Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-Feira, 19 de Março de 2010 - Nº 2230 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Colégio Dominique

Região


Caraguatatuba
Alunos do Tinga recebem kits escolares
Doação de sangue pode salvar vidas
Cada bolsa coletada de sangue atende até quatro pessoas
Mozart Russomanno defende moradores da Mantiqueira na criação do Parque Nacional
Projeto pode deixar 400 mil pessoas sem trabalho na região

Ilhabela
Câmara promove audiência sobre Conselho e Fundo de Cultura

São Sebastião
Baile fecha com chave de ouro programação do Beach Games 2010
PH questiona a cor utilizada pela Prefeitura na pintura de bens públicos
Prefeitura de São Sebastião promove Festa do Migrante em Vila do Sahy
Vereador solicita melhoria urgente na quadra e entorno da Praça da Enseada

Ubatuba
Oficinas Fundart – 2010
Ainda há vagas
Tomou posse o novo presidente da Associação Comercial de Caraguatatuba
Guarda Municipal contribui para repressão ao tráfico de drogas em Ubatuba
Santa Casa de Ubatuba realiza campanha para arrecadação de materiais
Sebrae e entidades turísticas de Ubatuba se reúnem para discutir Circuito Litoral Norte
O encontro faz parte do projeto Circuito Turístico Litoral Norte de São Paulo, que visa aumentar o fluxo de turistas na baixa temporada nas quatro cidades do Litoral Norte
Santa Casa de Ubatuba convoca voluntários para reunião no dia 30
Pedreira Baixa e Alta e Usina Velha terão serviços do Ação Conjunta na próxima semana
O Ação Conjunta agora conta o caminhão do Cata-Treco, que durante um dia recolhe pelo bairro objetos velhos
Segunda etapa de vacinação contra gripe A (H1N1) tem início na próxima segunda, 22
Agora é a vez dos grupos de risco, que incluem gestantes, pessoas com doenças crônicas e obesidade grau 3 (antiga obesidade mórbida), crianças de 6 meses a 2 anos

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Charge

Foto do Dia



 
Notícias da Região Topo



Região -

 


Notícias de Caraguatatuba Topo



Noroeste News

Alunos do Tinga recebem kits escolares

Caraguatatuba - A prefeitura de Caraguá, em parceria com o Grupo Eletricidade de Portugal (EDP) Bandeirante realiza nesta sexta-feira (19), às 8h30, a entrega de kits escolares aos alunos da EMEF Prof. Lucio Jacinto dos Santos, no bairro Tinga.
O evento atende uma unidade carente indicada pela secretaria municipal de Educação. Quando escolhida, a escola permanece no projeto por dois anos. Cerca de 540 alunos, do 1º ao 5º ano receberão kits que contém mochila; caderno de brochura (com 100 folhas); lápis preto; canetas azul, preta e vermelha; borracha; apontador; tesoura; cola bastão; lápis de cor; giz de cera; pacote com 100 folhas sulfite; régua de 20 cm; caixa de tinta guache com seis cores e pincel número oito.
O projeto atende 27 escolas municipais do Estado de São Paulo, com 8.105 alunos participantes.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)


Doação de sangue pode salvar vidas

Cada bolsa coletada de sangue atende até quatro pessoas


Caraguatatuba - A 3ª etapa do projeto Doe Sangue, Doe Vida será dia 26 de março, a partir das 9h no Colégio Tableau, na Avenida da Praia. O Rotary Clube Caraguatatuba Poiares, o Hemonúcleo de Taubaté e a prefeitura de Caraguá firmaram uma parceria nessa ação que visa abastecer o banco de sangue que atende a cidade. O sangue coletado na campanha é levado para o hemonúcleo, passa por triagem e retorna para atender os pacientes do município.
A secretaria municipal de Saúde auxilia a campanha com o empréstimo de materiais e transportes como: oito macas hospitalares; oito escadinhas; oito rolos de papel lençol; quatro aparelhos de aferição de pressão arterial; um cilindro de oxigênio completo; quatro biombos; uma ambulância de transporte em caso de emergência e um carro para levar as bolsas de sangue à Taubaté.
De acordo com a presidente do Rotary Clube, Liriane Costa Bellato, na primeira etapa da campanha, em 2009, foram coletadas 140 bolsas de sangue, na segunda 79. Na próxima semana, a meta é conseguir 100 unidades. Ela informa que a maioria dos doadores são mulheres entre 20 e 60 anos de idade, e reforça a importância da ação. “Doar sangue é salvar vidas. O sangue passa por triagem, é repartido e pode ser encaminhado para até quatro pessoas”, explica Liriane.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)



Mozart Russomanno defende moradores da Mantiqueira na criação do Parque Nacional
Projeto pode deixar 400 mil pessoas sem trabalho na região

Caraguatatuba - Após muita polêmica, inúmeros protestos e manifestações contrárias, a audiência de consulta pública sobre a criação do Parque Nacional Altos da Mantiqueira, promovida em Pindamonhangaba, acabou suspensa.
O encontro foi proposto para apresentar o projeto à comunidade, mas gerou desconfiança tanto de agentes políticos, como de produtores, técnicos e trabalhadores rurais, que temem desemprego em massa, com o fechamento de 400 mil postos de trabalho no setor de agronegócios.
Com o objetivo de mediar uma solução, o Deputado Mozart Russomanno e os Deputados integrantes da Frente Parlamentar de apoio ao Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira estiveram reunidos na manhã do último dia 12 em Guaratinguetá, com integrantes do Instituto Chico Mendes, autor da proposta e com a comissão formada por representantes dos municípios afetados, com o objetivo de buscarem uma solução para o impasse.
Já no início da reunião os representantes do Instituto Chico Mendes recuaram da proposta inicial e se prontificaram com os parlamentares a buscar junto com a comunidade uma solução que atenda a todos os interessados.
Após ouvir a apresentação do Instituto Chico Mendes, o Deputado Mozart Russomanno disse aos presentes que a força política da região, representada pelos integrantes da Frente Parlamentar garantiram e vão garantir que o assunto seja amplamente discutido com a comunidade antes de sua aplicação. "Claro que temos que preservar o meio ambiente, mas temos que nos lembrar sempre que vivemos do meio ambiente e não para o meio ambiente. Somos a parte mais importante do sistema e temos a consciência de explorá-lo de forma sustentada.", disse.
Mozart agradeceu aos técnicos do Instituto Chico Mendes por sua nova postura e firmou sua confiança que os trabalhos chegarão a um termo que atenda a todos os interessados. "A discussão agora é técnica e pontual e tenho certeza que os senhores chegarão a um termo comum. Caso isso não aconteça, nós Deputados da Frente Parlamentar, estaremos à disposição da comunidade para intervirmos no processo casso seja necessário." completou.
(Fonte:DIVULGAÇÃO)


 

Leia a Revista da Cidade - Caraguatatuba (Online)


 

Notícias de Ilhabela Topo



Câmara promove audiência sobre Conselho e Fundo de Cultura

Ilhabela - Cerca de 50 pessoas participaram da Audiência Pública realizada na noite de ontem (17/03) na Câmara Municipal de Ilhabela. Dois projetos de lei propostos recentemente pelo Executivo foram o tema da audiência: o Projeto de Lei 19/2010, que cria o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Ilhabela, e o Projeto de Lei 20/2010 que cria o Fundo Municipal de Políticas Culturais de Ilhabela.
O debate contou com a presença do Presidente do Legislativo, Valdir Veríssimo (PPS); dos vereadores Luiz Mário de Almeida (PV), Jadiel Vieira (Keko-PTB) e Marcelo Santos (PPS,) e do secretário municipal da Cultura e Presidente da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci), Rogério Ribeiro de Sá (o Professor Catolé) que mediou as discussões.
Para representar as entidades da sociedade civil estiveram: Gisele Lucena (Instituto Ilhabela Sustentável); Tina Bruncek (Pés no Chão), Adalberto Henrique (Movimento Negro; Tarcísio Cesar (Associação dos Músicos de Ilhabela), Lígia Perissinoto (Ong Elementos da Natureza), Arturo Justicia (Azimuth) e Marília Franco (Sociedade Amigos da Biblioteca). Também acompanharam as discussões o Chefe de Gabinete, Julio Cezar De Tullio; o secretário municipal de Administração, Cristobal Parraga; o secretário executivo da Fundaci, Nivaldo Simões; o procurador Jurídico da Prefeitura, Dr. Benedito Ferreira de Araújo; o Procurador Chefe da Câmara, Dr. Roberto Clemente; a Assessora Jurídica da Câmara, Dra. Ivone Lopes Granado; a diretora de eventos da secretaria municipal da Cultura, Simone Di Fonzo, além de artistas plásticos, artesãos, atores, escritores, músicos e outras pessoas ligadas à arte e à cultura do município.
De modo geral, os munícipes reivindicaram algumas mudanças nos dois projetos para haver uma maior participação dos membros do conselho a ser formado. A saída apontada pelos vereadores, durante a audiência, busca o entendimento junto ao Executivo para o fortalecimento do Conselho, na medida em que seus membros possam ter mais participação principalmente na decisão das aplicações do Fundo.
Segundo o presidente da Câmara, Valdir Veríssimo (PPS), o Legislativo articulará junto ao Executivo estas alterações, propondo por meio de uma emenda de autoria coletiva as alterações discutidas e, para que não seja vetada pelo prefeito, os vereadores deverão buscar uma conciliação para que a sociedade civil tenha mais voz – proposta da atual gestão.
Para o secretário da Cultura, Professor Catolé, a audiência foi dinâmica e teve uma grande mobilização da classe artística local que apresentou suas propostas de forma prática e concisa e demonstrou que o Conselho da Cultura será ativo e propositivo e que trará grandes benefícios para a cidade.(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)
 

 

Notícias de São Sebastião Topo

Chalés Juliamar

Baile fecha com chave de ouro programação do Beach Games 2010

São Sebastião - A programação do Beach Games 2010 foi fechada com chave de ouro na noite de terça-feira 16, no Balneário dos Trabalhadores, na Praia Grande, região central de São Sebastião.
Promovido pela Prefeitura, o último dia do evento foi direcionado à Melhor Idade com atividades lúdicas, recreativas e esportivas durante todo o dia; à noite, os idosos puderam desfrutar de um baile animado pela banda S.A Show, que entre outros estilos animou os presentes com bolero, forró, sertanejo e pagode.
O casal Maria Helena e José Lucas de Paula, respectivamente com 68 e 73 anos de idade, elogiaram a iniciativa da Seesp (Secretaria de Esportes), e a performance dos músicos. “Em São Sebastião não contamos com locais de diversão para a nossa faixa etária; eventos como este deveriam ser periódicos. Nos divertimos com o baile, dançamos, e através de algumas músicas, pudemos trazer à lembrança várias situações agradáveis”, disseram.
Sebastião e Janete Silvério, ambos aos 70 anos, afirmaram terem curtido a noite. “Temos por costume ir a bailes e a banda foi excelente em sua apresentação. Aliás, a organização está de parabéns, pois o local escolhido é perfeito, esta praia é linda e a estrutura armada contribuiu para o sucesso do evento”, falou Silvério. “Teremos ainda neste ano outras atividades envolvendo a Terceira Idade e poderíamos aproveitar este mesmo espaço”, acrescentou.
Além do baile em si, os jogos de salão, que continuaram noite adentro, foi uma atração a parte para quem permaneceu no balneário até à meia-noite.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


PH questiona a cor utilizada pela Prefeitura na pintura de bens públicos


São Sebastião - O vereador de São Sebastião, Paulo Henrique Santana (PDT), apresentou na última sessão de Câmara, um requerimento solicitando informações à Prefeitura sobre a pintura dos bens públicos.
PH questiona porque a administração não vem utilizando as cores azul e amarela na pintura dos prédios públicos, mas apenas a cor verde.
O questionamento do vereador é baseado na Lei 1939/2009, proposta pelo vereador Maurício Bardusco, que institui as cores oficiais do município.
“Desde maio, vários prédios municipais foram pintados apenas da cor verde, quando as cores oficiais são: azul, amarelo e verde”, explica o vereador.
PH também questiona se existe algum processo licitatório objetivando a pintura de prédios públicos em andamento e, se houver, pede que encaminhe uma cópia do processo administrativo completo para análise da Casa de Leis.
“Eu tive acesso a um processo administrativo publicado no Diário Oficial, que tratava sobre a pintura de prédio das escolas e o valor está muito acima da planilha na Prefeitura”, questionou o vereador.
O vereador Artur Balut aproveitou para comentar sobre a pintura da calçada da Praça em frente ao prédio dos Correios, no centro, onde foram utilizadas três diferentes.
Já o vereador Amilton Pacheco frisou sobre a importância do questionamento. “É importante questionar seriamente esse caso para que a população não ache que estamos fazendo gozação com dinheiro público. Existe o ilegal, mas existe muito mais o imoral no município”, afirmou.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Prefeitura de São Sebastião promove Festa do Migrante em Vila do Sahy


São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião promoverá, a partir da próxima semana, a 5ª Festa do Migrante, em Vila do Sahy, na Costa Sul do município.
A exemplo do ano passado, a programação desenvolvida pela Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), ocorrerá na última semana de março com shows todas as noites e barracas com comidas típicas da Bahia.
A festividade terá início no próximo dia 26, quando Kakau Show deverá se apresentar ao público às 22h. Para o dia 27 está programada a apresentação de dança com o grupo Descendentes de Rua e dois espetáculos musicais com as bandas Harry’s e Novo Astral, às 21h e 23h.
A dupla João Marcos e Juliano encerrará a festa na noite do dia 28 de março com show previsto para começar às 22h.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Vereador solicita melhoria urgente na quadra e entorno da Praça da Enseada


São Sebastião - O vereador de São Sebastião, Amilton Pacheco (PSB), está solicitando a manutenção da quadra de esportes e do entorno da Praça João Moraes, no bairro da Enseada, na costa norte da cidade.
De acordo com o vereador, a cobertura da quadra é um compromisso de campanha do prefeito e, além disso, o local precisa de muitas melhorias, pois encontra-se com o alambrado quebrado, buracos no piso e a trave de futsal está enferrujada e danificada.
“O Centro de Apoio Educacional localizado ao lado da quadra também está em péssimo estado, inclusive sem nenhuma iluminação, favorecendo toda a sorte de mau aproveitamento”, explica o vereador.
Ainda, segundo Amilton, é preciso fazer a poda do mato no entorno do CAE e arrumar a caixa de passagem de cabos elétricos que está com a tampa quebrada, com risco de acidentes.
Outro problema apontado pelo vereador é a falta de cobertura das luminárias que estão na parte externa do prédio. “A população reclama porque, apesar de existir um local para a prática de esportes, o mesmo não pode ser utilizado por falta de condições estruturais”, diz o vereador.
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)
 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Clique na figura abaixo e leia a 3º Edição do Jornal Maranduba News

Oficinas Fundart – 2010
Ainda há vagas


Ubatuba - A Fundart ainda tem vagas para as oficinas culturais: Artes Circenses, Teatro Adulto, Cerâmica, Teatro Infantil, Violão, Dança Contemporânea, Dança do Ventre e Teclado.
Os interessados podem se informar pelos telefones: 3833-7000/7001 / 3832-7732 ou na sede da Fundart – Praça Nóbrega, 54 – Centro.

Fundart vai sediar
Oficina de Gestão Cultural


De 25 a 29 de maio, terça-feira a sábado, das 17h00 às 21h00, a Fundart vai sediar a Oficina de Elaboração de Projetos Culturais. Público: com conhecimento intermediário; Faixa etária: adulto; seleção: currículo; Inscrições: de 5/04 à 15/5 (na Fundart); Vagas: 30; Local: Fundart - Sobradão do Porto; Objetivo: Capacitar agentes culturais, artistas e produtores na elaboração de projetos culturais que visem leis de incentivo fiscal e editais.

“Coro da Lira” recebe inscrições


O “Coro da Lira”(adulto) está recebendo inscrições, das 19h00 às 21h00, às 5ªs e 6ªs feiras, no Sobradão do Porto, quando acontecem os ensaios do referido Coro, com o maestro Amarildo da Hora.
Maiores informações na Fundart, Praça Nóbrega Nº 54, ou pelos telefones (12) 3833-7000 ou 3833-7001.

“Paixão de Cristo”
Inscrições para participação


A encenação da “Paixão de Cristo”, que ocorrerá no próximo dia 02 de abril está recebendo inscrições para interessados em participar do grande evento. Os interessados devem procurar Adriano, no Sobradão do Porto, à Praça Anchieta, 38. Os ensaios estão em pleno andamento e as equipes trabalham intensamente, ultimando os preparativos para a montagem da peça teatral que reunirá mais de duzentas pessoas.

Programação de Final de Semana:

20 – Sábado
20h00 – Grupo Sexteto Caiçara
Sobradão do Porto

21 – Domingo
16h00 – Retreta Maestro Pedrinho
Sede do E.C. Abaetetuba Ipiranguinha
Rua do Pacífico, 36

À venda na Fundart - Cultura Caiçara
Praça Nóbrega, 54 – Centro
Tels. (12) 3833-7000/7001
-Livro “Traduções Culturais do Quilombo da Fazenda” R$ 20,00
-CD duplo “Dias de Caiçara” R$ 43,00 -
-CD e revista “O Auto do Boi de Conchas” – R$ 6,00
-DVD e livro “Com quantas memórias se faz uma canoa” R$ 20,00 e R$ 35,00 respectivamente.
-CD “Canto Caiçara”
(Fonte: Fundart)



Tomou posse o novo presidente da Associação Comercial de Caraguatatuba


Ubatuba - Tomou posse na terça-feira, 16/03, a nova diretoria da ACE (Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, em cerimônia que contou com a presença de vários presidentes de outras Associação Comerciais, entre eles, representantes de entidades de Guaratinguetá, Pindamonhangaba, Ubatuba, Campos do Jordão, Bananal e Cachoeira Paulista ambos compõem a RA-6.
A posse ocorreu na sede da ACE e teve ainda a presença de George Nicolas, vice presidente da FACESP - Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, e também presidente da ACEG – Associação Comercial e Empresarial de Guaratinguetá.
O novo presidente, Rui Fernando Coutinho, entra no lugar de Paulo Roberto Gatto Bijos, para dirigir os destinos do setor empresarial do município praiano. A Associação Comercial de Caraguatatuba teve a sua fundação em 21 de abril de 1965.
(Fonte: ACIU)


Guarda Municipal contribui para repressão ao tráfico de drogas em Ubatuba


Ubatuba - A Guarda Municipal de Ubatuba realizou mais uma ação relativa à repressão ao tráfico de drogas no município. Na manhã do último dia 13, foram detidos dois jovens portando cerca de 350 gramas de maconha. Os dois homens, um de 18 e outro de 19 anos, transitavam por uma rua do bairro Marafunda, quando foram abordados. Diante da evidência de tráfico de drogas, ambos foram encaminhados à Delegacia de Polícia, onde foi determinada a prisão em flagrante delito. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)


Santa Casa de Ubatuba realiza campanha para arrecadação de materiais


Ubatuba - A Santa Casa de Ubatuba está realizando uma campanha para arrecadar roupas de cama e banho, bem como utensílios de cozinha industrial, louças, pratos e talheres, sejam novos ou usados. Para isso, a entidade conta com o apoio e a colaboração de hotéis, pousada, bares e restaurantes e demais pessoas que tenham interesse em ajudar a oferecer conforto maior aos pacientes do hospital.
As doações podem ser entregues no Setor de Captação de Recursos. Caso não tenha como levar, ligue para 3832-7262 (ramal 217) ou para o celular 9151-1635 e fale com Geruza Rocha, para que um representante da Santa Casa já buscar as doações no local. Mais informações também podem ser dadas pelo e-mail: caprec@santacasaubatuba.org.br (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Sebrae e entidades turísticas de Ubatuba se reúnem para discutir Circuito Litoral Norte

O encontro faz parte do projeto Circuito Turístico Litoral Norte de São Paulo, que visa aumentar o fluxo de turistas na baixa temporada nas quatro cidades do Litoral Norte


Ubatuba - Representantes do Sebrae e do Centro para a Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista (Cecompi) estiveram em Ubatuba nesta terça-feira, 16, para uma reunião com entidades relacionadas ao turismo no município. O evento aconteceu na Secretaria Municipal do Turismo. Estiveram presentes, representantes do Parque Estadual da Serra do Mar (Núcleo Picinguaba), Área de Proteção Ambiental Marinha (APA Marinha) e representantes da comunidade do bairro Prumirim.
O encontro faz parte do projeto Circuito Turístico Litoral Norte de São Paulo, que visa diagnosticar os atrativos turísticos das quatro cidades, bem como as dificuldades dos setores de hospedagem, alimentação, artesanato e cultura. Este levantamento servirá para nortear mudanças que resultem no aumento de 30% no fluxo de turistas durante os meses da baixa temporada e também em 50 % o período de permanência deles na região.
Segundo a gestora do Circuito Litoral Norte, Tatiana Candeo, numa próxima etapa, consultores do Sebrae irão visitar atrativos turísticos - como o Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Picinguaba – utilizando um olhar estratégico. “Nós temos uma visão do todo, que permite enxergar melhor as possibilidades e o potencial turístico de cada local. Podemos mostrar o que pode ser melhorado e ajudar a formatar roteiros turísticos integrados que funcionem fora da temporada.

Parcerias importantes

Na opinião do novo gestor do Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Picinguaba, Adriano Melo, a proposta é muito interessante e vem ao encontro dos interesses turísticos do parque. “Esse projeto é um importante instrumento para alcançar o objetivo de proteger a biodiversidade e fomentar o ecoturismo da região. Por mais que lidemos com o turismo, essa visão gerencial do projeto nos dará uma grande contribuição, pois o nosso objetivo não é só lidar com as questões ambientais, mas também com o lado econômico e social das comunidades que estão inseridas no parque.”
A APA Marinha do Litoral Norte, que é um programa do Governo Estadual, por meio de sua Secretaria do Meio Ambiente está desenvolvendo projetos ligados ao turismo náutico e por isso, também está buscando uma parceria com o Sebrae e Cecompi. Segundo o turismólogo representante da APA, Jean Niotti, um dos grandes interesses da APA é buscar alternativas sustentáveis para as comunidades ligadas à pesca, que foram as principais afetadas pelo programa. “Nesse sentido, acredito que o Sebrae terá muito a contribuir, pois nos ajudará a fazer um inventário sobre os potenciais das comunidades, capacitação dos interessados, estruturação dos serviços oferecidos e ainda, divulgação dos roteiros. São coisas que não temos como fazer sozinhos. A idéia da APA é fazer uma gestão participativa e parcerias como essa fortalecem o processo.”

União de forças

Para o secretário de Turismo de Ubatuba, René Nakaya, essa união de forças e objetivos fará com que os planos e projetos possam ser colocados em ação muito mais rapidamente e com mais eficácia. “A reunião inicialmente seria apenas com o Sebrae e Parque Estadual, mas a partir de um pedido nosso, conseguimos incluir também a Apa Marinha e a comunidade tradicional do bairro Prumirim, que já tem produtos turísticos praticamente formatados”, lembrou o secretário. “A adesão dessas novas entidades e também da comunidade enriquecem o Projeto e com certeza trarão melhores resultados a todos os envolvidos”, finalizou
O presidente da Associação dos Barqueiros da Ilha do Prumirim, Claudinei Gerônimo dos Santos, que também participou dessa primeira reunião, disse que a proposta do Sebrae é muito boa para o desenvolvimento do turismo nas comunidades tradicionais. “O turismo com certeza vai melhorar, porque eles valorizam as manifestações culturais, a comida típica e os nossos atrativos naturais. Além disso, teremos capacitações para aprender novas formas de atender melhor os nossos turistas. A nossa comunidade já tinha esse interesse de se estruturar para um turismo melhor, por isso, já estávamos desenvolvendo cursos de artesanato e inglês, por exemplo. Na minha opinião, já que o Sebrae está vindo com esse objetivo, as outras comunidades deveriam também aproveitar essa oportunidade para melhorar o turismo em Ubatuba, de forma geral. “

Proposta do Circuito Litoral Norte

Após a realização do diagnóstico feito por consultorias especializadas, serão criados programas de capacitação para mão de obra em várias áreas, realização de workshops com especialistas, ações de marketing, desenvolvimento de peças artesanais com identidade da região, programas de sensibilização da comunidade, ações de resgate histórico, projeto executivo de sinalização dos atrativos, remodelação dos centros de recepção ao turista, estratégias para participação de feiras, entre outros.
Serão ainda criados um site do Circuito Turístico do Litoral Norte de São Paulo e um catálogo em inglês, português e espanhol, com todos os estabelecimentos comerciais e atrativos que aderiram ao programa: um total de 949 empresários das quatro cidades do Litoral Norte. Para fazer frente a todas essas ações, estão previstos investimentos na ordem de R$ 4 milhões, sendo R$ 1 milhão para Ubatuba, que serão desembolsados pelo Sebrae, Cecompi e prefeitura. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Santa Casa de Ubatuba convoca voluntários para reunião no dia 30


Ubatuba - A Santa Casa de Ubatuba convida todos os voluntários para uma reunião geral, que acontecerá no próximo dia 30, às 15h, no Salão de Reuniões do hospital. Na ocasião, será feita uma apresentação do plano de trabalho voluntário para o ano de 2010 e também a entrega dos novos crachás de uso obrigatório. A presença de todos é muito valiosa. Para quem não é voluntário e tem esse desejo, o caminho é procurar o setor de Captação de Recursos e falar com Geruza Rocha, para se cadastrar e fazer um cursinho. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Pedreira Baixa e Alta e Usina Velha terão serviços do Ação Conjunta na próxima semana

O Ação Conjunta agora conta o caminhão do Cata-Treco, que durante um dia recolhe pelo bairro objetos velhos

Ubatuba - O programa “Ação Conjunta” da Prefeitura de Ubatuba estará na próxima semana nos bairros Pedreira Baixa e Alta e Usina Velha. Até a próxima sexta-feira, 19, os serviços deverão ser concluídos nos bairros Taquaral. No Jardim Ubatuba os trabalhos serão finalizados na próxima terça-feira, 23.
O sistema do Ação Conjunta nos bairros consiste na realização da operação tapa-buraco com massa asfáltica, pintura de guias, postes e faixas de pedestres, reforma e limpeza de galerias de águas pluviais, colocação de linhas de tubo, capina, roçada, orientação dos agentes de controle de endemias sobre o combate à dengue, entre outros. Participam da ação as Secretarias de Obras, Saúde e o Serviço Municipal de Trânsito.
“Devido à grande demanda de serviços, o Ação Conjunta estará nos bairros da Estufa II e Sesmaria no período de 5 a 26 de abril.”, adiantou o secretário municipal de Obras José Roberto Júnior.

Cata Treco

Os trabalhos do Ação Conjunta passaram a contar desde a última semana com o caminhão do Cata-Treco, que durante um dia recolhe pelo bairro objetos velhos que não são mais utilizados pelos moradores. Na última terça-feira, 16, o Cata-Treco esteve no bairro do Taquaral onde foram coletados cerca 810 quilos de material, incluindo garrafas pet, sofás, armários, pedaços de cama, vidros, plástico, pneus e ferros.
Esses materiais estão sendo armazenados no Aterro Sanitário para que posteriormente sejam comercializados. O próximo Cata-Treco será realizado no dia 3 de abril, a partir das 8 horas, nos seguintes bairros: Carolina, Samambaia, Vila Sumaré, Marafunda e Bela Vista.
A Coordenadoria de Serviços Públicos orienta a população que deposite em suas calçadas os objetos que deverão ser recolhidos pelo caminhão na noite anterior ao dia da coleta. Ainda de acordo com a Coordenadoria, quem tiver em suas residências objetos velhos pode fazer o agendamento da retirada pela Prefeitura por meio do telefone (12) 3834-1042. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)


Segunda etapa de vacinação contra gripe A (H1N1) tem início na próxima segunda, 22

Agora é a vez dos grupos de risco, que incluem gestantes, pessoas com doenças crônicas e obesidade grau 3 (antiga obesidade mórbida), crianças de 6 meses a 2 anos


Ubatuba - Na próxima segunda-feira, 22, tem início a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Gripe A (H1N1), voltada para grupos de risco com idade até 59 anos, incluindo gestantes, pessoas com doenças crônicas e obesidade grau 3 (antiga obesidade mórbida), crianças de 6 meses a 2 anos. Até o dia 2 de abril, pessoas que se enquadram nesse perfil devem procurar a unidade de saúde mais próxima para receber a dose da vacina. É importante lembrar que gestantes têm prioridade absoluta e poderão ser vacinadas em qualquer momento da campanha, que segue até o dia 21 de maio. A vacina somente não é recomendada para pessoas que têm alergia a componentes do ovo ou que estejam passando por estado febril
A primeira etapa terminou nesta sexta-feira, 12, em que foram imunizados os profissionais de saúde que têm contato direto com o público e as comunidades indígenas das tribos Renascer e Boa Vista. Ao todo, em duas semanas de vacinação da primeira etapa, foram vacinadas 972 pessoas, sendo 224 indígenas e 748 profissionais de saúde.
A coordenadora interina da Vigilância Epidemiológica, Ana Carolina Oliveira, afirma que o resultado da primeira etapa foi satisfatório. “Pouquíssimas pessoas recusaram a vacinação. Esperamos a mesma adesão para as próximas etapas. Assim, teremos um inverno mais tranquilo em relação à gripe A.”

Próximas etapas

Na terceira etapa, de 5 a 23 de abril, será a vez dos adultos com idade entre 20 a 29 anos. Nesses casos, as pessoas devem comparecer à Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua casa para receber a dose da vacina.. De 24 de abril a 7 de maio, acontece a vacinação dos idosos, coincidindo com a Campanha de vacinação contra a gripe comum, voltada para esse mesmo grupo. Os idosos com doenças crônicas tomarão ambas as vacinas. De 10 a 21 de maio, foi inclusa na campanha, mais uma etapa, para pessoas na faixa etária de 30 a 39 anos. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

 

 

Cine Porto - tel 3833-2066
Semanas de 19/03 a 25/03 de 2010

"UM OLHAR DO PARAISO"
DRAMA!!!!
C/ Mark Wahlberg - Rachel Weisz- Suzan Sarandon!!!!!!
Direção de Peter Jackson!!!!!
Ás 16h00 – 18h30 – 21h00

ATENÇÃO
Lembramos que Toda 4ª Feira é dia de 4ª Maluca
Site: www.cinemasdolitoral.com.br
Tel: 3833 2066
 

Poesia Topo

Anuncie

Cantiga de ninar

Dorme menininho
que o sol
também já foi dormir
e levou consigo
todas as cores do mundo.
Dorme menininho
que o vento
já estendeu um cobertor
de nuvens espessas para aquecer
quem não tem onde se abrigar.
Dorme menininho,
dorme para o sonho acordar.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

 

CHARGE

---

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Maranduba  © Valter Ely Marostica

Maranduba
© Valter Ely Marostica

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Uésler Rodrigues (EZZY)

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor