Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-Feira, 14 de Maio de 2010 - Nº 2252 Edições Anteriores

Colégio Dominique

Região


Caraguatatuba
Caraguá desenvolve “Cidade Digital”
Coral Água Viva encanta Virada Cultural
Do drama à aventura
Força Tarefa contra a Dengue visita bairros da região sul e centro-norte
Vôlei feminino de Caraguá joga domingo contra Ubatuba
Workshop para difundir o beach tennis

Ilhabela
Frepap reúne-se em Ubatuba

São Sebastião
Reis pede criação do Conselho Municipal da Juventude
Vereador defende maior participação do jovem no debate de políticas públicas
Taekwondo: sebastianenses disputarão etapa paulista em São José dos Campos

Ubatuba
Vacinação contra gripe A para pessoas de 30 a 39 anos acontece nesta semana
Campanha não terá prorrogação. Até o dia 21, também serão vacinados idosos com doenças crônicas e gestantes. Crianças de seis meses a dois anos receberão apenas a segunda dose da vacina
Ubatuba recebe Circuito Hang Loose de surfe
O surfe de Ubatuba será representado em quase todas as categorias
Ubatuba participará da 11ª Gincana da Solidariedade
Primeira etapa consiste na arrecadação de arroz. Doações já podem ser feitas em qualquer escola municipal
Terceira Idade de Ubatuba recebe palestra sobre Aids
Em um clima descontraído, a escritora Silmara Retti deixou os idosos à vontade para que pudessem tirar suas dúvidas e conversar naturalmente sobre prevenção às doenças sexualmente transmissíveis

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Charge

Foto do Dia

 
Notícias da Região Topo



Região -
 


Notícias de Caraguatatuba Topo

Noroeste News

Caraguá desenvolve “Cidade Digital”

Caraguatatuba - Nessa semana, técnicos de TI (Tecnologia da Informação) da secretaria municipal de Planejamento iniciaram visitas em prédios públicos de Caraguá para ligação de 45 pontos de rede na cidade. Ao todo, 63 locais como unidades de saúde, escolas, assistência social e sede das secretarias municipais serão interligados, em parceria com o Grupo Telefonica, para agilizar os serviços na cidade.
Outros 29 clientes que estão na rede da prefeitura de Caraguá também vão receber essa tecnologia, que integra o projeto da “Cidade Digital”, totalizando 92 locais.
Na última quinta-feira (13), dois representantes da área comercial de Clientes Governo da empresa estiveram reunidos com o prefeito Antonio Carlos da Silva em seu gabinete. Eles entregaram ao prefeito uma placa de congratulações pelo aniversário de 153 anos de emancipação político-administrativa de Caraguá.
Durante a reunião, Antonio Carlos solicitou ao executivo Daniel de Souza e ao gerente de Negócios do Grupo Telefonica, Rones Alves Machado Portela, parceria da empresa para eventos culturais e turísticos em locais como a Praça de Eventos da Avenida da Praia e o Teatro Mário Covas.
Portela explicou que os eventos patrocinados pelo grupo são programados um ano antes da realização, mas a empresa tem esse interesse. “Diante da gama de prefeituras que atendemos, Caraguá está muito à frente no quesito digitalização”, disse o executivo.
A prefeitura já formalizou e entregou um ofício ao Grupo Telefonica solicitando inclusão da cidade em eventos desenvolvidos pela empresa para o próximo ano
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)



Coral Água Viva encanta Virada Cultural


Caraguatatuba - Com um repertório que vai do clássico religioso à músicas populares, o Água Viva Coral de Caraguá se prepara para um grande espetáculo na Virada Cultural. A apresentação será no domingo (23), às 11h, na Catedral do Divino Espírito Santo, no bairro Indaiá.
O público poderá conferir grandes sucessos como: Jesus alegria dos homens, de John Sebastian Bach; New York, New York, interpretada por Frank Sinatra; Hey Jude, dos Beatles; e Trenzinho do Caipira, do compositor brasileiro Heitor Villa Lobos.
O Água Viva Coral tem como principal marca mostrar o lado prazeroso do canto, em apresentações descontraídas que se opõem à tradicional postura dos corais. É formado por 25 vozes sob a batuta da maestrina Mayara Blanco, o diretor cênico Daniel Forjaz e o músico Jefferson Amorim
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)



Do drama à aventura


Caraguatatuba - Nas 24 horas da Virada Cultural, os aficionados por cinema não podem perder os filmes que serão exibidos na videoteca Lúcio Brawn.
O primeiro filme a ser exibido será “Tempos de Paz”, com direção de Daniel Filho, no sábado (22), às 23h. O drama retrata o governo de Getúlio Vargas, no final da 2º Guerra Mundial. No elenco, nomes consagrados como Tony Ramos e Dan Stulbach.
Na madrugada de domingo, dois clássicos de Zé do Caixão (José Mojica Marins). Às 0h30, “À meia-noite levarei sua alma”, filme produzido entre 1963 e 1964 e vencedor do Prêmio L’ Ecran Fantastique.
Logo depois, às 2h30, será a vez de “Esta noite encarnarei no teu cadáver” continuação de “A meia-noite levarei sua alma”. O clímax é o reencontro do protagonista com suas vítimas, no chamado inferno gelado.
Pela manhã, diversão e aventura invadem as telas com o filme “Garoto Cósmico”, do diretor Alê Abreu, a partir das 10h. A produção mostra a descoberta de um universo infinito, no qual os personagens vivem novas experiências. Lançado em 2007, foi a última participação do ator Raul Cortez.
Às 14h comédia e drama serão mostrados no filme “Punktchen e Anton”. A história conta o drama de duas famílias, cujos filhos se juntam numa luta para salvar a saúde da mãe de Anton.

Serviço:

Dia 22 (sábado)
-23h – “Tempos de Paz”

Dia 23 (domingo)
-0h30 – “À meia-noite levarei sua alma”
-2h30 – “Esta noite encarnarei em teu cadáver”
-10h – “Garoto Cósmico”
-14h – “Punktchen e Anton” (CineGoethe)
Videoteca Lúcio Brawn fica na Praça Candido Mota, 72, Centro
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)



Força Tarefa contra a Dengue visita bairros da região sul e centro-norte


Caraguatatuba - A Força Tarefa contra a Dengue continua na próxima semana em mais três bairros de Caraguá. Na segunda-feira (17) e terça (18), os agentes estarão no Travessão, quarta (19) e quinta (20) no Casa Branca e Olaria.
Os bairros que já foram visitados até ontem (13) são Itaúna, Tinga, Poiares, Gaivotas e Jaqueira, contabilizando 6.189 imóveis visitados em 197 quadras.
O trabalho conta com a participação das secretarias de Serviços Públicos, Saúde, Educação, Trânsito e Defesa Civil. Voluntários do GAC (Grupo de Auxílio Civil) também auxiliam essa ação.
Além da capina, varrição e pintura de guias, a prefeitura também realiza a operação bota-fora. Os moradores dessa região poderão colocar nas calçadas todos os objetos que possam servir de criadouro para o mosquito da dengue. É necessário ligar para a secretaria de Serviços Públicos (3885-4550), para que um caminhão recolha o material.
Agentes da saúde do Centro de Controle de Zoonoses e do PSF (Programa Saúde da Família), juntamente com voluntários do GAC e da Defesa Civil, também visitarão as residências orientando sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação da doença.
A cidade já conta com 1.997 casos notificados, sendo 806 casos confirmados. Além da eliminação dos criadouros, é importante o uso de repelentes. Ao notar os primeiros sintomas da doença, deve-se procurar a unidade de saúde mais próxima.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)



Vôlei feminino de Caraguá joga domingo contra Ubatuba


Caraguatatuba - O time infantil de voleibol feminino de Caraguá joga neste domingo (16) contra Ubatuba, pela 4ª rodada da Liga de Voleibol do Vale do Paraíba e Litoral Norte (Livovali). O jogo será no Cemug, às 11h.
Em confronto direto pela 2ª colocação no grupo, o time enfrenta Ubatuba, que tem apenas um ponto a mais na classificação geral. As meninas de Caraguá já jogaram contra São José dos Campos, Pindamonhangaba e Jambeiro.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)



Workshop para difundir o beach tennis


Caraguatatuba - Nos próximos dias 22 e 23 (sábado e domingo), o fisiologista do Fluminense F.C. e jogador de tênis de praia, Artur Marinho, realiza um workshop sobre beach tennis nos bairros do Sumaré e Martin de Sá.
No sábado haverá palestra sobre a parte teórica do esporte, na Academia Viva. E o domingo servirá para desenvolver a prática, com clínica e campeonato entre os participantes, na praia Martin de Sá em frente ao quiosque Canto Bravo.
A modalidade mistura técnicas de vôlei de praia, frescobol e principalmente tênis. O preço da inscrição é R$120, e que os interessados podem dividir este valor em duas vezes ou participar de apenas um dos dias do evento.
Originário da Itália, o beach tennis chegou ao Brasil em 2008, nas praias do Rio de Janeiro. Hoje conquistou espaço nas areias de Santa Catarina, Espírito Santo, Bahia e mais recentemente em São Paulo, no Litoral Sul.
Informações e inscrições pelo telefone (21) 8816-2237 ou e-mail arthur.marinho@yahoo.com.br
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)
 

Notícias de Ilhabela Topo



Frepap reúne-se em Ubatuba

Ilhabela - Os membros da Frepap-LN (Frente Parlamentar Paulista do Litoral Norte) se reunirão no próximo dia 20 de maio, quinta-feira, às 15h30, na Câmara Municipal de Ubatuba.
Presidida pelo Vereador Valdir Veríssimo (PPS), também presidente do Legislativo de Ilhabela, a reunião tem como pauta o levantamento das comissões setoriais de Segurança Pública, Pedágio, Saúde e Saneamento. A Câmara de Ubatuba fica à Rua Hans Staden, nº 467, Centro.
(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)
 

 

Notícias de São Sebastião Topo

Chalés Juliamar

Reis pede criação do Conselho Municipal da Juventude
Vereador defende maior participação do jovem no debate de políticas públicas


São Sebastião - Garantir a participação dos jovens em vários setores da sociedade ampliando sua participação no debate e implementação de políticas públicas que visem encontrar soluções para os desafios enfrentados por essa faixa específica da população. Essa é a proposta do vereador de São Sebastião, José Reis de Jesus Silva (PSB) com a possibilidade de criação do Conselho Municipal da Juventude. A solicitação foi feita ao prefeito Ernane Primazzi por meio de requerimento aprovado na sessão de 11 de maio.
Em sua justificativa, Reis mostra a importância do conselho que “ consegue aglutinar ideias e debatê-las de maneira democrática entre representantes do governo e sociedade civil” e fazer com que o “jovem se torne protagonista de suas políticas”.
Com grande potencial a ser explorado, os jovens têm muito a contribuir com a sociedade em todas as áreas e no desenvolvimento da cidade. “Eles representam parcela significativa da população e sua atuação é importante em setores como Educação, Esportes, na área Social e outros segmentos”. Reis alerta que os jovens precisam ter espaços para se organizar e participar dos destinos da cidade, uma vez que são também “verdadeiros formadores de opinião”.
Educação e Pesca
Também foram aprovados mais dois requerimentos de Reis. Um deles questiona a Administração sobre a possibilidade de a coordenação de Educação Profissional retornar á Secretaria Municipal de Educação, uma vez que encontra-se vinculada á Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano. Reis justificou que a estrutura da Secretaria de Educação viabilizaria avanços na oferta de atendimento relacionados à educação profissional no município, “uma cobrança cada vez maior da comunidade”, disse Reis.
Preocupado com investimentos para o setor pesqueiro e também com a manutenção da tradicional pesca artesanal, o vereador solicitou informações ao Executivo se há projetos em andamento para o setor e possíveis parcerias com os governos Estadual e Federal. Essas questões foram apontadas por pescadores artesanais em recente encontro com Reis que defende a implantação de ações junto às unidades de produção pesqueira e famílias rurais, alem de apoio ao desenvolvimento de projetos de outras esferas governamentais que beneficiem a categoria. Segundo Reis, a pesca também é uma característica do município turístico, principalmente a pesca artesanal que é uma tradição cultural. Por isso é necessário investir na produção e na manutenção dessa cultura para que seja possível “viver da pesca nesse município”, afirmou Reis.
Licenciamento ambiental
O direito para que o município de São Sebastião possa realizar o seu próprio licenciamento e fiscalização ambiental de atividades e empreendimentos de impacto local foi outro assunto abordado pelo vereador Reis na sessão de 11 de maio. Por meio de indicação, ele sugeriu que o Executivo encaminhe à Câmara Municipal Projeto de Lei autorizando a Prefeitura a celebrar convênio com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para possibilitar esse licenciamento.
Essa medida “visa agilizar a tramitação de muitos processos que hoje sobrecarregam o trabalho da Cetesb e outros órgãos estaduais”, justifica o vereador lembrando, ainda, tratar-se de um processo de descentralização, pois facilitaria “o licenciamento de empreendimentos cujas atividades são consideradas de baixo impacto ambiental”.
Albergue Municipal
Em outra indicação, Reis pediu ao Executivo a possibilidade de se estudar a criação de um Albergue Municipal para atender pessoas carentes que estejam de passagem pela cidade e não contam com nenhuma assistência. Em sua justificativa, afirmou que o albergue funcionaria como um centro de triagem, de atendimento ao migrante, “ para atender pessoas carentes que estejam passando pelo Município, bem como oriundas do interior que não tem aonde pernoitar”. Outra idéia seria ter um espaço destinado a oferecer proteção ás mulheres vítimas de violência.
Obras de manutenção
Também em indicações, Reis solicitou ao Executivo obras de manutenção da Rua Felício Gonçalves dos Santos, em Juquehy, uma vez que os moradores reclamam das poças de água que formam em toda a sua extensão. Ele também pediu que a Prefeitura entre em contato com a Sabesp para que seja feita manutenção urgente em toda a Avenida Mãe Bernarda, em Juquehy, devido às condições precárias da avenida prejudicando o acesso dos moradores e motoristas. Em outra indicação, Reis pediu aos setores competentes da Prefeitura a realização de obra de pavimentação na Rua dos Canários, em Barequeçaba
(Fonte:DIVULGAÇÃO)


Taekwondo: sebastianenses disputarão etapa paulista em São José dos Campos


São Sebastião - A equipe de taekwondo da academia Jun Sin Tebar, com apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Seesp (Secretaria de Esportes), participará neste domingo 16, da 4ª Etapa do Campeonato Paulista a ser realizado em São José dos Campos.
A exemplo das disputas anteriores é prevista a participação de aproximadamente 600 atletas neste campeonato promovido pela Fetesp (Federação de Taekwondo do Estado de São Paulo).
Sob o comando do mestre quarto dan Márcio Santos, os 13 taekwondistas disputarão o kyorugui (luta) e também o poom-se (movimento), a partir das 8h, no Tênis Clube.
Pela categoria Mirim, a cidade será representada pelo pequeno Nathan Pina, de oito anos, no kyorugui. Ainda na luta, disputarão, pelo Infantil o faixa vermelha Paulo César e o azul Henrique Martins (até 36 quilos), o faixa vermelha Vitor Sadao (até 42 quilos), e o ponta verde Thasary Senna (até 45 quilos), e faixa vermelha Diogo Schiavonni (até 52 quilos).
Pelo Juvenil disputarão a taekwondista faixa vermelha Rafaela Faria (até 42 quilos) e o amarela Vitor Souza (até 73 quilos), já pelo Adulto entrarão no dojo os ponta-verde Wilson Roberto (até 58 quilos), e Lucas Rafael (até 68 quilos), além do ponta-vermelha Thiago Justiniano (também até 68 quilos).
O faixa preta Felipe Moraes e a ponta-preta Renata Fernanda disputarão o poom-se. Ambos, ao lado do ponta-preta Thiago Oliveira e do próprio mestre Márcio Santos, atuarão também como técnicos durante esta etapa.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)
 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU 

Clique na figura abaixo e leia a 6º Edição do Jornal Maranduba News

Vacinação contra gripe A para pessoas de 30 a 39 anos acontece nesta semana
Campanha não terá prorrogação. Até o dia 21, também serão vacinados idosos com doenças crônicas e gestantes. Crianças de seis meses a dois anos receberão apenas a segunda dose da vacina


Ubatuba - A Campanha de vacinação contra a gripe A(H1N1) está chegando ao fim, com a realização de sua última etapa, voltada para adultos com idade entre 30 e 39 anos. Ainda estão sendo vacinados idosos maiores de 60 anos com doenças crônicas e mulheres grávidas. Crianças de seis meses a dois anos que já tomaram a primeira dose devem comparecer aos postos para tomar a segunda dose. Pessoas de outros grupos que ainda não se vacinaram só poderão fazê-lo com solicitação médica.
Os números mostram que a Campanha de vacinação contra a gripe A em Ubatuba está sendo bem sucedida. Até o momento, foram vacinadas 26.345 pessoas, sendo: 210 indígenas; 1.172 trabalhadores da área de saúde; 7.814 portadores de doenças crônicas; 2.557 crianças de seis meses a dois anos; 11.000 adultos de 20 a 29 anos; 650 gestantes; 2.852 pessoas de 30 a 39 anos e 2.631 idosos com doenças crônicas.
“Estamos com o segundo melhor índice do Litoral Norte. As pessoas foram percebendo que a vacina é realmente segura, não causando efeitos colaterais importantes. A procura foi aumentando ao longo da campanha. Esperamos que nestes últimos dias, as pessoas com idade entre 30 e 39 anos se empenhem em procurar os postos”, afirmou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Ubatuba, Ana Carolina de Oliveira.
Vacina contra gripe comum
Também está acontecendo a Campanha de Vacinação do Idoso contra a gripe comum. Todos os idosos acima de 60 anos devem comparecer às Unidades de Saúde para tomar a sua dose, até o dia 21 de maio. Até o momento, foram vacinados 1.969 dos 7.821 idosos residentes no município. A meta é atingir 80% desse número. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Ubatuba recebe Circuito Hang Loose de surfe

O surfe de Ubatuba será representado em quase todas as categorias


Ubatuba - Após receber as feras do surfe profissional, a Praia de Itamambuca, em Ubatuba, abriga neste final de semana a etapa de abertura do Circuito Hang Loose Surf Attack 2010, evento que reúne as principais categorias de base do surfe amador.
Esta é a 21ª edição do torneio, válido como etapa do Circuito Paulista Júnior/Mirim, que rende aos campeões dessas categorias passagens aéreas para Fernando de Noronha, facilitando a participação na etapa do WQS de nível seis estrelas em 2011. Além dessas categorias, entram na água também os competidores das categorias Iniciantes (limite de 14), Grommets (até 12) e Petit (abaixo dos 10 anos).
Os vencedores de cada categoria desta primeira etapa ganham, além dos pontos no ranking, aparelhos de DVD portáteis.
Legião ubatubense na disputa
O surfe de Ubatuba será representado em quase todas as categorias (apenas a Petit não terá a participação de atletas locais) nesta primeira etapa do Circuito Hang Loose Surf Attack 2010. Nesta quinta feira, 13, a Federação Paulista de Surf divulgou o chaveamento da competição.
A primeira bateria do evento (1ª fase categoria Junior) está marcada para as 8h do sábado, dia 15 e terá a participação do ubatubense Filipe Toledo. Ainda nesta categoria teremos a participação de Tales Araújo (2ª bateria), Carlos André e Alaf Araujo (3ª), Michel Santos (4ª), Kadu Medeiros (5ª), Alex Sandro Santos (6ª), Ycaro Rodrigues e Marlon Teixeira (7ª), Kauê Gonçalves e Lucas Santim (8ª). Os atletas Arthur Aguiar, Lucas Santos e Gabriel Adisaka entram como cabeça de chave na segunda fase.
Por volta das 12h do sábado, entram na água os atletas da categoria Mirim e Ubatuba conta com Carlos André (1ª bateria), Wesley Dantas e Alex Sandro Santos (2ª), Carlos Eduardo (3ª), Tales Araujo (4ª) e Phellipe Chagas (5ª). Ainda no sábado, por volta das 15h15, entram os atletas da Iniciantes, com Yuri Aguiar e Matheus Gabriel na primeira bateria; Gabriel Medeiros (2ª), Phellipe Chagas (3ª), Alex Sandro Santos (4ª) e Wesley Dantas e João Barbosa (5ª) completam a participação ubatubense no primeiro dia do evento.
Disputas do domingo
As atividades de domingo começam às 8h, com as quartas de final das categorias Iniciantes. A categoria Estreantes cai na água por volta das 9h com Wesley Dantas na primeira bateria; Bruno Camargo (2ª) e Leonardo Camargo (3ª) e Davi Toledo (4ª), são os outros ubatubenses que disputam a categoria. As baterias da categoria Petit começam ás 10h. As finais estão previstas para começar ás 13h30, na seguinte ordem: Iniciante. Petit, Mirim, Estreante e Junior.
Para Marcos Bukão, diretor da Federação Paulista de Surf (FPSurf) o circuito pode ser considerado a porta de entrada para o mundo da competição de alto-nível. “Qualquer jovem surfista recém saído de campeonatos municipais ou que tenha despontado como um talento promissor nas diversas escolinhas do nosso litoral encontra no Hang Loose a oportunidade de participar, embora com pouca idade, de um evento com estrutura, recursos e staff equivalentes a qualquer evento profissional”, destaca Bukão.
(Fonte: ACIU)



Ubatuba participará da 11ª Gincana da Solidariedade

Primeira etapa consiste na arrecadação de arroz. Doações já podem ser feitas em qualquer escola municipal

Ubatuba - O município de Ubatuba assinou o termo de adesão para participar da 11ª Gincana da Solidariedade da TV Vanguarda. A participação foi firmada na última quinta-feira, 13 , quando o coordenador da Gincana, Daniel Pasqualin, esteve em Ubatuba na escola municipal Tancredo Neves, reunido com a diretora Maria de Fátima Barros juntamente com as supervisoras da Secretaria Municipal de Educação de Ubatuba, professoras Flávia Cômitte e Sônia Righetto. A participação de Ubatuba na Gincana da Solidariedade foi uma iniciativa do prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, que durante uma reunião do Codivap, importante consórcio da região do qual é presidente, manifestou o desejo do envolvimento da cidade nesse evento.
A Gincana
A Gincana da Solidariedade consiste na arrecadação de arroz, feijão e açúcar e será realizada em três etapas. Os alimentos arrecadados serão posteriormente encaminhados para entidade assistenciais de cada município participante. A primeira etapa da Gincana será realizada no dia 16 de agosto na cidade Lorena, e tem como meta a arrecadação de arroz. “Já estamos aceitando a doação de arroz que neste momento já pode ser entregue em qualquer escola municipal. Convidamos toda a população de Ubatuba, numa corrente de solidariedade, a colaborar para vencermos esse grande desafio”, disse a supervisora Flávia Cômitte.
Organização
Em Ubatuba a equipe responsável pela organização, coordenação e mobilização de todos para a realização da Gincana da Solidariedade na cidade é composta pela diretora Maria de Fátima Barros, pelos vice-diretores Jayro Bento Rodrigues e Rosely Leite Motta, pela coordenadora pedagógica Lídia, além das supervisoras Flávia Cômitte e Sônia Righetto. A equipe organizadora informa que em breve serão disponibilizados e descentralizados outros postos para a arrecadação de arroz. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Terceira Idade de Ubatuba recebe palestra sobre Aids

Em um clima descontraído, a escritora Silmara Retti deixou os idosos à vontade para que pudessem tirar suas dúvidas e conversar naturalmente sobre prevenção às doenças sexualmente transmissíveis

Ubatuba - “Ao contrário do que se pensa, a Aids não é um assunto que interessa apenas aos mais jovens”, afirma a escritora Silmara Retti, autora do livro “Flash, você sabe o que eu tenho?”. Acostumada a palestrar para adolescentes e jovens, a escritora esteve, nesta semana, na Associação dos Aposentados, para um bate papo com o grupo da Terceira Idade, a convite do Programa de Saúde do Sumaré. Aproximadamente 30 pessoas participaram e prestigiaram o evento.
Apesar de ser um assunto difícil de se abordar, a escritora conta que procurou criar um clima descontraído, para que os idosos pudessem tirar suas dúvidas e conversar naturalmente sobre prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. “Conversamos sobre prevenção as doenças sexualmente transmissíveis (DST) e principalmente Aids. Eles queriam saber a minha história como pessoa que convive com HIV há dez anos. Participaram bastante com perguntas referentes a transmissão do vírus. Alguns ainda pensavam que o vírus HIV era transmitido através do assento do ônibus e contato físico”, explica Silmara.
Segundo a aposentada Isabel Scarellis, que também foi sorteada com um exemplar do livro Flash, as informações foram de grande valia. “Achei muito importante esta ação preventiva, pois não podemos esquecer que a terceira idade também pode ter uma vida sexual ativa. Conversar sobre o assunto é o melhor caminho para desvendar tabus e tirar dúvidas. Agora poderei também transmitir as informações para meus netos, já que tenho diálogos francos com eles.”
Ficou interessado?

Silmara Retti leva suas palestras gratuitamente para escolas, associações de bairro e demais entidades que tiverem o interesse de abordar o assunto. Nos próximos dias, ela estará nos bairros Rio Escuro e Sertão da Quina. Para convidá-la para uma palestra, ligue: (12)9149-7894. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

 



 

Poesia Topo

Anuncie

Descrição do céu

Espiando o quintal do céu
por uma fresta
eu vi muitas crianças
jogando bola,
cirandando
e empinando pipas,
igualzinho nós fazíamos
antes de ficarmos adultos,
esquecermos o riso
e sermos expulsos do paraíso.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

 

 

CHARGE

---

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Maranduba  © Valter Ely Marostica

Maranduba
© Valter Ely Marostica

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Uésler Rodrigues (EZZY)

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor