Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 09 de Novembro de 2009 - Nº 2161 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região
Acessa Escola abre oportunidade para alunos do ensino médio estagiarem no Litoral Norte de São Paulo
SARESP avalia o rendimento escolar de 122 instituições de ensino no Litoral Norte
Alunos de escolas estaduais, municipais e particulares de todo o Estado São Paulo serão avaliados; Secretaria reforça sistema de segurança das provas

Caraguatatuba
AGENDA CULTURAL FUNDACC
Alunos aprendem a preservar o meio ambiente
Bairros de Caraguá recebem melhorias
Diocese abre inscrições para o Prêmio Francisco de Sales e Dom Bosco


Ilhabela
Prefeitura e Sagatiba realizam esgotamento sanitário da Praia Mansa em Ilhabela
Seleção Brasileira de Beach Rugby realiza treino em Ilhabela
Tudo pronto para a 1ª Copa São Paulo de Canoagem neste domingo em Ilhabela
Agenda 21 de Ilhabela planeja ações para o verão 2009/2010
Obra do píer da Vila segue em ritmo acelerado para abertura da temporada de escalas de navios
Biblioteca de Ilhabela abre inscrições para Oficina de Criação Literária
Rodadas dos campeonatos de futebol movimentam quadras e campos de Ilhabela
Prefeitura inicia campanha para regularizar calçadas em Ilhabela
Ilhabela terá novo cemitério a partir de 2010
Frepap se reúne em Caraguá
Lei 747/2009 de autoria do Vereador Erick beneficia doadores de sangue


São Sebastião
Curso de Turismo recebe estrelas do Guia do Estudante
Ibama recebe ajustes no pedido de licenciamento para ampliação do Porto de São Sebastião
Consumo de energia é tema de palestra para professores
Projeto do Sesi é acompanhado pela primeira dama de São Sebastião


Ubatuba
Capoeira de Ubatuba se destaca nos Jogos Abertos de São Caetano do Sul
Promoção faz sucesso entre os passageiros do navio MSC Lírica
Ânimo na economia
NOTA DE PESAR
Aciu informa: Vaga de emprego
Nota Aciu

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

Acessa Escola abre oportunidade para alunos do ensino médio estagiarem no Litoral Norte de São Paulo

Região - No próximo domingo (08/11), será realizada a prova seletiva dos alunos/estagiários que atuarão como monitores do Programa Acessa Escola em 36 Escolas Estaduais dos 04 municípios no Litoral Norte de São Paulo. Estão inscritos para o exame aproximadamente 280 alunos do Ensino Médio, matriculados nas escolas da rede.
Os estudantes inscritos dos municípios de São Sebastião e Ilhabela farão a prova das 13h às 16h, na E.E. Profa. Josepha de Sant’anna Neves (em São Sebastião), e os de Ubatuba e de Caraguatatuba na E.E. Alcides de Castro Galvão (em Caraguatatuba).
Os candidatos devem comparecer ao local do exame com uma hora de antecedência, levando caneta azul ou preta, lápis preto e borracha, além de um documento original com foto (RG, CNH ou Carteira Profissional).
Os aprovados atuarão na sala de informática de uma das escolas da rede, tendo contrato de estágio de até 12 meses, que poderá ser prorrogado apenas uma vez pelo mesmo período. A carga horária de trabalho é de quatro horas diárias, nos períodos da manhã, ou tarde, ou noite. Além de capacitação na área de informática, o programa oferece aos monitores bolsa-auxílio no valor de R$ 340,00 mensais e auxílio-transporte.
O gabarito da prova será disponibilizado no site da Fundap (www.fundap.sp.gov.br <http://www.fundap.sp.gov.br>) a partir das 15h do dia seguinte à aplicação do exame. No dia 25 de novembro, a relação dos candidatos classificados será publicada no site da Fundap e no Diário Oficial.(Fonte: DRE-Caraguatatuba)

SARESP avalia o rendimento escolar de 122 instituições de ensino no Litoral Norte

Região - Nos próximos dias 10, 11 e 12 de novembro será realizada a 12ª. edição do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – SARESP. No Litoral Norte, a avaliação será aplicada em 122 escolas da rede pública – estadual e municipal – e 03 particulares.
O SARESP é uma avaliação externa da Educação Básica, criada pela Secretaria Estadual de Educação, cuja finalidade consiste em fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a rede pública de ensino paulista e monitorar as políticas públicas de educação.
No Litoral Norte, as provas serão aplicadas junto a 22.632 alunos da 2a, 4a, 6a e 8a Séries ou do 3º, 5º, 7º, 9º. Ano (para as escolas com módulo de 09 anos) do Ensino Fundamental, e da 3a série do Ensino Médio.
Quanto ao conteúdo, neste ano serão avaliados conhecimentos em Língua Portuguesa e Redação, Matemática e Ciências Humanas (Geografia e História), na rede Estadual. Já nas municipais e particulares somente será aplicada às disciplinas de Língua Portuguesa (com Redação), e Matemática.
A comunidade escolar (pais e profissionais da educação) também é consultada pelo SARESP por meio do preenchimento de questionário que avalia as variáveis que podem interferir no desempenho dos alunos.
Aproximadamente mil e quinhentos profissionais estão envolvidos no processo de aplicação e fiscalização das provas, entre eles, diretores, professores, professores coordenadores, funcionários da Diretoria de Ensino e das Secretarias Municipais, além outros técnicos contratados.
Há mais de duas semanas vem sendo realizados, na sede da Diretoria de Ensino Região Caraguatatuba, cursos de formação e treinamento para os envolvidos no processo. Também estão sendo distribuídos Kits com os procedimentos de aplicação e fiscalização do SARESP - com vídeo e apostilas.
Segundo Marta Franco, Coordenadora do SARESP pela D.E. de Caraguatatuba, a avaliação externa vem passando por um processo de aprimoramento, sendo que desde 2007, os resultados em Língua Portuguesa e em Matemática podem ser comparados aos da avaliação nacional (Saeb/Prova Brasil) e aos do próprio SARESP ano após ano. Na prática, o resultado deste tipo de prova influencia diretamente a vida escolar, pois reflete em ações de replanejamento, capacitação, e adequação das escolas, para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem(Fonte: DRE-Caraguatatuba)

Alunos de escolas estaduais, municipais e particulares de todo o Estado São Paulo serão avaliados; Secretaria reforça sistema de segurança das provas

Região - Quase 2,5 milhões de alunos de escolas estaduais, municipais e particulares participarão das provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) a partir desta terça-feira (10/11). Os exames vão até a quinta-feira (12/11) e avaliarão estudantes das 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. “O Saresp é a maior avaliação do Ensino Fundamental e Médio do Estado de São Paulo e vem crescendo a cada ano, em termos de estrutura e importância. A adesão de escolas municipais e particulares demonstra isso. Ele nos dá um retrato da educação na rede pública e serve como base para diretrizes na busca pelo aprimoramento do ensino em todo do Estado”, afirma o secretário Paulo Renato Souza.
Em números precisos, participarão do Saresp este ano 1.780.122 alunos de escolas estaduais, 625.950 alunos de escolas municipais e 68.745 alunos de escolas particulares, totalizando 2.474.817 estudantes.
Neste ano, serão avaliadas as disciplinas de língua portuguesa (incluindo redação), matemática, história e geografia. Essas duas últimas fazem parte do grupo das ciências, alternado bienalmente entre ciências da natureza (física, química e biologia) e ciências humanas (história e geografia). Porém, somente as disciplinas de língua portuguesa e matemática são consideradas na composição do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), utilizado para definição de metas e avaliação das escolas da rede estadual.

Segurança
Para garantir o sucesso da avaliação que fornecerá dados importantes sobre a qualidade de ensino e rendimento dos alunos na rede pública, a Secretaria de Estado da Educação reforçou o sistema de segurança. “Este ano, o Saresp foi ampliado, tanto em número de provas, quanto no número de alunos. Com isso, também aumentou a preocupação em relação à segurança da avaliação. Assim, em complemento à estrutura oferecida pela empresa licitada para a confecção, distribuição e realização das provas, definimos medidas importantes para garantir o sigilo das informações”, declarou o secretário de Estado da Educação Paulo Renato Souza.
A empresa licitada para a realização do Saresp este ano foi o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), instituição ligada à Universidade Federal de Juiz de Fora, de Minas Gerais. Como complemento à estrutura oferecida pela a empresa, a Secretaria definiu medidas complementares para assegurar o sigilo do processo.
Foram elaborados mais de 20 tipos de provas diferentes por série e disciplina, que serão acompanhadas na gráfica por fiscais e câmeras de vídeo. Para garantir sigilo eletrônico das informações, também foram exigidos computadores sem conexão à internet e sem qualquer dispositivo para gravação.
O transporte das provas será feito por caminhões rastreados por GPS, o que permitirá o monitoramento dos veículos em tempo real por meio de um sistema on line. A logística será administrada por uma central de informações, que irá monitorar os caminhões, controlando os horários de saída e chegada. Coordenadores do CAEd serão destacados para acompanhar os caminhões e receber o material nas Diretorias de Ensino.
Uma vez nas diretorias, as provas só serão retiradas pelos diretores das escolas na véspera do dia da avaliação. Para cada diretoria, haverá um segurança contratado para vigiar o material durante a noite. já as escolas, contarão com uma equipe de apoio regional.

Estado vai custear exame das escolas municipais
Pela primeira vez desde a implementação da avaliação em 1996, o Estado custeará a aplicação da prova para alunos da rede municipal de cidades que aderiram ao Saresp. Dessa forma, cerca de 630 mil estudantes de 3.245 escolas municipais de todo o Estado se somarão aos cerca de 2,5 milhões de alunos da rede estadual na aplicação da prova.
Foram reservados R$ 7,1 milhões para esse investimento. “Fico muito feliz em constatar que 80% dos municípios aderiram ao exame do Estado. Dessa forma, os resultados do Saresp serão ainda mais relevantes para definir o que precisa ser feito para melhorar cada vez mais a educação em São Paulo”, declarou Paulo Renato.

Provas
No dia 10, será aplicada a prova de língua portuguesa, que inclui redação para alunos das 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. No dia 11, será a vez da avaliação de matemática, que contará com questões abertas de lógica e raciocínio para uma amostra de alunos somente da rede estadual.
No dia 12, haverá prova de ciências humanas (geografia e história) para alunos da 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio da rede estadual. Os cadernos de provas destinados aos alunos contarão com questões cognitivas que avaliam competências, habilidades e conteúdos nas áreas e séries avaliadas.
Para a 2ª série do Ensino Fundamental, serão oito questões abertas de língua portuguesa e 17 de matemática. Haverá quatro cadernos de provas diferentes, sendo dois por período e área avaliada - português e matemática.
Para a 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio serão 26 cadernos de provas diferentes, referentes às disciplinas de língua portuguesa e matemática, que contarão com 24 questões de múltipla escolha. Um caderno de prova com questões abertas de matemática será aplicado em uma amostra de alunos por série da rede estadual. Já a avaliação de ciências humanas (história e geografia) terá 21 cadernos de provas diferentes, com 32 questões de múltipla escolha cada.
A prova terá duração mínima de duas horas e máxima de três horas. O horário de início do exame será o mesmo do horário de início das aulas. Para as turmas cujo início das aulas acontece entre 6h45 e 10h59, a aplicação será de manhã. Para as turmas que iniciam as aulas entre 11h00 e 16h59, o exame será aplicado à tarde. E para as turmas que estudam a partir das 17h00, as provas serão realizadas no período da noite.

Alunos deficientes
O Saresp contará ainda com a avaliação de 40 mil alunos que possuem algum tipo de deficiência, seja visual, auditiva, física ou mental. Para esses estudantes, a Secretaria de Estado da Educação disponibilizará uma estrutura especial, de acordo com a necessidade de cada estudante.
Para alunos com baixa ou nenhuma visão, foram impressas 288 provas em Braille e outras 3.638 ampliadas, com fonte tamanho 24 para aqueles que utilizam óculos de grau elevado e lupa para leitura. Alunos com deficiência auditiva contarão com um professor especialista em língua brasileira de sinais (libras) para instruções sobre a realização da prova. Para estudantes com deficiência física - dificuldades motoras dos membros superiores -, será providenciado um auxiliar que fará o preenchimento da prova. Já no caso de alunos com deficiência mental o procedimento será o mesmo utilizado no dia a dia, em sala de aula. (Fonte: DRE-Caraguatatuba)
 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

AGENDA CULTURAL FUNDACC

Caraguatatuba - O Glamour do Ballet - Cia Única
Dia 06/11, sexta - 21h
A Cia Única de Dança traz ao palco de Caraguatatuba toda a tradição do ballet clássico, com fragmentos das obras “La Bayadere” e “D. Quixote”; expressam, através de seus interpretes, o virtuosismo e glamour deste espetáculo. Ingressos R$ 20,00 (inteira) e R$10,00 (meia-entrada).

Circuito Cultural Paulista – Entrada Franca
Um Olho no Fósforo, Outro na Fagulha
Pata de Elefante [MÚSICA]
Dia 07/11 - sábado, 21h – Teatro Mario Covas
O trio se diferencia por fazer rock instrumental com ênfase nas melodias, com canções que causam impacto até mesmo no público acostumado a ouvir música com vocal. Gabriel Guedes e Daniel Mossmann se revezam entre guitarra e baixo, imprimindo a dupla sonoridade característica do grupo, sustentada pela bateria de Gustavo Telles. Com dois álbuns lançados, a banda é considerada pela crítica especializada como uma das melhores bandas de rock do país. Duração: 90 min. Classificação Indicativa: Livre. A entrada é franca.

Cenário Musical apresenta Banda de Música do Exército de Caçapava Cenário Musical é uma coletânea de apresentações de música, envolvendo vários grupos, bandas e orquestras, compondo um mosaico de estilos, numa homenagem ao Dia da Música e do Músico, comemorado dia 22 de novembro. A programação segue por todo o mês de novembro. Prestigie!
Dia 8/11, domingo, 20h, Teatro Mario Covas
Concerto da Banda de Música do 6° Batalhão de Infantaria Leve do Exército – Caçapava. No repertório, músicas clássicas e populares.
Entrada Franca.

Companhia de Dança Folclórica Kviten
Dia 11/11, quarta - 20h
Originária da Ucrânia apresenta danças típicas do folclore eslavo.
Iniciou suas atividades artísticas em 1993. A variedade, a emoção, o ritmo da música, a cor nacional, o ardor juvenil, os tesouros da arte folclórica, a habilidade dos artistas, são qualidades que trouxeram grande sucesso para o grupo. Ingressos a R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada).(Fonte: Fundacc)

Alunos aprendem a preservar o meio ambiente

Caraguatatuba - Os alunos da rede municipal de Caraguá participaram hoje (6) do Projeto Criança Ecológica. Eles assistiram duas apresentações teatrais e aprenderam de forma descontraída como preservar o planeta. Desenvolvido pela secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, em parceria com as secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente, a peça foi encenada no Centro Integrado de Ações Sociais (Ciase) do Travessão.
O evento reuniu cerca de 2 mil estudantes das escolas Alaor Xavier Junqueira, Geraldo de Lima e João Benedito Marcondes. O projeto tem 20 cidades parceiras e Caraguá foi último município que recebeu essa ação dentro da programação do Estado.
Para o secretário de educação da cidade, Laércio Albarici, o projeto é fundamental para o crescimento dos alunos. “Porque inclui Caraguá e o conjunto de cidades que buscam o selo verde e também é uma diversão instrutiva com o objetivo de formar um cidadão preocupado com o futuro e com o meio ambiente”, afirma.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Bairros de Caraguá recebem melhorias

Caraguatatuba - Mesmo com R$ 20 milhões a menos no orçamento em relação ao ano de 2008, a cidade de Caraguá tem obras em todos bairros. As unidades básicas de saúde, escolas e creches, um total de 47 prédios públicos, estão em reforma. E, ainda em novembro, deve estar concluído o projeto de reforma dos centros comunitários.
Na segunda-feira (9), a empresa Soebe Construção e Pavimentação Ltda retoma as obras de repavimentação do Tinga, área central de Caraguá. Os trabalhos foram paralisados há cerca de dois meses por determinação judicial. No entanto, essa semana, o juiz extinguiu o processo e sentenciou a favor da prefeitura.
O Tinga terá 27 ruas repavimentadas, o equivalente a 5Km de extensão, com uma área de 24 mil m². E, no prazo de 120 dias, a empresa Soebe deverá executar obras de pavimentação e repavimentação em 37 km de vias de vários bairros, num total de 144 ruas, com uma área de 221 mil m².
Esses foram alguns pontos abordados pelo prefeito Antonio Carlos, em entrevista ao programa Jornal da Manhã, na rádio Integração, nesta sexta-feira (6). Ele comentou ainda que, na próxima semana, será a licitação para contratação de empresa que deverá construir a nova secretaria de Saúde e o Centro de Especialidades, que serão construídas nos dois pátios da secretaria de Serviços Públicos. “O centro de especialidades médicas e odontológicas, será como uma AME municipal, e terá ainda um centro de reabilitação com piscina aquecida”.
O prefeito lembrou também das 82 novas viaturas e máquinas que foram adquiridas no primeiro semestre deste ano. “Hoje, a prefeitura compra medicamentos 51% mais barato do que se comprava e a alimentação escolar melhorou a qualidade e está 48% mais barata do que se pagava”, afirmou AC.
Segundo o prefeito, a prefeitura fechará o ano com caixa significativo e várias obras em andamento. Comentou ainda que, ao final de seu mandato, pretende não ter mais nenhum imóvel alugado. “Gastamos hoje cerca de R$ 70 milhões com aluguel, para acabar com isto já estamos com o projeto da nova prefeitura pronto e até o final do ano devemos fazer a licitação”, concluiu.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Diocese abre inscrições para o Prêmio Francisco de Sales e Dom Bosco

Caraguatatuba - Esta é a terceira edição do Prêmio Francisco de Sales e Dom Bosco que destaca trabalhos e profissionais da área de comunicação com a produção de matérias, fotografias e vídeos com temas sociais e que buscam, além de retratar problemas sociais, destacam pessoas, instituições e atividades que buscam transformar situações, valorizando da vida e a promoção humana.
O tema deste ano é “Economia e vida”, baseado no tema principal da Campanha da Fraternidade 2010. As categorias concorrentes são: jornalismo, fotografia e vídeo campanha. Os vendedores recebem prêmios em dinheiro ou bens de consumo.
O encontro com comunicadores acontece desde 2000, mas foi com a chegada de Dom Antonio Carlos Altieri que se criou este incentivo à classe profissional. As inscrições para participar do concurso começam em 1º de novembro e vão até o dia 10 de dezembro com a entrega do material produzido e publicado, conforme regulamento que pode ser encontrado no site WWW.diocesecaraguatatuba.com.br - link PUBLICAÇÕES e WWW.litoralvirtual.com.br .
O evento de premiação é organizado pela assessoria de imprensa com o apoio da Pastoral da Comunicação da Diocese de Caraguatatuba e acontece no dia 24 de janeiro, Dia de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas. (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)
 

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Prefeitura e Sagatiba realizam esgotamento sanitário da Praia Mansa em Ilhabela

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela e a Sagatiba do Brasil realizaram esta semana o esgotamento sanitário do projeto piloto de tratamento de esgoto da Praia Mansa, localizada na Baía dos Castelhanos. O sistema faz parte do projeto “Bela Ilha”, patrocinado pela empresa.
A execução dos serviços ocorreu com a supervisão de engenheiro do projeto Bela Ilha, que deu treinamento aos funcionários das
secretarias de Obras, Planejamento e Serviços Públicos e de Meio Ambiente.
Pela Prefeitura acompanharam os trabalhos o Diretor de Comunidades Tradicionais,Gerson Margarido dos Santos e o diretor de Modernização Administrativa, Sérgio do Vale.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Seleção Brasileira de Beach Rugby realiza treino em Ilhabela

Ilhabela - A Praia do Perequê recebe no próximo final de semana (7 e 8 de novembro) os jogadores da Seleção Brasileira de Beach Rugby para treinos comandados pelo técnico, Rafael Simão, que também é presidente da Associação dos Esportistas de Ilhabela.
Participarão do treino cerca de 20 atletas, alguns buscando ainda uma vaga na seleção. De Ilhabela já estão confirmados na equipe os jogadores Danilo Paiva, o “Danilinho”, Paulo Ricardo, o “Gordo”, e Mateus Sampaio.
Os treinos serão realizados pela manhã e à tarde na Arena de Rugby, na Praia do Perequê, e os interessados em conhecer mais sobre esse esporte, poderão acompanhar os treinamentos com os melhores atletas do país.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Tudo pronto para a 1ª Copa São Paulo de Canoagem neste domingo em Ilhabela

Ilhabela - Tudo pronto para a I Copa São Paulo de Canoagem Oceânica “Prova Rubens Alves Seixinho”, que será realizada neste domingo (8/11), na Praia do Perequê, em Ilhabela, reunindo os melhores canoístas do país numa disputada regata no canal. Promovido pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (Selar), e Federação Paulista de Canoagem, o evento visa ampliar a integração dos atletas brasileiros da canoagem oceânica.
Segundo Dênis Simões, um dos organizadores da prova, Ilhabela volta a sediar competições de alto nível de canoagem ocêanica, demonstrando mais uma vez a força da cidade na realização de eventos esportivos.
As inscrições para o evento podem ser feitas pelo e-mail oceânica@fpca.esp.br ou clubedoremoilhabela@yahoo.com.br até o dia 6 de novembro. Para mais informações entre em contato com o organizador do evento Dênis Simões pelo telefone (12) 9104 9787 ou com Gil pelo telefone (13) 9713-5645 ou se preferir pelo e-mail clubedoremoilhabela@yahoo.com.br. O evento tem o apoio da Acalino, Associação dos Esportistas de Ilhabela e Turma do Remo Ilhabela.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Agenda 21 de Ilhabela planeja ações para o verão 2009/2010

Ilhabela - A Agenda 21 de Ilhabela realiza o 10º encontro do Fórum no próximo dia 11 de novembro, no auditório da Prefeitura de Ilhabela, das 15h às 17h. O objetivo é planejar as atividades e a integração socioambiental para o Verão 2009/2010, além de organizar o calendário da Agenda 21 e prioridades para o próximo ano. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Obra do píer da Vila segue em ritmo acelerado para abertura da temporada de escalas de navios

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela trabalha na reforma do píer turístico da Vila (Centro), local de desembarque dos passageiros de navios transatlânticos no município. Segundo o prefeito Toninho Colucci, a empresa contratada já está concretando a última laje do píer e em seguida o local receberá o assoalho. “Antes do primeiro navio o local já terá todas as condições de receber os passageiros que desembarcarão em Ilhabela”, enfatizou.
A obra irá melhorar a estrutura para receber os turistas dos navios transatlânticos. O trabalho é feito pela empresa Pré Engenharia Construções e Comércio Ltda. O investimento é de R$ 995.263,27. O flutuante que fica junto ao píer da Vila também foi reformado.
O município de Ilhabela terá 144 escalas de navios de cruzeiro na temporada 2009-2010, sendo a primeira no dia 15 de novembro. A parada de navios de cruzeiro é extremamente importante para o turismo de Ilhabela, pois o turista que aqui permanece durante seis horas e faz alguns passeios pela cidade, sempre quer voltar.
O turismo da cidade ganha cada vez mais força. Em junho, o ministro do Turismo, Luiz Barreto, participou do 1º Fórum de Turismo do Litoral Norte. Ilhabela é uma das 65 cidades indutoras de turismo para a Copa de 2014.
Pelo menos R$ 3 milhões em investimentos são esperados para Ilhabela em recuperação de píeres e infraestrutura urbana, dentro do Plano Nacional de Turismo.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Biblioteca de Ilhabela abre inscrições para Oficina de Criação Literária

Ilhabela - A Biblioteca Pública Municipal de Ilhabela abre a partir da próxima segunda-feira (9/10) as inscrições para a Oficina de Criação Literária, que será ministrada no fim do mês (27/11) pelo escritor João Carrascoza. O evento encerra o projeto Viagem Literária, que trouxe autores renomados como Ronaldo Bressani, Núcleo Caboclinha, Índigo e Marcia Tiburi para grandes bates-papo com os munícipes do arquipélago.
A Oficina de Criação Literária vai apresentar algumas modalidades de narrativa, buscando motivar os participantes com exercícios de sensibilização. As vagas são limitadas e os interessados devem procurar a Biblioteca Municipal, que fica localizada à Rua Dr. Carvalho, 234, no Centro, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 17h30.

O autor
João Carrascoza é escritor, redator de propaganda, professor da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e da Escola de Comunicação e Artes da USP. Publicou os livros de contos “O vaso azul”, “Duas Tardes”, “Dias Raros” e “O volume do silêncio”, entre outros, além de novelas para o público infanto-juvenil. Dos prêmios que recebeu, destacam-se o Guimarães Rosa/Rádio France Internationale e o Jabuti.
O projeto Viagem Literária tem como objetivo levar escritores às cidades, como forma de ampliar conhecimentos dentro do mundo da literatura. Dos 645 municípios do Estado, 40 foram selecionados para receber as visitas, entre eles, Ilhabela.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Rodadas dos campeonatos de futebol movimentam quadras e campos de Ilhabela

Ilhabela - O final de semana será agitado no cenário do futebol de Ilhabela. Isso porque já nesta sexta-feira (6/11) iniciam-se as rodadas do Campeonato Municipal de Futsal, e no domingo (8/11) acontecem as rodadas dos campeonatos municipais de futebol Veteranos e da 1ª Divisão.
Nesta sexta, o Ginásio de Esportes e a Quadra de Esportes do Perequê recebem oito jogos do Campeonato Municipal de Futsal – Principal.
No domingo (8/11) é a vez dos Veteranos entrarem em campo. Jogos a partir das 9h no Estádio Municipal e Portinho.
Confira na tabela abaixo todos os jogos deste final de semana. O grande jogo, destaque das rodadas, será a partida entre Barra Velha e Borrifos, válidas pelo Campeonato Municipal de Futsal – Feminino, que será realizado na Quadra do Borrifos, às 20h, em estréia da nova pintura da quadra.

Resultados anteriores
Válidos pela 1ª Divisão do Campeonato, o Unidos do Beco venceu o Estudantes por 2 a 1 e o Perequê venceu por 2 a 0 a equipe do Engenho D’Água, no Estádio Ferreirão, no dia 5.
Pelo Veteranos, o Engenho D’Água empatou em 2 a 2 com o Portinho e a equipe da Prainha venceu o Beira Mar por 3 a 1, no Campo do Portinho, no dia 3. Ainda no mesmo campo, no dia 4, o K Entre Nós venceu por 5 a 1 o Garrafão.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura inicia campanha para regularizar calçadas em Ilhabela

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio do departamento de Fiscalização, vai dar início a uma campanha de notificação aos munícipes que residam em ruas pavimentadas para que regularizem suas respectivas calçadas de acordo com o disposto na Lei Municipal 539/2007, que trata do Código de Posturas.
O Executivo trabalha na elaboração de um decreto que vai disciplinar medidas que devem ser adotadas visando à acessibilidade, já que os passeios públicos devem ser acessíveis a todas as pessoas, inclusive aos portadores de deficiência.
Os artigos 143 e 144 do Código de Posturas Municipal determinam que a execução do muros, passeios públicos, cerca e muros de sustentação é de responsabilidade de proprietário do imóvel ou do ocupante, que devem executar o serviço de acordo com as orientações da Secretaria de Obras, Planejamento Urbano e Serviços Públicos.
Ainda de acordo com o documento, as calçadas devem ser feitas inicialmente com concreto sarrafado ou outro material antiderrapante. A partir da notificação recebida, o munícipe terá um prazo de 30 dias para se adequar à Lei. Mais informações podem ser obtidas com a Fiscalização Municipal, pelo telefone (12) 3896-9200.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Ilhabela terá novo cemitério a partir de 2010

Ilhabela - Ilhabela terá um novo cemitério a partir de 2010. O prefeito Toninho Colucci (PPS) assinou um decreto de destinação de área pública para a construção de um cemitério-parque na parte alta da Barra Velha, região conhecida como Tesouro da Colina.
De acordo com o prefeito, em janeiro do ano que vem deve ser aberto processo de licitação para que a Prefeitura encontre uma empresa interessada em realizar a construção da obra, num processo de concessão. “Vamos buscar parceria com a iniciativa privada, pois não temos a verba necessária para esse fim. Queremos um cemitério com área social, para que as pessoas enterrem seus entes queridos a custo zero e outra onde vão ser vendidas campas para as famílias que assim desejarem”, explica o prefeito.
O único cemitério da cidade, localizado na Vila (Centro), recebeu melhorias da nova administração no início do ano, mas a área é restrita e não há como crescer. Atualmente o local está superlotado e há anos a comunidade reivindica um novo espaço para enterrar seus familiares. “É muito importante ter um espaço adequado para enterrar as pessoas de forma digna. Há mais de dez anos a situação do cemitério municipal é crítica e as administrações anteriores se furtaram em resolver a questão. Nós não temos medo e vamos enfrentar a situação de frente, pondo uma solução a esse impasse”, finaliza Colucci. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Frepap se reúne em Caraguá

Ilhabela - A Frente Parlamentar do Litoral Norte Paulista (Frepap-LN) realizará sua reunião mensal na próxima quarta-feira (18/11), na Câmara Municipal de Caraguatatuba, às 15 horas. Presidida pelo Vereador Valdir Veríssimo (PPS), que também é o presidente do Legislativo Ilhabelense, a Frente Parlamentar tem unido as forças dos 48 vereadores dos municípios de Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba, Ubatuba e Bertioga. A reunião em Caraguá já tem a presença confirmada de Geraldo Alckmin, secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Na pauta da reunião estão dois assuntos: a travessia da balsa e o andamento das comissões setoriais da Frente Parlamentar.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Lei 747/2009 de autoria do Vereador Erick beneficia doadores de sangue

Ilhabela - As pessoas interessadas em doar sangue terão a oportunidade, no próximo dia 11 de novembro, em participar da campanha “Doe Sangue: Salve Vidas”, que acontecerá no Hospital Mário Covas Júnior, das 10h às 14h. A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, que está promovendo a campanha.
De autoria do Vereador Erick Pinna (PR), a Lei Municipal n° 747/2009 foi sancionada pelo prefeito, no último mês de outubro. A lei concede atendimento preferencial aos doadores de sangue em eventos culturais, estabelecimentos comerciais, bancos e casas lotéricas do município.
De acordo com a lei, será considerado doador a pessoa que fizer o procedimento pelo menos uma vez a cada seis meses. O doador deverá receber uma carteirinha que vai servir como documento comprobatório.
Quem pode doar sangue - Estão aptos a fazer a doação de sangue pessoas com idade entre 18 e 65 anos, com peso acima de 50 quilos que não tenham tido alguma doença infecto contagiosa; que não tenham tomado vacinas a menos de um mês; mulheres que não estejam grávidas ou amamentando; que não teve diagnóstico de hepatite ou outra doença transmissível, como AIDS, sífilis, chagas e malária; que não utiliza medicamentos ou consuma drogas; e que não tenha feito tatuagem, piercings ou cirurgia nos últimos dois anos.
É recomendável que o doador não esteja em jejum, evite fumar 2 horas antes, faça repouso de no mínimo 6 horas na noite anterior, não ingira bebida alcoólica nem alimentos gordurosos nas 12 horas anteriores e, se almoçar, esperar 2 horas.
Cada pessoa pode doar até 500 mililitros, sendo que a quantidade varia de acordo com o peso. Assim cada bolsa de sangue pode salvar a vida de até quatro pessoas diferentes. No dia da campanha o doador só precisa apresentar um documento com foto. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Pousada Bem Viver - Momentos Felizes

Curso de Turismo recebe estrelas do Guia do Estudante

São Sebastião - O Guia do Estudante, da Editora Abril, acaba de realizar sua 19ª Avaliação das Melhores Universidades do País. O curso de Turismo da FASS foi estrelado na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante e constará da publicação do GUIA DO ESTUDANTE Melhores Universidades 2009. Para que um curso superior receba as cobiçadas estrelas do Guia do Estudante, ele passa uma seleta equipe formada por professores, coordenadores de cursos e avaliadores do MEC. O curso de Turismo da FASS conquistou 3 estrelas.
Segundo informa o site do Guia do Estudante, não é para qualquer instituição. A publicação avalia apenas os cursos superiores que atendem a três critérios: 1) ter a titulação de bacharelado (salvo duas exceções: Pedagogia e Educação Física, que são consideradas prioritariamente as licenciaturas); bacharelado e licenciatura (ambas simultaneamente); titulação específica da profissão; e formação de psicólogo; 2) possuir turma formada há pelo menos um ano (data de conclusão da primeira turma igual ou inferior a dezembro de 2007); 3) ter turma(s) em andamento.
Para o professor Leandro Boaretto, diretor da Faculdade, a conquista das três estrelas mostra que a FASS esta no caminho certo. Nossos cursos estão indo no mesmo sentido das necessidades do mercado, que abre as portas para o primeiro emprego dos formandos.
"Este prêmio não é somente da instituição, mas sim de todo corpo docente e alunos da FASS, que em tão pouco tempo de vida consegue ser laureada com tão importante titulo." Comemora Fábio Merlin mantenedor da instituição.(Fass - Faculdade de São Sebastião)

Ibama recebe ajustes no pedido de licenciamento para ampliação do Porto de São Sebastião

São Sebastião - A CDSS – Companhia Docas de São Sebastião já protocolou no IBAMA, no último dia 30 de outubro, os ajustes solicitados pelo órgão dentro do processo deflagrado de solicitação do licenciamento ambiental do plano de expansão do Porto de São Sebastião. A informação foi repassada pelo presidente da CDSS, Frederico Bussinger, aos integrantes do CAP – Conselho da Autoridade Portuária, em sua reunião mensal realizada na última quinta-feira (05/11). O secretário municipal de Governo/Administração, Urandy Rocha Leite, representou o prefeito Ernane Primazzi na reunião, uma vez que o chefe do Executivo, também membro do CAP, estava em reunião de trabalho na capital paulista.
A expectativa, segundo Bussinger, é que dentro de 45 dias sejam iniciadas as audiências públicas para embasamento legal do licenciamento ambiental do plano de ampliação portuária no município. Esse prazo é contado a partir do momento em que o IBAMA aceitar os ajustes apresentados pela CDSS.
O presidente da companhia disse que o IBAMA recebeu um trabalho inédito de apresentação do EIA/Rima (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental). “Trata-se de um trabalho executivo preparado com linguagem gráfica e ilustrações para facilitar a sua leitura. O trabalho é inédito porque nele acrescentamos as chamadas “perguntas freqüentes”, onde levantamos pelo menos 30 importantes questões sobre o empreendimento e não fugimos de nenhuma resposta”, afirmou Bussinger.
A questão mais significativa é a estreita relação entre o plano de ampliação do porto e o novo sistema viário necessário para sua operacionalização e que engloba uma nova descida da Rodovia dos Tamoios e a construção de uma alça de acesso entre São Sebastião e Caraguatatuba. Dentro desse tema, o presidente da CDSS apresentou um quadro em que especifíca essa relação. Nele, a companhia prevê vários estágios do seu plano de expansão, acompanhados do processo de implantação do novo sistema viário de acesso ao porto, bem como os possíveis gargalos em cada um dos estágios.
“Esse novo sistema viário já foi deflagrado e também se dará em estágios diferentes. Atualmente, ele se encontra com obras no planalto da Rodovia dos Tamoios, bem como a instalação de novas pontes nessa estrada (em Jambeiro e Paraibuna), disse Bussinger. O presidente da CDSS confirmou que o plano de expansão do porto será alvo de debate na Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa de São Paulo, na próxima terça-feira e que provavelmente também será debatido na reunião do Consema (Conselho Estadual de Meio Ambiente) já marcada para o dia 17 de novembro.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Consumo de energia é tema de palestra para professores

São Sebastião - O Programa Nacional da racionalização do uso dos derivados do petróleo e do gás natural (Conpet), do Ministério de Minas e Energia, por meio da Unidade da Petrobras instalada em Caraguá, realizou a Oficina de Trabalho ‘Conpet na Escola’. Participaram do curso os professores e coordenadores das escolas municipais e estaduais do município, divididos em duas turmas: uma na sexta-feira (6) e outra no sábado (7), das 8h às 17h.
O Conpet atua em três áreas: transporte, com trabalho direcionado aos motoristas de veículos a diesel; indústria, com a criação do Selo Conpet de eficiência energética, que analisa e registra os produtos que consomem menos energia; e escola, que atua com os professores e acredita que eles sejam os multiplicadores da proposta de consumo consciente na escola e na comunidade.
O administrador do Conpet, Fábio de Andrade, ministrou uma palestra sobre energias renováveis e não renováveis; o uso consciente da energia e a cultura do desperdício, além da necessidade de mudanças no hábito das pessoas. A oficina ainda oferece uma dinâmica em grupo com a psicopedagoga Simone Gama e apresentação de vídeos institucionais.

Serviço:
O Conpet disponibiliza uma central de atendimento as dúvidas e sugestões no telefone gratuito 0800-77-00-122, de segunda à sexta-feira das 7h às 19h, ou pelo e-mail comunica.unbs@petrobras.com.br .(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Projeto do Sesi é acompanhado pela primeira dama de São Sebastião

São Sebastião - A primeira dama de São Sebastião, Roseli Primazzi, acompanhada da secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, acompanhou na tarde desta quinta-feira 5, uma das aulas do projeto “Alimente-se Bem”, do Sesi (Serviço Social da Indústria) de São Paulo.
A ação, numa parceria com a Prefeitura, envolveu as secretarias de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Cultura e Turismo e Fundo Social de Solidariedade e proporcionou 185 pessoas, divididas em oito turmas, conhecimento sobre como comer bem com pouco dinheiro.
Com sua equipe de profissionais e uma estrutura única, o Sesi possibilitou a realização das aulas, as quais ocorreram diariamente de segunda à sábado em uma unidade móvel instalada na rua das Mangueiras, na Topolândia, região central da cidade.
De acordo com Vanderson Tavares Santos, as aulas têm sido proveitosas e é sua intenção, a exemplo da comerciante Ilcéia Costa, moradora da Praia Preta, inserir as receitas no cardápio do restaurante de sua mãe. “Sou o responsável pela cozinha e por considerar mais saudáveis estas novas receitas, pretendo, sim, colocá-las no nosso cardápio”.
Ao fim do curso, cada um dos alunos receberá do Sesi, um livro composto por 200 receitas especialmente elaboradas para a disseminação do programa que, no período de 2001 a junho de 2009, beneficiou mais de um milhão de pessoas, as quais participaram dos cursos e palestras ministrados nos CATs (Centros de Atividades do Sesi e nas Unidades Móveis).(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)
 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Capoeira de Ubatuba se destaca nos Jogos Abertos de São Caetano do Sul

Ubatuba -O prefeito Eduardo Cesar recebeu a equipe de capoeira de Ubatuba, liderada pelo Mestre Junior Preguiça, em seu gabinete, nesta sexta-feira, 6. O objetivo da visita foi falar sobre os bons resultados obtidos pelos atletas nos Jogos Abertos que aconteceram na cidade de São Caetano do Sul, entre os dias 6 e 17 de outubro. A capoeirista ubatubense, Mariana Zemel Moreira, trouxe para a cidade a única medalha de ouro individual das competições. A equipe feminina também conseguiu uma boa classificação, ficando em sexto lugar.
O esporte vem se destacando em diversas competições. A equipe de Ubatuba trouxe oito medalhas de ouro e uma de bronze dos Jogos Regionais, sendo considerada uma das melhores equipes do estado, por superar municípios como São José dos Campos, Taubaté e Guarulhos. O segredo? “Muito treinamento, equipe unida e um mestre bravo”, brinca Mariana. “Essas conquistas são resultado de um trabalho que continua acontecendo. Agora, estamos treinando para os próximos jogos: Paulista e Regionais. Estamos de olho nas Olimpíadas de 2016, já que a modalidade foi aceita pelo Comitê Internacional Olímpico”, completa.
Mestre Junior Preguiça explica que a capoeira é um esporte que vem se desenvolvendo muito em Ubatuba. “Hoje, a equipe Unidos à Liberdade é o único grupo filiado à Federação Internacional de Capoeira, Confederação Brasileira de Capoeira e Federação de Capoeira do Estado de São Paulo. São 30 anos de capoeira em Ubatuba. Apesar de manter as tradições, buscamos enfocar o esporte e a competição.”
O prefeito Eduardo Cesar afirma estar contente com os resultados obtidos. “Ficamos felizes por constatar que Ubatuba está ganhando tradição em outros esportes, além do surfe. Torcemos para que a cidade conquiste cada vez mais títulos, dando aos jovens o exemplo de que dedicação e treino trazem boas recompensas, além de saúde e bem estar.” (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Promoção faz sucesso entre os passageiros do navio MSC Lírica

Ubatuba -A parceria realizada entre a Prefeitura de Ubatuba e a MSC Cruzeiros para oferecer pacotes promocionais aos passageiros que comprassem excursões durante as escalas em Ubatuba, foi considerada um sucesso tanto entre os visitantes como entre os funcionários da empresa. A chefe de excursões do MSC Lírica, Alessia Argelá, conta que nunca tinha visto nada igual: “é a primeira vez que ouço falar em uma promoção deste tipo. Estou na MSC há muitos anos, e nunca vimos nada parecido. A repercussão entre os passageiros foi ótima, portanto, transmito meus parabéns aos organizadores e colaboradores”, completou Alessia. Cerca de 4 mil passageiros foram impactados pela promoção, graças à divulgação feita pela MSC durante as saídas das escalas. Ubatuba foi divulgada no sistema de TV interno, nos jornais de bordo e através de um folder trilingue criado especialmente para explicar a promoção, que sorteou seis pacotes completos entre os passageiros.
Os contemplados tem direito a duas diárias com café da manhã para casal, duas refeições em restaurantes selecionados, um city tour, ingressos para atrações, vouchers de desconto na rede afiliada da Associação Comercial, entre outros brindes.
“A proposta criativa e inovadora de Ubatuba demonstra o grau de envolvimento que a cidade tem com a MSC Cruzeiros e este segmento em geral. É gratificante vermos este empenho para a promoção do destino, principalmente, pelas dificuldades de infraestrutura que enfrentamos nos portos brasileiros”, afirma o diretor geral para América do Sul da companhia, Roberto Fusaro.
A ação, que incentiva tanto o turismo local como o segmento de cruzeiros, contou com importantes apoios: “o apoio de parceiros foi fundamental para essa promoção. Apenas desta forma faremos o turismo de Ubatuba cada vez mais forte. Além de tudo é uma forma do turista criar um vínculo ainda maior com a cidade”, declarou o secretário municipal de Turismo, Bittencurt Jr.
A ação promocional contou com o apoio da Associação de Restaurantes de Ubatuba, do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares, da Associação Comercial e ede mpresas da cidade. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ânimo na economia

Ubatuba -A vinda dos cruzeiros movimentou a economia local nos três dias em que houve escalas do MSC Lírica. O grupo de trabalho de receptivo presente durante as escalas realizou pesquisas informais junto aos passageiros no sentido de detectar o volume médio de gastos na cidade. Foram entrevistados 60 passageiros, e foi constatado um desembolso médio de 65 reais per capita. Os itens preferidos foram os "souvenirs", seguido por bebidas (alcoólicas e sucos), sorvetes e artigos de praia (biquinis, saídas de praia, sandálias). As opções de entretenimento, como o Aquário e o Projeto Tamar também apareceram como preferenciais. Entre os tripulantes, o item preferido foi a compra de peixe fresco, o que motivou diversas visitas ao Mercado de Peixes da Ilha dos Pescadores. No total das três escalas, entre tripulantes e passageiros, cerca de 3.500 pessoas desceram a Ubatuba, gerando uma movimentação financeira em torno de 230 mil reais.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

NOTA DE PESAR

Ubatuba -A Associação Comercial de Ubatuba expressa seu profundo pesar pelo recente falecimento do empresário e amigo, Eduardo Cardoso de Lima, que infelizmente nos deixou neste sábado, dia 07.
Eduardo era proprietário da loja Center Tudo- utilidades e presentes localizada no Centro.
Neste momento de grande dor e consternação, manifestamos nossa profunda solidariedade desejando que Deus dê aos familiares e amigos a força necessária para superar a dor pela perda deste ente muito querido.
Recebam nesta hora tão difícil, nosso abraço de afeto, carinho e solidariedade.(Fonte: ACIU)

Aciu informa: Vaga de emprego

Ubatuba -Alê Acessórios Modernos está admitindo urgentemente duas vendedoras para trabalhar fixo. (sexo feminino, entre 25 e 35 anos).
As interessadas deverão levar currículo à Rua Guarani, 736- loja 13 (Lojas do Farol). Falar com Val. Durante a semana a loja abre a partir das 13h00 e aos sábados a partir das 11h00. Não abre às 4ª feiras.

Prezado associado, se sua empresa também estiver admitindo, entre em contato conosco.
(12) 3834 1449
E-mail: imprensa@aciubatuba.com.br

Para se informar sobre as outras vagas disponíveis na Aciu acesse: www.aciubatuba.com.br (Fonte: ACIU)

Nota Aciu

Ubatuba -O Sebrae informa que as palestras que seriam ministradas na Aciu nos próximos dias 09 e 11 de novembro foram adiadas.
Assim que obtivermos novas datas informaremos á todos.
Pedimos desculpas pelo transtorno causado.(Fonte: ACIU)


Semana de 06/11 a 12/11/2009
Cine Porto - 3833 -2066

Projeto"VÁ AO CINEMA"
"BRICHOS"
Desenho !!!! Ás 15:30 hs

Projeto "VÁ AO CINEMA"
"JEAN CHARLES"
Drama baseado em fatos reais!!!
C/ Selton Mello,Vanessa Giácomo!! Ás 17:20 hs

"A VERDADE NUA E CRUA"
Comédia romântica !!!
Ás 19:10 hs - 21:00 hs
O preço do ingresso p/ ver os filmes do "Projeto" é R$ 3,00

Obs: Na 2ª feira,dia 09/11,não teremos a sessão das 21:00 hs.
Toda quarta feira é dia de "QUARTA MALUCA". Todos pagam R$ 4,00
Nosso site : www.cinemasdolitoral.com.br
 

Poesia Topo

Anuncie


Lição de geografia

Nas alturas do Equador
o oceano Atlântico
sente tanta sede
ao atravessar aquelas zonas,
que abre a bocarra
e bebe todo o Amazonas.

Félix Cabral
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

REFLEXÕES DESPRETENSIOSAS

"O Orçamento Nacional deve ser equilibrado. As dívidas públicas reduzidas, a arrogância das autoridades moderada e controlada. Os pagamentos a governos reduzidos, se a Nação não quiser ir a falência. As pessoas devem novamente aprender a trabalhar, em vez de viver por conta pública".
Ao ler o texto acima os governistas de plantão, de todos os níveis, já devem estar dizendo:
"O texto deve ter sido tirado de algum discurso de político conservador, liberal, capitalista, inimigo do governo atual e crítico de Lula por causa de":
-Desequilíbrios orçamentários do governo;
-A dívida pública criada pelo desgoverno e os gastos crescentes da máquina e dos amigos do Presidente;
-Arrogância e empáfia dos governantes e de seus áulicos;
-Pagamentos e tolerâncias irracionais com os governos do Paraguai, Bolívia, Equador, Venezuela e Honduras;
-A Bolsa Família, sem controle e cobrança de retorno em educação dos filhos e orientação e promoção social;
-Os gastos com os de profissão políticos, comissionados em cargos sem a exigência de trabalharem e produzirem bens e serviços;
-As despesas com verbas de representação de deputados, senadores, governadores, prefeitos e vereadores que, encastelados no poder, fazem política e enganam o povo, contando-lhe fantasias, com dinheiro público;
-As viagens a passeio e campanhas políticas realizadas com dinheiro público e desrespeito à lei, aos cidadãos de todos os níveis e ao bom senso.
Todo isso e, muitas outras coisas, podem estar embutidas, na filosofia encerrada no texto. São erros óbvios que devem ser evitados por qualquer governo que procure o bem comum e pense no presente e no futuro do país.
Erros tão óbvios e ululantes que foram denunciados em 55 a C (antes de Cristo), ou faz 2.064 anos, pelo gênio político de MARCUS TULLIUS (CÍCERO) que viveu, entre 106 e 43 a C. Nesse ano foi assassinado por defender a ética na política administrativa do Império Romano. Império que sucumbiu minado pela corrupção política de seus governantes.
A História deve nos levar a reflexões, mesmo que sejam despretensiosas.

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba, 09 - 11 - 09.

Nossos Comerciais: Fenix Sport Bar



Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Lua e Floresta em Castelhanos  © Bruno Rochar

Lua e Floresta em Castelhanos
© Bruno Rocha

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editora: Emiliane Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor