Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 06 de Novembro de 2009 - Nº 2160 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região
-

Caraguatatuba
Neto Bota consegue radar em trecho final da Tamoios
Portadores de necessidades especiais são lembrados por Silmara
Kazon luta e Caraguá terá Academia para Melhor Idade em local público
Zoonoses alerta para o perigo da dengue
Etec realiza inclusão digital na terceira idade
Plano Municipal de Saúde é elaborado em parceria com profissionais e comunidade

Ilhabela
Colucci acompanha elaboração do Plano Diretor de Saneamento Básico da Sabesp para o Litoral Norte

São Sebastião
NOTA
São Sebastião conquista novo apoio governamental na busca pela Volvo Ocean Race
Prefeitura de São Sebastião e Petrobras realizam seminário sobre Plano Apell
Das ruas para as artes: a recuperação de um artista com apoio da Prefeitura de São Sebastião
Pinguim é resgatado na praia de Juquehy
Teatro de São Sebastião recebe Conferência Municipal de Saúde
São Sebastião pode receber visita de coordenador de Turismo Étnico da França
Esgoto a céu aberto e ruas sem estrutura são problemas comuns no São Francisco e Morro do Abrigo
Placas de identificação nas ruas do município geram questionamento no Legislativo
Ernaninho denuncia problemas por falta de rede de esgoto
Câmara propõe que encontro de carros antigos seja incluído no calendário do município
Redução em perímetro urbano pode evitar demolições na Costa Sul
Artur quer criar semana de combate ao tabagismo

Ubatuba
Fundart Informa:
4º Hip Hop da Paz movimento fim de semana em Ubatuba
MSC Cruzeiros aprova estrutura de receptivo para navios em Ubatuba
Ubatuba é referência nacional em regularização fundiária
Prefeito Eduardo Cesar recebe a campeã brasileira de surfe em seu gabinete
Jair Rodrigues se apresentará em Ubatuba no próximo dia 27
Placas com informações sobre personagens da história de Ubatuba serão instaladas na próxima semana
Escolas municipais de Ubatuba promovem festas no próximo sábado
Ubatuba conquista 13 medalhas de ouro no Festival Pró Natação em Jacareí
Encontro de negócios Band Vale "Como a mídia pode impulsionar os negócios de sua empresa"
ACIU oferece palestra sobre a Bolsa de Valores
Aciu informa: Vagas de emprego
ACIU alerta e orienta empresários para que evitem golpes da lista telefônica
Projeto social presta atendimento dentário gratuito em Ubatuba

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

Região -
 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Neto Bota consegue radar em trecho final da Tamoios

Caraguatatuba - Após visita e pedido de representantes do Acalento, parlamentar conseguiu o nivelamento e outros serviços na via próxima a instituição
Os moradores dos bairros Jaraguazinho, Rio do Ouro e Ponte Seca receberam uma boa notícia. Após uma série de reivindicação por parte dos munícipes e muita luta do vereador José Mendes de Souza Neto (Neto Bota), PSDB, está sendo instalado dois radares fixos e um móvel em local considerado crítico pelos especialistas e por parte da população, no final da rodovia dos Tamoios.
Com essa conquista do parlamentar, diminui o risco de acidentes e atropelamento, motivo esse, que no início de maio ocorreu uma mobilização no começo da subida da serra.
Na ocasião, quando os moradores dos bairros da região impediram o tráfego dos veículos, ocasionando congestionamento por mais de três horas. Neto Bota, junto com o vice-prefeito Antonio Carlos da Silva Junior foram ao local e convenceram os líderes das comunidades a encerrar o protesto, com a promessa de solucionar o problema.
"Procuro trabalhar em cima do interesse da população e do que é bom para a nossa cidade. Por isso, sem medo nenhum fui o único vereador a ir ao local para tentar resolver essa questão. Com essa conquista, minimizaremos o número de atropelamento", disse o vereador. "É de muita importância priorizarmos a segurança dos nossos munícipes", completou.
Após muitas reuniões junto ao Executivo e a superintendência do DER (Departamento de Estradas de Rodagens), foi firmado o acordo, que tanto as comunidades e Neto Bota lutaram.
O trabalho do parlamentar é intenso nesses 10 meses de mandato. Na última semana, Neto Bota conversou com representantes da Acalento (Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano), que se mostraram preocupados o péssimo estado do trecho da Avenida da Praia, no Porto Novo, que dá acesso a instituição. Empenhado em contribuir com aqueles que usufruem do serviço e passam pela via, o vereador imediatamente acionou o órgão competente do Executivo, que no dia seguinte fez o nivelamento no local, além de outros serviços.
"A Acalento desenvolve um trabalho clínico em parceria com a Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação, atendendo cerca de 400 portadores de necessidades especiais. "Estive presente e vi uma rua esburacada, cheia de lama. Era preciso ser feito algo ali o quanto antes. Muitos pacientes estavam sendo prejudicados", comentou Neto Bota que agradeceu a colaboração do prefeito Antonio Carlos da Silva.Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Portadores de necessidades especiais são lembrados por Silmara

Caraguatatuba - A vereadora Silmara Selma Mattiazzo, do DEM, elaborou um projeto de lei que dispõe sobre a implantação de cursos profissionalizantes para os portadores de necessidades especiais do município de Caraguatatuba.
Na propositura, o Executivo fica autorizado a fazer convênio com um órgão competente. A aprovação por parte dos outros parlamentares é aguardada por Silmara.
"Nossa idéia é não só oferecer uma melhor capacitação aos portadores de necessidades especiais. Pensamos também na inclusão social. É um direito de todos e quero lutar por isso. Acredito que os vereadores serão parceiros desse projeto que tanto bem fará a muitas pessoas", disse a professora Silmara, que seguiu justificando sua propositura.
"Os portadores de necessidades especiais também têm o direito de exercerem a cidadania com dignidade. Para que isso ocorra, é preciso que tenham uma profissão e que possam exercê-la em sua plenitude", falou.
De acordo com a vereadora e professora Silmara, o lugar aonde essas pessoas convivem, deve oferecer um leque de oportunidades para que o mesmo possa se adaptar em alguma profissão que atenda a sua capacidade.

Esporte
Com o apoio de Silmara, está sendo realizado no bairro Perequê-mirim, na região Sul, o I Torneio Copa da Paz, de Futsal. A competição tem sido um sucesso e está na reta final. Agora, apenas oito equipes disputam o título. Nesta quarta-feira iniciam-se as quartas de final.Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Kazon luta e Caraguá terá Academia para Melhor Idade em local público

Caraguatatuba - Saúde, integração social e prazer de viver. Ciente de todas as benfeitorias que o exercício físico proporciona ao ser humano, o vereador e atual presidente da Câmara de Caraguatatuba, Omar Kazon (PR), após diversas reivindicações, teve atendido seu pedido de implantação da Academia da Melhor Idade nas Praças Públicas do município.
A idéia do parlamentar, quando elaborou o requerimento, era não só proporcionar saúde, mas também resgatar lugares públicos antes não utilizados adequadamente pela população.
"Os locais tornam-se mais atrativos e interessantes para que todas as pessoas possam frequentá-los não apenas para fazer atividades, mas o entretenimento", disse Omar Kazon.
De acordo com o secretário de esportes e recreação de Caraguatatuba, Mário Luiz da Silva, falta apenas definir o local a ser colocado os aparelhos de exercício, mas já é certo que será instalado na avenida da praia, na região central da cidade.
"Essa é mais uma ação positiva para Caraguá. Centenas de idosos terão um novo ponto de encontro, que além de se divertir, conversar e passar o tempo, farão tudo isso cuidando de sua saúde. Quando elaborei essa propositura, sabia que contribuiria com os idosos, que merecem uma atenção especial", comentou Omar Kazon, que espera expandir a Academia da Melhor Idade para outras regiões do município.
"O prefeito Antonio Carlos, a secretaria de esportes e todos os envolvidos nesse projeto estão de parabéns. Vamos agora lutar para que os moradores da região Sul e Norte de Caraguá também tenham por perto uma academia em local público", finalizou o vereador.Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Zoonoses alerta para o perigo da dengue

Caraguatatuba - Uma avaliação realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) revela que a área que abrange os bairros Jardim Jaqueira, Tinga, Poiares até o Jardim Britânia é a região da cidade que apresenta o maior índice de infestação do mosquito transmissor da dengue.
A Avaliação de Densidade Larvária (ADL) consiste na análise de uma amostra dos imóveis de cada área urbana. A ADL foi realizada no mês de outubro e identificou que o bairro do Tinga (região central) é o que apresenta o maior índice (2,35). De acordo com o ministério da Saúde, para valores acima de 1 a classificação é de alerta.
O coordenador do CCZ, Ricardo Fernandes de Souza, explica que os principais criadouros são os materiais inservíveis (embalagens, brinquedos quebrados, tampinhas) com 54%, seguidos de pratinhos de vasos com 12% e pneus 8,3%. Segundo Souza, os agentes comunitários de saúde continuam visitando todas as casas, mas alerta que é importante que cada morador limpe o seu quintal e jardim além de eliminar todos os objetos que possam acumular água.
O primeiro caso de dengue registrado este ano em Caraguá ocorreu no bairro do Tinga. De janeiro até hoje, foram registrados 26 casos positivos de dengue na cidade. Os agentes comunitários já visitaram este ano mais de 160 mil imóveis e até dezembro outros 50 mil serão vistoriados. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Etec realiza inclusão digital na terceira idade

Caraguatatuba - Navegar na internet não é mais um privilégio dos jovens. A Escola Técnica (Etec), administrada pelo Centro Paula Souza, em parceria com a prefeitura de Caraguá, iniciou nessa quarta-feira (4), o curso de ‘Inclusão Digital na Terceira Idade’. O objetivo é trazer a comunidade para junto da escola, além de atender as necessidades do público idoso que tem dificuldades com as novas tecnologias.
As aulas são orientadas pela professora de Aplicativos Informatizados da Etec, Julia Maria Dias Brandão, que neste curso atua como voluntária. Ela explica que o aprendizado será de nível básico dos aplicativos do Windows, Word, Excel e Power Point, além de utilização da internet, como enviar e-mails, redigir cartas e documentos. Na primeira aula, os alunos conheceram os componentes do computador; as mídias, como pen drive e CDs e trabalharam a habilidade de utilizar o mouse.
A professora ressalta a importância do curso para essa faixa etária que está, cada vez mais, procurando por escolas e cursos de informática. “Quando eles aprendem novas ferramentas, ficam motivados, e isto aumenta a autoestima e faz com que se sintam úteis”, disse Julia Maria.
O curso acontece durante o mês de novembro, às quartas-feiras, das 19h às 20h. Para essa turma não há mais vagas, mas o diretor da Etec de Caraguá, Fábio da Silva, já está preparando a escola para uma nova turma no primeiro semestre de 2010. “Toda a equipe da Etec assumiu um compromisso com a sociedade e faremos o possível para atendê-la da melhor forma”, afirma Fabio.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Plano Municipal de Saúde é elaborado em parceria com profissionais e comunidade

Caraguatatuba - A secretaria de Saúde discute com os profissionais da área e representantes da comunidade o Plano Municipal que, depois de aprovado pelo Conselho Municipal, será encaminhado para o Estado e a União.
O Plano Municipal é uma obrigatoriedade legal e deve orientar as ações da Saúde no próximo ano para prever os problemas, dar propostas e suger o planejamento.
Os diversos setores foram divididos em cinco grupos que se reúnem para o planejamento das ações. Na semana passada, gerentes das unidades de saúde já estiveram reunidos. Na última quinta-feira (5), foi a vez dos profissionais do PSF (Programa Saúde da Família). Na próxima semana, serão os médicos e dentistas, depois os conselheiros municipais e conselhos gestores e, por fim, os funcionários do setor administrativo.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)
 

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Colucci acompanha elaboração do Plano Diretor de Saneamento Básico da Sabesp para o Litoral Norte

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), recebeu na manhã desta quinta-feira (5/11) o superintendente regional da Sabesp, José Bosco Fernandes de Castro, e sua equipe para uma apresentação do projeto de elaboração do Plano Diretor de Saneamento Básico dos Municípios do Litoral Norte. O plano traçará o futuro de Ilhabela em relação à água e ao esgoto até 2030.
O Plano Diretor tem como objetivo definir e estabelecer a sequência de ações e investimentos nos municípios operados pela Sabesp, visando à adequação e ampliação dos sistemas de abastecimento de água e esgotos sanitários. O documento prevê que as metas serão alcançadas por meio da elaboração de estudos técnicos, ambientais, econômicos e financeiros.
Para Colucci, esse planejamento é muito importante para a Ilhabela, por estar ligado à preservação e ao desenvolvimento sustentável, além de traçar diretrizes para o futuro da cidade. “Queremos acompanhar de perto todo o plano já que ele tem um enfoque grande na questão ambiental. Teremos um estudo para dizer as verdades e saber qual é o município que nós temos na questão do abastecimento de água, podendo proporcionar melhor qualidade no serviço oferecido à população”, completou.
O projeto foi apresentado pelo engenheiro Claudio Guerrero, da empresa Gerente C Engenharia, que presta consultoria à Sabesp. Segundo ele, a ideia é determinar ao município aquilo que será o futuro dele nesse período que será estudado. “O objetivo do plano diretor é orientar efetivamente os próximos 20 anos dos municípios em relação à água e esgoto”, explicou. A reunião contou ainda com a presença do vice-prefeito Nuno Gallo (PV), do secretário de Meio Ambiente, Harry Finger, e do técnico em edificações da Secretaria de Obras, Ronaldo Monteiro. Atualmente, com as obras de saneamento básico em andamento, o índice de coleta de esgoto deverá saltar de 4% para mais de 50% até 2012. “São 50 anos em quatro no saneamento básico de Ilhabela”, finalizou Colucci.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Pousada Bem Viver - Momentos Felizes

NOTA

São Sebastião - A Secretaria de Saúde informa que o local para a realização da 4ª Conferência da Saúde foi transferido da Fass (Faculdades São Sebastião), para o Teatro Municipal.
O dia e horário permanecem o mesmo: 7 de novembro, das 8h30 às 17h.
O Teatro Municipal fica na rua Altino Arantes 2, na Rua da Praia.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

São Sebastião conquista novo apoio governamental na busca pela Volvo Ocean Race

São Sebastião - Após ter recebido o aval do ministro do Turismo, Luiz Barretto, para sediar a etapa latino-americana da Volvo Ocean Race 2011/12, o prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, encontrou-se, na última Quarta-feira (04/11), com o secretário de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo, Claury Alves da Silva.
A reunião ocorreu na sede da secretaria, na Praça Antônio Prado, no Centro de São Paulo. Em pouco mais de uma hora, o prefeito pôde mostrar os principais projetos que a cidade está desenvolvendo para hospedar a regata mundial de barco a vela mais importante do mundo.
O chefe do Executivo também entregou ao secretário o livro oficial da candidatura de São Sebastião. “É mais um grande passo para trazermos a Volvo. Queremos apoio federal e estadual”, ressaltou Ernane.
O secretário ficou bem impressionado com o projeto e lembrou-se dos benefícios que o evento trará para o entorno. “O evento é muito importante para São Paulo e vai impulsionar a área do turismo na região”, afirmou Silva.
No dia 17 deste mês, o CEO da Volvo Ocean Race, Knut Frostad, fará uma visita a São Sebastião. A definição oficial das cidades-sedes ocorrerá entre os dias 25 e 26 de janeiro de 2010.
O prefeito Ernane Primazzi relatou ao secretário que particularmente para São Sebastião, a possibilidade de receber esse evento esportivo de ponta mundial vem ao encontro de sua política pela incrementação do turismo no município. Segundo Ernane, a exposição da cidade na mídia será intensa em todo o país e também no exterior. “Aproveitaremos o evento para vender também o que há de melhor em nossa cidade, como a rica cultura caiçara, as praias consideradas entre as mais belas do país, nosso folclore e o nosso compromisso com a preservação ambiental da Mata Atântica e do mar, dois dos nossos maiores patrimônios”, finalizou o prefeito. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura de São Sebastião e Petrobras realizam seminário sobre Plano Apell

São Sebastião - O evento ocorreu no Teatro Municipal e reuniu vários profissionais das áreas de saúde, engenharia, administração, meio ambiente e segurança. Entre os presentes, funcionários do Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso), e da Secretaria de Segurança Urbana, a exemplo do próprio secretário da pasta coronel Vicente Perini. O gerente, o administrador e o coordenador de Segurança, Meio Ambiente e Saúde do Tebar Siniti Nagamine, Cosme Damião Leite e Maurílio Zangrando, respectivamente, também marcaram presença ao lado do diretor da Defesa Civil de Valinhos (SP), Eduardo Matias e do capitão Campos, do 20º BPM/I (Batalhão da Polícia Militar/Interior).
Formada pela Academia de Barro Branco, a major PM Eliane Nikoluk Scachetti, há mais de 14 anos como coordenadora da Defesa Civil, abriu o ciclo de palestras com o tema “A estrutura da Defesa Civil no apoio à comunidade”. De forma clara e objetiva foi enfática ao declarar que o sistema, ou seja, o trabalho da Defesa Civil só funciona com a participação popular. “Quando a comunidade é bem treinada e está apta a participar dos trabalhos, o sistema funciona perfeitamente”. Dito isto, lançou um desafio para São Sebastião, ou seja, de incluir psicólogos para atuar com a população afetada por sinistros no sentido de que de “passiva, esta mesma comunidade, sentindo-se penalizada, passe a ser ativa, agindo plenamente para reverter a situação; visto não haver ninguém mais bem informado sobre a área afetada do que seus próprios moradores”. Ela encerrou sua explanação citando uma frase que, em sua opinião, reflete perfeitamente um bom plano de ação para o bem de uma população vitimada por catástrofes: “no desastre, não são os mais fortes que sobrevivem e sim, os mais preparados”.
“Riscos das atividades do Terminal”, foi o tema da palestra apresentada pelo engenheiro mecânico e de segurança, Mário Signorini. Funcionário da Transpetro há mais de 30 anos, Signorini apresentou um rápido perfil da empresa pertencente a Petrobras e apontou a relevância dos serviços desta que é a “principal empresa logística e transporte do Brasil”, fundada em 1998 e que atua no segmento de armazenamento e transporte dutoviário e marítimo de petróleo e seus derivados. De acordo com ele, a empresa tem por hábito realizar estudo de análise de risco e dentro dessa análise sempre é levado em consideração o número de habitantes do entorno. “Dentro ainda deste estudo há, sim, o levantamento socioeconômico desta mesma população”, acrescentou.
Enfermeiro, pós-graduado em terapia intensiva pela USP (Universidade de São Paulo), André Marques abordou sobre “Remoção de acidentados por leigos”. De forma bem descontraída, o palestrante manteve a concentração do público do início ao fim. Marques exibiu alguns vídeos sobre pré-atendimento hospitalar, apresentou dados estatísticos sobre “trauma”, atualmente considerada na área de saúde como uma “doença” mais letal do que o coração e o câncer. Ele mencionou que o Brasil engatinha no resgate e no atendimento pré-hospitalar, embora consiga exportar técnicas em pronto-socorrismo.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Das ruas para as artes: a recuperação de um artista com apoio da Prefeitura de São Sebastião

São Sebastião - Nascido em São Vicente (SP), porém criado, desde os 6 anos de idade em São Sebastião, Sérgio Fernandes, 54 anos, conhecido na cidade como “Mola”, com apenas o ensino primário, tenta fazer sua história artística na região.
Mesmo com seus problemas alcoólicos há alguns anos, Sérgio Fernandes não perdeu sua veia artística, e sensibilizado com sua vida, sua história, há cerca de 40 dias, por iniciativa própria o pintor decidiu se tratar, pois o alcoolismo é uma doença, e consciente disso procurou os Narcóticos Anônimos, onde atualmente realiza seu tratamento. Após esta iniciativa de se tratar, Sérgio procurou a Secretaria de Cultura e Turismo para pedir um espaço e expor seus trabalhos, além de, diariamente fazer suas pinturas em tela.
Diante de sua história, a Prefeitura, através da Sectur, aceitou e decidiu apoiar o artista, cedendo um espaço na Secretaria para que pintasse suas telas e as expusesse.
De acordo com Sérgio Fernandes, seu gosto pela pintura vem desde os 6 anos de idade, quando veio de São Vicente para São Sebastião. “Faço essas telas porque gosto, é o que sei fazer e pinto com amor”, declara Fernandes, que atualmente já está inclusive pintando telas por encomenda. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Pinguim é resgatado na praia de Juquehy

São Sebastião - Um pinguim de aproximadamente 40 cm foi resgatado na manhã desta quinta-feira 5, na praia de Juquehy, na Costa Sul de São Sebastião. A ave estava próxima à costeira e foi vista por populares os quais avisaram ao guarda-vida contratado pela Sociedade Amigos de Juquehy (Samju), que acionou a Polícia Ambiental para buscá-la na praia.
Depois de ser capturado pelo guarda-vida, o animal foi levado à base operacional da Polícia Ambiental, no mesmo bairro. Segundo o policial Anselmo, a ave apresentava escoriação em uma das asas, mas estava bem e se alimentando normalmente.
Entretanto, até às 15h30 o pinguim ainda estava na base aguardando um veículo para ser transportado ao Aquário de Ubatuba, uma vez que a viatura policial estava em atendimento em Ilhabela.
Diante do fato, o soldado solicitou auxílio da Prefeitura para realizar o transporte da ave até o pelotão da Polícia Ambiental no bairro São Francisco. De lá, o pinguim seguiria para Ubatuba, já que em São Sebastião não existe local apropriado, com biólogos, para tratar da espécie. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Teatro de São Sebastião recebe Conferência Municipal de Saúde

São Sebastião - O Teatro de São Sebastião será o palco da 4ª Conferência Municipal de Saúde a ser realizada no sábado 7, das 8h30 às 17h.
Os assuntos a serem debatidos na Conferência foram discutidos em três pré-conferências que tiveram como pauta quatro eixos temáticos dentro do tema central “Saúde e Meio Ambiente: Responsabilidade e Desafio para Todos”.
O primeiro ciclo das pré-conferências ocorreu na Regional Costa Norte, na Enseada, o segundo no Cras (Centro de Referência em Assistência Social) de Boiçucanga e o último no Cras da Topolândia, na região central da cidade. Destas pré-conferências saíram os delegados eleitos para representar os usuários da Saúde na Conferência Municipal.
Segundo informações da Sesau, o principal objetivo deste trabalho é avaliar e discutir a situação da saúde na região, a fim de propor ações que contribuam para modificar as condições inadequadas que acabam por oferecer risco à saúde pública.
De acordo com a secretaria, os eixos temáticos abordarão: a autoeducação: “estilo e projeto de vida”; o meioambiente: “você e o meio: cuidados com o seu território”; serviços e organização: “responsabilidade compartilhada” e tecnologias de comunicação: “a importância do fluxo das informações”.
O primeiro tema assinala que o próprio indivíduo deve ser cônscio de suas responsabilidades para com a própria saúde, sendo ele o maior interessado nos cuidados para tê-la e mantê-la a começar pelas suas escolhas e hábitos de vivência. O segundo assunto aborda o que pode ser feito individualmente junto ao espaço em que se vive, a fim de evitar fatores que afetem a saúde dos que nele habitam em busca de melhor qualidade de vida. O terceiro tema em pauta diz respeito sobre como funciona a rede, a importância da participação de todos para a melhoria na qualidade do serviço prestado, através da democratização participativa para o alcance do bem comum. E por último, o quarto assunto irá dispor sobre a importância do fluxo das informações pertinentes ao setor, como e porque fazer, benefícios e melhorias agregadas aos profissionais da área, contribuições à comunidade, através da acessibilidade aos dados.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

São Sebastião pode receber visita de coordenador de Turismo Étnico da França

São Sebastião - São Sebastião poderá receber brevemente a visita do coordenador da Rota das Abolições um evento de turismo étnico desenvolvido no leste da França. A visita de Philippe Pichot faz parte de um programa de encontro cultural entre o evento francês e a Rota Caminhos da Liberdade, experiência semelhante de turismo étnico patrocinada pelo governo paulista, que tem São Sebastião como ponto de partida e abrange ainda outros 14 municípios do Litoral Norte, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira.
O prefeito Ernane Primazzi e o secretário Urandy Rocha Leite (Governo/Administração) tomaram conhecimento do evento em cerimônia que participaram na última quarta-feira (05/11), na sede da SELT - Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo, na capital paulista. O evento foi comandado pelo secretário estadual Claury Alves da Silva e contou também com a participação da coordenadora da Rota da Liberdade, Solange Barbosa.
O programa também integra as comemorações do ano da França no Brasil. “São Sebastião integra este roteiro de turismo étnico em função do histórico escravagista do município à época do Brasil Colônia. Desta época, herdamos um patrimônio histórico, arquitetônico e cultural invejável, representado pelas construções do centro histórico, da Fazenda Santana e do Sítio Arqueológico do bairro São Francisco, entre outros, e ainda pela notável influência negra no nosso cotidiano em manifestações culturais como o Jongo, Moçambique, Congada e Capoeira. Esse é mais um nicho turístico que podemos explorar”, avaliou o prefeito Ernane.
Segundo informações da SELT a aproximação das inciciativas paulista e francesa
tem como objetivo unir forças e experiências do Brasil e da França para o desenvolvimento do Turismo Étnico. “Este evento irá proporcionar à França a oportunidade de apresentar as diferentes facetas de sua cultura e seu estágio atual de desenvolvimento em diversas áreas do conhecimento. A implementação do ano Franco-brasileiro é resultado de uma ação entre poder público, o setor privado, profissionais da cultura, artistas, intelectuais, pesquisadores, sociedade civil e mídia dos dois países”, completa o secretário Claury.
Durante três semanas, o coordenador Pichot irá visitar diversas cidades constantes dos roteiros da Rota da Liberdade que assistiram o ‘ir e vir’ dos negros em suas terras, em diferentes momentos históricos,. Perceberá também a presença negra na construção da Cultura e Economia da Sociedade Paulista, através dos Marcos Arquitetônicos, Religiosidade, Música, Dança e Gastronomia.
Em sua visita Pichot também nos mostrará como a França trata as questões ligadas à Cultura Negra e a Diáspora Africana e suas implicações através de Palestras a serem proferidas nas principais Universidades da região com o tema “Dever da Memória”onde a “Rota Turística das Abolições” se apresenta para fortalecer e referendar o projeto da Unesco “Rota do Escravo”, além disso, nos trará a Exposição “A Escravidão e os Direitos do Homem”, composta por 27 painéis que apresentam 500 anos dos Combates na História do Mundo desde o Tráfico Negreiro até os Direitos Humanos, apresentando os quatro locais da “Rota das Abolições” que homenageia todos aqueles que lutaram pelo Fim da Escravidão e atuaram contra a Discriminação Racial e outras formas de Escravidão no Mundo.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Esgoto a céu aberto e ruas sem estrutura são problemas comuns no São Francisco e Morro do Abrigo

São Sebastião - Ruas sem asfalto, esgoto despejado in natura a céu aberto, falta de iluminação em ruas e necessidade de manutenção em algumas vias. Essa foi a situação encontrada na manhã desta quinta-feira, 5, nos bairros São Francisco e Morro do Abrigo, na região central de São Sebastião, pelo vereador Paulo Henrique Ribeiro Santana (PDT), o “PH”.
A visita faz parte de uma ação semanal denominada “PH nos Bairros”, em que o parlamentar percorre o município para identificar possíveis problemas nos bairros e apresentar sugestões à prefeitura para que esses problemas sejam solucionados.
Na rua Paraná, no bairro São Francisco, o vereador identificou a necessidade de implantação de iluminação, drenagem, calçamento e redes de esgoto. Uma travessa existente naquela via também necessita de redes coletoras de esgoto, iluminação e calçamento, além da construção de uma ponte para que os moradores possam passar por um córrego, pois atualmente eles têm que transitar por um campo de futebol, que fica no Morro do Abrigo.
O campo, inclusive, não possui alambrado e iluminação. O vestiário encontra-se em estado de abandono, com telhas e vidros quebrados. O vereador “PH” irá sugerir à prefeitura, por meio de indicações, a construção de um novo vestiário em um outro local do campo.
Os alunos que frequentam a escola Professor Walfrido Maciel Monteiro, também no Morro do Abrigo, correm riscos de queda, já que o muro que circunda o prédio é muito baixo e a escola fica acima do nível da rua, numa altura de aproximadamente três metros de altura. Para evitar os riscos, ele vai sugerir o aumento do muro e a colocação de alambrado. Apenas um banco de madeira impede o acesso das crianças ao muro.
“PH” também observou que o acesso é feito por meio de escadas, o que impede a entrada de portadores de necessidades especiais. Reformada em dezembro do ano passado, a escola já necessita de reparos. Dois meses após a entrega do prédio, um forro cedeu próximo à escadaria que dá acesso às salas de aula. O problema ainda não foi solucionado. Também por intermédio de indicações, “PH” vai sugerir à prefeitura a ampliação da cozinha da escola e a reforma da despensa.

Esgoto
Uma das situações mais críticas encontradas pelo vereador foi na travessa da rua José Luiz de Aguiar, onde há despejo clandestino de esgoto in natura. Os dejetos acabam parando na praia e os moradores convivem com o cheiro característico.
“PH” também irá pedir a implantação de uma lombada na rua José Justino Moreira, que é um declive e os carros descem em alta velocidade. “A lombada é necessária pois há uma escola naquela via e as crianças correm risco de serem atropeladas”, disse o vereador.
O parlamentar irá pedir à prefeitura o prolongamento da pavimentação da Travessa Viçosa no Morro do Abrigo. Ele vai sugerir também que o Executivo construa um Centro Comunitário em um terreno localizado em frente a Emei “Pingo de Gente”. Vai solicitar também a limpeza de um córrego na rua Sebastião Pereira da Silva e o prolongamento dessa via.
“Vamos elaborar indicações ao Executivo para que a comunidade receba as melhorias necessárias. Aproveitaremos para pedir uma operação caça-esgoto no bairro, pois a situação envolve riscos à saúde dos moradores”, concluiu “PH”. Nesta sexta-feira, 6, o vereador estará percorrendo alguns bairros da Costa Sul para identificar possíveis problemas.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Placas de identificação nas ruas do município geram questionamento no Legislativo

São Sebastião - A troca de placas de sinalização nas ruas do município foi sugerida pelo vereador Maurício Bardusco Silva (PPS) no início desse ano, através de requerimento.
Conforme explica, em abril o prefeito respondeu que as placas de ferro galvanizado seriam trocadas por base de madeira, identificando os nomes das ruas.
Maurício afirma que segundo o ofício, o serviço seria realizado em todas as ruas do município, mas nos bairros da região Norte os trabalhos ainda não tiveram início.
O vereador pergunta através de documento, se a empresa que realiza o serviço está interessada em atender apenas os bairros de grande movimento, já que nas placas consta o nome de empresas como forma de publicidade.
Outro questionamento feito por Maurício é sobre a não devolução ao Poder Executivo das placas galvanizadas que foram trocadas, já que as mesmas pertencem ao patrimônio público.
Ele menciona que no caso do material ter sido devolvido, quer saber o local onde foi colocado.
O autor do requerimento também cobra o envio de uma relação com os nomes dos locais que foram beneficiados com o serviço e a previsão da colocação das placas nos demais bairros.
No caso de existir contrato entre a prefeitura e a empresa executora, Maurício quer cópia na íntegra do documento.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Ernaninho denuncia problemas por falta de rede de esgoto

São Sebastião - Os moradores da rua Miramar, no bairro São Francisco reclamaram para o vereador Ernane Primazzi “Ernaninho” (PSC) das dificuldades vivenciadas em decorrência da falta de rede coletora de esgoto.
Ernaninho foi informado que o problema se arrasta durante anos e em épocas de fortes chuvas, os moradores ficam impossibilitados de utilizarem a água porque vem suja.
“Isso é uma questão de saúde pública, muitas doenças aparecem por questão da falta de saneamento básico”, declara.
O parlamentar disse que a via pública é oficializada e muitas famílias residem no local.
No requerimento endereçado à Sabesp, Ernaninho questiona a possibilidade de uma visita técnica no local para sanar o problema, ele também quer saber que medidas poderão ser adotadas e se há previsão de resultado(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Câmara propõe que encontro de carros antigos seja incluído no calendário do município

São Sebastião - Embasado de que o calendário oficial do município serve para registrar eventos tradicionais que consagram valores importante para as comunidades, o vereador Artur Balut (PSDC) está propondo ao Poder Executivo, a inclusão no calendário de eventos do município, do encontro de carros antigos.
Na opinião dele, os encontros influenciam na economia e desenvolvimento da cidade porque há colecionadores de vários municípios do estado de São Paulo.
Artur também destaca que a paixão pelos automóveis antigos, é um resgate da memória, em que muitos comparam os diferentes tipos lindos e desconhecidos com os atuais.
Por isso, ele quer saber do prefeito se o encontro de autos antigos pode ser incluído no calendário oficial de eventos, a resposta sendo positiva, o vereador quer informações sobre o mês em que vai ser realizado, sendo negativa o motivo da não inclusão.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Redução em perímetro urbano pode evitar demolições na Costa Sul

São Sebastião - Através de requerimento aprovado na última sessão ordinária, o vereador Amilton Pacheco da Silva ((PSB) esta reivindicando ao Superintendente Regional do DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura do Transporte), que analise a possibilidade de reduzir a área de perímetro urbano nos locais onde há residência próximo da rodovia.
O parlamentar explica que se a faixa de recuo da localidade, principalmente nos bairros de Barra do Sahy e Juquehy, for igual ao perímetro estabelecido pelo DER (Departamento de Estradas e Rodagem) as construções não serão prejudicadas.
Amilton afirma que existe um grande número de moradias no perímetro pertencente ao DNIT e a área está prestes a ser desocupada, conforme decisão judicial, o que na opinião dele, provocaria um grande problema social na região.
“Essas famílias residem no local há mais de 15 anos e a falta de fiscalização contribuiu para que eles ocupassem a área,” argumenta.
Ele justifica que os moradores não possuem outro local para se deslocarem, além não terem condições financeiras para reconstruir suas casas.
“O perímetro estabelecido pelo DER não atinge essas residências e se o DNIT se basear por isso, não haverá problemas com demolição,” assegura.
Amilton lembra que em outros municípios houve caso semelhante e foi resolvido. “Aqui 70% dos moradores não precisam ser retirados,” informa.
A vice-presidente do Legislativo, Solange Rodrigues de Araújo Ramos lembrou que na época do ex-deputado estadual Paulo Julião, foi aprovado uma lei na Assembléia Legislativa que beneficia esses moradores, não havendo necessidade de demolição das casas.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Artur quer criar semana de combate ao tabagismo

São Sebastião - O vereador Artur Balut (PSDC) está reivindicando ao prefeito, através de requerimento, a elaboração de um projeto de lei criando a semana de combate ao tabagismo.
Ele alega que a lei estadual que combate o uso de cigarros em locais fechados ajudou na redução do número de fumantes no estado de São Paulo.
“Não estamos querendo combater os fumantes, mas sim o ato em si, já que ocasiona adoecimento e morte,” justifica Artur.
O autor da proposta também lembra que muitas pessoas tentam parar de fumar, mas precisam de ajuda de profissionais da área da saúde.
“Eles sabem dos riscos de câncer de pulmão que é cinco vezes maior em quem é fumante, além de infarto, derrame cerebral e outros males decorrentes do uso do fumo”, por isso a semana de combate ao tabagismo vai incentivar através de campanhas, a diminuição desse mal,” acredita.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)
 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Fundart Informa:

Ubatuba - “Kviten” Dança Folclórica da Ucrânia Em Ubatuba – Dia 10 de novembro
Ás 20h00 do próximo dia 10 de novembro – no Ginásio de Esportes “Benedito Pinho” – Tubão, Prefeitura e Fundart trazem à Ubatuba a Cia. de Dança Folclórica da Ucrânia – “Kviten”. Os ingressos (R$ 10,00 – dez reais) estão à venda na Fundart – Praça Nóbrega, 54 – centro. Informações pelos telefones: (12) 3833-7000/7001
Com ardor juvenil e repertório continuamente renovado, o grupo logo ganhou popularidade, com as danças, “Telenki”, “Gopak”, “Kalinka”, entre outras.
Trata-se de espetáculo de alto padrão artístico que excursiona pelo Brasil, premiando nossa cidade em apresentação de rara beleza estética.

Não deixe de visitar: 7º Salão Nacional de Belas Artes de Ubatuba -Exposição vai até 15 de novembro
Aberto dia 23/10 último, o 7º Salão Nacional de Belas Artes de Ubatuba, no Sobradão do Porto, está aberto à visitação pública até o próximo dia 15 de novembro. Em sua 7ª edição o salão recebeu 272 obras. Analisadas pela Comissão Julgadora foram selecionados 105 trabalhos entre desenhos, pinturas, no estilos acadêmicos e contemporâneos, bem como esculturas.
Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e, evidentemente, São Paulo estão representados. Mais de 40 artistas foram premiados com medalhas (prata e bronze) e menções honrosas.
A não ser as obras que ganharam Prêmio Aquisição – Prefeitura e Fundart, os outros podem ser comercializados.

1ª Conferência Municipal de Cultura de Ubatuba Foi realizada no último sábado
Com seis horas ininterruptas de debates – das 9 às 15 horas – do último sábado, a Fundart e a Prefeitura promoveram a 1ª Conferência Municipal de Cultura de Ubatuba, proposta pelo Ministério da Cultura. O professor Marco Rocha, Diretor da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio da Prefeitura de Campinas fez a explanação de abertura, discorrendo sobre os temas que nortearam a conferência. O encontro se deu no salão de convenções do Hotel São Charbel.
Em torno de 60 pessoas participaram intensamente das discussões, formando cinco grupos que ao final apresentaram as conclusões que aprovadas pela plenária, constituirão documento que representará Ubatuba na fase estadual da conferência, ainda este mês. Em 2010, em Brasília, a conclusão final sairá da Conferência Nacional.
A conferência de Ubatuba discutiu os seguintes eixos: I – Produção simbólica e diversidade cultural; II – Cultura, cidade e cidadania; III – Cultura e desenvolvimento sustentável; IV – Cultura e Economia criativa; V – Gestão e institucionalidade da cultura. Três delegados foram eleitos pela plenária para representar Ubatuba nas conferências seguintes: Quincas Cruz, Marilena Cabral e Heytor Barsalini.

“A menina do Mar” Curta-metragem Encerra filmagens em Ubatuba
O filme “A Menina do Mar”, curta-metragem realizado em Ubatuba, na praia do Félix, encerrou as filmagens recentemente, com parceria da Fundart. Com roteiro, produção e direção do cineasta paulista Mauro D’Addio o filme é um projeto da Realejo Filmes, patrocinado pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, em conjunto com a TV Brasil.

História
A história é um conto de amor mítico e juvenil ambientado em uma praia paradisíaca, habitada apenas por uma pequena comunidade de pescadores. A trama é repleta de mistério, amor e aventura, nela o referencial caiçara, mitológico e litorâneo está sempre presente, assim como valores de sustentabilidade, um tema transversal presente na obra.
O filme aborda um universo que remete à nossa formação cultural primeira, enquanto nação majoritariamente afro, euro e índio-descendente, com nossas matizes geográficas, sociais e antropológicas e fatos fundamentais na criação de uma noção ampla de identidade nacional. O ser mitológico escolhido pela trama é universal, mas dialoga com referencial tipicamente nacional e sincretista.

Atores do curso Fundart de Teatro Estão no elenco
Vários alunos do curso de teatro da Fundart, ministrado pelo autor, diretor e ator Heyttor Barsalini fazem parte do elenco do filme cujo lançamento será em 2010, na rede Pública de TV e em festivais de audiovisual nacionais e internacionais.

Vem aí o Dia Nacional da_Consciência Negra
Dia 19 – quinta-feira
Abertura da exposição “Consciência Negra”
Dia 20 – sexta-feira
Apresentações Culturais
À venda na Fundart - Cultura Caiçara
Praça Nóbrega, 54 – Centro
Tels. (12) 3833-7000/7001
- CD duplo “Dias de Caiçara” R$ 43,00 - Dialeto Latin American Documentary –
- DVD Dias de Caiçara – Documentário – R$ 48,00
- CD e revista “O Auto do Boi de Conchas” – R$ 6,00
- DVD e livro “Com quantas memórias se faz uma canoa” R$ 20,00 e R$ 35,00 respectivamente.
- Todos com apoio cultural Fundart(Fonte: Fundart)

4º Hip Hop da Paz movimento fim de semana em Ubatuba

Ubatuba - Acontece a partir desta quinta-feira, 5, um dos maiores eventos de Hip Hop do Litoral Norte de São Paulo, o 4º Hip Hop da Paz. A maior parte das atrações acontece na pista de skate, em frente ao aeroporto de Ubatuba. A entrada é gratuita.
Com sua primeira edição em 2005, o evento, realizado pela Família R.D.R, com idealização do rapper Bob, nasceu com o objetivo de divulgar a cultura hip hop no município e região. Desde então, o Hip Hop da Paz vem crescendo a cada ano, com mais atrações musicais, esportivas e artísticas.
Já nesta quinta-feira, 5, a partir das 19h inicia-se a programação do evento, com um debate no auditório da Câmara Municipal, com o tema: “A importância da cultura de rua na inclusão social”.
Além dos shows musicais, haverá campeonato de skate e street ball, intervenções de grafitti e apresentações de teatro de bonecos, capoeira e artes marciais. Uma ação de conscientização ambiental, promovida pela ONG APPRU, também fará parte da programação do evento: no sábado de manhã, voluntários realizarão uma mobilização na pista de skate, orientando pedestres, ciclistas e motoristas e promovendo uma ação de limpeza da Praia do Cruzeiro.
O evento conta com a participação de artistas de renome dentro da cultura hip hop, como o MC Marcello Gugu e os grupos Efeito Moral, de Campinas e Clã dos Loucos, de São Paulo, que realizará o pré-lançamento do novo CD em Ubatuba, no sábado. O 4º Hip Hop da Paz conta com o apoio da Associação Nova Mente e Projeto Alavanka. Mais informações com DJ HK no telefone (12) 9181-2770.
Confira a programação e participe:

Quinta-feira – 5/11
19h – Abertura oficial com debate na Câmara Municipal com o tema: A importância da cultura de rua na inclusão social”

Sexta-feira – 6/11 – Pista de Skate
9h às 13h – Street Ball
14h às 17h – Racha de b.boys
a partir das 18h – Show com: Art’Manos, Resistência Verbal. ACME, O Chamado, Inspiração Nativa e Rasta Gil

Sábado – 7/11 – Pista de Skate
9h às 14h – Apresentação de teatro de bonecos, capoeira e artes marciais
14h às 18h – Hip Hop Arena (batalhas de Freestyle) e show com Marcelo Gugu
a partir das 18h – Shows com: Conceito Sujo, M.K.Z, Ritmologia, Mandrake da Rima e os grupos convidados de Campinas e São Paulo: Efeito Moral e Clã dos Loucos

Domingo – 8/11 – Pista de Skate
9h às 14h – Campeonato de skate
14h às 18h – Shows com bandas locais e intervenção de grafitti
a partir das 18h – Shows com: Relatos da Favela, Ponto 40, Realidade Negra e H.S.U(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

MSC Cruzeiros aprova estrutura de receptivo para navios em Ubatuba

Ubatuba - A empresa MSC Cruzeiros confirmou nesta semana que Ubatuba receberá 31 escalas de navios na temporada 2010/2011. A confirmação por parte da empresa veio após três escalas oficiais que aconteceram nos dias 26 e 30 de outubro e 3 de novembro. Segundo a chefe de excursões do MSC Lirica, a italiana Alessia Argelá, o trabalho realizado foi considerado de alto nível pela tripulação, superando inclusive, destinos tradicionais da costa brasileira.
Ao desembarcar em Ubatuba, os passageiros do navio MSC Lírica depararam-se com uma passarela de 220 metros de tapete vermelho. Em seguida, chegando na área de receptivo, os turistas puderam acompanhar apresentações da Lira Padre Anchieta e do Sexteto Caiçara, o que agradou em cheio os visitantes. "Passamos pelo Rio de Janeiro e por Búzios, mas nada se compara ao calor e a alta qualidade do que estamos vendo aqui em Ubatuba. Vocês estão de parabéns", afirmou a turista Maria da Penha, de Rio Preto, que visitava Ubatuba pela primeira vez, juntamente com uma amiga.
A família de Ricardo Antunes, de Sertãozinho - SP, não perdeu a oportunidade de tirar muitas fotos sobre o tapete vermelho: "Nunca vi algo parecido com esta recepção oferecida pela cidade. E olha que eu já viajei por muitos destinos do Brasil e do exterior, e o trabalho realizado aqui me deixou muito bem impressionado", comentou Antunes.

Estrutura de segurança
Pela primeira vez desde que Ubatuba passou a receber os navios, foi implementado o ISPS Code (código internacional de segurança e proteção de navios e instalações portuárias) na área de receptivo. De acordo com o responsável pelas operações, Luiz Felipe Azevedo, o sistema se mostrou muito eficiente, sendo elogiado pelo chefe de segurança do MSC Lírica: “o sistema ISPS requer uma dedicação maior por parte dos elementos da segurança. Nestes desembarques, trabalhamos com uma equipe de sete seguranças, coordenados por um policial civil. Além disso, tínhamos três coordenadores, além do pessoal de segurança do próprio navio. Os três níveis de segurança implementados se mostraram extremamente eficientes, e não acusamos qualquer tipo de problema durante os três desembarques", avaliou Azevedo.

Colaboradores
A estrutura de receptivo deste ano contou com a presença de diversas empresas de Ubatuba, como a Mar e Serra, a Omnimare, a Associação das Operadoras de Mergulho, a Mar Azul, a Puma, além do Aquário de Ubatuba e do Projeto Tamar. As Secretarias de Turismo, de Agricultura e Pesca e a de Meio Ambiente também estiveram presentes apresentando seus trabalhos. Uma banca para os taxistas foi montada na área, com preços tabelados. Além destes, estiveram presentes os representantes da Associação Comercial (ACIU), da Associação dos Restaurantes de Ubatuba (AREUBA), Sindicato de Hotéis do Litoral Norte (SINHORES). Além destes, a Secretaria de Saúde também disponibilizou uma ambulância e uma enfermeira. Unidades da Guarda Municipal, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do Salvamar prestaram assistência durante todas as escalas.

Agradecimentos
A Prefeitura Municipal de Ubatuba contou com a colaboração de diversas pessoas e entidades, o que possibilitou a realização de um trabalho de alto nível. Para o prefeito Eduardo Cesar, esta união de esforços foi a principal razão do sucesso das escalas realizadas pelo navio MSC Lírica: "Estamos vivenciando um ano muito difícil, pois devido à crise, foram cortados os repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e muitos contribuintes, por dificuldades financeiras, deixaram de recolher seus impostos. Assim sendo, a participação da iniciativa privada e das entidades representativas de Ubatuba foi fundamental para que pudéssemos realizar um trabalho que foi considerado como referência por parte da MSC Brasil. Aproveito para uma vez mais manifestar meus agradecimentos à dedicação do Comodoro Magalhães e de toda a diretoria do Tamoios Iate Clube. Do mesmo modo, agradeço aos presidentes e respectivos diretores das entidades que possibilitaram a concretização da parceira junto à MSC. E não apenas a estes, mas a todos, que direta ou indiretamente, fizeram com que Ubatuba pudesse obter o êxito alcançado nestas escalas", finalizou o prefeito.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ubatuba é referência nacional em regularização fundiária

Ubatuba - O programa de regularização fundiária e urbanística desenvolvido pela Prefeitura de Ubatuba foi citado como referência no livro “Regularização Fundiária Urbana no Brasil”, publicado este ano pelo Ministério das Cidades.
O livro traz informações sobre os processos de regularização fundiária desenvolvidos em diversas cidades brasileiras. No caso de Ubatuba, o município foi citado devido ao sucesso do projeto-piloto desenvolvido no Parque Guarani, onde a situação fundiária já foi concluída e homologada pelo juiz corregedor da comarca. “Um dos aspectos mais importantes nos processos de regularização é a conclusão do mesmo. No caso do Parque Guarani, temos um ótimo exemplo de um processo que foi concluído rapidamente, sendo que se trata de um trabalho demorado e que em muitos casos leva mais de dez anos para se desenrolar”, explica o secretário municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social, Claudinei Salgado.
O livro, que tem distribuição dirigida, conta com 203 páginas e Ubatuba está inserido dentro de 39 modelos de regularização elaborados por municípios brasileiros e selecionados para compor o livro como exemplos bem sucedidos nesta área em todo o Brasil.
Na abertura do livro, o ministro de Estado das Cidades, Márcio Fortes de Almeida cita que “esta publicação seja instrumento de referência para o intercambio nas ações de regularização fundiária para superarmos a informalidade dos assentamentos precários e construirmos cidades mais justas e saudáveis”.
Para o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, “fazer parte deste importante livro prova que conseguimos mostrar que é possível retomar o caminho do desenvolvimento ordenado em Ubatuba. O Parque Guarani é apenas o projeto piloto e hoje vários outros bairros já estão em processo de regularização e em breve também serão beneficiados”.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Prefeito Eduardo Cesar recebe a campeã brasileira de surfe em seu gabinete

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, recebeu em seu gabinete, nesta sexta-feira, 6, a atual campeã brasileira de surfe, a ubatubense Suelen Naraísa. O prefeito fez questão de parabenizar pessoalmente a atleta, que há dez anos compete no Circuito Brasileiro de Surf, levando o nome de Ubatuba a muitos pódios em todo o país e a competições em diversos outros destinos pelo mundo.
“Temos a obrigação de prestigiar nossos atletas e incentivá-los o máximo possível. É um orgulho para Ubatuba ter uma surfista que está sempre entre as melhores colocadas do ranking brasileiro. Tanto a Suelen quanto seus irmãos frequentemente elevam o nome de Ubatuba não só pelo país, mas por todo o mundo e atletas como estes merecem o nosso maior respeito e admiração”, disse o prefeito de Ubatuba.
A surfista ubatubense foi campeã do SuperSurf pela primeira vez neste ano, após já ter sido por duas vezes vice-campeã e três vezes terceira colocada. “Apesar de ter ficado como primeira no ranking o ano todo, foi o circuito mais disputado dos últimos tempos, com doze garotas com grandes chances de serem campeãs. Mas eu estava muito determinada e consegui realizar este grande sonho”, contou Suelen.
Aos 25 anos de idade, a surfista está no auge de sua carreira. “Claro que vou tentar o bicampeonato no ano que vem, mas agora que já realizei este sonho, vou correr atrás de outros objetivos e me empenhar no circuito mundial”, acrescenta Suelen Naraísa. “Quero aproveitar para agradecer o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Esporte e Lazer, meu técnico Jacob, o treinador Renato e minha psicóloga Giorgia, pessoas que foram fundamentais para esta conquista. Agradeço também os patrocinadores Nicoboco e Wizard Ubatuba”.
Apesar de já ter competido em diversos lugares, Suelen conta que é em Ubatuba que ela treina e onde pretende continuar surfando sempre: “o histórico do surfe em Ubatuba é espetacular. Temos aqui campeões em todas as categorias, pois é um lugar com muita variedade de ondas, que proporcionam um ótimo treinamento aos atletas. E o resultado são os títulos. Já viajei por muitos lugares, mas sempre volto para cá, o lugar onde pretendo morar para sempre, uma cidade especial, com uma natureza e ondas incomparáveis”, finaliza a campeã brasileira de surfe de 2009.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Jair Rodrigues se apresentará em Ubatuba no próximo dia 27

Ubatuba - Na noite do próximo dia 27 de novembro, o cantor Jair Rodrigues fará uma apresentação na Praça de Eventos da Avenida Iperoig, a partir das 19h30. O espetáculo faz parte das comemorações dos seus 50 anos de carreira e 70 anos de vida e a apresentação divulga os CD e DVD "Festa para um Rei Negro", gravados este ano, ao vivo, em São Paulo
No repertório do show, Jair faz uma retrospectiva de sua carreira, cantando os estilos musicais que tanto agradam os seus fãs e que o consolidaram como um dos maiores intérpretes da música popular brasileira.
O grupo “Escolata”, fruto do Projeto Social Música na Escola, fará uma apresentação especial no show de Jair Rodrigues. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Placas com informações sobre personagens da história de Ubatuba serão instaladas na próxima semana

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba iniciou o trabalho de colocação dos suportes para a instalação das placas informativas sobre os personagens que dão os nomes às ruas de Ubatuba. Na última quarta feira, 4, teve início a colocação das bases de concreto que servirão para afixar as placas, já a partir da próxima semana.
“Escolhemos pontos de grande circulação nas principais ruas do centro. Com essa iniciativa, contando um pouco da história de Ubatuba a todos que nos visitam”, declarou Bittencurt Jr., secretário de Turismo.
A primeira fase do projeto prevê a colocação de 18 placas nas ruas do centro, que trarão informações sobre Dona Maria Alves, Hans Staden, Jordão Homem da Costa, Gastão Madeira e Thomaz Galhardo, entre outros personagens de nossa história.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Escolas municipais de Ubatuba promovem festas no próximo sábado

Ubatuba - O próximo sábado, 7 de novembro, será animado em várias escolas municipais de Ubatuba. A escola municipal Professor José de Souza Simeão realizará, a partir das 19 horas, a sua 3ª Mostra de Dança, um evento já tradicional no bairro do Taquaral. Além das apresentações dos alunos da própria escola, grupos de dança das escolas municipais Governador Mário Covas, Madre Maria da Glória e Maria Josefina Giglio também participarão da mostra.
Ainda na programação estão previstas as apresentações da Oficina de Dança do Ventre da Fundart – Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, Grupo de Dança Gisela Papadopoulos, Academia Biofitness, Grupo Jalilah Raks, Jê Academia, Espaço Silvia Martins e Academia Cleyton Lima de Taubaté.
Todas as apresentações acontecerão no Ginásio de Esportes da escola Simeão, que fica na Estrada Municipal MBP 146, n° 20, no bairro do Taquaral.

Mais atrações
No bairro Sesmaria, a escola municipal Senhor João Alexandre realizará também no dia 7 de novembro, a partir das 18 horas, a 9ª Festa da Amizade. Barracas de comidas, bebidas, venda de peças de tecelagem feitas pelos alunos e pais da escola, e apresentação do Ubatuque são algumas das atrações da Festa.A escola municipal Sr. João Alexandre fica na Estrada UBT, Km 253, n° 240, no bairro Sesmaria.
Já a escola municipal Prefeito Silvino Teixeira Leite, realizará a partir das 19 horas, um grande sorteio de prêmios para a comunidade, sendo o prêmio principal a quantia de um mil reais, além de bicicleta, DVD, celular, sanduicheira, entre outros. A escola Prefeito Silvino está localizada na rua Laurentina Braga de Almeida, n° 210, na Marafunda.
Na região Norte acontecerá a Noite do Pastel promovida pela escola municipal José Belarmino Sobrinho, a partir das 19h00. A festa tem 12 anos de tradição no bairro do Poruba. E na região Sul, a escola municipal José Libório, no bairro do Corcovado, realizará a sua Festa da Primavera, com muitas atrações, a partir das 18h00.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ubatuba conquista 13 medalhas de ouro no Festival Pró Natação em Jacareí

Ubatuba - A equipe que representou Ubatuba na final regional do Festival Pró Natação, que aconteceu no dia 25 de outubro, em Jacareí, obteve excelentes resultados para o município. A equipe voltou com 33 medalhas, sendo 13 de ouro.
Na categoria pré-mirim II, Carolina Vieira foi a campeã nos 50 metros livre e nos 50 metros peito e Arthur Domaradzki foi campeão na categoria mirim, nos 250 metros livre. Nas demais categorias, destaques para: André Marques de Oliveira (categoria infantil II) que chegou em três finais: 200 metros medley, 100 metros borboleta e 100 metros livre; Igor Rodrigues (juvenil II), que foi campeão nos 200 metros medley e 100 metros borboleta; Caio César Prado dos Santos (juvenil II), que venceu nos 100 metros livre e 100 metros costas. Na categoria infantil I, Pedro H. S. Bueno foi campeão nos 100 metros peito, Patrick Barros Graglia venceu os 100 metros livre e Maria Luiza Vieira ficou com o ouro nos 100 metros peito. Estes três atletas disputarão a grande final estadual que acontecerá no dia 29 de novembro, em São Joaquim da Barra.
“Estamos preparando os atletas que estão visivelmente cada vez mais fortes e competitivos. A natação brasileira já é uma potência e devemos lutar cada vez mais para melhorar o esporte também na nossa cidade. Agora estamos ansiosos pela final estadual, pois é uma competição difícil, que conta com a participação de 76 cidades”, diz o técnico da equipe, Marcos Iacopi.
A equipe de Ubatuba conta com o apoio da Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Esporte e Lazer e da Associação das Mães dos Atletas. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Encontro de negócios Band Vale "Como a mídia pode impulsionar os negócios de sua empresa"

Ubatuba - Empresário, venha conhecer estratégias diferenciadas de mídia que o maior complexo de comunicação da região pode fazer para sua empresa se destacar da concorrência.
Data: 13 de novembro
Horário: 17h00
Local: Associação Comercial de Ubatuba (Rua: Dr. Esteves da Silva, 51- Centro)(Fonte: ACIU)

ACIU oferece palestra sobre a Bolsa de Valores

Ubatuba - A Associação Comercial de Ubatuba ofereceu nesta última quarta-feira, 04, uma palestra sobre a Bolsa de Valores.
Com o tema “Desmitificando a Bolsa de Valores. Descubra como ser sócio das maiores empresas do Brasil”, a palestra foi voltada para empresários da cidade que tem interesse em iniciar os seus primeiros passos na Bolsa, entender o seu funcionamento, o comportamento das ações, os participantes do mercado e principalmente os mecanismos para investir de forma consciente e segura.
Com o intuito de transmitir orientações básicas aos empresários dos mais variados segmentos, a palestra foi ministrada pelo diretor comercial da empresa D&F Profits, Paulo Massao Furuzawa e pelo sócio-diretor da BDO Trevisan, a quinta maior empresa de auditoria e consultoria do mundo, Marcelo Gonçalves.
Para o presidente da Aciu, Alfredo Correa Filho, trazer uma palestra desse porte para Ubatuba é mais uma conquista para os associados da entidade, “os presentes puderam sanar muitas dúvidas e obter informações importantes no que diz respeito as estratégias”, disse.
Ao final da palestra foi realizado um sorteio onde um dos participantes ganhou um curso gratuito em São José dos Campos sobre educação financeira.(Fonte: ACIU)

Aciu informa: Vagas de emprego

Ubatuba - Papelaria do Estudante está admitindo balconista e caixa (ambos os sexos e maior de 18 anos).
Tratar com Aline.
Rua: Hans Staden,342- Centro.

Enseada Mare Eco Resort está admitindo pessoas (ambos os sexos, acima de 18 anos) para os setores de marketing, alimentos e bebidas e comercial. (não é necessário ter experiência, pois a empresa realiza um treinamento).
Os interessados deverão comparecer nesta 2ª feira, 09, ás 9h50 à Av. Marginal, 1578- Enseada. Falar com Adalberto ou Andréa.

Casa do Pão está admitindo balconistas e ajudante de padeiro (sexo masculino, maior de 18 anos).
Tratar com Sr. Cardoso.
Av. Prof. Thomaz Galhardo, 255- Centro.

Prezado associado, se sua empresa também estiver admitindo, entre em contato conosco.
(12) 3834 1449
E-mail: imprensa@aciubatuba.com.br
Para se informar sobre as outras vagas disponíveis na Aciu acesse: www.aciubatuba.com.br (Fonte: ACIU)

ACIU alerta e orienta empresários para que evitem golpes da lista telefônica

Ubatuba - A Associação Comercial de Ubatuba alerta mais uma vez nossos associados sobre o “golpe da lista telefônica” e outras ações que utilizam nomes de empresas idôneas para cometerem as fraudes.
Algumas pessoas tem visitado estabelecimentos comerciais da cidade dizendo ser representante da “Listel”. A Aciu alerta aos empresários, que a Listel não faz mais publicação impressa, só por internet.
Alguns associados têm procurado a entidade para relatar a ocorrência desses golpes onde uma pessoa liga afirmando pertencer a uma editora de lista de telefones e pede para confirmar os dados através de assinatura num fax, que na verdade é depois adulterado e preenchido com valores não contratados para publicidade e posteriormente são cobrados.
Já em outros casos, falsários ligam para o empresário afirmando que são de algum cartório de protestos e que se a dívida não for negociada urgentemente ela será protestada.
De acordo com as denúncias, as ligações são feitas, normalmente, por empresas desconhecidas, localizadas em grande número nas cidades de Piracicaba e Campinas-SP, contendo nomes como Associação Comercial Nacional, Central Brasileira de Listas Telefônicas ou Central Brasileira de Publicidade.
“Eu recebi uma cobrança no valor de R$1.457,60 que poderia ser parcelada em quatro vezes de R$ 364,40. Se eu não tivesse me informado e questionado esse valor e o porquê da cobrança eu teria tomado o maior prejuízo”, conta um associado que foi uma das vítimas do golpe nesta semana.
Segundo o delegado da Policia Civil de Ubatuba, Fausto Geraldo Moro Cardoso, esse golpe está acontecendo no estado inteiro e só neste ano Ubatuba já tem pelo menos cinco casos registrados. “Esse golpe é mais um daqueles nos moldes do antigo golpe do seqüestro, quando alguém liga dizendo que está em poder de um parente seu e solicita informações e dados pessoais. Jamais passe qualquer tipo de informação por telefone e os cartórios nunca ligam para fazer algum tipo de cobrança”, alerta o delegado.
Os cartórios de protesto não ligam e não mandam mensagens eletrônicas comunicando a existência de algum débito e muito menos orientam a procurar o suposto credor para negociação da dívida, eles encaminham uma notificação pessoal para os devedores, ou a fazem através de edital no jornal.
O eventual contrato assinado jamais deve conter espaços em branco que permitam a outra parte preenchê-los, pois pessoas de má fé fraudam o documento para utilizar os dados originais de outras formas e, assim, extorquir dinheiro posteriormente, além de causar outros transtornos.
Para evitar estes tipos de golpes, além de consultar um advogado, os empresários devem estar atentos a alguns detalhes, como:
- verificar se o cartório que envia o protesto realmente existe e, sobretudo se é do município em que a empresa está instalada;
- nunca assinar ou carimbar documentos/papéis/ contratos sem antes lê-los com atenção e evitar fazê-los via fax;
- orientar todos os funcionários para sempre procederem da mesma forma e ainda questionar o proprietário ou responsável pelo estabelecimento.
- em caso de coação ou pressão da cobrança indevida, fazer um Boletim de Ocorrência.
Assim, fica o alerta para que todos os associados e demais empresários possam promover medidas que impeçam essa prática. Recomendamos às empresas que por ventura tenham recebido estas cartas de cobrança ou algum tipo de ligação, que notifiquem por escrito explicando que não fizeram nenhum pedido de serviço, ou, se for o caso, acionem judicialmente estas empresas, a fim de que possam evitar maiores dissabores no futuro, como por exemplo, ser protestada indevidamente por um serviço que jamais contratou.
Evitem fazer qualquer pagamento e quem já o fez procure orientação jurídica. É importante e necessário repetir que jamais se forneçam dados pessoais ou da empresa por telefone, fax ou e-mail.(Fonte: ACIU)

Projeto social presta atendimento dentário gratuito em Ubatuba

Ubatuba - O projeto "Dentista do bem" incentiva inclusão social com tratamento gratuito em que o profissional voluntário "adota" uma criança
O projeto social “Dentista do Bem” possui 20 dentistas voluntários em Ubatuba, que juntos atendem 30 crianças e adolescentes.
Idealizado pelo dentista paulista Fábio Bibancos, o projeto foi implantado na cidade em 2006, com apoio da Associação Comercial de Ubatuba, e hoje está sob a coordenação da dentista Maria Cristina de Souza.
Desenvolvido pela OSCIP Turma do Bem, o Dentista do Bem conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas que atendem crianças e adolescentes de baixa renda, proporcionando-lhes tratamento odontológico gratuito até completarem 18 anos. Os pacientes são selecionados por grau de necessidade, por meio de triagem feita com crianças de 5ª a 9ª séries do Ensino Fundamental, em escolas da rede pública. São beneficiadas as crianças com problemas bucais mais graves, as mais pobres e mais próximas do primeiro emprego.
O tratamento, feito no consultório do próprio dentista-voluntário, é de caráter curativo, preventivo e educativo. "Muitas crianças não recebem atendimento porque os pais não podem pagar. Se cada profissional cuidar de uma criança, a vida de várias pessoas poderá mudar", diz a coordenadora do projeto em Ubatuba, Maria Cristina de Souza. Ela destaca que a missão da Turma do Bem é mudar a percepção da sociedade na questão da saúde bucal e da classe odontológica com relação ao impacto socioambiental de sua atividade.
O presidente da Associação Comercial de Ubatuba, Alfredo Correa Filho, diz que incentiva a implantação do projeto em Ubatuba "porque toda e qualquer ação social que pudermos colaborar estaremos fazendo nossa parte, a saúde bucal muitas vezes é vista como segundo plano o que é um tremendo engano, a saúde começa pela boca e quanto maior o número de crianças atendidas e conscientizadas menor será o prejuízo quando se tornarem adultos", afirma Alfredo.
Atualmente, o Dentista do Bem atende mais de 10 mil crianças e jovens em todo o Brasil e conta com mais de 5 mil profissionais voluntários no país. O projeto tem uma Central de Atendimento em São Paulo, permitindo a eficaz comunicação entre crianças, famílias, a entidade, o cirurgião-dentista e a equipe técnica.

Convite: Documentário explicativo
Na próxima 2ª feira, dia 09, o Cine Porto Ubatuba exibirá gratuitamente ás 21h00, um documentário especial sobre o projeto.
Com o título “Boca a Boca”, o documentário discute a precária condição de saúde bucal dos brasileiros e o que está sendo feito para tentar reverter esse quadro. A coordenadora do projeto em Ubatuba, Dra. Maria Cristina, convida a todos para assistirem ao filme e faz um apelo. “Em Ubatuba, já selecionamos várias crianças para serem tratadas, mas infelizmente temos pouquíssimos dentistas para atendê-las. Temos cerca de 80 dentistas na cidade, mas apenas 20 participam. Doutores faça uma criança sorrir mais feliz!”, solicita a coordenadora.
Os dentistas interessados em participar do programa podem obter mais informações com a coordenadora pelo telefone (12) 3832 4705 ou pelo e-mail cristina.s.p.souza@hotmail.com
Site: www.turmadobem.org.br (Fonte: ACIU)


Semana de 06/11 a 12/11/2009
Cine Porto - 3833 -2066

Projeto"VÁ AO CINEMA"
"BRICHOS"
Desenho !!!! Ás 15:30 hs

Projeto "VÁ AO CINEMA"
"JEAN CHARLES"
Drama baseado em fatos reais!!!
C/ Selton Mello,Vanessa Giácomo!! Ás 17:20 hs

"A VERDADE NUA E CRUA"
Comédia romântica !!!
Ás 19:10 hs - 21:00 hs
O preço do ingresso p/ ver os filmes do "Projeto" é R$ 3,00

Obs: Na 2ª feira,dia 09/11,não teremos a sessão das 21:00 hs.
Toda quarta feira é dia de "QUARTA MALUCA". Todos pagam R$ 4,00
Nosso site : www.cinemasdolitoral.com.br
 

Poesia Topo

Anuncie


Lição de geografia

Nas alturas do Equador
o oceano Atlântico
sente tanta sede
ao atravessar aquelas zonas,
que abre a bocarra
e bebe todo o Amazonas.

Félix Cabral
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

--


 

Nossos Comerciais: Fenix Sport Bar



Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Lua e Floresta em Castelhanos  © Bruno Rochar

Lua e Floresta em Castelhanos
© Bruno Rocha

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editora: Emiliane Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor