Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-Feira, 16 de Fevereiro de 2010 - Nº 2212 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Colégio Dominique

Região


Caraguatatuba
Blocos Maricota e Juca Teles arrastam multidões em Caraguá
Turistas, veranistas e moradores aprovaram a novidade

Ilhabela


São Sebastião
Bloco dos sujos atrai grande público na Rua da Praia
Instituto Verdescola promove desfile de Carnaval na Vila Sahy
20º Carnamar reúne centenas de embarcações nas águas de São Sebastião
Acadêmicos de São Francisco é a campeã deste carnaval
Banho da Dorotéia atrai milhares de foliões em Boiçucanga
Banda “Como Antigamente” toca para foliões em Maresias
Os foliões mirins invadiram a Praça do Coreto, no Centro Histórico de São Sebastião, nas matinês promovidas pela Prefeitura ao som da banda Nova Era.
São Sebastião reforça serviço de Pronto Atendimento no Carnaval
São Sebastião intensifica ações de combate à dengue no Carnaval
Bloco carnavalesco animará foliões em Paúba
Mais de 5 mil foliões curtem a primeira noite do Carnaval em Boiçucanga
Muita diversão e alegria marcam a folia de Carnaval do Projeto Garoçá
Alckmin assina convênio para IPT avaliar áreas de risco em São Sebastião

Ubatuba
NOTA DE PESAR
Presidente do Codivap acompanha anúncio de programa para famílias desabrigadas em São Luiz do Paraitinga
O governador José Serra anunciou o Programa “Novo Começo”, no qual moradores desabrigados pela chuva receberão uma parcela de R$ 1 mil para atender as necessidades decorrentes da situação de vulnerabilidade temporária em que se encontram

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Charge

Foto do Dia



 
Notícias da Região Topo



Região -


Notícias de Caraguatatuba Topo



Noroeste News

Blocos Maricota e Juca Teles arrastam multidões em Caraguá
Turistas, veranistas e moradores aprovaram a novidade


Caraguatatuba - No ritmo das marchinhas mais famosas de São Luiz do Paraitinga, o público que participou do Carnaval em Caraguá no sábado (13) e domingo (14) conferiu a união das culturas luizense e caiçara com os Blocos Maricota e Juca Teles. Eles desfilaram pela Avenida da Praia em cima de um trio elétrico com a Banda Loukomotiva Kabereka e reuniram turistas, veranistas e moradores para essa novidade na programação da folia na cidade.
A história da mulata Maricota e o pescador tomou conta da Avenida da Praia no sábado. Os participantes seguiram o trio elétrico com latinhas nas mãos, batendo ao som da marchinha que é sucesso em São Luiz. A coreografia simples permitiu que pessoas de todas as idades acompanhassem o trio elétrico e se unissem ao Carnaval de Antigamente, na Praça Cândido Motta.
Daniela Macedo, moradora de Caraguá, já esteve no Carnaval de São Luiz e ficou feliz de encontrar a Maricota em sua cidade. “Eles precisam voltar nos próximos anos. Essa alegria tem que continuar”, disse.
“Respeitável público, Do sertão das Cotias!”, foi com essa frase típica que o Bloco Juca Teles iniciou o desfile no domingo de Carnaval. O público estava ansioso. Uma hora antes do início, às 23h, os foliões esperavam na concentração a chegada do famoso Juca Teles.
Os participantes seguiram o trio elétrico em toda a Avenida da Praia até o Camaroeiro. O percurso foi finalizado em frente ao parque de diversões da cidade.
A estudante de São Paulo, Andressa Prado, que visitou Caraguá pela terceira vez, disse que esse foi o melhor carnaval que ela passou na cidade.
Programação continua com Carnaval de Antigamente, bailes populares e blocos de Caraguá
Desfiles, bailes populares no Centro e bairros e o tradicional “Carnaval de Antigamente” continuam em Caraguá até terça-feira (16). Confira programação:

15 seg, 16h - matinê, até às 19h
22h - Desfile escolas de samba enredo e blocos na Avenida da Praia
16 ter, 19h – Desfile do bloco Azedou o Pé do Frango na Avenida da Praia

Até terça-feira (16)
21h - Carnaval de Antigamente na praça Cândido Motta (até terça -16)
baile popular no Centro e bairros Travessão, Massaguaçú, Porto Novo e Tinga
21h - concentração do bloco Devotos da Cheirosa, com desfile às 22h, no bairro Massaguaçu
23h – baile popular na Praça de Eventos
baile popular com Mara Amaral e Banda da Cheirosa na Praça Irmã Lucila (antiga Praça do Coreto da Maria Carlota), do bairro Massaguaçú

Serviço

Bailes Populares
Tinga: Praça do Tinga (Rua Denilsa Sebastiana Santos, sem número)
Porto Novo: Praça Isaías de Souza
Travessão: Praça Jorge Castro
Massaguaçu: Praça de Eventos
Secretaria de Turismo: (12) 3897-7910
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

 

Leia a Revista da Cidade - Caraguatatuba (Online)


 

Notícias de Ilhabela Topo




Ilhabela -

Notícias de São Sebastião Topo

Chalés Juliamar

Bloco dos sujos atrai grande público na Rua da Praia

São Sebastião - “Além do bloco dos sujos, animando jovens e adultos, na Praça do Coreto a Banda Tradição do Carnaval animava grupos de famílias com marchinhas de antigamente”
O tradicional bloco dos sujos entrou na Avenida da Praia com milhares de foliões animando o público presente, neste sábado, 13, por volta das 23h.
A concentração dos participantes deste bloco acontece na quadra da Vila Amélia, onde os rapazes se encontram caracterizados de mulher e vice-versa, se organizam e iniciam a caminhada pelo Centro da cidade, passando pela Praça do Coreto e enfim chegando na Rua da Praia.
Ainda pelo meio do caminho, alguns foliões vão entrando no bloco, fazendo parte de uma grande turma que lotou a Avenida da Rua da Praia, de ponta a ponta.
A cada ano tanto o número de participantes aumentam, quanto a criatividade dos organizadores também. Neste ano o bloco veio com um carro alusivo a um Trio Elétrico com homens fantasiados de “coelhinhas” animando aos presentes; além do carro de som acompanhando o bloco, com marchinhas de carnaval.
Em paralelo ao bloco dos sujos, grupos de famílias, com pais e filhos, curtiram a banda Tradição do Carnaval, que tocaram marchinhas de antigamente, até às 2h da madrugada, na Praça do Coreto.
Para a professora Léa Silva, as marchinhas do da Praça do Coreto estão bem organizadas e muito divertidas. “Venho todos os anos aqui e neste ano, pretendo participar todos os dias, pois está muito bom”, conta.
Fechando a noite, com muito agito aos foliões, foi a vez da Banda Palace, que ficou no palco da Praça de Eventos da Rua da Praia, até às 4h da madrugada, animando as mais de 15 mil pessoas presentes na Rua da Praia.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Instituto Verdescola promove desfile de Carnaval na Vila Sahy


São Sebastião - Na tarde de sexta-feira 12, o Instituto Verdescola realizou um desfile de Carnaval para aproximadamente 70 crianças na Vila Sahy, situada em Barra do Sahy, na Costa Sul de São Sebastião.
A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura, uma das parcerias da ONG, e teve por objetivo promover a integração entre os grupos da unidade. “A ideia é fazer com que seja despertado o olhar deles sobre a história da vila, dos migrantes que estão no local e valorizar a cultura de cada Estado”, esclareceu a professora Adeli Canário.
Antes do desfile, a criançada não escondia a ansiedade. “Nunca desfilei como porta-bandeira. Ensaiamos bastante e acho que vai dar tudo certo”, falou a pequena Rafaela Freitas, 10.
A apresentação da pequena porta-bandeira agradou os moradores da vila. “Está lindo, maravilhoso e é importante ter eventos assim para as crianças se divertirem”, observou a doméstica Sandra Silva Santos, 32, de Coaraci, na Bahia, e que há 14 anos reside no local.
De acordo com ela, a iniciativa da ONG é muito válida, pois oferece uma opção a mais aos alunos. Ela enfatizou o fato de ter uma filha única. “Em casa minha ela fica sozinha. No Verdescola fica com outras crianças e aprende coisas importantes para o futuro dela”, afirmou Maria das Graças, funcionária da creche de Barra do Sahy.
Com o enredo sobre a migração, os foliões mirins desfilaram pelas principais ruas da comunidade, passando também pela Vila Mosquito, com fantasias confeccionadas de material reciclável.
O Carnaval da Vila Sahy foi aberto pelos alunos do instituto pela segunda vez. Para a professora Gracinda Nogueira houve uma evolução. “Neste, tivemos carro de som, mais fantasias e principalmente o envolvimento das crianças em todo o processo de preparação do desfile”, enfatizou.
O evento contou com a presença da presidente da entidade, Maria Antônia Magalhães Civita, que acredita na união de esforços para ajudar a transformar a realidade das pessoas.
O instituto Verdescola atende na Vila Sahy mais de 300 pessoas entre crianças, adolescentes e adultos. No local, são oferecidas atividades voltadas para a conscientização socioambiental, além de aulas de Português, Inglês, Informática Pedagógica, Matemática, Arte Ambiental, Capoeira, Música, Ballet, Hip Hop, entre outras disciplinas.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



20º Carnamar reúne centenas de embarcações nas águas de São Sebastião


São Sebastião - Um domingo de sol forte em São Sebastião marcou a passagem de mais um Carnamar, tradicional evento marítimo que reúne uma enorme quantidade de embarcações de todos os tipos para comemorar o Carnaval.
Em sua vigésima edição, o Carnamar mais uma vez trouxe uma multidão às areias da Praia do Arrastão, na região central da cidade. Enquanto aguardavam a chegada dos barcos, os banhistas se divertiam com as brincadeiras lideradas pelos dançarinos Fred Pereira, Daniele Rocha e Antoni Coelho, que não deixaram ninguém parado durante toda a tarde.
Uma das competições foi a de Miss Carnamar, e a candidata de Guaratinguetá, Gabriela Guedes, levou a melhor esbanjando simpatia e muita dança. Além da medalha de participação, a premiação também contou com uma faixa, chapéu, jantar, vales consumação em danceteria e tratamentos estéticos. O mister Carnamar, Flávio Araújo de Carvalho, veio de São José dos Campos para prestigiar o Carnaval de São Sebastião e saiu vitorioso.
Já nas águas, centenas de barcos, lanchas, escunas e jet-skis seguiram em um percurso pelo canal de São Sebastião esbanjando alegria e criatividade. Embarcações como “Fogosa”, “Tudo de bom” e “Benzinho”, levaram um festival de cores ao mar, decorados com bexigas, fitas e muito brilho.
Homenagens a São Luiz do Paraitinga e à Copa do Mundo na África foram alguns dos temas lembrados pelos foliões, que não deixaram a desejar na decoração e nas fantasias. Missão difícil para os jurados, tamanha a variedade de opções. A monitora de teatro Ana Maria Sierra Marques, o carnavalesco e artista plástico Reinaldo Vasques e o decorador Isaías Ribeiro também acompanharam o grande comboio.
De volta à Praia do Arrastão, o prefeito Ernane Primazzi, a primeira-dama Roseli Trevisan e demais autoridades, presentes desde o início do evento a bordo do barco “Imperador” iniciaram a premiação geral. A embarcação melhor enfeitada foi a “Mama Thai”, com o prêmio de R$ 700,00. Foi contemplada com o mesmo valor a embarcação “Maria Clara”, como a mais animada. Já o jet-ski melhor enfeitado foi “D Boa”, seguido da premiação da marina com maior número de inscrições, Le-mar Náutica. A quinta premiação ficou para o folião mais animado, João Paulo de Souza, do Pontal da Cruz. “É a primeira vez que participo do Carnamar, pois morava em São Paulo e estou a pouco tempo na cidade. Adorei o evento e fiquei muito feliz com o resultado!”, comemorou.
O 20º Carnamar, realizado pela Prefeitura de São Sebastião com o apoio da Associação Comercial e Empresarial da cidade, teve como parceiros a Bella Fisio Beleza e Saúde da Mulher, lojas Pixi, Dona Henry, Odara e Meninas Shop Calçados, além do Restaurante Athenas, danceteria Capitão Rosa, Disk Pizza do Italiano e Academia Balsi.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Acadêmicos de São Francisco é a campeã deste carnaval


São Sebastião - Com total apoio da Prefeitura der São Sebastião, pelo segundo ano consecutivo, a Acadêmicos de São Francisco é a campeã do Carnaval 2010, com 297,9 pontos.
A apuração aconteceu na tarde desta segunda-feira, 15, nas dependências da Videoteca, com a presença dos diretores de cada Escola de Samba participante, imprensa e carnavalescos.
Fundada em 1991, atualmente presidida por Luiz Fernando Fortunato, o Peixe, a vencedora levou à Avenida da Rua da Praia 450 foliões divididos em cinco alas e três carros alegóricos.
Sob o enredo “São tantas as emoções”, composto pelo próprio presidente, os 60 integrantes da bateria, sob o comando do mestre da bateria Marcos Vinícius de Souza, o Parafina, agitaram as arquibancadas com a animação do carnavalesco Newton Oliveira, do puxador Júlio César de Souza, Josué Fortunato, Luiz Cláudio e Alexandre, o Xaxá.
A última escola a entrar na Avenida teve como porta bandeira e mestre salas o casal do Águia de Ouro, da capital paulista, Alex Sandro e Lyssandra Groopers; e teve em praticamente todos os quesitos a nota máxima (10,0).
Para o presidente da Asec (Associação Sebastianense das Entidades Carnavalescas), Eli Roberto de Santana, todo o desfile aconteceu dentro do esperado, com planejamento e organização. “Pena que a X-9 tenha sido desclassificada”, conta Santana, se referindo a Escola de Samba que foi desclassificada por atraso, pois não entrou na Avenida na hora marcada para o início de seu desfile. “Mas fora esse imprevisto, sabemos que as Escolas de Samba tratam seus quesitos com muita seriedade e profissionalismo, o que vem como resultado nas apurações”, finaliza.
Já o presidente da Acadêmicos de São Francisco, Luiz Fernando Fortunato, afirma que a idéia é continuar mantendo o nível da Escola. “Este resultado é consequência de todo um trabalho realizado, em equipe”, enfatiza.
Em segundo lugar ficou a Mocidade Independente da Topolândia, com 286,9 pontos e em terceiro a Gres Ki-Fogo, com 282,8 pontos. Já a Grêmios Recreativos X-9, do Canto do Mar, foi desclassificada, por atraso.
As escolas campeãs desfilarão na “Terça-Feira Gorda de Carnaval”, a partir das 21h na Rua da Praia.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Banho da Dorotéia atrai milhares de foliões em Boiçucanga


São Sebastião - No domingo 14, o tradicional Banho da Dorotéia atraiu milhares de foliões em Boiçucanga, na Costa Sul de São Sebastião.
Com apoio da Prefeitura e o Boissucanga Futebol Clube, os carnavalescos foram animados pelo bloco “Vai Quem Quer”. A concentração ocorreu na Praça da Alegria com a presença de um caminhão pipa que jogou vários jatos d’água nos foliões para refrescar o forte calor.
O vice-prefeito Wagner Teixeira e o secretário de Saúde, Aldo Pedro Conellian, prestigiaram a folia, a qual contou ainda com a participação do diretor das Regionais Costa Sul, Hiram Danese.
Antes de percorrer algumas ruas do bairro, os organizadores premiaram com troféus as melhores fantasias nos quesitos: originalidade, criatividade e luxo. Em seguida, as “Dorotéias” – homens trajados de mulher – saíram em direção à praia para tomar o famoso banho de mar e fazer jus ao nome da festa.
A edição deste ano foi considerada como uma das melhores pelo público. “Achei muito bacana, com muita gente e um público bem selecionado. Há 30 anos não perco o Banho da Dorotéia”, disse a advogada Silvana Belmont, 46, de Guarulhos. A tradicional festa também surpreendeu alguns turistas que visitavam a praia de Boiçucanga pela primeira vez. “Nunca vi e achei maravilhoso os homens vestidos de mulher. Eles são bem animados”, falou o analista Diego Souza, 24, residente em São Bernardo do Campo e estava acompanhado da namorada e técnica de seguros Daniele Godói, 25, que fez questão de destacar a beleza da região. “Aqui é um lugar lindo, tranqüilo, com belas paisagens e um maravilhoso pôr-do-sol”.
Criada pelos caiçaras Arlindo de Mattos e Rosária Conceição de Mattos, conhecida como Loira, morta há pouco mais de um ano, esta festividade ocorre há mais de 30 anos em Boiçucanga. Para a organização, o Banho da Dorotéia de 2010 foi um sucesso.
O evento teve a colaboração das Secretarias das Administrações Regionais e de Segurança Urbana, através da Divisão de Tráfego e Guarda Civil Municipal, além da Ecopav Soluções Urbanas e Polícia Militar.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Banda “Como Antigamente” toca para foliões em Maresias


São Sebastião - Na última sexta-feira 12, a banda “Como Antigamente” tocou várias marchinhas para os foliões em Maresias, na Costa Sul de São Sebastião.
Realizado pela Prefeitura, por meio Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), a apresentação da banda inicialmente percorreria as ruas do bairro tendo como ponto inicial a Praça Internacional do Surf. Entretanto, devido ao intenso tráfego na avenida Francisco Loup os organizadores – entre eles a vereadora Solange Rodrigues – decidiram escolher a Rua do Forno, situada no Sertão de Maresias, para a banda tocar em ponto fixo.
Com seis integrantes pertencentes à Bamuss (Banda Marcial Municipal de São Sebastião), o grupo “Como Antigamente”, regido pelo músico Ricardo Ramalho, começou a tocar por volta das 21h.
De acordo com a Sectur, a banda fez um carnaval literalmente como antigamente. O objetivo é realizar o resgate da cultura tradicional, com envolvimento das Oficinas Culturais. A iniciativa agradou aos presentes. “Sempre venho a Maresias, mas é a primeira vez que passo o Carnaval aqui e achei muito interessante o conceito de Carnaval de Rua com marchinhas antigas para reviver a cultura popular”, avalia o comerciante Juliano Moreira da Silva, 33, morador em Bragança Paulista (SP).
A folia contou com a colaboração da Somar (Sociedade Amigos de Maresias), Sesau (Secretaria de Saúde), GCM (Guarda Civil Municipal), Ditraf (Divisão de Tráfego) e Polícia Militar.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Os foliões mirins invadiram a Praça do Coreto, no Centro Histórico de São Sebastião, nas matinês promovidas pela Prefeitura ao som da banda Nova Era.


São Sebastião - A programação da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), prevista para terminar na próxima terça-feira 16, com o concurso de fantasias, tem sido um sucesso entre as crianças; mas não são apenas os baixinhos que se divertem ao som das antigas marchinhas carnavalescas. Pais, avós, tios, primos e amigos se divertem juntos num programa para toda a família.
No sábado 13, e na segunda 15, o movimento na pracinha foi modesto, com aproximadamente 80 pessoas em ambas as matinês, as quais pularam por quase três horas. Porém, no domingo 14, cerca de 200 pessoas fizeram a festa, com grande parte das crianças fantasiadas.
As tradicionais fantasias não faltaram a exemplo dos pierrôs, colombinas, odaliscas, piratas, bailarinas, fadas, havaianas e baianas. Não faltaram os super-heróis como Batman e o Homem Aranha para deixar a folia ainda mais divertida. Oncinhas, Pedritas e Bambans, além do Harry Potter e um faraó também marcaram presença.
Igualmente presentes, funcionários da Sesau (Secretaria de Saúde) e do Instituto Acqua aproveitaram o momento para distribuírem folhetos informativos sobre DST/Aids e Dengue. O bem estar dos foliões ficou por conta da Polícia Militar que enviou ao local uma equipe formada por cinco policiais.
Já na Enseada, na Costa Norte do município, as crianças se divertiram ao som da banda D2 no sábado e no domingo, das 15h às 20h, na Praça João Eduardo de Moraes, junto à quadra do bairro.
Em parceria com a Ambe (Associação de Moradores do Bairro da Enseada), foram distribuídos confetes, serpentinas, colares e apitos para a diversão dos pequenos que se protegiam do forte calor abrigados no CAE (Centro de Apoio Educacional).
As marchinhas, as brincadeiras e a rua toda decorada serviram para atrair não somente as crianças, mas também os adultos que passavam pelo local e aproveitaram para cair na folia.
(Fonte:DIVULGAÇÃO)



São Sebastião reforça serviço de Pronto Atendimento no Carnaval


São Sebastião - Para atender a demanda dos serviços de saúde durante os dias de Carnaval, que chegam a triplicar nesta época, São Sebastião tomará medidas para reforçá-los, em uma parceria entre a Prefeitura e o Instituto Sollus.
Nos dias de folia, haverá suporte de cinco ambulâncias, com bases na Enseada, Centro, Boiçucanga, Juquehy e Maresias - cujo Posto de Saúde terá, nas noites de sábado, domingo e segunda, plantões com médico, enfermagem e auxiliar, recepcionista e auxiliar de serviços gerais em período integral. Para o Pronto Socorro Central e o Pronto Atendimento de Boiçucanga, os plantões contarão com quatro médicos.
Na Rua da Praia, haverá o Posto de Atendimento montado em frente à Dersa. A estrutura contará diariamente com médico, enfermagem e auxiliares, além de funcionários dos setores de limpeza e administrativo.
Oito leitos estarão disponíveis para atender as ocorrências mais simples, como intoxicação alcoólica, por exemplo. Além destes, um leito de observação, destinado a emergências como ferimentos por agressão, cortes, crises hipertensivas, convulsivas, casos de diabetes, entre outros.
A equipe da Central de Atendimento e Controle a Emergências Médicas, o Cacem, também estará na Rua da Praia com uma ambulância, motorista e auxiliar de enfermagem, o que irá minimizar os atendimentos do Pronto Socorro Central. “Chegamos a atender até 20 casos por noite. Para isso, contaremos com 11 funcionários, além dos 19 profissionais do Cacem que trabalharão em plantão de 24 horas”, explicou André Luiz da Silva Leandro, coordenador dos serviços de emergência.
O Carnamar contará com o serviço de atendimento com dois auxiliares de enfermagem, um socorrista e um motorista socorrista de plantão no local.
Toda a medida visa a atender o aumento de consultas, que chega a quase 50% somente no Pronto Socorro Central. Os principais atendimentos deste período, segundo o médico Luiz Francisco Moreira Corrêa, diretor de Urgência e Emergência da Unidade Central, são causados por excessos. “A maioria é resultante do consumo excessivo de álcool, que é um facilitador da agressividade das pessoas umas com as outras, além de fazer com que sofram e causem acidentes automobilísticos e ainda afogamentos e transgressões diversas”, ressaltou Corrêa.

Dicas

O médico ainda recomenda que os foliões façam uma auto-análise antes de saírem de casa, para pensarem no Carnaval como dias de diversão. “As dicas básicas são sempre válidas, principalmente para esta época. Então, se beber, não dirija. Utilize sempre o protetor solar, evite exposição excessiva ao sol e comidas gordurosas ou com maionese, pois aumentam a chance de gastroenterocolites (vômito, diarréia, desidratação e até hepatite) causadas por vírus ou bactérias encontrados também em bebidas, alimentos e águas contaminadas. Acreditem nos avisos de praias impróprias e aproveitem o carnaval”, finalizou.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



São Sebastião intensifica ações de combate à dengue no Carnaval


São Sebastião - Em virtude das altas temperaturas do verão, a Prefeitura de São Sebastião, preocupada com a incidência do mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti, iniciou uma campanha maciça de conscientização à população no combate à doença. As chuvas, também decorrentes do período, colaboram para a reprodução do mosquito, que se desenvolve em água limpa e parada.
A Secretaria de Saúde (Sesau) orienta e alerta a comunidade para adotarem recursos simples, porém bastante eficazes para evitar que a dengue se alastre. Os focos de maior dificuldade no combate são as caixas d’água, calhas, tonéis e depósitos de água, além da sucata acumulada nos próprios quintais, como copos plásticos, garrafas viradas para cima, entre outros.
Uma questão importante são os turistas ou inquilinos, que quando voltam para suas cidades de origem muitas vezes não se recordam de limpar suas casas, que podem vir a se tornar criadouros e posteriormente ficarão fechadas no resto do ano.
“A participação da população é essencial para combater este perigo junto à equipe da dengue, que não medirá esforços em evitar a proliferação do mosquito”, alerta a diretora do departamento de Vigilância em Saúde da Sesau, Lidiomar Conelian de Oliveira. Segundo a Sesau, as equipes também distribuirão saquinhos de lixo para os motoristas e panfletos explicativos.
Lidiomar cita ainda alguns dos sintomas da doença. “Quem apresentar dor nos olhos, dor no corpo, febre alta e possível coceira ou vermelhidão deve procurar o posto ou unidade de saúde mais próxima”, reforçou.

Dicas de combate à dengue

-Mantenha as garrafas vazias sempre de cabeça pra baixo e não deixe copinhos plásticos ou qualquer tipo de sucata acumulando água, como latas ou potes. Jogue tudo em sacos plásticos ou em lixeiras bem fechadas, fora do alcance de animais.
-É importante não deixar que a água da chuva se acumule sobre a laje e manter as calhas sempre limpas, sem folhas ou galhos. Os tonéis e barris de água também devem ficar bem tampados.
-Dentro de casa, fique de olho nos ralos sem uso e jogue sal ou água sanitária. Lave bem os bebedouros de aves, cães e gatos com escova, trocando sempre a água.
-Pneus velhos devem ser mantidos em lugares secos e cobertos. Aqueles que não serão mais usados devem ser furados para escoar a água. Os pratinhos dos vasos de planta devem ser limpos ou preenchidos com areia.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Bloco carnavalesco animará foliões em Paúba


São Sebastião - No próximo sábado, 13, os foliões do bairro de Paúba, localizado na Costa Sul de São Sebastião, serão animados por um bloco carnavalesco da Associação de Moradores de Paúba. A concentração será em frente à Igreja Católica.
Organizada pelos moradores e veranistas, a iniciativa tem apoio da Prefeitura e AmoPaúba (Associação de Moradores de Paúba), que foi reativada recentemente e também oferecerá aos foliões, no domingo, 14, a partir das 16h, uma oficina para que os jovens e crianças confeccionem máscaras e fantasias de Carnaval. Em seguida, às 19h, será realizado um baile de Carnaval com músicas tradicionais, confete e serpentina, até às 22h.
De acordo com a entidade, para reduzir o consumo de descartáveis e evitar o desperdício de bebidas, será vendida uma caneca a preço de custo e os carnavalescos poderão reabastecê-la com refrigerantes (crianças e adolescentes) e cerveja para os adultos.
O bloco carnavalesco também se reunirá na segunda-feira, a partir das 22h, no mesmo local.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Mais de 5 mil foliões curtem a primeira noite do Carnaval em Boiçucanga


São Sebastião - A abertura oficial do Carnaval em Boiçucanga, na Costa Sul de São Sebastião, registrou a presença de mais de 5 mil foliões no último sábado 13.
O prefeito Ernane Primazzi e primeira dama Rosely Trevisan compareceram ao evento, que teve, ainda, a participação da Corte Momesca. O vice-prefeito Wagner Teixeira, a secretária de Meio Ambiente Traud Rossi e o deputado federal Edson Aparecido também prestigiaram a festa.
Antes de iniciar o baile carnavalesco, o prefeito desejou ao público presente quatro dias de muita alegria e respeito ao próximo. Ele disse ainda ser este o ano de colher o que foi plantado em 2009. “Em breve estaremos aqui para uma grande festa de lançamento da construção do Hospital da Costa Sul, mais precisamente, em Boiçucanga”, afirmou.
Já o vice-prefeito declarou ser gratificante participar do atual Governo na realização do Carnaval e enfatizou o trabalho árduo realizado pelo prefeito para cumprir as promessas de campanha. Segundo Teixeira, há um pacote de obras para ser lançado na região. “A atual Administração não é feita só de festas, mas de empenho e dedicação para levar qualidade de vida à população”, salientou.
Quem também se manifestou foi o deputado federal. “O prefeito Ernane tem lutado bastante para melhorar a cidade. Ele vai a Brasília em busca de recursos para a saúde e educação e isso é fundamental para os habitantes”, disse Aparecido.
Logo após a abertura do Carnaval, por volta das 23h, os moradores, veranistas e turistas começaram a ser animados pelo som da banda Swing Nagô, que tocou vários estilos musicais como axé, pagode, samba, entre outros.
A apresentação dos músicos e suas bailarinas agitaram aos foliões. “Isso aqui nunca pode acabar porque é bem animado. Esse palco não pode acabar”, falou o técnico em telecomunicações residente na capital paulista Pedro Delfino da Costa Junior, 52.
O baile carnavalesco vai até a próxima terça-feira 16, e tem apoio da Secretaria de Segurança Urbana, através da Divisão de Trafego, Guarda Civil Municipal e Defesa Civil, além da Polícia Militar. Ainda na terça, a Prefeitura realizará no local, a partir das 17h, matinê para a criançada com a banda Nova Era.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Muita diversão e alegria marcam a folia de Carnaval do Projeto Garoçá


São Sebastião - Na tarde desta sexta-feira (12), crianças e adolescentes do Projeto Garoçá se divertiram em sua festa de Carnaval, realizada no Centro Comunitário do Jaraguá “José Luiz Estevão”, o “Azulão”, na costa Norte de São Sebastião.
Depois de se deliciarem com lanches e sorvete na sede do Projeto, os alunos fizeram uma caminhada até o Centro Comunitário para começar a agitação. Além do desfiles de fantasias, confetes e serpentinas se espalharam por toda a quadra do Jaraguá, que ficou pequena para tanta folia.
De acordo com a coordenadora do Garoçá, Adriana Teresa Romão, os alunos passaram por gincanas e recreações antes da volta às aulas, que incluíram a produção de máscaras, chocalhos, coroas, colares e inúmeras vestimentas de Carnaval para serem usadas no grande dia - todas feitas de sucata trazida de casa pelos alunos. A sensação das fantasias ficou por conta da “roupa de mergulhador”, feita de saco de lixo, garrafa pet, cano de plástico, elásticos e tampinhas de garrafa.
A secretária do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), Roseli Trevisan, prestigiou o evento e ainda participou das brincadeiras, regadas a muita música e às tradicionais marchinhas. “É um barato. Eles mesmos produzem suas fantasias com muita criatividade e fazem de tudo com muita animação”, comemorou.
O Projeto Garoçá, ligado à Setradh, atende diariamente 140 alunos entre 7 e 14 anos, com atividades educativas, recreativas e com foco no reforço escolar.

Folia também para a melhor idade
No final da tarde, foi a vez da melhor idade cair na farra, com o Baile de Carnaval do Projeto “Valorizando a Pessoa Idosa”, que contempla aqueles com mais de 60 anos, geralmente de baixa renda, com o objetivo de proporcionar um apoio a mais nesta etapa da vida, com o cultivo de amizades em um espaço de lazer.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Alckmin assina convênio para IPT avaliar áreas de risco em São Sebastião


São Sebastião - O secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, assinou nessa semana um convênio entre o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), órgão ligado à sua pasta, e o município de São Sebastião, para a realização de convênio que vai permitir um minucioso levantamento sobre as áreas de riscos existentes no município.
O vereador Paulo Henrique Ribeiro Santana (PDT), o “PH”, esteve reunido com Alckmin em São Paulo para tratar sobre o assunto. O secretário havia informado que o prefeito Ernane Billoti Primazzi (PSC) havia acabado de sair de seu gabinete para assinar o convênio. Em janeiro deste ano, “PH” havia encaminhado um requerimento ao prefeito solicitando informações sobre a possibilidade de assinatura da proposta. A propositura foi aprovada por unanimidade.
O vereador lembra que o órgão já possui um convênio com o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, que propicia a realização de estudos das áreas de risco em municípios semelhantes a São Sebastião, que também possuem encostas.
Uma das áreas que serão alvo dos levantamentos será a travessa Itajuíbe, no bairro Itatinga, região central de São Sebastião, onde foi registrada uma morte devido a um desmoronamento de terra após fortes chuvas. À época, a Defesa Civil desocupou seis imóveis localizados próximo ao deslizamento.
Segundo o vereador “PH”, após a assinatura do convênio, o IPT deverá agendar visitas ao município para o início do levantamento. No entanto, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento não divulgou o início dos trabalhos.

Fatec

Ainda durante a reunião com o secretário Alckmin, o vereador “PH” manteve conversações sobre a possibilidade de se promover cursos profissionalizantes na área da indústria naval em São Sebastião. O empresário Edson Moraes, da empresa MM Serviços, acompanhou o parlamentar para avaliar detalhes técnicos da proposta. Estiveram integrando a comitiva o professor universitário Ricardo Zöllner Holmo e o deputado estadual José Bittencourt (PDT).(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

NOTA DE PESAR

Ubatuba - É com extremo pesar que a Associação Comercial de Ubatuba comunica o falecimento de Regis Carvalho de Bueno, ocorrido neste dia 15, aos 52 anos.
Regis é proprietário da Regis Sistemas.
O velório está sendo realizado na Funerária Litorânea e o enterro ocorrerá hoje, ás 14h00 no Cemitério do Ipiranguinha.
Lamentamos muito e oferecemos aos familiares e amigos nossas sinceras condolências, bem como nossos mais estimados préstimos.
Recebam nesta hora difícil nosso abraço de afeto, carinho e solidariedade.
(Fonte: ACIU)



Presidente do Codivap acompanha anúncio de programa para famílias desabrigadas em São Luiz do Paraitinga
O governador José Serra anunciou o Programa “Novo Começo”, no qual moradores desabrigados pela chuva receberão uma parcela de R$ 1 mil para atender as necessidades decorrentes da situação de vulnerabilidade temporária em que se encontram


Ubatuba - O prefeito de Ubatuba e presidente do Codivap (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte), Eduardo Cesar, acompanhou a ida do governador de São Paulo, José Serra, a São Luiz do Paraitinga, nesta sexta-feira, 12. O objetivo da visita do governador foi anunciar, junto à prefeita Ana Lúcia Bilar Sicherle, o programa de apoio para as famílias desabrigadas devido à chuva que atingiu o município.
“Nestas horas, não só como presidente do Codivap, mas como prefeito de uma cidade da mesma região, é necessário estar presente e mostrar que estamos à disposição. No início do ano estivemos em contato com a prefeita Ana Lúcia e agora pudemos acompanhar de perto o esforço do Governo do Estado em recuperar as cidades atingidas pelas fortes chuvas deste ano”, afirmou o presidente do Codivap.
O governador José Serra realizou a entrega de cheques no valor de R$ 900 - referente a três meses de R$ 300,00 de auxílio-moradia - para 308 famílias de São Luiz do Paraitinga. Para isso, foi assinado um convênio entre o secretário estadual de Habitação, Lair Krähenbuhl e a prefeita de São Luiz do Paraitinha, Ana Lúcia Bilar Sicherle.
“Viemos aqui prestar contas do que está em andamento hoje através do Governo do Estado. São Luiz condensa o que temos procurado fazer em no Estado de São Paulo, nas cidades afetadas pelos temporais. Fazendo um balanço ao longo deste período, nós concluímos que precisávamos reforçar a ajuda às famílias”, disse o governador. Além do auxílio-moradia emergencial, os beneficiários receberão, através do Programa “Novo Começo”, uma parcela de R$ 1 mil para atender as necessidades decorrentes da situação vulnerável em que se encontram. A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) atuará como agente operador do programa. O auxílio mensal no valor de R$ 300,00 será repassado pelo período que durar o estado de calamidade pública na cidade ou até que as famílias possam voltar para suas casas ou ainda forem remanejadas para novos imóveis. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)
 

 

 

 

Cine Porto - tel 3833-2066
Semana de 12/02 a 18/02/2010

"XUXA em "O MISTÉRIO DE FEIURINHA"

Comédial!!!!
Ás 15:20hs

"AMOR SEM ESCALAS"

Comédia dramática !!!!!
C/ George Clooney (Concorre a 6 "OSCAR")
Ás 17:10 hs - 19:20 hs.

"A V A T A R"

Recordista de Bilheteria!!!!
Ganhador do Globo de Ouro!!!!
ás 21:20hs

Poesia Topo

Anuncie

Haikai

Manhã de verão
galinhas conversam asneiras
enquanto ciscam sob as bananeiras.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Carnaval da vergonha na Praia do Lázaro!

Prezado senhor.....Tenho casa no Bairro do Lázaro há mais de 30 anos e abri uma Pousada no mesmo bairro há dez anos, para morar na cidade que tanto gosto.Sempre paguei meu IPTU religiosamente em dia e agora pago TODAS as taxas e impostos da referida pousada.Não faço nada mais que a minha obrigação, não?
è o que penso também!
Agora gostaria muito de saber o que nosso bairro recebe em troca? Por que pagar tantos impostos e não ter absolutamente nada em troca????????????
Esse ano nosso Carnaval foi um fracasso...nossa praia está completamente abandonada, esgotos correm a ceu aberto formando poças imensas de aguas poluidas e fétidas que desembocam diretamente na praia...Não entendo Sr.? como um bairro com o maior polo empregatício (Saco da Ribeira) gerando tanto lucro á prefeitura tem tão pouca importancia e atenção! Veja por favor que a sabesp (chamada já por várias vezes) não conserta os canos estourados em nossas ruas....não me atrevo a falar do estado das mesmas ....cheias de buracos, remendos mal feitos que logoos remendos de asfalto se esfarelam tornando a fazer crateras onde os carros tem que passar acabando com qualquer amortecedor.....
Por favor Sr.? saia um pouquinho de seu "trono" e venha dar uma olhada em tão sofrido bairro! è impossível que não possa ser feito absolutamente nada pelo Lázaro! Venha Sr ? antes que seja tarde, pois costumo dizer que fiz a coisa certa (A Pousada) no lugar errado.....o que é uma grande pena!

Graça Regina Sampaio Provazi
Pousada Vivenda do Flamboyant
Praia do Lázaro-Ubatuba-SP

 

O coração de Ubatuba quer bater de verdade.

Será que é somente ganhar votos?
Será que é somente fazer discursos bonitos?
Será que as promessas não devem ser cumpridas?
Será que é somente ser a Capital do Surfe?
O que é amar e viver por Ubatuba?
A saúde de nossa cidade é precária e isto é fato, pouco a pouco vamos perdendo toda a crediblilidade em sermos socorridos. E nossos entes querido se vão.
Então eu digo...
O postinho da Maranduba pede socorro e nós, pedidos de Misericórdia e Clemência, é uma obra boa, mas precisa de estruturas, capacidade e recursos para atender a população local em caso total de Urgência e Emergência. Dando-lhes a chance de pelo menos chegarem vivas até as cidades mais próximas.
Será que é muito ter uma sala como a do PS de Ubatuba?
Será que é muito ter uma ambulância UTI?
Será que é muito pedir um profissional na aréa da saúde que olhe com mais respeito um paciente?
Será que é muito ter um enfermeiro capacitado, que tenha pelo menos um olho clínico?
O que eu presenciei no dia 7 de fevereiro agora, marca profundamente os meus sentimentos. Meu irmão e único irmão...
Ali na presença de um Dr. que se dizia médico há 30 anos, queixando-se de dores fortes no braço esquerdo, enquanto que o Dr debochava de seu quadro, falando que tudo não passava de peti de bicha que tem medo das agulhas.
E pasmem já estava o vendo pela segunda vez, ambulância do lado do postinho.
Será que era só pra enfeite?
Será que ele não queria estragar a programação dele de domingo, fazer nada, deitar-se no quarto de pernas pro ar?
O tal DR formado há 30 anos o manteve ali, a mercê da falta total de recursos para a sua sobrevivência e o hipócrita ainda batia no peito e dizia:
_Não se preocupe está tudo sob controle, controle do que de esperar a morte?
E ainda zombou de seus colegas de trabalho dizendo serem moleques, talvez estes moleques récem formados estariam com mais afinco de mostrar serviço.
Quando ele decidiu trabalhar era tarde demais, suas manobras para tentar salvar a vida do meu irmão foram em vão, seu juramento de prestar socorro foi pro lixo e junto a sua soberba.
Será que médico chora pra salvar um paciente, pois foi assim que este Dr adentrou a sala para socorrê-lo.
E um rapaz de 24 anos, começando a vida, cheio de sonhos e planos, amigos de verdade e uma família que o amava, faleceu e junto todos nós. Seu coração não aguentou tanta medicação que lhe foi ministrada para encobrir a descaso do DR.
Aí sim ele lembrou daquela ambulância ali parada, colocou o corpo do meu irmão dentro e o trouxe para a cidade.
Aqui no PS meu irmão foi atendido por um médico de verdade, que ama o que faz, tentou, tentou, mas o seu coração não voltou. Por que será né Dr de 30 anos de medicina?
Agradeço a este médico que quis trazê-lo de volta.
A você Dr de 30 anos de medicina peço um remédio pra aliviar esta dor, este vazio, esta saudade, o corte que você abriu em meu peito e de todos que amava Caio, nenhuma sutura irá fechar.
Se existe um remédio por favor nós receite.
Aprenda a ser mais humano e trate seus paciente com mais apreço, como eu disse na porta da Santa Casa, você estudou pra ser médico, Deus te deu o dom pra salvar vidas e o que você fez...Bom isto só você tem a resposta.
Bom Eduardo, voto é secreto e os meus dois votos foram seus, vamos amar Ubatuba sim, mas de uma forma que seja benéfica a todos. Agradeço os seus sentimentos e nós sabemos que você pode e tem capacidade para realizar melhorias e equipar aquele postinho da Maranduba.
Agradeço também a pessoa Rogerio Frediani, por nos dar apoio num momento de tamanha dor.
E você Caio, continurá vivo dentro do nosso coração, que a sua morte não seja em vão...
Familiares e amigos estaremos torcendo para que algo seja feito, para que outras pessoas não sejam vitímas como você.
Deus é a nossa força maior neste momento...


NOTA DE PESAR


Em plena tarde de domingo de Carnaval, a rua atrás do Tubão estava lotado de carros e de jovens que foram dar a sua despedida ao Maurício, professor do GOC Vestibulares e antigo proprietário do Oficina do Vestibular.
Sentados na frente do velório, os jovens cantavam, declamavam poesias, se abraçavam e alguns choravam enquanto no telão era projetadas fotos de aulas e de situações em que ele aparecia com outros professores, alunos e amigos.
A jovem viúva lembrava a todos que ele passava do lado de lá como sempre viveu e agiu. Como teve morte cerebral, seus órgãos foram doados para que outras pessoas pudessem sobreviver ou ter uma vida melhor.
Não o conhecia pessoalmente. Minha ligação era muito mais dom Dona Zelma Landi, mulher forte que está sempre à frente de causas humanitárias como a Guarda Mirim, o Rotary Clube e a Feira das Nações.
Também com o seu irmão, o conhecido advogado Marcelo Mungioli, que atualmente mora no Rio.
É difícil imaginar a dor e a reação de uma mãe, mesmo sendo forte, que perde seu filho ainda tão jovem e da forma como aconteceu. Talvez seu maior consolo seja a certeza de que uma parte dele sobrevive em cada pessoa que ele ajudou a sobreviver e no papel que ele desempenhou na vida dos jovens de Ubatuba.
Pelo que comentavam, essa foi mais uma vítima da falta de recursos na área da saúde. Tendo passado na Santa Casa na segunda feira, foi dispensado com o diagnóstico de virose. Na quarta, começou a passar mal e seus sintomas se agravaram provocando um AVC, tendo então sido transferido para o Hospital Regional de Taubaté.
Fica a pergunta: como funciona , sem ter um neurologista e outros médicos com condições adequadas para atendimento e diagnóstico,o hospital de uma cidade que chega a receber mais de 300 mil turistas .
Já passou da hora da gente transformar a dor da morte dos nossos entes queridos em força para lutar por melhores estruturas de atendimento na área da saúde. Esta é uma das principais reivindicações que apareceram durante a campanha eleitoral o que mostra que a população sabe onde o calo aperta.


Rui Grilo
ragrilo@terra.com.br


Segunda-Feira de carnaval


Gostaria de deixar aqui a minha indignação em relação a postura adotada pela policia militar na avenida Iperoig na ultima segunda feira (15/02/2010).
Após alguma confusão ocorrida no inicio da avenida, a PM, não conseguindo controlar a situação local, tomou conta da avenida de forma violenta e assustadora soltando bombas de efeito moral e pedindo para que todos os comerciantes fechassem seus estabelecimentos. Pessoas com crianças que passeavam pelo local ficaram apavoradas com medo de ir embora e , ao mesmo tempo, não puderam permanecer nos locais onde estavam pois todos os bares e restaurantes foram fechados.
Aparentemente, não há uma cooperação entre a policia militar e a guarda municipal. Não há também, um local onde as pessoas possam realmente de forma segura e organizada, se divertirem. O carnaval em Ubatuba, infelizmente, não deixará boas recordações. O festival de marchinhas, estas por sinal muito bem elaboradas, merecia maior destaque, uma divulgação muito mais bem feita e uma organização a sua altura. Não foi o que vimos este ano.
A lembrança maior, não só entre os turistas que presenciaram a triste correria da ultima segunda feira a noite mas também entre aqueles que moram na cidade, com certeza não será de uma carnaval como a cidade de Ubatuba merecia, mas sim, de um carnaval mal organizado e com pessoas que infelizmente não estavam preparadas para cuidar de forma civilizada da segurança daqueles que escolheram Ubatuba como destino do Carnaval 2010.

Maria Laura Reis
 

CHARGE

Somos todos iguas, só muda a cor da água



---

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Maranduba  © Valter Ely Marostica

Maranduba
© Valter Ely Marostica

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Uésler Rodrigues (EZZY)

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor