Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-Feira, 22 de Março de 2010 - Nº 2231 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Colégio Dominique

Região


Caraguatatuba
Alunos da EE. Bernardino aprovados na Universidade Federal de Viçosa
Professores da Fundação Casa participam de orientação na D.E. Caraguatatuba

Ilhabela
Protesto contra emenda dos royalties em Miami
Ilhabela participa da 5ª Minas Tur em Belo Horizonte
Ilhabela participa do lançamento do Programa Estadual de Qualificação Profissional e garante 30 vagas
Projeto da Estrada Parque para Castelhanos é apresentado à população
Vice-prefeito é homenageado pela Padre Anchieta

São Sebastião
Artur Balut aponta má conservação do pátio de veículos do Itatinga
Emei “Peixinho Dourado” homenageia sua patrona com peça teatral
Instituto Acqua vai prestar esclarecimentos à Câmara na próxima segunda-feira, dia 29
Marcos Jorge solicita informações sobre Programa de CNH Popular
PH questiona a cor utilizada pela Prefeitura na pintura de bens públicos
Prefeitura de São Sebastião promove Festa do Migrante em Vila do Sahy
Vereador solicita melhoria urgente na quadra e entorno da Praça da Enseada

Ubatuba
OFICINA DE TEATRO 2010
Prefeitura fará apreensão de animais de grande porte soltos nas ruas e terrenos
A medida visa coibir a ação dos proprietários que costumam deixar seus animais soltos, causando acidentes, infestação de parasitas e transmissão de doenças
Educação Fiscal do Litoral Norte planeja atividades para 2010
Neste ano, em Ubatuba, o projeto “Escola Incubadora” será aplicado na escola municipal Maestro Pedro Alves de Souza, na Figueira
Reunião com voluntários da Santa Casa de Ubatuba foi antecipada para o dia 23
Ubatuba sedia I Reunião Ordinária do Comitê de Bacias Hidrográficas
Secretaria de Obras realiza serviços emergenciais no Perequê-Açu e Centro

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Charge

Foto do Dia



 
Notícias da Região Topo



Região -

 


Notícias de Caraguatatuba Topo



Noroeste News

Alunos da EE. Bernardino aprovados na Universidade Federal de Viçosa

Caraguatatuba - Dois alunos da Escola Estadual Antonio Alves Bernardino (Caraguatatuba) foram aprovados na Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba (Minas Gerais); Artur Moreira Marcondes, de 17 anos, entrou no curso de Sistemas de Informação, e o Guilherme Wince de Moura, 18 anos, em Ciências Biológicas.
É com muita alegria que recebemos a boa notícia do ingresso destes dois estudantes na Universidade Federal, em cursos de ponta, principalmente pela escola estar situada numa comunidade com sérios problemas sócio-econômicos, destacou a Supervisora de Ensino Lara Litvinoff. “Como estes rapazes há outros tantos ex-alunos (as) de escolas estaduais, que acabaram de se formar, e que continuaram seus estudos em universidades públicas e particulares, como também, há outros que escolheram a carreia militar”, complementou a Supervisora.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)



Professores da Fundação Casa participam de orientação na D.E. Caraguatatuba


Caraguatatuba - A Diretoria de Ensino – Região Caraguatatuba está realizando uma ação inédita no Estado de São Paulo. Mensalmente os professores da Fundação Casa (ex-Febem) participam de uma reunião de HTPC (Hora Trabalho Pedagógico), na sede da instituição, junto a Supervisores e Professores Coordenadores da Oficina Pedagógica (PCOP).
A primeira reunião ocorreu no dia 11/03 com a presença de docentes das diversas disciplinas ( português, matemática, ciências humanas –história, geografia, filosofia e sociologia -, ciências da natureza - biologia, química e física -, e educação física), e da professora coordenadora da instituição; e a próxima está prevista para a 1a. quinzena de abril.
Segundo o PCOP responsável por essa atividade Amador Marcondes, o objetivo deste HTPC especial é possibilitar aos profissionais da educação um maior acesso as novas pedagogias educacionais, a fim de ajudar os jovens internos a superar as dificuldades de aprendizagem, e auxiliá-los no despertar para a realidade cívica e cidadã. Outra questão relevante é trabalhar a auto-estima dos professores que atuam na Fundação Casa junto a um público diferenciado “jovens infratores”, que exige uma postura ética e muita concentração, complementou o PCOP.

Escola dentro da Fundação Casa

Há uma escola de período integral dentro da Fundação Casa, com corpo docente e coordenador pedagógico atendendo aos jovens internos. A escola esta vinculada administrativamente a E.E. Ismael Iglesias, no bairro do Porto Novo, Caraguatatuba. Os professores atendem poucos alunos por sala, sendo na parte da manhã - aulas teóricas, e na parte da tarde – oficinas culturais e esportivas.
A partir deste ano, foi adotado o Currículo do Estado – cadernos do aluno e do professor -, com o intuito de facilitar a continuidade de estudo quando retornarem a sociedade. Já os jovens da UIP (Unidade de Internação Provisória) que passam de 01 a 45 dias na instituição trabalham com um material diferenciado, sendo atividades com começo, meio e fim no mesmo dia.
Para a professora Patrícia a Proposta Pedagógica do Estado é fundamental para o trabalho junto aos alunos, pois facilita o processo de ensino-aprendizagem também com esse público. “Achei uma luz no final do túnel”, destacou a docente se referindo ao uso dos cadernos em suas aulas. A professora Mayara disse gostar de trabalhar na Fundação pois os alunos são interessados nas aulas de matemática, e neste ano participarão da Olimpíada de Matemática. Durante a reunião foram dados inúmeros depoimentos, como estes, demonstrando o compromisso e a vontade transformadora dos educadores, pois como afirmou Paulo Freire “se a educação sozinha não pode transformar a sociedade sem ela tampouco a sociedade muda”.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)


 

Leia a Revista da Cidade - Caraguatatuba (Online)


 

Notícias de Ilhabela Topo



Protesto contra emenda dos royalties em Miami

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), liderou em Miami, um movimento contra a emenda 387/09 dos deputados federais Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), Humberto Souto (PPS-MG) e Marcelo Castro (PMDB-PI), que altera os critérios atuais de distribuição dos royalties, estabelecendo a partilha por todos os municípios brasileiros, estando ou não na área de produção e seus respectivos impactos causados por possíveis tragédias ambientais.
Colucci está em Miami na Sea Trade Cruize Shipping, acompanhado da secretária de Turismo e Fomento, Djane Vitoriano em busca de novas escalas de navios cruzeiros, combatendo a sazonalidade e movimentando o comércio de Ilhabela.
Na foto, o prefeito Toninho Colucci reuniu prefeitos e secretários de Turismo dos grandes portos do Brasil, como das cidades do Rio de Janeiro, Vitória, Santos, Amazonas, Búzios, São Sebastião, São Francisco do Sul e Ceará, que adotaram uma usaram uma faixa preta como sinal de protesto
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)



Ilhabela participa da 5ª Minas Tur em Belo Horizonte


Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretária de Turismo e Fomento, juntamente com a Associação Comercial e a Associação Ilhabela Receptivo Hotelaria e Gastronomia, participou do 5º Minas Tur, no Minascentro em Belo Horizonte, no último dia 11 de março.
A participação em feiras como esta tem o objetivo de gerar negócios, movimentar o trade turístico e dar visibilidade à Ilhabela nas prateleiras das operadoras. Essas ações vêm apresentando grande resultado no setor, na integração de agentes e em uma melhora nas relações e vendas.
A feira este ano contou com participação de representantes de 13 estados do país, registrando crescimento de mais de 50 %. A média de participação é de 500 expositores e 1200 agentes de viagem por edição, com aprovação de 98% dos expositores e 99% dos agentes de viagem, conforme pesquisas realizadas em cada evento por empresa especializada.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)



Ilhabela participa do lançamento do Programa Estadual de Qualificação Profissional e garante 30 vagas

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, representada pelos funcionários Marcelo Freitas, da Secretaria de Administração, Alda Torres, do Time de Emprego e Arlete Santos, da Comissão Municipal de Emprego participou do lançamento do Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ). O evento foi realizado no Salão dos Pratos do Palácio dos Bandeirantes em São Paulo, na última quarta-feira (17/3) e contou com a presença do governador José Serra (PSDB) e do secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos (DEM).
Segundo Freitas, na ocasião foi confirmada a instalação do PAT (Posto de Atendimento do Trabalhador) em Ilhabela, ainda neste semestre. Além disso, a cidade recebeu sinal positivo quanto a garantia de 30 vagas no PEQ 2010, com o curso de auxiliar administrativo. “A instalação do PAT é uma luta de seis anos da Comissão Municipal de Emprego de Ilhabela e somente com o apoio e a vontade política do prefeito Toninho Colucci transformamos em realidade” afirmou Freitas.
Ao todo serão ministrados 154 cursos pelo PEQ – em 205 municípios de todas as regiões paulistas - em áreas como comércio, indústria, construção civil, turismo, administração, atendimento, informática e telemarketing. O investimento previsto é de R$140 milhões.
O PEQ - que é gerenciado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) - e voltado, prioritariamente, para pessoas desempregadas de 30 a 59 anos que não terminaram o ensino fundamental, já que essa é a faixa populacional com mais dificuldade em encontrar emprego. O objetivo do programa é qualificar o aluno para aumentar suas chances de inserção no mercado de trabalho.
As aulas de 2010 terão início a partir da segunda quinzena de abril e os interessados devem fazer cadastro pela internet, no site do Emprega São Paulo (www.empregasaopaulo.sp.gov.br), ou pessoalmente, num Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). Em Ilhabela devem procurar o Balcão de Empregos na Prefeitura.
Os alunos do PEQ receberão gratuitamente lanche, vale-transporte, material didático e bolsa-auxílio de R$ 210 mensais por até três meses (duração do curso). Ao final das aulas as instituições de ensino concedem certificados de conclusão dos cursos. Para contar com a bolsa, o aluno não pode receber seguro-desemprego nem benefícios da Previdência Social.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)



Projeto da Estrada Parque para Castelhanos é apresentado à população


Ilhabela - Uma reunião pública realizada na Câmara Municipal de Ilhabela aconteceu na noite de ontem (18/03) para apresentar e discutir o Projeto da Estrada Parque para a Estrada dos Castelhanos.
Participaram da reunião: o presidente da Câmara, Valdir Veríssimo (PPS); o vice-prefeito de Ilhabela, Nuno Gallo; o secretário municipal de Meio Ambiente, Harry Finger, os vereadores Luiz Mário de Almeida (Marinho-PV); Carlos Alberto de Oliveira Pinto (Carlinhos-PMDB), Jadiel Vieira (Keko-PTB) e Marcelo Santos (PPS); a gerente de Ecoturismo da Fundação Florestal, Anna Carolina Lobo; o representante dos moradores dos Castelhanos e membro do Conselho Consultivo do Parque, Marcelino de Souza e o representante das agências e receptivos de turismo e também membro do Conselho do Parque, Marcos Vitorazzo.
Também estiveram presentes: o Chefe de Gabinete da Prefeitura, Julio Cezar De Tullio; o secretário municipal da Cultura, Rogério Ribeiro de Sá (Professor Catolé) e o secretário municipal de Esportes, Luiz Antonio dos Santos (Luiz Lobo).
A responsável pelo expediente do Parque Estadual de Ilhabela, Carolina Bio Poletto, apresentou o projeto contendo as diretrizes de implantação, gestão e operação da Estrada dos Castelhanos.

Programa de Operação de Tráfego -
A proposta apresentada pelo Parque Estadual é a de transformar a Estrada dos Castelhanos em Estrada Parque conforme o Decreto Estadual 53.146/08 que define os parâmetros para a implantação, gestão e operação de estradas no interior das Unidades de Conservação. O decreto prevê, dentre diversas medidas, um Programa de Operação de Tráfego definindo, de acordo com cada situação, os tipos de veículos, velocidade máxima, peso máximo permitido e horários de circulação. Foram estas medidas do decreto as mais consideradas e comentadas pelo público presente que pôde expor suas dúvidas e sugestões. Outra preocupação demonstrada pelos participantes ficou em torno da provável especulação imobiliária que a estrada, com mais condições de acesso, poderia causar no futuro.

Estrada Parque pode ser “produto turístico” -
A diretora do Parque afirmou que estão previstas obras de contenção de encosta em trechos críticos, implantação de sistema de drenagem; correção e estabilização do piso trafegável, além de obras para os bolsões de estacionamento junto à guarita e ao final da estrada próximo à bifurcação do Canto do Ribeirão, obras de manutenção das três pontes existentes, construção de outras duas pontes para pedestres ao final da estrada sobre os rios. Também estão previstos no projeto a implantação de infra-estrutura de apoio turístico - como mirantes e área de descanso, instalação de um posto de fiscalização no final da estrada para controle e monitoramento, implantação de sinalização ao longo da estrada e a estruturação da trilha alternativa para uso de pedestres.
Ainda de acordo com a proposta, será estabelecida a cobrança de ingressos na entrada da estrada após um estudo específico sobre a política de tarifas pela Fundação Florestal.
Para a gerente de Ecoturismo da Fundação Florestal, Anna Carolina Lobo, a futura estrada parque será um “produto turístico” e é importante que os prestadores de serviços locais desde já considerem a importância da profissionalização, da segurança e das adequações às exigências da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para o Ecoturismo.
A diretora do Parque, Carolina Bio Poletto, destacou a busca na transparência para a apresentação do projeto e elogiou a participação nas discussões tanto da comunidade como das autoridades.
(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)



Vice-prefeito é homenageado pela Padre Anchieta


Ilhabela - O vice-prefeito de Ilhabela, Nuno Gallo (PV), recebeu no último domingo (14/03) um Diploma de Honra ao Mérito do presidente da Escola de Samba Unidos de Padre Anchieta, durante a festa de confraternização pelos 40 anos da agremiação.
Em estilo surpresa, o vice Nuno foi chamado para receber a homenagem das mãos do presidente da escola de samba, Mário Sérgio de Jesus, que explicou que a homenagem se deu pelo empenho e dedicação de Nuno durante dois anos consecutivos da organização do carnaval da cidade. “O vice não mediu esforços para que corresse tudo bem nos últimos carnavais do município, apoiando de forma incondicional todas as escolas de samba participantes”, elogiou o presidente da Padre Anchieta
(Fonte:DIVULGAÇÃO)
 

 

Notícias de São Sebastião Topo

Chalés Juliamar

Artur Balut aponta má conservação do pátio de veículos do Itatinga

São Sebastião - O vereador de São Sebastião, Artur Balut, afirma que em visita ao bairro do Itatinga constatou a má conservação do pátio de apreensão de veículos, conhecido por “Pátio do Alemão”, na Rua Francisco Brum do Canto.
Artur disse que os moradores alegam falta de cobertura e com as fortes chuvas a água acumula nos carros e contribui na proliferação do mosquito transmissor da dengue.
O documento menciona que de acordo com matérias divulgadas no jornal local, São Sebastião tem 182 casos de pessoas com suspeita da doença e 54 confirmados.
“Apenas no bairro Itatinga são 30 casos confirmados,” informa o parlamentar.
A preocupação do vereador é com o aumento desse número, por isso, ele requer ao prefeito que notifique o proprietário da área, com objetivo de fazer uma cobertura evitando o acúmulo de água nos veículos.
Reinstalação de caixa eletrônico no Arrastão – Outro requerimento do mesmo vereador refere-se aos serviços de reinstalação do caixa eletrônico do banco do Brasil, no bairro Arrastão.
Ele argumenta que o local é bem movimentado nos feriados e final de semana e já existe serviço de outros bancos, faltando apenas do Banco do Brasil, que de acordo com informações obtidas junto ao moradores, o caixa existente foi retirado depois de um roubo ocorrido há algum tempo.
“Os serviços irão beneficiar também os moradores do local e os comerciantes do Shopping Villa Mares, já que o caixa mais próximo fica no centro da cidade,” informa.
Ele quer informações da gerência local sobre a possibilidade da reinstalação do caixa eletrônico no referido bairro.
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)



Emei “Peixinho Dourado” homenageia sua patrona com peça teatral


São Sebastião - A Emei “Peixinho Dourado” prestou homenagem à sua patrona Arlete Nascimento Moura, que dá nome oficial à unidade escolar situada em Maresias, na Costa Sul de São Sebastião, na manhã de quinta-feira 18.
De acordo com a diretora da escola, Rita de Cássia, a solenidade fez parte das comemorações da escolinha pelos 374 anos de emancipação político-administrativa do município.
Para ela, a presença de Dona Arlete, como é popularmente conhecida a primeira professora de educação infantil do bairro, foi de suma gratificação à equipe. “Vivenciamos a lenda da ‘Gruta do Bicho’ e ainda voltamos no tempo ao relembrarmos a história de nossa escola, carinhosamente chamada de ‘Peixinho Dourado’ e isso tudo foi muito emocionante para todos nós”, comentou a diretora referindo-se à peça teatral elaborada pelas professoras Amél França, Érika Souza, Celly Sorigotti, Fabiane Alkmin, Geni Amaral e Marisnaide, bastante aplaudida pelos pequenos alunos.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Instituto Acqua vai prestar esclarecimentos à Câmara na próxima segunda-feira, dia 29


São Sebastião - O Instituto Acqua, responsável pelo gerenciamento do Programa de Saúde da Família, vai prestar esclarecimentos aos vereadores de São Sebastião sobre as dúvidas com relação ao processo administrativo 6.960, que trata do Termo de Parceria entre a instituição e a Prefeitura, na próxima segunda-feira, dia 29, às 15h00, na sede do Poder Legislativo.
A apresentação foi solicitada pelos vereadores durante a reunião do Conselho Municipal de Saúde (Commus), realizada no último dia 17.
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)



Marcos Jorge solicita informações sobre Programa de CNH Popular


São Sebastião - O vereador de São Sebastião, Marcos Jorge (PV), solicitou secretário Estadual de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Antonio Ferreira Pinto, informações sobre a implantação do Programa de CNH Popular no município.
De acordo com o vereador, este programa já foi implantado nos Estados do Nordeste, como no de Pernambuco, por exemplo.
“Existe uma grande quantidade de moradores que por não possuírem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por falta de condições financeiras, ficam privados de conseguir um emprego”, explica Marcos Jorge.
O vereador também explica que com as novas regras implantadas no início deste ano junto ao Detran, tornou-se mais difícil e dispendiosa a retirada da primeira CNH.
Marcos afirmou que tomou conhecimento do programa ao fazer uma visita ao Ciretran do município e aproveitou para tornar público que um grupo de mais de 10 mil pessoas foi vítima de um golpe ao tentar retirar a CHN.
“Foi preso um cidadão que vendia CNH por R$ 1,5 mil. As mais de 10 mil pessoas que já haviam pago pelo documento estão com os nomes bloqueados no sistema e não sabem como fazer para regularizar a situação. Na próxima semana, pretendo apresentar um requerimento solicitando informações a respeito deste assunto”, adiantou Marcos Jorge.
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)



PH questiona a cor utilizada pela Prefeitura na pintura de bens públicos


São Sebastião - O vereador de São Sebastião, Paulo Henrique Santana (PDT), apresentou na última sessão de Câmara, um requerimento solicitando informações à Prefeitura sobre a pintura dos bens públicos.
PH questiona porque a administração não vem utilizando as cores azul e amarela na pintura dos prédios públicos, mas apenas a cor verde.
O questionamento do vereador é baseado na Lei 1939/2009, proposta pelo vereador Maurício Bardusco, que institui as cores oficiais do município.
“Desde maio, vários prédios municipais foram pintados apenas da cor verde, quando as cores oficiais são: azul, amarelo e verde”, explica o vereador.
PH também questiona se existe algum processo licitatório objetivando a pintura de prédios públicos em andamento e, se houver, pede que encaminhe uma cópia do processo administrativo completo para análise da Casa de Leis.
“Eu tive acesso a um processo administrativo publicado no Diário Oficial, que tratava sobre a pintura de prédio das escolas e o valor está muito acima da planilha na Prefeitura”, questionou o vereador.
O vereador Artur Balut aproveitou para comentar sobre a pintura da calçada da Praça em frente ao prédio dos Correios, no centro, onde foram utilizadas três diferentes.
Já o vereador Amilton Pacheco frisou sobre a importância do questionamento. “É importante questionar seriamente esse caso para que a população não ache que estamos fazendo gozação com dinheiro público. Existe o ilegal, mas existe muito mais o imoral no município”, afirmou.
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)



Prefeitura de São Sebastião promove Festa do Migrante em Vila do Sahy


São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião promoverá, a partir da próxima semana, a 5ª Festa do Migrante, em Vila do Sahy, na Costa Sul do município.
A exemplo do ano passado, a programação desenvolvida pela Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), ocorrerá na última semana de março com shows todas as noites e barracas com comidas típicas da Bahia.
A festividade terá início no próximo dia 26, quando Kakau Show deverá se apresentar ao público às 22h. Para o dia 27 está programada a apresentação de dança com o grupo Descendentes de Rua e dois espetáculos musicais com as bandas Harry’s e Novo Astral, às 21h e 23h.
A dupla João Marcos e Juliano encerrará a festa na noite do dia 28 de março com show previsto para começar às 22h.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Vereador solicita melhoria urgente na quadra e entorno da Praça da Enseada


São Sebastião - O vereador de São Sebastião, Amilton Pacheco (PSB), está solicitando a manutenção da quadra de esportes e do entorno da Praça João Moraes, no bairro da Enseada, na costa norte da cidade.
De acordo com o vereador, a cobertura da quadra é um compromisso de campanha do prefeito e, além disso, o local precisa de muitas melhorias, pois encontra-se com o alambrado quebrado, buracos no piso e a trave de futsal está enferrujada e danificada.
“O Centro de Apoio Educacional localizado ao lado da quadra também está em péssimo estado, inclusive sem nenhuma iluminação, favorecendo toda a sorte de mau aproveitamento”, explica o vereador.
Ainda, segundo Amilton, é preciso fazer a poda do mato no entorno do CAE e arrumar a caixa de passagem de cabos elétricos que está com a tampa quebrada, com risco de acidentes.
Outro problema apontado pelo vereador é a falta de cobertura das luminárias que estão na parte externa do prédio. “A população reclama porque, apesar de existir um local para a prática de esportes, o mesmo não pode ser utilizado por falta de condições estruturais”, diz o vereador.
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Clique na figura abaixo e leia a 3º Edição do Jornal Maranduba News

OFICINA DE TEATRO 2010

Ubatuba - O fazer teatral é possível para todos.
Partindo do princípio adotado por Augusto Boal, “todos podem fazer teatro, inclusive os atores”, O Coletivo Arte inicia a OFICINA DE TEATRO PARA ATORES E NÃO ATORES, dirigida por Marilena Cabral, a partir da próxima 3ª feira, dia 23 de março.
A Oficina tem como objetivos: estimular a criatividade individual e coletiva; aguçar o senso crítico e estético; estimular a pesquisa, compreensão e análise de textos; desenvolver o trabalho em grupo, respeitando as individualidades; estimular o desenvolvimento da auto-disciplina; treinar a concentração e o relaxamento; o desenvolvimento de jogos cênicos onde o lúdico e o teórico se complementam; formação de elenco.
Público alvo – todas as pessoas interessadas em Teatro, a partir de 16 anos de idade (ou que completarão 16 anos esse ano)
As aulas acontecerão todas as 3ª, 4ª e 5ª feiras, das 19:00 as 22:00hs.

Local – Sala Coletivo Arte – Auditório
Endereço – Passeio Santa Fé – Rua Conceição, 180 – Centro – Ubatuba
Taxa de inscrição – R$ 20,00
Mensalidade – R$ 50,00
Inscrições no local
Informações – (12) 9769.7575 – Marilena / 9178.8452 – Patrícia
(Fonte:DIVULGAÇÃO)



Prefeitura fará apreensão de animais de grande porte soltos nas ruas e terrenos

A medida visa coibir a ação dos proprietários que costumam deixar seus animais soltos, causando acidentes, infestação de parasitas e transmissão de doenças


Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), está programando para os próximos dias, uma ação para apreender animais de médio e grande porte soltos ou amarrados em vias públicas, praças ou terrenos baldios. Os bairros que serão atingidos pela ação são: Estufa I e II, Perequê-Açu, Ipiranguinha e Taquaral, por serem os que mais apresentam esse tipo de problema, sendo alvos constantes de denúncias e reclamações.
A parceria da prefeitura com o DER conta também com o apoio das polícias Rodoviária Federal, Estadual e Ambiental e Guarda Municipal. Por esta razão, além das multas e taxas, o proprietário poderá ser punido conforme a lei e responder a processo, mediante boletim de ocorrência. O objetivo é coibir a ação dos proprietários que costumam deixar seus animais soltos em terrenos baldios e vias públicas.

O destino dos animais

Os animais capturados terão 96 horas para serem resgatados. Para retirá-los, o proprietário deve ser maior de idade, comparecer à Superintendência da Saúde, levando consigo comprovantes de propriedade do animal, de vacinação antirrábica e do local onde o animal deverá ficar abrigado. Após, será encaminhado para a Delegacia, para registro de boletim de ocorrência. Também será obrigado a pagar multa e taxa referente aos dias em que o animal ficou apreendido. Os reincidentes perderão o direito ao animal e pagarão multa com o dobro do valor. Se não forem resgatados no tempo determinado, os animais irão a leilão.

Consequências da irresponsabilidade

A veterinária responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses, Cláudia Ferraz, explica que estas medidas são necessárias, porque os animais de grande porte, soltos ou amarrados em vias públicas, podem causar graves acidentes. “Infelizmente, esta prática é freqüente e traz grandes transtornos para a sociedade. Os proprietários precisam ter um local adequado para a criação destes animais e mantê-los presos. Quem não cumprir a lei, terá que arcar com as conseqüências”.
Segundo o superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira, além de causar acidentes graves, os animais soltos em perímetro urbano representam um sério problema de saúde pública. “Os proprietários destes animais costumam deixá-los pastando em terrenos baldios, levando a infestações de carrapatos na vizinhança, que atacam os animais domésticos e as pessoas. Além de alergias e incômodo, os carrapatos podem causar uma grave doença chamada febre maculosa. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Educação Fiscal do Litoral Norte planeja atividades para 2010

Neste ano, em Ubatuba, o projeto “Escola Incubadora” será aplicado na escola municipal Maestro Pedro Alves de Souza, na Figueira


Ubatuba - Representantes das secretarias de Educação dos municípios de Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião, discutiram o planejamento dos trabalhos que serão desenvolvidos ao longo de 2010 pelo Grupo de Educação Fiscal (GEF) do Litoral Norte nas escolas municipais e estaduais. Na última segunda-feira, 15, foi realizada na Secretaria Municipal de Caraguatatuba a primeira reunião deste ano do GEF, um projeto que se desenvolve há vários anos em todo o Litoral Norte. Ubatuba faz parte por meio da Secretaria Municipal de Educação, incentivando as escolas municipais de ensino fundamental a participarem desta proposta educativa com foco na construção da cidadania que se baseia na solidariedade, na ética, na transparência e na responsabilidade fiscal e social.
Escola Incubadora de Projetos
No ano de 2009 foi realizado um trabalho nas escolas municipais e estaduais do Litoral Norte chamado “Escola Incubadora de Projetos”. Em Ubatuba, a escola encarregada por esta iniciativa foi a EM Profa. Maria Josefina Giglio da Silva, da Estufa II, onde várias ações aconteceram, como oficinas, enfocando temas pertinentes à Educação (consumo e alimentação, zelo pelos próprios e materiais públicos, ética e cidadania, meio ambiente, entre outros); concurso de desenho, com o tema “Ética e Meio Ambiente” e portfólios sobre as atividades trabalhadas durante todo o ano.
Em 2010 a proposta do Grupo de Educação Fiscal é ampliar o trabalho, e no caso de Ubatuba, o projeto “Escola Incubadora” será aplicado na EM Maestro Pedro Alves de Souza, no bairro da Figueira. Nessa escola acontecerão as oficinas e todas as demais ações do Projeto, tendo à frente os professores da EM Maria Josefina Giglio da Silva que se transformaram em multiplicadores deste conhecimento que, aos poucos, será repassado a outras escolas de Ubatuba. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Reunião com voluntários da Santa Casa de Ubatuba foi antecipada para o dia 23


Ubatuba - A reunião que a Santa Casa de Ubatuba faria com todos os seus voluntários no próximo dia 30, foi antecipada para essa terça-feira, dia 23, às 9 horas, no Salão de Reuniões do hospital. Na ocasião, será servido um café da manhã com a presença do prefeito Eduardo Cesar. Durante o evento, será feita uma apresentação do plano de trabalho voluntário para o ano de 2010 e também a entrega dos novos crachás de uso obrigatório. A presença de todos é muito valiosa. Para quem não é voluntário e tem esse desejo, o caminho é procurar o setor de Captação de Recursos e falar com Geruza Rocha, para se cadastrar e fazer um cursinho. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Ubatuba sedia I Reunião Ordinária do Comitê de Bacias Hidrográficas


Ubatuba - Ubatuba sediou, na manhã desta sexta-feira, 19, a primeira reunião ordinária do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN). Estavam presentes representantes das prefeituras das quatro cidades, bem como membros da Sabesp, Cetesb, Polícia Ambiental e outras entidades relacionadas. Na pauta do dia, foi realizada uma palestra sobre pagamento por serviços ambientais, aprovação da ata de reunião realizada em dezembro de 2009 e agenda de trabalho para 2010.
Representando o prefeito Eduardo Cesar, o assessor de Planejamento e Desenvolvimento Municipal, Rafael Ricardi Irineu, afirmou que o CBH-LN é uma importante ferramenta para o desenvolvimento no Litoral Norte. “Ubatuba sempre pôde contar com a parceria do CBH-LN para auxiliar nas demandas de esgoto e água tratada, do norte ao sul do município. São nossos representantes junto ao governo estadual e nos ajudam a distribuir e receber informações importantes, relativas às questões da água.”
Dentro da pauta, foram discutidos assuntos como a possível cobrança de um imposto relativo ao uso da água, gestão de resíduos sólidos, drenagem urbana, planos municipais de saneamento, ocupações de áreas distantes, a busca por mais dados relativos à quantidade e qualidade dos rios e águas da região, entre outros. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Secretaria de Obras realiza serviços emergenciais no Perequê-Açu e Centro


Ubatuba - Na última semana a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos esteve atuando no Perequê-Açu, realizando serviços emergenciais. Foram executados serviços de limpeza de valas, limpeza de ruas e patrolamento em diversas ruas do bairro, como na Paderewski, Marechal Pilsudski e ruas adjacentes ao Ginásio Municipal Ciccillo Matarazzo. Além do Perequê-Açu, funcionários da Secretaria também realizaram reparos em galerias de águas pluviais na rua Liberdade, no Centro. “Esse trabalho de limpeza nas galerias é preventivo evitando minimizar situações de alagamento no local. Já no Perequê-Açu o patrolamento de algumas ruas se deve ao mau estado que as mesmas ficaram após obras da Sabesp”, explicou o Roberto Junior, secretário municipal de Obras e Serviços Públicos. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)
 

 

 

Cine Porto - tel 3833-2066
Semanas de 19/03 a 25/03 de 2010

"UM OLHAR DO PARAISO"
DRAMA!!!!
C/ Mark Wahlberg - Rachel Weisz- Suzan Sarandon!!!!!!
Direção de Peter Jackson!!!!!
Ás 16h00 – 18h30 – 21h00

ATENÇÃO
Lembramos que Toda 4ª Feira é dia de 4ª Maluca
Site: www.cinemasdolitoral.com.br
Tel: 3833 2066
 

Poesia Topo

Anuncie

Viagem no tempo

Alguém deixou aberta a porta
da máquina do tempo
e deixou escapar um samba-canção
de enternecer quem se julgava protegido
das delicadezas do coração.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

 

CHARGE

---

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Maranduba  © Valter Ely Marostica

Maranduba
© Valter Ely Marostica

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Uésler Rodrigues (EZZY)

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor