Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 19 de Novembro de 2009 - Nº 2168 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

No Dia 20 não haverá publicação em Questão do Feriado

Região
-

Caraguatatuba
Site da Câmara sofre queda nas Visitas
Câmara aprova Urgência e mantêm Vetos
Requerimentos têm autoria única

Ilhabela
Ilhabela recebe pela 1ª vez escala dos navios Grand Yoyager e Celebration
Prefeitura de Ilhabela promove campanha de prevenção a Diabetes
Inclusão digital: Acessa SP leva internet gratuita à comunidade de Ilhabela
Circuito Cultural Paulista apresenta Cia BubiÔ, FicÔ LÔ! neste sábado em Ilhabela
Fórum Nossa Ilha mais Bela apresenta projeto “Educação para Cidadania”
Banco do Povo de Ilhabela realiza II Mutirão de Crédito

São Sebastião
Mauricio cobra informações sobre gerador de energia elétrica do Hospital de Clínicas
Câmara aprova projeto que aumenta rigor no combate à prostituição infantil
Artur requer informações sobre ações educativas para coibir pedofilia
Musical “A Bela e a Fera” atrai bom público ao Teatro Municipal no Fest Art
Prefeitura promove palestra sobre Zumbi dos Palmares no projeto Garoçá

Ubatuba
Atenção! Últimas vagas!
Aciu informa: Vagas de emprego
Pescadores participam de capacitação e sugerem mudanças no Mercado de Peixes
Prefeitura faz entrega de geladeira do “Show de Prêmios”

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

Região -
 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Site da Câmara sofre queda nas Visitas

Caraguatatuba - O Site da Câmara Municipal de Caraguatatuba na Internet - a Rede Mundial de Computadores, sofreu uma queda de mais de 25% nas visitações, segundo o Relatório do mês de Outubro. De acordo com especialistas a baixa nas visitas é normal e esperada.
Segundo o Dashboard do Site da Câmara Municipal de Caraguatatuba, o www.camaracaragua.sp.gov.br , emitido pela Google Analytics - empresa do Sistema Google a qual pertence o Orkut, Google Earth, Google Maps, GMail, entre outras, emitido entre os dias 1º e 31 de Outubro o Site da Câmara teve 1.558 Visitas nos últimos 30 (trinta) dias, numa redução que ultrapassa os 25%, se comparado ao mês anterior e primeiro após o lançamento do Site, com 2.122 visitantes.
A redução também foi notada quanto aos acessos de novos Internautas, dos que utilizaram o Google e que digitaram o endereço direto do Legislativo local. A média de Setembro, que foi de 6.20 páginas por visitante, caiu para 4.55 páginas em Outubro, mantendo a média em torno dos 25%. Foram visitadas 7.095 páginas em Outubro contra 13.147 páginas em Setembro.
Para acessar a página da Câmara de Caraguatatuba, 69,58% dos usuários utilizaram o sistema Google, 24,71% digitaram corretamente o endereço e 5,71 utilizaram links para acessar. Quanto as páginas mais acessadas é esta a ordem de Outubro: Primeira Página, Vereadores, Leis, PAT (Programa de Auxílio ao Trabalhador) e os Textos Jornalísticos. A diferença para com Setembro é que as Transmissões da Sessão pela Internet não constam entre as mais acessadas.
Com relação ao Browser - sistema de navegação na Internet, utilizado para acessar as páginas na Rede Mundial de Computadores, o Internet Explorer mantêm a liderança com 1.149 visitas e 73,75% contra 73,28% do mês anterior, seguido do Firefox, Chrome, Safari e Opera. A conexão utilizada teve 59,50% de acessos de modo desconhecido, do tipo Speedy foram 33,95% a Discada em 4,62%, TV a Cabo com 1,28% e Transmissão Via Rádio com menos de 1%. Com relação ao mês passado as porcentagens diferem mas não a ordem dos sistemas utilizados.
Segundo o Relatório Mensal o tempo de permanência de cada Internauta no Site da Câmara reduziu de 5:31 segundos em Setembro, para 3:51 segundos em Outubro e aumentou o número de países visitantes em relação a Setembro, passando de 6 (seis) para 8 (oito). São estes os países visitantes: Espanha, Portugal, Alemanha, Japão, Peru, Inglaterra e Estados Unidos, além do Brasil.
De acordo com Internautas, Especialistas em Informática e Técnicos da GovOnline a redução no número de visitas já era esperada, visto que o 'fator novidade' já não existe mais, devendo a partir de Novembro estabilizar e mostrar qual será a média mensal. Ao mesmo tempo, técnicos garantem que a verdadeira média de visitas só poderá ser analisada após o primeiro ano de vigência do Site e que mesmo após este período, alguns fatos podem interceder e modificar análises, como eleições municipais, leis, fatos ou acontecimentos polêmicos.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara aprova Urgência e mantêm Vetos

Caraguatatuba - A 38ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Caraguatatuba, transcorrida em total normalidade nesta terça-feira - 17 de Novembro, a partir das 19h30 adiou apenas um Projeto, de autoria do Vereador Cristian Alves de Godoi - Baduca Filho (PDT), aprovou os 14 restantes e mais 3 proposituras em Regime de Urgência. Toda esta movimentação não impediu que o Presidente Omar Kazon (PR) mantivesse a dinâmica na sessão.
Foram aprovados em Regime de Urgência Projeto de autoria do Executivo que autoriza repasse para empresas Prestadoras de Serviço de Saúde e Odontologia; do Vereador Cristian Alves de Godoi - Baduca Filho (PDT), que concede Título de Gratidão Caiçara para o Sr. Sérgio Geraldo da Costa e do Vereador Pedro Ivo (DEM), Título de Cidadão Caiçara para o Bispo Diocesano Antonio Carlos Altieri.
Os Vetos do Prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB), para com os Projetos do Vereador Aurimar Mansano (PTB) - Responsabilidade Social do Município e Execução de Pisos Drenantes, foram mantidos pela maioria dos votos dos Vereadores Presentes.
Sobre o restante da pauta foram aprovados os Projetos do Vereador Pedro Ivo (DEM) - Desempenho dos Serviços Públicos, Combate ao Bullyng e Programa de Saúde da Gestante e Recém-Nascido; Do Vereador Neto Bota (PSDB) - Ensino de Xadrez, Departamento de Achados e Perdidos e o Título de Gratidão Caiçara para Pedrina Miguel dos Santos; Do Vereador Baduca Filho (PDT) - Alteração da Lei de Zoneamento na Prainha e Parcelamento de Multas e dos Vereadores Wilson Gobetti (PDT), Lobinho (PSDB), Aurimar Mansano (PTB) e Omar Kazon (PR), respectivamente - Desdobro de Lote no Jardim Califórnia, Denominação de rua no Massaguaçu (Antonio Alécio Pigosso), construção de Quadra Poliesportiva no Morro do Algodão e Título de Gratidão Caiçara para Wilson da Conceição Silva, com exceção da propositura de autoria do Parlamentar Cristian Alves de Godoi - Baduca Filho (PDT), que altera a Lei de Zoneamento, acrescentando Categoria de Uso S3 no bairro da Casa Branca.
Durante o Expediente foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 6 Projetos de Lei, bem como foram aprovados 10 Requerimentos. Não houve votação de Moções e nem leitura de Indicações durante o Intervalo.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Requerimentos têm autoria única

Caraguatatuba - Os Vereadores da Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovaram durante o Expediente da 38ª Sessão Ordinária semanal, 10 (dez) Requerimentos, todos de autoria da Vereadora Silmara Selma Mattiazzo - Profª Silmara. Os temas são variados e o atual sistema contribuiu para a rapidez na Sessão.
Para a aprovação dos Requerimentos bastou a leitura de cada ementa, feita pelo Presidente da Câmara, Vereador Omar Kazon (PR), para em seguida aprovar o bloco de propostas. A Vereadora Profª Silmara diversificou os temas nos Requerimentos aprovados. Graças ao novo sistema introduzido pelo Presidente Kazon (PR), houve ganho de tempo durante a Tribuna, o Intervalo e a Ordem do Dia, com a Sessão encerrando mais cedo.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)
 

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Ilhabela recebe pela 1ª vez escala dos navios Grand Yoyager e Celebration

Ilhabela - O município de Ilhabela terá neste sábado (21/11) três escalas de navios de cruzeiro, dois deles pela primeira vez na cidade, o Grand Voyager e o Grand Celebration, e ainda o MSC Musica. As duas primeiras escalas da temporada 2009-2010 foram no domingo (15/11) e na última terça-feira (17/11).
O Grand Voyager é a grande novidade nas águas brasileiras. Mais parece um hotel flutuante, com capacidade para 836 passageiros, 360 tripulantes e 418 cabines, o navio oferece conforto e sofisticação para uma viagem ainda mais agradável. Já o Grand Celebration tem capacidade de receber 1896 passageiros e 620 tripulantes. Ambos são de bandeira italiana e pertencem à companhia Ibero Cruzeiros. A chegada do Voyager e Celebration está prevista para 8h deste sábado, enquanto que o MSC Música deve fundear no arquipélago por volta das 10h.
Com a parada destes três navios no sábado, Ilhabela chegará a quinta de 144 escalas previstas para a temporada 2009-2010.
O desembarque é feito pelo píer turístico, que passou por reforma. A Prefeitura recuperou toda a estrutura e colocou novo piso, com investimento de R$ 995 mil, verba do Ministério do Turismo. O flutuante que fica junto ao píer da Vila também foi reformado. Na Vila, o turista tem acesso aos principais serviços, como os passeios turísticos, visitações ao centro histórico e lojas de artesanato. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura de Ilhabela promove campanha de prevenção a Diabetes

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, promove até o dia 25 de novembro a campanha “Diabetes: Compreender para Controlar”, que oferece orientações sobre a doença provocada pela deficiência de produção e/ou ação da insulina, que pode até matar. Todas as pessoas pertencentes ao chamado “Grupo de Risco” (sedentários, acima do peso, alimentação inadequada ou que possuam casos de diabéticos na família), ou que apresentem os sintomas da doença (urina frequente, perda de peso, sede excessiva, falta de energia e sonolência) devem procurar a UBS mais próxima de sua residência, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Inclusão digital: Acessa SP leva internet gratuita à comunidade de Ilhabela

Ilhabela - Em Ilhabela, a comunidade tem a oportunidade de utilizar a internet gratuitamente com o programa “Acessa São Paulo”, oferecido pelo Governo do Estado em uma parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação. A sala de informática está instalada na Escola Municipal “Eurípedes da Silva Ferreira”, na Barra Velha.
O programa Acessa São Paulo visa à inclusão digital e conta com monitor para orientação dos usuários sobre a navegação. Para acessar é simples: basta levar o documento de identidade (RG) para o cadastramento inicial.
Cada usuário tem direito a meia hora de navegação, tempo que pode ser estendido caso não haja outras pessoas à espera. Crianças de até 11 anos somente podem utilizar o programa com acompanhamento dos pais ou responsáveis. Já os adolescentes de 11 a 16 anos devem preencher o termo de responsabilidade assinado pelos pais. Acima de 16 anos, acesso livre com a apresentação do RG.
Segundo o monitor Jean Henrique, que auxilia os usuários na navegação, em média são 50 acessos por dia. Neste local, além da internet, a Secretaria de Educação possibilita a impressão de currículos, boletos e documentos.
Para o estudante David Marcelino dos Santos, 16 anos, morador da Água Branca, o programa facilitou sua vida. “Não tenho computador em casa, por isso, venho aqui sempre. Utilizo muito os sites para pesquisa, como o Google e ajuda bastante nos trabalhos de escola”, disse o aluno do 2º ano do Ensino Médio.
Assim como David Marcelino, a estudante Fernanda Alves, 13 anos, também moradora da Água Branca, não possui computador. “Venho aqui sempre para atualizar minha página de relacionamento e é bom para conversar com os amigos”, disse Fernanda.
Instituído em julho de 2000 pelo Governo do Estado, o Programa Acessa São Paulo tem justamente esta missão, proporcionar o acesso às novas tecnologias da informação e comunicação, em especial à internet, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico dos cidadãos paulistas. Para atingir seus objetivos, o programa abre e mantém espaços públicos com computadores para acesso gratuito e livre à internet. Em oito anos de existência, o Acessa SP já cadastro 1,79 milhão de usuários e realizou 41,83 milhões de atendimentos.
Hoje são 513 postos em funcionamentos em todo o Estado. No município de Ilhabela, o atendimento é feito das 7h40 às 11h30 e das 12h30 às 16h20, na Escola Municipal “Eurípedes da Silva Ferreira”.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Circuito Cultural Paulista apresenta Cia BubiÔ, FicÔ LÔ! neste sábado em Ilhabela

Ilhabela - O Circuito Cultural Paulista, em parceria com a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Cultura de Ilhabela e Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela), traz neste sábado (21/11) a partir das 16h, na Praça Coronel Julião de Moura Negrão, na Vila, o espetáculo “Bora Embalar-se” da Cia. BubiÔ, FicÔ LÔ!
A atração que é recomendada para toda a família, foi concebida após pesquisa sobre a figura do “palhaço cantador”, popular entre o final do século XIX e o início do século XX. Em “Bora Embalar-se”, um cantor consagrado resolve fazer dupla com seu ajudante, o palhaço Tuingo, que não entende nada de música. Na hora de compor novas canções, a confusão começa, resultando em divertidas sátiras e brincadeiras com o sentido das palavras.
O Circuito Cultural Paulista é um programa da Secretaria do Estado da Cultura, realizado em parceria com as prefeituras de 55 municípios que recebem atrações que vão do erudito ao popular, para adultos e crianças.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Fórum Nossa Ilha mais Bela apresenta projeto “Educação para Cidadania”

Ilhabela - O Instituto Ilhabela Sustentável promoveu o 5º Fórum Nossa Ilha Mais Bela, na última terça-feira (17/11), na Secretaria de Turismo. O evento reuniu várias entidades de classe e contou com a presença do prefeito Toninho Colucci (PPS), da presidente do Fundo de Solidariedade, Lucia Heidorn Reale Colucci, do vice-prefeito Nuno Gallo, dos secretários Luiz Lobo (Esportes), Nanci Zanato (Assistência Social), o tenente Robert Scott, comandante do 1º Pelotão da PM do arquipélago, Edilson Moretto, presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e Mario Perrechill, presidente da ACI (Associação Comercial e Industrial de Ilhabela), entre outros.
O objetivo do encontro foi apresentar um panorama dos projetos idealizados e desenvolvidos pelo Instituto, entre eles o “Porto Sim, mas sem contêineres”, já em andamento e “Educação para Cidadania – Minha Ilha, Nossa Ilha”, em fase de implantação.
Carlos Nunes discorreu sobre o primeiro tema, apresentando um resumo das ações e mobilizações já realizadas no intuito de impedir a operação de contêineres no Porto de São Sebastião. De acordo com ele, as recentes notícias de que a ampliação do Porto não sairá sem a duplicação da Rodovia dos Tamoios e, que ambos projetos não terão início no “Governo Serra”, dá um “fôlego na luta do movimento”. Atualmente, a equipe trabalha na busca de assinaturas para solicitar, junto ao IBAMA, a realização de uma audiência pública em cada município da região para a apresentação dos resultados do EIA-RIMA do projeto de ampliação, pois a exigência legal é apenas uma para as quatro cidades. “O assunto é de extrema importância para ser apresentado em uma única audiência”, justifica.

Educação para Cidadania
O ponto alto do Fórum foi a apresentação do Projeto “Educação para Cidadania – Minha Ilha, Nossa Ilha”, que tem como objetivo promover a cidadania e fomentar a responsabilidade dos moradores do arquipélago, em especial os migrantes, na valorização e envolvimento com o lugar onde vivem. “As pessoas não valorizam a Ilha porque não se sentem pertencentes, porque não se sentem protagonistas da história e essa visão que a gente quer mudar”, explicou Gisele Lucena, coordenadora de Projetos do Instituto.
A iniciativa é desenvolvida por um grupo de voluntários e engloba ações diversas, como vários meios de divulgação, como cartilhas, música, teatro e outros. Para colocar o projeto em prática, é necessário parcerias com a iniciativa pública e privada.
Nesse sentido, o prefeito Toninho Colucci abriu as portas da Prefeitura para abraçar a ideia. “Nós já trabalhamos a valorização da nossa realidade, da nossa cultura, através da educação ambiental nas escolas, mas toda ajuda é bem vinda”.
O prefeito atentou para a necessidade de formalizar os pedidos dentro das exigências legais e destacou a possibilidade de direcionar parte dos recursos arrecadados com a TPA (Taxa de Preservação Ambiental), para a execução do projeto. “O projeto se encaixa nas prioridades de destinação dos recursos da TPA, que graças à reformulação proposta por nossa administração passou a dar lucros ao invés de prejuízos. Dessa forma podemos ajudar”, concluiu.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Banco do Povo de Ilhabela realiza II Mutirão de Crédito

Ilhabela - O Banco do Povo de Ilhabela participou nesta quarta-feira (18/11) do II Mutirão de Crédito, realizado nas mais de 425 unidades do Estado de São Paulo. Na ocasião, três microempreendedores receberam no total R$ 9 mil em créditos para investir em seus negócios, na sede do Banco Nossa Caixa.
A ação faz parte de um conjunto de medidas do Banco do Povo Paulista, um programa do Governo de São Paulo, gerenciado pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho, em parceria com as Prefeituras. De acordo com o agente de crédito de Ilhabela, Benedito Amarildo da Silva, o mutirão dá resultado. “Esse tipo de serviço ajuda na divulgação das ações do Banco do Povo, além de ser mais um incentivo aos microempreendedores”, ressalta.
Para a artesã Maria José, o empréstimo veio em boa hora, já que a temporada está chegando e o dinheiro será investido na compra de uma máquina de bordar. “Eu achei muito bom. Tenho uma barraquinha na feira do artesão na Vila e essa máquina vai me ajudar bastante”, comenta.
O Banco do Povo Paulista atua na cidade há sete anos e já foram concedidos mais de R$ 500 mil em empréstimos. Com o crédito os empreendedores podem efetuar a compra de máquinas, ferramentas, equipamentos, veículos destinados ao empreendimento, mercadorias e matérias-primas. A unidade do Banco do Povo também permite que o financiamento seja utilizado para consertar máquinas e equipamentos, com juros de 0,7% ao mês.
Os limites de financiamento são de R$ 200 à R$ 5 mil para pessoas físicas (sem firma aberta). Primeiro crédito até R$ 3 mil. Já para pessoas jurídicas (com firma aberta) o limite é de R$ 200 a R$ 7,5 mil. Primeiro crédito até R$ 5 mil.
Informações sobre documentos necessários e outros critérios de acesso podem ser adquiridas com o agente de crédito Benedito Amarildo da Silva, na sede do Banco do Povo, situada à rua Prefeito Mariano A. Procópio, nº 60 – Perequê - ao lado da Lotérica. O atendimento é realizado das 10h às 17h, de segunda à sexta-feira. O contato também pode ser feito pelo telefone 3896-9222 ou pelo e-mail Ilhabela@bancodopovo.sp.gov.br (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Pousada Bem Viver - Momentos Felizes

Mauricio cobra informações sobre gerador de energia elétrica do Hospital de Clínicas

São Sebastião - Preocupado com o “apagão” ocorrido recentemente em vários estados do Brasil, tendo afetado inclusive o município de São Sebastião, o vereador Maurício Bardusco da Silva (PPS) encaminhou um requerimento ao prefeito questionando sobre os serviços de manutenção do equipamento.
“Todos os setores utilizam energia elétrica, UTI, Centro Cirúrgico, Sala de Emergência e não podemos correr esse risco, o gerador é de fundamental importância nesse caso,” assegura.
Maurício questiona o Poder Executivo se o hospital está equipado com gerador de energia suficiente para atender toda a demanda dos setores.
Ele também quer saber se os serviços de manutenção são feitos e em qual período são realizados.
Outra informação levantada por Maurício refere-se ao tempo máximo que o gerador suporta com a falta de energia.
O parlamentar também indaga se o equipamento é acionado automaticamente, no caso de queda de energia elétrica.
Para finalizar, Maurício afirma que recentemente os vereadores aprovaram projeto que autoriza reforma na parte elétrica das dependências do Hospital, ele reivindica informações se a verba abrange somente a modernização ou serve também para a compra de gerador de energia.
Os vereadores apoiaram a iniciativa de Bardusco em questionar sobre a manutenção do gerador. “É uma questão de segurança. Eu tive informações de que os geradores estavam com problemas”, disse o vereador suplente, Jair Pires.
“Mesmo a Petrobrás, com toda a segurança e tecnologia, não ficou totalmente iluminada. Não me surpreenderia se o nosso hospital, com todos os problemas que enfrenta, também apresentasse problemas com o gerador”, afirmou o vereador Artur Balut.
O vereador Ernane Primazzi explicou que o gerador precisou de reparo porque entrou ar no equipamento, mas que a situação foi normalizada em poucos minutos. “Logo que ocorreu o apação, o gerador foi acionado automaticamente, com combustível para funcionar por 2 horas, seguidas”, concluiu.
O autor do projeto, vereador Maurício Bardusco, afirmou que, além do gerador, é preciso que seja verificado o hidrante do hospital.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Câmara aprova projeto que aumenta rigor no combate à prostituição infantil

São Sebastião - Os vereadores de São Sebastião aprovaram, por unanimidade, na sessão realizada ontem, dia 17, às 18h00, o Projeto de Lei 144/09, de autoria do vereador Paulo Henrique (PDT), que determina a cassação de funcionamento de casas de diversões, que mediam ou favorecem a prostituição infantil.
Se o projeto for sancionado pelo prefeito Ernane Primazzi (PSC), os proprietários de casas de diversões, de estabelecimentos destinados à realização e promoção de eventos artísticos e/ou musicais (boates, casas de shows e assemelhados), bem como de hotéis, motéis, pensões, bares, restaurantes e estabelecimentos congêneres que permitirem a prática ou fizerem apologia, incentivo, mediação ou favorecimento da prostituição infantil, terão seus respectivos alvarás de funcionamento cassados pela Administração Municipal.
A cassação dos alvarás de funcionamento, nos termos estabelecidos no artigo anterior será determinada após prévio processo administrativo, no qual serão assegurados ao estabelecimento acusado o contraditório e a ampla defesa.
O processo administrativo de que trata o artigo anterior será instaurado por decisão da autoridade administrativa competente, sempre que tomar ciência, por qualquer via idônea, do ato praticado por estabelecimento que exerça as atividades no âmbito do Município de São Sebastião.
A autoridade administrativa competente não poderá se recusar a determinar a abertura do processo administrativo referido no artigo 2º, sob pena de responsabilização funcional, quando tiver notícia do ato praticado pelo estabelecimento por meio de requerimento escrito, endereçado ao órgão municipal competente.
O requerimento a que se refere o parágrafo anterior poderá ser apresentado, indistintamente, por qualquer pessoa do povo, independentemente de ser o requerente a vítima ou a responsável legal pela vítima do ato praticado.
“Através da violência dentro da própria casa, as famílias escancaram a porta para que seus filhos e filhas sirvam de mercadoria. O forte sempre subjuga o mais fraco. Este cenário só será revertido quando for proporcionado aos menores uma boa educação e o cumprimento da lei com mais rigor”, afirma o autor do projeto, vereador Paulo Henrique.
Por Lei, eventos em São Sebastião devem prever acesso de deficientes físicos
Os vereadores também aprovaram o Projeto de Lei 133/09, do vereador PH, que determina as condições para a realização de exposições, feiras, eventos e similares promovidos em São Sebastião.
Com isso, como condição para sua realização, as exposições, feiras, eventos e similares promovidos no município deverão disponibilizar o acesso para pessoas portadoras de deficiência, sua livre circulação e a ampla possibilidade de visitação aos stands às variadas formas de deficiência.
Os promotores do evento devem disponibilizar aos portadores de necessidades especiais, no mínimo, um sanitário feminino e um masculino, adequados às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, podendo ser fixo ou móvel.
A infração do disposto prevê multa de R$ 1.000,00 (mil reais); persistindo a infração, será aplicada multa de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais).
Calendário de Eventos - Os vereadores também aprovaram três projetos de lei, todos do vereador PH, que visam incrementar o calendário oficial do município. Entre eles, o Projeto de Lei 134/09, que institui a Semana Municipal de Incentivo à Leitura, anualmente, entre os dias 23 a 29 de outubro. Também o Projeto de Lei 128 /09, que institui no calendário oficial de eventos o Desfile Carnamar, a ser comemorado, anualmente, no período do Carnaval.
E, por último, o Projeto de Lei 125/09, que institui e inclui no calendário oficial de eventos do município, o Festival Gastronômico de São Sebastião, no mês de setembro.

Câmara aprova dois títulos de cidadão sebastianense
Os vereadores também aprovaram dois projetos de Decreto Legislativo, de autoria dos vereadores Paulo Henrique e Artur Balut, que concedem título de cidadão sebastianense ao advogado Luiz Tadeu de Oliveira Prado, presidente da OAB/ subsecção São Sebastião e Ilhabela, e o comerciante Paulo Lindberg Gomes de Oliveira, respectivamente.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Artur requer informações sobre ações educativas para coibir pedofilia

São Sebastião - O vereador Artur Balut (PSDC) apresentou um requerimento na última sessão ordinária, dia 17, questionando a administração se existe algum tipo de programa de ações educativas organizadas para coibir a pedofilia.
Ele lembra que a prática do ato é um tipo de crime, que aumenta a cada ano no Brasil, e se enquadra juridicamente nos casos de estupro e atentado violento ao pudor.
“O crime é agravado pela presunção de violência prevista no artigo 224 do Código Penal, onde prevê pena de seis a dez anos de reclusão e são considerados hediondos,” informa.
De acordo com ele, o objetivo da propositura é intensificar e orientar à população sobre os acontecimentos recentes envolvendo os atos de pedofilia.
Artur requer dado se o município possui algum tipo de programa voltado para as ações que possam coibir tal prática. “A sociedade tem que conhecer melhor o assunto,”
No caso da cidade dispor de algum trabalho desenvolvido sobre o assunto, o vereador quer saber de que forma é feito, se não houver nenhum tipo de serviço, ele pergunta o motivo de nada ainda ter sido iniciado nesse sentido.
O requerimento obteve o apoio dos vereadores. O parlamentar Ernane Primazzi sugeriu que, além do prefeito, o requerimento seja encaminhado para o Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente. “O meu segundo e último atendimento como conselheiro tutelar foi para atender vítimas de pedofilia. Acho que a Prefeitura deve fazer campanha educativa sobre o assunto, mas o Conselho também deve ser cobrado para que faça palestra nas escolas para alunos e pais”, disse.
O vereador Amilton Pacheco lembrou sobre a realização das audiências públicas para debater o toque de recolher na cidade, com o objetivo de aumentar a segurança de jovens e crianças, e citou como uma alternativa apontada pelos moradores, a mudança do horários dos shows públicos.
Pacheco também criticou a falta de participação dos conselheiros em duas reuniões do Conseg (Conselho Municipal de Segurança), realizadas na costa sul. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Musical “A Bela e a Fera” atrai bom público ao Teatro Municipal no Fest Art

São Sebastião - O musical “A Bela e a Fera” atraiu um bom público ao Teatro Municipal na tarde desta quarta-feira 18, dentro do 9º Fest Art promovido pela Prefeitura de São Sebastião. Encenado por alunos da EE “Professora Josepha de Santana Neves”, situada na Topolândia, a peça compete na categoria Infantil, na qual também estão inscritos os estudantes da Emei “Peixinho Dourado”, de Maresias e a EE “Sebastiana Costa Bittencourt”, de Barra do Una. Ambos deverão se apresentar na quinta-feira 19, com as peças “Além do Arco Iris”, e “O sapo encantado”, às 9h e 11h, respectivamente. No mesmo dia, o grupo estudantil da Emei Peixinho Dourado encenará “Os Saltimbancos: um novo encontro”, a partir das 10h. Também da EE “Professora Josepha de Santana Neves”, uma segunda turma entrou em com a peça “A Carta 2070” seguida pelos estudantes da EM “Professora Maria José da Penha Frúgoli”, com “Sangue Numbar” , ambos concorrentes pela categoria Juvenil. Já na sexta-feira 20, serão duas as peças a serem interpretadas: “A crônica punk” e “Ploc: a borboleta que já vi”, por alunos da E.M “Professora Maria José da Penha Frúgoli” e do Colégio Objetivo. No mesmo dia, de acordo com Carlos Pallmer, idealizador do 9º Fest Art, ocorrerá o encerramento do evento a partir das 19h30 com a entrega da premiação aos primeiros, segundos e terceiros colocados de cada categoria, bem como dos certificados de participação para o ator/atriz revelação e melhor direção. “Todos os alunos serão premiados, mas somente os primeiros colocados receberão, ainda, uma viagem para assistirem a uma peça teatral na capital paulista”, revelou Pallmer.
Serviço: Os ingressos poderão ser trocados por um litro de leite longa vida, a ser revertido para o Fundo Social de Solidariedade. Outras informações pelo telefone (12) 3892-4462 com Carlos Pallmer, coordenador do Festival de Teatro Estudantil.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura promove palestra sobre Zumbi dos Palmares no projeto Garoçá

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião promoveu nesta quarta-feira 18, duas palestras sobre Zumbi dos Palmares aos alunos do projeto Garoçá, O evento marca as festividades pelo Dia da Consciência Negra, 20 de Novembro. Para a palestrante Regina Célia Cristino Barbosa, funcionária da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), falar sobre a história de Zumbi às crianças é de suma importância, pois, embora ouçam o seu nome com certa freqüência, desconhecem quem realmente ele foi e toda a sua trajetória responsável por sua inserção no contexto histórico nacional. “A partir de uma ‘conversa’ inicial, abrimos o leque para falar mais profundamente sobre quem foi e o que realmente realizou Zumbi dos Palmares em nosso País”, comentou a presidente da ONG Pérola Negra. Como parte dos preparativos para a palestra, as crianças fizeram pesquisas e desenhos alusivos ao tema a serem expostos, oportunamente, na Sectur.
Os alunos do Garoçá, além da palestra ministrada, têm participado de uma série de outras atividades planejadas pela direção do projeto, a exemplo do que ocorreu no último dia 13, quando da visita de 20
crianças do Viração, situado na Topolândia, junto com monitores e com a coordenadora Loureanne Bastos em retribuição à visita feita anteriormente. “Essa foi uma forma de integração das equipes e das
crianças, as quais escreverão uma redação sobre as diferenças, afinidades e a troca de experiências entre os projetos”, disse a diretora do Garoçá, Adriana Romão. Ainda no cronograma de atividades, o projeto, desenvolvido pela Setradh (Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento), situado na Enseada, Costa Norte do município, em parceria com a Sesau (Secretaria de Saúde), receberá a visita de uma enfermeira do PSF do Jaraguá na próxima sexta-feira 20, para falar às famílias sobre saúde. No dia 24, terça-feira, uma troupe irá apresentar uma peça teatral de conscientização sobre a dengue e no dia 25, o gerente dos Correios de São Sebastião, João Teixeira Santos, palestrará sobre o preenchimento de envelopes, a importância dos correios e sua história, bem como sobre a Campanha “Papai Noel dos Correio”. O obejtivo é promover o intercâmbio, via correspondência, com crianças residentes em Bom Jesus dos Perdões. De acordo com a diretora, a agenda do mês termina no dia 26, data prevista para a realização da segunda etapa do projeto “Aluno Cidadão” com visita à Prefeitura. “A primeira visita daqueles que participaram com suas pesquisas e redações sobre o Poder Legislativo, ocorreu recentemente às dependências da Câmara Municipal”, finalizou Adriana.

Serviço: A peça teatral sobre a Dengue será encenada em dois horários,às 9h e às 14h.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Atenção! Últimas vagas!
Aciu e IEH oferecem treinamento operacional na área de alimentos e bebidas

Ubatuba - A Associação Comercial de Ubatuba em parceria com a instituição organizadora IEH - Intervenção Empreendedora em Hospitalidade oferecem em Ubatuba os seguintes treinamentos de qualificação:
Atendimento ao Cliente
Dinâmica de grupo com ênfase motivacional do trato ao cliente freqüentador da região, técnicas de hospitalidade no tratamento de grupos e público geral;
Higiene pessoal, postura profissional, postura pessoal; Atendimento telefônico também é abordado nesse módulo. Carga horária de 6 horas.
Data: 23 e 24 de novembro (2ª e 3ª feira)
Horário: 8h00 às 11h00
Local: Restaurante Rei do Peixe II (Rua: Antonio Carlos Ribeiro,55- Centro)
Inscrições: R$25,00. Tratar com Cristiane na Associação Comercial de Ubatuba (Rua. Dr. Esteves da Silva, 51 – Centro. Tel: 3834 1449)

Vendas em A&B
Técnicas de vendas em Alimentos e Bebidas; Técnicas de como vender mais em um restaurante: Técnicas de atendimento ao cliente com iniciativa de vendas pelos garçons, conhecimento de combinações mais usuais de acordo com cardápio do restaurante e técnicas de otimização do tempo de uso de mesas pelos clientes. Carga horária de 6 horas
Data: 25 e 26 de novembro (4ª e 5ª feira)
Horário: 8h00 às 11h00
Local: Restaurante Rei do Peixe II (Rua: Antonio Carlos Ribeiro,55- Centro)
Inscrições: R$25,00. Tratar com Cristiane na Associação Comercial de Ubatuba (Rua. Dr. Esteves da Silva, 51 – Centro. Tel: 3834 1449)

Garçom – Linha de Frente e Brigada
Treinamento sobre as técnicas de serviço a mesa, arrumação de mesas, serviço de mesa, organização e técnicas de serviços, preparação preliminar de praça, fluxo de vendas e serviços em restaurantes (abertura até fechamento), cobrança e recebimentos, relacionamento (equipe e clientes). Carga horária de 9 horas
Data: 30 de novembro, 01 e 02 de dezembro (2ª a 4ª feira)
Horário: 8h00 às 11h00
Local: Restaurante Rei do Peixe II (Rua: Antonio Carlos Ribeiro,55- Centro)
Inscrições: R$25,00. Tratar com Cristiane na Associação Comercial de Ubatuba (Rua. Dr. Esteves da Silva, 51 – Centro. Tel: 3834 1449)

Bartender
Dia a dia do bar, técnicas de vendas em um bar, coquetelaria, drinks mais usuais, receitas e modos de preparo, utensílios mais utilizados pelo bartender, técnicas de manipulação de matéria prima e acondicionamento de produtos. Carga horária de 9 horas
Data: 7 à 9 de dezembro (2ª à 4ª feira)
Horário: 8h00 às 11h00
Local: Restaurante Rei do Peixe II (Rua: Antonio Carlos Ribeiro,55- Centro)
Inscrições: R$25,00. Tratar com Cristiane na Associação Comercial de Ubatuba (Rua. Dr. Esteves da Silva, 51 – Centro. Tel: 3834 1449)

Os participantes que concluírem o treinamento receberão certificado(Fonte: ACIU)

Aciu informa: Vagas de emprego

Ubatuba - JF Sun está admitindo caixa (sexo feminino, entre 18 e 30 anos, com experiência comprovada em carteira).
Levar currículo com foto até o dia 30 de novembro aos cuidados de Caroline.
Av. Milton de Holanda Maia, 61- Loja 39- Shopping Porto Itaguá.

Imobiliária Gobbo está contratando corretor de imóveis para trabalhar em lançamentos imobiliários. Ótima renumeração. Exigência: ser credenciado. Os interessados devem entrar em contato com Julio (12) 9726 5156.

Empresa está admitindo vendedores (ambos os sexos, entre 20 e 35 anos, com experiência em vendas e 2º grau completo).
Os interessados deverão levar currículo com foto à Rua Guarani, 791 Loja 4 (Pátio Guarani), a partir das 14h00. Aos cuidados de Paulo.

Centro Náutico Timoneiro está contratando ajudante de cozinha (até 30 anos, com experiência) e ajudante geral (até 25 anos, segundo grau ou cursando, um pouco de conhecimento em manutenção). Comparecer no Timoneiro de 2ª á 6ª feira das 08h00 às 11h30 e 12h30 às 17h00, portando currículo com foto. Falar com Gilberto. Endereço: Estrada da Ribeira, 64- Saco da Ribeira.

Mercado Maná está admitindo operadores de caixa (preferencialmente sexo masculino, com experiência).
Levar currículo com foto e carta de referencia aos cuidados de Diego.
Rua: Ari Vieira, 542- Estufa 2.

Recanto Negócios Imobiliários está admitindo corretor de imóveis (com CRECI ou fazendo estágio, com ou sem condução).
Os interessados deverão comparecer à Rua Guaicurus, 309- Itaguá. Falar com Jailson.
Tel: 3832 7079 3832 5575 9766 9047
E-mail: info@recantoimobiliaria.com.br

Prezado associado, se sua empresa também estiver admitindo, entre em contato conosco.
(12) 3834 1449
E-mail: imprensa@aciubatuba.com.br

Para se informar sobre as outras vagas disponíveis na Aciu acesse: www.aciubatuba.com.br (Fonte: ACIU)

Pescadores participam de capacitação e sugerem mudanças no Mercado de Peixes

Ubatuba - Cerca de 100 pessoas, entre pescadores, donos de embarcações e comerciantes do Mercado Municipal de Peixes de Ubatuba receberam um treinamento relativo à qualidade do pescado, nos dias 16 e 17. O objetivo da capacitação foi preparar os fornecedores para o trabalho durante a
temporada 2009/2010. Ministrado por técnicos do Instituto de Pesca de Santos, o curso contou também com a participação de representantes da Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento.
Durante o evento, os representantes do setor pesqueiro puderam falar sobre suas dificuldades e fizeram reivindicações que resultaram em um documento que servirá para nortear as ações e reformas que têm previsão de acontecer dentro de dois anos. Entre as principais dificuldades ressaltadas pelo setor pesqueiro, está a necessidade de melhorias na infraestrutura no Mercado de Peixes.
A secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, afirma que essa capacitação faz parte do Programa Manejo Sustentado da Pesca. “Estamos dando continuidade a esse programa que visa contribuir com os setores produtivos do município e o escoamento adequado e eficiente dessa produção. Em relação ao Mercado de Peixes, nossa intenção é que todos tenham a responsabilidade compartilhada para oferecer um produto fresco e com excelente qualidade. Ubatuba tem potencial para isso e queremos que seja cada vez melhor, uma referência na região e até mesmo no estado.”
Para a gerente de Abastecimento da Smapa, Luana Tozaki, a participação do setor produtivo na construção da gestão no Mercado de Peixes é uma conquista que deve ser aproveitada, para o benefício de todos. “Esta capacitação só veio reforçar o que os pescadores já sabem em relação à qualidade do pescado. O diferencial é a possibilidade de poder opinar e contribuir com a reformulação do mercado, que afetará diretamente a qualidade do pescado em Ubatuba”.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Prefeitura faz entrega de geladeira do “Show de Prêmios”

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba entregou na manhã desta quarta-feira, 18, um refrigerador duplex Frost Free 276 litros. O contribuinte José Eduardo Luizello foi o contemplado do mês de outubro no “Show de Prêmios” da Prefeitura de Ubatuba, por meio da extração 04394 da Loteria Federal, realizada no dia 31 de outubro. O contemplado possui imóvel na praia da Caçandoca e nomeou um procurador para retirar o refrigerador na Prefeitura.
No próximo dia 28 será realizado mais um sorteio do “Show de Prêmios”, quando o contemplado ganhará um Notebook Dual Core 1.86GHZ 3GB 160GB. O contribuinte concorre com o número do aviso da capa de seu carnê de IPTU no sorteio do último sábado do mês realizado pela Loteria Federal.

Em dezembro serão cinco prêmios
No último sorteio do ano serão entregues cinco prêmios, entre ele um carro 1.0 quatro portas que será sorteado no primeiro prêmio. Para o segundo prêmio a Prefeitura de Ubatuba oferece uma TV LCD 32”; no terceiro prêmio uma filmadora digital DCR – DVD; para o sorteado do quarto prêmio home theater 600W RMS, 5Cxs, DVD, conex HDMI, entrada USB, karaokê com pontuação e cabo HDMI. Para o quinto e último prêmio o “Show de Prêmios” entregará um microondas 27 litros.

Como participar
Para ter direito ao sorteio o contribuinte deverá estar com seus tributos municipais em dia e com seus dados cadastrais atualizados. Quem optou pelo parcelamento do IPTU neste ano, as parcelas vencem todo dia 15. Até a data de vencimento o tributo poderá ser pago em qualquer agência bancária. Após o vencimento somente nas agências Santander e quem o fizer, até a véspera do sorteio, estará concorrendo aos prêmios.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

 

Semana de 20/11 a 26/11/2009
Cine Porto - 3833 -2066

Projeto “VÁ AO CINEMA”
"SALVE GERAL"
Drama baseado em fatos reais!!!
C/ Andrea Beltrão !!! Ás 14:00 hs
O preço do ingresso p/ ver o filme do PROJETO é R$ 3,00.

"2 0 1 2 Nós fomos avisados"!!!!!
Lançamento Mundial!!!Ficção!!!
Ás 15:50 hs – 18:40 hs - 21:30 hs.

Inteira -R$ 10,00  Meia -R$ 5,00

Toda quarta feira é dia de “QUARTA MALUCA”. Todos pagam R$ 4,00
Nosso site : www.cinemasdolitoral.com.br
 

Poesia Topo

Anuncie


Ganhos e perdas

Quem trouxe o eucalipto
De distantes terras,
De remotas camberras,
Para substituir jacarandá,
Jequitibá, ipê, taquaruçú,
Ibirapiranga, guapuruvú,
Esqueceu-se de trazer o coala
Na mesma viagem,
Para dar vida à monotonia
Que tomou conta da paisagem.

Félix Cabral
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

---

.

HUMOR

---
 

Nossos Comerciais: Fenix Sport Bar



Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Maranduba  © Valter Ely Marostica

Maranduba
© Valter Ely Marostica

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editora: Emiliane Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor