Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-Feira, 08 de Abril de 2010 - Nº 2235 Edições Anteriores

Sportmar Pousada Maranduba Colégio Dominique

Região
Pagu abre inscrição para oficina cultural na área de teatro em Bertioga
Oficina será realizada a partir do dia 17, na Casa da Cultura, e integra a programação em homenagem aos 100 anos do nascimento de Patrícia Galvão, a Pagu
“CANCELAMENTO FESTIVAL NACIONAL DA CULTURA INDÍGENA”
Dia ‘D’ de imunização contra gripe suína é neste sábado (10)
Campanha é dirigida a trabalhadores da saúde, gestantes, crianças entre seis meses e um ano, pacientes com doenças crônicas e adultos entre 20 e 29 anos de idade, que não podem comparecer em outros dias da semana
Boxe de Bertioga está na final do Torneio Forja de Campeões
Cidade será representada pelo peso médio Juarez Santos. A bertioguense peso mosca, Fabíola Piva foi a única do Brasil, convidada para fazer uma luta especial na grande final do torneio

Caraguatatuba
Caraguá comemora o Dia Mundial da Saúde com grandes saltos
Prefeitura e Estado inauguram 20º Batalhão da Polícia Militar
Sede fica no bairro Sumaré, em Caraguá; foram investidos mais de R$ 750 mil
Frepap se reúne em Caraguá
Com a presença de Geraldo Alckmin, os vereadores do Litoral Norte se reunirão na próxima semana no Teatro Municipal de Caraguatatuba

Ilhabela


São Sebastião
Amilton quer visita de técnico em vigilância sanitária no bairro Canto do Mar
Marcos Jorge continua cobrando construção de pontes na Costa Sul
Moradores estão preocupados com poste de madeira afetado por cupins
Maurício quer benefícios para servidores públicos estaduais que prestam serviços na prefeitura
Conselho de Turismo de São Sebastião realiza primeira reunião do ano
Festival de gols no campo de areia do Itatinga
Grupo musical “Seis com Casca” se apresenta no Teatro Municipal
Mutirão transforma escola abandonada em Centro de Convivência
Parque Estadual da Serra do Mar reformula Conselho Consultivo do Núcleo São Sebastião
Na próxima sexta-feira, dia 9 de abril, a Fundação Florestal, órgão da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, realizará uma Oficina de Reformulação do Conselho Consultivo de Apoio à Gestão do Núcleo São Sebastião do Parque Estadual da Serra do Mar (NSS-PESM).
Prefeitura e Petrobras acertam parceria para solução de problemas em São Sebastião
Resultados da “Operação Verão 2009/2010” serão apresentados nesta quarta

Ubatuba
Empresariado local considera positivo movimento no feriado de Páscoa
Tamar comemora o dia da volta na Praia de Itamambuca

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Charge

Foto do Dia



 
Notícias da Região Topo



Região -


 


Notícias de Caraguatatuba Topo



Noroeste News



Caraguatatuba -


 

Leia a Revista da Cidade - Caraguatatuba (Online)


 

Notícias de Ilhabela Topo





Ilhabela -
 

 

Notícias de São Sebastião Topo

Chalés Juliamar



São Sebastião -

 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Clique na figura abaixo e leia a 3º Edição do Jornal Maranduba News

Sebrae inicia visitas técnicas do Circuito Litoral Norte em Ubatuba
O Projeto GEOR visa transformar a cadeia produtiva do turismo, buscando alternativas para o aumento do fluxo de turistas na baixa temporada na região


Ubatuba - O Sebrae, em parceria com a Prefeitura de Ubatuba e a Associação Comercial de Ubatuba, iniciou no mês de março as visitas técnicas das consultoras nos estabelecimentos comercias e atrativos públicos e privados do município que aderiram ao projeto GEOR (Gestão Estratégica Orientada para Resultados). Foram visitados e diagnosticados os segmentos Agências de Turismo, Atrativos Naturais, Cultura e Artesanato. No prazo aproximado de 40 dias os responsáveis locais receberão as devolutivas do Sebrae, com a avaliação detalhada do diagnóstico.
Entre os atrativos visitados nas últimas duas semanas em Ubatuba estão: a Fazenda de Gengibre, Ruínas da Lagoinha, rotas de observação de aves, Núcleo Picinguaba, Parque Estadual da Ilha Anchieta, comunidade indígena (Prumirim), quilombola (Sertão da Fazenda) e caiçara (Prumirim), Aquário, Tamar, entre outros. Para este mês, estão previstas as visitas nos segmentos de Hospedagem e Gastronomia.
Projeto GEOR
O projeto GEOR (SEBRAE) visa transformar a cadeia produtiva do turismo, no caso do Litoral Norte paulista, buscando alternativas para o aumento do fluxo de turistas na baixa temporada na região.
A iniciativa do Sebrae-SP se deu devido à demanda regional e a partir daí, iniciou-se a análise do potencial turístico e do ambiente das micro e pequenas empresas, a fim de estudar a implementação de ações que busquem elevar a competitividade dos empreendimentos existentes e potenciais.
O projeto atua em diversas frentes, junto aos gestores de propriedades públicas e privadas com recursos turísticos naturais, culturais e atrativos em geral e tem como público alvo empreendimentos de hospedagens, alimentação, artesãos, agenciamento turístico, lojas e comércio diferenciado voltados ao turismo.
Na prática, o projeto atua na adequação de propriedades para recepção ao turista, formatação de roteiros, capacitação de gestores e profissionais do setor, consultorias e diagnósticos individualizados, com o objetivo de resultar em um plano de promoção e comercialização do circuito turístico do Litoral Norte de São Paulo, com foco no aumento da demanda na baixa temporada.
(Fonte: ACIU)



Ubatuba participa de Feira Internacional de Gastronomia, Hotelaria e Turismo

A Fistur é considerada a maior feira do setor turístico realizada no Brasil pelo setor patronal


Ubatuba - O município de Ubatuba esteve presente no fim de março em mais uma importante feira do setor turístico. Entre os dias 29 e 31, a Secretaria de Turismo de Ubatuba representou a cidade na IV FISTUR (Feira Internacional de Produtos e Serviços para Gastronomia, Hotelaria e Turismo), como parte da equipe do Circuito Costa Tropical, no estande do Governo do Estado de São Paulo. O estande mostrou para o público presente o potencial turístico da região, com cada destino promovendo suas peculiaridades e belezas naturais.
Reconhecida como a maior feira do setor turístico realizada no Brasil pelo setor patronal, a Fistur 2010 aconteceu no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo e reuniu os mais diversos setores que compõem a indústria do turismo em dez salões específicos, abordando as tendências e as novas tecnologias em produtos e serviços para o setor. A feira apresenta para os empresários, público visitante e interessados em geral informações sobre meios de hospedagem, gastronomia (incluindo restaurantes, bares, lanchonetes, fast-foods, alimentação preparada), operadoras de turismo, agências de viagem, transportadoras, entre outros.
Secretário do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Litoral Norte (Sinhores), José Carlos de Souza foi um dos representantes de Ubatuba na feira. “A participação de Ubatuba nestas feiras é sempre muito interessante. Como nosso principal foco é o turismo de lazer, temos a necessidade da divulgação de nossa cidade como um destino em potencial”, avaliou José Carlos.
Paralelamente a Fistur, que é uma feira relativamente nova, tendo sido esta a sua quarta edição, aconteceu o XXII CIHAT – Congresso Internacional de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo, um evento já tradicional do setor, realizado anualmente em São Paulo. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Basquete masculino estréia com vitória nos Jogos da Juventude


Ubatuba - A equipe de basquete masculino de Ubatuba estreou com vitória na fase sub-regional dos Jogos da Juventude. A equipe comandada pelo técnico Fabio Medeiros venceu São Sebastião por 48 a 36, em partida disputada na quadra do Centro Esportivo em Caraguatatuba.
“Foi um jogo difícil. Ficamos um bom tempo atrás no placar, mas o time soube reagir e conquistamos essa importante vitória”, declarou Medeiros.
A equipe de basquete masculino volta a jogar dia 12, enfrentando Caraguatatuba.
A equipe de basquete feminino não conseguiu o mesmo desempenho e perdeu para Caraguá por 38 a 18 em sua estréia nos Joguinhos. “Enfrentamos uma equipe entrosada, que impôs uma marcação forte sobre nossa equipe. Agora é tentar vencer São Sebastião por uma vantagem”, comentou Sidney Rocha, treinador da equipe, que volta à quadra no próximo dia 14. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Ubatuba recebe etapa de abertura do Brasil Surf Pro

Evento reúne elite do surfe nacional em Itamambuca


Ubatuba - Ubatuba recebe a partir desta quinta-feira, 8 de abril, os 80 melhores surfistas do país para a disputa da primeira etapa do Brasil Surf Pro 2010. O evento marca uma nova fase da Divisão Principal do Circuito Brasileiro, que neste ano vai distribuir uma premiação de R$ 1 milhão, a maior premiação de um circuito brasileiro.
O campeão brasileiro será conhecido após cinco etapas: São Paulo (Itamambuca), Pernambuco (mês de julho na Praia do Cupe, Ipojuca), Santa Catarina (setembro, Joaquina, Florianópolis), Rio de Janeiro (novembro, a praia ainda não definida) e a final em dezembro, na Praia da Ferrugem, em Garopaba (SC).
A novidade deste ano é a realização do torneio masculino com 64 competidores, enquanto o feminino permanece com 16. O estado de São Paulo tem o maior número de vagas no circuito, 21, sendo que destes, Ubatuba comparece com 7 atletas: Renato Galvão, Odirlei Coutinho, Hizunomê Bettero e Saulo Junior, no masculino e Suelen Naraísa, Camila Cássia, Luana Coutinho no feminino.
Tradição
Para o secretário de Esporte e Lazer de Ubatuba, Bittencurt Jr., a escolha de Ubatuba para a abertura do Brasil Surf Pro 2010 mostra a importância da “Capital do Surfe” no cenário esportivo. “Ubatuba tem tradição no surfe brasileiro e mundial. Foi aqui o primeiro campeonato brasileiro em 1972, depois recebemos etapas de campeonatos mundiais e sempre estivemos no calendário das principais competições profissionais e amadoras. Para nós é uma honra receber a abertura do Brasil Surf Pro 2010”, disse Bittencurt.
O secretário espera bons resultados dos atletas ubatubenses. “Teremos sete atletas na competição, quase todos com passagem pela Escolinha Municipal de Surfe, então, se confirmarmos o desempenho de anos anteriores, é grande a chance de termos um ubatubense no pódio”, concluiu o secretário, referindo-se às conquistas de Odirlei Coutinho, campeão em 2005 e 2006 e Suelen Naraísa, vencedora da etapa em 2005, 2007 e 2008
O Brasil Surf Pro 2010 será realizado com o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, Federação Paulista de Surf e da Associação Ubatuba de Surf (AUS) e patrocínio da Petrobras e Hawaiian Dreams, a HD, com divulgação pelos canais SPORTV e Multishow e apoio da Revista Época e da Editora Globo. A organização é da Brasil1 Esporte e Associação Brasileira de Surf Profissional. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Conselho Municipal do Meio Ambiente de Ubatuba realiza sua primeira reunião

A próxima reunião marcada para o dia 20 de abril deverá ser dedicada exclusivamente para discussão, construção e aprovação do regimento interno


Ubatuba - O Conselho Municipal do Meio Ambiente de Ubatuba reuniu-se pela primeira vez no último dia 31, na Casa dos Conselhos de Ubatuba. Na ocasião, os conselheiros foram empossados. Também foi discutida a elaboração do regimento interno, o calendário das próximas reuniões e o preenchimento das vagas faltantes. A próxima reunião marcada para o dia 20 de abril deverá ser dedicada exclusivamente para discussão, construção e aprovação do regimento interno.
A secretária municipal de Meio Ambiente Cristiane Gil salientou a importância de se estabelecer este fórum permanente de discussões e construção de soluções, para aumentar a qualidade ambiental município e dar subsídios para os trabalhos desenvolvidos pela prefeitura, por meio da secretaria do Meio Ambiente. “Este conselho é a concretização dos anseios de todos aqueles que sempre lutaram pela qualidade ambiental de Ubatuba e é este espírito positivo que vai solidificar nossos anseios”, afirmou.
No final da reunião, Cristiane Gil, aproveitou para anunciar a realização da primeira etapa do Brasil Surf Pró, que acontecerá na próxima semana em Ubatuba e será o primeiro evento de surf sustentável, com uso de recursos naturais da cidade, valorização dos produtores locais, contabilidade e neutralização do carbono utilizado para a realização do evento. Também foi anunciado o I Festival da Mata Atlântica, que acontecerá entre os dias 13 de maio e 5 de junho em Ubatuba.
O evento contou com a presença do titular da secretaria de Assuntos Jurídicos, Marcelo Mourão, que orientou o grupo. “Neste primeiro momento, em se tratando da composição de ordenamento dos trabalhos, a observância aos ditames legais é fundamental para a solidez dos atos do conselho, afirmou o secretário. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Final de semana contará com festas em escolas municipais


Ubatuba - Na manhã de sábado, 10 de abril, a partir das 10h, a EMEI José Carlos Pereira, realizará o seu Bazar da Sobremesa. Bolos, tortas, rocamboles, pudins e docinhos estarão a espera da sua visita na Rua Paraná n° 347, no Centro.
Já a Escola Municipal Maria Josefina Giglio Silva, da Estufa II, promoverá a partir das 19h, a VI Festa da Banana. O evento, que já se tornou tradição no bairro, contará com shows ao vivo e sorteio de brindes, além da grande homenageada da noite, a banana, que estará presente em várias receitas como bolos, tortas, banana coberta com chocolate, além de pizza, pastel, milho verde, pudins, mousses, entre outras delícias. A EM Maria Josefina fica na Rua Vasco da Gama, 430 – Estufa II. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Bairros Sesmarias e Estufa II serão os próximos a receber Operação Cata-Trecos


Ubatuba - Os bairros Sesmarias e Estufa II receberão, nas próximas terças-feiras, dias 13 e 20 de abril, a Operação Cata-Trecos, da secretaria municipal de Obras. Nesses dias, das 7h às 17h, o caminhão da prefeitura estará recolhendo materiais, móveis velhos e quaisquer objetos que não tenham mais serventia. A orientação aos munícipes é que coloquem os objetos inservíveis na rua no dia anterior, para serem recolhidos. A prefeitura encaminha para reciclagem os lixos eletrônicos e todos os materiais que possam ser reaproveitados. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)
Espetáculo da Paixão de Cristo reúne 30 mil pessoas em Ubatuba
O espetáculo teatral “Paixão de Cristo”, tradicional em Ubatuba, superou mais uma vez o recorde de público. Cerca de 30 mil pessoas passaram pela Avenida Iperoig durante a apresentação, que teve início na Praça de Eventos, em três grandes palcos e terminou com a crucificação, no morro da Prainha. O ponto alto do evento foi a trilha sonora ao vivo, que foi executada pela Banda Lira Padre Anchieta, emocionando o público e a iluminação dos palcos, que deu um brilho especial à apresentação.
O evento contou com a participação de cerca de 230 pessoas, entre equipe técnica, atores e figurantes. Segundo o presidente da Fundação de Arte e Cultura, a apresentação reuniu novamente a comunidade, que se empenhou em participar. “A maior beleza desse evento é o fato dele ser realizado dentro do espírito solidário, pela emoção das pessoas, pelo trabalho voluntário das pessoas que se disponibilizam para fazer com que a Paixão de Cristo seja um espetáculo maior e mais bonito a cada ano. Agradeço a todos que participaram, contribuíram e assistiram a apresentação neste ano.” (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Parceria entre a Prefeitura e o Brasil Surf Pro garante o primeiro campeonato de surf sustentável de Ubatuba

Além da neutralização de carbono e gestão de resíduos, o evento contará com uma série de atividades que poderão ser acompanhadas pela comunidade em geral. Haverá, por exemplo, no local, coletor de lixo eletrônico; um circuito de educação ambiental e até soltura de tartarugas marinhas


Ubatuba - A praia de Itamambuca, em Ubatuba, sedia a partir desta quinta-feira, dia 8, a abertura da nova Divisão Principal do Circuito Brasileiro de Surf “O Brasil Surf Pro 2010”. O evento que prossegue até domingo, dia 11, é uma realização da Brasil1 Esporte. O Brasil Surf Pro 2010 será realizado obedecendo os princípios da sustentabilidade. A preocupação socioambiental com o evento foi objetivo dos envolvidos na sua organização desde o início do processo, contemplando ações que visam minimizar os impactos decorrentes do seu acontecimento.
A postura adotada pelos organizadores do evento encontrou eco em Ubatuba já que a atual administração desenvolve, desde janeiro de 2009, o Plano “Ubatuba Sustentável”, uma política pública que o município vem adotando que visa o seu desenvolvimento sustentável. Essa união de esforços resultou na realização desse evento, que será o primeiro campeonato de surfe sustentável de Ubatuba.
O conceito de sustentabilidade, a implementação desta prática e os procedimentos que devem ser adotados para que o evento se tornasse sustentável, foram amplamente discutidos entre os organizadores e a secretaria municipal de Meio Ambiente. “Isso possibilitou a Ubatuba ter como produto final a realização de um campeonato com um perfil ecologicamente correto e socialmente responsável”, reforçou Cristiane Gil, secretária do Meio Ambiente.
Sustentabilidade no Brasil Surf Pro 2010
Todo o campeonato foi discutido e planejado, pelos organizadores e pela secretaria municipal de Meio Ambiente de forma a atender as variáveis da sustentabilidade. Os organizadores também firmaram parceria com outras instituições: Projeto Tamar, Aquário, AUS, SAI, Surfrider Foundation, Praia Viva, entre outros que contribuíram para a realização do plano de sustentabilidade do evento. As ações propostas são ambientalmente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis, buscando movimentar economias locais e ainda servir de suporte para o desenvolvimento sustentável.
O evento contará com a neutralização do carbono, proteção da restinga, equipamentos e materiais adquiridos com responsabilidade socioambiental, uso racional de energia e água, centro de triagem e coleta seletiva dos resíduos gerados com destinação adequada e cumprimento de função social, inclusão social de portadores de necessidades especiais, uso de produtos artesanais e ainda a inclusão de alimentos orgânicos produzidos por comunidades tradicionais de Ubatuba nos cardápios, como forma de incentivar e divulgar os mesmos e um circuito de educação ambiental que receberá visitantes e escolas do município.
Passo a passo das Ações:
Neutralização do carbono: As ações carbon free têm como finalidade compensar a emissão de gases de feito estufa por meio de plantio de árvores nativas. O inventário de emissões de gases emitidos neste campeonato a partir de dados como consumo de energia elétrica e combustíveis gastos para o transporte, deslocamentos dos participantes, será levantado por especialistas contratados pelos organizadores através de um estudo sobre o evento. Após sua elaboração e divulgação ocorrerá o plantio de árvores em áreas verdes ou na recuperação de áreas degradadas, garantindo que toda a emissão de gás carbônico gerado durante a competição seja anulado. As mudas nativas necessárias, a execução do plantio e o monitoramento serão adquiridos e/ou contratados neste município gerando emprego e renda para a comunidade local.
Preservação da vegetação de restinga: Toda a área contemplada com vegetação de jundu será isolada. Os organizadores irão viabilizar e doar para a secretaria municipal de Meio Ambiente placas sobre preservação do Jundú e diversos banners que objetivam a sensibilização e conscientização da necessidade da preservação do ecossistema costeiro.
Gestão dos Resíduos: O evento contará com coleta seletiva e todo o resíduo gerado no campeonato será destinado adequadamente, através de mão de obra local. O local contará com um coletor de lixo eletrônico e um Centro de Triagem que estará aberto a visitação de escolas onde será explanado sobre a importância da coleta seletiva e as conseqüências dos resíduos sólidos nos diversos ambientes, tendo como foco o acúmulo dos plásticos nos oceanos.
Produção Sustentável: Com intuito de reduzir a geração de lixo e conscientizar os participantes do evento, foram produzidas canecas para evitar uso de copos descartáveis. O press kit do evento com todas as informações sobre o Brasil Surf Pro é composto por um pen drive feito de madeira certificada para evitar impressão desnecessária de papel, tablete de parafina fabricada a base de soja, entregues dentro de uma sacola de papel Kraft reciclado produzida pelo projeto social Oficina de Papel, do Tamar. Será entregue para os convidados do ECOENCONTRO uma outra sacola reciclada com uma pasta produzida pelo mesmo projeto e materiais educativos fornecido pela SMMA. O gerador do evento é movido a Biodiesel e os produtos de limpeza foram adquiridos da ONG ASSU, todos biodegradáveis,garantindo assim a não agressão à fauna e flora da praia.
Educação Ambiental: O campeonato contará com um Circuito Ambiental no qual diversos temas, como resíduos sólidos, vegetação de restinga (Jundu), ecossistemas costeiros, áreas de proteção ambiental e recursos hídricos serão abordados por meio de atividades que serão realizadas em parceria com a secretaria municipal de Meio Ambiente, secretaria municipal de Educação e o Projeto Praia Viva e Tamar. No decorrer do evento, grupos de alunos do município serão recepcionados/sensibilizados e participarão de palestras voltadas para a importância da preservação ambiental com foco no ecossistema costeiro.
Inclusão Social: O campeonato irá recepcionar todos os alunos da APAE de Ubatuba por meio de visitas monitoradas pelo Projeto Praia Viva e secretaria municipal de Meio Ambiente. As visitas com os alunos portadores de necessidades especiais visam enriquecer o Projeto Um Mergulho para a Vida, desenvolvido pela APAE e coordenado pelo Prof. Fabio Campana. O objetivo do projeto é levar estes alunos a perceberem a existência de outros ambientes (marinho), a presença de vida nestes e a influência do ser humano nos mesmos. E ainda alertá-los sobre as conseqüências desastrosas devido à falta de conscientização ambiental com relação aos cuidados necessários com o nosso Planeta tendo como foco o ecossistema marinho.
Tamar: a parceria com o Projeto Tamar – que comemora 30 anos de atuação no litoral brasileiro e 20 com base em Ubatuba - será uma das principais ações durante os cinco dias de evento. A ação nacional simultânea de soltura de tartarugas, o ‘Dia da Volta’, está programada para o sábado dia 10, às 16h30, quando serão devolvidas ao habitat tartarugas jovens reabilitadas. O projeto também apresentará réplicas de tartarugas em tamanho real e ações educativas com o público, como oficinas de papel reciclado artesanal com jovens do projeto social “Oficina de Papel”. Haverá distribuição de material educativo com a participação de voluntários do projeto em Ubatuba.
Ecoencontro: seminário sobre sustentabilidade e o meio ambiente costeiro e marinho que reunirá lideranças comunitárias, a Prefeitura de Ubatuba, ambientalistas e empresários locais. Será no dia 8, quinta-feira, com início às 18 horas e encerramento às 22 horas, no Aquário de Ubatuba. Serão debatidos temas como A Ameaça Invisível: Nossos Oceanos em Perigo; E-board: Sustentabilidade na fabricação de pranchas de surf ; Conservação de Tartarugas Marinhas no Brasil: Resultados e desafios; Mudanças Globais e as Consequências nos Oceanos; Brasil Surf Pro Sustentável, Atividades Socioambientais num Campeonato de Surf .
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Ubatuba recebe três veículos de Serviço Móvel de Urgências (Samu)

Também está prevista a chegada de uma unidade de suporte avançado e a construção de uma Unidade de Pronto-Atendimento 24h


Ubatuba - Ubatuba recebeu três unidades de suporte básico para a implantação do Serviço Móvel de Urgências (SAMU) no município. A entrega aconteceu no último dia 25, na cidade de Tatuí e contou com a presença do presidente Lula. Para o mês de maio, está prevista a entrega de uma unidade de suporte avançado (UTI móvel). O convênio firmado entre a prefeitura de Ubatuba e o Governo Federal garante ainda a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA 24h).
UPA e SAMU fazem parte de um programa que tem como finalidade prestar socorro à população em casos de emergência. O sistema contará com uma equipe de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas. O UPA 24h será implantado no Bairro Estufa e contará com salas estruturadas para intervenções de emergência, raios-x, nebulização, sala de procedimentos, de administração de medicamentos, entre outros.
A verba para a construção já foi liberada e a previsão para o início das obras é para o início de 2011, mas antes disso, no segundo semestre de 2010, as unidades móveis já estarão funcionando.
Para o secretário municipal de Saúde, Clingel Frota, a implantação desses serviços representa um grande avanço em relação aos atendimentos de urgências no município. “O SAMU e o UPA 24h fazem parte de um programa voltado para a melhoria da qualidade de prestação de serviços na área de Saúde. Ficamos muito satisfeitos por termos sido contemplados com mais esse convênio entre prefeitura e governo federal. Temos certeza que esse programa auxiliará o resgate e o salvamento de vidas em Ubatuba e isso é motivo de comemoração para o nosso município”, considerou o secretário.
O SAMU
Segundo dados encontrados no site do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br), o SAMU realiza atendimentos de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada gratuita para o telefone 192.
A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e imediatamente transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.
Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro.
O SAMU 192 é o principal componente da Política Nacional de Atenção às Urgências, criada em 2003, que tem como finalidade proteger a vida das pessoas e garantir a qualidade no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Aluna da Escolinha de Surfe de Ubatuba sobe ao pódio em seletiva para o mundial Junior

Camila Cássia conquistou terceira posição no Roxy Pro Junior ASP Series


Ubatuba - A atleta da Escolinha Municipal de Surfe de Ubatuba, Camila Cássia, ficou com a terceira posição da categoria feminino do Roxy Pro Junior ASP Series 2010, disputado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, entre os dias 2 e 4 de abril.
Mostrando um surfe consistente, nas poucas ondas da Barra, Camila perdeu na semifinal para a campeã da etapa, a potiguar Diana Cristina (10.60 X 8.47). Com o resultado, Camila somou 1.095 pontos no ranking e o prêmio de seiscentos dólares. Outra aluna da Escolinha de Ubatuba, Natalie Paola, encerrou a competição na décima terceira posição.
No torneio masculino, disputado paralelamente, o Quiksilver Pro Junior, Filipe Toledo e Tamaê Bettero encerraram a competição na 17ª posição sendo os ubatubenses mais bem classificados na competição, vencida por Miguel Pupo.
Confira os resultados dos demais ubatubenses: Matheus Toledo - 25º; Lucas Santos - 33º, Wesley Dantas - 49º, Artur Aguiar e Gabriel Adisaka - 57º; Gustavo Araújo - 65º.
O Quiksilver e Roxy Pro Junior ASP Series 2010 foram a primeira etapa da seletiva sul-americana, válida para o circuito mundial da Association of Surfing Professionals - ASP World Junior Championships 2010. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Eduardo Cesar receberá título de cidadão taubateano


Ubatuba - Em reconhecimento ao trabalho realizado pelo prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, junto ao município vizinho, a Câmara Municipal de Taubaté vai lhe conceder o título de cidadão taubateano.
O título foi proposto pelo presidente da Casa de Leis de Taubaté, Henrique Nunes e foi aprovado por unanimidade. “Taubaté e Ubatuba têm uma relação muito forte, são cidades ligadas umbilicalmente, tanto no turismo, como na economia e na educação. Somos privilegiados de ter em Ubatuba nossa cidade refúgio para passar os momentos de descanso. Com este título, acredito que poderemos igualar nosso débito com a cidade, reconhecendo e homenageando um político renomado, que foi vereador por três mandatos e é prefeito reeleito”, afirma Henrique Nunes.
O prefeito de Ubatuba se diz honrado por receber este reconhecimento: “a história entre Ubatuba e Taubaté vem de longa data. Somos a área de lazer dos taubateanos, a maioria deles passa as férias aqui. Mas foi uma surpresa agradável saber que vou receber este título, sugerido por um vereador ativo como o Henrique Nunes, que está muito próximo da nossa cidade. É realmente muito gratificante e quero agradecer a toda a Câmara Municipal de Taubaté pela unanimidade nos votos”. A entrega do título acontecerá no dia 15 de abril, às 20h, na Câmara Municipal de Taubaté. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)


 

 

 

Cine Porto Ubatuba
Semana de 09/04 a 15/04/2010

"O LIVRO DE ELI "
Ficção científica !!!!
C/ Denzel Washington !!!!
Ás 16:00 hs -21:30 hs.

"ILHA DO MEDO"
Suspense policial !!!!
C/ Leonardo DiCaprio !!!!
Direção de Martin Scorsese !!!!
Ás 18:50 hs
 

Poesia Topo

Anuncie

Notícias meteorológicas

Amanheceu,
choveu.
No meridiano, o sol apareceu tímido.
Entardeceu,
de novo choveu.
E a melancolia e a umidade
pingaram por toda a cidade.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

 

CHARGE

---

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Maranduba  © Valter Ely Marostica

Maranduba
© Valter Ely Marostica

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Uésler Rodrigues (EZZY)

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor