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Segunda-Feira, 12 de Abril de 2010 - Nº 2236 Edições Anteriores

Pousada Maranduba Colégio Dominique

Região
Segue abaixo algumas informações sobre o Leader Training, que será realizado nos dias 16, 17 e 18 de abril em Cabreúva/SP.
Cineclube Coletivo Arte apresenta Hans Staden, dia 12 de abril, as 20hs
Módulo Abre Inscrições para Ciclo de Palestras “Encontro Marcado”
Cineclube Coletivo Arte apresenta Desmundo, dia 19 de abril, as 20hs

Caraguatatuba
Prefeito faz balanço de um ano e 100 dias na Caraguá FM

Ilhabela
Evelyn, Capella e Sadalla Apresentam:
II Mostra “Luz, Cores e Texturas”
“Unidos do Garrafão” recebe Moção de Louvor
Câmara aumenta ritmo da consolidação das leis municipais
Desde o ano passado o Legislativo de Ilhabela vem executando o levantamento para a consolidação das leis municipais
Ilhabela terá campanha de doação de sangue nesta quarta-feira

São Sebastião
Emei “Peteleco” faz festa para comemorar 25 anos de atividades
Empréstimo de R$ 3 milhões para aquisição de máquinas será questionado na Câmara
Entreposto da Zona Franca e ampliação do porto dominam reunião do CAP
Exames laboratoriais terão resultados online em São Sebastião
Formatura FASS
Prefeitura pede colaboração da sociedade na luta contra a Dengue
Projeto prevê adoção de escolas pela iniciativa privada
Programa Adote uma Escola, consiste na doação de equipamentos, livros, carteiras, promoção de palestras sobre saúde, meio ambiente e temas de interesse dos alunos
Segur ministra palestra de educação no trânsito para empresa privada
Toma posse a nova diretoria da Associação de Moradores da Olaria
Vereador “PH” vai requerer, novamente, prestação de contas ao Instituto Sollus
Segundo requerimento solicitando reunião para prestação de contas será apresentado na terça-feira, 13. Em Porto Alegre Sollus faturou R$ 57,6 milhões, mesmo sendo investigada pela PF. Contrato foi rompido justamente por falta de prestação de contas
Vereadores reclamam dos serviços de limpeza e manutenção nos bairros

Ubatuba
Ministério dos Esportes aprova projeto da Associação Comercial de Ubatuba
Projeto aprovado passa de dois milhões de reais
Ação Conjunta da Prefeitura de Ubatuba contempla ruas do bairro Estufa II
Secretaria de Saúde realizará prestação de contas do primeiro trimestre de 2010
Ganhador do primeiro sorteio do Show de Prêmios 2010 recebe moto da Prefeitura de Ubatuba
Para participar do “Show de Prêmios” o contribuinte deverá estar em dia com seus tributos municipais
Professoras de Educação Infantil de Ubatuba fazem Oficina de Artes
Utilização de materiais como retalhos de tecidos, tampas de garrafas e sementes tornam as aulas mais atrativas

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Charge

Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

Segue abaixo algumas informações sobre o Leader Training, que será realizado nos dias 16, 17 e 18 de abril em Cabreúva/SP.

Região - A imagem que você tem de si mesmo, sua autoestima, molda seus pensamentos e atitudes que contribuem para edificar ou destruir seus relacionamentos, sua vida pessoal, sua vida profissional... sua vida... sua felicidade!
Saber liderar pode não ser um dom, mas todos precisamos ser lideres 24 horas por dia.
O Leader Training - Layr Malta, é o treinamento que o ajudará na conquista do êxito pessoal e profissional.
No formato de um curso preparado por profissionais com mais de 20 anos de experiência em diversas áreas comportamentais e médicas que viabilizaram o acesso a informações privilegiadas, dinâmicas comportamentais e vivências motivacionais para que você assuma o autocontrole e tenha recursos pessoais e equilíbrio emocional para determinar a HISTÓRIA DE SUA VIDA!
Nossa parte durante o curso é nos desdobrarmos para entregar de forma didática as melhores técnicas comportamentais; a sua parte é aprender com disciplina e dedicação as atividades e ao sair do treinamento praticar com determinação e consistência para o encontro da excelência, do encontro do melhor que já está em você e colocá-lo em ação!
O que você quer de você?
O que você quer para sua vida?
Quem de fato é você?
As melhores respostas para estas perguntas são dadas quando estamos em equilíbrio com os quatro sentimentos básicos do ser humano:
Alegria, Raiva, Tristeza e Medo.

Alguns pontos importantes a serem ministrados no treinamento são:

LIDERANÇA
ADMINISTRAÇÃO
ESTABELECIMENTO DE METAS
TRABALHO EM EQUIPE
FALAR EM PÚBLICO
ELIMINAÇÃO DE MEDOS DESNECESSÁRIOS
SER CAMPEÃO EM VENDAS
MOTIVAÇÃO DE EQUIPE


"Conhecer a si mesmo é o mais difícil passo do ser humano, mas fundamental para o crescimento pessoal e profissional".
TALES DE MILETO, filósofo grego que viveu de 625aC à 547aC.
No Leader Training - Layr Malta, você despertará a consciência de seus recursos e aprenderá a usá-los.
O importante é você saber que a despeito dos fatos o mais importante é como você reage a eles, sua ATITUDE!
O Treinamento Vivencial Leader Training – por Layr Malta, possui um mural de recados online onde os participantes do curso podem se expressar. Atualmente conta com mais de 4.000 recados. Para visualizá-lo, clique aqui »»
Milhares de evidências, na forma de depoimentos, oriundas de todas as partes do Brasil, sinalizam o êxito deste curso para a vida profissional e para a vida pessoal dos participantes.

Pergunta:
Aonde podemos desenvolver a Inteligência Emocional?
O valor do investimento é de: R$ 1.825,00 parcelado em 1+4 de R$ 365,00.
À vista com 10% de desconto: R$ 1.642,50.
No valor estão inclusos:

-Material didático
-Hospedagem no Hotel de Sexta-Feira à Domingo
-6 Refeições Diárias (exceto despesas extras)
-Treinamento Vivencial Leader Training
O desejo de todos é compreender e colaborar com o crescimento daqueles que nos cercam, e para isso, precisamos saber como nos comunicar e saber nos colocar no lugar do outro para entender suas razões e seus motivos.
Este é o passo principal do COACHING que orienta e dirige sua equipe.
Ser o LÍDER que tanto desejamos implica em AUTORIDADE que vem de nossa decisão de mudança, sair da zona de conforto e SERVIR.
Para qualquer dúvida ou esclarecimento, entre em contato conosco.
Teremos o prazer em atendê-lo

Fone:
(19) 3894-4948.
Maria Malta
Atenciosamente, equipe Leader Training.
(Fonte:DIVULGAÇÃO)



Cineclube Coletivo Arte apresenta Hans Staden, dia 12 de abril, as 20hs


Região - Dentro da programação ABRIL - REFLEXÕES SOBRE O "DESCOBRIMENTO", Cineclube Coletivo Arte apresenta na próxima 2ª feira, dia 12 de abril, o longa-metragem HANS STADEN, dirigido por Luiz Alberto Pereira.
O filme com boa parte das cenas rodadas em Ubatuba, conta a história real de Hans Staden, um viajante alemão que naufraga no litoral de Santa Catarina em 1550. Dois anos depois, chega a São Vicente, concentração da colônia portuguesa no Brasil, onde trabalha por mais dois anos, visando juntar dinheiro para retornar Europa. Neste tempo em que vive em São Vicente, Staden passa a ter um escravo da tribo Carijó, que o ajudava. Preocupado com seu sumiço repentino após ter ido pescar, Staden parte em sua procura, sendo encontrado por sete índios Tupinambás, inimigos dos portugueses, que o prendem no intuito de matá-lo e devorá-lo. A partir de então passa a ter que arranjar meios para convencer os índios a não devorá-lo e permanecer vivo.
Título original – Hans Staden
Lançamento – 1999
Direção – Luiz Alberto Pereira
Direção de Arte – Chico Andrade
Direção de Fotografia – Uli Burtin
Trilha Sonora – Marlui Miranda e lelo Nazário
Elenco – Carlos Evelyn , Ariana Messias , Darci Figueiredo , Beto Simas, Reynaldo Puebla
Duração – 92 min
Gênero – Drama
Dia - 12 de abril
Horário - 20hs
Local - Sala Coletivo Arte
Endereço - Passeio Santa Fé - Rua Conceição, 180 - Centro - Ubatuba
Taxa de manutenção - R$ 2,00

(salas de aula interessadas fazer agendamento prévio)

Informações e reservas – (12) 9205.4219 - Frederico / 9178.8452 - Patrícia
Apoio – Dravos Estúdio e Comunicação, Ubatuba em Revista, Rádio Gaivota FM, Papillon Buffet e Eventos, Supermercado Paulista, Zanotto Digital.
Parceiros – Ministério da Cultura, Programadora Brasil, Sociedade Amigos da Cinemateca, Cine + Cultura, OSC Celebreiros e Summer Vídeo Locadora.
Realização – Coletivo Arte de Criação, Formação e Produção Cultural
(Fonte:DIVULGAÇÃO)



Módulo Abre Inscrições para Ciclo de Palestras “Encontro Marcado”


Região - Dando continuidade ao "Encontro Marcado", ciclo de palestras com especialistas e profissionais renomados no mercado de trabalho, que o Centro Universitário Módulo vem oferecendo à comunidade acadêmica, informamos que alguns deles também serão abertos ao público externo.
No dia 16/4 acontecem duas palestras: o Prof. Fábio da Silva, biólogo e pedagogo especialista em Meio Ambiente, conversa com alunos dos cursos de Letras, Gestão Ambiental e Pedagogia, enquanto a Dra. Ana Lúcia Horta fala aos alunos de Enfermagem sobre as novas possibilidades de atuação do enfermeiro.
No dia 23/4, Augusto Fillipo, advogado pós-graduado pela Universidade de Coimbra (Portugal), conversa com os estudantes do curso de Direito sobre Globalização e Cidadania. Na última palestra do mês, que será realizada no dia 30/4, o professor Alessandro Saade, consultor internacional e Mestre em Marketing, realiza encontro sobre as novas tendências de consumo.
Para participar dos eventos é necessário fazer inscrição pelo endereço www.modulo.edu.br. As vagas são limitadas. Mais informações podem ser consultadas pelo telefone (12) 3897-2043
(Fonte:MÓDULO)



Cineclube Coletivo Arte apresenta Desmundo, dia 19 de abril, as 20hs


Região - Dentro da programação ABRIL - REFLEXÕES SOBRE O "DESCOBRIMENTO", o Cineclube Coletivo Arte apresenta na próxima 2ª feira, dia 19 de abril, o longa-metragem Desmundo, dirigido por Alain Fresnot, rodado em Ubatuba em 2001.
O filme, baseado no livro homônimo de Ana Miranda, é ambientado em 1570, época em que os portugueses enviavam órfãs ao Brasil para que casassem com os colonizadores. A tentativa era minimizar o nascimento dos filhos com as índias e que os portugueses tivessem casamentos cristãos. Essas órfãs viviam em conventos e muitas delas desejavam ser religiosas. Oribela, uma dessas jovens, é obrigada a casar com Francisco de Albuquerque. Elas não são convidadas a viajar, nem questionadas, são obrigadas a ir, sem o direito de escolha.

Principais prêmios e indicações

Grande Prêmio BR do Cinema Brasileiro 2004 (Brasil)
Recebeu prêmios nas categorias de Melhor Figurino, Melhor Maquiagem e Melhor Direção de Arte.
Indicado nas categorias de Melhor Atriz (Simone Spoladore), Melhor Ator Coadjuvante (Caco Ciocler) e Melhor Atriz Coadjuvante (Beatriz Segall).
Festival de Cinema Brasileiro de Paris (França)
Recebeu o prêmio de Melhor Filme.
Festival de Brasília 2002 (Brasil)
Venceu nas categorias de Melhor Trilha Sonora e Melhor Atriz Coadjuvante (Berta Zemel).
Prêmio ABC de Cinematografia 2004 (Brasil)
Recebeu prêmios nas categorias de Melhor Direção de Arte e Melhor Fotografia de Longa-metragem.
Troféu APCA 2004 (Brasil)
Venceu na categoria de Melhor Atriz (Simone Spoladore).
FesTróia - Festival Internacional de Cinema de Tróia 2003 (Portugal)
Venceu na categoria de Melhor Fotografia.
Indicado ao Troféu Golfinho de Ouro

FICHA TÉCNICA

Título original – Desmundo
Lançamento – 2003
Direção – Alain Fresnot
Roteiro – Alain Fresnot, Sabina Anzuategui e Anna Muylaert
Direção de Arte – Adrian Cooper e Chico Andrade
Direção de Fotografia – Pedro Farkas
Trilha Sonora – John Neschling
Elenco – Simone Spoladore, Kako Ciocler, Osmar Prado, Berta Zimel, Beatriz Segall, Cacá Rosset
Duração – 101 min
Gênero – Drama

SERVIÇO

Dia - 19 de abril
Horário - 20hs
Local - Sala Coletivo Arte
Endereço - Passeio Santa Fé - Rua Conceição, 180 - Centro - Ubatuba
Taxa de manutenção - R$ 2,00
(Fonte:DIVULGAÇÃO)


Notícias de Caraguatatuba Topo



Noroeste News

Prefeito faz balanço de um ano e 100 dias na Caraguá FM

Caraguatatuba - O prefeito Antonio Carlos esteve ontem (8) na Rádio Caraguá FM para fazer um balanço de um ano e 100 dias de sua administração. O prefeito também falou sobre as ações que as secretarias municipais estão adotando para resolver o problema dos moradores que tiveram suas casas inundadas em decorrência das recentes chuvas.
Antonio Carlos comentou que o maior problema de Caraguá é a drenagem. O município é muito baixo e, quando o volume de chuva é muito grande e a maré está alta, o rio Juqueriquerê transborda. Segundo ele, as obras de drenagem e desassoreamento são muito caras – de R$ 20 a R$ 40 milhões.
Para resolver o problema de drenagem no município, técnicos da secretaria de Planejamento, Economia e Gestão estão fazendo estudos para o plano municipal de macrodrenagem. Esse plano direcionará os investimentos em infraestrutura considerando, não apenas os problemas correntes, mas o impacto da expansão urbana na demanda do sistema de drenagem. O objetivo é resolver de forma definitiva esse problema em Caraguá e deve sair do papel para a prática ainda esse ano.
Antonio Carlos respondeu os vários questionamentos dos ouvintes e dos apresentadores J. R. Forlin e Letye Andrade e do proprietário da emissora, Amaury Diniz. As perguntas que não foram respondidas durante o programa, serão enviadas à emissora na próxima semana.
Ao comentar sobre as realizações de sua administração, o prefeito afirmou que as obras de pavimentação que estão sendo executadas em vários bairros também devem auxiliar na drenagem superficial. Falou ainda sobre o Plano Diretor, que está sendo discutido juntamente com os técnicos da secretaria estadual de Planejamento e do DER. “Queremos que o Plano Diretor de Caraguá seja uma política do governo do Estado”.
O prefeito falou ainda sobre o projeto Prainha Boulevard; as desapropriações para construção de escolas, creches e para os CIDES (Centro Integrado de Desenvolvimento Educacional), que serão construídos nos bairros Perequê-Mirin, Tinga e Casa Branca; a nova secretaria de Saúde, Centro de Especialidades Médicas (CEM) e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
Antonio Carlos explicou também que todas as obras estão licitadas e muitas já em andamento. O prefeito contou ainda que neste sábado começa a troca da iluminação da Avenida da Praia, que está sendo revitalizada e repavimentada.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)
 

Notícias de Ilhabela Topo



Evelyn, Capella e Sadalla Apresentam:
II Mostra “Luz, Cores e Texturas”

Ilhabela - Abertura no dia 16 de abril, sexta-feira, às 20h00
Secretaria de Cultura de Ilhabela,
Artista convidada: Ana Canale.
Contatos: Evelyn 3896.1750 / Capella 3894.1236 / Sadalla 3896.6053
(Fonte:DIVULGAÇÃO)



“Unidos do Garrafão” recebe Moção de Louvor


Ilhabela - O Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Unidos do Garrafão de Ilhabela recebeu, na sessão ordinária da última quarta-feira (07/04) uma Moção de Louvor pelos seus vinte e cinco anos de fundação do Vereador Jadiel Vieira (Keko-PTB).
No dia 18 de fevereiro de 1985, após uma disputada partida de futebol, amigos se confraternizavam pela vitória do Garrafão Futebol Clube, uma agremiação futebolística que assim foi denominada devido à aprovação de todos os seus admiradores, pelo fato de colocarem garrafões de vinho em disputa a cada partida realizada.
Desde então virou tradição o “Torneio Pés no Chão” realizado nas vésperas de Natal, propiciando o espírito da união entre os participantes. O evento ganhou dimensão, e então passaram a angariar recursos junto aos membros do grêmio e simpatizantes do comércio local, com o intuito de ampliarem o torneio, inserindo troféus, sem perder, porém, o fator que tornou a competição pitoresca: os garrafões de vinho.
A roda de samba era presença obrigatória no final de cada partida, e assim surgiu a idéia de criarem um bloco carnavalesco que tomasse como comunidade o Perequê, Água Branca, Itaquanduba, Itaguassú, Barra Velha e outros demais bairros, na medida em que pudessem fazê-lo. O Garrafão, time de futebol, passou a ser anunciado também como bloco carnavalesco para o carnaval que seria no mês de março.
O bar do Tião, no Perequê, que era ponto de encontro da família Garrafão, serviu como sede para o surgimento do bloco.
A Escola de Samba Unidos do Garrafão neste ano comemorou a conquista do Título de “Campeã do Carnaval do Povo de 2010”, com o enredo “O Garrafão canta o mar dos deuses, de mistérios, lendas e magia”, escrito pelo presidente da agremiação, Cleber Luiz dos Santos
(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)



Câmara aumenta ritmo da consolidação das leis municipais

Desde o ano passado o Legislativo de Ilhabela vem executando o levantamento para a consolidação das leis municipais

Ilhabela - Um dos objetivos da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Ilhabela para o ano de 2010 é a consolidação das leis municipais. O presidente do Legislativo, Valdir Veríssimo (PPS), determinou por meio do Ato da Presidência nº 03/2009, que uma comissão de funcionários efetuasse levantamentos e registros legislativos, de forma cronológica, separando-os por temas e áreas de abrangências.
As leis complementares, ordinárias, decretos legislativos, resoluções legislativas e, principalmente, a Lei Orgânica Municipal deverão ser organizados em índices e armazenados em compêndios, flexíveis ao recebimento das modificações introduzidas ao longo do tempo, e mantidos on line, na homepage do Legislativo, para todos terem acesso.
Sob a responsabilidade do Procurador Chefe da Casa, Dr. Roberto Clemente, as atividades para a consolidação foram iniciadas em janeiro do ano passado, com a criação de uma comissão especial formada por funcionários da Câmara: “O trabalho é intenso, extenso e contínuo porque a partir de agora todas as novas leis entrarão neste processo que será constante”, explica Dr. Clemente.
O objetivo é revogar as leis que perderam seu efeito devido às mudanças ocorridas nos últimos anos, convênios que estão em vigor, mas sem utilidade prática e leis que se tornaram inconstitucionais após as constituições de 1967, 1969 e 1988.
“É um importante passo para se aprimorar o processo legislativo, tornando-o mais dinâmico e eficiente. Ao final dos trabalhos, os munícipes terão um instrumento eficaz, rápido e atualizado de consulta à legislação vigente de Ilhabela”, concluiu o presidente do Legislativo, Valdir Veríssimo
(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)



Ilhabela terá campanha de doação de sangue nesta quarta-feira


Ilhabela - A Secretaria da Saúde de Ilhabela realiza nesta quarta-feira (14/4) uma campanha de doação de sangue. Os interessados em doar devem comparecer no Hospital Municipal Governador Mário Covas Júnior, das 10h às 14h e apresentar documento com foto.
Cada pessoa pode doar até 500 mililitros, sendo que a quantidade varia de acordo com o peso. Dentro dessa quantidade são coletados quatro produtos diferentes do sangue. São eles: concentrado de hemácia, plasma fresco congelado, concentrado de plaquetas e fatores de coagulação. Assim cada bolsa de sangue pode salvar a vida de até quatro pessoas diferentes.
A recomendação é que o doador não esteja em jejum, se almoçar, espere duas horas para doar, não ingira bebida alcoólica nem alimentos gordurosos nas 12 horas anteriores, faça repouso de no mínimo seis horas na noite anterior e evite fumar duas horas antes da doação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3895-8789.

Quem pode doar:
-Pessoas com idade entre 18 e 65 anos;
-Com peso acima de 50Kg;
-Com boa saúde;
-Mulheres que não estejam grávidas e amamentando;
-Quem não teve diagnóstico de hepatite ou outra doença transmissível (Aids, sífilis, chagas, malária);
-Que não utilize medicamentos ou consuma drogas;
-Quem não tenha feito tatuagem, piercings ou cirurgia nos últimos dois anos;
-Não ter tomado vacina nos últimos 30 dias.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

 

 

Notícias de São Sebastião Topo

Chalés Juliamar

Emei “Peteleco” faz festa para comemorar 25 anos de atividades

São Sebastião - A E.M.E.I – Escola Municipal de Educação Infantil Emília Pinder comemorou 25 anos de atividades, na última sexta-feira (09/04). A unidade de ensino, mais conhecida como “Peteleco”, localizada na Vila Amélia, região central da cidade, é uma das primeiras escolas do ensino básico do município. A solenidade das “bodas de prata” da Emei foi prestigiada pelo prefeito Ernane Primazzi, por vários secretários municipais, entre eles, a titular pela pasta de Educação, Angela Couto e pelo presidente da Câmara Municipal, Luiz Antonio de Santana Barroso, além de professores, diretores e pais de alunos.
A “Peteleco” conta com 18 profissionais em seu quadro e atende a quase 150 crianças da Vila Amélia, Centro, Porto Grande, e da região da Topolândia. A unidade, que passou recentemente por um trabalho de reforma recebendo nova pintura e um mini parque infantil, é responsável pelo primeiro contato das crianças com as letras e também colabora pela sociabilização dos menores nos contatos com os “coleguinhas de classe”.
“O mais importante não é o prédio, embora tenhamos que parabenizar os professores e pais de alunos que tratam com bastante zelo esta unidade escolar, porque uma escola não se faz somente com estrutura física. Uma escola se faz principalmente com professores, diretores e funcionários dedicados como é o caso da Peteleco”, declarou o prefeito Ernane Primazzi.
O chefe do Executivo aproveitou a oportunidade para destacar ações administrativas já adotadas visando o aperfeiçoamento educacional no município, entre as quais a entrega da nova unidade escolar da Enseada e o início da nova escola da Topolândia; entrega de novos kits escolares para cerca de15 mil alunos da rede e a confecção dos novos uniformes escolares que chegarão às crianças nos próximos dias. “Também avançamos na questão da segurança para as crianças colocando dezenas de monitores nos ônibus escolares”, frisou Ernane.
Visivelmente emocionada, a secretária de Educação, Angela Couto, afirmou que aquele era um momento único e que era uma pessoa privilegiada por poder participar dele. “Estou muito grata por ser secretária nesse instante, no momento em que estamos desenvolvendo um trabalho de resgate das escolas mais tradicionais do município, como é o caso da Peteleco. Essa é a primeira escola de ensino básico da cidade, com uma identidade muito forte com o bairro e que está novamente tendo o seu merecido valor”, disse ela. Não menos emocionada a diretora Mirella Ramos de Jesus leu uma mensagem especialmente dedicada aos professores e funcionários da Peteleco.
Para marcar a data, as autoridades presentes inauguraram um pequeno palco para manifestações culturais das crianças e que leva o nome da professora Maria Rita Neves Pacini. Graduada em História e funcionária pública desde 1985, a professora iniciou seu trabalho na pré-escola do bairro São Francisco, chegando ao Peteleco 10 anos depois, onde permaneceu até a sua aposentadoria em 2004.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Empréstimo de R$ 3 milhões para aquisição de máquinas será questionado na Câmara


São Sebastião - São Sebastião – O vereador Paulo Henrique Ribeiro Santana (PDT), o “PH”, vai apresentar um requerimento na sessão da próxima terça-feira, 13, questionando a prefeitura sobre um empréstimo de R$ 3 milhões para aquisição de máquinas e equipamentos, que seriam utilizados por meio do programa Provias (Programa de Intervenções Viárias). O financiamento, que seria feito com o Banco do Brasil, foi aprovado pela Câmara no ano passado.
Na época, o prefeito Ernane Primazzi (PSC) justificou que o valor financiado tem a sua destinação vinculada, ou seja, somente utilizado para aquisições de máquinas rodoviárias e equipamentos para pavimentação. Seriam adquiridos trator de lagartas, trator de roda (moto scraper), carregadeira de rodas, escavadeira hidráulica, pá carregadeira, motoniveladora, retroescavadeira, rolo compressor, usina de asfalto móvel, compactador de solo, secador de solos, frisadora de asfalto, vibro acabadora de asfalto, espargidor de asfalto, distribuidor de asfalto e cortadora de piso.
O empréstimo também seria utilizado na aquisição de caminhões leves, médios, pesados, caminhão trator, carrocerias e tratores, desde que customizados para atividades de intervenção viária. “A aquisição contribuirá e muito para o desempenho das atividades das secretarias de Obras, Administrações Regionais e Habitação, dentre elas a melhoria das malhas viárias urbanas e rurais, de nosso município, as quais necessitam de atenção especial”, disse o prefeito à época, para justificar o financiamento, que teria seis meses de carência, dividido em 48 parcelas mensais, com taxa de juros efetiva de 4% ao ano.
Situação caótica
Em visitas a bairros das costas Norte e Sul, o vereador “PH” vem recebendo queixas de moradores que estão enfrentando dificuldades para transitar em suas ruas. Grande parte delas ainda não foi pavimentada e fica intransitável em dias de chuva. Na Costa Sul a situação é pior e chega a ser caótica. Com as chuvas que atingiram a região desde o fim de semana, a situação se complicou.
Por esse motivo, “PH” vai apresentar o requerimento para saber se o empréstimo foi contraído e quais os valores reais. Caso o financiamento já tenha sido feito, o vereador vai solicitar a relação completa de todas as máquinas e equipamentos adquiridos. Nas últimas três sessões, os requerimentos do vereador que solicitam informações deste gênero vêm sendo rejeitados pela bancada do prefeito. “A apresentação do requerimento é um instrumento democrático com a finalidade de obter junto ao Executivo Municipal as informações requeridas e dar principalmente transparências aos atos e programas desenvolvidos pela administração”, salientou “PH”.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Entreposto da Zona Franca e ampliação do porto dominam reunião do CAP


São Sebastião - O CAP – Conselho da Autoridade Portuária do Porto de São Sebastião reuniu-se nesta sexta-feira (09/04) para a explanação de vários assuntos de interesse do setor. Entre os temas abordados estão as recentes reuniões com o governo amazonense para a instalação na cidade de um entreposto da zona franca de Manaus, o desdobramento da suspensão das audiências públicas para expansão do porto e o processo de licenciamento do contorno (estrada paralela a Rio-Santos) entre Caraguatatuba e São Sebastião. O prefeito Ernane Primazzi participou do encontro como membro do CAP e, além das questões portuárias, prestou esclarecimentos sobre a luta do município para não perder receita com os royalties do petróleo, bem como deu detalhes de recente reunião em que acertou com a Petrobras pendengas jurídicas e a recuperação do trecho urbano da rodovia Rio-Santos.
Os membros do CAP aproveitaram a oportunidade para agradecer ao prefeito a postura firme do chefe do Executivo na defesa do plano de expansão portuária. O prefeito citou que, além de apoiar a iniciativa dos portuários que resolveram levar às ruas a defesa da expansão do porto, tem ele próprio em reuniões com associações de bairros levantado a questão e conclamado a população a fazer esta mesma defesa veementemente, quando as audiências públicas forem retomadas. “Fizemos isso na noite da última quinta-feira na posse da Associação dos Moradores do Bairro da Olaria e, constatamos que a maioria das pessoas ainda não tem conhecimento da questão”, disse Ernane.
Sobre o tema, o presidente da Companhia Docas, Frederico Bussinger, disse que a empresa já está respondendo as questões suscitadas quando do cancelamento das audiências, a pedido do secretário estadual de Meio Ambiente. Xico Graziano. “São basicamente duas questões que envolvem a lei de mudança climática, que é uma questão abstrata pois ela ainda não está regulamentada, e a questão da mitigação habitacional que também vamos responder”, afirmou Bussinger.
Para comprovar que a expansão portuária não resultará em novas favelas no município, a CDSS está elaborando um questionário que será respondido por toda a comunidade portuária. Nele, os trabalhadores ligados ao porto vão apontar sua faixa salarial, onde residem e que tipo de moradia possuem (própria ou alugada), além do grau de instrução. “Vamos comprovar que o porto não leva à favelização. Muito pelo contrário, a expansão do porto servirá para ajudar a solucionar este problema”, disse Bussinger.
Também participou do encontro o presidente do Sindicato dos Transportadores de Carga do Vale do Paraíba e Litoral Norte e vice-presidente da Federação Nacional do setor, Laércio Lourenço. O representante da entidade patronal está interessado notadamente na possibilidade de elevação dos negócios portuários no município, entre outras razões, pela possibilidade do início da navegação de cabotagem entre o norte-nordeste e o porto sebastianense.
Essa elevação nas operações despertou debates sobre o espaço para a instalação das empresas transportadoras em São Sebastião e como se dará o fluxo de entrada e saída dos caminhões do porto. Sobre a área necessária para a implantação do modal rodoviário no município, o prefeito Ernane disse que somente há espaço nesse sentido na Costa Norte e que isso deverá constar no Plano Diretor. O prefeito também alertou para a necessidade de gestão do fluxo de caminhões para se evitar problemas na única via de acesso ao município.
O problema somente estará resolvido quando da conclusão do contorno viário entre Caraguatatuba e São Sebastião. Bussinger avisou que as audiências públicas do contorno deverão ocorrer em breve, uma vez que o assunto já está em análise na área ambiental do estado. Após isso, haverá a definição se o projeto será de autoria do estado ou da iniciativa privada ou ainda de uma parceria público privada.
No final do encontro o diretor de Gestão Portuária, Paulo Rogério de Souza Almeida, relatou que também nos próximos dias deve ser iniciada a dragagem no porto sebastianense. A máquina para o serviço chegará ao porto na próxima semana e o trabalho deverá estar concluído até meados de julho
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Exames laboratoriais terão resultados online em São Sebastião


São Sebastião - Os exames laboratoriais de São Sebastião terão os resultados online em algumas unidades de Saúde. A informatização deste processo será possível após parceria realizada entre o laboratório Itapema, que doou alguns computadores e o software do programa para instalação e a Secretaria da Saúde.
Segundo o secretário da pasta Aldo Pedro Conelian Júnior, todo o processo de retorno de exames será melhorado com este novo sistema. “Nosso problema básico em relação a exames laboratoriais é justamente o resultado. Com a informatização e a disponibilidade do programa para uso do sistema de saúde, teremos mais agilidade nestes resultados”, disse.
Para o patologista clínico responsável pelo laboratório, José Euclides de Moraes, a iniciativa visa minimizar uma questão de disposição geográfica, devido a extensão do município que faz com que os bairros da costa sul, norte e região central sejam muito distantes. “Há nove anos trabalhamos com a administração pública em São Sebastião. Durante todo esse tempo visamos sempre um atendimento melhor, que beneficie a população e sabemos que a Secretaria da Saúde também trabalha na disposição de estar sempre melhorando os serviços. Nós estamos apenas fazendo a nossa parte”, finalizou Moraes.
O Instituto Sollus, que também trabalhará com o sistema, já disponibilizou a equipe do setor de Tecnologia da Informação para implantação do programa nas unidades administradas pelo Instituto
(Fonte:DIVULGAÇÃO)



Formatura FASS


São Sebastião - A FASS – Faculdades São Sebastião realizou na última sexta-feira (09/04) solenidade de formatura das turmas de Turismo, Administração, Letras e Pedagogia. O prefeito Ernane Primazzi prestigiou o evento que aconteceu no Ginásio Municipal José de Souza Gringo, no Topovaradouro. Cerca de 500 familiares dos agora ex-alunos lotaram as dependências do ginásio para saudar os agora profissionais de suas respectivas áreas. que estão habilitados a ingressar no mercado de trabalho
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Prefeitura pede colaboração da sociedade na luta contra a Dengue


São Sebastião - Durante reunião mensal do Conselho de Segurança (Conseg) da Costa Sul de São Sebastião na última sexta-feira (9), o secretário de Saúde do município, Aldo Conelian, ressaltou a importância da população em cooperar no combate à proliferação do mosquito transmissor da Dengue.
“Ainda não temos casos letais da doença, mas podemos ter se não houver a colaboração dos munícipes. Estamos trabalhando para impedir que isso aconteça e a ação deve ser conjunta”, frisa o secretário.
O pedido de ajuda ocorreu no bairro de Boiçucanga e o encontro contou ainda com a presença do secretário de Segurança Urbana (Segur), Vicente Perine Junior, funcionários da Secretaria das Administrações Regionais (Seadre), autoridades das polícias Civil, Militar e Ambiental, além de representantes de Associações Amigos de bairro, como Paúba e Juquehy, e moradores da região.
Segundo Conelian, a última atualização de dados da Dengue é de 178 casos confirmados, dos quais 80% estão concentrados nos bairros da Topolândia, Olaria e Itatinga. Entretanto, ele destaca o aumento na quantidade de pacientes com suspeita da doença na Costa Sul da cidade. O motivo, explica, é a proximidade dos moradores com os municípios de Bertioga, Guarujá e Santos, onde há epidemia de Dengue. “Muitos se deslocam a estas cidades para fazer suas compras. E os sebastianenses ficam mais expostos ao mosquito transmissor com essas idas e vindas”, acredita.
De acordo com ele, a Secretaria da Saúde possui aproximadamente 70 agentes para atuar em toda a cidade e a extensão do município dificulta a atuação da equipe - por isso a necessidade de colaboração da população. “Quando um indivíduo não faz nada, o mosquito se prolifera e afeta os que estão cooperando para impedir o aumento de criadouros. Esta noção de responsabilidade precisa ser repassada a todos”, salienta.
Na ocasião, Conellian anunciou um novo tipo de combate que começará a ser feito a partir desta semana e consiste na colocação de armadilhas nos locais com maior número de casos para atrair o mosquito e, consequentemente, eliminar os ovos. O secretário esclareceu, ainda, os sintomas da doença, o procedimento do médico em casos suspeitos, entre outras questões.
Durante o encontro, também foi dada a notícia de que a unidade de saúde do bairro de Juquehy, na região sul da cidade, será ampliada em parceria com a Samju (Sociedade Amigos de Juquehy). “O bairro de Juquehy cresceu muito e a obra visa oferecer melhor atendimento e serviço à comunidade”, afirma o secretário. Segundo o presidente da Samju, Aloysio Camargo Filho, o projeto já foi encaminhado à Prefeitura
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Projeto prevê adoção de escolas pela iniciativa privada

Programa Adote uma Escola, consiste na doação de equipamentos, livros, carteiras, promoção de palestras sobre saúde, meio ambiente e temas de interesse dos alunos


São Sebastião - São Sebastião – A Câmara de São Sebastião deverá avaliar a partir desta semana um projeto de lei que institui parceria entre o município e a iniciativa privada para a adoção de unidades educacionais. A iniciativa, batizada de Programa Adote uma Escola, consiste na doação de equipamentos, livros, carteiras, promoção de palestras sobre saúde, meio ambiente e temas de interesse dos alunos. O programa prevê também patrocínio de obras de manutenção, reforma e ampliação de prédios escolares ou de ações para beneficiar o ensino nas escolas municipais.
A propositura, de autoria do vereador Paulo Henrique Ribeiro Santana (PDT), o “PH”, prevê também a realização de obras de reforma e ampliação, de acordo com sugestões apresentadas pelas próprias escolas. “Um dos objetivos do programa é incentivar pessoas jurídicas a se tornarem parceiras do Poder Público para contribuir para a melhoria da qualidade do ensino na rede pública municipal”, explica o vereador.
Para as empresas interessadas em integrar o programa haverá necessidade de assinatura de um termo de cooperação com a escola adotada, com aval da Secretaria Municipal da Educação, que também endossará as obras de reforma e ampliação. As empresas poderão divulgar, publicitariamente, as ações desencadeadas para o benefício das unidades educacionais.
O vereador “PH” inseriu no projeto a proibição de parceria com empresas privadas que comercializam produtos ou serviços que sejam proibidos ou impróprios para menores de idade ou que possam oferecer riscos à saúde ou à vida. “Anualmente a Câmara poderá realizar sessão solene para prestar homenagem às pessoas jurídicas participantes do programa e conferir a entrega do título ‘Parceiro do Programa Adote uma Escola’, por meio de diploma de reconhecimento público”, frisou “PH”.

Responsabilidade social

Para o parlamentar, “somente uma escola pública de qualidade onde todos tenham acesso, desde a educação infantil até o nível superior, será capaz de minimizar as abissais desigualdades de oportunidades”. O projeto, em sua opinião, poderá contribuir para aumentar a qualidade de ensino.
“O projeto proposto pretende contribuir com o despertar da consciência de responsabilidade social, presente em várias experiências em curso no país. O objetivo é fazer do programa uma ponte ainda maior para ações de responsabilidade social entre empresas e comunidades”, finalizou.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Segur ministra palestra de educação no trânsito para empresa privada


São Sebastião - A Secretaria de Segurança Urbana de São Sebastião, através de sua Divisão de Trânsito, irá ministrar neste sábado, dia 10, uma palestra sobre educação no trânsito aos funcionários da empresa LH Gonçalves.
A palestra acontecerá nas dependências da Associação Comercial de São Sebastião, e, de acordo com o secretário de Segurança, Vicente Perine Junior, contará com vários temas relativos à educação e segurança no trânsito, dentre eles, dicas para se evitar autuações de trânsito de parada e estacionamento, uso de cinto de segurança, excesso de velocidade, faixa de pedestres, manutenção veicular, dentre outras.
Ainda segundo o secretário, outras empresas poderão também solicitar esta palestra aos seus funcionários.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Toma posse a nova diretoria da Associação de Moradores da Olaria


São Sebastião - A nova diretoria da AMBO – Associação dos Moradores do Bairro da Olaria, região central de São Sebastião, tomou posse na noite da última quinta-feira (08/04). A entidade será agora presidida pelo morador Sérgio Marcos de Oliveira no biênio 2010/2012. A solenidade de posse foi prestigiada pelo prefeito Ernane Primazzi, pelo delegado seccional do Litoral Norte, Múcio Alvarenga, moradores e diretores das associações dos bairros da Topolândia e Itatinga. O chefe do Executivo enumerou serviços já executados no bairro e garantiu que auxiliará a AMBO “em tudo que for possível” para garantir melhor qualidade de vida aos moradores da Olaria. Durante a posse, a nova diretoria fez também uma homenagem especial ao ex-presidente da entidade, Manoel (Coqueiro) Gonçalves pelos serviços prestados ao bairro.
A eleição na AMBO ocorreu em 10 de agosto do ano passado “Serginho” foi eleito com 288 dos 542 votos válidos do pleito. Na posse, ele fez questão de frisar que pretende trabalhar “em sintonia e harmonia com a prefeitura e também com os vereadores da Câmara Municipal”.
O novo presidente, aliás, também agradeceu antecipadamente ao prefeito a realização de serviços já prestados no bairro. “A prefeitura já providenciou reparos na Rua Olaria, em frente à quadra, que estava um lixo; reparo também na Rua Topolândia; iluminação da rua José Brás; e diversos consertos na área de lazer do bairro, como as reformas na quadra, brinquedos, alambrado, muro e caixa de força”, lembrou Sergio Marcos.
Além dos serviços, “Serginho” agradeceu, ainda, o envio de professores da Secretaria Municipal de Esportes ao bairro, que já estão trabalhando com as crianças da Olaria no desenvolvimento de várias práticas esportivas. Segundo ele, “os críticos devem se unir à comunidade neste momento, pois esta é a única forma de obtermos mais resultados para a Olaria”.
Na ocasião, ele também fez a solicitação de algumas necessidades da comunidade. Segundo Serginho, são agora prioridades para a Olaria uma nova creche; o envio de oficinas culturais; e uma remodelação no trevo de acesso ao bairro. Aproveitando a presença de um funcionário da Ecobus na reunião, ele também reivindicou uma linha do expressinho para a Olaria.
O prefeito Ernane falou em seguida e disse que entende todas as necessidades do Olaria “bairro pelo qual temos um carinho especial”. Segundo ele, a idéia da parceria com a associação será levada adiante “e todo o possível será feito para o atendimento das necessidades dos moradores. Temos sempre, primeiro, que definir as prioridades”.
O chefe do Executivo fez um rápido balanço das realizações da administração nos primeiros 13 meses. “Apesar dos críticos muito foi feito, num ano com queda de arrecadação de mais de R$ 50 milhões. Somente aqui na região, iniciamos a escola do Topo; gastamos quase R$ 1 milhão para pagar desapropriações da própria escola e da praça de entrada no bairro. Não pagas pela administração passada; estamos consertando a obra feita a toque de caixa na área de lazer; impedimos que 1.500 crianças fossem colocadas em escola de lona na Rua das Mangueiras”.
Além disso, o prefeito destacou a entrega da escola da Enseada; a contratação de monitores para os ônibus escolares; a entrega de kits escolares e dos uniformes que ocorrerá brevemente “tudo com material de primeira qualidade”. Ernane disse que precisaria “de muitas horas para destacar tudo que já foi feito no início da administração”.
O prefeito, contudo, fez questão de explicar a controvérsia gerada em torno do preço da escola da Topolândia. “Falam que o preço era de cerca de R$ 3,5 milhões. Mas, chamamos até a sexta empresa colocada na licitação para fazer a escola ao preço de R$ 4,3 milhões e ela não aceitou. Isso porque não tinha sequer projeto executivo da obra. Há vários itens novos no projeto, como o estaqueamento da estrutura, por causa do solo do local que antes era um charco. Colocamos cinco novas salas de aula e uma outra sala para o serviço odontológico. O revestimento que antes era só reboco, agora será de pastilha. Itens como pavimentação do pátio, muro e calçadas também não estavam no projeto, o que naturalmente encareceu a obra. Falam que é gasto demasiado, mas, quem disse que a região da Topolândia não merece uma escola de primeira qualidade?”, esclareceu Ernane
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Vereador “PH” vai requerer, novamente, prestação de contas ao Instituto Sollus

Segundo requerimento solicitando reunião para prestação de contas será apresentado na terça-feira, 13. Em Porto Alegre Sollus faturou R$ 57,6 milhões, mesmo sendo investigada pela PF. Contrato foi rompido justamente por falta de prestação de contas

São Sebastião - Mais uma vez o Instituto Sollus deverá ser alvo de discussões na sessão da próxima terça-feira, 13. A entidade, contratada pela prefeitura para gerenciamento do Hospital das Clínicas, pronto-socorro e unidade de pronto atendimento de Boiçucanga, não vem realizando a prestação de contas de suas atividades desde sua contratação.
O vereador Paulo Henrique Ribeiro Santana (PDT), o “PH”, apresentará um requerimento solicitando, novamente, a prestação de contas. Ele vai requerer ao prefeito Ernane Primazzi (PSC) o agendamento de uma reunião para que representantes da entidade possam estar repassando informações técnicas sobre o contrato.
“PH” conta que nos últimos meses vem recebendo diversas queixas de usuários do sistema de saúde no município. No seu entendimento, os serviços prestados não vêm sendo condizentes com o contrato milionário que a entidade celebrou com o município.
Nos últimos três meses, tanto o Instituto Sollus quanto o Instituto Acqua vem sendo alvo de queixa dos moradores. O Acqua foi contratado para gerenciar as ESFs (Estratégias de Saúde da Família). Em requerimento anterior, “PH” havia solicitado a prestação de contas das duas entidades, mas sua propositura foi rejeitada pela bancada da situação, sob a alegação de que o Acqua havia agendado uma reunião para “prestação de contas”.
Com a rejeição, os vereadores acabaram barrando, por tabela, o pedido de informações do Acqua, já que esse mesmo pedido constava no requerimento barrado pelos vereadores que apoiam a administração. Agora “PH” vai apresentar um requerimento específico do Sollus, que provavelmente será rejeitado novamente, já que a tática da bancada é reprovar todos os requerimentos de “PH” que solicitam informações ao Executivo.

“Falta de transparência”

Falta de prestação de contas de empresas contratadas e as rejeições aos requerimentos que pedem informações sobre gastos seriam sinais de falta de transparência da prefeitura, segundo “PH”, conforme discurso feito na última sessão da Câmara, quando teve, pela terceira semana consecutiva, mais uma propositura rejeitada.
O parlamentar afirmou que vai oficializar o pedido, já que as promessas de que o Sollus apresentaria as contas espontaneamente não foram cumpridas, mesmo com um suposto “ultimato” dado pelo prefeito Ernane Primazzi (PSC) no início do ano. Tal “ultimato” chegou a ser declarado pelo prefeito em entrevista à imprensa. Além disso, o vereador quer saber detalhes de um aditivo de 25% ao contrato firmado “e que até hoje não foi esclarecido”. Há ainda o agravante de que as contas não foram aprovadas pelo Comus (Conselho Municipal de Saúde).

Polícia Federal

A novela que se passa em São Sebastião tem capítulos parecidos em outros municípios. Em Porto Alegre, o prefeito José Fogaça (PMDB) viu seu nome envolvido em investigações da Polícia Federal em inquérito aberto para investigar contrato do Instituto Sollus com a prefeitura gaúcha, após representação do Conselho Municipal de Saúde ao MPF (Ministério Público Federal), acerca de possíveis irregularidades contratuais.
De acordo com o MPF, Porto Alegre teve prejuízos de R$ 9 milhões com a contratação do Sollus. No inquérito aberto pela Polícia Federal, havia suspeita de desvio de recursos na área da Saúde, provenientes do então Programa de Saúde da Família. Mais de 30 mandatos de busca e apreensão a 15 empresas do RS, SP e PE.
“Desentendimentos jurídicos por conta da contratação da pouco conhecida Oscip Sollus deixam a Saúde de Porto Alegre na UTI”, criticou o Sindicato Médico do RS. Em Porto Alegre, vereadores de oposição criticaram a contratação e o secretário de saúde, que também é o vice-prefeito, Eliseu Santos (PTB), defendeu a contratação. Fogaça também defendeu. O Sollus afirmou ter sido “vítima” de “fraude fiscal”.
Foi justamente a falta de prestação de contas que motivou o rompimento do contrato em Porto Alegre. Em agosto do ano passado, a prefeitura rescindiu o contrato com instituto por “problemas na prestação de contas”. Antes disso, durante 24 meses, o Sollus faturou cerca de R$ 57,6 milhões em Porto Alegre. Os vereadores da oposição tentaram alertar Fogaça para os possíveis problemas que ele enfrentaria com o Sollus, mas ele não teria dado atenção aos alertas.
Por ocasião da rescisão do contrato com o instituto, Fogaça evitou comentar as razões da mudança. Segundo ele disse à imprensa local, “o fim do convênio foi uma questão de escolha. Fizemos apenas uma decisão por algo novo”. O prefeito gaúcho avaliou que o Sollus prestou um “excelente trabalho para a cidade”, ainda que a prefeitura tenha decidido pelo fim da parceria
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)



Vereadores reclamam dos serviços de limpeza e manutenção nos bairros


São Sebastião - Um requerimento de autoria do vereador Marcos Jorge do Santos (PV) gerou várias manifestações de alguns parlamentares durante a última sessão ordinária.
No documento, ele requer informações sobre os serviços de limpeza e manutenção nos bairros de Cambury, Juquehy e Barra do Una, alegando que em virtude das fortes chuvas, há vários pontos de alagamentos devido à falta de limpeza das valas e tubos que estão entupidos.
“As valas estão com acúmulo de lixo e impede o fluxo das águas pluviais, já fiz essa cobrança no ano passado, tem lugar que nem ambulância passa e os pedestres também sofrem porque ficam isolados”, afirma.
O vereador Paulo Henrique Ribeiro Santana “PH” (PDT) lembrou que em outubro de 2009 parecia que tudo ia muito bem, com o empréstimo de R$ 3 milhões para a compra de máquinas.
“Várias barreiras têm prejudicado o tráfego de veículos, dessa vez foi em Boiçucanga e os três milhões poderiam ter ajudado muito, apesar de tudo, vou continuar reivindicando,” informa.
Na opinião da parlamentar Solange Rodrigues de Araújo Ramos (PPS) não adianta ter máquina e caminhões.
Ela comentou que mesmo com os equipamentos, no Beco 70 em Maresias, muitas pessoas ficaram ilhadas.
Amilton Pacheco da Silva (PSB) complementa dizendo que o mutirão é uma prova de abandono.
“Não sou muito favorável, mas que se faça o mutirão e depois a Secretaria das Regionais realiza a manutenção, já ajudamos com as nossas próprias mãos em época de chuva, porque são poucos os funcionários; em Juquehy são quatro e três em Boracéia, informa.”
Já Artur Balut (PSDC) defende que o requerimento é apropriado, mas reconhece que o problema de inundação está acontecendo em todo o estado.
“São Paulo está um caos, toda colocação é válidas, mas não vamos ser demagogos, é só aqui que tem barreira?” questiona.
Para finalizar, Marcos Jorge admite que todo o Estado está alagado, mas argumenta que o problema em alguns locais como Baleia Verde e Lobo Guará é antigo e a colaboração da mão de obra local ajuda muito,”.
Lâmpadas queimadas - Marcos Jorge também cobra da empresa Bandeirante Energia a manutenção nas luminárias dos postes de diversas ruas nos bairros de Cambury, Juquehy e Barra do Una
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Clique na figura abaixo e leia a 4º Edição do Jornal Maranduba News

Ministério dos Esportes aprova projeto da Associação Comercial de Ubatuba
Projeto aprovado passa de dois milhões de reais


Ubatuba -  Foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, dia 09 de abril, a aprovação do projeto “Centro de Aprendizagem e Treinamento de Surf de Ubatuba”, que pode ser o maior centro da modalidade do país e definitivamente chancelar Ubatuba como a Capital Nacional do Surf.
Trata-se de um Centro completo com técnicos, preparadores físicos, médico, nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo, cinegrafista, professores de inglês, português e yoga, entre outros profissionais.
Deverão ser contemplados com o projeto 120 atletas de todas as categorias de ambos os sexos, que irão usufruir de infra-estrutura de ponta, com academia completa, área técnica com televisores LCD, material esportivo, transporte, refeições, bolsa auxílio, seguro saúde, entre outros diversos benefícios visando treinamento de alto rendimento para alguns dos principais atletas do Brasil e do mundo.
O projeto foi elaborado pelo advogado e surfista Álvaro Corrêa e é o primeiro projeto aprovado em nosso município junto ao Ministério dos Esportes pela Lei de Incentivo ao Esporte. “Trata-se de uma lei relativamente nova e tenho estudado muito estas leis, já que ela se tornou imprescindível no momento de captarmos recursos em grandes empresas, já que o abatimento de imposto virou ferramenta indispensável no momento da análise de projetos esportivos” explicou Álvaro.
Segundo o Presidente da Associação Comercial de Ubatuba, Alfredo Corrêa Filho o valor aprovado é de R$ 2.004.485,25 e o projeto agora entra na fase decisiva de captação de recursos. “Estamos já contatando algumas empresas, mas vale ressaltar que além de pessoas jurídicas que abaterão 1% do Imposto de Renda, pessoas físicas também podem contribuir no projeto com até 6% do Imposto de Renda devido, ou seja, não vai gastar nem um centavo para contribuir com a profissionalização do esporte que mais divulga nosso município dentro e fora do país, isso sem contar com a oportunidade que estará dando a nova geração do surf ubatubense”, diz Alfredo.
De acordo com os diretores e conselheiros da Aciu, projetos de outras modalidades esportivas amparados pela Lei de Incentivo já estão sendo elaborados e outros projetos de Surf já se encontram em análise no Ministério do Esporte. “O esporte de Ubatuba vai ganhar muito com esta iniciativa da ACIU, já que a maior dificuldade nestes projetos é encontrar entidades com documentação em ordem e com as devidas certidões negativas em dia, sendo que assim a Associação Comercial, além de estar com as contas em ordem, contribui muito com o desenvolvimento esportivo e social de Ubatuba, além da geração de emprego e divulgação na mídia que vem atrelado a este tipo de iniciativa” concluiu o presidente da Aciu.
(Fonte: ACIU)



Ação Conjunta da Prefeitura de Ubatuba contempla ruas do bairro Estufa II


Ubatuba -  Nesta semana foi a vez dos bairros Estufa II e Sesmaria receberem a equipe da Secretaria de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Ubatuba para realizar diversas melhorias dentro do programa Ação Conjunta. Desde a segunda-feira, dia 5, homens e máquinas estão percorrendo as ruas dos bairros para atender as principais necessidades. “Estes são dois bairros onde são muitas as necessidades de melhorias emergenciais, portanto pretendemos permanecer por mais tempo do que o usual para podermos atingir a meta de melhorar substancialmente a condição das ruas e conseqüentemente a qualidade de vida dos moradores”, explica o secretário de Obras, José Roberto Junior.
Está sendo realizada operação tapa-buraco com massa asfáltica, limpeza de valas e galerias de águas pluviais, capina, roçada, pintura de guias, colocação de linhas de tubo e melhoria na sinalização de trânsito. A Praça Maracanã, onde fica o campo de futebol, usado tanto para jogos como para diversos outros eventos que acontecem no bairro, também foi alvo da Ação Conjunta na Estufa II.
“A Estufa II, juntamente com o Sesmaria, estão entre os bairros mais populosos de Ubatuba. Pretendemos com esta ação conseguir suprir algumas reivindicações, mas sabemos que é fundamental a frequente presença da prefeitura para que haja a manutenção dos serviços”, conclui o secretário de Obras. A Ação Conjunta na Estufa II deve seguir até o próximo dia 26 de abril. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Secretaria de Saúde realizará prestação de contas do primeiro trimestre de 2010


Ubatuba -  A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde, realizará, no próximo dia 28, uma audiência pública para prestação de contas das atividades do primeiro trimestre de 2010. O evento acontecerá na Sala Washington de Oliveira da Câmara Municipal, a partir das 18h.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Clingel Frota, a participação da comunidade é importante em eventos como esse. “Nós fazemos esse tipo de prestação de contas, para que o cidadão fique ciente das ações e dos investimentos feitos na área da saúde em nosso município. Quando os cidadãos participam, têm a oportunidade de conhecer melhor a nossa realidade e contribuir para o processo.” (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Ganhador do primeiro sorteio do Show de Prêmios 2010 recebe moto da Prefeitura de Ubatuba

Para participar do “Show de Prêmios” o contribuinte deverá estar em dia com seus tributos municipais

Ubatuba -  Nesta sexta-feira, 9, o vencedor do primeiro sorteio do Show de Prêmios 2010 esteve na Prefeitura de Ubatuba para receber das mãos do vice-prefeito, Rui Teixeira Leite, as chaves de uma motocicleta 25 cilindradas. José Sudário Franco foi contemplado no terceiro prêmio da Loteria Federal extração de 30 de janeiro, já que o contemplado do primeiro prêmio constava como cadastro inexistente junto à Prefeitura e o segundo sorteado estava inadimplente.
O vencedor, que tem 88 anos e já foi funcionário da Prefeitura de Ubatuba na gestão de Ciccillo Matarazzo, compareceu à prefeitura acompanhado pela filha, Lourdes Maria Franco, que comemorou junto ao pai o recebimento da moto. “Não esperávamos ganhar este prêmio e para meu pai, com esta idade, foi uma alegria imensa. Ele sempre pagou o IPTU em dia e agora vimos que valeu a pena. A Prefeitura de Ubatuba está de parabéns por este incentivo aos contribuintes”, comentou Lourdes.
Para participar do “Show de Prêmios” o contribuinte deverá estar em dia com seus tributos municipais. Até a data de vencimento o tributo poderá ser pago em qualquer agência bancária. Após esse prazo somente nas agências Santander.
O contribuinte concorrerá com o número do aviso da capa de seu carnê de IPTU no sorteio do último sábado do mês realizado pela Loteria Federal. No mês de dezembro cinco prêmios serão sorteados.

Próximo sorteio
O próximo sorteio do “Show de Prêmios” acontecerá no próximo dia 24 de abril, quando o contemplado ganhará uma máquina de lavar roupas de 10 kg. Nos próximos meses serão sorteados os seguintes prêmios:
Maio – 01 Filmadora Digital DCR – DVD;
Junho – 01 Fogão de Piso 05 Bocas;
Julho – 01 Notebook Dual Core 1.86GHZ 3GB 160GB;
Agosto – 01 Máquina de Lavar Roupas 10 Kg;
Setembro – 01 Computador Pentium 4;
Outubro – 01 Refrigerador Duplex 276 Lts;
Novembro - 01 Notebook Dual Core 1.86GHZ 3GB 160GB;
Dezembro - 1º Prêmio – 01 Carro 1.0, 04 (quatro) portas;
2º Prêmio – 01 TV LCD 32”
3º Prêmio – 01 Filmadora Digital DCR – DVD;
4º Prêmio – 01 Home Theater 600W RMS, 5Cxs, DVD, Conex HDMI, Entr. USB, Karaoke com Pontuação e Cabo HDMI;
5º Prêmio – Microondas 27 Lts.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Professoras de Educação Infantil de Ubatuba fazem Oficina de Artes

Utilização de materiais como retalhos de tecidos, tampas de garrafas e sementes tornam as aulas mais atrativas

Ubatuba -  A professora formada em Artes Plásticas, Erica Sanches Ferreira, da Escola Municipal Honor Figueira (Itamambuca), realizou uma Oficina de Arte na última sexta-feira, 9, para professores de Educação Infantil da rede municipal de ensino de Ubatuba.
Erica apresentou uma sequência didática, trabalhando linha, forma e cor, utilizando diferentes metodologias para serem aplicadas nas atividades oferecidas em sala de aula para crianças de 4 a 5 anos, podendo ser adaptadas para crianças menores ou maiores.
Um diferencial nas aulas da professora é a utilização de materiais reciclados como tampas de garrafas, retalhos de tecidos e de EVA e pedaços de papeis, além dos materiais colhidos na natureza como sementes, folhas secas, cascas de arvores, entre outros.
Esse aperfeiçoamento de práticas pedagógicas visa ampliar o conhecimento da criança, utilizando movimento corporal, experimentação com texturas e utilização do espaço físico, relacionando o conteúdo do que ela está aprendendo com o meio em que vive.
Além deste primeiro encontro, acontecerá em 7 de maio um segundo encontro em que a professora trará técnicas de pintura com experimentação de materiais diversos.
Para a professora, “o trabalho com as professoras demonstrou ser bastante produtivo, pois as participantes demonstraram interesse, devido aos vários questionamentos e à participação de todos nas atividades apresentadas”. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)


 

 

 

Cine Porto Ubatuba
Semana de 09/04 a 15/04/2010

"O LIVRO DE ELI "
Ficção científica !!!!
C/ Denzel Washington !!!!
Ás 16:00 hs -21:30 hs.

"ILHA DO MEDO"
Suspense policial !!!!
C/ Leonardo DiCaprio !!!!
Direção de Martin Scorsese !!!!
Ás 18:50 hs
 

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Tá no sangue

Porque lá no passado
a horda dos vândalos
misturou seu sangue ao nosso
há tantos atos tresloucados,
tantos desatinos,
tantos arroubos apaixonados.

Félix Cabral

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