Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-Feira, 09 de Março de 2010 - Nº 2225 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Colégio Dominique

Região
sequestro: notícia falsa? Não, mas antiga!!

Caraguatatuba
Zoonoses realiza arrastão contra dengue no Tinga
Chuvas ajudam no acúmulo de água e proliferação da larva do mosquito

Ilhabela


São Sebastião
2ª Copa Sebastianense arrecada mais de 600 quilos de mantimentos
Ernane reúne-se com presidente da Câmara Federal para impedir mudança na Lei dos Royalties do Petróleo
Atleta sebastianense vence prova de ciclismo em Santos
Desenvolvimento de São Sebastião pode estar prejudicado com falta do Plano Diretor
Diretrizes que abordam todos os assuntos que dizem respeito à qualidade de vida da população, principalmente na questão da preservação ambiental, estão sendo prejudicadas
Sessão Adiada
Projeto Guri prorroga prazo de matrículas em São Sebastião

Ubatuba
“Sustentabilidade Ambiental para empreendedores”
Saiba como transformar o seu negócio em um empreendimento sustentável
Aciu informa: Vagas de Emprego
Caminhada das Mulheres acontecerá neste sábado,13
Para participar basta trocar um quilo de alimento não perecível ou um pacote de fraldas geriátricas por uma camiseta

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Charge

Foto do Dia



 
Notícias da Região Topo

sequestro: notícia falsa? Não, mas antiga!!

Região - Esta notícia é antiga... trata-se de HOAX...
Na internet é possível verificar que o nome da criança é Bia...
A menina foi realmente sequestrada na praia de Maresias/SP, mas já foi resgatada e retornou à família.
http://portal.mj.gov.br/Desaparecidos/frmMensagensRecorrentes.aspx?ID=11
(Fonte:DIVULGAÇÃO)

 


Notícias de Caraguatatuba Topo



Noroeste News

Zoonoses realiza arrastão contra dengue no Tinga
Chuvas ajudam no acúmulo de água e proliferação da larva do mosquito


Caraguatatuba -  Os meses de março e abril são os períodos de maior propagação do mosquito da dengue, Aedes Aegypti. Devido às chuvas ocorre um maior acúmulo de água em latas, embalagens vazias e pneus, o que facilita o desenvolvimento de larvas do mosquito. Em Caraguá foram confirmados 16 casos positivos de dengue, sendo quatro deles no mês de janeiro e 12 em fevereiro.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza amanhã (10), no bairro Tinga, uma ação intensiva contra a dengue. Os agentes do CCZ em conjunto com a equipe do Programa Saúde da Família (PSF) farão vistoria nas residências e vão recolher qualquer material que possa ser um possível criadouro de larvas. Eles também aplicarão inseticida para controlar a propagação do mosquito. A recomendação é usar repelente diariamente.
A principal dica é criar uma rotina de verificação do próprio quintal. Cada morador deve fazer uma vistoria em sua residência e verificar a presença de materiais inservíveis, como: embalagens, brinquedos quebrados, tampinhas e latas. Vasos de plantas, caixas d’água e pneus também são ambientes propícios para o acúmulo de água limpa e parada, ambiente preferido do Aedes Aegypti.
Outra dica é ficar atento aos sintomas da dengue. No primeiro indício da doença o paciente deve ser levado a uma unidade de saúde mais próxima. O principal sintoma é a febre aguda persistente por sete dias, acompanhada de pelo menos mais dois sintomas, como dores de cabeça, atrás dos olhos, musculares e nas juntas; além de fraqueza e vermelhidão no corpo.
Para denúncias ou informações o CCZ atende no telefone (12) 3887-6888.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

 

 

Leia a Revista da Cidade - Caraguatatuba (Online)


 

Notícias de Ilhabela Topo





Ilhabela -


 

 

Notícias de São Sebastião Topo

Chalés Juliamar

2ª Copa Sebastianense arrecada mais de 600 quilos de mantimentos

São Sebastião - A 2ª Copa Sebastianense de Futebol, realizada pela Prefeitura, arrecadou 606 quilos de mantimentos não perecíveis com as inscrições das 22 equipes no campeonato.
Segundo informações da Seesp (Secretaria de Esportes), deste total 309 quilos são de arroz, 161 quilos de feijão e 136 quilos de macarrão.
Divididos em três categorias, Sub-18 (até 18 anos), Veteranos 35 (Até 39 anos) e Veteranos 40 (acima de 40 anos), os times do Barra do Sahy, Boiçucanga, Brasiliense (Topolândia), Cachoeira (Maresias), Caiçara (Centro), Cambury, Corintinha (São Francisco), Esperança (Cambury), Grêmio Barequeçaba, Guarani (Enseada), Maresias, Pau Brasil (Cambury), Porto Grande, Real Master (Enseada), Revelação (Barra do Sahy), Sato (Itatinga), Sebastianense (Centro), 7 de Setembro (São Francisco), Só Alegria (Topolândia), União de Cambury, União de Maresias e Vila Baiana (Barra do Sahy), em caso de penalidades com cartões, serão penalizados a “pagar” com um quilo de feijão, para o cartão amarelo, e dois quilos, também de feijão, para os cartões vermelhos.
Os produtos arrecadados serão revertidos ao Fundo Social de Solidariedade que os remeterá às entidades assistenciais devidamente cadastradas na secretaria.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Ernane reúne-se com presidente da Câmara Federal para impedir mudança na Lei dos Royalties do Petróleo


São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, reuniu-se nessa segunda-feira com o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, para tratar da questão envolvendo a redução dos royalties da indústria petrolífera do município. A perda financeira para São Sebastião, caso o novo sistema de distribuição dos dividendos financeiros do petróleo seja aprovado, é considerada pelo chefe do Executivo como “algo extremamente grave, que pode inviabilizar o município financeiramente”. Também participaram do encontro, na capital paulista, os prefeitos de Paraibuna, Antonio Marcos de Barros e de Ilhabela, Antonio Colucci.
Emenda ao projeto de lei que trata do assunto, apresentada pelos deputados Humberto Souto (PPS) e Ibsem Pinheiro (PMDB), definindo que a parte dos royalties hoje remetida para estados e municípios direta ou indiretamente ligados à produção petrolífera seja redirecionada para todos os municípios brasileiros deverá ser votada nesta quarta-feira (10/03) na Câmara Federal. “Também entendemos que essa questão é inconstitucional porque ela altera a Lei 9.478, de 1997 sem uma emenda constitucional”, adiantou o prefeito Ernane.
O chefe do Executivo sebastianense antecipou que, se os esforços políticos não forem suficientes para impedir a mudança, os municípios filiados à Abramt – Associação Brasileira de Municípios com Terminais Marítimos e Fluviais de Petróleo e Gás Natural, da qual ele é presidente, vão ingressar na Justiça contra eventual mudança da legislação. Também estarão em Brasília nesta quarta-feira, todos os vereadores de São Sebastião e prefeitos e vereadores de outros municípios filiados à Abramt para fazer pressão junto aos deputados federais, afim de impedir a mudança na Lei dos Royalties.
Na reunião de ontem, o presidente da Câmara, Michel Temer, afirmou que concorda com a reclamação dos prefeitos e que havia tentado impedir que o assunto fosse adiante no legislativo federal. “Mas, recorreram contra a minha decisão e o plenário acatou. De toda forma, já conversei com o presidente (Lula) e a informação que tenho é que o governo deve vetar essa mudança, também entendendo que ela é inconstitucional”, assegurou Temer.
“Também visando a proteção dos nossos interesses, vamos aproveitar a viagem a Brasília e conversaremos com o presidente do STF - Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, já nos preparando para alguma ação jurídica impedindo a mudança na lei. Afinal, ela seria a derrocada dos municípios que atualmente dependem dos royalties, pois montaram toda uma estrutura em cima dessa arrecadação, como é o nosso caso. Em São Sebastião, a arrecadação mensal de R$ 4,5 milhões cairia para apenas cerca de R$ 20 mil se a lei for mudada. Não somos contra a divisão maior dos lucros do futuro com o pré-sal, mas, não achamos justo mudar essa lei que já está estabelecida. Assim mesmo, entendemos que no pré-sal a lei deve dividir para todos os municípios a parte da União nos royalties que, aliás, é a maior (cerca de 70%), não a parte menor que é dirigida aos municípios e estados produtores”, finalizou Ernane.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Atleta sebastianense vence prova de ciclismo em Santos


São Sebastião - O biker Jefferson Esquerro, da equipe Sênior de ciclismo da Prefeitura de São Sebastião, venceu a prova realizada no domingo 7, em Santos.
Válida pelo ranking nacional, a disputa contou com a participação de aproximadamente 500 atletas os quais percorreram a avenida portuária.
Os ciclistas sebastianenses, que conquistaram a 13ª posição no ranking nacional 2009, sob o comando do técnico José Joaquim, o Neno, da Seesp (Secretaria de Esportes), brigaram por cada posição. Resultado: ganharam três medalhas sendo o destaque da equipe o biker Jefferson Esquerro
Segundo informações do técnico, o ciclista – com muita garra – atacou o pelotão na penúltima volta e se juntou a um ciclista de Indaiatuba. “O adversário já estava, mas o Jefferson, com uma chegada forte, sagrou se campeão da competição”, lembrou Neno.
Outro destaque da prova ficou com Rafael Alves, da categoria Juvenil. “Ele mostrou estar em ótima forma e ficou com a prata”, acrescentou.
O ciclista José Ricardo, pelo Master, conquistou a quinta colocação; Ricardo Lorente finalizou em 13° lugar e Ricardo Correa do Amaral, em 20º, ambos pela categoria Elite.
Conforme declarações de Neno, com estes resultados á equipe já se encontra entre as 12 melhores do campeonato. Os próximos desafios da equipe ocorrerão em Aracajú (SE), no dia 17 de março, válida pelo ranking brasileiro, e no dia 21, em Aparecida (SP), válida pelo ranking Valeparaibano.
Além do apoio da Prefeitura, os bikers sebastianenses contam com o patrocínio da
JBike, Suum, Energy, Pont Motos, Geomater e Colégio Objetivo.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Desenvolvimento de São Sebastião pode estar prejudicado com falta do Plano Diretor

Diretrizes que abordam todos os assuntos que dizem respeito à qualidade de vida da população, principalmente na questão da preservação ambiental, estão sendo prejudicadas


São Sebastião - São Sebastião – Diversas atividades vitais e importantes para o desenvolvimento do município de São Sebastião, principalmente nas questões relacionadas ao meio ambiente, podem estar sendo prejudicadas pela falta de aprovação do Plano Diretor Municipal, um instrumento básico para atividades de todas as áreas. Esse é o cenário observado pelo vereador Paulo Henrique Ribeiro Santana (PDT), o “PH”.
Em sua opinião, as diretrizes, que abordam todos os assuntos que dizem respeito à qualidade de vida da população, principalmente na questão da preservação ambiental, estão sendo prejudicadas. Em outubro de 2006, encerrou-se o prazo estabelecido, por força de lei, para que todos os municípios brasileiros com mais de 20 mil habitantes aprovassem seus Planos Diretores, em atenção ao que dispõe o art. 182, § 1º da Constituição Federal. A administração passada não cumpriu o prazo estabelecido no Estatuto da Cidade, segundo o vereador.
Para ele, o Plano Diretor Municipal é uma lei em sentido formal, mas com efeitos concretos. “A falta do Plano Diretor traz inúmeros prejuízos para a sociedade, que se traduzem objetivamente na impossibilidade direta do próprio executivo municipal em realizar ou autorizar o parcelamento do solo, tanto nas modalidades de loteamento quanto desmembramento, pois não terão como definir o percentual mínimo de áreas públicas pela lei 6676/79 e nem os índices urbanísticos de parcelamento e ocupação do solo, conforme prevê a mesma lei”, explica o vereador “PH”.
Além disso, segundo ele, com a falta do Plano Diretor, o município fica impossibilitado de autorizar a supressão de vegetação em área urbana, conforme o Código Florestal; de aprovar o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e o Orçamento Anual, conforme prevê o Estatuto da Cidade.

Documentos
Na próxima sessão da Câmara Municipal, que será realizada excepcionalmente nesta sexta-feira, 12, o parlamentar vai apresentar um requerimento, endereçado à Prefeitura de São Sebastião, para solicitar a minuta do Plano Diretor Municipal, de forma a acompanhar mais de perto o processo. Para isso, vai requerer também a cópia das portarias de designação dos membros que estão elaborando o documento.
Enquanto o Plano Diretor não é concluído, aprovado e colocado em prática, o vereador “PH” vai solicitar na propositura que o Executivo Municipal não envie projetos que tratam do parcelamento ou uso e ocupação do solo.
“Além desses prejuízos, que se refletem diretamente na sociedade, há que se reconhecer que a ausência de ordenamento territorial e planejamento trazem como conseqüência direta o crescimento desordenado da cidade, gerando degradação ambiental e violência urbana que, não raro, conduzem posteriormente a retrocessos e subdesenvolvimento da mesma cidade”, finalizou.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Sessão Adiada


São Sebastião - A sessão de Câmara de São Sebastião que deveria ocorrer hoje, terça-feira, dia 9, às 18h00, foi adiada para sexta-feira, dia 12, no mesmo horário.
O motivo do adiamento é a viagem marcada dos vereadores à Brasília, onde, junto com o prefeito Ernane Billotte Primazzi, participarão de uma reunião, com o objetivo de manter o valor do repasse dos royalties, que é feito pela a União ao município, em virtude da movimentação de petróleo. Em anexo, segue a pauta da sessão do dia 12.
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)



Projeto Guri prorroga prazo de matrículas em São Sebastião


São Sebastião - O prazo de matrículas e rematrículas para o Projeto Guri foi prorrogado para o pólo de São Sebastião.
Os interessados em participar das aulas, ministradas às terças e quintas-feiras, em horários que variam das 13h30 às 17h30, devem dirigir-se à rua Expedicionários Brasileiros, 240, no Centro Histórico, munidos de cópias da certidão de nascimento ou RG, comprovante de endereço, declaração escolar e carteira de vacinação.
Segundo informações, para efetivar a matrícula é necessário ter entre oito e 17 anos, estar devidamente matriculado na rede de ensino e freqüentando a escola e, principalmente, gostar de música. Além disso, o aluno deve comparecer ao pólo acompanhado pelos pais ou responsável.
As aulas, gratuitas, são de violão e percussão.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)
 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Clique na figura abaixo e leia a 2º Edição do Jornal Maranduba News

“Sustentabilidade Ambiental para empreendedores”
Saiba como transformar o seu negócio em um empreendimento sustentável


Ubatuba -
Dia 16 de Março, 9:30hs – Palestra
Dia 23 de Março, 9:30hs – Capacitação
30 VAGAS / GRATUITO

LOCALIZAÇÃO
ACIU - Associação Comercial de Ubatuba
Rua Esteves da Silva, 51- Centro
Ubatuba – SP
Mais informações: (12) 3833-2192 com Joana
(Fonte: ACIU)


Aciu informa: Vagas de Emprego


Ubatuba - Empresa Mcpel admite pizzaiolo, recepcionista (sexo feminino) e doméstica (todas as vagas exigem experiência e o horário de trabalho é das 17h00 á 1h00). A empresa também está admitindo secretária com disponibilidade para viajar. Os interessados deverão entrar em contato com Edu. Tel: 9799 5893 ou 3833 9436. Rua Conceição, nº 969. (a partir das 17h00)

Prezado associado, se sua empresa também estiver admitindo, entre em contato conosco.
(12) 3834 1449
E-mail: imprensa@aciubatuba.com.br
Para se informar sobre todas as vagas disponíveis na Aciu acesse: www.aciubatuba.com.br
(Fonte: ACIU)


Caminhada das Mulheres acontecerá neste sábado,13

Para participar basta trocar um quilo de alimento não perecível ou um pacote de fraldas geriátricas por uma camiseta


Ubatuba - O Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Ubatuba realizará neste sábado, 13, a 1ª Caminhada Solidária do Dia Internacional da Mulher. A concentração será no Centro de Informações Turísticas da Avenida Iperoig, a partir das 8h. O evento estava programado para acontecer no dia 6, mas precisou ser adiado devido à previsão de chuvas para aquele dia.
Quem levar um quilo de alimento não perecível ou um pacote de fraldas geriátricas, ganhará em troca uma camiseta e poderá participar do sorteio de brindes e de uma bicicleta. As doações serão revertidas para entidades assistencialistas e famílias carentes do município. As trocas de doações por camisetas podem ser feitas no Fundo Social de Solidariedade, que fica no Gabinete da Prefeitura, de segunda a sexta, das 8 às 18h. Segundo o Fundo Social de Solidariedade, até a última segunda-feira, 8, cerca de 300 pessoas já tinham trocado alimentos pela camiseta. Como já foi arrecadada grande quantidade de açúcar, macarrão, fubá, feijão, o Fundo Social dá preferência que agora sejam doados arroz e fraldas geriátricas. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)
 

 

 

Cine Porto - tel 3833-2066
Semana de 05/03 a 11/03/2010

"O FADA DO DENTE"
Comédia para público Infantil !!!!!
Dublado!!! as 17:00 - 19:00hs

"O LOBISOMEM"
Cinema de horror!!!!!
Benicio del Toro e Anthony Hopkins !!!!
Dublado ás 21:00hs

Site: www.cinemasdolitoral.com.br
Tel: 3833 2066
 

Poesia Topo

Anuncie

Alívio fátuo

Na noite escura,
no breu total
sem qualquer lâmpada ou chama,
até a luz do vagalume
é um lenitivo para a alma.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

PLANEJAMENTO TURÍSTICO ESTRATÉGICO

O conceito de planejamento leva a idéia de ação orientada para o futuro, de mudanças da situação atual por uma desejada e vindoura. Com relação a este planejamento estratégico e tático, Fischmann (1979), Apud Petrocchi (2002), comenta que o primeiro define objetivos específicos; estabelecem diretrizes e normas; é voltado para decisões de longo prazo e grandes repercussões e indica a direção a ser seguida; já a tática pode ser compreendida como sendo “um esquema específico de emprego de recursos dentro de uma determinada estratégia”
O mercado turístico torna-se cada dia mais concorrido, exigindo das cidades e dos núcleos turísticos maior competividade. Do lado da demanda, temos turistas mais exigentes em relação à qualidade dos produtos turísticos, que buscam constantemente melhores índices de qualidade, menores preços e diversificação de produtos, objetivando sempre o aumento de suas participações no mercado. Nesse cenário é fundamental a formação e oferta de produtos turísticos adequados a demanda, além da implantação de um consistente planejamento estratégico , que assegure um turismo sólido e sustentável e que beneficie principalmente a comunidade local.Para identificar as características e interesses de demanda, realizasse pesquisas com os turistas, quando de suas chegadas e saídas,com os empresários locais e com a comunidade residente.Através de stas informações levantadas, é possível realizar uma proposta de planejamento estratégico, cujo objetivo é indicar estratégias, planos e programas para o crescimento e desenvolvimento do turismo e economia local. Para alcançar este objetivo, diversos programas são delineados; programa de formação profissional; estruturação de oferta turística; expansão e melhoria da oferta física; e controle e apoio técnico. Essa divisão em programas, deve convergir para o objetivo geral do plano e deve garantir o aferimento do mesmo.O planejamento é técnico, com uma pitada política. Em Ubatuba, temos homens preparados para desenvolver um projeto adequado, dentro da nossa realidade, capaz de traduzir os nossos anseios, basta prestigiá-los, pois o planejamento turístico não pode contar com laboratório experimental, uma vez que erros em comunidades e ecossistemas podem ter efeitos irreversíveis.

Engº Guaracy Fontes Monteiro Filho.

CHARGE

---

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Maranduba  © Valter Ely Marostica

Maranduba
© Valter Ely Marostica

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Uésler Rodrigues (EZZY)

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor