Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 16 de Novembro de 2009 - Nº 2165 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região
-

Caraguatatuba
9ª etapa da Campanha Voluntária de Sangue será dia 19

Caraguá se prepara para o Natal
Municípios filiados à Amprogás discutem crescimento do Litoral Norte
Alunos de Caraguá presenteiam nove países com boneca caiçara
Caraguá Cultural: Exposição, Espeteculo Teatral para Crianças e Adultos
Exposição individual “Márcio Pannunzio – Gravuras”
Zambô do Movimento Negro de Caraguatatuba realiza a XII KIZOMBA

Consciência Negra é Tema da Semana de História no Módulo
Gobetti quer melhor atendimento aos portadores de deficiência visual
Projeto ATENDA de Kazon esteve no Jaraguazinho
Silmara quer criar o programa “primeiro emprego”
Vilma quer informações sobre o VIVALEITE

Câmara realiza Audiência Pública sobre Orçamento
Ploc, A Borboleta Mais Linda Que Eu Já Vi

Ilhabela
Comissão Municipal de Emprego quer trazer PAT para Ilhabela
Fim de semana esportivo em Ilhabela: futebol, corrida de rua e natação
Secretaria de Saúde de Ilhabela fará ação de conscientização sobre a Dengue
Ilhabela recebe o 1° Encontro da Marcha Mundial pela Paz e pela Não-Violência do Litoral Norte
Posto Sebrae de Ilhabela prepara palestra para empresários e futuros empreendedores
Prefeitura de Ilhabela realiza pintura da quadra do Borrifos
Professores da rede pública realizam curso de formação para Educação à Distância
Última etapa do Circuito Ilhabela de Corrida de Rua promete muita disputa no domingo
Ampliação do Porto é tema de audiência na Assembléia Legislativa
Vereadores prestigiam campanha de doação de sangue
Associação de Bartenders do Litoral forma nova turma.

São Sebastião
Já estão abertas as inscrições para exame supletivo 2009

Esporte, artes e eventos culturais animam São Sebastião no fim de semana
Feira das Nações será realizada em Boiçucanga no próximo sábado
Vereador PH quer implantação da Política Municipal de Saneamento Básico

De olho no meio ambiente, “PH” elabora projeto para instituir o Programa Agenda 21 no município

Ubatuba
Fundart Informa

Aciu informa: Vagas de emprego
Ubatuba participa dos Jogos Estaduais dos Idosos, em Piracicaba
Eduardo Cesar visita obra do teatro que está sendo construído no Centro do Professorado de Ubatuba
Combate ao mosquito da dengue continua em Ubatuba
A cantora, compositora e intérprete Andréia Dias encantou o público ubatubense

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

-
 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

9ª etapa da Campanha Voluntária de Sangue será dia 19

Caraguatatuba - O Rotary Clube Poiares, em parceria com a prefeitura de Caraguá, promove a 9ª etapa da Campanha Voluntária de Sangue. O evento acontece no dia 19 de novembro, a partir das 9h, no Colégio Dom Bosco.
O sangue recolhido no município é encaminhado ao Hemonúcleo de Taubaté, banco de sangue referência do Litoral Norte. Caraguá possui um estoque básico que é abastecido durante todo o ano pelo Hemonúcleo.
A coleta ocorre três vezes no ano: março, julho e novembro. “O que motivou a campanha agora no final do ano é a alta temporada”, explica a presidente do Rotary Poiares, Liriane Costa Bellato. “É importante contribuir com a Campanha nessa época, pois a demanda é três vezes maior do que o normal, conclui.
A expectativa dos organizadores é atingir a meta de 150 bolsas coletadas. Na última etapa foram coletadas 120 unidades. Para diminuir o tempo de espera, as senhas serão entregues inicialmente às 9h, com o término previsto para às 11h.
Para a presidente, o ideal é que todas as pessoas que comparecerem estejam aptas para doar. Na campanha anterior, dos 179 voluntários apenas 126 concluíram a doação.
Após a doação, é necessário evitar atividades físicas de esforço e ingerir muito líquido. O doador que faltar no serviço para participar da ação, terá a sua falta abonada com um atestado.
O Colégio Dom Bosco está localizado na rua Santos Dumond, 231 – centro.

Para doar é necessário:

-Ter idade entre 18 e 65 anos e pesar mais de 50 Kg;
-Estar em boas condições de saúde;
-Ter repousado no mínino seis horas na noite anterior à doação;
-É indispensável à apresentação de um documento de identidade ou equivalente com foto;
-Não é necessário jejum, porém antes de doar, evitar alimentos pesados, gordurosos e derivados do leite. Após o almoço, aguardar o período de quatro horas;
-Pessoas que tomaram vacinas deverão aguardar pelo menos 30 dias para doar;
-Tatuagens e piercings são impedidos para doação durante o período de 12 meses, ou seja, um ano.

Não poderão doar:
-Pessoas que contraíram doenças infectocontagiosas (doenças transmissíveis pelo sangue);
-Pessoas que fizeram uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
-Pessoas que fazem uso contínuo de medicações e /ou qualquer tipo de drogas;
-Mulheres grávidas ou em período pós parto até seis meses, ou amamentando;
-Pessoas que apresentam convulsões na idade adulta. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá se prepara para o Natal

Caraguatatuba - Luzes, árvores e anjos vão enfeitar a cidade para as festas de fim de ano. Os preparativos para a decoração natalina, elaborada e executada pela secretaria de Turismo, Fundacc (Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba) e Associação Comercial), já iniciaram essa semana. A previsão é que até o início de dezembro, tudo esteja pronto para iluminar as noites dos moradores e visitantes.
O espírito do Natal estará presente logo na entrada da cidade (na rotatória da rodoviária) com uma árvore com 10 metros de altura, toda iluminada com leds azuis. Os trevos do bairro Poiares, Camaroeiro e Massaguaçú serão enfeitados com árvores, de oito metros de altura, decoradas com lâmpadas brancas.
A atração na Praça do Caiçara, no centro, promete ser o presépio de areia, que será confeccionado a quatro mãos pelo presidente da Associação dos Artesãos, Nivaldo Julião de Moura, e pelo artista plástico Ronaldo Lopes, de Itanhaém. As dez peças, que terão dois metros de altura cada, começam a ser elaboradas a partir da próxima semana e todos estão convidados a assistir. A praça também ganhará uma árvore, de cinco metros de altura, iluminada com leds brancos.
Para reforçar os votos de Boas Festas, na frente do museu será instalado um cartão de Natal, com nove metros de altura. Já a Praça Candido Mota será enfeitada com anjos e presépio. As árvores naturais da Praça Diógenes Ribeiro de Lima, onde fica a secretaria de Turismo, serão iluminadas por spots de luzes verde.
A avenida da praia, sempre enfeitada pelo mar, ganhará o reforço de adereços nos formatos de sino, Papai Noel e anjos nos postes de iluminação.
No dia 5 de dezembro deve chegar aquele que não pode faltar - Papai Noel. Até o dia 24 de dezembro, o Bom Velhinho vai receber todas as crianças, recolher as cartinhas com pedidos de presentes e distribuir balas e guloseimas, das 16h às 22h, na Praça do Caiçara.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Municípios filiados à Amprogás discutem crescimento do Litoral Norte

Caraguatatuba - O auditório da Fundacc recebeu nesta sexta-feira (13) a segunda reunião ordinária da Associação dos Municípios Produtores de Gás Natural da Bacia de Santos (Amprogás), em que Caraguá participa juntamente com Ilhabela, Ubatuba, Peruíbe e Iguape. Representantes de Ubatuba e São Sebastião também estiveram presentes como convidados da associação.
Foram abordados os recentes investimentos da Petrobras na região, os novos marcos regulatórios do Pré-Sal e o Projeto Mexilhão: implantação da plataforma, Unidade de Tratamento de Gás (UTGCA) e o gasoduto. Estiveram presentes prefeitos de cidades da região, deputados estaduais e federais e secretários municipais.
Estiveram presentes os prefeitos Antonio Carlos (Caraguá), Toninho Colucci (Ilhabela), Ernane Primazzi (São Sebastião) Maria Elizabeth (Iguape), Milena Bargieri (Peruíbe) e os vice-prefeitos de Caraguá Antonio Carlos Júnior e de Ubatuba, Rui Teixeira. Também marcaram presença os deputados Davi Zaia, Mozart Russomano e Arnaldo Jardim.
O prefeito de Caraguá Antonio Carlos participou do debate com os convidados. Em seu pronunciamento, ele destacou que as discussões regionais são fundamentais para a população.
Antonio Carlos sugeriu que as lideranças do Litoral Norte envolvam as universidades e demais interessados em elaborar projetos que potencializem o turismo da região. “O Litoral Norte é muito importante não só para o Estado de São Paulo, mas também para o país”, destacou.
O deputado federal Arnaldo Jardim sintetizou aos prefeitos presentes sobre o panorama dos investimentos da Petrobras, repasses de royalties aos municípios produtores e a porcentagem de distribuição desses recursos.
Ao término da reunião, o presidente da Amprogás e prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, convidou todos os presentes para um seminário da Comissão Especial de Petróleo e Gás Natural (Cespeg), que será no dia 25 de novembro (quarta-feira), em Santos. O evento vai debater ações voltadas ao desenvolvimento das atividades petrolíferas no litoral paulista.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Alunos de Caraguá presenteiam nove países com boneca caiçara


Caraguatatuba - Comitiva formada por dois estudantes e uma professora de Caraguá viaja cerca de 15 horas no dia 22 de novembro (domingo) com destino à Nice, na França. Os alunos representam o município no prêmio Aldo Papone que, neste ano, desenvolveram o projeto “Turismo Esportivo e Desportivo”, com foco no potencial da cidade para a prática dos mais diversos esportes, seja na terra, no mar ou no ar.
Na Europa, os alunos vão presentear com uma boneca ‘Maria Caiçara’ os outros países participantes do mesmo prêmio: Canadá, Hong Kong, Hungria, Irlanda, Jamaica, Quenia, Rússia, Africa do Sul e Reino Unido. Além disso, eles vão apresentar o passo a passo do desenvolvimento do trabalho em conjunto e também um vídeo institucional com imagens das atividades.
A comitiva é formada por estudantes do Ensino Fundamental 2 (do 6º ao 9º ano) das escolas: Antonia Antunes Arouca, do Massaguaçu; Maria Thereza de Souza Castro, do Jetuba; e Benedita Pinto Ferreira, do bairro Casa Branca. O prêmio é concedido pela Academia de Viagens e Turismo (AVT) e pela Universidade de São Paulo (USP).
A ideia dos estudantes foi destacar a estrutura que a cidade possui para a prática esportiva como mais um atrativo aos turistas. O projeto contempla capacitação dos agentes turísticos começando pela própria sala de aula, que leva aos alunos o conhecimento da geografia e da história do município e de sua vocação turística.
O trabalho dos alunos de Caraguá realça, entre outros esportes, a prática de voo livre, skate, kart, bicicross, tênis, trilhas, vôlei de praia, futebol de areia e natação.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá Cultural: Exposição, Espeteculo Teatral para Crianças e Adultos

Caraguatatuba - Exposição “Márcio Pannunzio – Gravuras”
De 13 de novembro a 13 de dezembro
O MACC-Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba apresenta a exposição com obras de xilogravuras de pequenas dimensões, linoleografias, calcografias, monotipias, desenhos a nankin e impressões digitais em vinil. Curadoria de Fernando Braun.
Márcio Pannunzio, que reside em Ilhabela desde 1989, é um dos gravadores brasileiros de presença mais constante em mostras internacionais de gravura; participou de mais de uma centena ao longo de duas décadas. A visitação é de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. A entrada é franca.
Realização: Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo - Programa de Ação Cultural 2008, Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, Fundacc, Museu Arte e Cultura de Caraguatatuba e Cooperativa Cultural Brasileira.

Encerramento das Oficinas Culturais de Teatro
CENTRO CULTURAL “MARISTELA DE OLIVEIRA” - FUNDACC
17/11 - terça - 15h
Cientistas Malucos (Oficina Travessão - Ulysses Piter)
18/11 - quarta - 15h
Pedro Malazartes (Oficina Centro - Ângelo Pereira)
19/11 - quinta - 15h
Mais eventos? Acesse www.fundacc.com.br (Fonte: Fundacc)

Exposição individual “Márcio Pannunzio – Gravuras”

Caraguatatuba - O MACC - Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba apresenta de 13 de novembro a 13 de dezembro a mostra Márcio Pannunzio – Gravuras, com xilogravuras de pequenas dimensões, linoleografias, calcografias, monotipias, desenhos a nankin e impressões digitais em vinil.
Apesar de o Brasil ser reconhecido internacionalmente como berço de artistas gravadores inspirados e talentosos como Osvaldo Goeldi, Lívio Abramo, Marcelo Grassmann, Gilvan Samico, Evandro Carlos Jardim, Maria Bonomi entre tantos outros, a gravura é, infelizmente, quase desconhecida entre nós. A maior parte das pessoas sequer sabe o significado da palavra gravura, confundindo-o com o de figura ou imagem impressa. Nas artes plásticas, gravura é um gênero de arte cuja principal característica reside em possibilitar a reprodução de uma mesma obra repetidas vezes, o que por sua vez permite uma ampla difusão dessa mesma obra e, comercialmente, torna sua posse acessível a um número grande de colecionadores de arte.
O artista trabalha sobre um suporte chamado pela própria natureza da técnica, de matriz, podendo ela ser dos materiais mais diferentes possíveis: madeira, cobre, zinco, acrílico... ou até mesmo digital, quando se empregam recursos de computação gráfica. Nessa matriz, através de técnicas específicas de gravação, o artista elabora a imagem que será reproduzida seriadamente. Em geral, a impressão é feita em papel, o que facilita o transporte e a exposição; devido a essa facilidade, no mundo inteiro acontecem com regularidade exposições reunindo gravuras de todas as culturas, levando o público a conhecer poéticas visuais ricas e singulares.
Mário Pannunzio pratica preferencialmente a técnica da xilografia de topo, técnica de incisão a buril, em matrizes de madeira em disco, exigindo do artista grande precisão e virtuosismo.
Cria obras figurativas, de desenho minucioso e intrincado semelhantes às iluminuras – ilustrações religiosas medievais. Porém, diferentemente delas, sua contemplação não é fácil num primeiro momento. Isso, em parte por causa da informação visual excessiva, confundindo o olhar e, em parte, pela crueza dos temas abordados; aqueles, contudo, que perseverarem no olhar, vivenciarão uma experiência estética instigante.
A cupidez desbragada e desumana dos inescrupulosos, a miséria moral, a alienação, a massificação, o consumismo exacerbado, estão todos eles impiedosamente desnudados nessas imagens quase minúsculas impressas em papéis fragilíssimos endossando o caráter de arte engajada e contestatória da gravura que a mantêm sempre instigante e atual.
Emoldurando e complementando a exibição das xilogravuras, serão mostradas obras criadas em outras técnicas. As linoleografias foram gravadas em placas de borracha sintética; calcografias foram criadas pelo uso do buril e ponta seca em placas de cobre e placas acrílicas. Monotipias empregaram o recurso do decalque de papel sobre vidro previamente entintado com tinta tipográfica. As impressões digitais em vinil experimentam as possibilidades de transformação de tamanho do trabalho xilográfico e calcográfico usando novas tecnologias.
Fotografias documentando as várias etapas de criação das gravuras, bem como matrizes e instrumentos de gravação serão exibidos para permitir aos visitantes uma melhor compreensão do processo de criação das obras.
Márcio Pannunzio, que reside em Ilhabela desde 1989, é um dos gravadores brasileiros de presença mais constante em mostras internacionais de gravura; participou de mais de uma centena ao longo de duas décadas. Ganhou prêmios doze vezes, entre eles, na XYLON 12 – International Triennial Exhibition of Artistic Relief Printing (Suíça), na Biennale Internationale d’Estampe Contemporaine de Trois-Rivières, Première Édition (Canadá) e no 3º Concurso Internacional de Minigrabado “Ciudad de Ourense” (Espanha).
O evento conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo - Programa de Ação Cultural 2008, da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, do Museu Arte e Cultura de Caraguatatuba e da Cooperativa Cultural Brasileira.

Serviço: Individual de gravuras de Márcio Pannunzio com curadoria de Fernando Braun
de 13 de novembro a 13 de dezembro de 2009
de terça-feira a domingo, das 10h às 18h
Museu Arte e Cultura de Caraguatatuba
Praça Cândido Motta, 72, Caraguatatuba, SP
Informações: tel. (12) 3883 9980(Fonte: Fundacc)

Zambô do Movimento Negro de Caraguatatuba realiza a XII KIZOMBA

Caraguatatuba - A semana da Consciência Negra é um momento de reflexão. E a Kizomba, que significa Festa dos Negros, é uma celebração que visa integrar vários grupos de Movimentos Negros em uma reflexão acerca da trajetória da etnia e principalmente a força de sua cultura, que resistiu aos séculos de escravidão, a qual os retirou de sua mãe terra, rompeu laços familiares e transformou sua forma de ser.
A Kizomba, que este ano será a XII realizada no Município de Caraguatatuba, vem homenagear também o Rei Zumbi dos Palmares, que morreu em 20 de novembro de 1690, por lutar pela liberdade dos negros escravos deste país.
A realização é da Zambô do Movimento Negro de Caraguatatuba com a participação de Terreiros de Candomblé e Umbanda, Grupo de Danças Afro, Grupo de Música Afro, (Zambo), Grupo de Pagode Chocolate do Cavaco (Zambô), Grupo de Street Dance, Igreja Católica Catedral do Divino Espírito Santo, Igreja Católica Santo Antonio, Prefeitura Municipal, FUNDACC, Arquivo Público do Município de Caraguatatuba “Arino Sant’Anna de Barros” e UNIMÓDULO.
Confira a programação e participe!

De 16 a 19 - 19h00
Palestras, exposições e apresentações do coral Dança Afro
Centro Universitário Modulo – Centro.

Dia 20 de novembro, sexta-feira
Caminhada - Zumbi dos Palmares
10h – Saída - Praça da Bíblia
11h – Chegada - Praça do Coreto

Praça Cândido Motta (Praça do Coreto - Centro)
11h30 - Celebração Ecumênica
12h30 - Moçambique
14h00 - Samba de Roda
15h00 - Show Musical
16h00 - Jogo do Facão
17h00 - Puxada de Rede
18h00 - Maculelê
20h00 - Abertura Oficial
20h30 - Dança Afro Marabaxo.
21h00 - Street Dance
22h00 - Pagode / Samba(Fonte: Fundacc)

Consciência Negra é Tema da Semana de História no Módulo

De 16 a 19/11, o Centro Universitário Módulo realizará a Semana de História da Instituição. Com o tema "A consciência negra nos 120 anos de República", o evento educativo tem por objetivo abrir um espaço de discussão e reflexão sobre as questões raciais, políticas, sociais e culturais do Brasil durante esse período em suas mais variadas vertentes, especialmente na região de Caraguatatuba e em todo o Litoral Norte de São Paulo.
Alunos do Ensino Médio público e particular, egressos do Módulo e todos que busquem na cultura um caminho para transformação social estão convidados para debater a defesa da pluralidade cultural e ética no Brasil, o estímulo a valorização dos elementos que compõem a cultura brasileira e a recuperação dos aspectos da vida política e social ao longo dos 120 anos de República.
Para participar do encontro e assistir as apresentações, palestras e debates com total possibilidade de interação, os interessados devem comparecer ao campus Centro da Instituição a partir das 19h. Para mais informações, consulte www.modulo.edu.br

Semana de História – Consciência Negra nos 120 anos de República
Local: Centro Universitário Módulo
Endereço: Av. Frei Pacífico Wagner, 653 - Centro - Caraguatatuba/SP Informações: www.modulo.edu.br 

Gobetti quer melhor atendimento aos portadores de deficiência visual

Caraguatatuba - Com o objetivo de preservar o direito de escolaridade para que não aconteça à exclusão no ensino aos deficientes visuais, o vereador Wilson Gobetti, do PDT, protocolou na Câmara Municipal um requerimento, solicitando informações ao Executivo em relação ao tratamento oferecido aos portadores.
Segundo o parlamentar, que por duas vezes foi presidente do Legislativo em Caraguatatuba, a propositura é totalmente justificável, em vista da atenção especial que merece os deficientes.
“A população de Caraguá como um todo merece um cuidado por parte das autoridades. É evidente que aqueles que têm alguma deficiência física, seja ela qual for, precisam ter um outro tratamento diferenciado. Isso não é discriminar, mas, sim, oferecer melhor condição de vida”, argumentou Gobetti.
No requerimento de nº 556/2009, o vereador pergunta ao Executivo se no município existe alguma sala de ensino, que seja especificamente para ensino em braile e se existe demanda.
Em outro questionamento, Gobetti, que atualmente trabalha em seu terceiro mandato, quer saber se caso exista a supracitada sala, qual a sua localização e quantas vagas oferecem para os portadores de deficiência visual.
“Aguardo a administração pública a nos passar as informações solicitadas com uma resposta positiva ao pedido formulado. Lembramos que o que se busca sempre é dar uma melhor qualidade de vida aos munícipes, e eu tenho o dever de lutar por eles”, comentou.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Projeto ATENDA de Kazon esteve no Jaraguazinho

Caraguatatuba - Em mais uma edição do Projeto ATENDA, dessa vez no Jaraguazinho, o vereador Omar Kazon, na última quinta-fera, pôde conferir as necessidades da comunidade.
Muitos moradores compareceram ao ponto de encontro para levar suas reivindicações, que foram anotadas pela equipe de assessores do parlamentar e atual presidente da Câmara de Caraguá.
Problemas como desnível na rua, iluminação pública, drenagem de água, reparo na pavimentação foram expostos pelo senhor Geraldo Luciano Bezerrim, membro da diretoria da associação de moradores do bairro.
Voluntário do Projeto Garoto Bom de Bola, Evandro Nascimento pediu para que na quadra da escola Professor Jorge Passos seja construído banheiros e vestiários.
Já Angelita Leda da Costa, mãe de duas jovens, solicitou a construção de um Centro Comunitário no Jaraguazinho. Visando a integração dos moradores, Omar Kazon gostou da idéia e já busca alternativas para levar o pedido ao Executivo.
“Um Centro Comunitário seria excelente para o bairro. É uma forma de tirarmos as crianças, os adolescentes das ruas e propiciar a eles horas de lazer, com muita diversão e saúde, evitando assim que eles sigam para o caminho errado”, falou o vereador.
A visita foi estendida a UBS – Unidade Básica de Saúde do Jaraguazinho e a EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Professor Jorge Passos. A professora e vice-diretora revelou que a escola deve ganhar mais uma sala de aula e as reformas devem ter início nos próximos dias.
O vereador Omar Kazon irá sugerir ao prefeito Antonio Carlos da Silva que seja feita à reforma da quadra de futebol society e que construa o Centro Comunitário ao lado. O atual presidente do Legislativo disse ainda que todas as solicitações serão encaminhadas ao Executivo.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Silmara quer criar o programa “primeiro emprego”

Caraguatatuba - A vereadora do DEM, Silmara Selma Mattiazzo, deseja instituir no município de Caraguatatuba o programa Primeiro Emprego – PPE, através de um Projeto de Lei, já protocolado na Câmara Municipal.
Segundo a autora da propositura, o intuito é: promover a inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho, a partir de iniciativas de incentivo ao projeto de geração de emprego e renda; estimular programas de apoio à gestão e ao desenvolvimento das cooperativas de trabalho, entre outras medidas.
De acordo com Silmara, no mundo globalizado, o acesso ao mercado de trabalho é uma dificuldade que atinge uma significativa parcela da sociedade atualmente.
“Para os jovens, essa dificuldade se multiplica a partir do momento em que o mercado exige experiência e qualificação. Cerca de 40% dos 11,5 milhões de desempregados estão na faixa entre 16 e 24 anos, comprovando que a juventude é a mais prejudicada”, diz. “Sem experiência não se consegue emprego, sem emprego não se tem experiência”, completou a parlamentar.
Em seu projeto, Silmara diz que aprovar uma lei que institua o primeiro emprego para jovens significa dar um pontapé inicial para a garantia de um direito tão legitimo para esse setor.
“A gente percebe que tem muita garotada nova querendo trabalhar. Cheia de saúde e disposição, ansiosos para colaborar com o orçamento da família e ter o seu próprio dinheirinho para começar a sua vida. Isso é algo que temos que apoiar, e eu como vereadora quero colaborar”, afirmou.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Vilma quer informações sobre o VIVALEITE

Caraguatatuba - Em requerimento protocolado na Câmara Municipal de Caraguatatuba, Vilma Teixeira de Oliveira Santos, do PSDB, requer ao Executivo informações sobre o projeto VIVALEITE, que fornece leite para crianças com faixa etária de 6 meses à 6 anos, cuja as famílias recebem até dois salários mínimos.
A vereadora, que trabalha em seu primeiro mandato, questionou em sua propositura, quais são as entidades responsáveis pelo projeto no município. Além disso, ela pediu para ser criado na região sul, postos de distribuição do leite fornecido às famílias cadastradas no VIVALEITE e que residem naquela localidade.
“São inúmeras as famílias que não apresentam boa situação financeira, que não podem arcar com certas despesas. O leite no desenvolvimento de uma criança é importantíssimo. Contém vitamina A, que é importante para o crescimento da criança. É um alimento valioso na alimentação diária de todo ser humano e não só das crianças”, ressaltou.
O trabalho da parlamentar segue intenso em Caraguá. Vilma, em outra propositura, pediu ao Executivo, informações sobre a possibilidade da Empresa Concessionária dos Serviços de Transporte Coletivo Urbano, adequar em pelo menos 20% sua frota de veículos para atendimento aos cadeirantes.
“Quero propor medidas que venham ao encontro das pessoas portadoras de necessidades especiais, como por exemplo, a adaptação dos veículos da frota da empresa responsável pelo transporte coletivo. Para os cadeirates, é uma obrigação de todos aqueles que foram escolhidos pela população para representá-los junto aos poderes constituídos no Brasil”, justificou a vereadora o porquê de sua propositura.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara realiza Audiência Pública sobre Orçamento

Caraguatatuba - Com base na Lei Orgânica Municipal o Legislativo Caraguatatubense realiza nesta quinta-feira – 19 de novembro (Dia da Bandeira) e em 26 de novembro, sempre às 16h30, Audiências Públicas para discutir o Orçamento 2010. Espera-se que desta vez haja interesse da população em discutir o assunto.
Esta é a terceira série de Audiências Públicas que ocorre este ano na Câmara Municipal. Para que ocorra uma Audiência Pública, é necessário que se tenha a necessidade de alterar o Código Sanitário, Tributário, Orçamento, Lei Orgânica Municipal, Lei de Uso do Solo e Zoneamento, conforme Subseção 3 – Leis – Artigo 36 da Lei Orgânica Municipal (LOM) tendo obrigatoriamente a realização de no mínimo 2 (duas) Audiências Públicas com diferença de pelo menos 48 horas uma da outra, para discussão, juntamente com a Comunidade sobre a proposta de alteração.
O Projeto que se trata do Orçamento 2010 é de número 193/2009, onde são estimadas a Receita e a Despesa do Município para o próximo ano. Espera-se a participação e presença da Sociedade Civil Organizada e de autoridades políticas ao plenário Benedito Zacarias Arouca, da Câmara Municipal de Caraguatatuba.
Nestas Audiências Públicas as entidades, comunidades e associações de classe apresentam seus planos para o próximo ano, além de suas reivindicações para obras, melhorias e investimentos em suas regiões, que poderão ou não ser incluídas no Orçamento 2010, na forma de emendas.
É somente após as Audiências Públicas que o Projeto do Orçamento poderá ir a plenário, em Sessão com Ordem do Dia Especial. A estimativa de receita da Prefeitura para o ano que vem é de
R$ 230.116.574,10 e o Orçamento da Câmara está avaliado em
R$ 8.825.500,00..(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Ploc, A Borboleta Mais Linda Que Eu Já Vi

Caraguatatuba - Os alunos do sexto ano do ensino fundamental do Objetivo Litoral, unidade São Sebastião – Centro, encenam na próxima segunda-feira a peça Infantil de Roberto Villani, “ PLOC, A BORBOLETA MAIS LINDA QUE EU JÁ VI”.
Com a direção da professora de artes Márcia Fernanda os alunos contam a história de Ploc que mora num bosque onde se encontra a árvore real. É lá, nessa árvore, que está Dom Louva-Deus, o amor de Ploc. Contudo, Dom Louva-Deus é nobre e não parece se interessar pela nossa borboleta. Por outro lado, um caçador de borboletas e seu ajudante estão a procura da Ploc, para sua coleção, tendo em vista que ela é realmente a mais linda que todos já viram. É uma estória alegre, leve, educativa, que encanta crianças e adultos.
A peça fará parte do 9º Fest Art, evento criado pelo Jornalista e professor Carlos Pallmer e promovido pela Prefeitura, que tem por objetivo incentivar a interação de alunos com os professores e coordenadores, e ao mesmo tempo criar laços de amizade entre os estudantes das redes municipal, estadual e particular de ensino.
Os ingressos poderão ser trocados por um litro de leite longa vida, a ser revertido para o Fundo Social de Solidariedade. Outras informações pelo telefone (12) 3892-4462 com Carlos Pallmer, coordenador do Festival de Teatro Estudantil.
(Divulgação)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Comissão Municipal de Emprego quer trazer PAT para Ilhabela

Ilhabela - Representantes da Comissão Municipal de Emprego de Ilhabela estiveram reunidos com a coordenadora das Comissões de Emprego do Litoral, Adelaide Berwerth Machado, em Santos, para entregar uma pasta de documentos que capacitam Ilhabela a receber um PAT - Posto de Atendimento ao Trabalhador.
O PAT concentra serviços gratuitos coordenados pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), oferecidos à população em todas as regiões do Estado de São Paulo. Os PATs podem ser utilizados pelo cidadão para busca de vaga no mercado de trabalho, pedido de seguro-desemprego, emissão de carteira de trabalho, inscrição em cursos de qualificação profissional, entre outros. Também podem ser usados por empresas para oferta de vagas e seleção de pessoal.
A instalação do PAT vem de encontro com a necessidade do município de melhorar e ampliar a estrutura municipal voltada para a recolocação de profissionais no mercado de trabalho e aproximar ainda mais o município dos programas estaduais oferecidos pela SERT, já que diversos programas somente são oferecidos as cidades que possuem PAT.
A Comissão Municipal de Emprego é formada por representantes do governo estadual e municipal, trabalhadores e empregadores e funciona como um conselho municipal de geração de emprego e renda. Sua atuação tem se destacado pela conquista de resultados significativos para o município como o banco do povo, cursos de qualificação profissional, Time do Emprego e apoio ao balcão de empregos.
Estiveram presentes em Santos o presidente da CME Ilhabela, Ivan Moura; representante da bancada dos trabalhadores, Marcelo Freitas; Alda Torres, representante da Secretaria de Administração; e Arlete Santos, da Secretaria de Assistência Social.
Atualmente, a CME Ilhabela desenvolve um plano de trabalho que deve resultar na realização de um Fórum Municipal para geração de emprego e renda, que deverá ocorrer em março de 2010.Fazem parte da comissão ainda Margarete Mroz e Sergio do Vale pela Secretaria de Administração; Nondas de Jesus e Maria Lucia do Prado do Centro de Triagem; David Lopes e Marcio dos Santos pela ABL, Luiz Fernando Andrade pela AEAI; Therezinha “Kuka” Siqueira e Cristina Arruda pela ACE Ilhabela.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Secretaria de Saúde de Ilhabela fará ação de conscientização sobre a Dengue

Ilhabela - Além do trabalho de rotina, como as visitas casa a casa realizadas pela equipe de controle da Dengue, que orienta a população e retira possíveis criadouros, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde – Vigilância Epidemiológica, prepara ações de conscientização para o início da temporada. Serão feitas panfletagens em pontos estratégicos e arrastões em áreas consideradas de risco.
Agora em novembro haverá uma capacitação com agentes comunitários sobre a Dengue nesta fase que antecede o verão. A Secretaria de Saúde tentará através do Programa Escola da Família realizar palestras e outras ações voltadas ao tema da Dengue.
O agente comunitário de saúde também realiza vistoria em relação à doença.
Este ano foram 192 notificações, das quais 100 foram descartados. Ao todo foram confirmados 71 casos de Dengue, sendo 5 importados e 66 autócnes. A estimativa é que 500 mil turistas visitem a cidade nos três meses de temporada de verão (dezembro, janeiro e fevereiro). Além deste número baseado na entrada de veículos pela balsa no ano passado, a cidade também receberá até abril 144 escalas de navios de cruzeiro. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Posto Sebrae de Ilhabela prepara palestra para empresários e futuros empreendedores

Ilhabela - O Posto Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) de Ilhabela, programou para este mês novas palestras voltadas a empresários e futuros empreendedores. Todas são realizadas na sede da Secretaria de Turismo, na Barra Velha.
A primeira será no dia 23 de novembro, com o tema “Entendendo custos, despesas e preço de venda”, das 19h às 21h. Conceitos básicos de custos e despesas; separação e classificação dos custos e despesas para o adequado cálculo do preço de venda; formação e estratégias para o preço serão alguns dos assuntos abordados, assim como a margem de contribuição e ponto de equilíbrio, demonstrativo de resultados financeiros da empresa e ações para melhorias.
No dia 26 de novembro, também das 19h às 21h, está prevista a palestra “Administração Competitiva”. O objetivo é apresentar a importância de uma administração competitiva, conceitos sobre competitividade, papel do empresário, gestão empresarial, gestão competitiva, tipos de planejamento, plano de negócio e sua estrutura, estágio do planejamento estratégico, controles e informações gerenciais básicas, organização, sistemas, métodos e administração de recursos humanos.
Já no dia 27, a palestra “Lidando com a Inadimplência” será à tarde, das 14h às 16h. Uma explanação geral sobre aspectos jurídicos e comerciais relacionados à inadimplência, qual a situação atual das micro e pequenas empresas em relação ao tema, formas de prevenção, planejamento da empresa, procedimentos corretos na cobrança de dívidas.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local das palestras. A Secretaria Municipal de Turismo e Fomento fica na Praça Vereador José Leite dos Passos, nº 14, Barra Velha (Rotatória da balsa). Outras informações pelo telefone 3895-7220 ou pelo e-mail pae@ilhabela.sp.gov.br(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Professores da rede pública realizam curso de formação para Educação à Distância

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, ofereceu um curso com o tema “Introdução à Educação à Distância” aos professores da rede infantil, ministrado pela professora Stelamary Aparecida Despinciere Lahan, no início do mês. O curso foi trazido em parceria com a empresa Forma Escrita Projeto Editorial, responsável pelo sistema apostilado introduzido este ano para os alunos da rede infantil.
O objetivo é incentivar os educadores a se empenhar no aperfeiçoamento constante, superando as barreiras tecnológicas a fim de acompanhar o ritmo e a compreensão dos alunos que vivem numa era de plena informatização.
No Brasil, o ensino à distância, também conhecido apenas por EAD, se estabeleceu como uma proposta de educação somente nas últimas décadas, ganhando mais adeptos a cada ano, principalmente pelas ferramentas colocadas à disposição na internet. Nesta, os cursos à distância são ainda mais procurados, contribuindo para que o EAD conquistasse não apenas a aceitação da sociedade, mas também a aprovação governamental.
Em Ilhabela, o curso de “Introdução à Educação à Distância” foi realizado presencialmente nos três períodos. Com computadores proporcionando uma navegação no ambiente virtual, os professores contaram também com um ambiente de simulação desenvolvido pela Forma Escrita, feito especialmente para este curso. Na sala on-line, cada participante pôde fazer o seu próprio login, acessar a plataforma, editar seu perfil e aprender mais sobre o assunto por meio do conteúdo preparado.
De acordo com a secretária de Educação, Lidia Sarmento, a Introdução ao EAD foi uma proposta de curso que resultou numa série de benefícios. “Posso garantir que eles adoraram a experiência, e até mesmo aqueles que têm mais dificuldades ficaram satisfeitos com a capacitação que teve uma aula presencial e outras duas virtuais”, reforçou. “Temos investido em cursos e oficinas pedagógicas para nossos educadores, pois significa valorização profissional e investimento no ensino”, completa o prefeito Toninho Colucci (PPS).
O curso veio complementar o material de apoio pedagógico adotado nas escolas, possibilitou que os educadores descobrissem e explorassem um novo instrumento de trabalho e criou condições para que professor e aluno se aproximem ainda mais por meio de uma linguagem característica, incorporada até mesmo pelas crianças que não têm computador em casa, cada vez mais comum dentro e fora do mundo virtual, pois, se a internet é capaz de conectar as pessoas entre si e ao mundo todo em tempo real, não há dúvidas de que pelo uso correto dos seus meios também é possível conectar professor e aluno, navegando juntos em busca de uma educação de qualidade. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Ampliação do Porto é tema de audiência na Assembléia Legislativa

Ilhabela - A questão da implantação do Terminal de contêineres do plano de ampliação do Porto de São Sebastião foi o foco da audiência pública realizada na tarde da última terça-feira (10/11), na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.
Audiência resultou da articulação do Vereador Marinho de Almeida (PV), de Ilhabela, junto ao seu correligionário, o deputado estadual Chico Sardelli (PV), presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembléia.
No fim de setembro, também por solicitação do Vereador Marinho, a Câmara Municipal de Ilhabela promoveu uma audiência que contou com uma ampla participação da população. Durante a audiência em Ilhabela, ficou decidido que a discussão seria levada à Assembléia, em São Paulo.
Em São Paulo - Com a presença de autoridades e de diversas entidades da região, Frederico Bussinger, diretor-presidente da Companhia Docas de São Sebastião, explanou sobre a necessidade de ampliação do porto e as soluções logísticas e ambientais que formam o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) de São Sebastião.
Segundo informações da Assembléia, o engenheiro agrônomo Sérgio Pompéia apresentou o estudo de impacto ambiental realizado para o projeto, considerando que não haverá interferências diretas na Área de Preservação Marinha da região e que o plano de expansão do porto é viável.
Falando em nome da Real Norte, coletivo de entidades ambientalistas da região, Eduardo Hipólito, do Instituto Educa Brasil, disse que a comunidade, embora favorável à ampliação do porto, repudia o modelo proposto: “São Sebastião deve se manter diferenciado, por ter outras vocações, como a turística”.
Leonardo Meira, da ONG Azimuth Preservação Oceânica, falou do potencial sustentável da região, e lembrou que o mangue do Araçá, que seria extinto pelo projeto, é área de preservação ambiental. Do Instituto Gondwana, Roberto Blair se preocupou com os impactos ambientais e custos sociais que a expansão do porto trará. “A previsão de passagem pelo futuro porto de 933 mil contêineres por ano, a maioria transportada por rodovias, trazendo um aumento exponencial do tráfego e da poluição”, disse.
Carlos Nunes, do Instituto Ilhabela Sustentável, como os outros representantes de entidades, questionou o impacto da ampliação do porto na infra-estrutura urbana de São Sebastião, que já possui problemas de acesso rodoviário, com a falta de hospitais, saneamento adequado, ocupações irregulares e destinação de resíduos sólidos.
Duplicação da Tamoios - O viés econômico do projeto foi apontado pelo deputado Hamilton Pereira (PT), que ainda criticou a modalidade de alimentação prevista para o porto, a rodoviária. Carlinhos Almeida, também do PT, disse que sem a duplicação da Rodovia dos Tamoios, não é possível viabilizar a ampliação do porto. "A audiência pública realizada em Ilhabela deixou-me com dúvidas sobre o projeto", disse Mozart Russomano (PP).
O deputado estadual Padre Afonso Lobato (PV) convidou os presentes para uma reunião no próximo dia 16 de novembro, em Taubaté, quando a Frente Parlamentar de Apoio aos Municípios do Vale do Paraíba, Mantiqueira e Litoral Norte receberá o secretário dos Transportes, Mauro Arce, para discutir a duplicação da rodovia dos Tamoios e a questão dos pedágios.
Impactos negativos - O vice-prefeito de Ilhabela, Nuno Gallo, disse que as cidades da região estão unidas e preocupadas com os impactos da ampliação do porto. Ernane Primazzi, prefeito de São Sebastião, elencou os impactos negativos que a obra trará à região se for realizada nos moldes propostos.
Frederico Bussinger rebateu algumas colocações feitas pelas entidades, e propôs a criação de um banco de dados para qualificar o debate. Disse ainda que as propostas se basearam nas demandas mapeadas e que o container não é o vilão, pois seu uso reduz os deslocamentos rodoviários.
O vereador ilhabelense Marinho de Almeida disse que pretende levar esta discussão inclusive ao Senado, em Brasília, e ainda promover audiências itinerantes nos bairros da cidade. Segundo Marinho, este é um assunto que deve ser amplamente debatido, tanto com as pessoas que menos têm acesso à informação como com as pessoas envolvidas nas altas esferas da gestão pública.
“Ficou claro na audiência que os dados apresentados pela Cia. Docas estão um tanto quanto nebulosos e fantasiosos. Avalio esta audiência extremamente positiva para aqueles que querem o progresso com sustentabilidade. Está claro que estamos em um momento no mundo em que a natureza e a sua preservação é a preocupação número um nas cabeças que amam o planeta”, declarou Marinho.(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Associação de Bartenders do Litoral forma nova turma.

Ilhabela - Onze participantes receberam, no último dia 11 de Novembro os Certificados do 4° Curso Básico de Bartender, ditado pela A.B.L - Associação de Bartenders do Litoral. Alem de contar com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela e o Restaurante do Cura, esta turma contou com uma parceria entre a ABL e a Prefeitura Municipal de Ilhabela através da Secretaria de Administração, e seu representante, o Sr. Cristobal Parraga, dando a possibilidade de capacitação para os munícipes ilhabelenses inseridos no programa SOS Trabalho e àqueles cadastrados no Balcão de Emprego de Ilhabela. O curso foi de caráter profissionalizante, teve duração de 37 horas e incluiu assuntos como: Responsabilidade Social, Efeitos do Álcool no organismo, Postura profissional, Classificação de Coquetéis, manipulação dos utensílios de bar, preparação e degustação de coquetéis oficiais da IBA- International Bartender Association, etc. Finalmente, os alunos passaram por uma avaliação de conhecimentos teóricos e práticos para poder receber a certificação da A.B.L. reconhecida pela Associação Brasileira de Bartenders e por tal motivo, de validade em todo o território brasileiro.
"Acreditamos que esta parceria com a Prefeitura de Ilhabela chega em boa hora, e esperamos que este seja o primeiro de muitos trabalhos ao lado da Prefeitura, capacitando os munícipes de Ilhabela e Região. Sem duvidas, foi muito importante e um grande incentivo ter a Prefeitura envolvida nesta capacitação, dando possibilidade às pessoas de se inserir no mercado de trabalho com uma ferramenta de valor na mão como o é um Certificado de qualificação".- palavras de R. David Lopes - Presidente da A.B.L. "Dos 12 alunos que conseguiram a Certificação, um deles, levou um reconhecimento pelo seu desempenho, e a possibilidade de representar a região no próximo Campeonato Brasileiro de Coquetelaria 2010, que classificará um representante brasileiro para o Mundial de Coquetelaria organizado pela International Bartenders Association. No fim da cerimônia, receberam um reconhecimento pela sua parceria e apoio, a Prefeitura de Ilhabela, a Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela e o Restaurante do Cura". Para informes das atividades da Associação: www.bartenderslitoral.org.br  (em breve) Contatos: abl@bartenderslitoral.org.br
(Divulgação)

Notícias de São Sebastião Topo

Pousada Bem Viver - Momentos Felizes

Já estão abertas as inscrições para exame supletivo 2009

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião informa que já estão abertas as inscrições para o exame supletivo 2009.
O teste, de acordo com a Seduc (Secretaria de Educação), tem por alvo estudantes que precisam concluir o Ensino Médio. Estes, para participarem das provas, precisam ter, no mínimo, 18 anos completos ou a completar até a data de realização dos exames a serem realizados em 17 de janeiro de 2010, cujo local será definido no momento da inscrição.
Serão três os horários das provas. A primeira delas abrangerá as disciplinas de língua portuguesa, língua estrangeira moderna (inglês), artes e educação física – “Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação”, das 8h às 10h30. A segunda prova, das 11h às 13h30, será sobre “Matemática e suas tecnologias”. Das 14h30 às 16h30, os alunos farão o terceiro exame sobre “Ciências humanas e suas tecnologias”, dentro das disciplinas de história, geografia, filosofia e sociologia. Já a última prova está prevista para ocorrer das 17h às 19h, sobre “Ciências da natureza e suas tecnologias”, com os testes englobando as disciplinas de química, física e biologia.
Os interessados poderão se inscrever pelo site www.educacao.sp.gov.br  ou então procurar uma das escolas do município até a próxima terça-feira 17, munidos de RG e CPF.
Serviço: Outras informações na Secretaria Municipal da Educação pelo telefone 3892-2644, ramal 224. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Esporte, artes e eventos culturais animam São Sebastião no fim de semana

São Sebastião - A Feira Intermunicipal de Artesanato, promovida pela Prefeitura de São Sebastião, abriu nessa quinta-feira 12, a Agenda Cultural desta semana no município.
Com a participação de 150 artistas locais e Caraguatatuba, o evento realizado pela Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), expõe várias artesanais, entre eles, diversos tipos de artesanato, desde os tradicionais entalhes em madeira até obras confeccionadas com conchas do mar, os quais serão comercializados diariamente das 14h à zero hora, na Praça de Eventos até o próximo domingo 15.
Abrindo o sábado 14, em grande estilo, o 1º Festfan realiza um desfile com as 16 fanfarras das escolas municipais da Costa Sul, às 9h, na rua Benedito Izidro de Moraes, em Juquehy.
No embalo cultural, a diversidade toma conta da quadra da Emei Branca de Neve, em Juquehy, com o 2º Expresso Caiçara. No evento, que acontecerá das 14h às 18h, terão apresentações musicais, coral municipal, ballet, feira de artesanato, capoeira, dança de rua, bumba-meu-boi, e o sorteio de uma canoa entre os pescadores do bairro.
Ainda na Costa Sul, para fechar o sábado, será realizada a Festa das Nações, com exposição artística, encenações, danças e comidas típicas, que s realizará no futuro terminal rodoviário de Boiçucanga, das 18h às 22h.
Na região central, também no sábado, o Projeto Arte na Praça embeleza a Praça do Antigo Fórum, com exposição de quadros, das 14h às 22h.
No domingo 15, o projeto da Sectur, “A banda em todas as bandas”, apresenta a banda municipal “Maestro Manoel Ladislau de Mattos”, às 19h, em frente ao prédio secretaria.
A Seesp (Secretaria de Esportes) também agitará o fim de semana a começar com a disputa do terceiro na categoria Veteranos-35, entre o Vila Baiana e o Pau Brasil,.
O domingo 15, também será decisivo. Acontecerão as disputas da grande final, pela categoria Principal, entre Guarani e União de Maresias, e pela categoria Veteranos-35, o Brasiliense enfrentará o Sebastianense. As premiações da grande final serão entregues às 13h, no domingo.
Os jogos acontecerão no Estádio Municipal Otoniel Santos, o “Gringo”, no Topovaradouro, no sábado, às 20h, e no domingo às 11h.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Vereador PH quer implantação da Política Municipal de Saneamento Básico

São Sebastião -O vereador Paulo Henrique Ribeiro Santana (PDT), o “PH”, elaborou nesta semana um requerimento que será encaminhado ao prefeito Ernane Billote Primazzi (PSC), sugerindo a implantação de uma política municipal de saneamento básico. A proposta ocorre às vésperas do término do contrato entre o município de São Sebastião e a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), estatal alvo de centenas de críticas por parte da população, entidades de classe e vereadores. O documento deverá ser lido na sessão desta terça-feira, 17.
Juntamente com o requerimento, o parlamentar encaminhou para conhecimento do chefe do Executivo uma minuta de projeto de lei complementar que institui a Política Municipal de Saneamento Básico, em vigor em diversos municípios brasileiros, que se trata de um conjunto de planos, programas e ações promovidos pelo município, isoladamente ou em cooperação com particulares ou com outros entes da Federação.
Segundo “PH”, até o momento São Sebastião não dispõe em seu ordenamento jurídico nenhuma legislação regulamentando a questão do saneamento básico. A lei sugerida pelo vereador está em vigência desde 5 de janeiro de 2007. No requerimento, ele quer saber da administração se há interesse em aproveitar o projeto de lei e, caso negativo, explicar por quais motivos. “Segundo o que preconiza a OMS, a cada R$ 1,00 investido em saneamento básico, economiza-se R$ 5,00 na área da Saúde”, disse o vereador, se referindo à Organização Mundial da Saúde.
Todos os órgãos e entidades do município, inclusive os particulares que desenvolvam serviços e ações de saneamento básico de água e esgoto em São Sebastião, terão que seguir o preconiza a lei sugerida, caso ela seja acatada e aprovada. Já os serviços públicos de limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo de águas pluviais urbanas seriam disciplinados por legislação específica, com autorização legislativa, aplicando o que preconiza a lei complementar que o vereador sugere ao prefeito.
Entre os artigos da lei, estão os que preveem a priorização da implantação e da ampliação dos serviços e ações de saneamento básico nas áreas ocupadas por populações de baixa renda; articulação com políticas de desenvolvimento urbano e regional de habitação, de combate à pobreza e de sua erradicação, de proteção ambiental, de promoção da saúde e outras de relevante interesse social, voltadas para a melhoria da qualidade de vida para as quais o saneamento básico seja fator determinante; transparência das ações, baseada em sistemas de informações, processos decisórios institucionalizados e controle social, entre outras.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

De olho no meio ambiente, “PH” elabora projeto para instituir o Programa Agenda 21 no município

São Sebastião -A Agenda 21, principal documento da Rio-92 (Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano), a mais importante conferência organizada pela ONU (Organização das Nações Unidas), poderá ter um programa específico para São Sebastião, com o objetivo de normatizar, facilitar e integrar as ações necessárias à implementação da Agenda 21.
O documento, assinado por 170 países, entre eles o Brasil, é a proposta mais consistente que existe de como alcançar o desenvolvimento sustentável, ou seja, sem destruir o meio ambiente, com maior justiça social. “Trata-se de um planejamento do futuro com ações de curto, médio e longo prazos. Em outras palavras, reintroduz uma ideia esquecida de que podemos e devemos planejar e estabelecer um elo de solidariedade entre nós e nossos descendentes, as futuras gerações, além de um roteiro de ações concretas, com metas, recursos e responsabilidades definidas”, explica o vereador Paulo Henrique Ribeiro Santana (PDT), o “PH”.
O vereador elaborou um projeto de lei que institui a Agenda 21 no município. Caso seja aprovado e transformado em lei, autorizará a prefeitura a instituir o “Comitê Agenda 21 São Sebastião”, que deverá contar com representantes de diversos segmentos da sociedade, como secretarias municipais, Poder Legislativo, conselhos municipais, associações de classe, sociedade amigos de bairros, entidades sindicais, escolas e OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
O comitê deverá elaborar um documento que consistirá em organizar, com base na Agenda 21 produzida pela Conferência Rio-92, as ações voltadas ao seu cumprimento. Deverá ainda divulgar anualmente o diagnóstico ambiental do município e selecionar os indicadores apropriados para os problemas identificados; elaborar um plano de ação que contenha objetivos estratégicos, diretrizes, metas setoriais, prioridades de investimentos, ações de curto, médio e longo prazos, indicadores de projetos e programas para implantação, monitoramento, avaliação, revisão e definição de responsabilidades para sua execução.
A propositura prevê ainda que o comitê deverá organizar um banco de dados sócio-econômico-ambiental e produzir relatórios sobre a situação ambiental, com uso dos indicadores selecionados que mostrem as tendências ambientais e da qualidade do meio ambiente, além de avaliar os resultados alcançados com as ações implementadas.

“Cidades mais humanas”
Caberá ainda ao comitê propor e selecionar instrumentos legais necessários à implementação do Programa Agenda 21 São Sebastião, divulgar publicamente todas as etapas e os resultados alcançados, apoiar e promover a constituição de parcerias entre a Administração Pública Municipal e os outros setores sociais, sugerir às autoridades municipais e aos órgãos públicos estaduais e federais instalados no município medidas internas que possam reduzir os impactos negativos de suas próprias ações ao meio ambiente e programas de treinamento e capacitação de servidores municipais.
“A Agenda 21 local serve para a implantação do Desenvolvimento Sustentável nas cidades e comunidades e alcançarmos os objetivos propostos pela Agenda 21 mundial. Serve para melhorar a qualidade de vida de toda a população sem destruir o meio ambiente. Serve para tornar as cidades mais humanas e para garantir um futuro melhor para os nossos filhos e netos”, afirma o autor do projeto.
Ainda de acordo com “PH”, a idéia “permite à comunidade a possibilidade de participar do planejamento dos serviços básicos que afetam seu dia a dia e influenciar a determinação das prioridades, bem como a distribuição delas no orçamento municipal (transporte, saúde pública, ensino obrigatório, segurança e melhoramentos dos espaços públicos)”. Segundo o parlamentar, a Agenda 21 muda o sistema atualmente utilizado pelos governos locais para selecionarem prioridades e definir os programas de ação e os respectivos investimentos.
“São Sebastião não pode ficar para trás nesta iniciativa. Nossa cidade serve como modelo em algumas áreas da administração pública, porém padece dos males dos grandes centros brasileiros. Certamente a instituição do programa da Agenda 21 local trará o foco necessário para garantir um desenvolvimento que contemple a coletividade e a qualidade de vida dos cidadãos”, finaliza “PH”.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Aciu informa: Vagas de emprego

Ubatuba - Quiosque Point do Gordo está admitindo garçom, barman (sexo masculino) e ajudante de cozinha (sexo feminino).
O quiosque está localizado na Praia Grande, nº 15. Falar com Gordo ou Emília.

Assai distribuidora de Gás e Água Mineral está admitindo funcionários, para a função de serviços gerais, sexo masculino, entre 22 a 30 anos, com habilitação a/b com experiência com moto.
Os interessados deverão levar currículo à Rua Prof Thomas Galhardo, 1166- Centro.

Centro Náutico Timoneiro está contratando garçom ou garçonete.
Exigências: Até 25 anos, com experiência no mínimo de 1 ano em carteira, ensino médio.
Os interessados deverão comparecer nesta segunda feira (16) munidos de carteira de trabalho e currículo com foto no horário das 08:00 às 11:00Hrs.
Endereço: Estrada da Ribeira, 64- Saco da Ribeira.

Rádio Beira Mar está cadastrando currículos de estudantes (a partir do 2º ano) de comunicação (jornalismo, publicidade e propaganda e marketing), para futura vaga de estágio.
A rádio também está admitindo jornalista free lancer para o ano que vem (entre os meses de maio a setembr).
Preferência para quem mora em Caraguatatuba ou em Ubatuba.
Os interessados deverão entrar em contato com Cris Lopes - produtora de jornalismo da Rádio Beira Mar, (12)3892-2306 ou (12)9109-9117

Prezado associado, se sua empresa também estiver admitindo, entre em contato conosco.
(12) 3834 1449
E-mail: imprensa@aciubatuba.com.br
Para se informar sobre as outras vagas disponíveis na Aciu acesse: www.aciubatuba.com.br (Fonte: ACIU)

Fundart Informa

Ubatuba - Balé da Ucrânia visita Ubatuba e Encanta o público
Mais de 350 pessoas aplaudiram de pé, o “Kviten” – Grupo de Balé Folclórico da Ucrânia, no último dia 10 no Ginásio de Esportes “Benedito Pinho” – Tubão. Prefeitura e Fundart promoveram o evento que poderá se repetir no próximo ano.

“Caravana da Leitura” em Ubatuba no próximo dia 18
O projeto “Caravana da Leitura”, com o escritor Laé de Souza estará em Ubatuba, das 9h30 às 17h00 no Calçadão dona Maria Alves no próximo dia 18 de novembro; Laé de Souza é também o autor do projeto. Na Caravana os livros do autor são vendidos a R$1,99.
Dentre as publicações que ficam expostas na tenda da Caravana estão: Nos Bastidores do Cotidiano; Acredite se Quiser; Coisas de Homem & Coisas de Mulher; Acontece..., e Espiando o Mundo pela Fechadura. São crônicas curtas que retratam o cotidiano das pessoas e as complexidades das relações humanas. Também livros infantis como Quinho e seus cãozinho, Radar, etc..., estarão à venda.
Laé de Souza estará presente, autografando seus livros. Ele é cronista, dramaturgo, produtor cultural, bacharel em Direito e Administrador de Empresas. Com a Caravana já percorreu cidades do Estado de São Paulo e de Minas Gerais.

Dia Nacional da Consciência Negra 2009 Abre evento no próximo dia 20.
No próximo dia 20 de novembro, no Sobradão do Porto, às 20h00, Fundart e Prefeitura abrirão exposição comemorativa do Dia Nacional da Consciência Negra com apresentações culturais durante todo o período.

Mapa Cultural Paulista Revela artistas de Ubatuba
Fundart e Prefeitura se congratulam com os artistas de Ubatuba classificados pelo Mapa Cultural Paulista para a fase regional: Desenho de Humor: José Bernardes de A. Gil; Artes Plásticas: Benjamin Gonzáles; Osvaldo Pires; Teatro: Grupo “Abençoados por Cunhambebe”; Música: Sexteto Caiçara e Canto Coral “Coro da Lira”.

Dia 18 – Quarta-feira
09h30 – Caravana da Leitura
Calçadão do Centro

À venda na Fundart - Cultura Caiçara
Praça Nóbrega, 54 – Centro
Tels. (12) 3833-7000/7001

- CD duplo “Dias de Caiçara” R$ 43,00 - Dialeto Latin American Documentary –
- DVD Dias de Caiçara – Documentário – R$ 48,00
- CD e revista “O Auto do Boi de Conchas” – R$ 6,00
- DVD e livro “Com quantas memórias se faz uma canoa” R$ 20,00 e R$ 35,00 respectivamente.
- Todos com apoio cultural Fundart(Fonte: Fundart)

Ubatuba participa dos Jogos Estaduais dos Idosos, em Piracicaba

Ubatuba - Ubatuba participará dos Jogos Estaduais dos Idosos (Jeis), que acontecerão em Piracicaba, de 18 a 22 de novembro, reunindo 160 cidades. A cidade será representada com quatro modalidades, que se classificaram durante os Jogos Regionais dos Idosos, acontecidos em Caraguatatuba, no final de outubro. Os Jeis classificarão os atletas para os Jogos Nacionais do Idoso, ainda com data e locais indefinidos.
As modalidades que foram classificadas são: atletismo feminino, categoria A, para atletas de 60 a 64 anos; damas masculino; dança de salão, categoria B, de 65 a 69 anos e natação masculino, categoria B. Além desses classificados, Ubatuba conquistou o quarto lugar em duas modalidades: truco e atletismo masculino, categoria D, para maiores de 76 anos. Na classificação geral, a cidade ficou em 11º, competindo com 57 municípios e conquistando duas medalhas de prata e duas de bronze.
Segundo Valeria Ferreira, coordenadora do Programa para a Melhor Idade da Prefeitura de Ubatuba, a classificação ubatubense é muito boa. “Conseguimos deixar cidades consideradas mais fortes para trás. Outro mérito importante é que competimos só com atletas do município. Cidades grandes costumas contratar atletas de outras cidades e mesmo assim, conseguimos ter resultados positivos, graças ao nosso desempenho e força de vontade.”
Para a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Denise Cesar, é uma grande alegria saber que o programa voltado para a melhor idade tem trazido bons resultados. “Nossa principal preocupação é proporcionar qualidade de vida, socialização e momentos de descontração aos nossos idosos. As conquistas são consequências desse trabalho que muito nos orgulha. Esperamos que nossos atletas se classifiquem também nos Jogos Estaduais, levando Ubatuba para as competições de âmbito nacional.”(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Eduardo Cesar visita obra do teatro que está sendo construído no Centro do Professorado de Ubatuba
O nome do teatro será uma homenagem a “Tia Helô”, como homenagem e reconhecimento de seu trabalho pela educação e pelo teatro em Ubatuba

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, juntamente com o ex-prefeito e atual presidente da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), Pedro Paulo Teixeira Pinto, esteve vistoriando, nesta quinta-feira, 12, as obras do teatro que estará inserido no Centro do Professorado de Ubatuba.O Centro do Professorado está sendo construído onde antigamente funcionava o Cine Iperoig, na Praça Exaltação à Santa Cruz. Acompanhando o prefeito e o presidente da Fundart, esteve a “Tia Helô”, conhecida professora da cidade, cujo nome será dado ao teatro, como homenagem e reconhecimento de seu trabalho pela educação e pelo teatro em Ubatuba.
“Durante toda minha vida eu estive envolvida com o teatro e há 40 anos que venho pedindo e esperando que seja construído um teatro aqui em Ubatuba. Prefeito após prefeito eu segui pedindo e agora estou vendo de perto esse sonho se tornar realidade”, disse, emocionada, Heloisa Teixeira, a “Tia Helô”.
Para o prefeito Eduardo Cesar, a concretização do sonho de se ter um teatro na cidade é uma conquista incomparável. “Depois de tanto tempo de espera, tenho certeza que quando este espaço estiver pronto, toda a população sentirá orgulho de ter em sua cidade um teatro tão bonito, moderno e que enaltecerá a cultura e a educação ubatubense”, afirma o prefeito.
“Com o nome do teatro estamos homenageando a Tia Helô, uma figura importantíssima e muito conhecida da cidade; uma pessoa que sempre lutou pela cultura e pela educação e que tem no teatro a sua maior paixão”, acrescentou Eduardo Cesar.

O Centro do Professorado de Ubatuba
O teatro que está sendo construído no segundo andar do que será o Centro do Professorado de Ubatuba terá capacidade para 500 pessoas, com seis vagas para portadores de necessidades especiais. O palco italiano terá área total de 250 m², sendo 13,5m de “boca de cena” e 5,8 m de altura. Haverá dois pavimentos para quatro camarins, com sanitários. Para o acesso ao teatro haverá de um lado uma escada e de outro uma rampa para acesso de deficientes. O teatro contará com sistema de ar condicionado, gerador de energia, iluminação e som.
No andar inferior, estará a bilheteria, guarda-volumes, café, salas da administração, sala de estar, quatro salas de aula, além de copa e sanitários exclusivos para professores
O Centro do Professorado será um espaço dedicado à realização dos mais diversos eventos culturais e artísticos, suprindo a necessidade que o município possui de um teatro para receber peças teatrais, shows, palestras, workshops, atividades pedagógicas, atendendo toda a rede de ensino.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Combate ao mosquito da dengue continua em Ubatuba

Ubatuba - Após um longo período de chuvas, o sol voltou a brilhar em Ubatuba. O calor intenso e a grande quantidade de recipientes com água das chuvas criam um ambiente propício para a reprodução do mosquito da dengue. Em vista disso, as autoridades estão intensificando o trabalho de prevenção e fazendo um alerta à população, relativo aos cuidados necessários para que a doença não volte a acontecer. Atualmente, as equipes de Controle de Endemias estão divididas em arrastões que estão acontecendo nos bairros Itaguá e Estufa I e II.
Outra preocupação é a aproximação da temporada, quando pessoas de todo o Brasil vêm para a cidade. Se apenas uma delas vier infectada, pode desencadear uma nova epidemia. “A doença está sob controle, tivemos apenas dois casos isolados neste ano, mas a nossa preocupação agora é com a infestação do mosquito. Muitas pessoas estão recusando a visita dos agentes de endemias, por acharem que a dengue está erradicada, mas isso é um erro. Nós teremos que combater o mosquito para sempre. Pedimos a colaboração da comunidade, recebendo os agentes e acatando suas recomendações”, afirma Antenor Benetti, coordenador do Programa de Controle de Endemias. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

A cantora, compositora e intérprete Andréia Dias encantou o público ubatubense

Ubatuba - Sábado passado, dia 07, às 21h, Andreia Dias se aprentou na Sala ArtAud Nas Nuvens, localizada no Passeio Santa Fé, centro de Ubatuba. Acompanhada de sua banda, formada por Luque Barros no baixo, Estevan Sinkovitz na guitarra e por Gulherme Kastrupe na bateria, ela mostrou o quanto evoluiu ao longo dos anos. Conheci Andréia em Ubatuba, no início da década de 90, ela trabalhava como garçonete em casa noturna de Ubatuba, local onde surgiram as “canjas” e ela já mostrava grande domínio na arte de cantar, conquistando, desde aqueles tempos, muitos fãs na cidade. Assim, quando seus fãs souberam que ela estaria se apresentando na cidade, não exitaram em presenciá-la. Com muita personalidade, estilo e sem poder ser rotulado, pois o que pudemos ver foi uma mescla do samba, do blues e do rock, podemos concordar com a definição que Andréia mesma faz: música popular contemporânea latino americana. Apresentou músicas de seu primeiro CD, denominado Vol.1 e algumas inéditas. Músicas que abordam temas sérios, mas de forma descontraída e bem humorada. Quem esteve presente pode conferir essa talentosa artista e a ótima performance de sua banda. Parabéns ao NUVEM (Núcleo e Apoio à Expressão Musical) por apresentar este show de alta qualidade, aos Celebreiros Ubatuba pela realização e aos patrocinadores por proporcionarem cultura para nossa gente.
Para saber mais: www.andreiadias.com.br  ou www.myspace.com/andreiadias 
Por: Giasone Rebuá Filho

 

 

Semana de 13/11 a 19/11/2009
Cine Porto - 3833 -2066

Projeto “VÁ AO CINEMA”
“JEAN CHARLES”
Drama baseado em fatos reais!!!
C/ Selton Mello,Vanessa Giácomo!! Ás 14:00 hs

“2 0 1 2”
Nós fomos avisados!!!!!

Lançamento Mundial!!!Ficção!!!
Ás 15:40 hs – 18:30 hs - 21:20 hs.

O preço do ingresso p/ ver o filme do “Projeto” é R$ 3,00

Toda quarta feira é dia de “QUARTA MALUCA”. Todos pagam R$ 4,00
Nosso site : www.cinemasdolitoral.com.br
 

Poesia Topo

Anuncie


Floricultura

Entre rosas amarelas,
Rosas brancas,
Rosas cor-de-rosa,
por mais que olhe e cheire,
Não há rosa mais bonita
Que a rosa Rosimeire.

Félix Cabral
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Faz-me Rir

Hoje um passarinho me contou, que um grupo de sonhadores, ligados a Associação Comercial de Ubatuba, estariam se articulando, para "PEGAR" o diretório do meu amigo TATO. Esses bobões , não conhecem a palavra LEALDADE , desconhecem que o PTB de São Paulo, foi forjado com o timbre do Deputado Campos Machado, homem probo, integro e justo. Me permitam contar um historinha. Um pouco antes das eleições de 2008, o Deputado Gil Arantes, pediu um encontro com o Deputado Campos Machado; levou para essa reunião a tiracolo, o Prefeito Eduardo Cezar. Começou o encontro, tecendo rasgados elogios a um tal de "Julião"; o Julião é isso, o Julião é aquilo, acabou pedindo o diretório do PTB de Ubatuba, para esse tal de Julião, e para combinar com o som, levou um sonoro NÃO. Alias, vou contar um segredinho, que não iria revelar agora, mas diante dos fatos, vou contar. Recebi na ultima sexta feira, por volta das 19 horas, um telefonema do Deputado Campos Machado, convidando o TATO, para ser o COORDENADOR REGIONAL DO PTB DO LITORAL NORTE, transformando o diretório de Ubatuba, em escritório regional do partido, e mais, convidando o TATO, a ser candidato a deputado em 2010, inclusive podendo contar com seu apoio político e material. Assim, recomendo a esses sonhadores, que sentem na muretinha da praia do cruzeiro, e fiquem la´, contando os cachorros sarnentos que habitam o local. Este tipo de situação, só Aumenta a nossa garra, no sentido de denunciar as mazelas desta triste gestão, que assola Ubatuba.

Eng. Guaracy Fontes Monteiro Filho.

A QUINTA VIA E OS BADERNEIROS

Por diversas vezes ouvimos pessoas nos questionando sobre a vinda dos navios de cruzeiro a Ubatuba. Outros simplesmente não deram bola ao assunto, por simples falta de interesse ou então por puro comodismo. Os mais antenados perceberam rapidamente a importância da presença dos navios, e trataram de se preparar para este novo segmento. Com a vinda do MSC Lirica a Ubatuba em outubro e no início de novembro, parece que muitas pessoas finalmente deram a mão à palmatória, reconhecendo que a vinda dos navios é, sem a menor sombra de dúvida, um tremendo impulso à nossa destinação. FLUXOS DE ENTRADA – Vamos fazer uma pergunta simples: por onde os turistas costumam chegar a Ubatuba? Mesmo o mais simplório dos seres humanos vai indicar que a maneira usual de chegada se faz por três vias. São elas: Caraguá, Taubaté e Rio de Janeiro. Simples, não? E por onde mais? Bem, acredito que muitos teriam dificuldade para saber, mas a outra via de acesso a Ubatuba é aérea, pois temos o único aeroporto da região. E sabem quantas pessoas transitaram pelo aeroporto Gastão Madeira no ano de 2008? Nada mais nada menos que 12 mil pessoas. Pois é, tenho certeza de que poucos tinham noção deste trânsito em nosso aeroporto. E isto porque ele não tem infra-estrutura adequada, apenas uma pista em boas condições, mas que mesmo assim, só recebe aeronaves de pequeno e médio porte. QUINTA VIA – Pois bem, se temos três entradas preferenciais, que são as rodovias que nos ligam a Caraguá, Taubaté e Rio, a quarta entrada é a via aérea. E, convenhamos, com um volume nada desprezível de passageiros, os quais são devidamente qualificados. Mas de que outro modo poderíamos trazer turistas para a nossa querida Ubatuba, de preferência selecionados e durante praticamente todo o ano? Parece que muitos se esquecem, mas somos uma cidade voltada para o mar, com 100 quilômetros de extensão de costa. Portanto, a lógica nos aponta que a “quinta entrada” de turistas é via marítima, justamente a que estamos trabalhando há tanto tempo. Assim sendo, quando ouvimos pessoas questionando a presença de navios, ficamos absolutamente estarrecidos, uma vez que um destino turístico sobrevive devido à presença de turistas. Se alguém, em sã consciência, vivendo em uma cidade turística, não sabe da importância da presença de turistas freqüentando o local em caráter permanente, me desculpem, mas esta pessoa não deve morar em uma cidade turística, e sim numa caverna. OITO MESES - Uma das principais lutas de locais turísticos é combater os efeitos das altas e baixas temporadas, a malfadada “sazonalidade turística”. No nosso caso, onde o “produto carro-chefe” é o sol e praia, o período de pico acontece no verão. Quem vive desta loucura sabe o que significa passar os demais meses “em branco”, com pouquíssimo movimento. Ora, se temos como trazer turistas de bom nível através dos navios durante oito meses no ano (de outubro a maio do ano seguinte), por qual razão alguém iria querer afastar os navios de nossa cidade? INTERESSES ESCUSOS – Esta pode ser uma justificativa. Afinal, também sabemos que existe uma fatia de nosso “empresariado”, que prefere o excursionista de final de semana. E para este, entrega produtos falsificados, sem nota, sem qualquer garantia. Vende comida fabricada no quintal, sem inspeção de vigilância sanitária, sem identificação de origem. É o mesmo tipo que vive na malandragem do aluguel sem nota o ano inteiro, que lesa a todos os que pagam os seus impostos. Pois este tipo não paga imposto, não tem firma, não tem funcionários com carteira registrada. Ele lesa o fisco, e assim, lesa a mim, lesa a você e a todos os que “teimam” em ser honestos e cumpridores dos seus deveres. Para este tipo de malandro desqualificado, que se utiliza das escaramuças, do clientelismo e das benesses de origem absolutamente suspeita, o turista do navio realmente não interessa. O turista do navio não vai fazer algazarra nas suas casas de aluguel compradas com dinheiro desviado do fisco. O turista do navio não vai ficar com o som nas últimas, aporrinhando a vizinhos e aos transeuntes. O turista do navio não vai trazer de casa tudo o que ele consumir aqui, nos deixando exclusivamente o transtorno, o lixo e os seus dejetos. OPÇÃO DE ESCOLHA – Pois bem, diante deste quadro, a cidade de Ubatuba (com seus moradores, seus empresários e demais dependentes), pode optar por atender aos mais diversos segmentos, sem que para isto tenha que abdicar deste ou daquele. Mas, como pudemos acompanhar na “blitz” realizada durante o feriadão de 12 de outubro, estamos afastando e punindo, isto sim, os bagunceiros, os baderneiros, aqueles que entendem que Ubatuba é a “terra de ninguém”, onde se pode fazer o que quiser, na hora e no local que bem entender. O próximo passo será o de criar punições exemplares para os proprietários de imóveis piratas. Iremos punir com rigor aqueles que não estão nem aí para a construção do nosso futuro. Queremos importunar aquele que nos perturba, que está pouco se lixando para o bem estar da coletividade. Para este tipo, o que vale é o dinheiro no bolso, nem que para isso, tenha que detonar a própria cidade. Enquanto temos empresários sérios realizando investimentos milionários em Ubatuba, temos esta meia dúzia de irresponsáveis que permitem que os seus locatários façam o que quiser, que perturbem o sossego público, que realizem as mais incômodas arruaças. Fica aqui, portanto, o nosso apelo à Câmara Municipal e ao Ministério Público, para que atentem para um problema de dimensões gravíssimas, que pode comprometer o futuro de nossa cidade. Até a próxima!

Luiz Felipe Azevedo

HUMOR

A Mãe do Apagão

Nossos Comerciais: Fenix Sport Bar



Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Maranduba  © Valter Ely Marostica

Maranduba
© Valter Ely Marostica

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editora: Emiliane Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor