Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 17 de Novembro de 2009 - Nº 2166 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região
SARESP avalia o rendimento escolar de 122 instituições de ensino do Litoral Norte nos dias 17, 18 e 19/11

Caraguatatuba
Petrobras transporta equipamento pesado para UTGCA
Acompanhe os serviços públicos de plantão neste feriado
Caraguá OFF ROAD encerra com trilhas no alto da serra

Ilhabela
Amprogás sugere emendas aos Projetos do Pré-Sal visando infraestrutura das cidades
Atleta de Ilhabela é campeão do SP Open Biatlhon em Santos
Colucci reabre píer e destaca aumento das escalas de navios em Ilhabela

São Sebastião
Artur quer acesso exclusivo entre porto e CNAGA
Câmara vota projeto que aumento rigor no combate à prostituição infantil
Curso de qualificação para servidores públicos é reivindicado por Marcos Jorge
Carnamar poderá fazer parte do calendário oficial de eventos do município
Câmara de São Sebastião analisa três Projetos de lei
Maurício cobra informações sobre critérios na divulgação de fotos no site da prefeitura
PH quer construção de rotatória na via de acesso ao Morro do Abrigo
Legislativo votará seis projetos de “PH” na sessão desta terça-feira, 17
Solange requer construção de Centro de Infectologia na Costa Sul
Expresso Caiçara é realizado em Juquehy
Fanfarras das escolas municipais de São Sebastião desfilam em Juquehy
Ciama inicia nova turma para o curso de gestantes
Mais escolas aderem ao 9º Fest Art em São Sebastião
Prefeitura realiza atividades e orientações no dia nacional de combate à Tuberculose
Prefeitura constrói viveiro de mudas na Aldeia Indígena em Boracéia
Prefeitura de São Sebastião realiza ações em Juquehy e Barra do Una
Prefeitura e entidades sociais realizam a semana da consciência negra

Ubatuba
Nota de esclarecimento da Associação Comercial de Ubatuba
Aciu informa: Vagas de emprego
Combate ao mosquito da dengue continua em Ubatuba
Banco de Sangue de Ubatuba realiza campanha de doação visando temporada
Escritor infantil Ivan Zigg visita escola em Ubatuba
Órgãos de segurança de Ubatuba organizam Operação Verão para a temporada

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

SARESP avalia o rendimento escolar de 122 instituições de ensino do Litoral Norte nos dias 17, 18 e 19/11

Região - Nos próximos dias 17,18 e 19 de novembro será realizada a 12ª. edição do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – SARESP. No Litoral Norte, a avaliação será aplicada em 122 escolas da rede pública – estadual e municipal – e 03 particulares.
O SARESP é uma avaliação externa da Educação Básica, criada pela Secretaria Estadual de Educação, cuja finalidade consiste em fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a rede pública de ensino paulista e monitorar as políticas públicas de educação.
No Litoral Norte, as provas serão aplicadas junto a 22.632 alunos da 2a, 4a, 6a e 8a Séries ou do 3º, 5º, 7º, 9º. Ano (para as escolas com módulo de 09 anos) do Ensino Fundamental, e da 3a série do Ensino Médio.
Quanto ao conteúdo, neste ano serão avaliados conhecimentos em Língua Portuguesa e Redação, Matemática e Ciências Humanas (Geografia e História), na rede Estadual. Já nas municipais e particulares somente será aplicada às disciplinas de Língua Portuguesa (com Redação), e Matemática.
A comunidade escolar (pais e profissionais da educação) também é consultada pelo SARESP por meio do preenchimento de questionário que avalia as variáveis que podem interferir no desempenho dos alunos.
Aproximadamente mil e quinhentos profissionais estão envolvidos no processo de aplicação e fiscalização das provas, entre eles, diretores, professores, professores coordenadores, funcionários da Diretoria de Ensino e das Secretarias Municipais, além outros técnicos contratados.
Há várias semanas vem sendo realizados, na sede da Diretoria de Ensino Região Caraguatatuba, cursos de formação e treinamento para os envolvidos no processo. Também estão sendo distribuídos Kits com os procedimentos de aplicação e fiscalização do SARESP - com vídeo e apostilas.
Segundo Marta Senghi, Coordenadora do SARESP pela D.E. de Caraguatatuba, a avaliação externa vem passando por um processo de aprimoramento, sendo que desde 2007, os resultados em Língua Portuguesa e em Matemática podem ser comparados aos da avaliação nacional (Saeb/Prova Brasil) e aos do próprio SARESP ano após ano. Na prática, o resultado deste tipo de prova influencia diretamente a vida escolar, pois reflete em ações de replanejamento, capacitação, e adequação das escolas, para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.
Para saber mais, acesse o site http://saresp2009.edunet.sp.gov.br/ (Fonte: DRE-Caraguatatuba)
 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Petrobras transporta equipamento pesado para UTGCA

Caraguatatuba - Entre os dias 17 de novembro e 3 de dezembro, a Petrobras realiza o transporte de equipamentos pesados do Porto de São Sebastião à Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), em Caraguatatuba (SP). A primeira, de cinco operações, está prevista para esta terça-feira, a partir das 23 horas. Durante esse percurso, a SP-55 estará parcialmente interditada até as 6 horas da quarta-feira (18).
Uma carreta transportará o equipamento, que vai compor o Motocompressor de Gás de Venda a ser instalado na UTGCA, num percurso total de 36 quilômetros. Trata-se de uma ação semelhante a outras realizadas neste ano. Mais quatro operações iguais a esta estão previstas até o início de dezembro, sendo comunicadas com antecedência.
A empresa responsável pela movimentação da carga é a Transdata, com apoio do DER e da Polícia Rodoviária Federal. A interdição será parcial, ou seja, quando for necessária a passagem de algum veículo de emergência, a carreta será parada. Isso ocorrerá até o bairro Enseada, quando o equipamento entrará na faixa única, sentido Caraguatatuba. A partir desse trecho a faixa no sentido contrário estará liberada. Nos trechos de interdição parcial, também haverá pontos de alívio para facilitar o trânsito.
A data da movimentação da carga está sujeita a alteração caso a previsão meteorológica indique mudança climática que comprometa a segurança do transporte.
A operação ocorre durante a madrugada para evitar maiores transtornos aos usuários da SP-55. Para mais informações, a Petrobras disponibiliza um canal de comunicação direto com a população por meio do telefone gratuito 0800 77 00 112 ou através do e-mail comunica.unbs@petrobras.com.br

Serviço
Ação: transporte de equipamento pesado da Petrobras
Interdição parcial: SP-55 (Porto de São Sebastião à UTGCA, na Fazenda Serramar, em Caraguatatuba)
Data/hora: das 23 horas do dia 17/11 às 6 horas de 18/11
(Petrobrás)

Acompanhe os serviços públicos de plantão neste feriado
A prefeitura realizará plantão em serviços emergenciais neste feriado de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

Caraguatatuba - Na secretaria de Saúde, o setor de transportes atenderá emergências que necessitem de ambulâncias pelos telefones (12) 3882-2531 ou 3897-2115.
O serviço de apreensão de animais de grande porte nas estradas, como cavalos, também atenderá as denúncias que devem ser feitas ao Corpo de Bombeiros ou polícias Militar e Ambiental.
No sábado (21), o programa de castração de animais, irá atender no bairro Olaria, em frente à UBS. O serviço será realizado das 9h às 13h.
A coleta de lixo domiciliar será normal durante o feriado.

No sábado e domingo haverá dois Postos de Informações Turísticas:
- Secretaria de Turismo, das 14h às 22h.
Endereço: Praça Diógenes Ribeiro de Lima, 401 – Centro
Tel. (12) 3897-7910

- Macc – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, das 10 às 18h.
Endereço: Praça Dr. Cândido Motta, 72.
Tel. (12) 3883-9188 (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá OFF ROAD encerra com trilhas no alto da serra
Competição promoveu ações de consciência ambiental

Caraguatatuba - Final de semana foi de aventura e emoção para os participantes do Caraguá Off Road 2009 – Em busca do grande enigma. 27 aventureiros enfrentaram um rally de jeep e a pé, com provas e tarefas que os levavam às pistas do grande enigma. A realização foi do Instituto Sócio Ambiental (CMA), em parceria com a prefeitura de Caraguá, por meio da secretaria municipal de Turismo.
No sábado (14), o destaque foi para o rally a pé em que os participantes deveriam realizar tarefas, como limpeza das praias, em troca de água para beber. O percurso abrangeu as praias do centro em direção à Mococa, na região norte da cidade. Durante a corrida, as equipes recolhiam envelopes com pistas. No final do dia, na praça Cândido Mota, os aventureiros reuniram as dicas para descobrir o grande enigma, cambuci.
De sábado para domingo (15), os competidores participaram de uma trilha off road no alto da serra com duas horas de duração, passando pelas comunidades locais.
No domingo, mais trilhas por mata adentro com a companhia de dois grupos estrangeiros, um da França e outro da Alemanha, que vieram prestigiar a competição.
O coordenador do evento, Itzac Ben Kalech e Almeida, explicou que a proposta é fazer com que os participantes interajam com a natureza, mas com ações que minimizem os impactos ao meio ambiente. Por isso, a inclusão do rally a pé no off road. “Para abril de 2010 o evento será complementado com as modalidades de vela, natação, canoagem e canoa caiçara. Daremos início ao Caraguá Pura Aventura”, afirmou Itzac.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)
 

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Amprogás sugere emendas aos Projetos do Pré-Sal visando infraestrutura das cidades

Ilhabela - Os municípios associados à Amprogás (Associação dos Municípios Produtores de Gás Natural da Bacia de Santos) definiram, em reunião ordinária realizada na última sexta-feira (13/11), apresentar propostas de emenda aos projetos que vão definir o marco regulatório do Pré-Sal.
O encontro, liderado pelo presidente da entidade e prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), contou com duas palestras: uma sobre o desenvolvimento do Projeto Mexilhão, proferida pelo coordenador de implantação da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), Paulo Braga Trigueiro, e outra sobre os projetos de lei que vão definir o marco regulatório e se encontram em discussão no Congresso Nacional, ministrada pelo deputado federal Arnaldo Jardim (PPS), membro da Comissão Permanente de Minas e Energia.
No primeiro tema, os presentes tiveram acesso ao andamento dos trabalhos de implantação da Unidade de Tratamento de Gás em Caraguatatuba, bem como dos projetos Uruguá-Tambaú, Gasoduto Caraguá-Taubaté (Gastau) e outras informações acerca do Projeto Mexilhão, que deve começar as primeiras atividades em maio ou junho do próximo ano.
A palestra do deputado Arnaldo Jardim suscitou o debate sobre a necessidade de fomentar a infraestrutura nas cidades envolvidas pela Amprogás, já que a grande preocupação dos governantes são os impactos socioambientais que os investimentos trarão para a região.
Assim, ficou definido que a entidade discutirá propostas regionais para remeter ao Congresso no intuito de transformá-las em emendas. Presente no evento, o deputado estadual Mozart Russomano voltou a defender a ideia da criação de uma Frente Parlamentar específica na Assembleia Legislativa a fim de ganhar força na luta pelos interesses da região.
Participaram do evento, os prefeitos associados Milena Xisto (Peruíbe), Antônio Carlos (Caraguatatuba), Maria Elizabeth (Iguape), Rui Teixeira (vice-prefeito de Ubatuba), Antônio Marcos Barros (Paraibuna), Carlos Vilela (Caçapava), Carlos Alberto de Souza (Jambeiro) e Ernane Primazzi, de São Sebastião, como município convidado. Estiveram presentes ainda, secretários municipais de Caraguatatuba; o presidente da Câmara de Ilhabela, vereador Valdir Veríssimo (PPS); o deputado estadual e presidente do diretório estadual do PPS, David Zaia; Cosme Damião Lemes, administrador da Transpetro; Sergio Pereira dos Santos, diretor de Comunicação e Informações da Petrobras; e Louis Fabiano Loureiro, gerente setorial de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Petrobras. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Atleta de Ilhabela é campeão do SP Open Biatlhon em Santos

Ilhabela - O atleta ilhabelense João Paulo Silva, 23 anos, conquistou o título do 17º SP Open de Biatlhon, em Santos. Ao longo do ano, em cinco etapas disputadas, ele venceu duas, ficou em 2º em outras duas e ainda obteve uma terceira colocação em prova realizada no último final de semana.
João Paulo foi recebido nesta segunda-feira (16/11) pelo prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, acompanhado do chefe de Gabinete da Prefeitura, Julio Cezar De Tullio. Ele contou que a competição reúne cerca de 400 atletas. “É uma competição de alto nível, requer pelo menos duas horas de treinamento por dia. Em 2010 vou incluir a bicicleta no meu treino”, disse João Paulo Silva, que compete na categoria 20 a 24 anos, com 1km de natação e 6km de corrida. Ele agradeceu ao apoio da Prefeitura e patrocinadores. “Quero aqui aproveitar para agradecer o prefeito Colucci, o chefe de Gabinete Julio Cézar De Tullio, o Oswaldo da Garagem Municipal, o vereador Erick Pinna e o Restaurante Ilha Sul”. No domingo, já em Ilhabela, João Paulo participou do Circuito Verão de Natação, ficando na 5ª posição.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Colucci reabre píer e destaca aumento das escalas de navios em Ilhabela

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), acompanhado das secretárias Maria Inês Ferreira (Turismo e Fomento) e Kátia Kornetoff (Obras e Planejamento), entregou oficialmente à comunidade, na manhã de domingo (16/11), a reforma do píer turístico da Vila. A inauguração coincidiu com a chegada do transatlântico Ópera, da MSC Cruzeiros, abrindo a temporada de navios 2009-2010.
Também participaram da solenidade o vice-prefeito Nuno Gallo (PV), os secretários Rogério Ribeiro de Sá (Cultura), Lídia Sarmento (Educação), Cristobal Parraga (Administração), Maurício Kalil (Finanças) e Glória de Fátima Alves (Saúde), além dos vereadores Jadiel Vieira – Keko (PTB), Jove Brito (PR) e Marcelo Santos (PPS). Segundo o prefeito, durante esta semana alguns serviços de acabamento ainda serão executados no píer.
Colucci destacou a melhoria da estrutura oferecida para o desembarque dos turistas que visitam à cidade. “Reformamos o píer com uma verba conquistada junto ao Ministério do Turismo. Temos que cada vez mais receber melhor os turistas que chegam ao município, pois significa um grande aquecimento na economia local. Conseguimos estender até abril a temporada de cruzeiros e elevar as escalas em 45%. Os turistas que chegarem à cidade terão um local de qualidade para o desembarque”, enfatizou o prefeito de Ilhabela.
Ele ainda ressaltou a utilização de mão-de-obra local na obra do píer. O flutuante que fica junto ao píer da Vila também foi reformado. O investimento foi de R$ 995 mil.
O transatlântico Ópera foi o primeiro de 144 navios previstos para a temporada de escalas de navios 2009-2010. Os passageiros começaram a descer por volta das 9h e foram recebidos com som ao vivo e uma estrutura destinada aos passeios turísticos. Em aproximadamente duas semanas será montada uma nova estrutura de receptivo em parceria com a iniciativa privada. Cerca de 1,6 mil pessoas estavam a bordo do Ópera.
Ainda este mês serão mais 10 paradas. As escalas prosseguem até abril do ano que vem. Em alguns dias, Ilhabela receberá até três paradas. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Pousada Bem Viver - Momentos Felizes

Artur quer acesso exclusivo entre porto e CNAGA

São Sebastião - Afirmando que foi procurado por munícipes, trabalhadores e empresários ligados ao transporte e armazenagem de produtos portuários, que comentaram da importância de melhorias na malha urbana, especificamente do acesso entre o porto e o local onde as cargas ficam armazenadas, o parlamentar Artur Ramirez Balut “Artur Balut” (PSDC) reivindica informações ao prefeito sobre a possibilidade do novo acesso.
Na opinião dele, a implantação de uma nova via de acesso para os caminhões irá proporcionar condições de melhor operacionalidade dos produtos transportados entre o porto e o local de armazenagem, evitando transtornos no trânsito local e oferecendo melhor estrutura para as atividades portuárias.
Artur cita como exemplo a utilização da área ocupada atualmente pela empresa Ecopav e uma parte da Rua Benedito Frúgoli.
“Assim a carga sai do porto e vai direto para o CNAGA”, adianta.
O vereador também pergunta no requerimento, se a área ocupada pela Ecopav pertence à prefeitura.
“Se for da administração não há necessidade de ser desapropriada,” opina.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Câmara vota projeto que aumento rigor no combate à prostituição infantil

São Sebastião - Os vereadores de São Sebastião votarão cinco Projetos Leis na sessão de amanhã, dia 17, às 18h00.
Um deles é o Projeto de Lei 144/09, de autoria do vereador Paulo Henrique (PDT), que determina a cassação de funcionamento de casas de diversões.
Caso o projeto seja aprovado, os proprietários de casas de diversões, de estabelecimentos destinados à realização e promoção de eventos artísticos e/ou musicais (boates, casas de shows e assemelhados), bem como de hotéis, motéis, pensões, bares, restaurantes e estabelecimentos congêneres que permitirem a prática ou fizerem apologia, incentivo, mediação ou favorecimento da prostituição infantil, terão seus respectivos alvarás de funcionamento cassados pela Administração Municipal.
A cassação dos alvarás de funcionamento, nos termos estabelecidos no artigo anterior será determinada após prévio processo administrativo, no qual serão assegurados ao estabelecimento acusado o contraditório e a ampla defesa.
O processo administrativo de que trata o artigo anterior será instaurado por decisão da autoridade administrativa competente, sempre que tomar ciência, por qualquer via idônea, do ato praticado por estabelecimento que exerça as atividades no âmbito do Município de São Sebastião.
A autoridade administrativa competente não poderá se recusar a determinar a abertura do processo administrativo referido no artigo 2º, sob pena de responsabilização funcional, quando tiver notícia do ato praticado pelo estabelecimento por meio de requerimento escrito, endereçado ao órgão municipal competente.
O requerimento a que se refere o parágrafo anterior poderá ser apresentado, indistintamente, por qualquer pessoa do povo, independentemente de ser o requerente a vítima ou a responsável legal pela vítima do ato praticado.
“Através da violência dentro da própria casa, as famílias escancaram a porta para que seus filhos e filhas sirvam de mercadoria. O forte sempre subjuga o mais fraco. Este cenário só será revertido quando for proporcionado aos menores uma boa educação e o cumprimento da lei com mais rigor”, afirma o autor do projeto, vereador Paulo Henrique.

Acessibilidade – Os vereadores também vão decidir sobre o Projeto de Lei 133/09, do vereador PH, que determina as condições para a realização de exposições, feiras, eventos e similares promovidos em São Sebastião.
Consta na matéria que, como condição para sua realização, as exposições, feiras, eventos e similares promovidos no município devem disponibilizar o acesso para pessoas portadoras de deficiência, sua livre circulação e a ampla possibilidade de visitação aos stands às variadas formas de deficiência.
Os promotores do evento devem disponibilizar aos portadores de necessidades especiais, no mínimo, um sanitário feminino e um masculino, adequados às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, podendo ser fixo ou móvel.
A infração do disposto prevê multa de R$ 1.000,00 (mil reais); persistindo a infração, será aplicada multa de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais).
São Sebastião, 21 de outubro de 2009.

Calendário de Eventos - Os vereadores também vão votar três projetos de lei, todos do vereador PH, que visam incrementar o calendário oficial do município. Entre eles, o Projeto de Lei 134/09, que institui a Semana Municipal de Incentivo à Leitura, anualmente, entre os dias 23 a 29 de outubro. Também o Projeto de Lei 128 /09, que institui no calendário oficial de eventos o Desfile Carnamar, a ser comemorado, anualmente, no período do Carnaval, deve ser votado pelos vereadores.
E, por último, o Projeto de Lei 125/09, que institui e inclui no calendário oficial de eventos do município, o Festival Gastronômico de São Sebastião, no mês de setembro.

Título de Cidadão – Ainda constam na pauta de votação, dois projetos de Decreto Legislativo, de autoria dos vereadores Paulo Henrique e Artur Balut, que concedem título de cidadão sebastianense. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Curso de qualificação para servidores públicos é reivindicado por Marcos Jorge

São Sebastião - A implantação de cursos que atendam os servidores públicos nas diferentes áreas de atuação está sendo solicitado pelo vereador Marcos Jorge dos Santos (PV), através de requerimento endereçado ao prefeito.
O parlamentar questiona se há interesse da prefeitura na elaboração de um plano voltado para os cursos de capacitação dos servidores dando ênfase à qualificação profissional em diferentes áreas, com o objetivo de valorizar o profissional e melhorar o atendimento oferecido ao público.
Marcos Jorge também quer saber a data em que o benefício será concedido e no caso de não atendimento, requer o motivo.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Carnamar poderá fazer parte do calendário oficial de eventos do município

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião deverá votar na sessão desta próxima terça-feira, 17, um projeto de lei que, caso aprovado e sancionado pelo prefeito Ernane Billote Primazzi (PSC), colocará o tradicional Carnamar - desfile de barcos realizado nas águas do Canal de São Sebastião no domingo de Carnaval - no calendário oficial de eventos do município de São Sebastião. A iniciativa é do vereador Paulo Henrique Ribeiro Santana (PDT), o “PH”.
A Assembleia Legislativa promulgou em janeiro deste ano a lei nº 13.396, que instituiu o Carnamar do calendário turístico do Estado de São Paulo. A lei foi criada a partir de um projeto de lei de autoria do deputado estadual Aloísio Vieira (PDT), que tem sua base eleitoral em Lorena, no Vale do Paraíba. Não houve emendas ao projeto.
Com a inclusão, o evento agora pode contar com apoio efetivo da do Governo do Estado e, futuramente, da Prefeitura de São Sebastião, caso o projeto de “PH” seja aprovado e posteriomente sancionado pelo Executivo. “O desfile acontece há mais de uma década, reúne centenas de barcos e, além do seu aspecto festivo próprio do Carnaval, é uma grande característica do folclore da região”, opinou o deputado Conte Lopes (PTB), que foi o relator da Comissão de Esportes e Turismo.
Para o Lopes, o evento deverá se tornar ainda mais “popularizado” com a inclusão. “Além de beneficiar o comércio e o lazer da população local, irá proporcionar uma maior afluência de turistas de todas as regiões ao município em questão, tornando maior, a cada ano, esta festa já tradicional do litoral de São Paulo”, escreveu Lopes em sua relatoria. De acordo com o autor Aloísio Vieira, o Carnamar é uma “manifestação cultural e folclórica”, o que justificaria sua inclusão no calendário.
O Carnamar é realizado todo domingo de Carnaval com saída da Praia do Arrastão, região central de São Sebastião. Lanchas, escunas, botes, jet skis e até barcos pesqueiros desfilam pelo Canal de São Sebastião, com direito a bateria de escolas de samba. Os foliões-navegadores aproveitam a agitação da festa. A organização premia as embarcações mais enfeitadas, mais animadas, assim como a marina com maior número de inscritos.
Embora o número de embarcações venha diminuindo ao longo dos anos, a festa atrai a mídia nacional. A procura é tanta que há lanchas exclusivas para a imprensa, geralmente providenciadas pela prefeitura. Em terra, a folia fica na praia com palco e música ao vivo e brinde para os banhistas. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Câmara de São Sebastião analisa três Projetos de lei

São Sebastião - Os vereadores de São Sebastião estão analisando três Projetos de Lei, lidos durante a última sessão.
Um deles é o Projeto de Lei 153/09, de autoria do vereador Marcos Jorge (PV), que concede o nome de “Levi Antonio dos Santos” a rua, situada no Bairro de Boiçucanga, costa sul do município.
Também está sendo analisado o Projeto de Lei 154 /09, de autoria do vereador Paulo Henrique (PDT), que cria o “Programa da Agenda 21”, com a finalidade de normatizar, facilitar e integrar as ações necessárias à implementação da “Agenda 21 da Conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente e desenvolvimento - Rio 92”.
Consta nesta matéria que para execução da presente lei, o Poder Executivo instituirá o Comitê Agenda 21 São Sebastião, que será integrado as Secretarias Municipais de Governo, Meio Ambiente, Obras, Habitação, Assuntos Jurídicos e Educação.
Além de representantes do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo; Associação Comercial e Industrial de São Sebastião – ACISS; entidades de bairros; sindicais de trabalhadores, entidades não governamentais ambientalistas, das escolas de nível superior, da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São Sebastião e da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, 136ª subseção de São Sebastião/Ilhabela.
Os vereadores de São Sebastião também analisam o Projeto de Lei 156/09, de autoria do vereador Amilton Pacheco da Silva (PSB), que dispõe sobre a as medidas de limpeza, manutenção, operação e controle de todos os componentes dos sistemas de climatização no município de São Sebastião.
Se o Projeto de Lei for aprovado todos os prédios que disponham de ambientes climatizados, com sistema de ar condicionado, ficarão obrigados, por seus responsáveis, a apresentar laudos anuais que comprovem a execução de procedimentos de limpeza e manutenção, garantindo a boa qualidade do ar interno e a adequar-se e atender ao disposto na Portaria GM/MS n.º 3.523/98 e Resoluções RE 176 de 24/10/2000 e RE nº 9, de 16/01/2003, ambas do Ministério da Saúde.
Os laudos deverão ser fornecidos por empresas aptas a prestar serviços de limpeza e manutenção que deverão conter o período de validade e ser afixado em local de fácil acesso e visibilidade, para efeito de fiscalização e conhecimento do público, em conformidade com o disposto no regulamento técnico aludido na Portaria GM/MS nº 3.523/98, do Ministério da Saúde, ou em outra legislação específica que sobrevier.
Além disso, as empresas pertinentes ao ramo que executem os serviços de limpeza e manutenção de sistemas climatizadores de ar, para fins de responsabilidade técnica, deverão ter registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) com técnico responsável registrado na respectiva entidade.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Maurício cobra informações sobre critérios na divulgação de fotos no site da prefeitura

São Sebastião - Afirmando que no site da prefeitura apenas as fotos dos bairros da Costa Sul e Região Central do município são divulgadas, o vereador Maurício Bardusco Silva (PPS) está cobrando informações do prefeito sobre os critérios adotados para a colocação das fotos.
Ele lembra que os bairros da Costa Norte também fazem parte da cidade e eventos importantes são realizados no local, citando como exemplo o campeonato de kitesurf.
“Esse tipo de esporte tem atraído muitas pessoas para a praia da Enseada, é uma forma de divulgar o bairro também,” destaca.
No requerimento, Maurício questiona os critérios para a seleção das fotos exibidas na página oficial do site da prefeitura e o motivo da não inclusão de imagens dos bairros da região norte, já que existem segundo ele, muitos locais atraentes e eventos esportivos.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

PH quer construção de rotatória na via de acesso ao Morro do Abrigo

São Sebastião - O vereador Paulo Henrique Ribeiro Santana “PH” (PDT) está questionando ao prefeito sobre a possibilidade da construção de uma rotatória na via que dá acesso ao bairro Morro do Abrigo.
Ele explica que a Rodovia SP-55 que corta a cidade ao longo de todo o município, tem o movimento de veículos triplicado na época de feriados e temporada, e o acesso ao referido bairro é feito através da via pública. “Há risco de acidentes não apenas para os pedestres, mas também para os motoristas que necessitam fazer a conversão, altura do bairro São Francisco”, explica.
PH requer dados sobre a previsão de início dos trabalhos e os fatores que colaboram para a não implantação da rotatória, caso o pedido seja negado(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Legislativo votará seis projetos de “PH” na sessão desta terça-feira, 17

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião votará na sessão desta terça-feira, 17, seis projetos de autoria do vereador Paulo Henrique Ribeiro Santana (PDT), o “PH”, que já foram aprovados anteriormente pelas comissões permanentes do Legislativo municipal. Agora as proposituras passarão pela votação dos vereadores. Serão cinco projetos de lei e um projeto de decreto legislativo.
Além disso, o vereador protocolou um requerimento onde encaminha ao Executivo uma cópia de uma minuta de projeto de lei complementar sugerindo a regulamentação de uma política municipal de Saneamento Básico.
O primeiro projeto a ser votado é o que inclui no calendário oficial do município o Festival Gastronômico de São Sebastião, que tem como objetivo alavancar o turismo no município, principalmente no Centro Histórico. Outro evento a ser incluído no calendário será o Carnamar, que também pode fazer parte do calendário oficial de eventos do Governo do Estado.
Outra propositura que os vereadores deverão votar na próxima sessão é a que determina condições para a realização de exposições, feiras, eventos e similares promovidos no município. Já o projeto que institui a Semana Municipal de Incentivo à Leitura também deverá ser apreciado pelos vereadores.
Por último, a Câmara analisará o projeto que determina a cassação de alvarás de funcionamento de casas de diversões e de shows, boates, hotéis, motéis, pensões, bares, restaurantes e estabelecimentos similares que permitirem a prática ou façam apologia, incentivo, mediação ou favorecimento da prostituição infantil no município de São Sebastião.
Ainda na Ordem do Dia da sessão desta terça-feira, o 1º secretário deverá realizar a leitura do projeto de decreto legislativo que concede o título de cidadão sebastianense ao advogado e presidente da 136ª Subsecção São Sebastião/Ilhabela da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Luiz Tadeu de Oliveira.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Solange requer construção de Centro de Infectologia na Costa Sul

São Sebastião - Argumentando que os munícipes estão reclamando da dificuldade na marcação de consultas no CEMIN (Centro Municipal de Infectologia), além dos transtornos causados na viagem da Costa Sul ao centro da cidade, a vereadora Solange Rodrigues de Araújo Ramos (PPS) está reivindicando ao prefeito, a construção de uma unidade de atendimento na Costa Sul.
“Não está sendo fácil para eles, tudo isso tem gerado problema não apenas nos Postos de Saúde da Família e Unidades Básicas, como discussões entre funcionários e pacientes, além de erros decorrentes de atrasos constantes na remarcação das consultas,” reclama.
No requerimento, Solange pergunta ao prefeito se a administração tem intenção em construir o Centro de Infectologia para atender os moradores da Costa Sul, se a resposta for positiva, a vereadora quer a data do início dos trabalhos, sendo negativa, requer o motivo do não atendimento.
CIAMA – Outra solicitação feita pela parlamentar refere-se ao CIAMA (Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno).
Solange também quer a construção da unidade de saúde para atender muitas mães e gestantes que moram na Costa Sul. “A distância contribui para o não prosseguimento do que as pessoas aprendem no Centro de Aleitamento, muitas desistem porque fica longe, além dos obstáculos durante a locomoção, acredito que sendo na Costa Sul todos darão continuidade ao que foi ensinado”, assegura. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Expresso Caiçara é realizado em Juquehy

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião promoveu no último sábado, 14, na quadra poliesportiva de Juquehy, costa Sul do município, a segunda edição do projeto Expresso Caiçara.
A iniciativa atraiu várias pessoas e visa criar um corredor cultural a fim de estimular trocas, debates e, principalmente, democratizar o acesso à produção cultural para os moradores da cidade. “Fiquei surpresa com o evento e não sabia que na região existem tantas atividades culturais e bem evoluídas. Também gostei muito do artesanato, que é bem trabalhado pelos alunos das oficinas. Todos estão de parabéns”, disse a moradora Cristina de Freitas, 24 anos.
O público assistiu diversas apresentações como: recital de violão, oficina de ballet, capoeira, dança de rua, teatro, dentre outras. Uma das atrações que mais chamou a atenção foi o grupo de dança de rua das oficinas culturais da Sectur, o “Descendentes de Rua”, cujos integrantes são do bairro de Juquehy e já conquistaram vários prêmios em eventos da modalidade.
Outra manifestação cultural apresentada aos presentes foi o “Bumba meu Boi”, com alunos de Maresias. Segundo o professor João Luiz Alves, a demonstração tem 500 anos de história, sendo uma das mais antigas e genuínas do país. De acordo com ele, a prática existe em todos os Estados brasileiros. No entanto, cada região tem uma encenação diferente conforme a cultura do seu povo. “A apresentação do bumba meu boi foi bem bacana. As crianças de Juquehy nunca tinham visto”, comenta a secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, que prestigiou o evento. “Nosso objetivo é oferecer entretenimento à população e fazer com que as pessoas conheçam as oficinas culturais ministradas na região”, conclui.
Durante o evento, houve também o sorteio de uma canoa de 3,40 metros por 60 cm de boca. O vencedor foi o caiçara Edmar Farias Prado.
No dia 10 de dezembro, a Prefeitura realizará o encerramento das oficinas culturais em Boiçucanga. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Fanfarras das escolas municipais de São Sebastião desfilam em Juquehy

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião realizou no último sábado, 14, o 1º Festfan, Festival de Fanfarras Estudantis, no bairro de Juquehy, Costa Sul da cidade.
O evento contou com a presença do prefeito Ernane Primazzi, secretários municipais, professores, representantes de associações amigos de bairros como a Samju (Sociedade Amigos de Juquehy) e o público em geral.
A apresentação das bandas foi um compromisso do prefeito de São Sebastião em decorrência do cancelamento do desfile cívico de 7 de setembro, que não foi realizado para não comprometer a saúde dos estudantes, em função da gripe A (H1N1) na região. “O evento foi positivo. Os alunos merecem porque se preparam muito para se apresentar. Além disso, é uma forma de valorizar a música nas escolas e o desempenho dos estudantes”, avalia a secretária da Educação, Ângela Couto. “O nosso objetivo foi alcançado e a atual administração não deixaria de promover o desfile das fanfarras porque as crianças têm muita expectativa nisso. A apresentação foi ótima”, acrescenta a secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno.
A abertura e o encerramento do Festfan foram realizados pela fanfarra da Escola Municipal de Juquehy, que é regida voluntariamente pelo ex-integrante Diogo Batista Lopes de Carvalho. Em maio deste ano, a fanfarra participou do Confaban (Concurso de Fanfarras e Bandas) na cidade de Resende (RJ), onde conquistou o terceiro lugar na categoria Bandas de Percussão. Integram a fanfarra alunos dos ensinos Fundamental e Médio.
O projeto visa o desenvolvimento sensorial da criança, além procurar despertar o interesse pela música, com ênfase à sensibilidade e criatividade, auxiliando no desenvolvimento do ser humano. A iniciativa também tem a intenção de educar através de um processo de musicalização na escola e influenciar, de forma positiva, a vida das crianças e dos adolescentes.
Os pontos trabalhados são: assiduidade, pontualidade, disciplina, responsabilidade, persistência, bom relacionamento em grupo e bom desempenho musical. Cada aluno envolvido no projeto tem acompanhamento no seu rendimento escolar.
Ao todo, 15 fanfarras se apresentaram em Juquehy e receberam certificados de participação.
Serviço - No próximo dia 21, o Festfan será realizado na Rua da Praia, localizada no Centro de são Sebastião.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Ciama inicia nova turma para o curso de gestantes

São Sebastião - O Ciama (Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno) iniciará, a partir de quinta-feira, 19, a nova turma para o curso noturno de gestantes, promovido pela Secretaria de Saúde de São Sebastião, nas dependências do Centro de Saúde da Topolândia, região central da cidade. Este curso tem a duração de cinco semanas, e podem ser frequentados, não somente pela gestante, como também pelos seus companheiros ou algum familiar que esteja acompanhando a gravidez desta mãe.
As aulas começam no dia 19, com a apresentação do Ciama, a importância do pré natal, as modificações gravídicas, dinâmica em grupo e um vídeo sobre a gravidez.
Já na segunda aula, dia 26 de novembro, os trabalhos abordarão temas como anatomia e fisiologia da lactação, anatomia e fisiologia do parto, vantagens da amamentação e malefícios do bico artificial.
A terceira aula será no dia 3 de dezembro, com aulas sobre desmistificando o parto, o poder da mulher que dá a luz, vídeo parir nascer (como os bebês nascem).
Na penúltima aula, 10 de dezembro, as mães aprenderão cuidados com o recém-nascido e cuidados com a mãe no pós-parto.
Já no dia 17 de dezembro, última aula, encerrando o curso, acontecerá as aulas de massagens e exercícios corporais como a shantala e baby yoga e yoga a três (mãe, pai e bebê). Ainda na ocasião será feita a entrega dos certificados às participantes.
Serviço: O curso noturno é ministrado semanalmente às quintas-feiras, das 19h às 20h. O Ciama fica na rua Antonio Pereira da Silva, 280. Outras informações pelo telefone (12) 3892-5381.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Mais escolas aderem ao 9º Fest Art em São Sebastião

São Sebastião - Mais quatro peças teatrais foram inscritas ao 9º Fest Art, evento promovido pela Prefeitura com objetivo de incentivar a inteiração de alunos com os professores e coordenadores, tendo ainda, por propósito, criar laços de amizade entre os estudantes das redes municipal, estadual e particular de ensino.
Através da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), o festival teve início na manhã desta segunda-feira 16, com a peça “O fantástico mistério da feiurinha”, com alunos da EM “Sebastiana Costa Bittencourt”, de Barra do Una. Outras 11 apresentações estão previstas para os próximos dias e serão avaliadas por Ana Maria Sierra Marques, da Fundação Cultural São Sebastião e Maria Inês Marques, da Seduc (Secretaria de Educação).
Para as juradas, o mais importante do festival é a coragem dos participantes em pisar no palco, muitas vezes sem o ensaio necessário e as devidas marcações de palco, em vista da correria do dia a dia, visto dividirem seu tempo entre a escola e o trabalho. “Incentivamos o Fest Art por dar esta oportunidade, pois de forma atuante valoriza os esforços dos grupos teatrais locais. Este festival não pode morrer porque é a única oportunidade de nossos atores amadores conhecerem o teatro”, comentou Maria Inês.
De acordo com Ana Maria, o ritmo, criatividade, interpretação e encenação são alguns dos quesitos a serem julgados. “Nossa avaliação é feita com muito cuidado; levamos em consideração todos os aspectos e acima de tudo, estamos aqui para valorizar o trabalho de cada grupo”, disse.
Segundo Carlos Pallmer, idealizador do festival, o “trabalho também tem por meta resgatar a auto-estima dos alunos e despertar o interesse pela pesquisa no campo cultural, artístico, educacional por meio da própria arte”. De acordo com ele, neste ano o Fest Art ocorrerá em única etapa. “Nas edições anteriores a média de participação girou em torno de 58 escolas, cerca de 80 peças e aproximadamente 6 mil alunos entre público e atores propriamente dito”, disse o ator e diretor teatral.
Divididas em três categorias, mirim, infantil e juvenil, as próximas peças a serem encenadas são: “Anderela e Branca de Neve”, “Puxada de rede” e “A visita da dona Genoveva”, na terça-feira 17; “A carta de 2070”, “Sangue numbar”, e “A bela e a fera”, na quarta 18; “Além do arco-íris”, “Os saltimbancos: um novo encontro” e “O sapo encantado”, na quinta-feira 19, e “A crônica punk” e “Ploc: a borboleta que já vi”, na próxima sexta-feira 20.
O encerramento do Fest Art está marcado para ocorrer às 19h30 do dia 20 de novembro com a entrega da premiação aos primeiros, segundos e terceiros colocados de cada categoria. “Todos receberão troféus, mas somente os primeiros colocados serão premiados com uma viagem para assistirem a uma peça teatral na capital paulista”, revelou Pallmer.
Os espetáculos são encenados diariamente às 9h, às 10h e às 11h, com exceção de quarta-feira 19, quando haverá apresentação, às 14h.
Serviço: Os ingressos poderão ser trocados por um litro de leite longa vida, a ser revertido para o Fundo Social de Solidariedade. Outras informações pelo telefone (12) 3892-4462 com Carlos Pallmer, coordenador do Festival de Teatro Estudantil. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura realiza atividades e orientações no dia nacional de combate à Tuberculose

São Sebastião - Dia 17 de novembro é comemorado o dia nacional de combate à tuberculose, e a Prefeitura de São Sebastião, através das Unidades de Saúde da Família realizarão atividades e orientações à população, com a busca de sintomáticos respiratórios (pessoas com tosse há três semanas ou mais).
De acordo com o diagnóstico, os pacientes poderão ser acompanhados nas Unidades de Saúde da Família, e em alguns casos encaminhados para tratamento especializado.
A tuberculose é uma doença causada por um bacilo, denominado Bacilo de Kock e sua forma mais comum é a tuberculose pulmonar, porém outros órgãos também poderão ser atingidos. Sua cura só é possível, se o paciente realizar o tratamento até o fim.
Esta doença se manifesta através de tosse por mais de três semanas, com ou sem catarro; febre baixa, geralmente à tarde; suor noturno; falta de apetite; perda de peso; cansaço fácil; fraqueza e dor no peito. A tuberculose é transmitida de pessoa para pessoa através da respiração, ou quando alguém tosse, fala ou espirra. Não se pega a doença usando os mesmos pratos, talheres, roupas de cama, toalhas e vaso sanitário que a pessoa doente usa.
A tuberculose pode ser diagnosticada através de um exame chamado baciloscopia de escarro. É um exame fácil e seguro, e toda família e pessoas próximas do doente deverão ser examinadas também, já que ficaram expostas ao risco de se infectar e adoecer.
O tratamento dura, em geral, seis meses, inclusive com os medicamentos sendo oferecidos pela rede pública, gratuitamente.
Até setembro deste ano, foram confirmados 32 casos de tuberculose, sendo que 7 deles foram curados, um abandonou o tratamento, um óbito e 23 estão em fase de tratamento.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura constrói viveiro de mudas na Aldeia Indígena em Boracéia

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião construiu, na semana passada, um novo viveiro na Aldeia Indígena, localizada no bairro de Boracéia, Costa Sul do município.
A ação foi coordenada pela Regional de Juquehy, divisão ligada ao Departamento das Administrações Regionais da Costa Sul, que é subordinada a Secretaria das Administrações Regionais (Seadre), em atendimento a solicitação dos índios.
O local tem 140 metros quadrados e já possui 5 mil mudas de pau-brasil, além de mil unidades de palmito juçara e duas mil de açaí. Todas as espécies foram doadas por um empresário da região. Em breve, o espaço também receberá mudas de helicônia (caeté ou bananeira do mato), entre outras plantas nativas.
Segundo o atual coordenador do viveiro, o índio Sérgio Macena, o antigo equipamento foi abandonado pelo responsável. “A Prefeitura então atendeu nosso pedido e construiu um novo viveiro, que ficou muito bom”, diz. Ele conta que as mudas serão utilizadas no reflorestamento da mata pertencente a aldeia, em especial na nova área conquistada pelos índios que estaria um pouco devastada. “O restante vamos doar à comunidade da aldeia para daqui a alguns anos utilizar a semente na confecção de artesanato”, explica. Com a expansão da área, que passou de 948 para 8.500 hectares, o local deixou de ser uma Reserva e passou a ser denominado de Terra Indígena.
De acordo com Jorge Paulo Pereira, da Regional de Juquehy, um outro viveiro será recuperado na aldeia. A divisão aguarda a compra do material pela Fundação Nacional do Índio (Funai) para iniciar o serviço. O setor irá substituir, ainda, todo o madeiramento de uma ponte localizada na principal via de acesso ao interior das terras indígenas. As peças, segundo Pereira, serão adquiridas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), uma vez que a empresa utiliza o equipamento para chegar até Estação de Tratamento de Água.
Na semana passada, os funcionários da Prefeitura lotados em Juquehy também realizaram o nivelamento das ruas e jogaram saibro nos pontos críticos da aldeia.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura de São Sebastião realiza ações em Juquehy e Barra do Una

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião realizou, na semana passada, ações nos bairros de Juquehy e Barra do Una, ambos situados na Costa Sul da cidade.
Os funcionários efetuaram em Juquehy a recuperação de uma passarela de madeira com aproximadamente seis metros de comprimento, uma vez que o equipamento oferecia risco aos pedestres e ciclistas.
Ainda no mesmo bairro, foi construída uma rampa de concreto em um dos acessos à praia com o objetivo de facilitar a locomoção de pessoas com mobilidade reduzida e dos carrinhos de ambulantes. Os servidores municipais realizaram, ainda, o nivelamento de ruas, o corte da vegetação alta em logradouros públicos, além de limpeza de guias e das entradas à praia.
Já em Barra do Una, a equipe fez a limpeza da praia e recolheu cerca de 30 caminhões de podas de árvores que estavam jogadas nas vias públicas do bairro.
Esta semana, de acordo com Jorge Paulo Pereira, da Regional de Juquehy, o serviço de recolhimento de podas e entulhos começou a ser feito no bairro de Boracéia.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura e entidades sociais realizam a semana da consciência negra

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Cultura e Turismo, em conjunto com as Ong´s Acubalim e Pérola Negra, realizarão, a partir do dia 19 de novembro, a semana da consciência negra, com diversas atrações em homenagem a morte de Zumbi, de Quilombo dos Palmares.
Palmares ficava numa zona um tanto afastada do litoral, com terra fértil onde predominavam palmeiras e era cercada por alta cerca de pau-a-pique. Os negros viviam das culturas do milho, mandioca, feijão e bananeiras. Possuia apenas três entradas, cada uma guarnecida por 200 guerreiros. Nestes quilombos existiam armas e munições com as quais foi organizada a república dos Palmares, abrigando, por quase um século, o anseio de liberdade dos negros, sob o comando do rei Ganga-Zumba, o deus da guerra. Com sua morte, o seu substituto foi Zumbi, rei dos Palmares.
Símbolo de luta e resistência à escravidão, Zumbi foi um herói negro. Nasceu no Quilombo, em 1655. Ainda jovem, foi capturado por soldados e doado ao Pe. Antônio Melo, que o batizou com o nome de Francisco e lhe ensinou português e latim. Em 1670, fugiu da paróquia e retornou ao Quilombo, onde se tornou líder organizando a resistência aos ataques militares.
Possuidor de grande poder espiritual, resistiu a várias expedições militares. Zumbi queria liberdade para todos. Em Palmares a maioria apoiava Zumbi. O rei de Portugal se curva ao rei de Palmares. Escreve uma carta elogiando Zumbi e propondo a ele um acordo. Só uma idéia anima o líder negro: lutar até o fim.
Domingos Jorge Velho, bandeirante conhecido por sua crueldade, e por isso apelidado de “Diabo Velho”, tinha outra idéia: reduzir a cinzas os mocambos de Palmares. Em troca queria um quinto do valor dos negros aprisionados, terras e ainda o perdão por seus crimes.
Depois de inúmeros ataques, o “Diabo Velho” com seus nove mil homens bombardearam a cerca do mocambo defendido por zumbi. Usavam poderosos canhões.
Zumbi foi morto no dia 20 de novembro, data em que hoje se comemora o “Dia Nacional da Consciência Negra“. Existe um fato que até hoje deixa dúvidas: a História afirma que na batalha final, quando o chefe dos quilombos, Zumbi, se viu dominado, atirou-se de um despenhadeiro. Alguns historiadores atestam que o mesmo foi preso e morto pelos bandeirantes chefiados por Domingos Jorge Velho.
Zumbi, mais do que uma história, é o grande herói de uma raça que, mesmo sob o jugo violento da chibata, nunca deixou de sonhar e lutar pela liberdade.
Mais de três séculos depois, quando o Brasil é o segundo país do mundo em número de negros, Zumbi continua sendo símbolo de luta e denúncia da discriminação racial, na busca de uma sociedade mais justa, fraterna e sem preconceitos.
Para os negros, Zumbi ainda vive, pois Deus não morre. Sua luta, sua determinação os inspira, os enche do orgulho.
Zumbi é, sem dúvida, o maior símbolo da liberdade, da força, dos negros tentando vencer para conscientizar o mundo de que também são capazes de revolucionar, de mudar esse mundo racista que quer nos excluir.

Programação:

19/11 – 20h
Abertura
“Caminhada da Consciência – saída da Escola Maísa Theodoro (CENE) até a Câmara Municipal;
Palestra na Câmara sobre Consciência Negra
Apresentação Musical (Noel).

20/11 – 20h
Local: Fazenda Santana
Celebração Afro ( Padre Alessandro);
Apresentação de Jongo
Apresentação de Capoeira/Maculelê/Samba de roda.

21/11 – 20h
Local: Fazenda Santana
Hip Hop e Break Dance (Oficinas Culturais);
Grupo W.E e APARTHEID;
Dança Afro (Mariana);
Dança do ventre.

22/11 – 13h
Local: Fazenda Santana
Encerramento
Apresentação de personalidades Afrodescendentes de São Sebastião.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Nota de esclarecimento da Associação Comercial de Ubatuba

Ubatuba - Aos associados e demais interessados,
Há alguns dias, recebemos vários telefonemas nos informando sobre comentários de indivíduos que escrevem com certa assiduidade na imprensa eletrônica local, e que o conteúdo publicado tenta vincular a Associação Comercial de Ubatuba à Administração Municipal e a outras questões políticas.
Diante dos fatos e da má-fé das informações publicadas, informamos que os trabalhos realizados junto ao poder público são de suma importância para o associado e ao munícipe e que para a entidade, independe a pessoa ou partido político que esteja à frente do executivo, desde que prevaleçam as ações de interesse coletivo do município.
Salientamos que nenhuma pessoa ligada a Diretoria da ACIU procurou qualquer membro de Partido Político, senão, aqueles que nos convidaram com a finalidade de apresentar os trabalhos de suas lideranças estaduais e federais em nosso município e região, não sendo procurada a Diretoria da ACIU pelo partido em questão ou qualquer de suas lideranças.
Diante da leviandade, da falta de veracidade e total falta de credibilidade do noticiado só temos a lamentar que pessoas que jamais participaram da vida da entidade, venham fazer este tipo de comentário.
Todo associado e toda população tem linha direta conosco para esclarecer qualquer duvida e através da nossa assessoria de comunicação recebem as informações verídicas, honestas e de credibilidade referentes às ações da ACIU.
Atenciosamente,
A Diretoria
(Fonte: ACIU)

Aciu informa: Vagas de emprego

Ubatuba - Esfiharia Arabí Restaurante&Empório está admitindo garçom (com experiência, entre 18 e 28 anos). Os interessados deverão comparecer ao local: Rua Guarani, 610- Itaguá. Tratar com Airan.

Primo lotérica contrata motoboy com urgência. Os interessados deverão deixar um currículo com foto na empresa (Rua Hans Staden 369 – Centro). (não serão aceitos currículos sem foto). Deixar aos cuidados de Cássia.

Disk Limp Ubatuba- Descartáveis e Limpeza está precisando de vendedores com experiência em vendas externas de produtos descartáveis ou semelhantes que tenha veiculo próprio.
O trabalho é de segunda a sexta das 9h00 ás 17h00 e sábado das 9h00 às 13h00 e comissionado. Para maiores detalhes entrar em contato pelo tel: 3832 5858.

Restaurante Raízes está admitindo caixa (sexo feminino, maior de 18 anos e que tenha conhecimento em informática)
As interessadas deverão levar currículo com foto à Av. Leovigildo Dias Vieira, 1280- Itaguá.

Prezado associado, se sua empresa também estiver admitindo, entre em contato conosco.
(12) 3834 1449
E-mail: imprensa@aciubatuba.com.br
Para se informar sobre as outras vagas disponíveis na Aciu acesse: www.aciubatuba.com.br (Fonte: ACIU)

Combate ao mosquito da dengue continua em Ubatuba

Ubatuba - Após um longo período de chuvas, o sol voltou a brilhar em Ubatuba. O calor intenso e a grande quantidade de recipientes com água das chuvas criam um ambiente propício para a reprodução do mosquito da dengue. Em vista disso, as autoridades estão intensificando o trabalho de prevenção e fazendo um alerta à população, relativo aos cuidados necessários para que a doença não volte a acontecer. Atualmente, as equipes de Controle de Endemias estão divididas em arrastões que estão acontecendo nos bairros Itaguá e Estufa I e II.
Outra preocupação é a aproximação da temporada, quando pessoas de todo o Brasil vêm para a cidade. Se apenas uma delas vier infectada, pode desencadear uma nova epidemia. “A doença está sob controle, tivemos apenas dois casos isolados neste ano, mas a nossa preocupação agora é com a infestação do mosquito. Muitas pessoas estão recusando a visita dos agentes de endemias, por acharem que a dengue está erradicada, mas isso é um erro. Nós teremos que combater o mosquito para sempre. Pedimos a colaboração da comunidade, recebendo os agentes e acatando suas recomendações”, afirma Antenor Benetti, coordenador do Programa de Controle de Endemias.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Banco de Sangue de Ubatuba realiza campanha de doação visando temporada

Ubatuba - A Santa Casa de Ubatuba, por meio de seu Banco de Sangue, realiza no próximo dia 4 de dezembro a última campanha de doação de sangue de 2009. Os interessados devem comparecer ao hospital, pela portaria da Avenida Professor Thomas Galhardo, das 9h às 12h.
O objetivo dessa ação é manter o estoque de sangue durante o período da temporada, entre dezembro e fevereiro. Nessa época, a população da cidade chega a triplicar e as ocorrências de acidentes aumentam proporcionalmente.
Para fazer a coleta do sangue, a equipe do Hemonúcleo de Taubaté estará na Agência Transfusional da Santa Casa. Em Ubatuba, são cerca de 200 doadores cadastrados, um número relativamente pequeno, considerando que a cidade possui cerca de 80 mil habitantes. Pessoas que têm interesse em se tornar doadoras, devem procurar a Santa Casa para realizar os exames necessários e serem cadastradas, no dia da doação. Para segurança do receptor e do doador, o candidato a doação passará por uma triagem.
A supervisora da Agência Transfusional da Santa Casa de Ubatuba, Eliane Guimarães, afirma que ao doar sangue, o cidadão está ajudando o hospital, no período mais crítico do ano, de intenso movimento e necessidade. “A doação tem o objetivo de repor o estoque para o banco de sangue. A doação de uma única pessoa pode ajudar a salvar a vida de até quatro pacientes, com os mais diversos quadros clínicos, que vão desde anemias e infecções generalizadas, até acidentes e brigas com facadas ou tiros. Pedimos aos munícipes de Ubatuba que se sensibilizem e aproveitem essa oportunidade para realizar um gesto de amor e solidariedade”, diz Eliane.

Critérios para doação
Para quem quiser ser doador, são necessários alguns critérios, além da boa vontade.
- Em relação aos hábitos, os doadores não podem ser usuários de drogas e nem ter múltiplos parceiros sexuais.
- Pessoas tatuadas podem doar sangue após três meses e quem tem piercing, após três dias.
- Quem já teve hepatite não pode doar, bem como mulheres que estejam menstruadas, grávidas ou amamentando.
- É preciso ter acima de 50 kg e mais de 18 anos para ser doador.
- Homens devem doar sangue a cada dois meses e mulheres, a cada três meses.
- No dia da doação, não é necessário fazer jejum, ao contrário, é preciso comer algo leve, nada gorduroso.
- Quem costuma consumir bebidas alcoólicas deve se abster 24 horas antes e quem é fumante, evitar o cigarro seis horas antes.
Para mais informações (12)3032-7262/ 7531 - ramal 215.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Escritor infantil Ivan Zigg visita escola em Ubatuba

Ubatuba - O premiado ilustrador e escritor Ivan Zigg esteve em Ubatuba na última sexta-feira, 13, para fazer uma apresentação na Escola Municipal Marina Salete Nepomuceno do Amaral, no Bairro Perequê-Açu. Misturando músicas, desenhos e histórias, o escritor se torna curioso personagem, vestido de terno xadrez e maleta na mão.
A apresentação faz parte do projeto Ciranda dos Livros, desenvolvido pela escola com o objetivo de estimular o gosto pela leitura e escrita. Cerca de 800 alunos desta e de outras escolas assistiram à apresentação, que aconteceu no período da manhã e tarde.
Com o espetáculo “Zigg Conta, Canta e Pinta”, o escritor mostrou às crianças um pouco de seu trabalho como escritor. À medida que ia contando histórias, desenhava ilustrações. Logo, largava o lápis e pegava um violão ou pandeiro, convidando as crianças a cantar e dançar. Depois da apresentação, brincou com as crianças, respondeu perguntas e distribuiu autógrafos.
Zigg elogiou a iniciativa da escola de incentivar a leitura. “Gostei muito de vir aqui e perceber que as crianças leram os livros antes da apresentação, fizeram desenhos e participaram bastante. É muito gratificante perceber que existem iniciativas como esta, que estimulam a criatividade e a imaginação da criançada.”
A professora Aline Bonifácio, idealizadora do projeto Ciranda dos Livros conta que a idéia de trazer o escritor surgiu de uma visita à Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), onde sempre acontece a versão infantil do evento, a Flipinha. “Desde o início do projeto, nós levamos os alunos para participar. Neste ano, decidimos trazer o escritor para perto deles. Acreditamos que isso possa influenciar positivamente, não só na leitura e na escrita, mas também no futuro e na escolha da profissão dos nossos alunos. A leitura só faz bem, não tem contra-indicações”.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Órgãos de segurança de Ubatuba organizam Operação Verão para a temporada

Ubatuba - Uma reunião ocorrida na última quarta-feira, 11, na Prefeitura de Ubatuba, envolvendo vários órgãos de segurança no município, definiu o funcionamento da Operação Verão 2009/2010, que ocorrerá de 26 de dezembro a 28 de fevereiro no município. O secretário municipal de Segurança Pública, Andrade Henrique, coordenou a reunião que contou com a presenças de representantes das Polícias Rodoviárias Estadual e Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros. A Prefeitura de Ubatuba irá prestar apoio na alimentação e alojamento para o reforço de homens que estarão em Ubatuba durante a Operação. “O município está se empenhando para garantirmos uma temporada tranquila. Essa Operação Verão tem a finalidade de prevenir e combater a criminalidade no período de férias e festas de final de ano”, explicou Andrade Henrique.

Operação Verão
Durante a Operação Verão um helicóptero “Águia” estará em Ubatuba, trabalhando em conjunto com os guarda-vidas temporários e ainda orientando e delimitando as áreas de perigo nas praias para os banhistas. A bordo do Águia trabalharão um piloto, um co-piloto, um tripulante operacional e dois bombeiros guarda-vidas. A Polícia Civil montará uma delegacia móvel na Avenida Iperoig, no centro. Nas praias do Lázaro e Maranduba a Polícia Militar instalará duas delegacias móveis. Uma carreta da Polícia Rodoviária Federal ficará baseada na Praia Grande.
Ubatuba receberá reforços de 220 homens da Polícia Militar, 40 homens para a Polícia Militar Rodoviária, 50 guardas vidas temporários para o Salvamar e 25 bombeiros para o Grupamento de Incêndio.
Todo o efetivo da Guarda Municipal terá férias e folgas suspensas durante a Operação Verão. Todo o policiamento será realizado inclusive no período de festas, nas faixas de praias e nas áreas comerciais de Ubatuba.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

 

Semana de 13/11 a 19/11/2009
Cine Porto - 3833 -2066

Projeto “VÁ AO CINEMA”
“JEAN CHARLES”
Drama baseado em fatos reais!!!
C/ Selton Mello,Vanessa Giácomo!! Ás 14:00 hs

“2 0 1 2”
Nós fomos avisados!!!!!

Lançamento Mundial!!!Ficção!!!
Ás 15:40 hs – 18:30 hs - 21:20 hs.

O preço do ingresso p/ ver o filme do “Projeto” é R$ 3,00

Toda quarta feira é dia de “QUARTA MALUCA”. Todos pagam R$ 4,00
Nosso site : www.cinemasdolitoral.com.br
 

Poesia Topo

Anuncie


Ganhos e perdas

Quem trouxe o eucalipto
De distantes terras,
De remotas camberras,
Para substituir jacarandá,
Jequitibá, ipê, taquaruçú,
Ibirapiranga, guapuruvú,
Esqueceu-se de trazer o coala
Na mesma viagem,
Para dar vida à monotonia
Que tomou conta da paisagem.

Félix Cabral
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

-

HUMOR

A Mãe do Apagão

Nossos Comerciais: Fenix Sport Bar



Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Maranduba  © Valter Ely Marostica

Maranduba
© Valter Ely Marostica

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editora: Emiliane Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor