Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-Feira, 14 de Abril de 2010 - Nº 2238 Edições Anteriores

Pousada Maranduba Colégio Dominique

Região
Módulo Abre Inscrições para Curso de Extensão de CAD
Prefeitos da região participam de Fórum sobre Sustentabilidade
Além dos chefes de Executivo, estiveram presentes cerca de 150 líderes políticos, empresariais e classistas da Região
Marinha do Brasil aplica prova de Arrais em Bertioga
O objetivo foi habilitar o maior número de pessoas para que possam desfrutar do potencial náutico de Bertioga com mais técnica e segurança
Escolas municipais entram na luta contra a dengue
Secretaria de Educação e Desenvolvimento Cultural distribui solução de citronela e cravo em todas as unidades do Município
Campanha Nacional de Vacinação do Idoso acontece dia 24, em Bertioga
Pessoas a partir de 60 anos devem se vacinar. No Município serão disponibilizados nove pontos fixos e dois volantes

Caraguatatuba
Educação formaliza convênio com a Apae nesta quarta-feira
Também será apresentado o Plano de Ações 2010 da secretaria para 700 professores
Caraguá 153 anos
Participe das festividades do aniversário de Caraguá

Ilhabela
Comitiva ilhabelense prestigia pré-candidatura de Feldman ao governo paulista
Concurso de Poesia da Biblioteca de Ilhabela continua com inscrições abertas
Justiça considera legítima cobrança de taxa de iluminação pública em Ilhabela
Frepap promove reunião nesta quinta em Caraguá
Projeto de lei prevê reaproveitamento de óleo de cozinha
Vem aí o Ilhabela Beach Volleyball 4x4
Evento terá inscrições gratuitas para ambas categorias (amador e profissional mista)

São Sebastião
“PH” discute regularização da comunidade da Barreira, em Camburi
1º Festival Esportivo das Apaes agitará o “Gringão” nesta quinta-feira
DST: Prefeitura de São Sebastião promove eventos para alertar estudantes sobre o assunto
Equipe de malha de São Sebastião enfrentará o São Caetano no domingo
Instituto Federal de São Paulo abre inscrições para processo seletivo
Pela quarta semana consecutiva, “PH” tem quatro requerimentos rejeitados
Até mesmo o agendamento de reuniões públicas com a comunidade foi rejeitado
Prefeitura realiza ações em bairros da região central
Projeto prevê adoção de escolas pela iniciativa privada
Programa Adote uma Escola, consiste na doação de equipamentos, livros, carteiras, promoção de palestras sobre saúde, meio ambiente e temas de interesse dos alunos
Teatro Municipal apresenta espetáculo musical de cordas
Vacinação Gripe A: São Sebastião imuniza mais de 9 mil pessoas

Ubatuba
Audiência sobre Lei de Diretrizes Orçamentárias teve data alterada para 23 de abril
Ação conjunta entre Prefeitura de Ubatuba e OAB garante permanência do IML no município
O prefeito Eduardo Cesar e o presidente da OAB de Ubatuba estiveram em São Paulo para impedir que os serviços do IML fossem paralisados
Futebol de Ubatuba fica a uma vitória da fase regional dos Jogos da Juventude
Cruz Vermelha trabalha na finalização do diagnóstico da Santa Casa de Ubatuba
Vôlei de Ubatuba começa caminhada na LIVOVALI
Equipes da categoria infantil estrearam no torneio

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Charge

Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

Módulo Abre Inscrições para Curso de Extensão de CAD

Região - Até o dia 19/4, o Centro Universitário Módulo recebe inscrições para o curso de extensão de CAD básico (Computer-Aided Design, ou desenho assistido por computador, em português). Coordenado pela professora Tatiane Roselli Ribeiro, o curso tem duração de dois meses e tem por objetivo oferecer aos participantes uma introdução ao desenho técnico digital, além de familiarizá-los com a ferramenta CAD, usada mundialmente.
Direcionado aos estudantes de engenharia, arquitetura e urbanismo, design de interiores, além de profissionais de outras áreas interessados no assunto, o curso abordará tópicos como as ferramentas de desenho, a criação de hachuras, a manipulação de layers e o dimensionamento e plotagem, entre outros. As aulas serão presenciais e virtuais. O valor de investimento é 95 reais.
Para participar é necessário fazer inscrição pelo endereço www.modulo.edu.br. As vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3897-2043.
(Fonte:MÓDULO)


Prefeitos da região participam de Fórum sobre Sustentabilidade

Além dos chefes de Executivo, estiveram presentes cerca de 150 líderes políticos, empresariais e classistas da Região

Região - Os impactos dos investimentos na Região Metropolitana da Baixada Santista foram discutidos no Fórum de Sustentabilidade, promovido pelo Jornal Acontece e realizado no último dia 12 no Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente (Cepema – USP), em Cubatão.
Na oportunidade, estiveram presentes cerca de 150 líderes políticos, empresariais e classistas. Os prefeitos de Bertioga, Mauro Orlandini; de Cubatão, Marcia Rosa e de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, iniciaram as discussões que tiveram o objetivo de fomentar um compromisso político e empresarial para do desenvolvimento sustentável da Região.
Também participaram dos debates o superintendente da Unidade de Negócios da Sabesp da Baixada Santista, Joaquim Hornik Filho; o gerente-geral da RPBC/Petrobrás, Willian França; a chefe regional do Ibama, Ingrid Furlan e o coordenador geral do Cepema-USP, Prof. Dr. Cláudio Oller.
Além do prefeito de Bertioga e do secretário de Meio Ambiente da Cidade, Rogério Leite, também estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Bertioga, Antônio Rodrigues Filho e os vereadores Marcelo Villares e Orvando da Silva.
Anfitriã do encontro, a prefeita de Cubatão Márcia Rosa falou sobre os investimentos no município e da importância da cidade no desenvolvimento do país. “Cubatão é o maior pólo petroquímico da América Latina”, ressaltou a prefeita, que destacou também os investimentos dos empresários da cidade na recuperação do meio ambiente e na busca da sustentabilidade. “O passivo ambiental em sua grande parte foi recuperado. Falta agora o passivo social”, disse ela lembrando que Cubatão, apesar de ter todo o desenvolvimento gerador pelo pólo industrial, possui o maior índice de desempregados da Região.
O prefeito de Bertioga, Mauro Orlandini, que preside o Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Baixada Santista – Condesb ressaltou que a sustentabilidade é feita quando todos os envolvidos são contemplados, destacando a necessidade e a união dos nove prefeitos nas questões de interesse regional. “Não da para falar em sustentabilidade com decretos e leis”, ponderou Orlandini. Para ele, as dificuldades precisam ser superadas com vontade política.
Já a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta, focou sua palestra nos projetos desenvolvidos pela cidade sob as diretrizes da sustentabilidade e da responsabilidade sócio-ambiental, usando como exemplo a ligação seca entre Santos e Guarujá; a obra da Avenida Perimetral; o Pólo Tecnológico e Retroportuário de Guarujá e o Aeroporto.
Gestão Ecológica
Por fim, o evento atingiu seu objetivo inicial de colocar o tema sustentabilidade em discussão. No contexto da Baixada Santista, trabalhar a sustentabilidade é fazer com que todas as cidades, de forma organizada, trabalhem em conjunto a fim de criar regras, conceitos e mecanismos capazes de atender todo o desenvolvimento que bate à porta, preservando o meio ambiente, valorizando o ser humano e garantindo mais qualidade de vida para todos.
O termo Gestão Ecológica dito pela chefe do Ibama, Ingrid Furlan, em sua palestra, chamou a atenção dos presentes. Para ela, hoje, a sustentabilidade é usada na remediação, na imediatização e em último caso na compensação. Ela defende uma mudança de paradigma para que todos possam rever o modelo de relacionamento que temos com o meio ambiente.
As palestras mostraram que sustentabilidade não é um processo que tem início, meio e fim. Ela é um processo evolutivo de trabalho e gestão. Desenvolvimento sustentável não é ambientalismo nem apenas meio ambiente, mas sim um processo de equilíbrio entre objetivos econômicos, financeiros, ambientais e sociais.
(Fonte: Prefeitura municipal de Bertioga)


Marinha do Brasil aplica prova de Arrais em Bertioga

O objetivo foi habilitar o maior número de pessoas para que possam desfrutar do potencial náutico de Bertioga com mais técnica e segurança


Região - Representantes da Marinha do Brasil aplicaram na última sexta-feira (09) e sábado (10), nas dependências do Paço Municipal de Bertioga, a prova de Arrais, atendendo um pedido da Diretoria de Assuntos Náuticos, vinculada à Secretaria Municipal de Turismo. A ação atendeu as duas primeiras turmas formadas durante o curso promovido pela diretoria e realizado na Casa da Cultura.
Segundo o diretor de Assuntos Náuticos, Professor Augusto Coelho, na sexta-feira (27), pessoas inscritas compareceram para a realização da prova, e no sábado, outras 23. O índice de aprovação foi em torno de 75%. O número foi considerado normal, contando que dentre os inscritos estiveram pessoas que faltaram à prova por motivo de doença ou familiar.
O diretor ressalta que a prova foi aplicada pela a equipe do Capitão de Corveta Josias Porto Pereira, e formada pelo Primeiro Sargento Clodoaldo, Segundo Sargento Quintanilha e pelo marinheiro Felipe. O Capitão Porto informou estar à disposição do Município para retornar e aplicar nova prova, e elogiou o esforço do município em promover o curso e o teste visando à habilitação dos praticantes.
Professor Augusto lembra que os aprovados receberam um protocolo que os possibilitará navegar desde já, e nos próximos 30 dias a habilitação de Arrais será expedida pela Marinha para ser distribuída pela Diretoria de Assuntos Náuticos. Segundo ele, o objetivo é habilitar o maior número de pessoas para que estas possam desfrutar do potencial náutico de Bertioga com mais técnica e segurança.
O diretor de Assuntos Náuticos enfatiza que, de Jet Ski a Iates, quem quer dirigir qualquer embarcação em águas interiores, como lagos, lagoas, rios, canais e praias, é obrigado ter uma carteira de habilitação, como acontece com automóveis. A fiscalização para o cumprimento da lei é feita pela Marinha Brasileira.
Coelho informa que o primeiro passo é conseguir a Carteira de Arrais Amador, concedida pela Capitania dos Portos do estado. O único pré-requisito é que o candidato precisa ter mais que 18 anos.
A carteira é a prova que o condutor da embarcação possui as condições necessárias para a tarefa. A permissão tem o prazo de dez anos, pode ser renovada e é aceita na maioria dos países.
(Fonte: Prefeitura municipal de Bertioga)


Escolas municipais entram na luta contra a dengue

Secretaria de Educação e Desenvolvimento Cultural distribui solução de citronela e cravo em todas as unidades do Município


Região - A Secretaria de Educação e Desenvolvimento Cultural, sob orientação da Secretaria de Saúde de Bertioga, começa a distribuir nas escolas municipais solução à base de citronela e cravo-da-índia, visando reforçar a ações de combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, e evitar o avanço da doença na Cidade. As soluções são entregues nas unidades em um recipiente com borrifador para ser usado nas salas de aula.
O material, distribuído nas escolas, foi apresentado aos diretores e professores durante encontro com a secretária municipal de Educação e Desenvolvimento Cultural, professora Dulce Regina de Carvalho Ceneviva, nas dependências do Sesc Bertioga, no sábado (10), pela manhã, que contou, também, com a presença do prefeito Mauro Orlandini. Mais de 200 profissionais lotaram a sala de reuniões do Sesc para ouvir a secretária que, na oportunidade se apresentou, oficialmente, como titular da pasta.
Durante a conversa com os professores, a secretária alertou sobre a importância de conscientizar os alunos a respeito da eliminação de focos e dos cuidados que todos devem ter para prevenir a doença. ”O aluno confia no professor mais do que nas pessoas de casa. Portanto a sala de aula é o melhor local para realizar esse trabalho de conscientização, cujas informações serão multiplicadas pelos alunos fora da escola. A importância de se prevenir contra a doença deve estar inserida em todas as atividades da escola”, disse a titular da Educação.
Na oportunidade, a secretária também se apresentou aos profissionais da rede, pedindo a colaboração de todos nessa nova jornada, e aproveitou para entregar um livro a cada um dos presentes, sobre a história de Bertioga. O material deverá ser usado pelo professores para orientar os alunos em trabalhos sobre a Cidade.
No final da reunião, o prefeito Mauro Orlandini esteve no Sesc para prestigiar o evento, quando falou da nova dirigente municipal da Educação, lembrando que é uma pessoa guerreira, experiente e que tem muito a acrescentar na melhoria da educação em Bertioga, valorizando e recompensando experiências de ensino e aprendizagem de qualidade.
Com a nova secretária, o prefeito tem a certeza de que sua política educacional dará bons frutos, como a revisão do plano de carreira do magistério, cursos de capacitação, readequação do sistema educacional, sempre visando melhorar a qualidade de ensino da rede municipal e valorizar os professores.
(Fonte: Prefeitura municipal de Bertioga)


Campanha Nacional de Vacinação do Idoso acontece dia 24, em Bertioga

Pessoas a partir de 60 anos devem se vacinar. No Município serão disponibilizados nove pontos fixos e dois volantes

Região - Bertioga participará no sábado (24), da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso (gripe). A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Bertioga promoverá neste dia um mutirão para atender os representantes da Terceira Idade, que residem no Município.
Pessoas a partir de 60 anos devem se vacinar para evitar contrair a gripe ou outras complicações em função de viroses associadas a essas gripes fortes.
Em Bertioga serão disponibilizados nove pontos fixos e dois volantes. A vacinação acontecerá das 8h às 17 h, no Centro de Saúde III, e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de Vista Linda, Jardim Indaiá, Vicente de Carvalho II e Boracéia.
No mesmo horário haverá postos fixos no estacionamento do Supermercado Krill, no Jardim Albatroz, na Vigilância Epidemiológica, na Vila Itapanhaú, na EMEIF Chácara Vista Linda (Fazendinha) e na EMEIF Mário Covas, em Riviera de São Lourenço. Já os dois postos volantes percorrerão os demais bairros da cidade e assistirão os idosos acamados.
Durante a campanha, no sábado, os idosos também poderão se vacinar contra a influenza A, a gripe suína (H1N1). Este procedimento também estará disponível para os trabalhadores da saúde, gestantes, portadores de doenças crônicas, crianças menores de dois anos e adultos, com idade entre 20 e 29 anos, que não se vacinaram nos prazos estabelecidos contra a gripe H1N1.
A vacinação do idoso prossegue em Bertioga até o dia 07 de maio, nas Unidades de Saúde (UBSs) da cidade. Quem perder o prazo, durante a Campanha Nacional, que acontece no próximo dia 24, poderá buscar a imunização durante este período nas unidades municipais de saúde.

Confira os locais de vacinação em Bertioga:

HORÁRIO / LOCAL POSTO / ENDEREÇO / TELEFONE
01 – Centro das 08:00 às 17:00 h
C.S. III de Bertioga Rua Jorge Ferreira, nº 60
Centro
Fone: 13 – 3316 4147 – 3317 1163

02 – Vicente de Carvalho II das 08:00 às 17:00 h
UBS – Vicente de Carvalho II Rua Epifânio Batista, nº 637
Vic. Carvalho II
Fone: 13 – 3317 2001

03 – Vista Linda das 08:00 às 17:00 h
UBS – Vista Linda Rua Alzemiro Balio, s/nº
Vista Linda
Fone: 13 – 3311 9165

04 - Chácara V. Linda (somente no sábado) das 08:00 às 17:00 h
EMEIF Chácara Vista Linda(Fazendinha) Rua Estrada 04 nº 301
Fone: 3311 7016

05 – Jd. Indaiá das 08:00 às 17:00 h
UBS - Indaiá Rua São Francisco do Sul, s/nº
Jd. Indaiá
Fone: 13 – 3313 1971

06 – Boracéia das 08:00 às 17:00 h
UBS - Boracéia Rua Prof. Geraldo R. Montemor, s/nº
Boracéia
Fone: 13 – 3312 2641
(Fonte: Prefeitura municipal de Bertioga)
 


Notícias de Caraguatatuba Topo



Noroeste News

Educação formaliza convênio com a Apae nesta quarta-feira
Também será apresentado o Plano de Ações 2010 da secretaria para 700 professores


Caraguatatuba - A secretaria municipal de Educação de Caraguá formaliza nesta quarta-feira (14), às 18h30, no Teatro Mário Covas, um convênio com a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). O documento prevê repasse financeiro anual no valor de R$ 834 mil para ampliação de recursos humanos, materiais e estruturais, para a atuação conjunta entre a Apae e setor de Educação Inclusiva da secretaria de Educação.
Os recursos financeiros a serem transferidos este ano correspondem a quase o triplo do valor repassado em 2009, que foi de, aproximadamente, R$ 280 mil segundo dados da secretaria de Educação.
Na Apae haverá aumento da capacidade de atendimento, aumento de salas de aula e projetos que inclui sala de aula para autistas e ampliação da carga horária da equipe multidisciplinar (fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, assistente social, fonoaudiólogo e psicólogo).
E no setor de Educação Inclusiva, a ampliação da equipe multidisciplinar (de 15 para 24), e a possibilidade da oferta de consultas para fins diagnósticos, nas áreas de psiquiatria, neurologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, odontologia e audiometria.
Durante o encontro também será apresentado o Plano de Ações 2010. Cerca de 700 profissionais estarão no evento. Os participantes também vão conferir uma palestra com a professora e doutora Rose Neubauer, ex-secretária estadual de Educação na gestão do governador Mário Covas.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)


Caraguá 153 anos

Participe das festividades do aniversário de Caraguá.


Caraguatatuba - Confira a programação completa:
15 qui, 10h - Finais da Copa Tiradentes de Futsal, no Centro Esportivo Municipal
16 sex, 22h - Show com Inimigos da HP, na Praça de Eventos –Av. da Praia do Centro
17 sab, 20h - Espetáculo ludico, ballet infanto-juvenil, da Cia Druw Social, no TMC - Teatro Mário Covas
21h - Show com Banda Gospel Toque no Altar, na Praça de Eventos - Av. da Praia do Centro
18 dom, 9h - 2ª Etapa Paulista de Canoagem Oceânica, na Praia do Centro - Passeio Ciclístico, na avenida da Praia do Centro, com concentração na Praça de Eventos. Parceria: Rádio 89.5 Caraguá FM
21h - Show com Rosa de Saron, na Praça de Eventos – Centro
20 ter, 8h - Hasteamento de Pavilhões, no Polo Cultural - Centro
9h - Abertura de exposição - Lançamento do Concurso Fotográfico VEJA CARAGUÁ - Cultura e Tradição; Lançamento do livro de poesias de Renato Navarro Magalhães, no Polo Cultural – Centro
9h30 - Largada da Prova Pedestre (Livre) na Praia do Centro “P. Eventos”
10h - Plantio de mudas de Pau Brasil na Praça Caiçara - Centro 11h - Premiação dos vencedores da prova pedestre livre na Praça de Eventos
17h - Final do torneio de futebol “Aniversário de Caraguá”, no

Centro Esportivo Municipal

21h - Lançamento do DVD “10 anos rindo à toa por um mundo melhor” e show com Falamansa, na Praça de Eventos - Centro
22 qui, 10h - Ianuguração Posto SEBRAE de Atendimento ao Empreendedor – PAE na rua Taubaté, 90, Bairro Sumaré
17h - Inauguração da quadra de esportes e piscina no Bairro Jetuba
23, sex 10h - Inauguração da Escola e Creche no bairro Gaivotas
20h - espetáculo teatral “Minhas Criadas”, da Cia de teatro São Genésio - circuito cultural paulista - no TMC - Teatro Mário Covas
24 sab, 9h - Festival de Artes Marciais, no Centro Esportivo Municipal
21h - apresentação do espetáculo do Água Viva Coral – no TMC Teatro Mário Covas
25 dom, 16h - Streetball, na Praça Tom Ferreira, Praia do Centro
30 sex, 20h30 - Finais Copa SESC, no Centro Esportivo Municipal

Nos Bairros

Momento Cultural – programação cultural diversificada apresentada num caminhão-palco, com dança, teatro, música e folclore
17 sáb, 16h, Bairro Travessão - praça de eventos
18 dom, 16h, Bairro Morro do Algodão – Praça do Cruzeiro
19 seg, 16h, Bairro Tinga - praça da EMEF Lucio Jacinto
20 ter, 16h, Bairro Olaria - nova praça do bairro

Projeto “Palavras ao Vento e Pipas Literárias”

Oficina literária realizada com alunos dos quartos e quintos anos das escolas municipais da região sul, onde os poemas criados pelos alunos serão estampados em cataventos e pipas que serão soltas no evento “Palavras ao Vento e Pipas Literárias”
16 sex,10h, Bairro Travessão - praça de eventos - Lançamento das 153 Pipas
(Fonte:DIVULGAÇÃO)

 

Notícias de Ilhabela Topo



Comitiva ilhabelense prestigia pré-candidatura de Feldman ao governo paulista

Ilhabela - Uma comitiva ilhabelense prestigiou, no último domingo (11/04), a pré-candidatura do ex-deputado federal Fábio Feldmann ao governo de São Paulo e do empresário Ricardo Young para o Senado. A senadora Marina Silva, pré-candidata à Presidência pelo partido, e Fernando Gabeira, pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro, também participaram do evento.
Dentre mais de 1.500 pessoas, marcaram presença os verdes de Ilhabela: o vice-prefeito Nuno Gallo – que também é presidente do diretório municipal e dirigente estadual do PV; o secretário municipal da Cultura, Rogério Ribeiro de Sá (Professor Catolé); o Vereador Luiz Mário de Almeida (Marinho); a secretaria do PV Mulher de Ilhabela, Milena Chaves; o secretário da Juventude Verde de Ilhabela, Jean Sampaio; e demais membros do partido.
Capitaneado por Nuno Gallo, a comitiva ilhéu foi recebida em São Paulo pela secretária nacional do PV Mulher, Regina Gonçalves, e pelo dirigente nacional e membro da coordenação política de Marina Silva, Marcos Mroz.

Desafios do Brasil -
Para Feldmann, o estado de São Paulo precisa assumir a liderança no processo de desenvolvimento sustentável. "Se não tivermos uma economia de gás carbônico, São Paulo terá dificuldade de competir no mercado global. São Paulo tem a maior frota de automóveis do Brasil. Tem que liderar o processo". Feldmann destacou que haverá negociação para a vaga de vice-governador e para segunda vaga de senador por SP que, inicialmente, o partido vai conversar com PPS e PSC.
O empresário Ricardo Young disse que quer levar para o Senado a experiência de gestão sustentável que desenvolveu no Instituto Ethos, entidade voltada para ações de responsabilidade social em empresas. "Por exemplo, todas as obras públicas, licitações, devem ter responsabilidade social. Isso deve estar previsto em edital", defendeu.
A senadora Marina Silva (AC), pré-candidata a Presidência da República, disse que é fundamental que todos estejam unidos em torno de propostas, para que não se volte ao apequenamento. Segundo ela, "o debate não pode ficar em torno da Marina, em torno do Serra, de Dilma ou de Ciro". O debate deve ser em torno dos desafios do Brasil. A ministra disse ainda que o país não depende de gerentes, mas de uma visão estratégica.
“É preciso fazer campanha em torno de projetos, não em torno apenas de pessoas. O Brasil não depende de gerentes, o Brasil precisa de quem tem visão estratégica”, afirmou Marina.
(Fonte:DIVULGAÇÃO)


Concurso de Poesia da Biblioteca de Ilhabela continua com inscrições abertas


Ilhabela - Continuam abertas até o dia 30 de junho, as inscrições para o VII Concurso de Poesia da Biblioteca “Dr. Renato Lopes Corrêa”, em Ilhabela. A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação Arte e Cultura de Ilhabela, a Fundaci, pretende premiar os três primeiros colocados de cada categoria com dinheiro e publicação de todas as obras participantes numa antologia poética.
O concurso abrange três categorias: Infantil (até 12 anos), Juvenil (de 13 a 17 anos) e Adulto (acima de 18 anos). As inscrições devem ser feitas na Biblioteca Municipal, localizada à Rua Dr. Carvalho, n°234, na Vila, ou na Biblioteca Prefeita Nilce Signorini, na Av. Princesa Isabel, n° 1682, no Perequê. O regulamento completo também está disponível no site da Prefeitura (www.ilhabela.sp.gov.br).
Vale ressaltar ainda que é necessário residir no município para participar do concurso, sendo válida a inscrição de apenas um trabalho por participante. Este ano, a temática é livre. A premiação em dinheiro terá os valores de R$ 500 para os primeiros colocados; R$ 300 para os segundos e R$ 200 para os terceiros das três categorias. Mais informações pelo telefone (12) 3896.2555.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)


Justiça considera legítima cobrança de taxa de iluminação pública em Ilhabela


Ilhabela - Em publicação do Diário Oficial do Estado de São Paulo na última terça-feira (13/4), o juiz Sandro Cavalcanti Rolo, do Foro Distrital de Ilhabela, considerou legítima a cobrança da Contribuição de Serviço de Iluminação Pública (Cosip). Ele indeferiu o pedido de liminar proposto na ação impetrada pela advogada Maria Fernanda Carbonelli Muniz.
Conforme relatou o juiz, segundo orientação do Supremo Tribunal Federal, é constitucional a cobrança da contribuição de iluminação pública. O STF salienta que a lei não fere o princípio da isonomia e a progressividade da alíquota, que resulta do rateio do custo da iluminação pública entre os consumidores de energia elétrica, não afronta o princípio da capacidade contributiva.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)


Frepap promove reunião nesta quinta em Caraguá


Ilhabela - A reunião mensal da Frente Parlamentar Paulista do Litoral Norte, a Frepap-LN, será realizada na próxima quinta-feira, dia 15 de abril, às 14 horas, na Câmara Municipal de Caraguatatuba, com a presença do ex-governador e ex-secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Dr. Geraldo Alckmin. Dentre os assuntos da pauta está a construção do hospital regional
(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)


Projeto de lei prevê reaproveitamento de óleo de cozinha


Ilhabela - O Vereador Roberto Lourdes do Nascimento (PDT) apresentou na sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Ilhabela, na última quarta-feira (07/04), o Projeto de Lei nº 40/2010 que dispõe sobre medidas de reaproveitamento de óleo de cozinha.
Segundo o Vereador Timbada, a propositura permite que além das instituições, famílias possam se cadastrar em seus respectivos bairros para participarem da reciclagem, devidamente orientadas pelos técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e da Saúde.
“É uma atividade que poderá gerar renda para a comunidade local. O importante é que cada um faça a sua parte e assim teremos um ambiente natural preservado e disponível às futuras gerações”, destaca Timbada em sua justificativa.
Com a aprovação do projeto, o Executivo ficará autorizado a criar, junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, um setor destinado a receber a coleta do óleo vegetal e seus resíduos, para determinar seu reaproveitamento com o fim de minimizar os impactos ambientais que seu despejo inadequado pode causar.
O projeto também prevê que as empresas que manuseiem óleos vegetais de cozinha, fiquem obrigadas a implantar em sua estrutura funcional, um programa de coleta do material para destiná-lo ao reaproveitamento. O descumprimento da lei pelas empresas deverá implicar em multa no valor de R$ 500.
Ainda de acordo com o projeto, o Executivo Municipal - por meio da Diretoria de Comunicação - providenciará a conscientização da população sobre os riscos causados pelos resíduos do óleo vegetal jogados na natureza. A matéria está tramitando nas comissões permanentes da Câmara
(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)


Vem aí o Ilhabela Beach Volleyball 4x4

Evento terá inscrições gratuitas para ambas categorias (amador e profissional mista)


Ilhabela - A Praia do Perequê será palco nos dias 24 e 25 de abril do Ilhabela Beach Volleyball 4x4, reunindo as feras do esporte de todo o Estado de São Paulo, nas categorias amador e profissional, ambas mistas com equipes de quatro pessoas. As inscrições para o evento são gratuitas.
O evento, organizado pela MDA Eventos com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação e da Secretaria de Turismo e Fomento, João Ilha Materiais para Construção e comércio local, tem a expectativa de reunir mais de 60 atletas entre profissionais e amadores.
No local será montada uma arena com quadra, tendas, área vip dos atletas, pórtico inflável, sonorização e muita animação na Praia do Perequê. “Este evento fomenta o turismo na baixa temporada, trazendo vários atletas de todo o Estado, além de fortalecer a modalidade do volleyball em Ilhabela”, declara Maurício de Almeida, da MDA Eventos.
Para se inscrever, a equipe deverá entrar em contato com a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação pelo telefone (12) 3896-5330 ou com Maurício de Almeida – MDA Eventos pelo telefone (12) 9145-0301.
A MDA Eventos vem organizando diversos eventos esportivos na cidade, no intuito de realizar campeonatos de diversas modalidades, a fim de proporcionar lazer e recreação aos moradores, contribuindo assim também com a vinda de atletas de todo o Brasil.
O secretário de Esportes, Luiz Lobo, acrescenta que independente de parcerias, todo o evento realizado por sua pasta só é possível graças ao apoio do prefeito Toninho Colucci (PPS). “Ele é um grande incentivador do esporte em nossa cidade, nos dá autonomia para trabalhar e é parceiro”, conclui.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)
 

 

Notícias de São Sebastião Topo

Chalés Juliamar

“PH” discute regularização da comunidade da Barreira, em Camburi

São Sebastião - O vereador Paulo Henrique Ribeiro Santana (PDT), o “PH”, esteve reunido com moradores da comunidade da Barreira, em Camburi, na noite da última segunda-feira, 12, para discutir ações que poderão levar à regularização daquela localidade. A questão deverá ser discutida em audiência pública.
Por conta da ocupação irregular, os moradores não têm acesso a serviços públicos, como rede coletora de esgotos, telefonia pública, coleta regular de lixo e serviços postais. As correspondências, por exemplo, chegam com endereços do bairro de Barra do Sahy, cerca de oito quilômetros distante dali, já que não existem ruas oficializadas.
O vereador afirmou para as cerca de 50 pessoas presentes que está estudando as questões jurídicas para formatar o projeto. No entanto, haverá necessidade da realização de uma audiência pública para oficializar a intenção de regularizar a área. De acordo com “PH”, o Ministério Público já oficiou a prefeitura para a questão das audiências, que deverão ser divulgadas na imprensa por meio de edital.
Com a comunidade oficializada, os moradores também poderão regularizar seus imóveis e obter a escritura definitiva. A empresa concessionária de energia elétrica poderá instalar postes de iluminação pública, algo impossibilitado nas atuais circunstâncias.

Mais problemas

Os moradores aproveitaram a oportunidade para se queixar da situação em que a comunidade se encontra. A menos de 20 metros do local da reunião, na Rua 2, havia duas poças d´água com esgoto jorrando a céu aberto, exalando forte odor. Reclamaram também da falta de asfaltamento e, principalmente, das constantes enchentes.
“Na semana passada eu tinha que tirar a água da chuva de dentro de casa, mas 10 minutos depois enchia tudo novamente”, queixou-se uma moradora. “Estava com a água pelo joelho”. Para comprovar, mostrou fotos registradas em seu celular. “Trata-se de uma questão de saúde pública”, afirmou o vereador “PH”. Como uma forma paliativa, até que obras nesse sentindo ainda não sejam realizadas por conta da falta de regularização, “PH” diz ser necessária a abertura de valetas para o escoamento da água.
O vereador anunciou que protocolou no último dia 8 um pedido ao prefeito Ernane Primazzi (PSC) para que ele realize uma reunião comunitária e possibilite aos moradores a exposição de seus problemas e sugestões para solucioná-los.
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)


1º Festival Esportivo das Apaes agitará o “Gringão” nesta quinta-feira


São Sebastião - O 1º Festival Esportivo das Apaes (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), instaladas na Região do Alto Tietê, deverá agitar o ginásio poliesportivo “José de Souza Gringo”, nesta quinta-feira 15.
Com apoio da Prefeitura, a iniciativa da diretoria Executiva da Apae sebastianense, pretende favorecer o desenvolvimento global da pessoa com deficiência intelectual e a sua integração na sociedade por meio da prática esportiva adequada às suas necessidades.
Para tanto, o campeonato – que conta com auxílio das Secretarias de Educação, Esportes e do Trabalho e Desenvolvimento Humano – terá a participação de atletas de nove cidades: Guarulhos, Santo André, São Caetano do Sul, Igaratá, Jacareí, Ubatuba, Ilhabela e Caraguatatuba além de representantes da cidade anfitriã.
De acordo com os organizadores, o regulamento do campeonato foi feito com base nas normas e regras oficiais previstas pela Confederação Brasileira de Futsal e pelo que dispuser o Regulamento Geral e Técnico do próprio festival. Além disso, todos os competidores serão premiados com medalhas de participação e as entidades representadas, com troféu.
O evento está previsto para começar às 8h30 com a seleção do Alto Tietê x Litoral Norte em ambas as categorias a serem disputadas: Down Masculino (acima de 14 anos), e C-Masculino (acima de 16 anos). A faixa etária segue a sugestão do manual do Circuito Regional Especial de Esportes idealizado por professores de Educação Física da 6ª Delegacia Regional das Apaes do Estado de São Paulo.
O festival faz parte do calendário esportivo das Apaes do Conselho do Alto Tietê e no decorrer do ano outras modalidades serão disputadas em várias cidades da região. A Apae sebastianense é a atual campeã estadual no futsal masculino e feminino e campeã brasileira na natação, atletismo e futsal feminino, títulos estes conquistados na Olimpíada Nacional, realizada em Belo Horizonte (MG).
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


DST: Prefeitura de São Sebastião promove eventos para alertar estudantes sobre o assunto


São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião com intuito de dar continuidade aos alertas destinados aos
estudantes da rede municipal de ensino sobre a importância das DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), realizou na manhã desta terça-feira 13, a abertura das gincanas desenvolvidas dentro do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, com o tema “Atitude para curtir a vida”.
Em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação, as atividades iniciais coordenadas por Flávia Pace e Denise Estevaletto, do Cemin (Centro Municipal de Infectologia), concentraram centenas de alunos no CAE (Centro de Apoio Educacional) do Pontal da Cruz, na região central da cidade, que em um primeiro momento participaram de uma ação educativa.
Na abertura oficial, que contou com a presença da secretária de Educação, Angela Couto, foi falado sobre DST/Aids no Brasil, gravidez na adolescência, métodos contra conceptivos e a adolescência e suas transformações psicossociais. Posteriormente, a primeira prova foi colocada em prática, isto é, o torneio de vôlei (misto) entre as escolas.
Segundo informações, participam do projeto, cujo objetivo visa, ainda, capacitar adolescentes multiplicadores dentro da própria unidade escolar, 11 escolas municipais. “As atividades a serem desenvolvidas envolverão 30 alunos de cada escola, dos quais três adolescentes multiplicadores e seus professores”, comentou Flávia Pace. Ela observou que neste primeiro as tarefas envolveram as escolas da Costa Norte e Centro, mas no dia 16 de abril, as atividades estarão voltadas somente para os alunos da Costa Sul.
Após o encerramento das gincanas, compostas por tarefas solidárias que visam contribuir para a sedimentação de uma cultura de prevenção e responsabilidade sobre a saúde individual e coletiva, haverá uma competição maior a ser realizada no dia 30 de maio, em comemoração ao Dia Municipal de Luta contra a Aids, celebrado em 1º de junho. “Neste dia, a melhor equipe da gincana será premiada com um troféu”, mencionou Flávia.
Participam das tarefas, elaboradas no sentido de estimular o diálogo e a troca de experiências entre os jovens alunos, seus professores, familiares e a comunidade onde reside, as escolas Cíntia Cliquet Luciano, Professor Walfrido Maciel Monteiro, Maria Francisca Tavolaro, Henrique Botelho, Luiza Helena de Barros, Edileusa Brasil, Antonio Luiz, Sebastiana Costa Bittencourt e Plínio Rangel, além das escolas de Juqueí e Cambury.
Serviço: A gincana na Costa Sul será realizada a partir das 9h, na Emei “Branca de Neve”, em Juquehy. Já, a comemoração pelo Dia Municipal da Luta Contra a Aids, a entrega de medalhas aos atletas e os troféus aos campeões serão no ginásio poliesportivo do Tebar Praia Clube, com início às 9h.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Equipe de malha de São Sebastião enfrentará o São Caetano no domingo


São Sebastião - A equipe de malha da Seesp (Secretaria de Esportes), que está na liderança do 5º Campeonato da Liga Sebastianense, disputará a próxima rodada contra a cidade de São Caetano, segunda colocada na classificação geral.
As partidas estão previstas para ocorrer no domingo 18, no Clube Amigos da Malha, no Porto Grande, região central da cidade, a partir das 9.h. Já o Barranco Alto, quarto colocado na disputa, antecipou o confronto com o Indaiá, lanterninha do campeonato, para esta quinta-feira 15, às 10h, no Cemug (Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves), devido ao feriado prolongado de 19 de abril, aniversário de Caraguatatuba.
Até o momento São Sebastião lidera com 16 pontos. São Caetano aparece em segundo com 11 pontos seguido por Ilhabela com nove, Barranco Alto com quatro e Indaiá com três pontos ganhos.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Instituto Federal de São Paulo abre inscrições para processo seletivo


São Sebastião - O campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo em Caraguatatuba iniciou esta semana o período de solicitação de isenção da taxa de inscrição, de R$ 20,00, destinado ao processo seletivo para o segundo semestre deste ano.
No total são 40 as vagas oferecidas para o curso técnico em Administração no período noturno.
A instituição, que completou cem anos de existência no ano passado, mantém 21 campus em educação profissional gratuita, os quais são referência no Estado com seus alunos classificados nas primeiras posições dentro das avaliações em âmbito nacional.
De acordo com o diretor geral do campus em Caraguá, Antônio dos Santos, para concorrer às vagas é necessário ao candidato ter concluído o primeiro ano do ensino médio, efetuar a inscrição e ser aprovado nas provas a serem aplicadas no dia 27 de junho.
Ele informou, ainda, ser a duração de três semestres, isto é, um ano e meio, o tempo de duração do curso que, concluído, possibilitará ao estudante executar as funções de apoio administrativo, controlar os procedimentos organizacionais, arquivar e organizar contas a pagar, controlar estoques, cadastrar fornecedores e alimentar planilhas de Recursos Humanos, além de utilizar ferramentas de informática básica, como suporte às operações organizacionais.
Os interessados devem solicitar a isenção pelo endereço eletrônico www.fatgestao.org.br ou ainda se dirigirem diretamente ao campus em Caraguatatuba, situado na avenida Rio Grande, 450, no Indaiá, onde uma sala estará à disposição daqueles que não tem acesso à internet, das 10h às 18h.
Os pedidos para isenção da taxa poderão ser feitos até o dia 20 de abril e a lista com a relação dos candidatos contemplados estará disponível a partir do dia 5 de maio.
Já as inscrições para o vestibular poderão ser feitas no período de 10 a 25 de maio, exclusivamente pelo site.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Pela quarta semana consecutiva, “PH” tem quatro requerimentos rejeitados

Até mesmo o agendamento de reuniões públicas com a comunidade foi rejeitado


São Sebastião - A sessão da Câmara de São Sebastião realizada na noite desta terça-feira, 13, foi marcada, mais uma vez, pela rejeição a quatro requerimentos de autoria do vereador Paulo Henrique Ribeiro Santana (PDT), o “PH”. A ofensiva, desencadeada por vereadores da bancada que apoia o Executivo, gerou revolta nas pessoas que estavam presentes à sessão e nas que assistiam ao lado de fora do plenário. Algumas chegaram a ensaiar vaias aos vereadores.
Os requerimentos rejeitados solicitavam informações simples, como saber se o empréstimo de R$ 3 milhões com o Banco do Brasil para aquisição de máquinas já tinha sido contraído. Outro requerimento tratava do pedido de prestação de contas do Instituto Sollus, contratado pela prefeitura para gerenciar o Hospital das Clínicas, pronto-socorro central e a unidade básica de Boiçucanga, na Costa Sul.
Até mesmo um requerimento que solicitava ao prefeito o agendamento de reuniões públicas com a comunidade foi rejeitado. Alguns dos vereadores, ao rejeitar, costumam ficar de cabeça baixa. Antes da reprovação às proposituras, o líder do governo na Câmara, Marcos Tenório (PMDB), tentou justificar os motivos que levariam os parlamentares a barrar os requerimentos nos minutos seguintes. No caso das reuniões com a comunidade, alegou que o prefeito estaria sem tempo, “já que tem constantes viagens a Brasília para brigar pelos royalties”.
Para o vereador “PH”, a justificativa não teria fundamento. “Não estou pedindo que seja agora, pedi apenas o agendamento. Até 2012 é possível fazer reuniões em todos os bairros. Mas na época da campanha, o então candidato Ernane visitava de três a quatro bairros por semana”, declarou o vereador, que foi apoiado e aplaudido pela maioria das pessoas presentes ao plenário

Repensando

O vereador “PH” disse que vai repensar a questão dos requerimentos. “Não adianta elaborá-los se eles serão rejeitados. Não quero criar desgastes. Acho que vou optar por apenas utilizar a tribuna, pois ainda que os requerimentos fossem aprovados, o prefeito não nos responderia. Afirma apenas que as respostas estão na prefeitura. Mas isso é óbvio”, disse “PH”.
Mesmo com suas proposituras barradas, “PH” solicitou, via tribuna, que os serviços de melhorias nas ruas da comunidade da Barreira, em Camburi, na Costa Sul, fossem executados, já que os moradores vêm convivendo com constantes enchentes no local o que vem prejudicando o trânsito de pedestres e colaborando para que as casas sejam atingidas pelas águas das chuvas
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)


Prefeitura realiza ações em bairros da região central


São Sebastião - Em continuidade às manutenções nos bairros da cidade, a Secretaria de Administrações Regionais (Seadre), através de sua Regional Centro, realizou, nesta terça-feira, a manutenção nas Ruas do bairro Portal da Olaria e no bairro Angra de São Francisco.
Após essas fortes chuvas a Seadre dá continuidade as ações dos bairros, com tamponamento de buracos, pavimentação de ruas, entre outras ações de manutenção.
No bairro Portal da Olaria as manutenções foram realizadas, a pedido da Associação dos Moradores do Bairro, em algumas ruas e também no mirante do Olaria.
Já no bairro Angra de São Francisco, foi feita a instalação de uma linha de tubo, visando o escoamento das águas através das bocas de lobos, e também a pavimentação da pista ao lado do ponto de ônibus
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Projeto prevê adoção de escolas pela iniciativa privada

Programa Adote uma Escola, consiste na doação de equipamentos, livros, carteiras, promoção de palestras sobre saúde, meio ambiente e temas de interesse dos alunos


São Sebastião - As comissões permanentes da Câmara de São Sebastião estão analisando um projeto de lei que institui parceria entre o município e a iniciativa privada para a adoção de unidades educacionais. A iniciativa, batizada de Programa Adote uma Escola, consiste na doação de equipamentos, livros, carteiras, promoção de palestras sobre saúde, meio ambiente e temas de interesse dos alunos. O programa prevê também patrocínio de obras de manutenção, reforma e ampliação de prédios escolares ou de ações para beneficiar o ensino nas escolas municipais.
A propositura, de autoria do vereador Paulo Henrique Ribeiro Santana (PDT), o “PH”, prevê também a realização de obras de reforma e ampliação, de acordo com sugestões apresentadas pelas próprias escolas. “Um dos objetivos do programa é incentivar pessoas jurídicas a se tornarem parceiras do Poder Público para contribuir para a melhoria da qualidade do ensino na rede pública municipal”, explica o vereador.
Para as empresas interessadas em integrar o programa haverá necessidade de assinatura de um termo de cooperação com a escola adotada, com aval da Secretaria Municipal da Educação, que também endossará as obras de reforma e ampliação. As empresas poderão divulgar, publicitariamente, as ações desencadeadas para o benefício das unidades educacionais.
O vereador “PH” inseriu no projeto a proibição de parceria com empresas privadas que comercializam produtos ou serviços que sejam proibidos ou impróprios para menores de idade ou que possam oferecer riscos à saúde ou à vida. “Anualmente a Câmara poderá realizar sessão solene para prestar homenagem às pessoas jurídicas participantes do programa e conferir a entrega do título ‘Parceiro do Programa Adote uma Escola’, por meio de diploma de reconhecimento público”, frisou “PH”.

Responsabilidade social

Para o parlamentar, “somente uma escola pública de qualidade onde todos tenham acesso, desde a educação infantil até o nível superior, será capaz de minimizar as abissais desigualdades de oportunidades”. O projeto, em sua opinião, poderá contribuir para aumentar a qualidade de ensino.
“O projeto proposto pretende contribuir com o despertar da consciência de responsabilidade social, presente em várias experiências em curso no país. O objetivo é fazer do programa uma ponte ainda maior para ações de responsabilidade social entre empresas e comunidades”, finalizou.
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)


Teatro Municipal apresenta espetáculo musical de cordas


São Sebastião - O palco do Teatro Municipal de São Sebastião recebe nesta quinta-feira, dia 15, o “Show 59 Cordas”, do instrumentista Renato Anesi. A partir das 20h, a turnê chega à cidade com o apoio do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, o ProAc. Os ingressos já podem ser adquiridos no Teatro por 1 litro de leite Longa Vida.
Reconhecido como um dos maiores violonistas do país, Renato Anesi revela neste projeto uma grande variedade de interpretações e mostra familiaridade com diversos instrumentos, como o banjo tenor, banjo de cinco cordas, violão dinâmico, violão tenor, bandolim, cavaco, violão de aço, violão de nylon, requinto e viola caipira. As cordas dos dez instrumentos, quando somadas, dão nome ao show.
O músico narra suas experiências como artista e faz referências ao cenário musical de forma descontraída e de interação com o público. No repertório, composições do próprio Anesi, mescladas com arranjos inéditos de compositores consagrados como Pixinguinha, Noel Rosa, Glenn Miller e Ernesto Nazareth, para a apreciação dos amantes de música instrumental brasileira e universal.

Renato Anesi

Líder e fundador do trio “Corda Coral”, revelou-se um dos principais nomes da música instrumental contemporânea, premiado diversas vezes pelos mais exigentes críticos e avaliadores. Sua discografia tem início em 1996 e possui quatro álbuns gravados. Já tocou com Yamandú Costa, Vitor Biglione, Zé Geraldo, Zeca Assumpção, Tom Zé, Passoca, Chico Saraiva, entre outros. Seu trabalho recebeu, em 2001, o prêmio do Instituto Itaú Cultural "Rumos e Tendências Musicais" e, em 2004, o prêmio do festival nacional "Syngenta" de música instrumental para viola. Em 2007, foi premiado na categoria Melhor Instrumentista no “Festival de Música Instrumental de Guarulhos”, em São Paulo.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Vacinação Gripe A: São Sebastião imuniza mais de 9 mil pessoas


São Sebastião - No último sábado, dia 10, a população sebastianense pôde contar com o funcionamento de seis postos de vacinação para a imunização da gripe A (H1N1), campanha que segue um cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde desde o dia 8 de março.
A Prefeitura de São Sebastião disponibilizou o serviço nos postos da Enseada, na costa Norte, e nos centros de Saúde da Topolândia e ao lado do Hospital de Clínicas, na região Central. Já na costa Sul, em Maresias, Boiçucanga e Juquehy.
Em mais uma forma de atender a demanda e diminuir a ocorrência da doença, a iniciativa deste sábado resultou na imunização de 2.594 pessoas, em sua maioria entre 20 e 29 anos.
A campanha em São Sebastião tem atingido a média nacional de vacinação. De acordo com a equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (Sesau), até o momento foram vacinados 1.148 profissionais da Saúde, 281 indígenas, além de 581 gestantes. Os portadores de doenças crônicas já chegam aos 3.246 e as crianças menores de 2 anos; 1.323. A atual fase da campanha, de adultos com idades entre 20 e 29 anos já imunizou 2.608 pessoas.
A vacina contra a gripe A (H1N1) continua sendo aplicada em todas as unidades de saúde da cidade, das 8h às 17h.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)
 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Clique na figura abaixo e leia a 5º Edição do Jornal Maranduba News

Audiência sobre Lei de Diretrizes Orçamentárias teve data alterada para 23 de abril

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba realiza no próximo dia 23 de abril, uma audiência pública para discutir com a população do município a minuta da LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2011. A LDO prevê as diretrizes para elaboração do orçamento do município e após debatida com a comunidade será encaminhada para a Câmara Municipal. A audiência será realizada no auditório da secretaria municipal de Educação (Rua Gastão Madeira, 101), às 18 horas. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)


Ação conjunta entre Prefeitura de Ubatuba e OAB garante permanência do IML no município

O prefeito Eduardo Cesar e o presidente da OAB de Ubatuba estiveram em São Paulo para impedir que os serviços do IML fossem paralisados

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, juntamente com o presidente da OAB, Dr Thiago Penha de Carvalho Ferreira, esteve reunido nesta terça, 13, com o assessor especial do secretário estadual de Segurança Pública, Dr Carlos Alberto Estracine.
A reunião, agendada pelo deputado estadual Gil Arantes, tinha como assunto a paralisação do funcionamento do Instituto Médico Legal de Ubatuba, o que traria problemas gravíssimos tanto para o atendimento à população quanto para os médicos legistas que lá trabalham.
O esforço conjunto resultou na garantia da continuidade do serviço em Ubatuba. “Tivemos que interferir de forma emergencial para impedir que esta paralisação fosse levada adiante. Não podemos ficar sem os serviços do IML, do qual dependem casos como homicídios, agressões, acidentes de trânsito com vítimas, estupros e uma série de outras situações. Desta forma, viemos a São Paulo buscar uma solução e o Estado garantiu a imediata retomada dos serviços”, explicou o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar.
Em junho do ano passado, o prefeito de Ubatuba já havia se empenhado para que o IML continuasse funcionando com condições dignas no município. Na ocasião, o posto seria fechado por estar funcionando na própria delegacia da cidade, em situação precária. Eduardo Cesar conseguiu rapidamente um novo imóvel para evitar que o município ficasse sem um posto do IML e que as pessoas que necessitassem de exames como corpo de delito tivessem que se locomover grandes distâncias para serem atendidas.
“Assim como aconteceu no ano passado, corremos para tentar reverter a situação, pois sabemos que a população não pode ser prejudicada. Contamos com o apoio da OAB e do Governo do Estado para que este problema não volte a acontecer em nossa cidade”, finaliza o prefeito.
A reunião contou também com a presença do assessor do deputado Gil Arantes, Ivo Gobatto. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Futebol de Ubatuba fica a uma vitória da fase regional dos Jogos da Juventude


Ubatuba - A equipe de futebol de campo de Ubatuba estreou com vitória na fase sub-regional dos Jogos da Juventude. A equipe de Ubatuba, treinada por André Paulo, venceu Caraguatatuba por 3 a 0 (gols marcados por Ricardo Oliveira -2- e Pedro Henrique -1) , em partida disputada na ultima segunda-feira, 12, no CEMUG em Caraguá.
A próxima partida de Ubatuba acontece no próximo dia 15, contra São Sebastião e uma vitória simples garante a participação na fase regional, que será disputada em São José dos Campos.
A seleção de Ubatuba começou o jogo com os seguintes atletas: Beto, Lucas Mairon, Douglas e Rafael; Alan, Elvis, Gladston e Allan; Pedro Henrique e Ricardo Oliveira. Durante o jogo entraram Maicon, Thiago, Gustavo, Paulo e Enilson.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Cruz Vermelha trabalha na finalização do diagnóstico da Santa Casa de Ubatuba


Ubatuba - A Cruz Vermelha, que no mês passado assinou, junto com a Prefeitura de Ubatuba e a Santa Casa de Misericórdia Irmandade Senhor dos Passos, um protocolo de intenções visando o repasse da gestão administrativa do hospital à entidade filantrópica, trabalha na finalização do relatório do diagnóstico.
De acordo com o secretário municipal de Saúde de Ubatuba, Clingel Frota, tão logo o relatório seja finalizado ele será amplamente discutido junto ao Conselho Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde e também com a Santa Casa. “Todos os termos dessa proposta de gestão deverão ser discutidos com os representantes da sociedade de nossa cidade”, garantiu o secretário Clingel Frota. Ele disse ainda que a Cruz Vermelha já apontou previamente vários fatos positivos no hospital, inclusive indicando melhorias, porém, todas elas dependem de uma série de fatores, que serão discutidos com todos os interessados. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Vôlei de Ubatuba começa caminhada na LIVOVALI

Equipes da categoria infantil estrearam no torneio


Ubatuba - O vôlei feminino de Ubatuba estreou com vitória no torneio da categoria infantil da Liga de Vôlei do Vale do Paraíba e Litoral Norte (LIVOVALI). Em partida disputada no Ginásio de Esportes Tubão no último domingo, 11, as meninas comandadas por Geraldo Vanoni venceram Jacareí, por 3 sets a 0 (25/20, 25/14 e 25/7) em 1h20 de jogo.
“Vencemos, mas não podemos nos acomodar. Estamos iniciando nosso trabalho e ainda temos muito para caminhar”, comentou Vanoni após a partida.
Participaram da partida, as jogadoras Poliana, Stefani, Tamires,Vitória, Elen, Tainá Mendonça, Lilian, Tainá Alves e Luana. A próxima partida da equipe feminina acontecerá novamente no Tubão, dia 21, às 10h, contra a equipe da SEJEL Pinda/FAEEP.

Taubaté vence no Masculino

A equipe infantil masculino de Ubatuba não teve a mesma sorte e sofreu seu primeiro revés no torneio. A partida, disputada também no Ginásio de Esportes Tubão, foi vencida pela equipe DEL Taubaté/ LTV por 3 sets a 1. O próximo desafio da equipe treinada por Marcos Jardim será contra a SEJEL Pinda/FAEEP, na rodada dupla do dia 21. A partida está marcada para as 11h. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

 

 

 

Cine Porto Ubatuba
Semana de 16/04 a 22/04/2010

"O Livro de Eli"
Ficção científica!!!!
Com Denzel Washington!!!!
ás 16:30hs e 21:20 hs

"Um sonho Impossivel"
Drama baseado em fatos reais!!!!!
Com Sandra Bulloock -"OSCAR"
de melhor atriz!!!!
ás 19,00hs

Toda 4ªfeira é "quarta maluca"
todos pagam R$ 4,00
 

Poesia Topo

Anuncie

Mensagem na areia

Não é preciso ser doutor
em ciências da antiguidade
para decifrar a última mensagem
em escrita cuneiforme
que a batuíra deixou
ao andejar na areia molhada
da praia de Ubatuba:
está chegando o inverno

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

 

CHARGE

---

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Maranduba  © Valter Ely Marostica

Maranduba
© Valter Ely Marostica

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Uésler Rodrigues (EZZY)

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor