Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-Feira, 10 de Março de 2010 - Nº 2226 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Colégio Dominique

Região
Inscrições para o ProJovem estão abertas em Bertioga
A ação é destinada para adolescentes de 15 a 17 anos, beneficiários do Programa Bolsa Família
Bertioga é a primeira do litoral a sediar etapa do Paulista de Beach Soccer
Campeonato da categoria Sub-21 masculino, começa nesta quinta-feira (11) e vai envolver cerca de 120 atletas de oito cidades paulistas

Caraguatatuba
Cremi promove tarde de lazer aos idosos
Dia da Mulher foi um sucesso na Câmara
Evento superou todas as expectativas
Arrastão contra a Dengue é alterado para o Indaiá

Ilhabela
Colucci une forças com Rio de Janeiro e Espírito Santo na luta pelos royalties
Exposição “Imagens da Mulher Contemporânea” encerra Semana da Mulher em Ilhabela
Ilhabelense representa arquipélago no 19º SP Open de Biatlon em Santos
Prefeitura de Ilhabela abre ofensiva de combate à Dengue
Prefeitura divulga novas datas para os 1º Jogos das Comunidades Tradicionais
Secretaria de Educação de Ilhabela promove capacitação sobre o projeto “Frequência Escolar” do Bolsa Família

São Sebastião
1º Caiçararte começa na próxima sexta-feira em São Sebastião
Atleta sebastianense vence prova de ciclismo em Santos
Oficinas Culturais: Prefeitura de São Sebastião recebe projetos de profissionais
Projeto Guri prorroga prazo de matrículas em São Sebastião
Seletiva indica representante sebastianense para o “Tabuada Vanguarda”
Taça de Futebol de Areia de São Sebastião tem a sua primeira zebra

Ubatuba
Aciu informa: Vagas de Emprego
Atleta de Ubatuba vence e vai representar o Brasil na Austrália em 2011
Encaminho texto à assessoria de comunicação de Ubatuba, para sanar possíveis dúvidas.
Os mares de Ubatuba foram palco de mais uma regata à vela
Embarcação Monte Cristo vence Regata do Inverso em Ubatuba
Caminhada das Mulheres acontecerá neste sábado,13
Para participar basta trocar um quilo de alimento não perecível ou um pacote de fraldas geriátricas por uma camiseta
Natação de Ubatuba classifica 20 atletas para a final do Peixinhos e Golfinhos
Melhor Idade de Ubatuba inicia treinamentos visando Jogos do Idoso
Competição acontece em abril, na cidade de Mogi das Cruzes
Nova diretoria do Instituto de Previdência de Ubatuba toma posse
Prefeito Eduardo Cesar recebe novo comandante da Polícia Militar de Ubatuba
Ventos fortes agitam as velas durante 6º Regata do Inverso, em Ubatuba
Prefeito de Ubatuba participará de reunião da Amprogás
Reunião abordará assuntos como a Emenda 387/09, que propõe a distribuição de royalties da camada de pré-sal para todos os munícipios brasileiros
Contribuinte da Lagoinha ganha geladeira no Show de Prêmios da Prefeitura de Ubatuba
Para participar dos sorteios contribuinte deverá estar em dia com seus tributos municipais. Contribuinte concorre com número de aviso da capa do carnê de IPTU

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Charge

Foto do Dia



 
Notícias da Região Topo

Inscrições para o ProJovem estão abertas em Bertioga
A ação é destinada para adolescentes de 15 a 17 anos, beneficiários do Programa Bolsa Família


Região - A Secretaria Municipal de Ação Social está com inscrições abertas para o ProJovem, um programa de inclusão social de jovens, criado como ação integrante da Política Nacional da Juventude, lançado pelo Governo Federal em 2005.
A iniciativa é destinada para adolescentes de 15 a 17 anos, beneficiários do programa Bolsa Família, também do Governo Federal, com atuação sócio-educativa para jovens adolescentes em situação de risco social, que busca a elevação de escolaridade, a qualificação para o mundo do trabalho e o desenvolvimento humano. A proposta tem como meta fortalecer os vínculos familiares e manter o jovem dentro da escola.
De acordo com o coordenador do ProJovem de Bertioga, Diogo Ranalli Prado, a ação será desenvolvida em três núcleos no Município: Jardim Vicente de Carvalho II, Jardim Indaiá e Boracéia, bairros com registro de vulnerabilidade social. Cada unidade terá capacidade para receber 25 participantes.
Segundo Diogo, 2/3 das vagas disponíveis serão destinadas para jovens cujas famílias sejam beneficiárias do programa Bolsa-Família; e o outro 1/3 das vagas voltadas para jovens encaminhados por abrigos, pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), as vítimas de abuso e exploração sexual e deficientes.
O ProJovem, um complemento do Bolsa Família, tem por objetivo implementar a proteção social básica à família, oferecendo mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária, e cria condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem no programa educacional.
Visa ofertar atividades sócio-educativas como forma de inclusão social, além de proporcionar atividades teóricas e práticas por meio de atividades educativas. Oferece também atividades complementares às atividades escolares. O intuito final é transformar o jovem em multiplicador dentro da comunidade em que vive.
O coordenador lembra, que entre as atividades do programa acontecerão debates abordando temas como meio-ambiente, saúde, cultura, trabalho, esporte e lazer e direitos humanos. Atividades extracurriculares como excursões, passeios turísticos e culturais, passeios de eco-trilha na própria região de Bertioga, passeios para conhecimentos de municípios vizinhos também fazem parte da ação.
O Governo Federal repassará recursos para a manutenção das atividades desenvolvidas nas unidades, como estrutura operacional e material de consumo.
Diogo ressalta que o ProJovem contará com parceiros em Bertioga, destacando entre eles as secretarias municipais de Meio Ambiente, Saúde, Turismo, Educação, e ainda a ONG Boracéia-Viva e o Rotaract, grupo de jovem do Rotary da cidade.
A equipe de referência do ProJovem Adolescente de Bertioga é composta pelo coordenador, Diogo Ranalli Prado; o monitor de oficinas, o educador Mario Sérgio Pisani Junior; a orientadora social, a educadora Sandra Mella e a técnica de referência, a psicóloga Suely Herane Karg Lopes.
As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas ou das 14 às 17h, na Secretaria Municipal de Ação Social, localizada na Rua Walter Pereira Prado, 77, na Vila Itapanhaú. No ato da inscrição os adolescentes devem estar acompanhados por seus responsáveis.
(Fonte: Prefeitura municipal de Bertioga)



Bertioga é a primeira do litoral a sediar etapa do Paulista de Beach Soccer

Campeonato da categoria Sub-21 masculino, começa nesta quinta-feira (11) e vai envolver cerca de 120 atletas de oito cidades paulistas


Região - Bertioga recebe a partir desta quinta-feira (11), a primeira etapa do II Campeonato Paulista de Beach Soccer 2010, categoria Sub-21 masculino. Esta é a primeira vez que uma cidade do litoral paulista sai na frente e sedia um evento desse porte, que envolverá, até domingo (14), cerca de 120 atletas do próprio Município e de mais sete cidades.
O campeonato é organizado e realizado pela Federação Paulista de Beach Soccer. À Prefeitura de Bertioga caberá o alojamento e alimentação dos atletas, além de toda estrutura física, como montagem da arena, arquibancadas e tendas. Já a Federação Paulista ficou a responsabilidade da arbitragem e premiação das equipes vencedoras, que acontecerá no domingo (14), a partir das 10 horas.
Dois grupos disputarão o campeonato: o ‘A’, formado por Caraguatatuba, Bertioga, Taboão da Serra e Jacareí; e o ‘B’, composto pelas equipes de São Paulo, Ilhabela, Jarinú e Guarujá. A abertura oficial do evento será a partir das 14h30, em arena montada na Praia da Enseada (Centro), em frente à Pousada My Power.
Para o diretor de Esportes da Prefeitura, Sérgio Pastori, receber um campeonato desse porte é importante porque vai divulgar Bertioga em todo Estado, sobretudo por ser a primeira cidade do litoral paulista a sediar um evento dessa natureza. “Bertioga está orgulhosa por receber este campeonato paulista”, afirmou o diretor.
Na primeira fase (classificatória), que começa nesta quinta-feira (11), as equipes jogarão entre si, dentro do próprio grupo e em turno único. Serão classificadas as duas melhores equipes pontuadas para a segunda fase (semi-final).
Nessa fase, no Jogo A, se enfrentarão o primeiro colocado do Grupo A e o segundo do Grupo B; e no Jogo B, disputarão o primeiro colocado do Grupo B com o segundo colocado do Grupo A, em única eliminatória. Os vencedores dos jogos farão à final e os perdedores farão a decisão de 3º e 4º lugares.
Já na terceira fase (final), as equipes se enfrentarão em única partida eliminatória da seguinte forma: vencedor do Jogo A x vencedor do Jogo B.
(Fonte: Prefeitura municipal de Bertioga)
 


Notícias de Caraguatatuba Topo



Noroeste News

Cremi promove tarde de lazer aos idosos

Caraguatatuba - O Centro de Referência da Melhor Idade (Cremi) realiza amanhã (10), a partir das 15h, uma tarde de música, dança e homenagem às mulheres. O show será da cantora Sandra Santos.
O evento, com entrada gratuita, reunirá os alunos da terceira idade que participam das atividades do Cremi e demais pessoas interessadas.
O Cremi fica na Rodovia Rio-Santos, 30, bairro Jardim Jaqueira, próximo a rodoviária. Informações no telefone (12) 3882-5441.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)



Dia da Mulher foi um sucesso na Câmara

Evento superou todas as expectativas


Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba executou com extremo sucesso as homenagens a 10 (dez) personalidades pelo DIA INTERNACIONAL DA MULHER, na noite desta segunda-feira – 8 de março, às 19h30 no plenário Benedito Zacarias Arouca, na sede da Casa de Leis. As galerias do Legislativo estavam superlotadas.
Simplesmente mais de 120 pessoas, com um público feminino de aproximadamente 90% e faixa etária acima dos 40 anos, superlotaram as galerias da Câmara Municipal de Caraguatatuba para a entrega das homenagens pelo Dia Internacional da Mulher, transcorrida em 8 de março.
O evento nasceu da iniciativa da Vereadora Vilma Teixeira de Oliveira Santos – Vilma do Posto (PSDB), o Deferimento do Presidente da Câmara, Vereador Omar Kazon (PR) e a aprovação do plenário, que por indicação de cada Vereador, uma mulher de nossa Sociedade que presta relevantes serviços para a cidade foi indicada para a honraria.
A Sessão Solene, com ritos especiais começou com cerca de 30 minutos de atraso e o Vice-Prefeito que só chegou por volta das 20h30, após sair de um compromisso com lideranças de comunidade.

A lista de Vereadores e suas respectivas indicadas ficou da seguinte maneira:


Agostinho Lobo de Oliveira – Maria de Fátima de Oliveira
Aurimar Mansano – Emília Kawata de Sá
Celso Pereira – Célia Maria dos Santos
Cristian Alves de Godoi – Irmã Valentina
José Mendes de Souza Neto – Izilda de Castro
Omar Kazon – Maria Gema Vilas Boas Trombini
Pedro Ivo de Sousa Tau – Luci Machado Pinto
Silmara Selma Mattiazzo – Madalena Fachini
Vilma Teixeira de Oliveira Santos – Derci de Fátima Andolfo
Wilson Gobetti – Zenaide de Souza
Entre os Vereadores e suas homenageadas foram registradas as faltas do Parlamentar Aurimar Mansano devido a problemas particulares e as indicadas Emília Kawata por causa de imprevistos familiares e Luci Machado Pinto com problemas de saúde.
Cada homenageada recebeu como uma placa de aço escovado com impressão em baixo relevo e estojo do seu Vereador e um ramalhete de flores por parte do Presidente da Câmara. As mulheres que estiveram na Câmara para assistir a Sessão Solene também receberam uma rosa cada uma ao chegar.
Os discursos, quase em tom uníssono a figura feminina foi enaltecida através de sua garra, determinação, coragem e luta por uma vida melhor. Enquanto os Vereadores parabenizavam as mulheres em geral, bem como as mulheres de sua casa (esposa, irmã, filhas, primas, mãe, sobrinhas, etc....), as homenageadas lembravam cada vez mais que ainda há muito o que fazer para atingir uma plenitude, um equilíbrio na vida familiar, pessoal e profissional.
O evento terminou com a leitura, por parte do Presidente Omar Kazon, de um texto alusivo a mulher no seu dia e de uma série de fotografias dos Vereadores e suas homenageadas. Kazon explicou que mesmo não sendo Presidente irá lutar para que este evento seja anual na Câmara de Caraguatatuba.
(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)



Arrastão contra a Dengue é alterado para o Indaiá


Caraguatatuba - A secretaria de Saúde de Caraguá informa que após nova avaliação técnica, o bairro Indaiá receberá nesta quarta-feira (10), a partir das 9h, o arrastão contra a Dengue.
A ação vai reunir cerca de 20 agentes de saúde e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). As residências que ficam entre as avenidas Guaporé e Alagoas, no Indaiá, serão vistoriadas pelos agentes que vão recolher qualquer material que possa ser um possível criadouro de larvas. Eles também aplicarão inseticida para controlar a propagação do mosquito.
Em Caraguá foram confirmados 16 casos positivos de dengue, sendo quatro deles no mês de janeiro e 12 em fevereiro. O número é alto para o início de um período de maior propagação do mosquito que são os meses de março e abril.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

 

 

Leia a Revista da Cidade - Caraguatatuba (Online)


 

Notícias de Ilhabela Topo



Colucci une forças com Rio de Janeiro e Espírito Santo na luta pelos royalties


Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), que também preside a Associação dos Municípios Produtores de Gás Natural da Bacia de Santos (Amprogás), está em Brasília, acompanhado de seis vereadores ilhéus (Marcelo Santos (PPS), Jadiel Vieira, Keko (PTB), Carlos Alberto, Carlinhos (PMDB), Jove Brito (PR), Márcio Garcia (PTB) e Luiz Mário, Marinho (PV), para fazer coro à ofensiva dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo contra a aprovação da emenda 387/2009, de autoria do deputado federal Ibsen Pinheiro (PMDB), que altera o critério atual de distribuição dos royalties do petróleo e gás natural, com votação prevista para esta quarta-feira (10/3).
Se aprovada, a emenda afetará diretamente as finanças de Ilhabela e outros municípios produtores, havendo uma redução significativa nas receitas, prejudicando, consequentemente, o desenvolvimento dessas cidades.
Nesta quarta-feira também, Toninho Colucci deve participar de uma audiência com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, agendada pelo governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, para acompanhar o julgamento do mandado de segurança impetrado pelo prefeito de Macaé, Riverton Mussi e pelos prefeitos associados à Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), visando a suspensão da votação desta emenda. O encontro servirá também para solicitar o apoio do ministro, uma vez que os municípios acreditam que a proposta do deputado Ibsen Pinheiro é inconstitucional.
O prefeito de Ilhabela tem mantido contato com deputados da base paulista para que também se unam nesta questão e, na última sexta-feira (5/3), esteve no Rio de Janeiro, onde fez contato com o chefe do Executivo de Macaé, Riverton Mussi, para fortalecer a ofensiva dos municípios, unindo os estados paulista e fluminense na luta pela preservação das receitas.
Na última segunda-feira (8/3), Toninho Colucci também esteve em São Paulo, para uma reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temmer, acompanhado do prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, que preside a Associação Brasileira dos Municípios com Terminais Marítimos, Fluviais, Terrestres de Embarque e Desembarque de Petróleo e Gás Natural (Abramt), para expor as dificuldades que serão enfrentadas pelos municípios produtores caso a proposta seja aprovada.
A emenda 387/09 visa aplicar aos critérios atuais, a partilha dos royalties das novas descobertas pré-sal, que seria dividida com todas as cidades do país. O repasse recebido atualmente por municípios como Ilhabela, se dá em razão dos impactos em ter proximidade com o terminal da Petrobras em São Sebastião e por ser um município produtor, no caso do gás natural, onde as jazidas se encontram em águas do arquipélago. Dessa maneira, para o prefeito Toninho Colucci, Ilhabela seria prejudicada, assim como os demais municípios associados à Amprogás, Abramt e Ompetro, pois sobrariam para essas cidades apenas o ônus desses empreendimentos e os bônus seriam repartidos por todo o país. “Não vamos medir esforços para defender nossa cidade, principalmente contra esta emenda que é golpista e inconstitucional”, conclui Toninho Colucci.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)



Exposição “Imagens da Mulher Contemporânea” encerra Semana da Mulher em Ilhabela


Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela encerrou com ‘chave de ouro’ as comemorações do dia da mulher. Na noite da última segunda-feira (8/3) o prefeito Toninho Colucci (PPS), acompanhado da presidente do Fundo de Solidariedade de Ilhabela, Lúcia Heidorn Reale Colucci e do secretário da Cultura, Rogério Ribeiro de Sá abriu a exposição “Imagens da Mulher Contemporânea”, na Secretaria da Cultura, na Vila.
O evento fechou a Semana da Mulher “A Força Feminina”, que reuniu uma série de palestras, shows, oficinas de artesanato, debates e discussões sobre o papel da mulher na sociedade. A realização foi uma parceria das secretarias da Cultura, Saúde, Esporte, Meio Ambiente, além do Fundo de Solidariedade e da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci).
Para o prefeito, as mulheres têm participação importante em todos os segmentos. Colucci citou como exemplo a atual administração que conta com 40% do secretariado formado por mulheres. “A minha esposa e as secretárias me ajudam muito com a administração pública. Metade do que eu sou é a Lúcia que me ajuda”, garantiu.
Já a presidente do Fundo de Solidariedade e primeira dama, Lúcia Colucci, o incentivo para que as mulheres participem das discussões na sociedade foi semeado durante esta última semana. “Foi muito bom porque nós queríamos aumentar a participação feminina e acho que estamos conseguindo”, completou.
O secretário da Cultura, professor Catolé, anfitrião da exposição, aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio do prefeito nas realizações e o envolvimento de outras secretarias. “A Semana foi muito positiva. Esse é um início de uma série de debates sociais e culturais que precisam ser aprofundados com a presença da mulher”, ressaltou, completando ainda que essa foi a primeira vez que o dia da mulher foi comemorado em Ilhabela com uma semana repleta de atividades.
Estiveram presentes ainda o chefe de gabinete Julio Cezar De Tullio, os secretários Harry Finger (Meio Ambiente), Luiz Henrique Homem Alves (Assuntos Jurídicos), o secretário executivo da Fundaci, Nivaldo Simões e a coordenadora do Programa de Saúde da Família, Sônia Monteiro.

“Imagens da Mulher Contemporânea”

A exposição conta com 29 obras entre telas e esculturas, todas de artistas mulheres, que procuraram mostrar as múltiplas faces da mulher contemporânea. As artistas locais que compõem a exposição são: Capella, Pituca, Úrsula Möllhosf, Sdondi, Ana Canali, Cecília Moraes, MARIA Lúcia, Ângela Ponzio, Jeannette Lourdes, marta Sadalla, Susana Mihura, Alice Torres, Beth Costa, Zafira Helena, Rita, Bárbara Nocker, Chris Micheletti, Vera Novelli, Maria Helenna, Mônica Nunes e a artista convidada da Universidade Belas Artes, de São Paulo, Mariana Briza Autran. A decoração do evento foi promovida pelas artesãs Celina e Arlete Hess.
A mostra ficará na Secretaria da Cultura até o dia 31 de março, sempre das 9h às 18h, se estendendo até as 20h nos dias em que o município receber escalas de navios cruzeiros.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)



Ilhabelense representa arquipélago no 19º SP Open de Biatlon em Santos


Ilhabela - O atleta ilhabelense João Paulo Silva, 23 anos, compete no próximo sábado (13/3) pela categoria super bi do 19º SP Open de Biatlon em Santos. Serão 6Km de corrida e 1Km de natação. Em 2009, João Paulo conquistou o título de campeão e agora vai em busca do bi campeonato. O atleta já conquistou títulos no Circuito de Maratonas Aquáticas de Ilhabela, no Troféu Áqua e em corridas de aventura.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)



Prefeitura de Ilhabela abre ofensiva de combate à Dengue


Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, abriu uma ofensiva de combate a Dengue no município. Com 8 casos confirmados e 108 suspeitos, sendo que deste número, 12 já foram descartados e 88 aguardam resultado, a cidade está em alerta contra a doença. Arrastões nos bairros, nebulização e intensificação das visitas dos agentes de combate a endemias são algumas das ações que a Secretaria de Saúde está realizando na cidade. Nesta quarta-feira (10/3), às 14h, no auditório da secretaria de Turismo e Fomento, médicos e enfermeiros da rede vão passar por treinamento específico para atendimento de casos suspeitos nas Unidades Básicas de Saúde.
Os casos confirmados são todos autóctones, contraídos em regiões diversas da cidade, nos bairros da Água Branca, Barra Velha, Itaquanduba, Armação, Feiticeira e Saco da Capela, o que significa que o vírus está circulando por todo o município.
A Secretaria de Saúde ressalta que aos primeiros sintomas (febre alta repentina, dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, manchas na pele), o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência. Vale ressaltar que não é recomendado ingerir medicamentos por conta própria. A pessoa deve, sim, tomar bastante líquido.
Nunca é demais ressaltar também que a participação da população na eliminação dos criadouros é a maneira mais eficaz de combater o mosquito transmissor da Dengue, por isso, não se deve deixar água parada em nenhum recipiente (pneus, panelas, garrafas, calhas, de telhados, urnas de cemitério, vasos de planta), além de não deixar lixo em terrenos baldios.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)



Prefeitura divulga novas datas para os 1º Jogos das Comunidades Tradicionais


Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação remarcou novas datas para a realização dos 1º Jogos das Comunidades Tradicionais: 26, 27 e 28 de março, na Praia do Bonete. A alteração foi necessária por conta dos últimos fins de semana chuvosos. Competição inédita na cidade, o evento tem o objetivo de levar o esporte, lazer, entretenimento e integração entre os moradores das comunidades tradicionais de Ilhabela.
Os jogos serão realizados nas modalidades Beach Soccer, Corrida de Canoa, Surf, Truco, Dominó, Pesca Artesanal, Natação e Corrida de Praia com diversos percursos, nas categorias masculino e feminino. A Secretaria de Esportes dividiu os participantes por equipes: Equipe A (Bonete, Anchovas e Indaiaúba), Equipe B (Castelhanos, Canto do Ribeirão e Canto da Lagoa), Equipe C (Jabaquara, Furnas, Pacuíba e Fome), Equipe D (Praia Mansa, Vermelha, Figueira e Sombrio) Equipe E (Guanxumas, Eustáquio e Serraria) e Equipe F (Guanxumas de Búzios, Gerivá, Porto do Meio, Pitangueiras e Vitória).
Como premiação, os vencedores receberão troféus, medalhas e equipamentos esportivos. Outras atividades também serão realizadas como show musical e brinquedos infláveis para as crianças se divertirem durante a competição.
O 1º Jogos das Comunidades Tradicionais é uma realização da Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação com apoio da Secretaria de Educação, Colônia dos Pescadores de Ilhabela, Comércio Local e Petrobras.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)



Secretaria de Educação de Ilhabela promove capacitação sobre o projeto “Frequência Escolar” do Bolsa Família

Ilhabela - A Secretaria de Educação de Ilhabela promoveu na manhã desta terça-feira (9/3), na escola José Antônio Verzegnassi, uma capacitação para gestores, coordenadores e assistentes de secretaria sobre o projeto Frequência Escolar do Bolsa Família e Bolsa Jovem, um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de baixa renda.
O programa do Governo Federal exige três condicionalidades, sendo cadastro na Secretaria da Assistência Social, pesagem e acompanhamento na Secretaria da Saúde e freqüência escolar na Secretaria da Educação.
Pensando nisso foi promovida a capacitação das pessoas que lidam diretamente com a freqüência escolar. A palestra foi realizada pela responsável do Programa Bolsa Família pela Secretaria de Educação, Selma Garcêz Silva, com o objetivo de aperfeiçoar o preenchimento e lançamento da frequência.
Na ocasião, os participantes aprenderam como montar a planilha e como calcular a freuqencia do aluno, já que os estudantes com idade entre 6 e 15 anos devem ter no mínimo 85% de assiduidade e os jovens de 16 a 17 anos, 75%.
Atualmente cerca de 360 famílias são atendidas pelo programa em Ilhabela. O Bolsa Família integra a estratégia Fome Zero do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, que tem o objetivo de assegurar o direito humano à alimentação adequada, promovendo a segurança alimentar e nutricional e contribuindo para a conquista da cidadania.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

 

 

Notícias de São Sebastião Topo

Chalés Juliamar

1º Caiçararte começa na próxima sexta-feira em São Sebastião

São Sebastião - Começa na próxima sexta-feira 12, em São Sebastião, o 1º Caiçararte promovido pela Prefeitura, através da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo). Na programação muitas atividades culturais e artísticas, entre elas, a exposição e venda de artesanato, corrida de canoas e apresentações de dança.
As atividades serão desenvolvidas, em sua maioria, em frente à própria secretaria onde permanecerá, até o dia 16 de março, a exposição de peças artesanais com participação de artesãos locais e caraguatatubenses, das 17h às 23h.
No sábado 13, a partir das 17h, será realizada uma aula aberta de cerâmica, caixeta e cunhagem de canoa; às 21h, o grupo Raízes do Litoral fará sua apresentação musical.
A manhã de domingo 14, promete àqueles que comparecerem à Rua da Praia, pois está prevista a realização de uma corrida de canoas. Dividida em sete categorias – 16 a 18 anos, 19 a 25, 26 a 35, 36 a 45, 46 a 55, 56 a 65 e 66 a 75 anos – a prova terá início às 9h. Os canoeiros que se inscreverem até a próxima quinta-feira 11, na Sectur, na Seesp (Secretaria de Esportes), ou ainda no CRAS da Topolândia, concorrerão a um prêmio surpresa. Na ocasião, também será sorteada uma canoa Pararanga entre os participantes.
Simultaneamente à corrida, quem tiver interesse em um passeio de canoa poderá fazê-lo mediante o pagamento de uma taxa simbólica ao canoeiro e às 10h, ainda como pare da programação festiva, haverá a tradicional “puxada de rede” com alunos do Garoçá, um dos projetos desenvolvidos com apoio da Setradh (Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano).
Na tarde do mesmo dia, a partir das 10h, outra aula aberta será ministrada ao público, desta vez sobre cerâmica e taboa, e às 20h, os presentes poderão prestigiar a performance da estátua viva “O Caiçara” paralelamente à apresentação da banda municipal “Maestro Manuel Ladislau de Mattos” e também dos poetas Neide Palumbo e Geraldo de Buta, com o recital “Poemas Caiçaras”. A programação da noite será encerrada com a apresentação do grupo de dança Descendentes de Rua, com a coreografia “O Caiçara”.
A programação do 1º Caiçararte será encerrada no dia 16 de março (dia em que se comemora a emancipação política-administrativa do Município), no espaço cultural “Adriana Vasques”, com a abertura da exposição fotográfica “Imagens da mesma cidade – São Sebastião, quatro décadas de tombamento” e apresentação do grupo vocal Vento Leste, de Ilhabela, a partir das 19h.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Atleta sebastianense vence prova de ciclismo em Santos


São Sebastião - O biker Jefferson Esquerro, da equipe Sênior de ciclismo da Prefeitura de São Sebastião, venceu a prova realizada no domingo 7, em Santos.
Válida pelo ranking nacional, a disputa contou com a participação de aproximadamente 500 atletas os quais percorreram a avenida portuária.
Os ciclistas sebastianenses, que conquistaram a 13ª posição no ranking nacional 2009, sob o comando do técnico José Joaquim, o Neno, da Seesp (Secretaria de Esportes), brigaram por cada posição. Resultado: ganharam três medalhas sendo o destaque da equipe o biker Jefferson Esquerro
Segundo informações do técnico, o ciclista – com muita garra – atacou o pelotão na penúltima volta e se juntou a um ciclista de Indaiatuba. “O adversário já estava, mas o Jefferson, com uma chegada forte, sagrou se campeão da competição”, lembrou Neno.
Outro destaque da prova ficou com Rafael Alves, da categoria Juvenil. “Ele mostrou estar em ótima forma e ficou com a prata”, acrescentou.
O ciclista José Ricardo, pelo Master, conquistou a quinta colocação; Ricardo Lorente finalizou em 13° lugar e Ricardo Correa do Amaral, em 20º, ambos pela categoria Elite.
Conforme declarações de Neno, com estes resultados á equipe já se encontra entre as 12 melhores do campeonato. Os próximos desafios da equipe ocorrerão em Aracajú (SE), no dia 17 de março, válida pelo ranking brasileiro, e no dia 21, em Aparecida (SP), válida pelo ranking Valeparaibano.
Além do apoio da Prefeitura, os bikers sebastianenses contam com o patrocínio da
JBike, Suum, Energy, Pont Motos, Geomater e Colégio Objetivo.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Oficinas Culturais: Prefeitura de São Sebastião recebe projetos de profissionais


São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião começou a receber, na segunda-feira 8, as propostas de profissionais interessados em atuar nas Oficinas Culturais desenvolvidas pela Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), a partir do dia 7 de abril.
De acordo com o edital 001/2010, assinado pelo prefeito Ernane Primazzi e a secretária da pasta, Marianita Bueno, os projetos devem ser entregues até a próxima sexta-feira, 12, na sede da própria secretaria e devem conter: título e linguagem; introdução; justificativa; objetivo; conteúdos; metodologia; público alvo; recursos materiais e espaciais; disponibilidade e avaliação, além do currículo com foto.
Somente após a aprovação e/ou seleção das iniciativas é que deverão ser anexados os documentos necessários como cópias do RG, CPF e Título de Eleitor (frente e verso), entre outros.
O interessado em trabalhar como monitor também precisa apresentar uma pequena proposta de oficina para ser utilizada com adolescentes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental durante as férias escolares do mês de julho.
Segundo o coordenador das Oficinas Culturais, Emanuel Antônio Rezende de Araújo, os projetos selecionados serão divulgados no site oficial da Prefeitura na data da emancipação político-administrativa de São Sebastião. Ou seja, no dia 16 de março. Os critérios para escolha são: qualidade, adequação ao tempo de duração do curso, disponibilidade de dias, períodos e horários, detalhamento claro do projeto, currículo do proponente, entre outros.
Já os monitores selecionados serão entrevistados nos dias 17 e 18 de março, das 9h às 12h e das 14h às 20h, em local a definir. A contratação dos profissionais será sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho, por prazo determinado.

Novos talentos

Os cursos serão oferecidos para diversas faixas etárias e visam promover a valorização do cidadão, além da inclusão social e cultural. O objetivo também é o de incentivar o surgimento de novos talentos e auxiliar o desenvolvimento pessoal e intelectual, colaborando na formação de cidadãos responsáveis e críticos conscientes de seu papel na sociedade.
As inscrições começam no dia 22 de março com término em 6 de abril mediante a entrega de cópias do RG e do comprovante de endereço e de duas fotos 3x4. Na Costa Norte, os interessados devem efetuar a matrícula no Centro Comunitário do Jaraguá e Escola de Samba X-9. No Centro, os locais indicados são: EM “Walfrido Maciel Monteiro” e Centro de Apoio Educacional, ambos no bairro São Francisco, além da Sectur e do Centro Comunitário da Topolândia. Já na Costa Sul, as inscrições serão feitas na Associação de Amigos da Praia de Boracéia; EM “Henrique Tavares de Jesus” (Barra do Sahy); Centro de Apoio Educacional de Barra do Una (Barra do Una); EMEI “Branca de Neve” (Juquehy); EM “Professor Antônio Luiz Monteiro” e EM “Guiomar Aparecida da Conceição”, além da Praça Pôr-do-Sol (Boiçucanga); Sociedade Amigos de Maresias e Creche EMEI “Arlete Nascimento de Souza” (Maresias); EM “Professor João Gabriel Santana” (Toque-toque Pequeno) e Sociedade Amigos de Barequeçaba (Barequeçaba).
Serviço - Os projetos devem ser entregues das 9h às 12h e das 14h às 18h, no setor das Oficinas Culturais, localizado na avenida Dr. Altino Arantes, 174, Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3892-2620 ou no edital disponibilizado no site oficial da Prefeitura: www.saosebastiao.sp.gov.br
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Projeto Guri prorroga prazo de matrículas em São Sebastião


São Sebastião - O prazo de matrículas e rematrículas para o Projeto Guri foi prorrogado para o pólo de São Sebastião.
Os interessados em participar das aulas, ministradas às terças e quintas-feiras, em horários que variam das 13h30 às 17h30, devem dirigir-se à rua Expedicionários Brasileiros, 240, no Centro Histórico, munidos de cópias da certidão de nascimento ou RG, comprovante de endereço, declaração escolar e carteira de vacinação.
Segundo informações, para efetivar a matrícula é necessário ter entre oito e 17 anos, estar devidamente matriculado na rede de ensino e freqüentando a escola e, principalmente, gostar de música. Além disso, o aluno deve comparecer ao pólo acompanhado pelos pais ou responsável.
As aulas, gratuitas, são de violão e percussão.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Seletiva indica representante sebastianense para o “Tabuada Vanguarda”


São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião realizará nesta quarta-feira (10) uma seletiva para escolher um representante do município para o Projeto Tabuada Vanguarda, evento organizado pela TV Vanguarda (afiliada Rede Globo) com o objetivo de estimular o saber e a superação de desafios em um concurso de tabuadas.
O evento é cultural, educacional, competitivo e social, destinado a alunos de 9 a 13 anos que estejam cursando o Ensino Fundamental das redes públicas municipal e estadual.
Em sua última edição, o evento contou com a participação de 267 escolas de 38 cidades das regiões do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Vale Histórico, Serra da Mantiqueira e Região Bragantina.
A seletiva, organizada pelo departamento Pedagógico da Secretaria da Educação, indicará um representante sebastianense para as próximas fases do Projeto na manhã desta quarta, no auditório das Faculdades São Sebastião, às 9h30.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Taça de Futebol de Areia de São Sebastião tem a sua primeira zebra


São Sebastião - A 2ª Taça de Futebol de Areia “Arnaldo da Cruz”, promovido com apoio da Prefeitura de São Sebastião, teve a sua primeira zebra com a derrota do atual campeão para uma equipe de Ilhabela por 7x6.
A partida, que deu o que falar, foi entre o Max Ilhabela e o Barequeçaba. Pablo, do Max, foi autor de quatro gols; Wallace, Geovani e Lucas, marcaram um gol cada. Pelo Barequeçaba, Rubinho fez dois, Cláudio, Luiz Fernando e Ricardo, um cada. O jogador Wallace, do Max Ilhabela, marcou um gol contra.
Durante a partida foram dados cinco cartões amarelos, dos quais três para o Max (Wallace, Marcos e Geovani) e dois para o Barequeçaba (Ricardo e Francisco).
De acordo com a Assaita (Associação de Amigos do Itatinga), organizadora do evento, o MDM Ilhabela pediu o desligamento da competição. O time enfrentaria o Center Par nesta terça-feira 9, no segundo jogo da noite, às 20h.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Clique na figura abaixo e leia a 2º Edição do Jornal Maranduba News

Aciu informa: Vagas de Emprego

Ubatuba - Pousada Vivenda do Flamboyant admite recepcionista (sexo masculino, com experiência, para trabalhar no período das 15h00 às 23h00). Os interessados deverão entrar em contato com Graça Regina. Tel: 3842-0836.

Assai Distribuidora admite entregador (sexo masculino e ter entre 20 e 30 anos). Rua Prof. Thomaz Galhardo, 1166 – Centro. Tel: 3832 1269.

Ubatuba em Revista contrata diretor comercial (venda de anúncios publicitários e visita a clientes). Ótimos ganhos. Telefones: (12) 3833-9035 / (12) 9163-9128. Tratar com João.

Mercado Pacaembu está com duas vagas disponíveis: operador(a) de caixa e para trabalho com cadastro de mercadoria e escritório. (ambos os sexos, acima de 18 anos, com experiência e curso de informática). Os interessados deverão comparecer à Av. Pacaembu, 70- Estufa 1 portando currículo e carta de referência. (A empresa não fornece informações por telefone).

Television SAT admite técnico com experiência em sistema CATV,CFTV E KU e que tenha habilitação. Entrar em contato com Paulo para entrevista. Tel: 3842 2800 ou 3842 2870.

Prezado associado, se sua empresa também estiver admitindo, entre em contato conosco.
(12) 3834 1449
E-mail: imprensa@aciubatuba.com.br
Para se informar sobre todas as vagas disponíveis na Aciu acesse: www.aciubatuba.com.br
(Fonte: ACIU)



Atleta de Ubatuba vence e vai representar o Brasil na Austrália em 2011


Ubatuba - A atleta de Ubatuba Victória Pereira venceu o Rip Curl Grom Search em Itamambuca este fim de semana. e ganhou de prêmio uma viagem para a Austrália, com direito a bolsa para estudar inglês em uma das mais conceituadas escolas daquele país e para participar da final internacional do torneio, durante o Rip Curl Pro Bell’s Beach 2011, o mais tradicional campeonato do World Tour da Association of Surfing Professionals (ASP).
Vitória vem de uma família de surfistas ela é sobrinha de Tadeu Pereira e Francisca Pereira e segue levando o nome da família ao lugar mais alto do pódio.
A atleta está em busca de apoio para continuar participando das competições neste ano, pois ela já tem uma bolsa de estudos da escola de ingês New BP, que vai deixa-la bem preparada para chegar a Austrália e representar muito bem o Brasil ano que vem, também tem apoio das pranchas X Flex, mas ainda necessita de apoio para pagar as incriçoes e viagens para seguir o circuito PRO JUNIOR e o Petrobrás Feminino.
Aguarda contato de interessados em apoiar o surf feminino.
(Fonte:DIVULGAÇÃO)


Encaminho texto à assessoria de comunicação de Ubatuba, para sanar possíveis dúvidas.


Ubatuba - A prestação de bons serviços de saúde à população é uma preocupação permanente da Cruz Vermelha Brasileira. Objetivando a melhoria desses serviços, duas Filiais da entidade, a de São Paulo e a do Maranhão, estão atuando em conjunto no Estado de São Paulo identificando estabelecimentos de saúde, geridos pelos poderes públicos ou pela iniciativa privada, mas com foco no atendimento à população de baixa renda, que necessitem apoio no desenvolvimento de projetos voltados a melhorar a qualidade do atendimento, da gestão ou para a solução de problemas específicos do setor.
No dia 05/03/2010 foi firmado Protocolo de Intenções entre a Cruz Vermelha Brasileira – Filial do Estado de São Paulo e Filial do Estado do Maranhão com a Prefeitura de Ubatuba e com a Santa Casa de Misericórdia Senhor dos Passos de Ubatuba com o objetivo de analisar as necessidades da Santa Casa e a melhor forma de se aprimorar e ampliar sua prestação de serviços à população.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Os mares de Ubatuba foram palco de mais uma regata à vela

Embarcação Monte Cristo vence Regata do Inverso em Ubatuba


Ubatuba - No último sábado dia 06, foi disputada em Ubatuba, a “Regata do Inverso”, evento tradicional no calendário da cidade. Participaram do evento 11 embarcações e 78 tripulantes.
A prova tem início próximo a praia do Flamengo e o percurso consiste em dar uma volta na Ilha do Mar Virado e retornar ao ponto de partida.
Na Regata do Inverso, para que todos possam competir em condições de igualdade, os veleiros são medidos e avaliados, e para cada um deles é estabelecido um cálculo chamado "rating". O valor de rating é multiplicado pelo tempo de regata. Desta forma, todos os veleiros competem em pé de igualdade. Ao contrário das demais, os veleiros mais lentos largam na frente, de acordo com seu rating. Segundo um dos organizadores do evento, Fábio Rivetti, “nessa competição, vence quem chega na frente. Essa fórmula de regata gera disputas e uma chegada sempre emocionante”.
A vencedora da prova este ano foi a equipe da embarcação Monte Cristo composta pelo comandante Julio Cechetto, o marinheiro Zequinha, os velejadores Edu Cardoso, Vagner e Alexandre e os iniciantes Fabio e Alfredo.
Alfredo que também é presidente da Associação Comercial de Ubatuba, falou sobre a importância de apoiar e participar de um evento como este “agradeço a oportunidade de participar da minha 1º regata, desde o começo o foco da nossa embarcação era a vitória! Dedico este prêmio aos experientes e competentes velejadores da minha equipe”.
Alfredo acrescentou que é preciso fomentar este tipo de evento, pois eventos como este são sempre bem vindos em qualquer cidade que tenha pretensão de alavancar o seu turismo, “trata-se de qualidade em todos os sentidos!”, afirma o presidente da Aciu.
O evento contou ainda com a participação do Veleiro Sessentão, considerado um espetáculo a parte, por ser um dos mais velozes e modernos veleiros do país, e seu comandante, o experiente velejador Alain Simon. Vale destacar também a participação do Veleiro Tabarly com tripulação composta pelos alunos do Projeto social do Ubatuba Iate Clube, sob comando do instrutor Fábio Rivetti.
A Regata do Inverso é promovida pelo Ubatuba Iate Clube, com apoio da Prefeitura de Ubatuba e Associação Comercial. (Fonte: ACIU)


Caminhada das Mulheres acontecerá neste sábado,13

Para participar basta trocar um quilo de alimento não perecível ou um pacote de fraldas geriátricas por uma camiseta


Ubatuba - O Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Ubatuba realizará neste sábado, 13, a 1ª Caminhada Solidária do Dia Internacional da Mulher. A concentração será no Centro de Informações Turísticas da Avenida Iperoig, a partir das 8h. O evento estava programado para acontecer no dia 6, mas precisou ser adiado devido à previsão de chuvas para aquele dia.
Quem levar um quilo de alimento não perecível ou um pacote de fraldas geriátricas, ganhará em troca uma camiseta e poderá participar do sorteio de brindes e de uma bicicleta. As doações serão revertidas para entidades assistencialistas e famílias carentes do município. As trocas de doações por camisetas podem ser feitas no Fundo Social de Solidariedade, que fica no Gabinete da Prefeitura, de segunda a sexta, das 8 às 18h. Segundo o Fundo Social de Solidariedade, até a última segunda-feira, 8, cerca de 300 pessoas já tinham trocado alimentos pela camiseta. Como já foi arrecadada grande quantidade de açúcar, macarrão, fubá, feijão, o Fundo Social dá preferência que agora sejam doados arroz e fraldas geriátricas. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Natação de Ubatuba classifica 20 atletas para a final do Peixinhos e Golfinhos


Ubatuba - A equipe de natação da Prefeitura de Ubatuba/Colégio MV classificou 20 atletas para a fase final da “11ª edição do Aberto de Natação Peixinhos e Golfinhos - Troféu Fabíola Molina”. O evento reúne crianças e adolescentes de 7 a 16 anos de toda a região.
Os atletas, treinados por Marcos Mestieri e Antônio Pinto Neto, conquistaram a vaga na seletiva, disputada no último dia 7, na piscina do SESI, em São José dos Campos.
Os classificados das seletivas em São José, Taubaté, Jacareí e Cruzeiro participam agora da final do torneio, que reunirá mais de mil nadadores e acontecerá neste sábado, 13, no SESI Jacareí.
Confira a lista de classificados: André M. de Oliveira, João V. do Rosário, Rafael V.C. Santos, Gustavo O. Nunes, Wilton Nunes, Pedro H. Bueno, Patrick Graglia, Artur Domaradsk, Yuri Domaradsk, Mariana Santos, Elen C. dos Santos, Branda Ellen de Lima, Maria L. Vieira, Ana C. Vieira, Matias S. Iacop, Bruno C. Carvalho, Alessandro D. Guimarães, Ian R. Sartorato, Alic Edjane e Rafael R. Santana. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Melhor Idade de Ubatuba inicia treinamentos visando Jogos do Idoso

Competição acontece em abril, na cidade de Mogi das Cruzes


Ubatuba - A equipe da Melhor Idade de Ubatuba deu início na última segunda-feira, 8, aos treinamentos, visando a disputa dos “XIV Jogos Regionais do Idoso - JORI”, que serão disputados em Mogi das Cruzes, a partir do dia 8 de abril. “Temos pouco tempo, mas o entrosamento entre os nossos atletas é muito bom. Creio que poderemos fazer bonito, como em 2009”, declarou Valéria Carvalho, coordenadora das atividades da Melhor Idade em Ubatuba. Em 2009 Ubatuba encerrou a participação na 11ª colocação.
“Estamos contando com todo o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer e do Fundo Social de Solidariedade, para conseguirmos bons resultados em Mogi”, completa Valéria.
Ubatuba deve levar ao JORI uma delegação de aproximadamente 85 pessoas.
“Temos boas chances de conquistas em Mogi”, comentou Bittencurt Jr., secretário de Esporte e Lazer de Ubatuba. “Nossos atletas tiveram seletivas no final do ano passado, e os classificados para o JORI ficaram de sobreaviso desde então. Agora é só acertar os detalhes finais para que eles possam representar bem nossa cidade na competição”, finalizou o secretário.

A competição
O Jori reunirá em Mogi das Cruzes cerca de 2.500 atletas com mais de 60 anos de cidades do Litoral Sul e Norte, da Grande São Paulo e do Vale do Paraíba. Serão disputadas as modalidades atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, truco, vôlei adaptado, xadrez e tênis de mesa adaptado.
O Congresso Técnico que define as chaves e partidas dos torneios acontece no dia 30 de março de 2010, às 14 horas, no CEMFORPE, em Mogi das Cruzes. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Nova diretoria do Instituto de Previdência de Ubatuba toma posse


Ubatuba - A nova diretoria executiva do IPMU (Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba) tomou posse na última segunda-feira, 8. A solenidade ocorreu na própria sede do Instituto e contou com a presença do secretário de Administração, Dênio Veloso, do secretário de Esportes e Lazer, Bittencourt Jr, além de funcionários municipais.
A nova diretoria terá mandato de quatro anos e dará continuidade aos trabalhos já desenvolvidos pelo Instituto. “Junto com os Conselhos procuraremos aperfeiçoar ainda mais nosso trabalho. Nossa sede própria já foi uma grande conquista e muito ainda faremos trabalhando em parceria com a Prefeitura”, disse a nova presidente, Sirleide da Silva.
A votação da nova diretoria ocorreu no dia 18 de janeiro por meio de uma lista tríplice elaborada pelos Conselhos Fiscal e Administrativo do Instituto. A lista foi encaminhada ao prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, que deliberou sobre a diretoria. A nova diretoria executiva ficou assim formada: Presidente, Sirleide da Silva, Diretora Administrativa Financeira, Ireni Tereza Clarinda da Silva e Diretor de Seguridade e Benefícios, Ronaldo Nunes de Barros
Hoje o Instituto de Previdência conta com mais de 1800 segurados entre funcionários aposentados, pensionistas e ativos. O Instituto é uma autarquia, dotada de autonomia administrativa, patrimonial e financeira, que tem a finalidade de gerenciar e operacionalizar o regime próprio de Previdência Social do município. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Prefeito Eduardo Cesar recebe novo comandante da Polícia Militar de Ubatuba


Ubatuba - O prefeito Eduardo Cesar recebeu na manhã desta terça-feira, em seu gabinete, o novo comandante da Polícia Militar de Ubatuba, capitão Marcos Antônio de Oliveira. A visita teve como objetivo a apresentação de novos projetos da Polícia Militar para o município.
Entre os assuntos, foi discutido a preparação para a temporada 2010/2011, uma possível operação de combate à dengue com a participação da Polícia Militar, a busca pela aproximação entre a comunidade e a Polícia, contando com o apoio da prefeitura e a necessidade de melhoria de infraestrutura em locais ermos, entre outros.
O prefeito Eduardo Cesar disse que o estreitamento de relações entre o executivo e os órgãos de segurança pública é fundamental para garantir a ordem e a integridade no município. “Buscamos sempre trabalhar em conjunto com as polícias, visando manter a cidade livre da violência. A Polícia Militar pode ter a certeza do nosso apoio na execução de seus trabalhos, para o bem da população de Ubatuba.” (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Ventos fortes agitam as velas durante 6º Regata do Inverso, em Ubatuba


Ubatuba - Foi disputada em Ubatuba, no último sábado, 6, a Regata do Inverso, uma competição de barcos à vela já tradicional no calendário de Ubatuba. A largada do evento aconteceu próxima à Praia do Flamengo tendo como percurso, uma volta na Ilha do Mar Virado por boreste e retorno ao ponto de partida. Na classificação o primeiro lugar foi para o veleiro Montecristo, de Ubatuba (comandante Júlio), em 2º, o veleiro Triksu (comandante Beto), e em 3º, o veleiro YDYPY (Comandante Marco).
Segundo o instrutor de velas, Fábio Rivetti, a sexta edição do evento, promovido pelo Ubatuba Iate Clube, foi mais uma vez, um sucesso. “A prova foi marcada por largada com ventos relativamente fortes. Na primeira metade da prova, tivemos uma emocionante troca de posições entre os veleiros Tabarly e Ydypy. Após o contorno da Ilha do Mar Virado, o vento diminuiu bastante e terminamos a prova tranquilamente.”
Na Regata do Inverso, para que todos possam competir em condições de igualdade, os veleiros são medidos e avaliados, e para cada um deles é estabelecido um cálculo chamado "rating". O valor de rating é multiplicado pelo tempo de regata. Desta forma, todos os veleiros competem em pé de igualdade. Ao contrário das demais, os veleiros mais lentos largam na frente, de acordo com seu Rating. Segundo um dos organizadores do evento, Fábio Rivetti, “nessa competição, vence quem chega na frente. Essa fórmula de regata gera disputas e uma chegada sempre emocionante.”

1º Ubatuba Sailing Festival

Entre os dias 23 e 25 de abril e 1 e 2 de maio, acontece o 1º Ubatuba Sailing Festival, um evento que promete ser o maior de todos os tempos no município. O evento está sendo organizado na forma de campeonato, e serão realizadas diversas regatas de percurso e Barla-sota (entre bóias). Além das classes que tradicionalmente competem nas regatas, está programada uma regata de escunas e de veleiros antigos.
O Ubatuba Iate Clube e a Prefeitura Municipal de Ubatuba convidam todos os comandantes e tripulações para esse grande encontro, em que o foco principal será a confraternização, além da competição. Após as regatas, acontecerão diversos eventos paralelos, como churrasco para tripulações e familiares, coquetéis e outros. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone (012) 3842-8080, falar com Jaqueline, ou pelo e-mail ubatubaiateclube@terra.com.br(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Prefeito de Ubatuba participará de reunião da Amprogás

Reunião abordará assuntos como a Emenda 387/09, que propõe a distribuição de royalties da camada de pré-sal para todos os munícipios brasileiros


Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, participará na próxima sexta-feira, 12, da III reunião ordinária da Amprogás (Associação dos Municípios Produtores de Gás Natural da Bacia de Santos), que será realizada em Paraibuna. O evento deverá contar com a presença dos prefeitos e vereadores de Ubatuba, Ilhabela, Caraguatatuba, São Sebastião, Peruíbe, Iguape, Paraibuna, Jambeiro e Caçapava, Praia Grande, além de deputados federais e estaduais da região. O engenheiro José Luiz Marcusso, Gerente Geral da Unidade de Negócios de Exploração e Produção da Bacia de Santos, da Petrobras, fará uma explanação sobre a situação atual da unidade de tratamento de gás em Caraguatatuba.
Além disso, consta na pauta da reunião a discussão sobre da Emenda 387/09, do projeto de partilha dos dividendos dos royalties da camada de pré-sal, que beneficiará todos os municípios brasileiros. A Amprogás foi criada em junho do ano passado e o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, é o secretário da Associação e o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, o presidente.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Contribuinte da Lagoinha ganha geladeira no Show de Prêmios da Prefeitura de Ubatuba

Para participar dos sorteios contribuinte deverá estar em dia com seus tributos municipais. Contribuinte concorre com número de aviso da capa do carnê de IPTU

Ubatuba - O “Show de Prêmios 2010” da Prefeitura de Ubatuba sorteou no mês de fevereiro uma geladeira duplex frost free para o contribuinte Antero Moreira Rodrigues. O contribuinte, proprietário de um imóvel na Lagoinha, foi sorteado no terceiro prêmio da extração 04429 da Loteria Federal do dia 3 março. O primeiro número sorteado estava acima do último cadastro registrado da Prefeitura e o segundo estava inadimplente.
“A extração 04428, do último sábado de fevereiro, não sorteou ninguém, pois todos os cinco números estavam acima do último número cadastrado na Prefeitura. Por essa razão, passou a valer a próxima extração que foi a de 3 de março”, explicou o presidente da Comissão Organizadora do Show de Prêmios, Ernesto Cardoso Jr.
Para participar do “Show de Prêmios” o contribuinte deverá estar em dia com seus tributos municipais. Até a data de vencimento o tributo poderá ser pago em qualquer agência bancária. Após esse prazo somente nas agências Santander.
O contribuinte concorrerá com o número do aviso da capa de seu carnê de IPTU no sorteio do último sábado do mês realizado pela Loteria Federal. No mês de dezembro cinco prêmios serão sorteados.

Prêmio de dezembro

O quinto prêmio de dezembro de 2009, uma filmadora digital, não foi reclamado pelo contribuinte sorteado, Jader Nogueira, após mais de 30 dias. A Comissão Organizadora do “Show de Prêmios 2010” enviou avisos em dois endereços por AR e também tentou contato por telefone com o filho do mesmo. O contribuinte não foi localizado nem pela lista telefônica.
Sendo assim, a extração 04429 da Loteria Federal do dia 3 de março também premiou novamente o quinto prêmio de dezembro de 2009. Manoel de Jesus Filho, do bairro Itaguá, foi premiado no quinto prêmio, já que o quarto estava inadimplente. O novo sorteado ganhou uma filmadora digital.

Próximo sorteio

O próximo sorteio do “Show de Prêmios 2010” acontecerá no dia 27 de março, onde o contemplado ganhará uma televisão LCD de 32”.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

 

 

 

Cine Porto - tel 3833-2066
Semana de 05/03 a 11/03/2010

"O FADA DO DENTE"
Comédia para público Infantil !!!!!
Dublado!!! as 17:00 - 19:00hs

"O LOBISOMEM"
Cinema de horror!!!!!
Benicio del Toro e Anthony Hopkins !!!!
Dublado ás 21:00hs

Site: www.cinemasdolitoral.com.br
Tel: 3833 2066
 

Poesia Topo

Anuncie

Desconfio que as benzedeiras,
sem leitura nem escrita,
que curam com remédios de ervas
e o auxílio da fé,
sabem muito bem
onde o Rio Estiges dá pé.

 

Domingos

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

PALAVRA DO PREFEITO EDUARDO CESAR

Em face dos últimos acontecimentos que marcaram o cenário político de nossa cidade, em que um reduzidíssimo número de pessoas com notória vinculação partidária se organizou em frustrada manifestação (“movimento Ubatuba de luto pela saúde”), realizada na data do Dia Internacional da Mulher (08), venho manifestar meu posicionamento como Prefeito Municipal.
Acompanhando as 10 (dez) pessoas que assinaram, na condição de cidadãos de Ubatuba, missiva de solicitação de fiscalização e controle na saúde do Município, se encontravam as pessoas do ex-prefeito Paulo Ramos de Oliveira e do ex-candidato do Partido dos Trabalhadores, Maurício Moromizato, ambos derrotados na eleição de 2008.
A população conhece tanto o primeiro, com seus direitos políticos cassados pela Justiça em Decisão irrecorrível por ato de improbidade administrativa, quanto o segundo, que está vinculado ao partido do Governo Federal e que ao invés de tentar influenciar negativamente a sociedade, deveria se esforçar mais para demonstrar sua capacidade (se é que a tem) na busca de recursos federais de que a Santa Casa de Ubatuba necessita.
Com seus comportamentos, Paulo e Maurício deixam clara a intenção em se aproveitar de fato lamentável (morte de uma pessoa querida), para se beneficiar politicamente através de uma aliança que desde as eleições passadas estava muito clara aos olhos do eleitorado de Ubatuba.
O ex-prefeito que jamais explicou onde foi parar o dinheiro do bingo da Sta. Casa, ou mesmo os milhares de reais gastos com a pedra fundamental e canteiro de obras do novo hospital que nunca saiu do papel, e tantas outras tergiversações do dinheiro público, está agora associado ao ex-candidato que, quando esteve à frente do COMUS de Ubatuba, órgão de grande respeito e importância na gestão da saúde no Município, jamais colaborou efetivamente com a busca de soluções concretas para as dificuldades na prestação dos serviços de saúde hospitalar da Santa Casa.
Lastimo que pessoas de bem, embora poucas, tenham se deixado levar pela condução daqueles personagens políticos de uma frustrada e funesta manifestação.
Contudo, tenho certeza de que a população de Ubatuba em sua esmagadora maioria, sabe reconhecer os esforços, a coragem, a seriedade, a honestidade e tantos outros atributos com que esta Administração tem conduzido os trabalhos de recuperação da saúde no Município.
Uma saúde que no passado nem tão remoto, precisamente ao término dos dois mandatos do ex-prefeito, encontrava-se em estado de absoluto caos, com total deficiência de condições materiais no atendimento hospitalar, que constantemente se via obrigado a fazer “pedágios”, bingos e outras atividades totalmente estranhas para manter as suas portas abertas, como um depositário de mazelas.
Hoje a população de Ubatuba conta com uma estrutura mais do que minimamente aceitável para o atendimento hospitalar. Depoimentos de pessoas conscientes, amplamente divulgados na mídia escrita, têm dado testemunho do reconhecimento da população com relação aos avanços alcançados através de nosso trabalho.
Em resposta à missiva assinada pelos 10 (dez) cidadãos de Ubatuba, venho recordar que, com a mesma coragem que assumimos a Santa Casa, temos empreendido uma administração competente e transparente, com esforços de investimento financeiro nunca antes vistos e seriedade administrativa que, como amplamente divulgado, estuda parceria com a Cruz Vermelha Brasileira na gestão do nosso único hospital, com vistas a melhorar o atendimento.
Agradeço à população, autoridades, empresários, comerciantes, voluntários, profissionais da saúde enfim, à sociedade produtiva de nosso Município, que com atitudes positivas, com respeito às instituições, com seriedade, competência e dedicação, nos estimulam a responder com trabalho e desenvolvimento às falácias e estratagemas malignos engendrados no inconformismo radical e incoerente que políticos frustrados teimam em promover em Ubatuba, marcando com tintas tenebrosas uma data mundialmente reconhecida como de elevado valor para a consciência social como o é o Dia Internacional da Mulher.
Aproveito a oportunidade para convidar à população de bem desta cidade, grande maioria, para darmos a resposta devida, demonstrando o reconhecimento da sociedade de Ubatuba ao Dia Internacional da Mulher, em uma grande festividade, que será realizada através da 1ª Caminhada Solidária em homenagem a esta valiosa data, no próximo dia 13 (sábado), a partir das 8 horas, com saída na Avenida Iperoig, em frente ao Centro de Informações Turísticas.
Até lá e, novamente, muito obrigado Ubatuba! Se Deus é por nós, quem será contra nós?

EDUARDO CESAR
Prefeito Municipal de Ubatuba

CHARGE

---

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Maranduba  © Valter Ely Marostica

Maranduba
© Valter Ely Marostica

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Uésler Rodrigues (EZZY)

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor