Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 10 de Novembro de 2009 - Nº 2162 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região
-

Caraguatatuba
Saresp é adiado para os dias 17, 18 e 19
Caravana da Leitura visita Caraguá dia 17
CIEE e prefeitura terão processo seletivo para estagiários de Direito
Recicla Litoral começa nesta quinta-feira
Cenáculo do Vale e Litoral recebe mais de 8 mil pessoas.
Câmara tem pauta longa novamente
Balé Folclórico da Ucrânia apresenta-se nesta quarta-feira em Caraguá
Zambô do Movimento Negro de Caraguatatuba realiza a XII KIZOMBA de 9 a 20 de novembro
Fundacc abre inscrições para bandas e grupos musicais para eventos em 2010

Ilhabela
Confira os requerimentos aprovados na última sessão
Torneiras inteligentes, pontes ecológicas e incentivo ao esporte são temas de indicações

São Sebastião
Caravana da Leitura chega a São Sebastião com livros a R$ 1,99
Prefeitura inicia o programa "2º Expresso Caiçara" para população historicamente isolada
Boracéia recebe projeto Recreança no próximo sábado
Vereador PH quer implantação da Política Municipal de Saneamento Básico
Vereador encaminha pedidos de alunos de escola infantil para prefeitura
Projetos de PH viram lei e beneficiam a Família, professores, escolas e institui mutirões de limpeza
PH apresenta, em média, três projetos por semana

Ubatuba
Banco do Povo de Ubatuba realiza Mutirão do Microcrédito
III Mostra de Dança da escola José Simeão foi sucesso de público

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

-
 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Saresp é adiado para os dias 17, 18 e 19
Em Caraguá, 4.715 alunos da rede municipal vão fazer as provas

Caraguatatuba - A secretaria estadual de Educação remarcou as provas do Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) para a próxima semana, nos dias 17, 18 e 19 de novembro, obedecendo a mesma ordem de aplicação: português, matemática, história e geografia, respectivamente.
Previstas inicialmente para os dias 10, 11 e 12 de novembro, as provas foram adiadas porque a instituição responsável pela realização das mesmas não cumpriu o prazo previsto na licitação.
A secretaria de Educação de Caraguá informou que as aulas estão transcorrendo normalmente e que os pais foram comunicados para que enviem seus filhos às escolas.
Na próxima semana, 4.715 alunos da rede municipal vão fazer o Saresp, sendo: 70 classes do 3º ano; 68 do 5º ano; 26 do 7º ano; e 9 do 9º ano. A prova será aplicada por 175 professores. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caravana da Leitura visita Caraguá dia 17
Projeto consiste na venda de livros a preços simbólicos

Caraguatatuba - Incentivar o hábito da leitura e formar leitores em todas as classes sociais são os objetivos da Caravana da Leitura, que estará em Caraguá no dia 17 novembro, das 9h30 às 17h, na Praça Cândido Mota.
A ação do grupo "Projetos de Leitura" é realizada em parceria com a secretaria de Educação, Fundacc e tem o apoio do Ministério da Cultura. Na Caravana, serão vendidos livros de Laé de Souza, autor do projeto, por um preço simbólico de R$ 1,99.
A Caravana já percorreu diversas cidades dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Os interessados podem conhecer outros projetos de Laé de Souza no site www.projetosdeleitura.com.br.
Laé de Souza é cronista, dramaturgo, produtor cultural, bacharel em Direito e Administração de Empresas.
Serviço
Projetos de Leitura
Tel. (11) 2743 9491
contato@projetosdeleitura.com.br 

CIEE e prefeitura terão processo seletivo para estagiários de Direito
As inscrições podem ser feitas nos dias 16, 17,18 e 19 de novembro

Caraguatatuba - Estão abertas as inscrições para o processo seletivo da prefeitura de Caraguá para estágio do curso de Direito. As inscrições podem ser feitas entre os dias 16 e 19 de novembro, no CIEE - Centro de Integração Empresa-Escola, das 10h às 16h. A prova escrita será realizada no dia 21 de novembro, com início às 10h e término às 12h.
Os requisitos para as inscrições são:
" Idade mínima de 16 anos
" Ser brasileiro nato, naturalizado ou estrangeiro com visto de permanência no país
" Residir em Caraguá
" Estar matriculado no ano letivo de 2009
" Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, quando maior de 18 anos
" Não ter sido exonerado a bem do serviço público
" Não ter feito estágio por período igual ou superior a dois anos na prefeitura de Caraguá
O processo seletivo é resultado de uma parceria da prefeitura com o CIEE e tem por objetivo a formação de um quadro de reservas de estagiários.
Serviço
Local de inscrição: Av. Frei Pacífico Wagner, 653 - Centro (Unimódulo)
Telefone: 3889-1060 (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Recicla Litoral começa nesta quinta-feira
Inscrições ainda estão abertas na Associação de Moradores do Pegorelli

Caraguatatuba - Tem início nesta quinta-feira (12), às 14h, as aulas do ‘Recicla Litoral’ na Associação dos Moradores do Bairro Pegorelli (Ambap). O lançamento do programa foi no último sábado (07) e as inscrições seguem até o final do mês. Cerca de 20 pessoas já estão matriculadas.
O ‘Recicla Litoral’ compreende aulas por um ano com atividades manuais e artesanais, utilização de cascas de coqueiros, palmeiras, coco e até materiais recicláveis como papel, plásticos, garrafas pet e alumínio. Podem se inscrever jovens com idades entre 18 e 28 anos.
O programa é realizado pelo Grupo de Auxílio Civil (GAC) Albatroz, em parceria com a prefeitura de Caraguá, Fundacc, Petrobras e Ambap. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Cenáculo do Vale e Litoral recebe mais de 8 mil pessoas

Caraguatatuba - O evento realizado no Centro Esportivo Municipal Ubanldo Gonçalves, em Caraguatatuba, contou com a animação de Eugênio Jorge, do Grupo mensagem Brasil, e as presenças de Pe. Alessandro H Coelho, Vigário Geral, Pe. Marcos V Rosa, diretor espiritual da RCC diocesana e do coordenador Estadual da RCC, Reinaldo Reis entre outros.
O pregador Roberto Tannus preparou diversos temas que começaram com o ´Batismo no Espírito´.
Durante todo o dia o movimento foi grande. Um Mini Cenáculo, especialmente montado para criançada recebeu quase 500 crianças.
Às 16 horas, a Santa Missa presidida pelo Pe Alessandro, foi o ponto alto do evento. Padres da Diocese de Caraguatatuba se revezaram durante o dia no atendimento às confissões e uma equipe de intercessão permaneceu durante todo o dia, em oração.
Segundo a organização, cerca de 8 mil pessoas passaram pelo evento. Aproximadamente 4 mil participaram de toda a programação.
A equipe, coordenada por Carla Alves, coordenadora diocesano da RCC, recebeu elogio do secretário de esportes, Mario Luiz da Silva, pela forma como foi conduzido o evento e de como foram deixadas as instalações utilizada. Para o diretor espiritual, Pe Marcos Vinicius Rosa, "foi uma chuva de bênçãos a realização deste Cenáculo. Também se pode mostrar que os nossos leigos sabem e podem realizar grandes momentos como este". Luiz Gustavo, a coordenação diocesana também se disse satisfeito com o resultado: "os irmãos acolheram nosso convite e retribuíram marcando presença." (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

Câmara tem pauta longa novamente
Começam a chegar os Vetos do Executivo

Caraguatatuba - Depois de uma semana com a pauta 'curta', onde couberam até Projetos em Regime de Urgência, a Câmara Municipal de Caraguatatuba volta a apresentar a sua tradicional "Pauta Longa", com 13 (treze) Projetos. Entre as propostas constam 2 (dois) Vetos do Prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB).
Todos os projetos apresentados para a 37ª Sessão Ordinária semanal tem votação e discussão única, sendo assim distribuídos: 2 do Executivo (Vetos) sobre Projetos do Vereador Aurimar Mansano (PTB), 4 do Vereador Pedro Ivo de Sousa Tau - Pedro Ivo (DEM), 3 do Vereador José Mendes de Souza Neto - Neto Bota (PSDB), 1 do Vereador Cristian Alves de Godoi - Baduca Filho (PDT), 1 do Vereador Wilson Gobetti (PDT), 1 da Vereadora Silmara Selma Mattiazzo - Profª Selma (DEM) e 1 da Vereadora Vilma Teixeira de Oliveira Santos - Vilma do Posto (PSDB).
Os Vetos enviados pelo Prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB) fazem parte do primeiro bloco de Projetos aprovados pelos Vereadores, no caso as propostas de autoria do Vereador Aurimar Mansano que dispõe sobre a Responsabilidade Social da cidade e a execução de Pisos Drenantes em prédios públicos.
Do Vereador Pedro Ivo os projetos colocados em votação versam sobre o Adicional de Risco aos Servidores da Vigilância Sanitária, sobre a inclusão no Calendário do Dia das Vítimas da Catástrofe de 67, sobre o Programa Censo Inclusão e sobre a obrigação das empresas de transporte coletivo de adaptar elevadores para os passageiros com necessidades especiais.
O Vereador Neto Bota apresenta propostas sobre a Coleta Seletiva nas Escolas Municipais, sobre o Ensino de Xadrez nas Escolas Públicas e sobre a obrigação das empresas que prestam serviço na cidade de emplacarem seus veículos em Caraguatatuba.
O restante dos projetos tem a autoria dos Vereadores Baduca Filho (PDT), que denomina "Thereza Pecini Varago Romanini as atuais Ruas 3 (três) e 5 (cinco), localizadas no bairro de Massaguaçu. Na autoria do Vereador Wilson Gobetti a proposta autoriza o Executivo a regularizar construções clandestinas. A Vereadora Profª Silmara institui em votação o Programa Primeiro Emprego e a Vereadora Vilma do Posto sobre a criação do Parque Municipal.
As Sessões Ordinárias semanais acontecem toda terça-feira a partir das 19h30 no plenário Benedito Zacarias Arouca, na sede do Legislativo, no centro de Caraguatatuba e você pode assisti-la de várias maneiras: Ao vivo, das galerias da Câmara; pela Rádio Nova Oceânica/Jovem Pan em 670 Khz em AM ou pelo site da emissora na Internet, em www.radiooceanicaam.com.br, bastando clicar em Rádio On Line; pelo canal 72 da NET - TV a Cabo ou pelo site da Câmara na Rede Mundial de Computadores, em www.camaracaragua.sp.gov.br clicando em Câmara ao Vivo. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Balé Folclórico da Ucrânia apresenta-se nesta quarta-feira em Caraguá

Caraguatatuba - O grupo de Balé Folclórico da Ucrânia, Kviten, está em turnê pelo Brasil e se apresentará em Caraguatatuba no dia 11 de novembro no Teatro Mario Covas. Os ingressos antecipados já estão à venda no teatro a R$ 10, a partir de terça-feira (10). Na hora, os ingressos custam 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada)
Fundado em 1993, o Kviten tem como características, a variedade, a emoção, o ritmo da música, a cor nacional, o ardor juvenil, os tesouros da arte folclórica, a habilidade dos artistas. Essas são algumas das qualidades que trouxeram grande sucesso para o grupo.
A Cia. de Música e Dança da Ucrânia "Kviten" é o cartão de visitas da região de Donbass, terra da amizade internacional de um povo corajoso e alegre. É a região mais populosa da Ucrânia e com o maior potencial industrial do país.
No auge de seu sucesso o grupo visita Caraguá para brindar o nosso público com o real prazer de uma arte elevada e altamente estética. A variedade, o ardor juvenil, a emoção da música, a identidade nacional, o gosto artístico, a habilidade, os tesouros da arte folclórica são eternos e inesgotáveis e têm agregado sensibilidade ao "Kviten". (Fonte: Fundacc)

Zambô do Movimento Negro de Caraguatatuba realiza a XII KIZOMBA de 9 a 20 de novembro
De 9 a 20 de novembro estão programadas uma série de eventos visando comemorar a Semana da Consciência Negra em Caraguatatuba. São palestras, missa afro, shows musicais entre muitas ações. A realização é da Zambô do Movimento Negro

Caraguatatuba - A semana da Consciência Negra é um momento de reflexão. E a Kizomba, que significa Festa dos Negros, é uma celebração que visa integrar vários grupos de Movimentos Negros em uma reflexão acerca da trajetória da etnia e principalmente a força de sua cultura, que resistiu aos séculos de escravidão, a qual os retirou de sua mãe terra, rompeu laços familiares e transformou sua forma de ser.
A Kizomba, que este ano será a XII realizada no Município de Caraguatatuba, vem homenagear também o Rei Zumbi dos Palmares, que morreu em 20 de novembro de 1690, por lutar pela liberdade dos negros escravos deste país.
A realização é da Zambô do Movimento Negro de Caraguatatuba com a participação de Terreiros de Candomblé e Umbanda, Grupo de Danças Afro, Grupo de Música Afro, (Zambo), Grupo de Pagode Chocolate do Cavaco (Zambô), Grupo de Street Dance, Igreja Católica Catedral do Divino Espírito Santo, Igreja Católica Santo Antonio, Prefeitura Municipal, FUNDACC, Arquivo Público do Município de Caraguatatuba “Arino Sant’Anna de Barros” e UNIMÓDULO.
Confira a programação e participe!
De 09 a 13 – 19h00
Palestras e Apresentações
Escolas Estaduais: Professor Ângelo de Barros, Antonio Alves Bernardino
Dia 14 - 19h30
Missa Afro
Catedral Divino Espírito Santo
De 16 a 19 - 19h00
Palestras, exposições e apresentações do coral Dança Afro
Centro Universitário Modulo – Centro.
Dia 20 de novembro, sexta-feira
Caminhada - Zumbi dos Palmares
10h – Saída - Praça da Bíblia
11h – Chegada - Praça do Coreto
Praça Cândido Motta (Praça do Coreto - Centro)
11h30 Celebração Ecumênica
12h30 Moçambique
14h00 Samba de Roda
15h00 Show Musical
16h00 Jogo do Facão
17h00 Puxada de Rede
18h00 Maculelê
20h00 Abertura Oficial
20h30 Dança Afro Marabaxo.
21h00 Street Dance
22h00 Pagode / Samba (Fonte: Fundacc)

Fundacc abre inscrições para bandas e grupos musicais para eventos em 2010

Caraguatatuba - A Fundacc está com inscrições abertas no período de 04 de novembro a 08 de dezembro de 2009 para cadastramento de bandas e grupos musicais. Essa ação visa contratação das bandas para apresentações musicais nos eventos que acontecem no 1º semestre de 2010.
Poderá se inscrever pessoa jurídica - Banda / Grupos Musicais que forneçam nota fiscal de prestação de serviços. A Banda deve apresentar portifólio simplificado ou release, comprovando a prática musical em um dos gêneros a escolher: MPB, Pop/Rock ou Chorinho; Repertório musical da banda/grupo musical e CD ou DVD com gravação de uma música ou apresentação (serão aceitas gravações caseiras).
Os resultados da seleção serão divulgados a partir de 14 de dezembro de 2009. Mais informações podem ser obtidas na FUNDACC, na Rua Santa Cruz, 396 – Centro, de segunda à sexta-feira das 9h às 17horas ou via e-mail: fundacc@fundacc.com.br
Este edital está disponível no site: www.fundacc.com.br

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Confira os requerimentos aprovados na última sessão

Ilhabela - Os vereadores ilhabelenses, na última sessão realizada em 04 de novembro, apresentaram 14 requerimentos dentre eles:
Construções irregulares nos Borrifos - O Vereador Erick Pinna (PR) enviou um requerimento ao Executivo Municipal perguntando quais foram as providências tomadas nas obras irregulares que causaram polêmica no bairro dos Borrifos, no sul do arquipélago. Segundo o vereador, as obras estão irregulares por possuírem mais de dois pavimentos, havendo danos ambientais, legais e visuais.
Cobertura para o ponto de táxi no Perequê - Já o Vereador Jove Brito (PR) questiona se há a possibilidade de ser feita uma cobertura do ponto de táxi do bairro do Perequê. O parlamentar afirma que é um pedido dos próprios taxistas e que inclusive a reivindicação já foi protocolada na Secretaria Municipal de Obras, porém ainda não houve um posicionamento por parte da administração.
Placas de ruas – O Vereador Marcelo Santos (PPS) questiona o Executivo se há a possibilidade de serem colocadas placas que identifiquem o nome das ruas onde elas não existem. O vereador foi procurado por moradores e por policiais militares que reivindicaram a colocação de placas com nome das ruas da cidade, pois relatam que a falta de tal informação tem causado diversos transtornos, principalmente, aos policiais que não conseguem identificar as ruas quando acionados para averiguar as ocorrências.
Sem calçadas - O Vereador Roberto Timbada (PDT) pergunta ao prefeito, por meio de requerimento, como é realizada a fiscalização de terrenos e casas que não têm calçadas paralelas às ruas e avenidas, se esses terrenos e casas pagam multas por não terem calçadas e de qual forma e quando o Executivo Municipal pretende solucionar esse problema. Timbada informa que os moradores reclamam que são obrigados a transitarem pela rua, o que aumenta o risco de acidentes.
Casas em áreas de risco – O Vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto (Carlinhos-PMDB) pediu ao Executivo um levantamento e o cadastro de residências localizadas em área de risco no município e que tipo de trabalho a Defesa Civil vem fazendo junto a essas residências. Carlinhos está preocupado com as chuvas constantes, tornando o solo cada vez mais volúvel com riscos iminentes de deslizamentos.
Extensão da rede de energia elétrica no sul - O Vereador Jadiel Vieira (Keko-PTB) solicitou ao gerente da Elektro, Engenheiro Felipe de Albuquerque Valentin Chaves, a extensão da rede de energia elétrica na Rua Benedito Antonio de Oliveira, no bairro Itapecerica, região sul de Ilhabela. “A falta de iluminação vem causando numerosos transtornos aos moradores, pois a é um fator muito importante para a segurança da população, principalmente daqueles que trabalham e estudam no período noturno e que correm maior risco de serem assaltados ou de sofrerem outros atentados à sua integridade física”, justificou o parlamentar.
Telecentro paralisado – O vereador e presidente do Legislativo ilhéu, Valdir Veríssimo (PPS), enviou um requerimento ao Executivo questionando os motivos que estão impedindo o início do funcionamento da sala do Telecentro da Escola Municipal “Sebastião Leite da Silva”, no Bexiga, e quais as providências que serão tomadas visando agilizar a ativação dessa sala.
Os onze computadores que serão utilizados no Telecentro já estão no local há vários meses, porém até o momento não foram concluídos os trabalhos de instalação, impedindo o início de funcionamento do projeto, em prejuízo da comunidade local, que já poderia estar usufruindo desse benefício. Valdir ainda aponta que o risco desses equipamentos sofrerem danos por ficarem inativos por longo período. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Torneiras inteligentes, pontes ecológicas e incentivo ao esporte são temas de indicações

Ilhabela - Dentre as oito indicações apresentadas pelos vereadores na última sessão ordinária do dia 4 de novembro tiveram destaque:
Torneiras inteligentes em órgão públicos - O Vereador Carlinhos indicou a instalação de torneiras inteligentes em todos os órgãos públicos do município. De acordo com a justificativa apresentada pelo vereador, toda ação de combate ao desperdício deve ser bem vinda, sendo a substituição das torneiras uma das formas de proporcionar economia, acabando com os desperdícios.
Usina de reciclagem de entulho - Também de autoria de Carlinhos, a Indicação de nº 350 propõe a implantação de uma usina de reciclagem de entulho no município. “O acúmulo de entulho em local inadequado pode gerar problemas para a população, por outro lado o entulho pode ser usado como material de grande utilidade para a construção civil, barateando obras e melhorando o meio ambiente”, justifica Carlinhos.
Pontes ecológicas - A construção de pontes ecológicas sobre as cachoeiras da Laje e Areados, que dão acesso ao bairro do Bonete, é o tema da indicação do Vereador Jadiel Vieira (Keko-PTB). O mesmo vereador já havia apresentado a proposição nos anos de 2001, 2002, 2003 e 2004, porém, até o momento nada foi realizado. O vereador comenta que moradores do Bonete assim como turistas que se deslocam para o local são obrigados a transpor as cachoeiras sem nenhuma segurança, o que coloca em risco a integridade física das pessoas, podendo até gerar acidentes de extrema gravidade, como aconteceu na última grande chuva registrada na cidade, quando um garoto que atravessava uma das cachoeiras no momento da chuva foi carregado pela enxurrada, o que lhe ocasionou vários ferimentos.
Keko diz que a sugestão é prática e não tem grandes custos, uma vez que para construir as pontes ecológicas seria necessário investir apenas na compra de vigas, cabo de aço e tábuas.
Incentivo fiscal para projetos esportivos – O Vereador Erick Pinna (PR) indicou ao prefeito para que ele encaminhe para a Câmara Municipal um projeto de lei que dispõe sobre incentivos fiscais para apoio à realização de projetos esportivos.
Segundo Erick, a indicação é o resultado da reivindicação popular e atende e incentiva os atletas residentes em Ilhabela.
Calçamento e iluminação para o sul - O Vereador Márcio Garcia (PTB) indicou o calçamento e a iluminação da Rua João Antonio de Jesus, localizada no bairro dos Borrifos. Os moradores do local solicitaram ao vereador as benfeitorias, pois eles têm sofrido com diversos transtornos com as intempéries e, principalmente, com a falta de segurança, uma vez que existem estudantes e trabalhadores que trafegam pelo local durante a noite.
Lombadas na Água Branca - O Vereador Roberto Timbada (PDT) indicou ao Executivo a colocação de lombadas em frente à Igreja Celebrai, no bairro da Água Branca. Timbada explica que a colocação de lombadas faz-se extremamente necessária já que ocorreram dois acidentes graves no local, devido à alta velocidade que os veículos e motocicletas transitam pelo local. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Pousada Bem Viver - Momentos Felizes

Caravana da Leitura chega a São Sebastião com livros a R$ 1,99

São Sebastião - Nos dias 19 e 20 de novembro, São Sebastião recebe a Caravana da Leitura, ação que faz parte do grupo "Projetos de Leitura" e é realizada em parceria com as secretarias de Cultura e Educação dos municípios, com o apoio do Ministério da Cultura.
Em São Sebastião, dois pontos da cidade serão contemplados. No dia 19, o bairro da Topolândia, na Praça da Bíblia, das 9h30 às 17h; e no dia 20, na Praça do Coreto, próxima à Igreja Matriz, no mesmo horário.
Na Caravana, serão vendidos livros do cronista, dramaturgo, produtor cultural e também autor do projeto, Laé de Souza, por R$ 1,99.
Segundo o escritor, este preço simbólico mostra que, diferente do que a maioria acredita, o brasileiro gosta sim de ler. "O que faltam são ações contínuas de estímulo à leitura e facilitação de acesso ao livro", diz o autor, que também fará uma sessão de autógrafos.
Iniciada em 2004, a Caravana já percorreu diversas cidades dos Estados de São Paulo e Minas Gerais, sempre com grande sucesso.
Dentre as publicações que estarão expostas na tenda da Caravana, estão: "Nos Bastidores do Cotidiano", "Acredite se Quiser!", "Coisas de Homem & Coisas de Mulher", "Acontece..." e "Espiando o Mundo pela Fechadura" - crônicas curtas que retratam o cotidiano das pessoas comuns e as complexidades das relações humanas, em linguagem coloquial e abordagem bem-humorada. Há também os infantis "Quinho e o seu cãozinho", "Um cãozinho especial", "Radar, o cãozinho" e "Quinho", publicados pela Editora Ecoarte. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura inicia o programa "2º Expresso Caiçara" para população historicamente isolada

São Sebastião - Objetivando criar um corredor cultural a fim de estimular trocas, debates e principalmente democratizar o acesso a produção cultural para todos os moradores da cidade, a Prefeitura de São Sebastião inicia o programa "Expresso Caiçara", pela segunda vez no município.
De acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), desta forma será descentralizado os bens culturais gerados no centro da cidade e colocados em contato com a produção da Costa Sul e Costa Norte, historicamente isoladas, tendo como ponto de partida o produto das oficinas culturais e tradicionais da Secretaria.
Este evento acontecerá no próximo dia 14, na quadra da EMEI Branca de Neve, em Juquehy, das 14h às 18h.
Programação:
Abertura com feira de artesanato local
Artesanato das oficinas
Artesanato Indígena
14h - Recital de Violão
14h20 - Apresentação da Dança do Balaio com a 3ª Idade
14h40 - Apresentação da Oficina de Ballet
15h - Apresentação Bumba meu Boi (Alunos de Maresias)
15h30 - Apresentação da capoeira Prof. Ricardo
15h50 - Apresentação da capoeira Prof. Valdinei
16h10 - Apresentação do Coral Municipal
16h40 - Apresentação da Oficina de Dança de Rua - Prof. Volnei
17h - Sorteio de Canoa entre os pescadores do bairro de Juquehy (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Boracéia recebe projeto Recreança no próximo sábado

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião realiza no próximo sábado, dia 14, o projeto Recreança no bairro de Boracéia, na Costa Sul da cidade.
Organizada pela Secretaria de Esportes (Seesp), a iniciativa envolve inúmeras atividades lúdicas, recreativas e artísticas para divertir as crianças, principalmente aquelas de famílias carentes. O evento será desenvolvido das 13h às 17h na Escola Municipal de Boracéia.
De acordo com a programação, o Recreança terá atrações como apresentação de dança, mágico, malabares, dama e xadrez, capoeira, teatro, jogos recreativos, atividades ambientais, pintura em rosto, figuras em bexigas, brinquedos infláveis como o pula-pula, cama elástica, tobogã, piscina de bolinhas, entre outros. Além disso, a criançada também ganhará algumas guloseimas como algodão doce, pipoca, cachorro quente e sorvetes.
No mês de outubro, em comemoração ao Dia da Criança, a Seesp realizou o projeto em Boiçucanga, na EM Prof. "Antônio Luiz Monteiro", onde, apesar da chuva que caiu no dia, foram atraídas aproximadamente 700 crianças. Na ocasião, uma das apresentações que mais chamou a atenção da criançada foi a mágica. O projeto Circo Escola, desenvolvido voluntariamente no bairro, também foi outra atração que divertiu bastante os presentes.
Serviço - A Escola Municipal de Boracéia fica na alameda Mauá, s/nº, próximo a Unidade de Saúde do bairro. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Vereador PH quer implantação da Política Municipal de Saneamento Básico
Proposta surge às vésperas do término do contrato entre o município e a Sabesp. Segundo “PH”, São Sebastião não dispõe de nenhuma legislação regulamentando a questão

São Sebastião – O vereador Paulo Henrique Ribeiro Santana (PDT), o “PH”, elaborou nesta semana um requerimento que será encaminhado ao prefeito Ernane Billote Primazzi (PSC), sugerindo a implantação de uma política municipal de saneamento básico. A proposta ocorre às vésperas do término do contrato entre o município de São Sebastião e a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), estatal alvo de centenas de críticas por parte da população, entidades de classe e vereadores. O documento deverá ser lido na sessão desta terça-feira, 10.
Juntamente com o requerimento, o parlamentar encaminhou para conhecimento do chefe do Executivo uma minuta de projeto de lei complementar que institui a Política Municipal de Saneamento Básico, em vigor em diversos municípios brasileiros, que se trata de um conjunto de planos, programas e ações promovidos pelo município, isoladamente ou em cooperação com particulares ou com outros entes da Federação.
Segundo “PH”, até o momento São Sebastião não dispõe em seu ordenamento jurídico nenhuma legislação regulamentando a questão do saneamento básico. A lei sugerida pelo vereador está em vigência desde 5 de janeiro de 2007. No requerimento, ele quer saber da administração se há interesse em aproveitar o projeto de lei e, caso negativo, explicar por quais motivos. “Segundo o que preconiza a OMS, a cada R$ 1,00 investido em saneamento básico, economiza-se R$ 5,00 na área da Saúde”, disse o vereador, se referindo à Organização Mundial da Saúde.
Todos os órgãos e entidades do município, inclusive os particulares que desenvolvam serviços e ações de saneamento básico de água e esgoto em São Sebastião, terão que seguir o preconiza a lei sugerida, caso ela seja acatada e aprovada. Já os serviços públicos de limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo de águas pluviais urbanas seriam disciplinados por legislação específica, com autorização legislativa, aplicando o que preconiza a lei complementar que o vereador sugere ao prefeito.
Entre os artigos da lei, estão os que preveem a priorização da implantação e da ampliação dos serviços e ações de saneamento básico nas áreas ocupadas por populações de baixa renda; articulação com políticas de desenvolvimento urbano e regional de habitação, de combate à pobreza e de sua erradicação, de proteção ambiental, de promoção da saúde e outras de relevante interesse social, voltadas para a melhoria da qualidade de vida para as quais o saneamento básico seja fator determinante; transparência das ações, baseada em sistemas de informações, processos decisórios institucionalizados e controle social, entre outras. (Fonte: Assessoria do Vereador Paulo Henrique PH)

Vereador encaminha pedidos de alunos de escola infantil para prefeitura
Uma das cartas questiona o porque o município prioriza a pintura dos prédios públicos na cor verde e os motivos pelos quais o dinheiro não é investido na construção de casas populares

São Sebastião – A visita que alunos da escola de educação infantil “Tia Marisa” fizeram ao plenário da Câmara Municipal no último dia 4, a convite do vereador Paulo Henrique Ribeiro Santana (PDT), o “PH”, e suas respectivas sugestões, podem não ficar apenas na teoria. Na ocasião, durante a simulação de uma “sessão”, eles entregaram ao vereador diversas cartas contendo sugestões para a melhoria da infra-estrutura do município, como esgoto, lixo, iluminação pública, transporte coletivo, entre outras questões.
Uma das cartas escritas pelos alunos questiona o porque o município prioriza a pintura dos prédios públicos na cor verde e os motivos pelos quais o dinheiro não é investido na construção de casas populares. Durante a “sessão”, o vereador “PH” havia declarado que as sugestões dos alunos seriam transformadas em requerimentos ao prefeito.
Na sessão desta terça-feira, 10, o requerimento prometido pelo vereador será lido no plenário e posteriormente encaminhado ao prefeito Ernane Bilotte Primazzi (PSC). As cartas dos alunos, escritas de próprio punho, serão anexadas. O vereador é autor da proposta que resultou na lei municipal que instituiu o “Programa Câmara Municipal nas Escolas”, com a proposta de criar uma interação entre o Poder Legislativo e a classe estudantil.
Para “PH”, a atitude dos alunos é louvável e deveria ser seguida por outras escolas com o objetivo de politizar as crianças, mostrando a realidade da sociedade em que vivem. “As crianças têm um aguçado senso critico e isto deve ser respeitado, afinal, elas serão os adultos responsáveis para que a nossa cidade prospere, se assim aprenderem a reivindicar seus direitos”, destaca “PH”. Ele entende que os pedidos dos alunos da escola “Tia Marisa” é uma “leitura” da realidade que a cidade vive.
No requerimento, com base nas sugestões dos alunos, “PH” questiona quais situações podem ser resolvidas com maior urgência. Entre os questionamentos estão a segurança pública, onde há necessidade de asfaltamento, caçambas para coleta de lixo e sucatas, reforma dos pontos de ônibus, construção de casas populares, abertura de novas frentes de trabalho e mais pontos de iluminação na Vila Amélia, onde está situada a escola. (Fonte: Assessoria do Vereador Paulo Henrique PH)


Projetos de PH viram lei e beneficiam a Família, professores, escolas e institui mutirões de limpeza
As leis criam a Semana do Profissional de Educação Física, da Família, do Mutirão de Limpeza e ainda declara de Utilidade Pública as APMs de dez escolas municipais

São Sebastião – Projetos de lei de iniciativa do vereador Paulo Henrique Ribeiro Santana (PDT), o “PH”, foram sancionados nos últimos dias pelo Executivo. Agora transformados em lei, as ações criam a Semana do Profissional de Educação Física, a Semana Municipal da Família, institui a Semana do Mutirão de Limpeza e ainda declara de Utilidade Pública as APMs (Associações de Pais e Mestres) de dez escolas municipais. As semanas comemorativas passarão a fazer parte do calendário oficial de eventos do município.
A Semana do Profissional de Educação Física, criada pela lei 1.985/09, será comemorada anualmente na primeira semana do mês de setembro, ficando o dia 1º a data principal de sua programação. Segundo “PH”, o objetivo é expor, trocar e difundir conhecimentos teóricos e práticos sobre as mais variadas questões de educação física, por meio de planejamento, programação e realização de campanhas educativas, cursos, exposições, pesquisas, publicações, reuniões e seminários.
“O evento pretende ainda conscientizar a importância da prática de atividade física regularmente, de forma sistematizada e orientada e contribuir para a valorização do profissional de educação física”, explica o vereador.
Já a Semana Municipal da Família foi criada pela lei 1.984/09. Ela será comemorada anualmente na semana seguinte ao Dia dos Pais. Durante o período, as escolas do município, assim como as entidades públicas e privadas, poderão realizar eventos como campanhas educativas, palestras, seminários, cerimônias e solenidades diversas enfocando sempre o valor e a importância da família.
Mutirão de Limpeza - A lei 1.983/09 institui a Semana do Mutirão de Limpeza. Seu artigo 1º prevê que a prefeitura, por intermédio das secretarias municipais do Meio Ambiente e das Administrações Regionais, fica autorizada a instituir o evento no calendário oficial do município, que será realizado na semana que antecede o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado anualmente em 5 de junho.
Durante a semana do Mutirão de Limpeza, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, organizará campanhas educativas nas escolas públicas e privadas e em todos os bairros da cidade, com o objetivo de criar uma mentalidade de higiene pública, além de outros trabalhos promocionais referentes ao tema.
APMs - O executivo também sancionou e promulgou a lei 1.980/09, a partir de projeto de lei de autoria de “PH”, que declara de utilidade pública as APMs (Associações de Pais e Mestres) das escolas municipais Canto do Mar, “Henrique Botelho”, Camburi, “Maria da Conceição de Deus Santos” (Sertão do Camburi), “Sementinha” (Camburi), Juquehy, “Peraltinha” (Boraceia), “Professora Sebastiana Costa Bittencourt” (Barra do Una), “Pirlim-Pim-Pim” (Barra do Uma) e “Professora Maria Virgínia Silva” (Barra do Una).
De acordo com a nova lei, as entidades, salvo motivo justificado, a critério do chefe do Poder Executivo, deverão apresentar até 30 dias após o término do convênio, ao órgão competente da Prefeitura de São Sebastião, relatório circunstanciado dos serviços prestados à coletividade no ano precedente. O convênio será extinto caso as APMs deixem de cumprir as exigências por três anos consecutivos, substitua os fins estatutários ou negue-se a prestar os serviços. (Fonte: Assessoria do Vereador Paulo Henrique PH)

PH apresenta, em média, três projetos por semana

São Sebastião - O vereador “PH” vem protocolando uma média de três projetos de lei por semana no Legislativo. As proposituras seguem para análise das comissões permanentes da Câmara, que verificam a legalidade ou não das propostas. Os pareceres das comissões são aprovados em plenário. Na sessão seguinte, é o projeto que passa por votação dos vereadores. Quando aprovados, são encaminhados para o Executivo. Cabe ao prefeito sancionar (acatar) ou vetar (rejeitar) os projetos.
Entre outros projetos que estão sob análise do Legislativo, estão os que criam o Dia do Porto, que determina as condições para a realização de exposições, feiras, eventos e similares promovidos em São Sebastião, que institui a Semana de Incentivo à Doação ao Fundo Municipal para a Criança e o Adolescente; de Incentivo à Leitura e de Educação e Educação no Trânsito.
Também estão em tramitação os projetos que tratam sobre a inclusão da matéria “Noções Iniciais de Turismo” no currículo das escolas municipais e que determina a cassação dos alvarás de funcionamento de casas de diversões, boates, casas de shows, hotéis, motéis, pensões, bares, restaurantes e estabelecimentos congêneres que permitirem a prática ou fazem apologia, incentivo, mediação ou favorecimento da prostituição infantil. (Fonte: Assessoria do Vereador Paulo Henrique PH)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Banco do Povo de Ubatuba realiza Mutirão do Microcrédito
É possível conseguir crédito para comprar ou consertar equipamentos e até mesmo formalizar pequenas empresas. Os juros são de apenas 0,7% ao mês

Ubatuba - O Banco do Povo de Ubatuba está participando do 2º Mutirão do Microcrédito, promovido pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) até o dia 18 de novembro, em 425 municípios. O objetivo do Mutirão do Microcrédito é realizar, no mínimo, 1,5 mil empréstimos até o dia de encerramento da ação. O mutirão faz parte de um conjunto de medidas do Banco do Povo Paulista (BPP), que beneficia micro e pequenos empreendedores por meio da concessão de empréstimos.
Implantado há mais de uma década, o BPP propõe inclusão social e auto-sustentação. Sua taxa de juros, que era de um por cento ao mês, caiu para 0,7% em setembro.
O primeiro Mutirão do Microcrédito, em novembro de 2008, totalizou 1225 operações, com valor financeiro igual a R$ 5 milhões.
Requisitos - Para conseguir um financiamento, é preciso estar produzindo no município há mais de seis meses, com firma aberta ou não; residir ou ter negócio há mais de dois anos no município e ter endereço fixo; não ter restrições cadastrais no nome (SCPC/SERASA); ter faturamento bruto de até R$ 240.000,00 nos últimos 12 meses; ser maior de idade ou emancipado e ter avalista sem restrições cadastrais.
O Banco do Povo Paulista não financia pagamento de dívidas; crédito pessoal; crédito imobiliário; aquisição de mercadorias sem nota fiscal; aquisição de veículos para passeio ou para locomoção diária, salvo se o veículo for estritamente necessário para o negócio; nem mão-de-obra e encargos sociais diretamente alocados ao empreendimento formal ou informal; equipamentos usados financiados diretamente de pessoa física; empreendimento que execute atividade ilegal, como a comercialização de produtos contrabandeados, marcas piratas, itens que firam a legislação ambiental, entre outros e aquisição de participação societária.
O Banco do Povo Paulista localiza-se na Rua Dona Maria Alves, 865 no prédio da Prefeitura de Ubatuba. Os telefones para contato são (12) 3833.7880 e 3833.7884. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

III Mostra de Dança da escola José Simeão foi sucesso de público
Do ballet clássico à dança do ventre, várias modalidades de dança passaram pelo palco que se tornou a quadra da escola

Ubatuba - No último sábado, 7, a quadra da escola municipal Professor José de Souza Simeão, no bairro do Taquaral, transformou-se em um verdadeiro palco para a dança. Vários grupos se apresentaram durante a noite, em uma festa de muita cor e brilho, com vários estilos musicais e performances diferenciadas.
As escolas municipais Governador Mario Covas, Madre Maria da Glória e Maria Josefina Giglio também fizeram parte desta terceira edição da Mostra de Dança organizada pela escola José Simeão, com coreografias desenvolvidas pelas alunas e alunos do ensino fundamental destas unidades escolares.
As alunas do Grupo de Dança da escola anfitriã realizaram uma apresentação de dança clássica, sob a regência da bailarina e monitora Vanessa Aparecida de Souza, que recebeu muitos aplausos do grande número de pessoas presentes ao evento.
Além da participação dos grupos de dança das escolas municipais, várias academias e grupos de dança do município também levaram suas coreografias para a quadra da escola. Houve também a participação dos dançarinos da Academia Cleyton Lima, de Taubaté, que realizaram apresentações de dança contemporânea. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Semana de 06/11 a 12/11/2009
Cine Porto - 3833 -2066

Projeto"VÁ AO CINEMA"
"BRICHOS"
Desenho !!!! Ás 15:30 hs

Projeto "VÁ AO CINEMA"
"JEAN CHARLES"
Drama baseado em fatos reais!!!
C/ Selton Mello,Vanessa Giácomo!! Ás 17:20 hs

"A VERDADE NUA E CRUA"
Comédia romântica !!!
Ás 19:10 hs - 21:00 hs
O preço do ingresso p/ ver os filmes do "Projeto" é R$ 3,00

Obs: Na 2ª feira,dia 09/11,não teremos a sessão das 21:00 hs.
Toda quarta feira é dia de "QUARTA MALUCA". Todos pagam R$ 4,00
Nosso site : www.cinemasdolitoral.com.br
 

Poesia Topo

Anuncie


Lição de geografia

Nas alturas do Equador
o oceano Atlântico
sente tanta sede
ao atravessar aquelas zonas,
que abre a bocarra
e bebe todo o Amazonas.

Félix Cabral
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Sogras...

1) A garota chega pra mãe, reclamando do ceticismo do namorado.
- Mãe, o Mário diz que não acredita em inferno.
- Case-se com ele, minha filha, e deixe o resto comigo!
---------------------------------------------------------
2) O homem leva um susto ao ouvir de sua cartomante:
- Em breve sua sogra morrerá de forma violenta.
Imediatamente ele pergunta à vidente:
- Violentamente? E eu? Serei absolvido?
------------------------------------------------------------
3) Um homem encontra seu amigo na rua e lhe diz:
- Cara, você é igualzinho a minha sogra, a única diferença é o bigode!

O amigo fala:
- Mas eu não tenho bigode!
- É, mas a minha sogra tem.
------------------------------------------------------------
4) Um cara foi à delegacia e disse:
- Eu vim dar queixa, pois a minha sogra sumiu.
O delegado pergunta:
- Há quanto tempo ela sumiu?
- Duas semanas - respondeu o genro.
- E só agora é que você vem dar queixa?
- É que custei a acreditar que eu tivesse tanta sorte!
------------------------------------------------------------
5) A sogra do cara morreu. Um amigo perguntou:
- O que fazemos? Enterramos ou cremamos?
- As duas coisas. Não podemos facilitar!
-----------------------------------------------------------
6) O cara voltava do enterro de sua sogra quando, ao passar por um prédio em obras, um tijolo caiu lá de cima e quase acertou a cabeça dele... O homem olhou pro céu e gritou:
- Já chegou aí, sua desgraçada!!! Felizmente ainda continua com má pontaria!
-----------------------------------------------------------
7) - Querido, onde está aquele livro: 'Como viver 100 anos? '
- Joguei fora!
- Jogou fora? Por quê?
- É que a sua mãe vem nos visitar amanhã e eu não quero que ela leia essas coisas!
------------------------------------------------------------
8) Na sala de espera de um grande Hospital, o médico chega para um cara muito nervoso e diz:
- Tenho uma péssima noticia para lhe dar... A cirurgia que fizemos em sua mãe...
- Ah!, ela não é a minha mãe... É a minha sogra, doutor!
- Nesse caso, então, tenho uma boa noticia para lhe dar!
------------------------------------------------------------
9) O cara chega pro amigo e fala:
- Minha sogra morreu e agora fiquei em dúvida. Não sei se vou trabalhar ou se vou pro enterro dela.... O que é que você acha?
E o amigo:
- Primeiro o trabalho, depois a diversão!!!
------------------------------------------------------------
10) O sujeito bate à porta de uma casa e assim que um homem abre ele diz:
- O senhor poderia contribuir com o Lar dos Idosos?
- É claro! Espere um pouco que eu vou buscar a minha sogra!
------------------------------------------------------------
11) Qual a punição por bigamia?
- Duas sogras
------------------------------------------------------------
12) A mulher comenta com o marido:
- Querido, hoje o relógio caiu da parede da sala e por pouco não bateu na cabeça da mamãe...
- Maldito relógio! Sempre atrasado!!!
 

Nossos Comerciais: Fenix Sport Bar



Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Maranduba  © Valter Ely Marostica

Maranduba
© Valter Ely Marostica

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editora: Emiliane Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor