Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-Feira, 04 de Março de 2010 - Nº 2222 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Colégio Dominique

Região
Encontro Nautamar Bertioga acontece no próximo mês de abril
O evento será na raia náutica no Cantão do Indaiá, com a participação de 95 pessoas com deficiências diversas, de Santo André
Orlandini assume Condesb e destaca desafios e oportunidades da Região Metropolitana
Eleição unânime foi realizada na terça-feira (23), na sede da Agencia Metropolitana da Baixada Santista - AGEM.
Atividades marcarão Dia Mundial de Luta e Combate à Tuberculose
Programação começa nesta segunda-feira (1º) com a Campanha Municipal de Luta e Combate à Tuberculose, nas Unidades Básica de Saúde (UBSs)
Bertioga realiza o melhor Verão dos últimos anos
Resultado é do balanço dos 52 dias de atrações variadas, apresentado pela organização do projeto Verão Azul Bertioga, na noite de quarta-feira, no Restaurante Acqua Azul
Bertioga realiza ações preventivas contra a dengue
O plano de ação de combate a Dengue na cidade segue as normas estabelecidas pela Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN)
Abertas inscrições para participar do Conselho Municipal da Comunidade Negra
Interessados têm até o próximo dia 15 para comparecer na Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bertioga e retirar a ficha de inscrição, que deverá ser preenchida e protocolada no local
Começa dia 08 a vacinação contra a influenza A – gripe suína
As vacinas serão distribuídas de acordo com o número de pessoas dos grupos de risco de cada município. Primeira etapa vai até dia 19, e atenderá trabalhadores da saúde e população indígena
Violinoshows abre a programação do ‘Música é Cultura’ do mês de março
Projeto é desenvolvido na Casa da Cultura, em parceria da Prefeitura e SESC Bertioga
Vacina contra pneumonia começa ser aplicada na segunda-feira (08)
Trata-se da Pneumo 10, que este ano será incorporada no Calendário Básico de Vacina da Criança, a partir de dois meses a menor de 24 meses


Caraguatatuba
Copa Aniversário de Caraguatatuba começa nesta sexta-feira
Gobetti pede maior atenção ao Perequê-mirim
“DANILO GENTILI – VOLUME I” – Stand-up Comedy de Danilo Gentili
ÚNICA APRESENTAÇÃO, dia 13 de março, sábado, às 21h,
Projeto de Baduca que proíbe uso de capacete em estabelecimentos comerciais é aprovado
Seletiva dos Jogos Regionais do Idoso será neste fim de semana

Ilhabela
Meninas do asfalto de Ilhabela dão show em competições de Corrida de Rua
Nove duplas participam do 1º Torneio de Malha “Nelsinho e Amigos”
Prefeitura de Ilhabela convoca atletas da terceira idade para disputar os Jogos do Idoso

São Sebastião
Focos do mosquito da Dengue poderão render multas de até R$ 15 mil
Prefeitura terá poder de polícia para eliminar os criadouros e focos do mosquito em zonas urbanas e rurais
Cidade está entre as 10 em situação de alerta contra a dengue, diz Ministério
“Aprovação do projeto é de fundamental importância devido à facilidade de disseminação da doença”, diz vereador “PH”
Ernaninho quer melhorar trevo de acesso ao bairro da Olaria para tráfego de ônibus
Moradores da Costa Sul querem serviços do poupa tempo móvel
Ônibus escolares contam com monitores na rede municipal de São Sebastião
Pontos de alagamentos em rodovia preocupam Coringa
Prefeitura de São Sebastião e Marinha do Brasil certificam pescadores
Prefeitura recupera pavimentação de vias públicas em Boiçucanga
Projeto que institui no calendário oficial Festa do Padroeiro São Sebastião é aprovado

Ubatuba
“Dia Internacional da Mulher” Abre exposição nessa sexta-feira – dia 05
Projeto: “Caminhos da Sustentabilidade do Artesanato de Ubatuba”
Cruz Vermelha deverá assumir Santa Casa de Ubatuba
Protocolo de intenções entre a Prefeitura, Santa Casa e a Cruz Vermelha será assinado nesta sexta-feira, dia 5, às 11 horas, no Paço Municipal
Regata do inverso acontece neste sábado, 6, em Ubatuba
A prova é aberta para todas as classes de veleiros de oceano. Largada será ao meio dia próximo à Praia do Flamengo

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Charge

Foto do Dia



 
Notícias da Região Topo

Encontro Nautamar Bertioga acontece no próximo mês de abril
O evento será na raia náutica no Cantão do Indaiá, com a participação de 95 pessoas com deficiências diversas, de Santo André


Região - A Prefeitura de Bertioga, por meio da Diretoria de Assuntos Náuticos, vinculada a Secretaria Municipal de Turismo, e a Prefeitura de Santo André, realizam no próximo dia 08 de abril, o Encontro Nautamar Bertioga, mais um inédito evento paradesportivo, com atividades de natação adaptada, além de outras práticas, como caiaque e vela.
O evento acontecerá na raia náutica no Cantão do Indaiá, a partir das 10 horas, com programação diversificada, que se desenvolverá até as 17 horas.
Participarão 95 pessoas com deficiência física, intelectual, visual e auditiva, alunos do curso de natação realizado pelo Departamento de Esporte da Prefeitura de Santo André, no Núcleo de Apoio à Natação Adaptada de Santo André (Nanasa), e que tem como parceiros a Associação pela Cidadania da Pessoa com Deficiência (ACIDE), a Associação das Indústrias do Pólo Petroquímico do Grande ABC (APOLO), entre outras entidades.
Cada aluno será acompanhado por um familiar responsável e também por 10 professores do Programa, totalizando 200 pessoas, que serão transportados por quatro ônibus de 50 lugares cada, que sairão de Santo André, às 07 horas, das dependências do Paço Municipal. Estará presente o professor e coordenador do programa de educação física adaptada, desenvolvido pelo Departamento de Esportes da Prefeitura de Santo André, Ivan Teixeira Cardoso, que chefiará a delegação do município do ABC.
De acordo com o diretor de Assuntos Náuticos de Bertioga, o professor José Augusto Coelho Filho, esta será a primeira experiência desse grupo em água salgada, pois costumeiramente as atividades dos alunos são realizadas em piscinas.
Segundo o secretário municipal de Turismo, Luís Henrique Capellini, Bertioga foi escolhida para a realização dessa primeira experiência do grupo devido a sua proximidade com Santo André e por diversos eventos de sucessos realizados na raia do Indaiá, como ações de vela e canoagem.
“Esta é mais uma comprovação de que Bertioga está preparada para sediar eventos paradesportivos, pois possuímos condições ambientais apropriadas e equipe com vasta experiência nesses eventos, referendando ainda mais nossa Cidade como um receptivo adequado para pessoas com deficiências físicas”, concluiu Capellini.
Professor Augusto Coelho lembra que além da atividade de natação adaptada haverá outra raia para atividades com caiaques, com a presença de monitores da Prefeitura de Bertioga, e também outro espaço, do Cantão do Indaiá até o Sesc, para a prática de Vela. “Nosso objetivo será oferecer a essa delegação de Santo André novas possibilidades de interação com a água”, citou o diretor.
A Prefeitura de Bertioga oferecerá todo o suporte necessário para a realização do evento, com a participação dos integrantes da Diretoria de Assuntos Náuticos, Diretoria de Operações Ambientais (DOA), Seção de Esportes, Secretaria Municipal de Saúde, entre outros. A ação contará ainda com apoio da Náutica Indaiá.
A atividade não terá custo para Bertioga, pois as despesas serão disponibilizadas pelos parceiros da Prefeitura de Santo André, que viabilizaram as ações esportivas.
(Fonte: Prefeitura municipal de Bertioga)



Orlandini assume Condesb e destaca desafios e oportunidades da Região Metropolitana

Eleição unânime foi realizada na terça-feira (23), na sede da Agencia Metropolitana da Baixada Santista - AGEM.

Região - “Mais do que nunca a integração entre os municípios da Baixada Santista deve ser objeto de esforço conjunto de todas as lideranças políticas da região, num momento pleno de oportunidades de crescimento e estruturação – como, por exemplo, a ampliação do Porto, a implantação do VLT, do Aeroporto Regional e da ligação seca entre Santos e Guarujá; e evidentemente com os investimentos ligados à área de petróleo e gás -, mas também repleto de desafios a superar, especialmente nas áreas de saúde pública, na gestão integrada dos resíduos sólidos e na segurança pública.”
Esse apelo e direcionamento à união entre prefeitos dos nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista foi a tônica escolhida pelo prefeito de Bertioga, Mauro Orlandini, ao assumir a presidência do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista – Condesb, para o ano de 2010, em eleição unânime realizada na terça-feira (23), na sede da Agencia Metropolitana da Baixada Santista - Agem.
Orlandini, que foi o primeiro prefeito municipal por Bertioga, quando da criação do Município – mesma época da criação do Condesb, na primeira metade dos anos 90 -, tem marcado seu primeiro ano da nova gestão à frente da administração municipal de Bertioga justamente pela reaproximação do município com as cidades vizinhas e pela participação ativa e constante em todas as esferas institucionais de representação do município na região e no Estado.
Na articulação com os demais municípios ele utiliza muito da experiência acumulada ao longo dos anos, desde que deixou a Prefeitura, após o fim do primeiro mandato eletivo, como diretor e conselheiro da Associação Paulista dos Municípios – APM.
Audiência Pública
A orientação participativa destacada em seu discurso na posse da presidência do Condesb, Orlandini fez questão de levar para o dia-a-dia da Prefeitura, desde a posse em janeiro de 2009. Essa orientação acaba de marcar o mais novo esforço dos bertioguenses para se adequar às oportunidades advindas dos chamados ‘investimentos do Pré-Sal’, oriundos da descoberta de reservas de petróleo e gás na Bacia de Santos e dos investimentos vultosos da Petrobras na região, necessários para extrair ambos os produtos e administrar a enorme cadeia produtiva a eles associada: na semana passada, no Paço Municipal de Bertioga, uma audiência pública marcou o começo do rito legal de uma possível adaptação do Plano Diretor do município, de forma a possibilitar a instalação de unidades montadoras de plataformas de produção de petróleo e gás, às margens do Rio Itapanhaú.
No caso, Bertioga pode se beneficiar das condições privilegiadas oferecidas pela natureza: o calado do Rio Itapanhaú, que corta o centro da Cidade, permite a navegação de chatas que trariam por via fluvial perfis metálicos e outros insumos diretamente das instalações da Usiminas, em Cubatão, por exemplo, os quais depois de montados em módulos completos ou parciais, poderiam ser encaminhados, em trajeto curtíssimo, para alto mar, sem as limitações de altura que advirão, por exemplo, da possível implantação da chamada ponte estaiada, na altura da Ponta da Praia, entre Santos e Guarujá.
Bertioga volta a presidir Condesb
Depois de elogiar o trabalho do presidente do Condesb a quem sucedeu – o prefeito de Itanhaém, João Carlos Forssell, Orlandini lembrou que Bertioga lidera a entidade após dez anos – o então prefeito Luiz Carlos Rachid presidiu o conselho no biênio 1999/2000 – e destacou especialmente a conveniência de os municípios se unirem na busca de soluções conjuntas para a gestão de resíduos sólidos, como uma forma de minimizarem os impactos ambientais em seus respectivos municípios, alcançarem maior estabilidade orçamentária, pela redução nos gastos associados ao tratamento do lixo, além de obterem ganhos associados à reciclagem do lixo e à geração de energia que pode ser um subproduto do seu tratamento.
O diretor executivo da Agem e assessor especial do governador José Serra, Edmur Mesquita, enalteceu a importância da eleição do novo presidente do Condesb, e destacou sua relação pessoal, de muitos anos, com Mauro Orlandini, desde a época em que o arquiteto e atual prefeito de Bertioga era administrador regional do então distrito, que fazia parte do município de Santos (Orlandini foi o primeiro prefeito eleito, com a emancipação de Bertioga, em 1991).
Participaram da reunião de terça-feira do Condesb os prefeitos João Paulo Tavares Papa (Santos), Tércio Garcia (São Vicente), Maria Antonieta de Brito (Guarujá), Márcia Rosa (Cubatão), Milena Bargieri (Peruíbe), Paulo Wiasovski (Mongaguá) João Carlos Forssell (Itanhaém) que passou a presidência do Condesb e o vice-prefeito de Praia Grande Arnaldo Amaral, além do assessor especial do governador e diretor executivo da Agem Edmur Mesquita e do atual comandante do CPI-6 Sergio Del Bel.
O vice-presidente do Condesb para o exercício de 2009, Marcelo Sacenco, que é ligado à Secretaria Estadual de Planejamento, foi reeleito para um novo exercício na entidade.
(Fonte: Prefeitura municipal de Bertioga)



Atividades marcarão Dia Mundial de Luta e Combate à Tuberculose

Programação começa nesta segunda-feira (1º) com a Campanha Municipal de Luta e Combate à Tuberculose, nas Unidades Básica de Saúde (UBSs)


Região - A partir desta segunda-feira (1º), a Secretaria de Saúde de Bertioga inicia as atividades alusivas ao Dia Mundial de Luta e Combate à Tuberculose – comemorado em 24 de março, abrindo a Campanha Municipal de Luta e Combate à Tuberculose. O atendimento se estenderá até o próximo dia 25, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município.
De acordo com a coordenadora do Programa de Tuberculose do Município, enfermeira Lúcia Peres Guimarães, nesse período, as unidades de Saúde estarão fazendo a busca ativa de sintomáticos respiratórios ligados à tuberculose – uma atividade de saúde pública que visa identificar, precocemente casos infecciosos. Todas as pessoas que tiverem tosse por mais de três semanas, devem procurar a UBS mais próxima de sua residência para realizar o exame de baciloscopia (escarro) para pesquisa da doença.
As programação de atividades prossegue no dia 26, quando acontecerá um pedágio, entre as 9 horas e o meio-dia, para distribuição de material educativo sobre prevenção da doença. O pedágio será realizado no trecho entre as avenidas Anchieta e 19 de Maio, em frente ao Supermercado Krill, no Jardim Albatroz.
Ainda no dia 26, no período da tarde, entre 14 e 17 horas, a secretaria realiza um encontro de pacientes do Programa Municipal de Tuberculose e profissionais das UBSs, com a premiação das unidades que mais colheram o exame de baciloscopia de escarro.
No final da campanha, a Secretaria de Estado da Saúde também premiará o município que colher mais baciloscopia dentro da meta estipulada, que é 1% da população. A meta que Bertioga tem que atingir por ano é de 442 baciloscopias.
Casos no Estado
O Estado de São Paulo descobre, aproximadamente 18 mil casos de tuberculose por ano, que representa o maior número absoluto de casos do Brasil. Embora a morbimortalidade venha apresentando tendência de declínio; descobrir, tratar e curar esses casos representam um enorme desafio.
É importante lembrar que cerca de 90% dos casos de tuberculose são da forma pulmonar e desses, 60% são bacilíferos. Os casos bacilíferos são a principal fonte de disseminação da doença e a descoberta precoce por meio da busca ativa do sintomático respiratório é uma importante medida para interromper a cadeia de transmissão, desde que acompanhada pelo tratamento oportuno
Sintomas
Tosse, dor no peito, falta de apetite, emagrecimento, cansaço e febre baixa. Esses são os sintomas da tuberculose, doença que ataca principalmente o pulmão e é causada pelo Bacilo de Koch. Estima-se que a bactéria atinja um terço da população mundial.
A doença pode se manifestar em 10% desse total e 95% dos registros ocorrem em países do Terceiro Mundo. A cada ano são 9 milhões de casos novos e cada doente infecta, em média, dez indivíduos. Anualmente, morrem três milhões de pessoas de tuberculose em todo o mundo.
No Brasil, a previsão é de que 35% da população estejam infectados pelo bacilo. A cada ano morrem seis mil pessoas de tuberculose, o que equivale a 16 mortes por dia. A desinformação, a pobreza e o aumento da Aids, além do surgimento e avanço de bacilos resistentes, contribuem para o aparecimento da doença.
(Fonte: Prefeitura municipal de Bertioga)



Bertioga realiza o melhor Verão dos últimos anos

Resultado é do balanço dos 52 dias de atrações variadas, apresentado pela organização do projeto Verão Azul Bertioga, na noite de quarta-feira, no Restaurante Acqua Azul


Região - A somatória de esforços envolvendo todas as secretarias municipais e as parcerias firmadas com a iniciativa privada foram fatores fundamentais para que Bertioga tivesse a melhor temporada de Verão dos últimos anos. O resultado desse sucesso foi divulgado pelo prefeito Mauro Orlandini e pelo secretário de Turismo, Luiz Henrique Capellini, por meio de um vídeo, na noite de quarta-feira (24), no Restaurante Acqua Azul, no Jardim Veleiros. Na oportunidade, foi apresentado o balanço dos 52 dias de atrações variadas realizadas entre dezembro e fevereiro.
Satisfeito com o resultado das ações, que atraiu milhares de turistas aos shows e as inúmeras atividades esportivas e culturais desenvolvidas em todo Município, Orlandini agradeceu a todos os envolvidos nas ações de Verão, destacando o exemplar trabalho da Polícia Militar (PM) que junto com a Guarda Civil Municipal (GCM) mostrou mais uma vez que Bertioga obteve no período, os menores índices de ocorrência do Litoral.
“É a prova de que o trabalho em sintonia dá bons resultados. Cada detalhe foi importante para que a nossa temporada fosse a melhor já registrada nos últimos anos. Isso é sinal de integração e parceria”, comemorou o prefeito, destacando, ainda a participação de toda imprensa local e regional na divulgação das ações desenvolvidas nesses quase dois meses de programação.
Não é apenas o sol que esquenta as praias durante a estação mais quente do ano. Em Bertioga, a Prefeitura organizou e promoveu eventos culturais, esportivos e recreativos, do Centro à Boracéia de 26 de dezembro de 2009 até último dia 21, atraindo público de idades variadas. Shows com grandes nomes como Araketu, Renato Teixeira, Fernando e Sorocaba, Marcelo D2, Chimarruts, entre outros atraíram milhares de pessoas à Praia da Enseada (Centro), onde foi montado palco para as apresentações.
De acordo com o secretário Capellini, Bertioga recebeu uma média de 12 mil pessoas por show realizado. Ele elogiou as ações de Verão e fez questão de agradecer cada secretaria municipal envolvida, como Saúde, Educação, Serviços Públicos, Trânsito, Guarda Municipal e Polícia Militar, além da equipe da Secretaria de Turismo pelo empenho para que a temporada fosse a melhor dos últimos anos. ”O caminho para o sucesso começou a ser trilhado. Em 2011 será muito melhor”, garantiu.
Capellini ressaltou o as arenas esportivas espalhadas na praias, desde o Centro até Boracéia; o projeto Verão Forte, que trouxe para o Parque dos Tupiniquins, no Centro, shows musicais com artistas da cidade e Região e Capital, intervenções literárias e teatrais, tudo em parceria com a Secretaria de Educação e Desenvolvimento Cultural. “Esse sucesso todo nos mostra a qualidade do trabalho realizado nesses quase dois meses, edificado com parcerias, que resultou nesse maravilhoso Verão que tivemos”.
O secretário ainda salientou que Prefeitura atingiu seu objetivo, agradando a turistas e munícipes, reunindo públicos de várias idades. “Alguns shows, como o do Araketu e Fernando e Sorocaba atraímos um público de mais de 20 mil pessoas. Foi uma conquista, uma vitória que iremos repetir no próximo ano”, garante Capellini.
Participaram do evento de apresentação dos resultados do Verão Azul, secretários, diretores e assessores municipais, os vereadores Toninho Rodrigues (presidente da Câmara), Marcelo Vilares (vice), Ney Lira e Vando, sargento PM Gomes, da 3ª Cia da Polícia Militar, representando o comandante da corporação, Capitão PM Fincatti; o presidente da Associação Comercial e Empresarial (Ace), Fernando Martins Caldeira, entre outras autoridades.
O resultado do sucesso do Verão Azul Bertioga pode ser conferido assistindo ao vídeo que foi apresentado durante o evento no Restaurante Acqua Azul, por meio do site www.youtube.com.veraobertioga a partir deste fim de semana.
(Fonte: Prefeitura municipal de Bertioga)



Bertioga realiza ações preventivas contra a dengue

O plano de ação de combate a Dengue na cidade segue as normas estabelecidas pela Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN)


Região - A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Bertioga, por meio do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), está desenvolvendo o plano de ação para o combate a Dengue, seguindo as normas estabelecidas pela Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN), órgão vinculado à Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.
Bertioga registrou até o momento em 2010, 12 casos confirmados, sendo cinco em janeiro e sete em fevereiro. Já descartados no período foram dez, dois casos em janeiro e outras oito notificações em fevereiro, segundo dados oficiais da Secretaria Municipal de Saúde.
As Normas e Recomendações Técnicas para Vigilância e Controle do Aedes Aegypti (NORTE) no Estado de São Paulo, estão determinando que o plano para municípios entre 10 mil a 100 mil habitantes seja realizado com diversas ações.
Em Bertioga acontece a operação Casa a Casa, com visitas realizadas por agentes de controle de vetores. Neste caso, a população é orientada a recolher qualquer tipo de recipiente que possa reter água, ou tratá-lo com produtos alternativos. Este serviço ocorre como rotina durante todo o ano.
Preventivamente também acontece com frequência na cidade a ação de Vigilância e Controle, com visitações realizadas em pontos estratégicos, como ferros-velho, borracharias, e cemitério, ou seja, locais com grandes quantidades de recipientes. Também são feitas ações em imóveis especiais, como escolas e supermercados, locais que possuem um grande fluxo de pessoas.
Já quando acontece o registro de epidemia são colocadas em práticas no município ações de Bloqueio e Controle de Criadouros, com a realização de visitas as casas onde casos foram confirmados. Lá ocorre a eliminação de todo possível criadouro existente, além de tratamento químico de recipientes não móveis. Esse serviço apenas acontece quando casos suspeitos são notificados. O procedimento é realizado a partir do endereço da pessoa notificada, cobrindo um raio de 200 metros, área definida como cerca de nove quadras.
(Fonte: Prefeitura municipal de Bertioga)



Abertas inscrições para participar do Conselho Municipal da Comunidade Negra

Interessados têm até o próximo dia 15 para comparecer na Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bertioga e retirar a ficha de inscrição, que deverá ser preenchida e protocolada no local

Região - A Comissão de Cadastramento e Eleição dos Membros do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra acaba de abrir inscrição para que entidades religiosas, associações de bairros e demais entidades civis representativas se manifestem em participar do órgão.
Interessados têm até o próximo dia 15 para comparecer na Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bertioga e retirar a ficha de inscrição, que deverá ser preenchida e protocolada no local, sem pagamento de taxas. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. A finalidade da convocação é estabelecer critérios para a eleição dos sete representantes da sociedade civil e seus respectivos suplentes, com mandato de dois anos.
A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bertioga fica no piso superior da Secretaria de Educação e Desenvolvimento Cultural, ao lado da Sala dos Conselhos, no Paço Municipal (Rua Luiz Pereira de Campos, 901, Vila Itapanhaú).
De acordo com o edital de convocação, publicado no Boletim Oficial do Município (BOM), de 27 de fevereiro, a entrega da ficha de inscrição, devidamente preenchida, deverá estar acompanhada com cópias simples do Estatuto Social, do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), da Ata de Eleição da Atual Diretoria, do Comprovante de Endereço (atualizado), além de cópias do RG, CPF, Título de Eleitor e Declaração de Idoneidade dos representantes indicados pela entidade.
A eleição para a escolha dos membros do Conselho será realizada no dia 13 de abril, às 15 horas, na Sala de Reunião dos Conselhos Municipais, localizada no Paço Municipal. O direito de voto será exercido apenas por um candidato titular ou suplente indicado pelas entidades ou associações. O resultado será divulgado no mesmo dia da eleição, logo após todos terem votado. No mesmo ato normativo serão nomeados os conselheiros indicados pelo Poder Público, que tomarão posse em Reunião Extraordinária do Conselho
Conselho
O Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, instituído pela Lei nº 624/04 se constitui em órgão municipal na conjugação de esforço entre o Poder Público e a Sociedade Civil, de caráter deliberativo, permanente e consultivo ao Gabinete do Prefeito, para assessoramento da municipalidade em questões relativas à comunidade negra do Município.
Conforme o edital de convocação, o Conselho será composto por 14 membros e mais 14 suplentes, sendo sete representantes dos órgãos municipais e sete da sociedade civil, que de acordo com o Decreto nº 624/04, contará com seus membros da seguinte forma: dois representantes de entidades religiosas; quatro indicados por associações de bairros ou civis, regularmente constituídas, em plena atividade; e um representante das demais entidades civis. Todos os indicados terão os respectivos suplentes, eleitos por seus pares
(Fonte: Prefeitura municipal de Bertioga)



Começa dia 08 a vacinação contra a influenza A – gripe suína

As vacinas serão distribuídas de acordo com o número de pessoas dos grupos de risco de cada município. Primeira etapa vai até dia 19, e atenderá trabalhadores da saúde e população indígena


Região - Seguindo determinação do Ministério da Saúde, Bertioga dá início no próximo dia 08, à primeira etapa de vacinação contra influenza A (H1N1) – gripe suína, atendendo trabalhadores dos serviços de saúde e a população indígena. A imunização desse grupo será feita até o próximo dia 19, em todas as unidades de Saúde do Município, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Os trabalhadores dos estabelecimentos de saúde, envolvidos diretamente na resposta à pandemia, serão vacinados nos locais de trabalho. Já a população indígena, incluindo as gestantes e as crianças entre 6 meses a 1 ano e 11 meses de idade, será vacinada nas aldeias pelos profissionais de saúde e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
A segunda etapa, que vai do próximo dia 22 até 02 de abril, será destinada à vacinação de crianças de 6 meses a 1 ano e 11 meses de idade e doentes crônicos, portadores de doenças como diabetes, por exemplo. A partir dessa etapa, até 21 de maio, todas as mulheres grávidas em qualquer fase da gestação também poderão receber a vacina.
Já a terceira etapa vai ocorrer de 5 a 23 de abril, quando serão vacinadas as pessoas entre 20 e 29 anos. Na quarta etapa, de 24 de abril a 07 de maio, a vacinação será de pessoas com 60 anos ou mais com doença crônica (pneumopatia, cardiopatia, nefropatia, HIV, diabetes, entre outras) que serão imunizadas durante a Campanha do Idoso, quando receberão, além da influenza, a vacina sazonal.
E, na quinta e última etapa – de 10 a 21 de maio, serão imunizadas contra a gripe suína mais um grupo, considerado pelo Ministério da Saúde como de risco - pessoas entre 30 e 39 anos de idade.
Doadores de sangue

De acordo com a RDC 153 de 14 de junho de 2004 da ANVISA, as pessoas na faixa etária entre 20 e 29 anos, vacinadas contra a influenza, não poderão doar sangue pelo período de 30 dias. Com a finalidade de evitar um possível desabastecimento nos bancos de sangue, o Ministério da Saúde solicita que aqueles que se incluem nesse grupo entrem em contato com os bancos de sangue e estabeleça um fluxo de vacinação das pessoas nessa faixa etária, logo após a doação de sangue. Essas ações deverão ocorrer a partir do próximo dia 08 até 30 de abril.
O Ministério da Saúde pretende vacinar 62 milhões de pessoas contra a influenza A (H1N1) - gripe suína. As vacinas serão distribuídas de acordo com o número de pessoas dos grupos de risco em cada município e as secretarias de Saúde de cada cidade definirão os locais de vacinação.
A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é para que sejam vacinados quatro grupos de risco, mas o Ministério da Saúde resolveu incluir mais dois, que são as crianças entre 6 meses e 2 anos e também os jovens entre 20 e 29 anos. De acordo com o Ministério, a inclusão ocorreu porque houve um alto número de casos de gripe suína e de mortes em decorrência da doença, nessas faixas etárias.
Dados do Ministério da Saúde mostram que em 2009, foram registrados, no Brasil, 39.679 casos graves da influenza A (H1N1) e 1.705 mortes por causa da doença. No mundo, foram registrados casos da doença em 209 países, com o registro de 14.142 mortes.
(Fonte: Prefeitura municipal de Bertioga)



Violinoshows abre a programação do ‘Música é Cultura’ do mês de março

Projeto é desenvolvido na Casa da Cultura, em parceria da Prefeitura e SESC Bertioga


Região - O grupo Violinoshows, formado por Adriana Albano Maresca (1º violino), Olga Maria Leoni (2º violino), Tatiana Paciello (viola) e Daniela Paciello (violoncello) se apresenta neste sábado (06), a partir das 20 horas, na Casa da Cultura, abrindo a programação deste mês de março. O evento integra o Projeto Música é Cultura, desenvolvido há oito anos, resultado de parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Desenvolvimento Cultural e o Sesc Bertioga.
Fundado em 1999, o grupo Violinoshows tem como objetivo levar belas melodias a diversos públicos, apresentando-se em concertos e eventos. Sob a direção da violinista Dinah Piotrowski e do acordeonista Valentim Bianchini, o grupo pode ter desde o formato de duo até o de uma camerata.
Com sua formação de quarteto de cordas, apresenta um repertório diversificado, que abrange obras de compositores do período barroco até o contemporâneo. No repertório serão apresentadas obras de Handel, Bach, Villa-Lobos, entre outros.
A Casa da Cultura de Bertioga fica na Avenida Thomé de Souza, 130, na Praia da Enseada (Centro). Contatos pelo telefone (13) 3317-4060.
(Fonte: Prefeitura municipal de Bertioga)



Vacina contra pneumonia começa ser aplicada na segunda-feira (08)
Trata-se da Pneumo 10, que este ano será incorporada no Calendário Básico de Vacina da Criança, a partir de dois meses a menor de 24 meses


Região - A partir de segunda-feira (08), estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município a vacina Pneumo 10 (vacina Pneumocócica 10-Valente Conjugada) para grupos suscetíveis ao streptococus pneumoniae (pneumonia), que este ano passa a ser incorporada no Calendário Básico de Vacina da Criança, dos dois meses de idade a menor de 24 meses (1 ano 11 meses e 29 dias). A vacina será administrada por injeção intramuscular.
A inclusão da vacina pneumo-10 no calendário nacional de vacinação deverá reduzir o sofrimento da criança e de seus familiares, que ficam dias e, às vezes, até meses internadas em decorrência da contaminação pelo pneumococo. A orientação é para que todas as crianças tomem a vacina, mesmo as que já tiveram pneumonia.
Pneumonia
São infecções que se instalam nos pulmões, órgãos duplos localizados um de cada lado da caixa torácica. Podem acometer a região dos alvéolos pulmonares onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, os interstícios (espaço entre um alvéolo e outro).
Basicamente, pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Esse local deve estar sempre muito limpo, livre de substâncias que possam impedir o contacto do ar com o sangue.
Diferentes do vírus da gripe, que é altamente infectante, os agentes infecciosos da pneumonia não costumam ser transmitidos facilmente.(Fonte: Prefeitura municipal de Bertioga)
 

 


Notícias de Caraguatatuba Topo



Noroeste News

Copa Aniversário de Caraguatatuba começa nesta sexta-feira

Caraguatatuba -  Na sexta-feira (5), às 19h45, o Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves (Cemug) recebe o jogo entre o Esporte Clube Tabatinga e Esporte Clube Águia Dourada. A partida abre a Copa Aniversário de Caraguatatuba de Futebol Amador, realizada pela secretaria municipal de Esportes de Caraguá.
No domingo (7) os jogos continuam no Cemug, a partir das 13h, com a seguinte programação: Caputera x E.C Indaiá; Fluminense F.C x A.E Grêmio; e Força Jovem F.C x E.C Barranco Alto. O campo do bairro Indaiá recebe, também às 13h, os jogos entre Tabajara F.C x C.A Poiares e G.R Rio do Ouro x E.C Primavera.
A Copa Aniversário de Caraguatatuba reunirá 33 equipes da primeira e segunda divisão da cidade. O encerramento do campeonato está previsto para o dia 20 de abril, data em que Caraguá comemora 153 anos de emancipação.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)



Gobetti pede maior atenção ao Perequê-mirim


Caraguatatuba -  Vereador quer mais melhorias no bairro e em especial a Rua das Missões
Atento as necessidades de Caraguá, o parlamentar do PDT, Wilson Agnaldo Gobetti já tem mostrado trabalho neste início de ano e preocupação com as condições do bairro do Perequê-mirim, na região Sul.
Durante todo o ano de 2009, diversas proposituras foram feitas por Gobetti solicitando melhorias a serem feitos no local. “A gente busca trabalhar para todo o município. Só no ano passado foram vários pedidos entre requerimentos e indicações para beneficiar o Perequê, e nada foi feito ainda”, disse o vereador, que lembrou do site da Câmara de Caraguatatuba. “No portal da Câmara pode ser consultado todos os meus pedidos”, frisou.
Segundo Gobetti, muitos munícipes do bairro vêm cobrando por melhorias. Ao consultar o site: www.camaracaragua.sp.gov.br, no campo de pesquisa de indicações e requerimentos, pôde ser comprovado a dedicação do vereador. As principais reivindicações são em relação a colocação de postes, nivelamento de ruas, colocação de material de fácil compactação, capina, limpeza de valas, colocação de luminárias, construção de UBS (Unidade Básica de Saúde) e de um Centro Integrado de Desenvolvimento Educacional.
“Foram muitos os pedidos que eu fiz ao Executivo para serem feitos no Perequê-mirim, a maioria são serviços que não requer investimento, não é tão trabalhoso. Infelizmente não tivemos ainda esse retorno”, comentou Gobetti, que confia em melhorias nos próximos dias.
“A gente luta pelo povo da nossa cidade. Vou seguir lutando por eles todos e acredito muito que o prefeito e essa administração irão nos atender em breve. Confio nisso”, diz. “Peço até uma atenção especial a Rua das Missões, que tem muitos moradores de lá que vem pedir ajuda”, completou.
Há 10 anos atuando no Legislativo e por duas vezes presidente da casa, o parlamentar sempre se mostrou solicito aos pedidos das comunidades e se dedica em todas as áreas.
(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)



“DANILO GENTILI – VOLUME I” – Stand-up Comedy de Danilo Gentili
ÚNICA APRESENTAÇÃO, dia 13 de março, sábado, às 21h,


Caraguatatuba -  No Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba.
Informações e disque ingressos (12)8187-1244 / Bilheteria (12) 3883-2142
Pontos de venda na Nice Calçados (Sta. Cruz) e na Nice Fashion (Caraguá Praia Shopping)
Ingressos R$50,00 e R$25,00 para estudantes, professores, aposentados, maiores de 60 anos, funcionários públicos e segurados da Porto Seguro Seguros (promoção titular + acompanhante)
(Fonte:DIVULGAÇÃO)


Projeto de Baduca que proíbe uso de capacete em estabelecimentos comerciais é aprovado


Caraguatatuba -  Preocupado com a segurança, o vereador de Caraguatatuba, Cristian Alves de Godoi – Baduca Filho (PDT), teve aprovado na 5ª ordinária deste ano o Projeto de Lei de nº 12/2010, que proíbe o ingresso ou a permanência de pessoa utilizando capacete em locais comerciais, públicos ou aberto ao público.
O parlamentar faz questão de frisar que essa proibição é somente dentro dos estabelecimentos, e que não atrapalhará em nada a vida dos motociclistas, que tem por obrigação usar o capacete enquanto dirige.
“É importante deixar claro que nossa idéia não impedirá a pessoa que tem uma moto de sair de casa sem o capacete, ela só não poderá entrar em algum lugar, seja ele público ou não, com o capacete na cabeça”, explicou Baduca, que justificou o motivo da propositura.
“Fiz esse projeto pensando na segurança de todos. É muito comum a imprensa televisiva mostrar matérias sobre os inúmeros assaltos relâmpagos ocorridos no Brasil, realizados por pessoas que se escondem embaixo de um capacete”, disse. “Essa lei vem justamente tentar coibir a ação desses marginais, que se utilizam disso para praticar atos criminosos sem serem reconhecidos”, completou.
De acordo com o Projeto de Lei do vereador, os efeitos dessa lei estendem aos prédios que funcionam no sistema de condomínio.
Os responsáveis pelos estabelecimentos de que trata a lei, deverão fixar no prazo máximo de 60 dias, após a publicação, uma placa indicativa na entrada do estabelecimento, com letras legíveis, contendo a seguinte inscrição: ‘É proibida a entrada de pessoa utilizando capacete’.
“Não tenho duvidas que essa propositura irá colaborar bastante com a segurança de todo mundo”, finalizou Baduca.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)



Seletiva dos Jogos Regionais do Idoso será neste fim de semana


Caraguatatuba -  A secretaria de Esportes de Caraguá promove neste sábado e domingo (6 e 7), no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves, das 8h às 17h, a seletiva que define as equipes que participarão dos Jogos Regionais do Idoso (Jori), em Mogi das Cruzes.
As modalidades envolvidas são: bocha; dominó; truco; xadrez; vôlei adaptado masculino e feminino; dança de salão; damas masculino e feminino; buraco; atletismo masculino e feminino; malha; natação; xadrez masculino e feminino; tênis de mesa masculino e feminino; e coreografia.
Os Jogos Regionais do Idoso serão realizados entre os dias 7 e 11 de abril. Mais informações pelo telefone (12) 3885-2200.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)
 

 

Leia a Revista da Cidade - Caraguatatuba (Online)


 

Notícias de Ilhabela Topo



Meninas do asfalto de Ilhabela dão show em competições de Corrida de Rua

Ilhabela - As Meninas do Asfalto de Ilhabela, comandadas pelo técnico João Alves de Araújo, estão dando trabalho para as atletas adversárias em competições no arquipélago ou nas cidades afora. No último domingo (28/2), no Troféu SP de Corrida de Aventura, as atletas Michele Daniele e Geisla Moraes conquistaram a segunda e terceira colocação, respectivamente, na prova de 5 km de corrida.
O desempenho da equipe já chama a atenção e reforça a vocação de Ilhabela para a modalidade esportiva Corrida de Rua. Formada pelas atletas Michele Daniele Pereira, Geisla Moraes, Laís de Souza, Carlúcia Oliveira, Simone Fortes Souza e Daiane dos Santos, as ‘Meninas do Asfalto’ têm demonstrado excelente desempenho nas principais corridas de rua da região, sempre colocando Ilhabela no pódio.
“As meninas estão treinando há pouco tempo e demonstram que darão trabalho para as adversárias. Os resultados são cada vez mais expressivos e os tempos diminuem a cada treino”, revela o treinador, que conta com o apoio da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)



Nove duplas participam do 1º Torneio de Malha “Nelsinho e Amigos”


Ilhabela - A Quadra de Malha do Perequê foi palco no último domingo, (28/2), do 1º Torneio de Malha “Nelsinho e Amigos”, em homenagem a um dos melhores jogadores de malha de Ilhabela, Nelson Rodrigues, que na ocasião, conquistou o primeiro lugar na disputa.
Com nove duplas participantes, o torneio foi marcado por belas jogadas de malha num grande clima de confraternização entre os participantes. O evento teve o apoio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação.
O homenageado da competição conquistou a primeira colocação ao lado do parceiro Dênio. Em segundo lugar, ficou a dupla Paulinho e Antônio seguidos de Toninho e Júlio, na terceira colocação.
Nelson Rodrigues é considerado um dos melhores jogadores de Malha de Ilhabela, campeão em várias competições tanto no município quanto na região e um dos incentivadores da modalidade na cidade.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)


Prefeitura de Ilhabela convoca atletas da terceira idade para disputar os Jogos do Idoso


Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, está com inscrições abertas para pessoas maiores de 60 anos, interessadas em participar dos Jogos do Idoso, que será realizado na cidade de Mogi das Cruzes em abril.
A Secretaria procura representantes nas modalidades vôlei adaptado (masculino e feminino), xadrez, damas, buraco, truco, dominó, tênis de mesa (masculino e feminino), corrida e natação (masculino e feminino).
Os interessados devem procurar a professora Beatriz Bello, a Bia, na sede da secretaria, localizada à Av. Bartolomeu de Gusmão, 140, também no Pequeá (antigo Campo da Aviação).
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

 

 

Notícias de São Sebastião Topo

Chalés Juliamar

Focos do mosquito da Dengue poderão render multas de até R$ 15 mil
Prefeitura terá poder de polícia para eliminar os criadouros e focos do mosquito em zonas urbanas e rurais


São Sebastião - Moradores e comerciantes do município de São Sebastião que tiverem seus imóveis flagrados por agentes de saúde com focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, poderão ser multados em valores que podem variar de R$ 500,00 a R$ 15 mil, dependendo da situação encontrada no local. A medida passará a ter validade após um projeto de lei ser aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo Executivo.
O projeto em tramitação quer estabelecer diretrizes para conscientizar e disciplinar os moradores sobre a participação na prevenção, combate e erradicação do mosquito. Na proposta, apresentada pelo vereador Paulo Henrique Ribeiro Santana (PDT), “PH”, a prefeitura terá poder de polícia para eliminar os criadouros e focos do mosquito em zonas urbanas e rurais. A fiscalização ficará por conta da prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde.
Os moradores ou comerciantes flagrados deverão, inicialmente, ser notificados por meio de um auto de infração, em caráter educativo. Eles receberão orientações sobre como proceder em casos de descoberta de focos do Aedes aegypti, eliminar eventuais riscos e quais medidas devem ser tomadas para a prevenção de novos focos. Ainda de acordo com o projeto, no caso de reincidência, o infrator será multado.
No caso de imóveis fechados, que impossibilitem a entrada de agentes, os proprietários estarão sujeitos a sofrer processos judiciais que permitam a execução da lei.
A lei, se aprovada, estabelecerá três níveis de multa, sendo leve (até dois focos encontrados), moderada (de três a quatro focos encontrados) e grave (mais de cinco focos encontrados). As multas deverão varias entre R$ 500,00 a R$ 1,5 mil (infrações leves), de R$ 500,00 a R$ 3 mil (infrações moderadas) e de R$ 1 mil a R$ 15 mil (infrações graves). Segundo o projeto, em caso de reincidências, as multas serão aplicadas em dobro, triplo, quádruplo, consecutivamente. O não pagamento das multas implicará na inclusão do nome do infrator na Dívida Ativa do município.
Os moradores de baixa renda poderão ter as multas reduzidas em 95% do valor total. Os critérios para definir a impossibilidade de pagamento deverão ser estipulados pela prefeitura. Os recursos obtidos com as multas, conforme prevê o projeto, deverão ser aplicados em ações preventivas e para tratamento de moradores infectados.
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)



Cidade está entre as 10 em situação de alerta contra a dengue, diz Ministério

“Aprovação do projeto é de fundamental importância devido à facilidade de disseminação da doença”, diz vereador “PH”


São Sebastião - Brasília – De acordo com o Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti, divulgado em novembro do ano passado pelo Ministério da Saúde, São Sebastião está entre as 10 cidades paulistas em situação de alerta contra a Dengue. Os dados foram divulgados pelo ministro José Gomes Temporão.
Reportagem publicada pelo jornal “valeparaibano” no último dia 2 de março, com base em informações fornecidas pelas prefeituras, revela que o município de São Sebastião possui 27 casos confirmados da doença somente neste ano. Durante todo o ano de 2009 foram 110 casos.
Na reportagem, a diretora de Vigilância em Saúde de São Sebastião, Lidiomar Conelian, irmã do secretário municipal de Saúde, Aldo Conelian, se mostrou “preocupada” com a situação. “É super preocupante para nós. O medo é de vir a febre hemorrágica. A gente fica bem em alerta”, declarou ela na entrevista.
A mesma reportagem revela que o município de São Sebastião, juntamente com Taubaté, são as que mais preocupam a Secretaria Estadual da Saúde por conta do grande número de confirmações da doença apenas nos primeiros dois meses do ano.

Ações preventivas

Para o vereador “PH”, autor do projeto de lei, “prever uma série de ações, desde educativas até repressivas, garantirá ao município instrumentos legais e administrativos para que tenhamos esse problema controlado”.
Para “PH”, a aprovação do projeto “é de fundamental importância devido à facilidade de disseminação da doença e os índices crescentes de casos fatais da dengue no país. Isso gera a urgente necessidade de seu combate, que somente é possível quando o ciclo de proliferação é quebrado, com a supressão absoluta dos mosquitos que a transmitem”, ressalta.
O parlamentar afirma que a participação da população nessa questão também é importante e “indispensável”. “O combate à doença depende da conscientização e adotação de medidas simples de eliminação de água parada, já que o mosquito se prolifera em água limpa”, observa.
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)



Ernaninho quer melhorar trevo de acesso ao bairro da Olaria para tráfego de ônibus


São Sebastião - Questionado por moradores do bairro da Olaria sobre a possibilidade de circulação de ônibus no local, o vereador Ernane Primazzi “Ernaninho” (PSC) reivindicou a empresa Ecobus a inclusão no itinerario do ônibus denominado “Expressinho” do acesso ao bairro.
De acordo com ele, a concessionária do transporte coletivo informou que não há infra-estrutura adequada para que os veículos transitem no local, por causa da rotatória existente na entrada do bairro.
Segundo Ernaninho, é necessário a remoção de uma árvore entre o trevo de acesso para a execução de projeto que atenda à equipe técnica da Ecobus e consequentemente os moradores.
Um requerimento foi encaminhado ao prefeito indagando sobre a realização de uma avaliação técnica visando permitir o tráfego do ônibus Expressinho no bairro.
Ernaninho também quer saber a data em que os trabalhos serão iniciados e no caso de não atendimento, o motivo com justificativas detalhadas para repassar a informação aos moradores.
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)



Moradores da Costa Sul querem serviços do poupa tempo móvel


São Sebastião - Os moradores da Costa Sul estiveram no gabinete do vereador Marcos Jorge dos Santos (PV) reivindicando a implantação dos serviços do poupa tempo móvel para a região.
Eles alegam dificuldades na locomoção até os postos fixos dos serviços que ficam em Santos e São José dos Campos, as cidades mais próximas da região.
A reivindicação foi encaminhada ao prefeito Ernane Bilotte Primazzi e ao secretário de Gestão Pública, Sidnei Beraldo.
Marcos Jorge quer saber se há possibilidade de ser instalada uma unidade móvel na região da Costa Sul e também da Costa Norte.
“Os serviços prestados como a emissão de RG, carteira de trabalho, atestado de antecedentes criminais, multas de trânsito, além de uma série de outros benefícios viriam facilitar a vida dos moradores, já que a maioria trabalha e não dispõe de tempo para resolver essa parte burocrática,” completa.
O parlamentar disse que no ano passado teve a oportunidade de conhecer os trabalhos desenvolvidos pela unidade em Bertioga.
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)



Ônibus escolares contam com monitores na rede municipal de São Sebastião


São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, em parceria com a Ecobus, colocou em
prática no dia 18 de fevereiro, um projeto que insere nos ônibus da
rede municipal de Ensino, monitores escolares para acompanhar os
alunos até as escolas situadas nas três regiões do município: Costas
Norte e Sul e Centro.
A idéia, que partiu do próprio prefeito Ernane Primazzi durante a
campanha eleitoral, proporciona – atualmente – condições de trabalho a
64 pessoas com idade superior a 45 anos, as quais normalmente
encontram dificuldades em conseguir uma vaga no mercado de trabalho.
“Com esta medida resolvemos dois problemas de uma só vez: aumentamos a
segurança dos alunos nos ônibus, proporcionando também melhor condição
de trabalho para os motoristas que agora se preocuparão exclusivamente
com a direção do coletivo e, ao mesmo tempo, proporcionamos uma fonte
de renda para uma parcela da população que, em função da idade, muitas
vezes não consegue colocação no mercado de trabalho. São pessoas acima
de 45 anos, zelosas, que foram treinadas e gostam do contato com as
crianças e que, agora, têm condições de ter uma nova renda ou
complementar ganhos de sua aposentadoria e que será importante para
cobrir suas despesas mensais”, enfatizou o chefe do Executivo.
Segundo a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Humano, Roseli
Trevisan Primazzi, a iniciativa foi abraçada pela pasta e conta ainda
com apoio do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), responsável
pelo cadastramento e envio dos candidatos à Ecobus, onde passaram por
uma entrevista de emprego.
Selecionado pela empresa, o grupo passou por treinamentos específicos
recebendo noções de segurança, higiene, comportamento, educação no
trânsito entre outros princípios básicos com intuito de orientar os
usuários (crianças e adolescentes), sobre a forma de se comportar no
veículo durante o trajeto à escola.
Por este trabalho, cuja jornada máxima diária é de 7h20, com escala
específica de horários de entrada e saída dos estudantes do ensino
Infantil, Fundamental e Médio (manhã, tarde e noite), os monitores
recebem o salário mensal de R$ 528,00.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Pontos de alagamentos em rodovia preocupam Coringa


São Sebastião - O presidente da Câmara, Luiz Antonio de Santana Barroso “Coringa” (DEM) está preocupado com alguns trechos da rodovia Manoel Hipólito do Rego, principalmente entre os bairros Arrastão e Portal da Olaria, onde acumulam água.
Segundo ele, o alagamento interrompe o trânsito de veículos e impede a circulação de pedestres porque há local em que a água fica ao nível de aproximadamente 80 cm.
“Muitos moradores ficaram impedidos de saírem de suas casas até que o nível da água baixasse, e por ser a única via de acesso e saída do município em caso de emergência, a ambulância ou carro do resgate não podem passar,” alerta.
Coringa disse que os moradores da localidade ficaram tensos com a situação e reivindicam providências.
No requerimento enviado ao prefeito, ele requer informações se há estudos para a implantação de galerias para escoar as águas rapidamente da referida avenida até a praia.
Ele também requer que a medida seja atendida em curto espaço de tempo para evitar maiores problemas à comunidade.
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)



Prefeitura de São Sebastião e Marinha do Brasil certificam pescadores


São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião em parceria com a Marinha do Brasil
certificou um grupo de 25 pescadores no curso de Formação de
Aquaviários – Módulo Especial.
Destinado a marinheiros e pescadores sebastianenses, o curso foi
possível graças aos trabalhos desenvolvidos pela Semam (Secretaria de
Meio Ambiente) e Delegacia da Capitania dos Portos.
Durante a solenidade de entrega dos certificados na tarde desta
quarta-feira 3, no Teatro Municipal, o capitão-de-fragata Márcio de
Vasconcelos da Rocha falou do orgulho e satisfação da Marinha do
Brasil em ministrar as aulas e formar um novo grupo de pescadores
profissionais, marinheiros auxiliares de convés e marinheiros
auxiliares de máquinas. “Esperamos, a partir de agora, que vocês
voltem para fazer outros cursos para aprimorarem seus conhecimentos e
desejo que estes sejam retransmitidos àqueles que não tiveram
oportunidade de participarem de tais cursos. Desejamos, também, bons
ventos, mares tranqüilos e um feliz regresso ao lar a todos vocês”,
discursou o oficial.
Como representante do prefeito Ernane Primazzi, Traud Rennert, lembrou
a importante relação que o Município possui com as atividades
náuticas, falou sobre a presença constante da atividade marítima na
cidade, observou a importância da qualificação profissional dos
recursos humanos e enfatizou, enquanto secretária municipal de Meio
Ambiente, esperar dos formandos que os conhecimentos adquiridos lhes
permitam exercer suas funções de modo ambientalmente mais consciente e
eficaz. “Espero que vocês nos auxiliem em nossa difícil missão de
garantir às gerações presentes e futuras, um meio ambiente equilibrado
e saudável”.
Além do capitão-de-fragata e da secretária de Meio Ambiente, também
compareceram ao evento o comandante da Marinha do Brasil, Alcir
Gonçalves; o administrador do Tebar, Cosme Damião Lemes; o presidente
da Colônia de Pescadores Z-14, Acácio Valdemiro da Luz e o chefe da
divisão de Pesca da Semam, Antonio Sérgio Fernandes, o Toninho
Pescador, além da encarregada da divisão do Ensino Profissional
Marítimo, Maria Aparecida.
As aulas do Módulo Especial foram ministradas para pescadores
moradores de Barra do Una, Barra do Sahy, Boiçucanga, Maresias,
Toque-toque Pequeno, São Francisco entre outros bairros, no período de
21 a 23 de dezembro do ano passado na praça Por do Sol, em Boiçucanga,
na Costa Sul do município e abrangeu temas diversos como primeiros
socorros, combate a incêndio, motor a diesel,,navegação e
sobrevivência no mar.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Prefeitura recupera pavimentação de vias públicas em Boiçucanga


São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião está realizando a recuperação de algumas
vias públicas situadas no bairro de Boiçucanga, na Costa Sul do
município.
O serviço é executado pelos funcionários da Regional de Boiçucanga,
divisão ligada ao Departamento das Administrações Regionais da Costa
Sul, por meio da Secretaria das Administrações Regionais (Seadre), com
apoio da Divisão de Tráfego (Ditraf), que é subordinada à Secretaria
de Segurança Urbana (Segur).
De acordo com a Seadre, a primeira rua que recebeu intervenção foi a
Tropicanga, onde os bloquetes foram nivelados para facilitar o
escoamento das águas pluviais que ficavam empoçadas em determinados
locais. No momento, a Prefeitura trabalha na recuperação da rua
Benjamin Manoel dos Santos, que fica constantemente alagada em época
de forte chuva. O trânsito no local está impedido para não atrapalhar
o serviço.
Segundo a Regional de Boiçucanga, os reparos também serão efetuados em
outras vias públicas do bairro como a Hilarião de Mattos, em frente à
escola Walkir Vergani, além da Jaú, da Diógenes de Mattos e da
Januária, na esquina com a rua Apiacas. O objetivo é impedir o acúmulo
de água em certos trechos.

Baleia
A Prefeitura também informa que uma pequena parte da avenida Deble
Derani, localizada na praia da Baleia, que foi prejudicada com a
última chuva, receberá tubulação para facilitar a vazão das águas
pluviais.
E na próxima segunda-feira, 8, um minimutirão estará na rua Lobo
Guará, situada no bairro de Cambury.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Projeto que institui no calendário oficial Festa do Padroeiro São Sebastião é aprovado


São Sebastião - Durante a sessão de Câmara de São Sebastião, dia 02/03, foi aprovado projeto de lei 174/09, de autoria do vereador Paulo Henrique (PDT), o PH, que institui no calendário oficial de eventos do município a Festa do Padroeiro São Sebastião, que passará a ser comemorada anualmente, no mês de janeiro, tendo o dia 20, como a data principal de sua programação.
A Festa do Padroeiro São Sebastião é organizada pela população e a Prefeitura, contribuindo para o comércio e lazer da população sebastianense, sendo considerada uma grande manifestação religiosa, cultural e folclórica, possuindo caráter religioso de influência cristã.
É uma festa secular, com forte característica de fé popular e seus participantes são, em sua maioria, de comunidades e cidades de várias regiões do Estado.
Padroeiro da cidade, São Sebastião (França, 256 —286 ) é originário de Narbonne e cidadão de Milão, foi um mártir e santo cristão morto durante a perseguição levada a cabo pelo imperador romano Diocleciano. O seu nome deriva do grego sebastós, que significa divino, venerável (que seguia a beatitude da cidade suprema e da glória altíssima).
De acordo com Actos apócrifois, atribuídos a Santo Ambrósio de Milão, Sebastião era um soldado que teria se alistado no exército romano por volta de 283 (depois da Era Comum) com a única intenção de afirmar o coração dos cristãos, enfraquecido diante das torturas. Era querido dos imperadores Diocleciano e Maximiliano, que o queriam sempre próximo, ignorando tratar-se de um cristão e, por isso, o designaram capitão da sua guarda pessoal – a Guarda Pretoriana. Por volta de 286, a sua conduta branda para com os prisioneiros cristãos levou o imperador a julgá-lo sumariamente como traidor. tendo ordenado a sua execução por meio de flechas (que se tornaram símbolo constante na sua iconografia). Foi dado como morto e atirado no rio, porém, Sebastião não havia falecido. Encontrado e socorrido por Irene (Snta Irene), foi depois levado novamente diante de Diocleciano, que ordenou então que lhe fosse espancado até a morte. Mesmo assim, ele não teria morrido. Acabou sendo morto transpassado por uma lança.
O projeto foi encaminhado para ser sancionado.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Clique na figura abaixo e leia a 2º Edição do Jornal Maranduba News

“Dia Internacional da Mulher” Abre exposição nessa sexta-feira – dia 05

Ubatuba - Às 20h00, no Sobradão do Porto, nessa sexta-feira, dia 05, será a abertura da exposição comemorativa ao Dia Internacional da Mulher com apresentação do Grupo Sexteto Caiçara. Na ocasião serão homenageados: “Lar Vicentino”, Aldeia Boa Vista e Casa do Artesão, nas figuras femininas que lideram ações nessas entidades e tribo.
Há vários anos a Fundart vem promovendo o evento que conta com mostra de pintura, fotos, artesanato etc., alusivos ao trabalho significante da mulher em nossa sociedade.

Oficinas Fundart – 2010
Tiveram início dia 01 de março


Na última segunda-feira, dia 01 de março a Fundart deu início às Oficinas – 2010, com os seguintes cursos: Ballet Clássico, Piano, Teatro adulto e infantil, Teclado, Cerâmica, Artes Circenses, Dança do Ventre e Danças Contemporâneas.
Ainda há vagas para algumas oficinas. Informações pelos telefones: 3833-7000/7001 e 3832-7732, ou pessoalmente, na Fundart, Praça Nóbrega, 52 – centro, Das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00.

Encenação da “Paixão de Cristo” – 2010
Será em 02 de abril


Sexta-feira, dia 02 de abril próximo, Prefeitura e Fundart apresentarão o espetáculo Paixão de Cristo, montagem que reúne em torno de 240 pessoas entre elenco, equipe técnica, Banda Sinfônica “Lira Padre Anchieta”.
A encenação será na Praça de Eventos da Av. Iperoig, na própria avenida em todo o seu percurso (Calvário) e morro da Prainha, onde acontece a crucificação e a ressurreição de Cristo.
Os preparativos vêm reunindo o elenco principal bem como a manutenção dos figurinos, escudos, espadas, capacetes, e tudo o mais que compõe a encenação do grande espetáculo, que tem como um dos focos a participação espontânea e comunitária, quando os componentes da “troupe” fazem doação social para que aconteça o espetáculo.
As inscrições para integrar o elenco estão abertas no Sobradão do Porto, Praça Anchieta - 38, com Adriano.

Programação de Final de Semana:

05 – Sexta-feira
20h00 – 10ª Exposição “Dia Internacional da Mulher”
Apresentação do Grupo Sexteto Caiçara
Salão de Exposições Sobradão do Porto
Praça Anchieta, 38 – Centro

06 – Sábado
20h30 – Grupo “Na Quebrada do Pandeiro”
Sobradão do Porto

Para assistir vídeos do 5º Festival de Marchinhas Carnavalescas de Ubatuba Acesse: http://www.youtube.com/fundart2010

À venda na Fundart - Cultura Caiçara
Praça Nóbrega, 54 – Centro
Tels. (12) 3833-7000/7001
-CD duplo “Dias de Caiçara” R$ 43,00 - Dialeto Latin American Documentary –
-CD e revista “O Auto do Boi de Conchas” – R$ 6,00
-DVD e livro “Com quantas memórias se faz uma canoa” R$ 20,00 e R$ 35,00 respectivamente.
-Todos com apoio cultural Fundart
(Fonte: Fundart)



Projeto: “Caminhos da Sustentabilidade do Artesanato de Ubatuba”


Ubatuba - O Instituto - Amigos da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – IA-RBMA em parceria com a
Associação Cunhambebe da Ilha Anchieta - ACIA e com o apoio da Prefeitura
Municipal de Ubatuba através da Sala Verde Ubatuba e Secretaria Municipal de
Meio Ambiente – SEMA realizam o projeto: “Caminhos da Sustentabilidade do
Artesanato de Ubatuba”, com patrocínio da Petrobras Comunidades.
O projeto
prevê promover a valorização da cultura local, buscando reduzir o impacto
negativo sobre a Mata Atlântica, e possibilitando a construção de alternativas
fundamentadas e embasadas na realidade vivenciada pelas comunidades do
município, garantindo uma revitalização cultural em bases sustentáveis.
Outro fator
importante está na regulamentação da extração da matéria prima para essa
atividade, que será iniciada com o mapeamento e identificação de áreas
potencialmente passiveis de extração da espécie que é a mais utilizada pelos
artesãos, a caixeta, em parceria com a SEMA. Através de debates, encontros e
articulação institucional junto aos órgãos públicos, o projeto busca iniciar a
criação de instrumentos regulatórios, com ênfase nos recursos madeireiros.
O apoio às
atividades regulares de artesanato, destacando a comercialização dos produtos e
a capacitação dos artesãos, faz parte das estratégias do Projeto, para
a comercialização
de produtos será utilizado o já existente Programa “Mercado Mata Atlântica –
RBMA” <http://www.rbma.org.br/mercadomataatlantica/index_mercado.asp>
que atinge um público específico e diferenciado. Serão realizadas ainda duas
mostras no município com as peças produzidas, possibilitando mais um canal de
comercialização dos produtos.
Vejam
a agenda com as datas dos cursos e telefones para inscrições:
05/3
e 06/03, das 8h00 as 12h00 e das 14h00 as 18h00 - Preparação de fibra de
bananeira, no Centro Comunitário do bairro do Cambury. (Inscrições: 12 9771-1482
c/Patrícia em horário comercial - HC)
08/03,
das 18h00 as 22h00 - Cestaria com jornais, revistas e fibras, na sede do
Projeto Tamar, no bairro do Itaguá. (Inscrições: 12 9126-3028 c/ Cláudia em
horário comercial)
10/03,
das 13h00 as 19h00 - Cestaria com jornais, revistas e fibras, na sede do
Projeto Tamar, no bairro do Itaguá. (Inscrições: 12 9126-3028 c/ Cláudia em
horário comercial)
11/03
e 12/03, 8h00 as 12h00 e das 14h00 as 18h00 - Cestaria com jornais, revistas e
fibras, no Salão Paroquial da Matriz Nossa Sra. Fátima no Ipiranguinha.. (Inscr:
12 9126-3028 c/ Cláudia em HC)
12/03
e 13/03, das 8h00 as 12h00 e das 14h00 as 18h00 – Tecelagem com fibra de
bananeira, no Centro Comunitário do bairro do Cambury. (Inscrições: 12 9771-1482
c/Patrícia em HC)
17/03
e 18/03, das 8h00 as 12h00 e das 14h00 as 18h00 - Preparação de peças de
Cestaria, no Salão Paroquial da Matriz Nossa Sra. Fátima no
Ipiranguinha. (Inscrições:
12 9126-3028 c/Cláudia em horário comercial)
19/03
e 20/03, das 8h00 as 12h00 e das 14h00 as 18h00 - Preparação de fibra de
bananeira, no salão da Igreja Católica, bairro Rio Escuro. (Inscrições: 12
9126-3028 c/ Cláudia em horário comercial)
22/03,
das 19h00 as 22h00 - Cestaria com jornais, revistas e fibras, na sede do
Projeto Tamar, no bairro do Itaguá. (Inscrições: 12 9126-3028 c/ Cláudia em
horário comercial)
24/03,
das 8h00 as 12h00 e das 14h00 as 18h00 – Criação de Peças com fibra de
bananeira, na sede do Projeto Tamar, no bairro do Itaguá. (Inscrições:
12 9771-1482
c/ Patrícia em horário comercial)
26/03
e 27/03, das 8h00 as 12h00 e das 14h00 as 18h00 - Tecelagem de fibra de
bananeira, no salão da Igreja Católica, no bairro Rio Escuro. (Inscrições: 12
9126-3028 c/ Cláudia em horário comercial)
31/03,
das 8h00 as 12h00 e das 14h00 as 18h00 – Criação de Peças com fibra de
bananeira, na sede do Projeto Tamar, no bairro do Itaguá. (Inscrições:
12 9771-1482
c/ Patrícia em horário comercial)
Maiores
informações pelos telefones 12 3833-3296 – Sala Verde Ubatuba ou 12 9126-3028
c/ Cláudia ou por email: salaverde.ubatuba@yahoo.com.br
(Fonte:DIVULGAÇÃO)


Cruz Vermelha deverá assumir Santa Casa de Ubatuba

Protocolo de intenções entre a Prefeitura, Santa Casa e a Cruz Vermelha será assinado nesta sexta-feira, dia 5, às 11 horas, no Paço Municipal


Ubatuba - A administração da Santa Casa de Ubatuba deverá ser assumida pela Cruz Vermelha, uma entidade filantrópica que já responde pela gestão de diversos hospitais em vários estados brasileiros. O protocolo de intenções entre as partes envolvidas será assinado nesta sexta-feira, 5, às 11 horas, no Paço Municipal.
Há cerca de um mês, representantes da entidade estiveram em Ubatuba conhecendo a realidade da Santa Casa e dentro de 20 dias devem apresentar um projeto de gestão administrativa para o hospital. A informação foi dada pelo prefeito Eduardo Cesar durante uma reunião nesta quarta-feira que contou com a presença da maioria dos vereadores da cidade, representantes do Comus (Conselho Municipal de Saúde), da Cruz Vermelha, da Santa Casa e da Prefeitura.
“Desde que assumimos a administração da Santa Casa, em novembro de 2005, a nossa grande preocupação sempre foi com a qualidade do atendimento. Naquele momento, não tínhamos alternativa: ou assumíamos a entidade ou ela fechava suas portas. Muitas melhorias foram realizadas, o déficit foi diminuído em mais de 300 por cento, trocamos médicos e funcionários que não atendiam a população dignamente, enfim, tivemos muitos acertos. Porém, precisamos melhorar ainda mais e nada melhor que colocar a administração da Santa Casa nas mãos de uma entidade reconhecida internacionalmente e que tem grande experiência em gerir entidades de saúde beneficentes como a nossa”, explicou o prefeito Eduardo Cesar aos participantes da reunião.

Diagnóstico
O gerente de projetos da Cruz Vermelha do Brasil, Marcos Roberto Romero Sanches, que participou da reunião, explicou que a entidade fará agora uma auditoria geral na Santa Casa visando o planejamento da gestão. “A nossa intenção é fazer um profundo diagnóstico, levantar os problemas, os gargalos, as dificuldades e a partir daí buscar as soluções viáveis. Não vamos fazer uma revolução, e sim, colocar a nossa experiência a serviço da comunidade de Ubatuba e junto com todos os interessados construir um projeto de gestão eficiente para o hospital. Estamos aqui para oferecer nossas ferramentas de trabalho, para somar esforços”, enfatizou o representante da Cruz Vermelha, lembrando que por ser uma entidade filantrópica, pode inclusive ajudar na busca de mais recursos junto a órgãos nacionais e internacionais.

Divisão de responsabilidades

O presidente da Câmara Municipal e também médico, Dr. Ricardo Cortez elogiou a iniciativa da Prefeitura em buscar novas alternativas para melhorar a gestão da Santa Casa e principalmente por estar dividindo responsabilidades com o Poder Legislativo e representantes da comunidade, através do Comus. “As pessoas que estão de fora criticam o nosso hospital mas elas desconhecem a realidade do sistema de saúde brasileiro e as dificuldades que enfrentamos no dia a dia. A demanda é enorme, os recursos que vêm do Governo Estadual e Federal são muito aquém do que necessitamos, e a maioria dos profissionais que lá trabalham fazem de tudo para minimizar a dor das pessoas que passam por lá diariamente”, reforçou o médico.
Outros vereadores presentes à reunião, como Osmar de Souza, Americano, professor Adilson, Silvinho Brandão, Mico e Pastor Claudinei também enfatizaram a necessidade de melhorias, de contratação de mais profissionais para fazer frente ao grande número de pessoas que buscam a Santa Casa todos os dias. “É importante que esses profissionais tenham um vínculo maior com nossa cidade”, pediram. Um deles também criticou a utilização, por parte de políticos inescrupulosos, de uma recente morte ocorrida no município, para denegrir a imagem do hospital e consequentemente da cidade. O prefeito aproveitou a oportunidade para dizer que espera que a comunidade se una para ajudar a melhorar o único hospital da cidade. “É importante que se use a força política para ajudar e não para prejudicar a imagem da cidade”, reforçou Eduardo Cesar.

Protocolo de Intenções

Com a presença de autoridades e representantes de todos os segmentos da comunidade de Ubatuba, será assinado, nesta sexta-feira, 5, o protocolo de intenções entre a Prefeitura, a Santa Casa e a Cruz Vermelha visando a mudança na gestão administrativa do hospital. Depois disso uma nova reunião com todos os envolvidos deverá ser realizada quando a equipe da Cruz Vermelha do Brasil estiver com o diagnóstico pronto. “O processo de mudança de gestão administrativa da Santa Casa foi deflagrado e uma auditoria teve início. Dentro de um mês estaremos reunidos novamente para selar esse acordo com a Cruz Vermelha do Brasil, uma entidade de reconhecimento internacional que deverá, definitivamente, profissionalizar o sistema de gestão da Santa Casa”, declarou o secretário de Saúde, Clingel Frota que esteve recentemente conhecendo alguns hospitais administrados pela Cruz Vermelha. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)


Regata do inverso acontece neste sábado, 6, em Ubatuba

A prova é aberta para todas as classes de veleiros de oceano. Largada será ao meio dia próximo à Praia do Flamengo


Ubatuba - Os mares de Ubatuba serão palco de mais uma regata à vela neste fim de semana. A Regata do Inverso, já tradicional no calendário de Ubatuba, acontece no próximo sábado, 6. A largada será às 12h, próxima à Praia do Flamengo e o percurso consiste em dar uma volta na Ilha do Mar Virado e retornar ao ponto de partida. A prova poderá ser vista do mar, com opções diversas de aluguel de embarcações e escunas no píer do Saco da Ribeira ou em terra, com vista privilegiada no mirante entre a Praia da Enseada e das Toninhas.
A Regata do Inverso, promovida pelo Ubatuba Iate Clube, com apoio da Prefeitura de Ubatuba, é aberta para todas as classes de veleiros de oceano. Inscrições e mais informações podem ser solicitadas pelo telefone (012) 3842-8080, falar com Jaqueline, ou pelo e-mail ubatubaiateclube@terra.com.br.
Na Regata do Inverso, para que todos possam competir em condições de igualdade, os veleiros são medidos e avaliados, e para cada um deles é estabelecido um cálculo chamado "rating". O valor de rating é multiplicado pelo tempo de regata. Desta forma, todos os veleiros competem em pé de igualdade. Ao contrário das demais, os veleiros mais lentos largam na frente, de acordo com seu rating. Segundo um dos organizadores do evento, Fábio Rivetti, “nessa competição, vence quem chega na frente. Essa fórmula de regata gera disputas e uma chegada sempre emocionante.”

Presenças ilustres

O evento vai contar com a participação do Veleiro Sessentão, espetáculo a parte, um dos mais, se não o mais veloz e moderno veleiro do país, e seu comandante, o experiente velejador Alain Simon. E também a participação do Veleiro Tabarly com tripulação composta pelos alunos do Projeto social do Ubatuba Iate Clube, sob comando do instrutor Fábio Rivetti.

Regata da Escola de Vela

No último sábado, 27, aconteceu a Regata da Escola de Vela do Ubatuba Iate Clube, um projeto social que oferece aulas gratuitas para crianças de Ubatuba em idade escolar, tendo como contrapartida, apenas a comprovação de frequência e desempenho escolar.
Segundo Fábio, que é instrutor da criançada, “os alunos puderam mostrar na raia tudo que aprenderam. A competição teve um bom nível técnico e a garotada se divertiu muito, tanto na raia como na confraternização e entrega de prêmios após a regata. Eles estão velejando bem e se preparando para, em breve, competir em regatas fora do Ubatuba Iate Clube. Sem sombra de duvidas, este é mais um berço de futuros campeões em Ubatuba.” (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)
 

 

 

Cine Porto - tel 3833-2066
Semana de 05/03 a 11/03/2010

"O FADA DO DENTE"
Comédia para público Infantil !!!!!
Dublado!!! as 17:00 - 19:00hs

"O LOBISOMEM"
Cinema de horror!!!!!
Benicio del Toro e Anthony Hopkins !!!!
Dublado ás 21:00hs

Site: www.cinemasdolitoral.com.br
Tel: 3833 2066
 

Poesia Topo

Anuncie

Cantiga de ninar

Dorme menininho
que o sol
também já foi dormir
e levou consigo
todas as cores do mundo.
Dorme menininho
que o vento
já estendeu um cobertor
de nuvens espessas para aquecer
quem não tem onde se abrigar.
Dorme menininho,
dorme para o sonho acordar.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

(Correção)
LUTA PELA SAÚDE MARCARÁ O DIA DA MULHER


Para que outras mulheres não tenham que enfrentar a dor pela perda de filhos, esposo e outros familiares, amigos de Maurício Mungioli e do Caio Giraud (da Maranduba), resolveram não deixar passar em branco o descaso e o mau atendimento que provocou a morte dos dois.
Por isso, no dia 8 de março, a partir das 15 horas, no calçadão da Maria Alves começará a concentração do Movimento Ubatuba de Luto para o qual convidamos toda a população. Solicitamos que todos compareçam com roupas pretas e uma vela.
Ás 17 horas, se iniciará uma passeata até a Prefeitura Municipal onde será feito um protesto pelas péssimas condições de atendimento na Santa Casa e em outras unidades da Secretaria da Saúde.
Em seguida a passeata se dirigirá à frente da Santa Casa, onde será feita uma prece por todos aqueles que sofreram com o mau atendimento.
Além desse protesto pretendem encaminhar às autoridades responsáveis – prefeito, vereadores e promotor público – solicitação de providências urgentes para a melhoria do atendimento e pedidos de auditoria e de apuração das responsabilidades.
No dia 26/02 foi entregue ao deputado Simão Pedro alguns documentos sobre esta situação e ele se comprometeu a convocar uma audiência pública para ouvir a população.

Rui Grilo

CHARGE

---

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Maranduba  © Valter Ely Marostica

Maranduba
© Valter Ely Marostica

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Uésler Rodrigues (EZZY)

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor