Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-Feira, 04 de Maio de 2010 - Nº 2247 Edições Anteriores

Pousada Maranduba Colégio Dominique

Região
Centro Universitário Módulo Inicia Campanha Contra a Epidemia de Dengue em Caraguá
Mutuários do Conjunto Nedda II, no Jardim Indaiá assinam contrato com CDHU
Evento aconteceu no sábado (1º), no próprio conjunto habitacional, localizado na Avenida Prefeito Waldemar Costa Filho, s/nº
Trio Arandu é a atração do ‘Música é Cultura’, do próximo sábado (08)
Trio, que se apresenta na Casa da Cultura de Bertioga, interpretará obras de Gabriel Fauré, J.S.Bach, Waldir Azevedo, Egberto Gismonti, entre outros compositores.
Cinema em Bertioga exibe Hans Staden comemorando o mês da emancipação
Programação continua no domingo, com o filme espírita ‘A vida de Shirley Mac Laine
Ações solidárias acontecem em Boracéia para comemorar 1º de Maio, em Bertioga
Atividades foram realizadas das 9 às 15 horas na escola municipal, com a presença de grande público do bairro e de outras localidades
Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro de Bertioga – Sonho se torna realidade
Diretoria foi empossada no último sábado – Dia do Trabalho e tem o compromisso de treinar e colocar jovens de 14 a 18 anos para desempenharem atividades junto a órgãos públicos e empresas privadas do Município
Ação cívica inicia comemorações do dia 1º de Maio em Bertioga
A solenidade se iniciou com o hasteamento das bandeiras do Brasil, Estado e Município, e execução dos hinos Nacional e de Bertioga.

Caraguatatuba
13º edição do Litoral em Dança leva 5 mil pessoas ao Teatro
Quatro noites de técnica e arte no TMC
Audiência pública da saúde
Caraguá é aprovada como sede de ciclismo paraolímpico
Fim de semana foi agitado com atletas que formarão a Seleção Brasileira
Estilo e sonorização marcaram Caraguá Tuning Show
A 7ª edição do evento reuniu 72 competidores e público flutuante durante todo o dia
Eventos movimentaram turismo de Caraguá no fim de semana
Litoral em Dança, Copa Brasil de Ciclismo e Tuning entreteram a cidade
Força Tarefa contra a Dengue visita os bairros
H1N1: Vacinação de adultos começa dia 10 de maio
Integrantes de outros grupos ainda podem receber a vacina
Senai oferece cursos na área de construção civil
Curso de esperanto inicia em maio

Ilhabela


São Sebastião
“A Previdência Social e o Empregado Doméstico” é tema de palestra no CRAS de Boiçucanga
“Memórias de um sargento de milícias” atrai público estudantil ao teatro de São Sebastião
Atletas da Malha de São Sebastião disputam 7ª rodada da Liga
Circuito Cultural Paulista: Juventude e ditadura são abordadas em espetáculo teatral
Clube da “melhor idade” do Pontal da Cruz é recebido na administração municipal
Definidos finalistas da Copa Sebastianense de Futebol
Em parceria com o PAT, Ecobus seleciona monitores para ônibus escolares
Prefeitura promove palestras e oficinas destinadas aos servidores da Educação
São Sebastião participa de workshop sobre pescado e alimentação escolar
Sectur abre oficialmente ano de atividades das oficinas culturais
Seduc promove capacitação de pajens e funcionários de creches municipais
SuperSoro 2010 reúne surfistas locais e do interior paulista na praia da Baleia

Ubatuba
SuperSurf Internacional traz Ubatuba de volta ao circuito mundial WQS
Prefeitura de Ubatuba mantém diálogo com província japonesa a fim de estreitar a relação entre os países
A intenção é estabelecer um acordo de cidades-irmãs com a cidade de Tateyama, no Japão, para a troca de experiências turísticas

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Charge

Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

Centro Universitário Módulo Inicia Campanha Contra a Epidemia de Dengue em Caraguá

Região - A cidade de Caraguatatuba sofre atualmente uma epidemia de dengue. Até agora, a cidade tem 1.120 casos notificados e 349 já confirmados. Diante deste cenário, o Centro Universitário Módulo, maior instituição de ensino do Litoral Norte de São Paulo, a fim de evitar a sua proliferação, tem tomado algumas providências para alertar toda a comunidade acadêmica sobre a doença.
As equipes de apoio e limpeza do Módulo têm feito vistorias diárias nos campi. A verificação de calhas e higienização de salas de aulas e ambientes administrativos foram reforçadas. Há ainda o cuidado especial com a proteção de ralos externos. Além disso, a instituição solicitou e recebeu a visita do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ - Caraguá) com o carro nebulizador, mais conhecido como fumaceiro, que dissemina inseticidas de forma uniforme no ambiente.
Para contribuir com a causa, é preciso combater o mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti, que se reproduz em qualquer recipiente que possa armazenar água, tanto em áreas sombrias ou ensolaradas. Evite deixar água parada em caixas d'água, barris, tambores, vidros, potes, pratos e vasos de flores ou plantas. Tanques, cisternas, garrafas, latas, pneus, panelas e calhas de telhados pedem atenção especial. A comunidade conta com você!
(Fonte:MÓDULO)


Mutuários do Conjunto Nedda II, no Jardim Indaiá assinam contrato com CDHU

Evento aconteceu no sábado (1º), no próprio conjunto habitacional, localizado na Avenida Prefeito Waldemar Costa Filho, s/nº


Região - Técnicos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) e representantes da Secretaria de Habitação, Planejamento e Desenvolvimento Urbano, da Prefeitura de Bertioga, realizaram no último sábado (1º), a assinatura de contratos dos 88 mutuários do Conjunto Habitacional Nedda II, no Jardim Indaiá.
A formalização e oficialização dos contratos aconteceram no próprio condomínio, localizado na Avenida Prefeito Waldemar Costa Filho, s/nº. O prefeito de Bertioga, Mauro Orlandini esteve no local, acompanhando os procedimentos oficiais.
A assinatura dos contratos foi possível devido o empenho do prefeito Mauro Orlandini em regularizar a situação do conjunto, que já está totalmente concluído e ocupado pelos mutuários que já residem no local desde julho de 2008. “É uma grata satisfação registrarmos mais essa conquista para nossa comunidade. Agora os moradores destes imóveis terão seus bens assegurados e legalizados. É o sonho da casa própria se tornando realidade”, destacou o prefeito.
Apenas foram validados os contratos dos mutuários que residem em suas moradias, pois os que não habitam nos imóveis, ou alugam suas casas, não tiveram ou terão direito a documentação.
O Conjunto Habitacional Nedda II, no Jardim Indaiá, faz parte do Programa “Pró-Lar”, programa da CDHU, que tem por objetivo a produção de novas moradias visando a um só tempo a diminuição dos custos de produção e a valorização das práticas associativas.
A ação foi desenvolvida pela CDHU em parceria com o município para oferecer à população de baixa renda a oportunidade de construir a sua casa própria, priorizando aquela que tenha renda familiar entre 1 e 3 salários mínimos.
São casas com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, mas que não prevêem a ampliação da edificação. As parcelas, referentes às prestações do imóvel, variarão entre R$40,00 e R$60,00, valor estipulado em 30% da renda familiar, com prazo para pagamento estimado em aproximadamente dez anos.
A administração dos valores que passam a ser pagos a partir de agora pelos mutuários, pelos seus respectivos imóveis, estará sob responsabilidade da CDHU. Estão previstas ações complementares, como encontros entre integrantes da Companhia, Prefeitura e moradores, para proporcionar ações benéficas aos residentes do Nedda II, como noções de administração condominial, além de desenvolvimento de projetos anexos ao empreendimento, como a construção de playground para as crianças e área de lazer para os moradores, além de procedimentos adequados sobre o tratamento do esgoto do condomínio e manutenção e valorização da urbanização da localidade
(Fonte: Prefeitura municipal de Bertioga)


Trio Arandu é a atração do ‘Música é Cultura’, do próximo sábado (08)

Trio, que se apresenta na Casa da Cultura de Bertioga, interpretará obras de Gabriel Fauré, J.S.Bach, Waldir Azevedo, Egberto Gismonti, entre outros compositores.


Região - O projeto Música é Cultura, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Desenvolvimento Cultural em parceria com o Sesc Bertioga, apresenta no próximo sábado (08), a partir das 20 horas, na Casa da Cultura, o Trio Arandu. Formado por Paula Valente (flauta e sax), Fernando Corrêa (guitarra acústica) e Camila Bonfim (contrabaixo), o trio interpretará obras de Gabriel Fauré, J.S.Bach, Waldir Azevedo, Egberto Gismonti, entre outros compositores.
Formado por músicos que transitam nas áreas de música erudita e popular, o trabalho do trio - “Os Clássicos no Jazz”, tem como ponto principal a fusão da linguagem jazzística com a música erudita de vários períodos. Assim, temas clássicos de Bach, Fauré, Brahms, ganham nova ótica, quanto tocados com esta formação. O lirismo dos temas eruditos encontram no jazz uma inesperada liberdade, um novo modo de se expressar.
Músicos
Paula Valente é formada em Composição e Regência pela Universidade do Estado de São Paulo (UNESP) e integra a Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo desde sua fundação, em 1990, onde se apresentou com grandes nomes da música brasileira como Edu Lobo, Ivan Lins, Milton Nascimento, Leila Pinheiro, etc. Leciona saxofone na Universidade Livre de Música. Integra os grupos Jogo de Damas e Trio Arandu, com os quais tem se apresentado em shows e eventos.
Fernando Corrêa é Bacharel e Mestre em Música, com cursos de Guitarra-jazz, Arranjo e Composição em Jazz e Música Popular pela Faculdade de Música e Artes Cênicas de Graz, na Áustria (1989-96). Na Europa desenvolveu vários projetos divulgando a música brasileira e o jazz, ministrando workshops sobre o assunto em Universidades de Música na Áustria, Suíça, Eslovênia e Itália (1989-98). No Brasil atuou ao lado de “Os Três Tenores”, Orquestra Jazz Sinfônica, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Rosa Passos, Alaíde Costa, Vinícius Dorin, Banda Savana, Nelson Ayres e Jane Duboc, entre outros. Dedica-se também ao Ensino, lecionando na Faculdade de Música Carlos Gomes, na FITO (Faculdade de Música de Osasco) e no Conservatório de Tatuí. Já Camila Bonfim integrou as Orquestras Sinfônicas de São José dos Campos e Santo André. Integra a Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo e o grupo Jogo de Damas.
A Casa da Cultura de Bertioga fica na Avenida Thomé de Souza, 130, Praia da Enseada (Centro). Telefone para contato (13) 3317-4060
(Fonte: Prefeitura municipal de Bertioga)


Cinema em Bertioga exibe Hans Staden comemorando o mês da emancipação

Programação continua no domingo, com o filme espírita ‘A vida de Shirley Mac Laine


Região - Em comemoração ao mês de aniversário de emancipação de Bertioga (19 de Maio) o Cineclube Buriquióca exibe novamente nesta sexta-feira (7), a partir das 20 horas, na Sala de Cinema da Casa da Cultura, o filme ‘Hans Staden’. Editado no ano 2000, sob a direção de Luiz Alberto Pereira, o filme brasileiro narra a história do soldado e marinheiro alemão Hans Staden que, no início do século XVI, foi capturado por uma tribo indígena brasileira – os Tupinambá, que eram inimigos dos colonizadores portugueses.
Já no domingo (09), também a partir das 20 horas, será exibida “A vida de Shirley Mac Laine’ (filme espírita), atriz estadunidense, conhecida não apenas pela sua atuação no cinema, como também por ter escrito um grande número de livros autobiográficos e que relatam sua crença na reencarnação
Shirley estudou balé na infância e adolescência e, assim que se formou no curso médio, mudou-se para Nova Iorque para realizar o sonho de se tornar uma atriz da Broadway. Numa de suas apresentações, foi notada por um produtor de cinema, que a convidou a ir para Hollywood e trabalhar na Paramount Pictures. O primeiro filme em que atuou foi The Trouble with Harry, dirigida por Alfred Hitchcock, em 1955.
Shirley tem uma filha e dois netos. É irmã do ator Warren Beatty e possui uma estrela na Calçada da Fama, localizada em 1615 Vine Street.
A Sala de Cinema da Casa da Cultura é fruto de parceria entre a Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Educação e Desenvolvimento Cultura e Cineclube Buriquióca. Os filmes são exibidos às sextas-feiras (documentários) e aos domingos, sempre a partir das 20 horas. A entrada é franca. A Casa da Cultura fica na Avenida Thomé de Souza, 130, Praia da Enseada (Centro). Telfone para contato (13) 3317-4060
(Fonte: Prefeitura municipal de Bertioga)


Ações solidárias acontecem em Boracéia para comemorar 1º de Maio, em Bertioga

Atividades foram realizadas das 9 às 15 horas na escola municipal, com a presença de grande público do bairro e de outras localidades


Região - A Escola Municipal de Boracéia foi palco no último sábado (1º) de uma grande ação social, viabilizada pela Prefeitura de Bertioga, para comemorar o 1º de Maio – Dia do Trabalho, e prestigiada por um grande público, entre adultos, jovens, idosos e crianças, do bairro e de outras localidades, que participaram da diversificada prestação de serviço.
Atividades e serviços variados, nas áreas de saúde e cidadania, foram disponibilizados às centenas de pessoas que compareceram à realização da Administração Municipal, por meio de uma ação integrada entre as secretarias, das 9 às 15 horas, na unidade de ensino, localizada na Rua Professor Geraldo Rodrigues Montemor, 295, no Balneário Mogiano.
A Ação Solidária contou com o apoio das secretarias de Turismo, Educação, Serviços Urbanos, Meio Ambiente, Administração e Finanças, Saúde, Ação Social, além da colaboração da Associação Civil Cidadania Brasil (ACCB), que proporcionou aulas de dança, hip hop, teatro, artes visuais, recreação infantil, como gincanas e brincadeiras, além trabalhos manuais e apresentações musicais com monitores.
O prefeito de Bertioga, Mauro Orlandini, esteve presente, participou de algumas ações oferecidas e mostrou-se feliz com a oportunidade de favorecer a comunidade local com mais esta ação social desenvolvida no município. “É uma demonstração de cidadania e um sentimento de dever cumprido. Esta iniciativa teve uma grande aceitação de nossa população, e comprova nosso compromisso de trabalhar para oferecermos a qualidade de vida que a nossa gente precisa e merece”, finalizou o prefeito.
A ação solidária em Boracéia contou também com as presenças de diversos secretários e diretores municipais, além de um grande número de servidores do Poder Executivo, todos empenhados e envolvidos nas ações integradas realizadas neste evento social.
Na área de saúde, a população pode realizar a verificação de pressão arterial e glicemia, testes de HIV e Sífilis por meio da campanha ‘Fique Sabendo, desenvolvido pelos técnicos do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), além do exame de baciloscopia (coleta de escarro) para pesquisa preventiva e detecção da tuberculose, desenvolvido por técnicos da Saúde.
O atendimento odontológico oferecido pelos membros da Seção de Saúde Bucal e as orientações sobre a dengue, a gripe H1N1 e a tuberculose, inclusive com distribuição de material educativo, aos cuidados dos profissionais da Saúde foram amplamente disponibilizados ao grande público presente durante o transcorrer da ação social.
No que se refere à cidadania, por meio da Secretaria de Ação Social, foram oferecidos aos participantes inúmeros serviços como, tirar a segunda via da Certidão de Nascimento, o atendimento pela Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), Banco do Povo, Nota Fiscal Paulista, Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e ainda consultoria Jurídica em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Bertioga.
A Prefeitura também disponibilizou na unidade escolar em Boracéia entretenimento para a criançada, com brinquedos infantis como pula-pula, cama elástica, piscina de bolinhas, brinquedos infláveis, e personagens infantis, como palhaço, que brincou e alegrou a criançada.
Pipoca, algodão doce e pirulitos foram oferecidos às centenas de crianças que se divertiram durante a ação solidária durante todo o dia. Também uma diversificada e variada quantidade de sorvetes foi distribuída para crianças e adultos, oferecidos pela Diretoria de Abastecimento.
A Diretoria de Trânsito, ligada à Secretaria de Serviços Urbanos, também participou com inúmeras ações, como aulas de educação de trânsito para as crianças, por meio de pista e simuladores, e terminais de computadores para interessados em consultar multas e outras penalidades de infração de trânsito. A Secretaria de Meio Ambiente realizou sessões de cinema, com filmes voltados às ações educativas ambientais.
Já a Secretaria de Turismo, por meio da Diretoria de Abastecimento, disponibilizou uma tenda na área externa da escola, oferecendo informações sobre os procedimentos necessários para a solicitação de licenças para trabalhar no comércio ambulante na cidade, concedeu gratuitamente assinaturas para pedidos de licenças aos futuros pleiteantes, entre outros serviços
(Fonte: Prefeitura municipal de Bertioga)


Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro de Bertioga – Sonho se torna realidade

Diretoria foi empossada no último sábado – Dia do Trabalho e tem o compromisso de treinar e colocar jovens de 14 a 18 anos para desempenharem atividades junto a órgãos públicos e empresas privadas do Município


Região - O dia 1º de maio, “Dia do Trabalho” foi marcado por significativo acontecimento no Município - a cerimônia de posse da Diretoria do “Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro de Bertioga” (CAMPB), realizada na Sede do Lions Clube, na qual estavam presentes o prefeito José Mauro Dedemo Orlandini, o presidente da Câmara Municipal, vereador Antonio Rodrigues Filho, a escrevente chefe do Foro Distrital de Bertioga, Paula Maria Maimone Freitas, que na oportunidade representava os juízes de Direito da 1ª e 2ª Varas do Foro Distrital de Bertioga, Rodrigo de Moura Jacob e Christopher Alexander Roisin, respectivamente.
A solenidade também contou com o presidente da Loja Maçônica de Bertioga, Messias Wagner, o presidente do Rotary Club de Bertioga, Roberto Rodrigues Lima e o presidente do Lions Club de Bertioga, Luis Fernando Bluhu.
O CAMPB que pelo período de dois anos será presidido por José Martins Filho e pelos membros da diretoria, tem o compromisso e a proposta de treinar e colocar jovens de 14 a 18 anos para desempenharem atividades junto a órgãos públicos e empresas privadas do município. Após muita luta e empenho do vice-presidente, vereador Ney Lira; do secretário- tesoureiro, Tenente Nelson Jorge de Castro, o qual proporcionou o devido suporte jurídico; a união da sociedade bertioguense e a fusão entre o Lions Clube e o Rotary Club, para a realização do CAMPB, este que sempre foi um sonho para Orlandini, hoje é realidade
Na posse há que se destacar a emoção que contagiou a todos os presentes, manifestada através de lágrimas, homenagens, lembranças e esperanças, haja vista que inúmeras foram as tentativas de reativar o CAMPB no município, sem êxito. A determinação e empenho de todos os envolvidos na concretização desta iniciativa foram fundamentais para a realização do projeto, apesar das dificuldades e desafios apresentados e enfrentados. Foi feito o juramento de lealdade com a presença de antigos patrulheiros, destacando a frase “sempre alerta”.
Ney Lira entre agradecimentos e demais considerações, enfatizou que a participação de toda sociedade é essencial para o sucesso do CAMPB. Paula Freitas parabenizou a iniciativa, a qual proporcionará oportunidade de trabalho, fato este que certamente implicará de forma
positiva no desenvolvimento profissional e intelectual dos jovens patrulheiros, consignando que na rotina do expediente forense, infelizmente, constata-se um número considerável de ações, nas quais jovens fazem parte de uma lamentável estatística.
O presidente da Câmara contribuiu de forma direta para viabilização dessa iniciativa, disponibilizando o Legislativo e manifestando total e irrestrito apoio para o desenvolvimento do CAMPB, ressaltando a relevância do trabalho desenvolvido por Claudinê Telles Moreira, que em 93/94 se dedicou inteiramente aqueles jovens do passado reafirmando que através da união, disciplina e esforço individual de todos, o Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro se sustentará.
Messias Wagner, manifestou grande satisfação em fazer parte e contribuir arduamente com o projeto, já Luis Fernando Bluhu e Roberto Rodrigues Lima, destacaram a importância do envolvimento direto dos três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, somados à participação da sociedade na construção e desenvolvimento do CAMPB. José Martins Filho durante a árdua tarefa de reconstrução do CAMPB salientou que apesar das dificuldades, o que traz maior satisfação é ter a certeza de que grandes forças se uniram e que com esta união num prazo de 90 dias os patrulheiros de Bertioga estarão inseridos no mercado de trabalho. Todos esses jovens serão treinados por pessoas extremamente qualificadas e capacitadas.
Orlandini visivelmente emocionado e satisfeito, abriu seu discurso citando um breve poema de Milton Nascimento “ .... há que se cuidar do broto para que a vida nos dê flores e frutos...” , afirmando que quando há determinação , empenho , fé e esperança , há grandes realizações, ou seja, não há duvidas de que o “Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro de Bertioga” é uma grande vitória.
O prefeito sugeriu a designação de alguns jovens para serem treinados pela Guarda Municipal, visando à formação de Guardas Mirins direcionados a recepção e orientação de turistas quanto à preservação do meio-ambiente, com intuito de despertar na população o sentimento de amor pela cidade. Ao final da cerimônia todos os envolvidos na realização do CAMPB receberam um Certificado Do Amigo do Patrulheiro reconhecendo a valorosa contribuição prestada para a implantação e reativação dos patrulheiros de Bertioga e Orlandini encerrou seu discurso com uma frase de Einstein “... A mente que se abre jamais volta ao seu tamanho original”.
(Fonte: Prefeitura municipal de Bertioga)


Ação cívica inicia comemorações do dia 1º de Maio em Bertioga

A solenidade se iniciou com o hasteamento das bandeiras do Brasil, Estado e Município, e execução dos hinos Nacional e de Bertioga.


Região - Bertioga em comemoração ao dia 1º de Maio – Dia do Trabalho, realizou um ato cívico neste sábado (1º), às 8 horas, na Praça do Trabalhador, localizada na Avenida Anchieta, no Centro.
A solenidade se iniciou com o hasteamento das bandeiras do Brasil, Estado e Município, pelos integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM), e execução dos hinos Nacional e de Bertioga.
Compareceram a cerimônia, o prefeito de Bertioga, Mauro Orlandini, secretários municipais e demais representantes do Poder Executivo, além de vereadores e membros da sociedade civil.
Durante o evento o prefeito de Bertioga, Mauro Orlandini, destacou a importância desta data, relatando os esforços que estão sendo feitos pela Administração Municipal para proporcionar oportunidades que ofereçam a geração de emprego e renda em Bertioga, e consequentemente, o seu ordenado desenvolvimento. Orlandini ressaltou mais uma vez a importância da união de todos, poderes públicos, entidades e sociedade civil, pelo fortalecimento dos ideais e metas por Bertioga.
“Por meio do trabalho acontece o equilíbrio e a sustentação social. Estamos empenhados em oferecer oportunidades para que empreendedores venham para nossa cidade, fato que estará abrindo novos rumos para a Bertioga e sua população. Com o seu desenvolvimento e a geração de emprego e renda teremos uma sociedade mais saudável e feliz”, concluiu o prefeito.
No encerramento da solenidade em comemoração ao dia 1º de Maio – Dia do Trabalho, o prefeito de Bertioga, acompanhado por servidores públicos e o munícipe Wanderley Cordeiro, realizaram o plantio de uma muda de Pau Brasil, na Praça do Trabalhador, local da cerimônia cívica, para simbolizar a passagem desta importante data no município
(Fonte: Prefeitura municipal de Bertioga)
 


Notícias de Caraguatatuba Topo



Noroeste News

13º edição do Litoral em Dança leva 5 mil pessoas ao Teatro
Quatro noites de técnica e arte no TMC


Caraguatatuba - No último fim de sema, o palco do Teatro Mário Covas recebeu o Litoral em Dança 2010, realizado pelo Governo Municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). O festival reuniu os melhores grupos de dança, de diversos municípios em apresentações e workshop.
O evento começou na quinta-feira (29) e foi até domingo (2). Nas três noites de mostras competitivas, 1.107 bailarinos, integrantes de 70 grupos, apresentaram 183 coreografias.
A 13º edição do festival contou com um público de 3 mil pessoas que prestigiou as apresentações de nove modalidades : Clássico de Repertório, Clássico Livre, Jazz, Contemporâneo, Estilo Livre, Caráter,Dança de Salão,Sapateado e Dança de Rua.
Participaram no total, 26 cidades dos e Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraná. O coreógrafo do grupo Espaço Livre, de Caraguá,Reinaldo Junior, afirma que houve um intercâmbio entre os bailarinos “O festival além de trazer outras pessoas para conhecer a cidade, favorece também a cultura, pois grupos de Caraguá têm a oportunidade de conhecer o trabalho de outras cias”
Os jurados Luis Arrieta, Pablito, Katia Barão, Patrícia Werneck, Maíza Tempesta e Franck Ejara além de decidirem o prêmio de cada modalidade, também anunciaram prêmios de: menção honrosa (pela qualidade do espetáculo apresentado), revelação, melhor bailarino, melhor bailarina e melhor coreografia.

Resultado

Mensão Honrosa
- Academia Ballet Ana Araújo
- Coreografia “Raymonda”

Revelação
- Academia Monique Paes Studio de Dança
- Coreografia “Teu Sonho Meu”
- Bailarinos Bruna R.Miragaia Mendes e Denis P.Morita

Melhor Bailarino
-Academia Espaço Oficina do Corpo
-Coreografia “Lunaire” e “Tal Qual”
-Bailarinos Douglas Nossa e Alexandre Barranco

Melhor Bailarina
-Academia Fama Academia
- Coreografia “Tristesse”
-Bailarina Mima de Freitas

Melhor Coreografia
- Academia Balé Jovem de São Vicente
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)


Audiência pública da saúde


Caraguatatuba - A secretaria de Saúde de Caraguá realiza, na próxima quinta-feira (06), audiência pública para prestação de contas do 1º trimestre de 2010. A reunião acontece às 15h, na Câmara Municipal.
A audiência é aberta ao público e é uma oportunidade para a população conhecer a realidade do setor e também fazer seus questionamentos
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)


Caraguá é aprovada como sede de ciclismo paraolímpico

Fim de semana foi agitado com atletas que formarão a Seleção Brasileira


Caraguatatuba - Exemplo e superação foram as palavras que resumiram as competições que animaram o último fim de semana em Caraguá. No sábado (1) aconteceu na Avenida da Praia o Campeonato Paulista de Ciclismo Paraolímpico. No domingo (2), foi a Copa Brasil da modalidade, na qual os resultados obtidos pelos atletas entram no ranking nacional e são utilizados para a formação da Seleção Brasileira de Ciclismo Paraolímpico, que disputará o Campeonato Mundial 2010, no Canadá, em agosto.
O evento reuniu 45 atletas paraolímpicos, entre amadores e profissionais, 180 olímpicos e alunos da APAE de Caraguá, além de crianças, não paraolímpicas, a partir dos seis anos, algumas delas filhos dos atletas. Com bicicletas adaptadas, os competidores são divididos em classes funcionais, como o tandem, para atletas com deficiência visual, que é composto por uma bibicleta dupla, em que um guia conduz na frente e o atleta atrás.
O bicampeão brasileiro de ciclismo paraolímpico, Fernando Aranha, ganhou em 1º lugar a competição na classe handecycle, bicicleta pedalada com as mãos, devido à paralisia infantil. Ele conta que desde criança sempre enfrentou os obstáculos com bom humor e o envolvimento com esportes o ajudou muito. Aranha foi campeão de sua categoria na Copa Brasil e conclui com elogios à estrutura da cidade. “Caraguá é uma cidade aconchegante, gostamos muito daqui. O evento foi bem organizado, o asfalto é excelente e a recepção muito boa”, disse Aranha.
Os resultados das provas estarão disponíveis no site da Liga de Desportos de Rendimento e de Base da Capital, Vale do Paraíba e Litoral Norte: www.lvciclismo.com.br. As fotos do evento podem ser acessadas no endereço eletrônico: www.flickr.com/photos/caraguaoficial.
A Copa Brasil de Ciclismo Paraolímpico 2010 é uma realização da Confederação Brasileira de Ciclismo, com o apoio do Comitê Paraolímpico Brasileiro em parceria com o Clube de Ciclismo de São José dos Campos, Liga de Desporto de Rendimento e governo municipal de Caraguá.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)


Estilo e sonorização marcaram Caraguá Tuning Show

A 7ª edição do evento reuniu 72 competidores e público flutuante durante todo o dia


Caraguatatuba - A Praça de Eventos de Caraguá recebeu neste domingo (02) os expositores e competidores do 7º Caraguá Tuning Show, um campeonato de tuning, som automotivo e rebaixados. Além disso, os proprietários de carros personalizados, antigos, turbinados e motos tiveram a oportunidade de expor os veículos e interagir.
Cerca de cinco mil pessoas compareceram ao evento que contou com a participação de aproximadamente 300 veículos, entre carros e motos de exposição e 72 competidores. Os resultados podem ser conferidos no site: www.101eventos.com.br.
O 7º Caraguá Tuning Show foi realizado por: 101% Eventos Esportivos; Wagner Arruda Tuning e governo municipal por meio da secretaria de Turismo
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)


Eventos movimentaram turismo de Caraguá no fim de semana

Litoral em Dança, Copa Brasil de Ciclismo e Tuning entreteram a cidade


Caraguatatuba - Quem visitou Caraguá no último fim de semana encontrou uma cidade repleta de moradores e turistas nas ruas, estabelecimentos e eventos. Mesmo com o feriado do Dia do Trabalho, três grandes eventos movimentaram o sábado (01) e domingo (02): Litoral em, Dança, no Teatro Mário Covas; Campeonato Paulista e Copa Brasil de Ciclismo Paraolímpico, na avenida da Praia; e Caraguá Tuning.
Com início na última quinta-feira (29/04), o Litoral em Dança reuniu até domingo (02) 1.107 bailarinos de 70 grupos, de 26 municípios, que apresentaram 186 coreografias. O evento promoveu mostras competitivas e diversos workshops no fim de semana que levaram 5 mil pessoas ao Teatro Mário Covas.
No sábado (1) foi realizado o Campeonato Paulista de Ciclismo Paraolímpico, na Avenida da Praia, que teve participação de atletas de várias cidades do Estado. Já no domingo (2), Caraguá ganhou reconhecimento nacional com a Copa Brasil da modalidade. Os eventos reuniram, juntos, mais de 250 atletas além de familiares, equipe técnica e organizadores das provas.
Ainda no domingo (2) outro evento agitou desta vez os amantes dos carros tunados. O 7º Caraguá Tuning Show contou com a participação de 5 mil pessoas, com 300 expositores e 72 competidores.
Outro fator que contribuiu para o grande número de visitantes na cidade foi o tempo bom com sol e céu azul nos dois dias. Cerca de 70 mil pessoas visitaram a cidade, conforme estatística da secretaria municipal de Turismo.
Neste mês, outro evento que deve movimentar o fim de semana dos dias 22 e 23 de maio é a Virada Cultural Paulista, evento da secretaria estadual de Cultura em parceria com o Governo Municipal, por meio da Fundacc e secretaria de Turismo
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)


Força Tarefa contra a Dengue visita os bairros


Caraguatatuba - A partir dessa semana, a Força Tarefa contra a Dengue começa a visitar vários bairros da cidade com uma verdadeira operação de guerra para eliminar os focos de criadouros do mosquito da dengue. Amanhã (5), quinta (6) e sexta (7), a operação será realizada no bairro do Tinga, região central da cidade.
A Força Tarefa conta com a participação das secretarias de Serviços Públicos, Saúde, Educação, Trânsito e Defesa Civil. Voluntários do GAC (Grupo de Auxílio Civil) também auxiliam essa ação.
Além da capina, varrição e pintura de guias, a prefeitura também realiza a operação bota-fora. Os moradores dessa região poderão colocar nas calçadas, a partir de amanhã até às 11h de sexta, todos os objetos que possam servir de criadouro para o mosquito da dengue.
Agentes da saúde do Centro de Controle de Zoonoses e do PSF (Programa Saúde da Família), juntamente com voluntários do GAC e da Defesa Civil, também visitarão as residências orientando sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação da doença.
A cidade já conta com 1.531 casos notificados, sendo 573 casos confirmados. Ao todo serão 10 equipes com três pessoas cada para visitar as residências.
Os alunos das escolas municipais também recebem a partir de hoje (terça) folhetos explicativos para que levem para casa e estimulem a participação dos pais na Força Tarefa. Desde o início do ano até agora, o Centro de Controle de Zoonoses já realizou 68.667 visitas a domicílios. Desse total, 48.137 foram efetivamente trabalhadas e outras 20.530 não foram produtivas porque o imóvel estava fechado.
A secretaria de Educação informou ainda que os alunos das Emef Lucio Jacinto dos Santos, no Tinga, e Emef Maria Moraes de Oliveira, no Gaivotas, farão caminhadas pelos bairros esta semana, pedindo para que os moradores coloquem o lixo na rua e que eliminem os criadouros
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)


H1N1: Vacinação de adultos começa dia 10 de maio

Integrantes de outros grupos ainda podem receber a vacina


Caraguatatuba - A vacinação de adultos com idade entre 30 e 39 anos começa no dia 10 de maio, porém idosos com doenças crônicas, adultos de 20 a 29 anos e principalmente grávidas ainda podem receber a vacina em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Até o momento, 17.972 pessoas foram imunizadas, entre crianças, grávidas, idosos e adultos com idade entre 20 e 29 anos. O primeiro grupo de adultos e o grupo das gestantes ainda não atingiram a meta esperada para o município.
Quem ainda precisa tomar a vacina pode ir a qualquer UBS da cidade. Para evitar filas, a secretaria de Saúde recomenda que as pessoas procurem as unidades mais próximas de suas casas.

Serviço
Todas as UBS, UFS e o Centro de Especialidades atendem das 8h às 16h30

Endereços:
UBS Porto Novo – Avenida José Herculano, 6.560
UBS Morro do Algodão – Rua Antonio dos Santos, 27
UBS Casa Branca – Rua José Pedro de Oliveira, 7
UBS Perequê Mirim – Avenida José da Costa Pinheiro Junior, 1.527
UBS Massaguaçú – Rua Italia Baffe Magni, sem número
UBS Tinga – Rua Antonio dos Santos, 20
USF Jaraguazinho – Rua Benedito Silvério Santana, 57
USF Olaria – Travessa Marginal Ipiranga, 17
Centro de Especialidades – Avenida Anchieta, 475
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)


Senai oferece cursos na área de construção civil


Caraguatatuba - Com o objetivo de capacitar profissionais na área da construção civil, o Senai de Caraguá oferece cursos de pintor de obras, pedreiro assentador, pedreiro revestidor, instalador hidráulico e eletricista instalador residencial. Os cursos já estão em andamento, mas existe a possibilidade de fazer cadastro para lista de espera.
Atualmente o Senai oferece capacitação para cerca de 120 alunos. Sendo que abrirá mais vinte vagas nos períodos matutino e vespertino de cada curso oferecido.
A duração das aulas é de dois meses, de segunda à sexta-feira, no período da manhã, das 8h às 12h, ou no período da tarde, das 13h às 17h. Para participar, o interessado deve ser maior de 18 anos e ter concluído o 5º ano (4ª série) do ensino fundamental.
O Senai fica na Avenida Álvaro Theodoro da Cruz, 125 – Jardim Britânia, o horário de funcionamento é das 8h às 17h. O telefone para contato é: (12) 3887-7085
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)


Curso de esperanto inicia em maio


Caraguatatuba - Na próxima quinta-feira (6), inicia o curso de esperanto nas Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). As aulas serão semanais, com duração de seis meses. A idade mínima é 12 anos.
O curso é gratuito e acontecerá às quintas-feiras, a partir das 19h, com tempo máximo de duas horas. Os participantes só terão custo com o material didático, de R$25,00. Os interessados fazem a inscrição na própria Fundacc, a partir do primeiro dia de aula. Ao final do curso, os participantes recebem o certificado.
Os monitores serão o Maurício Monken Gomes e Rita Elisabete Barreto. Segundo Gomes, as aulas além de serem baseadas no livro didático que será fornecido no curso, haverá bastante conservação, para um melhor aproveitamento.
O curso de esperanto acontece há mais de 10 anos e mais de 100 pessoas se formaram
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)
 

Notícias de Ilhabela Topo





Ilhabela -

 

 

Notícias de São Sebastião Topo

Chalés Juliamar

“A Previdência Social e o Empregado Doméstico” é tema de palestra no CRAS de Boiçucanga

São Sebastião - Na próxima quarta-feira, 5, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Boiçucanga, situado na Costa Sul de São Sebastião, promoverá uma palestra destinada aos empregados domésticos.
Com o tema “A Previdência Social e o Empregado Doméstico”, o assunto será abordado por uma assistente social do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) para trabalhadores que atuam como caseiros, jardineiros, motoristas, empregadas domésticas, entre outras funções desenvolvidas em residências familiares e/ou domicílios.
A iniciativa, porém, é aberta a qualquer categoria profissional ou pessoa interessada na questão, que visa oferecer informações e esclarecer dúvidas com relação a várias situações que envolvem a classe doméstica e o INSS.
Os assistidos pelos Núcleos de Atendimento da Assistência Social, localizados nos bairros de Juquehy e Maresias, também participarão da palestra, que está prevista para começar às 14h.
Serviço – O Cras de Boiçucanga fica na Rua Sargento Felisbino Teodoro da Silva, nº 200, em frente ao restaurante Cheiro Verde. Mais informações pelo telefone (12) 3865.1527
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


“Memórias de um sargento de milícias” atrai público estudantil ao teatro de São Sebastião


São Sebastião - A peça “Memórias de um sargento de milícias” atraiu um bom público estudantil ao Teatro Municipal de São Sebastião na sexta-feira 30.
Baseado num clássico da literatura brasileira de autoria do escritor Manuel Antonio de Almeida, o espetáculo – apresentado em duas sessões com apoio da Prefeitura – chamou a atenção pela forma leve dos atores em conduzir o texto tendo por pano de fundo um circo, um narrador e uma troupe de atores mambembes elencada por Priscila Galan, Vanessa Macedo, Eduardo Leôncio, Du Kamargo e Mateus Menezes.
Produzida por Iraci Batista, com figurinos e cenários elaborados por Newton Araújo com coreografias de Dimas Stecca, a apresentação foi prestigiada, e elogiada, por quase 260 alunos das escolas de Ubatuba, Ilhabela, Caraguatatuba e também de São Sebastião.
E dentro desse ritmo, ou seja, da boa aceitação do público às peças agendadas pela Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), o espetáculo infantil Alladin será reprisado na quarta-feira 5, em dois horários, com os atores Henrique de Oliveira (Alladin), Carol Garrett (Princesa Jasmin), Amanda Vetorazzo e Flávia de Pádua (Bruxa Merengarda), Arnaldo Ajani (Jafar), Wel Legal e Álvaro de Pádua (Sultão), além de Washington Lins (Gênio Maluco).
Serviço: O valor do ingresso para a peça infantil é único: R$ 5,00. O Teatro Municipal fica à Altino Arantes, nº 2. Outras informações pelo telefone (12) 3892-4489
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Atletas da Malha de São Sebastião disputam 7ª rodada da Liga


São Sebastião - No último domingo, dia 02, em continuidade ao Campeonato Liga Sebastianense de Malha, os atletas da Prefeitura São Sebastião disputaram a 7ª rodada da competição com os ilhéus, na casa do adversário.
Realizada no Clube Amigos da Barra Velha, em Ilhabela, a disputa foi acirrada, visto que as duas equipes contavam com bons jogadores. Os sebastianenses lutaram até o fim com muita garra e determinação, como em toda trajetória da competição, mas esta rodada não foi triunfal, sendo derrotados nas duas partidas pelos ilhéus por 112 x 190 e 98 x 146. Segundo Seu Zico, técnico da equipe, os treinamentos serão intensificados para melhorar a performance nos próximos jogos. “Não podemos desistir”, enfatiza.
Ainda no mesmo final de semana, os atletas de São Caetano enfrentaram a equipe do Indaiá, que foi derrotada nas pelos são-caetanenses nas duas partidas por 118 x 166 e 110 x 202. Em boa fase, a equipe de São Caetano também venceu os atletas do Barranco Alto por 58 x 98 e 68 x 112, somando um total de 11 pontos no total, sendo seis da 7ª rodada e cinco a 8ª.
Na classificação geral São Caetano subiu para primeiro lugar com um saldo de 25 pontos, seguido por São Sebastião também com 25 que, por ter menos pontos no placar geral, encontra-se na segunda posição. Ilhabela foi rebaixada para o terceiro lugar, com 21 pontos. Os lanternas da competição, Barranco Alto e Indaiá, seguem com 7 e 5 pontos, respectivamente
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Circuito Cultural Paulista: Juventude e ditadura são abordadas em espetáculo teatral


São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião apresentou neste domingo (2) a peça teatral “As Meninas”, dentro do projeto ‘Circuito Cultural Paulista’, programa do Governo do Estado em parceria com as prefeituras, que visa levar atrações de qualidade aos municípios. Em São Sebastião, a plateia pôde prestigiar o teatro com a doação de 1 litro de leite integral, futuramente revertido ao Fundo Social de Solidariedade.
Com adaptação de Maria Adelaide Amaral e direção de Yara Novaes, o clássico de Lygia Fagundes Telles narra os encontros e desencontros de três universitárias moradoras de um pensionato na São Paulo do final dos anos 60, cidade marcada pela conturbação da ditadura militar.
Em grande performance teatral, aparecem a romântica e alienada Lorena, na aspiração de viver um grande amor com um homem mais velho e casado; a revolucionária e idealista Lia, que tranca a matrícula na faculdade para ir à luta pela causa da liberdade, no sonho de reencontrar o namorado, um preso político e torturado. Já Ana Clara é uma bela modelo que mergulha nas drogas e acredita que um rico casamento possa libertá-la da dependência e do pavor da miséria.
Outros personagens surgem para enriquecer a trama, que prendem a atenção dos espectadores no Teatro Municipal, como a fútil mãe de Lorena, além de seu colega de faculdade, Guga, o amante de Ana Clara, Max, e Irmã Priscila, a freira perplexa com a revolução dos costumes.
A história contagia grande parte do público que viveu a mesma época narrada no palco. A secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, prestigiou a peça em um mergulho ao passado. “Lembrei-me dos meus tempos de cursinho”, comentou.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Clube da “melhor idade” do Pontal da Cruz é recebido na administração municipal


São Sebastião - A diretoria do Clube da Terceira Idade do Pontal da Cruz, que reúne 136 integrantes da chamada “melhor idade” do bairro, foi recebida na tarde desta segunda-feira (03/05) pelo prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi. A reunião teve como objetivo a solicitação da cessão de uma área municipal para a incrementação das atividades voltadas ao esporte, lazer e cultura do segmento.
Na oportunidade, o grupo apresentou uma série de atividades sociais que patrocina para os idosos, algumas delas que já contam com o apoio da prefeitura, como a montagem de uma barraca para reunião dos sócios, aos domingos, na praia do Pontal da Cruz. Neste local, eles aproveitam horas de descontração também para a prática de exercícios físicos.
Quanto ao principal pedido do grupo, o prefeito solicitou ao clube que formalize oficialmente o pleito, uma vez que já existe uma área municipal de interesse dos idosos. “A partir dessa formalização, checaremos a situação do imóvel e vamos continuar auxiliando a terceira idade dentro do que nos for permitido pela legislação”, antecipou o prefeito Ernane
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Definidos finalistas da Copa Sebastianense de Futebol


São Sebastião - Em partidas realizadas no último domingo, dia 02, foram definidos os finalistas gerais do município na Copa Sebastianense de Futebol, promovida pela Prefeitura de São Sebastião. Eles disputarão jogos de ida e de volta e a primeira final acontece na próxima quarta-feira, dia 05.
Pela categoria Sub 18, o time do Esperança não tomou ciência do adversário, vencendo por 5 a 0, com gols de Ricardo Braúna (1), Junielson Oleastre (1), Elivelton Souza (1), Adson Conceição (1) e Yan Machado (1).
Na outra partida, o Boiçucanga venceu o Guarani por 5 a 3. Para o Boiçucanga, marcaram Luan Silva (3), Luciano Silva (1) e Wenison Santos (1). Apesar dos três gols marcados por Franciane Oliveira, o Guarani não conseguiu a classificação.
Em partida disputada, válida pela Veteranos 35, o Sebastianense garantiu um lugar na final após bater o Vila Baiana por 1 a 0. O gol da classificação saiu dos pés de Wilson Paula. O outro finalista da categoria é o Boiçucanga, que venceu o Corintinha por 2 a 1, com gols de Carlos Santos (1) e Carlos Alberto (1). Valério Oliveira marcou o gol do Corintinha.
Na categoria dos atletas mais experientes da competição, a Veteranos 40, um dos finalistas será o Grêmio Barequeçaba, após vencer o Boiçucanga por 2 a 1. Os dois gols da vitória foram anotados por Edilson Aires (2). José Maia marcou para o Boiçucanga.
O outro finalista garantiu a vaga de maneira sofrida. Após empate no tempo normal por 3 a 3, o Guarani se deu melhor na disputa de pênaltis, após anotar quatro tentativas contra o Cachoeira, que marcou apenas três penais.
Ao todo, foram distribuídos 39 cartões amarelos e quatro vermelhos. A entrega dos alimentos referentes aos cartões recebidos e punições deverá ser realizada até sexta-feira, dia 07.

Finais Gerais

A primeira partida da final municipal da competição acontece na próxima quarta-feira, dia 05. A decisão da categoria Veteranos 40 ocorre no campo do estádio municipal “Otoniel Santos”, às 19h30.
No mesmo horário, em Boiçucanga, o time local fará a primeira disputa da final, contra o Sebastianense. O jogo é válido pela Veteranos 35.
Já na quinta-feira, dia 06, Esperança e Boiçucanga entrarão em campo para ver quem se dá melhor no primeiro confronto das finais, categoria Sub 18. A partida será realizada no estádio Municipal Otoniel Santos, às 9h30.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Em parceria com o PAT, Ecobus seleciona monitores para ônibus escolares


São Sebastião - O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), de São Sebastião, está recebendo inscrições de pessoas interessadas no cargo de monitor de ônibus escolar.
Para a inscrição é necessário apresentar RG, CPF e 1 Foto 3X4 recente, ter idade acima de 45 anos e morar em São Sebastião
O processo de seleção dos candidatos será realizado pelo R.H da Ecobus.
Ao todo são 29 vagas que ainda não foram preenchidas, sendo que a maioria é para trabalhar nas linhas que fazem o trajeto dos bairros da costa sul.
Esta é a segunda vez que ocorre a seleção de monitores escolares e as vagas abertas são remanescentes do primeiro processo seletivo.
A idéia desta iniciativa é do prefeito Ernane Primazzi e visa proporcionar condições de trabalho a 67 pessoas, com idade superior a 45 anos, as quais normalmente encontram dificuldades em conseguir uma vaga no mercado de trabalho.
Após o cadastro no PAT, os candidatos selecionados para a vaga passam por treinamentos específicos recebendo noções de segurança, higiene, comportamento, educação no trânsito entre outros princípios básicos com intuito de orientar os usuários (crianças e adolescentes), sobre a forma de se comportar no veículo durante o trajeto à escola.
Por este trabalho, cuja jornada máxima diária é de 7h20, com escala específica de horários de entrada e saída dos estudantes do ensino Infantil, Fundamental e Médio (manhã, tarde e noite), os monitores recebem o salário mensal de R$ 528,00.
O interessado em ser monitor de ônibus da Ecobus deve procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador – PAT, que fica na Rua João Cupertino dos Santos, 245, região central da cidade, das 8h00 às 17h00.
Na costa sul, está localizado na Avenida Walquir Vergani, 79, Boiçucanga (3865-3656) e na costa norte está situado na Regional Costa Norte (Enseada), Rua Olavo Bilac, 390 (3861-1424). E-mail: pat@saosebastiao.sp.gov.br
(Fonte:DIVULGAÇÃO)


Prefeitura promove palestras e oficinas destinadas aos servidores da Educação


São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião promoveu nessa segunda-feira 3, palestras e oficinas destinadas aos servidores da Seduc (Secretaria de Educação).
Com adesão total de pajens, berçaristas, auxiliares de ensino, professores e diretores, o evento teve por objetivo a formação continuada dos educadores que atuam com crianças de quatro meses a quatro anos de idade.
De acordo com a secretária Ângela Couto, a reunião faz parte do calendário anual das creches elaborado no início de fevereiro deste ano e tem por alvo propiciar aos educadores “o conhecimento de sua própria natureza, a importância de cada um no processo de desenvolvimento infantil no que se refere a aspectos sociais, de saúde e pedagógico”.
Como parte dos trabalhos, o Teatro Municipal serviu de palco para a palestra sobre a higiene da criança com a médica Shirley Aparecida Romeiro e também para a oficina de música com instrumentos feitos com sucata ministrado pela professora e diretora da creche “Dona Laurinda” e Emei “Pingo de Gente”, Izilda Moreira Silva. Já a EM “José Machado Rosa”, atendeu a demanda da oficina de jogos cantados e brincadeiras de roda com o professor Hipólito Carvalho Santana.
Ainda de acordo com as coordenadoras pedagógicas Eliane de Fátima de Mello Fernandes e Maria Cecília Mariano de Oliveira, em continuidade às atividades, a Seduc promoverá nesta terça-feira 4, em dois horários, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h, três reuniões pedagógicas.
A primeira delas será na Emei “Chapeuzinho Vermelho”, no bairro São Francisco, com os supervisores, diretores e coordenadores pedagógicos do Ensino Infantil sob o tema “Oficina de Matemática”. A segunda, na EM “Iraydes Lobo Vianna do Rêgo”, no Itatinga, com os profissionais do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano e professores de Educação Física), que terá por tema “Oficinas destinadas à reflexão sobre as práticas de leitura, escrita e arte”, e a terceira, com os educadores do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), na EM “Professor Walfrido Maciel Monteiro”, numa reflexão sobre a prática dos trabalhos.
“Acreditamos ser de muita importância essa paralisação das atividades nas unidades escolares, pois julgamos serem esses os momentos que fazem com que nós, educadores, repensemos nossas práticas. Nessas reuniões teremos como reflexão a prática pedagógica de nossas escolas e a troca de experiências entre todos os professores, tendo por propósito o estabelecimento de uma unidade de rede, ou seja, de caminharmos juntos de costa à costa em nosso município com o mesmo objetivo educativo”, salientou a secretária Ângela Couto
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


São Sebastião participa de workshop sobre pescado e alimentação escolar


São Sebastião - Na última quarta-feira, dia 28 de abril, representantes da Prefeitura de São Sebastião foram à sede do Instituto de Pesca na cidade de Santos, na Baixada Santista, para participar do II Workshop de Inclusão do Pescado na Alimentação Escolar.
Estiveram presentes Antônio Sergio Fernandes, da divisão de pesca da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), Genilse Teixeira da Silva, pela Secretaria da Educação (Seduc) e Maurício Rúbio Pinto, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, CATI.
No evento, eles prestigiaram a palestra ministrada por Rigoberto Pontes, da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, sobre a estrutura de processamento do pescado, o Programa de Regionalização da Merenda Escolar, os avanços e as dificuldades na região para implantar este programa.
O representante da divisão de pesca da Semam, Antonio Sérgio Fernandes, destacou a importância do encontro. “O projeto é de suma importância para os pescadores da região. Precisamos estar a par do seu andamento e de olho nos custos”, disse
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Sectur abre oficialmente ano de atividades das oficinas culturais


São Sebastião - A secretaria de Cultura e Turismo reuniu seus monitores para anunciar o início oficial das atividades das oficinas culturais de São Sebastião que passarão a receber inscrições a partir de quarta-feira (05/05). O evento aconteceu no Teatro Municipal e contou com a presença do prefeito Ernane Primazzi e da secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno. Em 2010, a Sectur espera atender cerca de 3.100 sebastianenses envolvidos em um total de 128 oficinas culturais.
O chefe do Executivo informou que a partir deste ano as atividades das oficinas culturais estarão muito melhor estruturadas, inclusive por conta da reorganização legal da Fundação Culturais e Educacional de São Sebastião Deodato Santana. “Modificamos a lei da antiga Fundação, que era restrita apenas à questão do restauro dos prédios históricos. Agora, ela abrange também as oficinas culturais, abrigando os monitores e, tenho certeza, isso dará um impulso ainda maior para o setor”, comentou o prefeito.
Ernane disse que conta com a colaboração dos monitores para, a exemplo do ano passado, levar aos vários bairros do município “uma programação de qualidade, oferecendo aos munícipes oficinas que acrescentem algo de positivo ao dia a dia das pessoas”.
A secretária Marianita Bueno lembrou a importância de garantir o acesso da população aos mais variados movimentos culturais. “Vocês, monitores, são nosso cúmplices nessa missão”. Ela lembrou que a Fundação Deodato está “com uma equipe reformulada e pronta a atender as demandas solicitadas pelos monitores.
Neste ano, segundo adiantou a secretária, o trabalho do setor tem algumas novidades. “Acrescentamos uma programação de férias, no mês de julho, ocasião em que as oficinas serão deslocadas para as escolas do município. Também contaremos com um novo conteúdo com teoria musical, história da arte e cultura afro”, disse Marianita
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Seduc promove capacitação de pajens e funcionários de creches municipais


São Sebastião - A Seduc - Secretaria Educação de São Sebastião reuniu cerca de 350 profissionais entre pajens e outras funções que atuam diretamente com a educação infantil para um curso de reciclagem nesta segunda-feira (03/05). O evento aconteceu na Escola Municipal Professor Machado Rosa, na Vila Amélia e foi prestigiado pelo prefeito Ernane Primazzi e pela secretária de Educação, Angela Couto. O objetivo foi passar uma série de informações aos profissionais referentes à saúde e higiene, e ainda promover a integração dos profissionais com oficinas musicais e de recreação. Atividade semelhante será desenvolvida nesta terça-feira com os cerca de 700 professores da rede municipal de ensino.
O prefeito Ernane ressaltou que a iniciativa da Seduc , que envolveu também as creches terceirizadas, “é de fundamental importância para que os profissionais se conheçam melhor e estejam sempre melhor preparados para atender as crianças nas creches. “Gostaria de aproveitar a oportunidade e agradecer a todos vocês pelo excelente trabalho nas creches desde o ano passado, e ainda informar que, para 2011, dentro de nossas possibilidades financeiras, vamos procurar ampliar o número de vagas nas creches”, afirmou o prefeito.
A secretária Ângela Couto informou que antes dessa atividade, a sua pasta teve a cautela de promover uma inspeção em cada creche municipal. Foi a partir da verificação dos principais problemas levantados em um relatório que optamos pela atividade com as pajens e os demais profissionais que trabalham diretamente com as crianças. “Falamos de questões sérias como a higiene tanto pessoal do profissional quanto do seu ambiente de trabalho e, aproveitamos o momento para atividades que objetivam a descontração de todos. Amanhã todos estarão revitalizados para a continuação do trabalho”, disse ela
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


SuperSoro 2010 reúne surfistas locais e do interior paulista na praia da Baleia


São Sebastião - “No último sábado, 1º de maio, o campeonato de surf SuperSoro 2010 reuniu vários surfistas locais e do interior paulista na praia da Baleia, na Costa Sul de São Sebastião”.
Com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, o evento foi organizado pela Escola de Surf Canto Mágico e contou com representantes das cidades de Sorocaba e Jundiaí, além de sebastianenses que residem nos bairros de Boracéia, Juquehy, Barra do Sahy, Baleia, Cambury, Boiçucanga, Maresias e Barequeçaba.
De acordo com o responsável pela escola de surf, Isley Calogero, a competição foi dividida nas categorias Open Local e Estreante Local, as quais registraram a participação de 30 atletas, além da Iniciante Sorocaba, Open Sorocaba e Open Jundiaí, com 34 inscritos.
Os vencedores de São Sebastião foram Renan Argemiro, de Juquehy, na Open Local, que realizou o melhor aéreo, e Renan Pulga, de Cambury, na Estreante Local. “O campeonato foi bem legal, com vários competidores e uma boa plateia. As ondas estavam boas e a temperatura da água bem quente”, fala Argemiro. Os primeiros colocados das demais categorias foram: Tiago Neves (Iniciante Sorocaba), Fábio Alonso (Open Sorocaba) e Tierry Figueira (Open Jundiaí).
A organização premiou os surfistas com troféus, roupas e acessórios, sendo que o campeão da Open Local também ganhou uma prancha.
Durante o campeonato foram realizadas diversas brincadeiras, com a distribuição de brindes (bonés, camisetas, suco, etc.), além de atividades lúdicas visando à preservação do meio ambiente. Uma das ações foi à coleta das “bitucas” de cigarro descartadas na areia da praia e que podem matar os crustáceos como, por exemplo, o garoçá ou a “Maria farinha”.
Os responsáveis do SuperSoro 2010 também arrecadaram alimentos para a Sociedade Amigos da Baleia (Sabaleia), cujas doações serão entregues aos moradores do núcleo Baleia Verde.
Segundo Calogero, a competição proporcionou um ótimo dia aos frequentadores da praia. “O evento foi positivo, com ondas de meio metro e boa formação, além de muito sol e praia cheia”, avalia. “O torneio foi bem legal e a galera gostou muito”, acrescentou um dos representantes do SuperSoro, o publicitário Davi Fagundes, que agradeceu o apoio da Secretaria de Esportes e da Associação de Surf de São Sebastião (A.S.S.S).
O evento teve ainda a colaboração da Aliança Surf Clube, Sabaleia, 20 Pés, Brasil Fruit, Carratu Surf Board, Artinglass, Rust, Sushiguri e Banana’s Lounge.

Classificação geral

Open Local

1º - Renan Argemiro (Juquehy)
2º - Cristiano Cearazinho (Baleia)
3º - Leandro (Cambury)
4º - Wellington (Cambury)

Estreante Local

1º - Renan Pulga (Cambury)
2º - Leandro Alves (Juquehy)
3º - Lucas Leal (Baleia)
4º - Tiago Menezes (Juquehy)

Iniciante Sorocaba

1º - Tiago Neves
2º - Mateus Escobar
3º - Erick
4º - Alessandro Casagrande

Open Sorocaba

1º - Fábio Afonso
2º - Tiago Alemão
3º - Miguel Garcia
4º - Kevin Gringo

Open Jundiaí

1º - Tierry Figueira
2º - Marcelo Café
3º - Paulo Pavan
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)
 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Clique na figura abaixo e leia a 6º Edição do Jornal Maranduba News

SuperSurf Internacional traz Ubatuba de volta ao circuito mundial WQS

Ubatuba - Ubatuba recebe a partir desta terça-feira, 4, o “SuperSurf Internacional”, na Praia de Itamambuca. O SuperSurf, que durante dez anos reuniu a elite do surfe nacional agora faz parte da World Qualyfing Series (WQS), divisão de acesso do surfe mundial, nível 5 estrelas e premiação de 120 mil dólares.
A organização do torneio confirmou a presença de atletas de 11 países (Austrália, Estados Unidos, Havaí, Inglaterra, Nova Zelândia, Indonésia, México, Argentina, Chile e Peru), porém a maior parte é formada por brasileiros.
“Uma nova estrutura será apresentada nessa nova fase do SuperSurf, buscando mais conforto ainda para os atletas, imprensa e convidados”, adianta Evandro Abreu, responsável pela produção do SuperSurf na Editora Abril. “Além dos DJs que já agitavam a Vila SuperSurf, haverá sempre a apresentação de uma banda nos eventos. Teremos também, novamente, a ESPN Brasil transmitindo ao vivo as fases finais nos domingos decisivos de cada etapa”, completou Abreu.

Ubatubenses na disputa

Os atletas de Ubatuba também estão na disputa pelo prêmio de 16 mil dólares, destinado ao campeão da etapa. Na primeira fase (round 120) entram na água Pedro Aguiar, Davi Silva, Wellington Carane e Marco Aurélio. Essa fase é composta por 12 baterias.
Na segunda fase (round 96) entram na disputa Renato Galvão, Tamaê Bettero, Saulo Junior, Gabriel Adisaka, Alexandre Costinha e Odirlei Coutinho.

Volta ao cenário mundial

Após sediar etapas do WQS entre 2006 e 2008, Ubatuba volta a receber uma etapa do circuito em 2010. “A ‘Capital do Surfe’ volta em grande estilo ao circuito mundial. Temos a honra de sediar a primeira etapa desse evento que promete entrar para a história do surfe mundial, assim como era em nível nacional. Não mediremos esforços para que a festa seja bonita até o próximo domingo, quando acontece a final”, declarou o secretário de Esporte e Lazer Bittencurt Jr. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Prefeitura de Ubatuba mantém diálogo com província japonesa a fim de estreitar a relação entre os países

A intenção é estabelecer um acordo de cidades-irmãs com a cidade de Tateyama, no Japão, para a troca de experiências turísticas


Ubatuba - Dando continuidade às ações de aproximação e estreitamento de relações com diversos países, para troca de experiências e fomento do turismo internacional em Ubatuba, o prefeito Eduardo Cesar esteve no último domingo, 2, com Koshichi Fujishimo, prefeito da cidade de Funabashi, que fica na província de Chiba, no Japão.
O encontro aconteceu durante a inauguração da nova sede da Associação Chiba Kenjin do Brasil, em São Paulo, que contou com a presença do governador de Chiba. Na oportunidade, o prefeito de Ubatuba pode ter o primeiro contato direto com um representante da província de Chiba, onde fica a cidade de Tateyama, com a qual se pretende estabelecer um acordo de cidades-irmãs.
“A intenção mais importante do programa de cidades-irmãs com Tateyama, no Japão, é legalizar instrumentos, normas e procedimentos que permitam a socialização entre as duas cidades, ocasionando a amizade, a solidariedade, a inclusão social, o ciclo turístico e conseqüentemente a economia dessas cidades. Ambas as cidades são turísticas, situadas a beira mar, portanto, buscamos a troca de experiências culturais através do turismo, aspirando contribuir para o crescimento da amizade entre os dois países”, explica o prefeito Eduardo Cesar.

Abrindo fronteiras

A proposta é a troca de experiência no ramo da indústria turística, da infraestrutura urbana, do setor esportivo (judô e surfe) e do setor cultural, fortalecendo o relacionamento entre o Brasil e o Japão, e esperando poder trazer turistas japoneses para Ubatuba.
O encontro foi intermediado pela Associação Nipo-Brasileira de Ubatuba (Anibra) e pelo presidente do conselho deliberativo da Sociedade Cultural “ABC”, Taiji Takemoto. Acompanharam o prefeito Eduardo Cesar, o secretário municipal de Turismo, René Nakaya; o chefe de gabinete, Délcio José Sato e os representantes da Anibra em Ubatuba, Sr. Fujimoto e sua esposa.
Ubatuba já possui várias cidades-irmãs dentro do Brasil e em outros países como Chile, Cuba e África do Sul. Elas fazem intercâmbios culturais, esportivos, educacionais, turísticos e de informações em vários outros campos. “Com o Japão temos a mesma intenção de abrir fronteiras com várias cidades ao redor do mundo. Temos em Ubatuba a Anibra, que é uma associação forte e importante na cidade, que representa a colônia japonesa, tão querida por nós. A aproximação com o Japão viria para coroar essa boa relação que já temos com os japoneses e descendentes”, acrescenta Eduardo Cesar. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



 

 

 



Cine Porto -
38332066
Semana de 30/04 a 06/05/2010

Lançamento Mundial!!!!!
"Homem de Ferro 2"
Ação!!! Ficção!!!!
Com Robert Downey e Scarlet Johansson!!!!
ás 15:30 - 17:40 - 19:50 - 22:00hs

Projeto "Va ao Cinema"
Só filmes nacionais por R$ 2,00
De segunda a sexta feira
"Tapete vermelho" ás 12:30hs
"Bicho de sete cabeças" as 14:00hs
Nosso Site: www.cinemasdolitoral.com.br 

Poesia Topo

Anuncie

Com meu próprios olhos de criança eu vi:

- uma serpente marinha
corcoveando sobre as ondas;
um menino peladinho chorando
pedindo para não ser sacrificado;
- as estrelas despencando
em refluxo para o nascente.
Depois me explicaram, pela ordem, que era:
- um cardume de botos
fazendo coreografia
de saltos sincronizados no mar;
- um leitão sendo conduzido
ao cepo de um açougueiro;
- Os meus sentidos pondo as estrelas a correr
no momento de adormecer.
Descobri mais tarde
que os olhos de crianças
são iguais aos dos poetas

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

 

 

CHARGE

---

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Maranduba  © Valter Ely Marostica

Maranduba
© Valter Ely Marostica

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Uésler Rodrigues (EZZY)

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor