Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-Feira, 05 de Maio de 2010 - Nº 2248 Edições Anteriores

Pousada Maranduba Colégio Dominique

Região
Centro Universitário Módulo Oferece Curso de Extensão em Implantodontia
Bertioga realiza com sucesso a 1ª etapa de 2010 do Aloha Spirit de canoagem havaiana
O evento foi a segunda etapa do Campeonato Paulista da modalidade, com a participação de 100 atletas, nas disputas das categorias OC1, OC2 e OC6.

Caraguatatuba
Alunos de Caraguá ganham ônibus escolar
O atendimento será aos estudantes dos bairros rurais de Caraguá
Aurimar honra médico com Título de Cidadão
Esta será a terceira Sessão Solene do ano
Virada Cultural Paulista já tem programação completa
Artistas se revezam em seis locais de Caraguá para levar entretenimento à população

Ilhabela
Moradores de Ilhabela discutirão alternativas de transporte em audiência
Munícipes enviaram 68 sugestões para a atualização da Lei Orgânica
Maioria dos e-mails recebidos pelo Legislativo pede que seja incluído o Plano de Metas dentro da LOM

São Sebastião
Administração realiza reflorestamento em diversos pontos da cidade
“Oficina do Açaí” é ministrada para educadores em escola da Costa Sul
Amilton fiscaliza remoção de pedras no bairro do Itatinga
Ciclismo de São Sebastião conquista três medalhas de ouro em Indaiatuba
Comtur se reúne e discute medidas turísticas para a cidade
Corredor Especial de Comércio é tema de Audiência Pública nesta quarta
Fatec abre inscrições para vestibular em São Sebastião
Ao completar 10 anos, Starnort comemora nova sede e identidade visual
Prefeitura forma turma de salgadeiras em São Sebastião
Prefeitura realiza Audiência Pública sobre transporte coletivo
Procon inicia atendimento na Costa Sul de São Sebastião nesta quinta-feira

Ubatuba
Prefeitura de Ubatuba informa novos horários da coleta de lixo orgânico no município
Ubatuba Sailing Festival foi marcado por belas disputas em dois finais de semana
O evento contou com a presença ilustre do navegador brasileiro, Amyr Klink, entre outras personalidades ligadas à área

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Charge

Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo

Centro Universitário Módulo Oferece Curso de Extensão em Implantodontia

Região - A partir de agosto, o Centro Universitário Módulo oferecerá o curso de extensão universitária em Implantodontia. Batizado de “IMPLANTE, implantando ideias”, o curso tem por objetivo oferecer ao cirurgião-dentista um aprendizado que aborde os benefícios alcançados pela Implantodontia em sua história, desde o conceito criado por Branemark em 1965, aos mais modernos implantes instalados em nível ósseo atualmente.
Coordenado pelo Prof. Pedro Guedes Pinto, professor formado pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto e especialista na área de traumatologia buço-maxilo-facial pela Associação Brasileira dos Cirurgiões Dentistas, o curso possui duração de oito meses, com periodicidade mensal (dois dias por mês, sempre na quarta semana).
As inscrições estão abertas e há apenas 20 vagas. Para saber mais sobre o conteúdo programático do curso é necessário acessar o site www.modulo.edu.br.
(Fonte:MÓDULO)


Bertioga realiza com sucesso a 1ª etapa de 2010 do Aloha Spirit de canoagem havaiana

O evento foi a segunda etapa do Campeonato Paulista da modalidade, com a participação de 100 atletas, nas disputas das categorias OC1, OC2 e OC6.


Região - A praia da Enseada, no Centro, próximo ao Forte São João, em Bertioga sediou neste final de semana, sábado e domingo (1º e 2), a primeira etapa de 2010 do torneio Aloha Spirit de canoagem havaiana.
O evento esportivo, coroado com sol e muito calor, foi a segunda etapa do Campeonato Paulista de Canoa Havaiana, contando com a participação de 100 atletas, que compuseram as disputas nas categorias OC1, OC2 e OC6.
Nomes fortes da canoagem estiveram presente, como Celso Filetti e sua equipe Tribo Q Pira, Felipe Neumann e os atletas da Poseidon, os irmãos Riesco da Brucutus Cavalera, Lou Caos, EcoAdventure, as meninas da Honolulu, Marina e Roberta Filizola, entre muitos outros atletas de destaque da modalidade.
Prestigiaram a disputa pelo certame paulista, o prefeito de Bertioga, Mauro Orlandini, o secretário de Turismo, Luís Henrique Capellini, o diretor municipal de Esportes, Sérgio Pastori, o chefe de seção de Esportes, José Carlos de Souza, o popular Cambito, entre outros integrantes da Administração Municipal que auxiliaram na logística estrutural do evento esportivo realizado na cidade.
Para o prefeito, foi mais uma oportunidade de Bertioga participar de encontros esportivos de grande expressão no cenário regional e estadual. “Valorizamos o esporte em suas mais diversas modalidades em nossa cidade. Temos muito orgulho de registrar neste evento a presença de uma equipe de Bertioga, com atletas de alto nível, que brilhantemente representam o município”, citou Orlandini.
A disputa começou no sábado (1º), com as provas tendo início no período da manhã, nas categorias OC1 e OC2. Foram baterias disputadas, que aconteceram até às 16h, e tiveram Celso Filetti e Felipe Neumann como campeões na categoria OC2 Open Masculino, a mais disputada. A premiação do dia aconteceu com um jantar muito animado no restaurante do Hotel Acqua Azul.
Já no domingo (2), de manhã, foi a vez da categoria OC6. As embarcações de 14 metros chamaram a atenção do público. As equipes estiveram fortes em busca do título da primeira etapa do Aloha Spirit 2010.
A equipe Brucutus ficou com o título na OC6 Open Mista, e com a vitória na OC6 Open Masculino, com o time Brucutus Cavalera. Na Open Feminino, a Poseidon levou a melhor e estabeleceu o menor tempo nas remadas.
Para João Castro, organizador e diretor da EcoOutdoor Sports Business, organizadora do evento, a primeira etapa foi um sucesso absoluto após o cancelamento da prova que aconteceria em abril, quando um ciclone extratropical atrapalhou os planos de todos e impediu a execução da competição.
A próxima etapa do Aloha Spirit acontece nos dias 5 e 6 de junho, na Ilhabela, e será etapa do Campeonato Brasileiro de Canoa Havaiana
(Fonte: Prefeitura municipal de Bertioga)
 


Notícias de Caraguatatuba Topo



Noroeste News

Alunos de Caraguá ganham ônibus escolar
O atendimento será aos estudantes dos bairros rurais de Caraguá


Caraguatatuba - A secretaria estadual de Educação, por meio do projeto Caminho da Escola, entregou nessa segunda-feira (03), para os estudantes de Caraguá, um ônibus de transporte escolar com capacidade para 31 lugares. O veículo, com certificado de segurança, atenderá as crianças dos bairros rurais da cidade, como Rio Claro e a Fazenda Serramar.
A entrega foi em São Paulo, na própria secretaria. Estiveram presentes a secretária municipal de Educação, Rute Maria Pozzi Casati, e o vice-prefeito de Caraguá, Antonio Carlos Junior; além do deputado estadual, Ricardo Montoro, que indicou a cidade para receber o benefício.
O novo ônibus é para uso exclusivo de transporte escolar na área rural. Para garantir esse serviço, o veículo é rastreado via satélite pela própria secretaria estadual de Educação. O departamento de Transportes fiscaliza o trajeto que o ônibus percorre e os horários de circulação, para garantir que o ônibus não seja utilizado com outra finalidade, como transporte de atletas para jogos ou passeios nos fins de semana.
Em dezembro do ano passado, a cidade recebeu outros dois veículos para atendimento do transporte escolar. Um ônibus zero Km, com capacidade para 31 lugares e um microônibus seminovo com 22 lugares. Em Caraguá, o transporte escolar é gratuito e atende crianças dos bairros rurais, portadores de necessidades especiais, ou que morem longe da escola
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)


Aurimar honra médico com Título de Cidadão

Esta será a terceira Sessão Solene do ano


Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nesta quarta-feira – 5 de maio, a partir das 19h30 em seu plenário Benedito Zacarias Arouca a terceira Sessão Solene de 2010, com a entrega do Título de Cidadão Caraguatatubense para o Médico e Engenheiro Gustavo Alexey Boher Lopes. A autoria da honraria é do Vereador Aurimar Mansano (PTB).
O homenageado é Médico e Engenheiro Civil. Nascido em Volta Redonda, no interior do Estado do Rio de Janeiro, Gustavo Alexey tem 43 anos, é casado e tem 2 filhos, de 5 e 1 ano de idade.
Formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Osvaldo Aranha em Volta Redonda no ano de 1997 e em Medicina pela Universidade Fraz Tamayo, na cidade de La Paz, na Bolívia, em 2003.
Após graduar-se médico mudou-se para Caraguatatuba onde começou a trabalhar no Pronto Socorro da Casa de Saúde Stella Maris como Diretor/Coordenador, sendo ele o responsável pela parceria entre a Santa Casa e a Petrobrás, para a reforma e aparelhamento da Sala de Emergência do Pronto-Socorro, o que proporcionou uma melhoria na qualidade do atendimento, principalmente nos casos mais graves.
Para o Vereador Aurimar a honraria é justa, pois “todo aquele que luta por melhorias para Caraguá e o seu povo merece uma homenagem justa, certa e direta”, disse.
(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)


Virada Cultural Paulista já tem programação completa

Artistas se revezam em seis locais de Caraguá para levar entretenimento à população


Caraguatatuba - Música, dança, teatro, cinema, exposições e artes visuais em 24 horas de diversão ao mesmo tempo e com entrada franca. Essa é a proposta da Virada Cultural Paulista que será promovida em Caraguá nos dias 22 e 23 de maio em seis locais: Praça de Eventos; Teatro Mário Covas; Praça do Travessão; Catedral do Divino Espírito Santo; Videoteca Lúcio Braun; e Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc).
A cidade será uma das 30 que vão receber a grande maratona de eventos promovida pelo governo do Estado. Neste ano, a proposta da Virada Cultural é de que as pessoas possam curtir e redescobrir o lugar em que vivem, valorizar os espaços oferecidos e contribuir para a vida cultural da cidade.
A programação completa já foi divulgada no hotsite da Virada Cultural Paulista. No sábado (22) a abertura oficial será às 18h, no Teatro Mário Covas, com o espetáculo de dança da Cia Focus, que reúne uma coletânea de três peças distintas: “Um a Um”, “Interpret.” e “Strong Strings”.
Integram a programação apresentações musicais como Sepultura; Anelis Assumpção; Antônio Nóbrega; Banda Querô; Batalha de Hip Hop - Master Crew Itinerantes; Bicho de Pé; DJ Clemente; Gaijin Sentai; Hangar; Orquestra Popular de Paraibuna; Peneira e Sonhador; Coral Água Viva, Plebe Rude e Sunwalk and the dog brothers.
Os espetáculos de teatro também são variados. Entre eles: A Farsa do Bom Enganador (Grupo Buraco D'Oráculo); Astros, Patas e Bananas (Grupo Katharsis); Calendário da Pedra (com Denise Stoklos); Yuuki o pequeno samurai e um stand up com o Clube do Improviso.
Na modalidade circo haverá: Além da Mágica (Grupo Oculto do Aparente); Yendo – Los Loceros; Circo de Ébanos; Fiesta Del Muertos e a Trupe Irmãos Atada.

Também haverá a exposição Naifs do Mar no Macc.

A programação completa com dias e horários pode ser conferida no site oficial da prefeitura: www.caraguatatuba.sp.gov.br. Basta clicar no botão “Virada Cultural Paulista”, localizado no lado direito do site. O internauta será direcionado para a página da programação de Caraguá no hotsite da Virada Cultural Paulista.
O evento é realizado pela secretaria estadual de Cultura em parceria com o Governo Municipal, por meio da Fundacc e secretaria de Turismo
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)
 

Notícias de Ilhabela Topo



Moradores de Ilhabela discutirão alternativas de transporte em audiência

Ilhabela - O Vereador Luiz Mário de Almeida (Marinho-PV) propôs à Câmara Municipal de Ilhabela uma audiência pública para que sejam debatidas com a população as alternativas para o transporte coletivo.
“Não é de hoje que a questão dos itinerários dos ônibus no município vem sendo motivo de queixas por parte de muitos usuários do transporte coletivo. Também são muitas as sugestões trazidas para que novas linhas e horários sejam implantados”, explicou o Vereador Marinho que ainda lembra que, em função do crescimento populacional, aumentou o número de usuários dos serviços de transporte coletivo.
Na opinião do vereador, a participação efetiva da população trará discussões sobre outras modalidades de transportes - como o hidroviário - melhores condições e ampliação da ciclovia, além de outras alternativas.
A audiência pública acontecerá no próximo dia 18 de maio, terça-feira, às 19h30, na Câmara Municipal de Ilhabela
(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)


Munícipes enviaram 68 sugestões para a atualização da Lei Orgânica

Maioria dos e-mails recebidos pelo Legislativo pede que seja incluído o Plano de Metas dentro da LOM


Ilhabela - O Legislativo de Ilhabela está promovendo a revisão e a atualização da Lei Orgânica Municipal que é a norma pela qual se regerá o município, respeitados os princípios da Constituição Federal e da Constituição do Estado de São Paulo.
Determinada pela Mesa Diretora da Câmara Ilhabelense, a grande inovação foi a ampla abertura para que os munícipes pudessem participar enviando sugestões e propostas por e-mail até a meia-noite da última segunda-feira (03/05).
A Comissão de Sistematização da Câmara concluirá a análise das mensagens recebidas até o dia 31 de maio, e os vereadores discutirão o anteprojeto de emendas durante todo o mês de junho encaminhando, em seguida, às entidades representantes da sociedade civil que poderão analisá-lo e enviar suas propostas, entre o dia 5 e 30 de julho.
A redação final da proposta de emendas à LOM será elaborada entre 2 e 20 de agosto e entregue à Secretaria da Câmara no dia 31. A discussão e a votação, em primeiro turno, do projeto de emenda está prevista para acontecer na sessão do dia primeiro de setembro. E o segundo turno, no dia quinze do mesmo mês.
Encaminhadas 68 sugestões - Foram encaminhadas 68 sugestões, sendo que 58 sugestões propõem que seja incluído o Plano de Metas dentro da Lei Orgânica Municipal para que a população possa acompanhar a atuação do Executivo.
O restante das sugestões encaminhadas aos vereadores tem temas variados como a quantidade de cachorros soltos nas ruas; revistas aleatórias na área de travessia da balsa, contratação por meio de concurso de administrador público e iluminação pública para a Av. Gov. Mario Covas Junior.
Também não faltaram propostas para a área turística como: a construção de belvederes ao sul do arquipélago; bolsão de estacionamento de vans; a adoção de ônibus com ar condicionado ou totalmente abertos (jardineiras turísticas) e a divulgação de Ilhabela em rede nacional pela televisão.
Na área cultural, outra sugestão em destaque: a criação de um concurso de fotografia de aves voltado a estudantes da cidade, com a criação de um espaço para a exposição das fotos vencedoras e uma mostra temática sobre as aves da região com artesanato, pinturas, esculturas e mosaicos.
Segundo o Procurador Chefe da Câmara, Dr. Roberto Clemente, a LOM estabelece princípios e regras gerais de direitos e deveres na administração pública e as sugestões que não forem incorporadas à Lei Orgânica serão aproveitadas na consolidação das leis – outro projeto em andamento no Legislativo
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

 

 

Notícias de São Sebastião Topo

Chalés Juliamar

Administração realiza reflorestamento em diversos pontos da cidade

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião está reflorestando alguns pontos da cidade com a plantação de árvores nativas da Mata Atlântica. O intuito é aprimorar a qualidade de vida dos sebastianenses, melhorar o visual da cidade e preservar o meio ambiente.
O reflorestamento, realizado pela Secretaria das Administrações Regionais (Seadre), teve início no bairro da Reserva do Moulin, na região central, na Praça Nelson Siqueira, cujo jardim foi revitalizado com mudas do Viveiro Municipal.
O mesmo ocorreu nas margens dos rios dos bairros do Portal da Olaria e Vila Amélia, também na região central, onde foram plantadas mudas de pau-de-formiga, uma árvore tropical bastante majestosa, que impressiona por seu porte e florada exuberantes.
A plantação dessa espécie não foi escolhida apenas por sua beleza, mas também em defesa da mata ciliar – vegetação presente ao redor dos mananciais e rios. Ela pode ser considerada uma espécie de "cílio", ao proteger os cursos de água do assoreamento.
O biólogo Guilherme Marcos dos Santos, voluntário do Viveiro Municipal e funcionário da Fundação Cultural de São Sebastião, explica que a preservação e a recuperação das matas ciliares, aliadas às práticas de conservação e ao manejo adequado do solo, garantem a proteção de um dos principais recursos naturais; a água, elemento indispensável para qualquer ser vivo.
Segundo Santos, a intenção da Prefeitura é plantar árvores em todos os bairros do município, de acordo com a necessidade de cada um.

Origem das árvores

Recentemente, chegaram ao Viveiro Municipal 10 mil mudas de árvores, de uma doação de 50 mil. Entre as espécies estão o pau ferro, pau marfim, guapuruvu, araçá, gabiroba, paineira, sangra d’água, aroeira, cedo, pitanga, palmito, sucupira, pau-de-farinha e embaúba prata. As mudas são tratadas no viveiro até estarem prontas para o reflorestamento pela cidade.
Algumas das doações são de floriculturas locais, pois, quando as plantas chegam a uma determinada altura, sua manutenção fica inviável a estes estabelecimentos.
Além do biólogo Guilherme dos Santos, compõem o grupo de voluntários a funcionária da Fundação Cultural de São Sebastião, Daniele Silva, também bióloga, e o estudante do curso técnico em meio ambiente, Carlos Rodrigues dos Santos Júnior. Eles são responsáveis por cuidar de 84 mudas do primeiro lote, recém doado ao município. As atividades desenvolvidas pelo viveiro são a manutenção e o plantio de árvores pela cidade, o replantio e doação de mudas, entre outros serviços.
O biólogo ainda observa que “as pessoas estão acostumadas com a maneira de urbanismo sem intervenção da natureza e acham que esta é a melhor forma de vida. Mas na verdade são as árvores que garantem a qualidade de suas vidas e a do riacho, consequentemente a dos animais que habitam neste meio, mantendo o equilíbrio natural”, finalizou
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


“Oficina do Açaí” é ministrada para educadores em escola da Costa Sul


São Sebastião - Um grupo de professores da rede municipal de ensino de São Sebastião e outros representantes da Secretaria da Educação (Seduc) participaram na última quarta-feira (28) de uma oficina sobre o cultivo da palmeira juçara e do açaizeiro na Escola Municipal de Cambury, Costa Sul do município. Também fizeram parte funcionários da Fundação Florestal.
A atividade faz parte do Programa de Educação Ambiental, uma parceria entre a Prefeitura e a Casa da Agricultura de São Sebastião.
O agrônomo Maurício Rúbio, da Casa da Agricultura, apresentou o açaí para os participantes, quando foi feito o despolpamento e a degustação do suco do açaí.
Segundo o agrônomo, tanto o açaí como a palmeira juçara, nativa da Mata Atlântica, oferecem possibilidades de renda para pequenos produtores, seja pela extração e comercialização do suco, pela utilização das sementes em artesanato e para fazer mudas destinadas à venda em projetos de paisagismo e reflorestamento.
O Sertão de Cambury, na Costa Sul, possui uma comunidade tradicionalmente ligada à agricultura e em algumas das propriedades é cultivada a banana, o açaí e o cacau
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Amilton fiscaliza remoção de pedras no bairro do Itatinga


São Sebastião - O vereador de São Sebastião, Amilton Pacheco (PSB), e sua equipe estiveram, na manhã do dia 3 de maio, o bairro do Itatinga, para fiscalizar o trabalho de remoção das pedras localizadas em áreas de risco, solicitado através de requerimento.
Nesta ocasião, uma das pedras foi removida e ficou combinado que até o final desta semana será iniciada a remoção das outras.
Aproveitando a visita, o vereador subiu o Morro da Olaria para colher as reivindicações dos moradores, sendo apuradas diversas irregularidades, em serviços de pavimentação, iluminação, capina, poda e rede elétrica.
De acordo com Amilton, os documentos serão encaminhados em breve para a Câmara Municipal
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)


Ciclismo de São Sebastião conquista três medalhas de ouro em Indaiatuba


São Sebastião - Com uma atuação impecável a equipe de ciclismo da Prefeitura de São Sebastião conquistou mais seis medalhas para a cidade, das quais três de ouro, em duas disputas realizadas nesse final de semana.
A primeira prova, válida pelo ranking nacional, ocorreu no sábado 1, em Indaiatuba. Considerada uma das disputas mais tradicionais do Brasil, o GP “Ayrton Senna” exigiu da ciclista Cleonice Faustino uma boa estratégia que neutralizou as chances dos adversários e rendeu-lhe a medalha de ouro na Elite Feminina. Com estratégia semelhante, a biker conquistou seu segundo ouro em Caraguatauba, no domingo 2, durante competição válida pelo ranking valeparaibano de ciclismo.
De acordo com o técnico da Seesp (Secretaria de Esportes), José Joaquim da Silva, o Neno, o ciclista Ricardo Lorente, da categoria Elite, depois de brigar com mais de 200 competidores provenientes de todo o país, ficou em oitavo lugar após percorrer os 80 quilômetros do GP “Ayrton Senna”. Já em Caraguá, depois de empreender uma fuga com o ciclista de São Carlos, Lorete conquistou o primeiro lugar sagrando-se campeão da etapa.
Outros destaques da equipe, Gilson Francisco, na Sênior ficou com a prata; Jefferson Esquerro, pela Sênior B, conquistou o bronze e o próprio técnico, que disputou igualmente na Sênior, ficou em quarto lugar. “Obtivemos um ótimo resultado nesse final de semana; afinal, foram três as medalhas de ouro conquistadas, fato inédito para a nossa equipe”, comentou Neno.
O técnico ressaltou que este trabalho tem por alvo aprimorar os treinos tendo por objetivo os Jogos Regionais. “Temos chances reais de medalhas e nosso desempenho será um resultado histórico para São Sebastião, pois passamos por excelente fase; prova disso é a pontuação da equipe que na próxima atualização dos pontos, poderá aparecer entre as dez melhores do Brasil”, frisou Neno.
De acordo com ele, o próximo compromisso dos bikers sebastianenses – que contam com o patrocínio da JBike, Suum, Energy, Body Fit, Pont Motos, JPR Auto Peças, Geomater, Colégio Objetivo e CST será em Maringá (PR), em etapa válida pelo ranking nacional
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Comtur se reúne e discute medidas turísticas para a cidade


São Sebastião - No último dia 28 de abril, foi realizada a segunda Assembleia Ordinária do Conselho Municipal de Turismo de São Sebastião, o Comtur. Ao todo, serão dez reuniões no ano - a mais recente, realizada em Cambury, na Costa Sul do município.
No encontro, foi fechada e acordada a ata da primeira reunião anual e apresentadas as metas de 2010 pelo primeiro secretário, José Iran Péppe de Paula. Também fizeram parte da reunião os planos para a adequação do município, a fim de atrair os turistas que venham para São Paulo por conta da Copa do Mundo de 2014.
A secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, presente na assembleia, atentou para a reunião na qual participou com membros do Rio Bolt Show, evento náutico realizado no Rio de Janeiro e que gerou bons contatos com o Ministério do Turismo sobre a chance de conseguir verbas para pesquisa e fomento.
Ao longo do ano, o conselho estará presente em importantes reuniões sobre o turismo em Brasília (DF), em Ribeirão Preto (SP), em Montevidéu (Uruguai), assim como em São Paulo, capital, no 5º Salão do Turismo, um dos mais importantes eventos do gênero no país.
O Conselho Municipal de Turismo foi criado com o objetivo de potencializar o caráter turístico de São Sebastião. Por meio das reuniões, os participantes discutem alternativas para alavancar o turismo na região.
A próxima reunião está marcada para o dia 26 de maio, no Balneário dos Trabalhadores, localizado na Praia Grande, região central de São Sebastião.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Corredor Especial de Comércio é tema de Audiência Pública nesta quarta


São Sebastião - Nesta quarta-feira (5), às 15h, será realizada no plenário da Câmara Municipal de São Sebastião a Audiência Pública sobre o Corredor Especial de Comércio, definido pela faixa de terra de ambos os lados das avenidas Guarda Mor Lobo Vianna, Manoel Hipólito do Rego e Manoel Teixeira, com terrenos à frente destas avenidas. O debate público é essencial para que a população opine e tome conhecimento das medidas da Administração.
A atual Lei que dispõe sobre o Corredor proíbe a instalação de certos estabelecimentos comerciais e por conta disso foi estudada sua readequação, o que dará a outros comerciantes a oportunidade de usufruir do potencial da referida área, dada a sua competitividade pelo atrativo fluxo natural de pessoas, todavia sem descuidar do meio ambiente
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Fatec abre inscrições para vestibular em São Sebastião


São Sebastião - A Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo), do Instituto Paula Souza, única instituição pública de ensino superior em todo o Litoral Norte, estará com as inscrições abertas para o vestibular a partir desta sexta-feira 7, para sua unidade em São Sebastião.
São 80 as vagas disponíveis são para o curso superior de Tecnologia em Gestão Empresarial – Processos Gerenciais, das quais metade para o período vespertino e a outra metade para o noturno. Com grade trimestral, a duração do programa educativo é de três anos.
Segundo informações, a prova será realizada no dia 4 de julho, às 13h30, na própria Fatec situada no Porto Grande, na região central da cidade; e a primeira lista de convocação dos aprovados e de classificação geral será divulgada no dia 19 do mesmo mês com o início das aulas previsto para agosto.
Os interessados poderão se inscrever pelo site www.vestibularfatec.som.br até o dia 8 de junho
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Ao completar 10 anos, Starnort comemora nova sede e identidade visual


São Sebastião - A Starnort Offshore comemora no dia 5 de maio, deste ano, 10 anos de sua fundação, se preparando para inauguração da nova sede e com identidade visual renovada, com foco no atendimento a empresas petrolíferas, armadores e terminais portuários.
O novo prédio, onde passará a funcionar a sede, foi construído no mesmo terreno onde a empresa está localizada, uma área de 2050 m2, na rodovia Rio-Santos, de frente para o Canal de São Sebastião – SP, ao lado do Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso) da Petrobras.
A estrutura contará com sistema de tecnologia de ponta, que prioriza a qualidade e agilidade da informação, como forma de tornar ainda mais seguras às operações da empresa.
Entre as novidades que estão previstas no projeto de obras, está à sala de teleconferências, de TI (Tecnologia da Informação) e um espaço gourmet, onde os clientes poderão se reunir para uma conversa informal, com vista para o canal.
“Estamos investindo na mudança da sede, como forma de otimizar as tomadas de decisões, que nortearão os rumos da Starnort nas próximas décadas e também para oferecer maior segurança e conforto para nossos clientes e colaboradores”, explica o diretor executivo, Michail Jeannis Platon.
Identidade Visual - A mudança na identidade visual da Starnort, desenvolvida pelo Estúdio Ludens, foi projetada com o objetivo de dar maior transparência no diálogo entre a empresa e seus clientes, fornecedores e colaboradores.
Essa iniciativa ocorre em um momento estratégico, quando a empresa investe em tecnologia e na capacitação de profissionais para atuarem em áreas offshore, com o objetivo de conquistar novos mares do Brasil e do mundo.
“A criação da nova identidade visual foi um trabalho bastante árduo, quando nos dedicamos a analisar a forma como a empresa quer ser reconhecida por seus clientes e colaboradores. Eu acredito que o resultado final transparece o quanto somos sérios e empenhados nas atividades que desenvolvemos, atuando como uma equipe de profissionais, preparada para superar os desafios”, conta Platon.
História - A Starnort fundada em 2000 representa o sonho de uma família unida pela paixão pelo mundo marinho, que se dedica ao mergulho profissional desde a década de 70.
A empresa, sob o comando dos diretores executivos, Michail Jeannis e Neila Platon, atua nos mais diversos segmentos da engenharia subaquática, como plataformas, gasodutos, emissários submarinos, entre outros.
Na última década, a Starnort contribuiu em importantes obras por todo o Brasil, junto às maiores empresas do país e do mundo, tendo como meta a excelência em seu atendimento, o respeito e segurança por seus colaboradores e a preservação do meio ambiente.
Para continuar a crescer e atender a demanda do mercado nacional e internacional, a empresa investe em tecnologia. Recentemente a Starnort adquiriu o 2º sistema de mergulho, com capacidade para atuar em profundidade de até 90 metros e também em áreas classificadas, onde existe risco de explosão, como é o caso das plataformas de petróleo.
“O futuro da Starnort é continuar a investir em conhecimento técnico, com a capacitação de seus colaboradores e aquisição de equipamentos de última geração para atender os clientes com excelência, dentro das normas de qualidade, segurança e respeitando os prazos determinados. Este é o futuro que projetamos para a Starnort”, conclui Platon
(Fonte:DIVULGAÇÃO)


Prefeitura forma turma de salgadeiras em São Sebastião


São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião formou na tarde desta terça-feira 4, nas dependências do CIP (Centro Integrado Profissionalizante), da Topolândia, na região central da cidade, mais uma turma de salgadeiras.
O grupo, formado por seis mulheres, teve 30 horas/aula e durante esse período aprendeu, segundo o professor Arnaldo de Moraes, desde a questão de higiene e manipulação dos alimentos até a confecção de massas finas, a exemplo do croiassant. “Esta massa é uma das mais difíceis de fazer e elas se saíram muito bem nessa tarefa”, comentou o professor. “Ao todo, foram 35 os tipos de salgadinhos ensinados ao grupo, além de pizzas”, acrescentou.
Moradoras, em sua maioria, da Topolândia, as alunas aprovaram o curso. “Já tinha alguma noção sobre salgados, mas aprendi muito mais e espero continuar a aprender”, disse Ana Paula Alves da Silva.
Assim como a estudante, as demais alunas iniciaram o curso em 24 de abril com as aulas ministradas semanalmente às terças e quartas-feiras com duração de três hora cada. “A aceitação foi muito boa e isto é gratificante, pois vemos o resultado de nossos esforços cujo objetivo é promover o bem estar à comunidade ensinando-a a produzir, a gerar renda e por meio de ações como esta conseguimos este intento”, disse Roseli Trevisan Primazzi, secretária da Setradh (Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano).
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Prefeitura realiza Audiência Pública sobre transporte coletivo


São Sebastião - Na próxima quinta-feira, dia 6 de maio, a Prefeitura de São Sebastião realiza, na Câmara Municipal, às 17h, uma Audiência Pública sobre o transporte coletivo da cidade, dada a aproximação da data de término do contrato de concessão da prestadora do serviço no município.
Considerando as disposições contidas no artigo 39 da Lei nº 8666/93, a Prefeitura promove este debate público para que a sociedade participe e exponha seus anseios no que diz respeito ao transporte urbano - envolvimento que é fundamental para determinar a contratação de um serviço de qualidade voltado à população
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)


Procon inicia atendimento na Costa Sul de São Sebastião nesta quinta-feira


São Sebastião - Na próxima quinta-feira, dia 6, o Procon (Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor), órgão ligado à Secretaria de Assuntos Jurídicos da Prefeitura de São Sebastião, passará a atender na Costa Sul do município.
A medida visa facilitar o atendimento aos moradores da região, que precisam se deslocar até o Centro da cidade em busca de seus direitos. O principal objetivo do Procon é tentar solucionar problemas entre fornecedores e consumidores.
Inicialmente, de acordo com o coordenador do Procon, Lívio Piva Junior, o expediente será realizado pessoalmente, em Boiçucanga, todas às quartas-feiras, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h. Por enquanto, o atendimento será realizado uma vez por semana, porém, futuramente, afirma Junior, o atendimento ocorrerá de segunda à sexta-feira.
Na data em que a repartição começar os trabalhos haverá uma cerimônia de inauguração, às 11h30, com a presença do prefeito Ernane Primazzi e secretários municipais. Os representantes dos poderes Judiciário e Legislativo, além da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Sebastião e outras personalidades da sociedade civil organizada, também devem participar da solenidade.
Serviço – O Procon funcionará no Departamento das Administrações Regionais da Costa Sul, localizado na avenida Walkir Vergani, 36, ao lado do Pelotão da Polícia Militar. Mais informações pelo telefone (12) 3892.1639.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)
 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Clique na figura abaixo e leia a 6º Edição do Jornal Maranduba News

Prefeitura de Ubatuba informa novos horários da coleta de lixo orgânico no município

Ubatuba - Com o objetivo de melhorar o sistema de coleta de lixo orgânico em todo o município, a Prefeitura de Ubatuba e a Sanepav, empresa responsável pela coleta de lixo, realizaram mudanças na grade de horários.
A população deve ficar atenta aos novos horários para colocar o seu lixo para fora de casa apenas nos dias em que o caminhão passa em seu bairro.

Confira a relação com os novos horários:

Segundas, quartas e sextas-feiras, das 6h às 14h20:

Repasse no Centro I, Avenida Itaguá, Avenida Iperoig, Barra da Lagoa, Parque Vivamar, Bairro do Itaguá, Toninhas, Enseada, Fortaleza, Praia Vermelha do Sul, Praia Dura, Folha Seca, Corcovado, Praia Vermelha do Centro, Tenório, Praia Grande, Conteneires da Praia Grande, Perequê-Açu Bairro, Perequê-Açu Praia, Praia do Lázaro, Praia da Sununga, Saco da Ribeira, Maranduba e containeres do calçadão (duas vezes por dia)

Terças, quintas-feiras e sábados, das 6 às 14h20:

Repasse no Centro I, Pereque-Mirim, Beira Rio-Praia, Beira Rio-Bairro, Promove, Porto do Eixo, Condomínio Domingas Dias, Monte Valério, Rio Escuro, Salga, Recanto da Lagoinha, Vila Mariana, Cabeça de Boi, Imobiliária, Jardim Mirassol, Bairro do Sapezinho, Caçandoca, Sertão das Águas do Ingá, Sertão da Quina, Araribá, Rio da Prata, Tabatinga, Barra Seca, Praia Vermelha do Norte, Itamambuca, Sertão do Itamambuca, Ranário, Tiagão, Promirim, Felix, Casanga, Taquaral, Sumidouro, Usina Velha, Pedreira, Ressaca, Mato Dentro.

Diário, das 18h às 2h20:

Silop, Sumaré, Centro I e II

Segundas, quartas e sextas-feiras, das 18h às 2h20:

Pé da Serra, Bairro da Figueira, Cachoeira dos Macacos, Morro das Moças, Emaús, Vale do Sol, Ipiranguinha, Parque dos Ministérios.

Terças, quintas-feiras e sábados, das 18h às 2h20:

Estufa II, Sertão do Sérgio, Sesmaria, Estufa I, Sesmaria, Vila Sumaré, Jardim Carolina, Jardim Samambaia, Bela Vista, Marafunda

Segundas e sextas-feiras

Puruba, Ubatumirim, Estaleiro, Cambucá, Vila Rolim e Vila da Índia
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Ubatuba Sailing Festival foi marcado por belas disputas em dois finais de semana

O evento contou com a presença ilustre do navegador brasileiro, Amyr Klink, entre outras personalidades ligadas à área

Ubatuba - O Ubatuba Sailing Festival 2010 movimentou os dois últimos finais de semana na cidade e contou com as principais classes tradicionais do iatismo e ainda com regatas de escunas e veleiros clássicos. O evento contou com a presença ilustre do navegador brasileiro, Amyr Klink, entre outras personalidades ligadas à área.
Pela primeira vez em Ubatuba foi ativada a bolsa de tripulantes mirins da escola de vela do Ubatuba Iate clube, com os alunos dos instrutores Fábio Rivetti e Ceará. Os veleiros Triksu (campeão na ORC), Piraja (do experiente comandante Rubão) e Tabarly (do comandante e instrutor Fabio Rivetti, que tradicionalmente veleja apenas com tripulantes mirins e a imediata Juliana), segundo lugar na classe BP, embarcaram a futura geração do iatismo nacional.
De acordo com Fábio Rivetti, um dos organizadores do Ubatuba Sailing Festival 2010, o evento consagrou-se como inovador no meio do iatismo nacional. “Na raia vimos belíssimas disputas como a do trio Triksu, Montecristo (comandante Julio) e Sessentão, do experiente Alain Simon, diretor de vela do Iate Clube. Nas três divisões da classe RGS as disputas foram não menos emocionantes”, declarou Fábio Rivetti. As escunas Galha Negra e Greenville viveram boas disputas apesar do vento fraco que não é o ideal para esses barcos.
“A organização do evento ficou muito satisfeita com o resultado desse primeiro Ubatuba Sailing Festival que promete crescer bastante em 2011. E, sem dúvida, se colocar no hall dos grandes eventos esportivos do país”, comemorou Rivetti.

Classificação geral

A classificação geral do Ubatuba Sailing Festival 2010 foi a seguinte:
Classe ORC – 1º– Triksu, 2º – Sessentão, 3º – Montecristo
Classe RGS geral – 1º – Conquista 3, 2º – Palmares, 3º – Jazz
Classe Bico de Proa - 1º – Asbarzinho, 2º – Tabarli – UIC, 3º - Nirvana
Classe Escuna – 1º - Galha Negra, 2º – Greenville
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)
 

 

 



Cine Porto -
38332066
Semana de 30/04 a 06/05/2010

Lançamento Mundial!!!!!
"Homem de Ferro 2"
Ação!!! Ficção!!!!
Com Robert Downey e Scarlet Johansson!!!!
ás 15:30 - 17:40 - 19:50 - 22:00hs

Projeto "Va ao Cinema"
Só filmes nacionais por R$ 2,00
De segunda a sexta feira
"Tapete vermelho" ás 12:30hs
"Bicho de sete cabeças" as 14:00hs
Nosso Site: www.cinemasdolitoral.com.br 

Poesia Topo

Anuncie

Antigas alvoradas

Hoje em dia eu não sei
como o sol se levanta,
mas quando eu era criança
muitas vezes eu presenciei
ele sendo içado do fundo mar
para iniciar o seu giro
ao puxarem a rede de arrasto
de Vovô José Almiro.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

 

 

CHARGE

---

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Maranduba  © Valter Ely Marostica

Maranduba
© Valter Ely Marostica

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Uésler Rodrigues (EZZY)

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor