Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 11 de Dezembro de 2009 - Nº 2182 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região
Baduca agradece apoio dos munícipes e projeta 2010 ainda melhor
Bispo Diocesano recebe Título de Cidadão
Diocese comemora 10 anos e recebe homenagem
Lobinho destaca conquistas em 2009
Silmara quer postos regionais nas UBS e hospitais da cidade
Silmara quer criar o programa “primeiro emprego”
Silmara cria projeto para fornecer fraldas geriátricas
Programação Natal Pela Paz traz música e tradição
Recadastramento de armas em Caraguá será dia 16
A regularização das armas de fogo é gratuíta
Caraguá abre inscrições para processo seletivo


Caraguatatuba
Baduca agradece apoio dos munícipes e projeta 2010 ainda melhor
Bispo Diocesano recebe Título de Cidadão
Diocese comemora 10 anos e recebe homenagem
Lobinho destaca conquistas em 2009
Silmara quer postos regionais nas UBS e hospitais da cidade
Silmara quer criar o programa “primeiro emprego”
Silmara cria projeto para fornecer fraldas geriátricas
Programação Natal Pela Paz traz música e tradição
Recadastramento de armas em Caraguá será dia 16
A regularização das armas de fogo é gratuíta
Caraguá abre inscrições para processo seletivo

Ilhabela
Colucci participa do 3º Encontro dos Municípios Indutores de Turismo em Brasília
Norte da Ilha é a grande campeã do Futsal Feminino 2009
'Passeio náutico' marca encerramento das aulas da Escola de Vela de Ilhabela
Prefeito apresenta projeto “Parque do Galera” e recebe as sugestões da comunidade nesta sexta
Prefeitura de Ilhabela antecipa 13º salário para esta sexta-feira
Teatro infantil da Fundaci encanta público em Ilhabela

São Sebastião
Prefeitura de São Sebastião realizará Conferência Municipal da Cidade no Teatro
Prefeito prestigia solenidade do Dia do Marinheiro
Vila Sahy vai ganhar pavimentação de ruas e quadra de esportes
Festa encerra atividades do Projeto Garoçá em 2009
Prefeito de São Sebastião recebe representantes da Sampoc em seu gabinete
Terceira Vara de Justiça é instalada em São Sebastião
Travessia Aquática acontece neste domingo em Barra do Sahy

Ubatuba
Guia de Ubatuba terá segunda edição lançada em 2010
Esta edição terá como enfoque principal a prática do mergulho, além de trazer detalhes e fotos das praias de Ubatuba
Lei que veta assinatura mensal de telefone é publicada no Diário Oficial
Assembleia derrubou veto ao projeto no dia 25 de novembro
Sorteado do “Show de Prêmios” leva notebook para casa
No próximo dia 26 a Prefeitura de Ubatuba sorteará um carro 0 km, além de outros quatro prêmios. Para participar o contribuinte deverá estar com seus tributos municipais em dia e com seus dados cadastrais atualizados
Prefeito de Ubatuba e secretário de Turismo recebem Prêmio “Top Vip Melhores do Ano”
O prêmio é oferecido a personalidades que se destacaram em suas áreas em 2009


Seções
Poesia
Carta do Leitor
Charge

Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

CIEE Recebe Inscrições de Processo Seletivo Para Estagiários da FUNDACC


Região - Unidade do CIEE no Centro Universitário Módulo recebe, nos dias 14 e 15 de dezembro e 21 e 22 de janeiro, inscrições do processo seletivo de estágio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC). A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Módulo, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e a instituição. Há vagas para estudante dos cursos de Administração, Ciências da Computação, Sistemas de Informação, Direito, História, Letras e Pedagogia.
Para participar da seleção é necessário preencher uma ficha de inscrição na unidade do CIEE dentro do Módulo e atender aos pré-requisitos, como estar cursando em 2010 o 3º semestre ou 2º ano de um dos cursos solicitados. Além disso, é obrigatório estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (quando maior de 18 anos). Outra condição é que o candidato não tenha sido exonerado do serviço público.
Para se inscrever é preciso levar cédula de identidade original e uma cópia, CPF original e cópia, e uma foto 3x4. Mais informações pelo telefone (12) 3889-1060.

Seleção para estagiários para a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC)
Local de inscrição: CIEE/ unidade Centro Universitário Módulo
Endereço: Avenida Frei Pacífico Wagner, 653
Informações: 3889-1060


Sobre o Módulo
Fundado em 1988, o Centro Universitário Módulo é a maior e mais tradicional instituição de ensino superior do Litoral Norte de São Paulo. Oferece 26 cursos de graduação, além de cursos de pós-graduação e de extensão. Os campi Centro e Martim de Sá reúnem mais de 3 mil alunos, 100 professores e 100 funcionários. Integra o Grupo Educacional Cruzeiro do Sul, também formado pela Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo-SP) e Centro Universitário do Distrito Federal - UDF (DF), e que tem como objetivo consolidar um grupo de instituições de ensino superior de atuação nacional, reconhecido por sua excelência acadêmica, comprovada pelos indicadores oficiais.
(Fotne: MÓDULO)


Lançamento do Verão Azul 2010; você não pode perder!

Verão, sol, praia, mar... gostou só de ouvir? Imagine então tudo isso combinado com muita música, atividades esportivas e de recreação, apresentações culturais e de dança, ecoturismo e aventura! É o Verão Azul de Bertioga, que chega para garantir a melhor temporada de todos os tempos, para moradores e turistas.


Região - Na próxima quarta-feira (16), convidados e imprensa participarão do lançamento oficial do Programa. O evento será no salão de convenções do Sesc, a partir das 10h.
No lançamento, os presentes irão conhecer, em primeira mão, toda a programação de shows e atividades para a temporada, que irá durar de 26 de dezembro a 28 de fevereiro.
O Verão Azul 2010 é uma realização da prefeitura de Bertioga em parceria com a rádio Metropolitana FM e banco Santander.

Serviço
O que: Lançamento do Verão Azul 2010
Quando: quarta-feira, 16 de dezembro, às 10h
Onde: Sesc Bertioga (Avenida Tomé de Souza, 3660 – Bertioga)

Confirmar presença até 14/12 pelo fone (11) 7734-7827
Mais informações: Verão Azul Bertioga
(Fonte:BERTIOGA)

 

 


Bertioga sedia III Torneio de Robalos neste fim de semana

Competição começa neste sábado e domingo tem a Copa Desafio a partir das 8 horas


Região - Promover a pesca esportiva e despertar a consciência para a necessidade de se preservar a natureza são as propostas do III Torneio de Robalos de Bertioga que a acontece neste fim de semana com saída do canal de Bertioga. A competição para duplas será no sábado (12).e domingo (13) a disputa será individual na Copa Desafio,ambas a partir das 8 horas. Organizado pelo mestre da pescaria, Nelson Nakamura, representante da Magic Fishing School e presidente da Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva (Anepe), o torneio tem parceria com a Marina Acqua Azul e Hotel Sea Flower. A estrutura do torneio é montada em frente à Pousada e Marina Acqua Azul (Avenida Vicente de Carvalho,102, centro) onde acontecerá a concentração dos participantes.
A meta é pescar o Robalo Peva e o Flexa, próprios a pesca esportiva por exigir do competidor desenvolvimento contínuo de técnicas de captura e equipamento adequado. O torneio será dividido nas modalidades iscas artificiais e naturais, que atendam a legislação vigente. A área de pesca será em “Águas Interiores”, e delimitada pela “barra de Bertioga”, “barra de Santos” e “Ponte Pencil” em São Vicente.Vale lembrar que embarcações fora da área serão desclassificadas. Os pescadores deverão respeitar as delimitações de segurança impostas pela Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos e terão, obrigatoriamente, de estar com suas licenças de pesca emitidas pelo IBAMA atualizadas.
As embarcações devem ser apropriadas (equipadas com viveiro e nivelador de água e equipamento obrigatório de salvatagem), como prevê a legislação marítima. Os equipamentos também devem estar de acordo com a modalidade escolhida pela dupla, além de contarem com boas condições de uso. As regras definidas pela organização obedecem o Código dos Torneios Abertos de Pesca Embarcada (CTAPE) com normas estabelecidas pela Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos e seguidas pela Federação Paulista de Pesca e Lançamento.
Vencerá a competição a dupla que apresentar os 5 maiores exemplares capturados dentro do limite mínimo estabelecido pelo IBAMA, conforme portaria 053/2005,ou seja, 50 cm, medida mínima para captura do Robalo Flexa, e 35 cm do Robalo Peva. Para medição, serão aceitos peixes vivos e em condições de soltura (Prática de Pesca e Solte), que serão devolvidos após as medições. Serão premiadas individualmente com Troféus, as duplas classificadas de 1o ao 3o lugares na ordem decrescente de pontuação, sendo a primeira dupla colocada aquela com maior pontuação.

Copa Desafio

A Copa Desafio será realizada domingo (13) independente do Torneio. Serão premiados com troféus: 1º Maior Robalo Peva e 1º Maior Robalo Flexa. A proposta é elevar o nível técnico dos pescadores. Deverão ser respeitadas todas as regras do Torneio e a premiação será para o pescador que capturar o maior peixe = robalo peva e robalo flexa (comprimento/peso) nas modalidades “Isca Natural” e “Isca Artificial”. Somente será permitida a pesca em “rios e canais” (áreas determinadas pela Marinha e IBAMA).Durante a confraternização, serão sorteados vários premis fornecidos pelos patrocinadores.
(Fonte: BERTIOGA)


Mais de seis mil candidatos fazem o Vestibular UNITAU 2010 neste sábado

Provas serão realizadas das 14h às 19h em sete locais de Taubaté; familiares e acompanhantes dos candidatos terão recepção especial


Região - A Universidade de Taubaté (UNITAU) receberá, neste sábado, 12 de dezembro, mais de seis mil candidatos de todo o País para a realização das provas do Vestibular 2010, que oferece 4.590 vagas para 41 cursos. São sete locais específicos para a realização dos exames que, neste ano, serão realizados no período da tarde (das 14h às 19h).
O Processo Seletivo EAD UNITAU 2010, que abrange 25 cursos a distância, também será realizado neste sábado (12 de dezembro), das 14h às 16h, em três polos de apoio: Taubaté, Ubatuba e São José dos Campos. O candidato deverá realizar a prova, obrigatoriamente, no polo em que se inscreveu.
Neste ano, a Comissão Permanente de Seleção Acadêmica (Copesa), responsável pela realização do Vestibular da UNITAU, conta com um contingente de 700 funcionários e professores na organização do processo seletivo e com o apoio das polícias civil e militar e do Departamento de Trânsito da Prefeitura.
A partir das 10h30, quatro postos de informações estarão de plantão, estrategicamente localizados pela cidade, para garantir uma boa recepção e orientar os candidatos que vêm de todo o País. Neste ano, há candidatos de Estados de todas as regiões do Brasil, como Pará, Amapá, Acre, Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Minas Gerais, Mato Grosso, Santa Catarina, Paraná, e mais de 200 municípios do Estado de São Paulo.
A UNITAU criou uma estrutura personalizada para os portadores de necessidades especiais, que necessitam de condições diferenciadas para realizar as provas, e um horário alternativo de realização das provas para os candidatos da religião adventista, que justificaram oficialmente a impossibilidade de prestar os exames à tarde.
Para os familiares e acompanhantes dos candidatos, a UNITAU oferece uma sala de recepção especial, onde haverá uma programação de lazer e entretenimento, com apresentações de humorista, do Show da Física, com a exibição de filmes, com ginástica laboral e com um bate papo sobre a vida universitária.
Além das provas no sábado, os candidatos ao curso de Educação Física terão outro compromisso obrigatório: a realização dos exames médicos, que serão aplicados na segunda-feira, 14 de dezembro, às 9h, para as mulheres, e, às 14h, para os homens, no Departamento de Educação Física.
Para o ano de 2010, a UNITAU conta com um Programa de Bolsas de Estudos, que inclui várias modalidades, como a bolsa-mérito, em que o primeiro colocado no vestibular de cada curso ganha 50% de desconto nas mensalidades do primeiro ano, e a bolsa-pontualidade, que oferece 5% de desconto nas mensalidades pagas até o 5º dia útil do mês.

RECOMENDAÇÕES GERAIS – A distribuição dos candidatos nos prédios segue ordem alfabética. Portanto, é necessário identificar em qual prédio o estudante irá realizar a prova, com antecedência, consultando o site www.unitauvest.com.br, ou, diretamente, as listas afixadas nos locais dos exames. O candidato é proibido de entrar no local dos exames após o fechamento dos portões. Recomenda-se evitar levar para as salas de prova equipamentos, como pagers, notepads, MP3 ou demais equipamentos do gênero. Celulares podem ficar na sala desde que desligados.
A redação continua tendo caráter eliminatório: quem deixar de escrevê-la estará automaticamente desclassificado. Para a prova do Vestibular UNITAU 2010, as obras literárias obrigatórias são: O primo Basílio, de Eça de Queirós; Martim Cererê, de Cassiano Ricardo; Iracema, de José de Alencar; Ana Terra, de Érico Verísimo, e Primeiras estórias, de João Guimarães Rosa.
Neste ano, a Universidade de Taubaté não computará a nota da redação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) para efeito de classificação final no Vestibular UNITAU 2010. A medida foi adotada devido à divulgação do resultado do Enem que, segundo o MEC, será em fevereiro.

Provas para os cursos a distância são realizadas em três polos de apoio


As provas para os cursos de graduação e superiores de tecnologia a distância do Processo Seletivo EAD UNITAU 2010 serão no dia 12 de dezembro (sábado), das 14h às 16h, nos três polos de apoio: Taubaté, São José dos Campos e Ubatuba. O candidato deverá realizar a prova, obrigatoriamente, no polo em que se inscreveu. Se o candidato, porventura, se inscrever para dois ou mais polos, será válida somente a inscrição mais recente.
Os polos ficam nos seguintes endereços: em Taubaté, na Av. Marechal Deodoro, 605 – Jardim Sta. Clara; em São José dos Campos, na Rodovia Presidente Dutra Km 154,7 (antiga Kodak) e, em Ubatuba, na Av. Castro Alves, 392 – Itaguá.
A prova consistirá em uma redação. Os candidatos poderão optar por utilizar a nota do Enem de até dois anos anteriores. O Enem poderá ser utilizado como nota única para o processo seletivo. Nesse caso, o candidato estará desobrigado de realizar a prova, mas deverá realizar a inscrição normalmente, ou poderá utilizá-lo como complemento, conjugando as duas notas, assim deverá, também, realizar a prova de redação.
É importante que os candidatos inscritos não se esqueçam de levar para a prova: caneta esferográfica (tinta azul ou preta), original da Cédula de Identidade (RG) ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o comprovante de pagamento de inscrição.
O resultado da prova de Redação será divulgado no dia 21 de dezembro de 2009, pela Internet, nos polos, e afixado no SAV – Serviço de Atendimento ao Vestibulando (Rua Barão da Pedra Negra, 162 – Centro – Taubaté – SP). A matrícula será realizada de 6 a 8 de janeiro de 2010 pela internet. Após realizar a matrícula na internet, o candidato deve imprimir o contrato financeiro e o boleto bancário e entregar os documentos necessários em até dez dias nos polos em que estudarão.
O Processo Seletivo EAD UNITAU 2010 oferece 25 cursos a distância, em três modalidades: são 11 cursos de graduação, quatro cursos superiores de tecnologia e 10 cursos de graduação em segunda licenciatura (não requer processo seletivo). Os cursos têm a duração máxima de três anos e a mensalidade é de R$ 280,00.
As opções de graduação são os cursos de licenciatura em Pedagogia, Artes Visuais, Química, Filosofia, Sociologia, Letras (com licenciatura em Língua Portuguesa), Geografia, História, Ciências Biológicas, Educação Física e Matemática.
No Ensino Superior de Tecnologia são oferecidos os cursos de Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão em Logística e Tecnologia em Processos Gerenciais, todos com duração de dois anos.

SEGUNDA LICENCIATURA – O Processo Seletivo EAD UNITAU 2010 oferece 10 cursos de Segunda Licenciatura, modalidade específica para professores licenciados, que já atuam na Educação Básica Pública e que desejam fazer uma segunda licenciatura na sua área ou em área diferente da de sua formação inicial. São oferecidos os cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Filosofia, Geografia, Sociologia, História, Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa), Matemática, Química e Pedagogia.
A modalidade de Segunda Licenciatura a distância não exige processo seletivo e inclui aulas presenciais e virtuais, com uma disciplina por mês, em regime seriado. O valor da mensalidade é de R$ 280.
A matrícula dos candidatos selecionados será realizada no período de 6 a 8 de janeiro de 2010 (via internet ou presencial, nos polos de apoio).

Vestibular atrai candidatos de todas as regiões do Brasil


Candidatos de todas as regiões do País participarão, neste sábado, 12 de dezembro, do Vestibular UNITAU 2010. Os estudantes vêm de 20 estados brasileiros, como Pará, Amapá, Acre, Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Minas Gerais, Mato Grosso, Santa Catarina e Paraná.
Os cursos que mais atraíram candidatos de fora do Estado de São Paulo são os de Medicina, Direito, Psicologia e Odontologia.
Dos vestibulandos que farão a prova para ingressar na UNITAU, a maioria é do Estado de São Paulo, que responde por 94% dos inscritos. Na sequência, vêm os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná.
Quanto às cidades da região do Vale do Paraíba, as que tiveram o maior número de vestibulandos inscritos no processo seletivo foram: Taubaté, Pindamonhangaba e São José dos Campos. Fora da região, a cidade que mais inscreveu candidatos foi São Paulo e Mogi das Cruzes.
Para orientar os candidatos que vêm de fora, a UNITAU vai disponibilizar postos de informação ao vestibulando em pontos estratégicos e de grande movimento de candidatos. Equipes formadas por alunos da UNITAU estarão aptas a fornecer qualquer informação sobre o Processo Seletivo da Universidade, direcionando os vestibulandos para seus locais de prova. Os postos de informação estarão instalados na Rodoviária Velha (Praça Dr. Barbosa de Oliveira), na Rodoviária Nova, na rua Quatro de Março e na Avenida do Povo e estarão abertos a partir das 10h30.
Cerca de 700 funcionários e professores trabalharão na organização do Processo Seletivo 2010. As polícias Militar e Civil também apoiarão na realização do vestibular, com operações que visam garantir a segurança nos vestibulandos.
Os candidatos também podem esclarecer dúvidas por meio do Disque-UNITAU 0800 55 72 55.

Pais e acompanhantes têm recepção especial


A Universidade de Taubaté (UNITAU) criou um ambiente especial, com lazer e entretenimento, para os pais e acompanhantes dos candidatos, enquanto aguardam o término das provas do Vestibular UNITAU 2010, neste sábado. A programação abrange apresentações de humor e do show da Física, exibição de filmes e um bate papo sobre temas importantes ligados à vida universitária.
Este é o quarto ano consecutivo em que os acompanhantes dos vestibulandos participam de atividades de lazer e entretenimento dentro do projeto Sala de Recepção dos Pais e Acompanhantes. “O objetivo é oferecer um momento dinâmico e extrovertido para os acompanhantes dos vestibulandos, já que fomos percebendo que muitos pais ficavam nas ruas, perto dos prédios, esperando, enquanto os filhos não terminavam as provas”, explica a Profa. Helen Medeiros, coordenadora do Serviço de Atendimento ao Vestibular (SAV) da UNITAU.
Neste ano, a programação terá início às 14h, no auditório do Departamento de Engenharia Civil da UNITAU, com uma recepção especial feita pela Reitora da Universidade, Profa. Dra. Maria Lucila Junqueira Barbosa, e pelo Pró-Reitor Estudantil, Prof. Ms. Armando Antonio Monteiro de Castro.
Em seguida, haverá uma breve apresentação das ações de integração promovidas pela Universidade na recepção aos calouros no início do ano letivo. Logo após, os acompanhantes participarão de atividades desenvolvidas por alunos da Universidade, como a ginástica laboral e o “Show da Física”. A partir das 16h, haverá apresentação do humorista “Tonho Prado”, que alegrará o público com suas histórias sobre a cultura caipira.
A programação contará, ainda, com um café da tarde com a exibição de um filme.
Para participar da Sala de Recepção dos Pais e Acompanhantes, não é preciso se cadastrar previamente, basta apenas comparecer ao local das atividades, no auditório do Departamento de Engenharia Civil, que fica na Rua Expedicionário Ernesto Pereira, 99 (ao lado do prédio onde serão realizadas as provas do curso de Medicina). Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas no telefone 0800-557255.

Portadores de necessidades especiais recebem atendimento personalizado


O Vestibular UNITAU 2010 contará com uma infraestrutura diferenciada para atender aos vestibulandos com necessidades especiais no Departamento de Odontologia. A entrada dos candidatos será realizada pelo portão principal, localizado na Rua dos Operários, nº 9, no centro de Taubaté.
O Departamento de Odontologia conta com uma infraestrutura específica, que inclui rampas de acesso, salas amplas e piso antiderrapante, mesas e banheiros adaptados, possibilitando o fácil acesso dos candidatos.
Os candidatos com necessidades especiais realizarão a prova em salas específicas e terão duas horas a mais para concluir o exame. Os vestibulandos com deficiência visual (perda parcial da visão) terão provas ampliadas ou lupas de leitura. Já os que têm perda total da visão contarão com o auxílio de profissionais capacitados para fazer a leitura da prova.
Durante o período de inscrições, os candidatos foram informados pela UNITAU para que solicitassem estrutura adequada, caso necessitassem de um tratamento personalizado no dia de realização da prova.

UNITAU oferece 41 cursos para o ano letivo de 2010


O Vestibular UNITAU 2010 abrange 36 cursos de graduação e cinco superiores de tecnologia e tem como novidades, alinhados às atuais necessidades do mercado de trabalho, o curso de Engenharia de Telecomunicações (oferecido nos períodos vespertino e noturno), o curso de Tecnologia em Marketing (no período noturno) e o curso de Enfermagem, que passa a ser oferecido também no período noturno.
Na área de Biociências, são 10 cursos disponíveis: Agronomia, Ciências Biológicas (bacharelado/licenciatura), Educação Física (bacharelado/licenciatura), Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia.
Já na área de Ciências Exatas, são oferecidos 13 cursos de Graduação: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Computação, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia Elétrica e Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecânica com ênfase em Mecatrônica, Física (licenciatura), Matemática (licenciatura) e Sistemas de Informação. Também nessa área é oferecido o curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
São 17 opções na área de Ciências Humanas: Administração, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Ciências Econômicas, Direito, Geografia (licenciatura/bacharelado), História (licenciatura), Jornalismo, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Serviço Social e Letras (licenciatura), com três opções: Português/Inglês, Português/Espanhol, Português/Literaturas.
Ainda na área de Ciências Humanas, são oferecidos quatro cursos superiores de tecnologia: Tecnologia em Logística, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Marketing e Tecnologia em Webdesign.

Avisos importantes

1) O candidato será identificado na entrada da sala de prova.
2) Após o sinal para fechamento dos portões, às 14h, conforme horário oficial de Brasília, não será permitida a entrada de retardatários, independentemente do motivo do atraso.
3) Na sala de prova, o candidato deverá ocupar a carteira com seu número de inscrição e com a sua identificação, colocando sobre a mesa o seu comprovante de pagamento de inscrição e a cédula de identidade (RG) ou CNH, para conferência pelo fiscal da sala.
4) Nenhum candidato receberá as folhas para respostas, antes de decorrida 1 (uma) hora do início das provas.
5) A prova terá a duração máxima de 5 (cinco) horas. O candidato somente poderá deixar a sala 1 (uma) hora e meia após o início da prova.
6) O candidato deve acertar o relógio com o horário oficial de Brasília.
7) O candidato deve chegar ao local das provas com antecedência de 1 (uma) hora.
8) O candidato deve se informar com antecedência sobre os locais onde será realizada a prova, que serão divulgados a partir do dia 10/12/2009, no site www.unitauvest.com.br

Datas importantes

Prova para todos os cursos
12/12/2009 (sábado)
Horário: das 14h às 19h
Disciplinas: Biologia, Física, Química, Matemática, Geografia, História, Língua inglesa, Língua portuguesa e Redação.

Exame médico para os candidatos ao curso Educação Física


14/12/2009 (segunda-feira)
Todos os candidatos ao curso de Educação Física deverão comparecer ao prédio do Departamento de Educação Física, na Praça Comendador Marcelino Monteiro, 63, Centro, para realização de exame médico, conforme horários abaixo:
9h - Exame médico para os candidatos do sexo feminino.
14h - Exame médico para os candidatos do sexo masculino.

18/12/2009 (quarta-feira)
Divulgação dos resultados e convocação em primeira chamada para matrícula dos candidatos por ordem de classificação. Os resultados serão divulgados pela internet e afixados no SAV – Serviço de Atendimento ao Vestibulando (Rua Barão da Pedra Negra, 162 – Centro – Taubaté – SP).

21 e 22/12/2009 (segunda e terça-feira)
Matrícula dos classificados e convocados em primeira chamada para todos os cursos nas áreas de Biociências, de Ciências Exatas e de Ciências Humanas.
Local da matrícula: para todos os cursos, a matrícula será realizada no Complexo da JUTA – Departamento de Engenharia Mecânica, Rua Daniel Danelli, s/nº, Jardim Morumbi, Taubaté-SP.
5, 6 e 7 de janeiro de 2010 (terça, quarta e quinta-feiras)
Matrícula dos classificados e convocados em segunda chamada para todos os cursos nas áreas de Biociências, de Ciências Exatas e de Ciências Humanas.

11/01/2010 (segunda-feira)
Matrícula para vagas remanescentes.

8/02/2010 (segunda-feira)
Início do 1º período letivo de 2010.

Tradição e qualidade na promoção do ensino


Em 35 anos como Universidade e em 53 de Ensino Superior, foram diversos os fatos que marcaram a história da Universidade de Taubaté (UNITAU), desde a criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Taubaté, em 1956, passando pela assinatura da Lei Municipal nº 1.948, de 6 de dezembro de 1974, que oficializou a criação da UNITAU. Ao longo dessa trajetória, a Instituição já formou mais de 90 mil alunos nas áreas de Biociências, Ciências Exatas e Humanidades.
Atualmente, configura-se como a maior universidade da região do Vale do Paraíba, com 20 mil alunos regulares nos cursos de Graduação, Pós-graduação, Extensão e Ensinos Médio e Técnico.
A UNITAU também é referência na produção científica, com 50 grupos de pesquisa, que recebem amplo fomento de grandes agências, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A UNITAU é uma das maiores produtoras de artigos e periódicos científicos de toda a região.
A UNITAU ainda se insere na esfera pública do Ensino Superior por ser uma autarquia municipal de caráter autônomo, que promove ações junto à comunidade, mantendo um amplo Programa de Bolsas de Estudos, que beneficia mais de 5 mil alunos por ano, com descontos percentuais que variam de 15% a 50%, representando um investimento de mais de R$ 11 milhões, além de inúmeras ações na área social. Somente em suas clínicas (Fisioterapia, Odontologia, Psicologia e Nutrição), são quase 22 mil atendimentos à população por ano. Na área jurídica, o atendimento atinge um público médio de 1.800 pessoas por ano, no Escritório de Assistência Jurídica (EAJ) da UNITAU.
Ainda na área social, outras ações voltadas para a comunidade – como cursos, capacitações e campanhas de conscientização – atingem um público de quase 24 mil pessoas por ano, dentro de 33 projetos de extensão, que envolvem 90 alunos e professores da UNITAU.
Outro referencial da Universidade é o atendimento público em seu Hospital Universitário (HU), que é responsável por 80% dos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com um total aproximado de 100 mil consultas ambulatoriais, além de cerca de 4.200 cirurgias e seis mil partos por ano.

Mais sobre a Universidade:

Professores e funcionários: 1.611
Cursos de Graduação (oferecidos para 2010): 36
Cursos Superiores de Tecnologia (oferecidos para 2010): 5
Cursos de Especialização e MBA: mais de 80
Cursos de Mestrado (recomendados pela Capes): 6
Curso de Doutorado (recomendado pela Capes): 1
Núcleos de Pesquisa: mais de 50
Bibliotecas: 15 unidades
Acervo (livros, revistas e periódicos): cerca de 175 mil
Laboratórios (Biociências, Exatas e Humanas): 99
Clínicas: 6 (3 de Odontologia, 1 de Psicologia, 1 de Nutrição e 1 de Fisioterapia)

Infraestrutura para o ensino:
Hospital-escola
Fazenda-piloto
Fábrica-escola de Alimentos
Rádio Universitária
Canal de TV Universitária
Agência de Comunicação Integrada
Escritório de Assistência Jurídica
Cartório anexo do Juizado Especial Cível


VESTIBULAR UNITAU 2010

Locais das provas
A prova será realizada na cidade de Taubaté – SP, das 14h às 19h, nos prédios abaixo relacionados e os candidatos estarão distribuídos da seguinte forma:

Local das provas Iniciais do primeiro nome

Prédio 1
Departamento de Engenharia Civil
Rua Expedicionário Ernesto Pereira, 99 – Centro – Taubaté S – T – V – W – X – Z

Prédio 2
Departamento de Economia, Contabilidade e Administração (ECA)
Rua Expedicionário Ernesto Pereira, s/nº, portão 3 – Centro – Taubaté Todos os candidatos ao curso de Medicina

Prédio 3
Escola Dr. Alfredo José Balbi (Colégio UNITAU) – Rua Expedicionário Ernesto Pereira, 260 – Centro – Taubaté A – O – Q – Y

Prédio 4
Departamento de Ciências Jurídicas
Parque Dr. Barbosa de Oliveira, 285 – Centro – Taubaté C – L – M – N

Prédio 5
Departamento de Ciências Sociais e Letras – Rua Visconde do Rio Branco, 22 – Centro – Taubaté E – F – G – H – I – J – K

Prédio 8
Departamento de Comunicação Social – Rua do Colégio, 334 – Centro – Taubaté B – P – R

Prédio 9
Departamento de Informática
Av. Marechal Deodoro da Fonseca, 605 – Jd. Santa Clara - Taubaté D – U

Atenção: O candidato que não encontrar seu nome na lista deverá fazer a prova no prédio determinado aos candidatos com a inicial de seu nome.


PROCESSO SELETIVO EAD 2010
Locais das provas

As provas serão realizada nos polos de Taubaté, Ubatuba e São José dos Campos – das 14h às 16h. O candidato deverá fazer a prova no polo
onde se inscreveu

Local das provas

Polo de Taubaté
Av. Marechal Deodoro da Fonseca, 605 – Jd. Santa Clara – Taubaté Candidatos inscritos no polo de Taubaté

Polo de Ubatuba
Av. Castro Alves, 392 – Itaguá – Ubatuba – SP Candidatos inscritos no polo de Ubatuba

Polo de São José dos Campos
Rodovia Presidente Dutra, Km 154,7 (antiga Kodak) – São José dos Campos Candidatos inscritos no polo de São José dos Campos
(Fonte: UNITAU)


Caiçaras são Processados na Juréia. Continua a Ficção Jurídico-Ambiental


Região - Ao contrário do que afirma a direção da Fundação Florestal, ao contrário do que afirmam alguns doutos Desembargadores do Tribunal de Justiça, ao contrário do que afirma o Sr. Secretário Estadual de Meio Ambiente, vários moradores considerados tradicionais e reconhecidos como tal através da portaria que identificou os beneficiários da antiga RDS da Barra do Una estão sofrendo Ação Civil Pública. Vejam alguns exemplos:
-Processo de Nº 240/07, já concluso, na 2ª Vara Judicial da Comarca de Peruíbe condenou morador da Vila da Barra do Una, com filhos nascidos na Vila e casado com moradora tradicional a demolir edificação e regenerar área.
Nos autos é colocado em dúvida a "tradicionalidade", pois segundo o Ministério Público: "o requerido e seus ascendentes jamais viveram da atividade pesqueira, tampouco da agricultura familiar" (página 233 do processo).
Para o Ministério Público, "Populações tradicionais são aquelas que ocupam uma determinada região há tempos, com economia familiar e produção apenas para o próprio consumo, passando de geração para geração, inclusive o conhecimento concernente à forma de vida e o relacionamento com a natureza" (página 234).
Este tipo de "laudo antropológico" nos remete a imaginar que índio tem que andar pelado no mato, que caiçara tem que ser pescador e que Quilombola, mesmo passados 120 anos da abolição da escravatura, deve se comportar como "escravo fujão"...
A cultura caiçara, assim como toda e qualquer cultura, modifica com o tempo e a Constituição Brasileira assegura a igualdade de direitos. Portanto, negar estes direitos se configura em uma discriminação inadmissível.
-Processo de Nº 592/08, em andamento, na 1ª Vara Judicial da Comarca de Peruíbe também trata de edificação considerada irregular contra moradora reconhecida como tradicional através da Portaria 076/2009 que divulgou a lista de ocupantes tradicionais do Mosaico da Juréia.
Para concluir vejam esta outra AÇÃO CIVIL PÚBLICA promovida pelo ESTADO DE SÃO PAULO, em outubro de 2009 - 4 meses depois do julgamento da inconstitucionalidade do Mosaico da Juréia - contra moradora tradicinal, versando sobre degradação ambiental em unidade de conservação denominada Reserva de Desenvolvimento Sustentável da barra do Una (antiga Estação Ecológica Juréia-Itatins), localizada nesta Comarca.
Afirma que os réus são responsáveis pela degradação ambiental, consistente em indevida ocupação e construção de edificação, supressão de vegetação, introdução de vegetação exótica e produção de esgotos e detritos. Por tais razões, pede a concessão de medida liminar de obrigação de não fazer, consistente na não produção de outros danos ambientais, bem como na desocupação do imóvel e sua conseqüente demolição. (texto reproduzido do site do TJ)
Este é mais um caso de morador que foi reconhecido como tradicional pela Fundação Florestal através da Portaria 076/2009. é mais um processo que reafirma nossa opinião de que vivemos uma FICÇÃO JURÍDICO-AMBIENTAL. Na atual gestão do Sistema Ambiental do Estado de São Paulo uns fingem que fiscalizam... outros fingem que punem e outros fingem que obedecem...
A cada ação proposta a Fundação Florestal do Estado de São Paulo, através de seu diretor, comunica ao Poder Judiciário que a área trata-se de ESTAÇÃO ECOLÓGICA (leia ofício à esquerda). Mesmo assim as ações são propostas com base em uma Lei que já foi julgada inconstitucional e que extinguiu o antigo Mosaico da Juréia.
Às vezes o mesmo diretor informa que se trata de RDS... Isto é, como se a Ação direta de nconstitucionalidade não tivesse extinguido o Mosaico da Juréia - Figura à direita.
Em resposta a requerimento da Deputada Maria Lúcia Prandi a Fundação Florestal informou que a PGE analisa as demandas enviadas pela Fundação Florestal e adota as medidas judiciais. Ora, se a Fundação Florestal diz que a área é classificada como Estação Ecológica para em seguida dizer que trata-se de Reserva de Desenvolvimento Sustentável, cabe à PGE sanar a dúvida do órgão executivo e não agir como alguém que desconhece a legislação.
O Procurador de Justiça esclarece que as medidas judiciais são de responsabilidade da PGE que é a instituição detentora da representação judicial do Estado de São Paulo. Vocês querem saber o que diz a PGE? Nós também!
O que sabemos é que milhares de reais de dinheiro público é consumido em um processo desta natureza. São demandas que podem se arrastar durante anos às custas do erário público.
Enquanto escrevia este boletim fomos surpreendidos com mais uma decisão judicial que atinge diretamente moradores da Juréia. Um processo iniciado em 2003 proibe a visitação pública na Cachoeira do Paraiso, o ponto turístico mais visitado de Peruíbe. Esta é a decisão do processo 441.01.2003.000896-0 de 2003 com o seguinte Despacho Proferido:
"Conheço dos embargos de declaração opostos às fls. 1003/1009, porque tempestivos, conforme intimação de fls. 1014 e lhes dou provimento para sanar a contradição existente. Com efeito, diante da liminar deferida a fls. 560/562 e 683, deve a mesma ser integralmente cumprida, abstendo-se que sejam permitidas visitas públicas, salvo se nas hipóteses previstas no artigo 9º, parágrafo 2º, da lei 9.985/2000, continuando em vigor para tal finalidade até que seja aprovado Plano de Manejo. Nestes termos, com cópias das decisões referidas e desta decisão, intimem-se a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, o Instituto Florestal, a Estação Ecológica Juréia-Itatins, a Polícia Florestal e a Procuradoria Geral do Estado. No mais, cite-se o requerido Nestor, consoante endereço ora informado".
(Fonte:EZEQUIEL DOS SANTOS)


PETROBRAS REALIZA "DIÁLOGO COM A COMUNIDADE" SOBRE AS OBRAS DO PROJETO MEXILHÃO

Região - A Petrobras promoverá, entre os dias 12 e 15 de dezembro, reuniões públicas com as comunidades do Litoral Norte de São Paulo sobre o andamento das obras do Projeto Mexilhão. Chamados de Diálogo com a Comunidade, os encontros têm como objetivo informar à população da área de influência do projeto sobre as novas etapas de implantação do empreendimento.
O Diálogo com a Comunidade será realizado nas cidades de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba. Confira abaixo os dias, locais e os temas abordados em cada encontro.

Agenda

Localidade: São Sebastião
Dia: 12 de dezembro (sábado)
Horário: 14 horas, no Sampoc (Rua São Nicolau, 625, bairro Pontal da Cruz)
Tema abordado: Trecho marítimo

Localidade: Ubatuba
Dia: 14 de dezembro (segunda-feira)
Horário: 9 horas, na Fundart (Rua Dr. Félix Guisard Filho, nº 06 - Centro)
Tema abordado: Trecho marítimo

Localidade: Ilhabela
Dia: 15 de dezembro (terça-feira)
Horário: 9 horas, na Câmara Municipal (Rua Benedito Cardeal Sobrinho, nº 39 - Centro)
Tema abordado: Trecho marítimo

Localidade: Caraguatatuba
Dia: 15 de dezembro (terça-feira)
Horário: 14h e 17h, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (Av. Rio Grande do Norte, 450 - Bairro do Indaiá)
Temas abordados: 14h -Trecho marítimo
17h - Trecho terrestre do gasoduto marítimo e UTGCA

A Petrobras fornecerá transporte gratuito para a população das cidades de Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 77 00 112, disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, ou pelo e-mail comunica.unbs@petrobras.com.br
(Fonte:PETROBRAS)
 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Noroeste News


Baduca agradece apoio dos munícipes e projeta 2010 ainda melhor

Caraguatatuba - Próximo do final do ano, o vereador Cristian Alves de Godoi (Baduca Filho), do PDT, se mostrou feliz com as realizações alcançadas em 2009. Além de desejar um futuro ainda melhor para Caraguatatuba, o parlamentar se diz esperançoso com novas conquistas.
“O trabalho foi intenso e seguirá sendo no ano que vem. Trabalharemos muito para ajudar nosso município a crescer, a desenvolver de forma adequada. Amo essa cidade, o nosso povo e quero sempre o melhor. Tem muita coisa para ser corrigida, para ser feita, mas o caminho é esse, vamos trabalhar”, comentou.
Baduca Filho teve em 2009 alguns projetos de lei de sua autoria aprovado e promulgado, como o que dispõe sobre o parcelamento da taxa cobrada para licença de vendedor ambulante. Outra propositura elaborada por ele, foi o de parcelamento de débitos provenientes de multas de qualquer natureza.
Até o início desta semana, 58 requerimentos feitos pelo vereador foram aprovados na Câmara Municipal. Entre eles estão a manutenção da ciclovia na Avenida Rio Branco, cobertura do Centro Comunitário da Ponte Seca, construção de aquário, mutirão de limpeza em diversos bairros, implantação da Guarda Mirim, ligação da rede de esgoto no Gaivotas, colocação de luminárias, fornecimento de óculos pela Assistência Social e outros.
“Muitas vezes nós não conseguimos atingir todos os objetivos, mas é muito gratificante quando alcançamos algumas metas e este ano tivemos grandes realizações. É ótimo atender a carência da nossa população. Sou de Caraguá, nasci aqui, e lutarei sempre para prosperarmos”, disse Baduca Filho que deseja um 2010 com muita alegria aos munícipes.
“Espero, de coração, que o ano que vem seja ainda melhor para Caraguá. Que os moradores dessa terra sigam lutando, batalhando, que tudo dará certo. Desejo tudo de melhor para todos nós”, finalizou.
(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)


Bispo Diocesano recebe Título de Cidadão

Diocese comemora 10 anos e recebe homenagem


Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nesta sexta-feira – 11 de dezembro a sua terceira Sessão Solene do ano, com a entrega do Título de Cidadão Caraguatatubense para o Bispo Diocesano Dom Antonio Carlos Altieri. Ao mesmo tempo a Diocese de Caraguatatuba comemora 10 anos com a entrega de uma placa.
A autoria das honrarias é do Vereador Pedro Ivo de Sousa Tau – Pedro Ivo (DEM), que está no seu primeiro mandato e além de aprovar o Título de Cidadão, fez um Ofício solicitando a homenagem pelos 10 anos de criação da Diocese.
O Bispo Dom Altieri, como é conhecido, é paulistano, tem 58 anos e sua vocação se iniciou ainda quando menino, pois a maioria das unidades de ensino pelas quais passou eram de natureza religiosa.
Dom Altieri se tornou Diácono e Padre em dezembro de 78 na capital e sua formação escolar, desde o Pré-Primário é oriunda de escolas religiosas como Liceu Coração de Jesus, Faculdade Salesiana de Filosofia em Lorena e Pedagogia na mesma instituição, com o Mestrado sendo feito na Universidade Pontifícia Salesiana de Roma.
O homenageado foi nomeado Bispo em Julho de 2006, Ordenado em Outubro do mesmo ano e empossado no mês de Novembro, sendo desde Outubro de 2007 Bispo Assessor responsável do Setor Juventude da Regional 1 da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil).
Para o Vereador Pedro Ivo, autor da homenagem Dom Altieri mostrou a que veio, trazendo amor e paz aos corações dos Caiçaras.
(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)


Lobinho destaca conquistas em 2009

Caraguatatuba - Há quatro mandatos como vereador em Caraguatatuba, Agostinho Lobo de Oliveira – Lobinho, do PSDB, fez um balanço positivo de seu trabalho realizado este ano na cidade.
O parlamentar não mediu esforços para atender aos pedidos dos munícipes. Diversas proposituras foram elaboradas por Lobinho, que entre tantos pedidos, ressaltou conquistas de pavimentação, reforma em UBS, obras no Jardim Gaivotas, e outros.
Até o início de dezembro, cerca de 10 Projetos de Lei do vereador contou com a aprovação dos demais parlamentares e foi sancionada. Entre elas está a autorização para construção de casas populares, através de convênio com o CDHU e a emissão de Laudo de Habitabilidade por engenheiros da Prefeitura Municipal de forma gratuita.
Ainda neste ano, após luta do vereador, foi feito o recapeamento de ruas nos bairros Olaria e Casa Branca. Além disso, a construção de uma creche e de uma escola no Jardim Gaivotas está sendo finalizada.
“Fico feliz em ter tido essas conquistas. Muitos moradores vinham pedir para que houvesse melhorias no Gaivotas. O trabalho sério do nosso prefeito nos possibilitou de levar esse ganho para a comunidade. Tenho certeza que centenas de mães e crianças ficaram felizes com essas obras”.
No bairro do Tinga, uma Base da Polícia Militar está sendo instalada no local. “É importante levar mais segurança aos bairros”, comentou. Ainda na região, depois de constante batalha do vereador, que fez parte da Comissão de Saúde da Câmara, foi feita a reforma na UBS (Unidade Básica de Saúde).
Lobinho, aproveitando o final do ano, deixou um recado para os munícipes caraguatatubenses. “Agradeço muito ao povo de Caraguá que colaborou com mais um ano de sucesso. Espero e desejo que 2010 seja cheio de realizações”, falou o parlamentar que abriu as portas de seu gabinete para colaborar com a população. “Lembro que o Lobinho está a inteira disposição de todos. Quero ajudar os moradores dessa cidade e com eles podemos ajudar o município a melhorar cada vez mais”, finalizou.
(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)


Silmara quer postos regionais nas UBS e hospitais da cidade

Caraguatatuba - A vereadora do DEM, Silmara Selma Mattiazzo, protocolou na Câmara Municipal um Projeto de Lei que dispõe sobre a implantação de postos regionais nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e hospitais mantidos ou vinculados ao poder público municipal, para cadastramento de pacientes encaminhados ao AME – Ambulatório Médico de Especialidades.
Em sua justificativa, a parlamentar e também professora, lembra que o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) veio à Caraguá com o intuito de favorecer as cidades da região, mas que o sistema de cadastramento de pacientes segue algumas burocracias para evitar favorecimento, ou seja, funcionários do ambulatório não podem cadastrar pacientes para uma primeira consulta automaticamente, precisando aqueles que necessitam passar pelo sistema operacional da Secretaria Municipal de Saúde, e posteriormente serem encaminhadas para agendamento.
“Caraguatatuba centralizou o cadastramento dentro do prédio da secretaria referida, ocasionando morosidade de agendamento. O processo começa nas UBSs. É muita burocracia. Temos que ter um cuidado maior com a saúde, respeito com nossos munícipes”, diz.
A propositura de Silmara visa viabilizar a marcação de consultas em pontos próximos aos moradores. Na Zona Norte a UBS do Olaria seria o ponto, no Centro, a UBS do Centro e na Zona Sul as UBSs do Perequê Mirim e Morro do Algodão. A Secretaria de Saúde também seria um dos pontos.
“Descentralizando o cadastramento na secretaria em questão, acredito que o atendimento de especialidades será de melhor qualidade aos munícipes e a rapidez que merece a saúde, pois o AME está instalado e aguarda a organização das prefeituras”, explicou a parlamentar.
“Saúde é coisa séria. Parece repetitivo isso, mas não é. Temos que ter uma atenção especial, um carinho maior com os pacientes de nossa cidade”, falou.
(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)


Silmara quer criar o programa “primeiro emprego”

Caraguatatuba - A vereadora do DEM, Silmara Selma Mattiazzo, deseja instituir no município de Caraguatatuba o programa Primeiro Emprego – PPE, através de um Projeto de Lei, já protocolado na Câmara Municipal.
Segundo a autora da propositura, o intuito é: promover a inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho, a partir de iniciativas de incentivo ao projeto de geração de emprego e renda; estimular programas de apoio à gestão e ao desenvolvimento das cooperativas de trabalho, entre outras medidas.
De acordo com Silmara, no mundo globalizado, o acesso ao mercado de trabalho é uma dificuldade que atinge uma significativa parcela da sociedade atualmente.
“Para os jovens, essa dificuldade se multiplica a partir do momento em que o mercado exige experiência e qualificação. Cerca de 40% dos 11,5 milhões de desempregados estão na faixa entre 16 e 24 anos, comprovando que a juventude é a mais prejudicada”, diz. “Sem experiência não se consegue emprego, sem emprego não se tem experiência”, completou a parlamentar.
Em seu projeto, Silmara diz que aprovar uma lei que institua o primeiro emprego para jovens significa dar um pontapé inicial para a garantia de um direito tão legitimo para esse setor.
“A gente percebe que tem muita garotada nova querendo trabalhar. Cheia de saúde e disposição, ansiosos para colaborar com o orçamento da família e ter o seu próprio dinheirinho para começar a sua vida. Isso é algo que temos que apoiar, e eu como vereadora quero colaborar”, afirmou.
(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)


Silmara cria projeto para fornecer fraldas geriátricas

Caraguatatuba - O idoso merece atenção especial. Os de baixa renda precisam de apoio. Diante disso, a vereadora Silmara Selma Mattiazzo, do DEM, elaborou um Projeto de Lei, que dispõe sobre o fornecimento de fraldas geriátricas para pessoas que necessitem do uso constante.
A idéia da parlamentar e também professora, o Poder Executivo fica obrigado a fornecer, através da Secretaria Municipal de Saúde, a fraldas para aqueles que não apresentam condições financeiras para adquiri-las.
“Todos tem o direito à saúde de forma integral e universal. A presente proposição objetiva acrescentar a obrigatoriedade da doação. O Estatuto do Idoso, dando efetividade ao comando do legislador constitucional, também garante aos idosos o direito à saúde nas mesmas formas”, disse Silmara.
“Muitos são os idosos que devido a sua condição de saúde, fazem uso de fralda geriátrica. A fralda descartável para essas pessoas deixou, a muito, de ser considerada um produto supérfluo ou de luxo para tornar-se item fundamental na manutenção da higiene e do bem estar”, seguiu explicando o motivo da criação dessa propositura.
A vereadora falou também que a fralda é uma necessidade que acompanhará muitas vezes o idoso enquanto ele viver. “Muitas são as enfermidades de que são acometidos os idosos, às vezes impedindo-os de controlar suas necessidades fisiológicas, às vezes impossibilitando sua locomoção”, ressaltou.
Para a professora Silmara, é dever do município dar efetividade às garantias previstas na constituição federal, dentre as quais se insere o direito a uma vida digna e a preservação do bem estar como valor fundamental à existência do ser humano.
“Espero a sensibilidade dos vereadores e do prefeito para que seja colocado em prática esse projeto. Precisamos olhar com carinho pelos idosos”, finalizou.
(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)


Programação Natal Pela Paz traz música e tradição

Caraguatatuba - A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e a Prefeitura Municipal realizam as festividades do projeto A Fundacc Canta o Natal Pela Paz com uma série de eventos envolvendo a toda a comunidade. São apresentações musicais da Banda Municipal Carlos Gomes, Grupo Vocal Querubín, Projeto Guri, Natal de Cavaquinho e também as tradicionais do Natal como a Folia de Reis e o Pastoril.
Tendo como cenário a Praça Dr. Cândido Motta e o MACC – Museu de Arte e Cultura todo iluminado, as apresentações têm início com Música ao Cair da Tarde com a Banda Carlos Gomes nos dias 11 e 18 de dezembro, sempre às sextas-feiras às 20h pelas ruas do centro; no dia 11, às 20h30 é a vez do Concerto de Natal do Projeto Guri, na Praça Dr. Cândido Motta.
Dia 18, acontecem duas grandes apresentações tradicionais dos ciclos de Natal: o Pastoril - Jornada para Belém, um espetáculo itinerante que percorre as principais ruas da cidade. A saída está marcada para as 20 horas da FUNDACC - Rua Santa Cruz, 396 - até a Praça Dr. Cândido Motta.
Com direção geral de Adbailson Cuba, o Pastoril representa a visita das pastoras ao estábulo de Belém. Ofertas, louvores, pedidos de benção com cantos, louvações diante do presépio. É uma ação teatral de assunto sacro, com aproveitamento satírico e lírico. As pastoras cantam ao ritmo de pandeiros, percussão, violão e instrumentos de sopro, divididas em dois cordões: O Azul e o Vermelho Encarnado, votativos aos mantos de Maria e Jesus Cristo.
Também no dia 18 acontece a apresentação da Cia. de Folia de Reis de Santo Antonio, na Praça Dr. Cândido Motta. Festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, ainda hoje se mantém vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país.
A Cia. de Folia de Reis de Santo Antonio, do Bairro do Tinga foi criada em 1998 e é formada por músicos que tocam violas, cavaquinhos, pandeiros, caixa, além das pessoas que representam os anjos, as virgens, a Rainha (Virgem Maria), os palhaços, os sentinelas, o Rei Herodes, os três Reis Magos e os Alferes que carregam a bandeira com a imagem dos Santos Reis.
No dia 19, às 20h30 show Natal de Cavaquinho com a banda Papo de Samba, na Praça Dr. Cândido Motta; outra atração musical é o grupo vocal Querubín, que apresenta seu repertório natalino sempre às 20h30, nos dias 20 e 22, na Praça Dr. Cândido Motta e nos dias 21 e 23 na Praça do Caiçara, no Polo Cultural. Fechando a programação em grande estilo, no dia 26, às 20h o público vai assistir ao Especial de Natal com a Banda Carlos Gomes, na Praça Dr. Cândido Motta.
(Fonte: Fundacc)


Recadastramento de armas em Caraguá será dia 16

A regularização das armas de fogo é gratuíta


Caraguatatuba - Quem tem arma de fogo em situação irregular terá oportunidade, no próximo dia 16, de legalizá-la. A prefeitura de Caraguá em parceria com a Polícia Federal, terá um posto de atendimento na secretaria de Trânsito.
A ação faz parte da campanha “Arma legal só com registro federal” e tem o objetivo de levar à todos os cidadãos a oportunidade de sair da ilegalidade, fazendo o recadastramento de sua arma em um posto mais próximo de sua residência.
Em Caraguá, o atendimento será somente no dia 16, das 9h às 17h, na secretaria de Trânsito. Funcionários da prefeitura participam de capacitação na Polícia Federal, em São Sebastião, para atender às solicitações dos moradores.
Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos:
-requerimento preenchido que pode ser encontrado no site da Polícia Federal (www.dpf.gov.br), que também estará disponível no local do atendimento para quem não tem acesso à internet;
-é indispensável, para o preeenchimento do formulário, que o interessado saiba informar, no mínimo, a espécie, marca, calibre e número (ex.: revólver, Taurus, 38, XX12345), podendo dispor de outras informações como o modelo, a capacidade de tiros e o tamanho do cano em centímetro da arma;
-original e cópia, ou cópias autenticadas, da carteira de identidade e do CPF;
-original e cópia de documento que comprove residência fixa;
Em caso de arma com registro antigo: original e cópia, ou cópia autenticada, do Certificado de Registro de arma de fogo emitido por órgão estadual, ou cópia do boletim de ocorrência comprovando seu extravio, caso o tenha perdido;
Em caso de arma não registrada: original e cópia, ou cópia autenticada, da nota fiscal de compra ou de comprovação da origem lícita da posse, pelos meios de prova admitidos em direito, ou declaração firmada na qual constem as características da arma e a condição de proprietário, conforme minuta disponível no site www.dpf.gov.br
A Polícia Federal lembra ainda que, em hipótese alguma, a arma deverá ser levada para regularização do registro, sob pena do cndutor responder por crime de porte ilegal de arma de fogo. No caso de entrega de armas, é necessário a obtenção prévia de “guia de trânsito”.

Serviço:
Secretaria de Trânsito de Caraguá - avenida Arthur Costa Filho, 457 (onde era o antigo Ciretran)
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)


Caraguá abre inscrições para processo seletivo

Caraguatatuba - A prefeitura de Caraguá realiza processo seletivo para contratação emergencial, em caráter temporário de um ano, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. As inscrições iniciam na próxima segunda-feira (14) e vão até o dia 21 de dezembro pelo site www.ibamsp-concursos.org.br, ou na secretaria de Educação, das 10h às 16h, até o dia 22.
O valor das inscrições varia entre R$ 27 e R$ 52 para nível superior. Os cargos são para a área administrativa, professores, inspetores de alunos, psicólogos e terapeutas ocupacionais. Os salários chegam a R$ 1.536,81.
Confira o edital no site www.caraguatatuba.sp.gov.br

Serviço:
Secretaria de Educação
Av. Rio de Janeiro, 860 – Indaiá
Inscrições até dia 21/12, das 10h às 16h.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)


 

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Colucci participa do 3º Encontro dos Municípios Indutores de Turismo em Brasília

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), acompanhado da secretária de Turismo, Maria Inez Ferreira, participou na última terça-feira do 3º Encontro dos Municípios Indutores de Turismo, em Brasília. A melhora nos índices de competitividade dos 65 destinos foi constatada a partir da comparação dos resultados dos relatórios de 2008 e 2009. O estudo, realizado pela Fundação Getúlio Vargas, a pedido do Ministério do Turismo e do Sebrae, avaliou capitais e “não capitais”.
São Paulo e Foz do Iguaçu lideram o ranking e aparecem como os municípios brasileiros mais bem estruturados para receber turistas no país. “Nossa responsabilidade é grande, pois além da capital, apenas Ilhabela está entre as 65 cidades indutoras de turismo para a Copa do Mundo. Nosso objetivo é fortalecer a indústria do turismo não só no arquipélago, mas também em toda a região”, enfatizou Colucci.
Segundo Barretto, que possui um sistema online de monitoramento de cada um dos 65 destinos em seu gabinete, o estudo será repetido até 2014, criando-se assim uma série histórica de acompanhamento dos municípios. “Um retrato fiel que permitirá a projeção de ações nas diversas áreas do turismo como qualificação e infraestrutura e um importante instrumento de diálogo com outras instâncias do governo, uma vez que nem todas as intervenções são necessariamente do Turismo”, concluiu.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)


Norte da Ilha é a grande campeã do Futsal Feminino 2009 (FOTO)


Ilhabela - Após uma emocionante partida, as meninas do Norte da Ilha sagraram-se campeãs do Campeonato Municipal de Futsal Feminino 2009, na noite da última quarta-feira (9/12), no Ginásio de Esportes “Gilson Gomes Pinna” ao vencer nos pênaltis a equipe da Água Branca. Com grande público presente, a Praia Grande abriu a grande final, no jogo da disputa do terceiro lugar, contra a equipe do Borrifos, vencendo a partida por 3 a 1, com gols de Juliana Alves, do Borrifos e Ajizandra Moreira (2) e Marle Souza, da Praia Grande. Comandadas pelo técnico Deissomar Ferreira, o Praia Grande mostrou um bom futebol e conseguiu conquistar a vitória, obtendo a terceira colocação na competição.
Após a decisão do terceiro lugar foi a vez das meninas da Água Branca e do Norte da Ilha entrarem em quadra. Decididas a levarem o título de campeã para seus bairros, as jogadoras travaram um verdadeiro duelo em quadra, com belos lances e jogadas ensaiadas, levantando cada vez mais suas torcidas, presentes no Ginásio de Esportes.
Até o final do primeiro tempo da partida, nenhuma das duas equipes havia marcado tão esperado gol, até a hora da decisão final. As equipes voltaram à quadra para o segundo tempo e logo aos 5 minutos a jogadora Débora Gomes acertou um belo chute no canto direito da goleira Josefa Cabral, marcando 1 a 0 para a equipe da Água Branca.
Mesmo após o nervosismo inicial depois de ter tomado o gol, as meninas do Norte da Ilha tentavam a todo custo conseguir ao menos o empate para levar a decisão aos pênaltis. E conseguiram, aos 17min40s, a dois minutos do término da partida, a jogadora Karine dos Santos bateu uma falta do meio da quadra, a bola bateu na barreira, sobrando para a jogadora Josiane Viana que chutou forte para o gol, batendo a bola na trave e indo livre para Renata Garcia empurrar para o gol adversário e marcar 1 a 1.
A decisão então foi para os pênaltis e a melhor goleira da competição, Josefa Cabral defendeu o terceiro e decisivo pênalti cobrado pela jogadora Micaeli Rosa, dando assim, o título de campeã 2009 para o time do Norte da Ilha.
Após o jogo foi realizada a Cerimônia de Encerramento, que contou com a presença do secretário de Esportes, Lazer e Recreação, Luiz Lobo; do chefe de gabinete, Julio Cezar De Tullio, representando o prefeito Toninho Colucci; do diretor de Esportes, Flávio César da Silva e do vereador Keko. Além da premiação para o Norte da Ilha (campeão), Água Branca (vice-campeão) e Praia Grande (3º lugar), foram agraciadas a jogadora do Borrifos, Janaína Santana, artilheira da competição com 13 gols e a melhor goleira da competição, Josefa Cabral, do Norte da Ilha. O Campeonato Municipal de Futsal Feminino 2009 foi realizado pela Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (Selar) e organizado pelos monitores esportivos, Felipe Nascimento, Ricceli dos Santos e Adílson (Adi).(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)


'Passeio náutico' marca encerramento das aulas da Escola de Vela de Ilhabela


Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação - Diretoria Náutica, realizou como encerramento das aulas de vela um grande passeio até a Praia da Armação com as crianças da escolinha de vela. O grupo fez piquenique e participou de brincadeiras.
Para o passeio, os alunos foram divididos em quatro turmas, acompanhados do coordenador de Vela, Marcos Cardial, e dos instrutores de vela da escola. Além da confraternização, os alunos puderam aproveitar um belo passeio pela costeira de Ilhabela a bordo de uma Traineira e dos botes da Escola da Vela, além de brincar na praia.
De acordo com Marcos Cardial, a escolinha de vela mais uma vez cumpriu o seu papel de incentivar o esporte, potencializando cada vez mais jovens velejadores em Ilhabela. “Estamos satisfeitos com o resultado da Escola de Vela deste ano, pois conseguimos oferecer aulas práticas e teóricas de qualidade aos alunos da escolinha”.
De acordo com o diretor Náutico, Edmar Alves, participaram da Escola de Vela este ano cerca de 130 crianças, muitas delas vindas de família de baixa renda. “Nossa idéia é levar a Vela a todas as classes sociais, oferecendo as mesmas oportunidades a todos”, conclui.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)


Prefeito apresenta projeto “Parque do Galera” e recebe as sugestões da comunidade nesta sexta


Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), apresenta nesta sexta-feira (11/12), às 19h, na Escola José Antonio Verzegnassi, na Água Branca, o projeto “Parque do Galera”. Pela proposta, a área onde hoje se encontra o Campo do Galera, no mesmo bairro, poderá ser transformada em um moderno parque, numa parceria com a iniciativa privada.
Entre as melhorias previstas estão: campo de futebol com arquibancada, quadra poliesportiva, quadra de malha, pista de skate, piscina semi-olímpica e um conjunto comercial. Vários destes atrativos são reivindicações da própria comunidade região há vários anos. “Será uma obra que refletirá na qualidade de vida da população, que poderá receber assim um grande espaço de convívio e lazer”, explicou Colucci.
Ele aponta que mais detalhes do projeto poderão ser conhecidos na apresentação desta sexta-feira na escola. “Esperamos que a comunidade compareça e dê sua sugestão. Contamos com a presença de todos”, concluiu. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)


Prefeitura de Ilhabela antecipa 13º salário para esta sexta-feira


Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela antecipou para esta sexta-feira (11/12) o pagamento da segunda parcela do 13º salário. Originalmente, os servidores receberiam somente no dia 20 de dezembro.
A medida, além de beneficiar os servidores, que terão mais tempo para organizar as comemorações de fim de ano, também aquece a economia local. “Chegamos ao final de mais um ano, com a certeza do dever cumprido. Ilhabela comemora hoje inúmeras conquistas e já planeja as ações para o novo ano que se aproxima. É tempo de renovar a esperança, acreditar em nossos sonhos, pois juntos o tornaremos realidade. Obrigado a todos os servidores públicos pelo empenho e dedicação. Desejamos a todos Boas Festas. Um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo”, disse o prefeito Toninho Colucci. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)


Teatro infantil da Fundaci encanta público em Ilhabela

Ilhabela - Os atores do grupo de teatro Maembipe, da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci) fizeram a alegria da criançada, na tarde da última quarta-feira (9/12), no Galpão das Artes, na Cocaia, com a apresentação das peças “Os Escarpins das Princesas” e “Pluft o fantasminha”. Os espetáculos que fazem parte da programação de final de ano da Secretaria da Cultura de Ilhabela e Fundaci vão até a próxima sexta-feira (11/12).
Com muito talento, os alunos das oficinas de teatro arrancaram gargalhadas do público infantil. No conto de fadas “Os Escarpins das Princesas” três princesas possuem um mistério que nenhum príncipe consegue desvendar. Toda noite elas gastam sete pares de escarpins. Esse mistério deixa o Rei tão preocupado que este acaba prometendo a mão de sua filha mais velha, a princesa Anabela, para o homem que conseguir desvendar o mistério.
Em seguida foi a vez do espetáculo “Pluft o fantasminha” encantar os pequenos. A peça de Maria Clara Machado, conta a história de um fantasma menino que ao perder o pai, um grande Fantasma de Ópera deixa o teatro onde morava e parte com a sua mãe, para um sótão de uma casa abandonada. Um fantasma que tem medo de gente, outro aviador, e as marinheiras do Capitão Bonanza divertiram os espectadores.
Os ingressos são gratuitos e limitados. Os interessados podem retirá-los antecipadamente no Galpão das Artes, situado à Rua da Cocaia, 720, bairro Cocaia.

Ainda em cartaz:
Quinta e Sexta-feira (10 e 11 de dezembro)
“Os Esparpins das Princesas” 15h – Galpão das Artes
“Pluft o Fantasminha” 15h30 – Galpão das Artes
“Teatro Trianon” 20h – Galpão das Artes
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)



 

Notícias de São Sebastião Topo

Chalés Juliamar

Prefeitura de São Sebastião realizará Conferência Municipal da Cidade no Teatro

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por intermédio da Secretaria de Habitação e Planejamento, realizará no próximo dia 22, no teatro, a Conferência Municipal da Cidade, primeira etapa da fase preparatória da 4ª Conferência Nacional a ser realizada de 24 a 28 de maio de 2010, em Brasília (DF).
Segundo informações, o evento se destina a congregar entidades representativas de segmentos da sociedade para tratar de temas preconizados para a conferência em âmbito nacional. Este fase municipal, bem como a regional, deve desenvolver os trabalhos a partir do lema “Cidades para todos e todas com gestão democrática, participativa e controle social” e do tema “Avanços, dificuldades e desafios na implementação da política de desenvolvimento urbano”, de modo a articular e integrar as diferentes políticas urbanas, de maneira transversal.
Durante a conferência o grupo presente ( formado por dois terços de representantes do Poder Executivo e um terço do Poder Legislativo, além dos membros de movimentos sociais e populares, trabalhadores sindicais, empresários relacionados ao desenvolvimento urbano e entidades profissionais e acadêmicas e de pesquisa e conselhos profissionais de ONGs com atuação na área), deve eleger os delegados em número proporcional à população e em conformidade com a estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2005, a representarem o Município na 4ª Conferência Estadual das Cidades – fator indispensável para a participação de delegados estaduais na Conferência Nacional.
O decreto 5.790/06, que dispõe sobre a composição, estruturação, competências e funcionamento do Conselho das Cidades, o ConCidades, afirma que o órgão colegiado de natureza deliberativa e consultiva, integrante da estrutura do Ministério das Cidades, tem por finalidade estudar e propor as diretrizes para a formulação e implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, bem como acompanhar e avaliar a sua execução conforme dispõe o Estatuto da Cidade.
De acordo ainda com a lei, o ConCidades é responsável por propor as diretrizes gerais para a formulação e implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, em consonância com resoluções aprovadas pela Conferência Nacional das Cidades.
Conforme consta, um relatório final sobre a Conferência da Cidade deve ser elaborado e encaminhado ao Governo Municipal que promoverá sua publicação e divulgação e remetidos, igualmente, à Comissão Preparatória Estadual e à Coordenação Executiva Nacional a ser distribuído pelo Ministério das Cidades.

Serviço: A conferência está prevista para começar às 9h e encerrar às 17h. O Teatro Municipal fica na rua Altino Arantes, 2, no Centro Histórico.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Prefeito prestigia solenidade do Dia do Marinheiro


São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, prestigiou na manhã desta quinta-feira (10/12) a solenidade em comemoração ao “Dia do Marinheiro”. O evento aconteceu nas dependências da Delegacia da Capitania dos Portos, na Rua da Praia. A solenidade marcou também a entrega de insígnias a militares promovidos, com direito a um emocionado discurso de despedida do sargento Barreto, que está deixando a ativa, após 30 anos de serviços prestados à Marinha do Brasil.
No evento, também foram entregues mais duas medalhas “Amigos da Marinha”. Passam a integrar agora a Soamar – Sociedade Amigos da Marinha, o operador Portuário Luiz Felipe (filho do ex-vereador Luiz Leite Santana, o “Zangado”) e o delegado da Ciretran, José Lamartine. A servidora civil Maria Aparecida “Cidinha” também foi homenageada pelos 30 anos de serviços prestados à Capitania dos Portos de São Sebastião. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Vila Sahy vai ganhar pavimentação de ruas e quadra de esportes


São Sebastião - O núcleo congelado da Vila Sahy (antiga Vila Baiana), na costa sul do município, terá todas as suas cinco ruas pavimentadas no primeiro semestre do ano que vem. A comunidade também ganhará uma quadra esportiva que será construída numa área pública na entrada do bairro. As informações foram prestadas pelo prefeito Ernane Primazzi, na noite da última quarta-feira (09/12), durante a festa de final de ano do projeto sócio ambiental Verde Escola, promovido em parceria pela empresária Maria Antonia Civita e a prefeitura municipal na vila Sahy.
O evento reuniu cerca de 600 pessoas entre alunos e pais das crianças atendidas pelo projeto, no espaço Arena Camburi. Além do prefeito, prestigiaram o evento a primeira dama e secretária do trabalho e Desenvolvimento Humano, Roseli Trevisan, os secretários Roberto Santos (Habitação e Planejamento), Traud Rossi (Meio Ambiente) e Marianita Bueno (Cultura e Turismo), além do vereador Ernaninho.
A pavimentação das ruas será executada pelo município e a construção da quadra de esportes se dará em parceria entre a prefeitura e a empresária Maria Antonia, cuja família Civita, é controladora do Grupo Abril e edita, entre outras publicações, a Revista Veja.
“Com essas realizações vamos levar mais conforto e qualidade de vida para toda a comunidade da Vila Sahy. Informo também que a Câmara Municipal já aprovou e nós vamos criar a guarda Mirim Municipal, contratando inicialmente 90 adolescentes de 14 a 17 anos no ano que vem, uma outra iniciativa social de extrema importância para o município”, comunicou o prefeito Ernane.
A festa do projeto Verde Escola foi abrilhantada pelos próprios alunos da entidade com várias apresentações de música e dança. Os números abrangeram desde a apresentação do Côco (dança típica nordestina), até exibições de ballet e capoeira. O destaque ficou para a apresentação dos grupos de hip hop, uma das atividades mais procuradas pelos alunos no Verde Escola. O salão do Arena Camburi foi decorado por dezenas de desenhos dos alunos e ainda peças artesanais elaboradas com materiais recicláveis por alunos e pais de alunos que também participam das atividades na entidade. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Festa encerra atividades do Projeto Garoçá em 2009


São Sebastião - Foram encerradas nesta quinta-feira (10/12) as atividades do Projeto Socio-Educativo Garoçá, que atende centenas de crianças na Costa Norte de São Sebastião. O evento foi prestigiado pelo prefeito Ernane Primazzi e pela primeira-dama Roseli Trevisan, além da secretária de Educação Angela Couto e os vereadores Ernaninho e Marcos Tenório. As crianças fizeram apresentações de números de dança para marcar o último dia de atividades no ano.
“Estamos muito satisfeitos com o empenho dos professores aqui do Projeto Garoçá. Para o ano que vem, vamos procurar melhorar ainda mais esse importante trabalho, onde todos aprendem a viver de forma comunitária. Isso é o que chamamos de construir uma cidade melhor”, destacou o prefeito.
Ernane também lembrou no Garoçá que, a partir do ano que vem, a prefeitura estará criando a Guarda Mirim Municipal. Com ela, disse o prefeito, a prefeitura vai atender adolescentes a partir dos 14 anos, que trabalharão como Office-boys no comércio, em parceria com os empresários locais. “Assim teremos condições de continuar assistindo os jovens que estão deixando os projetos sociais, como é o caso aqui do Garoçá”, afirmou o prefeito. No encerramento Ernane convidou todas as crianças presentes para a chegada do Papai-Noel, no dia 20 de dezembro, às 17h00, na Rua da Praia. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Prefeito de São Sebastião recebe representantes da Sampoc em seu gabinete

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, recebeu nessa quarta-feira 9, representantes da Sampoc (Associação dos Amigos do Pontal da Cruz), e recebeu da comitiva um documento com informações acerca de possíveis melhoramentos a serem realizados no bairro situado na região central.
O levantamento ilustrado feito em parceria com os moradores, abrange todas as ruas do Pontal da Cruz e aponta lacunas no que diz respeito à manutenção e possíveis melhorias.
Na opinião da comitiva, o fato do prefeito conhecer todos os integrantes da associação, bem como o bairro, onde mantém um imóvel comercial, proporcionou um debate descontraído, esclarecedor e proveitoso para ambas as partes.
De acordo com Primazzi, a Administração conhece parte das informações contidas no dossiê. “Muitas destas informações nós conhecemos, algumas já foram resolvidas, outras serão solucionadas em breve.”, afirmou.
André Lima, vice-presidente da Sampoc, declarou ter sido o encontro bem positivo. “De fato, foi interessante. Ficamos a par do posicionamento da Prefeitura sobre determinados assuntos e notamos o interesse no que tange à solução de alguns problemas existentes no bairro”, disse Lima.
O prefeito, antes do término da reunião, se colocou à disposição dos moradores para uma eventual discussão no próprio bairro. “Não marcarei a reunião, pelo contrário; vocês (sociedade organizada) são quem o farão e, sendo necessário, irei até a Sampoc para conversamos!”, finalizou o prefeito.
Participaram do encontro além do vice-presidente da associação André Lima, o próprio presidente da Sampoc Fernando Bulhões, a secretária Marlene Nascimento, o tesoureiro Marcos Paixão e o diretor cultural Marcelo Tavares.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Terceira Vara de Justiça é instalada em São Sebastião

São Sebastião - São Sebastião ganhou nesta quinta-feira (10/12) a sua Terceira Vara de Justiça, que será comandada pela juíza Sabrina Martinho. A solenidade contou com a presença do prefeito Ernane Primazzi, do presidente da Câmara, Luiz Antonio de Santana Barroso e do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo Roberto Antonio Vallim Bellocchi, além de várias outras autoridades civis e militares. A placa comemorativa de inauguração da vara foi descerrada no plenário do Tribunal do Júri do Fórum, no Topovaradouro.
Em meio aos discursos, o presidente da seccional de São Sebastião e Ilhabela da OAB, Luiz Tadeu de Oliveira Prado e o prefeito Ernane, além de agradecerem a instalação da Terceira Vara da Justiça, reivindicaram para o município uma extensão do judiciário para recebimento de protocolos na Costa Sul e, futuramente, a instalação de uma Quarta Vara, exatamente naquela região do município, em função da grande demanda de processos dos bairros mais afastados do centro da cidade.
O prefeito Ernane recordou que a Vara da Justiça instalada ontem é uma reivindicação de cerca de 10 anos do município. “Temos uma situação atípica onde, na temporada de verão, a população é multiplicada por quatro. Isso tem reflexos também no Poder Judiciário. O município tem a maior parte do seu território tomada pelo Parque Estadual da Serra do Mar, o que também resulta em uma demanda judicial na área de meio ambiente muito intensa. Também por isso a necessidade de essa nova vara da justiça”, enfatizou o prefeito.
Ernane lembrou que já está auxiliando o Judiciário na instalação de um cartório eleitoral na Costa Sul e disse que pode ajudar ainda mais no caso de uma nova extensão da Justiça naquela região. “Quem sabe não precisemos aguardar mais 10 anos e sim 10 meses por esta Quarta Vara na Costa Sul”, finalizou de forma descontraída seu discurso o prefeito municipal.
O presidente do TJ por sua vez, adiantou que não será tarefa fácil o atendimento do pleito do município. Bellocchi expôs dificuldades do Judiciário como a falta de estrutura física, uma vez que depende do governo estadual para construção dos fóruns, e comarcas fechadas exatamente por falta de infra estrutura.
Além disso, outro problema apontado pelo presidente do Tribunal de Justiça é a formação de novos juízes. Ele esclareceu que o último concurso para magistrados teve a inscrição de 12.500 interessados. Destes, apenas 330 chegaram à fase do exame oral, e, “se tanto”, segundo disse Bellocchi, apenas 100 devem ser aprovados.
A juíza que está chegando ao município mostrou que tem uma preocupação ambiental, pois defendeu o desenvolvimento sustentável da região, frente ao crescimento econômico por conta do pré-sal no Litoral Norte. “O município tem 30 mil feitos em andamento e, com o desenvolvimento econômico, teremos muito mais trabalho no Judiciário. Mas, é com muito orgulho que assumo o cargo o que vamos retribuir com muito trabalho pelos ideais da Justiça”, disse a juíza Sabrina Marinho. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Travessia Aquática acontece neste domingo em Barra do Sahy

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião realizará, neste domingo, 13, na praia de Barra do Sahy, o evento “Fuga das Ilhas – Travessia Aquática 1.500m”, a partir das 10h.
De acordo com a Secretaria de Esportes, este evento é aberto a nadadores amadores, os quais serão separados por categorias, de acordo com sexo e faixa etária.
Os participantes largarão da Ilha, em frente à praia, tendo como chegada as areias de Barra do Sahy. A largada está marcada para as 10h.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

 

 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 


Guia de Ubatuba terá segunda edição lançada em 2010
Esta edição terá como enfoque principal a prática do mergulho, além de trazer detalhes e fotos das praias de Ubatuba


Ubatuba - A partir de janeiro de 2010, os turistas e interessados em geral vão contar com mais uma importante ferramenta de pesquisa: o Guia de Ubatuba 2010, a segunda edição da publicação, que foi sucesso garantido em sua primeira tiragem. O primeiro guia foi distribuído em todo o Estado de São Paulo e teve suas vendas esgotadas, o que gerou ainda maior interesse em lançar uma segunda edição.
O Guia de Ubatuba possui mapeamento exclusivo de todas as praias do continente da cidade de Ubatuba, totalizando 92 praias. O leitor poderá conferi-las em detalhes no guia, com fotos e descrições das características de cada uma delas.
A cada ano, o guia aborda um tema, na edição anterior foi o surfe e nessa edição trará informações sobre a prática do mergulho, desde o início de sua história até sua chegada em Ubatuba. Além disso, o leitor encontrará toda a informação necessária para melhor usufruir sua visita a Ubatuba.
(Fonte: ACIU)



Lei que veta assinatura mensal de telefone é publicada no Diário Oficial
Assembleia derrubou veto ao projeto no dia 25 de novembro


Ubatuba - A lei que proíbe a cobrança de assinatura mensal pelos serviços de telefonia fixa e móvel foi publicada no Diário Oficial do Estado e entra em vigor em 60 dias. A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo derrubou o veto ao projeto em 25 de novembro.
O projeto, de autoria do deputado Jorge Caruso (PMDB), foi apresentado em 2002 e havia sido vetado em 2006 pelo então governador Geraldo Alckmin. Segundo a lei, “as prestadoras de serviços de telecomunicações poderão cobrar de seus usuários apenas por serviços efetivamente prestados”.
O deputado disse que o projeto é o mesmo apresentado em 2002. A lei prevê uma multa de dez vezes o valor indevidamente cobrado em caso de descumprimento. “Ninguém mais quer pagar por algo que não usa. Houve uma satisfação muito grande em derrubar esse veto”, afirmou o deputado Jorge Caruso em novembro.(Fonte: ACIU)



Sorteado do “Show de Prêmios” leva notebook para casa
No próximo dia 26 a Prefeitura de Ubatuba sorteará um carro 0 km, além de outros quatro prêmios. Para participar o contribuinte deverá estar com seus tributos municipais em dia e com seus dados cadastrais atualizados


Ubatuba - A secretária municipal da Fazenda, Vera Lúcia Ramos, entregou na última semana um notebook ao contemplando Carlos Roberto Gili, sorteado do mês de novembro do “Show de Prêmios”. O contribuinte foi premiado com o quarto prêmio da extração 04402 da Loteria Federal do dia 28 de novembro. “Tenho 62 anos e nunca ganhei nada em nenhum sorteio. Quando fui comunicado cheguei até a pensar que era mentira, mas felizmente o comunicado foi verdadeiro”, comentou o Carlos.
O Show de Prêmios faz parte de um programa de melhoria da arrecadação municipal e atualização dos cadastros que, no próximo dia 26 de dezembro, sorteará, entre outros prêmios, um carro zero quilômetro.

Para participar do sorteio


Para ter direito ao sorteio o contribuinte deverá estar com seus tributos municipais em dia e com seus dados cadastrais atualizados. Quem optou pelo parcelamento do IPTU neste ano, as parcelas vencem todo dia 15. Até a data de vencimento o tributo poderá ser pago em qualquer agência bancária. Após o vencimento somente nas agências Santander e quem o fizer, até a véspera do sorteio, estará concorrendo aos prêmios. O contribuinte concorre com o número do aviso da capa de seu carnê.

Cinco prêmios em dezembro


Além de um carro 0 km no primeiro prêmio, o “Show de Prêmios” ainda sorteará outros quatro. . Para o segundo prêmio a Prefeitura de Ubatuba oferece uma TV LCD 32”; no terceiro prêmio uma filmadora digital DCR – DVD; para o sorteado do quarto prêmio home theater 600W RMS, 5Cxs, DVD, conex HDMI, entrada USB, karaokê com pontuação e cabo HDMI. Para o quinto e último prêmio o “Show de Prêmios” entregará um microondas 27 litros. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)


Prefeito de Ubatuba e secretário de Turismo recebem Prêmio “Top Vip Melhores do Ano”

O prêmio é oferecido a personalidades que se destacaram em suas áreas em 2009


Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, e o secretário de Turismo, Bittencurt Júnior, receberam na noite da última quarta-feira, 9, o prêmio “Top Vip Melhores do Ano – Troféu Nelson Rodrigues”. Em uma noite “black tie”, na casa de shows Mandhala, em Caraguatatuba, osrepresentantes da Prefeitura de Ubatuba foram homenageados, juntamente com o vereador Silvinho Brandão e o presidente da Associação Comercial de Ubatuba, Alfredo Corrêa. O prêmio, em sua sétima edição, foi entregue a personalidades que de alguma forma de destacaram em suas áreas de atuação no ano de 2009.
Esta é a segunda vez que o prefeito Eduardo Cesar e o secretário de Turismo, Bittencurt Júnior recebem este prêmio. A primeira vez foi em 2006 e 2007, consecutivamente. Eduardo Cesar foi o único prefeito do Litoral Norte a comparecer ao evento. “Fiquei novamente muito honrado e agradecido ao Tarcísio Matheus pela homenagem. Ao mesmo tempo, sinto-me na obrigação de estender este prêmio à cidade de Ubatuba, que merece todo o reconhecimento”, disse o prefeito.
O secretário Bittencurt Júnior também agradeceu: “um prêmio como este é sempre um grande combustível para que continuemos trabalhando cada vez mais. Fico realmente lisonjeado, mas este prêmio é de todo o povo de Ubatuba, que vem trabalhando junto conosco por uma cidade melhor”.
O organizador do evento e apresentador do programa Costa Vip Brasil, da RedeTV, Tarcísio Matheus, elogiou os representantes de Ubatuba, ressaltando que são pessoas jovens, como um futuro promissor pela frente.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)


 

 

Programação Cine Porto (Semana de 11/12 a 17/12/2009)

“TÁ CHOVENDO HAMBURGUER”
Desenho !!!!! Dublado !!!!!
Ás 16:00 hs.

“2012”
Ficção !!!!
Ás 18:30 hs-21:20 hs.
Última Semana !!!!!!!!!!

Aviso:
Dia 17-12 PRÉ ESTRÉIA DE “AVATAR” (Do mesmo diretor de “TITANIC”)
Ás 21:20hs.
Site : www.cinemasdolitoral.com.br
Tel: 3833 -2066

Poesia Topo

Serelepe

O bicho caxinguelê
pode não saber o beabá
mas decerto sabe contar
porque todo dia faz o inventário
de todos os coquinhos
do coqueiro jerivá.

 

Félix Cabral

Haicai

Na Serra do Mar
erguem-se na mata
palmas para o sol.

Domingão

Anuncie

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo


Recursos Carimbados do DADE.

O DADE, Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias foi criado pela lei 6.450 , de 15 de Julho de 1989 . Está subordinado a Secretaria de Economia e Planejamento do Estado, sendo dirigido pelo conselho de orientação e controle do fundo de melhoria das estâncias. Seu orçamento em 2008, foi da ordem de R$ 135,6 milhões e em 2009 R$ 173,3 milhões, recurso este, a ser distribuído mediante projetos entre as 67 estâncias do Estado de São Paulo. Assim, Ubatuba tem o seu quinhão garantido, ou seja, dinheiro carimbado, que virá todos os anos para o desenvolvimento da cidade, independentemente do partido político ou Prefeito no poder. Pois bem,por incrível que pareça, hoje vemos um determinado grupo político tentar se apoderar do mérito da vinda destes recursos. Ainda sujam e emporcalham a cidade , UMA VERGONHA !
 

Engº Guaracy Fontes Monteiro Filho.

 

CHARGE

---
 

Nossos Comerciais: Fenix Sport Bar



Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Maranduba  © Valter Ely Marostica

Maranduba
© Valter Ely Marostica

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editora: Emiliane Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor