Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 24 de Novembro de 2009 - Nº 2170 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região
CEDS realiza seminário técnico sobre gerenciamento de riscos ambientais
Cláudio Atsushi Hamakami é o Primeiro Aluno Matriculado no Módulo para 2010


Caraguatatuba
8º Festival das APAEs reúne nove cidades em Caraguá
Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Ensino - Região Caraguatatuba
1a. Mostra Regional "O Currículo em Ação"De 25 de novembro de 2009 das 9h às 16h
ETEC seleciona docentes
Palestras marcam Dia Internacional de Combate ao Câncer
Eventos serão promovidos em três escolas de Caraguá
Falta de Público encerra Audiência
Apenas 6 pessoas estiveram presentes
Câmara discute Pauta lotada de Vetos
18 dos 19 Projetos são Vetos enviados pelo Prefeito


Ilhabela
Ilhabela recebe três navios de cruzeiro pela 1ª vez na temporada 2009/2010
Leci Brandão coroa festa da Consciência Negra com show em Ilhabela
A festa da comunidade afro contou ainda com diversas manifestações culturais, entre elas, a tradicional Missa Afro
Obra do píer da Vila continua em ritmo acelerado e prevê iluminação e cobertura
Também estão previstos ainda reforço de colunas e a construção de novos flutuantes. Píer já passou por reforma estrutural e instalação de decks de madeira para desembarque de passageiros de navios
Rodada decisiva do Campeonato Feminino de Futsal nesta quarta em Ilhabela
Teatro circense da “Cia BubiÔ FicÔ LÔ!” diverte público em Ilhabela
Fim da taxa interurbana em ligações telefônicas entre Ilhabela e São Sebastião
“A batalha durou mais de dois anos, mas valeu a pena”, diz Vereador Carlinhos


São Sebastião
Sessão de Câmara de São Sebastião será marcada por homenagens


Ubatuba
Dia da Consciência Negra foi comemorado com diversas atrações em Ubatuba
Fórum sobre merenda escolar acontece durante Semana da Agricultura Orgânica
Representantes de prefeituras da região estão convidados a discutir sobre a inserção da produção local na merenda escolar


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

 CEDS realiza seminário técnico sobre gerenciamento de riscos ambientais


Região - O Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável do Litoral Norte (CEDS), através da parceria com a Universidade Católica de Santos, o ReaLNorte (colegiado com 12 entidades ambientalistas) e a Petrobras, promove o seminário técnico “Gerenciamento de Riscos Ambientais”.
O seminário será realizado em três módulos. O primeiro acontece no dia 28 de novembro, no Campus Central do Centro Universitário Módulo, em Caraguatatuba, das 9 às 18h. Já o módulo II acontecerá no dia 5 de dezembro no Ilha Flat Hotel, em Ilhabela, das 9 às 18h. O terceiro módulo está previsto para o 1º semestre de 2010.
O Gerenciamento de Riscos Ambientais é uma pauta de importância estratégica para a construção da Sustentabilidade no Litoral Norte paulista. Nessa região temos importantes situações de risco ambiental tecnológico, associadas à movimentação, armazenamento e transporte de produtos perigosos. Ocorrem também os chamados riscos naturais, relativos especialmente a enchentes e escorregamentos de encostas por força das chuvas de verão. Ambos os tipos de riscos são objetos de ações de gestão, cuja apresentação e discussão poderão ensejar melhores condições para entrosamento entre instituições, sensibilização do público e de entidades dos diferentes setores, construindo enfim o necessário alerta e a disposição à colaboração para manter os riscos em bons patamares de segurança e garantia de qualidade ambiental.
A oportunidade para essa discussão surge ligada a dois aspectos da conjuntura vivida pela região. De um lado, as operações com petróleo, derivados, gás e álcool se ampliam, sendo importante que os governos locais, os órgãos de atendimento a emergências e as populações se aproximem dessa realidade e se envolvam amplamente em sua gestão. Os riscos naturais, de outro lado, contam com novos cenários. Tanto as situações de erosão costeira quanto a mudança no regime de chuvas, as alterações das tempestades tropicais e frentes frias, devem ser observadas para ajustes nos planos de defesa civil já existentes, que foram organizados para condições que agora vão se alterando em função das mudanças de clima em escala global.
O primeiro tema são os riscos de acidentes em instalações terrestres de armazenamento de petróleo e derivados.
Haverá apresentação dos principais cenários acidentais, definidos pelos estudos de riscos submetidos pelo Terminal à avaliação dos órgãos ambientais. Para tais cenários, são desenvolvidas normalmente medidas de prevenção, que reduzem as probabilidades de ocorrência dos acidentes antevistos como possíveis. Essas medidas, que fazem parte da rotina de gestão ambiental da empresa, são acompanhadas periodicamente pela agência ambiental. Existem também as ações voltadas a reduzir as consequências dos acidentes, caso estes ocorram. Tratam-se dos planos de ação de emergência, compreendendo atividades dos grupos treinados de funcionários da empresa, que eventualmente podem ser apoiados por reforços externos, da própria empresa ou de órgãos de atendimento a emergências.
O segundo tema é a metodologia, desenvolvida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, para o alerta e preparação da comunidade para emergências ambientais, o plano APELL (Awareness and Preparedness for Emergencies at Local Level). Esse sistema é indicado quando existe a possibilidade de alguma ocorrência ter consequências que ultrapassem os muros da instalação da empresa, afetando de alguma forma a população do entorno. É especialmente indicado para que, conhecendo o perigo e as medidas tomadas para gerenciar os riscos, a população saiba como agir com calma numa emergência e não seja vítima do pânico, que provoca reações caóticas e gera efeitos desastrosos. O que se espera nessa mesa é, além da exposição do conceito geral de APELL e de suas vantagens para a organização de respostas coletivas a desastres, conhecer a experiência de São Sebastião, onde o plano foi implantado em 2000, sendo mantido desde então com períodos de maior ou menor envolvimento das instituições e do público.
Já no segundo dia, a terceira mesa trabalha com cenários de acidentes no mar, nas operações de carga e descarga de petróleo e derivados. Esperamos conhecer os principais cenários atuais de acidentes e as correspondentes medidas preventivas de segurança. Também são altamente relevantes os planos de ação de emergência, com seus respectivos meios materiais (especialmente os equipamentos de contenção e recolhimento de produtos), equipes treinadas e passíveis de acionamento. A orientação dos planos de ação passa pelos mapas de vulnerabilidade ambiental, levantamentos sobre os ambientes regionais que, dependendo da extensão do acidente e das condições de mar, podem eventualmente ser alcançados pela poluição. Outro tópico estratégico é o entrosamento entre as equipes das diferentes instituições e com setores do público regional, cujas atividades possam ser afetadas de alguma forma pela emergência.
O quarto tema são alterações de cenários emergenciais ligadas aos efeitos das mudanças climáticas. Na região, é operado, desde final dos anos 80, um sistema preventivo de defesa civil que a cada ano evita mortes de pessoas que habitam em situações vulneráveis aos eventos naturais catastróficos, como escorregamentos de encostas. O reconhecimento desses novos cenários, com o aumento da chuva e da amplitude dos eventos climáticos extremos, bem como dos efeitos da erosão costeira, são questões centrais para a adaptação de nossa região aos efeitos, que surgem progressivamente, das mudanças do clima global.
O terceiro módulo do seminário deverá ocorrer no ano letivo de 2010. Para essa outra etapa, deveremos repassar o Plano de Área, que articula as ações voltadas para acidentes ambientais associados ao conjunto de operações do Porto Organizado, abrangendo portanto eventos com o transporte de cargas gerais, embarcações de apoio, etc. Pretende-se também focar em maior profundidade a comunicação dos riscos para a população e estratégias para contar com a atenção e ampliação da participação de entidades de cidadãos nos esquemas de defesa civil.
O Litoral Norte reúne algumas das melhores experiências de Gerenciamento de Riscos Naturais e Tecnológicos, em nosso País. Temos um bom padrão de segurança ambiental, cuja manutenção e melhoria constante serão favorecidas pela ampliação do envolvimento de instituições e do público, o que esperamos facilitar por meio do acesso direto à informação e ao debate.
O evento conta com o apoio do Centro Universitário Módulo e da Coordenação Regional de Defesa Civil.

SERVIÇO:

Seminário Técnico “Gerenciamento de Riscos Ambientais”
Módulo I
Dia: 28 de novembro de 2009
Horário: 9h às 18h
Local: Campus Central do Centro Universitário Módulo - Av. Frei Pacífico Wagner, 653 - Centro, Caraguatatuba, SP.

Seminário Técnico “Gerenciamento de Riscos Ambientais”
Módulo II
Dia: 5 de dezembro de 2009
Horário: 9h às 18h
Local: Hotel Ilha Flat - Av. Princesa Isabel, 747 - Praia do Perequê, Ilhabela, SP.
(informação)


Cláudio Atsushi Hamakami é o Primeiro Aluno Matriculado no Módulo para 2010

Região - O posto de primeiro aluno matriculado para 2010 no Centro Universitário Módulo, Instituição de ensino de Caraguatatuba, Litoral Norte de São Paulo, já tem dono: Cláudio Atsushi Hakami, 36 anos, está oficialmente matriculado no curso de Engenharia de Produção da instituição. Pelos próximos cinco anos, Cláudio mergulhará no universo da Engenharia e contará com o apoio do corpo docente do curso para se preparar e enfrentar o concorrido e crescente mercado de trabalho da área.
Cláudio confia no potencial da instituição que escolheu para estudar. "Sei que o curso é novo na faculdade e vai se firmar com o tempo. Espero estar preparado para seguir carreira na área que escolhi", afirma. Ele diz que escolheu o Módulo não só por estar localizado na mesma cidade onde reside, mas também pelos índices educacionais. Além disso, Cláudio destaca que o valor da mensalidade do curso contribuiu para sua decisão final.
Para incentivar o acesso da população ao Ensino Superior privado, o Centro Universitário Módulo oferece bolsas de estudos integrais para candidatos ao vestibular que acertarem ao menos 75% da prova. Cláudio afirma que não se preparou devidamente para o vestibular e achou o exame muito difícil. Mesmo já matriculado, tentará uma colocação melhor na segunda etapa do vestibular, que acontece no dia 13 de dezembro. "Como minha mulher cursará junto comigo, será muito dispendioso bancar duas mensalidades", diz.
No Vestibular 2010 do Módulo, os candidatos concorrem a vagas em 14 cursos de graduação (bacharelados, licenciaturas e graduações tecnológicas). Entre os cursos disponíveis estão Pedagogia - recentemente avaliado pelo Guia do Estudante como um dos melhores do Brasil – Enfermagem, Petróleo e Gás, Direito, Jornalismo e Educação Física. Além desses, o Módulo oferece o curso de Gestão Ambiental totalmente gratuito e o novo curso de Tecnologia em Análise de Sistemas.
As inscrições para a segunda fase do Vestibular 2010 do Módulo vão até o dia 9 de dezembro. Também é possível ingressar com a nota do Enem 2007 e posteriores, mas o candidato deve possuir aproveitamento mínimo de 45% do total de pontos do exame. Para outras informações, consulte www.modulo.edu.br.

Sobre o Módulo

Fundado em 1988, o Centro Universitário Módulo é a maior e mais tradicional instituição de ensino superior do Litoral Norte de São Paulo. Oferece 26 cursos de graduação, além de cursos de pós-graduação e de extensão. Os campi Centro e Martim de Sá reúnem mais de 3 mil alunos, 100 professores e 100 funcionários. Integra o Grupo Educacional Cruzeiro do Sul, também formado pela Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo-SP) e Centro Universitário do Distrito Federal - UDF (DF), e que tem como objetivo consolidar um grupo de instituições de ensino superior de atuação nacional, reconhecido por sua excelência acadêmica, comprovada pelos indicadores oficiais.

Visite: www.modulo.edu.br  / www.twitter.com/modulo_universi / www.flickr.com/photos/galeriadomodulo
(módulo)


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

8º Festival das APAEs reúne nove cidades em Caraguá

Caraguatatuba - O 8º Festival das APAEs 2009 será realizado em Caraguá de 25 a 27 de novembro. A abertura será nesta quarta-feira (25), às 10h no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves.
O evento esportivo contará com as modalidades: tênis de mesa, atletismo e futsal, nas categorias B (de 13 a 15 anos), C (a partir de 16 anos), D (para portadores de Síndrome de Down e cadeirantes).
A secretaria municipal de Esportes e Recreação é responsável pela arbitragem; professores e alojamento para os atletas.
Também participam do festival os municípios de São Sebastião, Ilhabela, Ubatuba, Jacareí, Aparecida, Pindamonhangaba, Guaratinguetá e Arujá.
(comunicado)

 
1a. Mostra Regional "O Currículo em Ação"De 25 de novembro de 2009 das 9h às 16h

Caraguatatuba -
Local: E.E. Thomaz Ribeiro de Lima
R: Frei Pacífico Wagner, 757 - Centro

PROGRAMAÇÃO:

-Abertura com a Dirigente Regional de Ensino
-Homenagem ao Professor Edson Santos Silva (em memória)
-Coral alunos da E. E. Ângelo Barros de Araújo
-Apresentação teatral “A Bela e a Fera” da E.E. Prof.ª Josepha de S. Neves
-Presépio Vivo
-Apresentação de vídeos (produção Escolas Estaduais)
-Performances musicais - E. E. Dulce César Tavares e E. E. Colônia dos Pescadores

Exposição

Painéis, instalações e trabalhos diversos dos alunos das Escolas Estaduais do Litoral Norte de São Paulo.
(informação)


ETEC seleciona docentes

Caraguatatuba - A Escola Técnica (ETEC) de Caraguá realiza de 24 a 26 de novembro processo seletivo para contratação de professores. As vagas para contratação temporária são inicialmente para docência no Ensino Médio com possibilidade de atuar também no ensino técnico. A remuneração inicial é de R$ 10 h/a.
Podem se inscrever professores das seguintes áreas: artes; língua portuguesa e literatura; educação física; história; geografia; matemática; física; química; biologia; língua estrangeira – inglês; filosofia e sociologia.
Mais informações estão no edital fixado no mural informativo da escola.

Inscrições:
Taxa: R$ 10
Local: ETEC Caraguatatuba
Avenida Rio Grande do Norte, 480 – Indaiá
Tel (12) 3888-1387

Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura de Caraguatatuba
tel (12) 3897-5655/5656
(Comunicado)


Palestras marcam Dia Internacional de Combate ao Câncer
Eventos serão promovidos em três escolas de Caraguá

Caraguatatuba - A Associação de Combate ao Câncer de Caraguá (ACCC) realiza nesta semana três palestras nas escolas do município. A ideia é divulgar e comemorar o “Dia Internacional de Combate ao Câncer”, lembrado no dia 27 de novembro (sexta-feira).

Confira a programação de palestras abertas ao público preparadas por especialistas que serão desenvolvidas nos bairros de Caraguá:

Dia 24/11, às 19h – EE. Antonio de Freitas Avelar (Estrela D’Alva)
Palestrante: Enfermeira Durvalina Valente do Nascimento
Tema: Prevenção do Câncer

Dia 25/11, às 19h – EMEF Professor Luiz Ribeiro Muniz (Martin de Sá)
Palestrante: Dr. Flávio José Evangelista de Oliveira e Dra. Maria Aparecida de Assis Siqueira
Tema: Câncer de Boca.

Dia 26/11, às 19h – EMEI Professor Ricardo Lucke Sammarco Serra (Praia das Palmeiras)
Palestrante: Maria Fernanda Langlada (psicóloga)
Tema: Alerta e cuidados para prevenir o Câncer.
(comunicado)


Falta de Público encerra Audiência
Apenas 6 pessoas estiveram presentes

Caraguatatuba - A sétima Audiência Pública do ano e a primeira da quarta série de Audiências realizadas pela Câmara Municipal de Caraguatatuba e que discute o Orçamento 2010 foi encerrada por falta de público. Houve atraso de 15 para o início e duração de apenas 10 minutos.
Apenas 6 (seis) pessoas estiveram presentes ao evento: 2 funcionários da Secretaria Municipal de Planejamento, 2 membros da Sociedade Amigos de Bairro do Golfinho, bairro localizado na zona sul da cidade, 1 do Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caraguatatuba) e 1 membro do Conselho Gestor da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Tinga.
Não esteve presente o Representante Oficial da Prefeitura, por parte da Secretaria Municipal da Fazenda e muito menos os moradores locais, parte integrante indispensável à realização da Audiência Pública.
O evento foi aberto, presidido e encerrado pela Vereadora Vilma Teixeira de Oliveira Santos – Vilma do Posto (PSDB), com atraso de 10 minutos e duração de igual período.
Apenas um questionamento foi apresentado, por um Servidor Público e após o encerramento do evento, sendo que sua discussão ficou marcada para a próxima Audiência, nesta quinta-feira – 26 de Novembro, a partir das 16h30 no plenário da Câmara e a população local está convidada.
O questionamento levantado pelo Servidor diz respeito a qual será o índice de Correção Salarial dos Servidores Públicos para 2010.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara discute Pauta lotada de Vetos
18 dos 19 Projetos são Vetos enviados pelo Prefeito

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba discute uma Ordem do Dia diferente nesta terça-feira – 24 de Novembro, a partir das 19h30 durante a 39ª Sessão Ordinária semanal. Dos 19 (dezenove) Projetos apresentados, 18 (dezoito) deles são Vetos Totais enviados pelo Prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB).
Os Vetos Totais fazem parte dos Projetos de Lei aprovados nas últimas semanas pelos Vereadores, durante as respectivas Sessões Ordinárias semanais. Por não concordar com o teor das proposituras, a lei manda que o Prefeito ofereça o Veto, que pode ser parcial ou total, para apreciação dos Vereadores.
Um Veto pode ser mantido ou rejeitado. Para ser Rejeitado são necessários os Votos da Maioria Absoluta dos Vereadores, no caso 6 (seis) Votos, ou, a metade 5 (cinco) mais 1 (um). Caso não se consiga esta votação para a rejeição, o Veto – Total ou Parcial, está mantido. No caso dos Vetos Rejeitados a Lei em questão será publicada com a Sanção do Presidente da Câmara.
Os 18 Vetos Totais pertencem aos seguintes Vereadores: 6 do Vereador Omar Kazon (PR), atual Presidente do Legislativo; 5 do Vereador Aurimar Mansano (PTB); 2 do Vereador Pedro Ivo (DEM) e 1 dos Vereadores Baduca Filho e Wilson Gobetti, ambos do PDT, das Vereadoras Vilma do Posto (PSDB), Profª Silmara (DEM) e do Vereador Lobinho (PSDB).
Do Vereador Kazon os Projetos Vetados versam sobre alimentação especial para alunos com Diabetes, sobre a criação do Centro de Atendimento Público para legalização de Moradores no Município, sobre a destinação de resíduos e materiais retirados de vias públicas, sobre parcelamento do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), que autoriza o Executivo a criar sistema de identificação das vilas e jardins nos bairros e sobre a reserva de imóveis para portadores de necessidades especiais.
Da parte do Vereador Aurimar Mansano os Vetos dizem respeito ao Programa de Orientação aos portadores de Obesidade Mórbida, aos Pólos de Atendimento para portadores de Necessidades Especiais, aos portadores de traço falciforme, sobre a fixação de placa orientando sobre o DPVAT e sobre a oficialização das Feiras Municipais de Arte e Artesanato.
O Vereador Pedro Ivo tem 2 Projetos Vetados que tratam da captação de Energia Solar nas Casas Populares e da implantação da Ginástica Laboral nos órgãos da administração.
No restante aparecem os Projetos Vetados de Wilson Gobetti sobre o trânsito de caminhões de transbordo de lixo; do Vereador Lobinho sobre a licença aos comércios de pequeno porte; do Vereador Baduca Filho sobre autorização para doação de terreno; da Vereadora Silmara sobre os banheiros químicos e da Vereadora Vilma denominando de Rogério Silva Pinto uma praça no Travessão.
O único projeto para discussão e votação tem a autoria do Vereador Baduca Filho (PDT) e altera a Lei de Zoneamento acrescentando Categoria de Uso no bairro da Casa Branca.
Para acompanhar a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Caraguatatuba você pode comparecer ao plenário da Avenida Frei Pacífico Wagner, 830 ou ouvir pela Rádio Nova Oceânica/Jovem Pan em 670 Khz ou ainda ouvir pelo site da emissora na Internet em www.radiooceanicaam.com.br bastando clicar em “Rádio On Line”. Pela NET – TV a Cabo a transmissão se dá pelo canal 72 e pelo site da Câmara na Rede Mundial de Computadores basta acessar www.camaracaragua.sp.gov.br e a janela “Câmara ao Vivo”.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)
 

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei


Ilhabela recebe três navios de cruzeiro pela 1ª vez na temporada 2009/2010

Ilhabela - Ilhabela recebeu pela primeira vez na temporada 2009/2010 a visita de três navios de cruzeiro, no último sábado (21/11). Entre eles estavam os transatlânticos MSC Música, além do Grand Voyager e Grand Celebration que estrearam escala na cidade. Os comandantes dos navios receberam a bordo o prefeito Toninho Colucci (PPS), acompanhado da secretária de Turismo, Maria Inez Ferreira, para a troca de placas, comum na primeira parada das companhias.
O comandante croata do Grand Celebration, Tiho Muzic, revelou ser apaixonado pelo Brasil. “Eu adoro este país, até hoje guardo os ingressos do jogo entre Vasco da Gama e Grêmio que assisti quando estive pela primeira vez aqui”, comentou. O navio foi inaugurado em 1987 em Portugal e tem capacidade para 1.896 passageiros, além de 620 tripulantes. A receptividade também foi a mesma no Grand Voyager, que estava sob o comando do italiano Andrea Bardi e tem capacidade para 836 passageiros e cerca de 300 tripulantes.
De acordo com o prefeito Toninho Colucci, é muito importante esse contato e essa proximidade com os comandantes que são responsáveis por trazer os turistas que chegam à cidade. “Estamos felizes em recebê-los em Ilhabela. A cidade cresce cada vez mais com o investimento em turismo”, ressaltou Colluci.
Nos navios os passageiros contam com uma programação variada com ballet internacional, shows, discotecas, salas de vídeo, teatro, academia, parque infantil, tratamentos termais, salão de beleza entre outras atividades.
Para a artesã Adelaide Zampolo, moradora de São Caetano (SP), Ilhabela foi a parada mais bonita que fez. “Não imaginava que fosse assim, vim com um grupo de amigas e adorei o atendimento na cidade. Quando eu gosto do lugar sempre quero voltar”, garantiu a passageira do Grand Celebration.
A visita aos navios contou ainda com a presença dos secretários Julio Cezar De Tullio (Gabinete), Lídia Sarmento (Educação), Kátia Kornetoff (Obras), Luiz Henrique Homem Alves (Jurídico), Glória de Fátima Alves (Saúde), Rogério Ribeiro de Sá, o professor Catolé (Cultura), Nanci Zanato (Assistência Social), Cristobal Parraga (Administração), da diretora de Turismo, Djane Vitoriano, da secretária do prefeito Cláudia Alves, de Pasqual Colucci e dos vereadores Márcio Garcia, Marcelo Santos, Jadiel Vieira e Jovelino Brito.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)


Leci Brandão coroa festa da Consciência Negra com show em Ilhabela
A festa da comunidade afro contou ainda com diversas manifestações culturais, entre elas, a tradicional Missa Afro

Ilhabela - O Campo do Galera, no bairro Água Branca, em Ilhabela, nunca mais será o mesmo depois do show da cantora Leci Brandão, que encerrou as comemorações da Semana da Consciência Negra, no último domingo (22/11). Com simpatia e muito samba, Leci contagiou o público, que cantou e dançou sucessos consagrados como “Zé do Caroço” e “As coisas que mamãe me ensinou”, por pouco mais de uma hora numa roda de samba “gigante”.
Cerca de 5 mil pessoas conferiram a apresentação da artista que marcou sua trajetória pela luta em prol do movimento negro e puderam conferir de perto a força, determinação e humildade da artista. “Ontem, enquanto eu andava pela cidade, várias pessoas lamentavam o fato de o show ter sido adiado em virtude da chuva, pois assim os turistas dos navios e visitantes iriam embora. Mas hoje estamos aqui, com essa gente linda, nos prestigiando, povo de Ilhabela, gente da terra, negros, brancos índios, todos os povos, todas as raças e é isso que importa”, declarou Leci, antes de prosseguir sua apresentação, pedindo a benção aos congueiros de São Benedito e saudando, de forma especial, os integrantes das seis escolas de samba do arquipélago.
Nos bastidores, Leci Brandão fez questão de conhecer a equipe da Secretaria de Cultura e os líderes do Movimento Negro, a quem deu dicas de como fortalecer a entidade. No público, a opinião era uma só: “o melhor show que Ilhabela já viu. O Campo do Galera nunca mais será o mesmo”, afirmou a dona de casa Marluce Vieira, moradora do alto da Barra Velha.
A festa das manifestações
A Semana da Consciência Negra – II Festa de uma raça, também foi marcada pelas apresentações culturais, que tiveram início na sexta-feira (20/11), com a Missa Afro celebrada pelo padre Léo, da Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda. A cerimônia contou com a presença do prefeito Toninho Colucci (PPS), que posteriormente realizou a abertura oficial do evento, ao lado de líderes do Movimento Negro e Pastoral Afro. Participaram da celebração o vice-prefeito Nuno Gallo (PV), os secretários Rogério Ribeiro de Sá - Prof. Catolé (Cultura), Cristobal Parraga (Administração), Mauricio Kalil (Finanças), o vereador Jadiel Vieiro – Keko, entre outros.
O músico, educador ambiental, poeta e líder do Movimento Negro de Ilhabela, Joãozinho do Pagode, emocionou o público com um poema que retratou a trajetória do povo negro. A festa também contou com a apresentação do grupo Dança de Rua é Arte, da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci), com a coreografia estilizada do “Kuduro”, dança originária da Angola e que virou febre no mundo, além da roda de capoeira, apresentação da manifestação cultural jongo feita pelos integrantes do Acubalin (Associação de Cultura Banto do Litoral Norte) e o espetáculo “Chica da Silva”, estrelado pelos dançarinos do grupo Guadalquivir. A Semana da Consciência Negra – II Festa de uma Raça foi uma realização da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Cultura, e Fundaci com o apoio da Pastoral Afro e Movimento Negro.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)


Obra do píer da Vila continua em ritmo acelerado e prevê iluminação e cobertura
Também estão previstos ainda reforço de colunas e a construção de novos flutuantes. Píer já passou por reforma estrutural e instalação de decks de madeira para desembarque de passageiros de navios

Ilhabela - A obra do píer da Vila, região central de Ilhabela, continua em ritmo acelerado e entrará nos próximos dias em sua 2ª fase, com a nova iluminação ornamental, reforço de colunas e a instalação de cobertura. Reaberto no último dia 15 após o término da 1ª fase, que incluiu a reforma estrutural das lajes e de um dos flutuantes, pintura e colocação de deck de madeira, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Obras, Planejamento e Serviços Públicos, inicia agora uma nova etapa. “Até agora temos 1/3 da obra concluída, o que já possibilitou o desembarque dos passageiros com segurança e conforto. Começaremos uma nova etapa, que prevê reforço das colunas, iluminação, cobertura e os novos flutuantes”, explicou o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.
De acordo com a secretária de Obras, Kátia Kornetoff, também está prevista a construção de novos flutuantes. “Serão construídos novos flutuantes para serem instalados no local e os antigos nós daremos uma nova destinação”, enfatizou.
O valor total da obra é de R$ R$ 995.263,27. Grande parte da verba foi conquistada junto ao Ministério do Turismo, cerca de R$ 780 mil. O restante do investimento é da Prefeitura de Ilhabela. O trabalho é feito pela Pré-Engenharia.
No dia 15 de novembro, o prefeito Toninho Colucci reabriu o píer com a chegada do primeiro dos 144 navios previstos para a temporada de escalas 2009/2010. No último sábado (21/11), turistas de três navios (Grand Voyager, Grand Celebratin e MSC Música) desembarcaram no píer turístico da Vila. Os dois primeiros pararam pela primeira vez em Ilhabela. “Temos que cada vez mais receber melhor os turistas que chegam ao município, pois significa um grande aquecimento na economia local. Conseguimos estender até abril a temporada de cruzeiros e elevar as escalas em 45%. Os turistas que chegarem à cidade terão um local de qualidade para o desembarque”, reafirma Colucci. Ainda este mês serão mais seis escalas.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)


Rodada decisiva do Campeonato Feminino de Futsal nesta quarta em Ilhabela

Ilhabela - O emocionante e disputado Campeonato Municipal de Futsal – Feminino entra na sua fase decisiva nesta quarta-feira (25/11), onde acontecem os jogos que irão definir a semifinal da competição. A partir das 19h, no ginásio municipal, no bairro do Itaquanduba, quatro times disputam duas vagas para a semifinal. As equipes da Água Branca e Norte da Ilha A já estão classificadas.
O primeiro jogo da rodada será entre o já classificado Água Branca contra as meninas da Praia Grande. Em seguida é a vez do Norte da Ilha B entrar em quadra e enfrentar a equipe do Borrifos. No último jogo, o Norte da Ilha A enfrenta a equipe da Barra Velha.
A exemplo das outras rodadas, o ginásio municipal deve estar com a casa cheia para mais uma belo espetáculo proporcionado pelas meninas do futebol de Ilhabela.
O Campeonato Municipal de Futsal – Feminino é organizado pela Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Teatro circense da “Cia BubiÔ FicÔ LÔ!” diverte público em Ilhabela

Ilhabela - A Praça Coronel Julião, na Vila, Centro de Ilhabela, se transformou no último sábado (21/11) em um verdadeiro picadeiro com o espetáculo Bora Embalar-se da “Cia BubiÔ, FicÔ LÔ!”. A apresentação foi trazida pelo Circuito Cultural Paulista, em parceria com a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Cultura e Fundação Arte e Cultura (Fundaci).
A história de Otello (Leonardo Maciel), um músico consagrado, que decide formar uma dupla com seu ajudante Tuingo (Nico Serrano), que não conhece nada de música arrancou gargalhadas tanto das crianças como dos adultos.
Durante toda a apresentação os atores tentam compor, mas não entram em acordo sobre o tema: Mulher ou Comida? A história fica ainda mais divertida quando os dois resolvem aprontar um com o outro. Uma filha bastarda e um “chef” francês apimentam a confusão.
O Circuito Cultural Paulista é um programa da Secretaria do Estado da Cultura, realizado em parceria com as prefeituras de 55 municípios que recebem atrações que vão do erudito ao popular, para adultos e crianças.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)


Fim da taxa interurbana em ligações telefônicas entre Ilhabela e São Sebastião
“A batalha durou mais de dois anos, mas valeu a pena”, diz Vereador Carlinhos

Ilhabela - Desde a meia-noite do último sábado (21/11), as chamadas telefônicas deixaram de ser cobradas como interurbanas entre São Sebastião e Ilhabela e em alguns outros municípios do estado como Caçapava, Jacareí e São José dos Campos.
O Vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto (PMDB), de Ilhabela, vem insistindo no fim dos interurbanos entre as duas cidades há tempos, convocando em agosto de 2007 uma Audiência Pública sobre a extinção das tarifas interurbanas entre as cidades do Litoral Norte.
A audiência na ocasião contou com a presença de cerca de 40 munícipes e dos representantes da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) Arnaldo de Sousa Filho, Assessor da Diretoria Regional no Estado de São Paulo, e Aldo Antonio, engenheiro do Setor de Fiscalização.
Durante as discussões, o assessor da Anatel, Arnaldo de Sousa Filho, disse que algumas cidades com casos específicos obtiveram o benefício mas que seria necessária uma análise técnica de alguns fatores como, por exemplo, as distâncias e os limites entre as cidades.
O vereador Carlinhos destaca que, na época, os representantes se comprometeram a avaliar o caso de Ilhabela, mas que também era importante que fosse feita formalmente a solicitação à Diretoria Regional da agência, no sentido de somar esforços para a extinção da cobrança das tarifas de chamadas telefônicas entre os municípios do Litoral Norte de mesmo DDD (Discagem Direta à Distância).
O vereador lembra que este pedido foi feito, por ele, há dois anos e que culminou com uma resposta positiva: “A batalha durou mais de dois anos, mas valeu a pena. Enviamos diversos ofícios e requerimentos para extinguir a taxa, acompanhamos o caso desde o início e insistimos com a Telefônica, porém tomou uma força maior depois da audiência.”, comemorou o vereador.(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Pousada Bem Viver - Momentos Felizes

 Sessão de Câmara de São Sebastião será marcada por homenagens

São Sebastião - A sessão de Câmara de São Sebastião que vai ocorrer na terça-feira, dia 24, às 18h00, será marcada por homenagens aos moradores do município.
O vereador Paulo Henrique Ribeiro Santana (PDT), o PH, vai entregar três moções de Aplausos e Reconhecimento. Os homenageados são as professoras Giovanna Flávia de Oliveira e Benedita Efigênia da Silva e o promotor de Justiça, dr. Bruno Márcio de Azevedo.
O vereador Maurício Bardusco Silva (PPS) vai homenagear, com a entrega da moção de Aplausos e Reconhecimento, os funcionários do CACEM (Central de Atendimento e Controle a Emergências Médicas) e o Conselho dos Pastores e Ministros Evangélicos de São Sebastião.
A vereadora Solange Ramos (PPS) vai entregar a moção de Aplausos e Reconhecimento à Ecopav Construção e Pavimentação Ltda.

APAE – Na quinta-feira, dia 26, às 19h00, o presidente da Câmara de São Sebastião, Luiz Antônio Santana Barroso (DEM) vai entregar uma moção de Aplausos e Reconhecimento à APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), pelo trabalho desenvolvido, fruto da dedicação da diretoria, voluntários, funcionários e pais de alunos, que ajudam a formar, educar e ensinar as crianças especiais.
A cerimônia vai ocorrer na sede da APAE, no bairro Pontal da Cruz.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Dia da Consciência Negra foi comemorado com diversas atrações em Ubatuba 

Ubatuba - O Dia da Consciência Negra foi comemorado com várias atrações em Ubatuba. Na sexta-feira, dia 20, a praça em frente ao Sobradão do Porto recebeu um grande público que apreciou uma variada programação, com apresentações musicais de diversos gêneros ligados ao movimento negro, além de demonstração de capoeira, dança afro, missa afro e escolha da “Mais Bela Negra”.
Além da intensa programação musical, uma exposição comemorativa ao Dia Nacional da Consciência Negra foi aberta no dia 19 e poderá ser visitada no Sobradão do Porto até o dia 30.
Fizeram parte das atrações: Grupo Escolata, Timbalata, capoeira do Mestre Jequié e do Mestre Junior Preguiça, Grupo Samba e Ousadia, Família R.D.R, Inspiração Nativa, Jorlan, Estrela de Davi, Lenin Terra, União Força Fé, Banda D'Jahga, entre outros.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)


Fórum sobre merenda escolar acontece durante Semana da Agricultura Orgânica
Representantes de prefeituras da região estão convidados a discutir sobre a inserção da produção local na merenda escolar

Ubatuba - Teve início nesta segunda-feira, 23, a IV Semana da Agricultura Orgânica de Ubatuba.
Dentre as diversas atividades programadas para esta semana, acontece nesta terça, dia 24, a partir das 13h30, um Fórum voltado para as prefeituras, que tem como tema a “Viabilidade da Aquisição da Produção Local na Merenda Escolar”. Representantes de administrações municipais de toda a região estão convidados a participar. O evento acontecerá no auditório da Escola Padre Anchieta, tendo como convidados representantes do Ministério da Agricultura, Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (Cati,APTA), entidades produtoras, produtores locais e outros.
No primeiro dia do evento, 23, a Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento realizou a exposição “Espaço Saudável”, mostrando produtos de manejo sustentável de Ubatuba, no calçadão da Praça Nóbrega. A Escola Municipal Padre José de Anchieta, recebeu a implantação de uma de horta por meio do Projeto “Plantando na Escola”, que tem o objetivo de incentivar o consumo de alimentos saudáveis e orgânicos entre as crianças e jovens.
Durante toda a semana, diversas atividades, como palestras, exposições, debates e cursos acontecerão em diferentes lugares do município. A programação contempla assuntos de interesse para todas as cidades da região. O objetivo do evento é incentivar o consumo e a produção de alimentos orgânicos no município. Promovida pela prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa), a Semana da Agricultura Orgânica é totalmente gratuita. Para mais informações, ligue: (12) 3833-2528.
A secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, explica que essa Semana é uma ótima oportunidade para os interessados, sejam produtores , governos ou consumidores. “Estamos promovendo a discussão, capacitação e atualização de todos os segmentos da cadeia produtiva. Este ano a novidade é a inserção do fórum das cidades, que tratará da aquisição dos gêneros alimentícios na merenda escolar. Todas as cidades estão convidadas a participar."(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)
 

 

Semana de 20/11 a 26/11/2009
Cine Porto - 3833 -2066

Projeto “VÁ AO CINEMA”
"SALVE GERAL"
Drama baseado em fatos reais!!!
C/ Andrea Beltrão !!! Ás 14:00 hs
O preço do ingresso p/ ver o filme do PROJETO é R$ 3,00.

"2 0 1 2 Nós fomos avisados"!!!!!
Lançamento Mundial!!!Ficção!!!
Ás 15:50 hs – 18:40 hs - 21:30 hs.

Inteira -R$ 10,00  Meia -R$ 5,00

Toda quarta feira é dia de “QUARTA MALUCA”. Todos pagam R$ 4,00
Nosso site : www.cinemasdolitoral.com.br
 

Poesia Topo

Anuncie

Ambrosia

Vovó fazia um pirão tão bom
Com garoupa e coentro
Cujo cheiro subia pela chaminé
E chegava até ao céu
Com tão agradável odor
Que, Nosso Senhor,
cedo, para lá a levou.

F. Cabral
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

 

 

HUMOR

---
 

Nossos Comerciais: Fenix Sport Bar



Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Maranduba  © Valter Ely Marostica

Maranduba
© Valter Ely Marostica

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editora: Emiliane Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor