Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-Feira, 03 de Março de 2010 - Nº 2221 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Colégio Dominique

Região


Caraguatatuba
Alunos da rede aprovam novo projeto de alimentação escolar
Caraguá recebe primeiro lote de vacinas contra gripe suína
Ciee e prefeitura realizam processo seletivo para estagiários
Cadastro de reserva é válido por um ano; inscrições podem ser feitas na próxima semana
Delegacia da Mulher é exemplo de respeito e apreço em Caraguá
Em parceria com a prefeitura, 235 mulheres recuperaram a dignidade e a auto-estima

Ilhabela
Futuro com Responsabilidade
Paraibuna recebe terceira reunião ordinária da Amprogás
Prefeitura de Ilhabela convoca atletas da terceira idade para disputar os Jogos do Idoso
Semana da Mulher em Ilhabela traz palestras sobre a saúde feminina

São Sebastião
Funcionários públicos poderão receber protetor solar para evitar câncer de pele
Produto passará a ser considerado EPI (Equipamento de Proteção Individual)
Secretaria da Fazenda de São Sebastião faz audiência pública amanhã na Câmara Municipal
Prefeitura de São Sebastião abre inscrições para Corpo de Voluntário de Defesa Civil
Banda Municipal se apresenta em Toque Toque Pequeno
Nota

Ubatuba
Corrida de canoas e muita música no Tamar de Ubatuba
Ação conjunta da Prefeitura de Ubatuba atua no Perequê-Açu e Jardim Samambaia
Trabalho consiste na realização da operação tapa-buraco, pintura de guias, reforma e limpeza de galerias de águas pluviais, entre outros
Prefeito se reúne com comunidade do Vale do Sol e ajuda a definir prazo para fornecimento de água tratada
Primeira etapa do Circuito Ubatuba de Águas Abertas acontece dia 28
Competição terá cinco provas este ano
Caminhada das Mulheres foi adiada devido à previsão de chuva
Quem levar à caminhada um quilo de alimento não perecível ou um pacote de fraldas geriátricas, ganhará uma camiseta e poderá participar do sorteio de brindes e de uma bicicleta
Exame médico das escolinhas de esporte tem nova data
Devido à forte chuva do último dia 25, muitos alunos não puderam comparecer
Prefeitura de Ubatuba dá início ao projeto de georreferenciamento de todo o município
Trata-se de uma moderna ferramenta que, através de imagens de satélite, mapeia a cidade e possibilita atualizações cadastrais e dados sobre ocupação humana e mobiliária, entre outros
Mobilização contra mosquito da dengue acontecerá nesta sexta-feira, 5
Os bairros atingidos pela ação serão Centro e Itaguá. A prefeitura solicita a colaboração dos moradores, no sentido de se adiantar, retirando dos quintais todos os objetos que possam acumular água
Prefeitura conserta danos causados pelas enchentes na Região Norte

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Charge

Foto do Dia



 
Notícias da Região Topo

 

Região -

 


Notícias de Caraguatatuba Topo



Noroeste News

Alunos da rede aprovam novo projeto de alimentação escolar

Caraguatatuba -  O projeto “Acertando os ponteiros – Alimentação certa, na hora certa”, iniciou essa semana e já apresentou ótimos resultados, principalmente entre as crianças. Na próxima segunda-feira (8), o projeto será implantado em mais seis escolas.
O objetivo é adequar o horário e a alimentação do almoço e jantar dos alunos. Entre os pequenos o projeto foi aprovado. “Antes eu nem comia e depois ficava com muita fome. Agora eu como tudo”, disse Mateus, de 8 anos, após terminar o almoço.
Segundo o diretor de alimentação escolar, Manoel Vicente da Silva, além da correção do horário as crianças aprendem, dentro da sala de aula, como se comportarem diante da mesa e de um restaurante. “O trabalho está magnífico”, completou Silva.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)



Caraguá recebe primeiro lote de vacinas contra gripe suína


Caraguatatuba -  O lote de vacinas para a 1ª etapa da Campanha de Vacinação contra a Gripe Suína, que começa no dia 8 de março, já está em Caraguá. Os profissionais da saúde serão as primeiras pessoas imunizadas.
O local de vacina da 1ª etapa será no próprio local de trabalho dos profissionais ou na Unidade de Saúde mais próxima. Não será necessário levar nenhum documento, pois haverá uma lista com os nomes de todos os profissionais que serão vacinados.
A campanha será dividida em quatro etapas. A primeira vai até o dia 19, e irá imunizar os profissionais da saúde, pessoas que estão mais expostas à doença. A segunda será do dia 22 de março à 21 de maio, que será para as gestantes do município.
As crianças entre seis meses e um ano e 11 meses, e pessoas com doenças crônicas, o período de vacinação também começará no dia 22 de março, mas o término será dia 2 de abril.
Entre os dias 5 e 23 de abril, começa a terceira etapa, que será para os jovens entre 20 e 29 anos. A quarta será entre os dias 24 de abril e 7 de maio, que atenderá pessoas acima de 60 anos, com ou sem doenças crônicas. Entre 10 e 21 de maio, será a vez dos adultos de 30 a 39 anos. É importante respeitar o período de vacinação certa.
Mesmo com a campanha de vacinação da gripe, é essencial que a população nunca esqueça da higiene do dia a dia: sempre lavar as mãos; não levá-las para a boca ou para os olhos; evitar o aperto de mão; e sempre esterilizar o ambiente onde trabalha ou se alimenta.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)



Ciee e prefeitura realizam processo seletivo para estagiários

Cadastro de reserva é válido por um ano; inscrições podem ser feitas na próxima semana


Caraguatatuba -  O Centro de Integração Empresa Escola (Ciee), em parceria com a prefeitura de Caraguá, abriu inscrições para o processo seletivo 005/10 que cria cadastro de reserva para estagiários dos ensinos superior e técnico. O edital será publicado nesta semana em jornal local e no site www.caraguatatuba.sp.gov.br.
As inscrições são para: técnico de informática e superior em administração; direito; educação física; análise de sistemas; ciência da computação; gestão de RH; farmácia; pedagogia; turismo; sistema de informação; jornalismo; gestão em turismo; gestão pública; engenharia civil; arquitetura; publicidade e propaganda; relações públicas e comunicação social.
A carga horária diária é de seis horas. Os estagiários recebem bolsa auxílio de um salário mínimo mensal vigente no país e dois vales-transportes por dia trabalhado.
As inscrições podem ser feitas entre os dias 8 e 11 de março, das 10h às 16h, na sede do Ciee em Caraguá. O candidato deverá levar original e cópia dos seguintes documentos: cédula de identidade; CPF; comprovante de residência atual; e uma foto 3X4.
Haverá prova escrita no dia 13 de março composta por 14 questões de língua portuguesa e matemática e seis questões sobre fatos gerais e históricos da cidade. A prova será na EMEF. Profª Antônia Ribeiro, no bairro Jardim Califórnia. A classificação tem previsão de ser divulgada no final deste mês.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)



Delegacia da Mulher é exemplo de respeito e apreço em Caraguá

Em parceria com a prefeitura, 235 mulheres recuperaram a dignidade e a auto-estima


Caraguatatuba -  Toda mulher tem direito a um lar, ser amada, abraçar os filhos e andar de cabeça erguida. Tem direito de levar as crianças na escola e se maquiar em frente do espelho. Tem direito de escolher seu parceiro e por ele ser respeitada. Somente em 2009, 235 mulheres procuraram a Delegacia da Mulher para tentar recuperar a dignidade que perderam. Vítimas de violência física e psicológica, elas se esqueceram de quem realmente eram e se tornaram objetos em mãos autoritárias e violentas.
Elas estão por toda a cidade, têm entre 18 e 75 anos e normalmente com um relacionamento conjugal entre três meses e 50 anos. Sofrem agressões físicas e psicológicas, muitas vezes por ciúmes até mesmo com os netos. Em alguns casos, a situação não é tão grave e a reconciliação é orientada pela equipe da Casa Beija-Flor, composta por psicólogo e terapeuta de família.
A Delegacia da Mulher de Caraguá, por meio da gestão da delegada Maria Amélia de Moraes Giubin, e do trabalho da assistente social da secretaria municipal de Educação, Luiza Maria Rangel, acolhe e oferece orientação às mulheres que buscam seus direitos como cidadã. Elas realizam visitas domiciliares, encaminhamentos a grupos terapêuticos, como alcoólicos e narcóticos anônimos, e a áreas especializadas, como assistência social; saúde; educação; profissionalização; projetos de geração de renda e inserção no mercado de trabalho. Além disso, a delegacia apoia a mulher que quer fazer o Boletim de Ocorrência contra o agressor. Em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), são realizados processos de separação e pensão alimentícia aos filhos, de modo a oferecer um suporte não só à mulher, mas a toda família.
De acordo com Luiza, outra parceria que se mostrou fundamental para a realização deste trabalho foi com a prefeitura de Caraguá, que se responsabiliza pelo pagamento de aluguel, água, luz, telefone, manutenção do prédio e dos computadores, além de recursos humanos como auxiliar administrativo, recepcionista e assistente social. Com o apoio da prefeitura, as mulheres são encaminhadas aos programas sociais de geração de renda e participam de oficinas de qualificação profissional.
Além do suporte e proteção oferecido às mulheres que procuram a delegacia, a equipe também vai até as escolas e praças públicas levar informação, distribuem material informativo e apresentam as palestras: ‘O Fim da Violência Contra a Mulher’ e ‘Viver Sem Violência é um Direito’. Em alguns casos a situação não é tão grave e a conciliação é orientada pela equipe da Casa Beija-Flor, composta por psicólogo e terapeuta de família.

Em defesa das mulheres

A delegada Maria Amélia de Moraes Giubin está na Delegacia da Mulher de Caraguá há nove anos. Ela conta que dedicou esse tempo para minimizar a agressão contra a mulher e orientá-las quanto aos direitos, principalmente o da denúncia. Em 2011 Maria Amélia se aposenta. Após 25 anos como funcionária pública estadual, ela afirma que vai se afastar do cargo, mas não deixará de trabalhar em defesa da mulher. “Me afasto como delegada, não como mulher. Temos que fazer a nossa parte: cuidar dos nossos filhos culturalmente”, enfatiza.

Palestra aborda Violência Familiar

Uma palestra com a delegada Maria Amélia e a presidente do Conselho Municipal da Condição Feminina, Maria Clébia Ivo Mazzeo, abordará o tema ‘Violência Familiar’. Com entrada franca, o evento será dia 8, às 19h, na Creche Santo Antônio, no bairro Tinga.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)
 

 

Leia a Revista da Cidade - Caraguatatuba (Online)


 

Notícias de Ilhabela Topo



Futuro com Responsabilidade

Ilhabela - A equipe de educação ambiental da secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Ilhabela esteve nesta quarta-feira (3/3) em visita ao grupo de hipertensos do Programa de Saúde da Família (PSF) para ministrar palestra sobre lixo, dengue, compostagem e resgate da agricultura familiar. O processo tem parceria com a secretaria de Saúde e integra o programa Futuro com Responsabilidade(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)



Paraibuna recebe terceira reunião ordinária da Amprogás


Ilhabela - A Associação dos Municípios Produtores de Gás Natural da Bacia de Santos (Amprogás), presidida pelo prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), realiza no dia 12 de março, às 10h, na Câmara Municipal de Paraibuna, a terceira reunião ordinária da entidade e a primeira do ano. Em pauta, a presença já confirmada do gerente geral da Unidade de Negócios, Exploração e Produção de Petróleo da Bacia de Santos, José Luiz Marcusso, que deve ministrar palestra sobre o andamento dos trabalhos desenvolvidos no campo de Mexilhão.
Além dos municípios associados, Caraguatatuba, Ubatuba, Peruíbe e Iguape, e municípios do Gastau (Gasoduto Caraguá-Taubaté), Paraibuna, Caçapava e Jambeiro, a organização do evento espera a confirmação do diretor geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, para discorrer sobre os royalties.
A Câmara de Paraibuna fica localizada à Rua Monsenhor Ernesto Almirio Arantes, 43, no Centro.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)


Prefeitura de Ilhabela convoca atletas da terceira idade para disputar os Jogos do Idoso


Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, está com inscrições abertas para pessoas maiores de 60 anos, interessadas em participar dos Jogos do Idoso, que será realizado na cidade de Mogi das Cruzes em abril.
A Secretaria procura representantes nas modalidades vôlei adaptado (masculino e feminino), xadrez, damas, buraco, truco, dominó, tênis de mesa (masculino e feminino), corrida e natação (masculino e feminino).
Os interessados devem procurar a professora Beatriz Bello, a Bia, na sede da secretaria, localizada à Av. Bartolomeu de Gusmão, 140, também no Pequeá (antigo Campo da Aviação).
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)


Semana da Mulher em Ilhabela traz palestras sobre a saúde feminina


Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela recepcionou nesta quarta-feira (3/3) um grupo de mulheres com um café da manhã seguido de palestra, ministrada pela médica especialista Ana Paula de Almeida Pinto, na Santa Casa de Misericórdia, na Vila. O encontro contou com a presença do prefeito Toninho Colucci, que aproveitou a ocasião para ressaltar a importância da mulher na sociedade.
A palestra foi conduzida em forma de bate-papo, deixando as ouvintes mais a vontade e dando mais liberdade para que elas contassem experiências e esclarecessem dúvidas. Segundo a médica Ana Paula, encontros como esse são importantes, já que é em uma consulta as pacientes acabam ficando envergonhadas e não falando muito. “Trabalhar a prevenção é muito vantajoso. Dessa maneira os sintomas não chegam ao estágio de doença”, explica a especialista. No encontro foram abordados temas como o câncer de mama e colo de útero, menopausa, além de doenças causadas por fungos e bactérias no corpo feminino.
O evento integra a programação da Semana da Mulher “A Força Feminina”, promovida por meio das Secretarias da Cultura, Saúde, Esporte, Meio Ambiente, do Fundo de Solidariedade e da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci) e contou ainda com a presença da coordenadora do Programa de Saúde da Família, Sônia Monteiro, da secretária de Assistência Social, Nanci Peres e da coordenadora de eventos da Secretaria de Esportes, Bia Bello,
Ainda nesta semana, as mulheres podem conferir palestras, apresentações musicais, atividades na praia, entre outras atrações, com programação completa disponível no site www.ilhabela.sp.gov.br
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)
 

 

Notícias de São Sebastião Topo

Chalés Juliamar

Funcionários públicos poderão receber protetor solar para evitar câncer de pele
Produto passará a ser considerado EPI (Equipamento de Proteção Individual)


São Sebastião - Os funcionários públicos municipais de São Sebastião que exercem suas funções expostos à radiação solar poderão receber, gratuitamente, protetor solar durante o expediente de trabalho com o objetivo de evitar doenças de pele, especialmente o câncer. O produto passará a ser considerado EPI (Equipamento de Proteção Individual).
Mas a medida somente poderá ser adotada se a Câmara Municipal aprovar um projeto de lei neste sentido e o Executivo sancioná-lo, transformando-o em lei. O projeto está sendo elaborado pelo vereador Paulo Henrique Ribeiro Santana (PDT), “PH”. Segundo a proposta, o produto a ser distribuído deve possuir FPS (Fator de Proteção Solar) igual ou superior a 15. A medida valerá para quem ficar exposto ao sol por mais de 30 minutos. A quantidade deverá ser suficiente para aplicação num intervalo de três horas.
“Com a redução da camada de ozônio, os raios ultravioletas irradiados pelo sol atingem a Terra com maior intensidade, agredindo a pele e podendo até causar câncer. Para evitar queimaduras e problemas futuros como câncer de pele, é necessário que sejam tomados alguns cuidados como rotina”, afirma “PH”.
“Por isso apresentei o projeto de lei, já que o câncer mais freqüente é o de pele e corresponde a cerca de 25% de todos os tumores diagnosticados em todas as regiões geográficas do Brasil. Nos últimos anos essa incidência vem aumentando rapidamente, e tem alarmado a comunidade médica”, finaliza “PH”. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)



Secretaria da Fazenda de São Sebastião faz audiência pública amanhã na Câmara Municipal


São Sebastião - A Secretaria da Fazenda de São Sebastião realiza nesta quarta-feira, 3 de março, audiência pública na Câmara Municipal.
Segundo informações do secretário, Antonio Carlos dos Santos, a atividade visa cumprir o parágrafo 4º do artigo 9º da Lei 101/2000 que tem por finalidade apresentar à população o cumprimento das Metas Fiscais referentes ao terceiro quadrimestre de 2009.
Os trabalhos estão previstos para começar às 16h.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Prefeitura de São Sebastião abre inscrições para Corpo de Voluntário de Defesa Civil


São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião está com as inscrições abertas para compor o Corpo de Voluntário de Defesa Civil, cujo objetivo é capacitar a comunidade a atuar em casos de sinistros no município.
De acordo com o secretário da Segur (Segurança Urbana), e coordenador municipal de Defesa Civil, coronel Vicente Perine Júnior, a ação não prevê vínculo empregatício com a Administração. Trata-se de trabalho voluntário que visa colocar em prática a solidariedade e a cidadania durante calamidades na prestação de auxílio aos desabrigados.
Segundo informações, para atuar como voluntário basta ser maior de idade, ou seja, ter mais de 18 anos e exercer outra função remunerada, com exceções de donas de casa, que podem participar independentemente desta exigência.
Para se inscrever, basta ao interessado enviar seus dados pessoais (nome, RG, endereço e telefone para contato), pelo e-mail: segur@saosebastiao.sp.gov.br; ou então entrar em contato pelo fone (12) 3893-2477, quando será agendada uma entrevista com o candidato.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Banda Municipal se apresenta em Toque Toque Pequeno


São Sebastião - No próximo domingo, 7, a Banda Municipal “Maestro Ladislau de Matos” fará uma apresentação no bairro de Toque Toque Pequeno, Costa Sul de São Sebastião.
Os músicos, sob a regência do maestro Almir Clemente, tocarão pelo período de uma hora marchas e dobrados, além de música popular brasileira e canções internacionais.
De acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), a apresentação faz parte do projeto “A Banda em todas as bandas”, que visa levar o grupo a todos os bairros da cidade para que os moradores, veranistas e turistas possam conhecer e apreciar o repertório de seus 36 componentes.
A apresentação da Banda Municipal pelos bairros de São Sebastião acontece aos domingos, intercaladamente às que são realizadas em frente à Sectur. Neste mês, a região Sul é a que receberá os músicos. Em abril, será a vez da Costa Norte
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Nota


São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião informa que o horário da emissão e retirada do cartão SUS (Sistema Único de Saúde), na Sesau (Secretaria de Saúde), a partir deste mês será das 10h às 16h, de segunda à sexta-feira. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Clique na figura abaixo e leia a 2º Edição do Jornal Maranduba News

Corrida de canoas e muita música no Tamar de Ubatuba

Ubatuba - Como parte das comemorações dos 30 anos do Tamar e os 20 anos da Base de Ubatuba, no sábado(27/02), aconteceu na Praia do Itaguá, uma corrida de canoas com a participação de pescadores. Vinte e seis canoeiros disputaram a corrida em 3 categorias: um remo ( masculino) e dois remos( masculino e casal). Precedendo a corrida foram liberadas ao mar três tartarugas marinhas capturadas acidentalmente em redes de pesca, com a participação dos pescadores e do Chefe de Gabinete da Prefeitura de Ubatuba e da Secretária Municipal de Meio Ambiente. A premiação dos vencedores foi realizada no Centro de Visitantes do Tamar, onde as comemorações continuaram com a apresentação da banda Os Cascudos e as músicas do CD “Projeto Tamar: 30 anos de histórias para Cantar” e dos músicos Negão dos Santos e Renata Marques do Grupo Paranga, da vizinha cidade de São Luiz do Paraitinga. Para abrilhantar a festa, a equipe do Tamar e o público presente, cantaram parabéns para o Tamar e um grande bolo comemorativo foi distribuído. Durante toda a festa, foram exibidas em um telão, imagens dos 20 anos do trabalho de conservação das tartarugas marinhas em Ubatuba para o público de cerca de 400 pessoas. Ao final, foi servido para todos os presentes, um delicioso peixe assado. Prestigiaram o evento as autoridades municipais de Ubatuba: Prefeito Eduardo Cesar; vice-prefeito Rui Teixeira Leite, Chefe de Gabinete da Prefeitura Sr. Décio Sato, Secretário de Turismo, Sr. René Nakaya, Secretária de Meio Ambiente, Sra. Cristiane Gil, Secretário de Arquitetura e Urbanismo, Sr. Rafael Irineu e Secretaria de Pesca e Agricultura, Sra. Valéria Gelli.
O Projeto Tamar é uma parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)/Ministério do Meio Ambiente e da Fundação Pró-Tamar com o patrocínio nacional da Petrobras, e em Ubatuba o Tamar tem o apoio da Arcor do Brasil e da Prefeitura Municipal de Ubatuba. (Fonte:DIVULGAÇÃO)


Ação conjunta da Prefeitura de Ubatuba atua no Perequê-Açu e Jardim Samambaia

Trabalho consiste na realização da operação tapa-buraco, pintura de guias, reforma e limpeza de galerias de águas pluviais, entre outros


Ubatuba - Dando continuidade aos trabalhos desenvolvidos numa ação conjunta entre diversas secretarias, a Prefeitura de Ubatuba realizou nos últimos dias ações nos bairros Jardim Samambaia e Perequê-Açu. Além desses dois bairros, a Prefeitura também executou ações emergenciais no bairro do Itaguá, onde foi realizada a desobstrução de linha de drenagem na Avenida Bernardino Querido. Outra ação emergencial aconteceu na Praça Ayrton Senna onde foi construída uma proteção de galeria.
No Perequê-Açu a ação conjunta esteve focada na limpeza de valas da Avenida Belmont Butler. Já no Jardim Samambaia houve serviço de capinação e orientação dos agentes de controle de endemias sobre o combate à dengue. O sistema de ação conjunta nos bairros consiste na realização da operação tapa-buraco com massa asfáltica, pintura de guias, postes e faixas de pedestres, reforma e limpeza de galerias de águas pluviais, colocação de linhas de tubo, capina, roçada, entre outros. Participam da ação as secretarias de Obras, Saúde e a Coordenadoria de Trânsito.
“Elaboramos uma programação para esse sistema de trabalho de março a setembro onde as equipes permanecem nos bairros determinados até que as melhorias sejam realizadas. Já no período de novembro a fevereiro realizaremos manutenções emergenciais”, explicou José Roberto Junior, secretário municipal de Obras e Serviços Públicos.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Prefeito se reúne com comunidade do Vale do Sol e ajuda a definir prazo para fornecimento de água tratada

Ubatuba - Moradores do bairro Vale do Sol foram recebidos na manhã desta terça-feira, 2, pelo prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar; pelo secretário de Cidadania e Desenvolvimento Social, Claudinei Salgado e pelo assessor de Assuntos Comunitários, Luiz Roberto Sant’anna de Paula. O objetivo da reunião, que contou também com a presença do vereador Adilson Lopes, foi esclarecer a questão referente ao fornecimento de água tratada no bairro.
Com a presença de um representante da Sabesp, a reunião terminou com o estabelecimento de um prazo de 70 dias para início das obras. “A união de forças entre a comunidade, a prefeitura e a Câmara Municipal, principalmente através da atuação do vereador Adilson Lopes, foi fundamental para a decisão da Sabesp, em definir um prazo para começar as obras que levarão água tratada ao Vale do Sol”, explica o secretário de Cidadania e Desenvolvimento Social.
Em junho de 2009, a Prefeitura de Ubatuba assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) visando a regularização do bairro Vale do Sol e a implantação da infraestrutura necessária à adequação do loteamento à legislação vigente. Desde então, a comunidade local aguarda a ligação da água tratada.
Na reunião desta terça-feira, o prefeito e os secretários presentes voltaram a explicar os trâmites que envolvem a situação do bairro. “Estamos à frente do Executivo com o objetivo de ajudar e não de atrapalhar. Creio que saímos desta reunião satisfeitos com a definição do prazo por parte da Sabesp, atendendo assim à expectativa da comunidade”, concluiu o prefeito Eduardo Cesar. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Primeira etapa do Circuito Ubatuba de Águas Abertas acontece dia 28

Competição terá cinco provas este ano


Ubatuba - A Secretaria de Esporte e Lazer de Ubatuba divulgou o calendário do "14º Circuito Ubatuba de Águas Abertas". A competição, que será disputada em cinco etapas, terá sua abertura no dia 28 de março, na Praia da Almada.
A novidade para este ano será a realização de uma etapa na Praia do Estaleiro, na região norte do município. “É mais uma opção para levar eventos aos bairros. A Praia do Estaleiro oferece ótimas condições para a prática esportiva e creio que os participantes aprovarão a escolha”, declarou o secretário de Esporte e Lazer de Ubatuba, Bittencurt Jr.

Confira as datas
28 de março - Praia da Almada
16 de maio – Praia da Maranduba
19 de setembro – Praia do Estaleiro
17 de outubro – Praia do Lázaro
28 de Novembro – Praia da Enseada
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Caminhada das Mulheres foi adiada devido à previsão de chuva

Quem levar à caminhada um quilo de alimento não perecível ou um pacote de fraldas geriátricas, ganhará uma camiseta e poderá participar do sorteio de brindes e de uma bicicleta


Ubatuba - A 1ª Caminhada Solidária do Dia Internacional da Mulher, promovida pela Prefeitura de Ubatuba por meio do Fundo Social de Solidariedade acontecerá no dia 13. A concentração será no Centro de Informações Turísticas da Avenida Iperoig, a partir das 8h. O evento estava programado para acontecer no dia 6, mas precisou ser adiado devido à previsão de chuvas para esse dia.
Quem levar um quilo de alimento não perecível ou um pacote de fraldas geriátricas, ganhará em troca uma camiseta e poderá participar do sorteio de brindes e de uma bicicleta. As doações serão revertidas para entidades assistencialistas e famílias carentes do município. As trocas de doações por camisetas podem ser feitas a partir do dia 8, bastando comparecer ao Fundo Social de Solidariedade, que fica no gabinete da prefeitura, de segunda a sexta, das 8 às 18h.

Exposição da Fundart tem início no dia 8
Na segunda-feira, 8 de março, a Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) dá início a uma exposição que tem como tema a mulher em seus múltiplos trabalhos em sociedade. A mostra contará com fotografias, pinturas, artesanatos e outras artes relacionadas ao tema. A abertura da exposição acontece a partir das 20h, no Salão de Exposições do Sobradão do Porto. Na ocasião, também serão prestadas homenagens a algumas mulheres que se destacam na sociedade ubatubense.
Segundo a primeira-dama, Denise Cesar, que também é presidente do Fundo Social de Solidariedade, as mulheres são símbolo de sensibilidade e compaixão. “Nada mais apropriado que celebrar essa data buscando ajudar ao próximo e também realizando um evento artístico, que traz em si toda a beleza para homenagear nossas mulheres, que fazem a diferença na construção da sociedade”, disse a primeira-dama. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Exame médico das escolinhas de esporte tem nova data

Devido à forte chuva do último dia 25, muitos alunos não puderam comparecer


Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, divulgou nova data para realização de exames médicos para os inscritos nas escolinhas de esporte: 5 de março. O exame deverá ser feito por alunos que ainda não apresentaram atestado que comprova aptidão para a prática esportiva.
“Devido à forte chuva no último dia 25, muitos alunos não puderam comparecer, por isso conseguimos disponibilizar, junto à Secretaria de Saúde, uma nova data para os médicos atenderem os inscritos, para que todos possam frequentar nossas aulas”, disse o secretário de Esporte e Lazer, Bittencurt Jr.
Os exames serão feitos na Secretaria de Esporte, que fica na Rua Minas Gerais, 46 (atrás do Ginásio de Esportes Tubão) às 8h, para as crianças e adolescentes que estudam no período da tarde, e às 14h para os que estudam pela manhã. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Prefeitura de Ubatuba dá início ao projeto de georreferenciamento de todo o município

Trata-se de uma moderna ferramenta que, através de imagens de satélite, mapeia a cidade e possibilita atualizações cadastrais e dados sobre ocupação humana e mobiliária, entre outros


Ubatuba - Com o objetivo de mapear todo o território ubatubense e gerar um completo banco de dados, a Prefeitura de Ubatuba deu início, na última semana, ao projeto de georreferenciamento. O lançamento do projeto se deu através de uma reunião em que foram definidos a equipe que dará prosseguimento ao projeto, os coordenadores, o escopo e local de trabalho.
De acordo com o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, este será o maior investimento da prefeitura neste ano. “Estamos investindo mais de R$ 1 milhão neste grande projeto, pois sabemos que o retorno para o município será muito maior. Com o georreferenciamento poderemos identificar as ocupações humanas e mobiliárias, atualizando dados cadastrais e facilitando uma série de processos que hoje são de difícil andamento”, explica o prefeito.
O georreferenciamento visa inicialmente, através de imagens de satélite, refazer o cadastro mobiliário e imobiliário do município, refazer as plantas de logradouros públicos, quadras e lotes e identificar ocupações. “Através desta ferramenta, poderemos detectar deficiências e propor soluções”, argumenta o secretário municipal de Planejamento Urbano, Rafael Ricardi Irineu lembrando que outra importante vantagem será o consequente aumento na arrecadação do município.

Revolução
“O georreferenciamento certamente será uma revolução na administração, fornecendo com precisão dados de diversos setores, de todas as regiões de Ubatuba. Posteriormente, poderemos utilizar a ferramenta para cruzar dados referentes à saúde, educação e meio ambiente”, acrescenta Rafael, dizendo que a primeira etapa do projeto trabalhará com regularização fundiária e cadastro imobiliário.
A equipe que dará andamento ao projeto será formada, quase totalmente, por funcionários concursados, que receberão treinamento e capacitação para administrar o sistema. “Estamos implantando esta ferramenta agora, mas o sistema poderá ser utilizado nas próximas administrações, já que se trata de um método inquestionável de mapeamento do município”, enfatiza o prefeito Eduardo Cesar. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Mobilização contra mosquito da dengue acontecerá nesta sexta-feira, 5

Os bairros atingidos pela ação serão Centro e Itaguá. A prefeitura solicita a colaboração dos moradores, no sentido de se adiantar, retirando dos quintais todos os objetos que possam acumular água

Ubatuba - Cerca de 200 funcionários da prefeitura, entre agentes de endemias e servidores de diversas secretarias, participarão de uma grande mobilização contra o mosquito da dengue na próxima sexta-feira, 5. A concentração será na Praça de Eventos da Avenida Iperoig, às 7h30, de onde as equipes sairão para o trabalho que será desenvolvido na região central, atingindo inclusive os bairros Silop, Umuarama e Sumaré, além do bairro Itaguá. A atividade será desenvolvida das 8h30 às 12h. Durante este período, a previsão é trabalhar cerca de 400 quadras entre os dois bairros.
A Secretaria de Obras disponibilizará quatro caminhões para recolher os criadouros dos mosquitos que forem encontrados nos imóveis. Também haverá máquinas para limpar terrenos baldios, que representem ameaça à saúde pública. Carros de som percorrerão as ruas a serem atingidas pela ação, pedindo aos moradores que se antecipem, retirando dos quintais qualquer objeto que possa acumular água, servindo de criadouro para o mosquito. No final, todos os voluntários se reunirão novamente na Praça de Eventos, juntamente com os caminhões, para fazer um balanço da ação.
Segundo o superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira, o grande intuito desta ação é eliminar o máximo de criadouros possível, após a temporada de verão. “Tivemos um grande número de pessoas visitando Ubatuba, o que aumenta a probabilidade de contaminação dos mosquitos na cidade. Até o momento, tivemos dois casos autóctones confirmados, o que evidencia que o vírus circulou em Ubatuba. Felizmente, as ações de bloqueio desenvolvidas pela Secretaria de Saúde foram eficientes, não permitindo que o vírus se espalhasse, mas precisamos continuar investindo em prevenção, pois se em algum momento o bloqueio falhar, pode ser que não consigamos impedir um surto ou epidemia.”

Ações anteriores

Segundo o coordenador do programa de Combate à Dengue, Antenor Benetti, entre os meses de dezembro e janeiro, já foram realizados dois mutirões de rotina na região central e Itaguá. “A prefeitura decidiu voltar a eles, por se tratar de locais bastante populosos, onde as pessoas estão mais expostas ao risco de contrair a doença”, explica o coordenador do programa de Combate à Dengue, Antenor Benetti. “Fora isso, durante os próximos dias, estaremos realizando trabalho de panfletagem e ações de prevenção em diversos bairros, como Perequê-Açu, Taquaral, Ipiranguinha e outros”, finaliza Benetti.

Responsabilidade de todos

A ação está em consonância com os esforços do Governo do Estado, que tem se preocupado com o adiantamento do período crítico da doença, uma vez que diversas cidades vêm apresentando números que indicam epidemia. “As epidemias costumam acontecer entre os meses de março e maio, mas este ano, com o calor atípico, parece que a situação mudou. Com esta ação, pretendemos causar um impacto na conscientização das pessoas. A prefeitura está se desdobrando pra manter a situação sob controle, mas isso não é suficiente para manter a doença fora do município. Precisamos da ajuda de cada um, no sentido de dar continuidade à prevenção. É preciso incorporar o cuidado aos hábitos das famílias”, afirma Neilton. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Prefeitura conserta danos causados pelas enchentes na Região Norte


Ubatuba - Numa ação conjunta entre a Administração Regional Norte e a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, a Prefeitura de Ubatuba tem trabalhado para recuperar acessos interrompidos por barreiras, restaurar de linhas de tubos, cabeceiras de pontes que foram arrancadas pelas enchentes e fazer manutenção em estradas asfaltadas que sofreram erosões profundas devido às fortes chuvas. Neste sentido, foram atendidos diversos bairros como: Almada, Camburí, Sertão do Ubatumirim, Puruba, Picinguaba, Sertão da Fazenda, Morro do Tiagão e Casanga.
O secretário interino da Regional Norte, José Roberto Júnior, afirma que as fortes chuvas geraram uma demanda de serviços muito além da programação prevista. “Aos poucos, estamos conseguindo resultados, tendo as situações emergenciais sob controle. A programação de serviços para este mês prevê a continuidade de atendimento aos bairros da região. Os serviços continuam em ritmo acelerado, com serviços de roçada, tapa-buraco, terraplanagem e outros”, acrescenta Júnior. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)
 

 

 

Cine Porto - tel 3833-2066
Semana de 05/03 a 11/03/2010

"O FADA DO DENTE"
Comédia para público Infantil !!!!!
Dublado!!! as 17:00 - 19:00hs

"O LOBISOMEM"
Cinema de horror!!!!!
Benicio del Toro e Anthony Hopkins !!!!
Dublado ás 21:00hs

Site: www.cinemasdolitoral.com.br
Tel: 3833 2066
 

Poesia Topo

Anuncie

Ai de ti, Haiti

Na rota das tormentas
do vento furacão
que tanto arrasta as pessoas
quanto as árvores do chão,
ai de ti, Haiti.
Dos alicerces fundados
sobre as falhas da Terra,
sobre as falhas humanas,
dos movimentos abruptos,
das políticas insanas,
ai de ti, Haiti.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

 

CHARGE

---

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Maranduba  © Valter Ely Marostica

Maranduba
© Valter Ely Marostica

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Uésler Rodrigues (EZZY)

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor