Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 15 de Dezembro de 2009 - Nº 2183 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Hotel Sol e Vida - Conheça restaurante aberto a não hóspedes

Região
TARTARUGAS MARINHAS DESOVAM EM UBATUBA!
Festival revela sabores de Bertioga
Aehturb lança Festival Gastronômico no próximo sábado, 19, com degustação de pratos especiais
Módulo Encerra Segundo Ano do Programa "De Olho no Futuro"


Caraguatatuba
Caraguá sedia 3ª reunião do Comitê das Bacias Hidrográficas
Foram discutidos programas, deliberações e os recursos do Fehidro para a região
Coral de alunos do CEI encanta a todos
Próxima apresentação será dia 15 de dezembro
Festa natalina movimenta Poço da Anta
Papai Noel foi de trenó, puxado por um jipe, distribuir presentes e doces às crianças
Orçamento 2010 vai à votação em 2º turno
Sessão terá o mesmo rito especial do 1º turno
Câmara realiza Extraordinária na 3ª
Sessão acontece em seguida a Ordinária
M. OFFICER segue com promoções especiais
Quarta-feira (16), dia de regulamentar armas em Caraguá
O registro será feito na secretaria de Trânsito
Zoonoses realiza arrastão contra dengue no Tinga
Campanha vai até sexta-feira (18)

Ilhabela

São Sebastião
1ª Mostra Educacional “Vivendo e Aprendendo” expõe trabalhos e apresentações de alunos da rede municipal
1ª Oficina de aperfeiçoamento certifica pais de alunos em Barequeçaba
CBH-LN faz balanço de 2009 e elege novo vice presidente
Costa Sul encerra Oficinas Culturais da Prefeitura com apresentações em Boiçucanga
E.C Estrela do Mar realiza 11º Festival Natal Sem Fome
Em parceria com Ministério do Trabalho PAT emite Carteira de Trabalho
Festival de Aniversário do Boissucanga F.C. encerra com grande saldo de gols
Festival de Judô reúne pais e judocas no Jaraguá
Fundo Social promove almoço de confraternização ao Projeto Atividade
Prefeitura e Tebar Praia Clube realizam amistoso de futsal “Natal Solidário”
Prefeitura realiza comemoração ao dia da amamentação
Programação para coleta de lixo e sucata na alta temporada
“A Prefeitura de São Sebastião, através de seu serviço de coleta de lixo orgânico e sucata, divulga a programação para a temporada de verão”.
Sectur/Sefaz vence Olimpíada dos Servidores de São Sebastião

Ubatuba
Alerta Aciu
Nota de falecimento
Vem ai o Show Jalilah Raks & Convidadas
Estrada da Almada está liberada para carros e motos
Reaberto o prazo para pré-inscrições do Conselho Tutelar em Ubatuba
A função do Conselho Tutelar é atender às crianças e adolescentes que tiverem seus direitos ameaçados por ação ou omissão
da sociedade ou do Estado
Prefeito Eduardo Cesar anuncia mudanças administrativas para 2010
Prefeitura apóia pedido de desafetação do bairro do Félix do Parque Estadual da Serra do Mar

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Charge

Foto do Dia




 
Notícias da Região Topo


TARTARUGAS MARINHAS DESOVAM EM UBATUBA!


Região -  Uma tartaruga marinha da espécie Caretta caretta, conhecida como tartaruga cabeçuda, desovou na praia do Perequê-açu em Ubatuba! O fato aconteceu na noite de sábado passado quando a tartaruga subiu à praia, fez o ninho e colocou 130 ovos! Além da equipe de pesquisadores do Projeto Tamar-ICMBio que registrou o acontecimento, vários moradores tiveram a felicidade de presenciar os últimos momentos em que a tartaruga terminou de desovar, cobriu o ninho com areia e retornou para o mar. O ninho foi transferido para um local seguro e será monitorado pela equipe do Tamar, e deve demorar entre 2 e 3 meses pra nascer.
Esta foi a segunda desova desta temporada. Um primeiro ninho já havia sido registrado na Ilha das Couves, 20 dias antes.
Apesar de possuir diversas praias preservadas e desertas, o litoral norte de São Paulo não apresenta as condições climáticas adequadas à reprodução das tartarugas marinhas pois a areia, onde são incubados os ovos, raramente atinge temperaturas ideais, como ocorre no norte do RJ, ES e estados do Nordeste do País. Entretanto, nos últimos anos, o Tamar tem registrado algumas ocorrências como esta. Em 2004, um ninho foi encontrado na Praia do Meio, em Trindade/Paraty/RJ, onde nasceram 120 filhotes. No ano seguinte, dois ninhos foram encontrados em Ubatuba, um na Praia Grande onde nasceram 18 filhotes, e outro na Praia do Tenório que não teve sucesso. No verão de 2008, um ninho foi encontrado em Maresias, quando nasceram cerca de 80 filhotes!
Para muitos répteis, a temperatura em que os ovos são incubados, define o sexo dos filhotes que nascerão! No caso das tartarugas marinhas, as temperaturas mais altas dão origem a fêmeas, enquanto temperaturas mais baixas dão origem a machos. Portanto, nas condições climáticas do Litoral Norte, os filhotes que nascem destes eventuais ninhos, são normalmente machos. No caso pouco provável de nascimento de fêmeas, estas depois de 30 anos de idade poderiam retornar a esta região para desovar e completar o ciclo de vida destes animais que vivem cerca de 100 anos.
A ocorrência destes ninhos vem consagrar o trabalho do Tamar que está comemorando 30 anos de atividades no Brasil e 20 em Ubatuba.
O Projeto Tamar é uma parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)/Ministério do Meio Ambiente e da Fundação Pró-Tamar com o patrocínio nacional da Petrobras, e em Ubatuba  o Tamar tem o apoio da Arcor do Brasil e da Prefeitura Municipal de Ubatuba.
(Fonte:PROJETO TAMAR-BASE UBATUBA)


Festival revela sabores de Bertioga

Aehturb lança Festival Gastronômico no próximo sábado, 19, com degustação de pratos especiais

A apresentadora de TV, Ana Maria Braga, já provou e aprovou uma das especialidades da gastronomia de Bertioga. Foi em 1995, quando fazia o Programa Note & Anote, na TV Record, que Ana Maria Braga apresentou ao público o hoje famoso Pastel do Trevo, um negócio de sucesso do mineiro Donizete Aparecido da Silva que ganhou fama após aparecer no programa e ser convidado para mostrar essa delícia em várias emissoras e também nas páginas dos principais jornais e revistas de São Paulo. Mas, se Bertioga é a terra do pastel, é também da tradicional Tainha, do Camarão na Moranga, de outras especiarias da culinária caiçara e ainda da cozinha internacional. Para mostrar todo esse potencial, Bertioga sediará, a partir de 2010, o Festival Gastronômico o ano inteiro que será lançado, oficialmente, no próximo dia 19, durante evento de confraternização da Aehturb (Associação dos Empresários da Hotelaria, Gastronomia, Náuticas, Agências de Turismo, Ecoturismo e Eventos de Bertioga).
Com direito a degustação de alguns dos principais pratos, o festival acontecerá a partir das 20 horas, no Indaiá Praia Hotel, junto com o lançamento do novo guia turístico de Bertioga produzido com apoio da Prefeitura do Município. Além do prefeito Mauro Orlandini e demais autoridades municipais convidadas para o evento, também deverá estar presente o delegado regional de Turismo do Estado de São Paulo, Sidney Vida, informou Nei Serra, presidente da Aehturb. Segundo ele,.a proposta do festival que acontecerá de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2010, é mostrar aos turistas a qualidade e as opções gastronômicas de Bertioga que reúne diversificados estabelecimentos.
Esse primeiro festival contará com a participação de 12 deles que se integraram ao projeto inicial: os restaurantes Gaiana e MareMonti, além da Cantina Moriá, que ficam na Riviera de São Lourenço, além da Churrascaria do Gaúcho, Restaurante Borghese, Pizzaria Fratello, Restaurante Acqua Azul,Varanda Grill, Estrela do Mar, Capitania das Ostras, Pastel do Trevo e Sorveteria Aquarela. Esses estabelecimentos constam de um folder especial que será distribuído aos turistas mostrando locais e opções gastronômicas. “O hóspede quer praias bonitas, mas também quer conhecer a noite de Bertioga e seus restaurantes,” comentou Nei Serra, lembrando que os festivais gastronômicos são importantes para alavancar o turismo.

Degustação

Chefes de cozinha de estabelecimentos que participam do festival serão responsáveis por mostrar aos convidados alguns de seus principais pratos. É claro que não poderia faltar o pastel de palmito, o carro-chefe do Pastel do Trevo, embora os mais vendidos sejam os de queijo e carne, explica Donizete. A Capitania das Ostras, que fica em Itaguaré, trará pratos de ostras in natura para degustação. Uma saborosa picanha será preparada pela Churrascaria e Pizza Bar Varanda Grill. O local, que virou ponto de encontro para Happy Hour, serve pizzas, esfihas, porções, sobremesas diversas, conta com o Clube do Whisky e durante o dia, das 11h30 às 16h, serve almoço com rodízio de churrasco, buffet de saladas e pratos quentes e frios. No verão, será exclusivo da marca Brahma. De quinta a sábado, das 18h às 3 da manhã, os freqüentadores apreciam ainda música ao vivo.
O tradicional Restaurante Borghese irá preparar seu delicioso Badejo,uma das especialidades da casa. Já, a cozinha internacional será representada pela paella espanhola do Restaurante Acqua Azul que proporciona aos visitantes uma vista panorâmica belíssima do canal de Bertioga. Inaugurado há pouco mais de um ano, o restaurante tem capacidade para 100 pessoas com total conforto e ambiente aconchegante. De grelhados a frutos do mar, também estão entre seus principais pratos o Camarão Acqua Azul, Badejo e Pescada com Molho de Frutos do Mar. Diariamente serve o prato executivo que inclui entrada de saladas, prato principal com opções de peixe, carne e aves e sobremesa. Uma das delícias é a entrada de pão integral feito em casa acompanhado por Caponata de Legumes, além de pratos típicos da culinária japonesa como Sushi, Sashimi e Tempurá..

Tradição em sorvetes

Para sobremesa, não poderiam faltar os produtos de alta qualidade e tradição de mais de 10 anos em Bertioga da Sorveteria Aquarela, de fabricação própria e artesanal. São mais de 100 sabores expostos no self service, onde é permitida a degustação.Os produtos são meticulosamente selecionados, muitas vezes importados de outros países para comporem a receita Aquarela, que é 100% pasteurizada e cuidadosamente manipulada. Há também uma infinidade de coberturas, chocolates quente, chantilly, cerejas chilenas e outros acompanhamentos para apreciar e decorar o sorvete, além de picolés das linhas Super Premium e Zero Acúcar (massa e picolé) da La Basque. Muito bem localizada no canal de Bertioga, a 50 metros do Forte São João, 100 metros da praia e 30 metros do píer de pesca, acomoda confortavelmente mais de 100 pessoas com internet Wireless de livre acesso e mesa de pebolim.

Confira os Estabelecimentos do Festival Gastronômico

Pastel do Trevo
Avenida 19 de Maio,13, Jd.Albatroz
(13)3317-2263

Restaurante Gaiana
Largo dos Coqueiros, 15, Riviera de São Lourenço
(13) 3316-5700

Capitania das Ostras
Rodovia Rio-Santos, km 205, Itaguaré
(13) 9756-2218

Varanda Grill
Avenida 19 de Maio, 943, Jd..Albatroz
(13) 3317-4667 e 3317-4337

Estrela do Mar
Avenida Anchieta, 175,Enseada
(13) 3317-2285

Restaurante Acqua Azul
Av. Vicente de Carvalho, 102, Centro
(13) 3317-1272

Cantina Moriá
Avenida da Riviera, 1.256, Riviera de São Lourenço
(13) 3316-7899

Restaurante Borghese
Avenida Anchieta, 455, Centro
(13) 3317-2133

Pizzaria Fratello
Avenida Anchieta, 2.989
(13) 3317-3535 e 3317-3357

Churrascaria do Gaúcho
Rua Rafael Costábile, 75, Jd.Lido
(13) 3317-5550

Restaurante Maremonti
Largo dos Coqueiros, Riviera de São Lourenço
(13) 3316-5700

Sorveteria Aquarela
Avenida Vicente de Carvalho, 540, Centro
(13) 3317-5223

Novo Guia Turístico de Bertioga
Editado pela Roteiro BR - Roteiros de Viagem, o Guia Bertioga, que será lançado também em 19 de dezembro, é produzido em português e inglês. Com 130 páginas, traz informações históricas, culturais e turísticas de Bertioga, as principais programações do Calendário de Eventos do Município, curiosidades sobre o primeiro povoado de apoio para a Colonização do Brasil, pontos turísticos interessantes, além dos 31 quilômetros de belas praias. Traz dicas de passeios de escuna, trilhas ecológicas, os melhores locais para uma boa pescaria, as praias mais adequadas para a prática de esportes náuticos e também lugares incríveis para os mais radicais que gostam de aventuras e não dispensam adrenalina.
O guia também destina espaço significativo para os eventos culturais e gastronômicos e a relação de serviços completa que inclui rede hoteleira, restaurantes, estabelecimentos comerciais em geral, agências de turismo, um guia de empresas e telefones úteis para orientar os visitantes. Segundo Nei Serra, o guia estará disponível na Rede Graal, livrarias como Siciliano e Saraiva, aeroportos, rodoviárias e principais cidades turísticas. O produto é uma realização da Aehturb com apoio da Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Turismo, Comércio e Assuntos Náuticos, e Contur (Conselho de Turismo de Bertioga).

Serviços
Lançamento do Festival Gastronômico e do Guia de Bertioga
Data: 19 de Dezembro de 2009
Horário: 20h
Local: Indaiá Praia Hotel
Rua Manuel Peres, 15, Indaiá, Bertioga
(Fonte:BERTIOGA)


Módulo Encerra Segundo Ano do Programa "De Olho no Futuro"

O Centro Universitário Módulo encerra as atividades do "De Olho no Futuro", programa de inserção e capacitação de estudantes do ensino médio para o mercado de trabalho. Durante o segundo ano de atividades, adolescentes participaram de dinâmicas de grupo, aulas de informática, matemática financeira e contabilidade. Com o objetivo de auxiliá-los na busca do primeiro emprego, os participantes também vivenciaram situações de trabalho simuladas, como recepção de pessoas e entrevistas.
Os alunos dos cursos de Letras, Matemática, Gestão de RH e Pedagogia do Módulo ficaram responsáveis por ministrar as aulas para os jovens, sob orientação dos coordenadores do projeto, os professores Carlos Victorino, Aracélia Bonfim Alves Pereira e Maria Antônia de Lima Ribeiro Furgeri. Maria Antônia ressalta que os objetivos propostos no início dos trabalhos foram atingidos satisfatoriamente. "Conseguimos colocar no mercado de trabalho mais de 50% dos alunos que concluíram os módulos oferecidos", comemora a docente.
Impulsionadas pelo projeto, diversas empresas da região estão dando oportunidades de conquista do primeiro trabalho aos jovens atendidos pelo “De Olho no Futuro”. De acordo com Isabella Ferreira, aluna do 1º ano do ensino médio da escola estadual Alcides de Castro Galvão, a participação no programa lhe deu confiança. "O curso ajudou e sei que muita gente confia no meu potencial", afirma a garota.

Sobre o Módulo
Fundado em 1988, o Centro Universitário Módulo é a maior e mais tradicional instituição de ensino superior do Litoral Norte de São Paulo. Oferece 26 cursos de graduação, além de cursos de pós-graduação e de extensão. Os campi Centro e Martim de Sá reúnem mais de 3 mil alunos, 100 professores e 100 funcionários. Integra o Grupo Educacional Cruzeiro do Sul, também formado pela Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo-SP) e Centro Universitário do Distrito Federal - UDF (DF), e que tem como objetivo consolidar um grupo de instituições de ensino superior de atuação nacional, reconhecido por sua excelência acadêmica, comprovada pelos indicadores oficiais.
(Fonte:MÓDULO)
 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Noroeste News


Caraguá sedia 3ª reunião do Comitê das Bacias Hidrográficas

Foram discutidos programas, deliberações e os recursos do Fehidro para a região


Caraguatatuba - O Instituto Federal de Educação Tecnológica (IF) de Caraguá recebeu nesta sexta-feira (11), a 3ª reunião ordinária do Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN). Foi a última assembleia do ano e reuniu representantes das prefeituras da região, sociedade civil e demais interessados do Litoral Norte.
Na plenária estiveram presentes os prefeitos de Caraguá, Antonio Carlos da Silva, de Ilhabela, Toninho Colucci, e de São Sebastião, Ernane Primazzi. Também participaram secretários de Meio Ambiente e representantes do governo do Estado.
Também foi eleito em reunião o novo vice-presidente do CBH-LN. Roberto Blair, do Instituto Gondwana, assume o cargo deixado por Paulo André Cunha Ribeiro, atual secretário adjunto de Meio Ambiente de Caraguá.
Após a eleição, foi apreciada e aprovada a ata da última reunião ordinária, calendário para entrega de projetos em 2010, planos municipais de saneamento, além de um balanço das atividades realizadas nesse ano.

Comitê aprovou recursos para Caraguá

Caraguá foi contemplada em 2009 com recursos da ordem de R$ 2,7 milhões para o financiamento de projetos ambientais. Os investimentos, aprovados na 2ª reunião ordinária, são do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) para o desenvolvimento de ações ambientais elaboradas pelos municípios ou Organizações Não Ambientais (Ongs).
A prefeitura foi contemplada com uma verba de R$ 500 mil para o prolongamento de canalização do córrego Ipiranguinha. O município receberá ainda R$ 452,2 mil para recuperação e enriquecimento florestal de áreas degradadas com produção de mudas nativas, sendo esse projeto desenvolvido em parceria com o Instituto Supereco. Já o Costa Brasilis receberá R$ 275,6 mil para mapeamento das áreas úmidas da Bacia do rio Juqueriquerê. Para esse mesmo rio, a Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (Funcate) conseguiu a aprovação do projeto para fazer o diagrama dessa bacia, ao custo de cerca de R$ 158 mil.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)


Coral de alunos do CEI encanta a todos

Próxima apresentação será dia 15 de dezembro

Caraguatatuba - Os alunos do CEI Professora Santina Narde Marques, do bairro Estrela D’alva, participaram hoje (14), de um coral especial de Natal, junto com a visita do Papai Noel e seu trenó, na secretaria municipal de Educação. No dia 15 de dezembro os alunos realizam a última apresentação na praça do Caiçara, às 15h.
Segundo a coordenadora dos Centros de Educação Infantil do município, Vânia de Carvalho, o coral possui crianças com três anos de idade e tem o intuito de levar o espírito natalino para todos.
Já o Papai Noel, que está indo a todas as CEIs, no dia 15 de dezembro, fará a última visita no CEI Professora Ester Nunes de Souza, no bairro Sertão dos Tourinhos. Depois, o trenó ficará exposto na praça do Caiçara.
Esse projeto teve a parceria do artesão Gilberto de Jesus Martins, que produziu o trenó, as renas e o presépio, que decoram a entrada da secretaria de Educação. Todos os trabalhos foram feitos com produtos recicláveis.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)


Festa natalina movimenta Poço da Anta

Papai Noel foi de trenó, puxado por um jipe, distribuir presentes e doces às crianças


Caraguatatuba - Os alunos da escola municipal Poço da Anta, região rural de Caraguá, receberam no último domingo (13), a visita do Papai Noel. Os aventureiros do Jeep Clube Tamoios foram os responsáveis por levarem o bom velhinho pelos 18 km de estrada de terra que dá acesso ao local.
A carreata de 30 jipes saiu do bairro Poiares e foi até o centro da cidade. Abrindo o comboio, um dos veículos puxava um trenó, oferecido pela secretaria municipal de Educação, com renas e o Papai Noel, que acenou e distribuiu doces às crianças. Em seguida, o destino foi o bairro Poço da Anta, onde cerca de 60 crianças esperavam o bom velhinho.
A festa teve cachorro quente, pipoca, algodão doce, refrigerante e sorvete. Mas o destaque foi a distribuição de presentes: uma sacola que continha bola, jogo, lanterna, salgadinhos, balas e um jipe em miniatura com adesivo do Jeep Clube Tamoios.
Jorge Luis Miguel, 12 anos, ficou muito feliz com a festa e disse que o que mais gostou foi do sorvete. “Estou muito feliz com a festa e com o Papai Noel”, disse Sabrina Lúcia dos Santos, 9 anos.
A professora Simone Paes afirmou que a escola atende alunos de três a 12 anos de idade. Ela é responsável por organizar, com o apoio da secretaria municipal de Educação, comemorações natalinas aos moradores da região. Esse ano, a festa ganhou uma dimensão maior com o apoio do Jeep Clube.
(Fonte:ALEXANDRE BENETTI)




Orçamento 2010 vai à votação em 2º turno

Sessão terá o mesmo rito especial do 1º turno


Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nesta terça-feira – 15 de dezembro, a partir das 19h30 a sua 42ª Sessão Ordinária semanal e última do ano, discutindo o Orçamento para 2010 com votação em 2º turno, agora sem emendas. Esta sessão mantêm o mesmo rito especial da votação em primeiro turno.
O Orçamento é a estimativa de receita e despesa dos órgãos públicos do município de Caraguatatuba para o próximo ano, como a Fundacc, CaraguaPrev, Câmara Municipal e a Prefeitura e estas estimativas foram discutidas em Audiências Públicas, conforme o Regimento Interno da Câmara e a Lei Orgânica Municipal.
Para 2010 a Prefeitura apresenta um Orçamento de R$ 230.116.574,30 (Duzentos e Trinta Milhões, Cento e Dezesseis Mil, Quinhentos e Setenta e Quatro Reais e Trinta Centavos), com um aumento menor do que 1% para o próximo ano. A pequena diferença se explica, pois a Prefeitura alega que a gestão anterior hiper valorizou o Orçamento deste ano, montando um quadro irreal com números fantasiosos.
Já a Câmara Municipal terá um aumento em seu Orçamento na ordem de um pouco mais de 7%, com um total de R$ 8.825.500,00 (Oito Milhões, Oitocentos e Vinte e Cinco Mil e Quinhentos Reais), contra os R$ 8.222.080,00 (Oito Milhões, Duzentos e Vinte e Dois Mil e Oitenta Reais) deste ano.
São várias as maneiras de ver e analisar o Projeto do Orçamento para o próximo ano. Com base na Natureza da Receita são estimadas uma Receita Tributária na ordem de R$ 81.097.500,00 , Transferências Correntes na casa dos R$ 113.246.500,00 e Outras Receitas Correntes de R$ 20.084.000,00.
Quanto a Classificação Institucional – Unidade Orçamentária, a Secretaria de Obras Públicas recebe R$ 24.060.000,00 a de Administração R$ 10.454.000,00 os Serviços Municipais R$ 23.506.000,00 a Saúde com R$ 39.700.700,00 e a Educação com R$ 66.173.000,00.
A votação do Orçamento obedece a um ritual diferenciado das Sessões Ordinárias semanais. Segundo o artigo 185 do Regimento Interno da Câmara, o Expediente terá apenas 30 (trinta) minutos dos habituais 90 (noventa), não haverá Tribuna dos Vereadores e o único assunto na Ordem do Dia será a votação do Orçamento e suas emendas.
Segundo o Expediente foram elaboradas 43 emendas, sendo 33 apenas de autoria do Presidente do Legislativo, Omar Kazon (PR) mais a emenda do Executivo.Todas as 43 emendas foram rejeitadas pela maioria dos Vereadores, sendo aprovada apenas a emenda do Executivo. Na votação em segundo turno o projeto será votado já com as emendas fazendo parte dele e não em separado como foi anteriormente.
Como a votação será feita em 2 (dois) turnos, é necessário que a propositura seja aprovada em ambas as sessões, pois caso seja rejeitada, fica obrigatória a elaboração de uma nova proposta.
O acompanhamento da Sessão Ordinária poderá ser feito da seguinte maneira: Ao vivo, comparecendo nas galerias da Câmara Municipal; pela Rádio Nova Oceânica/Jovem Pan, em 670 Khz ou pelo site da emissora na Internet em www.radiooceanicaam.com.br, clicando em “Rádio On Line”; pela NET – TV a Cabo agora no canal 23 ou pelo site da Câmara na Rede Mundial de Computadores, em www.camaracaragua.sp.gov.br acessando “Câmara ao Vivo”.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)


Câmara realiza Extraordinária na 3ª

Sessão acontece em seguida a Ordinária


Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nesta terça-feira – 15 de Dezembro, logo após a Sessão Ordinária semanal, a 12ª Sessão Extraordinária do ano com 21 Projetos de Lei. Ao que parece esta será a última Sessão Extraordinária do ano.
A Sessão Extraordinária acontece logo após a Sessão Ordinária semanal, que coloca em votação em 2º turno o Orçamento 2010.
Dos Projetos agendados na Extraordinária, 4 são do Executivo, 4 da Vereadora Silmara Selma Mattiazzo – Profa. Silmara (DEM), 7 de autoria do Parlamentar Pedro Ivo de Sousa Tau – Pedro Ivo (DEM), 2 da Vereadora Vilma Teixeira de Oliveira Santos – Vilma do Posto (PSDB) e 1 de cada dos seguintes Vereadores: Agostinho Lobo de Oliveira – Lobinho (PSDB), Aurimar Mansano (PTB), Wilson Gobetti (PDT) e Celso Pereira – Celsinho (DEM).
Os Projetos do Executivo criam o Conselho Municipal de Habitação e o Fundo Municipal de Habitação da cidade, criam Planos de Incentivo e Projetos Habitacionais populares vinculados ao Programa Federal “Minha Casa Minha Vida” e sobre a abertura de 2 Créditos Adicionais ao Orçamento.
A Profa. Silmara apresenta projetos sobre o fornecimento de Cursos Profissionalizantes para Portadores de Necessidades Especiais, de Proteção aos animais domésticos, sobre o Exame da Orelhinha para diagnóstico precoce de surdez e sobre o fornecimento de fraldas geriátricas a pessoas necessitadas.
A Vereadora Vilma do Posto coloca em votação o Programa Cidade Digital e declara de Utilidade Pública a Ong Maranata Ecológica.
O Vereador Pedro Ivo apresenta Projeto de Orelhão para deficiente auditivo, disciplina o corte de água, luz e telefone residencial por falta de pagamento, altera lei que concede credenciais aos portadores de necessidades especiais, altera a Lei que proíbe cachorros na praia, para permitir os cães-guias, institui a Semana de Incentivo a Doação de Órgãos, autoriza o Executivo a criar o Prêmio Jovem Autor e o Projeto que disponibiliza funcionários conhecedores da linguagem brasileira de sinais para deficientes.
O final da pauta é de propostas que concedem Títulos de Gratidão ou Cidadão. O Vereador Lobinho concede Gratidão Caiçara para o Sr. Antonio Amparo de Barros, Aurimar Mansano concede Gratidão Caiçara para Nivaldo Rodrigues Alves, Wilson Gobetti concede Cidadão Caraguatatubense para Wagner Pereira de Oliveira e Celso Pereira concede Cidadão Caraguatatubense para Tereza Maria Oliveira Magalhães.
Para assistir tanto a Sessão Ordinária semanal como a Extraordinária, o Contribuinte, Turista ou Veranista pode Fazê-lo de várias maneiras: Ao vivo nas galerias da Câmara, pelo Rádio sintonizando em 670 Khz da Nova Oceânica/Jovem Pan; pelo site da emissora na Internet em www.radiooceanicaam.com.br , clicando em Rádio On Line, Pela NET – TV a Cabo no seu canal 23 ou pelo site do Legislativo, em www.camaracaragua.sp.gov.br , clicando em Câmara ao Vivo.
(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)


M. OFFICER segue com promoções especiais


Caraguatatuba - Além de poder encontrar na M. OFFICER do Caraguá Praia Shopping roupas e acessórios com até 50% de desconto, a loja preparou mais uma promoção especial.
Na compra de uma peça, o cliente ganhará 10% de desconto na segunda. As vantagens continuam. Comprando duas peças, a terceira sairá 20% mais barata. Aquele que levar três peças poderá comprar a quarta com 30% de desconto. Já aquele que adquirir quatro peças tem 40% na quinta, acima disso, 50% na próxima peça.
A M. OFFICER do Caraguá Praia Shopping prepara todos os meses algo especial para oferecer aos clientes. Desde fevereiro na cidade, a franquia de uma das grifes mais conhecidas do país, vencedora de diversos prêmios, tem o prazer de atender bem e levar o melhor para quem visita a loja.
Antecipe sua compra de natal na M. Officer. Aberta aos domingos.
(Fonte:M.OFFICER)


Quarta-feira (16), dia de regulamentar armas em Caraguá

O registro será feito na secretaria de Trânsito


Caraguatatuba - Quem tem arma de fogo em situação irregular terá até a próxima quarta-feira (16), a oportunidade de legalizá-la. A prefeitura de Caraguá em parceria com a Polícia Federal, terá um posto de atendimento na secretaria de Trânsito.
A ação faz parte da campanha “Arma legal só com registro federal” e tem o objetivo de levar à todos os cidadãos a oportunidade de sair da ilegalidade, fazendo o recadastramento de sua arma em um posto mais próximo de sua residência.
Em Caraguá, o atendimento será somente no dia 16, das 9h às 17h, na secretaria de Trânsito. Funcionários da prefeitura participam de capacitação na Polícia Federal, em São Sebastião, para atender às solicitações dos moradores.

Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos:

-requerimento preenchido que pode ser encontrado no site da Polícia Federal (www.dpf.gov.br), que também estará disponível no local do atendimento para quem não tem acesso à internet;
-é indispensável, para o preeenchimento do formulário, que o interessado saiba informar, no mínimo, a espécie, marca, calibre e número (ex.: revólver, Taurus, 38, XX12345), podendo dispor de outras informações como o modelo, a capacidade de tiros e o tamanho do cano em centímetro da arma;
-original e cópia, ou cópias autenticadas, da carteira de identidade e do CPF;
-original e cópia de documento que comprove residência fixa;

Em caso de arma com registro antigo: original e cópia, ou cópia autenticada, do Certificado de Registro de arma de fogo emitido por órgão estadual, ou cópia do boletim de ocorrência comprovando seu extravio, caso o tenha perdido;
Em caso de arma não registrada: original e cópia, ou cópia autenticada, da nota fiscal de compra ou de comprovação da origem lícita da posse, pelos meios de prova admitidos em direito, ou declaração firmada na qual constem as características da arma e a condição de proprietário, conforme minuta disponível no site www.dpf.gov.br
A Polícia Federal lembra ainda que, em hipótese alguma, a arma deverá ser levada para regularização do registro, sob pena do condutor responder por crime de porte ilegal de arma de fogo. No caso de entrega de armas, é necessário a obtenção prévia de “guia de trânsito”.

Serviço:
Secretaria de Trânsito de Caraguá - avenida Arthur Costa Filho, 457 (onde era o antigo Ciretran)
Para mais informações ou dúvidas ligue (12) 3892-2757 ou (12) 3892-3138.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)


Zoonoses realiza arrastão contra dengue no Tinga

Campanha vai até sexta-feira (18)


Caraguatatuba - O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza ação intensiva no bairro Tinga, região da cidade que apresenta o maior índice de infestação do mosquito transmissor da dengue. O arrastão acontece esta semana, de 14 a 18 de dezembro. São 110 funcionários envolvidos na campanha, sendo 80 do CCZ e 30 da secretaria de Serviços Públicos.
Os agentes comunitários de saúde percorrem o bairro e entram nos imóveis para orientar os moradores e procurar possíveis criadouros do mosquito. O objetivo é diminuir a infestação e evitar uma epidemia nos meses de verão.
O coordenador do CCZ, Ricardo Fernandes de Souza, alerta para que as pessoas fiquem atentas aos materiais inservíveis, que não tem mais utilidade, como embalagens vazias, brinquedos quebrados e tampinhas. Esses objetos são os principais criadouros, seguidos por pratinhos de vasos e pneus. Durante a campanha, os moradores podem colocar esses materiais na calçada para serem recolhidos pelos funcionários da secretaria de Serviços Públicos.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)



 

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei


Ilhabela -

 

Notícias de São Sebastião Topo

Chalés Juliamar

1ª Mostra Educacional “Vivendo e Aprendendo” expõe trabalhos e apresentações de alunos da rede municipal

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião realizou nesta sexta-feira, 11, durante todo o dia, a 1ª Mostra Educacional “Vivendo e Aprendendo”, na Praça de Eventos, localizada na Rua da Praia, envolvendo as Escolas Municipais, além da APAE, que puderam expor os trabalhos pedagógicos desenvolvidos com os alunos.
Sendo esta, uma iniciativa da Secretaria de Educação (Seduc), a Mostra vem como uma forma de resgatar todos os trabalhos realizados pelos alunos da rede municipal ao longo do ano de 2009. Ao todo, participaram 55 escolas municipais, além da APAE.
Os trabalhos foram expostos nos estandes, além de algumas apresentações de dança, música e teatro.
De acordo com a Seduc, “A I Mostra Educacional: Vivendo e Aprendendo, surge da beleza e da diversidade dos projetos e trabalhos desenvolvidos nas Unidades Escolares da Prefeitura de São Sebastião. É um momento de troca e conhecimento de outras realidades educacionais”, afirma a Secretaria. “A Mostra Educacional é um projeto fundamentalmente baseado na interdisciplinaridade, que tem como meta oportunizar aos alunos a troca de conhecimentos educacionais e culturais, assim como incentivar a pesquisa e o relacionamento social e cultural, para que o aluno reconheça seu potencial e dos demais”.
Para secretária de Educação, Ângela Couto, este evento mostra a responsabilidade e o comprometimento desta administração com a educação do município. “É um evento de grande proporção, que nos deixa muito satisfeitos, pois é possível perceber a responsabilidade e comprometimento com a qualidade no ensino de nossas crianças, mesmo porque esta é a proposta da administração”, finaliza.
A exposição foi aberta ao público em geral e também para as escolas que levaram os alunos para visitar os demais trabalhos. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


1ª Oficina de aperfeiçoamento certifica pais de alunos em Barequeçaba

São Sebastião - Na última sexta-feira, dia 11, encerraram as atividades da 1ª Oficina de Aperfeiçoamento de Mão-de-Obra, realizada pela Prefeitura de São Sebastião no núcleo Barequeçaba desde o início da semana.
Voltada aos pais de alunos da Escola Municipal Barequeçaba, Escola Municipal de Educação Infantil “Arco-íris” e Creche Barequeçaba, que compõem o núcleo, o workshop “Contribuindo para a construção de uma cidade melhor” ofereceu 40 vagas para as oficinas de artesanato, customização de roupas e confecção de bolsas, além de culinária natalina.
A cerimônia de certificação das 20 horas/aula aconteceu em um dos pátios da escola, com a presença de pais, estudantes e da comunidade do bairro em geral. Um vídeo com fotos das oficinas ilustrou um pouco do conteúdo oferecido pelos professores voluntários de Barequeçaba.
Os alunos, bastante emocionados, passaram por um tapete vermelho para receber os certificados. A vendedora Carla Dombrady, 49, tem três netos no núcleo e fez questão de agradecer a oportunidade. “Sinto-me privilegiada, pois vocês acreditaram na gente”.
A primeira-dama do município, Roseli Primazzi, prestigiou os formandos com palavras de incentivo. “Que este workshop sirva de exemplo e possa ser usado como uma geração de renda. Vocês têm os empréstimos do Banco do Povo ao seu favor, justamente para concretizar sonhos como ter seu próprio negócio.”, aconselhou.
Roseli aproveitou para convidar a todos para a chegada do Papai Noel na cidade, no próximo domingo, dia 20, na Rua da Praia, região central do município.
De acordo com a diretora do núcleo, Edilene Alves de Matos Campos, o número de inscritos foi surpreendente. “Sou muito grata aos pais, hoje alunos, pois mesmo com a chuva a frequencia foi maciça e o nosso objetivo maior foi alcançado: de que todos são capazes de produzir. Espero que eles persistam e das oficinas saiam grandes idéias”, finalizou.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


CBH-LN faz balanço de 2009 e elege novo vice presidente


São Sebastião - O CBH-LN – Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte realizou nesta sexta-feira (11/12), em Caraguatatuba, uma reunião para avaliação dos trabalhos em 2009 e também para a escolha do novo vice-presidente da entidade, uma vez que Paulo André deixou o posto para assumir o cargo de adjunto na Secretaria de Meio Ambiente de Caraguatatuba. A reunião foi comandada pelo prefeito Ernane Primazzi, que também é o presidente do CBH-LN e contou ainda com as presenças dos prefeitos de Ilhabela, Toninho Colluci e de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva. A vice-presidência do comitê, escolhida por membros da sociedade civil na entidade, acabou ficando, por consenso, com Roberto Bleier, do Instituto Gondwana.
O prefeito Ernane Primazzi avaliou como positiva a atuação do CBH neste primeiro sob sua presidência. No período foram desenvolvidas diversas ações ambientais nos quatro municípios da região, entre eles os projetos de recuperação da bacia do Rio Juqueriquerê, em Caraguatatuba; os projetos para tratamento de lixões em Ilhabela e Ubatuba; e o treinamento para capacitação de fiscais ambientais em São Sebastião.
Paulo André se despediu do comitê, prometendo continuar ajudando a entidade mesmo sem estar diretamente ligado ao CBH-LN”. “Estou no comitê há 12 anos e o mais importante que obtivemos foi viabilizar o fortalecimento da participação da sociedade civil na entidade. E posso garantir que no Litoral Norte a participação é mais efetiva do que em todos os outros comitês do estado”, disse ele. Roberto Bleier, que assumiu seu posto, foi eleito por unanimidade com o voto de 12 entidades representativas da sociedade civil presentes à reunião. “Se não houvesse consenso, não aceitaria a tarefa”, afirmou.
Um representante da Sucen aproveitou o encontro para alertar prefeitos e outros participantes sobre as necessárias ações de combate à dengue com a proximidade da temporada de verão, época mais propícia para disseminação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. Ele disse ser necessário uma ação integrada entre estado e municípios para impedir o avanço da doença. O técnico também informou que o estado não vê possibilidade erradicar totalmente o mosquito e afirmou também que as autoridades não vislumbram nos próximos cinco anos uma vacina contra a doença. O prefeito Ernane cobrou do Estado ajuda financeira e de material humano para as ações contra a dengue. “Não há como sempre exercermos a ação do estado, ainda mais agora, em período de crise, com queda nas arrecadações municipais”, disse ele.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Costa Sul encerra Oficinas Culturais da Prefeitura com apresentações em Boiçucanga


São Sebastião - Com várias apresentações e exposições, a Prefeitura de São Sebastião encerrou na última sexta-feira 11, na Praça Pôr-do-Sol, em Boiçucanga, as Oficinas Culturais ministradas na Costa Sul da cidade.
Realizada pela Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo) e Fundação Cultural de São Sebastião, as oficinas abangem mais de 30 atividades entre ballet, dança contemporânea, teatro, dança de rua, pintura em tela, customização, artesanato indígena, flauta e violão, capoeira, artesanato em caxeta e taboa.
Segundo o coordenador Emanuel Antônio Rezende de Araújo, aproximadamente 1,5 mil alunos entre crianças, jovens e adultos participaram em 2009 das aulas. Em sua avaliação, o trabalho teve muitos avanços. Um deles é a inclusão das oficinas tradicionais (taboa, caxeta, artesanato indígena, congada, folia de reis e caiapó) nas culturais. Para 2010, está em análise a criação de um espaço de aprofundamento teórico para aqueles alunos que já são iniciados, por exemplo, nas oficinas de teatro e música. “O objetivo é fazer com que as oficinas não sejam mera transmissão técnica, mas uma maneira de oferecer ao aluno conhecimento amplo do que ele está aprendendo”, declara. De acordo com ele, os locais devem ser implantados em Boiçucanga, na Costa Sul, no Centro e no Jaraguá, Costa Norte.
As apresentações ocorreram em três blocos, sendo o primeiro destinado às oficinas de ballet e dança. Logo em seguida foram abertas das exposições de pintura em tela e artesanato (taboa, caxeta e indígena); por último entraram em cena os alunos do teatro, música (violão e flauta), capoeira – que possui três oficinas diferentes – além da dança de rua, uma modalidade que já conquistou títulos em competições fora da cidade.
Para a monitora de artesanato em caxeta, Luzia Marques, uma senhora de 70 anos nativa de Cambury, o trabalho de ensinar as crianças e adultos é importante para não deixar a tradição acabar. Ela já atuou no projeto São Sebastião Tem Alma e confecciona peças artesanais com a madeira (caxeta) há, pelo menos, 30 anos.
Outra monitora que considera essencial as oficinas culturais é a artesã Margarida Santos Leite, 47, também de Cambury. “Acho ótimo, pois se não ocuparmos a criança vai para a rua e se envolve em problemas. Com a atividade, ela adquire responsabilidade”, acredita Margarida, que começou a trabalhar com a taboa ainda pequena. “O artesanato é uma terapia e um meio de ganhar dinheiro extra”, avalia.

Premiação

Durante o encerramento das oficinas, representantes da Sectur e do Centro de Reabilitação de Boiçucanga entregaram prêmios aos destaques em 2009 nas oficinas de pintura em tela. O reabilitando Júlio Cesar Batista, 22, foi um deles na categoria especial. Segundo a enfermeira Isa Correa, o paciente ficou tetraplégico aos 15 anos de idade e faz tratamento na unidade de Boiçucanga, através do projeto Reabilitarte, há dois anos. Na oficina de pintura, onde começou a participar este ano, utiliza a boca para desenvolver o seu trabalho.
O secretário de Saúde, Aldo Pedro Conellian, compareceu ao evento para prestigiar os trabalhos dos reabilitandos. Além da Sesau (Secretaria de Saúde), participam também das atividades a Seduc (Secretaria de Educação), Setradh (Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano), e Seesp (Secretaria de Esportes), por meio dos Centros de Reabilitação e de Apoio Psicossocial, cujo objetivo é a socialização dos pacientes. As oficinas contam ainda com a colaboração das associações amigos de bairros, a exemplo das Sociedades Amigos de Maresias e de Boracéia, além da Ong VerdeEscola.
Serviço: O retorno das oficinas deve ocorrer depois do Carnaval 2010. Outras informações pelo telefone (12) 3865-4335.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


E.C Estrela do Mar realiza 11º Festival Natal Sem Fome


São Sebastião - O Esporte Clube Estrela do Mar, com apoio da Prefeitura de São Sebastião, realizará no próximo final de semana, 19 e 20 de dezembro, no campo da área de lazer do Jaraguá, situado na Costa Norte de São Sebastião, o 11º Festival de Futebol Natal Sem Fome.
O evento, que integra o esporte e a solidariedade, tem o intuito de proporcionar lazer para a comunidade local e arrecadar alimentos não perecíveis, os quais serão revertidos à coordenação da capela Santa Rosa de Lima, instalada no próprio bairro, responsável pela distribuição dos mantimentos para famílias cadastradas em projetos sociais da igreja.
O organizador José Luiz Somma, espera a participação maciça dos moradores para alcançar a meta e, até mesmo “superar” as expectativas. “A participação da população local é muito importante. Temos certeza que essa iniciativa ajudará muitas pessoas neste Natal", ressaltou Somma.
Segundo explicou , a programação de sábado 19, consiste na disputa entre o Brasiliense e Sebastianense a partir das 9h; do Fortaleza e Só alegria, ao meio dia; do Sete de Setembro e Guarani, às 14h e do Guarani e E.C Pitico, às 16h. No domingo 20, às 9h será a vez do Estrela enfrentar o Boissuganga F.C; às 11h, no 2º quadro, o Estrela disputará contra o Porto Grande; a prova de honra do 1º quadro será às 13h, entre o Estrela e Vila Baiana.

Serviço: Quem quiser colaborar com a doação dos alimentos basta entrar em contato com o organizador José Luiz Somma pelo telefone (12) 9746-4781.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Em parceria com Ministério do Trabalho PAT emite Carteira de Trabalho


São Sebastião - O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de São Sebastião, sensibilizado com os profissionais que ainda não possuem Carteira Trabalho, que podem ficar impossibilitados de participar de entrevistas ou seleções de emprego, por conta da greve no Ministério do Trabalho, fez contato com a Regional do MT, em São Sebastião, e conseguiu, temporariamente, a emissão das Carteiras de pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador.
De acordo com o PAT, foram liberadas, a princípio, a emissão de 20 Carteiras de Trabalho, já com o carimbo do Ministério do Trabalho.
Um dos incentivos, para que o PAT de São Sebastião fosse atrás desta parceria, foi o caso da candidata a um emprego, Débora Jacinto dos Santos, 21 anos, que iria perder a oportunidade de participar de uma seleção para uma vaga em uma empresa de grande porte, pela falta da Carteira de Trabalho. “Sensibilizados também com esta moça, entramos em contato com a Regional do Ministério do Trabalho, em São Sebastião, e conseguimos esta parceria, para emitirmos, temporariamente, Carteiras de Trabalho, até que o credenciamento solicitado para a emissão efetiva dessas Carteiras seja aprovado”, explica a diretora do PAT, Paula Gato.
Com sua primeira Carteira de Trabalho e realizado sua entrevista de emprego, Débora diz estar muito feliz com a possibilidade de conseguir um emprego. “Estou muito satisfeita com esta conquista, pois graças ao PAT de São Sebastião pude realizar a entrevista de emprego e participar do processo de seleção para o cargo”, conta a candidata, que aguarda a resposta desta entrevista. “Agora, além desta opção de emprego, posso me candidatar a outras vagas, em outras empresas”, afirma.
De acordo com a diretora do PAT, Paula Gato, este pedido de credenciamento foi feito no mês de fevereiro, deste ano, sob o número 034/09, e deve ser aprovado logo após a greve do Ministério do Trabalho.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Festival de Aniversário do Boissucanga F.C. encerra com grande saldo de gols


São Sebastião - O Festival de Aniversário de 55 anos do Boissucanga Futebol Clube, realizado em dois finais de semana, encerrou no último domingo, dia 13, com um saldo de 71 gols.
O jogo mais esperado pelo público e atletas foi contra o máster do São Paulo F.C., que ocorreu no sábado (12) contra o time anfitrião, derrotado por 4 a 0. “A partida foi muito disputada, mas o adversário é bem superior. A qualidade dos deles é indiscutível, mas fizemos o possível para equilibrar o jogo”, avalia o técnico Edgar Maia de Souza, atuante na disputa também como goleiro. “Foi um bom jogo, sem confusão, o público gostou e o importante é a participação. Quatro a zero foi pouco ainda”, brincou.
No sábado ainda aconteceram outras partidas. O time Amigos do Reis venceu o Sebastianense por 4 a 2 na categoria 35 anos; o Cambury ganhou por W.O. da equipe do Barra do Una F.C. (categoria 40 anos), que não compareceu ao evento; o Boissucanga F.C. (40 anos) fez 6 gols contra 4 do Rio Claro e o anfitrião venceu por WO os jogadores do Ribeirão Pires (35 anos), também ausentes no festival.
Já no domingo, os jogos do 1º quadro dos times Vila Sahy, Barra do Una F.C e Juquehy E.C, que enfrentariam as equipes do Revelação F.C, União de Maresias F.C e Porto Grande, respectivamente, foram cancelados devido a forte chuva que caiu na região. Apenas as partidas entre o Boissucanga F.C. e o Serrano, de Santos, foram realizadas. O 2º quadro venceu o anfitrião por 2 a 0 e o 1º quadro empatou em 1 a 1.
Para o presidente do Boissucanga F.C., José Maia de Souza, o Zé do Bico, o festival foi ótimo. “Apesar de alguns clubes não terem comparecido, o resultado foi positivo, pois os jogadores e o público gostaram”, analisa.
Ao final do evento, houve a entrega de troféus aos times vencedores e uma festa na sede do clube. O Festival de Aniversário teve o apoio da Prefeitura, Polícia Militar, Rádio Costa Sul FM, vereadores, entre outros estabelecimentos comerciais da região.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Festival de Judô reúne pais e judocas no Jaraguá


São Sebastião - O 5º Festival de Judô realizado pelo judoca Rinaldo Cardoso, o Pepê, com apoio da Prefeitura de São Sebastião, reuniu no sábado 12, no Centro Comunitário do Jaraguá, na Costa Norte do município, dezenas de atletas, amigos e familiares.
De acordo com o idealizador, três foram os objetivos do evento: promover a integração das turmas (manhã e tarde), proporcionar aos alunos novas experiências e ainda incentivar a prática do esporte na região.
Segundo o professor Cardoso, os judocas foram divididos em grupos – separados por faixa etária e peso – sendo os combates de todos contra todos. “Melhor que a participação dos atletas no festival, foi a presença dos pais ao evento, os quais são, sem sombra de dúvida, um incentivo a mais à prática do judô”, observou Pepê.
Todos os participantes foram premiados com troféus cedidos pela Seesp (Secretaria de Esportes).
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Fundo Social promove almoço de confraternização ao Projeto Atividade


São Sebastião - O Fundo Social de Solidariedade promoveu um almoço nesta segunda-feira, 14, para os integrantes e equipe do Projeto Atividade, como confraternização de final de ano.
Além dos integrantes do projeto, compareceram também representantes das Secretarias parceiras, como a Secretaria de Esportes e Secretaria da Saúde, para prestigiarem o evento e parabenizar a dedicação de todos os envolvidos neste projeto.
A presidente do Fundo Social, Roseli Primazzi, agradeceu o empenho de todos, parabenizando os esforços da equipe envolvida, tanto do Fundo Social, quanto a do Projeto, como o corpo de professores, além do empenho dos alunos e o apoio das Secretarias parceiras. “Agradeço a oportunidade de poder ter feito parte das conquistas deste projeto neste ano, e espero que seja assim nos demais anos, pois tenham certeza que podem contar com o apoio desta administração”, fala Roseli.
As atividades do projeto retornam na segunda quinzena de fevereiro, com seus 240 idosos e a equipe envolvida.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Prefeitura e Tebar Praia Clube realizam amistoso de futsal “Natal Solidário”


São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião e o Tebar Praia Clube organizaram um evento diferente a ser realizado no próximo dia 19, no ginásio de esportes do TPC: o amistoso de futsal “Natal Solidário”.
A intenção é arrecadar alimentos não perecíveis e também brinquedos usados e em bom estado de conservação para serem entregues ao Fundo Social de Solidariedade e posteriormente distribuídos às entidades filantrópicas tendo por objetivo alegrar as festividades natalinas de crianças de baixo poder aquisitivo.
A partida, promovida pela Seesp (Secretaria de Esportes), será entre a seleção da Copa Sebastianense de Futsal e a Seleção Amigos do Goda. Segundo informações do professor Carlos Eduardo Teixeira, da Seesp, a primeira equipe é composta pelos goleiros Diogo (Tebar) e Luizinho (Portal), pelos alas Anderson (Portal), Pikinha (Tebar), Lelê (Tebar), Wadson (Pousada da Foca), Glauber (Juventus), e Deived Telles “Negão” (Naja), além dos alas e fixos Felipe “Marinho” (Capitão Rosa), e Kinha (Juventus), dos pivôs Pimenta e Vitinho (ambos do Porto Grande). Também foram convocados para a disputa Edson Lemes, Cleiton e Fabrício Mala (todos do Tebar Praia Clube).
Pelo Amigos do Goda foram chamados os fixos Goda e Rodrigo (ambos do Carlos Barbosa), os alas Carlinhos (Palmeiras), Gesse (Jabotical), Guita (Intelli), Dan (Aquarius Futsal Paraná), Waguinho e Flávio (também do Carlos Barbosa), os pivôs Nenen (Santa Fé), Bigão (AABB), Thiago (Aquarius Futsal Paraná) e Simi (Corinthians), o goleiro Leandro (Palmeiras) e ainda Erik e Fábio (ambos do Palmeiras).

Serviço: O jogo terá início às 19h e o ingresso será trocado por um quilo de arroz, feijão ou macarrão e um brinquedo usado em bom estado de conservação. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Prefeitura realiza comemoração ao dia da amamentação


São Sebastião - Em comemoração ao dia da amamentação, que acontece na próxima quarta-feira, 16, a Prefeitura de São Sebastião realizará uma programação diversa no Ciama (Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno), a partir das 14h.
Sendo uma iniciativa do próprio Ciama, o evento terá início às 14h, com o secretário da Saúde, Aldo Conelian, realizando a abertura; em seguida haverá uma palestra sobre a importância da amamentação, ministrada pela pediatra Flávia Martinelli. Após a palestra acontecerá a apresentação de dança materna, com a professora Cristiane.
Finalizando a comemoração, o Ciama fará uma homenagem às mães doadoras de leite.

Serviço: O Ciama fica na Rua Antonio Pereira da Silva, 280, Topolândia – Centro de Saúde. Mais informações pelo telefone 3892 5381.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Programação para coleta de lixo e sucata na alta temporada

“A Prefeitura de São Sebastião, através de seu serviço de coleta de lixo orgânico e sucata, divulga a programação para a temporada de verão”.

São Sebastião - A Programação de coleta do lixo e sucata, para a alta temporada, com início neste mês de dezembro, se estenderá até o dia 10 de fevereiro, divididas por região, sendo que na Costa Norte da cidade, o caminhão de lixo passará pelos bairros da Enseada, Canto do Mar e Jaraguá, todos os dias, de segunda-feira à sábado. Já o de sucata passará pela região Norte às segundas, quartas e sextas-feiras.
Na região Central que vai do bairro Praia das Cigarras até Barequeçaba, o caminhão de lixo também está programado para passar todos os dias, de segunda-feira à sábado. Já o caminhão de sucata passará pelos bairros Praia das Cigarras, Topovaradouro e Barequeçaba às segundas, quartas e sextas-feiras; nos bairros de São Francisco, Portal da Olaria, Arrastão, Reserva do Molin, Pontal da Cruz, Praia deserta, Morro do Abrigo, Topolândia, Itatinga e Olaria, às terças, quintas e sábados; ainda na região central, na Vila Amélia, Centro, Porto Grande e Dersa, o caminhão da sucata passará todos os dias.
Pela Costa Sul, o caminhão do lixo também passará em todos os bairros de segunda-feira à sábado. Já a programação para a coleta de sucata ficou dividida. Os bairros de Guaecá, Maresias, Toque-Toque Grande, Toque-Toque Pequeno, Pauba, Santiago, Boiçucanga e Tropicanga, receberão a coleta às segundas, quartas e sextas-feiras; já os bairros de Juquehy, Cambury, Camburizinho, Baleia, Barrado Sahy, Barra do Una, Engenho, Juréia e Boracéia, o caminhão passará às terças, quintas e sábado. E os bairros de Sertão de Cambury, Areião e Piavu receberão a coleta de sucata todos os dias.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Sectur/Sefaz vence Olimpíada dos Servidores de São Sebastião


São Sebastião - O bloco formado pelas equipes da Sectur – Secretaria de Cultura e Turismo e Sefaz – secretaria da Fazenda foi o grande vencedor da Olimpíada dos Servidores da Prefeitura Municipal de São Sebastião. A segunda colocação ficou com a Seduc - Secretaria de Educação e a Sesau – Secretaria de Saúde foi a terceira colocada na soma geral dos pontos da competição. O encerramento das Olimpíadas ocorreu com uma grande festa na noite da última sexta-feira (11/12), no Ginásio Municipal José de Souza Gringo, no Topovaradouro.
O evento foi prestigiado pelo prefeito Ernane Primazzi e pela maioria dos secretários municipais. “Parabéns aos vencedores, mas, o mais importante é esse espírito de congraçamento, união e felicidade que toma conta atualmente dos nossos servidores, reconhecidos e tratados de forma democrática pela administração. É a felicidade estampada no rosto dos servidores que nos dá a certeza de estarmos no caminho certo, afinal, se eles estão bem é porque a administração vai bem”, comentou o prefeito Ernane, antecipando que em 19 de março de 2010, pretende promover o “Baile dos Servidores”, também do Ginásio Municipal.
Antes do encerramento das Olimpíadas, a competição de calouros marcou a última prova do evento, com direito a vários gêneros musicais e performance dos servidores. O primeiro lugar nesta competição ficou com a servidora Katherine Trinca Ulloa, estagiária de arquitetura e urbanismo da Secretaria de Habitação e Planejamento, que interpretou a música “Como Nosso País”, de Belchior.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

 

 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 


Alerta Aciu


Ubatuba - A Associação Comercial de Ubatuba alerta seus associados para que tomem muito cuidado nesta época do ano quanto a possíveis golpes praticados em razão do grande volume de atividades e horário ampliado de atendimento no comércio em geral.
Os oportunistas e golpistas aproveitam a confusão e o vacilo do empresário para entrarem em ação, Todo cuidado é pouco neste período.
-As cobranças indevidas enviadas pelos correios já são comuns e a orientação é sempre a mesma: na dúvida não pague.
-O da Nota Falsa é permanente, sendo necessária atenção redobrada dos funcionários que ficam nos caixas.
-A do pagamento de tributo de última hora é outro que sempre acontece em dezembro. Aparece alguém dizendo que o contador mandou pagar tal tributo que foi esquecido e que é para dar o dinheiro que ele irá pagar, isto nunca deve ser feito sem falar com o próprio contador. Imagine aquela confusão toda e chega um garoto dizendo isso. Muitos caem nesse golpe.
-Os golpes com cheques: roubados, furtados, alterados, falsificados e até sem fundos são mais fáceis de serem evitados. Uma consulta ao Banco de Dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da ACIU evita qualquer tipo de golpe neste sentido.
Somente os cheques pré-datados que não são possíveis de garanti-los. Uma consulta ao SCPC além de tranqüilizar, ajuda a prender golpistas e fazer com que o comércio se proteja de bandidos.
-Temos que ressaltar o acesso via: telefone, telefonista, Internet e equipamentos eletrônicos diretos. Só não consulta o cheque antes de receber, quem quer correr o risco. Se existe o mecanismo de proteção, porque não usá-lo?
-Com o comércio cada vez mais apto a trabalhar com cartões de crédito ou de benefícios, e ainda estimulando os pagamentos a vista, a inadimplência fica mesmo para os chamados pré-datados, quando o consumidor parcela o pagamento com cheques, sendo que o primeiro “pode” estar com fundos, porém, os demais não. O cheque não é um pagamento e sim uma autorização, faça consulta antes de fechar a negociação. Ao consultar o crédito do consumidor, é possível acreditar que não haverá problemas. Mas não é uma certeza, uma vez estando com o nome no banco de dados do SCPC, o consumidor inadimplente fica sem crédito em todo o território nacional.
Hoje nossas informações cadastrais são interligadas em todo o Brasil.
Qualquer dúvida entre em contato com a Associação Comercial de Ubatuba, 3834 1449.
(Fonte: ACIU)



Nota de falecimento

Ubatuba - Informamos o falecimento do Sr. Roberto da Silva "TELECO" (Restaurante e
Doceria Terral`s), pai da Professora Paula e do presidente da Associação dos Estudantes de Ubatuba, Trajano Medrado.
O Sepultamento será realizado no Cemitério Central às 16h00.
O velório já está sendo realizado no Centro ( Velório Litorânea ).
(Fonte: ACIU)




Vem ai o Show Jalilah Raks & Convidadas

Ubatuba - Sinônimo de qualidade em Dança do Ventre, o evento acontecerá no próximo dia 20/12, domingo, às 20h na Sala ArtAud nas Nuvens.
Realizado pelo Studio Jalilah Raks, este ano em parceria com a Officina ArtAud, o show contará com renomados artistas da dança.
De Sorocaba, a organização apresenta a talentosa revelação em dança tribal, Crys Eda. De São Paulo, vem Djony Mouzayek, percussionista árabe de grande destaque no país. Presença confirmada também da bailarina internacional e mestra de dança Suheil. De Ubatuba, o evento contará com as participações especiais do Grupo Laialy Sahara, do Espaço Silvia Martins de Dança do Ventre e, é claro, de Jalilah El Suheil, bailarina recém chegada de São Paulo, onde conquistou importante certificado internacional em dança. Jalilah é professora e diretora das alunas que se apresentarão durante o evento.
Os ingressos são limitados, garanta já o seu!

Serviço:
Evento - Jalilah Raks e Convidadas
Dia - 20 de dezembro
Horário - 20hs
Local - Sala ArtAud Nas Nuvens
Endereço - Passeio Santa Fé - Rua Conceição, 180 - Centro - Ubatuba
Ingressos - R$ 7,00
Informações e venda de ingressos - (12) 9178.8452 – Patrícia / (12) 9101.6300 – Denise
Apoio: Quiosque Cantão / Restaurante Gauchão / Farmarys / Bello Pizzaria e Pastelaria / Floricultura Rosa de Sarom / CRD Assessoria Contábil / Mercado 24h do Amigo Tato / Supermercado Paulista / Litoral Bicicletas / Sanets Desinsetizadora / Água Marinha Biquínis / Podologia e Estética Silvia Ruschel / Casa de Carnes Pedra Negra / Pousada Recanto das Palmeiras / Acquatec Informática / Clínica Canto da Praia / Bar do Zé Kareca / Arena Gráfica Digital / Ubatuba em Revista / Rádio Gaivota FM / Imobiliária Gobbo.
Realização: Studio Jalilah Raks / Sala ArtAud Nas Nuvens
 


Ainda neste mesmo final de semana, no dia 19/12, sábado, a partir das 17h30, serão realizados dois workshops imperdíveis com Suheil. Última oportunidade do ano para as amantes da dança do ventre de Ubatuba se atualizarem estudando com a bailarina:
Tema 1 Técnicas de Quadril – das 17h30 às 19h
Tema 2 Seqüências Coreográficas – das 19h30 às 21h
Local: Rua Paraná, 882 - Centro (esquina com Rua Liberdade)
Inscrições e maiores informações: (12) 9101-6300 / jalilah@bol.com.br
(Fonte:CELEBREIROS DE UBATUBA)

 

 


Estrada da Almada está liberada para carros e motos

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da administração da Regional Norte, informa que a estrada que conduz à praia e bairro da Almada está liberada para passagem de veículos pequenos e motos. O transito no local foi interrompido após o transtorno causado pelas fortes chuvas da última sexta-feira, 4, em que grandes pedras e barreiras desmoronaram sobre a estrada. As pedras foram dinamitadas, mas ainda restam detritos que estão sendo retirados.
“O acesso ainda está precário, por causa da grande quantidade de barro que há no local, por isso, a estrada ainda não está liberada para veículos grandes, como caminhões e ônibus. Mas pretendemos regularizar a situação dentro de dez dias”, afirma o administrador da regional Norte, José Roberto Júnior. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Reaberto o prazo para pré-inscrições do Conselho Tutelar em Ubatuba
A função do Conselho Tutelar é atender às crianças e adolescentes que tiverem seus direitos ameaçados por ação ou omissão
da sociedade ou do Estado


Ubatuba - Foram reabertas as pré-inscrições para os interessados em concorrer nas eleições para a composição do Conselho Tutelar de Ubatuba. O pedido de pré-inscrição deve ser realizado na Casa dos Conselhos até o dia 13 de janeiro, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h. O edital completo, com as devidas retificações, também pode ser consultado na Casa dos Conselhos, que fica na Rua Paraná, 257. Mais informações, pelo telefone 3833-4400. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente deliberou o adiamento devido ao baixo número de inscritos.
“Até a data estipulada anteriormente, tivemos apenas 30 pré-inscrições. No ano passado, foram 120, dos quais apenas 28 estavam aptos a serem candidatos, pois além da prova escrita, existe uma série de exigências legais para que o cidadão possa se candidatar a uma vaga do Conselho Tutelar. Queremos garantir que as pessoas escolhidas sejam realmente capazes de exercer essa função” afirma o presidente da Comissão Eleitoral do Conselho Tutelar, Marcelo Mourão.

As eleições
Serão eleitos cinco membros através do voto direto da comunidade, para mandato de três anos. Antes da eleição, é preciso fazer uma prova escrita sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como Atendimento à Criança e Adolescente no município de Ubatuba. O data marcada para as eleições é 18 de abril. Qualquer cidadão com título ubatubense por mais de dois meses pode votar. Neste ano, os locais de votação serão descentralizados, com seções em todas as regiões da cidade, para garantir que a vontade da população seja bem representada
A função do Conselho Tutelar é atender às crianças e adolescentes que tiverem seus direitos ameaçados por ação ou omissão da sociedade ou do Estado, seja por falta, omissão ou abuso dos pais, responsáveis e até mesmo por atitudes próprias. Os conselheiros são pessoas que têm o papel de porta-voz das suas respectivas comunidades, atuando junto a órgãos e entidades para assegurar os direitos das crianças e adolescentes. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Prefeito Eduardo Cesar anuncia mudanças administrativas para 2010

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, anunciou uma série de mudanças no governo municipal, que iniciará o ano de 2010 com uma nova estrutura administrativa. Segundo o prefeito, as mudanças trarão maior dinamismo e mais aproximação do governo com a comunidade.
As principais reformulações de cargos serão entre alguns secretários municipais, com troca de pastas entre os mesmos. Com o pedido de saída do então assessor de governo, Mauro Gilberto de Freitas, assumirá o cargo o atual assessor de Assuntos Comunitários, Geraldo Rofino. A Assessoria de Assuntos Comunitários será passada ao atual secretário de Esporte e Lazer, Luiz Roberto Sant’ana de Paula.
Para a Secretaria de Esporte, volta o atual secretário de Turismo, Bittencurt Jr., que já esteve a frente da pasta durante a primeira gestão do prefeito Eduardo Cesar. A Secretaria de Turismo será comandada pelo atual assessor de Planejamento, René Nakaya, que passará sua pasta a Rafael Ricardi Irineu, que hoje é secretário de Arquitetura e Planejamento Urbano. O secretário de Obras e Serviços Públicos, João Paulo Rolim assumirá a Secretaria de Arquitetura e passará o seu atual cargo para o administrador da Regional Norte, José Roberto Junior, que passará a acumular as duas funções.
De acordo com o prefeito, algumas outras medidas ainda serão tomadas no segundo e terceiro escalão da administração. “Estamos convictos de que estas mudanças serão muito positivas tanto para a estrutura administrativa como para a população. O compromisso do governo é estar cada vez mais unido e próximo da comunidade, aumentando a eficiência dos serviços. As trocas de pastas farão com que iniciemos 2010 com um novo ânimo, com todos os secretários prontos para cumprirem com suas obrigações e motivados a fazerem o melhor por Ubatuba”, afirmou o prefeito.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Prefeitura apóia pedido de desafetação do bairro do Félix do Parque Estadual da Serra do Mar

Ubatuba - Representantes da SAFE (Sociedade Amigos do Félix) estiveram na Prefeitura de Ubatuba na última sexta-feira, 11, para protocolar o pedido de desafetação da Vila do Félix do Parque Estadual da Serra do Mar.
O presidente da SAFE, José Júlio Barbosa, explica que o bairro está dentro da “cota 100” e por isso é parte do Parque Estadual, mas que há mais de dez anos a comunidade local luta para conseguir o desmembramento do bairro e assim poder conquistar as diversas melhorias necessárias. “Temos um bom entrosamento com a diretoria do Parque e existe uma grande possibilidade de conseguirmos a desafetação e regularização do bairro”, diz o presidente da SAFE.
O administrador da Regional Norte, José Roberto Junior, recebeu os moradores do bairro do Félix e se colocou a disposição para ajudá-los no que for possível. “A Prefeitura também vê com bons olhos o desmembramento do Félix, pois se trata de um bairro com peculiaridades bem específicas e que justificam a necessidade de desafetação do Parque. Estamos nos colocando a disposição para ajudar no processo”, diz Junior.
O presidente da SAFE explicou ainda que os moradores pretendem inserir o bairro no Programa Cidade Legal, do Governo Federal. “Também vamos protocolar o pedido na Câmara Municipal e no Fórum e esperamos conseguir a desafetação e as melhorias que queremos”, finalizou José Júlio Barbosa. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)




 

 

Programação Cine Porto (Semana de 11/12 a 17/12/2009)

“TÁ CHOVENDO HAMBURGUER”
Desenho !!!!! Dublado !!!!!
Ás 16:00 hs.

“2012”
Ficção !!!!
Ás 18:30 hs-21:20 hs.
Última Semana !!!!!!!!!!

Aviso:
Dia 17-12 PRÉ ESTRÉIA DE “AVATAR” (Do mesmo diretor de “TITANIC”)
Ás 21:20hs.
Site : www.cinemasdolitoral.com.br
Tel: 3833 -2066

Poesia Topo

Veto

Em dia de domingo
deveria ser proibido
filmes com finais tristes,
principalmente ao fim do dia,
quando cessa a chuva
mas as árvores continuam a chorar
lágrimas de melancolia.
 

Félix Cabral

Anuncie

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

"Esquecimento" Global: Meio Ambiente
O Sertão vai virar mar...


Conversando com um senhor, que estava sentado fazendo um artesanato de bambu preocupado com a “Frorestá”.Temendo ser preso e tratado como bandido, me disse as seguintes palavras: O Sertão vai virar mar...
Continuando sua atividade costumeira, com uma velocidade incomum, comecei a perceber em seu semblante um misto de indignação, raiva, tristeza e decepção. Mas por quê? Percebi que era o fato dele, assim como nós e outros rélis mortais, estarem na vala comum, a de degradadores ambientais. Se um dia o Sertão virar mar, imaginem a quantidade de trabalho que os ambientalóides terão, terão de mudar a cota de novo, enganar governos externos para conseguir dinheiro para realizar um “trabalho descente” e em “parceria respeitosa” com os “contribuintes-cidadãos” que vivem na localidade, terão de inventar um outro alarme, mas continuarão com o “Status” de pessoas do bem, como única e indiscutível forma de seres viventes e pensantes possíveis neste planeta, vão introduzir uma nova cultura e continuarão interferindo nas culturas existentes. O povo, bom este já perdeu 30 anos de história, cultura e respeito, qual a diferença de se perder mais?
Não temos culpa se a agricultura familiar oriunda das misturas de raças que formou o povo brasileiro e que passados de geração e geração não é parte da cultura do desperdício. A sociedade capitalista urbana bem poderia chamar-se sociedade do desperdício. O mau uso da água, comida jogada fora, falta de saneamento e bueiros entupidos contrastam com a fome em alguns lugares, onde uma criança morre a cada cinco minutos por causa destes problemas urbanos. O que a agricultura familiar com base agroecológica faz é o caminho inverso. O turismo rural é prova disto, auto-sustentabilidade da cerca para dentro e a não produção de supérfulos e nem a artificalização de produtos e serviços, eliminando a exaustão de recursos e de resíduos além da capacidade de eliminação e a criação de mazelas sociais próprias do capitalismo selvagem, que faz bem aos ambientalóide$, principalmente em serventia aos gordos$ recurso$ para as suposta$ pesquisa$ sobre o meio e aos títulos e prêmios que deveriam ser para outros pesquisadores. Simples: as transnacionais poluidoras investindo em publicidade, defendendo a natureza! Do outro lado favorece o ambientalismo mercantilista em virtude da “grilagem governamental” ou “latifúndio verde”, que apenas aumenta a degradação humana, a miséria social e com isto a degradação ambiental.
O PESM ( Programa Social de Exclusão dos Moradores) utiliza-se de um monopé ambiental, com único objetivo, manter os empregos baseada nas baixezas ilegais e inconstitucionais aprontados com os brasileiros que aqui já habitavam para atrair adeptos e dinheiro (são bons nisso). Eles se esqueceram que os povos precisam sobreviver, principalmente nosso povo que se vê nitidamente, e não com óculos verdes, fruto da intensa miscigenação entre os colonizadores europeus, a população indígena e o escravo de origem africana que ainda mantém sua cultura, que acho é protegida por lei e que se apresenta em sintonia com os instrumentos jurídicos internacionais de proteção da biodiversidade e sociodiversidade de que o Brasil é signatário e reconhecido como Estado pluriétnico, pluricultural, e impõe-lhes garantir a todos o pleno exercício dos direitos culturais apoiando e incentivando a valorização e a difusão das manifestações culturais, populares, indígenas e afro-brasileiras e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional, que fazem de suas vidas formas de expressão e em seus modos de criar, fazer e viver, traduzindo, sua cultura é que manteve a floresta preservada e assim a queremos por mais de dois séculos e que dela soube se utilizar sem degradar e não precisou enganar ninguém para defende-la. Pena que esta autonomia não mantém o salário de nenhum “ecochato”. Lembro ainda que o desenvolvimento é natural de todas as comunidades humanas, desde de antes de Cristo. Muitas vezes estes gestores se utilizaram de atos terroristas, utilizando-se de formas estúpidas e violentas contra os contribuintes que os sustentam.
Até mesmo o sindicato da borracha, do cacetete, da botina e do revólver oficial não usa de tanta violência quando os violentos de corpo velado, de paletó e gravata. Nesta semana dos debates climáticos descobriu-se várias outras verdades, que alguns eventos climáticos não estão ligados diretamente ao efeito estufa, de que o efeito é benéfico para o centro das calotas polares, que os cientistas sérios estão sendo perseguidos por não mentirem como os alarmistas, perdendo seus fundos de pesquisas, mais coisas acontecerão com a manipulações de informação divulgadas recentemente, se lá manipulam, imaginem aqui? A mentira deles tá virando moda. Há que haver um cuidado com o excesso de zelo ambiental por conta dos outros interesses que não são os que estão na lei, nem o que a sociedade quer, já que a questão ambiental vigente é visto por uma ótica monopé, e tudo que é mono (cultura), deixa estragos irreparáveis, temos aqui mais de três décadas de maus exemplos. Eles não sabem das coisas, pois eles não vivem estas situações, não tem a menor idéia das coisas do mundo real. Digo existe um só planeta e dois mundos, eu vivo no mundo real.
Toda a conservação do verde se deve a nossa comunidade e não a ação do estado, existem direitos e obrigações garantidos pela Constituição, quanto a isto, já cumprimos nossa obrigação e não enxergamos direito algum. É triste saber que na omissão do município o estado dita as regras (Estado de miséria econômica e cultural). Vale lembrar de que o que pleiteamos é nosso direito e não concessão. Devemos exigir nossos direitos, já que a obrigação já o fazemos. Quem disse que tem de ser assim, tudo através do “terrorismo ambiental”, terrorismo este como a colocação do totem do PESM na estrada do Sertão da Quina, erguido na surdina, a noite sem ninguém perceber, era para esconder algo? Fizeram algo de errado? Isto só aumentou a descrença no parque. Com isto autentica-se a oficialização dos desvalores como a subtração de bens utilizando-se do MP (Ministério Publico ou Privado?) e do Judiciário, mesmo que por posses centenárias, desrespeitando ao Estatuto da Criança, da Terra, do Idoso, das Comunidades tradicionais e não tradicionais, dos Direitos Humanos, até a Constituição. Vejo uma máfia verde envolvida em sujeiras até mesmo antes de sua criação, que trata as populações-cidadãos-contribuintes como casta inferior. É o caso do Litoral Sul - Juréia, segundo os moradores atingidos de lá, trata-se da continuidade da Ficção Jurídico-Ambiental, onde os gestores se fazem de pinóquios frente ao judiciário e fazem aquela Respeitosa População de marionetes, sei que isto ainda vai chegar aqui (gestão dos Parques realizada pelo Judiciário). Lembramos aos desavisados que não são só pessoas, são as histórias que eles representam e o que eles podem produzir e seu etnoconhecimento, isto tem muito valor, mais do que vocês imaginam. Devo afirmar e fazer justiça de que existem ainda pesquisadores sérios, ambientalistas sérios e não são todos que são contaminados pelo vírus “falsus-hambientaloydys”. Não somos bandidos, somos irregulares impostos por ingerentes, por ignorantes. Os engenheiros e arquitetos que se cuidem daqui a pouco não vão poder construir nem casa de palitos de dentes na palma da mão. Isto tudo não passa de Uma Verdade Realmente bem Inconveniente.

 

Ezequiel dos Santos
 

 

CHARGE

---
 

Nossos Comerciais: Fenix Sport Bar



Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Maranduba  © Valter Ely Marostica

Maranduba
© Valter Ely Marostica

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editora: Emiliane Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor