Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-Feira, 15 de Abril de 2010 - Nº 2239 Edições Anteriores

Pousada Maranduba Colégio Dominique

Região
Ex-Prefeito Luizinho realiza reunião com a comunidade de Boissucanga
Com um numero de pessoas maior que o esperado, a reunião contou com a participação da comunidade.
Programa FiqueSabendo acontece em Bertioga
O objetivo é realizar cinco mil testes preventivos contra o HIV e Sífilis na cidade
Sábado tem ‘Sopros e Piano’ na Casa da Cultura
No repertório, serão interpretadas obras de Purcell, Handel, Mozart e Villani-Côrtes, pelos músicos Maria de Lourdes Carvalho, Gilson Barbosa e Leonardo Fernandes

Caraguatatuba
Alunos recolhem óleo de cozinha a favor do meio ambiente
Garrafas PET também são utilizadas na reciclagem
Baduca quer isenção de IPTU para imóveis que sofreram com enchente
Kazon iniciará novo projeto nesta semana
Após sucesso do ATENDA, parlamentar irá atrás das necessidades da comunidade
KRONNUS - O Ilusionista
TEATRO MARIO COVAS
Lobinho luta por UBS para atender Poiares e Gaivotas
Professores de Caraguá apresentam peça em comemoração aos 80 anos de CPP

Ilhabela
Prefeitura de Ilhabela realizará três audiências da LDO 2011 em abril
Câmara de Ilhabela aprova três projetos na sessão de hoje
Prefeitura faz apelo à população para participação no combate à Dengue

São Sebastião
Artur reivindica reforma no Rancho de Pescadores “Parananga”, no Porto Grande
Educação e Saúde lançam “Campanha Educativa de Combate à Dengue nas Escolas”
Associação comunitária indígena pode ser declarada de utilidade pública
Comunidade do bairro Canto do Mar prefere investimentos em campo de futebol a festa do Migrante
Reis quer informações sobre possibilidade de novo rompimento de adutora
Torneio de futebol de areia acontece domingo no Pontal da Cruz

Ubatuba
Aciu e Sebrae oferecem curso sobre fluxo de caixa
Aciu e XP investimentos oferecem curso de Finanças Pessoais
Método de ensino dinâmico com linguagem simples e aplicada às necessidades do seu dia a dia
Domingo também terá um navio de cruzeiro em águas ubatubenses
Além do navio MSC Orchestra – que atracará na cidade na próxima segunda-feira, 19 – haverá outra embarcação, o MSC Opera, chegando a Ubatuba no domingo, 18

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Charge

Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

Ex-Prefeito Luizinho realiza reunião com a comunidade de Boissucanga
Com um numero de pessoas maior que o esperado, a reunião contou com a participação da comunidade


Região - Realizou-se nesta segunda, dia 12 de abril, em Boissucanga, Costa Sul de São Sebastião, a primeira reunião com as comunidades, do Ex- Prefeito Luiz Alberto de Faria, carinhosamente conhecido como Luizinho (Para quem não o conhece, Luizinho foi prefeito de São Sebastião nos anos de 1993 à 1996, tendo sido anteriormente Secretário de Fazenda do Município e Chefe de Gabinete do Prefeito, e, conhecedor da questão portuária e participado do processo de elaboração da legislação nacional na questão dos royalties de petroleo.). A reunião teve o objetivo de explicar à comunidade "Oque são os tão comentados Royalties de Petróleo, sua aplicação e importância no orçamento de nossa cidade", foram comentados pela comunidade assuntos referente as políticas públicas de saúde, educação, habitação e esporte, a aplicação dos recursos e suas consequências.
"A participação da comunidade foi entusiasmante", afirmou o Ex-Prefeito Luizinho.
Foram mais de 3 horas de reunião, um bate papo descontraído com a participação de todos os presentes, pessoas interessadas no desenvolvimento de nossa cidade, somando-se aproximadamente 60 pessoas.
(Fonte:DIVULGAÇÃO)


Programa FiqueSabendo acontece em Bertioga

O objetivo é realizar cinco mil testes preventivos contra o HIV e Sífilis na cidade


Região - A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Bertioga, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), está desenvolvendo no Município o Programa FiqueSabendo, ação do Ministério da Saúde do Governo Federal, voltada a proporcionar uma mobilização de incentivo ao teste de AIDS, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da realização do exame.
A ação em Bertioga visa à realização de cinco mil testes, buscando a prevenção do HIV e Sífilis, com o grande propósito de erradicar até 2012 a Sífilis congênita na Cidade.
Segundo dados do CTA, apenas em um mês foram realizados 726 coletas de sangue durante o desenvolvimento do programa no Município. A ação ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Centro de Saúde III (CS III).
O trabalho, por meio do agendamento de coleta, também é desenvolvido com grupos específicos, como o Grupo Vivência, voltado para integrantes da Terceira Idade; da construção civil, nas obras em andamento em Bertioga; estabelecimentos comerciais, que possuem acima de dez funcionários; unidades de ensino, onde acontecem aulas do programa Educação para Jovens e Adultos (EJA) e Supletivos, entre outros segmentos.
Durante a ação é feita a distribuição de material informativo e preservativos, visando à conscientização da população sobre os riscos e as drásticas consequências causados por essas doenças.
O atendimento acontece as segundas, terças e quartas-feiras no CS III, das 9 às 12 horas. Às quintas-feiras, o procedimento é realizado no período da manhã, das 9 às 12 horas na UBS de Vicente de Carvalho II, e a tarde, das 14 às 17 horas, na UBS do Jardim Indaiá.
Já nas sextas-feiras o procedimento é realizado na parte da manhã, das 9 às 12 horas, na UBS de Vista linda; e à tarde, das 14 às 17 horas, na unidade de Boracéia. Segundo os técnicos, nas UBSs o foco principal é levar a prevenção à família.
O CTA é coordenado por Marcos Vinícius Cavinni, e conta com os trabalhos da equipe formada pelos técnicos de laboratório Davi Carvalho, Andréa Pires e Janaína Mota, responsáveis pela etapa operacional do projeto.
O trabalho desenvolvido pelo CTA também está direcionados aos profissionais do sexo e usuários de drogas, bem como será dirigido para casas noturnas, bares e similares, além de outros estabelecimentos comerciais.
Durante os procedimentos, os técnicos do CTA abordam as pessoas, disponibilizando a coleta de sangue para análise e, por meio de informações, buscam a conscientização e a propagação da educação da saúde sexual.
Após a coleta é feito o cadastramento das pessoas, para que após a análise do material que é encaminhado ao Laboratório Local, que leva aproximadamente 15 dias, o resultado é direcionado aos participantes do FiqueSabendo.
No caso de diagnósticos negativos, a entrega é feita pelos próprios integrantes do CTA, que se dirigem aos locais onde a coleta foi realizada. Já exames positivados são encaminhados à Vigilância Epidemiológica, responsável pela comunicação do resultado e solicitação de outros exames para controle da detecção e monitoramento do tratamento.
Para a realização da coleta de sangue por meio dos funcionários do CTA é previamente encaminhado um ofício aos locais, agendando lugar e horário da ação. Podem participar do FiqueSabendo maiores de 18 anos e menores de idade, desde que autorizados e acompanhados por pais ou responsáveis.
Interessados em agendar a coleta de sangue para a participação do programa de saúde que visa à prevenção e detecção da HIV e Sífilis podem entrar em contato com os representantes do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), pelos telefones (13) 3317-3808 ou 3317-4296, ou diretamente no local, na Rua Mestre Pessoa, 1001, no Jardim Lido
(Fonte: Prefeitura municipal de Bertioga)


Sábado tem ‘Sopros e Piano’ na Casa da Cultura

No repertório, serão interpretadas obras de Purcell, Handel, Mozart e Villani-Côrtes, pelos músicos Maria de Lourdes Carvalho, Gilson Barbosa e Leonardo Fernandes


Região - O grupo Sopros e Piano, formado por Maria de Lourdes Carvalho (flauta), Gilson Barbosa (oboé) e Leonardo Fernandes (piano) se apresenta na Casa da Cultura, neste sábado (17), a partir das 20 horas, mostrando repertório com flauta transversal e oboé, acompanhados por instrumento de teclado, abrangendo o período Barroco, iniciado no século XVII e chegando aos dias atuais.
O Evento integra o projeto Música é Cultura, desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Desenvolvimento Cultural, em parceria com o Sesc Bertioga. No repertório os músicos interpretam obras de Purcell, Handel, Mozart e Villani-Côrtes.
Maria de Lourdes Carvalho atuou na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, na Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo e Orquestra da Rádio e Televisão Cultura, enquanto Gilson Barbosa foi primeiro oboísta-solista das Orquestras Sinfônica Municipal de Campinas e Sinfônica Municipal de São Paulo e monitor de oboé da Orquestra Experimental de Repertório (SP). Atualmente atua como solista em grupos de câmera e como convidado junto a orquestras profissionais de São Paulo.
Já Leonardo Fernandes formou-se no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, graduando-se pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Recebeu orientação de José Eduardo Martins e Pietro Maranca e participou de master classes e workshops com Antonio Bezzan, Maria Regina Seidlhofer, Edmundo Hora, M.J.Carrasqueira e Yara Bernette, entre outros. Participou da 1ª Semana de Composição da ECA-USP, 1º e do 3º Simpósio de Teclados de Mariana, VI Festival de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora, e 26th International Music Festival em Stavanger, Noruega. De formação eclética, tem atuado também como camerista, co-repetidor e diretor musical em montagens teatrais, além de extensa atividade pedagógica.
A Casa da Cultura de Bertioga fica na Avenida Thomé de Souza, 130, Praia da Enseada (Centro). Telefone para contato: (13) 3317-4060
(Fonte: Prefeitura municipal de Bertioga)
 


Notícias de Caraguatatuba Topo



Noroeste News

Alunos recolhem óleo de cozinha a favor do meio ambiente
Garrafas PET também são utilizadas na reciclagem


Caraguatatuba - O óleo comestível ganhou um novo destino depois de utilizado. Com a ajuda dos estudantes das escolas municipais de Caraguá, o produto é encaminhado à uma empresa especializada que transforma o óleo em barras de sabão. Das 36 escolas da rede municipal de ensino, 14 já participam do projeto e outras cinco estão em processo de adesão.
O projeto de educação ambiental ‘Caraguatatuba de olho no óleo na água’ foi implantado há nove meses. Neste período foram coletados quase cinco mil litros de óleo saturado. Se todo esse produto fosse despejado na natureza poderia contaminar o lençol freático e poluir as praias e a água potável, considerando que cada gota de óleo jogado em um rio inviabiliza 25 litros de água.
Neste projeto, todo o óleo coletado nas escolas municipais é armazenado em galões e estocado em um depósito da empresa Giglio, em Caraguá, que encaminha esse material para São Bernardo do Campo, sede da empresa. O óleo é filtrado para retirar as impurezas, separado da água, passa por um descanso em tanques apropriados e depois por uma nova filtragem para que esteja totalmente puro para a fabricação do sabão em barra.
O supervisor da empresa, Tarcísio Edson Mendes Lima, explica que a fabricação caseira requer muito cuidado já que o óleo é misturado com soda cáustica, que reage em contato com água. Qualquer problema que ocorra durante a fabricação pode causar graves danos à saúde de quem o produz, como queimaduras e cegueira; como também para quem manuseia o sabão pronto, que causa irritações na pele. “É comum as pessoas terem receitas caseiras que aprenderam com familiares, mas elas precisam saber que, em contato com a soda, não podem utilizar água para se lavarem, e sim vinagre, que não reage ao produto”, alerta Lima.
Este ano, o projeto cresceu com a ideia da vice-diretora, Eliane Almeida Motejunas, da escola municipal Professora Antonia Ribeiro da Silva, do bairro Jardim Califórnia. Ela encontrou uma nova utilidade para as garrafas PET, que também são um problema ambiental. Com o tema ‘Leve esta garrafa vazia e traga-a cheia de óleo’, a direção escolar organizou uma campanha na comunidade. Os alunos levam para casa uma garrafa PET e quando ela está cheia de óleo eles a levam para a escola. O óleo é despejado em um galão e entregue novamente ao aluno. Restaurantes, quiosques, lanchonetes e demais estabelecimentos também retiram garrafas na escola para enchê-las de óleo saturado.
A diretora da escola, Maristela Aparecida Sevilhano informa que antes da ideia de utilização das garrafas PET, a escola coletava cerca de 100 litros de óleo a cada 15 dias. Com o apoio dos alunos e de toda a comunidade, foram colhidos em uma semana 150 litros. “Nosso maior objetivo foi alcançado: despertar a conscientização nos alunos para o perigo de jogar óleo de cozinha nos ralos da pia. O óleo tem destino certo e agora eles sabem qual é”, disse Maristela.
Mas o projeto crescerá ainda mais. A direção da escola está em contato com pais, que possuem comércio na cidade, para que coloquem galões de coleta de óleo em seus estabelecimentos. Além disso, a vice-diretora pretende, em breve, organizar uma campanha na comunidade, em que os alunos do 5º ano percorrerão o bairro para oferecer garrafas PET aos moradores
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)



Baduca quer isenção de IPTU para imóveis que sofreram com enchente


Caraguatatuba - Em um ato de solidariedade, o vereador do PDT, Cristian Alves de Godoi (Baduca Filho), fez um requerimento pedindo que famílias que tiveram seus imóveis danificados com enchentes e alagamentos, que fiquem isentos, ou seja concedida à remissão do IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano.
A propositura beneficiará diversos residentes de Caraguá, principalmente dos bairros Morro do Algodão, Barranco Alto, Perequê-mirim e Pegorelli. Muitas pessoas estão abrigadas em ginásios esportivos, e somente uma semana depois estão retornando as suas casas, já que só agora a água está baixando totalmente.
“É uma situação dolorosa para quem vê e principalmente para quem está passando por esse sofrimento. É o momento de levarmos não só a nossa solidariedade, mas também tomar atitude e trabalhar forte para ajudar os moradores de nossa cidade”, salientou o vereador Baduca Filho, que cobra medidas urgentes por parte das autoridades.
“Temos que acertar tudo para que isso não volte a acontecer. Sabemos que a chuva foi forte e intensa, mas não podemos ficar a mercê desse problema, que causou um transtorno indescritível para muitas famílias, que perderam móveis, roupas e até a vontade de viver por alguns momentos. Cabe a todos nós solidarizarmos e batalhar para ajudar nessa reconstrução”, disse.
De acordo com o requerimento, os benefícios serão concedidos em relação ao crédito tributário relativo ao exercício seguinte ao da ocorrência da enchente ou alagamento e terão a isenção do IPTU os imóveis atingidos, aqueles edificados que sofreram danos físicos ou nas instalações elétricas ou hidráulicas, decorrentes da invasão das águas, sendo também considerado os danos com a destruição de alimentos, móveis ou eletrodomésticos.
“Acreditamos que o prefeito aceitará esse nosso projeto, pois se trata de matéria de grande interesse social, que visa contribuir com aqueles que já sofreram com a perda de materiais. É uma dor não só material, mas também de sentimento”, falou Baduca que completou. “Estou a disposição dos munícipes, e não medirei esforço para ajuda-los. Caraguá pode e sempre poderá contar comigo”, concluiu.
(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)



Kazon iniciará novo projeto nesta semana

Após sucesso do ATENDA, parlamentar irá atrás das necessidades da comunidade


Caraguatatuba - O vereador Omar Kazon do PR, presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, dará início ao projeto Caminhar nesta semana, quando percorrerá o bairro do Morro do Algodão e terá contato com os moradores que poderão fazer suas reivindicações.
Esse é o segundo trabalho desse tipo por parte do parlamentar. Em 2009 o edil apresentou o projeto ATENDA, que junto com sua equipe de assessores estiveram em diversos locais de Caraguá, instalados em uma tenda.
“Mais uma vez vamos estar próximos dos munícipes. Saber o que estão precisando e ir atrás. Trabalhar, como sempre fazemos, buscar alternativas, levar os problemas ao Executivo para que possamos dar sempre melhor condição a população de nossa cidade”, contou Omar Kazon, que disse estar preocupado com a condição do Morro do Algodão, primeiro bairro a receber o Caminhar, que sofreu graves problemas com as chuvas da última semana.
“É um momento delicado que muitas famílias daqui estão passando. Temos que nos solidarizar e ir atrás de soluções. Visitei na última semana alguns lugares e foi muito triste o que vi. Quero que os moradores saibam que eu e meus assessores já estamos trabalhando por melhoras. Isso não pode ficar assim”, falou.
Com o projeto Caminhar, o vereador espera estar mais presente e junto dos munícipes, percorrendo ruas, com a oportunidade de ver e sentir de perto as necessidades da população. “Estamos começando esse projeto, que tenho convicção que dará tão certo quanto o ATENDA. Esse mês nós vamos ao Morro do Algodão, e ainda não decidimos qual será o próximo bairro a ser visitado em maio”, comentou Omar Kazon.
Em 2009, com o ATENDA, o parlamentar recebeu diversas reivindicações, principalmente na área da saúde, segurança e infra-estrutura. “Sempre que tínhamos as reclamações, passávamos a elaborar proposituras e encaminhávamos a Prefeitura”, salientou
(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)



KRONNUS - O Ilusionista

TEATRO MARIO COVAS


Caraguatatuba - 16/04 - sexta - 21h
Protagonizado pelo mágico Kronnus, é um espetáculo impar – mistura mágica, ilusionismo, levitação, humor, teatro e poesia.
O show cria um ambiente fantástico, onde tudo pode acontecer.
Roteiro e direção – Eduardo Toledo
Elenco – Daiane Frigo, Diana Fróes, Eduardo Toledo e Thiago Neves
Classif. indicativa: livre
Ingressos: R$ 30,00 inteira / R$ 15,00 meia-entrada
(Fonte:DIVULGAÇÃO)


Lobinho luta por UBS para atender Poiares e Gaivotas


Caraguatatuba - Ao lado da população em todos os momentos, Agostinho Lobo de Oliveira, vereador do PSDB, vem cobrando o Poder Executivo para que seja construído um posto de saúde nos bairros Poiares e Jardim Gaivotas.
A necessidade de um melhor atendimento médico aos munícipes daquela região é uma preocupação antiga por parte do parlamentar, que há quatro mandatos luta por melhorias na cidade.
Lobinho se mostrou confiante na conquista. “A construção do Posto de Saúde nesses bairros já consta no plano do prefeito e é um pedido que fizemos com um pouco de urgência. Os moradores necessitam desse centro”, afirmou o vereador, lembrando que muitos o procuraram fazendo essa cobrança.
A Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima do Gaivotas e Poiares fica localizada no Tinga, e já sofre com a grande demanda.
O vereador esteve no final do mês de março no Jardim Gaivotas, onde esteve reunido com a comunidade e líder do bairro. “Foi um encontro em que ouvimos as principais necessidades deles. Estamos já trabalhando para atender a população e levar melhorias”, diz.
Desde que assumiu como vereador em 1997, Lobinho tem trabalhado para atender os munícipes. Sempre preocupado com as condições dos bairros caraguatatubenses, muitas indicações, requerimentos e projetos de lei foram elaboradas por ele e aprovadas na Câmara.
“Temos uma atenção, um carinho especial ao povo de Caraguá. Muitos acham que vereador não trabalha, que não está nem aí, mas as coisas não são bem assim. Sofremos com o problema dos moradores e fazemos de tudo para conseguir levar melhorias”, finalizou Lobinho.
(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)


Professores de Caraguá apresentam peça em comemoração aos 80 anos de CPP


Caraguatatuba - Um grupo de professores ligados ao Centro do Professorado Paulista (CPP) se apresentou na última terça-feira (13), no teatro da sede paulistana da organização.
O texto da professora Vicentina Barbieri, retrata de maneira musical a vida dos educadores e faz homenagem aos presidentes da organização, que completa 80 anos neste mês. A direção é da professora Rita Pisteco e o elenco traz profissionais da rede pública de ensino.
Ao longo do mês o CPP de São Paulo terá solenidades e apresentações culturais em alusão ao seu aniversário para seus associados e convidados
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

 

Notícias de Ilhabela Topo



Prefeitura de Ilhabela realizará três audiências da LDO 2011 em abril

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Administração, promove este mês três audiências públicas para elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A primeira será no dia 19 de abril, às 19h, na Escola Municipal “Eurípedes Ferreira”, na Barra Velha.
Já a segunda audiência foi marcada para 20 de abril, às 19h, na Escola Municipal “Anna Leite Julião Torres”, no Bexiga (região sul) e a última no dia 28 de abril, às 19h, na Câmara Municipal.
A apresentação elaborada pela equipe da Secretaria de Administração tem o objetivo de colher sugestões da população para elaborar a Lei de Diretrizes Orçamentárias.
(Fonte: Nossa Ilha Mais Bela)



Câmara de Ilhabela aprova três projetos na sessão de hoje


Ilhabela - A Câmara Municipal de Ilhabela aprovou três projetos na sessão realizada na tarde de hoje (14/04). O Projeto de Lei nº 28/2010, de autoria do Executivo, foi aprovado por unanimidade entre os presentes e altera a Lei nº 603/08, que institui normas gerais para tratamento diferenciado e favorecido às microempresas e empresas de pequeno porte. A propositura prevê a exigência do “habite-se” apenas quando for a primeira utilização de imóvel novo.
Segundo justificativa do prefeito Antonio Colucci, a alteração se faz necessária para a simplificação do processo de registro e legalização de empresários e de pessoas jurídicas, visando implementar no município as diretrizes gerais da Lei Federal nº 11.598, de 3 de dezembro de 2007, que cria a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios.
Placas orientadoras nas unidades de saúde - Os vereadores também aprovaram o Projeto de Lei nº 24/2010 que obriga a fixação de placas orientadoras com nome dos médicos e dentistas, seus horários de atendimento e especialidades nas recepções de todas as unidades de saúde no município de Ilhabela. O projeto é de autoria do Vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto (Carlinhos-PMDB).
“Dessa forma, ao necessitar de um clínico geral, um pediatra, dentista ou um ginecologista, o usuário poderá ser informado diretamente pela placa, permitindo que o paciente tenha a opção de escolha e a sensação de estar sendo bem atendido pelo serviço médico”, justificou o parlamentar.
Mudanças na representatividade do Conselho de Pesca - Outro projeto aprovado foi o de nº 21/2010, do Executivo. O Projeto de Lei altera a redação da Lei no 741/98, que instituiu o Conselho Municipal de Desenvolvimento da Pesca e da Agro-Indústria Artesanal.
De acordo com o Executivo, as alterações visam adequar o número de representantes dos segmentos que participam do conselho. Conforme a alteração proposta, o conselho será composto por três representantes da Prefeitura e não mais por um como é atualmente. O projeto também vai alterar o número de representantes dos pescadores artesanais, de cinco, como é hoje, será diminuído para três. Portanto o Conselho Municipal de Desenvolvimento da Pesca e da Agro-Indústria Artesanal deverá ficar composto por três representantes da Prefeitura; um do Escritório de Desenvolvimento Regional da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, indicados pelo Coordenador; um do Escritório de Defesa Agropecuária da Coordenadoria de Assistência Integral, indicados pelo Coordenador; um da Associação Colônia de Pescadores de Ilhabela – Z-6 “Senador Vergueiro”; e três representantes dos pescadores artesanais – além dos respectivos suplentes de cada setor
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)



Prefeitura faz apelo à população para participação no combate à Dengue


Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, faz novamente um apelo à população para que cada um se engaje na luta contra a Dengue. “O poder público tem feito sua parte, intensificando as ações de combate ao mosquito transmissor da doença, no entanto, sem a ajuda de cada morador, no sentido de combater os possíveis criadouros das larvas, não há como evitar o aumento de casos na cidade”, alerta a enfermeira Lara Kaianoki, chefe da Vigilância Epidemiológica.
A Prefeitura ampliou a equipe de combate a endemias, tem intensificado as ações de nebulização, em especial nas regiões do Itaquanduba e Barra Velha, onde se concentra a maioria dos casos registrados, firmou parcerias com as pastas de Educação, Meio Ambiente e com o departamento de Fiscalização, mobilizando todo o funcionalismo nas ações de combate à doença, aumentou as visitas casa a casa, os mutirões de limpeza nos bairros e reestruturou a prestação de serviços da Saúde, com reciclagem, treinamento e capacitação dos profissionais da rede.
No entanto, todas essas ações tornam-se ineficientes quando a população continua deixando água limpa parada em pneus, calhas, vasos de planta e outros utensílios, quando deixa lixo acumulado em terrenos baldios e tantos outros cuidados que são diariamente massificados pela mídia. “Tem que ser um trabalho de formiguinha, com dedicação de cada um, pois até uma tampa de garrafa com água acumulada jogada na rua pode ser um criadouro para o Aedes aegypti”, ressalta Lara.
A Prefeitura manterá tolerância zero para combater a doença, inclusive com multas aos munícipes que forem reincidentes nas notificações da Vigilância Sanitária. Até o momento, Ilhabela registra 188 casos positivos de Dengue, com outros 463 suspeitos aguardando resultado
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

 

 

Notícias de São Sebastião Topo

Chalés Juliamar

Artur reivindica reforma no Rancho de Pescadores “Parananga”, no Porto Grande

São Sebastião - A pesca artesanal está acabando por falta de condições de trabalho dos profissionais, que necessitam de investimentos e espaço físico para proteger os apetrechos de pesca, é o caso dos pescadores que utilizam o rancho Parananga, localizado na Praia do Porto Grande, ao lado do terminal da Petrobrás.
O rancho existe há 30 anos e a falta de manutenção prejudica o trabalho das pessoas que guardam as redes e canoas no dia a dia.
Diante desses argumentos, o vereador Artur Balut (PSDC) enviou um requerimento ao Poder Executivo cobrando a realização de reforma com urgência no local, já que muitas famílias sobrevivem da renda obtida com a venda dos pescados.
“Alguns bairros foram beneficiados com essa iniciativa que estimula à pesca, já que restam poucos profissionais dedicados à esse meio de sobrevivência pelas dificuldades enfrentadas,” declara.
Artur também comentou sobre a prainha que existe em frente ao Tebar Praia Clube, onde turistas e moradores utilizam barcos para se deslocarem ao Bonete.
Na opinião dele, o local deveria ter uma estrutura melhor, com bancos e banheiros químicos, já que diariamente muitas pessoas aguardam a chegada de embarcação para passeios, e outros como meio de transporte para chegarem às suas residências.
Ele sugeriu que a própria Petrobrás possa investir se for possível na estrutura da prainha e reforma do rancho, já que ambos ficam ao lado do Terminal.
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)



Educação e Saúde lançam “Campanha Educativa de Combate à Dengue nas Escolas”


São Sebastião - Na tarde desta quarta-feira, dia 14, representantes das secretarias da Educação (Seduc) e da Saúde (Sesau) de São Sebastião deram início a um importante projeto conjunto, a “Campanha Educativa de Combate à Dengue nas Escolas”.
Em atenção às informações da Secretaria da Saúde quanto ao aumento do número de casos da dengue na cidade, o programa criado irá formar em cada unidade escolar uma equipe composta por um coordenador, dois professores e dez alunos. Em algumas escolas, inclusive, a quantidade de alunos supera os dez estipulados pelo projeto, tamanha a adesão dos estudantes à nova atividade.
O critério para a escolha dos integrantes da equipe ficou a cargo da própria unidade, levando em conta a afinidade com o tema e o comprometimento com a causa.
Os novos “agentes mirins” deverão fazer um monitoramento semanal e identificar os pontos críticos do local onde estudam em uma “varredura”, apontando os possíveis criadouros do mosquito. Com isso, irão elaborar um relatório ao coordenador, que por sua vez encaminhará um levantamento mensal à Secretaria da Educação com todas as ações desenvolvidas na unidade escolar. As atividades para a equipe de combate à dengue acontecem até o final do ano letivo.
De acordo com a coordenadora do programa ”Saúde na Escola” da Seduc, Débora Puertas, a ideia é utilizar o olhar da criança para o bem da cidade. “Elas cobram, vão atrás, questionam. E isso trará uma mudança de hábitos não só na escola onde estudam e nos funcionários que trabalham nela, como também na comunidade onde elas vivem. Estamos muito contentes com a participação de todos”, comemorou.

Concurso
O programa “Saúde na Escola”, criado pela secretaria da Educação em parceria com a secretaria da Saúde, contempla temas como as DST/AIDS, saúde mental, dependência química, higiene pessoal, e agora também a questão da dengue.
Para ilustrar a campanha educativa nas escolas, foi criado um concurso de desenhos para os alunos do ensino fundamental 1 (1º ao 5º ano) de todas as escolas do município, e um concurso de frases voltado aos estudantes do ensino fundamental 2 – do 6º ao 9º ano. Juntos, desenho e frase formarão um selo para a campanha.
A análise da comissão julgadora, realizada nesta quarta nas dependências da Seduc, escolheu o desenho da estudante Aryadne Botelho de Carvalho, do 5º-A da E.M do Canto do Mar como o melhor entre os candidatos. Já a aluna Manuela Nunes de Jesus, do 7ºB da E.M de Cambury foi selecionada pela frase “Dengue é uma doença do mal, sem cuidado pode ser fatal”.
Outros trabalhos também serão aproveitados ao longo do projeto, de acordo com a diretora do departamento pedagógico da Seduc, Vivian Augusto.
A vencedora do desenho receberá como premiação um MP4, e a ganhadora da melhor frase, uma máquina fotográfica digital em festividade com data a definir.
A coordenadora do Programa de Combate à Dengue da secretaria da Saúde, Laís Helena Ferreira Santos, também membro da comissão julgadora do logotipo, aprovou os resultados da parceria. “Acho ótimo ter mais um apoio à nossa equipe dentro das escolas, já que no Programa Municipal de Combate à Dengue as vistorias casa a casa são mais freqüentes do que nas unidades escolares. Ter o comprometimento lá dentro será muito bom”, finalizou.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)



Associação comunitária indígena pode ser declarada de utilidade pública


São Sebastião - Visando promover o bem estar da comunidade indígena Guarani da Reserva Ribeirão Silveira e proporcionar condições para o fortalecimento das famílias e consequentemente à qualidade de vida, foi criado em 1997, a associação comunitária indígena Guarani Tjeru Mirim BA’ E KUAAI , em Boracéia.
A entidade presta serviços aos índios através de assistência social, jurídica, religiosa, educacional, material e de saúde, mantendo e preservando à cultura indígena.
Diante dos trabalhos desenvolvidos pela associação, o presidente da Câmara, Luiz Antonio de Santana Barroso “Coringa” (DEM) apresentou um projeto de lei declarando de utilidade pública os serviços prestados.
A proposta está sendo analisada pelas comissões permanentes do Poder Legislativo
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)



Comunidade do bairro Canto do Mar prefere investimentos em campo de futebol a festa do Migrante

São Sebastião - Os moradores do bairro Canto do Mar se manifestaram favoráveis aos investimentos no campo de futebol à festa do Migrante, que a cada ano acontece em um bairro, sendo que Enseada e Jaraguá já receberam o evento.
O próximo bairro a ser beneficiado com a festa é o Canto do Mar, mas os munícipes consideram que existem outras prioridades que a região necessita.
A sugestão foi enviada ao representante daquela localidade, vereador Maurício Bardusco Silva (PPS) que enviou um requerimento ao prefeito, reivindicando à possibilidade da substituição da festa do Migrante por melhorias feitas no campo de futebol.
O parlamentar quer ter como referência, informação sobre o custo total da festa realizada no ano passado, no bairro da Enseada.
“A festa tem a duração de três dias e a estrutura no campo ficará por muito tempo, além de valorizar a parte cultural, esportiva, social, educacional e a saúde das pessoas, através do lazer,” justifica
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)



Reis quer informações sobre possibilidade de novo rompimento de adutora


São Sebastião - O rompimento da adutora da Sabesp ocorrido no último dia 31 prejudicou cerca de 20 bairros da região central que são abastecidos pelo manancial do Rio Claro, um problema já temido pela empresa, de acordo com matérias publicadas em jornal local.
A informação consta no requerimento de autoria do vereador José Reis de Jesus Silva (PSB) aprovado na última sessão ordinária e endereçado ao Superintendente Regional da Sabesp, José Bosco Fernandes de Castro, cobrando informações sobre a possibilidade de ocorrer novo rompimento da adutora em função das obras da DER (Departamento de Estradas e Rodagem).
“Apesar de a empresa ter realizado serviços emergenciais e conseguido evitar a falta de abastecimento no feriado, as chuvas continuam e as obras do DER também,” assegura.
Conforme explica o autor do documento, na Rodovia Manoel Hipólito do Rego, na curva dos Eucaliptos, bairro Enseada, parte da pista cedeu em janeiro desse ano por causa das fortes chuvas.
Para complementar as informações, Reis quer saber o tipo de medida adotada com antecedência para evitar o problema, já que o fato preocupava os responsáveis pela obra.
Ele também requer dados sobre o andamento das obras da Sabesp no local, já que foi anunciado de que a adutora teria que sofrer algumas alterações.
Reis questiona uma solução para evitar futuros problemas de abastecimento por parte da empresa.
“Houve um desrespeito da Sabesp, que sabendo do problema não tomou nenhuma providência, foram sete horas de desabastecimento,” critica.
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)



Torneio de futebol de areia acontece domingo no Pontal da Cruz


São Sebastião - As areias da praia Pontal da Cruz, na região central de São Sebastião, servirão de palco para o Pontal Beach Soccer 2010 promovido pela Sampoc (Associação dos Amigos do Pontal da Cruz), com apoio da Prefeitura.
A disputa está prevista para ser realizada no próximo domingo 18, com a participação de oito equipes, das 9h às 17h, as quais disputarão troféus e prêmios em dinheiro.
De acordo com os organizadores, serão cinco os troféus – confeccionados pelo artesão Wagner Lango, morador do bairro São Francisco – a serem entregues às três equipes vencedoras, ao goleiro menos vazado e também ao artilheiro do torneio. Já a premiação de R$ 500,00 será destinada somente ao time campeão.
Segundo informações, durante as partidas, disputadas no sistema “mata-mata”, a animação do público ficará por conta da Barraca do Samba, sob responsabilidade da ala de compositores do Grêmio Recreativo Escola de Samba Ki-Fogo.
Além do apoio da Seesp (Secretaria de Esportes), o evento promovido pela Sampoc, conta com o patrocínio da Vend Praia e Key Marine
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Clique na figura abaixo e leia a 5º Edição do Jornal Maranduba News

Aciu e Sebrae oferecem curso sobre fluxo de caixa

Ubatuba - De 17 a 21 de maio, empresários, gerentes e administradores de micro e pequenas empresas terão oportunidade de aprender como gerenciar melhor seus negócios.
A iniciativa é do Sebrae em parceria com a Associação Comercial de Ubatuba, que oferecem o curso “Fluxo de Caixa – Como Administrar”. A atividade tem como objetivo abordar a importância do fluxo de caixa como instrumento determinante no funcionamento de qualquer empresa, independentemente de seu tamanho.
Planejar, buscar, aplicar e controlar os recursos financeiros são as principais tarefas do fluxo de caixa, instrumento que possibilita a organização de registros e informações para o gerenciamento dos negócios.
A programação do curso inclui cinco etapas: organização dos documentos que dão origem aos registros de entrada e saída de caixa; apuração dos saldos de caixa para elaborar plano de compras; controle de contas “a pagar” e “a receber”; projeção do fluxo de caixa; e utilização do dinheiro da empresa.

Data: 17 a 21 de maio
Carga Horária: 20 horas
Horário: 19h às 23h
Local: Associação Comercial de Ubatuba (Rua: Dr. Esteves da Silva, 51- Centro)
Investimento: R$ 50,00
Vagas limitadas
Mais informações podem ser obtidas no Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor. Telefone (12) 3834 1445
ACIU



Aciu e XP investimentos oferecem curso de Finanças Pessoais

Método de ensino dinâmico com linguagem simples e aplicada às necessidades do seu dia a dia


Ubatuba - Planejamento Financeiro, finanças no dia a dia, exercícios práticos, valor do dinheiro no tempo, alternativa de investimentos e gestão de carreira são os tópicos do curso.

Data: 26 de abril – 2ª feira
Horário: 19h00 às 22h30
Local: Associação Comercial de Ubatuba- Rua Dr. Esteves da Silva, 51- Centro.
Investimento: R$ 70,00 associados Aciu e R$ 100,00 não associados
Inscrições: 0800 723 3700
(Fonte: ACIU)


Domingo também terá um navio de cruzeiro em águas ubatubenses

Além do navio MSC Orchestra – que atracará na cidade na próxima segunda-feira, 19 – haverá outra embarcação, o MSC Opera, chegando a Ubatuba no domingo, 18


Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba recebeu na noite desta quarta-feira, 14, a notícia de que, além do navio MSC Orchestra (que atracará na cidade na próxima segunda-feira, 19), haverá outra embarcação, o MSC Opera, chegando a Ubatuba no domingo, 18.
O desembarque do domingo está previsto iniciar por volta das 9h, trazendo cerca de 2 mil passageiros e aproximadamente 800 tripulantes. Esta será a segunda vez que este mesmo navio aportará em Ubatuba.
Assim como aconteceu na última segunda-feira, a chegada dos dois navios na próxima semana se deve à necessidade de substituição das escalas que seriam realizadas em Ilha Grande, no estado do Rio de Janeiro. Por causa das chuvas, a empresa considerou mais seguro realizar a escala em outro local. Graças à presteza com que a cidade se preparou para receber a escala da última segunda, a matriz da empresa optou novamente por Ubatuba. “Estaremos prontos para receber o navio e seus passageiros, tanto no domingo quanto na segunda-feira. Apesar de estarmos recebendo as informações das paradas na última hora, estamos muito contentes pela escolha de Ubatuba e faremos tudo para recebê-los da melhor forma possível”, afirma o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar.

Apoio fundamental

Eduardo Cesar também aproveitou para ressaltar a importância do apoio recebido por parte do Tamoios Iate Clube nas operações de receptivo dos navios de cruzeiro. “Não podemos deixar de destacar a fundamental participação do Tamoios Iate Clube neste processo, agradecendo especialmente ao Comodoro Magalhães por todo esforço que vem dedicando ao receptivo dos navios. Sabemos que esta parceria entre o poder público e a iniciativa privada tem sido fundamental para que tudo transcorra com absoluta tranqüilidade”, disse o prefeito. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)


 

 

 

Cine Porto Ubatuba
Semana de 16/04 a 22/04/2010

"O Livro de Eli"
Ficção científica!!!!
Com Denzel Washington!!!!
ás 16:30hs e 21:20 hs

"Um sonho Possivel"
Drama baseado em fatos reais!!!!!
Com Sandra Bulloock -"OSCAR"
de melhor atriz!!!!
ás 19,00hs

Toda 4ªfeira é "quarta maluca"
todos pagam R$ 4,00
 

Poesia Topo

Anuncie

Classificados

Procura-se especialista
em leitura de sinais de fumaça
para ler o recado
deixado pelos navios
que partem de Porto Seguro
para destino inseguro

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

 

CHARGE

---

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Maranduba  © Valter Ely Marostica

Maranduba
© Valter Ely Marostica

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Uésler Rodrigues (EZZY)

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor