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Segunda-Feira, 1° de Fevereiro de 2010 - Nº 2203 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Colégio Dominique

Região
Pacientes das Unidades Básicas de Saúde podem fazer agendamento de consultas pelo 0800
Atendimento gratuito funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas
Prefeitura de Bertioga compra caminhões e maquinários para dinamizar ações de infraestrutura
Administração investiu mais de R$ 6 milhões nestes equipamentos, financiados em 36 meses, por meio de contratos junto ao Banco do Brasil
Trecho da Avenida Anchieta ficará interditado por quatro horas, neste sábado
Fluxo de veículos acontecerá por uma das faixas da outra pista da Avenida Anchieta, que estará operando em duplo sentido
Unidade Móvel Odontológica de Bertioga vai interromper atendimento no bairro do Indaiá
A interrupção dos serviços será necessária para a reforma da viatura que presta este atendimento à comunidade de Bertioga
Boxeadores de Bertioga começam a participar do ‘Forja de Campeões
Evento, que teve início no dia 12, entra em sua terceira rodada no próximo dia 02. Os confrontos acontecem no Complexo Desportivo Baby Barioni, na Capital
Operações Ambientais fecha 2009 com queda nas ocorrências de invasão
A redução também foi percebida no número de pipas com cerol apreendidas na praia. Em janeiro do ano passado foram 45 unidades e, no mesmo mês, este ano, apenas uma
Escolas municipais ganham kits de primeiros- socorros
Material foi adquirido pela Secretaria de Educação e Desenvolvimento Cultural de Bertioga e será distribuído, também, nos Núcleos de Educação Infantil do Município (Neims)
Prefeitura já recebe pedidos de redução no valor do IPTU para 2011
Benefício pode ser requerido até 30 de julho e atende aposentados (por tempo de serviço e invalidez) e pensionistas
Errata
Atendimento às crianças do NACE é normalizado
A unidade conta com um veículo exclusivo para transportar crianças e jovens, visando o desenvolvimento do tratamento necessário
Bertioga convoca aprovados no Processo Seletivo Temporário
Todos devem comparecer nesta segunda (1º) e terça-feira (02), no galpão anexo à Secretaria de Educação, no Paço Municipal, munidos dos documentos exigidos no edital de convocação


Caraguatatuba
O Segredo da comunicação católica esta na pessoa que está por trás do teclado
Prefeitura homologa Concurso Público de procuradores jurídicos
Resultado final das provas e títulos podem ser acessados no site oficial
Saúde de Caraguá encerra o ano com redução de custos
Preço baixo e qualidade foram prioridades do último trimestre

Ilhabela
Prefeitura de Ilhabela e CIEE iniciam inscrições para processo seletivo de estagiários nesta segunda
Prefeitura de Ilhabela prossegue com inscrições para Bolsas de Estudo
Prefeitura discute parcerias com Consulesa da Tailândia para uma cidade sustentável
Sobe de 144 para 150 número de escalas de navios transatlânticos em Ilhabela
Paradas prosseguem até o dia 8 de abril. Número representa 51% a mais em relação à temporada anterior (2008-2009), quando estiveram na cidade 99 navios de cruzeiro

São Sebastião
Carnaval 2010 será agitado em São Sebastião
Conferência das Cidades elege delegados que representarão São Sebastião em São Paulo
São Sebastião apresenta na próxima semana a peça “O Anticristo”
Muito samba e animação marcam a escolha da corte momesca de 2010
Novo delegado da Capitania dos Portos é apresentado ao prefeito
Praia de Juquehy, em São Sebastião, recebe Beach Games 2010 neste fim de semana
Prefeito acompanha Mauro Arce ao KM 116 e afirma acompanhamento das obras
Prefeitura assina convênio com a Fundamar
Prefeitura transporte material para saneamento na ilha Montão de Trigo
Reunião do CAP debate transporte de cargas especiais em São Sebastião
Saúde ganha nova verba de mais de R$ 140 mil
Secretaria de Educação recebe novos materiais e equipamentos para escolas
Wagner prestigia posse de Eduardo Cesar no Codivap

Ubatuba
“Arena Ultragaz Verão 2010” oferece lazer e cultura em Ubatuba
Agência Netza contribuiu no desenvolvimento da estratégia da ação, na criação, montagem e acompanhamento da estrutura da “Arena Ultragaz Verão 2010”
Inauguração do Cineclub Coletivo ArtAud nas Nuvens
Prefeitura de Ubatuba lança campanha para arrecadar fundos para o Lar Vicentino
O Lar Vicentino presta atendimento a 30 idosos, que recebem diariamente suas refeições, cuidados médicos e toda a atenção necessária da equipe de manutenção da entidade.
Ubatuba elege nova diretoria do Conselho de Desenvolvimento Rural e Pesqueiro
O Conselho existe desde 1998 e fazem parte dele 30 entidades relativas a esses setores
Aprovados para eleição do conselho tutelar devem apresentar documentos até dia 5
Das 48 pessoas que participaram da prova, 21 foram habilitadas para a candidatura
Prefeito Eduardo Cesar entrega duas importantes obras para a população
A ponte do bairro da Ressaca e a reforma na pista de skate foram as obras inauguradas pelo prefeito nesta sexta-feira
Santa Casa recebe doação de produtos da empresa “Da Barra”
O setor de Captação de Recursos tem buscado o apoio de grandes empresas. Toalhas de banho e fraldas descartáveis são as principais necessidades atuais
Pescadores com carteiras suspensas têm 60 dias para prestar esclarecimento
Quem tiver a carteira cassada efetivamente perderá o direito ao seguro-defeso, óleo diesel subsidiado, salário-maternidade e auxílio-doença

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Charge

Foto do Dia



 
Notícias da Região Topo

Pacientes das Unidades Básicas de Saúde podem fazer agendamento de consultas pelo 0800
Atendimento gratuito funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas


Região - A Secretaria de Saúde de Bertioga acaba de lançar mais um número para facilitar o agendamento de consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município. Trata-se do 0800 7718118, ligação gratuita, que já funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas, dando mais dinamismo no atendimento à população.
De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Júlia Ranalli, a iniciativa visa facilitar o acesso das pessoas à rede de saúde, que não precisarão mais sair de casa para marcar consultas. “A proposta é evitar que o usuário tenha de percorrer várias unidades em busca de atendimentos diversos”, ressalta.
Para que não haja nenhum contratempo, na hora do agendamento é preciso que o usuário tenha em mãos o Cartão SUS; Cartão do Posto de Saúde, onde tem o número do prontuário do paciente; documentos pessoais (CPF e RG) e um número de telefone de contato para confirmação do procedimento solicitado.
Após marcar a consulta pelo serviço 0800, a pessoa deve comparecer a UBS mais próxima de sua residência para a retirada de um comprovante de agendamento, o qual deverá ser apresentado na data e local da consulta e ou exame. (Fonte: Prefeitura municipal de Bertioga)



Prefeitura de Bertioga compra caminhões e maquinários para dinamizar ações de infraestrutura
Administração investiu mais de R$ 6 milhões nestes equipamentos, financiados em 36 meses, por meio de contratos junto ao Banco do Brasil


Região - A Prefeitura de Bertioga apresentou oficialmente nesta sexta-feira (29), os novos equipamentos adquiridos para reforçar os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. A partir de agora a pasta passa a contar com mais duas retro-escavadeiras, duas niveladoras e uma escadeira hidráulica, além de seis caminhões traçados, com caçamba de 12 m³.
A Prefeitura de Bertioga investiu mais de R$ 6 milhões nestes equipamentos, financiados em 36 meses, por meio de dois contratos junto ao Banco do Brasil. Foram R$ 2.980.000,00 destinados à aquisição das cinco máquinas, e outros R$ 3.058.560,00, referentes à compra dos seis caminhões.
A solenidade de apresentação foi realizada em frente ao Paço Municipal, com as presenças do prefeito Mauro Orlandini, do secretário de Serviços Urbanos, Eduardo Pereira, de diversos secretários e diretores municipais, funcionários do Poder Executivo, vereadores e membros da Câmara Municipal de Bertioga, além do padre Sílvio Luís, da Igreja Católica da cidade, outras autoridades municipais e imprensa.
Na oportunidade, o padre Sílvio Luís celebrou a benção das chaves dos maquinários e veículos, explanando uma passagem bíblica aos presentes.
O prefeito Orlandini ressaltou que a partir de agora será possível oferecer uma prestação de serviço com maior agilidade e qualidade à municipalidade, aumentando o potencial dos trabalhos realizados nos bairros de Bertioga. “Com os equipamentos que adquirimos será possível dinamizar as ações tão necessárias para que possamos favorecer o bem estar à nossa comunidade, auxiliando na manutenção e conservação da cidade”, comentou o prefeito.
Orlandini informou que 2010 será um ano de execução de obras, e que a Administração estará voltada ao futuro de Bertioga. “A cidade terá o desenvolvimento que precisa e merece. Só depende de nós”, finalizou o prefeito.
Já o secretário de Serviços Urbanos agradeceu o empenho do prefeito, fato que favoreceu na compra dos equipamentos que serão destinados para sanar as necessidades emergenciais do município. “Vamos lançar em breve o projeto “Bairro a Bairro”, com ações voltadas à implementação da infraestrutura em todos os bairros da cidade. Agora, com as máquinas e caminhões trabalharemos com condições adequadas para prestarmos atendimentos diversos às reivindicações da população local “, enfocou Pereira.
Após a cerimônia oficial os caminhões e maquinários desfilaram por ruas e avenidas de diversos bairros de Bertioga, apresentando os novos equipamentos à população.(Fonte: Prefeitura municipal de Bertioga)



Trecho da Avenida Anchieta ficará interditado por quatro horas, neste sábado
Fluxo de veículos acontecerá por uma das faixas da outra pista da Avenida Anchieta, que estará operando em duplo sentido


Região - A Diretoria de Trânsito, setor vinculado a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos da Prefeitura de Bertioga informa que neste sábado (30), haverá a interdição de um trecho da Avenida Anchieta, entre a Rua Capitão Pedroso e o Caminho São Lino, no sentido centro-bairro, das 12h às 16 horas.
No local, acontecerá a inauguração de um estabelecimento comercial, e será realizada uma programação musical, sendo necessária a interdição total deste trecho da via.
Neste período, o fluxo de veículos acontecerá por uma das faixas da outra pista da Avenida Anchieta, que estará operando em duplo sentido. O local estará devidamente sinalizado e contará com a presença de agentes de trânsito para nortear os condutores e manter o ordenamento no sistema viário da localidade.(Fonte: Prefeitura municipal de Bertioga)



Unidade Móvel Odontológica de Bertioga vai interromper atendimento no bairro do Indaiá
A interrupção dos serviços será necessária para a reforma da viatura que presta este atendimento à comunidade de Bertioga


Região - O atendimento realizado desde o último dia 18 de janeiro pela Unidade Móvel Odontológica de Bertioga, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no Jardim Indaiá, será suspenso temporariamente no próximo dia oito de fevereiro.
Previsto inicialmente para atuar no local por um período de dois meses, o serviço será interrompido devido à necessidade de reforma da viatura que presta este atendimento em Bertioga. A ação odontológica será retomada no início de março, com a volta do atendimento à comunidade local durante todo mês.
Este trabalho é desenvolvida pela Seção de Saúde Bucal, vinculada a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Bertioga.
O serviço, comandado pelo chefe de seção da Saúde Bucal, Claudinei Moura Nehme, continuará sendo realizado diariamente, de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, por uma equipe composta por três dentistas e um auxiliar odontológico.
No local é possível realizar restauração, extração, limpeza dentária, curativos, aplicação de flúor, além de informações diversas sobre higienização e manutenção da saúde bucal.
A Unidade Móvel Odontológica atende diariamente 14 pessoas, e na retomada das atividades, em março, o numero de assistidos passará para 15. Todos devem estar portando RG e Cartão SUS. O serviço também é disponibilizado para crianças a partir dos 12 anos de idade.
O CRAS do Indaiá fica localizado na Rua José da Costa Sobrinho, s/nº , no Ilha 4. Mais informações pelo 3319-8818.(Fonte: Prefeitura municipal de Bertioga)



Boxeadores de Bertioga começam a participar do ‘Forja de Campeões
Evento, que teve início no dia 12, entra em sua terceira rodada no próximo dia 02. Os confrontos acontecem no Complexo Desportivo Baby Barioni, na Capital


Região - O peso leve (60 kg) José Danilo dos Santos Neto faz a estréia dos bertioguenses no Torneio Forja de Campeões, realizado desde o último dia 12, no Complexo Desportivo Baby Barioni, na capital paulista. Neto entrará no ringue na próxima terça-feira (02), quando acontece a terceira rodada do torneio.
Já no próximo dia 9, será a vez do peso médio Juarez Santos (75 kg) participar do confronto, seguido pelo peso mosca ligeiro Luiz Roberto da Silva (38 kg) e do peso pesado Adriel Batista da Silva (91 kg), que lutam no dia 23 de fevereiro.
Os atletas são alunos da Academia de Boxe da Prefeitura de Bertioga, que têm com treinador o técnico Ariovaldo Rodrigues, o Didi. O ‘Forja de Campeões será realizado até 31 de março. Em seguida, começa o Torneio Luvas de Ouro 2010, que também contará com atletas do Município.
A Academia de Boxe da Prefeitura de Bertioga fica nas dependências do Paço Municipal, próximo à Secretaria de Educação, na Rua Luiz Pereira de Campos, 901, Vila Itapanhaú.(Fonte: Prefeitura municipal de Bertioga)



Operações Ambientais fecha 2009 com queda nas ocorrências de invasão
A redução também foi percebida no número de pipas com cerol apreendidas na praia. Em janeiro do ano passado foram 45 unidades e, no mesmo mês, este ano, apenas uma


Região - As invasões de terra, em Bertioga, caíram significativamente no segundo semestre de 2009 em relação aos dois primeiros meses do ano. O fator determinante dessa redução é o trabalho intensivo realizado pela Prefeitura, por meio da Diretoria de Operações Ambientais (DOA), ligada diretamente à Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A quantidade de invasões entre junho e dezembro do ano passado recuou mais de 50% diante de janeiro e fevereiro do mesmo ano.
De acordo com o titular da DOA, Bolívar Barbanti Júnior, ao assumir o governo, o prefeito Mauro Orlandini determinou total empenho para conter as ocupações de áreas irregulares e de preservação ambiental, já que a situação era desordenada e sem qualquer controle nos últimos oito anos. Para intensificar a fiscalização, a Prefeitura criou o Disk Denúncia 0800 7725999 e também o (13) 3317-7073, que ficam à disposição 24 horas para receber denúncias.
A queda de ocorrências também foi percebida no número de pipas com cerol, recolhidas na praia. Segundo Bolívar, em janeiro do ano passado foram apreendidas 45 pipas; este ano, no mesmo mês, a fiscalização recolheu apenas uma unidade, comprovando a eficácia do trabalho de conscientização da DOA com os pais e com os próprios jovens e crianças.
“Quando constatamos o problema, retiramos a pipa e fazemos a apreensão. Em casos em que os pais estejam junto com os filhos, orientamos para que o fato não ocorra novamente, porque se persistir, a criança será encaminhada ao Conselho Tutelar”, adverte.
A Guarda Municipal Ambiental de Bertioga, subordinada a DOA, fechou 2009 com 1.321 atendimentos, dando solução a pouco mais de 83% dos casos. Entre os mais freqüentes destacam-se, averiguações em áreas de invasão (72); resgates de animais silvestres (260); capturas de abelhas e vespas (42); averiguações de esgoto (42); queimadas (13); blitz de som (53); retiradas de veículos da praia (435); retiradas de pipas com cerol da praia (67); desmatamentos (51); e demolições de sub-construções (34).
Com um efetivo de 12 homens, que passam constantemente por treinamento, a Guarda Municipal Ambiental, algumas vezes com o apoio da Guarda Civil Municipal (CGM) atua em vários pontos da Cidade coibindo inúmeras ações, com o auxílio de dois veículos (caminhonetes) e mais dois barcos – um de seis metros e outro inflável, de 4,5 metros, usados na fiscalização marítima (mar e rios).
O trabalho da DOA inclui vistoriar áreas de manancial e de proteção ambiental para evitar depredações, ocupações irregulares e cuidar do patrimônio ambiental de Bertioga, que detêm mais de 80% de área de Mata Atlântica.
Durante o ano, a DOA também intercedeu em ocorrências de retirada de churrasqueiras da praia (58); retirada de acampamentos (50); autuação de veículos (43); autuação de desmatamentos – fiscalização (09); lixo (11); apreensão de materiais (22); operação conjunta (10); além de apoio a eventos (32); apoio em trilhas (09) e plano de auxílio mútuo (08).
Para o diretor de Operações Ambientais, a queda no número de atendimentos foi mais evidente no mês de dezembro, com o registro de apenas 52 ocorrências, por conta do fechamento da Estrada Mogi-Bertioga. “A cidade sofre muita influência do grande número de pessoas que vêm de Mogi e região. Como a estrada ficou fechada, houve uma queda significativa no atendimento de ocorrências. É só comparar com janeiro do ano passado, quando a estrada estava aberta e registramos 200 casos”, lembra.

Município Verde Azul

O reconhecimento do trabalho ambiental desenvolvido pela Prefeitura de Bertioga vem se consolidando a cada dia, graças ao empenho e ao trabalho de toda equipe da Secretaria de Meio Ambiente, tendo à frente o engenheiro Manoel Prieto Alvarez. A Cidade foi a única do Litoral Paulista a receber o selo de Município Verde Azul, por atender todas as 10 diretivas ambientais propostas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, recebendo nota 85,08.
A diretivas atendidas foram: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente, onde os municípios concentram os seus esforços na construção de uma agenda ambiental efetiva.
Com o selo, o Município passa a ter mais vantagens na liberação de recursos para a implantação de políticas públicas na preservação ambiental. Quanto aos investimentos, o governador José Serra anunciou, naquela oportunidade, que R$ 50 milhões estarão disponíveis para os municípios executarem melhorias ambientais este ano. O valor é quase o dobro do já investido desde a criação do projeto. Os municípios verdes azuis terão prioridades na captação desses recursos.
Bertioga também teve reconhecimento da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, ao receber, em novembro do ano passado, o Prêmio Ambiental ‘von Martius’ de sustentabilidade, em função do projeto ‘Calcule aqui seu Impacto de Carbono’, que na ocasião estava sendo desenvolvido há apenas sete meses.
O Município foi selecionado entre os 166 projetos recebidos pela organização do evento, na categoria ‘Natureza’, concorrendo com 54 projetos de vários estados brasileiros, e ficou entre os 10 escolhidos para receber o prêmio. O Município conquistou a terceira colocação na categoria. O projeto atendeu aos objetivos propostos pela organização do Prêmio von Martius, que aborda desenvolvimento socioeconômico e cultural, alinhado ao conceito de sustentabilidade. O fundamental no trabalho da Prefeitura é encontrar o equilíbrio, desenvolvendo sem destruir e, dessa forma, garantir o futuro das próximas gerações.(Fonte: Prefeitura municipal de Bertioga)



Escolas municipais ganham kits de primeiros- socorros
Material foi adquirido pela Secretaria de Educação e Desenvolvimento Cultural de Bertioga e será distribuído, também, nos Núcleos de Educação Infantil do Município (Neims)


Região - A Secretaria de Educação e desenvolvimento Cultural de Bertioga acaba de adquirir kits de primeiros-socorros, que serão distribuídos nas 17 unidades escolares da rede municipal (14 escolas e sete Núcleos de Educação Infantil – Neims). A iniciativa se insere na responsabilidade com a criança e o adolescente no contexto do ambiente escolar, abrangendo o momento em que ela sai de casa, o transporte escolar, a permanência na escola e seu retorno à residência.
Nas escolas é comum a ocorrência de acidentes, como um tombo, por conta de uma brincadeira ou atividade física e até mesmo febre, diarréia entre outros problemas, que podem ser resolvidos paliativamente. Nesse sentido, a Secretaria de Educação entendeu que os equipamentos de ensino devem estar preparados para providencias emergenciais, no caso de ocorrência do gênero, assim como para a prevenção desses incidentes.
Os kits, que já estarão nas unidades de ensino a partir do início das aulas, contêm material básico para emergência como caixa de curativos, rolos de atadura de gaze, esparadrapo anti- alérgico, ataduras, termômetro para medir a febre, anti-séptico, aspirinas, remédio contra diarréia, água boricada, entre outros.(Fonte: Prefeitura municipal de Bertioga)



Prefeitura já recebe pedidos de redução no valor do IPTU para 2011

Benefício pode ser requerido até 30 de julho e atende aposentados (por tempo de serviço e invalidez) e pensionistas


Região - A Secretaria de Administração e Finanças da Prefeitura de Bertioga já está recebendo os pedidos de redução de 50% no valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o exercício de 2011. A redução atende a contribuintes aposentados (por tempo de serviço e invalidez) e pensionistas. Interessados têm até o dia 30 de julho para requerer o benefício.
Para solicitar o desconto de 50% no valor do tributo, pela primeira vez ou na renovação, os interessados devem comparecer à Prefeitura, munidos dos comprovantes de residência e de rendimentos, última declaração do Imposto de Renda com a relação de bens com protocolo de entrega na Receita Federal; cópia do documento que comprove a condição de proprietário de único imóvel no território nacional, cópias do RG, CPF e da primeira folha do carnê do IPTU.
Conforme determina a legislação, o contribuinte deve residir no imóvel indicado. Um fiscal da Prefeitura irá até a residência para confirmar se a pessoa mora no local. O pedido do benefício é feito por meio de processo administrativo, que tem custo para o requerente de R$ 19,17.
A solicitação deve ser feita na Sala de Atendimento ao Contribuinte (ao lado do posto do Santander/Banespa), no Paço Municipal, que fica na Rua Luiz Pereira de Campos, 901, Vila Itapanhaú, no período de 9 às 16 horas.
(Fonte: Prefeitura municipal de Bertioga)



Errata

Região - Módulo Inscreve para Vestibular de Fevereiro
TELEFONE CORRETO PARA INFORMAÇÕES: 0800-7720282
(Fonte:MÓDULO)



Atendimento às crianças do NACE é normalizado
A unidade conta com um veículo exclusivo para transportar crianças e jovens, visando o desenvolvimento do tratamento necessário


Região - O Núcleo de Apoio à Criança Especial (NACE), vinculado a Secretaria Municipal de Ação Social da Prefeitura de Bertioga amplia a partir de agora as suas ações, passando a contar com um veículo exclusivo, com a finalidade de transportar as crianças e jovens para o desenvolvimento do tratamento necessário na unidade.
De acordo com a coordenadora do NACE, Leila Maria Gonçalves, este veículo será de grande importante, pois existem pessoas assistidas na unidade que requerem de um transporte apropriado, para que haja continuidade progressiva nos trabalhos realizados.
Leila destaca que o NACE possui uma série de atendimentos que são disponibilizados a toda comunidade portadora de necessidades especiais de Bertioga, contando com suporte de profissionais das Secretarias Municipais de Saúde e Educação.
Na unidade são desenvolvidos atendimentos especializados na área da saúde, como fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional.
Em determinadas situações, havendo a necessidade de um atendimento suplementar, os casos detectados são encaminhados para unidades capacitadas e disponíveis no Estado de São Paulo. De acordo com a coordenadora, o NACE atende semanalmente 70 crianças e jovens, de zero a 18 anos, na área da saúde.
A entidade também desenvolve atividades educacionais com 22 crianças e jovens, de 9 a 18 anos, devidamente matriculas na EMEIF Vista Linda, mas que são assistidas nas quatro salas vinculadas, instaladas nas dependências da unidade.
No local acontecem atividades supervisionadas por professores e inspetores, além de total estrutura oferecida pela Secretaria Municipal de Educação. Estes alunos também usufruem dos atendimentos disponibilizados pela equipe da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Bertioga que trabalha na unidade.
O NACE trabalha diariamente, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, com um total de 27 profissionais especializados nas áreas de saúde e educação. A unidade fica localizada na Rua Alzomiro Balio, s/nº, na Vista linda. Informações: (13) 3311-9135 ou 3311-8875.
(Fonte: Prefeitura municipal de Bertioga)



Bertioga convoca aprovados no Processo Seletivo Temporário
Todos devem comparecer nesta segunda (1º) e terça-feira (02), no galpão anexo à Secretaria de Educação, no Paço Municipal, munidos dos documentos exigidos no edital de convocação


Região - A Secretaria de Educação e Desenvolvimento Cultural de Bertioga está convocando os aprovados no Processo Seletivo Temporário, de 90 dias, para preenchimento de vagas no cargo de Inspetor de Alunos; de Professor de Primeira Infância e de Professor de Educação Básica I.
Os aprovados devem comparecer entre os próximos dias 1º e 02 (segunda e terça-feira), das 9 às 16 horas, no galpão anexo à Secretaria de Educação, no Paço Municipal, que fica na Rua Luiz Pereira de Campos, 901, Vila Itapanhaú, munidos dos documentos exigidos no edital de convocação, publicado no Boletim Oficial do Município (BOM), deste sábado (30).
Confira também no BOM, deste sábado, os editais de classificação dos aprovados, do gabarito das provas, de homologação e de convocação de deficientes. O não comparecimento no prazo estabelecido implicará na perda da vaga, com a convocação do próximo da lista.
No total são 275 vagas a serem preenchidas, sendo 65 para Inspetor de alunos, com remuneração de R$ 1.073,01; 160 para Professor de Primeira Infância, R$ 1.250,48; e 50 para Professor de Educação Básica I.
O Processo Seletivo Temporário vem atender, emergencialmente, a necessidade de preenchimento de vagas, na rede de ensino, uma vez que o processo seletivo anterior foi encerrado; as atividades nas creches já iniciaram e as aulas nas escolas municipais começam no dia 22 de fevereiro. Além disso, o Concurso Público, que será realizado no final do próximo mês, tem prazo legal a ser cumprido, entre a homologação e a posse dos aprovados, que só será consolidado após o início do ano letivo.(Fonte: Prefeitura municipal de Bertioga)
 

 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Noroeste News
 

O Segredo da comunicação católica esta na pessoa que está por trás do teclado

Caraguatatuba - Arcebispo do Rio de Janeiro comenta mensagem do Papa para dia das comunicações, Dom Orani João Tempesta,considera que “o grande segredo de toda comunicação católica é a pessoa que está por trás do teclado, da câmera, do microfone, da direção”.
Se essa pessoa “tiver princípios cristãos, todo o trabalho será de utilidade para a vida humana com dignidade”, afirma, em artigo enviado a ZENIT ontem.
Dom Orani comenta a mensagem de Bento XVI para o 44° Dia Mundial das Comunicações (16 de maio), lançada no dia 24 de janeiro, Dia de São Francisco de Sales e que trata da evangelização no mundo digital.
“Bento XVI pede aos sacerdotes que lancem mão dos meios modernos de comunicação, principalmente daqueles que nos últimos anos conheceram uma larga difusão, como a internet, a fim de que a mensagem de Jesus Cristo possa difundir-se de modo eficaz no mundo contemporâneo”, recorda o arcebispo.
Segundo Dom Orani, os homens, “que cada vez mais se valem dos novos meios de comunicação, devem ouvir, através deles, também o anúncio de Deus e do seu Filho amado, nosso Redentor”.
O arcebispo cita o Papa: “a pastoral no mundo digital há de conseguir mostrar, aos homens do nosso tempo e à humanidade desorientada de hoje, que ‘Deus está próximo, que, em Cristo, somos todos parte uns dos outros’”.
Recorda o desafio lançado pelo pontífice, de que os homens de Deus desenvolvam e coloquem em prática “uma pastoral que torne Deus vivo e atual na realidade de hoje e apresente a sabedoria religiosa do passado como riqueza donde haurir para se viver dignamente o tempo presente e construir adequada mente o futuro”.
A Igreja – afirma Dom Orani –, “com seus sacerdotes, deve levar a sério as palavras do Santo Padre”. “O êxito de sua missão evangelizadora depende, em parte, de seu empenho efetivo no campo dos modernos meios de comunicação, este vasto horizonte missionário que nos foi aberto”.
No entanto, o arcebispo adverte que os sacerdotes estão conscientes de que o anúncio através dos novos media “não substitui, de maneira alguma, o contato pessoal e a vida comunitária do Povo de Deus”.
Quando a Igreja anuncia a Palavra de Deus, presta um “grandíssimo serviço à cultura”. Os sacerdotes – considera Dom Orani –, “valendo-se da nova ‘ágora’ dos tempos atuais, os novos media, contribuirão de modo decisivo para o incremento da cultura e o engrandecimento do homem de hoje”.
“Os novos meios de comunicação constituem, na verdade, como bem disse Bento XVI, um ‘continente digital’, um amplo continente que está a reclamar a presença do anúncio salvífico. Avancemos para as águas mais profundas”, convida o arcebispo do Rio.
(Fonte: Diocese de Caraguatatuba)



Prefeitura homologa Concurso Público de procuradores jurídicos
Resultado final das provas e títulos podem ser acessados no site oficial


Caraguatatuba - O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo acolheu o recurso da prefeitura de Caraguá e concedeu liminar favorável para que o Concurso Público para procurador jurídico fosse retomado. Já foi divulgado no site oficial da prefeitura o resultado final das provas escritas e títulos.
No recurso, a prefeitura justificou ao juiz que não houve qualquer nulidade ou ilegalidade na elaboração das questões do concurso, tendo em vista que a lei municipal 847/2000 é inconstitucional por conter vício de iniciativa, ter sido vetada pelo Chefe do Executivo e conter matéria que ofende a igualdade e competitividade entre os candidatos.
No pedido, a comissão do Concurso Público também afirmou que não fazia sentido cobrar a evolução histórica e política do município, por se tratar de questões não jurídicas capazes de criar critério discriminador entre os candidatos.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)



Saúde de Caraguá encerra o ano com redução de custos
Preço baixo e qualidade foram prioridades do último trimestre


Caraguatatuba - Na audiência pública realizada na última sexta-feira (29), na Câmara Municipal, a população de Caraguá teve oportunidade de acompanhar a prestação de contas do quarto trimestre de 2009, da secretaria municipal de Saúde.
Além dos números de atendimentos e exames realizados, também foram divulgados os gastos que a pasta teve durante o período. A boa notícia foi a diminuição nos custos com medicamentos e materiais. Com a ida do setor de Compras para a secretaria, o serviço foi agilizado, além de conseguirem preços mais baixos.
Diversos itens foram comprados abaixo do preço. Nos aparelhos auditivos houve redução de mais de 50% do valor que era comprado antes, para um aparelho de qualidade superior. Nos kits de glicemia, além da redução do preço, a secretaria também se preocupou com a padronização e a qualidade.
A audiência pública para prestação de contas da secretaria municipal de Saúde é realizada ao final de cada trimestre e a população tem o direito de assistir e participar.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)





 

Leia a Revista da Cidade - Caraguatatuba (Online)


 

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Prefeitura de Ilhabela e CIEE iniciam inscrições para processo seletivo de estagiários nesta segunda

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Administração, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) abrem nesta segunda-feira (1/2) as inscrições para o processo seletivo de estagiários com o objetivo de preencher vagas e criar reserva de vagas destinadas aos estudantes de Ensino Médio, Técnico e Superior. As inscrições serão realizadas nos dias 1, 3 e 4 de fevereiro, das 10h às 16h, no Paço Municipal, localizado à Rua Prefeito mariano Procópio de Araújo Carvalho, 86, Perequê.
Os candidatos devem apresentar no ato da inscrição, duas cópias dos documentos de RG e CPF, uma cópia do comprovante de residência e uma foto 3X4. Segundo o edital, que pode ser conferido na íntegra no site oficial da Prefeitura www.ilhabela.sp.gov.br, o estudante precisa ter 16 anos completos até março de 2010, estar matriculado para o ano letivo de 2010, não estar fazendo estágio pelo CIEE, ter cadastro atualizado no órgão e não ter estagiado na Prefeitura por mais de dois anos.
A bolsa auxílio para o ensino médio é de R$ 320. Já para o técnico e superior é de R$ 380 e R$ 480, respectivamente.
A prova será realizada no dia 6 de fevereiro, na Escola Municipal Prof. José Antônio Verzegnassi. O horário será informado no momento da inscrição. As questões serão de múltipla escolha sobre conhecimentos em português, matemática, gerais e da história de Ilhabela. Para os alunos de ensino médio o conteúdo abrangerá conhecimentos em informática.
Para os portadores de necessidade especiais serão assegurados 5% das vagas, desde que as atribuições dos mesmos sejam compatíveis com suas deficiências, conforme disposto nos decretos federais nº 3.298, de 20 de dezembro de 1989 e 5.296 de dois de dezembro de 2004.

Confira a relação de cursos requisitados para estágio:
Ensino Médio
Ensino Técnico: Administração, Contabilidade, Gestão Ambiental, Meio Ambiente e Turismo
Ensino Superior: Administração e cursos afins, Arquitetura e Urbanismo, Ciências da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Gestão Ambiental, Turismo e cursos afins, Gestão Pública, Jornalismo, Pedagogia e Sistema de Informações.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)



Prefeitura de Ilhabela prossegue com inscrições para Bolsas de Estudo


Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela continua com inscrições abertas para a solicitação de bolsas de estudo para o primeiro semestre de 2010. Os candidatos e também os alunos já contemplados em 2009 devem retirar um formulário no setor de Protocolo, localizado dentro do Paço Municipal, na Rua Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho, n°86, no Perequê. O prazo termina no dia 28 de fevereiro.
Para quem já é bolsista e ainda não começou a prestar as 100 horas anuais de serviços gratuitos ao município conforme preconiza o artigo 6º da Lei 083/2001, a dica é procurar a Secretaria de Educação o mais rápido possível, sob pena de perder o benefício.
Atualmente, 142 estudantes são contemplados com o sistema de bolsa de estudo, num investimento que chega a R$ 300 mil neste ano. A seleção é realizada por meio do Conselho Municipal de Educação, formado por representantes da sociedade civil e poder público, que analisa uma série de fatores e informações fornecidas pelos próprios candidatos à bolsa. O percentual atribuído pelo Conselho varia entre 30% a 50%.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)



Prefeitura discute parcerias com Consulesa da Tailândia para uma cidade sustentável


Ilhabela - O secretário de Meio Ambiente de Ilhabela, Harry Finger e a Secretária de Obras, Kátia Kornetoff, receberam nesta sexta-feira (29/1), no Paço Municipal, a consulesa da Tailândia e presidente da ONG Green Building Council Brasil, Thassani Wanick, para discutirem formas de planejar uma cidade sustentável.
O objetivo é trocar experiências com autoridades de outras ilhas no Brasil e no mundo, buscando soluções alternativas ao crescimento desordenado e consequente degradação do meio ambiente. A consulesa apresentou diversos projetos para a cidade, entre eles, a criação de um Centro de Estudos e Pesquisas que além do cunho acadêmico, serviria também para visitação e turismo.
Harry Finger e Kátia Kornetoff apresentaram à consulesa o Plano Diretor do município, legislação que é bem restritiva visando a preservação da cidade e ressaltaram a importância da troca de experiências entre ilhas. “Esse intercâmbio é muito importante, para ampliarmos nossas ações na busca por um crescimento ordenado, preservando o meio ambiente.
Em julho do ano passado, o prefeito Toninho Colucci (PPS) oficializou a adesão do município ao movimento One Degre Less (Um grau a menos) que tem como objetivo propor ações que contribuam para o desaquecimento do planeta. Assim, a Prefeitura de Ilhabela pintou de branco o telhado do Hospital Mário Covas. Na ocasião, a consulesa, que preside a ONG responsável pelo movimento, também esteve presente na cidade.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)



Sobe de 144 para 150 número de escalas de navios transatlânticos em Ilhabela

Paradas prosseguem até o dia 8 de abril. Número representa 51% a mais em relação à temporada anterior (2008-2009), quando estiveram na cidade 99 navios de cruzeiro


Ilhabela - O número de escalas de navios transatlânticos previstas para esta temporada (2009-2010) em Ilhabela subiu de 144 para 150 até abril. A informação foi divulgada pela Secretaria de Turismo e Fomento.
Com isso, até o dia 8 de abril a cidade terá o desembarque de passageiros no píer da Vila (Centro). As escalas de transatlânticos são extremamente importante para a economia do município, já que movimentam o comércio e empresas ligadas a serviços turísticos, principalmente, num período de início da baixa temporada, como nos meses de março e abril.
Em relação à temporada anterior (2008-2009), quando foram registradas 99 escalas, a cidade atinge este ano o índice de 51% a mais no número de paradas.
O primeiro navio desta temporada chegou no dia 15 de novembro e a último está previsto para o dia 8 de abril. “O turista que aqui permanece durante cinco, seis horas, e faz alguns passeios pela cidade, sempre quer voltar”, avalia a secretária de Turismo e Fomento, Maria Inez Ferreira.
No ano passado, o prefeito Toninho Colucci (PPS) e a secretária de Turismo, Maria Inez Ferreira, estiveram reunidos com as principais companhias de cruzeiro mundiais, entre elas, a Royal Caribbean, durante a feira Seatrade em Miami. “Ilhabela é bem vista entre os operadores, principalmente por conta do seu receptivo, por isso, conseguimos elevar o número de paradas no município”, declarou o prefeito.
Também em 2009, o município de Ilhabela recebeu a visita do ministro do Turismo, Luiz Barreto, que destacou as características do município como fundamentais para a definição de cidade indutora de turismo para a Copa de 2014. Pelo menos R$ 3 milhões em investimentos são esperados para Ilhabela em recuperação de píeres e infraestrutura urbana, dentro do Plano Nacional de Turismo. Três píeres serão construídos ainda este ano.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)




 

Notícias de São Sebastião Topo

Chalés Juliamar

Carnaval 2010 será agitado em São Sebastião

São Sebastião - A programação do Carnaval 2010 foi aberta na noite desta quinta-feira
28, em São Sebastião, com a eleição da Corte Momesca composta pelo rei
Momo Clayton Aragão, pela rainha Fabiana dos Santos e pela primeira
princesa Mariana Sanches e segunda princesa Mareliza Santana.
Dando continuidade ao cronograma elaborado pela Prefeitura, por meio
da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), no dia 12 de fevereiro a
Folia de Momo será aberta oficialmente a partir das 21h, com a entrega
da chave da cidade ao Rei Momo pelo prefeito Ernane Primazzi; a
seguir, haverá o cortejo com saída defronte à Delegacia da Capitania
dos Portos em direção à Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo). Na
sequência, a Rua da Praia se transformará no palco para a realização
do baile carnavalesco a ser animado pela banda Palace.
No sábado 13, às 21h, novamente na Rua da Praia, haverá o desfile do
Bloco dos Sujos com concentração nas proximidades da quadra esportiva
da Vila Amélia, na região central da cidade. Às 22h, uma banda
tradicional da cidade fará a animação dos foliões na Praça do Coreto,
em frente à Igreja Matriz. Às 23h, mais uma vez a banda Palace dará o
tom da festa na Rua da Praia.
No domingo 14, a folia começará bem cedo na praia do Arrastão; isso
porque de lá sairá o desfile marítimo pelo Canal de São Sebastião com
destino à Ilhabela e retorno ao ponto de partida no tradicional
Carnamar. A festividade, como de costume, correrá paralelamente na
areia com as atividades esportivas e recreativas desenvolvidas pelas
equipes da Seesp (Secretaria de Esportes), a partir das 10h. No
período da tarde, às 16h, na Praça do Coreto, terá matinê para a
garotada com o concurso de fantasia infantil e animação da banda Nova
Era. Às 21h, na Rua da Praia, acontecerá o desfile das quatro escolas
de samba da cidade: X-9 Canto do Mar, Mocidade Independente da
Topolândia, Ki-Fogo e Acadêmicos de São Francisco. Às 22h, os foliões
poderão se divertir com o baile carnavalesco na Praça do Coreto; já na
Praça de Eventos da Rua da Praia, após os desfiles das escolas, os
foliões poderão pular o Carnaval ao som da banda Palace, a partir das
2h.
Na segunda 15, os blocos da Terceira Idade e do Barril sairão pela
Rua da Praia a partir das 21h; às 22h, a festa será na Praça do Coreto
e às 23h, mais uma noite para os foliões brincarem ao som da banda
Palace em frente ao palco na Praça de Eventos.
Na última noite da Folia de Momo, uma nova matinê promete agitar a
tarde dos baixinhos na Praça do Coreto a partir das 16h, sob animação
da banda Nova Era. Às 21h na Rua da Praia acontecerá a premiação e o
desfile das escolas de samba campeãs do Carnaval 2010; às 22h,
novamente uma banda local irá divertir a galera que estiver na Praça
do Coreto e às 23h, o baile carnavalesco na Praça de Eventos fechará
com chave de ouro a programação de Carnaval.
Costas Norte e Sul também serão agitadas pela Folia de Momo
Quem estiver nas Costa Norte ou Sul de São Sebastião também poderá se
divertir durante a Folia de Momo.
Embora a diversão na Costa Norte esteja programada para apenas um dia
(12 de fevereiro), será de muita diversão àqueles que comparecerem ao
Centro Comunitário, onde o Carnaval terá início às 14h e deverá
encerrar somente às 19h. A festa é para as crianças das Oficinas
Culturais, para os participantes do projeto Valorizando a Pessoa Idosa
e para a comunidade em geral.
Já na Costa Sul, haverá matinê no sábado 13, com a banda Nova Era, na
avenida Walkir Vergani, em Boiçucanga. No mesmo local, a partir das
21h, será oficialmente aberto o Carnaval 2010 com a presença da Corte
Momesca e na sequência, haverá o baile carnavalesco com a banda Swing
Nagô.
No domingo 14, o tradicional Banho da Dorothéia deverá agitar os
foliões a partir das 15h, com concentração na Praça da Alegria. A
noite promete ser igualmente divertida com o baile carnavalesco
animado pela banda Swing Nagô.
Já na segunda 15, a criançada poderá se despedir da folia com mais uma
matinê sob animação da banda Nova Era, às 16h, na avenida Walkir
Vergani. E para fechar a festa na região, a banda Swing Nagô, promete
agitar a galera a partir das 22h.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Conferência das Cidades elege delegados que representarão São Sebastião em São Paulo


São Sebastião - Durante a Conferência das Cidades, realizada no teatro de São
Sebastião, nessa quinta-feira 28, os presentes elegeram os delegados
que irão representar o município na Conferência Estadual, a ser
realizada no Memorial da América Latina, em São Paulo, nos dias 27 e
28 de março, das 7h às 21h.
Pelo Poder Público foram eleitos como delegados titulares a assistente
social Eliane Silvestre, da Setradh (Secretaria do Trabalho e
Desenvolvimento Humano) e o engenheiro Ricardo Rubson Santos Mattos,
da SEO (Secretaria de Obras), tendo por suplentes a assistente social
Sebastiana Antonia de Jesus, da Setradh e o arquiteto Flávio Malta, da
Sehab (Secretaria de Habitação e Planejamento).
Como representantes dos Movimentos Sociais e Populares foram eleitos
Angela Maria da Silva, da Associação de Moradores da Vila do Sahy
(Amovila) e João Carlos Borges, da Associação de Moradores do Canto do
Mar. Ambos terão por suplentes Antonio Carlos Rodrigues, da Associação
de Moradores do Cambury e Sérgio Marcos de Oliveira, da Associação de
Moradores do Olaria.
Do meio empresarial foram eleitos como delegado titular Cláudio
Antonio Guerra Del Porto e como suplente Hilda Fumiko K. Silva Araújo,
ambos representantes da Associação de Engenheiros, Arquitetos e
Agrônomos de São Sebastião. Já pelas Entidades Profissionais e
Conselhos de Classes foram eleitos Evelise Cristiane Rosa (titular) e
Thaís Ribeiro Esteve (suplente), ambas do Conselho Regional do Serviço
Social.
Na próxima segunda-feira 1º de fevereiro, o grupo se reúne para a
redação final das propostas a serem apresentadas na capital paulista
que antecede a 4ª Conferência Nacional, prevista para ocorrer de 24 a
28 de maio, em Brasília (DF).(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



São Sebastião apresenta na próxima semana a peça “O Anticristo”


São Sebastião - Com apoio da Prefeitura de São Sebastião, o grupo teatral Quarteto D apresenta, nos próximos dias 02, 03 e 04 de fevereiro, a partir das 21h, a peça “O Aticristo”, no Teatro Municipal.
O texto foi escrito pelo ator Caio Rocha, natural de São Sebastião, inspirado na obra do Filósofo Alemão Friedrich Nietzsche com o mesmo nome “O Anticristo”.
Trazendo pensamentos também do teatrólogo francês Antonin Artaud e do dramaturgo brasileiro Nélson Rodrigues.
O texto traz ainda questionamentos filosóficos de Nietzsche e outros autores, acerca da imagem da família cristã e do homem Jesus de Nazareno, em uma reflexão de controvérsia.
Na peça, pai, mãe e filho, formam a trindade cênica para o desenvolvimento do questionamento da história de Cristo, trazendo uma dramaturgia nova de uma história antiga como acontecimento, numa encenação simples, minimalista, filosófica e curta, com elementos ritualísticos afro-descendentes e indígenas.
O grupo formando por sete pessoas trará uma reflexão acerca da imagem de Cristo, de uma maneira sutil e questionadora, com o intuito de fazer pensar e filosofar.
A peça será aberta a todas as idades, e a entrada será a doação de 1,5L de água mineral, ou um quilo de alimento não perecível, em pról da cidade de São Luis do Paraitinga.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Muito samba e animação marcam a escolha da corte momesca de 2010


São Sebastião - Na noite desta quinta, dia 28, na Praça de Eventos da Rua da Praia,
foi dado o pontapé inicial ao Carnaval 2010 em São Sebastião com a
escolha da tradicional corte momesca.
Cores, música, animação e muito samba no pé marcaram a apresentação
dos candidatos a rei Momo, rainha e princesas. Nem a chuva que teimava
em cair afastou os amantes do samba a prestigiar os concorrentes, e os
presentes se abrigavam na estrutura dos camarotes do Verão Show 2010,
evento igualmente organizado pela Prefeitura de São Sebastião. Ainda
assim, muitos preferiram encarar a chuva para acompanhar mais de
perto.
A bateria da Mocidade Independente da Topolândia esquentou os
tamborins para o início do evento, que apresentou o histórico da
Associação Sebastianense das Entidades Carnavalescas, a Asec, e o
perfil do corpo de jurados, composto pelo prefeito Ernane Primazzi,
como presidente da mesa; a primeira-dama Roseli Primazzi; o secretário
de Governo e Administração, Urandy Rocha; a secretária de Cultura e
Turismo, Marianita Bueno; a secretária de Educação, Angela Couto e o
secretário de Habitação, Roberto Alves dos Santos. Compuseram ainda o
júri a artesã e carnavalesca Paula Gallani; a professora de dança
Patrícia Apoliana; a assessora de imprensa Carol Ferreira e o
professor bailarino e coreógrafo Marcelo Vitti.
As nove candidatas à vaga de rainha, julgadas pelos quesitos
plasticidade, simpatia e samba, esbanjaram sensualidade em duas
entradas – com maiôs e fantasias. E as escolas de samba X-9, Mocidade
Independente da Topolândia, Ki-fogo e Acadêmicos de São Francisco
apresentaram seus sambas-enredo junto a mestres-sala, portas-bandeira
e passistas, e levantaram as torcidas, que já tem as letras na ponta
da língua.
Após a apuração dos votos, sagrou-se rainha do Carnaval 2010 a
representante da Mocidade Independente da Topolândia, Fabiana dos
Santos, que ocupa o lugar pela segunda vez. “A sensação é maravilhosa
e vem sempre aquele frio na barriga, pois a cada ano o nível das
competidoras é maior. Eu adorei”, contou Fabiana em suas primeiras
palavras como rainha, após receber um prêmio de mil reais das mãos do
prefeito Ernane, além da coroa repassada pela rainha do Carnaval de
2009, Joyce Santos.
O título de Rei Momo foi para Clayton Aragão, da X-9, também
contemplado com o valor de mil reais, entregues pela primeira-dama
Roseli Trevisan. A passagem da faixa foi feita pelo rei momo de 2009,
Paulinho Popular. O candidato Josemir Rosa Santos, da GRES Acadêmicos
de São Francisco, foi desclassificado momentos antes da eleição por
critérios técnicos.
As candidatas Mariana Sanches, da Ki-Fogo e Mareliza Santana, da
Mocidade Independente da Topolândia ficaram com o título de primeira e
segunda princesas, respectivamente.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Novo delegado da Capitania dos Portos é apresentado ao prefeito


São Sebastião - Foi apresentado, na tarde desta quinta-feira, 28, o novo delegado da
Capitania dos Portos de São Sebastião, capitão de Fragatas, Márcio de
Vasconcellos Rocha, ao prefeito Ernane Primazzi.
A apresentação aconteceu no gabinete do Prefeito e contou também com a
presença do capitão de Fragatas, Pessoa Monteiro, que está sendo
substituído pelo novo delegado; do capitão de Corveta, Josias Porto
Pereira e do capitão dos Portos de São Paulo, Antonio Sérgio Caiado de
Alencar.
A posse oficial acontecerá nesta sexta-feira, 29, às 10h30, nas
dependências da delegacia dos Portos, na Marinha.
Segundo o prefeito, Ernane Primazzi, mesmo com a troca de delegados as
parcerias continuarão. “Seja muito bem vindo e pode contar com esta
administração no que estiver ao nosso alcance”, se dispõe Primazzi.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Praia de Juquehy, em São Sebastião, recebe Beach Games 2010 neste fim de semana


São Sebastião - Com o objetivo de oferecer diversão e atividades físicas aos
moradores, veranistas e turistas, a Prefeitura de São Sebastião
realiza neste fim de semana o Beach Games Verão 2010 na praia de
Juquehy, situada na costa Sul da cidade.
O evento é organizado pela Secretaria de Esportes (Seesp), com apoio
das pastas da Saúde e Segurança Urbana, além do Instituto Acqua,
Academia Balsi Trainning e Atitude Comunicação Visual.
A programação consiste em diversas atividades nas áreas esportivas,
recreativas e lúdicas. Entre elas estão: futebol, futvôlei, vôlei,
alongamento, yoga, caminhada, jump, step, cabo de guerra na água,
brincadeiras de estafetas, dança da cadeira, pular corda, queimada,
morto-vivo, estátua, dança, entre outras.
Paralelamente ao Beach Games, a Secretaria de Saúde estará com uma
tenda montada na praia com banners e panfletos explicativos, além da
presença de enfermeira e agentes do Programas de Saúde da Família de
Juquehy, que estarão à disposição dos presentes para esclarecimento de
dúvidas sobre os serviços de saúde no município. Os visitantes também
receberão informações sobre combate à dengue, meio ambiente, cuidados
com a pele, alimentação saudável durante o verão, incidentes com
animais marinhos, dentre outras.
O projeto prossegue todos os finais de semana até o dia 14 de março e
já esteve nas praias de Maresias, Boiçucanga, Enseada e Grande
(Balneário dos Trabalhadores), além da Rua da Praia, no Centro.
Excepcionalmente no dia 16 de março, dia da emancipação administrativa
da cidade, o Beach Games acontece na Rua da Praia, região central, às
16h.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Prefeito acompanha Mauro Arce ao KM 116 e afirma acompanhamento das obras


São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, acompanhou, na manhã
desta sexta-feira, 29, o secretário Estadual dos Transportes, Mauro
Arce, em uma nova vistoria ao km 116, da SP 55, trecho da Rodovia
Rio-Santos, conhecida como curva dos Eucaliptos, que a partir de agora
será monitorado 24h por dia, de acordo com o DER.
Durante a visita, o secretário dos Transportes, Mauro Arce, afirmou
que acompanhará de perto as obras, inclusive recebendo os laudos e
medições elaborados pelo DER.
Já o prefeito Ernane, que desde o início do ano, quando agravou a
situação da estrada, vem acompanhando os trabalhos desenvolvidos no
local, pelo DER, afirma que receberá, semanalmente, um relatório do
DER, com as informações e evoluções das obras naquele trecho. “Vamos
acompanhar e monitorar de perto os acontecimentos, para que não haja
nenhum dano a população”.
Hoje, as obras se iniciaram com a colocação de estacas de contenção,
no acostamento, onde estão as fissuras, e futuramente, de acordo com o
DER, parte do morro poderá ser cortado, para a formação de uma nova
curvatura, porém tudo dependerá do projeto a ser elaborado.
Mauro Arce informou ainda, durante a visita, que no próximo mês de
fevereiro fará uma nova vistoria no local, para verificar o andamento
das obras.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Prefeitura assina convênio com a Fundamar


São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião assinou nesta sexta-feira (29/01) um
convênio com a
Fundamar que tem por objetivo auxiliar a fundação no desenvolvimento
dos seus projetos. O prefeito Ernane Primazzi informou que deseja
inserir o aquário e o museu da entidade, a serem inaugurados no
Balneário dos Trabalhadores, dentro de um projeto mais amplo,
envolvendo um parque temático na Praia Grande, região central do
município. Assinaram o documento, além do prefeito, a secretária de
Cultura, Marianita Bueno e os diretores da Fundamar, Jeannis Michail
Platon e Silvio De Angelis.
“Este é um compromisso que tínhamos assumido com a Fundamar desde o
ano passado. O convênio não foi assinado devido as dificuldades de
caixa com a queda de R$ 52 milhões no orçamento de 2009. Agora está
concretizado e esperamos que o aquário da Praia Grande seja aberto a
visitação o quanto antes. Serão feitas outras intervenções lá no
Balneário e o local ficará ainda mais atraente para moradores e
turistas”, disse o prefeito Ernane.
Jeannis Platon enfatizou que o acervo da Fundamar que vem sendo
organizado junto com o aquário na Praia Grande é único no Brasil.
Mergulhador profissional, Jeannis já visitou inúmeros navios
naufragados no canal sebastianense e costa de Ilhabela. Publicou um
livro sobre o assunto e está preparando outro sobre a história
sebastianense.
O prefeito Ernane também se comprometeu a reparar outros problemas
estruturais na obra do museu e aquário da Fundamar na Praia Grande,
como alguns pontos com infiltração de água. “Este foi mais um serviço
mal feito na administração passada que temos que corrigir”, afirmou
ele.
O chefe do Executivo também liberou a Praça de Eventos da Rua da Praia
para que a Fundamar promova o 1° Salão Náutico de São Sebastião, entre
os dias 22 e 27 de julho, logo em seguida ao Arraiá Caiçara. De
Angelis, organizador do evento, lembrou que o salão deveria acontecer
em fevereiro, contudo, o adiamento se fez necessário porque os
fabricantes de lanchas, em função das vendas de verão, ficaram sem
produtos para exposição. Com recursos captados no salão, a Fundamar
pretende resgatar a sua escola náutica, que funcionou entre 1999 e
2005, e que dava oportunidade emprego a centenas de jovens carentes no
município.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Prefeitura transporte material para saneamento na ilha Montão de Trigo


São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião transportou na última quinta-feira, 28,
mais de 5 toneladas de material para a construção dos abrigos de
banheiros secos que serão instalados na ilha Montão de Trigo,
localizada na região sul do município.
O trabalho foi coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam),
que designou quatro agentes técnicos para acompanhar o
descarregamento, além de quatro servidores da Secretaria das
Administrações Regionais (Seadre) e oito funcionários da empresa
Ecopav, responsável pela limpeza pública na cidade.
“Nesta operação, a participação de todos foi imprescindível. Todo o
material tinha que ser descarregado o quanto antes, pois havia uma
virada de tempo prevista para o fim da tarde”, declara Fábio Godoy, da
divisão de Saneamento, que participou da ação.
Os utensílios transportados foram: tubos de PVC, pedra britada,
pontalete de eucalipto autoclavada, placas de madeirite e telhas de
material reciclado e algumas peças dos banheiros que ainda faltavam
ser levadas à ilha, uma vez que a Semam já tinha descarregado outras
anteriormente.
O embarque dos apetrechos ocorreu na quarta-feira, 27, no Porto de São
Sebastião. Ao chegar no local, todo o material precisou ser baldeado à
embarcação da Secretaria de Meio Ambiente e, posteriormente,
desembarcado na ilha. A Fundação Florestal (FF), parceira do projeto,
enviou um barco com mais três funcionários para ajudar a baldeação.
Ao final da descarga, segundo Godoy, o tempo realmente virou e todos
foram obrigados a esperar a primeira trovoada passar. “Mesmo assim o
retorno foi feito debaixo de muita chuva e mar bravo”, conta. “As
condições da natureza são fatores limitantes para o desenvolvimento
dos trabalhos do projeto. O acesso é difícil e o transporte dos
produtos é realizado por trilhas estreitas e escorregadias”, completa.
De acordo com o técnico e coordenador do projeto, Luis Carlos, o
Kadeco, a próxima etapa será montar os equipamentos e construir os
abrigos, o que deve ser iniciado na semana que vem caso o mar esteja
em boas condições.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Reunião do CAP debate transporte de cargas especiais em São Sebastião


São Sebastião - A revogação do decreto que proibia o tráfego de caminhões pesados (com
quatro eixos ou mais) na rodovia Rio – Santos e a edição do decreto
que mantém a proibição do trânsito das chamadas cargas especiais (ou
superdimensionadas) na mesma estrada, foram os principais temas de
discussão da última reunião do CAP – Conselho da Autoridade Portuária,
realizada nesta quinta-feira (28/01) na CDSS – Companhia Docas de São
Sebastião. Os decretos foram definidos em reunião no dia anterior, na
Secretaria de Estado dos Transportes, quando o titular da pasta, Mauro
Arce, entregou ofício ao prefeito Ernane Primazzi, garantido o fluxo
de caminhões pesados na rodovia, apesar do afundamento da pista , no
sentido São Sebastião – Caraguatatuba, na altura do Km 116.
Representantes dos operadores portuários e também dos trabalhadores do
porto agradeceram ao prefeito pela revogação do decreto, que, na
prática, impedia o escoamento dos produtos que chegam ao cais. Quanto
à proibição do tráfego das cargas especiais, o prefeito adiantou na
reunião que os pedidos de liberação deverão ser encaminhados ao seu
gabinete, que estará encarregado de autorizar ou não o trânsito da
carga pelas ruas da cidade. “Cada caso será analisado isoladamente.
Antes de mais nada, vamos defender os interesses do município”,
afirmou Ernane.
As cargas especiais ou superdimensionadas são aquelas que demandam uma
complexa operação logística para o seu deslocamento pelo centro urbano
municipal. Alguns equipamentos que estão no porto chegam a alcançar
nove metros de altura e exigem, por exemplo, reparos na camada de
asfalto da rodovia; reforços em pontilhões; recomposição das áreas de
jardins centrais da pista; além de cortes e religações de fios de
energia elétrica e telefônicos, entre outros incômodos aos munícipes.
Ainda assim, o CAP se ofereceu para montar uma equipe de trabalho que
repassará ao prefeito informações técnicas sobre a legislação do
setor. O prefeito disse que aceitará as sugestões, mas, antecipou que
os decretos assinados nesta quinta-feira já normalizam as operações
portuárias. “O problema das cargas especiais é pontual”, repetiu o
chefe do Executivo.
“Este problema da carga especial é pré-existente, não nasceu com o
problema da estrada, portanto, sempre existiu e sempre existirá mesmo
com o futuro contorno do município”, afirmando o presidente da
Companhia Docas de São Sebastião, Frederico Bussinger, concordando com
o prefeito Ernane.
Em seguida, o presidente da CDSS lembrou aos presentes que no dia 25
de fevereiro haverá a audiência pública para debate do plano de
ampliação do porto. O encontro, convocado pelo IBAMA, segundo ele,
“não encerrará a discussão do tema”. Ainda sobre o assunto, o prefeito
Ernane lembrou que, no ano passado, contratou os serviços da FIPE
(Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) da USP – Universidade de
São Paulo para um amplo levantamento sócio econômico do município e
que será um dos elementos que irão balizar a elaboração do Plano
Diretor Municipal, já incluindo o projeto de ampliação portuária.
A reunião do CAP abordou ainda uma nova dragagem a ser feita no porto
em breve e que deixará o principal cais com calado de 10 metros de
profundidade, independente da maré. Outro assunto interessante tratado
foi a evolução das negociações políticas e empresariais que tentam
fazer do porto sebastianense a base paulista de um novo entreposto da
Zona Franca de Manaus.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Saúde ganha nova verba de mais de R$ 140 mil


São Sebastião - A área da saúde de São Sebastião terá à sua disposição uma verba extra
de R$ 143.337,00. O dinheiro é oriundo do Ministério da Saúde e o
convênio foi assinado na última quarta-feira (28/09) pelo prefeito
Ernane Primazzi, no escritório do órgão federal, na capital paulista.
De acordo com o contrato assinado pelo município, a verba tem como
objeto apoio técnico e financeiro para a aquisição de equipamento e
material permanente para a estruturação da rede de serviços de atenção
básica de saúde no município.
Este é o segundo convênio assinado pelo prefeito Ernane com o
Ministério da Saúde em menos de 10 dias. A exemplo do primeiro, que
também totalizava mais R$ 140 mil, este convênio repassa R$ 120 mil ao
município e o restante é contra-partida dos cofres municipais.
“Sempre afirmamos que esse trabalho político dá resultado. Como
administrador, estamos preocupados com os rumos financeiros do
município e temos que usar de todos os meios para suprir a queda na
arrecadação municipal. Ir à Brasília e acionar nossos aliados
políticos para a obtenção de verbas é outro mecanismo que acionamos
com freqüência. Nesse caso, diferente das emendas parlamentares, o que
fizemos foi ir ao Ministério e nos habilitamos para a obtenção dos
recursos. Não adianta só reclamar, tem que ir atrás dos recursos”,
comentou o prefeito Ernane.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Secretaria de Educação recebe novos materiais e equipamentos para escolas


São Sebastião - A Secretaria de Educação de São Sebastião já recebeu uma parcela
significativa de materiais didáticos e equipamentos que serão
distribuídos para as escolas da rede municipal de ensino para
utilização no ano letivo de 2010. Os materiais estão depositados no
almoxarifado central da prefeitura e serão repassados para as unidades
de ensino nos próximos dias. O prefeito Ernane Primazzi e a secretária
de Educação, Angela Couto, acompanharam a chegada de parte da carga
nesta quinta-feira. Eles garantiram que neste ano não serão repetidas
as dificuldades com falta de materiais registradas no início 2009,
principalmente em função da falta de transição de governo.
O prefeito Ernane informou também que já foi feita a licitação para a
compra dos uniformes escolares, que deve ser efetivada tão logo sejam
cumpridas as etapas burocráticas do processo de compra. “Os uniformes
serão entregues aos alunos após o início das aulas. Não temos pressa,
porque queremos fazer a coisa certa. Cada criança terá a vestimenta ou
calçado exatamente do seu tamanho, o que não ocorreu em anos
anteriores e isso vai demandar um tempo maior na hora da compra”,
disse o prefeito. A secretária Angela antecipou que os alunos
receberam uniformes de inverno e verão, agasalhos, meias e tênis.
Os materiais que já foram comprados e que serão distribuídos às
escolas somam quase R$ 1,6 milhão. Estão no almoxarifado municipal
itens como carteiras e cadeiras para alunos, instrumentos musicais
para bandas e fanfarras, colchões para creches, ventiladores de
parede, microondas, máquinas de lavar e passar industrial e doméstica,
geladeiras, câmeras fotográficas, impressoras multifuncionais,
aparelhos de TV, ferramentas elétricas (roçadeiras e cortadores de
grama), projetores, móveis escolares, brinquedos pedagógicos,
materiais escolares e materiais de informática. Também fazem parte da
lista três veículos (1 Gol, 1 Van para 16 passageiros e 1 Kombi).

Henrique Botelho

A Secretaria de Educação informa que o atendimento a pais e alunos que
estudam ou desejam estudar no Henrique Botelho continua, por enquanto,
sendo realizado no prédio do antigo Cene, no bairro do Porto Grande. A
escola vai mudar para o prédio antes ocupado pela Secretaria de
Educação, na Vila Amélia. Contudo, o local est[á em reforma e ainda
não há previsão para o início do atendimento na nova unidade.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Wagner prestigia posse de Eduardo Cesar no Codivap


São Sebastião - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, é o novo presidente do Codivap –
Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Litoral
Norte e Serra da Mantiqueira. Ele foi eleito por aclamação nesta
sexta-feira (29/01) em reunião da entidade realizada em seu município.
A posse foi prestigiada pelo vice-prefeito de São Sebastião, Wagner
Teixeira, na ocasião representando o prefeito Ernane Primazzi, que, no
mesmo horário, acompanhava o secretário estadual dos Transportes,
Mauro Arce, em visita ao município.
Wagner parabenizou o novo presidente do consórcio e frisou a
importância da entidade para o desenvolvimento da região. “O Codivap é
muito importante porque se trata muito mais do que uma entidade
política. Ele atua também no apoio técnico notadamente aos pequenos
municípios que, muitas vezes, têm dificuldades para encaminhar pleitos
de verbas tanto no estado quanto na União. Politicamente, a atuação do
Codivap já é reconhecida há tempos e muito tem contribuído para
fortalecer o Vale e o Litoral”, comentou Wagner Teixeira.
O prefeito Eduardo Cesar terá como vice-presidentes os prefeitos de
Roseira, Marcos Galvão e de Tremembé, José Antonio Barros Neto.
“Prefeito é tudo igual, só muda o orçamento. Como os objetivos são
semelhantes pretendemos incentivar o trabalho em equipe para debater
questões importantes da região como o trem bala, a conservação dos
rios, a questão do lixo e os repasses de verbas para as prefeituras”,
disse o novo presidente do Codivap.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

“Arena Ultragaz Verão 2010” oferece lazer e cultura em Ubatuba
Agência Netza contribuiu no desenvolvimento da estratégia da ação, na criação, montagem e acompanhamento da estrutura da “Arena Ultragaz Verão 2010”

Ubatuba - Escalada no botijão, oficinas de moda, de brinquedos reciclados e de pipas, aulas de ritmos, animação garantida por DJ´s e quadra esportiva disponível para a prática de esportes. Estas são algumas das atrações da “Arena Ultragaz Verão 2010”, que a Ultragaz leva à Praia Grande de Ubatuba (SP) neste final de semana, dias 30 e 31 de janeiro.
Criada, montada e viabilizada com a contribuição da Netza Comunicação Integrada, a “Arena Ultragaz Verão 2010” já passou pelas Praias do Embaré (em Santos/SP, nos dias 16 e 17 de janeiro) e da Enseada (no Guarujá/SP, em 23 e 24 de janeiro), reunindo centenas de visitantes nas duas ocasiões. A atração segue ainda para a Barra da Lagoa (em Florianópolis/SC, nos dias 6 e 7 de fevereiro) e para a Praia do Pina (em Recife/PE, nos dias 20 e 21 de fevereiro).
Todas as atividades oferecidas na Arena construída pela Ultragaz, que tem o apoio da ADMIX Consultoria, são gratuitas e contam com a participação de monitores que acompanham os visitantes em tudo o que acontece no local.
Os frequentadores também poderão participar de um concurso cultural respondendo à seguinte pergunta: “Como você mostra que é especialista em divertir a família no verão?”. As 10 melhores frases selecionadas ao longo do período do concurso serão contempladas com um kit de eletrodomésticos.
As atividades da “Arena Ultragaz Verão 2010” acontecem nos dias programados sempre das 10h às 19h, com exceção da Praia do Pina, em Recife, onde o espaço funcionará das 9h às 18h.

Serviço
“Arena Ultragaz Verão 2010”
Quando e onde:
30 e 31 de janeiro – Praia Grande (Ubatuba)
6 e 7 de fevereiro – Barra da Lagoa (Florianópolis)
20 e 21 de fevereiro – Praia do Pina (Recife)
Quanto: grátis
(Fonte:DIVULGAÇÃO)


Inauguração do Cineclub Coletivo ArtAud nas Nuvens


Ubatuba - O Coletivo ArtAud Nas Nuvens de Criação, Formação e Produção Cultural tem o enorme prazer de convidar a todos para a inauguração do Cineclube Coletivo ArtAud Nas Nuvens, no próximo dia 1° de Fevereiro, as 20hs, na Sala ArtAud Nas Nuvens.
Os equipamentos foram conquistados a partir da participação no Edital Cine Mais Cultura, realizado em 2009 pela Sociedade Amigos da Cinemateca, em parceria com o Ministério da Cultura, em todo o Território Nacional.
Além da programação fixa semanal, que acontecerá todas as 2ª feiras as 20 horas, serão realizadas exibições dirigidas (atendendo escolas públicas e privadas, entidades e associações de todo o Município), mostras e festivais.
"MACUNAÍMA" é o filme de estréia. Sob direção de Joaquim Pedro de Andrade, conta a história de um herói preguiçoso, safado e sem nenhum caráter. Ele nasce na selva e de negro (Grande Otelo), vira branco (Paulo José). Depois de adulto, deixa o sertão em companhia dos irmãos e vive várias aventuras na cidade, conhecendo e amando guerrilheiras e prostitutas, enfrentando vilões milionários, policiais, personagens de todos os tipos. Depois dessa longa e tumultuada aventura urbana, ele volta à selva, onde desaparecerá como viveu – antropofagicamente. Um compêndio de mitos, lendas e da alma do brasileiro, a partir do clássico romance de Mário de Andrade. Um filme emblemático do final da década de 1960, Macunaíma atualiza o legado do movimento Modernista e estabelece a tão buscada relação do Cinema Novo com o grande público.
No Festival de Brasília (1969), a comédia "MACUNAÍMA" venceu nas categorias de melhor ator (Grande Otelo), melhor cenografia e figurinos (Anísio Medeiros), melhor roteiro (Joaquim Pedro de Andrade) e melhor ator coadjuvante (Jardel Filho). No Festival Internacional de Mar del Plata da Argentina (1970), venceu na categoria de melhor filme.

Serviço:
Evento: Inauguração do Cineclube Coletivo ArtAud Nas Nuvens
Local: Sala ArtAud Nas Nuvens
Dia: 1° de Fevereiro
Horário: 20 horas
Endereço: Passeio Santa Fé – Rua Conceição, 180, Centro de Ubatuba
Entrada gratuita
Informações: (12) 9205.4219 – Fred / 9769.7575 – Marilena / 9178.8452 - Patrícia
(Fonte:DIVULGAÇÃO)



Prefeitura de Ubatuba lança campanha para arrecadar fundos para o Lar Vicentino
O Lar Vicentino presta atendimento a 30 idosos, que recebem diariamente suas refeições, cuidados médicos e toda a atenção necessária da equipe de manutenção da entidade.


Ubatuba - Diante da atual situação de crise financeira vivida pelo Lar Vicentino de Ubatuba, o prefeito Eduardo Cesar, decidiu lançar uma campanha que vise o aumento na arrecadação de fundos para que o local não precise encerrar suas atividades.
De acordo com Eduardo Cesar, apesar de a Prefeitura de Ubatuba contribuir com mais da metade dos gastos mensais da entidade, é necessário sensibilizar a população para que também ajude, já que o poder público não pode arcar sozinho com despesas de entidades assistencialistas. “Quando assumimos a administração, aumentamos o valor repassado mensalmente à entidade e sempre que possível ajudamos através de doações do Fundo Social de Solidariedade. Porém, não é só o poder público que precisa ajudar, mas também os comerciantes, empresários e munícipes em geral, que um dia também podem precisar do serviço prestado por esta entidade tão respeitada que é o Lar Vicentino”, afirma o prefeito.
Atualmente, a administração municipal repassa por ano R$ 133 mil ao Lar Vicentino, sendo R$ 84 mil de fundos municipais, R$ 25 mil através de concessão de um quiosque da Praia Grande que ocupa área pública cedida pela prefeitura e R$ 24 mil por meio do governo federal.
O prefeito explica ainda que, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, a prefeitura não pode arcar totalmente com as despesas de entidades assistencialistas. “Com o valor que repassamos mensalmente, cobrimos mais de 50% das despesas da entidade. E, de acordo com a lei, o município deve apenas suplementar as ações da iniciativa privada”, acrescenta Eduardo Cesar.
Quem quiser contribuir com doações, pode fazê-lo através de depósito no Banco HSBC – 399 – Agência 01203-8 – Conta Corrente 02514-80 ou pessoalmente na Rua Minas Gerais, 402, no Centro. Mais informações no telefone 3832-1532. A prefeitura também coloca o Fundo Social de Solidariedade à disposição para receber contribuições, que serão repassadas ao Lar Vicentino. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Ubatuba elege nova diretoria do Conselho de Desenvolvimento Rural e Pesqueiro

O Conselho existe desde 1998 e fazem parte dele 30 entidades relativas a esses setores


Ubatuba - Aconteceu, nesta quinta-feira, 28, a eleição da diretoria do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Pesqueiro de Ubatuba. A principal função desse conselho é estabelecer diretrizes para políticas públicas nas áreas agrícola e pesqueira, bem como promover a integração dos diversos segmentos dos setores produtivos, entre outras. O Conselho existe desde 1998 e fazem parte dele 30 entidades relativas a esses setores.
Participaram da eleição, representantes de 25 entidades e foram eleitas as seguintes pessoas: como presidente, Cláudio dos Santos, representando a Colônia de Pesca Z-10; como vice-presidente na área da pesca, Mauricio Romão, da Associação dos Pescadores e Maricultores da Maranduba e Região Sul e como vice-presidente da área da agricultura, Alcidez Alves Jorge, da Associação do Quilombo da Camburi.
Na opinião da secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, “os representantes eleitos têm um grande potencial para fazer com que o Conselho funcione efetivamente. A função do conselho é contribuir para que as atividades da agricultura e pesca se desenvolvam em nível municipal, de forma sustentável. Esperamos que essa nova diretoria consiga realmente direcionar os trabalhos para o bem das comunidades envolvidas.” (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)




Aprovados para eleição do conselho tutelar devem apresentar documentos até dia 5

Das 48 pessoas que participaram da prova, 21 foram habilitadas para a candidatura


Ubatuba - A Comissão Especial de Eleição dos membros do Conselho Tutelar de Ubatuba para o triênio 2010/2013 divulgou nesta semana o resultado das provas do processo seletivo realizadas no último domingo, 24, com o objetivo de habilitar os pré-candidatos para as eleições. Das 48 pessoas que participaram da prova, 21 foram habilitadas para a candidatura.
O próximo passo será a entrega do pedido de registro de candidatura, que deve ser feito até às 17h do dia 5 de fevereiro. O pedido deve ser entregue na Casa dos Conselhos, situada na Rua Paraná, 257, centro, endereçado ao Coordenador do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
As eleições estão marcadas para o dia 18 de abril. Serão eleitos cinco membros através do voto direto da comunidade, para mandato de três anos. Antes da eleição, é preciso fazer uma prova escrita sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como Atendimento à Criança e Adolescente no município de Ubatuba. Qualquer cidadão com título ubatubense por mais de dois meses pode votar. Neste ano, os locais de votação serão descentralizados, com seções em todas as regiões da cidade, para garantir que a vontade da população seja bem representada.

A lista de aprovados

Edinéia Renata de Souza, Viviane Brandão da Silva, Telma Maria de Sá Lopes da Rocha, Iramaia Antunes de Oliveira Santos, Rute Carvalho do Nascimento, Eliane Pereira de Lima, Rute Ribeiro De Campos, Vilma Moreira Bispo, Edna Alves Lacerda, Maria das Graças Nogueira, Natalia Monteiro da Silva Fernandes, Deocleciano Lopes Ortiz de Paula, Cleide Maria Caetano dos Santos, Vanda de Deus Daniel, Solange Teixeira da Silva Ribeiro, Manoel Chagas do Nascimento, Ronaldo Rodrigues S. de Souza, Joildes Santiago Oliveira, Ezequias Bento da Silva, Ana Carla de Matos Parini, Rejane Pedra Matos.

Os pedidos de registro de candidatura deverão apresentar comprovação do preenchimento dos requisitos:
-Idade superior a 21 (vinte e um) anos (cópia da cédula de identidade);
-inexistência de antecedentes criminais e ações cíveis que desabonem o requerente (certidão dos distribuidores cível e criminal referente aos 05 (cinco) anos anteriores à eleição);
-residência e domicílio há mais de 02 (dois) anos no Município de Ubatuba;
-pleno exercício do gozo de seus direitos políticos (certidão da Justiça Eleitoral, cópia do título de eleitor e do comprovante na última eleição);
-inexistência de filiação a nenhum partido político (certidão da Justiça Eleitoral);
-reconhecida experiência na área da defesa dos direitos e atendimento à criança e adolescente há mais de 02 (dois) anos, em órgãos ou entidades públicas ou privadas (currículo documentado);
-conclusão de ensino médio (diploma ou certificado). (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Prefeito Eduardo Cesar entrega duas importantes obras para a população

A ponte do bairro da Ressaca e a reforma na pista de skate foram as obras inauguradas pelo prefeito nesta sexta-feira


Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, acompanhado pelo secretário de Obras e Serviços Públicos, José Roberto Júnior, realizou nesta sexta-feira, 29, a entrega de duas importantes obras para a população e visitantes de Ubatuba.
Primeiramente, o prefeito esteve no bairro da Ressaca, onde entregou oficialmente a obra da nova ponte que liga o bairro à marginal da BR-101. A antiga ponte não resistiu a uma tempestade que aconteceu em 2005 e foi levada pelas águas do Rio Grande que, na ocasião, teve uma das maiores vazões da história do bairro, subindo um nível de 5 metros. Antes disso, em 2001, a ponte já havia sido interditada para trânsito de carros, devido às suas condições precárias.
As fortes chuvas que causaram a ruína da ponte antiga, feita em estrutura metálica, também aumentaram o vão do rio de 12 para 30 metros, portanto, a nova ponte tem mais que o dobro do comprimento da antiga. Sua largura total é de 9,8m, com duas calçadas laterais de 85 cm de largura cada uma. A carga do projeto é para veículos com até 35 toneladas e há seis postes de iluminação. A nova ponte é feita de concreto pré-moldado.
O morador do bairro da Ressaca, Valdemir Fernandes Pedroso, afirmou que a ponte vai mudar muito a vida de todos que ali moram. “A construção desta ponte vai mudar pra melhor a vida de todos aqui, é uma obra excelente. Por esta e outras tantas obras que acredito que o Eduardo Cesar seja o melhor prefeito que Ubatuba já teve nos últimos trinta anos”, disse o morador.
“Só quem conheceu a ponte antiga sabe a melhoria que esta obra significa. Antes tínhamos aqui uma ponte interditada e agora, cinco anos depois, existe uma ponte que permite a passagem de dois carros de uma só vez”, acrescenta o prefeito.

Reforma na pista de skate

Após a entrega da nova ponte do bairro da Ressaca, o prefeito descerrou a placa que marca a reforma na pista de skate, localizada na Praça Capricórnio, em frente ao aeroporto da cidade. A prefeitura realizou reforma geral do espaço, com troca de piso, que passou a ser de granilite, um material de alta resistência, bem mais adequado para a prática do esporte. A pista, que antes possuía dois obstáculos, passou a ter dez, as curvas foram adaptadas, o tamanho da pista foi reduzido para proporcionar maior velocidade nas manobras e foram colocados guarda-corpo para oferecer maior segurança aos atletas.
A nova pista de skate de Ubatuba foi projetada pela maior empresa do Brasil em construção deste tipo de espaço, a Fly Hemp. O sistema de iluminação no local também foi ampliado.
“É com grande satisfação que entrego hoje estas duas obras para a população. Trata-se de duas obras importantes, para as quais a administração dedicou tempo e atenção para que tudo saísse da melhor forma. Espero que ambas as obras sejam muito bem usufruídas pela população e por nossos turistas”, disse Eduardo Cesar. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Santa Casa recebe doação de produtos da empresa “Da Barra”
O setor de Captação de Recursos tem buscado o apoio de grandes empresas. Toalhas de banho e fraldas descartáveis são as principais necessidades atuais


Ubatuba - A Santa Casa de Ubatuba recebeu, nesta semana, a doação de 20 cestas de alimentos da empresa “Da Barra Produtos Alimentícios”. Cada cesta contém cerca de 30 itens, entre refrescos, achocolatados, misturas para bolos e diversos doces, como pudins, gelatinas, leite condensado e outros. Os produtos serão revertidos em verba para a aplicação em áreas de necessidade do hospital.
O diretor administrativo da Santa Casa de Ubatuba, Enos Arneiro, afirma que a parceria com grandes empresas é de fundamental importância para o hospital. “Só temos a agradecer à empresa Da Barra e aproveitar pra pedir que outras empresas sigam esse exemplo de responsabilidade social, fazendo qualquer tipo de doação ao nosso hospital”, disse o diretor.

Necessidades urgentes

Uma das principais necessidades do hospital atualmente é de toalhas de banho. “Infelizmente, ainda acontecem muitos furtos desse tipo de material e nós pedimos às empresas, hotéis, pousadas ou cidadãos que nos ajudem com este tipo de doação”, afirma a gerente de Captação de Recursos, Geruza Rocha. “Outro produto que temos necessidade são as fraldas descartáveis, que têm uma grande demanda. Quem puder contribuir neste sentido, será de grande valia”, finaliza Geruza. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Pescadores com carteiras suspensas têm 60 dias para prestar esclarecimento

Quem tiver a carteira cassada efetivamente perderá o direito ao seguro-defeso, óleo diesel subsidiado, salário-maternidade e auxílio-doença

Ubatuba - O Ministério de Aquicultura e Pesca suspendeu cerca de 79 mil carteiras de pescadores em todo o Brasil. A medida afeta pessoas sob suspeita de exercer outras funções além da pesca, pescadores falecidos, idosos e deficientes que estejam impedidos de exercer a profissão por serem beneficiários da Previdência. Em Ubatuba, o Ministério ainda não informou quantas carteiras foram suspensas.
Quem teve a carteira suspensa terá 60 dias para prestar esclarecimentos ao Ministério, que analisará cada caso, individualmente, pelo Governo Federal. Quem tiver a carteira cassada efetivamente perderá o direito ao seguro-defeso, óleo diesel subsidiado, salário-maternidade e auxílio-doença.
O pescador que se encontrar nessa situação deve procurar o escritório do Ministério no município, que fica anexo à Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, situado na Av. Dona Maria Alves, 882. Os dias de funcionamento do escritório são às terças, quartas e quintas, a partir das 14h30. Para mais informações, ligue: 3832 1797. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

 


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Velho amigo

O mesmo contentamento
de rever uma antiga amizade
e rememorar casos e acontecidos,
algumas vezes só na imaginação,
aconteceu comigo
ao escutar, depois de tanto tempo,
o canto do corrupião.

Félix Cabral

 

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