Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-Feira, 26 de Fevereiro de 2010 - Nº 2218 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Colégio Dominique

Região
PALESTRA “A Ópera e o Popular”

Caraguatatuba
Campanha de vacinação da gripe suína começa dia 8

Ilhabela


São Sebastião
Seleção sebastianense de futebol: Prefeitura cadastra jogadores amanhã
Prédios das ESFs estão em situação precária e funcionários trabalham em condições insalubres
Em visita, vereadores encontram mofo, infiltração, equipamentos sucateados, salas sem ventilação e até elevador
sem as portas de proteção. Em Camburi, pacientes aguardam atendimento debaixo do sol forte. Medicamentos estão estocados em paredes mofadas

Ubatuba
Inscrições para curso de informática do Senai terminam no dia 8 de março
Prefeito de Ubatuba recebe novo comandante do CPI-1
Ubatuba recebe posto itinerante de atendimento da Elektro na próxima semana

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Charge

Foto do Dia



 
Notícias da Região Topo

PALESTRA “A Ópera e o Popular”

Região - Neste sábado passado, dia 20, o grupo Ubacunhã, dando início às atividades relacionadas à montagem da ópera popular “As Lavadeiras de Rio e Seus Amores de Mar” de autoria do artista Bado Todão, recebeu na sede do Tamoios Iate Clube, no Itaguá, o maestro Jansen Grininger que proferiu uma palestra abordando de forma objetiva os aspectos eruditos e populares da ópera. Na ocasião, o grupo e convidados puderam debater com o maestro alguns assuntos referentes à cultura popular e possíveis políticas para a cultura local.
Grininger é maestro da orquestra jovem do estado de São Paulo, diretor da Ópera Mato Dentro em Campinas, ponto de cultura mantido com recursos do governo federal e professor da cadeira de música da Unicamp. Atualmente está às voltas também com ensaios e produção da ópera erudita “Viola” de sua autoria.
O evento inaugurou a série de palestras e oficinas que tem por objetivo subsidiar o grupo de cultura popular Ubacunhã de Ubatuba na execução e montagem do projeto “As Lavadeiras de Rio e Seus Amores de Mar” contemplado com o Prêmio Myriam Muniz de Teatro da FUNARTE (Fundação Nacional das Artes) órgão do Ministério da Cultura.
Nos dias 27 e 28 o grupo receberá os profissionais Leandro Medina e Andréa Soares de São Paulo, que ministrarão oficinas de ritmos e danças populares.
O Ubacunhã disponibiliza algumas vagas aos interessados nas oficinas. Informações pelos telefones 3833 3193 ou 9784 5976 com Denise.
(Fonte:DIVULGAÇÃO)
 


Notícias de Caraguatatuba Topo



Noroeste News

Campanha de vacinação da gripe suína começa dia 8

Caraguatatuba - No dia 8 de março começa a campanha de vacinação contra a gripe suína (H1N1). O público alvo são profissionais da saúde, idosos, jovens, gestantes e bebês a partir de seis meses.
A campanha será dividida em quatro etapas. A primeira vai até o dia 19, e irá imunizar os profissionais da saúde, pessoas que estão mais expostas a doença. A segunda será do dia 22 de março à 21 de maio, que será para as gestantes do município.
As crianças entre seis meses e um ano e 11 meses, e pessoas com doenças crônicas, o período de vacinação também começará no dia 22, mas o término será dia 2 de abril.
Entre os dias 5 e 23 de abril, começa a terceira etapa, que será para os jovens entre 20 e 39 anos. E a quarta e última etapa, será entre os dias 24 e 7 de maio, que atenderá pessoas acima de 60 anos, com ou sem doenças crônicas. É importante respeitar o período de vacinação certa.
Mesmo com a campanha de vacinação da gripe, é essencial que a população nunca esqueça da higiene do dia a dia; sempre lavar as mãos; não levar as mesmas para a boca ou para os olhos; evitar o aperto de mão; e sempre esterilizar o ambiente onde trabalha ou se alimenta.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)


 

Leia a Revista da Cidade - Caraguatatuba (Online)


 

Notícias de Ilhabela Topo





Ilhabela -
 

 

 

Notícias de São Sebastião Topo

Chalés Juliamar


Seleção sebastianense de futebol: Prefeitura cadastra jogadores amanhã


São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião realiza amanhã, sexta-feira 26, a partir das 18h30, o cadastro de jogadores de futebol de campo interessados em fazer parte da seleção municipal.
De acordo com o professor Áureo Antonio Rêgo, da Seesp (Secretaria de Esportes), a listagem visa convocar os atletas para os Joguinhos Abertos e também para os Jogos Regionais 2010.
Um dos requisitos exigido dos atletas é ter nascido entre os anos de 1992 e 1994; além disso, eles devem comparecer ao estádio municipal “Otoniel Santos”, devidamente uniformizados com chuteira, meia, shorts e camiseta e munidos do RG ou CPF.
Caso o jogador não disponha dos referidos documentos, deverá apresentar o documento do pai ou responsável.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Prédios das ESFs estão em situação precária e funcionários trabalham em condições insalubres
Em visita, vereadores encontram mofo, infiltração, equipamentos sucateados, salas sem ventilação e até elevador

sem as portas de proteção. Em Camburi, pacientes aguardam atendimento debaixo do sol forte. Medicamentos estão estocados em paredes mofadas


São Sebastião - Moradores dos bairros da Costa Sul de São Sebastião que buscam auxílio nas ESFs (Estratégias Saúde da Família), nova denominação dos PSFs, estão encontrando dificuldades para o atendimento. Alguns prédios apresentam situação precária e muitas vezes oferecem riscos aos pacientes e funcionários.
Durante esta semana os vereadores Paulo Henrique Ribeiro Santana (PDT), o “PH”, e Amilton Pacheco da Silva (PSB), percorreram as ESFs daquela região e encontraram uma série de problemas estruturais. Mofo, infiltração, equipamentos sucateados, salas sem ventilação e até mesmo um elevador sem as portas de proteção foram alguns dos problemas detectados pelos parlamentares.
O caso mais grave foi observado em Camburi. Os pacientes são obrigados a aguardar o atendimento do lado de fora do prédio, debaixo de sol. A fiação elétrica está exposta e as paredes apresentam mofo e infiltrações. Esses dois últimos problemas, mais comuns, foram detectados também nas ESFs de Jóquei, Barra do São e Boiçucanga. “Os funcionários estão trabalhando em condições insalubres”, aponta o vereador “PH”.
Em Boiçucanga o trabalho de atendimento é feito manualmente, já que não existem computadores. O elevador não possui porta de proteção. Quem o utiliza pode colocar as mãos facilmente nas paredes do prédio enquanto ele é colocado em funcionamento. A sala onde são armazenados os medicamentos tem constantes vazamentos e, consequentemente, infiltrações. O problema pode comprometer a qualidade dos medicamentos.
Ainda na ESF de Boiçucanga, um buraco existente em uma das paredes está coberto por um filme de raios-x. Os bancos reservados aos pacientes estão rasgados. O madeiramento do prédio está com cupins. A caixa de força do prédio está completamente enferrujada.
Quem procura atendimento na ESF de Juquehy, antes de enfrentar as condições insalubres, tem que passar pelo barro na porta de entrada. A exemplo dos outros prédios, em Juquehy também há infiltrações e vazamentos na sala de armazenamento de medicamentos.
Para o vereador “PH”, a situação encontrada nas ESFs não condiz com o alto investimento feito pela prefeitura, por intermédio do Instituto Acqua, entidade contratada para gerir as ESFs do município. O contrato está sendo alvo de investigação por parte dos vereadores, que têm dúvidas com relação a alguns tópicos contratuais. Algumas cláusulas não estariam sendo cumpridas. De acordo com o contrato, há médicos recebendo cerca de R$ 15 mil.
O contrato entre a prefeitura e o Instituto Acqua vem sendo alvo de crítica por parte dos parlamentares, que há cerca de 15 dias vêm debatendo a eficácia dos serviços prestados. O Instituto Sollus, contratado pela prefeitura para administrar o Hospital de Clínicas, também vem sendo investigado pelos vereadores.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Inscrições para curso de informática do Senai terminam no dia 8 de março

Ubatuba - Até o dia 8 de março podem ser feitas as inscrições para o curso de Informática Básica do Senai, na escola municipal Governador Mario Covas, no bairro do Ipiranguinha.
As vagas são para jovens de 14 a 17 anos, que estejam cursando, no mínimo, o sétimo ano do ensino fundamental. Para a inscrição, o candidato deve comparecer na escola com o RG, CPF e declaração de escolaridade, de segunda a sexta-feira, no horário das 16 às 18 horas. As aulas terão início no dia 8 de março. Para a turma de adultos, todas as vagas já foram preenchidas. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Prefeito de Ubatuba recebe novo comandante do CPI-1


Ubatuba - Com o objetivo de discutir sobre o trabalho da Polícia Militar na região e as novas tecnologias que estão sendo usadas no dia a dia da segurança pública, o novo comandante do CPI-1 (Comando de Policiamento do Interior – 1), Coronel PM Manoel Messias Mello, foi recebido nesta quinta-feira, 25, pelo prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar.
Também participaram da reunião o vice-prefeito, Rui Teixeira Leite; o chefe de gabinete, Délcio José Sato, o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Cortes e o Tenente Coronel Góes.
Responsável pelo comando da Polícia Militar na região do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, o coronel PM Manoel Messias de Mello tem 49 anos, sendo 30 de trabalho dedicados à corporação.
Durante a visita, o novo comandante falou sobre o operacional da PM nas 39 cidades da região e sobre a necessidade de um estreitamento entre a corporação e os poderes executivo e legislativo dos municípios. “Temos investido em novas tecnologias e não queremos que Ubatuba fique alheia a isso. O Litoral Norte não é isolado e precisamos tratar a questão da segurança pública nesta região como um todo. Para isso é essencial uma boa comunicação com os poderes constituídos”, afirmou o Cel Messias, que adiantou que haverá troca no comando da PM em Ubatuba nos próximos dias.
O prefeito Eduardo Cesar se colocou à disposição para ações em parceria e já determinou que a equipe de governo esteja em constante contato com a PM. “O Cel Messias nos pediu que antecipássemos o planejamento da Operação Verão dos próximos anos. Acredito que seja algo necessário e já nos prontificamos a começar desde já a planejar melhor as ações conjuntas para a época de alta temporada”, explicou o prefeito.

Câmeras de monitoramento

O desejo e a busca pela instalação de câmeras de monitoramento em Ubatuba foi um dos principais assuntos da conversa. O prefeito Eduardo Cesar mostrou sua preocupação com a dificuldade de conseguir recursos para colocar o projeto em prática e contou sua luta para concretizar este sonho. “Estivemos diversas vezes em Brasília na Secretaria Nacional de Segurança Pública e estamos há tempos tentando implantar este sistema em Ubatuba, pedindo ajuda também ao governo estadual e aos deputados que temos contato. Sabemos que seria uma ótima ferramenta para ajudar na questão da segurança pública na nossa cidade”, disse o prefeito.
Já o novo comandante admitiu a dificuldade de recursos da corporação para a implantação do sistema de monitoramento, mas se prontificou a ajudar no que for possível, inclusive com a indicação por parte da PM dos melhores pontos para a colocação das câmeras. “Sabemos que em Ubatuba moram muitas pessoas de bem e queremos trabalhar em conjunto para melhorar ainda mais o ambiente. Para isso pedimos o apoio para ações pontuais da PM”, concluiu o comandante. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Ubatuba recebe posto itinerante de atendimento da Elektro na próxima semana


Ubatuba - Ubatuba recebe na próxima segunda e terça-feira (1 e 2) o posto itinerante de atendimento da Elektro. O posto tem como objetivo informar a população sobre os serviços prestados pela empresa e esclarecer dúvidas sobre contas de luz, débito automático, troca de titularidade e o uso seguro e eficiente de energia elétrica.
O posto itinerante da Elektro em Ubatuba estará na Praça Exaltação Santa Cruz, no centro, das 9h às 16h. Para a realização desse projeto, a Elektro conta com o apoio e parceria da Prefeitura de Ubatuba. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)


 

 

 

Cine Porto - tel 3833-2066
Semana de 26/02 a 04/03/2010

"ALVIM E OS ESQUILOS 2"
Animação!!! Dublado!!!
Ás 17h00

"O FIM DA ESCURIDÃO"
Suspense!!!!! Com Mel Gibson!!!!!
as 19h00 e 21h00
 

Poesia Topo

Anuncie

Cores ao longe

A colina próxima é verde,
a montanha ao longe é azul,
e por mais que a busque
não alcanço a serra azul.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Falta de modéstia é pouco

Lendo a coerente matéria do Sr.Marcos Guerra em “ Aberta a temporada de falta de modéstia em Ubatuba” sobre a falta de noção de alguns comerciantes com relação ao nível dos restaurantes e pousadas de Ubatuba, em comparação a de outras cidade do litoral Paulista , fiquei constrangido ao ter que acreditar, que alguns senhores possam querer comparar a nossa atividade turística, com o profissionalismo que impera nas cidades de São Sebastião e na Riviera de São Lourenço em Bertioga, por exemplo. Me parece que tal comparação é algo cruel, evidentemente não falo do charme e beleza de nossa cidade , mas do caráter amador das nossas relações pr ofissionais. Salvo raras exceções, a falta de capacitação, faz com que o atendimento em Ubatuba seja de baixa qualidade, além de que a nossa cidade não é o “point” do momento .Não posso compreender como por exemplo, um posto de gasolina em pleno carnaval, fecha as dez da noite ou como uma sorveteria retém em uma longa fila, dezenas de clientes, enquanto a caixa sonolenta parece fazer um grande favor ao cliente em poder servi-lo. A contrapartida para um turismo de qualidade é a qualificação de seus funcionários, limpeza e diversificação das ofertas e atividades, alem é claro, de uma infra- estrutura urbana, que permita o deslocamento e a segurança dos seus usuários.

Engº Guaracy Fontes Monteiro Filho


Companheiras e companheiros:


O PT de Ubatuba e o Mandato do Deputado Estadual Simão Pedro tem o prazer de comunicar a presença do deputado em Ubatuba, nessa Sexta-feira, dia 26 de Fevereiro.
Na oportunidade o deputado irá se apresentar aos que ainda não o conhecem e nos falará sobre a conjuntura atual da política no País e no Estado de São Paulo.
O evento será à partir das 20:00min., na antiga sede da Associação Comercial de Ubatuba, na rua dona Maria Alves, 587.
Segue abaixo a agenda completa do deputado em Ubatuba:
-09:00 hs - Chegada a Ubatuba e reunião com comunidade da Lagoinha. Rua Rio Grande do Sul, 45 (casa do companheiro Jaime - 11-7645-1207);
-11:00 hs - Reunião com os quatro quilombos de Ubatuba no Quilombo da Caçandoca;
-17:00 hs - Visita à Igreja do Perequê-Açú e ao Padre da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição;
-18:00 hs - Visita ao Ipiranguinha, na ABAETETUBA (Rua Pacífico, 36 - Entrada pela rua da cascata, na Rua da Padaria Progresso) - 3833-4411 - Carlão
-20:00 hs - Reunião com o PT de Ubatuba, militantes, simpatizantes e população - antiga sede da Associação Comercial de Ubatuba - Rua Dona Maria Alves, 587 - Centro - 9714-0324 (Hércules)
Aos que ainda não conhecem, o deputado estadual Simão Pedro é um dos parlamentares mais atuantes na Assembléia Legislativa Paulista. Sua atuação extende-se da área dos direitos humanos às questões de defesa de quilombos, caiçaras e indígenas, à questão Habitacional e ao desenvolvimento econômico. Seu mandato sempre esteve e está à disposição da população, com respostas rápidas quando solicitado.
Sua atuação junto ao PT de Ubatuba vem de longos anos e se estreitou muito desde as eleições de 2006, sendo que nas eleições municipais de 2008 foi um dos maiores apoiadores da candidatura majoritária do PT (Mauricio Moromizato - prefeito). Foi graças a sua intervenção que obtivemos apoio para o planejamento de campanha, para o desenvolvimento de toda a parte visual dos materiais (nossa famosa história em quadrinhos com o Plano de Governo), bem como na assessoria permanente durante a campanha e no debate na rede Band.
Não perca a oportunidade de vir ao nosso encontro nessa Sexta-feira. Colabore se puder, divulgando para sua lista e avisando quem puder.
Aguardamos você lá.

PT de Ubatuba
Mauricio Moromizato - presidente

CHARGE

---

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Maranduba  © Valter Ely Marostica

Maranduba
© Valter Ely Marostica

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Uésler Rodrigues (EZZY)

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor