto a Granfondo terá quatro. Os cinco primeiros colocados de cada categoria receberão troféus e medalhas. Os campeões do Granfodo masculino e feminino e do Mediofondo feminino recebem premiação em dinheiro: 1º lugar: R$ 500,00, 2º lugar: R$ 400,00, 3º lugar: R$ 300,00, 4º lugar: R$ 200,00 e 5º lugar: R$ 100,00.

Percurso
A largada das duas provas acontece na Praça de Eventos, na Avenida Iperoig. Os ciclistas pedalam em seguida pela Avenida Professor Thomaz Galhardo até o trevo de entrada da cidade, seguindo então pela rodovia Rio-Santos, sentido Paraty. Os primeiros 20 km são totalmente planos, podendo desenvolver velocidades consideráveis, porém, é necessário muita atenção, porque após o término desta quilometragem, iniciam-se trechos com aclives e declives acentuados em estrada sinuosa.
Os participantes do Mediofondo fazem o retorno próximo à divisa com o estado do Rio de Janeiro, enquanto na Granfondo o retorno acontece em Paraty, onde haverá um corte no retorno para os ciclistas que passarem com 30 minutos de diferença do grupo principal (para estes atletas, haverá um ônibus que os conduzirá até a “Chegada” em Ubatuba). A cronometragem estará “ativa” até às 14h30 para todos os participantes.
A organização, disponibilizará seis postos de apoio, com água e frutas, no percurso de competição e em locais fixos pré-estabelecidos. O atleta poderá utilizar estes espaços também para montar o seu Suporte Técnico
Durante a competição, é proibido na Rodovia o trânsito de ciclistas não identificados pela organização do evento.

Inscrições
As inscrições antecipadas poderão ser feitas até esta quarta-feira, dia 4, mediante depósito bancário de R$ 100,00, no banco HSBC, em favor de Federação Paulista de Ciclismo, Conta Corrente Nº: 04149-19, AG.: 0455 – Rudge Ramos
Depois desta data, os atletas interessados em participar da prova só poderão efetuar a inscrição nos dias 6 e 7 de novembro, em Ubatuba, no Ubatuba Palace Hotel, que fica na rua Coronel Domiciano, 500. A taxa será de R$ 150,00. O kit de participação, com número, camiseta do evento e chip deverá ser retirado no Ubatuba Palace Hotel, também nos dias 6 e 7. A organização avisa que não haverá entrega de kits no dia do evento.
A 4ª Edição do Granfondo do Brasil de Ciclismo é organizada pela Federação Paulista de Ciclismo e MZ2 Eventos. A competição tem os patrocínios do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo, Prefeitura Municipal de Ubatuba, Banco do Brasil, Nossa Caixa, Sundown Bikes & Motos, CCR e Polícia Rodoviária Federal. O evento também tem o apoio “Kuruma.com.br”, DKS Bike, Scattone Bicicletas e Eduardo Puertollano Bicicletas.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.fpciclismo.org.br ou pelo telefone (11) 4367-3777.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Andréia Dias se apresentará no palco da Sala ArtAud Nas Nuvens, em Ubatuba, no próximo dia 07 de novembro, as 21hs.

Ubatuba - A cantora, compositora e intérprete Andréia Dias se apresentará no palco da Sala ArtAud Nas Nuvens, em Ubatuba/SP, no próximo dia 07 de novembro. Vinda da periferia do Grajaú, em SP, Andréia, que já morou em Ubatuba no início da década de 1990, iniciou-se em canto popular na Universidade Livre de Música Tom Jobim em 1994. Após algumas tentativas não valorizadas de ingressar na cena musical do Rio de Janeiro ao lado do grupo Farofa Carioca, a ex-garçonete hoje mostra sua competência à frente das bandas DonaZica e Glória, e desenvolve seu trabalho solo com muita personalidade, estilo e sem rótulos, que ela própria defini como“música popular contemporânea latino americana”.
Ao final de 2007 lançou “Vol. 1”, seu primeiro CD, com repertório totalmente autoral e desconcertante, considerado por alguns críticos musicais como “uma das melhores surpresas do ano”. Revistas de destaque como Rolling Stone, VejaSP, Carta Capital e os principais jornais, elogiaram a originalidade das composições, a sagacidade das letras, a qualidade dos arranjos e a sonoridade única. O disco faz parte de uma trilogia que já está praticamente toda composta pela artista.
Para o show em Ubatuba, acompanhada de sua banda, prepara um repertório especial, com músicas de “Vol. 1” e algumas canções inéditas.

Indispensável conferir!
Para conhecer mais:
http://www.andreiadias.com.br/ 
http://www.myspace.com/andreiadias 

Serviço:

Show: Andréia Dias
Quando: 07 de novembro de 2009
Horário: 21hs
Local: Sala ArtAud Nas Nuvens
Endereço: Passeio Santa Fé – Rua Conceição, 180 – Centro – Ubatuba
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) / R$ 5,00 (meia entrada)
Informações e reservas: (12) 9769.7575 – Marilena / 9144.9690 – Vittorio / 9178.8452 – Patrícia
Apoio: Pousada Recanto das Palmeiras / Restaurante Perequim / Restaurante Rei do Peixe / Restaurante Peixe da Terra / Restaurante O Marinheiro / Design no Trópico / Zanotto Digital / Papillon Buffet e Eventos / Imobiliária Gobbo / Ubatuba em revista e Rádio Gaivota FM(Fonte: OSC Celebreiros Ubatuba)
 

Poesia Topo

Anuncie


Lição de geografia

Nas alturas do Equador
o oceano Atlântico
sente tanta sede
ao atravessar aquelas zonas,
que abre a bocarra
e bebe todo o Amazonas.

Félix Cabral
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

--


 

Nossos Comerciais: Fenix Sport Bar



Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Lua e Floresta em Castelhanos  © Bruno Rochar

Lua e Floresta em Castelhanos
© Bruno Rocha

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editora: Emiliane Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor