Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-Feira, 12 de Fevereiro de 2010 - Nº 2211 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Colégio Dominique

Região
Módulo Apresenta Novo Coordenador de Pós-Graduação e Extensão
Conselhos municipais discutem propostas em conjunto
Encontro será no próximo dia 18 de fevereiro, a partir das 9 horas
Contribuintes podem parcelar dívidas com a Prefeitura até março
A adesão ao Refis é feita no Setor de Dívida Ativa que, desde dezembro, está atendendo na Sala do Contribuinte, ao lado do Posto do Santander/Banespa, no Paço Municipal
Campanha de Educação no Trânsito para motociclistas acontece em Bertioga
Ação foi desenvolvida por agentes de trânsito, com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) na Avenida Anchieta, na Vila Tupi, Centro e Jardim Paulista
Bandas e Blocos de São Luiz do Paraitinga animarão o carnaval de Bertioga
A prefeitura de Bertioga trará ao município na próxima terça-feira de carnaval (16), o Trio Elétrico Pegada do Saci, com o melhor do tradicional carnaval de rua
Prefeitura de Bertioga promove Audiência Pública no próximo dia 18
Objetivo é discutir adequação do Plano Diretor para dar suporte às atividades ligadas à exploração de petróleo e gás


Caraguatatuba
Participe do grito de Carnaval hoje em Caraguá
Fundacc faz bonecão “Chico Tanque” e homenageia carnavalesco
Lobinho consegue guias e sarjetas para o Gaivotas
Marchinha de São Luiz do Paraitinha se apresentam em cidades do Vale do Paraíba e Região das Águas
JOVENS DE CARAGUATATUBA SURFAM PELA PRIMEIRA VEZ
Pedro Ivo beneficia portadores de necessidades especiais
Projetos mostram o empenho do parlamentar no âmbito social do município
Sinalização de trânsito será intensificada no Carnaval
Avenidas principais serão interditadas nas passagens de blocos e nos bailes populares

Ilhabela
Audiência Pública demonstra cumprimento de metas fiscais do Executivo e Legislativo
Crianças da Cocaia e Costa Bela visitam parque de diversões em SJC
Ilhabela recebe atletas de todo o Brasil!
Magia dos Oceanos em Ilhabela movimenta atletas de todo o Brasil em busca de esporte, aventura e turismo familiar.

São Sebastião
Crianças do Projeto Viração se divertem em Baile de Carnaval
Carnaval em Barra do Una será animado pelo Bloco Unidos do Cavuka
Carnaval em Boracéia será realizado na orla da praia
2ª Taça Cidade de Futebol de Areia segue com goleadas no Itatinga
ERRATA CARNAMAR
Prefeitura busca apoio do estado para conter desmoronamento de morro no Itatinga
Prefeitura de São Sebastião entrega protetores solares aos funcionários como mais uma medida de segurança
Prefeitura resgata marchinhas de Carnaval em São Sebastião
Professores estão preparados para a volta às aulas em São Sebastião
Secretarias de Educação e de Saúde de São Sebastião recebem veículos novos
Vereador questiona custos das obras de construção de escola na Topolândia
Levantamento feito pelo vereador Paulo Henrique, o “PH” aponta que custo final da obra teve
aumento de mais de 100%; Em requerimento, ele quer saber critérios sobre a licitação

Ubatuba
Sucesso marca eliminatórias do 5º Festival de Marchinhas Carnavalescas
Ainda há vaga para o Carnaval nos hotéis da região
Filhotes de tartarugas marinhas são soltos em Ubatuba
Racco oferece curso de maquiagem: teórico e prático
Prefeitura de Ubatuba reabre na quarta-feira de cinzas, após o meio-dia

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Charge

Foto do Dia



 
Notícias da Região Topo

Módulo Apresenta Novo Coordenador de Pós-Graduação e Extensão

Região - O Centro Universitário Módulo indicou o professor José Carlos Victorino como o novo coordenador dos cursos de pós-graduação, extensão e cursos livres da instituição. Entre outras tarefas, o Prof. Victorino cuidará, prioritariamente, do recebimento e análise de propostas de parceria de cursos com o Módulo, bem como de estabelecer elos com os diversos setores da sociedade das cidades do Litoral Norte Paulista, para experiências inovadoras.
Com modalidades de pós-graduação presencial e a distância, o Módulo oferece cursos livres, além dos cursos de lato sensu, aperfeiçoamento e extensão nas áreas de Humanas, Biológicas e Saúde, Administração e Negócios, Direito, Tecnologia e Visagismo.
Para mais informações sobre os cursos de pós-graduação do Módulo, acesse www.modulo.edu.br
(Fonte:MÓDULO)


Conselhos municipais discutem propostas em conjunto

Encontro será no próximo dia 18 de fevereiro, a partir das 9 horas


Região - Os conselhos municipais de Bertioga realizam no próximo dia 18 de fevereiro, a partir das 9 horas, uma reunião em conjunto para levantar propostas a serem apresentadas para o prefeito de Bertioga, Mauro Orlandini.
O objetivo é unir todos os conselhos para levar ao prefeito as propostas de implementação e melhorias para os conselhos municipais que atuam em Bertioga. Para o prefeito, essa é a integração que deve haver entre os conselhos municipais. “Não se faz nada sozinho, a participação efetiva dos conselheiros é fundamental para o bom andamento da administração”.
A reunião acontece na sala de reuniões, anexo a Secretaria Municipal de Educação, que fica na Rua Luiz Pereira de Campos, 901. A entrada é aberta a todos os presidentes de conselhos e conselheiros municipais.
As propostas serão encaminhadas para Orlandini no próximo dia 3 de março, às 10 horas, em reunião com os presidentes de Conselhos Municipais, no gabinete do prefeito. (Fonte: Prefeitura municipal de Bertioga)



Contribuintes podem parcelar dívidas com a Prefeitura até março

A adesão ao Refis é feita no Setor de Dívida Ativa que, desde dezembro, está atendendo na Sala do Contribuinte, ao lado do Posto do Santander/Banespa, no Paço Municipal


Região - O Setor de Dívida Ativa (Divat), que desde dezembro está atendendo na Sala do Contribuinte, no primeiro bloco do Paço Municipal, ao lado do Posto do Santander/Banespa, continua recebendo o contribuinte interessado em aderir ao Programa de Recuperação Fiscal (Refis), a fim de saldar seus débitos, com a Prefeitura, referentes a IPTU, ISSQN, entre outros créditos tributários, inscritos em dívida ativa e que se encontram em fase de cobrança administrativa ou judicial.
Poderão se beneficiar com o Refis contribuintes com dívidas vencidas até o dia 31 de dezembro de 2008, com descontos de até 40% do valor total de seus débitos. O programa fica em vigor até o dia 23 de março. Terão direito de pleitear o benefício os proprietários, sucessores hereditários e compromissários compradores, devidamente cadastrados.
Para os que decidirem quitar seus débitos à vista, o desconto será de até 40%; já aqueles que optarem pelo parcelamento da dívida, os juros acrescidos serão de 0,03% ao mês. O contribuinte que parcelar a dívida em 24 vezes, terá desconto de 20%; os que optarem por 60 vezes, o desconto será de 10%. Vale lembrar que o valor da parcela não poderá ser inferior a 50 UFIBs (Unidade Fiscal de Bertioga), cujo valor hoje é R$ 2, 0639.
Plantão
O contribuinte também pode comparecer ao Divat, aos sábados, quando acontece o plantão especial de atendimento ao Refis, das 9 às 13 horas. O plantão foi criado pensando naqueles que, durante a semana, não têm condições de se locomover até a Prefeitura, por compromissos de trabalho ou por morar fora do Município
Pelo fato de os bancos não funcionarem aos sábados, o contribuinte atendido pelo plantão receberá a guia de recolhimento das custas e terá uma semana para pagar no banco e retornar ao Divat para efetivar o parcelamento e retirar o carnê.
Independente do plantão, durante a semana, o atendimento ao público para parcelamento é das 9 às 15h30, em função do horário bancário. Já para informações referentes ao Refis, Divat estará atendendo no local, até as 16 horas. O Paço Municipal fica na Rua Luiz Pereira de Campos, 901, na Vila Itapanhaú.
(Fonte: Prefeitura municipal de Bertioga)



Campanha de Educação no Trânsito para motociclistas acontece em Bertioga

Ação foi desenvolvida por agentes de trânsito, com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) na Avenida Anchieta, na Vila Tupi, Centro e Jardim Paulista


Região - A Diretoria de Trânsito, vinculada a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, realizou na terça-feira (09), na Avenida Anchieta, na Vila Tupi e Centro; e nesta quarta-feira (10), na mesma via, no Jardim Paulista, um pedágio com o objetivo de desenvolver uma campanha educativa no trânsito, voltada aos motociclistas.
A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), que cedeu o material educativo, visando oferecer aos condutores das motocicletas informações e orientações sobre a preservação da vida, a integridade física, além dos conceitos referentes às leis de trânsito e sua importância.
A campanha foi desenvolvida por agentes de trânsito, com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), das 10 às 12 horas. Terça-feira, a ação foi dirigida para 70 motociclistas, e na quarta-feira, direcionada a 68 condutores, todos devidamente cadastrados, para fazerem parte das estatísticas realizadas pelo setor.
Os condutores receberam a cartilha “DENATRAN RESPONDE”, que esclarece dúvidas, com informações variadas, formuladas pelos próprios motociclistas.
Para o diretor de Trânsito de Bertioga, Nelson Jorge Castro, a intenção da campanha foi tornar estes motociclistas agentes multiplicadores dessas informações e orientações, visando reduzir o elevado índice nacional de acidentes de trânsito que envolve motociclistas.
“Essas ações priorizam a preservação da vida, pois de acordo com índices nacionais, de cada cinco acidentes de trânsito com motociclistas, três registram vítimas fatais. Estes indicativos são alarmantes. A vulnerabilidade que atinge a integridade destes condutores é muito grande”, destacou Castro.
O diretor de Trânsito ressaltou que as ações desenvolvidas atendem as recomendações do prefeito de Bertioga, Mauro Orlandini, sempre preocupado e atento ao bem estar da comunidade local. “A pedido do prefeito realizamos em 2009 outras campanhas importantes de conscientização no trânsito, como a do cinto de segurança nos veículos e do capacete para os motociclistas, além de outras ações diversas educativas”, relatou o diretor.
Castro afirmou que a Diretoria de Trânsito possui um lote de aproximadamente mil cartilhas educativas que continuarão sendo distribuídas em campanhas neste ano na Cidade. A próxima deve acontecer após o Carnaval.

Carnaval

Nelson Jorge Castro ressaltou que a Diretoria de Trânsito de Bertioga já está preparada para o período de Carnaval que se aproxima. Segundo Castro, cerca de 120 mil veículos devem circular pelo município durante os dias de folia.
As ações de fiscalização no sistema viário da cidade serão realizadas em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar (PM) e Polícia Civil, com equipes trabalhando continuamente para monitorar e agilizar a dinâmica do fluxo de veículos no Município.
(Fonte: Prefeitura municipal de Bertioga)



Bandas e Blocos de São Luiz do Paraitinga animarão o carnaval de Bertioga

A prefeitura de Bertioga trará ao município na próxima terça-feira de carnaval (16), o Trio Elétrico Pegada do Saci, com o melhor do tradicional carnaval de rua


Região - O Carnaval em Bertioga promete mesmo ser de muita festividade e alegria. Com extensa programação de desfiles de blocos, shows musicais, trios elétricos e lambaeróbica, munícipes e turistas terão mais um bom motivo para comemorar a Festa de Momo, afinal, o Projeto Verão Azul 2010, uma iniciativa da Prefeitura de Bertioga, intensificou ainda mais a programação da folia na cidade
A prefeitura de Bertioga, implementando ainda mais as atrações carnavalescas, irá trazer ao município na próxima terça-feira de carnaval (16), o Trio Elétrico Pegada do Saci, com o melhor do tradicional Carnaval de Rua de São Luiz do Paraitinga, cidade situada no Vale do Paraíba.
A programação contará com os desfiles das Bandas Paranga e Confrete, e dos Blocos Juca Teles e Maricota, com o melhor das marchinhas de carnaval, que animarão os foliões em Bertioga.
A concentração será a partir das 17 horas, na Avenida Anchieta, entre as ruas Pires Cuba e Gonçalo da Costa, com saída do local prevista para as 19 horas, e percurso pelas avenidas Anchieta, Vicente de Carvalho e Tomé de Souza, com chegada prevista para as 22 horas, em frente a arena montada na praia da Enseada.
Os carnavalescos de São Luiz do Paraitinga participarão também da programação noturna no palco da praia da Enseada, fazendo a festa dos foliões na areia da praia.
A iniciativa é gratuita, mas haverá abadás dos grupos, que poderão ser adquiridos pelo site www.bilheteria.com/carnaval2010. Os valores são R$30,00, ou R$15,00, para quem trouxer 1 kg de alimento não perecível.
Bertioga disponibilizará também postos para a coleta de doação de alimentos, roupas e outros produtos, que serão destinados às vítimas das enchentes ocorridas recentemente na cidade de São Luiz do Paraitinga. (Fonte: Prefeitura municipal de Bertioga)



Prefeitura de Bertioga promove Audiência Pública no próximo dia 18

Objetivo é discutir adequação do Plano Diretor para dar suporte às atividades ligadas à exploração de petróleo e gás


Região - A Prefeitura de Bertioga promove no próximo dia 18, às 19 horas, nas dependências do Paço Municipal, audiência pública para discutir com a sociedade as adequações no Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável (PDDS), para dar suporte às atividades ligadas à exploração de petróleo e gás.
O objetivo da audiência é discutir, com a comunidade, as diretrizes que o Município deverá traçar para atender as exigências do mercado de trabalho voltado para o desenvolvimento.
A reunião será presidida pelo ex-secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Bertioga, e os presentes poderão formular sugestões. Além disso, os presentes assinarão lista de presença constando nome, número do documento de identidade, telefone e Instituição que representa.
De acordo com o secretário, todos os documentos apresentados à Mesa serão recebidos e juntados ao processo administrativo nº. 001103/10, devendo ser citados no decorrer da Audiência Pública.
O objetivo da audiência é dar amplo debate acerca da adequação do Plano Diretor de Bertioga, com projeto de alteração do zoneamento da área onde está situado o Paço Municipal, sito à Rua Luiz Pereira de Campos, 901, Vila Itapanhaú, de Zona Mista 1 (ZM1) para Zona de Suporte Náutico (ZSN) e a inserção na categoria de uso da implementação de atividades industriais de suporte à exploração de óleo e gás, com níveis reduzidos de impactos ambientais.

EXPOSITORES E PARTICIPAÇÃO POPULAR

A audiência pública contará com a presença do Prefeito de Bertioga, que explanará acerca do tema. De acordo com as normas da audiência, é previsto trinta minutos para sua explanação. Além disso, é facultado ao Prefeito estender convite a expositores para fundamentar a pretensão descrita nos objetivos desta audiência.
Após a explanação, será aberta até trinta minutos para manifestações de autoridades públicas presentes. Ao término das explanações referidas, o presidente da mesa abrirá espaço de até uma hora (1h) para explanação oral de qualquer participante da população presente, desde que devidamente inscrito.
O presidente da mesa poderá reduzir ou estender o tempo estipulado para cada um dos expositores/plenária de acordo com as necessidades que surgirem.

Para participar, a população deve atender aos seguintes procedimentos:

I - É assegurado ao participante o direito de manifestação oral ou por escrito;

II - As manifestações orais observarão a ordem seqüencial de registro da intenção para manifestação, devendo, quando for o caso, informar o nome do participante;

III - O tempo para manifestação oral será definido em função do número de participantes e da duração total prevista na agenda;

IV - As perguntas formuladas pelos participantes poderão ser agrupadas pela mesa coordenadora quando os temas forem semelhantes, de forma a otimizar o tempo dedicado às respostas.

V – Após explanações mencionadas no Art. 4º., será concedido um intervalo de 15 (quinze) minutos para inscrição dos debatedores, podendo ser prorrogado, caso seja necessário, e com a devida permissão do Presidente.

VI - As inscrições ao debate serão feitas por escrito, a partir do preenchimento do formulário próprio, a ser distribuído aos presentes.

VII - Para a etapa dos debates, a mesa terá sua composição simplificada, composta apenas pelo Presidente e pelo Prefeito.

VIII - O Presidente abrirá os debates, obedecendo rigorosamente a ordem das inscrições chegadas à mesa, podendo os questionamentos serem feitos em bloco, a critério da Mesa.

IX - O Presidente deverá conduzir os debates com firmeza, não permitindo apartes ou manifestações extemporâneas de qualquer natureza.

X - Os esclarecimentos e/ou respostas deverão ter a duração máxima de 03 (três) minutos, tempo eventualmente prorrogável a critério do Presidente.

XI - O participante inscrito não poderá ceder o seu tempo para somar ou transferir para outro.

XII - Situações não previstas no procedimento da audiência pública serão resolvidas pelo presidente da audiência pública, em decisão irrecorrível.

A audiência pública acontece dia 18, às 19 horas, a partir das 19h00, no Paço Municipal (fundos), sito a Rua Luiz Pereira de Campos, 901 – Vila Itapanhaú, Bertioga.
Após a realização da Audiência Pública, será lavrada a correspondente Ata, que deverá ser assinada pelo Presidente, pelo Prefeito e pelas autoridades participantes, se assim o desejarem, passando a ser parte integrante do processo administrativo correspondente, juntamente com os demais documentos pertinentes.
A Audiência Pública será gravada por meios eletrônicos, será anexada ao processo administrativo citado, assegurando-se aos interessados o direito à obtenção de uma cópia do que foi gravado, mediante o pagamento do custo de reprodução correspondente.
Após a realização da audiência pública, serão fornecidas cópias da gravação para o Ministério Público local. No encerramento será realizado pelo Presidente da Mesa.
Todos os documentos entregues, por ocasião da Audiência Pública, serão anexados ao processo. Por um prazo de cinco dias úteis, a contar da data da realização da Audiência Pública, a Prefeitura receberá comentários, manifestações e sugestões que serão anexados ao respectivo processo administrativo.
(Fonte: Prefeitura municipal de Bertioga)
 

 


Notícias de Caraguatatuba Topo



Noroeste News

Participe do grito de Carnaval hoje em Caraguá

Caraguatatuba - O Carnaval em Caraguá começa hoje (12) na Praça Cândido Motta, às 21h, com o agito de Nhô Vair e o grupo Som da Terra.
Amanhã (13), às 18h, a folia continua com a irreverência do Bloco das Piranhas que desfila pela Avenida da Praia. No sábado haverá o corso pelas ruas do centro, às 20h. No ritmo das marchinhas que marcaram época, o “Carnaval de Antigamente” será às 21h na Praça Cândido Motta.
E não se esqueça: neste sábado, às 21h, pegue suas latinhas e vá atrás do trio elétrico, na Avenida da Praia, com o Bloco da Maricota e a banda Loukomotiva Kabereka.
Participe! Todas as atrações são gratuitas. A programação completa você confere no site www.caraguatatuba.sp.gov.br.

Carnaval de Caraguá no Youtube
Veja nos vídeos como a cidade se prepara para os dias de folia

Assista no canal www.youtube.com/jornalismocargua os vídeos que mostram como será o Carnaval de Caraguá e a programação para os quatro dias de folia. Conheça também um pouco dos blocos de São Luiz do Paraitinga, que se apresentam na cidade no sábado (Bloco da Maricota) e no domingo (Bloco do Juca Teles)

-Movimento Carnaval – 10/02/2010
-Um minuto de folia (divulgação do nosso carnaval com programação)
-Chamada São Luiz em Caraguá (parecido com o anterior, mas apenas com a programação de São Luiz)
-São Luiz do Paraitinga 2008 – O melhor carnaval
-Isso é Juca Teles (flash de fotos do bloco Juca Teles em São Luiz)
-Dança da Maricota (meninas bêbadas pagando mico e fazendo uma dança estranha)
-Carnaval 2007 São Luiz do Paraitinga
-Bloco Juca Teles – Carnaval São Luiz do Paraitinga 2008
-Carnaval – São Luiz do Paraitinga – Juca Teles

Cante junto com os blocos de São Luiz do Paraitinga
A fantasia já está pronta para o Carnaval? Vai acompanhar os blocos de São Luiz do Paraitinga? Então baixe as marchinhas e não se esqueça de levar as latinhas, no sábado, para o “bate lata” da Maricota. No domingo, cartola colorida na cabeça pra cantar junto com o Juca Teles!!!!!
(Fonte:DIVULGAÇÃO)



Fundacc faz bonecão “Chico Tanque” e homenageia carnavalesco


Caraguatatuba - A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba - numa homenagem póstuma ao carnavalesco Chico Tanque, falecido recentemente, dá seu nome a um bonecão novo, produzido durante a oficina de empapelamento realizada em janeiro de 2010.
Conhecido por todos como um dos integrantes mais animados do Bloco das Piranhas, Chico Tanque já deixou saudades.
O “bonecão Chico Tanque” sairá no Bloco das Piranhas no sábado, às 17h, animando o público, munícipes e turistas que sempre tiveram na figura do saudoso Chico Tanque, a pessoa alegre e divertida que sempre foi! Na sequencia, às 20h, o bonecão Chico Tanque participa também do Corso Carnavalesco, abrinco o Carnaval de Antigamente, junto a outros novos bonecões, produzidos pelas oficinas culturais de empapelamento, totalizando 14 bonecos. Vale a pena prestigiar! (Fonte: Fundacc)


Lobinho consegue guias e sarjetas para o Gaivotas


Caraguatatuba - Ainda para o bairro, o parlamentar segue em busca de creche e rede de esgoto
Após muitos anos de luta, o vereador do PSDB de Caraguatatuba, Agostinho Lobo de Oliveira – Lobinho, enfim poderá comemorar significativas melhorias em diversos bairros do município.
Uma das conquistas, que vem sendo batalhada há vários mandatos, é a colocação de guias e sarjetas em 17 ruas do Jardim Gaivotas. A prefeitura de Caraguá já confirmou que a obra deverá ser realizada em breve.
Os locais que ganharão as guias e sarjetas são: Ruas Picapau, das Gaivotas, Cotovia, Cambacica, Tuim, Bico Lacre, Arapongas, Tico Tico, Araras, Beija Flor, Pássaro Preto, Tucano e Marginal Esquerda; Avenidas: Cardeal, Uirapuru e Garça.
“Passei muitos anos recebendo pedidos por parte da comunidade e trabalhei muito para que olhassem pelo Gaivotas, agora, por mais que tenha demorado, comemoro esse benefício para os moradores. Vai melhorar muito a condição daquelas vias,” falou Lobinho, que continua em busca de uma creche e de rede de esgoto para o bairro.
No pacotão de obras lançado pelo prefeito Antonio Carlos da Silva, consta a pavimentação de quatro vias do Jardim Jaqueira, que são: Avenida Alice de Souza Capelli, Rua Francisco José da Silva, Avenida Guilherme de Faria e Viela Monteiro Junior. O Poiares também terá pavimentações, que chegará à Rua Pedro Álvares Cabral, Rua José Bonifácio, nos trechos I, II e II e na Rua Dom João VI.
Já os moradores do Tinga, mais especificamente da Travessa Pedro M. de Macedo (trechos I e II), Travessa Um, Ruas: Sete, João Pinto Francisco, Cândida Olímpia Santana, João Péricles de Brás e Maria F. de Sá, além da Avenida Manoel Deodoro da Fonseca, contarão com o recapeamento no local.
“Agradeço muito ao prefeito e a sua equipe que olharam por esses bairros. Quantos anos venho lutando por isso, mas agora fui atendido e levaremos boas condições aos munícipes”, concluiu Lobinho.(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)



Marchinha de São Luiz do Paraitinha se apresentam em cidades do Vale do Paraíba e Região das Águas


Caraguatatuba - O carnaval de São Luiz do Paraitinga é tradicional e conhecido internacionalmente. Os blocos e bandas fazem sucesso. Após a destruição na cidade, ocorrida no inicio do ano, o carnaval foi cancelado na cidade.
As bandas e blocos se mobilizaram e iniciaram uma agenda de shows e apresentações em cidades pelo Estado de São Paulo.
A Wegas Gestão de Eventos, empresa responsável pelas bandas Estrambelhados, Confrete, Lokomotiva Kabereka e pelos blocos Juca Teles, Maricota, Barbosa e Pé na Cova informa as apresentações que estão confirmadas pelo Estado de SP para esse carnaval:

Bertioga: 16/02 – 17h Banda Lokomotiva Kabereka e Bloco Maricota / 21h- Banda Confrete e Juca Teles

Caraguatatuba: 13/02 – 21h – Banda Lokomotiva Kabereka e Bloco Maricota
14/02 – 23h – Banda Lokomotiva Kabereka e Bloco Juca Teles

Natividade da Serra: 16/02 – 22h – Bloco Barbosa

Campos do Jordão: 14/02 21h – Banda Confrete e Banda Barbosa

Tremembé – 12/02 – 23h – Banda Estrambelhados

Lorena – 00h – Banda Confrete

Pindamonhangaba: 13/02 – 16h – Banda Estrambelhados e Bloco Juca Teles

Caçapava – 21h – Banda Confrete e Bloco Juca Teles

Amparo: 14/02 – 15h – Banda Estrambelhados e Bloco Maricota / 23h –Banda Estrambelhados
15/02 – 15h – Banda Estrambelhados e Banda Juca Teles
16/02 – 15h - Banda Estrambelhados e Bloco Barbosa / 00h30 – Banda Estrambelhados

Serra Negra: 13/02 -15h – Banda Confrete e Blocos Maricota e Barbosa / 21h Banda Estrambelhados
16/02 – 15h - Banda Confrete e Blocos Juca Teles e Pé na Cova

Águas de Lindóia: 12/02 –20h - Banda Confrete e Bloco Maricota
13/02 – 20h - Banda Confrete e Bloco Barbosa

Gostaríamos de informar e ressaltar que somente a Wegas Gestão de Eventos é responsável pela agenda dessas Bandas e Blocos.
O Núcleo de Cultura de Taubaté, através do Sr.Luiz Carlos da Silva, não está autorizado a trabalhar em nome de nenhuma dessas bandas e blocos citados nem tem autonomia para vender nenhum show. A informação de que todos os shows foram cancelados é falsa. Os shows cancelados foram apenas em Taubaté, pois não foi assinado nenhum contrato, apesar dos anúncios falsos, em São José dos Campos, no Espaço Cassiano Ricardo, devido ao contrato falso emitido pelo Núcleo de Cultura de Taubaté, que está agindo de má fé e com essa atitude está prejudicando o trabalho da Wegas GE, bem como o nome dos Blocos e Bandas de São Luiz do Paraitinga.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)



JOVENS DE CARAGUATATUBA SURFAM PELA PRIMEIRA VEZ


Caraguatatuba - Em uma ação conjunta, A secretaria de Assistência Social em parceria com a Secretaria de Esportes, Secretaria da Educação e a A.S.C (Associação de Surf de Caraguatatuba) levaram os jovens do Projovem Adolescente (prestação de seviço socioeducativo de âmbito nacional direcionada a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família) referenciados nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Caraguatatuba para uma clínica de surfe que aconteceu no dia 6 de fevereiro na praia do Sapê em Ubatuba.
Um dia de sol, calor e ondas de meio metro, cerca de 50 adolescentes de diversos bairros da cidade da cidade, tiveram um dia muito especial na praia, aonde puderam experimentar o esporte. Com aula de surfe e cidadania eles tiveram uma pequena palestra ao ar livre, onde o professor de Educação Física, Pós graduando em Surfe e Esportes com Prancha, técnico de surf, Luciano Sant’anna 41, e os instrutores voluntários de surfe da associação de surf de Caraguá o longboarder campeão Municipal Everton Oliveira 23, o surfista profissional Luciano Brulher 21, e os auxiliares Erick Felipe e Alex Pereira ensinaram aos jovens sobre a história do surfe, equipamentos, o mar e as ondas, segurança e técnicas e manobras para ficar em pé sobre a prancha. Além da palestra os alunos aprenderam na prática com pranchas de borrachas fornecidas pela secretaria de Esportes e recreação e ASC (associação de surf de Caraguá). A coordenadora do CRAS SUL Deise Romagnollo Mendonça e sua família também acompanhou o grupo, a segurança na água contou com a partticipação voluntária do Bombeiro aposentado Mauro Mendonça, que ajudou incondicionalmente em todo momento da clínica.
“O projeto foi beneficiado com o trabalho da equipe da associação de surf de Caraguá, são jovens que nunca tiveram oportunidade desse tipo de aprendizagem e integração social, sou grato em poder ajudar” agradeço também as secretarias que trabalharam em conjuto para que tudo isso fosse possível. Disse Mendoça
Além das aulas de surfe o professor Luciano e sua equipe alertaram durante a aula, a importância dos jovens se afastarem das drogas e passou sua experiência de vida aos alunos, dizendo que não é necessário usar drogas ou roubar para ser feliz, mostrando aos jovens que é possível realizar seus sonhos, mesmo diante de qualquer circunstância adversa. Basta ter fé e determinação porque as oportunidades aparecem.
“é possivel tirar essa juventude da situação de risco, oportunizando a praticas de esportes e principalmente do surfe. O mar pode mudar a vida deles o surfe também. Um dia desse é super importante pela sociabilização desses jovens. Como lider de Atletas de Cristo, agradeço muito a Deus por essa oportunidade em poder ensinar surfe e minha experiência de vida a eles. Pois a realidade desses jovens não foge muito da minha realidade quando adolescente. A vida te oferece dois caminhos: o do bem e do mal. A da morte e da vida, do céu ou do inferno. Eu preferi agarrar o caminho do bem. Da vida e do céu. Hoje estou muito feliz por poder ver meus sonhos sendo realizados. Acredito que sem Jesus na minha vida nada disso seria possível inclusive poder ministrar aulas de surfe gratuitamente para essa juventude passar e sentir o amor de Deus em cada gesto em cada sorriso que foi dado hoje aqui na praia. Disse Sant’anna.
Para a coordenadora do Projovem, a Assistente Social Ana Carolina, parcerias como essas tem cunho de socioeducação, pois, no mar, na natureza, oportuniza-se aos jovens experiêcnias e aprendizados que carregarão para o resto da vida. “ A gente encontra muitas dificuldades no Brasil para o reconhecimento pedagógico, cultural e socioeducativo em atividades como o surfe e a capoeira, mas ambos e também outros, tem mostrado um histórico de desenvolvimento social e inclusão cidadã. Parcerias como essa abrem portas para a luta e busca desse reconhecimento e para novas parcerias na cidade também.” Disse Ana Carolina
Ao final da aula os jovens tiveram uma gincana ecológica, onde além de competirem divididos em equipes. Eles se ajudaram mutuamente e finalizaram a gincana retirando e reciclando o lixo da praia.
(Fonte:DIVULGAÇÃO)



Pedro Ivo beneficia portadores de necessidades especiais

Projetos mostram o empenho do parlamentar no âmbito social do município


Caraguatatuba - Pedro Ivo de Sousa Tau, do DEM, iniciou 2010 com boas notícias para os portadores de necessidades especiais de Caraguatatuba. O vereador teve três projetos de lei de sua autoria sancionados pelo prefeito da cidade.
A lei de número 1.797 refere-se sobre a instalação de aparelhos telefônicos públicos para uso de deficientes auditivos. De acordo com a propositura, todas as instituições que contam com pessoas surdas serão beneficiadas, além de rodoviárias, shopping, hospitais e igrejas. Os telefones deverão conter um símbolo de identificação.
O vereador, que entrou no seu segundo ano de mandato, teve também promulgado o projeto de lei 1.802, onde quer que sejam disponibilizados servidores devidamente treinados no uso da língua brasileira de sinais (libras) para prestação de informações e orientação de deficientes, principalmente aqueles com comprometimento de audição ou fala.
“Acredito que poderemos colaborar com muitas pessoas, principalmente de Caraguá, as que também visitam nossa cidade. Estamos empenhados e queremos muito ajudar o lado social. Esses projetos que foram aprovados e agora sancionados serão de imensa valia a essas pessoas com algum tipo de necessidade”, afirmou Pedro Ivo.
A alteração na lei municipal 915/73, que proíbe a permanência de animais nas praias do município para permitir a presença de cães guias foi conseguida pelo vereador, que acredita ser ele um importante auxílio para locomoção do deficiente visual.
“É uma pena. Lamento muito que nem todos possam ter esse animal, que tem um valor muito alto”, diz Pedro Ivo, que explicou a intenção do projeto.
“Nossa proposta propicia às pessoas que precisam da ajuda desses cães, autorização para acompanhá-los, inclusive na praia, já que existe a legislação municipal que proíbe essa condição”, finalizou.
(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)



Sinalização de trânsito será intensificada no Carnaval

Avenidas principais serão interditadas nas passagens de blocos e nos bailes populares


Caraguatatuba - Para o período de Carnaval, entre sábado (13) e terça-feira (16), a secretaria de Trânsito de Caraguá elaborou um planejamento para melhorar as vias de acesso à cidade e o tráfego de veículos nos momentos de shows e passagens de blocos carnavalescos.
A ação é organizada por meio da parceria entre Polícia Militar, secretarias municipais de Trânsito, Planejamento e Turismo, Polícia Rodoviária Estadual, Bombeiros e Departamento de Estradas de Rodagem (DER). O objetivo é oferecer rotas alternativas e aliviar o fluxo de veículos nas principais avenidas.
Na Praça Cândido Motta, no centro, as ruas São Benedito e Paul Harris serão interditadas entre os dias 13 e 16, das 21h às 24h para o Carnaval de Antigamente e, nos dias 14 e 15, das 16h às 19h, para a matinê.
Nas praças Jorge de Castro, no bairro Travessão, Isaías de Souza, no Porto Novo; na Praça de Eventos do Massaguaçu; e na praça em frente a EMEF Lucio Jacinto, no Tinga, também haverá baile popular de Carnaval e há possibilidade de interdição das ruas principais a partir das 21h.
No bairro Massaguaçu, a Rua Maria Carlota será fechada entre os dias 13 e 16 de fevereiro, à partir das 22h, para o desfile do bloco Devotos da Cheirosa. Logo após, no mesmo local, haverá baile popular na praça do antigo coreto.
Na Avenida da Praia, a interdição ocorrerá no sentido Indaiá - Martin de Sá, nos seguintes dias e horários:

Dia 13, a partir das 17h
Desfile dos blocos das piranhas e Maricota

Dia 14, a partir das 20h
Desfile dos blocos do Urso e Juca Teles

Dia 15, a partir das 21h
Desfile da Liga das Entidades Carnavalescas de Caraguatatuba (LENCAC)

Dia 16, a partir das 19h
Desfile do bloco Azedou o Pé do Frango

Quem utiliza o transporte coletivo deve ficar atento à alterações no trajeto dos ônibus. Entre os dias 13 e 16, nos horários de interdição da Avenida da Praia, eles circularão pela Avenida Frei Pacífico Wagner no sentido sul, e pela Avenida Teotino Tibiriçá Pimenta no sentido norte.
A secretaria de Trânsito informa que ainda poderão ocorrer novas alterações no tráfego, de acordo com as necessidades nos períodos de maior aglomeração de veículos. Os agentes orientarão motoristas e pedestres e a sinalização com placas, cones e cavaletes será intensificada para facilitar as rotas de circulação na cidade.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)



 

Leia a Revista da Cidade - Caraguatatuba (Online)


 

Notícias de Ilhabela Topo


Audiência Pública demonstra cumprimento de metas fiscais do Executivo e Legislativo

Ilhabela - A Câmara Municipal de Ilhabela promoverá uma Audiência Pública para a demonstração do cumprimento das Metas Fiscais do terceiro quadrimestre de 2009 dos Poderes Executivo e Legislativo.
A audiência é uma determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal - a Lei Complementar nº 101/2000. Segundo o Presidente da Câmara, Valdir Veríssimo (PPS), - esta é uma ótima oportunidade para a comunidade acompanhar de perto as contas públicas de Ilhabela.
“A transparência administrativa é fundamental para a existência de instituições públicas fortes e da própria democracia, portanto é importante que os munícipes acompanhem e participem deste processo comparecendo na audiência”, destaca o presidente do Legislativo.
A audiência acontece no próximo dia 19 de fevereiro (sexta-feira), às 16 horas, na Câmara Municipal de Ilhabela que fica na Rua Benedito Cardeal sobrinho, nº 39, na Vila.
(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)



Crianças da Cocaia e Costa Bela visitam parque de diversões em SJC


Ilhabela - O Vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto (Carlinhos-PMDB), de Ilhabela, Luiz Carlos Nunes de Souza e Luci Petarnella da Associação dos Moradores da Cocaia e Costa Bela acompanharam as crianças dos dois bairros a um passeio ao Playvale, em São José dos Campos, na última quinta-feira (04/02).
“O passeio foi uma atividade muito estimulante e prazerosa para todos eles. Devido ao fato de saírem de suas rotinas diárias e principalmente por se tratarem de crianças carentes. As crianças precisam ter outras referências, verem como é outra cidade e precisam também ter oportunidades de viver em grupo”, comentou o vereador.
As crianças ainda aproveitaram a ocasião para conhecer o Shopping Center Vale e, durante o almoço, todos comemoraram o aniversário do presidente da Associação, Marcelo Bonin. O ônibus para o transporte de ida e volta foi gentilmente cedido pelo Prefeito Antonio Colucci.
(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)



Ilhabela recebe atletas de todo o Brasil!
Magia dos Oceanos em Ilhabela movimenta atletas de todo o Brasil em busca de esporte, aventura e turismo familiar


Ilhabela - A primeira edição da Running for Nature - Magia dos Oceanos em Ilhabela movimenta atletas de todo o país. Com pouco mais de 15 dias de inscrições a diversidade de origens surpreendeu os organizadores. “Procuramos criar um evento esportivo que pudesse aliar a competição ao turismo não só para o atleta mas para toda sua família, e pelos dados levantados até o momento, estamos superando nossas expectativas”.
A grande maioria dos atletas vem da cidade de São Paulo como já era esperado pela organização do evento, mas o que chama a atenção quando analisamos a planilha de atletas por região, é sem duvida a diversidade de cidades e estados interessados e envolvidos na corrida.
No que depender de hospedagem os atletas podem ficar tranqüilos. Em parceria com o evento, cerca de 20 hotéis e pousadas de Ilhabela estão prontos para receber os competidores e suas famílias com pacotes e condições especiais. “A procura nas últimas semanas tem sido intensa, Ilhabela abrigará um grande evento e estamos ansiosos pela chegada dos competidores”, é o que comenta Katiane Garcia, da pousada Fruto do Mar.
As inscrições para a primeira edição da Running for Nature - Magia dos Oceanos em Ilhabela, custam R$60 e podem ser realizadas no site oficial do evento http://www.magiadosoceanos.com.br,  ou na loja Doox de Ilhabela. Atenção, as vagas são limitadas.
(Fonte:DIVULGAÇÃO)

 

Notícias de São Sebastião Topo

Chalés Juliamar

Crianças do Projeto Viração se divertem em Baile de Carnaval

São Sebastião - O Carnaval chegou mais cedo para as crianças do Projeto Viração. Na
manhã desta sexta-feira, dia 12, um verdadeiro baile tomou conta do
salão do Centro Comunitário da Topolândia, região central de São
Sebastião.
Para organizar a folia, oficinas de Carnaval foram oferecidas dias
antes para que os pequenos pudessem confeccionar suas próprias
máscaras, fantasias, colares e a decoração do salão, todo colorido com
enfeites em garrafas pet.
Liderados pela coordenadora do projeto, Lourianne de Oliveira Bastos
Rodrigues, todos brincavam e corriam animados ao som de muita música e
marchinhas de Carnaval. Foram distribuídos ainda sorvetes, confetes e
serpentina, para agitar ainda mais a diversão.
O Projeto Viração faz parte da Secretaria Municipal do Trabalho e
Desenvolvimento Humano, a Setradh, e atualmente atende 250 crianças de
6 a 12 anos e 11 meses que, além do reforço escolar, participam de
atividades como aulas de dança, artes, karatê, esportes integrados,
entre outros.
O Baile do Projeto Viração também se repetiu na parte da tarde, das
13h30 às 15h30.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Carnaval em Barra do Una será animado pelo Bloco Unidos do Cavuka


São Sebastião - O feriado de Carnaval em Barra do Una, na Costa Sul de São Sebastião, será animado pelo Bloco Unidos do Cavuka.
Com apoio da Prefeitura e da Sociedade Amigos de Barra do Una, Sabu, a folia iniciará no próximo sábado, dia 13, a partir 21h com término previsto às 2h30.
Em 2009, aproximadamente 2 mil pessoas compareceram ao evento. A expectativa para esta edição é a de que o bloco, com sete anos de existência, atraia pelo menos 3 mil foliões.
De acordo com os organizadores, a concentração ocorre em frente ao pelotão da Polícia Militar. Em seguida, os carnavalescos desfilam com suas fantasias até a Avenida Magno dos Passos Bittencourt, ao lado da Igreja Católica do bairro. No local, a Secretaria das Administrações Regionais (Seadre), instalou várias barracas de madeira para que os integrantes do bloco possam vender bebidas, salgados, churrasquinhos, entre outros.
O evento acontecerá durante todas as noites do Carnaval - até a terça-feira, dia 16.
No domingo e na segunda-feira, dias 14 e 15, em frente à Igreja Católica, também haverá matinê para a criançada a partir das 17h, com término previsto para as 19h30.
Durante os dias e horários da festa, o trânsito de veículos em parte da Avenida Magno dos Passos Bittencourt será interditado pela Divisão de Tráfego (Ditraf), para evitar qualquer tipo de acidente.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Carnaval em Boracéia será realizado na orla da praia


São Sebastião - Os foliões que estiverem em Boracéia, na Costa Sul de São Sebastião, poderão se divertir as quatro noites de Carnaval na orla da praia.
A folia é organizada pela Associação de Amigos de Boracéia e pelo vereador José Reis, com apoio da Prefeitura, e será realizada a partir das 21h, em um espaço em frente à alameda Mauá. A área recebeu vários refletores, os quais foram instalados por servidores da Regional de Juquehy para melhorar a questão da segurança.
Segundo o presidente da entidade, Fábio Marcelo Pereira, a expectativa é de que o evento atraia um grande público a ser animado por uma banda e som mecânico. Durante a festa, os ambulantes também estarão presentes para comercializar seus produtos (água de coco, refrigerante, cerveja, salgados entre outros).
Pereira conta ainda que na segunda-feira 15, por volta das 13h, acontecerá o encontro de blocos carnavalescos na rua Ferraz de Vasconcelos. “É algo bem tradicional que todo ano os moradores e veranistas realizam no bairro”. Do local da concentração, os carnavalescos seguem em direção à Padóca, onde encerram a apresentação.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



2ª Taça Cidade de Futebol de Areia segue com goleadas no Itatinga


São Sebastião - A 2ª Taça Cidade de Futebol de Areia “Arnaldo da Cruz”, realizada com apoio da Prefeitura de São Sebastião, e aberta oficialmente no último dia 5, segue com goleadas no Itatinga, na região central da cidade.
Apesar do mau tempo ter provocado o cancelamento de dois jogos, já agendados para o próximo dia 18, entre o Chapa 90 e o Realce; Mari Huana e Zâmbia, as partidas têm sido acirradas.
Nas disputas desta quarta-feira 11, foram contabilizados 17 gols. No primeiro jogo, às 19h30, o Queiroz Galvão perdeu para o Carandiru que fez 6x2 sobre o adversário. Os gols da vitória foram marcados por Cláudio Fernandes (3) e Edson Ferreira (3); pelo Queiroz marcaram Thiago Silva (1) e José Paulo (1).
Na segunda partida da noite, às 20h, o Amigos do Arnaldo derrotou Os Boys por 5x4 com gols de Ronaldo Souza (1), Marildo Lima (1), Givaldo Santos (1), Wilton de Jesus (1) e Moacir Silva (1). A equipe adversária marcou com Júlio César (2) e Ronaldo Ferreira (2).
Ao todo são 16 as equipes participantes do campeonato previsto para terminar em 11 de junho. Entre eles MDM Ilhabela, Center Par e Max Ilhabela (todos de Ilhabela), além de Barequeçaba, Só de Bomba, Chapa 90, Mari Huana, Queiroz Galvão, Amigos do Arnaldo, , Juventude, Canto do Mar, Realce, Zâmbia, Carandiru e Os Boys. O time Amigos do Bruno foi substituído pelo Caiçara.
As próximas partidas serão entre o MDM Ilhabela x Mari Huana; Center Par x Max Ilha, Juventude x Só de Bomba e Canto do Mar x Chapa 90.
Segundo informações do organizador José Wellington dos Santos, o Viola, a semi-final da Taça Cidade será disputada no dia 4 de junho; as partidas serão entre o primeiro e o quarto lugar (na fase dos pontos corridos) num primeiro jogo e o segundo contra o terceiro (também na fase dos pontos corridos), numa segunda partida. Já a grande final será no dia 11, entre os vencedores do primeiro e segundo jogos (pela disputa do título), e os perdedores do primeiro e segundo jogos (pela terceira posição no campeonato)
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



ERRATA CARNAMAR


São Sebastião - Ao contrário do que informou a matéria a respeito do Carnamar enviada ontem, os barcos vão se concentrar à Praia do Arrastão, às 10h. As pessoas que adquiriram abadás para ter acesso à embarcação da Associação Comercial precisam se dirigir ao Píer da Figueira, próximo ao bairro de São Francisco, também na região central, a partir das 9h
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Prefeitura busca apoio do estado para conter desmoronamento de morro no Itatinga


São Sebastião - Preocupado com o risco de desmoronamento de terra sobre residências
que se encontram na travessa da Rua Itajuibe, no bairro do Itatinga,
região central de São Sebastião, o prefeito Ernane Primazzi reuniu-se
na última quinta-feira (11/02), na capital paulista, com o secretário
estadual de Desenvolvimento, o ex-governador Geraldo Alckmin. O
objetivo do chefe do Executivo é a obtenção de recursos para
elaboração de um estudo geológico do morro e ainda obras de contenção
da parcela que ameaça desabar sobre os imóveis. Também participaram do
encontro o secretário municipal de Segurança, coronel Vicente Perine e
o ex-deputado Marcelo Bueno.
Por conta do risco na área em função das últimas fortes chuvas em
janeiro, a Defesa Civil do município, com o apoio da Setradh –
Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano, promoveu a
desocupação de seis imóveis construídos próximos à encosta do morro.
Após a devida orientação, as famílias encontram-se abrigadas em casas
de familiares no município.
Ernane relatou ao secretário que o município está preocupado porque,
além das seis casas já desocupadas, em caso de um desmoronamento
maior, pode ocorrer soterramento de várias outras residências
próximas. Para que o secretário visualizasse o problema, o prefeito
mostrou a Alckmin várias fotografias aéreas sobre a área de risco.
O secretário garantiu ao prefeito que auxiliária o município “o mais
rápido possível”. Segundo Alckmin “temos que evitar tragédias”. Ele
fez o comentário após o prefeito Ernane relatar que, em outro
desmoronamento, no mesmo bairro, já havia sido registrada uma vítima
fatal.
O necessário trabalho geológico no morro deverá ser executado por
técnicos do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas. O órgão é
contratado pela secretaria de Desenvolvimento, através do PATEM –
Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios, normalmente com uma
contra partida municipal. “O IPT nos dará todas as recomendações sobre
como atuar no caso”, enfatizou o secretário,
Já sobre as necessárias obras de contenção da encosta, Geraldo Alckmin
antecipou que essa não é uma tarefa de sua pasta. “Contudo, após o
estudo geológico, vamos ajudar na busca de recursos para os serviços
junto ao Planejamento ou a Defesa Civil do estado”, garantiu o
ex-governador.
O prefeito Ernane saiu satisfeito da reunião. Ele comentou que o
problema é complexo, daí a necessidade de intervenção do estado. O
chefe do Executivo afirmou também que ainda não é possível estabelecer
custos dessa operação no Itatinga, porque somente o estudo geológico
da área poderá determinar como a obra deverá ser feita.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Prefeitura de São Sebastião entrega protetores solares aos funcionários como mais uma medida de segurança


São Sebastião - Mais uma iniciativa para a segurança do trabalhador acontece desde o
início desta temporada, através da Prefeitura de São Sebastião, com a
entrega, prioritariamente, de protetores solares aos funcionários que
ficam expostos ao sol com mais frequência.
De acordo com o engenheiro de segurança do Trabalho, Márcio Félix, a
entrega está sendo feita em etapas. “Primeiro estamos entregando aos
funcionários que ficam mais diretamente expostos ao sol, como a frente
de trabalho da Seadre (Secretaria de Administrações Regionais),
funcionários da Segur (Secretaria de Segurança), como trânsito e
Guardas Municipais, além de funcionários da Secretaria de Saúde, que
são os agentes de endemias”, conta Félix, que acompanha a entrega.
Posteriormente, como uma segunda etapa, o engenheiro de Segurança no
Trabalho explica que os protetores serão entregues aos funcionários
que eventualmente fazem serviços fora da Prefeitura, podendo ficar em
exposição ao sol.
Esta ação de entrega dos protetores acontecerá durante o ano, de
acordo com a necessidade dos trabalhadores. “O que levamos em
consideração é a intensidade dos raios ultravioletas, que ocorrem
também no outono”, finaliza félix.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Prefeitura resgata marchinhas de Carnaval em São Sebastião


São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, numa volta ao passado, vem resgatando
as antigas marchinhas carnavalescas.
“Como Antigamente”, banda convidada pela Sectur (Secretaria de Cultura
e Turismo), saiu pelas ruas do Centro Histórico na noite desta
quinta-feira 11, levando consigo parte da troupe da Oficina Cultural
de Teatro.
Ao som de “Mamãe eu quero”, “Olha a cabeleira do Zezé”, “Coração de
jacaré”, “O seu cabelo não nega” entre tantas outras, dezenas de
foliões se divertiram por quase uma hora pelo trajeto que incluiu as
ruas Expedicionários Brasileiros, Capitão Luiz Soares e Manoel Rufino,
o que possibilitou aos visitantes apreciarem, ainda, as belezas
arquitetônicas da Igreja Matriz, na praça Major Fernandes e do antigo
Fórum, no Largo Sebastião Gonçalves de Oliveira Santos, além da
própria sede da secretaria na Rua da Praia, início do percurso.
Para a turista de São Paulo Claúdia Baccarin, acompanhada do marido
Luiz dos Santos e das filhas Sarah, 5, e Sophia, 2, a iniciativa da
Administração é super válida e divertida. “Esta é a primeira vez que
minhas filhas saem atrás do caminhão curtindo as marchinhas. Para mim,
é uma forma de relembrar os bons carnavais; para elas, é pura
diversão, uma novidade a mais, pois sempre curtimos o Carnaval nas
matinês do Coreto”, mencionou.
Lucinéia de Andrade e sua filha Vitória Eduarda, 6, também curtiram o
passeio pelas ruas históricas. Moradoras locais, elas elogiaram a
ação. “É muito gostoso e seguro”, comentaram. Outra sebastianense, a
adolescente Flávia Nakano, 15, concordou com as declarações. Estudante
da Oficina de Cultura, seguiu a troupe – que animava os foliões em
cima do caminhão decorado com motivos carnavalescos – do chão mesmo,
ao lado de colegas de Teatro. “Muito legal sair atrás do caminhão”,
disse.
Por onde passava, a banda chamava atenção do público com as
marchinhas; algumas pessoas, das janelas dos apartamentos, acenavam
para os foliões e outras aderiam à folia, bastante fotografa por
turistas e veranistas que passeavam pela Rua da Praia.
O bem estar da galera ficou por conta da Segur (Secretaria de
Segurança), que disponibilizou viaturas e homens da Ditraf (Divisão de
Tráfego) e Defesa Civil, bem como da Polícia Militar, por meio de dois
policiais os quais acompanharam o passeio à pé.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Professores estão preparados para a volta às aulas em São Sebastião


São Sebastião - Os professores da rede municipal de ensino de São Sebastião já estão
prontos para a volta às aulas.
Durante esta semana, os educadores estiveram reunidos nas escolas para
planejar o ano letivo. O objetivo do encontro foi organizar os
conteúdos a serem transmitidos ao longo de 2010, bem como preparar a
recepção dos estudantes que voltam às aulas na próxima
quinta-feira 18.
Os professores de Educação Física também promoveram reuniões, porém
específica para a disciplina. O grupo, na terça e quarta-feira, dias 9
e 10, discutiu quais serão as melhores práticas a serem adotadas
durante o ano. “As aulas de Educação Física têm por objetivo integrar
o aluno ao seu grupo, transmitir conhecimentos sobre saúde,
modalidades esportivas, trabalho em grupo, tornando o momento de cada
aula uma oportunidade de desenvolver as potencialidades de cada
criança”, informou a Seduc (Secretaria de Educação).
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Secretarias de Educação e de Saúde de São Sebastião recebem veículos novos


São Sebastião - Os quatro veículos zero quilômetro adquiridos com verbas federal e
estadual, entregues pelo prefeito de São Sebastião Ernane Primazzi no
último dia 5, em evento realizado no ginásio de esportes pela Seduc
(Secretaria de Educação), antes do retorno às aulas, estarão em uso
dentro em breve.
O Gol, destinado à Secretaria de Saúde, atenderá única e
exclusivamente ao Cemin (Centro Municipal de Infectologia).
De acordo com a diretora do departamento de Vigilância em Saúde,
Lidiomar Conellian de Oliveira, os trabalhos do centro exigem
agilidade no que tange aos exames laboratoriais, a exemplo do HIV e
Hepatite, os quais são encaminhados a São Paulo e também a Taubaté, no
Vale do Paraíba. “Temos urgência neste aspecto e são muitas as viagens
neste sentido, daí a relevância deste veículo para o Cemim”, comentou.
Outra pasta igualmente beneficiada com os veículos 0 KM foi a Seduc
(Secretaria de Educação). A secretaria, recebeu além de uma Sprinter,
um microônibus e também uma perua Kombi.
Para a secretária Ângela Couto, a aquisição chegou em boa hora, pois
otimizará os trabalhos da Seduc colocando-a mais perto dos professores
e agilizando os trabalhos junto às escolas. Ela observou que as três
viaturas ficarão à disposição da Seduc como um todo, e não destinada
apenas a uma divisão. “A Sprinter, por exemplo, tem capacidade para
16 pessoas; quando houver a necessidade de deslocar os professores,
eles terão como atender não apenas uma ou duas escolas, mas diversas e
isso certamente agilizará o nosso trabalho”, exemplificou a
secretária.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Vereador questiona custos das obras de construção de escola na Topolândia
Levantamento feito pelo vereador Paulo Henrique, o “PH” aponta que custo final da obra teve aumento de mais de 100%; Em requerimento, ele quer saber critérios sobre a licitação


São Sebastião - São Sebastião – Um levantamento feito pelo vereador Paulo Henrique Ribeiro Santana (PDT), o “PH”, identificou possíveis irregularidades nos valores correspondentes ao custo final das obras de construção de uma escola municipal no bairro Topolândia, região central de São Sebastião. Segundo ele, a diferença de preço entre a obra contratada na gestão anterior e na atual administração é de cerca de 100%.
As obras foram orçadas e licitadas em 2008 ao custo de R$ 3.234.688,14. Já na nova administração, o valor saltou para R$ 7.749.519,01. De acordo com “PH”, a metragem total de área construída não foi alterada, permaneceu em 3,3 mil metros quadrados.
Segundo o parlamentar, o valor do metro quadrado é de R$ 941,65, com base na tabela da FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação Escolar) do Estado de São Paulo, órgão que regula o custo da construção de prédios escolares. “Considerando que mesmo que seja adicionado o percentual de 35% referente a encargos, comparando-se o valor anteriormente previsto, a obra alcançaria pouco mais de R$ 4 milhões”, explica.
Para saber mais detalhes sobre os custos da obra, “PH” elaborou um requerimento para solicitar à prefeitura mais informações, especialmente a elevação em 100% do valor final da obra. A propositura foi aprovada por unanimidade na sessão da última terça-feira, 9, e foi elogiada até mesmo pelos vereadores que pertencem à bancada de sustentação do Executivo municipal.
No documento, ele questiona qual a modalidade de licitação adotada pelo município para a construção da unidade escolar e uma justificativa para os novos valores. Ainda na propositura, o vereador “PH” requer cópias das planilhas de custos, do processo licitatório, do contrato firmado com a empreiteira executora da obra e dos prazos. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)


 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Sucesso marca eliminatórias do 5º Festival de Marchinhas Carnavalescas

Ubatuba - Nos últimos dias 5 e 6 (sexta e sábado), foram realizadas as duas eliminatórias do 5º Festival de Marchinhas Carnavalescas de Ubatuba, na Praça da Matriz. Além do número recorde de público, a qualidade das composições foi o ponto alto do evento da Prefeitura realizado pela Fundart. A Branda Tropikal, foi tembém apontada com destaque.

É o clima do nosso carnaval

A partir de 2006 quando ocorreu o primeiro Festival de Marchinhas Carnavalescas de Ubatuba, idealizado por Ney Martins, o evento veio crescendo. De 2008 para cá, realizado na Praça da Matriz, o Festival de Marchinhas encontrou seu cenário ideal, localizado no Centro Histórico da cidade.
As duas eliminatórias, sexta e sábado últimos, consagraram o evento que expressa o sentimento da cidade.
As marchinhas, acabam se constituindo em crônicas bem humoradas, ora românticas, irônicas, falando um pouco de tudo e levando todos a uma alegria sadia e gostosamente contagiante. Esse é o espírito bonito do Carnaval, ganhando corpo ano a ano. Essa é nossa marca, nossa identidade.

As 14 Classificadas para A Grande Final Dia 12 – Sexta-feira

Ubatuba Oba – autora: Joelma Fátima de Oliveira ; Só Falta Chegar o Sapo: Cláudio Jacob; Tai Alalao: Eduardo Santos Malafaia; Marcha do Chifrudo: Walter Leme ; Cadê Meu Beijo: Geraldo Ottoni; A Toca do Guaruçá: Paulo Mota; Marcha a Ré: Ana Cláudia Gomes; Furiosa, Mas Sensacional: Odaury Carneiro; Desde o Tempo de Adão: Luiz Henrique, Paulo Motta, Maria Luiza Gil e Ana Lúcia Gil; Onde Houver a Canção: Cláudio Marcos Jacob; O Feitiço da Lua: Adriana Sales; Pesadelo: Eduardo Pessoa de Queiroz; A Marcha da Pizza: Walter Leme; Pescador de Fantasia: Joelma Fátima de Oliveira.

Homenagem a São Luiz

Em 2010, Ubatuba homenageia a cidade vizinha, São Luiz do Paraitinga, que teve seu famoso Carnaval cancelado devido às fortes chuvas que destruíram parcialmente a cidade no início do ano. Com projeto do arquiteto e artista plástico de Ubatuba, François Guérin, foi criada uma cidade cenográfica estilizada, que remonta o centro histórico de São Luiz, na praça da Igreja Matriz de Ubatuba.
Os famosos bonecões João Paulino e Maria Angu, com suas roupas floridas e alegres, também estarão presentes nessa festa. Antigamente, os bonecões eram utilizados para alegrar as festas religiosas, como o Divino. Aos poucos, foi incorporado ao carnaval, tornando-se símbolos também da festa do momo.

Carnaval Histórico Dias 13 à 16 de fevereiro

O Carnaval Histórico na Praça da Matriz terá início dia 13 e irá até 16 de fevereiro, com a Banda Tropikal, à partir das 21h00, com marchinhas do Festival e os sucessos dos carnavais brasileiros de todos os tempos.
O Festival de Marchinhas Carnavalescas e o Carnaval Histórico, com o povo na praça, expressando suas dores, mágoas, cantando e dançando alegremente.

Que perda, que Pena!

Morre Pena Branca,artista e cidadão autêntico, afetando significativamente a melhor música brasileira de raiz. Por isso a mídia nacional o reverenciou amplamente, com sincero carinho e respeito.
José Ramiro Sobrinho, paulista de Igarapava, ligou-se musicalmente a Ranulfo Ramiro da Silva, formando a dupla, depois famosa: Pena Branca e Xavantinho, “a melhor dupla caipira deste país”, no dizer de Renato Teixeira em apresentação que fizeram juntos em Tatuí, anos atrás, transformado em CD importante do cancioneiro popular brasileiro, do gênero. Xavantinho morreu em 1999.
Pena Branca cantou na Festa de São Pedro Pescador do ano passado, quando tivemos o prazer de conhecê-lo de perto, em conversa de camarim. Jantamos juntos na Barraca da Tainha, festa já terminada. Quando digo nós, funcionários da Fundart, e todos ficamos encantados pela fala mansa, sensível.
Uma pessoa que desde o primeiro momento conquistou a todos com sua simplicidade e pureza. Espírito bom que emanava naturalmente.
Não poderíamos deixar de falar de personalidade tão especial e que comungou conosco numa noite da 87ª Festa de S. Pedro Pescador, no ano passado. Com pessoas assim, o encontro se torna celebração. Obrigado José Ramiro da Silva, grato Pena Branca. Saudades, "Pena Branca e Xavantinho"!
(Fonte: Fundart)



Ainda há vaga para o Carnaval nos hotéis da região


Ubatuba - O Carnaval deste ano promete trazer alegria não somente aos foliões. Depois de registrar uma excelente ocupação no Réveillon, a rede hoteleira do Litoral Norte já comemora as reservas feitas para o feriadão e tem boas expectativas até a próxima sexta-feira. De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SinHoRes) do Litoral Norte, Alfredo Luiz Cunha Corrêa Filho, no começo da semana, o índice de ocupação era de 50 a 60%, nos cerca de 500 estabelecimentos da região, que totalizam aproximadamente 38 mil leitos. “Acredito que até sexta-feira esse índice chegue a 95%, se as chuvas não atrapalharem”, afirmou.
Muitos estabelecimentos estão confiantes de que a folia será melhor do que no ano passado. Em alguns, a lotação já está completa durante os cinco dias do feriado.
Caraguatatuba ainda tem vagas, mas já está com uma taxa de 85% de ocupação, de acordo com a presidente da Associação dos Hotéis e Pousadas de Caraguatatuba (AHPC), Francis Ferreira Alves.
Em São Sebastião, para o presidente da Associação Comercial e Industrial de São Sebastião (ACISS), Eduardo Cimino Carvalho, até o final da semana, se não chover muito, os cerca de 70 hotéis e pousadas associados alcançarão uma taxa de ocupação de 90%. “O Carnaval é um dos melhores feriados do ano, equivalente ao Ano-Novo. Este ano as perspectivas são de melhores resultados que do ano passado”, disse Cimino.
Na praia de Maresias, somente duas pousadas estão lotadas, havendo, ainda, muitas vagas disponíveis. Segundo o presidente da Associação de Pousadas e Hotéis de Maresias (APHM), Lupércio Conde Jr., muitos turistas estão querendo ficar hospedados menos de cinco dias. “Acredito que, se não houver lotação, no final da semana será oferecida essa possibilidade”, informou. Já de acordo com Malú Moreira, colaboradora da Associação Costa dos Alcatrazes (ACA) - que engloba diversas praias da costa sul do município -, as 20 pousadas associadas estão com quase 100% ocupado.
A rede hoteleira de Ilhabela tem apenas 50% das reservas confirmadas, mas o presidente da Associação dos Hotéis, Bares e Restaurantes do município, Nélson Tubis Martins, está tranqüilo e otimista. “Ano passado tivemos 100% de ocupação e esperamos o mesmo índice este ano. Uma pesquisa divulgada no final de 2009 aponta que o turista espera para decidir na última hora”, contou.

Pacotes
Em Caraguatatuba, o pacote de cinco dias varia de R$ 700,00 a R$ 2.000,00; Na região central de São Sebastião, os pacotes mais econômicos giram em torno de R$ 900,00; Em Maresias, podem ser encontrados pacotes a partir de R$ 1.300,00; Já em outras praias da costa sul do município, os valores variam de R$ 1.800,00 a R$ 3.200,00; Em Ilhabela, os valores variam de R$ 1.000,00 a R$ 2.500,00.
(Fonte: ACIU)

Ubatuba -

 


Filhotes de tartarugas marinhas são soltos em Ubatuba


Ubatuba - Neste mês de fevereiro, filhotes de tartarugas marinhas da espécie cabeçuda, nasceram em Ubatuba. Foi o resultado de duas desovas ocorridas em dezembro passado na Ilha das Couves e na Praia do Perequê-Açu. Os ovos ficaram enterrados na areia até completar a formação dos filhotes. Acompanhados pela equipe do Projeto Tamar-ICMbio de Ubatuba, os filhotes foram soltos no mar, na presença de turistas e moradores locais. Na segunda-feira( 8), 17 filhotes foram liberados na Praia Vermelha e na quarta-feira(10), foi a vez de 37 filhotes nascidos na Ilha das Couves, chegarem ao mar.
É um fato raro tartarugas marinhas desovarem no litoral norte paulista, onde é mais freqüente a ocorrência de tartarugas juvenis que aqui chegam para descansar e alimentar.
As desovas de tartarugas marinhas ocorrem no norte do Estado do Rio de Janeiro e nos estados do Espírito Santo e do Nordeste. Entretanto, nos últimos anos, o Tamar tem registrado algumas ocorrências de ninhos em locais próximos a Ubatuba. Em 2004, nasceram 120 filhotes na Praia do Meio, em Trindade/Paraty/RJ, no ano seguinte foram 18 filhotes na Praia Grande em Ubatuba/SP e em 2008 foi registrado um ninho em Maresias/São Sebastião/SP, com 80 filhotes. Ainda não se sabe porque as tartarugas marinhas estão desovando por aqui e fica a pergunta se daqui a uns 20 ou 30 anos, estes filhotes de agora votarão para desovar em nossas praias.
O Projeto Tamar é uma parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)/Ministério do Meio Ambiente e da Fundação Pró-Tamar com o patrocínio nacional da Petrobras, e em Ubatuba o Tamar tem o apoio da Arcor do Brasil e da Prefeitura Municipal de Ubatuba. (Fonte:DIVULGAÇÃO)


Racco oferece curso de maquiagem: teórico e prático

Ubatuba -
Duração: 12 horas
Valor: R$ 60,00
Data: 01 e 02 de Março
Horário: das 13h00 às 19h00.
Local: Rua Benedito Pimenta, 5 sala 9 – Centro
Telefone: 3832-6672
email: racco.ubatuba@hotmail.com
Inscrições abertas - Vagas Limitadas
(Fonte: ACIU)



 

Prefeitura de Ubatuba reabre na quarta-feira de cinzas, após o meio-dia

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba decretou ponto facultativo nos dias 15 e 16 de fevereiro. No dia 17 de fevereiro o ponto facultativo será até às 12 horas. Sendo assim, as unidades administrativas da Prefeitura retomam suas atividades na quarta-feira, 17, às 12 horas. Durante o feriado prolongado de Carnaval a Unidade de Pronto-Atendimento, no bairro do Ipiranguinha, funcionará das 7 às 19 horas. Na Maranduba, o Pronto-Atendimento funcionará 24 horas. Os demais de postos de atendimento nos bairros estarão fechados durante os feriado e também voltam a funcionar na quarta-feira, 17, às 12 horas. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)
 

 

 

Cine Porto - tel 3833-2066
Semana de 12/02 a 18/02/2010

"XUXA em "O MISTÉRIO DE FEIURINHA"

Comédial!!!!
Ás 15:20hs

"AMOR SEM ESCALAS"

Comédia dramática !!!!!
C/ George Clooney (Concorre a 6 "OSCAR")
Ás 17:10 hs - 19:20 hs.

"A V A T A R"

Recordista de Bilheteria!!!!
Ganhador do Globo de Ouro!!!!
ás 21:20hs

Poesia Topo

Anuncie

Sinal dos tempos

É verdade que tem o cupim,
a broca e o fungo da podridão,
mas as casas antigas
morrem mesmo é de solidão

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo


 

CHARGE

---

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Maranduba  © Valter Ely Marostica

Maranduba
© Valter Ely Marostica

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Uésler Rodrigues (EZZY)

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor