Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-Feira, 5 de Fevereiro de 2010 - Nº 2207 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Colégio Dominique

Região
Alunos da rede municipal de Bertioga voltam às aulas no próximo dia 22
Bertioga quer mais prazo para discutir Unidade de Conservação estadual
Prefeitura pede à Secretaria de Estado do Meio Ambiente o adiamento da audiência pública final, marcada para este mês, para no mínimo seis meses
Trabalhos diversos são realizados em vários bairros de Bertioga


Caraguatatuba
Baduca Filho consegue verba para construção de Centro Comunitário no Benfica
Prefeitura confirma recebimento e irá agilizar trâmite
MISSA ENCERRA EVENTOS DE VERÃO EM CARAGUATATUBA

10ª edição do Caraguá Verão
Boletim eletrônico divulgou 65 matérias de interesse para o turista
Zoonoses realiza ações contra a dengue em Caraguá
Bairro Travessão receberá arrastão dia 8

Ilhabela


São Sebastião
Guarda Civil Municipal e Polícia Militar prendem assaltante em farmácia no Centro da cidade
“Operação conjunta entre GCM e PM resulta na detenção de Assaltante em farmácia no centro da cidade”.
Projeto Guri está com vagas abertas
“Projeto Guri está com vagas disponíveis para o 1º Semestre de 2010”.
Peça teatral “O Anticristo” remete a reflexão sobre o cristianismo
Prefeito conclui visita aos barracões das escolas de samba
Prefeitura conclui troca de lâmpadas em postes da Rio-Santos na Costa Norte
PH quer convênio entre prefeitura e IPT para estudos técnicos em áreas de risco
Propaganda política em muros e paredes
pode ser proibida em São Sebastião
Infratores serão notificados, multados e terão dívida das multas (caso não pagas) incluídas no sistema de Dívida Ativa da prefeitura
São Sebastião pode ter coleta noturna de lixo
Além de facilitar coleta, medida pode trazer benefícios para os coletores
Galeria de Arte Ana Pirolo promove a segunda edição da Exposição Temporada de Verão em São Sebastião
Servidora de São Sebastião é diplomada em curso da Caixa Econômica Federal

Ubatuba
É HOJE A ABERTURA DO 5º FESTIVAL DE MARCHINHAS CARNAVALESCAS
Regata de vela entre casais acontece em Ubatuba no próximo dia 14
Uma boa dica para quem quiser fazer um passeio diferente e assistir à largada e chegada da “Regata Ele e Ela” é visitar a Praia do Flamengo
Prefeitura de Ubatuba realiza limpeza na Praça Exaltação à Santa Cruz
Os homens da Secretaria de Obras continuam percorrendo os bairros, procurando atender as principais necessidades
Blocos de embalo e marchinhas marcam o carnaval de Ubatuba
Para quem gosta do agito dos blocos, a alegria começa na sexta-feira, 12, com o desfile do Bloco Galo da Meia-Noite. Quem quiser curtir o carnaval em família, a dica é o Carnaval Histórico, com as mais famosas marchinhas de todos os tempos

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Charge

Foto do Dia



 
Notícias da Região Topo



Região -
 

 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Noroeste News
 



Caraguatatuba -


 

Leia a Revista da Cidade - Caraguatatuba (Online)


 

Notícias de Ilhabela Topo



 



Ilhabela -
 

Notícias de São Sebastião Topo

Chalés Juliamar



São Sebastião -  Equipe de fiscalização aborda veículo que apresentava vazamento

Nesta quarta-feira, dia 3 de fevereiro, funcionários da fiscalização da secretaria de Meio Ambiente de São Sebastião abordaram um caminhão carregado de barrilha, a caminho de Cubatão. Isto porque o veículo apresentou um vazamento que teve início na Rua Antonio Goulart Marmo (altura do n.º 291) e percorreu pela Avenida Outeiro até a Rua Pará (altura do n.º 121), localizadas na região central da cidade.
O veículo foi encaminhado até a garagem da Companhia Nacional de Armazéns Gerais Alfandegados, CNAGA, por um agente de fiscalização, até que todos os reparos fossem realizados. Tanto a transportadora quanto a empresa responsável pela carga foram multados em mil reais cada.
A Prefeitura de São Sebastião providenciou a lavagem da pista, para evitar o risco de acidentes.
PMSS


Intercâmbio Esportivo e Cultural Brasil-Chile é vencido por São Sebastião

O 7º Intercâmbio Esportivo e Cultural Brasil e Chile, encerrado recentemente em São Sebastião, foi vencido por uma equipe sebastianense.
O evento, realizado pelo Tebar Praia Clube com apoio da Prefeitura, por meio da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), Seesp (Secretaria de Esportes) e Setradh (Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano), ocorreu nas dependências do próprio clube e também da Aspem.
Durante uma semana, equipes do Tebar, das Prefeituras de Ubatuba e Jambeiro, e das cidades chilenas Calle Larga, San José, La Pampilla disputaram seis modalidades: voleibol feminino, voleibol masculino, futsal, futebol de society, tênis de campo e tênis de mesa.
Ao final, os atletas do Tebar deram ao clube o título de campeão com 26 pontos ganhos à frente de San José com 23, e Calle Larga com 13 pontos.
Na quarta colocação ficou La Pampilla com 10 pontos, seguida pela Prefeitura de Jambeiro com nove e Ubatuba com cinco pontos.
Segundo o vice-presidente de Esportes e Recreação do Tebar Praia Clube, Roberto Vicente do Nascimento, o evento foi um grande sucesso, “pois além da disputa esportiva houve o intercâmbio de culturas, fator este que enriquece os atletas”, disse Nascimento.
Em vista dos resultados, as equipes do clube foram convidadas a participar da próxima edição em 2011.
PMSSS



Prefeitura e SABS fiscalizam rede de esgoto da Vila Sahy

A Prefeitura de São Sebastião e a Sociedade de Amigos da Barra do Sahy, a Sabs, fizeram uma parceria para fiscalizar a rede de esgoto do bairro.
Cinco equipes de fiscalização fizeram um levantamento das condições da rede de esgoto do local no início deste mês para traçar estratégias e metas, a fim de atingir o maior número de moradores possível. A Sabs auxiliou o trabalho providenciando transporte e locomoção aos fiscais.
Durante o período, a fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) autuou 51 imóveis que não atendiam às conformidades do sistema de esgoto. Os problemas mais encontrados foram casas que ainda não tinham ligações na rede e a falta de caixas de gordura. Outro ponto detectado foram as ligações irregulares, como o escoamento de água das chuvas na rede de esgoto, que de acordo com o chefe de divisão de Saneamento Básico da Semam, Fábio Godoy, deve escoar para o sistema de drenagem das ruas. “Quando ligada à rede, a água da chuva prejudica o tratamento do esgoto, além de sobrecarregar a tubulação, ocasionando entupimentos que podem trazer problemas à população”, alertou.
Godoy lembra ainda que o trabalho de fiscalização, além de melhorar a condição sanitária dos moradores, preserva o corpo hídrico do bairro.
No último dia de ações, foi realizado um balanço entre as divisões de Saneamento Básico e de Fiscalização de Agressões Ambientais, e a Sociedade de Amigos da Barra do Sahy. Em reunião, foi definido que a Sabs irá disponibilizar educadores ambientais para conscientizar os moradores da importância em cuidar da rede de esgoto de seu bairro.
O trabalho será reiniciado no dia 22 de fevereiro, pela Rua Ricardo de Queiroz.
PMSS


Cambury: surfistas serão treinados para atuar em apoio ao Salvamar

A praia de Cambury, na Costa Sul de São Sebastião, servirá de palco no dia 27 de fevereiro para um sério treinamento a ser executado pelo 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros, o Salvamar Paulista, em parceria com a Mantercorp.
O objetivo do treinamento é capacitar surfistas em técnicas de salvamento em alto mar e contribuir, desta forma, com a redução do numero de afogamentos durante o verão.
Em sua primeira edição, no ano passado, o projeto batizado de Salva Surf Mantercorp, capacitou mais de 200 surfisas em diversas praias da costa paulista. Este grupo foi treinado, na época, por bombeiros especialistas neste tipo de programa.
Segundo o capitão Maurício Machado Cunha, responsável pelo projeto dentro do Salvamar, o treinamento auxiliará o trabalho dos guarda-vidas que aumenta consideravelmente com a chegada das férias. “O surfista preparado nos ajuda a salvar muitas vidas”, mencionou o oficial. Ele acrescentou ser a participação no treinamento uma opção de trabalho para o jovem morador do litoral referindo-se à profissão de guarda-vidas.
Atualmente, surfistas podem participar de cursos do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo e trabalhar como guarda-vidas temporários durante o verão, quando os instrutores estarão a postos para ensinar as principais técnicas de salvamento em alto mar e reanimação de afogados.
De acordo com o capitão Cunha, o treinamento é simples e consiste em ensinar ao surfista o uso da própria prancha em caso de afogamento de terceiros. “Ele deverá utilizar sua prancha com as quilhas voltadas para o alto e realizar um movimento de alavanca para colocar a pessoa sobre ela. Feito isso se deita na parte de trás da prancha e rema em direção ao banco de areia ou para um local mais seguro”, explicou.
Ainda conforme informações do oficial do Salvamar, durante as aulas, os alunos aprenderão diversos procedimentos de primeiros socorros, como respiração boca a boa com massagem cardíaca, ou seja, o RCP (Respiração Cardiopulmonar), de forma que o surfista esteja preparado para não apenas resgatar a vítima no mar, mas também tentar reanimá-la durante o tempo de espera por ajuda especializada.
Ao final de cada treinamento, o participante receberá um certificado assinado pelo Corpo de Bombeiros.
Serviço: As inscrições deverão ser feitas com os promotores do projeto na própria praia, nas quintas e sextas-feiras que antecedem a cada treinamento, podendo também ser realizado no Posto de Bombeiros do Salvamar, em Maresias. Outras informações no site www.mantecorp.com; pelo telefone 08000 117788; pelo endereço eletrônico atendimento@mantecorp.com, ou ainda no Salvamar em São Sebastião pelo telefone (12) 3865-6700.
PMSS



Solange critica atuação dos responsáveis pelas regionais da Costa Norte e Sul

A vereadora Solange Rodrigues de Araújo Ramos (PPS) teceu duras críticas aos administradores das regionais dos bairros da Costa Norte e Sul, através de requerimento enviado ao prefeito durante a última sessão ordinária.
“A falta de atenção aos munícipes está pior a cada dia, as ruas estão cheias de mato, valas entupidas, falta de tubulação, entulhos por todos os lados e pontes correndo o risco de cair,” critica.
Ela informa que os bairros que estão em situação pior são: Maresias, Cambury, Enseada e Canto do Mar
“Estou falando isso porque visito os bairros sempre, e em Maresias o desleixo começa pela própria regional, lá o mato tomou conta, há máquinas quebradas, salas com restos de cadeiras e mesas escolares enferrujadas, além dos pneus jogados no quintal,” reclama.
No documento, a parlamentar quer saber o que está faltando para melhorar o atendimento em todo o município.
Solange também questiona a falta de máquinas, valas entupidas e a necessidade da contratação de funcionários.
O envio de um relatório com as solicitações feitas pelas administrações regionais ao prefeito também foi reivindicado.
Outro ponto levantado é sobre o mau uso dos materiais que são enviados aos administradores.
“A bica corrida que foi mandada para ser utilizada nas ruas de Maresias esta em frente a uma pousada, sendo que há locais de maior necessidade,” acredita.
Para finalizar, ela quer saber se o prefeito e o secretário responsável pelas regionais estão cientes dos fatos.
CMSS



Continuam abertas as inscrições para 1ª Copa Kids de Futsal em São Sebastião

As inscrições para a 1ª Copa Kids de Futsal promovida pela Prefeitura de São Sebastião continuam abertas até o dia 12 de fevereiro.
Segundo informações da Seesp (Secretaria de Esportes), a abertura oficial do campeonato será no dia 21, no Ginásio de Esportes José de Souza Gringo, o “Gringão”, situado no Topovaradouro, na região central de São Sebastião.
Para se inscrever na competição que terá duas categorias: Sub-13 e Sub-15, a equipe deve enviar e-mail para o endereço eletrônico eduzullu.seesp@saosebastiao.sp.gov.br solicitando a inscrição.
Conforme esclarece a secretaria, o pedido de inscrição só será efetivado após o envio, também por e-mail, da ficha digitalmente preenchida junto com uma via da ficha de inscrição devidamente assinada.
Além disso, o interessado deverá doar à Seesp três conjuntos de agasalhos (três calças e três blusas), em bom estado de conservação.
PMSS



Falta de pontes em Abras do Una dificulta acesso de moradores e alunos

Através de requerimento aprovado na última sessão ordinária, o vereador Marcos Ferreira Tenório (PMDB) está questionando o prefeito sobre a recuperação das pontes que foram levadas pela enxurrada, em Abras do Una.
Ele explica que em decorrência disso, as crianças e os moradores têm que atravessar o rio para se deslocarem até a escola e cumprirem sua rotina de trabalho.
“As telhas da escola foram levadas também por causa das chuvas, estamos cobrando providências sobre esses assuntos desde o ano passado, são várias famílias enfrentado dificuldades e até o momento nenhuma resposta foi repassada a esses moradores,” cobra.
A vice-presidente da Câmara, Solange Rodrigues de Araújo Ramos (PPS) disse que o problema da escola é antigo, existe desde o ano 2000, onde as crianças perderam o único estabelecimento de ensino devido a uma briga judicial.
“Uma pessoa que se dizia proprietário da área entrou na Justiça e ganhou a ação, mas o prédio está apodrecendo e nada é feito, enquanto inúmeras crianças sofrem caminhando dentro da água para ter acesso aos estudos,” critica.
Tenório informa que existe um inventário onde consta que a área pertence à prefeitura. “É um absurdo termos que se identificar para ter acesso ao local, parecemos bandidos, quando entramos um segurança nos acompanha,” reclama.
Na opinião de Tenório, a área em questão serve para uma praça esportiva que atenda não apenas às crianças, mas os adultos que moram na localidade.
O vereador Amilton Pacheco da Silva (PSB) comentou que a prefeitura faz a manutenção da via pública até a ponte.
Ele sugere a realização de uma parceria entre a administração pública e o proprietário da área para recuperar o local e atender à comunidade.
CMSS




Secretaria de Educação promove evento de volta às aulas em São Sebastião

A Secretaria Municipal de Educação promoveu nesta sexta-feira, 5, um
grande evento para marcar oficialmente a volta às aulas em São
Sebastião. A confraternização reuniu cerca de 700 professores da rede
municipal de ensino, no Ginásio de Esportes José de Souza Gringo, o
“Gringão”, no Topovaradouro e contou também com palestras de interesse
da categoria. O prefeito Ernane Primazzi participou da abertura do
evento e aproveitou para fazer um balanço do setor educacional em 2009
e antecipar metas de 2010.
Apesar dos problemas registrados no primeiro ano de administração,
como a queda orçamentária, o chefe do Executivo disse que 2009 foi um
ano produtivo para a educação. Ernane recordou que a administração
concluiu a escola da Enseada; impediu a colocação de crianças em
tendas para as aulas no ano passado e já iniciou a construção da nova
escola da Topolândia.
Sobre a escola do Topo, aliás, o prefeito fez questão de comentar os
motivos da demora no início da obra. “Nenhuma das empresas que
participaram do processo licitatório aberto pela administração passada
quis começar os serviços. Chamamos até a sexta colocada no certame e,
nem assim, por problema de preço, não quiseram assumir. Depois,
estranhamente, descobrimos que não havia sequer projeto básico da
construção”, disse Ernane aos professores.
A seguir o prefeito garantiu que, também ao contrário da administração
passada, manterá em atividade a centenária escola Henrique Botelho.
Ela está sendo instalada no prédio onde até o ano passado funcionava a
Secretaria de Educação, na Vila Amélia e que passa por reforma para
sediar a instituição de ensino. “Neste ano também vamos reformar
várias escolas na Costa Sul, como as de Maresias e Barra do Sahy”,
antecipou o chefe do Executivo.
Para melhorar a qualidade de ensino no município, Ernane disse que uma
das metas para esse ano é reduzir a quantidade de alunos por sala de
aula. “Há casos de até 40 ou 50 alunos por sala e queremos que essa
proporção seja reduzida para no máximo 30”, disse.
No retorno às aulas, os educadores encontrarão salas de professores
mais bem equipadas e, aqueles que trabalham principalmente na Costa
Sul terão à disposição o retorno de ônibus próprios para o transporte
da categoria. Coordenadores e supervisores também terão uma frota de
veículos aumentada para o seu trabalho. “Em 2009 foram quatro veículos
Gol a mais. Em 2010 teremos mais um, além de uma Kombi, uma Van, um
ônibus que já está a disposição e outros três que serão comprados no
mês que vem”, afirmou Ernane.
Quanto aos uniformes dos alunos, o prefeito disse que a expectativa é
que eles sejam entregues aos estudantes em março. Segundo ele, na
volta às aulas, as escolas deverão checar a numeração de cada aluno,
pois os uniformes serão adequados ao tamanho de cada criança. Haverá
peças de verão e inverno, além de meias e tênis. “Outra medida
importante é a contratação dos monitores escolares que já foram
escolhidos e passaram por treinamento, estando aptos ao trabalho no
retorno |às aulas”, disse Ernane. Ele antecipou também que, pela
primeira vez, em 2010, a rede de ensino contará com um atlas ambiental
do município.
Antes de encerrar, embora não seja ligada a rede municipal, o prefeito
disse também que a administração está garantindo o transporte gratuito
dos universitários que estudam foram do município, em faculdades com
cursos não existentes em São Sebastião. “Gente para falar mal sempre
haverá em todos os setores, mas, estamos tranquilos pois, dentro das
nossas limitações, estamos fazendo o possível para a melhora do setor
educacional no município”, finalizou.
Após a palavra do prefeito, foi a vez da secretária de Educação,
Ângela Couto, explanar sobre os desafios já ultrapassados e o
compromisso futuro dos professores com seus alunos. “Tivemos grandes
conquistas no ano de 2009, porém, para este ano devemos nos
comprometer mais ainda, por isso colocaremos em cada unidade um
coordenador pedagógico, para que ninguém fique sem atendimento”, conta
a secretária enfatizando a importância do professor não faltar e do
comprometimento que se deve ter com sua sala de aula. “Nós educadores
somos o exemplo, pois o contato com os alunos somos nós que temos, e
este é nosso comprometimento”.
Ainda durante o evento, os professores participaram de duas palestras,
sendo a primeira com o professor César Callegari, com o tema “Plano de
Cargos, Carreira e Salários” e a segunda, com a doutora Priscila
Parodi, sobre “saúde vocal”.
Finalizando o encontro, os professores se confraternizaram com um
almoço oferecido pela Secretaria da Educação, no próprio “Gringão”.

Gestores
Outra reunião para marcar a chegada do ano letivo de 2010 foi
realizada na semana passada no Teatro Municipal, daquela vez com a
equipe gestora, formada por diretores, vice-diretores e coordenadores
da rede de ensino. Depois das boas vindas, os presentes receberam
orientações gerais do departamento pedagógico, além da apresentação
das equipes e formação de grupos de discussão e reflexão, finalizando
com o planejamento da Seduc e algumas avaliações.
Na ocasião, a secretária da Educação, Ângela Couto, destacou aos
gestores a importância do planejamento como fator determinante para o
bom andamento do conteúdo programático. Outro ponto destacado foi o de
pensar na melhoria da qualidade de trabalho daqueles que estão na sala
de aula, repassando conhecimento. “Temos o compromisso e a
responsabilidade de dar suporte aos professores e tentar transformar
seu dia a dia em uma rotina mais amena, mais leve. Pois cabe a eles
fazer a inclusão social e pedagógica de nossos alunos”, completou.
PMSS



Velejador sebastianense competirá em Santa Catarina

O pequeno atleta do Projeto Ventos & Velas, Pedro Corrêa, de apenas 12
anos, irá para Santa Catarina no mês de abril disputar a seletiva de
Optimist para campeonatos internacionais. Entre as futuras provas a
enfrentar estarão o campeonato europeu, o norte-americano, o mundial e
o sulamericano.
Pedrinho, como é chamado pelos companheiros de equipe, recentemente
surpreendeu a todos com sua performance em sua primeira participação
no Campeonato Brasileiro da classe disputado em janeiro na Bahia.
Ao lado de outros 160 velejadores com idade entre nove e 15 anos,
muitos dos quais de renome internacional no Optimist, Pedrinho
conquistou o 20º lugar na categoria Infantil ao disputar a prova no
Iate Clube de Salvador. “Foi meu primeiro grande campeonato”, disse o
velejador, descrevendo com detalhes os obstáculos enfrentados. “Ventos
fracos, inconstantes e muita correnteza; mesmo assim, das 15 regatas,
ganhei uma e fiquei em segundo lugar em outra, o que é super difícil
para um participante”, relembrou o atleta da Seesp (Secretaria de
Esportes).
Para ele, os bons resultados são frutos dos trabalhos desenvolvidos
pelos técnicos da escola de vela “Mario de Souza Oliveira”, da
Prefeitura e dos seus próprios esforços nos treinos. “Fiquei muito
feliz com o resultado em Salvador”, concluiu o pequeno velejador.
PMSS


São Sebastião já faz parte do Circuito Cultural Paulista 2010

A edição 2010 do Circuito Cultural Paulista irá contar com a participação de São Sebastião pela primeira vez na história, em uma rica programação de teatro, dança, música, circo e cinema que o Circuito propõe por meio da Secretaria de Estado da Cultura, realizadora do evento.
Dos mais de 400 municípios do Estado, somente 70 participam neste ano. A Secretaria de Estado da Cultura é a responsável por dar ao grande público a oportunidade de prestigiar espetáculos de alta categoria, e gratuitamente. Cabe às cidades cederem o espaço.
Em novembro do ano passado, a notícia da participação de São Sebastião foi divulgada pela secretaria municipal de Cultura e Turismo, no aguardo somente da programação.
No dia 25 de março, São Sebastião receberá o espetáculo teatral “Confissões das Mulheres de 30”, apresentação vista por mais de 90 mil pessoas em dois anos de sucesso. Já em abril, no dia 10, é a vez da banda “Seis com casca”, que possui um repertório de composições próprias e obras de Pixinguinha, Luiz Gonzaga, Nino Rota, entre outros.

O Circuito
O Circuito Cultural Paulista é um programa realizado pela Secretaria de Estado da Cultura por meio da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural (UFDPC) em parceria com os municípios. A proposta é a de consolidar uma política de difusão de espetáculos no interior e litoral do Estado, para que as cidades tenham uma programação cultural continuada e de qualidade.




 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Jovem Aprendiz - 4.355 vagas
Correios


Ubatuba - De 8 a 26 de fevereiro, a Empresa dos Correios e Telégrafos (ECT) estará recebendo inscrições para o processo seletivo nacional destinado ao preenchimento de 4.355 vagas do Programa Jovem Aprendiz. Para se candidatar, é preciso ter idade entre 14 e 21 anos completos, ter concluído ou estar cursando o Ensino Fundamental.
O cadastro deve ser feito pelo site dos Correios (www.correios.com.br). A taxa custa R$ 10. Não há limite máximo de idade para os portadores de deficiência que queiram participar do processo seletivo, que reserva 5% das vagas oferecidas para este grupo.
O contratado irá trabalhar por um período de dois anos,com jornada de quatro horas diárias (20 horas semanais). Desse total, oito horas serão destinadas à formação técnico-profissional em Auxiliar Administrativo , com aulas ministradas nas escolas do Senai, ou, quando estas não existirem na localidade, em outro órgão do sistema “S” (Senac, Senar, Senat ou Sescoop) ou em escolas técnicas de educação (Cefets).
Nas 12 horas semanais restantes, o aprendiz se dedicará às atividades de iniciação profissional que serão desenvolvidas nas unidades administrativas dos Correios.
O aprendiz terá direito a um salário mínimo-hora(aproximadamente metade de um salário mínimo -R$ 282,50), vale-transporte (de acordo com a legislação vigente), vale-alimentação ou refeição (atualmente R$ 240,35)e atendimento médico e odontológico em ambulatórios internos da empresa.
(Fonte: ACIU)




Prefeitura de Ubatuba e empresa EB de alimentação escolar capacitam funcionárias
Merendeiras das escolas municipais e estaduais de Ubatuba passam por treinamento padronizado para atendimento às crianças


Ubatuba - Nos últimos dias 4 e 5 de fevereiro, a empresa EB, que fornece a alimentação escolar em todas as unidades escolares do município de Ubatuba, ofereceu uma capacitação às suas 130 funcionárias que trabalham nas cozinhas escolares. A capacitação aconteceu na Escola Municipal Padre José de Anchieta.
Todas os profissionais que estão aplicando a capacitação vieram da sede da empresa em São Paulo. As funcionárias foram divididas em quatro turmas com aproximadamente 30 pessoas cada, que receberam treinamento sobre microbiologia, segurança do trabalho, recebimento e conferência de materiais e esclarecimentos sobre procedimentos junto ao Recursos Humanos.
Para este ano algumas alterações foram incluídas no cardápio das escolas, como a retirada total dos sucos artificiais. A partir deste ano os sucos servidos em todas as unidades escolares deverão ser feitos ou com o próprio fruto ou com polpa. Com o calor que vem fazendo na cidade, a recomendação é que as crianças sejam hidratadas de hora em hora.
Outra solicitação da prefeitura que está sendo atendida pela empresa é quanto à meta a ser atingida de porcentagem de calorias a serem oferecidas na alimentação escolar para os estudantes. Para crianças da pré-escola, de 4 a 6 anos, a alimentação escolar oferecida atinge 36% das necessidades diárias que uma criança dessa faixa etária, e 31% para as crianças de 7 a 10 anos.
Segundo o FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, a meta a ser ofertada nessa etapa da infância é de 30%. Para as crianças que freqüentam as creches, de 1 a 3 anos, atualmente são supridas 79% das necessidades calóricas necessárias ao desenvolvimento da criança. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Ipema realiza em Ubatuba oficina gratuita sobre construção com terra

A ficha de inscrição está postada no blog: www.cursosgratuitosnoipema.blogspot.com


Ubatuba - O Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica (Ipema) realizará uma oficina de construção com terra, iluminação e ventilação natural, nos dias 20 e 21 de fevereiro. As inscrições estão abertas, as vagas são limitadas e o curso é gratuito. O objetivo é capacitar os participantes em técnicas de bio-construção utilizando a terra como matéria-prima, destacando diversos tipos de vedações de forma teórica e prática.
A ficha de inscrição está postada no blog: cursosgratuitosnoipema.blogspot.com . O curso inclui alimentação, apostila digital, certificado de participação e alojamento em área de camping. Moradores do Litoral Norte tem preferência de vaga até o dia 12. Para mais informações, ligue: (12) 3848-2682 (falar com Camila).
Na programação, aulas teóricas incluindo a apresentação do Eco-Projeto, Introdução a Permacultura e Princípios Ecológicos, visita monitorada às instalações do Instituto, ensinamentos sobre paredes naturais e aproveitamento de recursos naturais como o vento e o sol. Na parte prática do curso, experimentação de técnicas variadas de vedações utilizando a terra. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)
 

 

 

Cine Porto - tel 3833-2066
Semana de 02/02 a 11/02/2010

"Sherleck Holmes"
- Dublado
Aventura Policial!!!!
c/Jude Law ás 16:30hs

"Sempre ao seu lado" -

Drama!!!! c/ Richard Gere
ás 19:00hs

"A V A T A R"
- Dublado
Recordista de Bilheteria!!!!
Ganhador do Globo de Ouro!!!!
ás 21:00hs
 

 

 

Poesia Topo

Anuncie

Bailado

O bananal de meu avô
dançava a coreografia
dos ventos da frente fria.

Félix Cabral

 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo


CHAPÉU DE NAPOLEÃO.


Fiquei quase espantado ao saber, que foi publicado na imprensa sem expressão de Ubatuba, matéria afirmando que teríamos batido recorde de emendas e recursos na região . Como tenho afirmado em diversos textos, que por falta de articulação política, Ubatuba tem ficado esquecida e longe dos mecanismos que geram e estabelecem os parâmetros das decisões do nosso estado, resolvi me beliscar para acreditar na loucura e apresentar alguns números, que poderão ser conferidos nas páginas do Siga Brasil , www.senado.gov.br , < /span>www.fazenda.sp.gov.br/tranferenciavoluntária,www.tesouro.gov.br/estados/municipios. Comparando as cidades de Ubatuba e Caraguatatuba , a surra é vergonhosa , Ubatuba firmou convênios com o Estado , cujo valores são da ordem de R$ 10.764.328,00 e teve a liberação nos últimos 12 meses no valor de R$ 6.671.405,00 , enquanto Caraguatatuba soma R$ 17.461.735,00, tendo liberação nos últimos 12 meses de R$ 10.943.354,00 ou seja, uma diferença de mais de 60% . Se analisarmos os recursos do Governo Federal, o caldo acaba de entornar , Ubatuba recebeu R$ 13.897.182,00 ,enquanto Caraguatatuba recebeu R$ 15.564.711 e São Sebastião R$ 16.627.411,00 .Outra surra é nas transferências constitucionais , Ubatuba recebeu em 2009 , recursos da ordem de R$ 37.244.775,88 , São Sebastião R$ 45.527.344,44 e Caraguatatuba R$ 45.573.417,93 . Saliento que os dados são públicos e demonstram a fragilidade do nosso município frente a região . Está é a realidade, a ficção fica por conta de quem ainda acredita em historinhas infantis e super homem de cueca vermelha.
Por fim , como estou de bom humor e o carnaval está chegando, devo salientar que o cabo que piloto é o da “ moto serra’ , que em breve , irá de jato pro planalto , o do machado só uso para assistir e rir nas sessões plenárias do TCE, com tato ou sem tato.
Em Tempo : Aproveito para saudar meu amigo Marcos de Oliveira Galvão , homem probo, Prefeito de Roseira e eleito 1º vice presidente do CODIVAP
.

TATO - PTB
 

AOS AMIGOS, AMIGAS E AMANTES DO BLOCO DA CACHORRADA

Está quase impossível brincar carnaval na nossa cidade. As dificuldades são ilimitadas e o BLOCO DA CHORRADA é um dos poucos BLOCOS que consegue manter a tradição. Nesse ano, em especial, o local da saída deixará de ser o MERCADO 24 e passará a ser em frente ao BAR CASAL VINTE.
Quero como proprietário do MERCADO 24 HORAS, informar aos foliões e aos que gostam de assistir, principalmente a concentração, que essa transferência de local nada tem haver com perseguição política ou coisas desse tipo.
Conversei com o corinthiano Cana, grande amigo e um dos organizadores deste BLOCO, e disse a ele que se eu puder ajudar, ajudarei, e que eu em hipótese alguma fiquei chateado com a mudança de local.
Quero então aproveitar e dizer aos amigos e amigas, principalmente aos que estão inconformados com essa mudança de local, acreditando que ela seja motivada por perseguições política, que fiquem tranqüilos e não deixem de participar. Posso até no futuro ajudar a criar outro bloco, mas jamais fazer parte de uma divisão, somos todos amigos e guerreiros e assim deve continuar.
Bom carnaval a todos, que vocês brinquem muito, vamos mostrar aos visitantes da nossa querida cidade, que mesmo com tanta dificuldade e com pouco apoio, nos sabemos brincar e nos divertir com muito respeito a todos.

TATO - PTB
 

Depois de alguns chopes ...é o que me veio na cabeça!

Uma segunda-feira como outra qualquer
Cinco e trinta da manhã. Por pouco não acerto a orelha da Luzineide, fui desligar o despertador com um tapa e me esqueci que o que eu usava , Made in China, tinha quebrado e eu tinha tirado o velho “Westclox” do meu pai da gaveta. Esse tem que empurrar uma alavanquinha para a esquerda. Tem mais de 50 anos e funciona pacas. Tem duas baita campainhas no topo com um martelinho no meio. Acorda na marra!
Meu nome é Cleison..tenho dois filhos, um de 3 e um de 4, uma mulher feiosa e os mais velhos sempre dizem que sou a cara do Wilson Grey, magro , meia foda, pardinho, bigodinho e o mais perfeito protótipo do “auxiliar de escritório” que a Central do Brasil já viu e verá. Na verdade sou analfabeto funcional, sei disso, por isso aos 28 anos sou apenas “auxiliar”, um pouco melhor que “Office-boy”. Mas pelo menos não tenho que misturar massa de cimento ou carregar telha ou tijolo.
Agora, sentado aqui no trem, as seis da manha (só vou sentado porque pego o trem bem no começo do trajeto em Mesquita ,senão ia ter que ir pendurado mesmo) acho um jornal de ontem, to cercado de cheiro de sabão de coco e desodorante barato, pelo menos ta todo mundo mais ou menos limpo. Abro o jornal e leio que a partir desse ano os manos que estão em cana e tem filhos, por Lei terão direito a auxilio-reclusão . Chega ate 700 e poucos reais por mês.
Puta que pariu ! Eu ganho isso me ferrando 20 dias por mês no trem, no ônibus até o escritório no Catete, como a merda da “ração “no refeitório da empresa, não me sobra grana nem para comprar um jornal, com exceção dos dois copos “americanos” cheios de “rabo de galo” que bebo, dia sim dia não, para criar coragem antes de entrar em casa e enfrentar o berreiro dos moleques e que o Genésio da venda me cobra 1 real por copo com direito a umas gotas de groselha para abafar o fedor da pinga. Ou quando da para pagar misturo com um Underberg antes do jantar. Se não fosse a cesta básica que consegui através duma ONG na vizinhança, tava fudido. Conta de luz 80 Reais, Água 28 Reais, aluguel do barraco de tijolo baianão 220 Reais, (vai fazendo as contas ai e vê se da para fumar cigarro decente, não da não, tem que ser aquelas merdas que fazem no Paraguai) ai tem que comprar chinelo novo pros moleques,” Modess” pra patroa e vai
por ai.
Bendita ONG e bendita cesta básica. To com 38 Reais pendurados no açougue e não sei quando vou pagar.
Quer saber de uma coisa? Vou fazer o seguinte:
Vou no próximo comício do PT ou do PDT ou do PPP ou do PSDB ou do PMDP ou da P Q P, e o primeiro figurão que chegar perto de mim vou chutar no saco de tal jeito que o cara fica castrado pro resto da vida. Ai vou em cana por uns dois anos, a Luzineide requer o auxilio-reclusão, ganha mais do que ganha agora, eu fico em cana aprendendo como se ganha dinheiro fácil e na hora em que eu sair, aaaah meu amigo, esse típico babacão honesto fudido e miserável vai mostrar com quantas .380 se faz uma democracia “moderna” .
Duvidam ? então assessem este site: http://www.previdenciasocial.gov.br/conteudoDinamico.php?id=22 é de arrepiar.


Hans Durrich

CHARGE

---
 

Nossos Comerciais: Projeto Tamar 30 Anos



Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Maranduba  © Valter Ely Marostica

Maranduba
© Valter Ely Marostica

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Uésler Rodrigues (EZZY)

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor