Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-Feira, 11 de Março de 2010 - Nº 2227 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Colégio Dominique

Região
campeão paulista de tênis domingo 07/03/20010
Tenista do litoral ganha do numero um do estado de São Paulo
Primeira etapa da Vacinação contra gripe suína segue até dia 19
Imunização atende trabalhadores da saúde e população indígena. Segunda etapa tem início no próximo dia 22 e será destinada a crianças de 6 meses a 1 ano e 11 meses de idade
Inscrições para o Conselho da Comunidade Negra se encerra nesta segunda (15)
Entidades interessadas devem comparecer na Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bertioga e retirar a ficha de inscrição, que deverá ser preenchida e protocolada no local
Bertioga inicia Campanha Municipal de Luta e Combate à Tuberculose
Evento integra as comemorações alusivas ao Dia Mundial de Luta e Combate à Tuberculose – comemorado no próximo dia 24

Caraguatatuba
Zoonoses realiza arrastão contra a dengue no bairro Indaiá
Momento é de alerta, pois 2010 pode ser um ano de epidemia

Ilhabela
Pastoral da Criança de Ilhabela comemora 16 anos com exposições itinerantes
Petrobras financia projeto “ Toca do Guaiamu” da ONG Sementes do Futuro
Prefeitura de Ilhabela apresenta a evolução da Educação em números no governo Colucci
Prefeitura de Ilhabela incentiva projeto “Desenvolvimento Familiar” do Instituto Rukha
Prefeitura de Ilhabela ressalta conquista de verbas em reunião do Comtur
Prefeitura prossegue com reuniões para implantação de telefone e energia para Comunidades Tradicionais

São Sebastião
PAT de São Sebastião é contemplado com computadores pelo Governo do Estado
Prefeitura promove primeiro encontro do Programa de Enriquecimento Curricular para professores
Ernane concede coletiva para falar sobre perda de royalties do petróleo
Prefeitura apresenta peça teatral abordando tema sobre dependência química
Prefeitura executa obras no Ginásio de Esportes e Escola Municipal de Boiçucanga
São Sebastião já tem representante para o projeto “Tabuada Vanguarda”
São Sebastião vai ganhar o primeiro atlas ambiental da cidade
Taça Cidade Futebol de Areia: gols e cartões amarelos marcam mais uma rodada
Vereador quer informações sobre salários pagos pelos institutos Acqua e Sollus
“Embora seja dito que ‘a saúde no nosso município vai bem’, muitas reclamações sobre o atendimento e serviços chegam diariamente ao nosso gabinete

Ubatuba
ACIU sedia reunião de trabalho das associações comerciais da região
Prefeitura e Clube Cruz de Ferro realizam ação educativa para motociclistas
Ubatuba realiza oficinas para confecção de artesanato sustentável
O projeto busca a redução do impacto negativo sobre a Mata Atlântica e também a valorização da cultura local
Ubatuba já tem representante no Tabuada Vanguarda
A aluna Luana A. dos Santos Costa, da escola Maria Alice Alves Pereira, será a representante de Ubatuba na etapa regional

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Charge

Foto do Dia



 
Notícias da Região Topo

campeão paulista de tênis domingo 07/03/20010
Tenista do litoral ganha do numero um do estado de São Paulo


Região - O tenista do Litoral Norte, Euclydes Marcondes Neto,conhecido como Kidinho Doma, trouxe mais uma vez um troféu para nossa região, agora contando com o apoio e estrutura da prefeitura de Caraguatatuba ,na pessoa do vice prefeito Antonio Carlos Junior e do Secretário de Esportes de Caragua ,Marinho nosso amigo,ele foi acompanhado do professor Marquinhos para São Paulo mais especificamente para Granja Viana e conquistou mais uma etapa do campeonato estadual de tênis,organizado pela federação paulista de tênis,na categoria 14 masculino A (14ma)
Na semifinal ele enfrentou Marcelo Fortini Murbach,do Palmeiras ,fazendo 6x2 e 6x2.
Na final encontrou o numero um do ranking da Federação Paulista,Ruy Guedes ,no jogo mais demorado do torneio (3 horas) ,venceu em três sets,parciais de 6x4,6x7 e 6x4 e levantou o trófeu novamente.
Queremos especialmente agradecer a prefeitura ,na pessoa do vice prefeito Antonio Carlos Junior e o Secretário de Eportes Marinho, sem esquecer que ,esse apoio ao atleta, que poderá nos representar na olimpíado do Rio de Janeiro é fundamental aos planos de futuro e treinamento de Kidinho. Parabéns a prefeitura pela excelente iniciativa
(Fonte:DIVULGAÇÃO)


Primeira etapa da Vacinação contra gripe suína segue até dia 19

Imunização atende trabalhadores da saúde e população indígena. Segunda etapa tem início no próximo dia 22 e será destinada a crianças de 6 meses a 1 ano e 11 meses de idade


Região - A primeira etapa de vacinação contra influenza A (H1N1) – gripe suína, dirigida a trabalhadores dos serviços de saúde e à população indígena, iniciada no último dia 08, segue até o dia 19, em todas as unidades de Saúde do Município, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Os trabalhadores dos estabelecimentos de saúde, envolvidos diretamente na resposta à pandemia, serão vacinados nos locais de trabalho. Já a população indígena, incluindo as gestantes e as crianças entre 6 meses a 1 ano e 11 meses de idade, será vacinada nas aldeias pelos profissionais de saúde e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Próximas etapas

Conforme determina o Ministério da Saúde, o próximo grupo a ser atendido será o de crianças de seis meses a 1 ano e 11 meses e doentes crônicos, portadores de doenças como diabetes, cuja imunização começa no dia 22 deste mês, até 2 de abril. A partir dessa etapa, até 21 de maio, todas as mulheres grávidas em qualquer fase da gestação também poderão receber a vacina.
Já a terceira etapa vai ocorrer de 5 a 23 de abril, quando serão vacinadas as pessoas entre 20 e 29 anos. Na quarta etapa, de 24 de abril a 07 de maio, a vacinação será de pessoas com 60 anos ou mais com doença crônica (pneumopatia, cardiopatia, nefropatia, HIV, diabetes, entre outras) que serão imunizadas durante a Campanha do Idoso, quando receberão, além da influenza, a vacina sazonal.
E, na quinta e última etapa – de 10 a 21 de maio, serão imunizadas contra a gripe suína mais um grupo, considerado pelo Ministério da Saúde como de risco - pessoas entre 30 e 39 anos de idade.

Doadores de sangue

De acordo com a RDC 153 de 14 de junho de 2004 da ANVISA, as pessoas na faixa etária entre 20 e 29 anos, vacinadas contra a influenza, não poderão doar sangue pelo período de 30 dias. Com a finalidade de evitar um possível desabastecimento nos bancos de sangue, o Ministério da Saúde solicita que aqueles que se incluem nesse grupo entrem em contato com os bancos de sangue e estabeleça um fluxo de vacinação das pessoas nessa faixa etária, logo após a doação de sangue. Essas ações deverão ocorrer a partir do próximo dia 08 até 30 de abril.
O Ministério da Saúde pretende vacinar 62 milhões de pessoas contra a influenza A (H1N1) - gripe suína. As vacinas serão distribuídas de acordo com o número de pessoas dos grupos de risco em cada município e as secretarias de Saúde de cada cidade definirão os locais de vacinação.
A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é para que sejam vacinados quatro grupos de risco, mas o Ministério da Saúde resolveu incluir mais dois, que são as crianças entre 6 meses e 2 anos e também os jovens entre 20 e 29 anos. De acordo com o Ministério, a inclusão ocorreu porque houve um alto número de casos de gripe suína e de mortes em decorrência da doença, nessas faixas etárias.
Dados do Ministério da Saúde mostram que em 2009, foram registrados, no Brasil, 39.679 casos graves da influenza A (H1N1) e 1.705 mortes por causa da doença. No mundo, foram registrados casos da doença em 209 países, com o registro de 14.142 mortes.
(Fonte: Prefeitura municipal de Bertioga)



Inscrições para o Conselho da Comunidade Negra se encerra nesta segunda (15)

Entidades interessadas devem comparecer na Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bertioga e retirar a ficha de inscrição, que deverá ser preenchida e protocolada no local


Região - Entidades interessadas em participar do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra devem se apressar, porque o prazo para inscrição se encerra nesta segunda-feira (15), na Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bertioga. O atendimento é de segunda a sexta-feira, da 9 às 16 horas. A ficha de inscrição deve ser preenchida e protocolada no local, sem pagamento de taxas.
A finalidade da convocação é estabelecer critérios para a eleição dos sete representantes da sociedade civil e seus respectivos suplentes, com mandato de dois anos. A Assessoria de Comunicação fica no piso superior da Secretaria de Educação e Desenvolvimento Cultural, ao lado da Sala dos Conselhos, no Paço Municipal (Rua Luiz Pereira de Campos, 901, Vila Itapanhaú).
A entrega da ficha de inscrição, devidamente preenchida, deverá estar acompanhada com cópias simples do Estatuto Social, do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), da Ata de Eleição da Atual Diretoria, do Comprovante de Endereço (atualizado), além de cópias do RG, CPF, Título de Eleitor e Declaração de Idoneidade dos representantes indicados pela entidade.

Eleição
A eleição para a escolha dos membros do Conselho será realizada no dia 13 de abril, às 15 horas, na Sala de Reunião dos Conselhos Municipais, localizada no Paço Municipal. O direito de voto será exercido apenas por um candidato titular ou suplente indicado pelas entidades ou associações. O resultado será divulgado no mesmo dia da eleição, logo após todos terem votado. No mesmo ato normativo serão nomeados os conselheiros indicados pelo Poder Público, que tomarão posse em Reunião Extraordinária do Conselho
O Conselho será composto por 14 membros e mais 14 suplentes, sendo sete representantes dos órgãos municipais e sete da sociedade civil, que de acordo com o Decreto nº 624/04, contará com seus membros da seguinte forma: dois representantes de entidades religiosas; quatro indicados por associações de bairros ou civis, regularmente constituídas, em plena atividade; e um representante das demais entidades civis. Todos os indicados terão os respectivos suplentes, eleitos por seus pares. (Fonte: Prefeitura municipal de Bertioga)



Bertioga inicia Campanha Municipal de Luta e Combate à Tuberculose

Evento integra as comemorações alusivas ao Dia Mundial de Luta e Combate à Tuberculose – comemorado no próximo dia 24


Região - A Secretaria de Saúde do Município iniciou, no último dia 1º, a Campanha Municipal de Luta e Combate à Tuberculose, como parte das atividades alusivas ao Dia Mundial de Luta contra a doença, comemorado no dia 24 deste mês de março. A programação inclui busca ativa de sintomáticos respiratórios, e será encerrada no dia 26 com um pedágio para distribuição de material educativo e premiação das unidades que mais colheram o exame de baciloscopia (escarro) para pesquisa da doença.
Até o dia 25, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBs) estarão fazendo a busca ativa de sintomáticos respiratórios ligados à tuberculose – uma atividade de saúde pública que visa identificar, precocemente casos infecciosos. Todas as pessoas que tiverem tosse por mais de três semanas, devem procurar a UBS mais próxima de sua residência para realizar o exame de baciloscopia. O atendimento acontece de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Pedágio e premiação

A programação de atividades prossegue no dia 26, quando acontecerá um pedágio, entre as 9 horas e o meio-dia, para distribuição de material educativo sobre prevenção da doença. O pedágio será realizado no trecho entre as avenidas Anchieta e 19 de Maio, em frente ao Supermercado Krill, no Jardim Albatroz.
Ainda no dia 26, no período da tarde, entre 14 e 17 horas, a secretaria realiza um encontro de pacientes do Programa Municipal de Tuberculose e profissionais das UBSs, com a premiação das unidades que mais colheram o exame de baciloscopia.
No final da campanha, a Secretaria de Estado da Saúde também premiará o município que colher mais baciloscopia dentro da meta estipulada, que é 1% da população. A meta que Bertioga tem que atingir por ano é de 442 baciloscopias.

Casos no Estado

O Estado de São Paulo descobre, aproximadamente 18 mil casos de tuberculose por ano, que representa o maior número absoluto de casos do Brasil. Embora a morbimortalidade venha apresentando tendência de declínio; descobrir, tratar e curar esses casos representam um enorme desafio.
É importante lembrar que cerca de 90% dos casos de tuberculose são da forma pulmonar e desses, 60% são bacilíferos. Os casos bacilíferos são a principal fonte de disseminação da doença e a descoberta precoce por meio da busca ativa do sintomático respiratório é uma importante medida para interromper a cadeia de transmissão, desde que acompanhada pelo tratamento oportuno

Sintomas
Tosse, dor no peito, falta de apetite, emagrecimento, cansaço e febre baixa. Esses são os sintomas da tuberculose, doença que ataca principalmente o pulmão e é causada pelo Bacilo de Koch. Estima-se que a bactéria atinja um terço da população mundial.
A doença pode se manifestar em 10% desse total e 95% dos registros ocorrem em países do Terceiro Mundo. A cada ano são 9 milhões de casos novos e cada doente infecta, em média, dez indivíduos. Anualmente, morrem três milhões de pessoas de tuberculose em todo o mundo.
No Brasil, a previsão é de que 35% da população estejam infectados pelo bacilo. A cada ano morrem seis mil pessoas de tuberculose, o que equivale a 16 mortes por dia. A desinformação, a pobreza e o aumento da Aids, além do surgimento e avanço de bacilos resistentes, contribuem para o aparecimento da doença.
(Fonte: Prefeitura municipal de Bertioga)

 


Notícias de Caraguatatuba Topo



Noroeste News

Zoonoses realiza arrastão contra a dengue no bairro Indaiá
Momento é de alerta, pois 2010 pode ser um ano de epidemia


Caraguatatuba - A equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguá realizou na manhã de hoje (10) um arrastão contra a dengue no bairro Indaiá. Os agentes visitaram as casas em busca de possíveis criadouros do mosquito.
Segundo o chefe de Zoonoses, Ricardo Fernandes, o Estado de São Paulo está em alerta. “Geralmente acontecem epidemias de três em três anos, por isso devemos ficar atentos, pois o último pico de dengue foi em 2007”, disse.
Em cada bairro que for constatado um caso da doença, será feito um trabalho de prevenção dos criadouros nas residências. Para o morador do Indaiá, Oswaldo Bueno, esta ação é ótima e deve ser constante. “Nos incentiva a tomar as devidas providências”, afirmou.
Fernandes alerta ainda que, entre os 16 casos confirmados na cidade, quatro são do bairro Indaiá e mais de 50% das residências de Caraguá são de veraneio. Com isso, é importante que os vizinhos dessas casas fiquem em alerta e, se for o caso, façam denúncias no Disque Dengue, pelo telefone (12) 3887-6888.
Hoje o bairro Ponte Seca, recebeu o trabalho de nebulização nas casas que foram inspecionadas pelos agentes. Amanhã será a vez do Travessão e Martin de Sá.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Leia a Revista da Cidade - Caraguatatuba (Online)


 

Notícias de Ilhabela Topo



Pastoral da Criança de Ilhabela comemora 16 anos com exposições itinerantes

Ilhabela - A Pastoral da Criança de Ilhabela completa 16 anos de trabalho neste mês e programou uma série de ações para comemorar a data e difundir o trabalho no município a partir da próxima semana. Com stands itinerantes em diversos bairros do município, a organização pretende mostrar o trabalho desenvolvido e ampliar o número de voluntários na prestação de serviços à comunidade. O evento conta com o apoio do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural de Ilhabela.
A Pastoral da Criança de Ilhabela conta atualmente com 50 líderes e atende 456 crianças com idades entre 0 e 6 anos, levando ações de saúde, nutrição, educação, cidadania e espiritualidade de forma ecumênica a 386 famílias do município. Presente nos bairros do São Pedro, Praia Grande, Barra Velha, Reino, Green Park, Água Branca, Perequê, Itaquanduba, Itaguassú e Centro, a entidade também presta atendimento a 32 gestantes.
A Pastoral da Criança foi fundada em 1982 pela médica Zilda Arns, uma das vítimas o terremoto que assolou o Haiti no início do ano, e ganhou o mundo com lições de solidariedade, atuando, hoje, em mais de 20 países.
Confira a programação dos stands itinerantes da Pastoral da Criança de Ilhabela:

17/3 - quarta-feira, das 15h às 18h, no estacionamento do Supermercado Colina, na parte alta da Barra Velha;
18/3 - quinta-feira, das 15 às 18h, no pátio da Capela do Bexiga, no sul da Ilha;
19/3 - sexta-feira, das 15 às 18h, no estacionamento do Supermercado do Frade, no Perequê;
20/3 – sábado, das 15 às 19h, na Praça Cel. Julião de Moura Negrão, na Vila.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)



Petrobras financia projeto “ Toca do Guaiamu” da ONG Sementes do Futuro


Ilhabela - A Associação Semente do Futuro (ASF) conhecida no arquipélago de Ilhabela por realizar diversos trabalhos ambientais, dentre eles o SOS Mangue, o Dia Mundial de limpeza de Rios e Praias, trilha seu rumo em mais um projeto “Toca do Guaiamu”.
Este projeto tem financiamento da Petrobras e enfoca as problemáticas do ecossistema do mangue do córrego da Água Branca, que apresenta fragilidade e altos níveis de degradação. A iniciativa pretende trabalhar a conscientização e transformação de atitudes da sociedade ilhabelense, principalmente da comunidade que vive ao redor do mangue.
O projeto está centralizado na Escola Municipal Prefeito Eurípedes da Silva Ferreira, no bairro Barra Velha, o mais populoso de Ilhabela e busca envolver diretamente os estudantes, a comunidade e o comércio local, contabilizando cerca de 800 pessoas.
Entre as ações planejadas estão: palestras, concursos de desenho e redação, levantamentos de campo, estudos do meio, elaboração da “Cartilha do Mangue” e do Calendário 2010.
(Fonte:DIVULGAÇÃO)


Prefeitura de Ilhabela apresenta a evolução da Educação em números no governo Colucci


Ilhabela - Em pouco mais de um ano de administração do prefeito Toninho Colucci (PPS), a Educação no município de Ilhabela deu um salto em quantidade e qualidade. Reflexo do trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, que tem à frente a professora Lídia Sarmento.
Os números da pasta provam isso. Ao final de 2008 eram 3.260 alunos na rede municipal, sendo que logo ao assumir o governo já houve aumento para 3.563 estudantes. Com o processo de municipalização de 6º ao 9º ano, anunciado no ano passado e iniciado agora em fevereiro, a Prefeitura assumiu mais 1.928 alunos, chegando a aproximadamente 5.500 alunos atualmente na rede municipal.
Pelo convênio firmado com a Secretaria de Estado da Educação, quatro escolas passaram para o município: Anna Leite Julião Torres (Bexiga), Eva Esperança Silva (Água Branca), Waldemar Belisário (Itaquanduba) e a nova escola Ruth Cardoso (Barra Velha). Duas delas, Eva Esperança e Waldemar Belisário, passam por uma grande reforma estrutural. De 21 escolas até 2009, hoje a Secretaria de Educação administra 25 instituições de ensino, sendo 13 regulares urbanas, oito em comunidades tradicionais e as quatro municipalizadas. A municipalização significa investimento na qualidade educacional dos alunos. O Governo do Estado de São Paulo será responsável apenas pelo ensino médio (antigo colegial) nas escolas Maria Gemma de Souza Oliveira, na Barra Velha, e Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos, na Vila, ambas em três períodos (manhã, tarde e noite). “Vencemos a primeira semana, a municipalização tem sido bem aceita por professores, pais e alunos, que são recebidos em escolas com melhorias estruturais e o sistema de ensino municipal”, destaca a secretária Lídia Sarmento. “Além disso, estamos abrindo a escola para a comunidade, com as bibliotecas e salas de informática”, acrescentou.
No transporte escolar, atualmente 980 alunos são transportados pela frota própria municipal, que conta com seis ônibus, um deles recebido no final do ano passado do Governo do Estado, e quatro kombis. Outros 1.200 utilizam o sistema de passe escolar nos coletivos (6º ao 9º ano).
Quanto à merenda escolar, são fornecidas 7.600 refeições/dia. Lídia Sarmento também destacou o projeto piloto iniciado em 2009 das salas de maternal. “Começamos com três salas e hoje já são sete, sendo quatro em período integral”, comemora.
A Prefeitura também abriu 22 novas salas de aula somente com medidas de readequação. Locais até então subutilizados ganharam papel fundamental no contexto escolar. “Desmembramos ainda as chamadas salas multisseriadas que estavam com super lotação”, completou a secretária. Duas creches passaram a ser administradas pelo município, uma na Armação, região norte da cidade, e outra no Itapecerica, no sul. A Educação ganhou ainda as apostilas no ensino infantil, padaria-escola e, em breve, receberá a nova escola da Água Branca. “Este é o nosso compromisso. Faremos as grandes obras, mas principalmente investiremos no cidadão. A educação é a base de tudo”, concluiu o prefeito Toninho Colucci.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)



Prefeitura de Ilhabela incentiva projeto “Desenvolvimento Familiar” do Instituto Rukha


Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela e o Fundo de Solidariedade Desenvolvimento Social e Cultural iniciaram uma parceria com o Instituto Rukha, para a viabilização do Projeto “Desenvolvimento Familiar”, que trabalha a inclusão social de forma responsável.
A iniciativa é uma adaptação do projeto “Virada”, desenvolvido em São Paulo pelo mesmo Instituto. Em Ilhabela inicialmente serão atendidas 80 famílias dos bairros Itaquanduba, Itaguassú, Água Branca e Barra Velha. Segundo a coordenadora do projeto na cidade, Fátima Beatriz, a família será o público-alvo porque é o berço da sociedade. “Queremos formar parcerias com todo o município e apresentar a nossa metodologia para que dê certo. Não temos como trabalhar com a criança e o adolescente sem transformar a família”, ressalta.
Desde junho do ano passado, os técnicos do Instituto vêm realizando um diagnóstico da cidade. Na última semana, o resultado foi apresentado para o prefeito Toninho Colucci e para a presidente do Fundo de Solidariedade, Lúcia Heidorn Reale Colucci, que aprovaram a proposta, intermediada pelo empresário Marcos Morais, financiador do projeto “Virada”. Atualmente já existe um projeto piloto em desenvolvimento na Comunidade Tradicional do Bonete, com o mesmo objetivo.
De acordo com Lúcia Colucci, as pessoas serão orientadas e capacitadas sobre assuntos como cidadania, educação dos filhos, direitos, saúde, escola entre outros tão importantes para a formação de cidadãos. “O Fundo de Solidariedade vêm desenvolvendo trabalhos pontuais e com esse projeto quer abranger um todo para que as pessoas tenham condições de cuidar da família sem precisar recorrer a projetos assistencialistas”, explica. A presidente do Fundo de Solidariedade completa ainda que essas ações precisam existir para que o município garanta uma qualidade de vida aos moradores.
Em um primeiro momento, o Instituto Rukha trabalha na mobilização e captação de recursos. A ideia é apresentar um vídeo sobre o município e apresentá-lo aos veranistas, considerados financiadores em potencial, para que eles conheçam uma Ilhabela que vai além da orla. A segunda etapa é o início do atendimento às famílias.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)



Prefeitura de Ilhabela ressalta conquista de verbas em reunião do Comtur


Ilhabela - O chefe de Gabinete da Prefeitura de Ilhabela, Julio Cezar De Tullio, participou na tarde da última terça-feira (9/3), da reunião do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), realizada no auditório da Secretaria de Turismo, na Barra Velha. Acompanhado da secretária de Turismo, Djane Vitoriano, ele aproveitou a ocasião para ressaltar a importância do segmento para o município.
Segundo Cezar De Tullio, Ilhabela se tornou a ‘menina dos olhos’ do Ministério do Turismo, além de ser um dos 65 Destinos Indutores, o que facilita a obtenção de verbas e investimentos. “Este ano o prefeito Toninho Colucci vai continuar correndo atrás dos mesmos objetivos e com mais ritmo ainda, porque o turismo é de interesse de toda a cidade”, ressaltou. O chefe de Gabinete agradeceu ainda a parceria com o Comtur e o apoio da sociedade civil organizada neste segmento.
Já a secretária de Turismo, Djane Vitoriano, aproveitou a oportunidade para informar que dará continuidade aos projetos iniciados no ano passado e garantiu que o Conselho sempre será ouvido. “Vocês continuarão junto conosco como sempre estiveram dividindo o bônus e o ônus, vou ouvi-los, vocês opinarão e nós adaptaremos o planejamento as necessidades de Ilhabela”, concluiu.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)



Prefeitura prossegue com reuniões para implantação de telefone e energia para Comunidades Tradicionais

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Administração, tem realizado inúmeras vistorias nas Comunidades Tradicionais com representantes de órgãos competentes para levar melhorias a esses locais, como telefones públicos e rede de energia elétrica.
Na sexta-feira passada (5/3), o diretor de Modernização Administrativa, Sérgio do Vale, esteve na Ilha de Búzios, precisamente na comunidade Porto do Meio, acompanhado do engenheiro Akira Souza, da empresa Telefônica, para realizar vistoria técnica no local que deve receber um telefone público.
Na última segunda-feira (8/3), o diretor representou a Prefeitura numa reunião com representantes da Petrobras, Parque Estadual de Ilhabela, Ministério das Minas e Energia e Elektro, além das comunidades atendidas pelo Programa de Ação Participativa da Pesca (PAPP), coordenado pela Petrobras, para dar andamento no processo de implantação de energia elétrica em sete comunidades (Praia da Fome, Porto do Meio e Guanxumas (da Ilha de Búzios), Ilha de Vitória, Guanxumas, Eustáquio, Figueira e Sombrio.
Na terça-feira (9/3), foi realizada uma vistoria in loco, na Baía de Castelhanos, precisamente no Canto do Ribeirão, Canto da Lagoa, Praias Mansa e Vermelha, com a finalidade de estudar a viabilidade de implantar o Programa Luz Para Todos, do Governo Federal, nestas localidades. De acordo com Sergio do Vale, no mês que vem deverá ser realizada uma reunião com os moradores da Baía de Castelhanos para apresentar o funcionamento do Programa e realizar o cadastramento das moradias.
A Prefeitura realiza o mesmo procedimento na comunidade tradicional do Bonete, que já conta com telefone público e é atendida com gerador de energia.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

 

 

Notícias de São Sebastião Topo

Chalés Juliamar

PAT de São Sebastião é contemplado com computadores pelo Governo do Estado

São Sebastião - O Posto de Atendimento ao Trabalhador de São Sebastião, o PAT, órgão ligado Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Humano, Setradh, acaba de ser contemplado com quatro computadores completos.
Na tarde desta terça-feira (9), o técnico de informática da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), Flávio Santana, esteve em São Sebastião para a instalação das máquinas.
De acordo com a diretora do PAT, Paula Gato Cardim, o objetivo é o de agilizar os serviços do programa Emprega São Paulo, elo entre empresas e profissionais em busca de emprego. “Há cerca de três meses fizemos a solicitação de um novo computador, por meio do coordenador de operações da Sert, Marcelo Melo. E para nossa alegria, recebemos quatro”, comemora.
A diretora informa ainda que a ideia é de que, em breve, um dos equipamentos seja disponibilizado aos usuários do PAT. “Muitos deles não possuem computadores e precisam ir às lan houses para ver as vagas disponíveis nos programas do Governo do Estado. Aqui, eles terão acesso gratuitamente”, diz Paula.
Daqui a duas semanas, representantes da Sert voltam ao PAT da cidade para executarem todas as manutenções necessárias e a conexão dos computadores junto ao servidor estadual.
Serviço: O PAT de São Sebastião fica na Rua João Cupertino dos Santos, nº 245, Centro. O horário de funcionamento é das 8h às 17h. Telefone (12) 3892.4606.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Prefeitura promove primeiro encontro do Programa de Enriquecimento Curricular para professores

São Sebastião - Na última sexta-feira, dia 05, aconteceu na Videoteca de São Sebastião o primeiro encontro do Programa de Enriquecimento Curricular, organizado pela Prefeitura através do departamento Pedagógico da Secretaria da Educação, a Seduc.
O programa contempla a área de estudo da História e da Cultura locais nas escolas e leva aos professores materiais práticos sobre os temas, além de promover encontros com produtores culturais e especialistas. Todo conteúdo é voltado à educação Infantil e ao ensino Fundamental 1, com o intuito de inserir os dois assuntos nas rotinas das escolas.
No cronograma, serão cinco oficinas de formação e quatro visitas da equipe da Seduc ao Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo das escolas, o HTPC – encontros semanais que fazem parte da jornada dos professores para a discussão do andamento educacional nas unidades.
Durante o primeiro encontro, houve a apresentação do programa aos professores e a abordagem do significado da emancipação política de São Sebastião e o início de sua colonização.
No encerramento, o ponto alto foi a participação de Marisa Orselli e Neide Palumbo, antigas professoras que falaram sobre a educação na cidade em meados do século XX e as escolas isoladas das costas Sul e Norte, apontando as características da época, suas dificuldades e alegrias.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Ernane concede coletiva para falar sobre perda de royalties do petróleo


São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, concederá entrevista coletiva nesta quinta-feira (11/03), às 16h30, em seu gabinete, para falar sobre a aprovação das modificações no sistema de repasse de royalties da indústria petrolífera para os estados e municípios, ontem à noite, na Câmara Federal. Caso a alteração seja efetivada São Sebastião perderá receita mensal da ordem de R$ 4,5 milhões. Anualizado, isso representa cerca de 30% do orçamento municipal. A Prefeitura de São Sebastião fica na rua Sebastião Silvestre Neves, 214, Centro.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Prefeitura apresenta peça teatral abordando tema sobre dependência química


São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião apresentará amanhã, dia 11, às 15h, no Teatro Municipal, a peça “Viagem de Gaiato”, encenada pelo grupo teatral Cia. Pompa Cômica, abordando temas e consequências que a Dependência Química provoca nos personagens.
Este evento conta com a parceria entre as Secretarias de Cultura e Turismo, Educação e Segurança, com objetivo atrair jovens da região para que possam assistir ao espetáculo, visando uma boa reflexão a respeito do assunto “drogas”, enfatizando suas reais consequências.
O texto "Viagem de Gaiato" é composto de sete cenas em que o mote principal são as consequências que a dependência química provoca nos personagens.
A estória conta a realidade de uma família de classe média, onde o adolescente Marcelo começa sua jornada no caminho das drogas, passando da maconha até sua overdose com heroína, no desfecho trágico do personagem.
O texto coloca ainda, em cena, as dificuldades do diálogo aberto dos pais com os filhos, a distância que a dependência química deixa o homem do próprio homem. Sem mensagens moralistas, o texto aborda situações sobre tabagismo, maconha, álcool, crack, cocaína e heroína, sendo essas as principais drogas que fazem parte de nossa realidade.
De acordo com o grupo teatral, manter o bom humor facilita o diálogo e a compreensão, “por isso Viagem de Gaiato termina como uma revista musical: "Sou Esperto Pra Xuxu", onde o alto astral predomina e as mensagens são passadas com leveza, ironia e música, tópicos principais para o recado funcionar".

O Grupo

A Cia Pompa Cômica existe a mais de 12 anos, criando parcerias com algumas companhias ou participando de algumas montagens teatrais com novas propostas de linguagem.
Paralelamente a este trabalho de pesquisa teatral a Pompa desenvolve o Projeto Peça-Saúde, usando toda essa bagagem teatral para montar temas voltados para a saúde, cidadania e participação social, visando dar ao cidadão acesso a informações valiosas e, com isso, envolvê-lo com os problemas da sociedade, melhorando sua formação e buscando sua participação na busca de soluções para os problemas que nos aflige.
Temas como drogas, DSTs/AIDS, educação no trânsito, preservação do meio ambiente, qualidade de vida, são alguns dos temas já abordados.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Prefeitura executa obras no Ginásio de Esportes e Escola Municipal de Boiçucanga


São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião iniciou no início deste mês a reforma geral do Ginásio de Esportes “Astrogildo Gomes” e a ampliação da Escola Municipal (EM) Prof. Antônio Luís Monteiro, ambos localizados no bairro de Boiçucanga, na Costa Sul do município.
De acordo com a Secretaria de Obras, o investimento gira em torno de R$ 1,3 mi e contempla critérios atualizados e modernos visando o conforto e a segurança dos usuários. Dentre as melhorias estão à mudança do piso, substituição da estrutura que sustenta o telhado, drenagem, novas arquibancadas, portas, sanitários e vestiários, pintura geral e troca dos sistemas elétricos e hidráulicos, entre outras.
Segundo o engenheiro José Teixeira Filho, o espaço estava interditado porque apresentava problemas na parte elétrica; as portas estavam podres e cheias de corrosão; os sanitários não funcionavam em função dos vazamentos; havia rachaduras nas paredes; o muro estava prestes a cair; além de outras situações que impediam a utilização do local.
Por ser vinculado à Secretaria de Educação (Seduc), a prioridade do ginásio é dos alunos das EM’s Prof. Antônio Luís Monteiro e Guiomar Aparecida da Conceição. A Seduc, no entanto, afirma que o espaço será aberto à comunidade nos horários em que as aulas de Educação Física não estiverem sendo ministradas aos estudantes. O ideal, de acordo com a secretaria, é que os moradores e a Secretaria de Esportes (Seesp) utilizem à quadra poliesportiva aos finais de semana. Desde que ocorreu a interdição, o corpo discente pratica atividade física em local que não é ideal: o pátio externo da escola.

Ampliação
Com relação à ampliação da EM Prof. Antônio Luís Monteiro, a Secretaria de Educação informa que o estabelecimento de ensino passará a ter mais quatro salas de aula porque o prédio foi projetado com insuficiência de demanda e/ou compartimentos. A escola possui alunos no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), os quais estudam em três períodos (manhã, tarde e noite), e no EJA (Educação de Jovens e Adultos). Um total aproximado de 1.000 estudantes.
Até o momento, todo o material (entulho e terra) retirado das duas obras foi utilizado pela Regional de Boiçucanga – divisão ligada ao Departamento das Administrações Regionais da Costa Sul – para tapar os buracos em algumas vias públicas.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



São Sebastião já tem representante para o projeto “Tabuada Vanguarda”


São Sebastião - A seletiva, organizada pelo departamento Pedagógico da Secretaria da Educação, realizada na manhã desta quarta-feira, 10, nas dependências da FASS (Faculdades São Sebastião), já tem uma representante do município para o Projeto Tabuada Vanguarda, evento organizado pela TV Vanguarda (afiliada Rede Globo), com o objetivo de estimular o saber e a superação de desafios em um concurso de tabuadas.
A aluna sebastianense, Nayara de Azevedo Pinto, 13 anos, da Escola Municipal Professora Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro, que fica no bairro Pontal da Cruz, disputou a primeira fase do Projeto "Tabuada Vanguarda", da Rede Vanguarda de Televisão, vencendo a seletiva com mais quatro participantes do município.
A aluna, que participa pela primeira vez na disputa, se destacou pela sua rapidez no raciocínio, serenidade e calma para responder às perguntas. Após esta etapa, os alunos classificados, de cada cidade, serão divididos em 04 grupos. Os alunos de cada grupo competem entre si, classificando um aluno de cada grupo para a fase semifinal. As disputas do 3º e 4º lugar serão dia 07 de abril e a grande final fica para o dia 14 de abril, com local ainda a ser definido. A semifinal e a final desta disputa será divulgada no programa Vanguarda Mix. "Me sinto preparada para todas as etapas, pois além de estudar na escola, estudo todos os dias em casa, e agora que tenho esta oportunidade de participar nas finais, vou me esforçar e estudar ainda mais", afirma Nayara.
As escolas selecionadas de São Sebastião, que participaram desta seletiva foram a Escola Municipal Cynthia Cliquet Luciano; a Escola Estadual Professora Josepha de Santana Neves; Escola Municipal Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro e a Escola Municipal Professora Sebastiana Costa Bittencourt.
Este é um evento cultural, educacional, competitivo e social, destinado a alunos de 9 a 13 anos que estejam cursando o Ensino Fundamental das redes públicas municipal e estadual.
Em sua última edição, o evento contou com a participação de 267 escolas de 38 cidades das regiões do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Vale Histórico, Serra da Mantiqueira e Região Bragantina. Já, nesta edição, são 46 cidades participantes.

Premiação
1º colocado - troféu de campeão e 14% do valor arrecadado nas inscrições em dinheiro
2º colocado - troféu de vice-campeão e 6% do valor arrecadado nas inscrições em dinheiro
3º colocado - troféu 3º lugar
4º colocado - troféu 4º lugar
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



São Sebastião vai ganhar o primeiro atlas ambiental da cidade


São Sebastião - Nesta segunda-feira, dia 8, a Prefeitura de São Sebastião realizou um encontro com representantes de diversos ramos de atividade da cidade para a apresentação do Programa MAPA – Mundo, Ambiente, Pertencimento e Ação, que irá elaborar o primeiro atlas ambiental do município.
Com início em 2008 na cidade de Bebedouro, no interior de São Paulo, o objetivo do projeto é criar um material didático aos alunos do Ensino Fundamental II com temas gerais como clima, meio ambiente e cultura, porém contextualizados à realidade dos alunos perante o resto do mundo.
De acordo com o idealizador do atlas, Vinicius Saraceni, fundador da editora Vista Divina, responsável pela confecção do material, a ideia surgiu após a criação de mapas com imagens via satélite, que aos poucos foram sendo inseridos nas escolas. “Percebemos o poder didático que os mapas tinham e resolvemos aprimorar este apelo que a imagem possui, mas desta vez retratando uma região específica e abordando localmente fatores históricos e culturais”, explicou.
Cerca de 60 profissionais estiveram envolvidos na escolha dos temas, liderados pela geóloga Sueli Furlan, coordenadora do conteúdo e grande conhecedora da cidade, participante de inúmeros movimentos locais.
Especialistas de entidades renomadas como Embrapa, Fiocruz, Cetesb, Inpe, Unesp e USP, entre outros, aplicarão a São Sebastião, primeira cidade litorânea a aderir ao projeto, pontos como Percepção do Espaço, Cidades, Cultura, Clima, Geomorfologia, Meio Ambiente, Economia, Desenvolvimento Humano, Sustentabilidade, Pré-História, Energia e Divisão dos Poderes.
Na apresentação, estiveram presentes funcionários das secretarias municipais do Meio Ambiente, Educação e Cultura e Turismo, além de representantes da Petrobras, Sabesp, IBAMA, Polícia Ambiental, Agenda 21, Colônia dos Pescadores, dentre outros. A secretária do Meio Ambiente, Traud Rennert, que conheceu o projeto há cerca de um ano e transmitiu a ideia à secretaria da Educação para colocá-lo em prática, pediu a colaboração de todos no fornecimento de informações da cidade para a conclusão do livro.
Para São Sebastião, o intuito é de que o atlas entre nas salas de aula já no segundo semestre deste ano e, depois do material pronto, será oferecida uma capacitação aos professores para que aproveitem o atlas da melhor forma possível. “Como temos uma metodologia consolidada e experiência de outras cidades nas pesquisas, queremos finalizar o levantamento de dados até abril para, em breve, levar o trabalho aos estudantes”, informou Saraceni.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Taça Cidade Futebol de Areia: gols e cartões amarelos marcam mais uma rodada


São Sebastião - A 2ª Taça Cidade de Futebol de Areia “Arnaldo da Cruz”, realizada com apoio da Prefeitura de São Sebastião, foi marcada por muitos gols e também pelos cartões amarelos dados aos jogadores. Além disso, a organização do evento Assaita (Associação dos Amigos do Itatinga), informou aos participantes sobre a expulsão de um dos jogadores.
Segundo informações, a suspensão do atleta David, do Juventude, ocorreu depois de agredir Eduardo Castilho, do Zâmbia, com uma cotovelada no rosto durante partida realizada no último dia 5. Apesar dos árbitros não terem computado a agressão, o jogador saiu com ferimentos visíveis no rosto e posteriormente apresentou laudo médico à comissão que determinou a suspensão – por dois jogos – com base no regulamento do campeonato.
Nesta terça 9, apesar dos quatro cartões amarelos dados às equipes, dos quais três para Os Caiçaras (Eduardo, Alexandro e Tomas), e um para Os Boys (Jairo), a noite foi marcada pelos bonitos gols. Na primeira partida, Os Boys derrotou Os Caiçaras por 4x3 com gols de Robson (3) e Glauber (1), contra um gol dos adversários Tomas, Ricardo e Eduardo.
Na partida seguinte, o Center Par empatou em 3x3 com o MDM Ilhabela. Pelo Center marcaram Maurício, Edivaldo e Luís Alberto; por Ilhabela, Oséias marcou três e Jairo, um gol.
As próximas partidas serão entre o Barequeçaba e o Carandiru, Só de Bomba e Realce, na noite desta quarta-feira 10. Max Ilhabela e Juventude, Chapa 90 e Zâmbia, e Queiroz Galvão e Mari Huana, jogarão nesta quinta-feira 11, a partir das 19h30.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Vereador quer informações sobre salários pagos pelos institutos Acqua e Sollus

“Embora seja dito que ‘a saúde no nosso município vai bem’, muitas reclamações sobre o atendimento e serviços chegam diariamente ao nosso gabinete


São Sebastião - São Sebastião – A Prefeitura de São Sebastião deverá ser questionada nos próximos dias a respeito dos salários que estão sendo pagos aos funcionários que prestam serviços aos institutos Acqua e Sollus, contratados, respectivamente, para gerenciar as ESFs (Estratégias de Saúde da Família) e o Hospital das Clínicas. As informações serão solicitadas por meio de requerimento, que deverá ser votado na sessão que será realizada excepcionalmente nesta sexta-feira, 12.
A área da Saúde vem sendo alvo de críticas de moradores e usuários do sistema devido aos serviços, que não estariam sendo prestados com qualidade. A contratação dos dois institutos, que teoricamente deveria melhorar o setor, estaria oferecendo resultados insatisfatórios. Os contratos também estão sendo objeto de críticas, já que os altos valores pagos pela prefeitura não estariam se revertendo em qualidade.
Com base em cópias dos contratos, o vereador Paulo Henrique Ribeiro Santana (PDT), o “PH”, também vem questionando nas últimas semanas os valores salariais pagos a alguns dos profissionais contratados pelos dois institutos. No Instituto Acqua, um dos salários pagos chega ao teto de R$ 15 mil. O fato vem gerando queixa até mesmo de vereadores que pertencem à bancada de sustentação do Executivo.
“As questões levantadas sobre o atendimento precário oferecido para a população são sérias, já que se trata de uma área importante, que é a saúde pública, pois estamos lidando com vidas de seres humanos”, afirma “PH”.

Reclamações
“Embora seja dito que ‘a saúde no nosso município vai bem’, muitas reclamações sobre o atendimento e serviços chegam diariamente ao nosso gabinete. Também é dito em alto e bom som que esta administração está se empenhando a cada dia para melhorar as condições de atendimento, porém, a gestão anterior é sempre apontada como responsável pelos descasos da atual, uma vez que em 14 meses de governo, o cenário é o mesmo já visto, senão pior”, analisa o vereador.
“PH” declara no próprio requerimento que não está trabalhando contra a administração, e sim, em favor dos moradores, “afinal, cabe ao Poder Legislativo a fiscalização dos atos do Poder Executivo”, completa.
Em sua propositura, o parlamentar vai solicitar à prefeitura a listagem completa dos funcionários de carreira da Saúde, elencando os cargos e salários. Ele vai questionar quais desses funcionários trabalham recebendo horas extras e em quais ESFs e UBSs. Além disso, solicitará os nomes de quem trabalha em cargos em comissão e quem é contratado, onde estão lotados e quais seus respectivos salários.
O vereador “PH” também vai querer saber quais são as empresas que “quarteirizam” a Saúde, ou seja, que prestam serviços aos institutos Acqua e Sollus, que já são terceirizados. Ele vai querer saber qual remuneração das empresas e cargos.
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Clique na figura abaixo e leia a 2º Edição do Jornal Maranduba News

ACIU sedia reunião de trabalho das associações comerciais da região

Ubatuba - Dirigentes de diversas associações comerciais da região do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, se reuniram na sede da Associação Comercial de Ubatuba, no último dia 5 de março, para a primeira reunião do ano envolvendo as entidades que fazem parte da Região Administrativa de número 6 (RA-6) Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).
Comandada pelo vice-presidente da Facesp e presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guaratinguetá (ACEG), Georges Nicolas, a reunião teve como pauta, entre outros assuntos, a apresentação dos novos presidentes, a parceria das Aces com a Unimed, o Programa Empreender, SCPC, a grande ajuda das aces à São Luiz do Paraitinga, além de detalhes sobre o próximo Congresso Regional que poderá ser sediado em Ubatuba.
Segundo Nicolas, todas as vezes que os dirigentes de associações comerciais se reúnem são apresentadas em determinados momentos dos encontros, algumas das atividades que são realizadas por associações comerciais de forma individual. “Muitas vezes a experiência de uma associação ajuda no trabalho da outra associação”, comentou o vice-presidente que sempre orienta as associações menores a consultarem as maiores como forma de apoio na melhoria da qualidade do atendimento, bem como no aumento da prestação de serviço.
Nicolas ressaltou que a parceria da ACIU com a Unimed é referência para as outras aces. “Ubatuba é um tremendo caso de sucesso e as outras aces devem se espelhar”, destacou Nicolas.
O gerente executivo da Aciu, Célio Moraes Stefani explicou o porquê do sucesso desta parceria. “Acredito que esta parceria dá certo porque somos uma das aces pioneiras no assunto, pois iniciamos em 1995. Também evoluímos muito no número de usuários, que no total são quase 2000, mas devemos o sucesso principalmente pela maneira que conseguimos administrar a carteira de usuários, fazendo a cobrança de forma correta, acompanhamento da inadimplência com as devidas exclusões dos devedores, fundamental para o sucesso financeiro do convênio”.
Para o presidente da Associação Comercial de Ubatuba, Alfredo Correa Filho receber os presidentes, vice-presidentes e gerentes de outras associações é gratificante. “As reuniões sempre são muito produtivas porque fortalecem as associações comerciais como um todo. As trocas de experiências são essenciais e as reuniões da RA6 aproximam os presidentes para um melhor desenvolvimento de suas cidades, pois sabemos que esta união entre aces só traz melhoria ao comercio da região”.
O presidente da Aciu parabeniza Georges Nicolas pela forma que vem atuando a frente da RA6, agradece a presença de todos os que estiverem presentes da sede da ACIU em Ubatuba e informa que a próxima reunião será realizada em Campos do Jordão. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Prefeitura e Clube Cruz de Ferro realizam ação educativa para motociclistas


Ubatuba - Acontece, neste sábado, 13, a partir das 10h, uma ação educativa, voltada para motociclistas de Ubatuba. O evento será realizado pela Prefeitura de Ubatuba, por meio da Coordenadoria de Trânsito e Guarda Municipal, em parceria com o Moto Clube Cruz de Ferro. Na ocasião, uma tenda será montada em frente ao Ginásio de Esportes Tubão, na Rua Prof. Tomaz Galhardo, para distribuição de material educativo e orientação.
Segundo o coordenador municipal de Trânsito, Arnaldo de Carvalho, o objetivo da ação é conscientizar os motociclistas sobre normas de segurança e os riscos para quem utiliza esse tipo de veículo. “Atualmente, um terço da frota de Ubatuba é de motocicletas. Com a popularização desses veículos, aumentou também, consideravelmente o número de ocorrências e acidentes graves envolvendo motociclistas. Nossa intenção nesse dia, não é punir nem multar e sim, orientar os usuários de motos, para evitar acidentes.” (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Ubatuba realiza oficinas para confecção de artesanato sustentável

O projeto busca a redução do impacto negativo sobre a Mata Atlântica e também a valorização da cultura local


Ubatuba - Visando desenvolver e difundir técnicas sustentáveis para confecção de artesanatos, está acontecendo em Ubatuba, uma série de oficinas envolvendo preparação e tecelagem com fibra de bananeira e também cestaria usando como matéria-prima jornais, revistas e fibras. As oficinas serão ministradas em diversas datas e locais diferentes, durante todo o mês de março, possibilitando a participação de artesãos de todo o município.
As oficinas fazem parte do projeto “Caminhos da Sustentabilidade do Artesanato de Ubatuba”, que está sendo realizado pelo Instituto Amigos da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (IARBMA), em parceria com a Associação Cunhambebe da Ilha Anchieta (ACIA), apoio da Prefeitura de Ubatuba, através da Sala Verde e Secretaria de Meio Ambiente e patrocínio da Petrobras Comunidades.
O projeto busca a redução do impacto negativo sobre a Mata Atlântica e também a valorização da cultura local. Outro fator importante está na regulamentação da extração da caixeta, uma espécie de madeira utilizada para artesanato, que será iniciada com o mapeamento e identificação de áreas passiveis de extração. Através de debates, encontros e articulação institucional junto aos órgãos públicos, o projeto busca iniciar a criação de instrumentos regulatórios, com ênfase nos recursos madeireiros.
As oficinas serão ministradas no bairro Ipiranguinha (região oeste); Camburi (região norte); Rio Escuro (região sul) e Projeto Tamar, no Itaguá (região central) Para mais informações, ligue: (12) 3833-3296 – Sala Verde Ubatuba ou (12) 9126-3028 c/ Cláudia ou por email: salaverde.ubatuba@yahoo.com.br(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Ubatuba já tem representante no Tabuada Vanguarda

A aluna Luana A. dos Santos Costa, da escola Maria Alice Alves Pereira, será a representante de Ubatuba na etapa regional


Ubatuba - Depois de uma disputa bastante acirrada entre os participantes, a aluna Luana A. dos Santos Costa, da EE Maria Alice Alves Pereira, conseguiu vencer a etapa da Tabuada Vanguarda de Ubatuba e tornou-se a representante para a etapa regional. A escolha aconteceu na última segunda-feira, 8, na escola municipal Tancredo de Almeida Neves, por um júri formado por professores municipais e estaduais. A etapa regional acontecerá no dia 19 de março, em São José dos Campos.
Este ano a fase municipal contou com a participação dos alunos Yasmim de Souza Gonçalves Barreto da EM Maria Josefina Giglio, Valdemir da Silva Rodrigues da EM Governador Mário Covas, Wallace Santiago da EM Pres. Tancredo de Almeida Neves, Gabriel Ortega da EE Dionísia Bueno Veloso, Luana A. dos Santos Costa da EE Maria Alice Alves Pereira, Lucas Macklin Sena da EE Semiramis Prado de Oliveira, Marcos Branco da Luz Junior da EE José Celestino Aranha, Sarah Cena dos Santos da EE Dr. Esteves da Silva e Taiara Cristina S. dos Santos da EE Idalina do Amaral Graça.
O Programa Tabuada Vanguarda é promovido pela afiliada da Rede Globo, Rede Vanguarda, e desde o seu início conta a efetiva participação da rede municipal de ensino de Ubatuba. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)


 

 

 

Cine Porto - tel 3833-2066
Semanas de 12/03 a 18/03 de 2010

"PRECIOSA"
Uma História de Esperança
Drama!!!! Ganhador de 2 Oscar
Com Paula Patton e Maria Carey
As 16h30 e 18h50

"LOBISOMEM"
Cinema de Horror!!!
Com Benicio del Toro e
Anthony Hopkins
As 21h10

ATENÇÃO
Lembramos que Toda 4ª Feira é dia de 4ª Maluca
Site: www.cinemasdolitoral.com.br
Tel: 3833 2066
 

Poesia Topo

Anuncie

O cego Doquinha

Sem olhos para ver
o que alguém pode fazer?
Pode ouvir bem
e ir além
dando ouvidos só à música
e toca-las em violão
de criar fama
em toda a comarca
mais o sertão.

 

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

 

CHARGE

---

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Maranduba  © Valter Ely Marostica

Maranduba
© Valter Ely Marostica

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Uésler Rodrigues (EZZY)

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor